PDA

Ver Versão Completa : F-1000 1984 - Apresentação.

Lincoln4x4
07/05/2015, 10:20
Bom dia galera do 4x4,
venho apresentar minha aquisição.. meu sonho e vontade era uma >94 4x4, porém foi o que pude comprar.
O que deu pra comprar foi a Milona 1984 mwm229 original de fábrica, foi turbinada por fora, com uma turbina meio grande, original do Ford Cargo, demora pra encher.. Cambio original 4 marchas, diferencial original, pneus 31x10,5r15 com rodas de liga não original.
Tinha um Gol g5 1.0 completo, tirei 0km em 2011, fiz 70 mil km, ótimo carro, mas surgiu uma necessidade de uma pickup para o sítio.. ele era ótimo na estrada de terra, mas acaba judiando muito. Atualmente ando 150 km por dia de asfalto e uns 50 de terra..
Fui ao Rio Grande do Sul busca-la, só tinha visto por fotos e conversado por telefone com o dono, que foi muito sincero e apontou todos os problemas. Esses problemas estão relacionados a lataria.. ela tem câncer! Vários pontos de ferrugem (corrosão) da maresia, no teto é o pior e está entrando água quando chove e a suspensão dianteira.
1300km de viagem super tranquila na volta até o Paraná, mecânica 100%..
Já troquei duas baterias, revisão completa no motor, caixa e diferencial trocando óleo e filtros.. dei um grauzinho na bomba pra regular melhor a lenta, aproveitei e troquei o óleo da bomba injetora (Bosch) mas a primeira coisa que fiz foi arrancar o silencioso e deixei diretão.. pra escutar bem o estralado do 229, adorei o ronco mas a polícia daqui não.. kkk fiz um cano 3" até na frente da roda traseira com uma ponteira cromada.. agora ficou bom.. dá até pra conversar dentro da pickup! kkk
Próximo passo é fazer a suspensão dianteira, está bem ruim.. reparem na foto, a traseira dela tá arribada com dois calços na mola e a frente tá bem baixa, não sei se não foi cortado um elo da mola.. isso está me incomodando!
501178
Quero trocar os amortecedores, molas e fazer o embuchamento, trocar os pneus por BF-Goodrich que pelo que me falam, duram muito e são bons de barro e asfalto, como não é 4x4... mijou na roda a milona já não sai.. então os pneus fazem toda diferença e queria aproveitar para erguer um pouco a dianteira..
Aos poucos vou mexendo... vou tentar aplicar espuma expansiva onde tem infiltração de água na calha do teto, retirando o forro de teto, dar uma limpada e aplicar a espuma, acredito que possa resolver o problema de infiltração até ter condições de fazer toda a lataria.. estimado em R$10.000,00 muita grana para o momento.
Aproveitando o post, gostaria de sugestões para fazer a suspensão dianteira.. qual melhor maneira de erguer umas duas polegadas? Qual marca de peças usar? Embuchamento? Algum material em específico? Molas e amortecedores tem alguma adaptação possível pra ficar mais alta?
Pretendo pintar a grade maçanetas e retrovisores de preto fosco.. estão meio feios, rodas ainda não sei se vou trocar, se conseguir vende-las, gostaria de instalar aqueles modelos offroad crawler de aço. Atualmente é roda 15.. se for trocar, vale a pena trocar por r16?
É isso aí.. espero poder contribuir com o que puder e também espero aprender muito com a galera do grupo!
501179

bbmoro
07/05/2015, 12:44
Parabéns pela aquisição! Ela parece estar em boa forma! Seja bem vindo!

Logo logo aparece alguém para dar dicas de como erguer a suspensão.....com relação ao embuchamento, também quero dicas de qual marca usar. De resto, o que precisar, é só chamar...
Abraço!

Ramon Pires
08/05/2015, 11:02
Ola, a respeito das molas vc pode usar as da f250 que da uma boa levantada na frente dela, quanto a marca das peças use trw, axios, cofap ou monroe, bosch, sabó... essas são tops.

Quanto as rodas, eu deixaria como estão, essas nao lembro a marca mas o modelo é o Rodeo, acho muito bonitas, e muda-las para aro 16 só se vc quer pagar mais caro pelos pneus, pois fora isso nao tem necessidade, coloca um jogo de BF 33 nela e ta pronto, junto com as molas mais altas nao vai pegar nos paralamas e vai ficar top!
E a questão da lata o bom seria ir dando um trato antes que aumente a ferrugem, pra nao correr o risco de perder toda a cabine. ( apodrecer as colunas e cantos)

sallespickup
08/05/2015, 11:04
na suspenção primeira coisa levanta a roda e ve se o embuchamento ta ferrado ou bom e não esquece de engraxar, mola um par novo ja resolve, mais se quiser pode colocar da F250 que levanta um pouco, cuidado ao querer levantar muito, pois si pra acertar a cambagem é meio chatinho, pois tem de entortar a barra(tesoura)
ja na lata manda fotos de perto de onde ta podre, pois F1000 agora apodrecer as canaletas do teto, e se for este o caso, vai procurando uma cabine batida pra cortar o teto, pois refazer as mesmas na solda volta a apodrecer rapidinho, e pra vc ira andando, antes da espuma de expanção, passa algo do tipo convertedor de ferrugem, pra parar o processo, e depois a espuma, passar fibra tb é uma boa

Lincoln4x4
31/05/2015, 22:38
Boa noite galera.. Passando para atualizar! Obrigado pelas respostas e opiniões!!!
A princípio mexi na suspensão.. Amortecedores f4000, molas alipert f1000, buchas do tirante de lona de pneu, buchas oval de ferro.. Pastilhas de freio frasle e troca dos cilindros e lonas de freio traseiros.. Suspa ficou boa Porem freio ainda não tá bom! Acho q terei q revisar o cilindro mestre, sangrar e trocar o fluido..
Falando em fluido, o q aconselham para usar? Não entendo diferenca entre dot3 ou dot4.. Falando em fluidos.. Gostaria de dicas para lubrificante.. Quero começar a utilizar um bom, fiz a troca mas foi na estrada.. Nem sei q q o cara colocou, acho q Ipiranga.. Mas queria me fidelizar a um! Pra quantos mil km? 5? 8? 10? .. 5 mil km passa muito rápido.. 2 meses.. Preferiria investir num de 10 mil ou 6 meses mesmo sendo custo mais alto! Bom, do teto ainda nao me resolvi.. Mas acho q só espuma expansiva Sera besteira, então acho q vou investir um pouco e ir num funileiro, usando fibra (alguém ali em cima indicou..).
Outra coisa.. O protetor de cacamba está meio gasto a pintura.. Gostaria de pintá-lo de preto.. Tentei com uma lata de spray.. Mas não ficoubtao bom.. Teria uma outra tinta sera?
No mais.. A pickup tá 10, muito melhor q o golzinho pra estrada de chão..
Grande abraço a todos!

Edintruder
01/06/2015, 17:39
Lincoln, Legal a tua F!

Eu uso Lubrax Top Turbo e troco a cada 10.000 km sem problema nenhum.
Para esse tipo de remendo podes usar fibra sem problemas. A fibra não dá certo em emendas de chapas ou pontos estruturais, mas em pontos isolados ela fica boa, e não queima a chapa evitando novos pontos de ferrugem. Eu corto a chapa enferrujada toda, passo um fosfatizante aonde não á para tirar ou alcançar e meto fibra sem dó! Fica bom. Fiz um remendo de assoalho de cabine na minha F1000 há quase 6 anos e está 100% ainda. Como moro na praia eu evito queimar a lata.

Lincoln4x4
08/06/2015, 12:17
Segue fotos do câncer presente na F1000! Chega dar dó
503858
503859
503860

Edintruder
08/06/2015, 12:41
Mete a esmerilhadeira nisso aí e remenda com fibra. No futuro, se algum dia soltar tu manda fazer de lata ou refaz de fibra. Mas ganhas no mínimo 5 anos para mexer de novo.

Zé V8
08/06/2015, 21:35
Complementando o serviço que o Edin falou, depois de passar a esmerilhadeira passa convertedor de ferrugem em abundancia e depois de seco limpa bem, passa um fundo óxido (vermelho) e aí vai para a fibra. Por dentro mete óleo e graxa sem dó e vai ficar bom por muitos anos. Se um dia encontrares uma cabine inteira zerada, compra e pinta ela no capricho para depois largar no chassi. Ford abraço.

Mirão
08/06/2015, 21:52
Zé V8, observando essa efe, pensei justamente em trocar a cabine, penso que debaixo daquilo ali tem coisa pior, observe a extensão da massa na primeira foto, sequencialmente a ferrugem deve se estender por toda a cabine até o assoalho, salvo engano ela foi reformada e a encheram de massa, parece uma pizza. Caminhonete bonita e alinhada, porém cancerosa.

micheltakashima
09/06/2015, 19:17
Fala Lincoln aqui em Guaíra tem uma cabine para vender vem dar uma olhada eh pertinho não custa nada. FORD abraços

Edintruder
09/06/2015, 20:09
Nesse caso dessa cabine, qanto mais demorar para raspar e tratar a ferrugem, mais ela irá se alastrar.

Zé V8
09/06/2015, 21:23
Lincoln, cerca de dois meses atrás encontrei em um desmanche uma cabine que foi de uma F1000 89 que havia sido roubada e recuperado apenas algumas partes de lataria, no caso o torpedo que é a cabine sem a frente, mas com as portas no lugar. Com teto solar, elétrica completa com pequenos pontos de corrosão apenas nos pés das colunas dianteiras. Arrematamos por R$ 6.500,00, tudo com procedencia do desmanche que nos vendeu. A cabine aguarda agora um chassi de F100 v8 para montarmos um novo brinquedinho com um Big Block. Se achar uma igual e com procedencia, não perca tempo, compre nem que for para guardar até poder fazer. Quanto ao plano B, no teu caso eu faria o que o Edin disse, mete logo a esmerilhadeira e veja com teus olhos. Se esperar mais vai agravar muito a situação. Ford abraço.

Lincoln4x4
10/06/2015, 08:14
Pois é.. o trem tá feio! kkkk
Bom, um fato que esqueci de comentar..
Fui busca-la no Rio Grande do Sul.. Tramandaí (litoral, lugar muito lindo.. próximas férias quero ir pra lá!)
Tinha visto apenas fotos, mas o dono foi super sincero.. que a mecânica estava boa, porém a lata tinha podres, e ele me mandou fotos com todos os "câncer" existente.
Eu imaginava ela estar original, mas pura inocência minha também né.. raro achar um carro com 30 anos com pintura original..
Nos documentos do carro a cor dela é CINZA, (agora preciso auxilio pra confirmar) em 84 saíram varias cores, inclusive as famosas saia e blusa.. combinações de dois tons de verde, dois tons de marrom (café com leite), cinza e preta, não sei se tem mais.
Chegando lá e de cara percebi que a pintura não era mais original e que ela nos últimos anos era totalmente prata, e por conta da maresia, ele ou antigo dono tinha recém reformado (uns 3 anos calculo) apenas a parte de baixo, onde geralmente apresentam os primeiros pontos de ferrugem que são muito comum as F1000, logo coloquei ela numa rampa, peguei a lanterna e conferi a parte baixa.. assoalhos estavam remendados mas muito bem feito, a caixa de ar inteirinha, por sinal, está muito boa.. por baixo! E como reformou apenas a parte de baixo.. pintou de preto pra mascarar e não precisar pinta-la inteira.. então hoje ela é uma falsa saia e blusa 84, mas isso apenas na cabine..
porque olhando detalhadamente, a carroceria de lata, antigamente era vermelha kkkk e que foi pintada por inteiro!
Confirmando o amigo ali de cima.. uma pizza! Mas nem tudo são espinhos.. nem rosas!
Paguei barato (no meu ponto de vista), mecânica está forte, está me atendendo super bem.. se quisesse uma raridade original pagaria muito mais que R$20.000,00
E como preciso trabalhar, ela precisa se pagar.. farei apenas o necessário! Vou seguir o conselho de vocês, achar um bom chapeador que faça o serviço em fibra pra mim, pra aguentar mais alguns anos.. até quem sabe até lá poder dar uma geral.
Aproveitar, instalar cintos 3 pontos pois os abdominais creio que não seja eficiente e bancos mais confortáveis
(coluna está sentindo já) e com encosto de cabeça.. porque o do motora tá feio.. kk
Ontem apareceu um problema.. a lenta dela desregulou.. estava redondinha, 600rpm.. um doce e ontem do nada ela variou, foi pra 900rpm, tá acelerada.. e quando estou andando, por exemplo.. numa terceira a 2000rpm e piso na embreagem pra passar numa lombada.. ela continua nos 2000rpm, e vai caindo muito lentamente, se brincar fica mais de minuto "acelerada".
O que pode ser? Cabo do acelerador (espero que seja) ou algo mais sério na bomba?
Vou conferir o cabo primeiro..
Texto enorme.. kkkk mas obrigado pela colaboração! Abraços!

ricarvalhal
10/06/2015, 08:30
Linconln, se a parte de baixo da lataria esta feita, já é meio caminho andado.... agora faz a parte de cima !!!

sobre o acelerador, lubrifique o cabo ou simplismente o substitua por um novo....

abraço

Pois é.. o trem tá feio! kkkk
Bom, um fato que esqueci de comentar..
Fui busca-la no Rio Grande do Sul.. Tramandaí (litoral, lugar muito lindo.. próximas férias quero ir pra lá!)
Tinha visto apenas fotos, mas o dono foi super sincero.. que a mecânica estava boa, porém a lata tinha podres, e ele me mandou fotos com todos os "câncer" existente.
Eu imaginava ela estar original, mas pura inocência minha também né.. raro achar um carro com 30 anos com pintura original..
Nos documentos do carro a cor dela é CINZA, (agora preciso auxilio pra confirmar) em 84 saíram varias cores, inclusive as famosas saia e blusa.. combinações de dois tons de verde, dois tons de marrom (café com leite), cinza e preta, não sei se tem mais.
Chegando lá e de cara percebi que a pintura não era mais original e que ela nos últimos anos era totalmente prata, e por conta da maresia, ele ou antigo dono tinha recém reformado (uns 3 anos calculo) apenas a parte de baixo, onde geralmente apresentam os primeiros pontos de ferrugem que são muito comum as F1000, logo coloquei ela numa rampa, peguei a lanterna e conferi a parte baixa.. assoalhos estavam remendados mas muito bem feito, a caixa de ar inteirinha, por sinal, está muito boa.. por baixo! E como reformou apenas a parte de baixo.. pintou de preto pra mascarar e não precisar pinta-la inteira.. então hoje ela é uma falsa saia e blusa 84, mas isso apenas na cabine..
porque olhando detalhadamente, a carroceria de lata, antigamente era vermelha kkkk e que foi pintada por inteiro!
Confirmando o amigo ali de cima.. uma pizza! Mas nem tudo são espinhos.. nem rosas!
Paguei barato (no meu ponto de vista), mecânica está forte, está me atendendo super bem.. se quisesse uma raridade original pagaria muito mais que R$20.000,00
E como preciso trabalhar, ela precisa se pagar.. farei apenas o necessário! Vou seguir o conselho de vocês, achar um bom chapeador que faça o serviço em fibra pra mim, pra aguentar mais alguns anos.. até quem sabe até lá poder dar uma geral.
Aproveitar, instalar cintos 3 pontos pois os abdominais creio que não seja eficiente e bancos mais confortáveis
(coluna está sentindo já) e com encosto de cabeça.. porque o do motora tá feio.. kk
Ontem apareceu um problema.. a lenta dela desregulou.. estava redondinha, 600rpm.. um doce e ontem do nada ela variou, foi pra 900rpm, tá acelerada.. e quando estou andando, por exemplo.. numa terceira a 2000rpm e piso na embreagem pra passar numa lombada.. ela continua nos 2000rpm, e vai caindo muito lentamente, se brincar fica mais de minuto "acelerada".
O que pode ser? Cabo do acelerador (espero que seja) ou algo mais sério na bomba?
Vou conferir o cabo primeiro..
Texto enorme.. kkkk mas obrigado pela colaboração! Abraços!

Edintruder
10/06/2015, 11:44
Lincoln. Troca o cabo do acelerador urgente pois ele está trancando, e andar assim é um tanto desconfortável como também é perigoso.

Tens uma esmerilhadeira? Compra discos de corte para inox, discos flap e escova de aço rotativa para aço inox.

Mete o disco flap nas ferrugens e vai abrindo até encontrar chapa limpa. Em cantos podes usar a escova rotativa. Em pontos com muitos buracos podes cortar com disco de corte. Limpa bem a chapa com a escova rotativa. Tem locais que as ferramentas não alcançarão.
Compra um convertedor de ferrugem. Passa com pincel e deixa secar. Passa a escova de aço novamente e repete o convertedor de ferrugem. Passa 2 demãos. Nos locais aonde a ferramente não alcança tu passas o convertedor também e tenta raspar com o que tiveres na mão. Depois de seco, passa um fundo vermelho óxido. A partir desse ponto podes procurar um chapeador para remendar com fibra e dar um acabamento. Vais poupar algum $ e terás certeza que o serviço foi realizado com qualidade.

O processo de fibrar é simples. passa uma fita por fora da lata, e por dentro passa resina na lata e uma manta que cubra boa parte da lata e grude na fita. Daí vai passando mais resina a fim de fechar completamente a manta e fazê-la grudar na chapa. Coloca duas ou três mantas para ficar firme o suficiente por trás da chapa. Depois de seca remove a fita externa e preenche com massa plástica para acabamento. Se o buraco for fundo, podes misturar um pouco de resine com massa e passar com pincel, pois fica mais forte que a massa sozinha. Mas use isso só para preenchimento, pois se pensares em acabamento dessa forma, vais apanhar para lixar. Fica duro feito metal.

O acabamento e pintura irão durar uns 5 anos ou mais, sem nenhum tipo de manutenção. Se brotar ferrugem é porque o tratamento não tinha ficado bem feito.

Isso é um serviço fácil e rápido. Coisa para um sábado e domingo de diversão.

Uma pintura de cor sólida ajuda muito a baratear, facilitar e agilizar esse tipo de manutenção.

Detalhe, uma F1000 toda remendada continua sendo F1000. O que importa é a mecânica sim. Quem quer coisa perfeita tem que pagar por algo perfeito, daí não pode reclamar do preço.

A minha F1000 por exemplo, não está perfeita, mas não posso pedir o que pede o Waldir que tem uma F1000 perfeita. Então, se eu mostrar para alguém que botar defeito, eu dou um coice e mando pagar 15.000,00 a mais por uma F1000 perfeita. A minha é USADA. Se quer uma Zero que pague por uma ZERO. Não tem muito papo com isso não.

Detalhe qualquer F1000 terá. O que importa é que esteja realmente boa. Pagasses 20.000,00, sabendo que se tratava de uma F1000 de 20.000,00. O vendedor foi honesto e te cobrou um valor honesto. Mas não acho que ela esteja ruim não, pois isso são detalhes.

Mirão
10/06/2015, 20:31
Penso que seria mais cômodo a oferta do Michel, Lincoln, pegue um conhecido que entenda de lanternagem e dá um pulinho em Guaíra, talvez compense pois certamente terás que pinta-la por completo novamente. Sua efe merece, pelo que disse a mecânica tá perfeita, se a cabine não valer a pena, o Edintruder já deu o caminho a seguir.

Lincoln4x4
12/06/2015, 08:17
Dia!!!
Seguinte.. do acelerador,
abri o capô, peguei a lanterninha.. fui caçar o cabo de acelerador pra trocar, ia retirar, ir na autopeças e pedir um igual.. mas quem disse que achei o bendito cabo?! kkkk lembro que já ajudei a meu pai trocar da F4000.
Mas a 84 ainda é a vareta.. pelo que olhei está tudo ok, buchas sem folga.
Parti para a segunda hipótese.. a BI. Fui na Injepar, bombista bem renomado aqui na região.. montou na pickup deu uma acelerada brutal e realmente, demorou pra "baixar rotação" (lembrando.. estava uma aventura dirigi-la, cada passada de marcha ou redução tinha que erguer o acelerador no pé e a baixa estava bem alta). Ele desligou a f1000 e disse: não se preocupe, de duas uma, pode ser a vareta que está embuchando (sistema mais antigo e menos eficiente q a cabo) ou pode ser (mais provavel) que seja apenas uma regulagem na bomba (lenta).
Mas como eu estava com pressa.. e a turbina estava quente, ele pediu pra esperar ou voltar com mais tempo e que não ia cobrar nada pra fazer.. era jogo rápido.
Pra minha surpresa, na partida que dei pra ir embora, já notei que tinha uma diferença.. a lenta voltou pra 600giros..
O bombista é tão bão que sem encostar na bomba já resolveu o problema.. (risos)
Por incrível que pareça, tudo voltou ao normal.. a rotação abaixa certinho e a lenta em 600 giros (acho meio baixo, preferiria quando estava uns 650/700 giros, em dia de frio aqui no sul , ajuda!).
Enfim, não sei que diabos aconteceu pra ela voltar ao normal.. mas é um problema a menos!
Mas tirei uma conclusão disso, abasteço sempre no posto Petrobras diesel comum, porém um dia na estrada abasteci num sem bandeira.. depois disso abasteci novamente Petrobras e foi depois disso que o trem desrregulou.. será que o problema pode estar aí?
Pensei: pode ser que o diesel sem bandeira tinha alguma sujeira, a bomba filtrou mas pode ter ficado alguma sujeira ali que a desregulou, e depois daquela acelerada até os 3500 giros que o bombista deu.. removeu alguma sujeira e só entrou diesel novo(que abasteci na petrobras).. Bom, tomara que seja isso!
Da funilaria.. agora realmente não posso gastar muito, investi em uma piscicultura mas o retorno vocês sabem.. demora! Preciso trabalhar, depois posso pensar em dar uma geral na lata (trocar cabine é uma possibilidade também)! Agora vou estudar a possibilidade de fazer a lanternagem em fibra. Aqui tem uma empresa chamada Tropical Cabines, certeza que vocês conhecem!!! me indicaram um funileiro que trabalhou anos lá e que agora tem sua própria funilaria. Vou conversar com ele e até quem sabe pegar alguma dica pra eu mesmo fazer o trampo.
Eu só fiquei numa dúvida, onde existe aquela ferrugem no teto e na lateral.. terei que cortar a lata fora.. ou seja, vai ficar um furo mesmo.. vou conseguir fazer esse "preenchimento" com fibra? E na lateral terei que fazer o mesmo.. cortar fora todo o podre e refazer.. mas conseguirei (eu ou o funileiro) fazer a quina e dar acabamento na fibra?
Vou estudar mais sobre isso..
No mais, só alegria, Abraços Mileiros!

Edintruder
12/06/2015, 09:25
Passa um desengripante em spray nos pontos de encaixe desse varão. O ideal é tirar o sistema de varão do acelerador e substituir pelo sistema a cabo. Fica mais suave inclusive. Tinha algo engripando com certeza, mas diesel não faz isso aí não. É algo mecânico. Quando ele mexeu no varão pode ter acomodado alguma articulação apenas e voltou ao normal. Daqui há pouco poderá (montar) novamente e repetir o problema.

Lincoln4x4
15/06/2015, 10:27
Bom dia!
Outro amigo já tinha me indicado substituir o sistema de varetas.. assim que tiver um tempinho vou atrás disso!
Uma coisa está me incomodando muito.. rodo bastante por semana, uns 800 km +-
se considerar isso, praticamente a cada 2 meses tenho que trocar o óleo pois estou usando para 5 mil km, e como não gosto de trocar óleo e não trocar os filtros (se trocar os filtros e óleo quase todo mês ficará super oneroso), seria interessante no meu ponto de vista um óleo para 10 mil km (realizando troca de óleo e filtro a cada 4 meses), pensei em usar ou o top turbo, ou Ursa SuperTD e fazer a troca a cada 10 mil km! O que acham?
Outra coisa que me incomoda MUITO mais, é a autonomia.. qual a capacidade de Diesel da F1000 mwm 229 1984 original?
Tem frentista que consegue abastecer 40.. 43lts (na rampa) foi o campeão, outros não passam dos 20lts (frentistas novatos), daí ando 1 dia e meio já tenho que abastecer.. to um dia sim outro não no posto.. Quero fazer o que for preciso e possível para melhorar isso e aproveitar e arrumar a boia que não está marcando corretamente.
O consumo está em +- 10 km/l.. pois ando 400km com os míseros 40 litros que entram no tanque..o que é muito bom no meu ponto de vista.. melhor que meu antigo gol no alcool e igual na gasolina.. vantagem do diesel que esta mais barato.
Nas mais novas sei que o tanque de plastico a capacidade é para 88 litros.. ficaria muito feliz com 70 litros! Agora na 1984 não sei qual capacidade..
Aguardo opinião e ajuda dos camaradas!

ricarvalhal
15/06/2015, 12:11
Lincoln,

o tanque é de 88 litros !! o que acontece é que se abastecer muito rápido forma espuma e a bomba de abastecimento desarma.... uma opção é abastecer devagar... outra é colocar um calço embaixo da roda traseira esquerda... um calço de uns 20 cm deve ajudar.... alias alguns postos já tem estes calços, mas é um saco usar, pois vc tem que descer da camionete e posicionar o movimentar a camionete de novo....

em relação ao óleo deixo para os mais experientes, mas é melhor trocar tudo com 10.000 km, do que só óleo com 5.000

Bom dia!
Outro amigo já tinha me indicado substituir o sistema de varetas.. assim que tiver um tempinho vou atrás disso!
se considerar isso, praticamente a cada 2 meses tenho que trocar o óleo pois estou usando para 5 mil km, e como não gosto de trocar óleo e não trocar os filtros (se trocar os filtros e óleo quase todo mês ficará super oneroso), seria interessante no meu ponto de vista um óleo para 10 mil km (realizando troca de óleo e filtro a cada 4 meses), pensei em usar ou o top turbo, ou Ursa SuperTD e fazer a troca a cada 10 mil km! O que acham?
Outra coisa que me incomoda MUITO mais, é a autonomia.. qual a capacidade de Diesel da F1000 mwm 229 1984 original?
Tem frentista que consegue abastecer 40.. 43lts (na rampa) foi o campeão, outros não passam dos 20lts (frentistas novatos), daí ando 1 dia e meio já tenho que abastecer.. to um dia sim outro não no posto.. Quero fazer o que for preciso e possível para melhorar isso e aproveitar e arrumar a boia que não está marcando corretamente.
O consumo está em +- 10 km/l.. pois ando 400km com os míseros 40 litros que entram no tanque..o que é muito bom no meu ponto de vista.. melhor que meu antigo gol no alcool e igual na gasolina.. vantagem do diesel que esta mais barato.
Nas mais novas sei que o tanque de plastico a capacidade é para 88 litros.. ficaria muito feliz com 70 litros! Agora na 1984 não sei qual capacidade..

micheltakashima
15/06/2015, 13:07
Lincoln dá uma olhada ai na mangueira do bocal do tanque, pois na minha eu abasteço 76 litros reto sem precisar da rampa e a minha é 84 também com o tanque original de ferro, vê ai provável que o ar do tanque não está saindo fazendo com que ele cuspa o diesel pela boca do tanque.

Bom dia!

Lincoln4x4
15/06/2015, 13:18
Lincoln,

o tanque é de 88 litros !! o que acontece é que se abastecer muito rápido forma espuma e a bomba de abastecimento desarma.... uma opção é abastecer devagar... outra é colocar um calço embaixo da roda traseira esquerda... um calço de uns 20 cm deve ajudar.... alias alguns postos já tem estes calços, mas é um saco usar, pois vc tem que descer da camionete e posicionar o movimentar a camionete de novo....

em relação ao óleo deixo para os mais experientes, mas é melhor trocar tudo com 10.000 km, do que só óleo com 5.000

Ja já tentei com o calço.. Ou rampa, tinha uns 30cm, e o cara demorou muito pra abastecer e ele foi p campeão.. Quase 43 litros! Kkk

Lincoln4x4
15/06/2015, 13:20
Aaa.. 76 litros é meu sonho de consumo michel kkkk
bom, vou dar uma conferida nisso! Vou tirar o protetor de cacamba e a cacamba.. Já queria tirar pra mexer nas molas.. Tem um calço que deixa ela arribada, vou tirar! Aproveito e confiro o tanque e a bóia e a tubulação.. Isso vai dar um trabalho violento kkk

Juliano_SBO
15/06/2015, 19:32
Outra hipótese para o consumo é, como você não tem marcador de combistível, estar abastecendo com uma frequencia maior que o necessário, com mais de meio tanque sobrando.

Lincoln4x4
15/06/2015, 22:05
Juliano, o consumo está ótimo!!! Mais ou menos 10 km/L o que eu quero é autonomia.. Os 80 litros do tanque me daria uma autonomia de 800 km.. Bao demais da conta!

Lincoln4x4
19/06/2015, 16:58
505044
Boa tarde..
Enquete: Com ou sem moldura da lanterna?

Troquei as lentes.. Ficou bem melhor, agora os motoristas que estão atrás vão ver a seta!
Esse modelo da f1000 só tem um soquete de lâmpada na lanterna traseira. Creio que isso foi até 1984, ou seja, luz, freio e seta na mesma lampada (dois polos).. Não tem ré. O eletricista me informou que a caixa de cambio dela não tem sensor de ré..
To pensando em colocar um farol auxiliar com um botão no painel pra ligar quando for manobrar a noite.. O ideal seria ter o Santo Antônio, seria fácil colocar.. Mas como tirei por não ser original, pensei em colocar no parachoque traseiro? Alguém tem? À noite é complicado..

micheltakashima
19/06/2015, 17:07
Eu coloquei as lanternas da pampa e um botão no painel para ligar a luz de ré. Deixa com moldura também coloquei molduras na minha fica muito mais bonita.

Mirão
19/06/2015, 18:00
A moldura realça e dá um aspecto luxuoso, de fino acabamento, se puder coloca também em volta dos para lamas, diferencia muito.

Edintruder
20/06/2015, 22:26
Eu não sei... Acho que prefiro sem. Algo simples e funcional. Espartano, jurássico, muito simples e que transparece robustez e eternidade! kkkk
Credo, e eu nem bebi para escrever isso!!!!

Lincoln4x4
25/06/2015, 10:20
Mirão, realmente numa pickup toda originalzinha.. com todas as molduras de alumínio, ela destaca muito.. mas como a minha não tem nada disso, só tinha essa da lanterna e do para-brisa.. vou acabar deixando sem!
Edintruder estava inspirado em kkkk

Estou atrás de um santo antônio original pra poder instalar um farol auxiliar pra me ajudar na hora de dar ré a noite.

Alguém indica alguma loja ou marca de lona marítima? Depois do Sto Antonio vou instalar uma..

Outra coisa, troquei toda a suspensão dianteira, e a infeliz tá dando barulho, mesmo no asfalto.. parece barulho quando amortecedor não funciona.. (coloquei monroe faz menos de 1 mes..) Quando passo naqueles olho de gato na pista, sabe? Dá um barulho.. não pode ser normal né?
O que vocês acham de instalar um calço em tecnil de 1 polegada nas molas dianteira?
Vou ter que mexer na cambagem?
Quero porque quero erguer um pouco a dianteira.. vai ficar alinhada com a traseira que já tem calço no feixo de molas.
Me dão uma luz aí.. quem já fez!
Obrigado, abraços!

micheltakashima
25/06/2015, 13:42
O lincoln quando você vem aqui pra guaíra para eu ver essa sua f1000?!

Mirão
25/06/2015, 14:42
Lincoln, por incrível que pareça havia um santantonio jogado no meu quintal que parece ser o original da efe. Vou ver se ainda tá por aqui. Caso seja, te dou ele, vc só paga o envio ok? se alguèm tiver fotos e dimensões, posta para que possa conferir. É só pegar e dar uma nova pintura.

Lincoln4x4
25/06/2015, 19:54
O Mirão!!! Manda fotos.. Se for o modelo que desejo fico muito agradecido em!!!505664
Michel direto passo aí.. Só me falar onde tá a sua pra eu olhar tbm kkkkk

Lincoln4x4
25/06/2015, 19:56
Adiei a verificação da suspensão dianteira pra segunda feira.. Pra dar tempo de pensar no que vou fazer! Me ajudem aí? Faço um calço em tecnil pra dar uma erguida?

Mirão
26/06/2015, 22:36
Lincoln, infelizmente o santantonio é do Ford Pampa, muito parecido porém mais estreito, é uma pena, está encostado em um canto do quintal, vou fazer dele poleiro de galinhas.

Lincoln4x4
27/06/2015, 19:01
Opa beleza Mirão, obrigado mesmo assim! Hoje pintei a grade dianteira, retrovisores e maçanetas.. Preto fosco!
De imediato achei que iria gostar mais.. Mas me acostumo!
505815

micheltakashima
27/06/2015, 19:44
O lincoln ainda estou te esperando aqui em guaíra! Quando vier avisa... ME ADD no face ae

Lincoln4x4
10/07/2015, 11:29
Bom dia galera do 4x4!
506855

Lincoln4x4
10/07/2015, 11:39
Muita chuva por aqui..
Já me acostumei com a Cara Preta.. kkkk só falta o emblema..
Alguém sabe informar como faço o esquema de fiação para ligar os 4 faróis na luz baixa?
Hoje está da seguinte forma: Meia luz: ascende meia fase da seta e os faróis auxiliares
Luz baixa: ascende os 2 faróis de baixo e Luz alta: ascende os 2 faróis de cima.
Gostaria que logo na baixa ascendesse os 4 faróis e na alta ascendesse a outra fase da lampada do farol de cima..
Eu estou achando a f1000 muito "boba" no barro.. sai de traseira muito fácil, patina muito fácil...
Acredito que em partes seja devido ao desenho do pneu.. que é para asfalto, espero que com um perfil All terrain
melhore.
Vou dar uma pesquisada mais afundo no forum sobre bloqueio de diferencial, se na minha 1984 já está presente não sei se está funcionando.
Abraços!

micheltakashima
10/07/2015, 14:49
Fala Lincoln... a f1000 fica meio boba no barro mesmo ainda mais sem peso, o pneu ajuda bastante, provável que a sua não tenha blocante... a minha do mesmo ano não tem. Se tiver com 2,5k disponíveis era uma boa colocar ajuda bastante! E fala sério que chuvarada! Estamos quase virando sapo aqui já.

Mirão
10/07/2015, 20:28
Cara essas Efes tem uma presença marcante, bonita a foto Lincoln.

ricarvalhal
11/07/2015, 15:07
Lincon, vc tem que usar lampadas H4, que tem alta e baixa juntas, ai vc aproveita e liga em paralelo, vc tem baixa no farois de baixo ai junta com as baixa do farol de cima, e as de cima que tem luz alta vc liga as novas altas do de baixo, eu sei que tenho duas caixas de rele no cofre do motor, naum sei se na sua por estar com lampadas originais usa uma ou duas caixa de rele.... estou em viagem mas quando eu chegar em casa te passo umas fotos....

ai o esquema fica 4 baixas e 4 altas !!!!

Muita chuva por aqui..
Já me acostumei com a Cara Preta.. kkkk só falta o emblema..
Alguém sabe informar como faço o esquema de fiação para ligar os 4 faróis na luz baixa?
Hoje está da seguinte forma: Meia luz: ascende meia fase da seta e os faróis auxiliares
Luz baixa: ascende os 2 faróis de baixo e Luz alta: ascende os 2 faróis de cima.
Gostaria que logo na baixa ascendesse os 4 faróis e na alta ascendesse a outra fase da lampada do farol de cima..
Eu estou achando a f1000 muito "boba" no barro.. sai de traseira muito fácil, patina muito fácil...
Acredito que em partes seja devido ao desenho do pneu.. que é para asfalto, espero que com um perfil All terrain
melhore.
Vou dar uma pesquisada mais afundo no forum sobre bloqueio de diferencial, se na minha 1984 já está presente não sei se está funcionando.
Abraços!

ricarvalhal
11/07/2015, 15:09
aproveitando a dica do michel, caso for por blocante, use o que nao sai a ponta de eixo..."sistema chevrolet"

Fala Lincoln... a f1000 fica meio boba no barro mesmo ainda mais sem peso, o pneu ajuda bastante, provável que a sua não tenha blocante... a minha do mesmo ano não tem. Se tiver com 2,5k disponíveis era uma boa colocar ajuda bastante! E fala sério que chuvarada! Estamos quase virando sapo aqui já.

pcnicolau
12/07/2015, 11:41
Aí tudo bem, desculpe eu dar minha opinião mas se for colocar um blocante eu gastaria com um eaton E-LOCKER, se não tiver muita grana vai de eaton TRUETRAC, aí é maquina. Beleza, valeu galera é apenas uma opinião e um grande abraço a todos

ricarvalhal
12/07/2015, 16:43
Legal esses sistemas q o pcnicolau citou, neste caso troca-se somente o "miolo" do diferencial ?
Aí tudo bem, desculpe eu dar minha opinião mas se for colocar um blocante eu gastaria com um eaton E-LOCKER, se não tiver muita grana vai de eaton TRUETRAC, aí é maquina. Beleza, valeu galera é apenas uma opinião e um grande abraço a todos

Lincoln4x4
13/07/2015, 09:15
Bom dia!
Michel, dei uma pesquisada e pelo que conclui pode ser que as nossas F´s tenha saído com dif. blocante, mas com o tempo de uso (parece-me que é "tipo uma embreagem") ele se desgasta perdendo sua função, podendo quebrar com o tempo e comprometendo todo o diferencial. Será que procede isso?
Mas realmente é uma característica que me incomoda na F, pois quando eu tinha o golzinho.. cara ele dava um show no barro, fiquei apenas uma vez atolado pois entrei num banhado lá no sítio.. que nem o trator 4x2 saiu.. kkk
Não sei se tu conhece as estradas do interior aqui de Terra Roxa e Guaíra.. algumas são bem cascalhadas mas outras.. com essa chuvarada vira uma paçoca..
Acho também que quando trocar os pneus eu ganhe um pouco de aderência! Até fim do ano chegam os All terrain.

Mirão, obrigado!!! Também gosto muito desse modelo.. minha vontade é ficar muitos anos com ela.

Ricarvalho, teu nome é ricardo? E aí, tu notou diferença na iluminação com esse esquema? Acredito que fique bom, não reclamo muito da F, pois ilumina tanto quanto o New Beetle com xenon da minha futura esposa.. mas acho que com esse esquema de luz alta e baixa nos 4 faróis irá melhorar ainda mais! Eu não entendo muito da parte elétrica nem dos relês, mas sei que tem um de cada lado apenas..

Pcnicolau, não tinha visto essa adaptação ainda.. vi o preço da brincadeira.. só o bloqueio está em torno de R$4.000,00
TrueTrac
http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProductsSolutions/Vehicle/ProductsServices/BloqueiosdeDiferenciais/PCT_488183

Na verdade eu não consegui identificar qual diferencial tenho na milona.. só abrindo pra identificar?
Com o andar da carruagem quero investir ou num câmbio 5 marchas ou numa relação longa..minha intenção é melhorar a final dela, não que eu queira andar a 160.. ela não foi feita pra isso.. mas queria ter uma velocidade de cruzeiro com uma rotação mais baixa.. a 110/120 está com 3100 giros, só que de desvantagem me falaram que um 5 marcha sacrifica a arrancada dela.. não entendo muito bem, mais pra frente me preocupo com isso!
Não sei se comentei aqui, mas tem uma D-20 1986 possível doadora de conjunto cambio + diferencial.. mas não sei se seria uma boa troca!

Enfim.. com essa chuvarada aqui na região, está entrando muita água no interior, eu deduzi que seja no podre do teto..
mas também não descartei que seja pelo para brisa mal vedado, mas vou tirar uma grana pra fazer essa lanternagem,
antes que o quadro piore. desmontei também a soleira de alumínio pra conferir o assoalho e não gostei do que vi, acho que com a úmidade que acumulou das chuvas começou aparecer pontos de ferrugem próximo aos parafusos da soleira, já que vou mexer, vou pedir pra tirar aquele podre ali, então terei que remover todo o carpete do interior e acho que não vai dar pra reaproveita-lo.
O que vocês acham de fazer em vinil? Eu acho feio.. o meu atual é igual de um carro de passeio, fica muito bom,
mas o problema é a limpeza que é mais difícil. Vou visitar o tapeceiro pra pesquisar se existe um meio termo.. não tão feio quanto vinil e melhor de limpeza que o carpete de tecido.
Vixx já falei demais... kkk
Abraços!

Edintruder
13/07/2015, 17:39
Colocar um câmbio de 5 marchas Over Drive ficará muito melhor. Esse câmbio quem doa é a D20 sim. Mas podes colocar um diferencial mais longo que sai muito mais barato que trocar o câmbio. Não vais perder arrancada nenhuma, a menos que andes sempre rebocando uma Scania com a tua F1000. Coloca um diferencial 2,72:1 e seja feliz. O que gastarás com o investimento se refletirá em economia de diesel e satisfação ao rodar. O diferencial da tua deve ser 3,54:1. Muito curto. No mínimo um 3,07:1, mas o ideal é colocar o que te disse ali em cima, o 2,72:1. Vai andar soltinha e muito bem.

Lincoln4x4
16/07/2015, 10:32
Colocar um câmbio de 5 marchas Over Drive ficará muito melhor. Esse câmbio quem doa é a D20 sim. Mas podes colocar um diferencial mais longo que sai muito mais barato que trocar o câmbio. Não vais perder arrancada nenhuma, a menos que andes sempre rebocando uma Scania com a tua F1000. Coloca um diferencial 2,72:1 e seja feliz. O que gastarás com o investimento se refletirá em economia de diesel e satisfação ao rodar. O diferencial da tua deve ser 3,54:1. Muito curto. No mínimo um 3,07:1, mas o ideal é colocar o que te disse ali em cima, o 2,72:1. Vai andar soltinha e muito bem.

Estamos falando disso?
Original:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674071745-coroa-pinhao-diferencial-11x39-f1000-d20-eixo-405-moto-pecas-_JM

Relação mais longa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-660386560-coroa-e-pinhao-ford-f1000-061990-4x2-rel-272-49x18-_JM

Com essa relação mais longa.. não irei perder força em arrancada.. e terei uma final com rpm mais baixo, seria isso?
Lembrando, uso pneus 31.. gosto dessa medida!
E o preço do 2,72 justifica ser o dobro do 3,54?

Então, a outra opção seria, troca do cambio por um 5ª over e usando a minha relação original.. ou também teria que optar por uma relação mais longa?

Quero tirar um tempo pra erguer a D20 1987*** pra ver qual câmbioxdiferencial ela possui,.

sallespickup
17/07/2015, 08:07
se tem cambio 4 ou 5 pra traz, e motor turbo, pode ir mais alem, ir de 15x39, 2.60, mais lembre-se que seja 2.72 ou 2.60 tem colocar a caixa satelite da 3.15, ai se optar por um cambio drive, 5 pra cima, 3.54 fica otimo

Lincoln4x4
17/07/2015, 11:43
Salles, você que é entendedor de GM e D-20.. dei uma pesquisada no picapesgm mas não encontrei..
Essa D-20 que citei, que poderia ser uma doadora, na verdade iriamos fazer uma troca de componentes, ela está parada com problema de Doc´s sem previsão de voltar a rodar..
Ela é uma D20 Custom 1987 Turbinada por fora.. o que viria de original nela, cambio, diferencial, relação..?
O meu cambio da f1000 é um 4 marchas primeira pra frente e meu motor turbinado e vi que a da D20 é um 5 marchas primeira pra cima e a ré pra cima tbm.

sallespickup
17/07/2015, 19:17
da um jeito de postar uma foto da parte de traz do cambio, pois era pra ser 1 pra baixo, re pra cima, o famoso 240V, em sendo ele a relação original é 3.15, agora pra colocar o cambio da D20 na F1000, tem de fazer um misto de embreagem, com disco D20 e plato F1000, alem de refurar a caixa seca, ja no diferencial tem de refurar as pontas de eixo pra 5 furos que na D20 são 6, se quiser pode colocar adaptadores, eu até tenho um par pronto aqui... rssrrs

Lincoln4x4
18/07/2015, 09:00
da um jeito de postar uma foto da parte de traz do cambio, pois era pra ser 1 pra baixo, re pra cima, o famoso 240V, em sendo ele a relação original é 3.15, agora pra colocar o cambio da D20 na F1000, tem de fazer um misto de embreagem, com disco D20 e plato F1000, alem de refurar a caixa seca, ja no diferencial tem de refurar as pontas de eixo pra 5 furos que na D20 são 6, se quiser pode colocar adaptadores, eu até tenho um par pronto aqui... rssrrs

Vou conseguir a foto.. ela tá meio baixa.. ruim de entrar em baixo, vou pegar o pau de selfie. Achei uma utilidade pra isso kkk
E se eu quiser usar as 4 rodas da d20? É uma mangels muito bacana e legal que é aro 16.. minhas são mangels rodeo r15.
Bom, se fizer esse misto.. as duas pickups vão ficar completas? Digo.. quero que tanto a F1000 quanto a D20 fiquem utilizáveis, só que a D20 só pra dentro da propriedade.. pra não dar enrosco!
O cambio não é cadastrado junto com motor ou chassis né?

sallespickup
18/07/2015, 11:16
possivel é mais vai dar um trabalhinho, pra deixar as 2 andando, quanto as rodas refurar os cubos dianteiros vai ser fogo..., cambio e diferencial apesar de erem numeros, não identificam o carro

Lincoln4x4
20/07/2015, 21:38
507667
507668
507669
Alguem decifra? e essas escritas ali?

Juliano_SBO
20/07/2015, 23:54
Vai fazer merd@

Lincoln4x4
21/07/2015, 10:49
Juliano, porque está dizendo isso?
É legal compartilhar seu ponto de vista..
o que eu não quero é fazer merda kkk

micheltakashima
21/07/2015, 10:55
Lincon por que exatamente você quer colocar o eixo da d20?

Lincoln4x4
21/07/2015, 11:19
Lincon por que exatamente você quer colocar o eixo da d20?
Na verdade essa D20 pode ser uma doadora de peças.. de inicio eu queria um cambio 5m, mas não sei se o dela
é compatível.. lancei a ideia aqui no fórum pra ver se alguém identifica esse cambio pelas fotos.. se for o 240v seria uma ótima opção..
Sinto que na minha F1000 4m a 100 km/h o motor está com rotação muito alta... acho que um 5m pode amenizar isso, ou então uma relação mais longa.
Com o cambio da D20, o mais simples imagino ser trocar o conjunto completo, cambio+diferencial+eixo.
Mas é só uma ideia por enquanto.. essa d20 provavelmente só vai rodar dentro do sítio.

bbmoro
21/07/2015, 13:08
Lincon, o cambio 240V não vai mudar tu velocidade final pq a relação da 5ª é 1:1. Tu milona é turbo, certo? Receitinha que vai te agradar sem dúvida é o 240v mais diferencial com relação 2,72. O dana 46 sei que monta a 2,72, jáo dana 44 não sei....na tua é dana 44 né? verifique tb a possibilidade de usar a relação 2,6 da Engrecon.
Abraço

Lincoln4x4
21/07/2015, 13:59
Lincon, o cambio 240V não vai mudar tu velocidade final pq a relação da 5ª é 1:1. Tu milona é turbo, certo? Receitinha que vai te agradar sem dúvida é o 240v mais diferencial com relação 2,72. O dana 46 sei que monta a 2,72, jáo dana 44 não sei....na tua é dana 44 né? verifique tb a possibilidade de usar a relação 2,6 da Engrecon.
Abraço

pô tenho um sério problema.. não sei identificar o diferencial no olho :(

Lincoln4x4
21/07/2015, 14:01
pô tenho um sério problema.. não sei identificar o diferencial no olho :(
Sim é turbinada!
Não melhora final mas diminuiria rotação, certo?

bbmoro
21/07/2015, 15:31
Lincoln, tenta procurar na carcaça do diferencial que deve ter alguma inscrição no fundido, já que não deve existir plaqueta pelo ano da camionete. veja no link abaixo como está inscrito no meu diferecial, tem o númeto 46 identificando o dana 46:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/133083-f1000-td229-4-minha-peca-rara-20.html

Quando a relação da caixa, a 5ª do 240V é 1:1 assim como é no teu câmbio a 4ª marcha, também 1:1. Então, se tu não mudar teu diferencial, não vai mudar nada. Única diferença será um escalonamento melhor entre cada marcha.
Abraço

sallespickup
21/07/2015, 17:34
cara vc tem ouro na mão e não sabe, o cambio é um 2615, e o diferencial é um braseixos da d20 normal, como seu carro é turbo, manda o cambio compra uma coroa e pinhão 15x39 da engrecom e vc vai descobrir o que é andar, e com 2200 rpm estar a 120 uma delicia, as minhas duas tem essa configuração, lemrando que dara uma adaptação, mais vale cada centavo

Lincoln4x4
22/07/2015, 08:48
Bom dia!!!
Faz uns 50 dias que troquei amortecedores e molas dianteiras, molas fabrini se não me engano e amortecedores Cofap..
Tudo novo, de marca boa e fiz embuchamento também..
Só que logo notei um barulho estranho, parece que tinha algo batendo, não tava normal e só ontem me sobrou tempo de levar no mecânico, aproveitei e fiz a troca de óleo e filtros.
Para minha surpresa o amortecedor está totalmente ineficiente.. tiramos e comparamos com um novo e era nítida a diferença.
De duas uma.. Defeito do Cofap ou o outro mecânico me sacaneou e colocou um usado ou nem trocou, mas eu conferi. Vou tirar e mandar pra garantia porém é um processo demorado, então tenho que comprar um jogo novo e depois quando voltar da fabrica ele me devolve o dinheiro.
O que vocês acham.. troco o Cofap ou invisto num preparado? Existe algum modelo para F1000 da Offshox por exemplo? Vale o investimento?
Do cambio.. com umas 10 pessoas que falei, 8 me falaram.. não troca, o 4 marchas é muito mais confortável de viajar, não precisa cambiar muito kkk
Mas no meu ponto de vista valorizo o que o salles disse, quero ter uma boa velocidade numa rotação mais baixa..
Aos exatos 100km/h no GPS (115 no velocimetro) a rotação está em 2500 giros e como ando sempre nessa velocidade pra cima em trecho de BR acredito que um 5 marchas iria cair como uma luva no 229 turbinado talvez até gerando uma leve economia de combustível e durabilidade do motor.
Primeiro passo vou fazer uma limpeza no sistema de combustivel da d20, troca de oleo e filtros, bateria e tirar ela do lugar (3 anos parada) vou andar e ver a situação do cambio, tirar e abrir ele.. se tiver ok, já é meio caminho andado para doação..
Só sinto uma enorme dó pois meu 4 marchas está perfeito..
Quando fizer isso volto a falar sobre o assunto.

sallespickup
24/07/2015, 09:21
não sinta dó, pois se ainda tiver duvida, eu te dou um 4marchas e uma volta nele, sei la eu tenho interesse rsrsrsr

Lincoln4x4
24/07/2015, 16:44
não sinta dó, pois se ainda tiver duvida, eu te dou um 4marchas e uma volta nele, sei la eu tenho interesse rsrsrsr
kkkkkkkk
isso que penso.. ela tem um ótimo powertrain pra ficar ali parada.. é uma ótima pickup!

Lincoln4x4
24/07/2015, 16:51
Barulho da suspensão resolvido..
50% causado pelo tal amortecedor
50% quebra de 1 rebite que suporta uma travessa no chassis
vou tirar fotos e depois mando onde era o maldito barulho.
Instalei Monroe, fui pesquisar um amortecedor preparado e custa mais de 500 reais a unidade, eu que tenho que me preparar antes de comprar um desses kk $$$
Vou mandar os Cofap com menos de dois meses de uso para garantia.
Amanha terei uma longa empreitada, desmontar o interior pra segunda mandar ao chapeador.
Tentar alinhar a carroceria, no vão entre a cabine e carroceria está dando uma diferença, pouca mas tem, sou chato então irei tentar resolver, exemplo, lado motorista tem 3 cm de vão e do lado do passageiro tem 2,5cm.
Também tem uma diferença na altura, lado do motorista um pouco mais alta e do passageiro.. sei lá como vou resolver mais já separei dois macacos de caminhão e dois calços de madeira.
Abraços!

Juliano_SBO
25/07/2015, 09:00
Juliano, porque está dizendo isso?
É legal compartilhar seu ponto de vista..
o que eu não quero é fazer merda kkk

Amigo, certamente o que vei o à sua cabeça seria fazer algo que não sairia caro, pois você já tem a d20 inteira.

O problema é que você vai gastar muito com mão-de-obra, suportes, usinagem em flanges, etc. vai sair mais caro o molho do que o frango.

Se você quer somente aumentar a velocidade final, troca a coroa e pinhão do diferencial que tá tudo resolvido! Como já lhe advertiram aqui, não é uma marcha a mais que vai te dar mais velocidade, só vair ter mais uma pra trocar a todo momento.

Lincoln4x4
10/08/2015, 11:40
Chapeação do teto e das laterais da cabine que estavam podres OK!
Não fiquei 100% satisfeito com o serviço, mal acabamento..
Agora falta a tapeçaria, desmontei e to rodando sem carpete por enquanto e infelizmente vou ter que mexer no assoalho antes,
encontrei pontos de ferrugem, principalmente embaixo das soleiras de aluminio.
Rodas r16 da 92 turbo e pneus novos a caminho!

Lincoln4x4
13/08/2015, 19:40
509552509553509554509555
Algumas fotos..
Bancos da f250 em couro e interior refeito tudo em couro, fica pronto só na terça feira.. Pneus e rodas só na quarta feira.. Semana que vem promete.. Kkkk
galera ela tá ficando muito bacana, não tenho como mexer na lata inteira, minha ideia é instalar a faixa carijó da 86 pra cobrir as imperfeições presentes na carroceria.. O que me dizem? 509557

Francescolli
13/08/2015, 21:43
Primeiramente parabéns pela milona ... ta toop ..
fugindo um pouco do tópico .. tenho uma femil 91/92 original aspirada mas turbinada já..
gostaria de saber se alguém tem a informação sobre o comando de válvulas.
queria saber se existe uma diferença entre o do TD-229 e do D-229. pois amanha estarei tirando o motor da minha brutona para substituição das camisas pois uma furou ..

att. Francescolli

ricarvalhal
14/08/2015, 07:41
Agora já não entra agua !! olhando as fotos, o serviço ficou bom !!

o problema de colocar faixas, é que se ressecar ou descolar e vc quiser tirar, pode tirar a tinta... e não sei se da pra confiar nestas faixas de hoje em dia... por este motivo deixei a minha sem faixas..

Algumas fotos..
Bancos da f250 em couro e interior refeito tudo em couro, fica pronto só na terça feira.. Pneus e rodas só na quarta feira.. Semana que vem promete.. Kkkk
galera ela tá ficando muito bacana, não tenho como mexer na lata inteira, minha ideia é instalar a faixa carijó da 86 pra cobrir as imperfeições presentes na carroceria.. O que me dizem?

sallespickup
14/08/2015, 18:51
francescoli , sim comandos são diferentes, da um pouquinho de diferença sim

sallespickup
14/08/2015, 18:52
Lincon, sera que a carijo, vai cobrir a faixinha feita com tinta ja existente, sera que fica legal??? sei não

LUIZ170686
14/08/2015, 21:31
Lincoln as rodas que vc comprou são da F1000 turbo 92? aquelas de alumínio? rapaz onde achou essas raridades?

Lincoln4x4
15/08/2015, 18:38
Agora já não entra agua !! olhando as fotos, o serviço ficou bom !!

o problema de colocar faixas, é que se ressecar ou descolar e vc quiser tirar, pode tirar a tinta... e não sei se da pra confiar nestas faixas de hoje em dia... por este motivo deixei a minha sem faixas..

Vou arriscar.. Não tenho condições de mexer na carroceria, quero fazer algo pra esconder um pouco.. Vamos ver, se não der vão ser 60,00 reais jogados fora. Isso se eu encontrá-las por aqui..

Lincoln4x4
15/08/2015, 18:39
Lincon, sera que a carijo, vai cobrir a faixinha feita com tinta ja existente, sera que fica legal??? sei não

Entao, vou fazer o possível para cobri-la.. Vou tentar.. Vai que cola!

Lincoln4x4
15/08/2015, 18:41
Lincoln as rodas que vc comprou são da F1000 turbo 92? aquelas de alumínio? rapaz onde achou essas raridades?

sim Luiz, da 92 turbo.. Semana que vem ela estará montada nos Bf 265/70r16 pintada em semibrilho grafite.
Achei com um conhecido meu.. As vezes aparece!

Lincoln4x4
15/08/2015, 18:43
fugindo um pouco do tópico .. tenho uma femil 91/92 original aspirada mas turbinada já..
queria saber se existe uma diferença entre o do TD-229 e do D-229. pois amanha estarei tirando o motor da minha brutona para substituição das camisas pois uma furou ..

att. Francescolli

valeu Francesco!
Tomara que alguém te responda isso.. Sempre bom ter essas informações.

sallespickup
16/08/2015, 19:51
eu ja respondi, tem diferença sim...,

Ramon Pires
16/08/2015, 22:20

att. Francescolli
Opa, compra o kit da TD, vem os pistao anel bronzina, e providencia tambem o comando, ja q ta turbinada por fora, nao muda muito o valor dessas peças,
ai testa a bomba e os bicos, se tiver meio pau troca os bicos e faça a bomba e pede p regula com uns 15 a 20% a mais de combustivel, isso ja vai faze passar de 130 cv, q na minha opinião ja é um numero bom p f.

Ramon Pires
16/08/2015, 22:23
eu ja respondi, tem diferença sim...,

Pelo que sei a diferença entre eles é a taxa de compressão, comando e o turbo! e o TD tem um trocador de calor do oleo do motor, q nao sei se o aspirado tem. Confere...

sallespickup
17/08/2015, 11:35
Ramon adicione principalmente bomba injetora que tem LDA e bicos com maiores e com pressão diferente, o trocador de calor não tem como adaptar, são blocos diferentes

sallespickup
17/08/2015, 11:36
Opa, compra o kit da TD, vem os pistao anel bronzina, e providencia tambem o comando, ja q ta turbinada por fora, nao muda muito o valor dessas peças,
ai testa a bomba e os bicos, se tiver meio pau troca os bicos e faça a bomba e pede p regula com uns 15 a 20% a mais de combustivel, isso ja vai faze passar de 130 cv, q na minha opinião ja é um numero bom p f.

se for mexer em bomba ai é fazer ela completa pra turbo de fabrica, pois não é só oleo a mais que tem, tem LDA cane de avanço etc alem de varias regulagens

Lincoln4x4
21/08/2015, 22:05
510220
510221

Lincoln4x4
23/08/2015, 19:25
510280
510282
510283

Esta tá ficando do meu agrado. Faltam instalar os cintos 3 pontos e o interior está pronto.. Servico muito bem feito em couro!
Montei as rodas da 92 turbo, recém reformadas e os pneus 265/70r16.
Uma coisa me incomodou.. A direção está muito diferente.. Ficou mais "boba", passarinheira.. Ainda não balanceie, tenho que fazer alinhamento e conferir a cambagem também..
o que acharam?

ricarvalhal
23/08/2015, 20:07
Ta bonita hein !!!! vc colocou uma lampada de led no teto ?

Lincoln4x4
23/08/2015, 21:02
Não.. Ela veio com uma fita de led em baixo do painel.. Mas vou colocar uma de led no teto tbm. Vai combinar e é bem mais econômica.. vai que esqueço ligadas..

Juliano_SBO
23/08/2015, 22:23
Parabéns, muito bonita!

Sobre a direção, o que eu senti dirigindo pickup com BF, e também conversando com outras pessoas, como o pneu é mais achatado na banda de rodagem, quando você puxa a direção ela responde de uma vez, e também irregularidades no asfalto também fazem ela puxar pros lados muito rapidamente, mas vamos ver as considerações dos mais experientes!

Coophamat
24/08/2015, 08:37
Que espetáculo está essa f1000. Parabéns.

pcnicolau
24/08/2015, 12:10
Gente desculpa a intromissão e minha ignorância, mas o pistâo do motor mwm 229/TD não é ligeiramente maior que o pistão da mwm 229 aspirado como colocar num bloco menor, outra coisa não sei se os comandos de valvula são plug em play só sei que muda, na questão do virabrequim o da TD é mais grosso e guenta mais pau, e tem a questão da bomba injetora com LDA isso é facil e só comprar outra. Se houver realmente como transformar um motor aspirado em turbo também gostaria muito de fazer, pois já tentei comprar uma 91 TD de fabrica mas não acho quando acho o preço não dá pro meu bolso, na questão radiador de oleo tem post no forum não sei se funciona bem, mas todo carro a gasolina preparado segue a mesma receita do radiador de oleo. Gente abraços e desculpem minha ignorância tô aqui para aprender e levar cassetadas. Abraços a minha é uma 90/91 aspirada que coloquei turbo.

Francescolli
26/08/2015, 10:35
Gente desculpa a intromissão e minha ignorância, mas o pistâo do motor mwm 229/TD não é ligeiramente maior que o pistão da mwm 229 aspirado como colocar num bloco menor, outra coisa não sei se os comandos de valvula são plug em play só sei que muda, na questão do virabrequim o da TD é mais grosso e guenta mais pau, e tem a questão da bomba injetora com LDA isso é facil e só comprar outra. Se houver realmente como transformar um motor aspirado em turbo também gostaria muito de fazer, pois já tentei comprar uma 91 TD de fabrica mas não acho quando acho o preço não dá pro meu bolso, na questão radiador de oleo tem post no forum não sei se funciona bem, mas todo carro a gasolina preparado segue a mesma receita do radiador de oleo. Gente abraços e desculpem minha ignorância tô aqui para aprender e levar cassetadas. Abraços a minha é uma 90/91 aspirada que coloquei turbo.

Ola pistão do TD-229 é do mesmo tamanho q o do D-229. unica diferença é a câmara de explosão na cabeça do pistão e o pino q é maior. por isso pra colocar os pistões do TD precisa trocar as bielas, pois elas teoricamente vão ficar fracas se forem torneadas para o pino maior. Continuando as bielas do TD-229 não servem no virabrequim do D-229 pelo fato de os colos de acento no virabrequim serem mais largos,por isso seria necessário trocar o virabrequim. E se for trocar isso tudo por causa do pistão, não vai valer a pena $$$$$$$. Então receita básica galera. Turbina valvulada (+15 à 20 Cv), Comando de válvulas do TD (+15CV), Intercooler bem grande(não sei pois não coloquei ainda), e bastante debito na bomba. Lembrando q o comando eu coloquei essa semana, a diferença foi gigantesca.

Att. Francescolli (se quiserem fotos eu tenho os pistões dos dois modelos aki)

bbmoro
26/08/2015, 12:37
Ola pistão do TD-229 é do mesmo tamanho q o do D-229. unica diferença é a câmara de explosão na cabeça do pistão e o pino q é maior. por isso pra colocar os pistões do TD precisa trocar as bielas, pois elas teoricamente vão ficar fracas se forem torneadas para o pino maior. Continuando as bielas do TD-229 não servem no virabrequim do D-229 pelo fato de os colos de acento no virabrequim serem mais largos,por isso seria necessário trocar o virabrequim. E se for trocar isso tudo por causa do pistão, não vai valer a pena $$$$$$$. Então receita básica galera. Turbina valvulada (+15 à 20 Cv), Comando de válvulas do TD (+15CV), Intercooler bem grande(não sei pois não coloquei ainda), e bastante debito na bomba. Lembrando q o comando eu coloquei essa semana, a diferença foi gigantesca.

Att. Francescolli (se quiserem fotos eu tenho os pistões dos dois modelos aki)

Posta fotos ai Francescolli!
Além disso, segundo nosso amigo Ze´V8 os pistões do TD são ligeiramente mais baixos, em torno de 2mm, o que imlica na menor taxa de compressão, porém maior volume de admissão.
Abraço

Francescolli
26/08/2015, 14:04
Posta fotos ai Francescolli!
Além disso, segundo nosso amigo Ze´V8 os pistões do TD são ligeiramente mais baixos, em torno de 2mm, o que imlica na menor taxa de compressão, porém maior volume de admissão.
Abraço

Bom os pistões tem a mesma altura. A taxa é menor por causa da câmara de explosão ser maior.
Pistão D-229
510413510414

Pistão Td-229
510415510416

A unica diferença deles é essa câmara de explosão e o pino q é maior.
D-229 Td-229
510417
Pino do D-229 = 28mm Pino do Td-229 =35mm

Como a câmara de explosão é maior e diferente, o bico do TD tbm é diferente. Não existe nenhuma câmara de explosão no cabeçote como nos veículos a gasolina e álcool. Tenho cabeçote jogado por aqui, se eu achar mando foto.

Lembrando q eu extrai de um D-229 140cv sem comando do TD, e sem intercooler. essa força foi indicada pelo dinamômetro. Do qual eu perdi o relatório.

Ia me esquecendo, os manuais de montagem tando do D-229 quanto do TD-229 pedem a mesma altura de pistão e ralação ao bloco. a qual é de 0,15mm a 0,42mm acima da face do bloco.

Francescolli
26/08/2015, 14:08
Fotos da minha viatura..
510418510419

pcnicolau
26/08/2015, 18:52
Beleza de f1000 francescolli, então a substituição do comando de valvulas da aspirada para turbo melhora bastante a força do motor? É só trocar o comando ou teria que trocar outras peças, tenho um comando do mwm x10 encostado na minha garagem será que serve pois o da td229 já procurei para comprar e não achei. abraços.

Francescolli
27/08/2015, 09:34
Só o do TD-229. No meu caso e provavelmente no caso de todos, com o tempo o comando desgasta e é necessária a substituição das buchas do comando. na minha f-1000 quando desmontei notei q só tinha bucha no primeiro colo do comando. Mandei pra retifica e ele fizeram o ajuste desse novo comando. No caso é necessária a desmontagem parcial do motor. Substitui também os tuchos pois estavam com desgaste. A força melhora sim,e eu achei q meu gasto no comando valeu a pena. Mas se for tirar o motor e desmontar só pra substituição do comando acho q é inviável.

att. Francescolli

pcnicolau
28/08/2015, 18:20
Obrigado pela dica Francescolli, a tua f1000 92 deve usar o diferencial dana 46, o que ajuda ela andar um pouco mais solta do que a minha que é dana 44 relação 14x43, vc disse que esta usando uma turbina valvulada qual modelo e tamanho de caixa fria e quente? teve que redimensionar o escapamento? tô pensando em instalar na minha um 3 polegadas direto desde a caixa quente da turbina até o final, só tenho um pouco de receio com o gasto de combustível e o barulho. Esses dias achei um diferencial dana 46 completo com rodas e tudo num ferro velho, tenho medo dele estar todo detonado por dentro, a mudança de um 44 para o 46 não deve ser muita? Aí precisarei trocar a caixa de cambio a minha e 4 marchas, mas a 2615B é muito dificil de achar e cara. Abraços

Coophamat
29/08/2015, 01:42
Pcnicolau, um amigo acabou de trocar o eixo Dana 46 da f1000 dele por um braseixo 406, e uma 95 turbo de fábrica, se tiver algum interesse me manda MP que passo o contato dele.

pcnicolau
31/08/2015, 14:27
sim tenho interesse me manda o contato por mensagem particular, outra coisa se solber quem tem as rodas da f1000 turbo de fabrica 91 aquelas de liga leve aro 16 estou em busca de 4

Lincoln4x4
02/09/2015, 13:30
Boa tarde,
passando para tirar algumas dúvidas..
Com a configuração de rodas e pneus novos, percebi que tinha ficado muito passarinheira.. porém, lendo mais a respeito,
vi que a calibragem do autocenter que montou o jogo não estava compativel.. 40 lbs na frente, 45 lbs no traseiro e no outro traseiro estava apenas 15 lbs, quase não andei com ela após a montagem, aí ontem reparei esse pneu meio murcho e conferi a calibragem.. enfim, coloquei 30 na dianteira e 27 na traseira, acho que seja o mais compativel com os pneus 265/70r16 Bf allterrain. O que vocês acham? É mais ou menos isso?
Não andei na BR, mas na cidade já senti ela mais firme..
Não achei um santo que faça alinhamento e balanceamento nessa pickup, vou ter que ir numa que faça para caminhões..
agora o que me preocupa é cambagem. Realmente não sei quem vai conferir isso..
Me apareceu oportunidade de comprar uma Caixa evaporadora e compressor de ar condicionado por R$800,00 (usados) faltando as mangueiras, suportes e condensador. O que acham do preço? Onde posso encontrar o condensador? Pode ser de outro carro?
No mais.. feliz com o interior novo e curti muito o visual externo também! Está chamando atenções.. não sei se é bom ou ruim kkk

ricarvalhal
02/09/2015, 14:05
Lincoln,

em relação a cambagem/alinhamento/balanceamento, vc pode ir em qualquer lojinha de carro e verificar como esta. Para medir é igual carro normal....

mas a primeira coisa a medir é a cambagem, se estiver fora, vá atras de uma loja que mexa com caminhões... ai já faça todo serviço la.

se a cambagem estiver dentro da tolerância, nessas lojinha de esquina o cara consegue alinhar ...

mas procure uma loja de responsabilidade, pois se alinhamento/cambagem ficarem fora.. fica ruim de dirigir e vc perde os pneus rapidamente....

Boa tarde,
passando para tirar algumas dúvidas..
Com a configuração de rodas e pneus novos, percebi que tinha ficado muito passarinheira.. porém, lendo mais a respeito,
vi que a calibragem do autocenter que montou o jogo não estava compativel.. 40 lbs na frente, 45 lbs no traseiro e no outro traseiro estava apenas 15 lbs, quase não andei com ela após a montagem, aí ontem reparei esse pneu meio murcho e conferi a calibragem.. enfim, coloquei 30 na dianteira e 27 na traseira, acho que seja o mais compativel com os pneus 265/70r16 Bf allterrain. O que vocês acham? É mais ou menos isso?
Não andei na BR, mas na cidade já senti ela mais firme..
Não achei um santo que faça alinhamento e balanceamento nessa pickup, vou ter que ir numa que faça para caminhões..
agora o que me preocupa é cambagem. Realmente não sei quem vai conferir isso..
Me apareceu oportunidade de comprar uma Caixa evaporadora e compressor de ar condicionado por R$800,00 (usados) faltando as mangueiras, suportes e condensador. O que acham do preço? Onde posso encontrar o condensador? Pode ser de outro carro?
No mais.. feliz com o interior novo e curti muito o visual externo também! Está chamando atenções.. não sei se é bom ou ruim kkk

Lincoln4x4
03/09/2015, 10:11
Lincoln,

em relação a cambagem/alinhamento/balanceamento, vc pode ir em qualquer lojinha de carro e verificar como esta. Para medir é igual carro normal....

mas a primeira coisa a medir é a cambagem, se estiver fora, vá atras de uma loja que mexa com caminhões... ai já faça todo serviço la.

se a cambagem estiver dentro da tolerância, nessas lojinha de esquina o cara consegue alinhar ...

mas procure uma loja de responsabilidade, pois se alinhamento/cambagem ficarem fora.. fica ruim de dirigir e vc perde os pneus rapidamente....

Pois é.. Vou direto numa oficina de caminhões.. Pq fui em 3 aqui e eles não tem aquela porca q segura a roda no balanceador q pegue a roda 16 da f1000.. Ai já faço tudo por lá..
Agora me fala ai do seu powertrain.. Câmbio e diferencial casou bem com o 229? De onde veio esse câmbio? Valor muito alto? Melhorou a velocidade final? Rotação mais baixa em 120km/h?

ricarvalhal
03/09/2015, 16:01
Esse cambio é bem macio, mas a primeira só entra com a camionete parada. Provavelmente este cambio era de uma F250 a gasolina... e ele roncava bastante em 4 e 5 marcha, ai meu pai trocou todas as engrenagens internas para o do diesel, ai ficou bom... mas ai roncava em 2 ... ai descobri que estava com oleo errado... agora ta bom...

em valores deve encontrar um ZF por R$ 5.000, mas tem que adicionar uma travessa traseira, modificar eixo piloto, encurtar cardan.....

sei que a 2500 rpm anda a 120 Km/h no GPS.

Pois é.. Vou direto numa oficina de caminhões.. Pq fui em 3 aqui e eles não tem aquela porca q segura a roda no balanceador q pegue a roda 16 da f1000.. Ai já faço tudo por lá..
Agora me fala ai do seu powertrain.. Câmbio e diferencial casou bem com o 229? De onde veio esse câmbio? Valor muito alto? Melhorou a velocidade final? Rotação mais baixa em 120km/h?

Lincoln4x4
24/10/2015, 15:07
E ai galera!!! Passando pra atualizar..
Troca da colmeia do radiador pois furou mais uma vez.. Não adianta ficar tapando Furo.. Peguei o modelo da turbo, a princípio seu rendimento é melhor.
Continuo com o problema de estabilidade. Acho q realmente o que mais influe é a folga na direção, não achei ninguém ainda pra conferir a cambagem.
Ainda estou com a ideia de calçar com tecnil a dianteira, porém acho q mexer na altura da suspensão vai mudar a geometria, cambagem ou caster.. Então tenho q achar alguém que mexa na cambagem antes de mexer.
Preciso urgente de um ar condicionado kkkk tá fod@!
em breve quero mexer também na carroceria, e alinhar ela Tbm..
meu irmão comprou uma f1000 1987 engerauto, 229 turbinado 4 marchas diferencial pequeno. Está muito integra..

Ariel Baptista
29/10/2015, 12:53
Show sua caminhonete cara! Parabéns por ela e pela nova! Acompanhando aqui!

Pagel
29/10/2015, 23:12
meu irmão comprou uma f1000 1987 engerauto, 229 turbinado 4 marchas diferencial pequeno. Está muito integra..

Com certeza! Aqui na amazonia nesse verao esta insuportavel, mesmo sem poder, comprei uma evaporadora nova e coloquei porque a velha deu bronca. Posso garantir que minha vida mudou kkkkk. Tenho uma F 86 Engerauto CD toda de lata sem fibra nenhuma, e estou com problema de suspensao e caroceria, a traseira ta muito arriada e torta pra esquerda olhando de traz, e faz um barulho forte de pancada seca quando passa em buracos (aqui sao milhoes). Uma vez li em algum topico que nao achei mais, o Zé V8 falando sobre a colocacao de coxins na carroceria, ja procurei e nao acho de jeito nenhum, acho que minha solucao pra barulheira de pancada seca seria essa, alem de mandar arquear as molas e verificar amortecedores. Minha F esta com varios pontos pra colocar em dia, estou caminhando a passos lentos e me recuperando de uma reforma pesada que fiz logo que comprei, mas se tudo der certo em breve minha F estara com a saude mais em dia. Um ford abraco a todos!

Edintruder
30/10/2015, 08:57
Batidas secas na suspensão é falta de buchas ou amortecedor quebrado. Olha as buchas dos amortecedores, suportes dos amortecedores e buchas do feixe de molas. Normalmente são esses pontos que geram as pancadas.

Sobre os coxins, troca o kit de coxins de cabine e instala um body lift de 5cm com material mais macio. O ZéV8 usou barra de PU macia, mas pode usar calços de borracha de pneus ou solas de borracha lonada. Ganhando a altura da cabine em cima do chassis usando material mais macio, a cabine deixa o chassis trabalhar melhor e recebe muito menos vibrações da suspensão e motor.

bbmoro
30/10/2015, 13:34
E ai galera!!! Passando pra atualizar..
Troca da colmeia do radiador pois furou mais uma vez.. Não adianta ficar tapando Furo.. Peguei o modelo da turbo, a princípio seu rendimento é melhor.
Continuo com o problema de estabilidade. Acho q realmente o que mais influe é a folga na direção, não achei ninguém ainda pra conferir a cambagem.
Ainda estou com a ideia de calçar com tecnil a dianteira, porém acho q mexer na altura da suspensão vai mudar a geometria, cambagem ou caster.. Então tenho q achar alguém que mexa na cambagem antes de mexer.

Lincoln, qual o tamanho dos pneu BF?

abraço!

Pagel
30/10/2015, 20:22
Valeu Edintruder, como sempre na ativa dando dicas preciosas kkkk. Bom, hoje fui fazer o feixe de molas, arquearam as molas na mesma altura, e adicionei uma 2a mola pra dar mais apoio pois as molas estao bem velhas. Tive que soldar um suporte no amortecedor que por ter ficado mais alto ficou no limite e batia muito depois de levandadas as molas, ficou bem melhor, acabou as batidas do amortecedor e a F ficou bem mais macia, ate ai tudo bem mas... ela esta torta arriada mais pro lado esquerdo olhando de traz, uns 2 dedos medindo do para lamas de diferenca a maior do lado direito, acho que nao e mais suspensao, pois o feixe ficou identico, as molas dianteiras foram reisadas a pouco tempo e feito embuchamento, tudo que tem direito e ela mesmo assim continua torta, porra, nao seis o que fazer, olhei os coxins de carroceria e eles estao identicos e ambos os lados, o que poderia ser?

Edintruder
30/10/2015, 23:17
Pagel, o ideal era ter invertido os feixes da direita para a esquerda. Como roda a grande maioria do tempo somente com o motorista, a suspensão esquerda sofre mais. A mola dianteira esquerda é mais grossa que a direita, porém nos feixes são iguais. A minha F também é mais baixa na esquerda. Acho que todas acabam ficando assim, inclusive Rangers, S-10 e cia ltda. Não perde o sono com isso, pois só resolve colocado os feixes novos e mesmo assim depois de um ou dois anos a diferença estará lá novamente.

Pagel
31/10/2015, 20:29
Pagel, o ideal era ter invertido os feixes da direita para a esquerda. Como roda a grande maioria do tempo somente com o motorista, a suspensão esquerda sofre mais. A mola dianteira esquerda é mais grossa que a direita, porém nos feixes são iguais. A minha F também é mais baixa na esquerda. Acho que todas acabam ficando assim, inclusive Rangers, S-10 e cia ltda. Não perde o sono com isso, pois só resolve colocado os feixes novos e mesmo assim depois de um ou dois anos a diferença estará lá novamente.

Muito obrigado Edin, essa era a explicação que eu precisava, realmente eu deveria ter invertido os feixes pois ao medir na frente não há diferença, o problema também não e carroceria, esta tudo ok.
A diferença e de 3 cm, vou ter que me conformar com o carro torto aff...
Mas tudo bem, se não fizer mal então vai ficar assim mesmo. Agora a carroceria vou ver se tiro um estribo lateral que não sei como mas os caras ele fixado no chassis e na carroceria, resultado: barulho, pois os dois vibram de forma diferente então sacrifica o mais fraco, a carroceria. Ford abraço!

Lincoln4x4
21/11/2015, 10:09
Bom dia!
Correria tá demais.. mas isso é bom.
Fiz algumas manutenções, barra de direção longa estava com muita folga e isso melhorou em 80% a dirigibilidade e também fiz a troca dos coxins da cabine, suportes reis a marca.. gastei 220,00 na barra trw, 110,00 nos coxins reis e 200,00 de mão de obra, inclusive mão de obra pra trocar meu escape, coloquei um 4" ignorante! Detalhe.. tá disparando alarme de carro quando sai de uma lombada em baixa rotação! E falando da dirigibilidade.. está parecendo de um carro baixo mais novo, muito boa de andar, só falta alinhar, mas isso farei depois de erguer a dianteira.
Com a troca dos coxins aumentou muito a diferença da altura entre a caçamba.. está muito desalinhada! Próximo passo vou revisar o molejo traseiro e pinos de eixo. Daí a diferença que ficar.. vou medir e fazer calços em tecnil pra calçar a suspensão dianteira com a medida exata pra alinhar caçamba e cabine.. odeio ver a coisa torta e desalinhada.
O que vocês acham da 4 farol com um neblina redondo? Vi um anuncio que está na promoção os Hella Comet 500 fog light,
vi que eles são bem grandes, será que combina com a dianteira da F-1000?
Ford Abraço a todos!

Edintruder
23/11/2015, 08:25
Lincoln, trocasses o TEU escape por um de 4"??? :shock:
A vantagem será para fazeres exame de próstata o médico poderá colocar a mão inteira no teu escape! :odedo:
Falando sério, para ajustar a altura dos coxins novos basta apertar ou afrouxar os parafusos. Se a cabine ficou baixa é sinal que apertasses demais, e se ficou alta tem que apertar mais.

Lincoln4x4
03/03/2016, 13:58
Edin.. kkk troquei o escape da milona por um de 4" kkkkkkkkk
Atualizando, molejos arqueados novamente, troca dos amortecedores traseiros, bucha dos jumelos, com isso, parece que tenho uma nova pickup.. kkkk estava sem uma mola de cada lado, e no lugar tinha calços.. era muito dura. Ficou mais estável e macia.
Achei um alternador Bosch 90 para adaptar, to com os cintos da f-250 pra montar.. em breve uma foto atualizada!

ricarvalhal
03/03/2016, 14:15
Lincoln, trocou o escape inteiro, desde a turbina ?

Edin.. kkk troquei o escape da milona por um de 4" kkkkkkkkk
Atualizando, molejos arqueados novamente, troca dos amortecedores traseiros, bucha dos jumelos, com isso, parece que tenho uma nova pickup.. kkkk estava sem uma mola de cada lado, e no lugar tinha calços.. era muito dura. Ficou mais estável e macia.
Achei um alternador Bosch 90 para adaptar, to com os cintos da f-250 pra montar.. em breve uma foto atualizada!

Lincoln4x4
04/03/2016, 20:48
Lincoln, trocou o escape inteiro, desde a turbina ?
nao mexi na saída da turbina, e pelo que vi, vai entrar/ passar no máximo um de 3" mas irei fazer quando mexer na turbina. Mas logo na curva em baixo tem uma luva pra 3", outra pra 4" e o resto 4".

Lincoln4x4
04/03/2016, 20:50
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524121&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524122&stc=1

Andrefb69
14/03/2016, 17:34
Galera:
Estava procurando idéias para reformar/personalizar minha F1000 mwm 89 e dou de cara com essa beleza... Parabéns Lincoln!!!! Show de bola!

Edintruder
15/03/2016, 22:10
André, nada se cria, tudo se copia! kkk

Pagel
18/03/2016, 17:05

Mas uma cópia dessa, bem que merecia um premio para quem fez o original.
Parabéns pela Belíssima F!
Um dia quem sabe chego lá kkkk

Lincoln4x4
03/05/2016, 08:49
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527697&stc=1
Bom dia mileiros!!!
Passando pra atualizar, dianteira calçada em 1" na mola.. Não mudou muito a altura e a suspensão ficou mais dura.. Mas ajudou a igualar com a traseira. Falta agora nivelar a cacamba com a cabine.. Acredito eu que tenha ficado diferença na hora de instalar, o lado mais baixo parece ter ficado "espremido" bem mais apertado.. Acho que com isso vai alinhar!

Lincoln4x4
03/05/2016, 08:51
Mas uma cópia dessa, bem que merecia um premio para quem fez o original.
Parabéns pela Belíssima F!
Um dia quem sabe chego lá kkkk
Pagel, nossas F são linda de natureza!!! 😂😂😂
So precisam de atenção do dono.. Vou dar uma olhada na sua garagem, vai que tiro uma
boa ideia de lá! 😂😂

pcnicolau
03/05/2016, 15:12
Desculpa me intrometer mas gostaria de fazer uma pergunta( sei que já existe post disto que vou comentar, mas procurei e não consegui encontrar por isso peço que me desculpem ) em vez de calçar as molas que tal usar as molas da f250 na dianteira, parece que já vi isto aqui no forum, só que não consegui encontrar, preciso trocar as minhas da minha f1000 90 que são originais fabrini e gostaria de levantar um pouco a frente, só que não qual ano das molas da f250 que vão dar certo quem souber me da uma dica.

Edintruder
03/05/2016, 18:15
PC, nas F1000 93/... quando coloca as molas da 250 sobe cerca de 5cm e a frente fica muito mais firme, excelente par fazer curvas, porém nas f .../92 não sei como ficará com as molas da 250.

As molas são das F250 4x2 diesel. Qualquer ano.

ricarvalhal
05/05/2016, 11:47
Lincoln, vc fez cambagem após calçar ? como deixou a cambagem ? teve que trocar o parafuso que prende a mola ?

fico na dúvida, se não é melhor colocar um par de molas novas ??!!?!?!? levante e fica macia...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/527867-f-1000-1984-apresentacao-tirante.jpg

Lincoln4x4
17/05/2016, 18:14
Desculpa me intrometer mas gostaria de fazer uma pergunta( sei que já existe post disto que vou comentar, mas procurei e não consegui encontrar por isso peço que me desculpem ) em vez de calçar as molas que tal usar as molas da f250 na dianteira, parece que já vi isto aqui no forum, só que não consegui encontrar, preciso trocar as minhas da minha f1000 90 que são originais fabrini e gostaria de levantar um pouco a frente, só que não qual ano das molas da f250 que vão dar certo quem souber me da uma dica.

opa!!!
seguinte, troquei par de molas fazem uns 10 meses, junto com amortecedores Cofap! Amortecedores não durou 2 meses, troquei na garantia.. 8 meses depois, hoje.. Percebi que já não tão funcionando como deveria! Decepcionado com esses produtos que se dizem duráveis.. E as molas Tbm, pedi a da f4000 que eram pra ser mais firmes.. E com o tempo já perdeu altura. Acabei calçando.. Não posso trocar de molas todos os anos.. Amortecedor tenho um jogo zero Cofap que acabei recebendo da garantia meses depois.. Vou instalar, andar mais 6 meses e a hora que ferrar denovo.. Vou partir pra outras opções Tbm.. A gás, ou preparados por exemplo, offshox da offlimits.
Agora se descobrirem uma marca boa ou algum outro modelo, por exemplo f250... Me avisem! Sei que na F mais nova servem perfeitamente.. Nas nossas nunca vi algum relato!

Lincoln4x4
17/05/2016, 18:19
Lincoln, vc fez cambagem após calçar ? como deixou a cambagem ? teve que trocar o parafuso que prende a mola ?

fico na dúvida, se não é melhor colocar um par de molas novas ??!!?!?!? levante e fica macia...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/527867-f-1000-1984-apresentacao-tirante.jpg
entao.. Cambagem 1 grau positivo.. Ouvi dizer que o ideal seria 0,5 negativo.. Mas o alinhador e o cara da Mecanica que mexe na F.. Disse que 1 grau positivo é aceitável!
Porem To com um put@ problema.. Não sei que diabos aconteceu, o caster está totalmente fora! Solto o volante na estrada ela puxa violentamente pra esquerda.. Tem algo errado, não sei se o cara mexeu de forma errada na abertura de rodas.. Ou se ele tem razão, disse que o eixo esquerdo está torto! Não tenho nenhum eixo pra comparar! Só sei que antes de fazer alinhamento não puxava tanto.. Amanhã vou levar em outro alinhador! E alguém tem alguma sugestão.. Lado direito caster 1,5 positivo e lado esquerdo 3,5 negativo (lado que puxa)

Lincoln4x4
17/05/2016, 18:21
Ricarvalhal.. Fiz exatamente da medida que sobrava de parafuso..

ricarvalhal
17/05/2016, 19:11
Lincoln, segundo o manual da F1000, segue: Caster = 5°. Cambagem = 1°. Inclinação do pino mestre = 4°. Convergência = 2,3mm. A minha está com cambagem praticamente 0 (-0.1 e 0.1). Obrigado pelas informações anteriores.

Andrefb69
19/05/2016, 08:33

Edintruder: Mas se pudemos copiar um pouco daqui e um pouco dali, terminaos com uma cópia super inovadora! :lol:

Patryk Laube
22/05/2016, 12:41
Iai pessoal. Cara linda essa sua Fimil.. Tenho uma 86 cabinada em 2005. Estou reformando ela.. Pintei ontem de Verde Amazon Fiat 2000. Achei bonito num jeep e resolvi pintar a minha.. rsrsrs agora só tou em dúvida se deixo a grande dianteira prata ou coloco outra cor.

A minha é 11 centímetros mais alta do que o normal.. procurando como levantar, achei uns nilons pra colocar entre a carroceria e o chassi.. achei meio fraco, então resolvi fazer eu msm.. kkkkk
Comprei uma barra tipo U enrijecido e umalinha de uma madeira boa.. coloquei a madeira dentro do cano e fui cortando e soldando de modo ficar na forma do chassi... ficou um chassi por cima do outro. Não sei se me compreendeu, mas o resultado ficou lindo.. rsrs

Essa semana trago ela pra casa pra começar a mexer pelo lado de dentro. To querendo tb, comprar uma roda de ferro daquelas com uns buracos redondos, até vi foto de uma f com ela aqui no tópico.. Vou mandar inverter o miolo da roda para jogar os pneus mais ora fora. Vou calçar ela com os BF Goodrich A/T 33, por isso fiz essas adaptações..

Turbinei a minha por fora e mexi na bomba.. ficou show, só que ela tá sem final.. caixa de 5 marchas 1:1 e o diferencial curto.. quero colocar um longo para andar com ela mais folgada na BRbe to pesquisando tb um intercooler pra ela tb.. .. aceito sugestões de todos. O pessoal aqui tem bom gosto..

Outra coisa, to querendo colocar algum adesivo nela pra quebrar um pouco o verde, pensei até em mandar fazer aquele adesivo que tem na f150 raptor..
To querendo arrumar uma barra de ler pra colocar a cima do parabrisa..

Por dentro penso em colocar os bancos em couro do tipo marrom, e as laterais e teto em couro branco.. estou investindo nela pq ela era do meu pai e cresci dentro dela praticamente.. meu pai vendeu e 364 dias depois comprei ela da loja novamente.. rsrs é paixão demais pelo carro.. rsrs

Ford ABRAÇO

Andrefb69
27/05/2016, 10:01
Patryk: posta mais fotos da bruta aê! Rsrs!

Patryk Laube
29/05/2016, 18:28
Pode deixar amigo.. essa semana vou tirar umas fotos dela é posto aqui.. to num impasse das rodas pra ela.. hj achei umas rodas 16, só não sei se é vantagem ou não trocar as minhas, já visto que ta cada dia mais raro encontrar pneus 15 estou nesse dilema.. rsrs quebrar muito a cabeça ainda..

Andrefb69
29/05/2016, 19:53
Patryk:
Eu andei pesquisando bastante sobre rodas, pq vejo um diferencial legal no carro. Até porque estou planejando a reforma/restauração da minha e quero personalizá-la de leve. Mas no momento a minha está com roda 15 mesmo com pneus Kumho 31 x 10,5 x 15. Aliás, um excelente pneu. Achei que ficou com um tamanho bem condizente e o conjunto ficou muito equilibrado para rodar. Comprei pela net e na época fiz um ótimo negócio. Eu perdi umas fotos que eu tinha dela e a única que eu tenho aqui não dá pra ver muito bem pois parecem menores do que realmente são... Mas segue a foto mesmo assim.

529439

Patryk Laube
29/05/2016, 20:10
Linda sua F Andrefb69, a minha está com essa configuração de pneu tb, só que como levantei ela, ficou meio desproporcional :parede: quando começar mexer na sua, faz tópico para poder mostrar pra gente.
Será que tem algum grupo de whatsapp para os amantes das F? Se tiver me add 033-991190650
Vou abrir um tópico quando começar a fazer a parte interna da minha. Vou precisar de opiniões.. kkkk
Abraço

Andrefb69
30/05/2016, 11:48
Obrigado pelo elogio Patryk. Eu gosto muito da F e a sensação de longevidade infinita que ela passa... Foi uma época em que durar e resistir eram mais importantes que qualquer outra coisa!
Quanto às rodas, deve ter ficado um pouco desproporcional mesmo.. Eu andei vendo possibilidades também porque, como disse, acho o conjunto roda/pneu um dos ítens mais importantes na personalização. Analisei algumas opções como roda 18 com pneus "all terrain", roda 20 com pneu urbano (já desisti dessa faz tempo), etc... Todas as opções ficam uma fortuna que, com certeza, não vou ter quando tiver finalizado funilaria, pintura e tapeçaria! Rsrsrs! No meu caso, vai ficar com a 15" por algum tempo...
Quando começar o meu projeto, com certeza abrirei um tópico aqui. Não tem lugar melhor para trocar informações. Aqui tem uns caras que manjam muito e, o que é melhor, não tem medo nem frescurinha de dividir o conhecimento.

micheltakashima
01/06/2016, 09:01
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/527697-f-1000-1984-apresentacao-image.jpg
Bom dia mileiros!!!
Passando pra atualizar, dianteira calçada em 1" na mola.. Não mudou muito a altura e a suspensão ficou mais dura.. Mas ajudou a igualar com a traseira. Falta agora nivelar a cacamba com a cabine.. Acredito eu que tenha ficado diferença na hora de instalar, o lado mais baixo parece ter ficado "espremido" bem mais apertado.. Acho que com isso vai alinhar!

Fala Lincon, a sua está com as molas da f4000 de qual ano? estou querendo colocar na minha também para dar uma levantada, vi que colocou calços também, eu achava que só as molas já dariam uma altura legal.

AntonioFmil
29/09/2016, 15:04
536689 Boa tarde galera! Comprei essa f1000 agora, coloquei pneu BF 265/75 R16, tive que colocar um calço de 2,5 cm na frente e arquiei as mola traseira e coloquei um reforço de mola tbm, ficou bem alta, mas ficou boa!

Lincoln4x4
31/07/2017, 07:09
536689 Boa tarde galera! Comprei essa f1000 agora, coloquei pneu BF 265/75 R16, tive que colocar um calço de 2,5 cm na frente e arquiei as mola traseira e coloquei um reforço de mola tbm, ficou bem alta, mas ficou boa!
Parabéns pela F-1000.. tá linda! Essa medida de pneu ficou show!