Conectar

Ver Versão Completa : Onde prender a cinta no Troller para reboque

Julio Amaral
08/06/2015, 16:58
Boa tarde pessoal. Sou meio novato nas trilhas e tenho uma dúvida que não consegui esclarecer na net. Onde é o lugar correto pra prender a cinta no Troller em caso de reboque? Na bola do engate ou no gancho pra corrente? Se as duas estiverem erradas, por favor me informem a correta. Obrigado.

Fabio_Roberto
08/06/2015, 17:39
Boa tarde pessoal. Sou meio novato nas trilhas e tenho uma dúvida que não consegui esclarecer na net. Onde é o lugar correto pra prender a cinta no Troller em caso de reboque? Na bola do engate ou no gancho pra corrente? Se as duas estiverem erradas, por favor me informem a correta. Obrigado.

Se o gancho estiver preso no chassis, pode ser nele. Mas nunca na bola do engate.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/107371-cuidado-amigos-sua-bola-de-engate-pode-matar.html

homerohermida
08/06/2015, 20:32
Se o gancho estiver preso no chassis, pode ser nele. Mas nunca na bola do engate.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/107371-cuidado-amigos-sua-bola-de-engate-pode-matar.html
Falou tudo! 2006 em diante, tem uma ancoragem ao lado do engate. Pode colocar ali. No 2005 acho que não tem...

JAIME
08/06/2015, 22:33
Falou tudo! 2006 em diante, tem uma ancoragem ao lado do engate. Pode colocar ali. No 2005 acho que não tem...

Pessoal, vamos pensar no seguinte tambem. A maioria das bolas custa R$25 e são sem vergonha, não sei qual é a tensão de ruptura do aço utilizado. Agora, comprei e uso ha muito tempo uma bola de aço inox maciça que me custou R$120. Não creio que va a ruptura com tanta facilidade. O ideal seria um material certificado, com tensão de ruptura garantida e ensaiada. Dou um exemplo simples: o antigo aço para construção civil, o CA25 tinha tensão de ruptura de 2500kgf/cm2. Os aços atuais, o CA50 e CA60, têm respectivamente tensões de ruptura de 5000 e 6000 kgf/cm2. Então qualquer coisa não é a mesma coisa, não se distingue visualmente.

O que é usado normalmente nas bolas, de fato, é uma porcaria. Mas isto serve para qualquer material que venhamos a utilizar que requeira condições de segurança garantidas. Então cuidado de forma geral!!!

Willian Del Piero Rocha
08/06/2015, 23:00
Porque não retirar a bola de engate e colocar no lugar dela uma manilha/anilha ,, fiz isso em meu jeep.

Julio Amaral
09/06/2015, 08:50
Homerohermida, eu vi que tem ao lado um gancho, mas parece ser só pra prender a corrente em caso de reboque de carretinhas. Não me parece confiável para aguentar tranco. Pelo post do Willian acima, o mais correto seria então uma anilha?

homerohermida
09/06/2015, 09:15
Homerohermida, eu vi que tem ao lado um gancho, mas parece ser só pra prender a corrente em caso de reboque de carretinhas. Não me parece confiável para aguentar tranco. Pelo post do Willian acima, o mais correto seria então uma anilha?
Sem dúvida… eu tenho uma ancoragem que se encaixa no lugar onde entra engate bola. É muito forte. Mas por outro lado, acho que muitos usam a argola lateral e nunca ouvi relatos de acidentes com ela. Pelo menos desde 2008!

Giovani
09/06/2015, 09:39
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Bola de engate é para usar com um engate de carretinha. Não importa se é feita de adamantium.
As chances duma cinta, cabo ou gancho escaparem dela são enormes e não vale o risco.

No off road e mesmo se precisar rebocar por um trecho em estrada, o ideal é usar manilhas em local apropriado para o uso delas. Ou então um gancho de reboque como o dianteiro do Troller, que ainda pode soltar se não tiver uma trava, mas as chances são menores.

No engate de reboque o ideal é usar uma peça como essa:

http://www.pirate4x4.com/forum/attachments/miscellaneous/694151d1346772464-factor-55-pro-link-winch-lock-ccor-dscf6676.jpg

Também estão usando isso nos guinchos, em substituição ao gancho original:

http://cdn3.volusion.com/frvnx.fatkq/v/vspfiles/photos/F55-PROLINK-7.jpg?1352273595

[]'s

Julio Amaral
09/06/2015, 09:54
Obrigado Giovani. Nada como uma boa ilustração pra esclarecer uma dúvida. Vou pela sua ideia. Já tenho o encaixe pra carretinha, agora vou encomendar uma anilha, pra ter sempre os 2 a mão. Obrigado a todos pela ajuda.

Fabio_Roberto
09/06/2015, 11:18
Pessoal, vamos pensar no seguinte tambem. A maioria das bolas custa R$25 e são sem vergonha, não sei qual é a tensão de ruptura do aço utilizado. Agora, comprei e uso ha muito tempo uma bola de aço inox maciça que me custou R$120. Não creio que va a ruptura com tanta facilidade. O ideal seria um material certificado, com tensão de ruptura garantida e ensaiada. Dou um exemplo simples: o antigo aço para construção civil, o CA25 tinha tensão de ruptura de 2500kgf/cm2. Os aços atuais, o CA50 e CA60, têm respectivamente tensões de ruptura de 5000 e 6000 kgf/cm2. Então qualquer coisa não é a mesma coisa, não se distingue visualmente.

Entendi sua colocação sobre o custo, mas como vc mesmo diz visualmente não para identificar os materiais e o custo também não é parâmetro. A bola do engate não foi projetada pensando neste tipo de esforço horizontal, então independente do material se usar a bola do engate para guinchar, sabendo do risco, só pq se pagou 120,00 esta assumindo o risco de acidente.

Se vai puxar na rua algum carro quebrado, ou algo parecido e esforço é menor, mas se for puxar na areia ou lama... ai o risco é grande.

Problema desses materiais para esta aplicação é o famoso QMS (Qualquer Merda Serve).

JAIME
10/06/2015, 13:01
Entendi sua colocação sobre o custo, mas como vc mesmo diz visualmente não para identificar os materiais e o custo também não é parâmetro. A bola do engate não foi projetada pensando neste tipo de esforço horizontal, então independente do material se usar a bola do engate para guinchar, sabendo do risco, só pq se pagou 120,00 esta assumindo o risco de acidente.

Se vai puxar na rua algum carro quebrado, ou algo parecido e esforço é menor, mas se for puxar na areia ou lama... ai o risco é grande.

Problema desses materiais para esta aplicação é o famoso QMS (Qualquer Merda Serve).

Certíssimo. Eu quis apenas detalhar a conversa. O correto é o que está posto pelo Giovani. A bola serve para rebocar carreta. Para outro tipo de tração o correto é utilizar manilha. A bola de aço inox tem como maior vantagem, além obvio, da resistencia, não descascar e não estragar, é eterna e fica sempre bonita. Troco de um carro para outro.

gustavo25
01/07/2015, 12:54
a solução mais simples, barata e segura que encontrei foi comprar um parafuso de aço de 16mm de diâmetro e 10cm de comprimento para fazer a função do pino do reboque removível

no reboque pedem cerca de 250 reais, no pino um torneiro me pediu 50... em uma loja de ferragens gastei R$5,00 no parafuso

Giovani
01/07/2015, 13:42
a solução mais simples, barata e segura que encontrei foi comprar um parafuso de aço de 16mm de diâmetro e 10cm de comprimento para fazer a função do pino do reboque removível

no reboque pedem cerca de 250 reais, no pino um torneiro me pediu 50... em uma loja de ferragens gastei R$5,00 no parafuso

Usando assim?

http://image.fourwheeler.com/f/46283968+w660+re0/129-1307-01%2Blow-buck-liberation-getting-unstuck%2Btow-strap-in-hitch-pin

[]'s

gustavo25
01/07/2015, 13:47
Usando assim?

http://image.fourwheeler.com/f/46283968+w660+re0/129-1307-01%2Blow-buck-liberation-getting-unstuck%2Btow-strap-in-hitch-pin

[]'s

exatamente Giovani

você vê algum impedimento nessa maneira de prender a cinta ?

Giovani
01/07/2015, 14:15
exatamente Giovani

você vê algum impedimento nessa maneira de prender a cinta ?

Na minha opinião isso é mais um quebra-galho do que solução. Não funciona para uso constante em trilhas.
Para puxar na horizontal, perpendicular e em linha reta serve. Se colocar um ângulo nisso a borda do engate começa cortar o laço da cinta.
Os fios de rosca do parafuso também cortam a cinta, então tem que ser parafuso com rosca parcial, tendo pelo menos 55mm lisos.
Também não funciona se tiver que usar uma cinta com ganchos nas pontas. Vai que precise pegar a do amigo emprestada?

[]'s do chato...:razz:

gustavo25
01/07/2015, 14:50
chato nada, hehehe... ponderações muito bem colocadas

concordo com tudo que você disse, inclusive tomei o cuidado de escolher um parafuso com rosca apenas na extremidade, o corpo dele é liso

abraços e obrigado pelas dicas

homerohermida
01/07/2015, 15:01
Certo e seguro mesmo, é usar isto aqui.