Ver Versão Completa : Jimny:por que escolher?
Andre Bonelli
14/05/2015, 20:10
Vejo na rede comentários isolados de proprietário que se queixam que o Jimny não atendeis às sua expectativas. Entendo esse lamento perfeitamente.
O Jimny é um carro de características muito próprias, peculiares, de modo que quem vai comprá-lo de saber exatamente o que quer e pra quê quer. Se for para uso predominante em estradas asfaltadas e em alta velocidade, esqueça. Ele tem desempenho modesto e estabilidade apenas regular, afinal está não é a sua proposta.
Mas se seu uso é urbano, com ruas esburacadas e vagas apertadas, a história muda de rim e o jimny dá conta do recado. E se você fas uso constante em estradas ruins, o jipinho é incomparável: econômico, versátil, resistente, com grande capacidade de vencer ladeiras, valetas, lama etc
Seja bem vindo ao fórum, André! Qual é a versão do seu Jimny?
Vejo na rede comentários isolados de proprietário que se queixam que o Jimny não atendeis às sua expectativas. Entendo esse lamento perfeitamente.
O Jimny é um carro de características muito próprias, peculiares, de modo que quem vai comprá-lo de saber exatamente o que quer e pra quê quer. Se for para uso predominante em estradas asfaltadas e em alta velocidade, esqueça. Ele tem desempenho modesto e estabilidade apenas regular, afinal está não é a sua proposta.
Mas se seu uso é urbano, com ruas esburacadas e vagas apertadas, a história muda de rim e o jimny dá conta do recado. E se você fas uso constante em estradas ruins, o jipinho é incomparável: econômico, versátil, resistente, com grande capacidade de vencer ladeiras, valetas, lama etc
O Jimny é uma evolução do tão aclamado Samurai, portanto é um jipinho extremamente valente e resistente, na cidade no anda e para não é tão econômico, esse jipe foi feito pra off Road, minha opinião e experiência com o Jimny ok! Seja bem vindo ao fórum!
Troller-a-vista
15/05/2015, 09:05
com todas as inovacoes, tecnologia, usinagem, downsing, e diminuicao de peso é inconcebível o jimny ser tao manco. E ponto final.
nao ha pq manterem um motor tao estrangulado e manco, ainda que seja um jeep, ou por acaso wrangler tem 100 cavalos só pq eh jeep?
o carrinho é show e poderia ser sim um espetáculo em 100% das ocasioes se tivesse um motor decente.
Pois é... o Jimny, com 85cv de potência, 1090kg de peso e relação peso-potência de 12,82, é "manco".
Já o Jeep CJ5, com 60cv de potência, 1030kg de peso e relação peso-potência de 17,2, era um "trator".
Vai entender!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/64572-cj5-trator-2.html
FernandoDS
15/05/2015, 19:50
Olá amigos, sou novo no fórum.
Todas as pessoas que conheço que tem Jimny já sabem das características do mesmo e estão super contentes com o jipinho.
Sou o feliz proprietário de um Jimny 4street 2012 e posso dizer que esse jipinho "manco" colocou muita pressão num Troller 2.8, o qual ultrapassei depois dos 140 km/h (sou motorista estilo tartaruga, mas nesse dia fui obrigado a acelerar pra ver). O motor do Jimny é perfeitamente condizente com a proposta do veículo, não se mostrou fraco em nenhuma ocasião para mim. Já contra um Troller 3.0, não consegui nem alcançar o marvado :-|
Jaime Diehl
15/05/2015, 20:03
Não sou dono de Jimny e nunca tive Suzuki, mas estou há vários meses avaliando a compra desse "jipinho". O que mais me chamou atenção é a baixa depreciação do modelo. O 4all custa 61 mil novo e estão pedindo 30 mil por um 2001. Não tenho conhecimento de outros veículos comercializados no país que valem metade de um novo com 14, 15 anos de uso. Isso leva a crer que o Jimny é de fato muito bom.
Pra quem é dono há mais tempo, é incômodo fazer viagens longas com ele ( 2 pessoas)? O desempenho chega a representar perigo ou maior potência seria apenas um capricho?
Grato!
FernandoDS
15/05/2015, 20:27
O carro é MUITO bom mesmo, principalmente para quem gosta de dunas! O meu já está com 17000 km. Paguei 45 mil ano passado, em setembro. O máximo que fiz de viagens com ele foram uns 300 km, e ele é bom pra passear, mas confesso que achei o Gol g6 do meu pai bem mais confortável. O desempenho é bom, e se precisar reduzir pra acelerar, o bichinho responde. Tem um ótimo torque em baixas e médias rotações, então o caminho é manter os 120 km/h na estrada. Acima disso ele demora mais pra responder, quase como um carro 1.0. Se tivesse uns 10 cavalos a mais ajudaria, mas acredito que seria mais como um capricho mesmo, visto que os pneus, altura do carro, aerodinâmica e outros fatores não ajudam ele em alta velocidade.
Apenas uma humilde opinião :concordo:
Pois é... o Jimny, com 85cv de potência, 1090kg de peso e relação peso-potência de 12,82, é "manco".
Já o Jeep CJ5, com 60cv de potência, 1030kg de peso e relação peso-potência de 17,2, era um "trator".
Vai entender!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/64572-cj5-trator-2.html
Hahahaha perfeita a sua resposta, sou um feliz proprietário do Jimny estou há 3 meses com esse carro e atende perfeitamente minhas necessidades (off road e urbana), me desfiz do cj-5 q está por enquanto na foto do meu perfil, passei 7 anos com o mesmo. Sinceramente não me arrependo, dunas, lama, asfalto, transito de cidade etc. Confortável pra quem saiu de um cj5 e VALENTE simmmm pra quem tinha um bf 161 (motor original do cj-5 1975) em perfeito estado!
Segue a foto do meu Brinquedinho 501923 501924
VOVÔ DO TROLLER
16/05/2015, 16:59
Com os limites de velocidade vigentes no país, e cada vez mais radar prá tudo que é lado, a proposta do Jimny com o motor 1.3 , está de bom tamanho. Abs.
RICARDO RJ
16/05/2015, 17:21
Realmente o Jimny não foi feito para proezas rodoviárias.Mas em estradas rurais e no off road é convincente.Comprei um 4Work recentemente e estou muito satisfeito.Abs a todos
Realmente o Jimny não foi feito para proezas rodoviárias.Mas em estradas rurais e no off road é convincente.
Na cidade ele também vai bem... fácil de manobrar, fácil de estacionar, relativamente econômico, apto para o "off-road" urbano (lombadas, valetas, buracos, enchentes, etc.).
MFUJIKAWA
16/05/2015, 22:05
Eu estou negociando um Jimny a uns 2 meses e já fiz o teste drive. Passei a procurar um 2012 ou 2013 e talvez, eu pegue um zero, para trocar no carro da minha esposa. De forma geral sou eu que usarei mais o carro e ele é justo e honesto quanto a sua proposta. Problema de css é um problema que temos no Brasil, logo, para amenizar minha dor de cabeça talvez eu pegue um no fim de garantia e ser feliz fora dela, como sempre fiz, já que ele é resistente. A questão da velocidade é relativa...com a questão de limites de velocidades, congestionamento, vias esburacadas eu o vejo como um ótimo carro. O ser bom ou ruim, na minha opinião é diretamente proporcional a sua expectativa...eu já tive carro rebaixado, carro turbinado, turbo, rodas 17 calçando 225 e etc...hoje o meu momento é um carro alto, proposta off, já penso no lift, e ando no máximo a 100 na rodovia. Contraste não? Mas para a minha expectativa o Jimny me atende tranquilamente...e já vou sabendo o que ele oferece...logo...quem avisa não traí. Quero ter liberdade de andar sem precisar me preocupar com pequenos buracos, valetas, lombadas do dia a dia...e pegar uma terra de final de semana....vejo quantas cidades pequenas para turismo de fds que temos no litoral/interior do Brasil e o quanto eu me privo de aproveitar disso em função de ter dois carros de asfalto.
Humberto Pereira
16/05/2015, 22:24
eu tenho um samurai e ja estou decidido se for ter que me desfazer dele por outro tenho certeza que o Jimny sera o ideal
Humberto Pereira
16/05/2015, 22:34
Como é bom ver estes comentários sobre o Jimny
Marcus C.
17/05/2015, 10:49
Acho engraçado (sem querer ofender ninguém) quando comparam o Jimny com outros veículos bem diferentes como sedans ou mesmo hatchs com mais potência de motor.
Essas comparações não são só aqui no fórum não. Em todo lugar onde eu vou eu escuto isso. Hoje em dia eu nem falo nada e fico rindo sozinho. Uma vez me perguntaram pq escolhi o Jimny e não um carro confortável na mesma faixa de preço.. Outro dia escutei o seguinte comentário de um colega ao ver um Jimny na rua: "como é que alguém gasta tanto dinheiro num carrinho tão pequeno desses". ps.: esse cara não sabia que eu tinha um Jimny kkkkkkk.
A impressão que eu tenho levando em conta essas comparações é que se o Jimny tivesse uns 100 cv (pelo menos) a turma ia enfiar ele na estrada como um sedan ou hatch e hoje teríamos muitos Jimnys capotados nos ferros velhos !!
Concordo com as observações, e acrescento que ele definitivamente não é ruim de estrada. Ontem eu estava a 140km/h em uma boa estrada, e o carro ficou estável, silencioso, confortável. Diminui antes da curva, claro, assim como teria feito com qualquer outro carro. A retomada é fraca, mas reduzindo vai bem.
Outra vantagem, parar de achar que os (@#&%(%#^ quebra-molas da cidade vão quebrar seu carro.
Ivo Paris
17/05/2015, 12:48
É isso aí
Eu tinha um Grand Vitara/ Tracker e o Jimny. Vendi a GV e peguei um SX4. Quando preciso de um carro rápido na pista ou não vou andar muito na terra uso o SX4. Para viagens sem pressa, com estradas de terra ou barro, vou de Jimny.
Na cidade o Jimny é bem mais interessante, pois passa em qualquer "fresta", estaciona em qualquer vaga, e para enfrentar as crateras daqui, não tem coisa melhor.
Realmente não dá para comparar com nada no mercado, é um legítimo 4x4, não me venha comparar com os SUVs de hoje, não tem nada a ver, começando com o perfil do pneu.
Já repararam como os SUVs vem com rodão e pneu de perfil baixo? Não são carros para OFF road, e também sofrem mais nos buracos do BR.
Para essa turma do SUV, o mudo deveria ser inteiro asfaltado. A amazônia seria um ótimo estacionamento.
Acho que prefiro um 4x4 que me leve a qualquer parte, durável e resistente.
RICARDO RJ
17/05/2015, 19:14
Na cidade ele também vai bem... fácil de manobrar, fácil de estacionar, relativamente econômico, apto para o "off-road" urbano (lombadas, valetas, buracos, enchentes, etc.).
Certo Barros,com certeza,na cidade vai muitíssimo bem,passa por qualquer obstáculo,buraco ou engarrafamento.Na chuva então é sublime!O meu está fazendo 10 km/lt no transito urbano,estou bem satisfeito.Mas no fim de semana na roça é que o pequeno vira gigante e nos diverte muito.Abs
RICARDO RJ
17/05/2015, 19:17
É isso aí
Eu tinha um Grand Vitara/ Tracker e o Jimny. Vendi a GV e peguei um SX4. Quando preciso de um carro rápido na pista ou não vou andar muito na terra uso o SX4. Para viagens sem pressa, com estradas de terra ou barro, vou de Jimny.
Na cidade o Jimny é bem mais interessante, pois passa em qualquer "fresta", estaciona em qualquer vaga, e para enfrentar as crateras daqui, não tem coisa melhor.
Realmente não dá para comparar com nada no mercado, é um legítimo 4x4, não me venha comparar com os SUVs de hoje, não tem nada a ver, começando com o perfil do pneu.
Já repararam como os SUVs vem com rodão e pneu de perfil baixo? Não são carros para OFF road, e também sofrem mais nos buracos do BR.
Para essa turma do SUV, o mudo deveria ser inteiro asfaltado. A amazônia seria um ótimo estacionamento.
Acho que prefiro um 4x4 que me leve a qualquer parte, durável e resistente.
Vc tem toda a razão,tenho um Hyundai SF que uso para viagens,na cidade o Jimny é o carro.
ecoperegrino
17/05/2015, 20:59
Para uso urbano, penso que o Jimny fica prejudicado até que o fabricante ofereça como opcional um tampão de bagageiro que inclusive cubra a parte dos bancos traseiros quando rebaixados.
Na falta desse tampão do bagageiro, o jeito é tentar evitar o alcance da visão dos amigos do alheio com películas escuras nos vidros do carro ou com um tecido escuro sobre a bagagem ou ainda deixando o carro no estacionamento. Mas, geralmente, a gente não carrega bagagem no porta-malas quando se está na cidade; para o transporte de pequenos objetos, resta a alternativa de tentar escondê-los sob os bancos dianteiros.
Boa tarde à todos,
Eu queria um carro alto, pois já passei alguns apertos com chuvas aqui em Recife.
Fiquei muito tempo namorando esse jipinho, mas agora consegui realizar esse feito e comprei um 4ALL zerinho.:euforico:
Já andei com ele apenas 250 Km e passei por alguns pontos alagados em Recife sem problema nenhum (cumpriu muito bem esse papel).
Estou preparando para uma viagem de 3000 km daqui de Recife para São Paulo no próximo mês e coloco depois o relato pro pessoal.
Estou pra lá de satisfeito com o jipinho e muito ancioso pra colocar ele numa lama, mas só vou fazer isso depois de 1000 km (segundo o manual, a kilometragem para amaciar o motor), então estou pegando leve com o danadinho.:stop:
Abraço,
Não tenho dúvida: É só Capricho!:rolleyes:
quanta a estabilidade, houve uma fraude sobre o Samurai nos EUA que amaldiçoou o bixim! https://www.youtube.com/watch?v=ojaU187nnEk
Mas o japinha é muito bão!
Não sou dono de Jimny e nunca tive Suzuki, mas estou há vários meses avaliando a compra desse "jipinho". O que mais me chamou atenção é a baixa depreciação do modelo. O 4all custa 61 mil novo e estão pedindo 30 mil por um 2001. Não tenho conhecimento de outros veículos comercializados no país que valem metade de um novo com 14, 15 anos de uso. Isso leva a crer que o Jimny é de fato muito bom.
Pra quem é dono há mais tempo, é incômodo fazer viagens longas com ele ( 2 pessoas)? O desempenho chega a representar perigo ou maior potência seria apenas um capricho?
Grato!
Hahahaha perfeita a sua resposta, sou um feliz proprietário do Jimny estou há 3 meses com esse carro e atende perfeitamente minhas necessidades (off road e urbana), me desfiz do cj-5 q está por enquanto na foto do meu perfil, passei 7 anos com o mesmo. Sinceramente não me arrependo, dunas, lama, asfalto, transito de cidade etc. Confortável pra quem saiu de um cj5 e VALENTE simmmm pra quem tinha um bf 161 (motor original do cj-5 1975) em perfeito estado!
Segue a foto do meu Brinquedinho 501923 501924
a.veiga, Seu Jimny é um 4sport com teto solar? Explica ai como você conseguiu esse modelo?
Parabéns pelo carro.
Opa!
Sou um feliz proprietário de um Jimny 4Sport 2012. Comprei o meu com 8.000km. Hoje está com 20.000Km e não pretendo me desfazer dele. Fiz o escapamento, tirei o catalisador e uma marmita. Ficou com um barulho interessante, parece carro de gente grande, rs. Instalei filtro de ar K&N e pneus BF Mud 215/75/15. No som instalei uma central multimídia que tinha na minha TR4, coaxiais na frente e trás e um sub slim da bomber. O módulo fica dentro do painel acima do porta luvas. Carrinho tá lindo e muito bom de curtir!
O próximo passo é instalar um bagageiro fechado Thule para andar sem grilo com a bagulhada do filho. Abraços.
Rodrigo-nit
08/06/2015, 22:25
Opa!
Sou um feliz proprietário de um Jimny 4Sport 2012. Comprei o meu com 8.000km. Hoje está com 20.000Km e não pretendo me desfazer dele. Fiz o escapamento, tirei o catalisador e uma marmita. Ficou com um barulho interessante, parece carro de gente grande, rs. Instalei filtro de ar K&N e pneus BF Mud 215/75/15. No som instalei uma central multimídia que tinha na minha TR4, coaxiais na frente e trás e um sub slim da bomber. O módulo fica dentro do painel acima do porta luvas. Carrinho tá lindo e muito bom de curtir!
O próximo passo é instalar um bagageiro fechado Thule para andar sem grilo com a bagulhada do filho. Abraços.
Allan, boa noite!
Pode me tirar uma dúvida? O que achou do conforto em rodagem, comparada a TR4? Acha o jimny melhor ou pior ? Pergunto pois tenho um 4All 2015 e tenho pensado em trocar numa Tr4 4x4 mecânica.
Oi Rodrigo, boa noite!
Na verdade eu já tive uma Pajero iO 99 automática, uma TR4 2007 automática e outra TR4 2009 manual. Olha, comparar a TR4 com o Jimny é complicado. São carros com propostas um pouco diferentes. Se você procura um 4x4 mais confortável, com um POUCO mais de espaço, mais recursos e motor mais forte, vá de TR4. Se quiser uma viatura mais "puro sangue" fique com o seu Jimmy. Eu adorei as três pajeros que tive, mas sempre quis um 4x4 com mais cara e pegada de jipe, obviamente sem esquecer o velho e necessário bom custo x benefício. Pintou o Jimmy e eu não pensei duas vezes. Estou gostando muito. São carros bem diferentes. Ambos excelentes na minha opinião. É bom lembrar que a TR4 sai de linha esse ano.
Pense no que vai fazer e siga em frente. Boa Sorte!
É mais ou menos isso. Espero ter ajudado. Abraço.
Rodrigo-nit
08/06/2015, 23:23
Obrigado, Allan!
Jaime, tu és primo do Diego Dihel? O Melhor prof de moto serra dos PAGOS?
abraços
Nelson
Grato!
a.veiga, Seu Jimny é um 4sport com teto solar? Explica ai como você conseguiu esse modelo?
Ele deve ter mandado instalar; existem empresas especializadas nisso, como, por exemplo, a Webasto:
http://www.webasto.com/br/mercados-produtos/veiculos-de-passeio/teto-solar-oem/
Ou, então, ele fez o contrário: pegou uma 4Sun, que já vem com teto solar, e a transformou num 4Sport! :)
jorgeffn
09/06/2015, 10:25
Ele deve ter mandado instalar; existem empresas especializadas nisso, como, por exemplo, a Webasto:
Ou, então, ele fez o contrário: pegou uma 4Sun, que já vem com teto solar, e a transformou num 4Sport! :)
Acho que a própria Suzuki dá essa possibilidade... de pedir o teto no 4sport. Já vi alguns nas CSS e até nas propagandas da Suzuki. No Suzuki Adventure do ano passado aqui em BH tinha alguns também....
abs!!!
Acho que a própria Suzuki dá essa possibilidade... de pedir o teto no 4sport. Já vi alguns nas CSS e até nas propagandas da Suzuki. No Suzuki Adventure do ano passado aqui em BH tinha alguns também....
abs!!!
Pois é... Tem "boi na linha" aqui. Eu perguntei justamente porque já vi alguns 4sport com teto no YouTube e até nos comerciais de TV. Mas semana passada fui numa css e o vendedor disse que nem adianta pedir pra fábrica se ela não manda. Outra coisa é o interior lavável que apenas (segundo o vendedor) é opcional no 4work. Até pensei em pedir um com esta configuração, mas este modelo só está disponível na cor branca.
O modelo perfeito pra mim seria um 4sport amarelo com snorkel, pneus mud, teto solar e interior lavável, mas a Suzuki está dificultando as coisas. Estou aceitando abrir mão do teto, agora vou insistir mais um pouco no interior lavável.
Queria saber se mais alguém conseguiu teto e/ou interior lavável no 4sport pra poder pressionar a css. Desconfio que querem empurrar carro de estoque ao invés de encomendar da fábrica, ou pior, a fábrica evita enviar estas configurações "especiais" para o nordeste.
Valeu!
jimyjimy
10/06/2015, 12:23
Gouveia, se querem empurrar carro de estoque, pede um desconto, nem que seja de 5% sobre o valor da fábrica.
Pois é... Tem "boi na linha" aqui. Eu perguntei justamente porque já vi alguns 4sport com teto no YouTube e até nos comerciais de TV. Mas semana passada fui numa css e o vendedor disse que nem adianta pedir pra fábrica se ela não manda. Outra coisa é o interior lavável que apenas (segundo o vendedor) é opcional no 4work. Até pensei em pedir um com esta configuração, mas este modelo só está disponível na cor branca.
O modelo perfeito pra mim seria um 4sport amarelo com snorkel, pneus mud, teto solar e interior lavável, mas a Suzuki está dificultando as coisas. Estou aceitando abrir mão do teto, agora vou insistir mais um pouco no interior lavável.
Queria saber se mais alguém conseguiu teto e/ou interior lavável no 4sport pra poder pressionar a css. Desconfio que querem empurrar carro de estoque ao invés de encomendar da fábrica, ou pior, a fábrica evita enviar estas configurações "especiais" para o nordeste.
Valeu!
Paulo Amaury
10/06/2015, 13:44
Valeu!
Boa Tarde,
esse vendedor é muito fraco... vc pode pedir o 4sport com teto solar e interior lavavel sim, pois aui em fortal tem uns pediram e foram atendidos....
Boa Tarde galera, o meu foi feito por encomenda na propria SUZUKI, ele é praticamente uma mistura de SUN WORK SPORT
Teto solar do Sun, Todas as características do do Sport, e interior lavável do Work. Abraços!