Ver Versão Completa : GV: Bicos Injetores sujando em pouco tempo após limpeza. O que fazer?
tiagoweb
08/06/2015, 11:28
Olá pessoal,
Tenho uma GV 2009 que a menos de 1 mês fiz limpeza dos bicos injetores pois o carro estava perdendo potência e falhando muito nas marchas de força, fazendo a luz de injeção piscar o tempo todo, o problema até então havia sido resolvido, mas voltou agora, depois que deixei o carro parado por uns 3 dias e, quando fui usar hoje, notei novamente o mesmo problema.
Só estava abastecendo em postos BR ou SHELL depois que notei o problema da primeira vez, logo, não vejo mais a gasolina como um fator determinante desta vez em específico, o que pode estar ocorrendo? Será que todo o sistema de combustível pode estar sujo? Alguém já teve problema semelhante que pudesse me sugerir algo a investigar melhor na oficina?
Abraço e desde já agradeço.
Gerson 666
08/06/2015, 12:21
Estranho, verifique se foi trocado o filtro de combustível. Caso positivo, mesmo que o combustível ou tanque estivessem com problemas, teu filtro novo deveria filtrar isso e o problema não poderia aparecer assim tão rápido. Se o carro não apresentar problema de desempenho, pode ser apenas problema no sensor.
tiagoweb
08/06/2015, 12:33
Compreendo, Gerson. Não me recordo se o filtro foi trocado na oficina, acredito que não, só tenho a certeza de que os bicos foram limpos e o problema imediatamente havia sido resolvido, o carro voltou a ter força 100% e as falhas pararam, bem como a luz de injeção parou de piscar, porém, agora voltou da mesma forma, se não, pior... Quase não consegui chegar em casa com o carro perdendo muita força e falhando bastante nas saídas. Vou ver a questão do filtro agora a tarde na oficina. Obrigado!
Estranho, verifique se foi trocado o filtro de combustível. Caso positivo, mesmo que o combustível ou tanque estivessem com problemas, teu filtro novo deveria filtrar isso e o problema não poderia aparecer assim tão rápido. Se o carro não apresentar problema de desempenho, pode ser apenas problema no sensor.
Gerson 666
08/06/2015, 12:41
Pois é, teu filtro pode não ter sido trocado e ter muita sujeira dentro, mas aí geralmente dificultaria a passagem da gasolina, não poderia mandar tanta sujeira a ponto de voltar o problema em tão pouco tempo. Uma coisa que acontece e dá esses sintomas é a bomba de gasolina ruim, ela não consegue mandar o combustível e vc fica na mão. Geralmente, quando é problema na bomba de combustível, vc liga o carro normal, mas quando começa o deslocamento e começa aquecer o carro, não sei porque razão, a bomba diminui sua eficiência a ponto de vc não conseguir andar. Trocar é bem simples, se for esse o problema.
tiagoweb
08/06/2015, 17:03
Foi exatamente isso que aconteceu, liguei o carro de manhã cedo, andei normal e após um cerca de 1 hora rodando, começou a apresentar o problema.
Ainda não fui na oficina, fiz só um teste dando uma volta aqui no quarteirão e simplesmente o problema sumiu "do nada", porém, é de ficar temeroso com o problema desses e, de uma forma ou de outra, vou trocar o filtro.
Pois é, teu filtro pode não ter sido trocado e ter muita sujeira dentro, mas aí geralmente dificultaria a passagem da gasolina, não poderia mandar tanta sujeira a ponto de voltar o problema em tão pouco tempo. Uma coisa que acontece e dá esses sintomas é a bomba de gasolina ruim, ela não consegue mandar o combustível e vc fica na mão. Geralmente, quando é problema na bomba de combustível, vc liga o carro normal, mas quando começa o deslocamento e começa aquecer o carro, não sei porque razão, a bomba diminui sua eficiência a ponto de vc não conseguir andar. Trocar é bem simples, se for esse o problema.
AugustoSC
08/06/2015, 17:21
Foi exatamente isso que aconteceu, liguei o carro de manhã cedo, andei normal e após um cerca de 1 hora rodando, começou a apresentar o problema.
Ainda não fui na oficina, fiz só um teste dando uma volta aqui no quarteirão e simplesmente o problema sumiu "do nada", porém, é de ficar temeroso com o problema desses e, de uma forma ou de outra, vou trocar o filtro.
O GV não tem filtro de combustível..
tiagoweb
08/06/2015, 18:11
Sério? Puts... Então nesse caso, só trocando a bomba mesmo que pode estar com muita sujeira? O que você sugere?
O GV não tem filtro de combustível..
Gerson 666
08/06/2015, 20:48
Nesse caso eu instalaria um, corta a mangueira antes da bomba de combustível instala ele alí. Não precisa nem de suporte. Alguns são bem transparentes e quando novo, vc vê se tá retendo alguma sujeira.
arlysonmark
09/06/2015, 17:20
O GVIII tem filtro de combustível com peneira associado a bomba de combustível, tem até uma discursão sobre a previsão de troca do filtro ou do conjunto a cada 100.000km
Gerson 666
09/06/2015, 18:12
Não conheço esse mecanismo, mas imagino que um segundo filtro, resultaria numa vida útil maior desse filtro que está associado a bomba de combustível. Se esse filtro for de difícil acesso, pode entupir, dificultando a passagem de combustível, induzindo a pensar em problema na bomba de combustível quando na verdade pode ser filtro entupido. Pode ter ocorrido isso tbm.
arlysonmark
10/06/2015, 20:50
O detalhe que colocando um segundo um segundo será sempre posterior ao conjunto bomba e filtro com peneira associado na bomba, desta forma não terá utilidade a utilização do segundo filtro para manter limpo o filtro antecessor
Eu não acredito que sujeira no bico faça a luz da injeção eletrônica acender.
Sugiro verificar a parte elétrica da bomba de combustível, sensores e dos próprios bicos.
E troque de oficina, pois eles já estão sismados achando que é sujeira e não se preocuparão tanto em verificar outras causas.:concordo:
TorresGV
19/06/2015, 21:20
Olá pessoal,
Tenho uma GV 2009 que a menos de 1 mês fiz limpeza dos bicos injetores pois o carro estava perdendo potência e falhando muito nas marchas de força, fazendo a luz de injeção piscar o tempo todo, o problema até então havia sido resolvido, mas voltou agora, depois que deixei o carro parado por uns 3 dias e, quando fui usar hoje, notei novamente o mesmo problema.
Só estava abastecendo em postos BR ou SHELL depois que notei o problema da primeira vez, logo, não vejo mais a gasolina como um fator determinante desta vez em específico, o que pode estar ocorrendo? Será que todo o sistema de combustível pode estar sujo? Alguém já teve problema semelhante que pudesse me sugerir algo a investigar melhor na oficina?
Já enfrento esse problema a mais de um ano e não achei a solução ainda. Já troquei os quatro bicos por orientação da suzuki aqui de Fortaleza e sem sucesso. Veja relato no tópico GVIII LUZ INJEÇÃO ACESA ou então meus posts aqui no fórum. Uma verdadeira saga amigos. rsrs
MARCANGIANE
20/06/2015, 12:13
boma tarde amigo,primeiramente abasteça pelo menos uns 50,00 reais de gasolina pódium pra ver se para,depois mande fazer uma limpeza no tanque e substitua o filtro de combustível,,,,,,,sai mais barato que substituir os 4 bicos,,,,,,,,,,Já verificou as velas?,,,,,,,,,,ja ferificou as bobinas,assim como a tracker,a GV também oxida os contatos,,,,,mandou fazer o teste de pressão da bomba?,,,,,,,,,,,,,,,,quando for limpar os bicos,mande o mecânico fazer o teste de VAZÃO e de ESTANQUEIDADE para ver se os bicos estão com a vazão correta e se estão gotejando,,,,,,,,,mande também verificar o regulador de pressão,se ele estiver ruim passa combustível em excesso para o motor e ele irá falhar e perder força.
Quando ele começar a falhar preste atenção no escapamento para ver se sai fumaça preta ou se fica um cheirinho de gasolina.
benemattos
20/06/2015, 18:02
TorresGV tbm sou de fortaleza, tenho um GV 2009 e tbm está com essa luz acesa direto e quando eu piso fundo no acelerador a luz fica piscando.
Fui na Suzuki SOL aqui em Fortaleza, e me disseram que era o catalisador.... orçamento R$ 4.200,00 loucura né????? Falei com o consultor Portela, perguntei se eles tinham certeza que era esse o problema, pois é uma peça cara e se o diagnóstico for errado é prejuízo né.?!?!?
Vou atrás de outro diagnóstico em outro lugar pois não acredito que esse seja o problema!
Acredito que seja um problema crônico dos Grand Vitara, pois tem inúmeros casos como o nosso, de proprietários rodando com esse problema sem solução.
Jeanilson
21/06/2015, 09:24
Meus R$ 0,02 para tentar ajudar...
Para as pessoas que estão com o problema, vocês chegaram a passar o scanner? apareceu algum erro?
Se a luz de injeção acende, é porque o CPU do motor detectou alguma irregularidade, e deveria ficar com o código do problema registrado na memória do sistema, mesmo se a luz apague sozinha depois.
[]'s
TorresGV
21/06/2015, 14:11
TorresGV tbm sou de fortaleza, tenho um GV 2009 e tbm está com essa luz acesa direto e quando eu piso fundo no acelerador a luz fica piscando.
Fui na Suzuki SOL aqui em Fortaleza, e me disseram que era o catalisador.... orçamento R$ 4.200,00 loucura né????? Falei com o consultor Portela, perguntei se eles tinham certeza que era esse o problema, pois é uma peça cara e se o diagnóstico for errado é prejuízo né.?!?!?
Vou atrás de outro diagnóstico em outro lugar pois não acredito que esse seja o problema!
Acredito que seja um problema crônico dos Grand Vitara, pois tem inúmeros casos como o nosso, de proprietários rodando com esse problema sem solução.
Benemattos, o meu diagnóstico na Sol com o Portela, Batista e etc foi problema nos bicos, isto depois de fazer umas três limpezas de bicos com eles e sem sucesso. Comprei os quatro por 2.000 reais. Rodei uns 4.000 e luz voltou a acender. Agora me disseram que tenho q trocar o conjunto da bomba de combustível. Mais 2.000 Reais. To fora. O meu começou esse problema aos 105.0000km com todas as revisões feitas na Sol. Qdo demoro a fazer a limpeza dos bicos depois q a luz acende ela também começa a piscar o carro perde força e o consumo vai nos ares. Aí só limpando. Também concordo q é um problema crônico nos GV III. Só tá aparecendo agora pois os mais antigos(2009) estão passando dos 100.000 km. Se você conseguir alguma solução posta aqui pra gente saber. Abraço e boa sorte.
Ah! Meu GV hoje está com 128.500 km, faz tempo q sofro com isso, já penseis até em mudar de marca.
inclusive estou com os quatro bicos injetores a venda, pois mandei testar em outro lugar e eles estão perfeitos. Revisados e prontos para usar.
Jeanilson, o scanner detecta mistura pobre de combustível.
Jeanilson
21/06/2015, 16:50
...
TorresGV,
Deixa eu ver se consigo contribuir com os meus parcos conhecimentos...
Mistura pobre é sintoma de falta de combustível, então o problema poderia ser nos bicos injetores, bomba ou filtro de combustível. Existe também a possibilidade menor de problema na sonda lambda, que com o desgaste pode estar fazendo uma leitura errada e assim atrapalhar o funcionamento do motor. Acho muito difícil ser algo elétrico (mal contato, por exemplo), senão a ECU registraria falha no bico e não mistura pobre.
O problema aparece somente quando o motor é exigido ou em qualquer rotação?
Se for somente quando exigido, o problema realmente pode estar na bomba ou no filtro de combustível. Se for em qualquer rotação, pode ser os bicos (já descartado), ou filtro de combustível sujo.
Então, em ordem de custo, primeiramente verificaria a pressão na linha de combustível, e depois faria uma limpeza no tanque e no filtro de combustível. Se não resolver, verificaria as sondas lambdas e o catalizador.
[]'s
GV3-2014
21/06/2015, 17:23
Benemattos, o meu diagnóstico na Sol com o Portela, Batista e etc foi problema nos bicos, isto depois de fazer umas três limpezas de bicos com eles e sem sucesso. Comprei os quatro por 2.000 reais. Rodei uns 4.000 e luz voltou a acender. Agora me disseram que tenho q trocar o conjunto da bomba de combustível. Mais 2.000 Reais. To fora. O meu começou esse problema aos 105.0000km com todas as revisões feitas na Sol. Qdo demoro a fazer a limpeza dos bicos depois q a luz acende ela também começa a piscar o carro perde força e o consumo vai nos ares. Aí só limpando. Também concordo q é um problema crônico nos GV III. Só tá aparecendo agora pois os mais antigos(2009) estão passando dos 100.000 km. Se você conseguir alguma solução posta aqui pra gente saber. Abraço e boa sorte.
Ah! Meu GV hoje está com 128.500 km, faz tempo q sofro com isso, já penseis até em mudar de marca.
inclusive estou com os quatro bicos injetores a venda, pois mandei testar em outro lugar e eles estão perfeitos. Revisados e prontos para usar.
Torres,
Pelo que vi no manual de serviço da GV podem ser várias coisas. O correto seria a oficina seguir todos os procedimentos de exame das peças/averiguações sugeridas no manual, e não ir trocando todas elas.
Se você tiver o código de erro do problema entre com ele no manual para ver as reais possibilidades. Segue o link do manual,
boa sorte,
abs
Ricardo
https://www.dropbox.com/sh/jqvqgrntc5xvvzf/AAAZUFh_UVe5IW3LMOv9HiKea?dl=0
Marcel_Berto
02/01/2017, 16:46
Alguém já conseguiu resolver esse problema?
A minha 10/11 está com 105.000km e começou com esse problema agora.
Oi amigo,
Asap vou limpar os tanques com um produto da koube, sem tirar, tentar aproveitar os dois pre-filtros e filtro de combustivel internos do tanque, mas até lá, a solução q funcionou foi a seguinte (apenas uma acendia a luz de injeção, mas fiz em todos e nunca mais vi essa luz acender = falha de explosão em cilindro tal = bico sujo = tanque mandando gasolina suja)
Se a limpeza não der certo quimicamente, vou desmontar um tanque e tentar limpar. Se não tiver jeito msm, só pagando 2k pra uma bomba com filtros embutidos novos.. q dor no bolso...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-11.html
GV3 V4
541399
GV3 V6
541400
OBS: Usar abraçadeiras decentes, mangueira a prova de calor, filtros de metal e apertar bem os parafusos! Total uns 30 reais e 20min de brincadeira.
syndicatevorus@gmaciferus
08/01/2017, 12:42
Olá pessoal,
Oi Thiago,
A minha esposa tem uma Gran Vitara 2009 4x4 (65.000Km) que há dois meses começou a perder as forças. Desplugando os cabos das bobinas detectei que uma não fazia diferença e a outra estava bem fraca. Comprei quatro bobinas e troquei as velas mas o problema parece que agravou, depois que liga o carro fica embolando e morre. Moro no DF mas esse carro fica com minha esposa que mora na roça no interior da Bahia, lugar com dificuldade para fazer uma manutenção. Penso que possa ter a ver com a qualidade do combustível da região. Estou muito chateado com esse problema, penso que possa ser algo com os bicos. Tentei usar aqueles leitores ODB bluetooth mas não funcionou. Vou adquirir um Wifi pra ver se funciona. Gostaria de saber se você detectou algum código na injeção. A luz do meu não acende com o carro ligado . Estou meio chateado a marca. Pensei que o carro fosse mais resistente. Vejo meu pai com o Fusion 2.3 2009 dele com 380.000 Km rodados, sem nunca ter dado um problema no motor. Se algum colega puder me ajudar agradeço.
MARCANGIANE
12/01/2017, 16:04
se o problema for esse de limpar bicos,ficando bom e depois falhar novamente,pode trocar os bicos.
processo Limpa,suja,limpa,suja,,,,,,,,,,não é sujeira,são os enrolamentos dos bicos travando(se travar fechado,mistura pobre,motor aquece ,risco de quebra ou derretimento de pistão),travando aberto(mistura rica,excesso de combustível,possível calço hidráulico ou carbonização)