Ver Versão Completa : CRV 4x4 Troca de Oleo Cambio Automatico
Galera, sei que este assunto já é bastante falado não apenas nesse forum como em toda internet.
Tenho uma CRV 2010 4x4 AT, e como bom cuidador do meu carro, resolvi trocar o óleo de câmbio na km indicada pelo fabricante, ou seja, 80 mil km. Meu câmbio era perfeito antes da troca, só troquei mesmo para manter em dia. Mas como eu disse, ele era perfeito, mas agora não é mais. Por que eu fui mexer nisso?! :putz:
Se arrependimento matasse eu estava ferrado!!!
Alguém ja passou por isso fazendo a coisa certa? Ou seja, trocando o óleo na hora certa, com o óleo certo e na concessionária? Pois fiz tudo direitinho, se eu tivesse levado o carro em uma mecânica qualquer, e os caras tivesse colocado um oleo qualquer até poderia ser, mas até agora não to acreditando nisso!
Só pra registrar, eu o carro estava com 78500 km e o manual recomenda a troca 80 mil km, pois bem, eu fiz essa troca. Agora o cambio da uns trancos leves em algumas situações de troca, não é sempre. Por exemplo, ao reduzir para passar um lombada e depois quando você vai acelerar ele da um tranco, como se fosse uma leve patinada e engata a marcha e vai embora! Quando você muda do R para o D muito rápido e acelera ele também faz isso, uma espécie de patinada e um tranco antes de efetivamente fazer o carro andar.
Como eu troquei o óleo na concessionária eu vou levar lá de volta, mas já estou achando que não tem jeito não! Gostaria de saber a opinião da galera, não só da CRV, mas de qualquer carro. Após troca de óleo o cambio começou a apresentar comportamentos anormais?
Obrigado!
Newton Guerra
11/06/2015, 13:14
Leo, uma pequena variação no nível do óleo do câmbio auto já faz uma diferença danada no funcionamento. O fato de ter trocado na concessionária não quer dizer muita coisa, o serviço às vezes não é bom.
Não sei qual é o procedimento para ver o nível de óleo da CRV. Olhe no manual.
Normalmente o carro tem que estar na temperatura normal de funcionamento. Pare e com o motor funcionando, passe de posição em posição até voltar no "P", parando cerca de 2 segundos em cada posição. Meça então o nível, sempre com o carro ligado. Tem que estar entre as duas marcas do HOT. Mas veja se no manual fala alguma coisa diferente.
Óleo tem que ser trocado mesmo, sempre troco nos meus e nenhum problema. Prefiro fazer em casa, meço a quantidade que saiu e coloco exatamente a mesma quantidade.
Se eu tiver que chutar alguma coisa, aposto que tem um pouco mais de óleo do que deveria no seu câmbio.
eduardor
11/06/2015, 14:39
Meu palpite é o mesmo, se estava funcionando 100% antes da troca ou ficou acima do nível, ou abaixo.
Abs,
Eduardo.
Se a troca foi feita por hemodiálise, retirando o óleo velho e completando com o novo simultaneamente, deve ser a diferença de nível como o Newton e Eduardo disseram.
Inclusive, meros 100 ml´s acima do nível máximo já produzem espuma no óleo, gerando essas falhas.
Além disto, pode ter ficado ar no sistema. Neste caso o nível baixará um pouco com o tempo.
Bastará completar.
Mas tem que ver o nível de forma correta, como dito pelo Newton.
Agora, se a troca foi feita pelo cárter, retirando a tampa e baixando todo o óleo, trocando ou não o filtro, aí é o caso de reprogramação dos sensores da caixa.
Nesse caso se deve desligar a bateria por quinze minutos, religá-la e voltar a rodar normal.
Fazer o uso do veículo e observar nos dias seguintes.
Ou seja, não é uma solução instantânea.
Por último, digo para não se preocupar, pois caixa automática com manutenção preventiva em dia, não dá problema.:concordo:
Leo, uma pequena variação no nível do óleo do câmbio auto já faz uma diferença danada no funcionamento. O fato de ter trocado na concessionária não quer dizer muita coisa, o serviço às vezes não é bom.
Não sei qual é o procedimento para ver o nível de óleo da CRV. Olhe no manual.
Normalmente o carro tem que estar na temperatura normal de funcionamento. Pare e com o motor funcionando, passe de posição em posição até voltar no "P", parando cerca de 2 segundos em cada posição. Meça então o nível, sempre com o carro ligado. Tem que estar entre as duas marcas do HOT. Mas veja se no manual fala alguma coisa diferente.
Óleo tem que ser trocado mesmo, sempre troco nos meus e nenhum problema. Prefiro fazer em casa, meço a quantidade que saiu e coloco exatamente a mesma quantidade.
Se eu tiver que chutar alguma coisa, aposto que tem um pouco mais de óleo do que deveria no seu câmbio.
Opa Newton, obrigado pela resposta!
Verifiquei o nível e esta um pouco acima do normal, acima da bolinha de cima! Sera que consigo tirar só um pouco do oleo?
Opa Newton, obrigado pela resposta!
Verifiquei o nível e esta um pouco acima do normal, acima da bolinha de cima! Sera que consigo tirar só um pouco do oleo?
Consegue.
Precisa apenas de uma seringa e uma fina mangueira, sugando pelo canal da vareta.
Seja consciente ao desprezar o óleo retirado.:concordo:
Doellinger
17/06/2015, 21:15
Tenho uma CR-V 2009, troquei o óleo com 79.000 km, após 2 dias a luz da posição D ficou piscando direto. Passei o scanner e acusou o sensor de pressão do câmbio, resumindo, carro parado, esperando chegar na CC, coincidência ? Abs.
Tenho uma CR-V 2009, troquei o óleo com 79.000 km, após 2 dias a luz da posição D ficou piscando direto. Passei o scanner e acusou o sensor de pressão do câmbio, resumindo, carro parado, esperando chegar na CC, coincidência ? Abs.
Verificar se não ficou ar no sistema.:concordo:
Doellinger
18/06/2015, 15:21
Verificar se não ficou ar no sistema.:concordo:
Acredito que não foi verificado Glaicon. Caso esteja, como retirá-lo? Valeu a dica; Abs.
Troller-a-vista
18/06/2015, 16:05
show essas dicas do glaicon
show essas dicas do glaicon
Tás me gozando?:pipoca:
E as carretas? Deu seguimento no projeto?
Troller-a-vista
19/06/2015, 09:29
nao pq? realmente gostei das dicas, nao manjo nada de manutencao em cambio auto, e tem pouca info a respeito deles na net, muito preconceito . Saber sobre ar no sistema, espuma, ml a mais ou a menos... eu acompanhei o topico desde a criacao mas como nao entendo nada disso ate hj, fiquei quieto.
sobre as carretas nao, a ideia continua, o estudo tudo, só nao ha chance no momento (valeu PTzada!) de montar nada.
... CRV 2010 4x4 AT ... bom cuidador do meu carro ... trocar o óleo de câmbio na km indicada pelo fabricante ... Por que eu fui mexer nisso?! :putz:... Se arrependimento matasse eu estava ferrado!!! ... trocando o óleo na hora certa, com o óleo certo e na concessionária? ... Após troca de óleo o cambio começou a apresentar comportamentos anormais ...
Meu caro amigo ...
Você não tem do que se arrepender!!!! ... Acho que você fez tudo certinho ... com certeza, essa história só pode ter final feliz!!!!
Acompanhando ... não sei como ajudá-lo, mas fico torcendo para que dê tudo certo no final das contas ...
Não deixe de nos dar retorno e como você resolveu esta situação ...
Forte abraço e boa sorte.
nao pq? realmente gostei das dicas, nao manjo nada de manutencao em cambio auto, e tem pouca info a respeito deles na net, muito preconceito .
Tá bom.
É que tu és um dos mais fundamentados nos argumentos sobre diversos assuntos, que até pensei que fosse brincadeira.:mrgreen:
Já falei no passado que gosto da tua sagacidade - e inteligente acidez - no comentários.
Ou seja, sou que admiro tua ajuda aos demais.:concordo:
Quanto ao câmbio automático, desde que comprei a Cherokee Sport em 2010, pesquisei bastante sobre o assunto.
Por isso, não tive nenhum problema com o câmbio dela, enquanto dono.
Pura manutenção preventiva.
Resumindo, sou fã de câmbio automático.:concordo:
... câmbio automático ... Cherokee Sport ... pesquisei bastante sobre o assunto ... sou fã de câmbio automático ...
Caro Glaicon e demais "feras" no assunto ... tenho uma curiosidade, que talvez algum de vocês possam me responder ...
Pesquisando na internet, tomei ciência que o Vectra e alguns outros veículos de câmbio automático, quando a menos de 3 km/h., ou parados e em funcionamento, com a alavanca do câmbio na posição "D", evidentemente com o pedal do freio acionado, o sistema simula automaticamente a posição Neutro, ou "N" e permanece em funcionamento, parado, como se estivesse em "N", apesar da alavanca do câmbio estar em "D". Quando se tira o pé do acelerador e acelera, o sistema, automaticamente, a partir de 3 km/h, sai dessa "hibernação" em "N" e retorna para "D" ...
Pergunta ... pode ser que a Cherokee Sport fosse assim ... por acaso, alguém saberia informar se no Pajero Full o sistema funciona assim também?
Forte abraço a todos.
E.T.:
Respeitosamente, sem querer "bagunçar" o tópico, peço desculpas ao criador do tópico, e demais colegas, por desviar um pouco do assunto ...
Troller-a-vista
20/06/2015, 12:10
glaicon, valeu pelas palavras :)
estou entrando no mundo do cambio auto, por eqto, meu segundo carro automatico e nao vejo vantagem alguma no manual depois de usar e aprender a usar. mas de manutencao dele sei pouquissima coisa... alguma coisa q pesco na net mesmo..
Caro Glaicon e demais "feras" no assunto ... tenho uma curiosidade, que talvez algum de vocês possam me responder ...
Pesquisando na internet, tomei ciência que o Vectra e alguns outros veículos de câmbio automático, quando a menos de 3 km/h., ou parados e em funcionamento, com a alavanca do câmbio na posição "D", evidentemente com o pedal do freio acionado, o sistema simula automaticamente a posição Neutro, ou "N" e permanece em funcionamento, parado, como se estivesse em "N", apesar da alavanca do câmbio estar em "D". Quando se tira o pé do acelerador e acelera, o sistema, automaticamente, a partir de 3 km/h, sai dessa "hibernação" em "N" e retorna para "D" ...
Pergunta ... pode ser que a Cherokee Sport fosse assim ... por acaso, alguém saberia informar se no Pajero Full o sistema funciona assim também?
Forte abraço a todos.
E.T.:
Respeitosamente, sem querer "bagunçar" o tópico, peço desculpas ao criador do tópico, e demais colegas, por desviar um pouco do assunto ...
Prezados amigos do forum ...
Por gentileza, queiram desconsiderar minha dúvida acima ...
Achava que minha viatura entrava, automaticamente, no “Ponto Morto” quando parada e em funcionamento, pois a rotação do motor (r/min) se mantém inalterada, quer em “N”, quer em “D” nesta situação ... entretanto, fui reler o manual e encontrei a orientação abaixo (na verdade, já tinha lido, porém, estava esquecido dela):
“N – Neutro: Nesta posição a transmissão está desengatada. Ela corresponde à posição ponto morto em uma transmissão manual, e deve ser usada quando o veículo permanecer parado por um longo período durante a sua condução, por exemplo em um congestionamento”
Consequentemente, posso inferir que, no caso da minha viatura, o sistema não aciona sozinho e automaticamente o "Ponto Morto" quando parada e em funcionamento ... há que haver a intervenção do motorista ...
Diante do exposto, acho que minha dúvida encontra-se sanada ...
Obrigado e, mais uma vez, peço desculpas pelo “mau jeito” em intervir num tópico alheio à minha dúvida.
Forte abraço a todos.
E.T.:
Para a grande maioria deste site isto é desnecessário, mas, aproveito o ensejo para recomendar a todos aqueles que tem pouco hábito de ler o manual, que o leiam atentamente. É leitura “de cabeceira” para aqueles que querem cuidar bem de suas viaturas ... falo isso, porque quando comprei a minha, de uma senhora, ele estava “novinho em folha”, cheirando novo e com certas páginas até grudadas umas nas outras ...
Prezados amigos do forum ...
Por gentileza, queiram desconsiderar minha dúvida acima ...
Achava que minha viatura entrava, automaticamente, no “Ponto Morto” quando parada em funcionamento, pois a rotação do motor (r/min) se mantinha inalterada, quer em “N”, quer em “D” ... entretanto, fui reler o manual e encontrei a orientação abaixo (na verdade, já tinha lido, porém, estava esquecido dela):
“N – Neutro: Nesta posição a transmissão está desengatada. Ela corresponde à posição ponto morto em uma transmissão manual, e deve ser usada quando o veículo permanecer parado por um longo período durante a sua condução, por exemplo em um congestionamento”
Consequentemente, posso inferir que, no caso da minha viatura, o sistema não aciona sozinho o "Ponto Morto" quando parada e em funcionamento ...
Diante do exposto, acho que minha dúvida encontra-se sanada ...
Obrigado e, mais uma vez, peço desculpas pelo “mau jeito” em intervir num tópico alheio à minha dúvida.
Forte abraço a todos.
E.T.:
Para a grande maioria deste site isto é desnecessário, mas, aproveito o ensejo para recomendar a todos aqueles que tem pouco hábito de ler o manual, que o leiam atentamente. É leitura “de cabeceira” para aqueles que querem cuidar bem de suas viaturas ... falo isso, porque quando comprei o meu, de uma senhora, ele estava “novinho em folha”, cheirando novo e com certas páginas até grudadas umas nas outras ...
Enasor, realmente, eu desconhecia essa informação de veículo parado simular neutro, quando com a alavanca em drive.
E é até difícil de acreditar, pois ele sempre tende a querer andar, enquanto parado e engatado.
O outro carro aqui de casa é automático. E quando paro em sinaleira ou filas, jogo direto o câmbio para neutro e aciono o freio.
Isto gera até uma pequena economia, mesmo que insignificante, tira aquele desconforto de ficar um tempão pisando no freio, e, o mais importante, não gera qualquer dano ao câmbio automático, pois ele possui bomba de óleo própria, que fará o óleo circular e resfriar normalmente.:concordo:
Enasor, realmente, eu desconhecia essa informação de veículo parado simular neutro, quando com a alavanca em drive.
E é até difícil de acreditar, pois ele sempre tende a querer andar, enquanto parado e engatado.
O outro carro aqui de casa é automático. E quando paro em sinaleira ou filas, jogo direto o câmbio para neutro e aciono o freio.
Isto gera até uma pequena economia, mesmo que insignificante, tira aquele desconforto de ficar um tempão pisando no freio, e, o mais importante, não gera qualquer dano ao câmbio automático, pois ele possui bomba de óleo própria, que fará o óleo circular e resfriar normalmente.:concordo:
Sou-lhe agradecido pelo retorno, meu caro Glaicon ... Abs.
Glaicon, este fim de semana retirei um pouco de oleo do cambio, fui na casa de material de construção e comprei uma daquelas mangueirinhas de chuveiro e neste caso suguei com a boca mesmo.
Pra deixar no nível, entre as bolinhas inferior e superior, eu tirei mais ou menos uma garrafinha de 600 ml do óleo. Depois de andar com o carro eu notei uma melhora significativa, mas ainda não zerou o problema não, porém agora não sei se por ter ficado um tempo assim com o nível de óleo incorreto se pode ter causado algum problema. Ele ainda continua com um pequeno retardo em algumas situações e um pequeno tranquinho ao sair, tipo em retomadas.
Uma coisa que não lembro se relatei aqui, é o tempo do engate quando coloco na posição D, antes era instantaneo, ao colocar no D eu já sentia aquele arranque do carro, agora ele leva um tempinho pra dar esse arranque, tipo 1 segundo.
Mas deixar o oleo no nível realmente melhorou o sintoma! Obrigado pela dica!
Abs!
eduardor
22/06/2015, 15:27
Glaicon, este fim de semana retirei um pouco de oleo do cambio, fui na casa de material de construção e comprei uma daquelas mangueirinhas de chuveiro e neste caso suguei com a boca mesmo.
Pra deixar no nível, entre as bolinhas inferior e superior, eu tirei mais ou menos uma garrafinha de 600 ml do óleo. Depois de andar com o carro eu notei uma melhora significativa, mas ainda não zerou o problema não, porém agora não sei se por ter ficado um tempo assim com o nível de óleo incorreto se pode ter causado algum problema. Ele ainda continua com um pequeno retardo em algumas situações e um pequeno tranquinho ao sair, tipo em retomadas.
Uma coisa que não lembro se relatei aqui, é o tempo do engate quando coloco na posição D, antes era instantaneo, ao colocar no D eu já sentia aquele arranque do carro, agora ele leva um tempinho pra dar esse arranque, tipo 1 segundo.
Mas deixar o oleo no nível realmente melhorou o sintoma! Obrigado pela dica!
Abs!
Acho pouco provável ter dado algum problema adicional por ter ficado acima do nível. Vc fez o procedimento em temperatura normal de funcionamento? Talvez tenha tirado demais, 600ml me parece bastante coisa...
Ande alguns dias com o carro e quando puder meça novamente com o carro/cambio quente pra se certificar que ficou no nível correto.
Abs,
Eduardo.
Acho pouco provável ter dado algum problema adicional por ter ficado acima do nível. Vc fez o procedimento em temperatura normal de funcionamento? Talvez tenha tirado demais, 600ml me parece bastante coisa...
Ande alguns dias com o carro e quando puder meça novamente com o carro/cambio quente pra se certificar que ficou no nível correto.
Abs,
Eduardo.
Opa Eduardo, blza?! Medi com o cambio quente sim, conforme o manual. No manual diz pra ligar o carro, deixar ele esquentar até acionar a ventoinha, desligar o motor e aguardar 60 segundos (não mais que 90 segundos) e fazer a medição. E eu também medi após chegar do trabalho com o motor realmente quente após o uso. Agora o nível está logo abaixo da bolinha de cima, tipo 1mm abaixo da bolinha de cima da vareta.
Obrigado!
Opa Eduardo, blza?! Medi com o cambio quente sim, conforme o manual. No manual diz pra ligar o carro, deixar ele esquentar até acionar a ventoinha, desligar o motor e aguardar 60 segundos (não mais que 90 segundos) e fazer a medição. E eu também medi após chegar do trabalho com o motor realmente quente após o uso. Agora o nível está logo abaixo da bolinha de cima, tipo 1mm abaixo da bolinha de cima da vareta.
Obrigado!
Leo, várias marcas mandam verificar o nível com a viatura aquecida, em local plano, com motor ligado, passando a alavanca por cada posição, partindo de P, parando em cada uma delas por 2 a 10 segundos, retornando ao P ou D, conforme o fabricante, e aí sim verificando o nível, e ainda com o motor ligado.
Por isso, me causa surpresa essa sua informação, pois com o motor desligado, mesmo que por no máximo noventa segundos, o óleo já terá descido em parte para o cárter, alterando o resultado do nível.:pensativo:
Realmente, diferente das informações comuns essa verificação.
Entretanto, acabei de baixar o manual do CRV 2010 e fala exatamente como você disse.
Até editei a postagem, para complementar a informação.
Portanto, se melhorou, beleza!:concordo:
Uma questão que acho que vale a pena comentar!
No manual diz que a troca deve ser feita a cada 80 mil km, porém lá na concessionária, depois que o cara fez a troca ele colocou na etiqueta a cada 40 mil km, então fiquei na dúvida, 80 ou 40 mil? Tive um civic e no manual dele falava 40 mil.
Então isso também me deixou com a pulga atrás da orelha, será que esta troca em 80 mil não foi um pouco tardia?
Outro ponto é o Óleo, mas acho que é só coisa da minha cabeça, mas também vou citar. Esta CRV é importada do méxico, logo eu não sei dizer qual óleo eles usam por lá, mas no manual fala pra usar um tal de Honda ATF-Z1, mas na concessionária nem vende este óleo, vende só um ATF tipo genérico, que está apenas escrito ATF. Então não sei se pode haver diferença.
Um outro ponto que também vou avaliar é o seguinte, dois dias após a troca do óleo de cambio eu também levei o carro pra dar uma geralzinha em um oficina e o cara trocou o filtro de ar e as velas, então não sei se essa questão de injeção também pode influenciar. To citando isso, porque li em algum outro tópico aqui que o cara tava com trancos no cambio e trocou o filtro de combustível e resolveu o problema... rs!
No manual fala pra usar uma vela NGK IZFR6K-11S mas o mecanico colocou uma IZFR6K-11DS, tem só um D de diferença, não sei se isso muda alguma coisa, mas vou checar também só pra tirar a pulga detrás da orelha!
É isso ae galera!! Abs!!
Uma questão que acho que vale a pena comentar!
No manual diz que a troca deve ser feita a cada 80 mil km, porém lá na concessionária, depois que o cara fez a troca ele colocou na etiqueta a cada 40 mil km, então fiquei na dúvida, 80 ou 40 mil? Tive um civic e no manual dele falava 40 mil.
Então isso também me deixou com a pulga atrás da orelha, será que esta troca em 80 mil não foi um pouco tardia?
Outro ponto é o Óleo, mas acho que é só coisa da minha cabeça, mas também vou citar. Esta CRV é importada do méxico, logo eu não sei dizer qual óleo eles usam por lá, mas no manual fala pra usar um tal de Honda ATF-Z1, mas na concessionária nem vende este óleo, vende só um ATF tipo genérico, que está apenas escrito ATF. Então não sei se pode haver diferença.
Um outro ponto que também vou avaliar é o seguinte, dois dias após a troca do óleo de cambio eu também levei o carro pra dar uma geralzinha em um oficina e o cara trocou o filtro de ar e as velas, então não sei se essa questão de injeção também pode influenciar. To citando isso, porque li em algum outro tópico aqui que o cara tava com trancos no cambio e trocou o filtro de combustível e resolveu o problema... rs!
No manual fala pra usar uma vela NGK IZFR6K-11S mas o mecanico colocou uma IZFR6K-11DS, tem só um D de diferença, não sei se isso muda alguma coisa, mas vou checar também só pra tirar a pulga detrás da orelha!
É isso ae galera!! Abs!!
Caro Leoloko ...
Quanto à troca de óleo aos 80 mil ... é assim mesmo ... estes óleos são duráveis e nem sempre precisam ser substituídos exatamente aos 40 mil ... quando você leva na css, a substituição é feita de acordo com a avaliação deles, feita após uma inspeção no momento da revisão a cada 40 mil ... portanto, se, na primeira oportunidade, julgaram que não houve necessidade, você não precisa se preocupar ... é assim com todas as marcas de veículo ... dê uma boa olhada, depois, com calma, no manual de seu veículo que você vai ver que, de certa forma, isso está disposto lá ... a título ilustrativo, informo-lhe que minha viatura (agora com 41 mil e ainda na garantia), quando fez a revisão de 40 mil, também, após avaliação, a css da Mitsubishi achou por bem não trocar ... às vezes você vai numa oficina e o pessoal te põe medo, dizendo que teria que ter trocado ... mas pode confiar ... se a css não trocou foi porque não houve necessidade ... desencana disso!!!!!
Quanto à marca do óleo ... mesma coisa ... não vá na conversa dos outros ... cada marca tem a especificação do óleo original, porém, quando não colocam o original eles colocam um equivalente, previamente estudado para o seu veículo ... Na Mitsubishi está acontecendo o mesmo ... A Castrol deixou de fornecer para o mercado brasileiro o óleo original das viaturas e a Mitsubishi, nas revisões, quando necessária a substituição, está especificando um outro equivalente da Petrobrás/Lubrax nas viaturas ... fica tranquilo e desencana disso também!!!! ...
Quanto à questão da "geralzinha em uma oficina", não saberia lhe aconselhar ... a palavra de um mecânico de confiança é sempre bem vinda ... mas cuidado!!! ... afinal, estamos num mundo capitalista, onde o dinheiro fala bem alto!!!! ... e dinheiro foi feito para circular ... e sempre haverá alguém tentando tirar um dinheirinho da gente ... mas, se empregado num serviço feito por um bom mecânico e honesto, estará em boas mãos ... um bom profissional sempre lhe dará retorno, em dobro, daquilo que você gasta com ele ...
Abs.
Doellinger
26/06/2015, 07:19
Opa Leoloko;
A IZFR6K-11S que é para carro mono e IZFR6K-11DS é para carro Flex;
Abs.
Então a minha ta com a DS pra carro flex, sendo que é gasolina... será que isso pode influenciar, notei também um aumento no consumo... pode não ter nada a ver também!
Então a minha ta com a DS pra carro flex, sendo que é gasolina... será que isso pode influenciar, notei também um aumento no consumo... pode não ter nada a ver também!
Esse caso foi resolvido, pessoal? Estou passando por situação semelhante, queria saber qual foi a solução. Abraços.
Juvenal Vieira de Assunçã
30/12/2016, 01:50
Tenho CRV 4x4 2010, comprei 3lts de 11ATF pra substituir, porém. Quando esgotei o câmbio, ao invés dos 2,7lts conforme o manual, saíram 3,250lts. Assim, coloquei os 3lts que eu tinha e voltei 250ml do óleo velho pra completar. O carro estava em piso nivelado. Observando a dica que peguei aqui no forum, é recomendável medir a quantidade retirada e repor exatamente o mesmo. Resultado: Funcionando perfeitamente. Gde abç.
Marcelomg
26/04/2017, 08:32
Jovenal, a minha CR-V é do mesmo modelo e ano da sua, está chegando aos 80 mil e vou fazer esta troca. Você fez o procedimento abaixo antes de trocar? "Pare e com o motor funcionando, passe de posição em posição até voltar no "P", parando cerca de 2 segundos em cada posição. Meça então o nível, sempre com o carro ligado. Tem que estar entre as duas marcas do HOT. Mas veja se no manual fala alguma coisa diferente."
Marcelomg
27/05/2017, 20:28
Amigos, minha CRV EXL 2010 chegou aos 80 k e preciso fazer a troca do óleo da transmissão. O antigo óleo indicado pelo manual é o honda 01-ATF porém a Honda tirou esse óleo de linha e substituiu pelo Honda 11 ATF.
Alguém já fez essa substituição?
Li que devido a quantidade de troca ser de somente 2,5 l e no sistema tem 7,2l vou precisar fazer uma substituição, depois rodar um pouco para misturar o antigo com o novo e substituir o óleo novamente. Chamam esse procedimento de Enxague.
Alguém já fez tal procedimento?
Pavarotti
06/06/2017, 18:31
Há poucos dias vendi minha CRV EXL 4x4 2009 c/ 79mil km. Alguns meses antes perguntei ao meu mecânico de confiança sobre a troca de óleo do câmbio e a resposta foi o seguinte:
"Trocou o óleo com 40mil km? Não?!!.. Então nem pense em fazer isso que vai ser dor de cabeça".
Me aconselhou a somente verificar o nível e completar, caso precisasse.
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