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Ver Versão Completa : Será que minha TR4 tem lift e bloqueio Kaiser/afins?



Numata
09/06/2015, 16:32
Boa tarde pessoal.

Tenho uma TR4 2009 MT que comprei há 2 anos. Quando comprei (de loja) ela estava com pneus BF Goodrich MUD 225/75/R16 e sem os para-barros. O dono da loja disse que não tinha informação que o carro tinha lift e eu achei que a ausência dos para-barros fosse apenas pela medida maior dos pneus. Comprei o carro assim mesmo pois estava em muito bom estado, com exceção dos pneus que já estavam bem carcomidos, troquei por Maxxis AT 771 na mesma medida e deixei sem os para barros, apesar da minha intenção não ser fazer trilhas frequentemente, eu gostaria da possibilidade de fazer alguma eventualmente.

Bom, depois percebi que às vezes o carro dava uns estalos fortes que pareciam vir da parte traseira e, manobrando o carro, da pra perceber um "tec tec tec" quando o volante está esterçado, pesquisei aqui no fórum e muitos diziam que estalos eram normais. Levei a mecânicos e não encontravam nada de anormal.

Esses dias eu estava lendo sobre esses bloqueios Kaiser, Air Lock, etc e vi que alguns usuários disseram que tem esses mesmos tipos de estalo e barulhos quando manobram e fiquei curioso para saber se meu carro possui algum bloqueio desse tipo.

Onde consigo ver isso no carro?

E eu só tenho no momento esta foto do perfil, mas só de olhar tem como perceber se ela está com lift? Posso postar mais fotos depois.

Abraços!

lucasdosurf
10/06/2015, 10:35
Rapaz tem um teste simples pra saber se tem bloqueio = faça uma curva fechada com o volante todo esterçado. 1 - se cantar pneu ta blocado 2- se nao não ta!

vc tem certeza que vem de tráz se não tiver verifique as homocineticas dianteiras!

Edmarcio
10/06/2015, 15:06
Prezado,

Lift seria aumentar a altura do carro através de calços ou troca de mola e suspensão, então você pode fazer um comparativo com outra TR4. Pare ao lado de uma e veja como está a altura em relação a ela. Com lift ela fica de 2 a 10cm mais alta.

Para ter certeza se tem bloqueio no eixo traseiro do carro, permaneça o carro engatado em 4x2. Vá em alguma rua com valeta grande, ou bem inclinada de modo que quando passar virando uma das rodas saia do chão. Quando o carro está em 4x2 e uma das rodas traseiras sair do chão, se tiver bloqueio no eixo traseiro, mesmo com a roda no ar a que permanece no chão tem força para continuar a empurrar o carro. Caso seu carro fique com a roda no ar girando e a do chão parada, ele não tem bloqueio nesse eixo.

obs.: o bloqueio automático Kaiser não necessita de acionamento, por isso é automático. Existem outros sistemas como air-lock em que é necessário acionar, por meio de botões, para o sistema funcionar. Então a dica de nosso colega Lucas para fazer a curva fechada e ver se canta pneu, não enquadra em bloqueios automáticos, e caso o seu seja de acionamento manual, creio que já teria percebido as chaves dentro do carro.

Numata
08/07/2015, 16:26
Fui num mecânico especializado em 4x4 na semana passada e realmente meu carro possui o bloqueio Kaiser e está com um lift de 2 polegadas. Pensei em tirar para vender o carro mas talvez seja mais negócio vender assim mesmo.

Valeu pessoal!