PDA

Ver Versão Completa : Expedição Pantanal

Gustavo Couto
19/07/2015, 15:56
Galera,

Estou iniciando planejamento para uma expedição no Pantanal (um sonho se tornando realidade), passando pelo Parque das Emas/GO e Bonito/MS. Como nunca fui estou aberto a conselhos, compartilhamento de tracklogs, mapas, sites, blogs e qualquer informação que possa ajudar nessa viagem.

Estamos indo minha esposa e eu, e fica aberto para quem queira nos acompanhar. Seriam ao todo 18 dias, mas quem quiser fazer trechos conosco também é bem vindo. A viagem será em maio, saindo de Uberlândia, 2 dias no Parque das Emas, 4 dias em Bonito, Corumbá/MS (passando pela estrada-parque), 2 ou 3 dias na Chapada dos Guimarães/MT, sair de madrugadinha para a transpantaneira e retorno pra Uberlândia.

As hospedagens iremos mesclar entre camping (barraca no teto) e pousadas, preferência para camping, caso esteja com boa estrutura. Já li um pouco a respeito de alguns passeios que os amigos aí fizeram em 2013 nos tópicos anteriores, que me ajudou a definir melhor o roteiro. O que puderem contribuir será bem vindo...

Abraços.

Dimas Offx4
19/07/2015, 18:32
Olá Gustavo:
Só para entender, você disse: "A viagem será em maio"
Em maio de 2016 ?
Acompanhando...

VOVÔ DO TROLLER
19/07/2015, 18:34
[QUOTE=Gustavo Couto;2297636]Galera,

Estou iniciando planejamento para uma expedição no Pantanal (um sonho se tornando realidade), passando pelo Parque das Emas/GO e Bonito/MS. Como nunca fui estou aberto a conselhos, compartilhamento de tracklogs, mapas, sites, blogs e qualquer informação que possa ajudar nessa viagem.

Boa noite Gustavo. Eu incluiria aí no seu roteiro a região de Nobres ,MT , que é o Bonito de MT, só que mais selvagem e menos estruturado, mas vale a viagem. Abs.

Gustavo Couto
21/07/2015, 15:52
Olá Gustavo:
Só para entender, você disse: "A viagem será em maio"
Em maio de 2016 ?
Acompanhando...

Dimas, isso mesmo, 2016. Me esqueci de mencionar isso. Ainda tenho bastante tempo, mas não custa nada planejar com um pouco mais de antecedência né...

Boa noite Gustavo. Eu incluiria aí no seu roteiro a região de Nobres ,MT , que é o Bonito de MT, só que mais selvagem e menos estruturado, mas vale a viagem. Abs.

Ótima sugestão, obrigado. Vou dar uma olhada sim, não tinha ouvido falar antes desse lugar.

Abraços.

Gustavo Couto
21/07/2015, 15:54

Estive analisando, fica perto da Chapada dos Guimarães. Quais seriam os principais pontos lá para visitar? Já esteve por lá, e quando foi?

Abraços.

VOVÔ DO TROLLER
21/07/2015, 16:23
Estive analisando, fica perto da Chapada dos Guimarães. Quais seriam os principais pontos lá para visitar? Já esteve por lá, e quando foi?

Abraços.

Olá Gustavo. Eu e a minha esposa estivemos lá há 3 anos. Fomos nesta ordem para : Pque das Emas, Chapada dos Guimarães, região de Nobres, Pantanal norte (transpantaneira , de Poconé até Porto Jofre, imperdível). Da chap. dos Guimarães até Nobres, fomos por estradas de terra (parece-me que parte delas já está asfaltado). Voltando à região de Nobres, visitamos os seguintes lugares:cachoeira serra azul, aquário encantado, flutuação do rio triste, lagoa das araras, refúgio água azul ( todos imperdíveis). Por desconhecimento, não fomos até a cachoeira do Tombador, mas dizem que é fantástica. No seu caso, acredito que se não der para incluir o Pant. Sul no seu roteiro, seria preferível fazer o Norte, pois você já estará lá perto e poderá deixar o Pant. Sul para uma outra oportunidade. Um grande abraço. Válter
p.s. segue link com algumas fotos da viagem
https://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=106563528123276102766&target=ALBUM&id=5762579078155716129&authkey=Gv1sRgCPGOkt6K7PCPkAE&feat=email (https://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=106563528123276102766&target=ALBUM&id=5762579078155716129&authkey=Gv1sRgCPGOkt6K7PCPkAE&feat=email)

Gustavo Couto
21/07/2015, 16:27
t
re
Olá Gustavo. Eu e a minha esposa estivemos lá há 3 anos. Fomos nesta ordem para : Pque das Emas, Chapada dos Guimarães, região de Nobres, Pantanal norte (transpantaneira , de Poconé até Porto Jofre, imperdível). Da chap. dos Guimarães até Nobres, fomos por estrada de terra (parece-me que parte dela já está asfaltado). Voltando à r

Idoso, legal seu passeio, preenche boa parte do que vou fazer. Vou avaliar mesmo se encaixo Nobres no roteiro.
Em qual época do ano você foi? Há algum cuidado especial que recomenda? Tem alguma atração que está fora do trivial que você recomenda?

VOVÔ DO TROLLER
21/07/2015, 16:47
Idoso, legal seu passeio, preenche boa parte do que vou fazer. Vou avaliar mesmo se encaixo Nobres no roteiro.
Em qual época do ano você foi? Há algum cuidado especial que recomenda? Tem alguma atração que está fora do trivial que você recomenda?

Fomos no final de junho. Veja no post 6 (acima)mais informações e algumas fotos. Abs. Válter.

Gustavo Couto
21/07/2015, 17:04
Fomos no final de junho. Veja no post 6 (acima)mais informações e algumas fotos. Abs. Válter.

Perdão Válter, tive algum problema no browser aqui que não apareceu sua mensagem completa e não tinha visto o link. Belas fotos por sinal, parabéns.

VOVÔ DO TROLLER
21/07/2015, 17:23
Perdão Válter, tive algum problema no browser aqui que não apareceu sua mensagem completa eu não tinha visto o link. Belas fotos por sinal, parabéns.
Valeu Gustavo. Qualquer coisa é só perguntar. Abs.Válter
p.s. eu esqueci de falar que a região de Nobres no MT é o equivalente a Bonito no MS. Ambos os locais, levando-se em consideração as peculariedades de cada um, são maravilhosos. Se der para incluir no roteiro, inclua os pantanais norte e sul que vale a viagem. Mais uma coisa: não deixem de tomar a vacina contra a febre amarela. Também leve repelente. Fora as atrações principais, dependendo do caminho que você vai fazer , há várias outras que poderão ser visitadas, como Costa Rica, GO, cachoeiras de Caiapônia, GO, mas aí acho que fica muito corrido. Abs

VOVÔ DO TROLLER
21/07/2015, 17:58
Valeu Gustavo. Qualquer coisa é só perguntar. Abs.Válter
p.s. eu esqueci de falar que a região de Nobres no MT é o equivalente a Bonito no MS. Ambos os locais, levando-se etm consideração as peculariedades de cada um, são maravilhosos. Se der para incluir no roteiro, inclua os pantanais norte e sul que vale a viagem. Mais uma coisa: não deixem de tomar a vacina contra a febre amarela. Também leve repelente. Fora as atrações principais, dependendo do caminho que você vai fazer , há várias outras que poderão ser visitadas, como Costa Rica, GO, cachoeiras de Caiapônia, GO, mas aí acho que fica muito corrido. Abs

Mais uma coisa ( vou me lembrando aos poucos, pois o HD está com quase 63 anos e às vezes dá "pau"). Para ver muitos animais no pant. norte (transpantaneira) o ideal é percorrê-la ao amanhecer e ao anoitecer. Vale o mesmo para o pant. sul (estrada parque). Estive no pant. sul há mais de 20 anos e deve ter mudado um bocado, mas é maravilhoso, apesar de dizerem que atualmente está muito sofisticado, principalmente a região de Bonito, mas faz parte.Abs.

Gustavo Couto
22/07/2015, 10:38
Mais uma coisa ( vou me lembrando aos poucos, pois o HD está com quase 63 anos e às vezes dá "pau"). Para ver muitos animais no pant. norte (transpantaneira) o ideal é percorrê-la ao amanhecer e ao anoitecer. Vale o mesmo para o pant. sul (estrada parque). Estive no pant. sul há mais de 20 anos e deve ter mudado um bocado, mas é maravilhoso, apesar de dizerem que atualmente está muito sofisticado, principalmente a região de Bonito, mas faz parte.Abs.

Realmente, para ver os animais mais facilmente é melhor ao amanhecer e anoitecer mesmo. Nas suas fotos pude ver que jacaré cruza as estradas, inclusive. Fantástico! :euforico:

Eu incluí o Pantanal Sul e Norte no roteiro sim. Os cuidados no sul que li a respeito se refere à altura do Rio Paraguai, que pode invadir as estradas em épocas de cheia. Pelo histórico não há relatos de cheia no mês de maio, mas vou monitorar.

Em relação a Nobres/MT, li um pouco e busquei algumas fotos de lá. Me parece realmente muito bonito e notoriamente não tem a mesma fama de Bonito/MS. Acredito que vou conseguir sim encaixar no roteiro, mas acho que não vou deixar de ir em Bonito... penso que é praticamente uma obrigação se vai passar em Mato Grosso do Sul :grin:.

E em relação às pousadas no pantanal norte, há alguma recomendação? Qual é a faixa de preço? Como mencionei no primeiro post temos a barraca de teto e iremos usufruir bastante do camping, sempre que possível. Nestas pousadas, há possibilidade para camping?

sandro_ventania
22/07/2015, 15:28
Uma grande dúvida...
Se tiverem que escolher, entre pantanal sul e pantanal norte...qual voces escolheriam e por que?

quintaes
22/07/2015, 20:33
Uma grande dúvida...
Se tiverem que escolher, entre pantanal sul e pantanal norte...qual voces escolheriam e por que? Olá Sandro!

Se eu tivesse que retornar, eu iria no norte pois tem a opção de conhecer Chapada dos Guimarães e redondezas.
O do sul também é interessante pois pode também dar um pulo em Bonito e aí tem que estar com o bolso recheado.....
Agora se quiser e tiver preparado para camping selvagem, deve entrar em Rio Verde (MT) e atravessar a Nhecolândia saindo na Curva do Leque, ai você conhecerá um pantanal esplêndido e com animais que dificilmente verás nas estradas turisticas do Pantanal.

Abraços,

Marcos Quintaes.

VOVÔ DO TROLLER
22/07/2015, 22:22
Realmente, para ver os animais mais facilmente é melhor ao amanhecer e anoitecer mesmo. Nas suas fotos pude ver que jacaré cruza as estradas, inclusive. Fantástico! :euforico:

Eu incluí o Pantanal Sul e Norte no roteiro sim. Os cuidados no sul que li a respeito se refere à altura do Rio Paraguai, que pode invadir as estradas em épocas de cheia. Pelo histórico não há relatos de cheia no mês de maio, mas vou monitorar.

Em relação a Nobres/MT, li um pouco e busquei algumas fotos de lá. Me parece realmente muito bonito e notoriamente não tem a mesma fama de Bonito/MS. Acredito que vou conseguir sim encaixar no roteiro, mas acho que não vou deixar de ir em Bonito... penso que é praticamente uma obrigação se vai passar em Mato Grosso do Sul :grin:.

E em relação às pousadas no pantanal norte, há alguma recomendação? Qual é a faixa de preço? Como mencionei no primeiro post temos a barraca de teto e iremos usufruir bastante do camping, sempre que possível. Nestas pousadas, há possibilidade para camping?
Olá Gustavo. Há muitas opções de pousadas na região. Acredito que se fizer uma pesquisa deve encontrar áreas para camping. No pantanal Norte ficamos na Pousada Eco Lodge Araras (acho que é esse o nome). Com relação ao preço eu não me lembro pois foi há 3 anos. Abs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
22/07/2015, 22:30
Uma grande dúvida...
Se tiverem que escolher, entre pantanal sul e pantanal norte...qual voces escolheriam e por que?
Olá Sandro. É uma pergunta muito difícil de ser respondida. Ambos, apesar de ter muitas semelhanças, tem também suas peculiaridades . No sul eles enfiam bem a faca, o que não quer dizer que no norte você ficará ileso de "facadas". Se eu fosse você, numa primeira etapa, escolheria o Pantanal Norte, por ser mais longe, acrescentando aí a região de Nobres ,Chapada dos Guimarães e o Parque das Emas (se este último for viável para você). Futuramente, numa outra etapa, iria para o Pant. Sul ,Bonito e região. Abs. Válter

Gustavo Couto
23/07/2015, 10:16
Olá Sandro!

Se eu tivesse que retornar, eu iria no norte pois tem a opção de conhecer Chapada dos Guimarães e redondezas.
O do sul também é interessante pois pode também dar um pulo em Bonito e aí tem que estar com o bolso recheado.....
Agora se quiser e tiver preparado para camping selvagem, deve entrar em Rio Verde (MT) e atravessar a Nhecolândia saindo na Curva do Leque, ai você conhecerá um pantanal esplêndido e com animais que dificilmente verás nas estradas turisticas do Pantanal.

Abraços,

Marcos Quintaes.

Marcos, já ouvi bastante sobre esses trechos mais "rústicos" aí do Pantanal Sul, atravessando a Nhecolândia. Você tem tracklogs desse percurso e orientações importantes para atravessar o trecho? Tenho uma Pajero Full, acha que ela aguenta ou só jipe que passa? Tem riscos de alagamento?

Abraços.

sandro_ventania
23/07/2015, 16:49
Olá Sandro!

Abraços,

Marcos Quintaes.

Quintaes...essa opção de entrar em Rio verde e atravessar a Nhecolândia deve ser muito bom!!...Porém creio que não é passeio para se fazer sozinho com a esposa, estou certo?

sandro_ventania
23/07/2015, 16:51
Olá Sandro. É uma pergunta muito difícil de ser respondida. Ambos, apesar de ter muitas semelhanças, tem também suas peculiaridades . No sul eles enfiam bem a faca, o que não quer dizer que no norte você ficará ileso de "facadas". Se eu fosse você, numa primeira etapa, escolheria o Pantanal Norte, por ser mais longe, acrescentando aí a região de Nobres ,Chapada dos Guimarães e o Parque das Emas (se este último for viável para você). Futuramente, numa outra etapa, iria para o Pant. Sul ,Bonito e região. Abs. Válter

É...Dizem que Bonito dói no bolso...o norte está se mostrando a melhor opção mesmo!

quintaes
23/07/2015, 18:15
Olá Gustavo e Sandro!

O tracklogs não tenho, mas se pretende ir na época da seca a pagero full encara tranquilo, é só ter paciência e gostar de navegação pelo rumo. Fui em 2012 somente com a esposa e rodei um bocado lá por dentro. Existe alguns trechos alagados (chamado de bahia) é só contornar e não perder o rumo do destino. Entrei após a cidade de Rio Verde na Br 163 inseri no gps Curva do Leque e com não tem estrada definida segui somente pelo rumo, e ai é só surpresas maravilhosas que o Pantanal tem para nos oferecer..... Existe alguns trechos de areia fofa, mas um 4x4 encara bem. Podem ir numa boa pois iram encontrar varias fazendas onde fui muito bem recebido pelos Pantaneiros.

Abraços,

Marcos Quintaes.

Gustavo Couto
24/07/2015, 14:45
Olá Gustavo e Sandro!

O tracklogs não tenho, mas se pretende ir na época da seca a pagero full encara tranquilo, é só ter paciência e gostar de navegação pelo rumo. Fui em 2012 somente com a esposa e rodei um bocado lá por dentro. Existe alguns trechos alagados (chamado de bahia) é só contornar e não perder o rumo do destino. Entrei após a cidade de Rio Verde na Br 163 inseri no gps Curva do Leque e com não tem estrada definida segui somente pelo rumo, e ai é só surpresas maravilhosas que o Pantanal tem para nos oferecer..... Existe alguns trechos de areia fofa, mas um 4x4 encara bem. Podem ir numa boa pois iram encontrar varias fazendas onde fui muito bem recebido pelos Pantaneiros.

Abraços,

Marcos Quintaes.

Ótima aventura Marcos e a ideia do gps foi boa para orientação. Os fazendeiros da região esperam receber aventureiros assim? Não se incomodam? Em qual mês do ano você foi em 2012?

gnereu
24/07/2015, 15:40
idoso, legal seu passeio, preenche boa parte do que vou fazer. Vou avaliar mesmo se encaixo nobres no roteiro.

belo passeio!

quintaes
24/07/2015, 20:36
Ótima aventura Marcos e a ideia do gps foi boa para orientação. Os fazendeiros da região esperam receber aventureiros assim? Não se incomodam? Em qual mês do ano você foi em 2012?

Realmente foi uma aventura que deixou saudades....
Ouvi relato de um fazendeiro não satisfeito com expedição de muitos 4x4 dizendo que quando passam deixam um rastro de destruição.
Mas eu sempre que posso curto mais viajar somente com a esposa, e aí ao chegar nos lugares a recepção dos moradores locais sempre se dar melhor.
Os Pantaneiros por onde passei foram muitos receptivos e sempre nos ofereceram hospedagem e alimentação, mas com curtimos dormir na viatura e cozinhar; o que acontecia era um junta prato com eles.
Fomos no mês de setembro e confesso que em breve retornarei entrado mais ao norte e ficarei um tempo maior por lá...

Abraços,

Marcos Quintaes.

Gustavo Couto
24/07/2015, 21:01
belo passeio!

Obrigado Gnereu. Vamos?

Gustavo Couto
24/07/2015, 21:02
Realmente foi uma aventura que deixou saudades....
Ouvi relato de um fazendeiro não satisfeito com expedição de muitos 4x4 dizendo que quando passam deixam um rastro de destruição.
Mas eu sempre que posso curto mais viajar somente com a esposa, e aí ao chegar nos lugares a recepção dos moradores locais sempre se dar melhor.
Os Pantaneiros por onde passei foram muitos receptivos e sempre nos ofereceram hospedagem e alimentação, mas com curtimos dormir na viatura e cozinhar; o que acontecia era um junta prato com eles.
Fomos no mês de setembro e confesso que em breve retornarei entrado mais ao norte e ficarei um tempo maior por lá...

Abraços,

Marcos Quintaes.

Bom saber Marcos. Vou procurar saber mais sobre isso...

GAZIM
25/07/2015, 10:14
Acompanhando ......

Gustavo Couto
26/07/2015, 19:09
Dada minha pouca experiência com uma expedição como essa, estive pesquisando sobre alguns equipamentos de apoio da viatura em caso de alguma emergência, as quais deixo listadas abaixo.

- Galão 20L para combustível reserva
- Cinta reboque e respectivas manilhas
- Cabo de bateria para chupeta
- Pá dobrável
- Compressor para calibrar pneu
- Corrente para pneu

Há alguma coisa que possa estar faltando aí?

Abraços.

quintaes
27/07/2015, 19:03
Dada minha pouca experiência com uma expedição como essa, estive pesquisando sobre alguns equipamentos de apoio da viatura em caso de alguma emergência, as quais deixo listadas abaixo.

- Galão 20L para combustível reserva
- Cinta reboque e respectivas manilhas
- Cabo de bateria para chupeta
- Pá dobrável
- Compressor para calibrar pneu
- Corrente para pneu

Há alguma coisa que possa estar faltando aí?

Abraços. Amigo!

Com relação equipamentos listados se tiver espaço sobrando nunca é demais levar algo que possa ser util ou ajudar pessoas pelo caminho.
Se for no período da seca pelas estradas turísticas dificilmente usará (pá, corrente).
Acredito que pelo seu relato de roteiro, deixaria de fora o galão de combustível pois irá ter posto sem problema.
O importante é ter a viatura sempre com a manutenção preventiva em dia.
No mais pode levar vários apetrechos que poderão ser útil:

Durepoxi, araldide, remendo para furo de pneu( macarrâo), arame, borracha de câmara de ar, presilhas plasticas, alicate de pressão de preferência dois e chaves conjugadas nas bitolas mais utilizada no seu veículo e por aí vai....

Agora, se não tiver o domínio em usar ferramentas e sem conhecimento sua caixa de ferramenta não terá muita serventia.

Abraços,

Marcos Quintaes.

VOVÔ DO TROLLER
27/07/2015, 19:40
Amigo!

Com relação equipamentos listados se tiver espaço sobrando nunca é demais levar algo que possa ser util ou ajudar pessoas pelo caminho.
Se for no período da seca pelas estradas turísticas dificilmente usará (pá, corrente).
Acredito que pelo seu relato de roteiro, deixaria de fora o galão de combustível pois irá ter posto sem problema.

Durepoxi, araldide, remendo para furo de pneu( macarrâo), arame, borracha de câmara de ar, presilhas plasticas, alicate de pressão de preferência dois e chaves conjugadas nas bitolas mais utilizada no seu veículo e por aí vai....

Agora, se não tiver o domínio em usar ferramentas e sem conhecimento sua caixa de ferramenta não terá muita serventia.

Abraços,

Marcos Quintaes.]

Também acho que não é necessário o galão. Acrescentaria na lista do Marcos um rolo de SILVERTAPE. Abs.

http://www.centrocomercialtiradentes.net.br/imagens/centrocomercialtiradentes.net.br/produtos/command_3m/silver_tape_01.jpg

Dimas Offx4
27/07/2015, 21:55
Bela dica.
Vou incluir este Silver Tape nos meus trecos......

Gustavo Couto
28/07/2015, 14:50
Amigo!

Abraços,

Marcos Quintaes.

Marcos, não tenho muita experiência com 4x4, mas já fiz muitas viagens para expedição de bike. São veículos totalmente diferentes mas esse tipo de passeio acaba estimulando uma certa criatividade na hora de resolver problemas. Mesmo assim, minha inexperiência não ajuda muito na hora de pensar nas ferramentas. A viagem ainda está longe e me permite pesquisar bastante ainda, mas a experiência vou continuar sem.

Foram boas as sugestões aí e realmente poderá ajudar.

Gustavo Couto
28/07/2015, 14:51
]

Também acho que não é necessário o galão. Acrescentaria na lista do Marcos um rolo de SILVERTAPE. Abs.

http://www.centrocomercialtiradentes.net.br/imagens/centrocomercialtiradentes.net.br/produtos/command_3m/silver_tape_01.jpg

Concordo, vai fazer parte do kit...

sandro_ventania
29/07/2015, 12:57
Olá Gustavo e Sandro!

Abraços,

Marcos Quintaes.

Marcos essa sua viagem me interessou muito e há grande chance de faze-la nas férias do ano que vem. Mas não estou conseguindo visualizar o caminho que voce fez. Tem como voce me ajudar nisso? Marcar alguns pontos no googlemaps ja ajudaria bastante!

quintaes
29/07/2015, 21:20
Marcos essa sua viagem me interessou muito e há grande chance de faze-la nas férias do ano que vem. Mas não estou conseguindo visualizar o caminho que voce fez. Tem como voce me ajudar nisso? Marcar alguns pontos no googlemaps ja ajudaria bastante!

Sandro, eu entrei subindo depois de Rio Verde nas antenas, passei pela Serra das Alegrias e depois a estrada se transforma varios caminhos sem muita definição e aí e só inserir as coordenadas da Curva do Leque e seguir mantendo o possível o rumo.

Pode ir sem medo na época seca, será uma Aventura inesquecível...

18°45'09.15" S
54° 49'23.50" O
( Entrada para travessia)

19°15'07.02" S
57°03'42.23" O
(Curva do Leque)

Abraços,

Marcos Quintaes.

Gustavo Couto
30/07/2015, 09:30
Sandro, eu entrei subindo depois de Rio Verde nas antenas, passei pela Serra das Alegrias e depois a estrada se transforma varios caminhos sem muita definição e aí e só inserir as coordenadas da Curva do Leque e seguir mantendo o possível o rumo.

18°45'09.15" S
54° 49'23.50" O

19°15'07.02" S
57°03'42.23" O
(Curva do Leque)

Abraços,

Marcos Quintaes.

Já coloquei um ou dois dias no meu roteiro para fazer esse trecho.

Gustavo Couto
30/07/2015, 10:37

18°45'09.15" S
54° 49'23.50" O

19°15'07.02" S
57°03'42.23" O
(Curva do Leque)

Abraços,

Marcos Quintaes.

Marcos, pesquisei pelas Coordenadas que você colocou aí. Você fez a travessia completa. Não encontrei nenhum tracklog com a travessia completa, mas pelo rumo dá para prosseguir. Veja um link de um tracklog com metade do percurso: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10147396

Para essa travessia você levou quanto tempo? Nestas fazendas que você encontrou pelo caminho, foi preciso dormir lá? Foram quantos km de travessia, mais ou menos?

quintaes
30/07/2015, 21:34
Marcos, pesquisei pelas Coordenadas que você colocou aí. Você fez a travessia completa. Não encontrei nenhum tracklog com a travessia completa, mas pelo rumo dá para prosseguir. Veja um link de um tracklog com metade do percurso: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10147396

Para essa travessia você levou quanto tempo? Nestas fazendas que você encontrou pelo caminho, foi preciso dormir lá? Foram quantos km de travessia, mais ou menos?
Gustavo, fiz a travessia completa, demorei três dias e confesso que deveria ficar no minimo uma semana por lá. Nas fazendas sempre nos receberam de braços abertos, pode dormir sem problema. Em relação a Km, rodei mais de 700 km somente dentro do Pantanal. Depois que sai na Curva do Leque, segui até o final da estrada parque indo até Bonito. Não muito contente com a explora$$aõ do lugar, resolvi fazer outra travessia que foi entrando na cidade de Aquidauana saindo próximo a cidade de Rio Verde, se não me engano demorei uns quatro dias.
Agora é bom ter em mente que ficará dias sem ver um carro em transito. Só cruzei com uma moto e um carro durante toda travessia. Tem que está preparado com água e comida por um tempo que julgar seguro.
Se prepare para dormir no relento, pois nem sempre irá encontrar uma sede de fazenda no período da tarde.
Não se preocupe com as onças, não fazemos parte do seu cardápio...rsrs

Abraços,

Marcos Quintaes.

Gustavo Couto
31/07/2015, 08:33
Gustavo, fiz a travessia completa, demorei três dias e confesso que deveria ficar no minimo uma semana por lá. Nas fazendas sempre nos receberam de braços abertos, pode dormir sem problema. Em relação a Km, rodei mais de 700 km somente dentro do Pantanal. Depois que sai na Curva do Leque, segui até o final da estrada parque indo até Bonito. Não muito contente com a explora$$aõ do lugar, resolvi fazer outra travessia que foi entrando na cidade de Aquidauana saindo próximo a cidade de Rio Verde, se não me engano demorei uns quatro dias.
Agora é bom ter em mente que ficará dias sem ver um carro em transito. Só cruzei com uma moto e um carro durante toda travessia. Tem que está preparado com água e comida por um tempo que julgar seguro.
Se prepare para dormir no relento, pois nem sempre irá encontrar uma sede de fazenda no período da tarde.
Não se preocupe com as onças, não fazemos parte do seu cardápio...rsrs

Abraços,

Marcos Quintaes.

Marcos, é um bom tempo então para a travessia :pensativo:. Tinha imaginado que dois dias no máximo já eram suficientes, mas acho que três ou mais é muito bom para poder curtir a região. Gosto muito de tirar fotos em nível amador então acho que ter tempo para meus trabalhos não será desperdiçado :dance:.

Em relação à autonomia de comida e água durante o trajeto, ok, é só levar suprimentos adequado. No entanto, essa questão da onça aí, sei não eim, kkkkk... acho que ela já ficaria satisfeita em realizar uma caça só por esporte... :chorandoderir: Tenho uma barraca de teto e acho que isso ajudaria bastante num emergência. Você chegou a dormir no relento? Tem alguma história pra contar?

quintaes
31/07/2015, 12:56
Marcos, é um bom tempo então para a travessia :pensativo:. Tinha imaginado que dois dias no máximo já eram suficientes, mas acho que três ou mais é muito bom para poder curtir a região. Gosto muito de tirar fotos em nível amador então acho que ter tempo para meus trabalhos não será desperdiçado :dance:.

Em relação à autonomia de comida e água durante o trajeto, ok, é só levar suprimentos adequado. No entanto, essa questão da onça aí, sei não eim, kkkkk... acho que ela já ficaria satisfeita em realizar uma caça só por esporte... :chorandoderir: Tenho uma barraca de teto e acho que isso ajudaria bastante num emergência. Você chegou a dormir no relento? Tem alguma história pra contar?
Gustavo, acredito que a rota do wikiloc que achou será bem interessante para tirar aquela fotos sensacionais, nem que seja um bate e volta. Com relação as onças, a abundancia de caça para elas naquela região, e ela tem mais medo do homem que nos dela...rsrs, pode acreditar!!!
A barraca de teto é sensacional para expedição.
Por incrível que pareça, no final do dia encontrava uma sede de fazenda, e como os Pantaneiros são pessoas da melhor qualidade eu não resistia a boa prosa deles e aí a noite chegava e por ali dormia. Mas eu curto muito camping selvagem.
O que aconteceu diversas vezes foi as perdidas de rumo devido ter que rodear os alagados, mas a emoção de andar sem os tracklog é bom demais...
Vi animais com onça, queixadas e aves de varias especie e mamíferos de montão que dificilmente veras na estrada parque.

Marcos Quintaes.

sandro_ventania
31/07/2015, 12:58
Quintaes, muito bom!
Eu vou nas férias...a principio será em agosto de 2016...esse ano já fui para o sul.
Quero gastar uns 20 dias só no pantanal...acho que dará pra conhecer desde a chapada dos Guimarães até uma passada (bem rápida...he he!) por Bonito.
Quero fazer camping selvagem o máximo que puder!
Se não for pedir muito, quando voce puder, me dê dicas de lugares imperdiveis...principalmente aqueles que só quem faz camping selvagem conhece!

Gustavo Couto
31/07/2015, 18:46
Quintaes, muito bom!
Eu vou nas férias...a principio será em agosto de 2016...esse ano já fui para o sul.
Quero gastar uns 20 dias só no pantanal...acho que dará pra conhecer desde a chapada dos Guimarães até uma passada (bem rápida...he he!) por Bonito.
Se não for pedir muito, quando voce puder, me dê dicas de lugares imperdiveis...principalmente aqueles que só quem faz camping selvagem conhece!

Boa pedida Sandro. Tbm serei um bom leitor para essas dicas aí...

Sandro, estou montando um roteiro também para 20 dias e já tenho algum rascunho aqui. Se quiser que eu compartilhe com você o pouco que já fiz, me passe seu email que adiciono no "My Drive" para vc acessar.

Gustavo Couto
31/07/2015, 18:48
Gustavo, acredito que a rota do wikiloc que achou será bem interessante para tirar aquela fotos sensacionais, nem que seja um bate e volta. Com relação as onças, a abundancia de caça para elas naquela região, e ela tem mais medo do homem que nos dela...rsrs, pode acreditar!!!
A barraca de teto é sensacional para expedição.
Por incrível que pareça, no final do dia encontrava uma sede de fazenda, e como os Pantaneiros são pessoas da melhor qualidade eu não resistia a boa prosa deles e aí a noite chegava e por ali dormia. Mas eu curto muito camping selvagem.
O que aconteceu diversas vezes foi as perdidas de rumo devido ter que rodear os alagados, mas a emoção de andar sem os tracklog é bom demais...
Vi animais com onça, queixadas e aves de varias especie e mamíferos de montão que dificilmente veras na estrada parque.

Marcos Quintaes.

Caramba, tenho um sonho de poder ver uma onça no seu habitat. Espero que essa expedição possa presentear com essa cena. Vai faltar cartão de memória para as fotos...

quintaes
01/08/2015, 16:43
Quintaes, muito bom!

Sandro e Gustavo, quando passei pelo (MT) foi uma viagem com um tempo bem curto, fui até Porto Jofre e o que vi por lá foi jacaré em centenas, pouca aves. Dormir na beira do Rio Cuiabá. Chegando lá me informei com um morador local a respeito da minha dormida ali, e ele disse sem problemas..., mas quando no entardecer chegou um sujeito mal encarado e disse que não era bom dormir por ali. Fiquei desconfiado, e logo me sugeriu ir para o hotel ou numa pousada próxima.
Acabei dormindo na beira do rio, pois disse a ele que seria somente uma noite.
Acho muito desagradável ser recebido desta forma, queria mesmo e ver meu dinheiro.
Não sou contra as variedades de se obter dinheiro no turismo, mas a receptividade vale muito para informações futuras...
Curto camping selvagem não pela economia e sim em estar longe de muvuca e totalmente no meio da natureza e de confortos que ao meu gosto não faz falta....
Agora um lugar bem legal que todos aventureiros e os que curtem camping totalmente selvagem deveriam fazer é a travessia da Nhecolândia, lá vocês estão livres de qualquer perigo de oportunistas...

Abraços

Marcos Quintaes.

sandro_ventania
01/08/2015, 22:32
Boa pedida Sandro. Tbm serei um bom leitor para essas dicas aí...

Sandro, estou montando um roteiro também para 20 dias e já tenho algum rascunho aqui. Se quiser que eu compartilhe com você o pouco que já fiz, me passe seu email que adiciono no "My Drive" para vc acessar.

Quero sim Gustavo!
Mas caso não tenha nenhum motivo especial, acho que você poderia postar aqui mesmo...assim poderemos ainda contar com a experiencia dos demais amigos para dar sugestões...não acha?

sandro_ventania
01/08/2015, 22:37
Sandro e Gustavo, quando passei pelo (MT) foi uma viagem com um tempo bem curto, fui até Porto Jofre e o que vi por lá foi jacaré em centenas, pouca aves. Dormir na beira do Rio Cuiabá. Chegando lá me informei com um morador local a respeito da minha dormida ali, e ele disse sem problemas..., mas quando no entardecer chegou um sujeito mal encarado e disse que não era bom dormir por ali. Fiquei desconfiado, e logo me sugeriu ir para o hotel ou numa pousada próxima.
Acabei dormindo na beira do rio, pois disse a ele que seria somente uma noite.
Acho muito desagradável ser recebido desta forma, queria mesmo e ver meu dinheiro.
Não sou contra as variedades de se obter dinheiro no turismo, mas a receptividade vale muito para informações futuras...
Curto camping selvagem não pela economia e sim em estar longe de muvuca e totalmente no meio da natureza e de confortos que ao meu gosto não faz falta....
Agora um lugar bem legal que todos aventureiros e os que curtem camping totalmente selvagem deveriam fazer é a travessia da Nhecolândia, lá vocês estão livres de qualquer perigo de oportunistas...

Abraços

Marcos Quintaes.

Pois é Marcos...prefiro dar de cara com uma onça, do que com um ser humano que não vale o que caga!

Gustavo Couto
02/08/2015, 11:20
Quero sim Gustavo!
Mas caso não tenha nenhum motivo especial, acho que você poderia postar aqui mesmo...assim poderemos ainda contar com a experiencia dos demais amigos para dar sugestões...não acha?

Sandro, posso compartilhar sim, mas é que está meio rascunhão :D... Segue o link: https://docs.google.com/document/d/1WVPnXJWggyPGf7FpOXHbO7gb2LMn8htBRTbWrJ7pcRo/edit?usp=sharing

Freitag
16/08/2015, 12:12
A viagem deve ter sido espetacular, quero fazer a travessia ano que vem em agosto. Pretendo rodar o lado norte e sul do pantanal, vou tentar tirar uns 20 dias só para isso. Sem pressa e aproveitar tudo.Camping selvagem. Com certeza tracklogs vão ajudar e muito. Devo ir com minha esposa e mais um casal (né Sandro) KKKK . Serão dois veículos e se mais alguém interessar, seja bem vindo. Já estou articulando as coisas por aqui.

Sérgio Bambirra
16/08/2015, 18:48
Belo tópico! Acompanhando interessadíssimo. :drool:

Sds.

tjflorindo
21/08/2015, 17:17
Acompanhando o tópico...Sou de Dourados - MS, se precisar de alguma informação daqui.

Se for em Bonito, recomendo passar um dia no Camping Refúgio Canaã em Bodoquena, acampei em agosto/2014 com minha esposa lá, lugar fantástico, a 70km de Bonito, nos pés da cachoeira boca da onça (Caminho para Corumbá).
Se curte viajar de bike e mountain bike, traga ela e faça Piraputanga (perto de Aquidauana), as trilhas são fantásticas.
Tenho um colega jipeiro em Coxim que vive dentro do Pantanal, organizador de uma grande trilha que acontece lá no Pantanal todos os anos em março. Devido a forte cheia que teve o ano passado, a rota de Rio verde para sair na Nhecolândia está cheia de desvios, lembrando que não há uma estrada e sim vai cruzando fazendas. É bom se informar primeiro das condições e consideraria fazer esse trecho em mais de um carro, se houver alguma pane no veículo sozinho a situação complica.

Abs

sandro_ventania
23/08/2015, 19:59
Tjflorindo, tudo bem? Boa dica do camping, vamos registrar!
Como voce mesmo disse... de Rio verde a Nhecolandia não tem estrada é por dentro das fazendas...esses caminhos são como servidões em que os fazendeiros não se incomodam de passarmos ou é tenso a situação, tendo que pedir permissão a cada fazenda, podendo receber um não como resposta?

Freitag
23/08/2015, 22:00
Boa pergunta Sandro, apesar que as fazendas devem ser tão grandes com tantas tronqueiras que nem devem ter como vigiar o perímetro kkkkk

tjflorindo
23/08/2015, 22:50
Tjflorindo, tudo bem? Boa dica do camping, vamos registrar! Como voce mesmo disse... de Rio verde a Nhecolandia não tem estrada é por dentro das fazendas...esses caminhos são como servidões em que os fazendeiros não se incomodam de passarmos ou é tenso a situação, tendo que pedir permissão a cada fazenda, podendo receber um não como resposta? Sandro, Nos últimos anos as coisas tem mudado dentro do Pantanal. Meu pai morou uns 3 anos em uma fazenda perto da Curva do leque, Nhecolândia. O povo pantaneiro é extremamente prestativo, disposto a ajudar, uma vez que morar no meio do Pantanal não é nada fácil. Depois que acaba o aterro saindo de Rio verde, a estradas vão cruzando as fazendas (geralmente passando na frente das sedes das propriedades). Nos últimos anos tem aumentado as trilhas de jipes no pantanal, por vários jipe clubes e isso tem gerado problemas. São muito os relatos de Jipeiros que deixam porteiras abertas, lixo nas fazendas e principalmente "acabam" com as estradas dentro das fazendas. Esses dias mesmo ví um post no facebook de um colega que tem propriedade na região do paiaguás (região mais ao norte) enfurecido com um grupo de jipeiros que passaram fazendo arruaça com os carros e quadriciclos em frente a sua sede, dentro de sua propriedade sem ter ao menos a capacidade de parar e perguntar se poderiam passar alí. Esse eu sei que colocou cadeados nas porteiras e só passa pessoal das propriedades vizinhas. O melhor é tentar ir ou se informar com alguém da região. O Aristol em Coxim tem feito esse caminho, é bem conhecido pelos pecuaristas e bem prestativo, faz trilhas com jipeiros do Brasil inteiro sem ganhar um centavo. Se tiver interesse posso passar o contato dele do Facebook para maiores informações. Esse camping de Bodoquena é muito top, pra mim, Bodoquena põem Bonito no chinelo. As fotos anexas são do camping. As araras ficam soltas, é uma região de morros perto do parque de Bodoquena

tjflorindo
23/08/2015, 23:03
Camping em Bodoquena

Gustavo Couto
02/09/2015, 11:28
Acompanhando o tópico...Sou de Dourados - MS, se precisar de alguma informação daqui.

Se for em Bonito, recomendo passar um dia no Camping Refúgio Canaã em Bodoquena, acampei em agosto/2014 com minha esposa lá, lugar fantástico, a 70km de Bonito, nos pés da cachoeira boca da onça (Caminho para Corumbá).
Se curte viajar de bike e mountain bike, traga ela e faça Piraputanga (perto de Aquidauana), as trilhas são fantásticas.
Tenho um colega jipeiro em Coxim que vive dentro do Pantanal, organizador de uma grande trilha que acontece lá no Pantanal todos os anos em março. Devido a forte cheia que teve o ano passado, a rota de Rio verde para sair na Nhecolândia está cheia de desvios, lembrando que não há uma estrada e sim vai cruzando fazendas. É bom se informar primeiro das condições e consideraria fazer esse trecho em mais de um carro, se houver alguma pane no veículo sozinho a situação complica.

Abs

Obrigado pelas dicas.
A única preocupação que tenho realmente é essa pane lá na Nhecolândia. Seria uma boa mesmo ter um outro veículo junto, pelo menos. Vamos ver se consigo companhia.

Em relação ás bikes, gostamos sim de pedalar, fazemos trilha por aqui e em várias regiões do país. Não sei ainda se levo as bikes ou não, porque exige um pouco mais de tempo para fazer as trilhas e como ainda penso em ir para o pantanal norte posso ter pouco tempo (20 dias). Mas ainda vou amadurecer essa ideia.

Gustavo Couto
02/09/2015, 11:30
Camping em Bodoquena

Você chegou a fazer o trajeto margeando a Serra de Bodoquena, entre Miranda e Bonito? Ainda estou em dúvidas se incluo esse trecho no planejamento ou não. Alguns dizem que vale muito a pena pelas paisagens e pássaros/araras vistos na região. Outros dizem que a estrada está muito ruim e que levou muito tempo para ser feita, paisagem sem graça e que não valeu a pena.

Gustavo Couto
02/09/2015, 11:32
A viagem deve ter sido espetacular, quero fazer a travessia ano que vem em agosto. Pretendo rodar o lado norte e sul do pantanal, vou tentar tirar uns 20 dias só para isso. Sem pressa e aproveitar tudo.Camping selvagem. Com certeza tracklogs vão ajudar e muito. Devo ir com minha esposa e mais um casal (né Sandro) KKKK . Serão dois veículos e se mais alguém interessar, seja bem vindo. Já estou articulando as coisas por aqui.

Freitag, você só pode em agosto? Não daria para fazer a expedição em maio? Daí já teria companhia...

tjflorindo
03/09/2015, 15:45
Você chegou a fazer o trajeto margeando a Serra de Bodoquena, entre Miranda e Bonito? Ainda estou em dúvidas se incluo esse trecho no planejamento ou não. Alguns dizem que vale muito a pena pelas paisagens e pássaros/araras vistos na região. Outros dizem que a estrada está muito ruim e que levou muito tempo para ser feita, paisagem sem graça e que não valeu a pena.

Gustavo, já passei nessa estrada sim. Na empresa que trabalhava antes atendia fazendas na região de Jardim, Bonito, Porto Murtinho, todo mês estava por ali. É uma estrada boiadeira que cruza várias fazendas e vai margeando o Rio Salobra, a principal atração, o mesmo da foto no camping acima, mas nada offroad, pra ter idéia trabalha com uma Pickup Strada. Eu iria pelo asfalto e cogitaria ficar um dia nesse camping, fica a 20 km do asfalto no meio da serra, cheio de pássaros....ano passado paguei 20 ou 30 reais pela diária, e dá para ir de graça até a cachoeira boca da onça (fica a uns 3 km do camping), em Bonito, se não me engano as agências cobram R$ 150,00 por pessoa pra ir na cachoeira.

Gustavo Couto
04/09/2015, 08:34
Gustavo, já passei nessa estrada sim. Na empresa que trabalhava antes atendia fazendas na região de Jardim, Bonito, Porto Murtinho, todo mês estava por ali. É uma estrada boiadeira que cruza várias fazendas e vai margeando o Rio Salobra, a principal atração, o mesmo da foto no camping acima, mas nada offroad, pra ter idéia trabalha com uma Pickup Strada. Eu iria pelo asfalto e cogitaria ficar um dia nesse camping, fica a 20 km do asfalto no meio da serra, cheio de pássaros....ano passado paguei 20 ou 30 reais pela diária, e dá para ir de graça até a cachoeira boca da onça (fica a uns 3 km do camping), em Bonito, se não me engano as agências cobram R$ 150,00 por pessoa pra ir na cachoeira.

Valeu pela informação. Vou avaliar essa questão do camping para encaixar no roteiro tbm.

Abraços.

Foltram F 1000
04/09/2015, 09:15
Gustavo também quero fazer o Pantanal no ano que vem, só estou na
duvida se vou fazer com o Aristol na região de Coxim ou faço por conta
Nhecolandia e Transpantaneira, vou acompanhar o Tópico para colher
mais informações dos amigos.

Abraço

Gustavo Couto
08/09/2015, 15:13
Gustavo também quero fazer o Pantanal no ano que vem, só estou na
duvida se vou fazer com o Aristol na região de Coxim ou faço por conta
Nhecolandia e Transpantaneira, vou acompanhar o Tópico para colher
mais informações dos amigos.

Abraço

Legal Foltram. Tem ideia de data? Vou em maio, será que não seria possível combinar pelo menos a Nhecolândia juntos?

Abraços.

Foltram F 1000
14/09/2015, 16:17
Gustavo estou querendo fazer Pantanal e Transamazônica no ano que vem,
só estou esperando sair a data da Transamazônica, ai posso confirmar com
você se poderei ir em maio, mas vamos nos falando.

Abraço.

Freitag
15/09/2015, 13:01
Se desse para todos que desejam ir ano que vem conciliar o mesmo período ia ser um puta passeio. Se vc for em maio pego mais informações com vc depois Foltram. Boa viagem.

paulosergio
17/09/2015, 10:36
Ja fiz as duas. Quer dizer, pantanal norte e transamazonica.
Voltaria sem duvidas na transamazonica, mas em maio é dificil. Talvez dez/janeiro 16.

Gustavo Couto
29/09/2015, 15:16
Ja fiz as duas. Quer dizer, pantanal norte e transamazonica.
Voltaria sem duvidas na transamazonica, mas em maio é dificil. Talvez dez/janeiro 16.

Caro Paulo, você se refere ao mês de maio ser difícil por alguma questão especifica da região, como enchentes etc? Ou se refere apenas à sua agenda?

No meu caso, tenho disponibilidade entre os meses de março e maio para que eu possa tirar férias junto com minha esposa, cujos meses são os únicos que eu posso conciliar as datas.

paulosergio
22/10/2015, 11:00
Opa, desculpa a demora,

É a minha agenda mesmo que nao me permite, embora maio ja passou da metade da estacao chuvosa, as estrada se nao estiverem com muita lama, vao estar em pessimo estado, nao so a transamazonica, mas as que chegam ate ela, pois ainda nao terao feito as manutencoes pos chuvas. E eu conheco bem a br 364 ou a 163 e nao é facil com buracos. Alias, março nao aconselho de jeito nenhum, a nao ser se for com um grupo com o proposito de realmente se aventurar de forma pesada, mas jamais com a familia.

BrunoCastrioto
05/03/2019, 13:36
https://youtu.be/Uz4nrVOOd0I