PDA

Ver Versão Completa : Manutenção eixo dianteiro

Diogo_Vargas
20/05/2015, 12:00
Bom dia.

Estou realizando uma manutenção preventiva no eixo dianteiro da minha Band. Vou verificar rolamentos, buchas, retentores, etc.
Meu eixo é do moderno com homocinética, e já constatei que as buchas de bronze que alinham a homocinética na ponta de eixo estão bem gastas onde notei que a homocinética esfregou dentro da bola do munhão.

Bom vamos ao meu problema, quero desmontar tudo, mas não consigo desencaixar os braços "high steer" (não sei o nome exato) do munhão, os que estão marcados no desenho abaixo, vi que possuem um rolamento mas não consigo retira-los. Tentei bater de leve, mas não quis forçar, eles só abrem um pequeno espaço entre o braço e o munhão.
Existe algum macete para desmontar? Ou é na base da força.

502382

Bom procurei um tópico sobre o assunto mais não achei...
Quem tiver outras duvidas de manutenção do eixo dianteiro deixa o seu comentário.

Abraços.

Maggion
20/05/2015, 13:27
soltando os parafusos e no jeito.
tenta bater um pouco de cada lado.
pode ser que o pino central esteja travado..
tem um topico que mostra bem ele..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/29432-high-steer-toy-band.html

Diogo_Vargas
20/05/2015, 14:02
Valeu Maggion, pode ser que está emperrado mesmo, minha band é 91/92 e está com rolamentos todos originais... acho que nunca desmontaram...
Li todo o outro tópico que citou.
Vou tentar mais hoje depois do serviço pois estou fazendo na garagem do meu prédio... hehehe...

502384502385

Um abraço.

Maggion
20/05/2015, 14:16
joga um desengripante ali e deixa um pouco.. ou se estiver muito ruim ponha OLEO DE FREIO..
usamos isso na empresa em algumas ocasioes eu a peça esta muito travada.

Fband
20/05/2015, 15:14
Diogo,

Já fiz isso na minha. Tira as porcas e as arruelas cônicas. Algumas batidas no prisioneiro (de cima para baixo) ajudam, só cuida com a rosca (do prisioneiro). Tirar o terminal de direção do braço do munhão ajuda bastante! Depois vai dando batidinhas de leve nos lados que o braço vai sair. É no jeito mesmo, bem apertado. Depois que sair, só cuida para o munhão não cair em cima do pé! Lembrando ainda que na parte de baixo, para prender o munhão, possui um peça semelhante mas sem o braço.

Essas buchas de bronze são responsáveis por não permitir que o óleo do diferencial entre no munhão. Então recomendo troca-las. Pra tirar essas buchas acho que você vai precisar de uma saca, mas não tenho certeza.

Parabéns pela limpeza do chão! Quando fiz isso na minha Bandeirante ferrei o chão todo... kkkkk

Abraço!

Diogo_Vargas
20/05/2015, 22:28
Valeu pessoal pela ajuda, mas os braços me venceram, de um lado está agarrado no rolamento e do outro lado duas ar ruelas cônicas estão presas... Coloquei um desengripante e amanhã vou tentar mais...
Bom preciso de uma outra dica, desmontei o miolo do diferencial é notei que as engrenagens da planetária estão com folga, e a coroa e o pinhão estão com uns 0,5 mm de espaço entre os dentes fazendo uma pequena folga sendo que os dentes estão bonitos. Minha dúvida é se devo tentar ajustar mais essa pequena folga? Olhem o vídeo que eu fiz onde dá para notar o barulho da folga...

https://youtu.be/73TFl0EFwAE

Bom valeu pela ajuda, ah sobre a garagem, tento manter o mais limpo possível, minha esposa faz parte da administração do condomínio e tenho que dar exemplo...

Abraços.

Diogo_Vargas
20/05/2015, 22:35
Fband,o que faz o óleo do diferencial não misturar é um pequeno retentor que tem dentro da bola do munhão... Olha a foto abaixo:
502403

A bucha de bronze fica entre a homocinética e os rolamentos de roda onde tudo é graxa. Valeu pela ajuda.
Abraços.

Fband
21/05/2015, 14:07
Fband,o que faz o óleo do diferencial não misturar é um pequeno retentor que tem dentro da bola do munhão... Olha a foto abaixo:
502403

A bucha de bronze fica entre a homocinética e os rolamentos de roda onde tudo é graxa. Valeu pela ajuda.
Abraços.

Exato Diogo !
Confundi com as Bandes sem homocinética onde além dessa bucha de bronze na manga de eixo, há também uma bucha que tem a função de não permitir que o óleo do diferencial entre no munhão.

Abraço !

Fband
21/05/2015, 14:11
Valeu pessoal pela ajuda, mas os braços me venceram, de um lado está agarrado no rolamento e do outro lado duas ar ruelas cônicas estão presas... Coloquei um desengripante e amanhã vou tentar mais...
Bom preciso de uma outra dica, desmontei o miolo do diferencial é notei que as engrenagens da planetária estão com folga, e a coroa e o pinhão estão com uns 0,5 mm de espaço entre os dentes fazendo uma pequena folga sendo que os dentes estão bonitos. Minha dúvida é se devo tentar ajustar mais essa pequena folga? Olhem o vídeo que eu fiz onde dá para notar o barulho da folga...

https://youtu.be/73TFl0EFwAE

Bom valeu pela ajuda, ah sobre a garagem, tento manter o mais limpo possível, minha esposa faz parte da administração do condomínio e tenho que dar exemplo...

Abraços.

Diogo,

Pra tirar esse braço é complicado mesmo! Vai dando pancadinhas que as arruelas vem pra cima...
Sobre a folga entre a coroa e o pinhão é normal. O pinhão e a coroa nunca podem trabalhar presos. Essa folga é regulada através de arruelas com diversas espessuras diferentes. A única folga que não pode ter no pinhão é movimentando para os lados e no sentido axial do pinhão.

Abraço !

Diogo_Vargas
22/05/2015, 11:35
Bom dia.

Ontem fui numa loja autorizada Toyota comprar as peças aqui em Porto Alegre e conversei com os caras da oficina explicando a folga na coroa e pinhão e na caixa satélite, me aconselharam a não mexer pois o desgaste é pouco e os rolamentos não possuem folga e não uso em trilhas pesadas com pneus agressivos... Mas fiz o rancho para troca de rolamentos e outras peças. Como estou sem a Band meu meio de transporte para ir pro serviço e compra de peças é de bike...
502501
E as peças que comprei foram as seguintes:
- Rolamento interno roda, 2 peças = 210,00
- Rolamento externo roda, 2 peças = 190,00
- Rolamento do munhão, 4 peças = 180,00
- Jogo de vedação do munhão com retentores do cubo = 120,00
- Arruela de encosto rolamento, 2 peças = 24,00
- Trava das porcas, 2 peças = 12,00
- Bucha de bronze do magote, 2 peças = 90,00
- Junta do diferencial = 10,00
Total = 836,00.... com o choro e no $$$ à vista saiu por 740,00...

502500

Bom agora é limpar tudo e montar.

Um abraço e obrigado pela ajuda.

Fband
22/05/2015, 11:41
Diogo,

Antes de montar os rolamentos engraxe eles muito bem! Use graxa de qualidade! Recomendo a graxa da Molycote a base de bissulfeto de molibdênio!

Abração !!

Maggion
22/05/2015, 11:46
logo a Band ta de volta a ativa!:palmas:

Sergio c
22/05/2015, 13:16
Bom dia.

Ontem fui numa loja autorizada Toyota comprar as peças aqui em Porto Alegre e conversei com os caras da oficina explicando a folga na coroa e pinhão e na caixa satélite, me aconselharam a não mexer pois o desgaste é pouco e os rolamentos não possuem folga e não uso em trilhas pesadas com pneus agressivos... Mas fiz o rancho para troca de rolamentos e outras peças. Como estou sem a Band meu meio de transporte para ir pro serviço e compra de peças é de bike...
502501
E as peças que comprei foram as seguintes:
- Rolamento interno roda, 2 peças = 210,00
- Rolamento externo roda, 2 peças = 190,00
- Rolamento do munhão, 4 peças = 180,00
- Jogo de vedação do munhão com retentores do cubo = 120,00
- Arruela de encosto rolamento, 2 peças = 24,00
- Trava das porcas, 2 peças = 12,00
- Bucha de bronze do magote, 2 peças = 90,00
- Junta do diferencial = 10,00
Total = 836,00.... com o choro e no $$$ à vista saiu por 740,00...

502500

Bom agora é limpar tudo e montar.

Um abraço e obrigado pela ajuda.
Conseguiu um bom desconto Diogo, aqui por Caxias do Sul/RS os preços estão parecidos. Um abraço.

marcelo bini band
27/05/2015, 12:15
pra tirar o braso do munhão , vc tira todas porcas e roelas de pressão dos prisioneiro , de pois coloca duas porcas num prisioneiro aperte uma contra ao outra,retire todos , de pois empurre o munhão o braço de um lado para o outro, lembrando vai mais o menos 400g de graxa grafite em cada munhão

Elmer_Jeep
29/05/2015, 09:59
o centro do rolamento deve ter colado no pino mestre, mas da pra remover o braço usando um pé de cabra pra fazer alavanca e ir abrindo o espaço entre braço e carcaça do munhão, vai estragar os calços de ajuste, mas eles são descartáveis mesmo.

[]'s

Diogo_Vargas
29/05/2015, 20:50
E aí pessoal. Consegui desmontar, retirei o calço inferior e o rolamento inferior, saquei o pivô fora e consegui tirar todo o munhão com o braço ainda preso, levei tudo e segurando com uma morsa consegui bater o braço para tirar o rolamento, tava bem agarrado...
Agora tô na fase de lavar tudo e começar a montar o quebra-cabeça.
Um abraço.

Maggion
01/06/2015, 08:26
cade as fotos da empreita??

Diogo_Vargas
01/06/2015, 12:17
Hehehe... bota empreitada...

Bom nesse final de semana consegui montar 95% de tudo que eu desmontei, mas me faltou um alicate para abrir o anel que segura a ponta da homocinética na roda livre, hoje passo na oficina do meu pai e pego o alicate emprestado...
Mas tirando isso tudo tranquilo... Não consegui a graxa da molykote, mas comprei uma da Bardahl recomendada pela oficina da toyota...

503221
Diferencial revisado e fechado...
503222
E munhão fechado e com graxa...
503224503223
Ah e me dei de aniversário um par de roda livre nova e minha esposa me deu um jogo de cachimbo... agora ficou mais fácil de trabalhar... hehehe...

Bom ainda comprei os dois flexível de freio, tenho que troca-los e sangrar.

Um abraço.

Maggion
01/06/2015, 12:37
belo trabalho.. chega a dar inveja a limpeza do chão.

belos presentes de aniversario.., e parabéns pelo aniversario (adiantado ou atrasado não sei..)

Fband
01/06/2015, 13:15
Diogo,

Quando você desmontou o diferencial, não tinha um defletor no ponta do pinhão? Ele ajuda a proteger o retentor...

Abs

Diogo_Vargas
01/06/2015, 13:38
Valeu Maggion, foi semana passada, dia 27, meu aniversário...

------

Fband, não tinha o guarda pó e quando montei tudo que dei falta dele, vai ficar para a próxima vez...

Abraços.

Diogo_Vargas
03/06/2015, 10:45
Bom dia.

Bom montei a Band na segunda e rodei com ela ontem o dia todo e a noite quando estava indo numa pizzaria comemorar um aniversário de uma amiga, a Band estragou.

Estava eu no plano, asfalto, trocando de 3ª para 4ª marcha e eis um barulho de metal moendo ao soltar a embreagem... Parei sobre a calçada de um condomínio e tentei todas as marchas, tração e reduzida e todos faziam o mesmo barulho... Unica alternativa foi o guincho para casa.

Hoje dei uma olhada, duas coisas:
- Ou quebrei o miolo do disco de embreagem
- Ou alguma merd... dentro da caixa

Tava com Hotel reservado para Fenajeep, ainda bem que consegui uma carona, mas dessa vez a Band não vai para Brusque...:cry:

Quando tiver um parecer venho aqui para contar.

Abraços.

Maggion
03/06/2015, 10:51
:-? que merda diogo..

espero que seja so a embreagem..

boa sorte na nova empreita.

Diogo_Vargas
10/06/2015, 10:47
Bom não queria tirar esse tipo de foto tão cedo, mas enfim fui pro guincho...
504040
...

Maggion
10/06/2015, 10:52
e o que que foi mesmo diogo??

Diogo_Vargas
10/06/2015, 10:56
Bom pessoal...
Depois de consertar o eixo dianteiro e aproveitar a Band por menos de 24Hrs... Eis que fiquei empenhado.
Podia ser caixa ou embreagem, eu engatava a marcha normal e ao soltar a embreagem devagar dava um barulho de metal esfregando horrível.
Eis que tirei a caixa.
504042
E descobri que foi mesmo a embreagem. Conforme conversei na autorizada da Toyota, foi devido ao desgaste normal. As molas estavam bem cansadas do disco criando uma folga e simplesmente internamente no disco degolou o centro onde pega o eixo piloto com o apoio das molas conforme marcado na foto...
504048
Me falaram também que isso é comum, caso aconteça com alguém, não se apavore achando que foi a caixa.

Bom comprei o Kit completo aqui em Porto Alegre mesmo e num dia bem pegado consegui montar tudo de volta. Preço: 1200,00 (disco, prensa, rolamento embreagem, suporte rolamento com travas, garfo, pino do garfo, guarda-pó do garfo, rolamento do piloto, e os quatro parafusos prisioneiros do tambor do freio de mão.
504054
Band montada, até agora tudo bem e que não me dê mais sustos.
Abraço pessoal.

Maggion
10/06/2015, 11:07
bom pelo menos a viatura ta rodando ja.

Sergio c
10/06/2015, 11:43
Eu já tinha ouvido falar de acontecer isso em caminhões, em bands não tinha ouvido nada, mas, valeu pela dica e aproveite a band hehehe.

hercilio.neto
10/06/2015, 22:30
É manutenção normal da Band.
Você fez o certo, trocou o kit completo (incluindo o garfo).
Prefiro chapéu chinês, pois a embreagem fica mais macia.

EDER S. VARGAS
16/07/2015, 10:01
Bom dia amigo, minha Band quebrou a ponta de eixo andando no asfalto, quebrou so aquela pontinha onde vai a trava 507331pois ela é uma Band 82 com aquele tipo de diferencial ainda, minha duvida é a seguinte, comprei outra ponta de eixo porem quando montei verifiquei q no centro do diferencial onde tem aquele incostos das pontas de eixo tinha muita folga507332 comprei o incosto com o pino novo, mais a folga e a mesma, aquela folga q agente sente puxando o pneu pra dento e pra fora, isso é normal?

Diogo_Vargas
16/07/2015, 10:43
Bom dia amigo, minha Band quebrou a ponta de eixo andando no asfalto, quebrou so aquela pontinha onde vai a trava pois ela é uma Band 82 com aquele tipo de diferencial ainda, minha duvida é a seguinte, comprei outra ponta de eixo porem quando montei verifiquei q no centro do diferencial onde tem aquele incostos das pontas de eixo tinha muita folga comprei o incosto com o pino novo, mais a folga e a mesma, aquela folga q agente sente puxando o pneu pra dento e pra fora, isso é normal?

Bom dia Eder, a minha Band é do eixo mais moderno e flutuante na traseira e não tem essa tampa para acesso. O seu problema é no diferencial traseiro do tipo semi-flutuante né? Vamos esperar aparecer alguém que conheça, mas acredito que não poderia ter folga.

Um abraço.

EDER S. VARGAS
16/07/2015, 11:09
Bom dia Diogo, é a minha é 82 daquelas q o q segura a roda é uma trava na ponta de eixo, olha foto onde fica a folga, mais o estranho e q comprei as peças novas e tem a mesma folga.507351

Diogo_Vargas
16/07/2015, 11:20
Bom dia Diogo, é a minha é 82 daquelas q o q segura a roda é uma trava na ponta de eixo, olha foto onde fica a folga, mais o estranho e q comprei as peças novas e tem a mesma folga.

Estava olhando o manual, nunca desmontei esse eixo. Vê se todos os itens no quadro vermelho estão de acordo com o seu na ordem de montagem.

507355 507356

Abraço.

EDER S. VARGAS
16/07/2015, 12:17
Estava olhando o manual, nunca desmontei esse eixo. Vê se todos os itens no quadro vermelho estão de acordo com o seu na ordem de montagem.

507355 507356

Abraço.

Esta tudo certinho, so essa folguinha que ñ sei se ela é normal, por esta tudo novo, mais obrigado pela força, abraço...