PDA

Ver Versão Completa : Onde comprar motor da Land Cruise Prado diesel, usado, em São Paulo

Lautrix
23/04/2015, 11:22
Pessoal, comprei uma SW4 3.0 TD com o motor necessitando de retífica. Gostaria de substituir o motor original pelo da Prado.
Alguém sabe onde eu posso encontrar o motor da Prado usado e em boas condições, em São Paulo?

Newton Guerra
23/04/2015, 12:44
Procura na Ponto Diesel, já vi duas Prados sinistradas por lá.

http://www.pontodiesel4x4.com.br/

Abraço

Lautrix
23/04/2015, 13:40
Procura na Ponto Diesel, já vi duas Prados sinistradas por lá.

http://www.pontodiesel4x4.com.br/

Abraço

Muito obrigado! Liguei e tem um motor. O preço que ainda está meio salgado (eu acho) 12.000,00 à base de troca. Porém o meu foi feita a bomba e bicos mês passado (eu usaria a minha bomba e nessa situação não é possível).
Algum outro lugar?

Gustavo_Barreto
24/04/2015, 08:14
Você vai gastar perto disso, pra fazer seu motor da maneira correta...

Lautrix
24/04/2015, 08:58
Você vai gastar perto disso, pra fazer seu motor da maneira correta...

Bom dia.
Pesquisa na internet achou local que retifica por menos de 10.000,00 e dá garantia em cartório de 100.000 km ou dois anos.
http://www.sapopembacarmotores.com.br/Index.asp
O que acha?

Sonhador
24/04/2015, 09:39
esses 10.000,00 deve ser Um Orçamento , depois que eles começam a mexer acham peças que precisam ser trocadas , e ai o preço aumenta , pois tem peças que não fazem parte da retifica , mas são necessarias para o funcionamento do motor , nenhuma retifica te da um preço final antes de desmontar o motor e examinar por dentro , e depois que o motor esta desmontado na bancada , vai acabar aceitando as diferenças pois senão tem de pagar para remontar e retirar o carro da retifica.
Sobre a troca de motor ate acharia interessante se tivesse trocando de gasolina para diesel , mas como ja e diesel , vai acabar gastando para trocar o motor , depois pagar a adaptação(que depois pode ficar uma confusão de peças pois pode acabar ficando um frankestein), e não vai saber a real situação do motor que esta comprando , se ja foi muito reparado , a qualidade dos componentes.

Eu retifiquei meu motor a pouco tempo , o preço final saiu maior do que o do orçamento , mas fiz o motor em uma oficina que e referencia em minha cidade , para não ter dor de cabeça, fui na maioria das retificas conhecidas em minha cidade e não senti confiança e o preço não estava tão diferente.

Mas antes de fazer a retifica recomento ler os foruns sobre motor semelhantes ao seu , pois sempre o pessoal tem dicas e sugestões , inclusive para melhorar o motor, ate dicas de peças e fornecedores.

A minha dica e para as peças toyotas assim como embreagem , valvula termostatica e outras peças originais , comprei na concessionaria sorana , para carros mais antigos assim como o meu com quase 20a(não sei o ano da sua) , eles tem um desconto de 20% , isso em uma peça original as vezes sai o mesmo preço ou ate mais barato que certas peças paralelas.

ja aviso que se sua embreagem ja tiver meia vida ou menos e bom trocar pois evita no futuro pagar novamente para trocar.

Newton Guerra
24/04/2015, 09:44
Lautrix, covê conversou com o João da Solo4x4? Gente finíssima e sabe tudo de Toyota, pode te dar uma mão.

Lautrix
25/04/2015, 21:19
Sonhador, obrigado pelas colocações. São muito pertinentes.

Newton, conversei sim, ele sugeriu o motor da Prado.

americo_mattar
28/04/2015, 13:23
Fala Lautrix,
O João conhece muito das nossas viaturas e não quero de modo algum colocar em cheque a experiencia dele. Mas trocar o motor por um outro modelo eu fico cabreiro, embora os dois sejam o 1KZTE o da Prado tem maior potencia e intercooler, o que por si só vai exigir que você faça a algum ajuste na bomba e no gerenciamento eletrônico da turbina. Assim alem dos custos com o motor novo, MO, etc.. reserva mais uns "trocados" para estes ajustes finos. Da uma olhada neste post:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/123205-sw4-2000-com-motor-da-prado-2010-a.html

Uma boa referencia tambem é o Alex da MacMotors, ele fez uma revisão grande na minha viatura (trocamos a suspensão inteira, alem de outros itens do motor, diferencial, etc...) e o carro ficou nota 10. Tive a oportunidade de ver um cabeçote que ele tava trocando, o cara é caprichoso, vale a pena você procurar.

Cuidado com orçamentos muito baratos, como disse o Sonhador, não da para saber como esta o motor sem abrir e nestes casos não tem "almoço gratis". Depois compartilha no forum a solução e como ficou o carro.
Abraços,

Sonhador, obrigado pelas colocações. São muito pertinentes.

Newton, conversei sim, ele sugeriu o motor da Prado.

Lautrix
28/04/2015, 21:23
Américo_Mattar
Após alguns contatos e levantamentos de preços de motores usados, decidi retificar o original. Vou buscar uma retífica filiada à APAREM (Associação Paulista de Retífica de Motores) e mandar fazer o serviço. Se ficar bom eu posto a recomendação.

Mudando um pouco de assunto, mas sobre a mesma viatura: alguém tem o manual do proprietário e o manual de serviço da SW4 2002 3.0 TD? Só veio o livreto de garantia.

americo_mattar
28/04/2015, 22:36
Eu tenho o físico da 2001, posso ver quanto fica fazer uma cópia, caso vc queira me da um toque por e-mail que combinamos.

Américo_Mattar
Após alguns contatos e levantamentos de preços de motores usados, decidi retificar o original. Vou buscar uma retífica filiada à APAREM (Associação Paulista de Retífica de Motores) e mandar fazer o serviço. Se ficar bom eu posto a recomendação.

Mudando um pouco de assunto, mas sobre a mesma viatura: alguém tem o manual do proprietário e o manual de serviço da SW4 2002 3.0 TD? Só veio o livreto de garantia.

Lautrix
29/04/2015, 07:48
Américo_Mattar
Eu ficarei muito agradecido se você fizer uma cópia pra mim.
Meu e-mail é lautrix@bol.com.br. Mande o nº da sua conta e o valor da cópia.
Abraço

Jsantos
29/04/2015, 13:01
Fala Lautrix, O João conhece muito das nossas viaturas e não quero de modo algum colocar em cheque a experiencia dele. Mas trocar o motor por um outro modelo eu fico cabreiro, embora os dois sejam o 1KZTE o da Prado tem maior potencia e intercooler, o que por si só vai exigir que você faça a algum ajuste na bomba e no gerenciamento eletrônico da turbina. Assim alem dos custos com o motor novo, MO, etc.. reserva mais uns "trocados" para estes ajustes finos. Da uma olhada neste post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/123205-sw4-2000-com-motor-da-prado-2010-a.html , Américo o motor é o mesmo em ambas as viaturas, a maior potência na prado se dá pelo intercooler que pode ser instalado nos 1kzt e 1kzte sem problemas, quanto a turbina é a mesma CT12B, este motor é perfeitamente mecanizável servindo também para as sw 1kzt só colocar a bomba mecânica.

americo_mattar
29/04/2015, 13:32
Tranquilo, ja te mandei um e-mail.

Américo_Mattar
Eu ficarei muito agradecido se você fizer uma cópia pra mim.
Meu e-mail é lautrix@bol.com.br. Mande o nº da sua conta e o valor da cópia.
Abraço

americo_mattar
14/05/2015, 12:42
Fala Jsantos,
Sim são os mesmos motores, porem com regulagens diferentes, inclusive a parte eletrônica.
Na Prado, alem do intercooler, tem a regulagem da bomba e pressão da turbina que sinceramente não sei se é a mesma, se alguém souber e puder contribuir.
Ou seja, não basta colocar o intercooler que a viatura passa de 116cv para os 131cv da prado, tem que mudar mais umas coisinhas, tenho algumas duvidas:
- A bomba eletrônica se adequa automaticamente a maior vazão de ar, injetando mais combustivel?
- Qual a compressão da turbina da Prado?

Américo o motor é o mesmo em ambas as viaturas, a maior potência na prado se dá pelo intercooler que pode ser instalado nos 1kzt e 1kzte sem problemas, quanto a turbina é a mesma CT12B, este motor é perfeitamente mecanizável servindo também para as sw 1kzt só colocar a bomba mecânica.

Jsantos
14/05/2015, 17:26
Fala Jsantos, Sim são os mesmos motores, porem com regulagens diferentes, inclusive a parte eletrônica. Na Prado, alem do intercooler, tem a regulagem da bomba e pressão da turbina que sinceramente não sei se é a mesma, se alguém souber e puder contribuir. Ou seja, não basta colocar o intercooler que a viatura passa de 116cv para os 131cv da prado, tem que mudar mais umas coisinhas, tenho algumas duvidas: - A bomba eletrônica se adequa automaticamente a maior vazão de ar, injetando mais combustivel? - Qual a compressão da turbina da Prado? Coloquei o intercooler da prado, só tive que mudar o capô, pois o intercooler da prado é mais alto em relação ao da hilux 3.0 o resto continua igual. então penso que a bomba se adequa ao novo regime, a turbina trabalha com 0,8 bar em média no motor 1kzte. O pessoal aumenta a pressão da turbina em caso de intercooler frontal para compensar o turbo lag. No meu caso o ic é original e não precisei aumentar, de cara sem finalizar o direcionamento do ar direto ao ic ganhei um 1,2 km a mais por litro.

americo_mattar
17/05/2015, 20:12
Legal cara, boa dica. Testou qual a cavalaria após o intercooler?
O funcionamento ficou perfeito?

Coloquei o intercooler da prado, só tive que mudar o capô, pois o intercooler da prado é mais alto em relação ao da hilux 3.0 o resto continua igual. então penso que a bomba se adequa ao novo regime, a turbina trabalha com 0,8 bar em média no motor 1kzte. O pessoal aumenta a pressão da turbina em caso de intercooler frontal para compensar o turbo lag. No meu caso o ic é original e não precisei aumentar, de cara sem finalizar o direcionamento do ar direto ao ic ganhei um 1,2 km a mais por litro.

Lautrix
17/05/2015, 21:48
Olá pessoal.
Depois de desmontar o motor para retificar, descobri que já tinha sido refeito 3 vezes. Isso me fez retornar à ideia de colocar o motor da Prado. Está vindo um de Curitiba e deve chegar até sexta. O antigo dono já tinha intercoolado o motor original, então acho que vai ficar bom, pois o intercooler permanece.

Américo, estou no aguardo do manual.

Jsantos
18/05/2015, 16:09
Legal cara, boa dica. Testou qual a cavalaria após o intercooler? O funcionamento ficou perfeito? Não testei a cavalaria, mas é bem perceptível a melhora, responde mais rápido. O Funcionamento ficou normal.

Lautrix
19/05/2015, 23:15
Américo
Chegou o manual. Muito obrigado, já vou começar a estudar.

Lautrix
22/06/2015, 23:57
Bom, motor instalado. Levou mais tempo do que o esperado, mas a Vtr está rodando. Acho que não ficou bem sincronizado o motor e a bomba injetora, pois a partida a frio está ruim (muito longa) mesmo com velas aquecedoras novas e testadas fora do motor. Falei com o João Sollo e só daqui uma semana talvez ele tenha tempo para mexer nela. Alguém já enfrentou problema parecido? Partida a frio ruim e barulho de castanhado mais forte enquanto o motor não esquenta? Depois o barulho diminui e pega de primeira.

André 4Runner RJ
23/06/2015, 08:30
Lautrix,

Instalou o motor completo com o chicote original e módulos?
Tem algumas fotos???

Lautrix
23/06/2015, 17:58
André 4Runer
O motor veio parcial. A bomba, bicos, motor de arranque e outros anexos permaneceram os mesmos. O módulo e chicote são os do motor original. Inclusive já tirei alguns maus contatos. A aparência não muda nada. Ainda não tirei fotos.

André 4Runner RJ
23/06/2015, 19:54
André 4Runer
O motor veio parcial. A bomba, bicos, motor de arranque e outros anexos permaneceram os mesmos. O módulo e chicote são os do motor original. Inclusive já tirei alguns maus contatos. A aparência não muda nada. Ainda não tirei fotos.
Entendo,

Quando tiver fotos, manda pra gente ver!