PDA

Ver Versão Completa : .Bateria ! Poucos sabem !

Sergioporto
09/04/2015, 20:44
vai ser um pouco extenso :
Semana passada tive uma desagradável surpresa $$$$sobre bateria da minha toy . Vamos lá .todos sabem que está sendo difícil encontrar bateria de 1ª linha para toy até 92 ,aquela grandalhona de 130 A que vai embaixo do banco.Em três meses troquei duas da marca Cral.Coloquei duas Moura de 80 A .Aguentou dois anos,partida excelente,mas de dois meses para cá,se toy ficava parada ,virava partida ruim ,ou tinha que fazer chupeta ou carregava bateria numa engenhoca que fiz,um motor elétrico acionando um alternador de Chevete.
Depois de funcionar ficava dando partida QUASE normal !Decidi mandar analisar baterias e ai a surpresa,uma completamente seca,sem água,e no adesivo colocado falava que não requer água e nem manutenção !!!!!
Bateria com prata ,caixa alta ,SEM REPOSIÇAO DE ÁGUA e ai está o engodo!Lógico que não tinha cheiro tipíco das baterias que não são lacradas,nao sei se este é o termo ,mas sossego ,sem zinabre etc....
Mas hoje adquiri outra de 80 A pois uma foi pro espaço ,R$ 486,00 na troca !Aí pergunto:Porque vendedor não fala que todo veículo que é dado partida constante,ou usam muito o guincho elétrico que não é meu caso,TEM que verificar água de três em três meses !!!!Não é blindada ????
Vocês sabiam disso ?Eu não !
Bateria que era original custa preço duma de 80 A mas só encontra 2ª linha !!!!
Algum dos amigos toyoteiros passou por isso ? Me revolto pela falta de explicação pois ficar empenhado num estacionamento de hotel pela manha num dia frio e nenhum dono de carro plástico quere fazer uma chupeta é dose !!!Quem me ajudou foi dono de hilux que enxertou bateria.
Desculpem o longo texto mas é somente um alerta,se tiverem este tipo de bateria,olhem a água ,pode ter um adesivo encima das tampas.Nao usem ácido ,somente água destilada.
Esta doeu,ia tomar muita ceja e churrasco mas partida num motor é fundamental.
Que venham as pedradas rsrsrsr

Sergio c
09/04/2015, 23:52
Meu xara, tenho um colega de trabalho que nas horas de folga e com a ajuda de um sócio, tem uma loja de baterias e auto elétrica. Ele já fez de tudo com baterias e tinha me alertado, até as baterias de carros de plástico, de 45, 60, 65, 70 etc, que são lacradas e dizem não precisar de manutenção, a maioria pifa não pelo seu uso, mas pela evaporação da água de seu interior, pois quando elas esquentam, vai saindo vapor pelo respiro, que todas tem.
Me afirmou ainda que, após a garantia, é para romper o lacre da bateria e ver se precisa completar a água, aí terá bateria por muito mais tempo, dependendo do uso, é claro.

rfdex
10/04/2015, 07:23
Meu xara, tenho um colega de trabalho que nas horas de folga e com a ajuda de um sócio, tem uma loja de baterias e auto elétrica. Ele já fez de tudo com baterias e tinha me alertado, até as baterias de carros de plástico, de 45, 60, 65, 70 etc, que são lacradas e dizem não precisar de manutenção, a maioria pifa não pelo seu uso, mas pela evaporação da água de seu interior, pois quando elas esquentam, vai saindo vapor pelo respiro, que todas tem.
Me afirmou ainda que, após a garantia, é para romper o lacre da bateria e ver se precisa completar a água, aí terá bateria por muito mais tempo, dependendo do uso, é claro.

Exatamente assim como o colega Sérgio falou. Hoje eu não perco mais um centavo comprando bateria dita de primeira linha. Ainda dou preferência para baterias que não são blindadas. Mas caso não encontre, com 2-3 meses eu rompo o lacre de adiciono o fluído - que todas realmente tem! Então isso de bateria blindada é balela. Tenho uma bateria em um fiat uno que comprei usado e já veio nele. Assim que comprei estava sem bastante fluído. Adicionei. Fico uma semana sem ligar o carro e ela lá. Só que comprei o carrinho vai fazer dois anos. Dentro do porta-luvas veio o certificado dela, tinha sido instalada aproximadamente um ano antes de eu comprar o carro. Ou seja, já tem quase três anos! Na ex-Hilux a bateria durou mais de dois anos. Vendi a camionete ano passado e acredito que o comprador ainda não precisou mexer. Nas S10s que tive também a mesma coisa. Uma delas inclusive a bateria durou mais de 4 anos. A minha irmã troca bateria de seus carros a cada ano. No início pensei que fosse o veículo dela específico, que poderia estar com alguma fuga. De lá para cá já trocou 3x de carro e a mesma coisa. Um abraço

fabiano r
10/04/2015, 08:53
Bom dia Sergio!

Vivendo e aprendendo, obrigado por compartilhar!

Vou olhar a minha lá na chapeação já está com três anos de uso, nunca tive problemas mas vou conferir ainda mais e ela ficou um tempo "deitada", ontem fui mexer na gaiola de proteção tive que colocar o jeep p traz bati arranque pegou na hora mesmo depois de dias parada.

Abs. Fabiano

Carlo Pecca
10/04/2015, 15:25
Serjão,
a minha é das antigas, chumbo/acido. No verão olho o nível a cada 20 dias +/-. Só coloco água destilada. Veio na Band quando comprei ha mais de três anos e tem aguentado. Como vc esta em BH se precisar trocar de bateria, de uma olhada em casa que vende equipamento agrícola. A minha é recomendada para trator e colhedeira e é de 110 Amp/Hr. E o preço atual, aqui no Rio fica por volta de 500 pratas.
grd Abç.

Sergioporto
10/04/2015, 15:54
Serjão,
a minha é das antigas, chumbo/acido. No verão olho o nível a cada 20 dias +/-. Só coloco água destilada. Veio na Band quando comprei ha mais de três anos e tem aguentado. Como vc esta em BH se precisar trocar de bateria, de uma olhada em casa que vende equipamento agrícola. A minha é recomendada para trator e colhedeira e é de 110 Amp/Hr. E o preço atual, aqui no Rio fica por volta de 500 pratas.
grd Abç. tua tá colocada embaixo do banco ? Achei a grande que vem na toy mas da marca Max e como já andava arredio com baterias de 2ª linha não quis arriscar.Está com duas Moura de 80 A cada ,a partida fica muito boa ,posso deixar o som ligado por muito tempo e são dois módulos,custa à cair a carga.Uso alternador de 90 A e sempre trago motor de partida revisado.
Acredito que andei dando partida com uma bateria só por muito tempo pois só incomodava pela manha,depois de funcionar,sem problemas!

hercilio.neto
10/04/2015, 18:08
Sergio, valeu por compartilhar a informação.
Vou dar uma checada na minha.

gabrielqueiroz
10/04/2015, 18:12
achei muito boa a informação! vou dar uma olhada na minha.... qqq coisa eu tiro fotos e se alguém puder me ajudar agradeço!

abraços!

souza.net
10/04/2015, 18:38
Aproveitando o ensejo, deixo-lhes uma dica sobre bateria:

Ao dar a partida no veículo, mantenha pressionado o pedal de embreagem (apenas durante a partida). Desta forma o motor de partida gira mais livre, economizando bateria.

Abraços

Sergioporto
10/04/2015, 20:50
achei muito boa a informação! vou dar uma olhada na minha.... qqq coisa eu tiro fotos e se alguém puder me ajudar agradeço!

abraços!
Ás vezes as tampas da bateria estão embaixo de adesivos. Cuidado pois muitas vezes se retirar este adesivo perde a garantia se houver alguma anotação nele.Mas geralmente te entregam uma cartela com a série da mesma.Olhem mesmo,nao entrem na fria que entrei ,pelo que vi nenhum vendedor fala para verificar água !!

ALVARO ANGELO
13/04/2015, 09:02
vai ser um pouco extenso :
Semana passada tive uma desagradável surpresa $$$$sobre bateria da minha toy . Vamos lá .todos sabem que está sendo difícil encontrar bateria de 1ª linha para toy até 92 ,aquela grandalhona de 130 A que vai embaixo do banco.Em três meses troquei duas da marca Cral.Coloquei duas Moura de 80 A .Aguentou dois anos,partida excelente,mas de dois meses para cá,se toy ficava parada ,virava partida ruim ,ou tinha que fazer chupeta ou carregava bateria numa engenhoca que fiz,um motor elétrico acionando um alternador de Chevete.
Depois de funcionar ficava dando partida QUASE normal !Decidi mandar analisar baterias e ai a surpresa,uma completamente seca,sem água,e no adesivo colocado falava que não requer água e nem manutenção !!!!!
Bateria com prata ,caixa alta ,SEM REPOSIÇAO DE ÁGUA e ai está o engodo!Lógico que não tinha cheiro tipíco das baterias que não são lacradas,nao sei se este é o termo ,mas sossego ,sem zinabre etc....
Mas hoje adquiri outra de 80 A pois uma foi pro espaço ,R$ 486,00 na troca !Aí pergunto:Porque vendedor não fala que todo veículo que é dado partida constante,ou usam muito o guincho elétrico que não é meu caso,TEM que verificar água de três em três meses !!!!Não é blindada ????
Vocês sabiam disso ?Eu não !
Bateria que era original custa preço duma de 80 A mas só encontra 2ª linha !!!!
Algum dos amigos toyoteiros passou por isso ? Me revolto pela falta de explicação pois ficar empenhado num estacionamento de hotel pela manha num dia frio e nenhum dono de carro plástico quere fazer uma chupeta é dose !!!Quem me ajudou foi dono de hilux que enxertou bateria.
Desculpem o longo texto mas é somente um alerta,se tiverem este tipo de bateria,olhem a água ,pode ter um adesivo encima das tampas.Nao usem ácido ,somente água destilada.
Esta doeu,ia tomar muita ceja e churrasco mas partida num motor é fundamental.
Que venham as pedradas rsrsrsr

Olá Sergio

Sobre a sua engenhoca :

O motor elétrico é ligado em 110 ou 220 ? E qual a potência ?
O alternador é para quantos ampéres ?
Agradeço qualquer informação sobre esse assunto, porque também fiz uma engenhoca destas e não está dando certo.
Obrigado.

Alvaro Angelo

CAPT GOTTLIEB
13/04/2015, 09:30
Bom tópico! Bateria sem manutenção é propaganda enganosa! Com a evaporação as placas podem ficar expostas e costumam aderir... e aí o vaso não funciona mais. E perdeu um vaso perdeu a bateria. É prudente chegar a água de 3 em 3 meses (só 4 vezes por ano) e usar sempre água destilada.

Tem de prestar atenção na corrente de partida. Não adianta colocar bateria de 150 Ah, se a corrente de partida (AAC ou CCA) for de 500A. Preste atenção nas especificações de AAC ou CCA. Precisa ter mínimo de 750 A. Melhor se for 900A ou superior.
Alguns instalam duas baterias de 70 Ah em paralelo. Porém precisa somar a corrente de partida (AAC ou CCA) e ser acima de 750amp.
A bateria não importa muito se é de 90, 100,130 ou 150 Ah. Uma bateria de 90 Ah de 900 CCA de partida , durará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 Ah e 900 CCA de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 Ah ficará mais tempo virando o motor, caso o motor não pegue na primeira. Exemplificando: a de 90 Ah com 900 CCA de partida daria 20 partidas rápidas e depois ficaria lenta, a de 150 Ah com 900 CCA de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento.

Capacidade do alternador em carregar a bateria
Se o alternador for original, isto é 35 A (original do Band 1978), não importa se a bateria é de 65 ou composto 140 (duas de 70), pois a corrente de recarga, no caso do original será sempre de 35 Amp/Hora e assim, para recarregar a bateria de 140 Amp serão necessários 4 horas para recarregar a plena carga a bateria.
É por isso que troca-se o alternador para 90 ou 120 Amp, mais carga em menos tempo, lembrando que a noite com tudo ligado, um alternador de maior capacidade supre as necessidades sem precisar sacrificar a carga da bateria.

A minha bateria atual é AJAX, 12 volts, 95 Ah, 120 min.
CCA (+25ºC) = 940 A
CCA (- 18ºC) = 560 A
Estimo que entre 10 e 15ºC a CCA = 700 a 750 A.
Isto é suficiente para a partida de manhã cedo, mesmo no inverno do sudeste brasileiro.

O Alternador é Sprinter 310 (Mercedes-Benz) e fornece 85 A. Então, em pouco mais de uma hora o alternador carrega completamente esta bateria.
O alternador original era de 35 A.

498846 498847

Sergioporto
13/04/2015, 09:47
Bom tópico! Bateria sem manutenção é propaganda enganosa! Com a evaporação as placas podem ficar expostas e costumam aderir... e aí o vaso não funciona mais. E perdeu um vaso perdeu a bateria. É prudente chegar a água de 3 em 3 meses (só 4 vezes por ano) e usar sempre água destilada.

Tem de prestar atenção na corrente de partida. Não adianta colocar bateria de 150 Ah, se a corrente de partida (AAC ou CCA) for de 500A. Preste atenção nas especificações de AAC ou CCA. Precisa ter mínimo de 750 A. Melhor se for 900A ou superior.
Alguns instalam duas baterias de 70 Ah em paralelo. Porém precisa somar a corrente de partida (AAC ou CCA) e ser acima de 750amp.
A bateria não importa muito se é de 90, 100,130 ou 150 Ah. Uma bateria de 90 Ah de 900 CCA de partida , durará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 Ah e 900 CCA de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 Ah ficará mais tempo virando o motor, caso o motor não pegue na primeira. Exemplificando: a de 90 Ah com 900 CCA de partida daria 20 partidas rápidas e depois ficaria lenta, a de 150 Ah com 900 CCA de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento.

Se o alternador for original, isto é 35 A (original do Band 1978), não importa se a bateria é de 65 ou composto 140 (duas de 70), pois a corrente de recarga, no caso do original será sempre de 35 Amp/Hora e assim, para recarregar a bateria de 140 Amp serão necessários 4 horas para recarregar a plena carga a bateria.
É por isso que troca-se o alternador para 90 ou 120 Amp, mais carga em menos tempo, lembrando que a noite com tudo ligado, um alternador de maior capacidade supre as necessidades sem precisar sacrificar a carga da bateria.

CCA (+25ºC) = 940 A
CCA (- 18ºC) = 560 A
Isto é suficiente para a partida de manhã cedo, mesmo no inverno do sudeste brasileiro.

O Alternador é Sprinter 310 (Mercedes-Benz) e fornece 85 A. Então, em pouco mais de uma hora o alternador carrega completamente esta bateria.

498846 498847
Bela explanação capitão !Parabéns.

Sergioporto
13/04/2015, 18:26
Olá Sergio

Sobre a sua engenhoca :

O motor elétrico é ligado em 110 ou 220 ? E qual a potência ?
O alternador é para quantos ampéres ?
Agradeço qualquer informação sobre esse assunto, porque também fiz uma engenhoca destas e não está dando certo.
Obrigado.

Alvaro Angelo
Usei um motor 220 trifásico de 1 hp com 1750 rpm mas pode ser monofásico também.Altenador é de chevete de 30 A com regulador de voltagem acoplado nele.Tem que colocar uma pequena lâmpada de 12 volts,tipo de painel ,ligada no D+ do alternador para fazer a excitação para começar à gerar.Todo alternador necessita de uma pequena voltagem para começar à gerar,diferente do dínamo que não precisa excitação.
Coloquei também um amperímetro e não voltímetro para ver quanto o alternador está gerando.Se quiser ver a engenhoca manda uma MP que dou as coordenadas da minha Empresa.
Abs
È fácil fazer!

Sergio c
13/04/2015, 23:18
Um detalhe importante que deve ser levado em consideração na hora de verificar a água das baterias é a sua localização, pois na maioria dos carros de plástico e em algumas bands, a bateria está localizada no cofre do motor, o que faz com que o calor do motor aqueça tb a bateria, o que acelera a evaporação da água.
A maioria das band tem a bateria longe do cofre do motor, como tb alguns carros de plástico.

Arildo MT
14/04/2015, 09:30
Saudações, após ler o tópico para desencargo de consciência resolvi ''completar'' o liquido da bateria, e para minha surpresa tudo normal o nível certinho em todos os vasos, pasmem a bateria é original, tem 08 anos, ac delco fabricada pela heliar (heliar free), é uma excelente bateria, apenas a voltagem esta um pouco abaixo dos 12,8 volts, partida e amperagem normal, mas após 08 anos começa a demostrar pequenos sinais de cansaço, apesar do clima por aqui, temperatura baixa dificulta a ignição, porem temperatura alta é péssimo para baterias em geral, e raramente temos 25°, 15 a 20° umas 3x por ano, 99% é 35 a 40° direto, ''sorte'' ou não tomara que dure mais um bom tempo ainda.

rfdex
14/04/2015, 15:31
Mas o frio intenso é pior ainda para a bateria...

Sergio c
14/04/2015, 16:58
Arildo, a bateria se bem "cuidada" e não muito usada, pode durar esse tempo ou até mais sem problemas. O que pode ocorrer é o uso intenso e a bateria estar no cofre do motor, aí a água evapora lentamente pelo respiro.
Dizem os entendidos que pode-se usar a bateria normalmente e após dar a partida, ai sim ligar os componentes elétricos do veículo, e o que prejudica ela e não volta mais a 100%, é o uso da bateria sem o alternador estar carregando e deixá-la descarregar por completo.
A bateria pode ser semi-nova, mas se descarregar ela 2 ou 3 vezes por completo, praticamente termina com ela.

Elmer_Jeep
17/04/2015, 10:58
Aproveitando o ensejo, deixo-lhes uma dica sobre bateria:

Ao dar a partida no veículo, mantenha pressionado o pedal de embreagem (apenas durante a partida). Desta forma o motor de partida gira mais livre, economizando bateria.

Abraços

Não vale a pena pois cada vez que se aciona a embreagem ocorre uma sobrecarga nas bronzinas de encosto axial do virabrequim, quando o motor passa algumas horas parado essa região onde fica a bronzina de encosto não está devidamente lubrificada e o atrito vai ser maior ainda se a embreagem for acionada, vc "economiza" a bateria mas prejudica seu motor.
Eu não recomendo tal procedimento, a não ser nos carrinhos de plástico que tem um dispositivo de segurança onde a partida só funciona se o pedal de embreagem estiver acionado.

Vejam no último quadro o que acontece dentro do motor:
http://image.slidesharecdn.com/ksaneisepistoes-130221090838-phpapp01/95/ks-aneis-e-pistoes-22-638.jpg?cb=1361459430

E aqui um vídeo bem explicativo sobre o funcionamento da embreagem.

https://www.youtube.com/watch?v=wQiSVnNWapc

VOVÔ DO TROLLER
17/04/2015, 14:22
Boa informação esta, a da embreagem, Elmer. Com relação à bateria, eu tirei a tampa superior da minha Moura 70 ha selada, e realmente, é igual às outras não seladas. Apesar de estar com mais de 2 anos de uso, o nível da água estava normal. Abs. Válter

Dimasi
17/04/2015, 17:48
Vivendo e aprendendo. Mais um conceito que cai. Desde que comecei a dirigir, me condicionei a acionar a embreagem ao dar partida. Agora vai ser difícil não fazer isso automaticamente depois de 30 anos hehehe.

Sergioporto
17/04/2015, 18:50
Vivendo e aprendendo. Mais um conceito que cai. Desde que comecei a dirigir, me condicionei a acionar a embreagem ao dar partida. Agora vai ser difícil não fazer isso automaticamente depois de 30 anos hehehe.
E o Elmer tem razão !Para quem conhece motores e sistema de lubrificação nao tem como discordar.Foi muito bem recordado ,assim como encher o cano e desligar motor que tem turbo !Ou ao mesmo no inicio de funcionar.

VOVÔ DO TROLLER
17/04/2015, 21:45
Acontecia a mesma coisa comigo. Também vai ser difícil para mim , pois faço isto há 44 anos. Vou tentar.....

MarcioNatal
17/04/2015, 23:57
Não vale a pena pois cada vez que se aciona a embreagem ocorre uma sobrecarga nas bronzinas de encosto axial do virabrequim, quando o motor passa algumas horas parado essa região onde fica a bronzina de encosto não está devidamente lubrificada e o atrito vai ser maior ainda se a embreagem for acionada, vc "economiza" a bateria mas prejudica seu motor.
Eu não recomendo tal procedimento, a não ser nos carrinhos de plástico que tem um dispositivo de segurança onde a partida só funciona se o pedal de embreagem estiver acionado.

Elmer, sempre se superando. Excelente! :palmas:

Um abraço.

Márcio Humberto

Elmer_Jeep
19/04/2015, 00:13
E o Elmer tem razão !Para quem conhece motores e sistema de lubrificação nao tem como discordar.Foi muito bem recordado.
Pois é, conheço eles "por dentro" e em 20 anos trabalhando com retífica de motores vi muitos virabrequins e alojamentos de mancal danificados por conta dessa prática, outro mal-hábito que ocasiona desgaste prematuro nas bronzinas de encosto é ficar parado no semáforo com a marcha engatada e o pé na embreagem. O motor tá funcionando, tem lubrificação, etc, mas aquela pressão axial exercida por mais tempo que o necessário pra uma simples troca de marchas é prejudicial para o motor. Se pensar bem, não tem necessidade de fazer isso no trânsito normal. Numa trilha ou no meio de uma subida pode até ser usual, mas de modo geral é desnecessário.

[]'s

Carlo Pecca
19/04/2015, 07:18
Como já dito: trocar de habito é demorado, mas no caso da embreagem, já vou ligar sem pisar no pedal dela.
ELMER, mais uma vez obrigado pela dica.
Grd Abç

Denise Ávila
19/04/2015, 14:39
Ontem mesmo já comecei a me policiar para mudar este hábito.
Brigadão Elmer!

ALVARO ANGELO
21/04/2015, 15:59
Seguiu MP
Alvaro Angelo

ALVARO ANGELO
21/04/2015, 16:00
Usei um motor 220 trifásico de 1 hp com 1750 rpm mas pode ser monofásico também.Altenador é de chevete de 30 A com regulador de voltagem acoplado nele.Tem que colocar uma pequena lâmpada de 12 volts,tipo de painel ,ligada no D+ do alternador para fazer a excitação para começar à gerar.Todo alternador necessita de uma pequena voltagem para começar à gerar,diferente do dínamo que não precisa excitação.
Coloquei também um amperímetro e não voltímetro para ver quanto o alternador está gerando.Se quiser ver a engenhoca manda uma MP que dou as coordenadas da minha Empresa.
Abs
È fácil fazer!

Seguiu MP
Alvaro Angelo

Sergio c
15/05/2015, 19:06
A bateria da minha band deu sinais de cansaço, sendo que resolvi comprar uma nova. Deu um pouco de trabalho, pois poucas fábricas produzem baterias específicas para a band, mas consegui localizar essa, marca Mil Léguas, certificada pelo INMETRO, 180ah, cca de 770, tamanho 40x18x26 de altura da caixa, mais uns 2 cm com os pólos. Amanhã vou colocá-la no lugar e fazer uns testes.

Me pareceu bem construída e bati uma foto com uma bateria de carro ao lado, de 60ah a título de comparação de tamanho.

J.Ohia
16/05/2015, 11:43
Bateria é mais um exemplo de tecnologia projetada para durar pouco e forçar a compra de um outro novo depois de certo tempo.

Na minha moto tinha problema direto de bateria, principalmente porque aumentei a cilindrada e forçava o motor de arranque. Só resolvi o problema depois de comprar uma de Lítio Ferro Polímero da Shorai, que custa os olhos da cara, mas agora pode passar vários meses parada que a moto dá partida na hora.

No caso de Jipe, as baterias de lítio ainda custam mais de 1000 dólares, o que inviabiliza o mesmo, mas teria a alternativa das baterias com tecnologia AGM, onde as placas são separadas por uma manta de fibra embebida na solução eletrolítica, e com isso não teria problema de vazar, podendo assim trabalhar em qualquer posição.

As baterias AGM são de ciclo profundo e possuem placas mais grossas que as normais, o que de um lado propicia uma vida útil bem mais longa, em torno de 10 anos contra 3 anos da comum, mas pelo outro lado teria menor capacidade de CCA em relação à comum.

Mas o problema principal das AGM ainda é o preço! As fábricas, para proteger o mercado das baterias comuns, costumam cobrar um preço até 4 vezes maior pela bateria AGM, como nos casos da Heliar AGM ou das Optima, apesar do custo de produção da AGM não ser muito maior que as normais.

Resolvi arriscar e comprei uma AGM chinesa de 200Ah no mercado livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651808846-baterias-agm-super-som-200-ah-gelsd-tarampsstetsom-jfa-_JM

Resta verificar se a bateria aguentaria o tranco das vibrações e pulos do jipe, e por quanto tempo aguentaria essas condições,mas pelo preço cobrado, vale a pena arriscar.

Troller-a-vista
16/05/2015, 11:52
podendo comprar, vai sem medo: bateria CATERPILLAR ! Sao fodasticas ! Outro nivel, outra ideia, outro tudo... Problema dela é só um: o rombo que vai ficar no bolso por pelo menos 1 ano hehehe

Sergio c
16/05/2015, 17:57
podendo comprar, vai sem medo: bateria CATERPILLAR ! Sao fodasticas ! Outro nivel, outra ideia, outro tudo... Problema dela é só um: o rombo que vai ficar no bolso por pelo menos 1 ano hehehe
Pois é Troller, um eletrecista me falou que a bateria original da band sob o banco é Caterpillar, usando só uma, sendo que nas máquinas antigas Caterpillar, tipo motoniveladoras, usavam duas sob o banco do operador, e fazia girar o enorme motor a diesel 6 cilindros. Ele me falou muito bem dessas baterias, que duram mesmo uns oito, dez anos, e eu até cheguei a localizar um revendedor de máquinas Cat aqui na região, mas não cheguei a ligar e pedir o preço das baterias, pois comprei essa da foto.

Sergio c
16/05/2015, 18:00
Testei a bateria nova hj, inclusive usei um pouco o guincho, é uma usina de força hehehe, vamos ver quanto tempo vai durar...Tomara que uns bons anos.

Denise Ávila
16/05/2015, 20:56

Olá Troller!
Estive há pouco tempo pesquisando baterias pois da LOBA veio com ela e não deve demorar muito para precisar trocar. Também já tinha ouvido falar muito bem das Caterpillar. Você saberia dizer qual modelo é indicado pra Band 14b?
Bjcas,
Denise

Troller-a-vista
16/05/2015, 21:08
denise nao faco ideia, mas enta no site de pecas da caterpilar que vc deve achar alguma la, http://sotreq.com.br/pecas/pecas-novas/

(a sotreq é a empresa da caterpilar de venda de pecas, tem inclusive pecas usadas, sao rarissimos os que vendem pecas cat sem que seja a sotreq a maioria é falsificada ou recondicionada e vendida como nova...)

Denise Ávila
17/05/2015, 00:29
Oi Troller!
Já entrei neste site. São dezenas de opções. Falei diretamente por telefone com o departamento técnico e não conseguiram me orientar corretamente.
Vi então, como alternativa, as da Optima (a Redtop). Eles me elucidaram mais claramente.
Estou bem inclinada a colocar dela.

Rubão63
28/07/2015, 20:36
Exatamente assim como o colega Sérgio falou. Hoje eu não perco mais um centavo comprando bateria dita de primeira linha. Ainda dou preferência para baterias que não são blindadas. Mas caso não encontre, com 2-3 meses eu rompo o lacre de adiciono o fluído - que todas realmente tem! Então isso de bateria blindada é balela. Tenho uma bateria em um fiat uno que comprei usado e já veio nele. Assim que comprei estava sem bastante fluído. Adicionei. Fico uma semana sem ligar o carro e ela lá. Só que comprei o carrinho vai fazer dois anos. Dentro do porta-luvas veio o certificado dela, tinha sido instalada aproximadamente um ano antes de eu comprar o carro. Ou seja, já tem quase três anos! Na ex-Hilux a bateria durou mais de dois anos. Vendi a camionete ano passado e acredito que o comprador ainda não precisou mexer. Nas S10s que tive também a mesma coisa. Uma delas inclusive a bateria durou mais de 4 anos. A minha irmã troca bateria de seus carros a cada ano. No início pensei que fosse o veículo dela específico, que poderia estar com alguma fuga. De lá para cá já trocou 3x de carro e a mesma coisa. Um abraço

Eu concordo plenamente com os comentários meu colega RADIOAMADOR RAPHAEL, e já abri discussões sobre baterias com lojistas, claro, eles querem vender................bateria dos meus carros nunca deixaram de funcionar menos do que 3 anos de uso,tenha sido corsa,polo,elba,..............todos entre 4 e 5 anos me atendendo muito bem. E nas motos que tive também, uma 750 que adorava baixar o nível da agua da bateria, farol consumia muito,sempre fiz a manutenção dela. Depois que inventaram essa M de bateria ser lacrada, que não precisa de agua ou manutenção é que virou este COMÉRCIO.

Á menos de duas semanas comprei meu primeiro diesel e 4x4, uma XTERRA da Nissan. Já estou olhando bateria para ela, não vou esperar ela me deixar na mão e mais, apoio a idéia : passados primeiros meses de garantia, vou abrir o lacre e depois é comigo, vamos ver quanto tempo vai durar deixando a agua no nível e sempre de olho no seu consumo.
Voltaremos á conversar.
Grato pela atenção, abs.

Rubão63
28/07/2015, 20:57
Essa denominação.........carros de plástico.......... não tinha ouvido falar! achei muito interessante e verdadeiro para quem possue um verdadeiro 4x4 ! abs

rfdex
29/07/2015, 13:32
Seja bem vindo RUBÃO63!!! És radioamador também? Abraço!

Rafaelopaleiro
03/08/2015, 21:07
Na vdd essa bateras de hoje estão cada dia mais Frangolinas, Aqui em Casa a Heliar free aguentou 1 ano em uma kombi 95,
a Moura na Fmir aguentou pouco mais de 1 ano. Agora estamos usando a Tudor de 70 Amp. vou verificar a agua dela pois ela ja foi muito forçada.

Rafaelopaleiro
20/08/2015, 10:20
Essa bateria Tudor que falei não recomendo pois ela ja não segura mais carga. Agora preciso de uma dica de quyal bateria por na Fmir. 2.5 Maxion.,

Qual vcs recomendam estou pensando em uma Boch.

rfdex
20/08/2015, 10:58
O problema é deixar para verificar a água quando ela já estiver apresentando problema. Se você verificar constantemente, sua bateria irá durar muito tempo. Não troco bateria aqui nos veículos com menos de 3-4 anos. E só uso bateria de 2ª ou 3ª linha. Abraço

enasor
20/08/2015, 11:07
O problema é deixar para verificar a água quando ela já estiver apresentando problema. Se você verificar constantemente, sua bateria irá durar muito tempo. Não troco bateria aqui nos veículos com menos de 3-4 anos. E só uso bateria de 2ª ou 3ª linha. Abraço

Olá rfdex ... e demais amigos,

A bateria da minha Full é também do tipo que tem que estar verificando água, e não estou acostumado com este tipo de bateria ... vocês recomendam esta verificação de quanto em quanto tempo? ... Semanal? ... Quinzenal? ... Mensal? ... Trimestral? ... Semestral? ...

Pergunto porque um pessoal de uma loja de baterias me falou que posso "esquecer" estas verificações, pois, dificilmente baixam o nível, e fazê-las apenas quando das trocas de óleo do veículo (Semestral) ... achei um pouco estranha esta orientação deles ...

Abs.

E.T.:

A companhia de seguros andou me socorrendo nos últimos dois meses por duas vezes, tendo que dar "chupeta", por causa de "navalhada" minha (mexendo na multimídia, com a porta aberta ... a bateria descarregou) ... nestas "chupetas", tomaram todos os cuidados prescritos no manual do veículo, mas, agradeceria se pudessem informar se pode ter afetado alguma coisa na bateria ... o pessoal da loja de baterias fez as inspeções e disseram-me que estava tudo normal ... também não notei nenhuma alteração no funcionamento elétrico/eletrônico do veículo e acessórios ... mas, gostaria de mais opiniões ...

rfdex
20/08/2015, 22:52
Uma vez por mes. Mas nao deixe de olhar.

enasor
21/08/2015, 07:31
Uma vez por mes. Mas nao deixe de olhar.

Obrigado, meu caro rfdex ... Abs.

Walter da Camper
21/08/2015, 10:36
A maioria das baterias ditas "seladas" que eu já utilizei, geralmente possuem uma tampa plástica por baixo do adesivo que ao ser aberta (forçando) dá acesso a 6 tampas iguais às de baterias convencionais para adicionar água.
Ocorre que fui fazer isso numa Moura 70A que veio no meu Troller e ao retirar a tampa, deu acesso direto às células (sem tampas individuais) e a tampa comprida não deu mais fixação, ficando solta e deixando as células sem qualquer vedação. Como já estava no final da vida útil troquei por uma nova.
Agora fiquei com medo de forçar a tampa para adicionar água e perder a vedação das células.

CAPT GOTTLIEB
25/08/2015, 15:46
Quando era menino (e já faz tempo) um rapaz da minha rua concluiu brilhantemente o curso de Engenharia Elétrica e foi trabalhar numa conhecida fábrica de lâmpadas, em São Paulo. O primeiro trabalho dele nesta indústria foi revisar e aprimorar o processo de fabricação, pois as lâmpadas não deveriam durar mais de 1.000 horas! E isso estava acontecendo!
Com baterias deve ser a mesma coisa!

VOVÔ DO TROLLER
25/08/2015, 18:01
Quando era menino (e já faz tempo) um rapaz da minha rua concluiu brilhantemente o curso de Engenharia Elétrica e foi trabalhar numa conhecida fábrica de lâmpadas, em São Paulo. O primeiro trabalho dele nesta indústria foi revisar e aprimorar o processo de fabricação, pois as lâmpadas não deveriam durar mais de 1.000 horas! E isso estava acontecendo!
Com baterias deve ser a mesma coisa!

Boa tarde caro Capt Gottlieb. Acho que tudo segue por esta linha. Tem que durar pouco para quebrar e trocar por um novo. Você bem lembra (acho que posso chamá-lo de você, se me permitir) que quando éramos meninos (também já faz tempo), tudo durava muito. A 1a. geladeira da minha mãe, durou mais de 30 anos, em pleno funcionamento. O primeiro liquidificador também mais de 30 anos. A 1a. televisão mais de 20 anos, e por aí vai. O meu primeiro carro 0 km (um fuscão 74), que eu saiba, durou mais de 35 anos em plena forma ( não sei se ainda está na ativa). Um grande abraço. Válter

EduQxQ
26/08/2015, 16:07

http://image.slidesharecdn.com/ksaneisepistoes-130221090838-phpapp01/95/ks-aneis-e-pistoes-22-638.jpg?cb=1361459430

Olá Elmer,
Muito legal o teu comentário.
Eu não consegui visualizar o quadro que tu postou, e fiquei com algumas dúvidas:
Com a embreagem acionada, o virabrequim tende a exercer maior pressão junto às bronzinas de encosto do lado do volante? ou do lado oposto?
Sem a embreagem acionada, a posição axial do virabrequim tende a ser equilibrada?

Um abraço,
Edu

Elmer_Jeep
27/08/2015, 09:18
Olá Elmer,
Muito legal o teu comentário.
Eu não consegui visualizar o quadro que tu postou, e fiquei com algumas dúvidas:
Com a embreagem acionada, o virabrequim tende a exercer maior pressão junto às bronzinas de encosto do lado do volante? ou do lado oposto?
Sem a embreagem acionada, a posição axial do virabrequim tende a ser equilibrada?

Um abraço,
Edu

Bom dia, na sua citação a imagem aparece normalmente. Mas aqui vai o link da imagem original pra que vc possa tirar a dúvida:

CAPT GOTTLIEB
28/08/2015, 18:21
Boa tarde caro Capt Gottlieb. Acho que tudo segue por esta linha. Tem que durar pouco para quebrar e trocar por um novo. Você bem lembra (acho que posso chamá-lo de você, se me permitir) que quando éramos meninos (também já faz tempo), tudo durava muito. A 1a. geladeira da minha mãe, durou mais de 30 anos, em pleno funcionamento. O primeiro liquidificador também mais de 30 anos. A 1a. televisão mais de 20 anos, e por aí vai. O meu primeiro carro 0 km (um fuscão 74), que eu saiba, durou mais de 35 anos em plena forma ( não sei se ainda está na ativa). Um grande abraço. Válter

Prezado Válter, obrigado pelas palavras e lembranças dos bons tempos. Desejo-lhe muitas felicidades e ótimos passeios com seu Troller.

VOVÔ DO TROLLER
28/08/2015, 23:20
Prezado Válter, obrigado pelas palavras e lembranças dos bons tempos. Desejo-lhe muitas felicidades e ótimos passeios com seu Troller.

Valeu Capt Gottlieb. Desejo-lhe o mesmo com as suas viaturas e que tenha um ótimo final de semana. Abs.

CAPT GOTTLIEB
02/11/2015, 10:40

CCA (+25ºC) = 940 A
CCA (- 18ºC) = 560 A

498846 498847

Em Outubro de 2015, tendo durado quase 3 anos, a bateria AJAX chegou ao fim. Comprei uma bateria Fortex Free selada, modelo FFR95HD, aqui em Amparo, com 95 Ah, RC (+25°C) = 170 mim, CCA (-18°C) = 700 A (R$ 450,00). Sem dúvida parece ser bem superior, pois o CCA da AJAX era de 560 A (-18°C) e agora com a Fortex alcança 700 A (-18°C). Como a Fortex é 5 cm mais longa precisei reposicionar um dos prisioneiros. Trabalho para furadeira, brocas, parafusos, pontos de solda elétrica, etc. Espero que dure pelo menos 3 anos.

515561 515562

CAPT GOTTLIEB
02/11/2015, 10:51
Infelizmente esta bateria selada não permite abertura para colocação de água, se necessário. Mas foi a única que encontrei na minha região com CCA adequado e tamanho possível de ser adaptado no cofre do motor. Os eletricistas me deram boa referência dela, mesmo sem a possibilidade de manutenção e espero que dure pelo menos mais de 3 anos. Encontrei várias baterias boas e de comprimento até um pouco menor, porém a altura era excessiva impediria o fechamento do capô. Sinto-me como um jogador de pôquer, que está numa mesa com dois pares (8 e 9) nas mãos e vai pagar para ver! KKKKK!

T.Azevedo
02/11/2015, 11:44
A minha por relaxo meu foi pro beleleu!
Coube dois litros de água, será que tava seca?
Por incrível que pareça ainda ta dando partida numa boa todo dia. Mas se deixar mais de dois dias sem ligar aí não vai... Mesmo com chave geral de 750

T.Azevedo
02/11/2015, 11:45
Coloquei solução pronta pra bateria ao invés de água destilada

rfdex
02/11/2015, 21:06
CAPT GOTTLIEB

Muito bacana o local da bateria na sua band. Se me permite, vou copiar na Band que estou reformando! Alguma dica?

Abraço

souza.net
02/11/2015, 21:52

E aqui um vídeo bem explicativo sobre o funcionamento da embreagem.

https://www.youtube.com/watch?v=wQiSVnNWapc

Bom saber :concordo:

CAPT GOTTLIEB
03/11/2015, 09:11
CAPT GOTTLIEB

Muito bacana o local da bateria na sua band. Se me permite, vou copiar na Band que estou reformando! Alguma dica?

Abraço

Caro RFDEX

Quando comprei meu JIPÃO a bateria já estava instalada no cofre do motor. A meu ver tem vantagens e desvantagens. A vantagem principal é o acesso fácil e imediato. A desvantagem é o espaço, pois pode dificultar a futura instalação de outros equipamentos bem como limitar o tamanho da bateria usada. Para meu gosto eu manteria debaixo do banco do motorista e colocaria uma bateria de caminhão ou trator, com 150 Ah e CCA acima de 900A. Agora que precisei trocar a bateria foi necessário reposicionar (em 5 cm) um prisioneiro. Veja as fotos, mas fique atento para o tamanho da bateria que você irá instalar (comprimento, largura e altura). Espero ter ajudado. Sucesso na sua reforma. Abs515660 Este era o local da bateria quando comprei o JIPÃO.
515661 Com a reforma e instalação do turbo foi necessário trocar o filtro de ar a óleo por filtro seco do caminhão Mercedes-Benz 608D e a bateria precisou ser reposicionada.
515662 515663 515664 515665

515666 Nova bateria instalada exigiu reposicionar o prisioneiro de vante, pois é 5 cm mais longa. Repare que se a bateria fosse mais longa ainda ficaria encostada na tampa do filtro de ar e impediria a manutenção do mesmo. Fique bem atento ao espaço disponível. Boa sorte.

VOVÔ DO TROLLER
13/06/2016, 16:36
A maioria das baterias ditas "seladas" que eu já utilizei, geralmente possuem uma tampa plástica por baixo do adesivo que ao ser aberta (forçando) dá acesso a 6 tampas iguais às de baterias convencionais para adicionar água.
Ocorre que fui fazer isso numa Moura 70A que veio no meu Troller e ao retirar a tampa, deu acesso direto às células (sem tampas individuais) e a tampa comprida não deu mais fixação, ficando solta e deixando as células sem qualquer vedação. Como já estava no final da vida útil troquei por uma nova.
Agora fiquei com medo de forçar a tampa para adicionar água e perder a vedação das células.

Aconteceu a mesma coisa com a minha Moura. Em março, com 3 anos de uso, começou a ratear. Tirei a tampa comprida, completei com solução para bateria e fechei a tampa e lacrei com Silvertape. Dei carga lenta por 3 dias e ela renasceu.Agora em junho, fiquei 10 dias sem ligar o Troller e com esse baita frio que tá em Sampa, achei que não ia pegar, mas pegou na primeira,sem problemas. A bateria está com 39 meses. Se passar esse inverno chega fácil até o próximo. Esse negócio de bateria selada é só para ganhar dinheiro mesmo. Os consumidores que se explodam. Abs. Válter

Sergio c
14/06/2016, 10:12
A bateria da minha Frontier, que comprei em nov/2011, está com 82.000km, ainda é original, ou seja, 4,5 anos(54 meses). Quando levo ela nas revisões e lavagens, desligo o interruptor interno da luz, pois o pessoal deixa as portas abertas. O som tb é original.

Danilofb55
25/11/2018, 03:46
Olá, alguém poderia indicar uma boa bateria para ligar uma geladeira resfriar quadrivolt de 31 litros?

Sergio c
25/11/2018, 08:51
O ideal seria aquelas p som, pois elas são projetadas p liberarem a carga mais gradualmente e demoram bem mais tempo p se descarregarem do que as que são são usadas p partida de veículos.
Olá, alguém poderia indicar uma boa bateria para ligar uma geladeira resfriar quadrivolt de 31 litros?

hercilio.neto
25/11/2018, 21:30
Importante que seja uma bateria separada dos demais equipamentos elétricos. Para isso é preciso um divisor de carga para que o alternador não despeje energia e sobrecarregue uma das baterias.

HAraujo
25/05/2019, 19:02
Olá Capt Gottlieb,
Preciso recuar a posição da bateria de minha Bandeirante 93 que também se situa no cofre do motor. Quero instalar um turbo e a posição original do suporte (e da(s) bateria(s)), praticamente impede a instalação. Achei muito boa a solução adotada em sua Bandeirante e gostaria de saber como é fixado o berço da bateria. Tenho tentado achar uma solução, mas não estou conseguindo. O novo berço da sua bateria se apoia no chassis (como é o caso do suporte da bateria da Bandeirante 93, que desce até o chassis por meio de duas "pernas" aparafusadas nele)? Ou ele é fixado na carroceria? Obrigado.

CAPT GOTTLIEB
02/06/2019, 22:09
Olá Capt Gottlieb,
Preciso recuar a posição da bateria de minha Bandeirante 93 que também se situa no cofre do motor. Quero instalar um turbo e a posição original do suporte (e da(s) bateria(s)), praticamente impede a instalação. Achei muito boa a solução adotada em sua Bandeirante e gostaria de saber como é fixado o berço da bateria. Tenho tentado achar uma solução, mas não estou conseguindo. O novo berço da sua bateria se apoia no chassis (como é o caso do suporte da bateria da Bandeirante 93, que desce até o chassis por meio de duas "pernas" aparafusadas nele)? Ou ele é fixado na carroceria? Obrigado.

HAraujo, este JIPÃO já foi vendido, mas comprei outro JIPÃO, capota de lona. Este tem duas baterias ligadas em série e debaixo do banco do motorista. No meu antigo JIPÃO a bateria repousava numa chapa e esta era em parte soldada na lataria e também tinha um apoio feito com uma pequena barra de ferro. Infelizmente não me lembro de maiores detalhes. Abraços

566694
Meu atual JIPÃO (1983) com duas baterias sob o banco do motorista. Foi apelidado de o ONÇA. :smile::smile:

CAPT GOTTLIEB
07/06/2019, 19:02
Olá Capt Gottlieb,

Prezado HAraujo

Encontrei por acaso algumas fotos do meu antigo JIPÃO e que mostram bem o berço da bateria. Os apoios são parede corta-fogo e na parte interna do para-lama. Espero que te ajude. Abs

566750 566751 566752 566753

HAraujo
10/06/2019, 19:55
Prezado Capt Gottlieb, o modo pelo qual foi fixada a bateria na posição recuada naquele seu Bandeirante me pareceu muito bom. Vou fazer uma instalação semelhante, com apoio na parede corta fogo, na parte interna do paralamas e um terceiro ponto de apoio em uma daquelas duas colunas(?) achatadas que se situam na parede corte fogo. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Abraço

titanium
03/02/2020, 14:28
Bateria é mais um exemplo de tecnologia projetada para durar pouco e forçar a compra de um outro novo depois de certo tempo.

Na minha moto tinha problema direto de bateria, principalmente porque aumentei a cilindrada e forçava o motor de arranque. Só resolvi o problema depois de comprar uma de Lítio Ferro Polímero da Shorai, que custa os olhos da cara, mas agora pode passar vários meses parada que a moto dá partida na hora.

No caso de Jipe, as baterias de lítio ainda custam mais de 1000 dólares, o que inviabiliza o mesmo, mas teria a alternativa das baterias com tecnologia AGM, onde as placas são separadas por uma manta de fibra embebida na solução eletrolítica, e com isso não teria problema de vazar, podendo assim trabalhar em qualquer posição.

As baterias AGM são de ciclo profundo e possuem placas mais grossas que as normais, o que de um lado propicia uma vida útil bem mais longa, em torno de 10 anos contra 3 anos da comum, mas pelo outro lado teria menor capacidade de CCA em relação à comum.

Mas o problema principal das AGM ainda é o preço! As fábricas, para proteger o mercado das baterias comuns, costumam cobrar um preço até 4 vezes maior pela bateria AGM, como nos casos da Heliar AGM ou das Optima, apesar do custo de produção da AGM não ser muito maior que as normais.

Resolvi arriscar e comprei uma AGM chinesa de 200Ah no mercado livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651808846-baterias-agm-super-som-200-ah-gelsd-tarampsstetsom-jfa-_JM

Resta verificar se a bateria aguentaria o tranco das vibrações e pulos do jipe, e por quanto tempo aguentaria essas condições,mas pelo preço cobrado, vale a pena arriscar.

Quais resultados, camarada? Gostou da bateria? Valeu a pena?