PDA

Ver Versão Completa : Apertando cabeçote jpx

FABIO BARRETO
10/08/2015, 11:47
bom dia pessoal

alguem poderia me dizer qual a calibragem para aperta os parafusos do cabeçote

desde ja agradeço

ricardoma
10/08/2015, 22:36
Os parafusos do cabeçote tem uma medida de tolerância que precisa ser respeitada. Na dúvida o melhor seria usar parafusos novos. Na caixa dos parafusos consta um aperto diferente do que está descrito abaixo. O esquema de aperto que o Valdemar da Máxima(Mogi das Cruzes) fez no meu J com junta metálica(Victor Heinz) é a seguinte:

1ª etapa 4 kgs
2ª etapa 6 kgs
3ª etapa 90 graus
4ª etapa 90 graus
5ª etapa aquecer o carro e aplicar 45ª
6ª etapa reapertar 45 graus com 1000 km

Att.Ricardo

FABIO BARRETO
13/08/2015, 09:45
Eu mesmo estou fazendo o serviço quando apertei o cabeço com os parafusos novos e junta de amianto
dei um aperto de em um torquimetro ate 9 kilos que acha
e agradeço sua postagem

EduQxQ
22/09/2015, 13:56
Os parafusos do cabeçote tem uma medida de tolerância que precisa ser respeitada. Na dúvida o melhor seria usar parafusos novos. Na caixa dos parafusos consta um aperto diferente do que está descrito abaixo. O esquema de aperto que o Valdemar da Máxima(Mogi das Cruzes) fez no meu J com junta metálica(Victor Heinz) é a seguinte:

1ª etapa 4 kgs
2ª etapa 6 kgs
3ª etapa 90 graus
4ª etapa 90 graus
5ª etapa aquecer o carro e aplicar 45ª
6ª etapa reapertar 45 graus com 1000 km

Att.Ricardo
Olá Ricardo,
Estas etapas são só para o motor do J ou serve também para outros motores?
Um abraço,
Edu

ricardoma
22/09/2015, 16:15
Edu, cada motor tem um torque aplicado ao parafuso que é especificado pelo fabricante. O parafuso tem uma certa elasticidade, que permite algum reaperto sem quebra-lo. No caso do JPX, o fabricante orienta um determinado aperto, mas o Valdemar(mecânico de Mogi que reformou vários motores XUD e desenvolveu algumas melhorias no sistema de arrefecimento, para resolver o problema de superaquecimento), verificou que para evitar afrouxamento do cabeçote, precisa apertar um pouco mais e também após os 1000Km depois de troca da junta.
Att. Ricardo.

ricardoma
22/09/2015, 16:18
Eu mesmo estou fazendo o serviço quando apertei o cabeço com os parafusos novos e junta de amianto
dei um aperto de em um torquimetro ate 9 kilos que acha
e agradeço sua postagem

Fábio, espero que dê certo, mas ñ tenho a menor idéia pois não sou mecânico, só repassei a orientação do mecânico de J mais experiente que conhecemos no momento.
Att. Ricardo

andre_belem
27/03/2016, 12:13
Prezados,
eu fiz meu motor na Máxima a mais ou menos 4 anos atrás. Sem problemas até hoje, mas o último reaperto depois dos 1000 km eu pedi para um outro mecânico fazer e sempre fiquei com a pulga atrás da orelha se ele realmente fez ou não.
Existe alguma maneira de verificar os apertos atuais ?
Grato