Ver Versão Completa : Onde prender a cinta no Troller para reboque
Julio Amaral
08/06/2015, 16:58
Boa tarde pessoal. Sou meio novato nas trilhas e tenho uma dúvida que não consegui esclarecer na net. Onde é o lugar correto pra prender a cinta no Troller em caso de reboque? Na bola do engate ou no gancho pra corrente? Se as duas estiverem erradas, por favor me informem a correta. Obrigado.
Fabio_Roberto
08/06/2015, 17:39
Boa tarde pessoal. Sou meio novato nas trilhas e tenho uma dúvida que não consegui esclarecer na net. Onde é o lugar correto pra prender a cinta no Troller em caso de reboque? Na bola do engate ou no gancho pra corrente? Se as duas estiverem erradas, por favor me informem a correta. Obrigado.
Se o gancho estiver preso no chassis, pode ser nele. Mas nunca na bola do engate.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/107371-cuidado-amigos-sua-bola-de-engate-pode-matar.html
homerohermida
08/06/2015, 20:32
Se o gancho estiver preso no chassis, pode ser nele. Mas nunca na bola do engate.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/107371-cuidado-amigos-sua-bola-de-engate-pode-matar.html
Falou tudo! 2006 em diante, tem uma ancoragem ao lado do engate. Pode colocar ali. No 2005 acho que não tem...
Falou tudo! 2006 em diante, tem uma ancoragem ao lado do engate. Pode colocar ali. No 2005 acho que não tem...
Pessoal, vamos pensar no seguinte tambem. A maioria das bolas custa R$25 e são sem vergonha, não sei qual é a tensão de ruptura do aço utilizado. Agora, comprei e uso ha muito tempo uma bola de aço inox maciça que me custou R$120. Não creio que va a ruptura com tanta facilidade. O ideal seria um material certificado, com tensão de ruptura garantida e ensaiada. Dou um exemplo simples: o antigo aço para construção civil, o CA25 tinha tensão de ruptura de 2500kgf/cm2. Os aços atuais, o CA50 e CA60, têm respectivamente tensões de ruptura de 5000 e 6000 kgf/cm2. Então qualquer coisa não é a mesma coisa, não se distingue visualmente.
O que é usado normalmente nas bolas, de fato, é uma porcaria. Mas isto serve para qualquer material que venhamos a utilizar que requeira condições de segurança garantidas. Então cuidado de forma geral!!!
Willian Del Piero Rocha
08/06/2015, 23:00
Porque não retirar a bola de engate e colocar no lugar dela uma manilha/anilha ,, fiz isso em meu jeep.
Julio Amaral
09/06/2015, 08:50
Homerohermida, eu vi que tem ao lado um gancho, mas parece ser só pra prender a corrente em caso de reboque de carretinhas. Não me parece confiável para aguentar tranco. Pelo post do Willian acima, o mais correto seria então uma anilha?
homerohermida
09/06/2015, 09:15
Homerohermida, eu vi que tem ao lado um gancho, mas parece ser só pra prender a corrente em caso de reboque de carretinhas. Não me parece confiável para aguentar tranco. Pelo post do Willian acima, o mais correto seria então uma anilha?
Sem dúvida… eu tenho uma ancoragem que se encaixa no lugar onde entra engate bola. É muito forte. Mas por outro lado, acho que muitos usam a argola lateral e nunca ouvi relatos de acidentes com ela. Pelo menos desde 2008!
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Bola de engate é para usar com um engate de carretinha. Não importa se é feita de adamantium.
As chances duma cinta, cabo ou gancho escaparem dela são enormes e não vale o risco.
No off road e mesmo se precisar rebocar por um trecho em estrada, o ideal é usar manilhas em local apropriado para o uso delas. Ou então um gancho de reboque como o dianteiro do Troller, que ainda pode soltar se não tiver uma trava, mas as chances são menores.
No engate de reboque o ideal é usar uma peça como essa:
http://www.pirate4x4.com/forum/attachments/miscellaneous/694151d1346772464-factor-55-pro-link-winch-lock-ccor-dscf6676.jpg
Também estão usando isso nos guinchos, em substituição ao gancho original:
http://cdn3.volusion.com/frvnx.fatkq/v/vspfiles/photos/F55-PROLINK-7.jpg?1352273595
[]'s
Julio Amaral
09/06/2015, 09:54
Obrigado Giovani. Nada como uma boa ilustração pra esclarecer uma dúvida. Vou pela sua ideia. Já tenho o encaixe pra carretinha, agora vou encomendar uma anilha, pra ter sempre os 2 a mão. Obrigado a todos pela ajuda.
Fabio_Roberto
09/06/2015, 11:18
Pessoal, vamos pensar no seguinte tambem. A maioria das bolas custa R$25 e são sem vergonha, não sei qual é a tensão de ruptura do aço utilizado. Agora, comprei e uso ha muito tempo uma bola de aço inox maciça que me custou R$120. Não creio que va a ruptura com tanta facilidade. O ideal seria um material certificado, com tensão de ruptura garantida e ensaiada. Dou um exemplo simples: o antigo aço para construção civil, o CA25 tinha tensão de ruptura de 2500kgf/cm2. Os aços atuais, o CA50 e CA60, têm respectivamente tensões de ruptura de 5000 e 6000 kgf/cm2. Então qualquer coisa não é a mesma coisa, não se distingue visualmente.
Entendi sua colocação sobre o custo, mas como vc mesmo diz visualmente não para identificar os materiais e o custo também não é parâmetro. A bola do engate não foi projetada pensando neste tipo de esforço horizontal, então independente do material se usar a bola do engate para guinchar, sabendo do risco, só pq se pagou 120,00 esta assumindo o risco de acidente.
Se vai puxar na rua algum carro quebrado, ou algo parecido e esforço é menor, mas se for puxar na areia ou lama... ai o risco é grande.
Problema desses materiais para esta aplicação é o famoso QMS (Qualquer Merda Serve).
Entendi sua colocação sobre o custo, mas como vc mesmo diz visualmente não para identificar os materiais e o custo também não é parâmetro. A bola do engate não foi projetada pensando neste tipo de esforço horizontal, então independente do material se usar a bola do engate para guinchar, sabendo do risco, só pq se pagou 120,00 esta assumindo o risco de acidente.
Se vai puxar na rua algum carro quebrado, ou algo parecido e esforço é menor, mas se for puxar na areia ou lama... ai o risco é grande.
Problema desses materiais para esta aplicação é o famoso QMS (Qualquer Merda Serve).
Certíssimo. Eu quis apenas detalhar a conversa. O correto é o que está posto pelo Giovani. A bola serve para rebocar carreta. Para outro tipo de tração o correto é utilizar manilha. A bola de aço inox tem como maior vantagem, além obvio, da resistencia, não descascar e não estragar, é eterna e fica sempre bonita. Troco de um carro para outro.
gustavo25
01/07/2015, 12:54
a solução mais simples, barata e segura que encontrei foi comprar um parafuso de aço de 16mm de diâmetro e 10cm de comprimento para fazer a função do pino do reboque removível
no reboque pedem cerca de 250 reais, no pino um torneiro me pediu 50... em uma loja de ferragens gastei R$5,00 no parafuso
a solução mais simples, barata e segura que encontrei foi comprar um parafuso de aço de 16mm de diâmetro e 10cm de comprimento para fazer a função do pino do reboque removível
no reboque pedem cerca de 250 reais, no pino um torneiro me pediu 50... em uma loja de ferragens gastei R$5,00 no parafuso
Usando assim?
http://image.fourwheeler.com/f/46283968+w660+re0/129-1307-01%2Blow-buck-liberation-getting-unstuck%2Btow-strap-in-hitch-pin
[]'s
gustavo25
01/07/2015, 13:47
Usando assim?
http://image.fourwheeler.com/f/46283968+w660+re0/129-1307-01%2Blow-buck-liberation-getting-unstuck%2Btow-strap-in-hitch-pin
[]'s
exatamente Giovani
você vê algum impedimento nessa maneira de prender a cinta ?
exatamente Giovani
você vê algum impedimento nessa maneira de prender a cinta ?
Na minha opinião isso é mais um quebra-galho do que solução. Não funciona para uso constante em trilhas.
Para puxar na horizontal, perpendicular e em linha reta serve. Se colocar um ângulo nisso a borda do engate começa cortar o laço da cinta.
Os fios de rosca do parafuso também cortam a cinta, então tem que ser parafuso com rosca parcial, tendo pelo menos 55mm lisos.
Também não funciona se tiver que usar uma cinta com ganchos nas pontas. Vai que precise pegar a do amigo emprestada?
[]'s do chato...:razz:
gustavo25
01/07/2015, 14:50
chato nada, hehehe... ponderações muito bem colocadas
concordo com tudo que você disse, inclusive tomei o cuidado de escolher um parafuso com rosca apenas na extremidade, o corpo dele é liso
abraços e obrigado pelas dicas
homerohermida
01/07/2015, 15:01
Certo e seguro mesmo, é usar isto aqui.