Conectar

Ver Versão Completa : Falta de experiência e um eixo cardam caído na BR

Samuel Soares
26/08/2015, 20:33
Pois é prezados, o cardam caiu no chão no meio da estrada! Estava na 381 proximo a Itapeva MG, indo de Itabira pra Viamao RS. (1800 km!). Fui rebocado até um posto (onde estou agora).

Mãos à obra!

Antes de desmontar o miolo, já dava pra ver um rombo na carcaça (porquinho do diferencial). Desmontei o necessário, "porquinho" (onde o cardam estava ligado) e tampa traseira. Minha Band é 76 com mecânica original (bolota do diferencial no meio).

Enfim: coroa, planetárias seus respectivos rolamentos: ok!

Defeitos:
1) porquinho do diferencial com um rombo! Levei em um torneiro que me indicou trocar pq a pista onde encaixa o rolamento do pinhão se partiu.
2) Pinhão com um dente moído e 1/3 do alojamento do rolamento moído. Pretendo usar o mesmo pinhão na remontagem!
3) Rolamento interno do pinhão moído, a base quebrou!
4) guarda pó, vedador e defletor do pinhão moídos, rolamento externo bom.

Desculpe por não ter fotos! Foi uma grande correria. Amanhã mando fotos de tudo.

Neste instante estou parado em Itapeva MG, pensando em seguir viagem usando só a dianteira até conseguir um novo "porquinho do diferencial" para a Bandeirante. Quem sabe em SP?

Me disseram que deve ter havido barulho no diferencial, que eu devia ter percebido. Mas a band tá sem isolamento acústico e com a vibração tipica. Nem percebi nada de diferente. Tá ai a inexperiência!

Tenho umas duvidas quanto a uma viagem longa só no dianteiro, velocidade, etc.

Se alguem ai estiver no meu caminho e possui este porquinho do diferencial da Band antiga pra vender por um preço bacana. Eu busco! Vou passar por SP rumo a RS.

Obrigado a todos, saudações

dudu83
26/08/2015, 23:19
uma vez num teste retirei o carda traseiro e andei so com a traçao dianteira, o carro fica esquisito mas vai... porem meu eixo e flutuante, se a sua e antiga como vai prender os semi eixos??

jsuttili
27/08/2015, 08:30
Uma das primeiras coisas q fiz quando comprei a band, foi instalar uns suportes de barra chata e caso quebrasse uma luva ou cruzeta.. o cardã não ia tocar o chão, fica dentro desse suporte girando...... já vi casos de quebrar o cardã e o veículo capotar.. por causa do golpe contra o asfalto.......

Samuel Soares
27/08/2015, 09:12
uma vez num teste retirei o carda traseiro e andei so com a traçao dianteira, o carro fica esquisito mas vai... porem meu eixo e flutuante, se a sua e antiga como vai prender os semi eixos??

Dudu, dê pra manter o conjunto que segura os semi eixos, só retirei o pinhão e seus respectivos rolamentos que preciso substituir. O problema está sendo a lubrificação da coroa e das engrenagens que trabalham ali no meio... Como não da pra colocar óleo pois a carcaça rachou, coloquei bastante graxa e vou ripar a taca até SP.

Samuel Soares
27/08/2015, 09:15
Uma das primeiras coisas q fiz quando comprei a band, foi instalar uns suportes de barra chata e caso quebrasse uma luva ou cruzeta.. o cardã não ia tocar o chão, fica dentro desse suporte girando...... já vi casos de quebrar o cardã e o veículo capotar.. por causa do golpe contra o asfalto.......

Vixi! Valeu a dica, de agora pra frente vou ficar muito mais ligado em qualquer coisa diferente e em dispositivos de segurança. Susto foi grande e to agarrado ainda no posto. Valeu!

Fband
27/08/2015, 09:22
Samuel,

Loja confiável e que pode resolver o seu problema é a Tropa4x4! Fica em bragança paulista!
Troca uma idéia com o Paulo! (11) 99931-9027

Abraço!

Maggion
27/08/2015, 10:18

uma pequena corrente pendurada tambem serve, e ate mesmo uma simples corda.
como nas fotos abaixo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/10801d1112228062-corrente-de-seguranca-no-cardan-cardan_192.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/%3Ca%20href=

(fotos tiradas do topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/7990-corrente-de-seguranca-no-cardan.html)

GuilhermeWeigert
27/08/2015, 10:26
Samuel, bom dia.

Que zica hein Amigo? Se estiver passando pelo RS de novo e precisar de alguma coisa me dá um toque que se eu puder te dou uma força. Viamão ao lado de Porto Alegre. Abraço.

jsuttili
27/08/2015, 10:39
Por experiência..... Corrente fica fazendo barulho e enche o saco do blim blim... e corda arrebenta bem rápido pois acaba raspando no cardã..... Utilize ou barra chata, espia de aço ou cinta de carga....

jsuttili
27/08/2015, 11:49
Se ajuda.... na OLX tem 3 pra vender..... variando de 900, 1200 e 1500.. completos

http://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/veiculos/pecas-e-acessorios/carros/diferencial-toyota-com-caixa-satelite-coroa-pinhao-todos-os-rolamentos-90000626?xtmc=diferencial+toyota+bandeirante&xtnp=1&xtcr=10

http://pr.olx.com.br/regiao-de-francisco-beltrao-e-pato-branco/veiculos/pecas-e-acessorios/carros/diferencial-completo-toyota-bandeirante-74936279?xtmc=diferencial+toyota+bandeirante&xtnp=1&xtcr=13

http://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/veiculos/pecas-e-acessorios/carros/diferencial-toyota-bandeirante-103022258?xtmc=diferencial+toyota+bandeirante&xtnp=1&xtcr=14

Gerson 666
27/08/2015, 13:09
Eu, no seu lugar, arrumava aí mesmo. Levava a band em uma oficina ou deixava no estacionamento de algum hotel, pesquisava em algum desmanche, loja de peças aí próximo, caso fosse o caso, comprava pela internet e montava aí, sem deslocar muito com o carro. Se vc quebra o resto do que te sobrou, vc vai precisar parar da mesma maneira. Um abraço.

dudu83
27/08/2015, 20:25
dificilmente vai quebrar o problema e que depois o diferencial vai ficar bem "musical"... muito cuidado em curvas quando for andar so com a dianterira

tropa4x4
31/08/2015, 11:12
Olá pessoal, e Samuel..

E ai, como foi seguir viagem, onde esta já?
tomara q esteja tudo legal e vc tenha conseguido o seu objetivo, seja qual for que vc decidiu.
Deus abençoe amigo.
Paulo(toyogreen) tropa4x4

Samuel Soares
01/09/2015, 16:59
Olá pessoal, e Samuel..

E ai, como foi seguir viagem, onde esta já?
tomara q esteja tudo legal e vc tenha conseguido o seu objetivo, seja qual for que vc decidiu.
Deus abençoe amigo.
Paulo(toyogreen) tropa4x4

Olá Paulo! Acabou que deu tudo certo. Cheguei em Viamão há dois dias. Muito obrigado por tudo, e novamente desculpe ter deixado sua loja toda suja!

Vamos ao relatos da "aventura":
Agradeço, antes de tudo, ao FBAND pela excelente recomendação para seguir até Bragança Paulista e visitar o Paulo da Tropa 4x4. O Paulo foi literalmente uma mão na roda.

Quando cheguei no Tropa só com a tração dianteira, o Paulo já me recebeu muito bem, mesmo eu já dizendo de cara que não tinha grana pra comprar um novo focinho do diferencial traseiro. A sugestão do Paulo foi que, para seguir uma viagem de aproximadamente 1200 quilômetros, que eu pelo menos passasse o miolo do diferencial dianteiro para o traseiro. Pois essa distância toda só com o dianteiro não é muito recomendada. Lógico que concordei.

Conclui também que eu mesmo faria o serviço, já que sem grana a coisa seria difícil. O grande Paulo deixou eu fazer o trampo no espaço em frente a sua loja (que bagunça!). E começou!

Os diferenciais eram idênticos, mas com algumas furações originais tampadas e outras adicionadas em diferentes locais (possivelmente a carcaça dianteira tinha algumas roscas do prisioneiro espanadas e o mecânico fez furos a mais e isolou alguns originais). O miolo era idêntico.

Cheguei no Tropa já era umas 13hs, nesse primeiro dia de serviço retirei o miolo dianteiro e os semieixos e remontei só a roda, deixando a carcaça vazia. Reabri o diferencial traseiro, mas o dia já tinha ido e o abençoado Paulo, mesmo com sua loja já suja e com cara de oficina, me deixou dormir lá dentro, com toda segurança.

O dia seguinte foi o dia da verdade e de muito trabalho!

A carcaça das engrenagens planetárias traseira foi danificada pelo pinhão que soltou, não permitindo a soltura "amigável" do parafuso que prende o eixo das planetárias. O tal parafuso saiu na marra, na base da furadeira, só esse trabalho de retirar o miolo traseiro durou umas boas horas. Na hora da montagem do conjunto dianteiro no traseiro, alguns buracos do prisioneiro do focinho estavam tampados com o que parecia massa plástica e foi fácil retirar, mas outros originais tinha o diâmetro de furo diferente (menor) do que o prisioneiro da carcaça traseira… E dá-lhe correria atrás de broca pra furar a carcaça. O Paulo deu uma grande força e os furos foram feitos em uma furadeira de bancada. Eu já tava moído e novamente o Paulo deu uma grande ajuda na montagem do miolo traseiro. Colocou a mão na graxa e me deu importantes dicas pra que não errasse nada. No fim do dia conseguimos montar o conjunto traseiro e fui embora…

Porém, a 200 metros da Tropa 4x4 o toyotão parou de andar! Aff… Desci e fui olhar o diferencial que estava ok! Mas um dos semi eixos estava saindo! Saindo! Conclusão: as travas do semieixo se soltaram, caíram dentro do diferencial. Reabri o conjunto e colocamos travas novas!

Porque as travas se soltaram? No momento da desmontagem forcei a retirada das travas sem retirar o eixo central da carcaça das planetárias, mas não sai mesmo e como relatei anteriormente precisei retirar na marra. As travas relaxaram e não travaram mais como deveriam, com isso, tive o retrabalho de abrir novamente o miolo traseiro e colocar travas novas. Dá-lhe ajuda do Paulo novamente.

Após tudo isso segui viagem sem problema algum de Bragança (SP) até Viamão (RS)! Embora toda esta saga agradeço o amigo que fiz em Bragança e espero nos encontrarmos novamente, dessa vez em melhores condições.

A lição que fica é que amamos nossas Toyotas mas menos pelo veículo e mais pelas pessoas que os guiam.

Obrigado e fica minha indicação ao Paulo, gente finíssima e a Tropa 4x4!

Samuel Soares
01/09/2015, 18:09
Algumas fotos...

a porca que que prendia o pinhão traseiro não era de trava, por isso o cardam se soltou sem "avisar":
510749

O miolo do do cardam, tive que retirar o parafuso na base da furadeira:
510750510751

A razão de tudo, batizada de Dita Cuja:
510753

hercilio.neto
01/09/2015, 21:05
É, o Paulo foi irmão mesmo.
Não o conheço pessoalmente, mas já ouvi falar muito bem dele aqui em Campinas.
Parabéns pela atitude.

Essas histórias fazem a gente pensar no quanto é importante ter a Band sempre revisada, ter algum conhecimento de mecânica e a sorte de conhecermos pessoas como o Paulo.
Esse é o nosso hobby com todas as dores e as delícias.

Que bom que deu tudo certo.
Valeu pelo relato.

Carlo Pecca
02/09/2015, 09:09
São pessoas como o Paulo e outros daqui do Forum que fazem a diferença.
A Grande Família das Bands.
Parabéns ao PAULO por mais uma saga.
Grd Abç a todos.

fabiano r
02/09/2015, 10:54
Belo relato Samuel! O Paulo é muito gente boa mesmo, essa cara representa bem o espirito de união e amizade que existe entre os Toyoteiros!

Paulo um grande Abraço, muita saúde e sucesso para você e toda sua família!

Parabéns por ser essa grande pessoa!

Fabiano r

Fband
02/09/2015, 13:28
Samuel,

Ficamos feliz que tudo se resolveu!

Grande abraço!
Fábio

tropa4x4
02/09/2015, 15:57
Grande Samuel..q preocupação.kk..Nao tive noticias de vc até agora, apesar q noticias ruins chegariam rapido, mais graças a Deus q deu tudo certo..
Cara, tudo q fiz foi mesmo de coração, gostaria de ter feito muito mais, queria que vc fosse pra minha casa, tomar um banho quente, q dormir em uma cama ao menos..mais alem de corajoso vc tbem é teimosinhoooo.kkk
Tomara q tenha dado certo tudo oq foi buscar ai, q qdo voltar pra tua terra, nao esqueça q aqui já é ponto de parada..faço questão..
Deus te abençoe nessa tua nova empreitada..
Abração amigo..

Paulo toyogreen (tropa4x4)

CAPT GOTTLIEB
07/09/2015, 12:37
Mamma mia, Samuel! Que trabalhão! Ainda bem que pudestes contar com a ajuda do Paulo, de Bragança Paulista (tropa4x4). Parabéns ao Paulo pela solidariedade e apoio, numa hora tão difícil. Desejo-te muito sucesso no reparo definitivo do teu Jipe. Abs