PDA

Ver Versão Completa : Reforma de chassi do CJ3B

DJunior
05/02/2006, 21:01
Caros Amigos,

Estou recuperando um jeep CJ3B 1952. Quando iniciei o processo de desmontagem, dei de cara com uma mega trinca na junção da longarina com a travessa tubular dianteira (travessa esta onde fica o suporte da direção). Pelo que pude entender, o antigo dono do jeep adorava solda e saiu soldando tudo, inclusive esta travessa dianteira. Minha dúvida é a seguinte: Pelo que pude entender, esta travessa originalmente não é soldada e sim fixa por um mega parafuso que passa pelas duas longarinas e o interior da travessa - Isso é verdade? Qual seria a melhor forma de recuperar a porcaria realizada pelo antigo dono do jeep? Estou postando uma fonto indicativa da travessa e uma foto em primeira mão da mega trinca.

Abraços a todos e obrigado pelo suporte.

Junior

DJunior
05/02/2006, 21:02
Agora a foto da mega trinca.

Fabiano-SL
05/02/2006, 21:26
Tenho um 1954, e o chassis é igual ao teu... o meu tb tinha essa trica, dos dois lados e um MONTE DE SOLDA nessa área....

Essa travessa é soldada sim....nao tem parafuso nenhum nela!

Eu tirei a minha fora e coloquei um tubo de aço com parede 6mm, e acho que tem 80mm de diametro, transpassando o chassis. Veja na foto.
Note que vc ganha mais um ponto de ancoragem...
Essa ideia nao é minha, copiei do Leopoldo aqui do forum...

Aprovieta e faz o mesmo, essa travessa original é uma lata velha..se tu passar um jato de areia então..NOSSA! Ai tu vai correndo comprar um tubo novo!!! Coloca um tubo novo q é serviço pra sempre!

[]'s

edwint
06/02/2006, 11:26
BOM DIA.... ATÉ Q ESSA "RINQUINHA" NUM TA MUITO RUIM NÃO, ESSE PROBLEMA É TIPICO DO CJ3, ENTENDO EU, QUE É UM ERRO DE PROJETO , TENHO UM CJ3 1954, TAMBÉM COM O MESMO PROBLEMA, A SOLUÇÃO ENCONTRADA, E DEFINITIVA, FOI A SUBSTITUIÇÃO DESTE TUBO POR UMA VIGA "U" . SE NAO ME ENGANO DE 5" REFORÇADA. O PROBLEMA É O SEGUINTE, O TUBO NAO ACEITA AS TORÇÕES DO CHASSI, VC PODE ATÉ SUBSTITUI-LO, MAS ELE VOLTARA A TRINCAR, SE NÃO FOR O TUBO SERÁ O CHASSI. ENTÃO NÃO PERCA TEMPO JA QUE VC ESTA REFORMANDO, COLOQUE DE UMA VEZ A VIGA. APROVEITA P/ COLOCAR A CAIXA DE DIREÇÃO DO GOL. SOLUÇOES DEFINITIVAS. :concordo: :concordo:

edwint
06/02/2006, 11:30
JEEP É JEEP, SEM BACALHAU NÃO É JEEP..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

edwint
06/02/2006, 11:37
A VIGA É DE 3"

DJunior
06/02/2006, 12:04
Caros Amigos, muito obrigado pelas opções de substituição.

Somente mais uma dúvida com relação a utilização da viga em "U" do edwint (Junior). Na união do perfil "U" com a longarina, você soldou todo o contorno do perfil por fora e por dentro?

Abraços,

Junior

edwint
06/02/2006, 16:03
positivo, por dentro da viga soldei por inteiro, por fora somente um ponto reforçado em cima e em baixo, ja é o suficiente.

rafaelsouza
06/02/2006, 16:25
Fala Amigo, a Iron Parts fabrica este tubo novo, e ele é realmente soldado, ai vão fotos de um chassis restaurado na Iron Parts.
[],s :concordo:

rafaelsouza
06/02/2006, 16:28
A foto do tubo

edwint
07/02/2006, 11:55
bom dia sr junior :lol: :lol: bastante trabalho pela frente heim... mas nao desanime, passei por essa etapa diversas vezes, tenho também um jeepinho 54 cjeb, vim reconstruindo-o desde o inicio, sem pressa de acabar, ficou muito bom, sem falar q vc esta contribuindo p/ o resgate da historia altomobilistica do Brasil, c/ mais um veiculo restaurado e "salvo" do abandono. imajine se esse jeep pudesse falar? quanta história.... eu o parabenizo-o por essa atitude. nao desanime, vc vai ver q quando terminar, é muito gostoso curtir o carrinho. Eu ja estou reformando o meu a mais de 2 anos e sempre a gente quer modificar algo, é como aqueles carros antigos (tenho 3) nunca fica pronto, a gente fica com o sangue enferrujado e cada vez quer mais um. (quem sabe o sr. manda uma carta p/ o caldeirao do Luciano Ruck, lata velha... brincadeirinha :P )...Se vc precisar de algumas dicas estou cheio delas p/ passar p/ vcs. abaixo o meu antes/ depois.

forte abraço

DJunior
07/02/2006, 12:12
Caro Edwint, Bom dia...

Espero que o meu jeep um dia fique tão bonito quanto o seu, já que os dois são quase irmãos :concordo: :concordo: :concordo: .

Abraços

Junior

Fabiano-SL
07/02/2006, 12:28
É isso aí gurizada! Vamos restaurar esses cj3-b....

Na minha opinião é um dos jeeps mais bonitos :dance:

Assim q o meu ficar pronto da segunda reforma, coloco umas fotos aqui...precisando de informações sobre esse jeep entrem em contato...

Essa foto é da primeira reforma, mas ficaram muitas coisas para trás e coisas mal feitas... então resolvi fazer tudo novamente :x

[]'s

Varela
07/02/2006, 12:35
Junior, a melhor maneira de voce fazer isso é copiando a travessa do CJ5, só que use uma chapa de parede mais grossa, o meu CJ3B quebrava direto essa travessa até que eu troquei e nunca mais tive problemas...

Pra não perder a viagem vai fotos do Jeguinho, que aliás, não é mais meu, mas que deixou saudades deixou...

edwint
07/02/2006, 14:28
que legau :!: :!: é mesmo.... compramos da mesmo pessoa, em 2003. se eu não me engano, ele tinha mais um 53, cara de cavalo verde.....

edwint
07/02/2006, 14:41
ACHEIA FOTO...

lucciano amaral
07/02/2006, 17:24
Boa tarde Sr Edwin, este jeep verde ja foi meu, agora é de um tal Sr Tony, mas parece que ele ta meio devagar na reforma do seu cara de cavalo, ve se anima ele a acabar a reforma do bichinho que vale a pena.
jeep é jeep, so pra quem gosta, abraços

edwint
07/02/2006, 17:33
Boa tarde Sr Edwin, este jeep verde ja foi meu, agora é de um tal Sr Tony, mas parece que ele ta meio devagar na reforma do seu cara de cavalo, ve se anima ele a acabar a reforma do bichinho que vale a pena.
jeep é jeep, so pra quem gosta, abraços

VEM KÁ ... TE CONHEÇO :?: :?:

ETA CAMBADA DE MINERO MUNHECA DURA ... VE SE ABRE A MAO... GASTA UNS TROCO NA VIATURA.... PELO MENOS NA GASOSA... VE SE LEVA TAMEM UMAS LATAS... :dance: :dance:

lucciano amaral
07/02/2006, 18:05
Grana para a gasosa e pro alcool humano sempre tem, brincadeiras a parte vc tem razao nos temos que acabar a reforma do cj3b sim, um dia chega lá, abraços

DJunior
14/02/2006, 19:22
Aí galera,

Dando continuidade a desmontagem do jeep / reforma do chassi, deparei com outro problemão.

Uma das pontas dianteiras da longarina do chassi, sofreu uma porrada e deve ter quebrado em duas partes, já que existem duas soldas unindo a mesma, e o miolo continua todo torto. Neste caso, acho por melhor substituir toda esta parte, mas não faço a minima idéia de como fazer isso, já que a ponta não é reta e para piorar ela vai afinando. Sem falar no suporte do parachoque e na resistência necessária para suportar a força da ação do feixe de molas e peso do jeep.

Alguém já fez este tipo de substituição ou tem alguma idéia de como arrumar isto? Segue a foto para melhor visualização.

Abraços,

Junior

edwint
15/02/2006, 08:19
bom dia Dias,

no meu ponto de vista, o melhor a fazer, é recortar a ponta do chassi, alinhar e resoldar novamente. não tem nescessidade de substituir.

proença
30/03/2006, 18:21
aos restauradores de cj3b :pensativo:

o manômetro original é "temperatura do óleo" ou "pressão do óleo"?
estou vendendo um manômetro pro Ivan Haido mas estamos com essa dúvida

[ ]´s andando de cj3b tb :mrgreen:

edwint
30/03/2006, 18:54
no meu cj3b 1954, vem pressao de oleo e outro de temperatura'..

Fabiano-SL
31/03/2006, 01:25
Os marcadores do cj2, 3a e 3b são:

- Gasolina
- Pressão do Oleo
- Amperimetro
- Temperatura da agua
- velocimetro

segue foto.

[]'s

edgartoledo
31/03/2006, 09:36
Caro DJunior,

Fiquei surpreso quando vc postou que possui um CJ3B 1952, sendo que este modelo foi introduzido no mercado americano a partir de 1953.
Será que vc não tem não é um Chassis de CJ3A com carroceria do 3B?
Aproveitando que o seu chassis esta desmontado vc poderia verificar para nós se encontra nele o número original de identificação, pois os Cj3B tem em seu chassi os 5 últimos números da placa de identificação que vinha originalmente em sua parede corta fogo( Veja a Foto).
Vá aos sites abaixo e descubra mais sobre seu Jeep.

edgartoledo
31/03/2006, 09:42
Os sites são os seguintes. Possuem muita informação sobre os CJ3B...
http://www.film.queensu.ca/CJ3B/SerialNos/SerialNosFrame.html
http://www.film.queensu.ca/cj3b/

proença
31/03/2006, 10:54
essa situação (chassi de cj3b com outras carrocerias) é mais comum do que se imagina
tenho colega que tem um assim: com carroceria militar americana do cj5
as complicações: as dimensões são diferentes e o principal problema é a parede corta-fogo, já que ela fica bem mais à frente que a original e o motor acaba ficando bem próximo dela
resultado: dificuldades na manutenção (espaço reduzido porque o motor fica perto da lata) e esquenta pra k7 (por causa dessa proximidade)

DJunior
31/03/2006, 12:17
Caro edgartoledo,

Primeiramente muito obrigado pela indicação dos sites sobre CJ3B.

Não posso estar afirmando, mas o meu chassi possui alguns numeros gravados na região indicada. Eles estão meio apagados (gravação muito fraca). Neste final de semana, estarei fotografando a região e colocarei no forum posteriormente para análises.

A data de fabricação é a constante na documentação do jeep - jeep willis 1952 imp. Aparentemente a carroceria do CJ3B é original :?: :?: :?: Quando da desmontagem do mesmo, não pude verificar nenhum tipo de modificação para adaptação da carroceria do CJ3B em um chassi do CJ3A, mas de qualquer forma não sou tão expert em jeep para afirmar a originalidade do mesmo :pensativo: :pensativo: :pensativo:

De qualquer forma, estarei mantendo as características do CJ3B no meu jeep. Para mim o mais bonito de todos :concordo: :concordo: :concordo:

Na semana que vem coloco as fotos para continuarmos o assunto

Abraços a todos,

Dirceu (CJ3B 1952 :pensativo: )

rafaelsouza
31/03/2006, 12:47
Só para constar a carroceria do Cj 3b serve perfeitamente no chassis de Cj 3A sem nenhuma modificação

edgartoledo
31/03/2006, 13:43
DJunior,

Se vc conseguir os números seria legal pois vc poderia pesquiar na internet e ter mais certeza quanto ao ano de fabricação, quantos veículos foram fabricados naquele ano, e até mesmo se registrar naquele site que eu postei aqui. Na página do CJ3B existem jeeps cadastrados do mundo inteiro, isso é legal pois mantem viva a história do jeepinho.
Aquele site que te passei é muito bom, pena não ter um tão bom qaunto ele para o CJ3A...

Aguardo as fotos....

lucciano amaral
03/04/2006, 13:04
Ola D junior, tudo beleza? Vejo que algumas dificuldades vem surgindo na reforma do seu cjb 1952, como estra a reforma? manda algumas fotos por email, estou torcendo pelo seu sucesso, :palmas: abraços

DJunior
04/04/2006, 21:13
Lucciano, Boa noite...

Na verdade, as dificuldades estão mais com os serviços de terceiros.

Cheguei a uma fase de que sem o alinhamento técnico do chassi não consigo prosseguir. Já achei um cara da região de Jaguariuna que faz este trabalho. O equipamento do cara é de primeira, mas até agora ele não foi ver o chassi para me dar um orçamento :evil: :evil: :evil:

No mais estou trabalhando em paralelo, para que após o alinhamento técnico do chassi, inicie a etapa de montagem do jeep. Segue algumas etapas já realizadas:

1- Montagem e pintura dos diferenciais, canela grossa, com relação 9x44;
2- Aquisição do feixe de molas do Toyota Bandeirantes;
3- Aquisição e modificação dos amortecedores traseiro da Ranger 97;
4- Inicio da confecção da tubulação de freio, ainda não concluída...
5- Inicio da confecção do sistema de direção (santana mecânico), ainda não concluída...

Assim que possível (quando tiver alguma foto mais apresentável) coloco no forum.

EdgarToledo, Boa noite...

No final de semana passada tirei uma foto da numeração do chassi gravada na região indicada.

Pois é... Surgiram novas dúvidas...

1- Aparentemente a numeração não é original de fábrica, visto que cada número foi gravado mais que uma vez, por cima do mesmo número, apresentando uma aparência de serviço artesanal (vide foto) :pensativo: :pensativo: :pensativo: Tirando este número, não existe mais nenhum. Logo me veio a quase certeza que o meu chassi é de um CJ3A com carroceria de CJ3B, porém...

2- Verificando novamente a documentação do meu jeep, existe a descrição do veículo como: IMP/WILLIS OVERLAND 1952 :?: :?: :?: , logo...

3- O que está errado: Poderia um chassi do CJ3B sair sem a numeração acima comentada, ou o documento do jeep está errado. Peço ajuda aos universitários :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Abraços,

Dirceu

rafaelsouza
05/04/2006, 00:26
DJunior, me diga uma coisa ? este numero que vc tem no documento como "numero de chassis" esta gravado aonde no seu jeep?
talvez possa te ajudar

DJunior
05/04/2006, 09:48
Rafaelsouza, Bom dia...

Na verdade este número não é o do chassi que está no documento do jeep. A numeração do chassi foi remarcada com autorização do DETRAN e o documento está como 9BF..... REM.

Este número da foto aparentemente foi uma remarcação antiga ou é o número citado acima pelo edgartoledo :?:

Abraços,

Dirceu

rafaelsouza
05/04/2006, 10:39
é meu amigo este teu número 9BF... não tem nada a ver com nada :shock:
este carro tem o motor hurricane 4 cil? :pensativo:
o que fica dificíl é que o chassis do CJ 3A e do CJ 3B são identicos
diz aí

edgartoledo
05/04/2006, 10:51
Não acho que seja remarcação , acho que era a técnica utilizada na época para marcar que não era adequada ,pois se vc der uma olhada naqule site que te indiquei vai reparar que tem jeeps com a numeração meio irregular, inclusive existe uma foto que gravaram um 4 , e por este estar errado gravaram um 9 por cima do outro.
Acredito sim que seu jeep originalmente chegou no Brasil como um CJ3A, e com o passar dos anos a carroceria foi substituida por uma de CJ3B. Não acho que isto mude muita coisa pois na verdade todos iram identificar seu jeep como um CJ3B, e é o que vc quer , pois é o modelo que vc mais gosta. Fica apenas como uma curiosidade.......
Veja a foto abaixo....

rafaelsouza
05/04/2006, 11:10
Não acho que seja remarcação , acho que era a técnica utilizada na época para marcar que não era adequada ,pois se vc der uma olhada naqule site que te indiquei vai reparar que tem jeeps com a numeração meio irregular, inclusive existe uma foto que gravaram um 4 , e por este estar errado gravaram um 9 por cima do outro.
Acredito sim que seu jeep originalmente chegou no Brasil como um CJ3A, e com o passar dos anos a carroceria foi substituida por uma de CJ3B. Não acho que isto mude muita coisa pois na verdade todos iram identificar seu jeep como um CJ3B, e é o que vc quer , pois é o modelo que vc mais gosta. Fica apenas como uma curiosidade.......
Veja a foto abaixo....
concordo contigo Edgar :palmas:
não liga não DJunior é a gente que é curioso e bisbilhoteiro mesmo :oops:
se quizer continuar a investigação a gente continua vc que sabe :roll:

edgartoledo
05/04/2006, 11:24
Outra forma que pode ser utilizada para saber o ano exato da fabricação é a identificação no bloco do motor, isto , se ele for original.

Veja o local;

DJunior
05/04/2006, 13:07
Edgar e Rafael, Boa tarde...

Agora que a brincadeira de detetive está ficando legal vocês estão querendo parar :discordo: :discordo: :discordo:

Brincadeiras a parte, vou ver a numeração do motor só para confrontar e verificar se nos indica mais alguma coisa.

Abraços,

Dirceu

rafaelsouza
06/04/2006, 18:55
Tá bom Djunior, diz aí qual motor vc tem na viatura ?
qual numero tem nele ?

DJunior
06/04/2006, 19:44
Rafael, Boa noite...

O motor não sei exatamente qual é, mesmo porque o estado dele está lastimável (estado este desde que comprei o jeep) e não pretendo recuperá-lo.

Só vou voltar a mexer no jeep no próximo final de semana prolongado (feriado). Vou tirar umas fotos do motor e da numeração e posto no forum, assim descubro qual é o motor e a numeração nele gravado.

Abraços,

Dirceu