PDA

Ver Versão Completa : eixo piloto band 14B vibrando



rtelis
16/07/2015, 15:10
Olá amigos.
Há 5 anos tenho uma band 14b 1998 que só me dá alegrias, exceto pelo fato de que o rolamento do eixo piloto e o retentor desse mesmo eixo tem que ser trocados a cada 6 meses. Chateado com essa rotina, e motivado pelo ruído de rrrrr que só para quando aciono a embreagem, tirei a tampa superior da caixa de marcha e funcionei a band.
Nessa circunstância, notei que o eixo piloto apresenta uma oscilação em seu funcionamento quando desengatado e sem a embreagem acionada. Troquei o eixo, substitui o rolamento o retentor e botei pra rodar de novo. O ruído não diminuiu nem aumentou e as trocas de retentor e rolamento continuam. Hoje sou um especialista em retirar e colocar a caixa da band, já que faço isso duas vezes por ano. Se não descobrir a causa, vou deixar a profissão de (analista de sistemas) e virar mecânico full time só pra montar e dsemontar a caixa d band. Alguém tem sugestões, dicas, conselhos? Obrigado

Sergio c
16/07/2015, 16:21
Rtelis, bem vindo ao forum. Pode ocorrer que aqueles pinos guias que encaixam a caixa de marcha com a capa seca, um deles esteja com a "cabeça" amassada ou calçado para fora, e mesmo que tu aperte a caixa de marcha contra a capa seca, a caixa fica um ou dois milímetros deslocada, aí o eixo piloto trabalha atravessado e ocasiona esse problemas, na minha opinião, pois tu já trocou até o eixo piloto.

Talvez a solução seria levar a capa seca e caixa até um torneiro, para ele dar um passa para desempenamento na lateral da capa seca, onde vai a caixa, e verificar os guias, se quando encaixados casam 100% com a caixa. Um abraço.

rtelis
16/07/2015, 18:51
Muito obrigado meu amigo!
A tua resposta, embora seja um (valioso) palpite, merece ser considerada com atenção. De fato, muitas hipóteses já foram levantadas por diversos colegas:
1 - Volante do motor descompensado ou empenado - Checado no torneiro, nada foi encontrado
2 - Rolamento guia do eixo piloto no virabrequim quebrado - Trocado todas as vezes que tirei a caixa
3 - Roletes do eixo piloto - Trocados
4 - empeno do eixo das engrenagens - improvável (nunca chequei mas, além de estar tudo muito bonito, é improvável)
Já a discrepância entre os pinos guias da capa seca e a caixa, eu nunca reparei, isso é REALMENTE mito importante. Agradeço e vou checar assim que arrumar tempo e grana pra mexer de novo. Se tiver mais alguma sugestão de itens para checar eu agradeço imensamente.
Grande abraço

Sergio c
16/07/2015, 20:06
Muito obrigado meu amigo!
A tua resposta, embora seja um (valioso) palpite, merece ser considerada com atenção. De fato, muitas hipóteses já foram levantadas por diversos colegas:
1 - Volante do motor descompensado ou empenado - Checado no torneiro, nada foi encontrado
2 - Rolamento guia do eixo piloto no virabrequim quebrado - Trocado todas as vezes que tirei a caixa
3 - Roletes do eixo piloto - Trocados
4 - empeno do eixo das engrenagens - improvável (nunca chequei mas, além de estar tudo muito bonito, é improvável)
Já a discrepância entre os pinos guias da capa seca e a caixa, eu nunca reparei, isso é REALMENTE mito importante. Agradeço e vou checar assim que arrumar tempo e grana pra mexer de novo. Se tiver mais alguma sugestão de itens para checar eu agradeço imensamente.
Grande abraço
Com a minha não tive esses problemas, mas se a capa seca e caixa não casarem em um ângulo correto, que ficasse fora 1mm de diferença entre essas peças, na ponta do eixo piloto(uns 15 cm a frente), dá uma diferença de quase um cm. Coisas da matemática heheheheheh
Mesmo que a ponta do eixo piloto entre no rolamento que vai no volante do motor, quando se encaixa com as mãos antes de por os parafusos da caixa prendendo-a na capa seca, depois de apertado o eixo piloto vai forçar o rolamento no sentido oposto do desalinhamento.

rtelis
17/07/2015, 11:21
Maravilha, Sérgio!
Quanto mais você supõe, mais acerta! Toda vez que tiro a caixa, o rolamento guia do eixo piloto está fora do lugar. Toco por outro novinho, rodo mais um tempo e quando sou obrigado a abrir de novo, lá está o cara fora do lugar. É isso. Você estraçalhou o problema. Valeu!
Fim de ano, indo de Manaus para o Rio de Janeiro pela BR 319, tiro uma foto segurando uma plaquinha com teu nome e posto aqui. Sem a tua dica essa aventura não aconteceria.
Uma enorme abraço.

Sergio c
17/07/2015, 12:27
Rtelis, já que vais tirar a caixa, faz funcionar o motor e fica olhando para o volante do motor girando, para ver ser gira 100% reto, pois se o volante do motor estiver trabalhando "tipo uma polia girando um pouco torta", girando assim tb o platô que é preso nele, a hora que tu larga a embreagem, o disco é pressionado contra esse volante e acaba vibrando tb, passando essa vibração para o eixo piloto.

No fim do ano passado, na revisão, mandei tirar o volante do motor da minha band e levar até uma oficina de embreagens, a qual deu um passe em toda a parte que vai o disco, fica 100% nivelado, além de balancear ele. E o passe que foi feito no volante é feito com uma ferramenta que vai fazendo círculos pequenos na área do disco, aí ele fica com essas ranhuras atravessadas e dificulta para o disco patinar.

Junior Albuquerque
19/04/2016, 21:25
Boa noite!!!
Estou com um problema parecido com o do amigo acima, já sou um especialista em tirar caicha de bandeirante!!!
Meu problema é O seguinte;
Minha bandeirante 80 tinha caicha seca 4m e coloquei uma moderna sicronizadavde 5 m ,mas todo mês tenho problemas com disco , plator e esse rolamento guia do volante e agora está vibrando muito na saida.
obs:mandei fazer as furacão da capa seca

Sergioporto
19/04/2016, 22:10
Outro detalhe muito importante para quem vai substituir a caixa de quatro para cinco marchas .Na capa seca onde caixa encosta ,na capa seca seca tem um ressalto ,na parte superior que é necessário retirar com lixadeira para que caixa encoste perfeitamente à capa seca para não ficar desalinhada.

Junior Albuquerque
19/04/2016, 23:23
Vou verificar isso Sergio!

Sergioporto
20/04/2016, 11:47
Vou verificar isso Sergio!
Na quatro marchas não necessita verificar mas se baixar a caixa já verifica.

Junior Albuquerque
20/04/2016, 17:14
Passei o dia mechendo na bandeirante!!!
1 basse do motor quebrada .
Fiz a substituição E não resolveu o problema.
Tudo indica ser embrenagem,mas já coloquei uma nova e nada!!!
Vou tentar colocar um plator chapel chinês

Aguardo alguma ajuda

OmarNJ
10/05/2020, 06:39
Olá amigos.
Há 5 anos tenho uma band 14b 1998 que só me dá alegrias, exceto pelo fato de que o rolamento do eixo piloto e o retentor desse mesmo eixo tem que ser trocados a cada 6 meses. Chateado com essa rotina, e motivado pelo ruído de rrrrr que só para quando aciono a embreagem, tirei a tampa superior da caixa de marcha e funcionei a band.
Nessa circunstância, notei que o eixo piloto apresenta uma oscilação em seu funcionamento quando desengatado e sem a embreagem acionada. Troquei o eixo, substitui o rolamento o retentor e botei pra rodar de novo. O ruído não diminuiu nem aumentou e as trocas de retentor e rolamento continuam. Hoje sou um especialista em retirar e colocar a caixa da band, já que faço isso duas vezes por ano. Se não descobrir a causa, vou deixar a profissão de (analista de sistemas) e virar mecânico full time só pra montar e dsemontar a caixa d band. Alguém tem sugestões, dicas, conselhos? Obrigado

Bom dia a todos!
O tópico é meio antigo, mas estou tentando reativar pois estou tendo o mesmo problema do nosso amigo rtelis.
Já tive que trocar até o eixo piloto que apresentava um desgaste acentuado na ponta que vai o rolamento pequeno.
Vi sugestões de verificar a capa seca, os pinos guia, etc. Porém, infelizmente, não consegui ler o resultado.
Se alguém, ou o próprio rtelis puder me direcionar ficarei grato.
Essa semana vamos baixar a caixa de novo, sem muita esperança.
Obrigado!