Ver Versão Completa : Infeliz dono de um Jimny
dersonpg
27/08/2016, 08:34
Pessoal, meu primeiro final de semana com o carro passou e eu já tenho algumas impressões para passar:
Pontos POSITIVOS
- Sem distrações, sem elementos inúteis. Esse carro vai lhe dar somente o necessário para sobreviver. E isso é bom.
- Tenho 1,80m. Para mim ficou um espaço agradável. Para pessoas mais altas a coisa começa a complicar.
- O motor 1.3 é ágil para a cidade e suficiente para uma viagem segura com o jipe. Esse é um ponto de bastante reclamação no fórum, mas realmente acho que o motor é adequado para o estilo e limitações do carro.
- Ele encara a lama como poucos, mas isso não é novidade.
- A mecânica é ótima, os engates são relativamente precisos, o som do motor é suave. O ponto forte do Jimny me parece ser este, mecânica confiável aliado com um conjunto carroceria/suspensão robusto.
Pontos NEGATIVOS
- O espaço para os passageiros e bagagens é realmente limitado. Viagens com mais de 2 pessoas tendem a ser desgastantes;
- Falta um relógio no painel;
- Falta um termômetro no painel;
- Os pinos de trava das portas ficam numa posição difícil de acessar. Tenho esquecido de travar as portas por conta disso;
- Os grilos. Eles realmente existem, e são muitos. Eu sou um cara chato, e isso realmente me incomoda, mas vai de cada um. Vou tentar descobrir a origem dos barulhinhos com mais calma, se resolver algo eu posto aqui.
Resumindo: o carro é diversão pura, mas antes de mais nada é preciso entendê-lo. Eu troquei o meu Civic 2014 e todo o seu conforto por um Jimny 2016 com seu painel anos 2000. Minha família não entendeu, meus amigos não entenderam, mas eu estou feliz pois sabia o que queria antes de ter o carro. Vivemos numa sociedade que dá muito valor para a aparência e acabamos sendo forçados a gostar do que todo mundo gosta. Eu liguei o fod*-se e não me arrependi.
Espero que o jipinho possa trazer muitas alegrias a você e sua família... Também fiz como você: abdiquei do conforto de meu carro anterior para adquirir meu Jimny e não me arrependo nem um pouco! Havia pesquisado e refletido bastante antes da compra. Minha mulher e meu filho amam o carrinho e não querem trocar por outro nem a pau! O Jimny é o que é: sem tecnologia embarcada ou conforto exagerado, porém, rústico e resistente pronto pra te levar a lugares onde nenhum sedan ou carro de luxo sonharia em ir! Pode ter certeza que é um veículo que jamais te deixará na mão. Não se incomode com o que os outros pensam, pois o importante é você estar feliz com a aquisição do jipinho. Seja bem vindo!!
guilhermejcp
28/08/2016, 10:58
Pessoal, meu primeiro final de semana com o carro passou e eu já tenho algumas impressões para passar:
Pontos POSITIVOS
- Sem distrações, sem elementos inúteis. Esse carro vai lhe dar somente o necessário para sobreviver. E isso é bom.
- Tenho 1,80m. Para mim ficou um espaço agradável. Para pessoas mais altas a coisa começa a complicar.
- O motor 1.3 é ágil para a cidade e suficiente para uma viagem segura com o jipe. Esse é um ponto de bastante reclamação no fórum, mas realmente acho que o motor é adequado para o estilo e limitações do carro.
- Ele encara a lama como poucos, mas isso não é novidade.
- A mecânica é ótima, os engates são relativamente precisos, o som do motor é suave. O ponto forte do Jimny me parece ser este, mecânica confiável aliado com um conjunto carroceria/suspensão robusto.
Pontos NEGATIVOS
- O espaço para os passageiros e bagagens é realmente limitado. Viagens com mais de 2 pessoas tendem a ser desgastantes;
- Falta um relógio no painel;
- Falta um termômetro no painel;
- Os pinos de trava das portas ficam numa posição difícil de acessar. Tenho esquecido de travar as portas por conta disso;
- Os grilos. Eles realmente existem, e são muitos. Eu sou um cara chato, e isso realmente me incomoda, mas vai de cada um. Vou tentar descobrir a origem dos barulhinhos com mais calma, se resolver algo eu posto aqui.
Resumindo: o carro é diversão pura, mas antes de mais nada é preciso entendê-lo. Eu troquei o meu Civic 2014 e todo o seu conforto por um Jimny 2016 com seu painel anos 2000. Minha família não entendeu, meus amigos não entenderam, mas eu estou feliz pois sabia o que queria antes de ter o carro. Vivemos numa sociedade que dá muito valor para a aparência e acabamos sendo forçados a gostar do que todo mundo gosta. Eu liguei o fod*-se e não me arrependi.
Parabéns pela viatura e lembre-se quando lembrar do seu antigo sedan. Você vai mais devagar mas vai muito mais longe.
E daqui à pouco começa as transformações. rsrs
rafaeljs
04/09/2016, 15:14
Valeu pelas dicas, galera!
Peguei o meu há uns dias e o jipinho é diversão pura e olha que até o momento só dirigi dentro da cidade.
Logo quero socar ele na terra... rsrs
manepipoca
04/09/2016, 20:59
Olá!
No meu Jimny ao acionar o travamento de portas pelo tele comando (chave) o porta-malas não fecha, só fecha no segundo acionamento (precisa apertar 2 vezes).
Alguém sabe o que pode ser?
Marcus DT
05/09/2016, 10:28
Venho de uma família que sempre teve Bandeirantes (uma 87 de lona e uma 2001), queria aumentar esse time, mas depois de meses procurando uma no jeito (e custo) que eu queria, desisti e comecei a olhar os Jimny. Nunca sequer tinha entrado nele, porém, apareceu um HR 2011/2012, único dono, com 8.000 kms (7 revisões em concessionária por tempo) no Rio de Janeiro, perto da casa do meu sogro... pedi para ele ir lá ver o jipe, falei que se tivesse igual um 0km que ele podia fechar negócio, comprei sem nem ver o carro pessoalmente.
Após duas semanas de ansiedade consegui uma folga no trabalho e neste fds fui buscar o Jimny "Oliva" no RJ (sou de Brasília), foram 1.200 kms de asfalto, conhecendo o jipe. Já tinha lido todos os "defeitos", mas para quem está acostumado a andar de Band, confesso que a surpresa foi boa, dá para andar a 100-120 km/h com ar ligado, som escutável e conversando... quero mais o que? Nessa tocada (4.000 rpm) o jipe fez entre 10,5 km/l e 12,7 km/l, o que achei aceitável para a aerodinâmica de bota ortopédica. A única coisa que me incomodou foi a péssima autonomia (tanque de 40L apenas), mas dá para contornar (galões, etc).
Abs,
Marcus DT
Infelizmente o topico " Infeliz dono de um jimny" vem aparecendo na primeira pagina do google. Só faz mal a imagem de um carrinho sem semelhante, que tem qualidade incoparavel e grande apreço dos donos!
535646
jorgeffn
05/09/2016, 20:53
Infelizmente o topico " Infeliz dono de um jimny" vem aparecendo na primeira pagina do google. Só faz mal a imagem de um carrinho sem semelhante, que tem qualidade incoparavel e grande apreço dos donos!
535646
O grande problema que muita gente nem deve entrar no tópico e ler ele, já que se fizer isso, vai é ser convencido a comprar um Jimny.. hahahaha a grande maioria dos post são da defesa do jipinho.....
abs!
Adorei a aerodinâmica d ebota ortopédica, kkkkkkkk
Lisa Riiter
24/09/2016, 21:03
Boa noite, jipeiros da 4x4Brasil!
É com muita alegria e honra que hoje me cadastrei no fórum.
No dia 15 desse mês comprei meu Jimny:
536511
4ALL 2013/2013 COM 36.500KM RODADOS
Nunca havia dirigido um jipe, mas sempre quis ter um, principalmente o Jimny, por tudo quer li a respeito do "pequeno valente" e por achá-lo esteticamente agradável.
A experiência ao volante foi interessante. Na rodovia senti que ele queria sair de controle, exigindo mais atenção ao guiá-lo. Também achei que existe uma "folga" considerável no volante - é normal?
O pneu do lado direito sempre encosta no paralamas quando faço alguma manobra que exija um giro maior na direção.
Bem, rsrsrs...Já perceberam que sou neófita mesmo, né?
Boas trilhas para todos!
Abraços
manepipoca
25/09/2016, 09:30
Bem vinda!
Peguei meu Jimny há 1 mês, é o modelo japonês 2012, mas é similar ao nacional. Também tive essa sensação de sair do controle. Principalmente ao mudar de faixa, é bem estranho mesmo. O que eu fiz e melhorou foi murchar os 4 pneus para 22 psi (meus pneus são 205/70) ficou bom inclusive o consumo melhorou (10,5km/l na cidade, antes estava mais ou menos 9km/l) e instalei um amortecedor de direção pois achei muito ruim volante ficar "jogando" pros lados em qualquer buraco, valeta, etc. Digo que agora a dirigibilidade ficou excelente!
Comprei esse kit: Amortecedor de Direção Suzuki Jimny (acompanha o kit de instalação ou fixação) R$ 244 - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/DIRECAOJIMNY/amortecedor-de-direcao-suzuki-jimny-acompanha-o-kit-de-instalacao-ou-fixacao-r-244-deposito)
A roda não é pra raspar não. verifica se colocaram um pneu maior que 205/70. Caso positivo esse é o problema. se for os originais 205/70 então tem que verificar a suspensão pra ver se o carro não está mais baixo. Ou até o para-choque se está meio torto pra dentro assim raspando na roda.
Boa sorte e sucesso!
Boa noite, jipeiros da 4x4Brasil!
É com muita alegria e honra que hoje me cadastrei no fórum.
No dia 15 desse mês comprei meu Jimny:
536511
4ALL 2013/2013 COM 36.500KM RODADOS
Nunca havia dirigido um jipe, mas sempre quis ter um, principalmente o Jimny, por tudo quer li a respeito do "pequeno valente" e por achá-lo esteticamente agradável.
A experiência ao volante foi interessante. Na rodovia senti que ele queria sair de controle, exigindo mais atenção ao guiá-lo. Também achei que existe uma "folga" considerável no volante - é normal?
O pneu do lado direito sempre encosta no paralamas quando faço alguma manobra que exija um giro maior na direção.
Bem, rsrsrs...Já perceberam que sou neófita mesmo, né?
Boas trilhas para todos!
Abraços
Lisa Riiter
25/09/2016, 13:37
Boa tarde, Manepipoca!
Muito agradecida pelas dicas! :):euforico:
Vou seguí-las, com certeza!
Muito bacana esse canal de interação. Aqui há uma cumplicidade legal!!!:cool:
Boa trilha!!!
Abração.
Infelizmente o tópico "Infeliz dono de um jimny" vem aparecendo na primeira página do Google. Só faz mal à imagem de um carrinho sem semelhante, que tem qualidade incomparável e grande apreço dos donos!
E o autor do tópico não se manifestou mais desde abril de 2015. Como o tópico tem comentários favoráveis (maioria) e desfavoráveis (minoria) ao Jimny, a Moderação do fórum não poderia mudar o nome do tópico? Por exemplo, "Impressões do dono de um Jimny".
wagner4wd
26/09/2016, 08:45
E o autor do tópico não se manifestou mais desde abril de 2015. Como o tópico tem comentários favoráveis (maioria) e desfavoráveis (minoria) ao Jimny, a Moderação do fórum não poderia mudar o nome do tópico? Por exemplo, "Impressões do dono de um Jimny".
Vai ver ele vendeu ( ou no caso dele se livrou ) do Jimny e não quis saber mais de porcaria de 4x4 nenhuma:freaking:
Pra mim esse tópico nem deveria existir mais, se a maioria dos posts aqui sao apoiando o jimny, já existe outros tópicos referente a isso...
Regisandriolo
02/12/2016, 12:51
Mais espaço para as pernas de quem viaja em banco traseiro do Jimny
https://www.youtube.com/watch?v=k4kXGVWA28I
guilhermejcp
04/12/2016, 11:34
Moderador. Cancela esse tópico ou muda o nome por favor. O conteúdo do tópico é bom mas a capa denigre a imagem do jipinho.
SeoSuzuki
04/12/2016, 12:14
Moderador. Cancela esse tópico ou muda o nome por favor. O conteúdo do tópico é bom mas a capa denigre a imagem do jipinho. so denigre a imagem praqueles que tem preguica de ler. esses nao precisam nem merecem nada que presta. na minha opiniao nao se deve tentar apagar o passado. deixa o topico falar por si mesmo.
VOVÔ DO TROLLER
04/12/2016, 14:33
so denigre a imagem praqueles que tem preguica de ler. esses nao precisam nem merecem nada que presta. na minha opiniao nao se deve tentar apagar o passado. deixa o topico falar por si mesmo.
Concordo plenamente, mesmo porque acredito que no forum não há precedentes de ter mudado o nome do tópico. Me corrijam se eu estiver enganado. Tem mesmo que deixar como está pois o que vale é o histórico do tópico e uma eventual mudança só iria bagunçar o coreto. Abs. Válter
Insucessos , frustrações na compra, falhas, elogios só ajudam a formar cultura crítica. Mas isso nos falta .
Isso se aprende na escola e ajuda a evitar escolhas erradas . Não confundir cultura crítica com lamuria e ofensas
mfdomingues
05/12/2016, 10:46
Moderador. Cancela esse tópico ou muda o nome por favor. O conteúdo do tópico é bom mas a capa denigre a imagem do jipinho.
Guilherme, entendo sua posição, contudo, na minha opinião o tópico deve ser mantido com está, é o registro histórico de como há percepções boas (maioria) e ruins (minoria) do mesmo veículo.
O cara que abriu o tópico teve a opinião dele e isto é bem pessoal, mas estatisticamente falando o jipinho mostra para que veio.
Cabe aos proprietário mostrarem neste mesmo tópico que apesar do título negativo ele é valente....
VOVÔ DO TROLLER
05/12/2016, 14:01
Guilherme, entendo sua posição, contudo, na minha opinião o tópico deve ser mantido com está, é o registro histórico de como há percepções boas (maioria) e ruins (minoria) do mesmo veículo.
O cara que abriu o tópico teve a opinião dele e isto é bem pessoal, mas estatisticamente falando o jipinho mostra para que veio.
Cabe aos proprietário mostrarem neste mesmo tópico que apesar do título negativo ele é valente....
O título negativo é apenas um mero detalhe. Se a pessoa tiver interesse e um pouco de vontade, vai ver que o Jimny é um dos veículos mais bem avaliados desse fórum, quiçá, o número um. ABS. Válter
Arildo MT
05/12/2016, 20:29
Longa vida ao japa ninja, história se registra pra posteridade, apagar jamais.
Também acho que o tópico deve ser mantido, alterando-se ou não o seu título. "Impressões sobre o Jimny" seria um título mais apropriado, pois há impressões negativas (poucas) e positivas (muitas). Mas, se não dá pra mudar, que não mude; afinal, o que interessa é o conteúdo, e não o título do tópico. Aliás, esse título acaba até chamando a atenção para o tópico e para os depoimentos dos "felizes donos de um Jimny".
Sergio c
06/12/2016, 21:36
Jimny é herdeiro legítimo do velho Samurai, o qual tive o prazer de ter um ano 1995 canvas, que em suas categorias são imbatíveis.
wagner4wd
07/12/2016, 08:30
Jimny é herdeiro legítimo do velho Samurai, o qual tive o prazer de ter um ano 1995 canvas, que em suas categorias são imbatíveis.
eu tambem tive um cvs 95,,,saudades eterna dele
Se for pra mudar seria para "Infeliz ex dono de um Jimny", afinal o camarada que abriu o tópico não teve sinergia com o japinha que até vendeu... Sorte de quem comprou dele!
O nome é interessante, pois quem vê e pega pra ler, acaba vendo que apenas um proprietário não gostou do carro. Todo o resto está firme com o jipinho.
Não costumo ver muitos tópicos de outros modelos de jipe ou caminhonetes aqui no fórum, mas creio que o Jimny deve ser o mais bem avaliado. Afinal, já vi várias reclamações de donos de troller, e até mesmo de defenders...
VOVÔ DO TROLLER
07/12/2016, 12:47
Se for pra mudar seria para "Infeliz ex dono de um Jimny", afinal o camarada que abriu o tópico não teve sinergia com o japinha que até vendeu... Sorte de quem comprou dele!
O nome é interessante, pois quem vê e pega pra ler, acaba vendo que apenas um proprietário não gostou do carro. Todo o resto está firme com o jipinho.
Não costumo ver muitos tópicos de outros modelos de jipe ou caminhonetes aqui no fórum, mas creio que o Jimny deve ser o mais bem avaliado. Afinal, já vi várias reclamações de donos de troller, e até mesmo de defenders...
Eu simplesmente vejo tudo há mais de dez anos e realmente acredito que os Jimny e os S-Cross são os melhores avaliados. Os da Toyota também são bem avaliados. Abs
gabriel071
18/12/2016, 13:59
Bom, boa tarde pessoal,
Depois de pesquisar o jipinho e ler sobre ele há mais ou menos um ano acabei comprando um em Outubro/2016.... versão 4All 13/14 com 40mil km.
Também sou novo nessa área de jipes e achei o carro muito bom e divertido, no entanto também venho tendo alguns problemas (comuns) com o carro - vibração no volante (shimmy), roda livre, ar condicionado, folga no banco do motorista...
O shimmy já foi tratado e melhorou bastante mas não 100%.
O ar vazou gás, a concessionária completou mas sem identificar o problema e logicamente voltou a vazar - temo que seja algo no compressor.
Quanto a roda livre, maior dor de cabeça no momento - desde o primeiro final de semana viajando com o carro notei o barulho e relatei na concessionária. Já se passaram 02 meses com o carro indo e voltando pra área de serviços lá só fazendo lubrificação e limpeza mas não resolveu. Estão com dificuldade para aceitar a troca da peça na garantia. Por conta disso abri reclamação no reclame aqui e postei alguns vídeos no youtube para ajudar a quem tiver passando por problemas semelhantes também. O mal não é o carro, mas sim o serviço de pós-venda que deixa a desejar (assim como várias outras OEMs).
http://www.reclameaqui.com.br/FEZvWCrmdT78qZt_/suzuki-veiculos-do-brasil/jimny-vibracao-excessiva-no-volante-e-barulho-na-roda-dianteira/
https://youtu.be/aII6yb9P0BQ (https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fyoutu.be%2FaII6yb9P0BQ&h=gAQFKNwjO)
abraço
Mauro Marconi
18/12/2016, 15:03
Estou procurando a tampa da caixa do filtro do ar condicionado do Jimmy!
Olá, amigos! Tenho pesquisado um tanto e este fórum certamente tem me inspirado muito. A vantagem de não trocarem o título deste tópico e dele aparecer de cara nas pesquisas é que isso me trouxe de volta aqui e pude ler quase tudo dele (pulei só 3 páginas:)) e mais um pouquinho de outros tópicos citados. Foi muito legal ler a experiência de pessoas que, como eu, estavam pensando se aventurar pela primeira vez, ou que já o tinham feito há algum tempo.
Bom, minha situação é a seguinte: Moro no Rio de Janeiro e não suporto dirigir na cidade (odeio tráfego pesado), na mesma proporção em que adoro dirigir na estrada. Como resido perto de um metrô, não tenho mais usado meu carro, que no ano passado teve sua bateria arriada por 3 vezes (eu literalmente perdi o T por ele). Cheguei a pensar em vendê-lo e ficar sem carro, mas gosto de viajar e tenho família no interior do estado, animais que precisam viajar comigo (dificultando pegar ônibus, etc.). Quando comecei a fazer uma pesquisa por carros, o Jimny era minha primeira opção, mas relatos de que "não conseguiam subir uma ladeira com ele sem que esgoelasse", me desanimaram; porém não comprei nenhum carro e permaneço na mesma. Poderiam me ajudar nas seguintes questões, por favor?
1- sempre fui meio relapso com manutenção dos meus carros (dei muita sorte!!), então pergunto: quanto gastaria por ano com aquilo que deve ser feito com frequência (o que não pode faltar), para um uso em cidade ou na alegria de um terreno mais duro, considerando um uso de, digamos 15000Km/ano?
2- Minha mãe é idosa e tem problemas na coluna. Um dos objetivos de comprar um carro mais novo é poder passear mais com ela (meu pai faleceu este ano passado) e trazê-la para cá, sempre que possível. O carro é mesmo desconfortável para viagens de 3 horas, nessas condições (só tenho uma vaga de garagem e este teria que ser meu único veículo)? Há adaptações para melhorar o conforto de bancos, por exemplo?
3- Há bons (confiáveis e não careiros) mecânicos nessa minha área, que vocês poderiam indicar?
4- As diferenças entre o modelo Sport para os demais (penso em comprar um de 2015 ou 2016), compensam a diferença no preço?
Desculpem a enxurrada de perguntas, mas fiquei lendo tanto vocês nesta madrugada, que me empolguei :)
Outra coisa que curti muito foi ver que a paixão pelo jipinho e pela aventura junta pessoas, e pessoas muito solícitas! Bem legal perceber isso! Obrigadíssimo pela paciência em me ler até aqui
Laranjinha
10/01/2017, 08:38
Bom dia, sou proprietário de um Jimny faz pouco mais de um ano. Até o momento estou satisfeito com o carro. Ele não é perfeito, como já foi comentado no tópico e no meu caso já apresentou quase todos os problemas mencionados, mas mesmo assim eu me divirto com o jipinho.
Não sou conhecedor de mecânica, então vou te responder às perguntas como alguém que usa o veículo, e com certeza outros companheiros do forum irão complementar minhas respostas com questões mais específicas.
1- sempre fui meio relapso com manutenção dos meus carros (dei muita sorte!!), então pergunto: quanto gastaria por ano com aquilo que deve ser feito com frequência (o que não pode faltar), para um uso em cidade ou na alegria de um terreno mais duro, considerando um uso de, digamos 15000Km/ano?
No site da suzuki tem uma tabela (http://suzukiveiculos.com.br/novo/files/Tabela_SZK_Revioes_Jimny.pdf) com o itens que devem ser revisados a cada 10.000km. Na tabela está o preço da concessionária, mas você consegue fazer com um custo mais baixo fora da concessionária, principalmente trocas de óleo e filtros.
2- Minha mãe é idosa e tem problemas na coluna. Um dos objetivos de comprar um carro mais novo é poder passear mais com ela (meu pai faleceu este ano passado) e trazê-la para cá, sempre que possível. O carro é mesmo desconfortável para viagens de 3 horas, nessas condições (só tenho uma vaga de garagem e este teria que ser meu único veículo)? Há adaptações para melhorar o conforto de bancos, por exemplo?
Eu só possuo o jimny. Minha esposa e eu viajamos nele constantemente e não temos nenhum problema de conforto quando viajamos apenas os dois. Se for preciso levar passageiros no banco de trás, fica desconfortável para todos!
Moro em BH e minha família mora em Vila Velha, desde que comprei o carro já fomos para lá três vezes e não tivemos problemas.
3- Há bons (confiáveis e não careiros) mecânicos nessa minha área, que vocês poderiam indicar?
Não sei te informar.
4- As diferenças entre o modelo Sport para os demais (penso em comprar um de 2015 ou 2016), compensam a diferença no preço?
Como disse anteriormente, não entendo de mecânica, mas pelo que já li e pesquisei, a diferença é apenas no visual e alguns acessórios como ganchos para resgate, engate para o guincho na frente e atrás, ele é um pouco mais alto... fora isso é a mesma coisa.
Espero te ajudado.
Olá, amigos! Tenho pesquisado um tanto e este fórum certamente tem me inspirado muito. A vantagem de não trocarem o título deste tópico e dele aparecer de cara nas pesquisas é que isso me trouxe de volta aqui e pude ler quase tudo dele (pulei só 3 páginas:)) e mais um pouquinho de outros tópicos citados. Foi muito legal ler a experiência de pessoas que, como eu, estavam pensando se aventurar pela primeira vez, ou que já o tinham feito há algum tempo.
Bom, minha situação é a seguinte: Moro no Rio de Janeiro e não suporto dirigir na cidade (odeio tráfego pesado), na mesma proporção em que adoro dirigir na estrada. Como resido perto de um metrô, não tenho mais usado meu carro, que no ano passado teve sua bateria arriada por 3 vezes (eu literalmente perdi o T por ele). Cheguei a pensar em vendê-lo e ficar sem carro, mas gosto de viajar e tenho família no interior do estado, animais que precisam viajar comigo (dificultando pegar ônibus, etc.). Quando comecei a fazer uma pesquisa por carros, o Jimny era minha primeira opção, mas relatos de que "não conseguiam subir uma ladeira com ele sem que esgoelasse", me desanimaram; porém não comprei nenhum carro e permaneço na mesma. Poderiam me ajudar nas seguintes questões, por favor?
Desculpem a enxurrada de perguntas, mas fiquei lendo tanto vocês nesta madrugada, que me empolguei :)
Outra coisa que curti muito foi ver que a paixão pelo jipinho e pela aventura junta pessoas, e pessoas muito solícitas! Bem legal perceber isso! Obrigadíssimo pela paciência em me ler até aqui
Posso adiantar que o jiínho é muito bom mesmo e a questão de conforto é bastante pessoal.
Assim que comprei o meu eu fiz uma viagem pela BR-101 de Recife até SJC (total de +/- 3000 KM), e eu nunca tinha dirigido um 4x4 antes e nem mesmo um carro alto, então a viagem de ida foi feita bem devagar (no máximo a 90 Km/h) por precaução e também para conhecer o jipinho.
Pensei que ia chegar quebrado, mas foi super tranquilo e não tive nenhum problema.
É o meu único carro e ando com ele todo dia, e não tenho nenhum problema.
Aconselho a fazer o teste drive com um, mesmo que não o compre na autorizada.
Abraço.
Laranjinha e acbrz, muito grato! Bom saber que não é esse sofrimento para viagens mais longas.
Dei uma olhada na tabela e vou atrás de um test drive, hoje.
Abraços!
Paulo André BR
10/01/2017, 09:56
SMac8,
Seja bem vindo!
Principais perguntas já foram respondidas, o carrinho é bom, e na estrada vai bem, tudo depende do referencial.
Tenho um, uso diário urbano e finais de semana estrada.
Eventualmente uma trilhinha... nada pesado pois tenho um Jeep para essa finalidade.
O meu está com 80.000km, somente revisões programadas, com troca de óleos e filtros.
Já os freios, amortecedores, e até pneu ainda são originais...
Para seu uso, recomendo uns test drive JUNTO com sua mãe, para testar acessibilidade e conforto.
A sensação de conforto é muito relativa, e a questão não são os bancos e sim o chacoalho lateral e pulos nos buracos.
Em pista com bom asfalto, roda como qq sedan, mas com asfalto irregular ou buracos, a pulação é maior...
Eu acho o Jimny super confortável, pela proposta que tem, porém, meu sogro achou: "...PAVOROSO!!!, pelo amor de deus, como vocês foram pra Bolívia com um carro desses?!"
Entende o que digo como relativo?!
Quanto ao modelo 4sport em relação aos outros, mudam os parachoques, o que resulta em melhor ângulo de ataque e saída, e alguns apliques que dão uma carinha mais aventureira... Se pretende partir para trilhas, ele permite melhores "upgrades"...
Eu gostaria no meu do encaixe para o pé, perto da roda traseira, uso muito o rack no teto para transportar coisas e aquilo deve ajudar bem...
Se pega muita estrada com pista simples, terá que acostumar a altos giros nas ultrapassagens, isso não é problema, o motor está lá pra isso, até 6.500 rpm, está dentro da "tolerância"... o motor é elástico e permite até boa desenvoltura sabendo esticar as marchas quando necessário... isso com 2 pessoas e pouca bagagem... Já com muito peso (3 passageiros e muita bagagem), o motor "sente", aí ele mostra que falta torque... nessas condições, mude a tocada e vá apreciando a paisagem...
Enfim, se sua mãe aceitar ser transportada por ele, seja feliz e busque um jimny pra você!
Boa sorte
T+
jorgeffn
10/01/2017, 11:48
SMac8,
Seja bem vindo!
Para seu uso, recomendo uns test drive JUNTO com sua mãe, para testar acessibilidade e conforto.
A sensação de conforto é muito relativa, e a questão não são os bancos e sim o chacoalho lateral e pulos nos buracos.
Em pista com bom asfalto, roda como qq sedan, mas com asfalto irregular ou buracos, a pulação é maior...
Eu acho o Jimny super confortável, pela proposta que tem, porém, meu sogro achou: "...PAVOROSO!!!, pelo amor de deus, como vocês foram pra Bolívia com um carro desses?!"
Entende o que digo como relativo?!
T+
Boa dica do Paulo.... o Jimny, mesmo original é um pouco alto para passageiros mais idosos entrarem nele... faça isso, tente ir com um Jimny até ela e faça um teste, entrar, sair, pegue pisos mais irregulares e veja a reação dela. Para o acesso as vezes o estribo pode ajudar um pouco....
quanto a manutenção, um bom mecânico de 4x4 faz tudo para você no RJ deve ter boas referências na área, caso queira gastar um pouco mais e ter a "garantia" da Css normalmente as primeiras revisões não tem erro, apenas fique atento para não fazerem mais do que se deve, adoram empurrar serviços desnecessários. O Jimny é um carro de pouca manutenção... bom para quem é meio relapso... só não deixe de trocar o óleo e filtros dentro do prazo....
abs!
É, meus chapas, provavelmente para ela vai ficar complicado. Acho que o estribo passaria a ser item essencial e, certamente, esses balanços e pulos vão incomodá-la (no fundo incomodam a todo mundo, provavelmente, mas a gente tolera pelos enormes benefícios que uma suspensão assim traz, né). E, como ela mora noutra cidade, vai ser difícil testar com a própria.
Vou ver como resolvo isso...
Paulo, obrigado! Bom saber que não desgasta tanto peças nem pneus e que tem um motor elástico. Tenho um carro 1.4 e (outra aerodinâmica, claro, mas) estou acostumado a reduções em pistas simples, para ultrapassar. O tal do shimmy me preocupa, mas já li que tem solução, então isso não seria o problema.
Jorge, obrigado! Como já disse, vou procurar um estribo, certamente, se vier a comprá-lo. Eu sempre evito css... todas têm esquemas e são bem careiras. Por isso, pensei logo em conseguir um mecânico de confiança. Mas, dependendo do carro e da garantia, talvez tenha mesmo que apelar, né...
wagner4wd
10/01/2017, 15:04
Cara Jimny é complicado pra pessoas idosas e com problema de coluna ...O Jimny se passar um pouco mais rápido na lombada vc leva um soco asfalto remendado tbem... Espaço pra levar pet então...Esquece...Só se for tipo um Yorkshire.kkk . Pra vc ter uma ideia tenho um São Bernardo de 80kg pra levar ela pra casa da minha sogra preciso tirar o banco do carona...Mecânica Suzuki é 10 ! Difícil dar problemas.
Cara Jimny é complicado pra pessoas idosas e com problema de coluna ...O Jimny se passar um pouco mais rápido na lombada vc leva um soco asfalto remendado tbem... Espaço pra levar pet então...Esquece...Só se for tipo um Yorkshire.kkk . Pra vc ter uma ideia tenho um São Bernardo de 80kg pra levar ela pra casa da minha sogra preciso tirar o banco do carona...Mecânica Suzuki é 10 ! Difícil dar problemas.
É, tô vendo que terei problemas nesse aspecto, não só para minha mãe, quanto para meus bichos (não pelo espaço, porque a minha bichana mesmo é uma velhinha e menor que um yorkshire - quase 17 anos e pouco mais de 2 Kg - hehe). O outro animal está temporariamente sob meus cuidados, mas ambos, por viverem trancados em casa, se assustam com qualquer barulho ou movimento brusco, quando estão viajando e sofrem bastante. A questão que me coloco também é: esperarei eu ficar idoso para ter um jipinho, também?
Muito obrigado, Wagner. Toda opinião tem sido importante para tomar a melhor decisão. Abs
wagner4wd
11/01/2017, 08:38
É, tô vendo que terei problemas nesse aspecto, não só para minha mãe, quanto para meus bichos (não pelo espaço, porque a minha bichana mesmo é uma velhinha e menor que um yorkshire - quase 17 anos e pouco mais de 2 Kg - hehe). O outro animal está temporariamente sob meus cuidados, mas ambos, por viverem trancados em casa, se assustam com qualquer barulho ou movimento brusco, quando estão viajando e sofrem bastante. A questão que me coloco também é: esperarei eu ficar idoso para ter um jipinho, também?
Muito obrigado, Wagner. Toda opinião tem sido importante para tomar a melhor decisão. Abs
Com Jimny sempre acontece isso ! Mesmo com pontos negativos para a sua utilização voce sempre acaba adquirindo um pelos seus pontos positivos...raramente alguem desiste do Jimny, voce acaba se adaptando ao estilo do carro. acho que o maior cuidado vc vai ter com a sua mae mesmo...nunca cogite tentar coloca-la no banco de tras alem de ser dificil chegar la o efeito alavanca que a suspensão dá lá atras é muito maior.
Emerson Passos
11/01/2017, 10:33
Bom dia rapaziada, preciso da ajuda dos amigos, alguém aqui sabe quais partes de uma sucata 2015 posso usar num Jimny 2001?
Melhor inverter a pergunta. Quais as partes em que está interessado?
Joaomacib
24/01/2017, 18:11
Rapaz, meu último carro foi um Citroen C4 2.0 Exclusive. O carro gerava 164 CV no Alcool. Eu amava o carro na estrada. Costumava viajar de Curitiba até Belo Horizonte, um pouco mais de 1.000 km e era uma delícia. Você pisa e reponde. Fazia curvas como nenhum outro carro que tive, graças ao controle de estabilidade e outras parafernálias eletrônicas, além do carro ser baixo.
Hoje, sou proprietário de um Jimny. Pensei que não conseguiria me adaptar mas, sendo sincero, a mesma viagem hoje é muito mais gostosa do que com o C4. Acho que vai muito 'do quer você quer' pra uma viagem.
Gosto muito do meu Jimny 4Sport e acho que vou ficar com ele por um bom tempo. O segredo é você levar bastante musica pra ouvir, pois a viagem com certeza será mais demorada...rs. O jeito é curtir a musica e a paisagem.
Abraço!
Rapaz, meu último carro foi um Citroen C4 2.0 Exclusive. O carro gerava 164 CV no Alcool. Eu amava o carro na estrada. Costumava viajar de Curitiba até Belo Horizonte, um pouco mais de 1.000 km e era uma delícia. Você pisa e reponde. Fazia curvas como nenhum outro carro que tive, graças ao controle de estabilidade e outras parafernálias eletrônicas, além do carro ser baixo.
Hoje, sou proprietário de um Jimny. Pensei que não conseguiria me adaptar mas, sendo sincero, a mesma viagem hoje é muito mais gostosa do que com o C4. Acho que vai muito 'do quer você quer' pra uma viagem.
Gosto muito do meu Jimny 4Sport e acho que vou ficar com ele por um bom tempo. O segredo é você levar bastante musica pra ouvir, pois a viagem com certeza será mais demorada...rs. O jeito é curtir a musica e a paisagem.
Abraço!
Eu venho de um PUNTO SPORTING 1.8 (Excelente de curva e muito confortável), e simplesmente fiz como você, REAPRENDI a dirigir e sinceramente, estou muitíssimo satisfeito e curtindo muito o jipinho.
Me acostumei com o estilo "cabritês" de ser...
Abraço!
Também venho de um focus/2011, hath, 1.6. Nunca vi carro seguro e bom de curva igual ele. Contudo, já me adaptei ao modo de condução do meu Juquinha!!
Vermelho
09/02/2017, 17:51
Bah, eu também não tenho nada do que reclamar, comprei já sabendo que não é um carro pra luxo, é pra se divertir e aventurar!! E na cidade cumpre bem a função. E todos os carro que já tive fazem barulho. E andar na estrada de chão não tem como fugir, vai começar os grilos a cantarem.
Sinceramente, não sei nem se vou vender algum dia ele, provavelmente deixe pro guri herdar e ter como 1º carro. Hehehe.
Abs
Galera, após relutar muito cheguei em uma conclusão, vou trocar de carro!
Com apenas 8 meses de uso e 12.000km rodados decidi que vou vender meu Jimny 4Sport 2015.
Não suporto o motorzico desse carro, estou pegando bastante estrada esses dias, principalmente entre duas cidades aqui da minha região onde as rodovias possuem muitas subidas e descidas e eu uso mais 3ª e 4ª marcha do que a 5ª, não suporto isso!
Fui dono de uma TR4 (2.0), Grand Vitara (2.0) e agora com o Jimny (1.3) eu fico louco, passo raiva! Quase R$70mil num carro pra só ter prazer na terra onde uso apenas em alguns finais de semana? Aí não dá né! É um absurdo nao ter um motor melhor, torque melhor ou um motor a diesel pelo menos.
Além disso é barulhinho em vidro, painel, etc... parece uma carroça. Nem a Grand Vitara que não foi feita pra terra como o Jimny apresentava esses barulhinhos depois de 4 anos de uso!! E eu ia pra fazendo direto com ela em estradas horríveis!
Enfim, não sei ainda qual carro vou pegar, estou fazendo uma pesquisa porque tenho até no máximo 10k pra completar em cima do valor que eu conseguir vender... perdi dinheiro atoa.
Adquiri um Suzuki Jimny em Fevereiro de 2017, até aqui um sonho de consumo que veio a se tornar um pesadelo com apenas 1500km rodados, ao ver o veiculo achei lindo e fui buscar informações do mesmo, entrei em uma concessionária peguei um folheto do carro e sentei para assistir ao video promocional do carro na concessionária, o carro era tudo o que eu queria, um autentico fora de estrada. A etiqueta que veio colada no vidro do carro estava escrito categoria do veículo FORA DE ESTRADA. Não tive dúvidas comprei um carro de 66.000 para poder andar em estradas de terra, pedras e lama que é tudo o que a cidade aonde moro tem. Feito a compra e com o carro com 1500km rodados peguei um casal de amigos e fui subir uma estrada de terra, pedra e lama com um penhasco do lado e impossibilidade de voltar sem chegar ao topo. no meio do caminho o carro arriou o lado esquerdo e começou a bater o fundo causando desespero já que o local não oferecia opção de retorno, ao chegar ao cume extremamente nervosos observei que o amortecedor do carro havia estourado (conforme vi várias reclamações do mesmo problema aqui neste site) eu estava com pessoas dentro do carro e teria de descer com o carro naquela situação, o fundo do carro raspou varias vezes causando amassados no fundo de um carro que foi vendido para mim até então como sendo robusto e fora de estrada, Muito decepcionada levei o carro até a YUKI de Piratininga aonde junto com o chefe da oficina pedi que levantasse o carro na minha frente, juntos verificamos que o amortecedor não tinha nenhuma marca de pancada e sim de vazamento de óleo, ao entrar embaixo do carro fiquei chocada com a fragilidade das peças e exposição de fios e conectores, o carro não vem com proteção alguma de nada embaixo e na compra não te explicam que deveria ser colocado. Agora o mais chocante....a Suzuki negou a garantia do amortecedor alegando MAU USO do carro, gostaria de salientar que nessa subida estava a minha frente um fusca com 4 pessoas dentro. Fui deliberadamente enganada e comprei um Carro com 4x4 para ser usada provavelmente no asfalto liso. Pois toda reclamação que vi deste carro neste site foi pela fábrica sempre alegar Mau uso ou Uso severo de um carro cujo todo apelo de venda é em cima de sua Robustez e uso fora de estrada. O ocorrido colocou minha vida e a vida de outras pessoas em risco. A YUKI me apresentou uma conta de 420,00, e cinco dias uteis sem o carro após ser feito o pedido da peça. Podem ter certeza que vou procurar meus direitos, não vou aceitar ser tratada com tamanho desrespeito, se preciso for entrarei em contato com a SUZUKI DO JAPÃO, mas me nego a aceitar pagar qualquer valor que seja por uma peça que deveria ter sido trocada imediatamente pela garantia e acompanhada de um pedido de desculpas pelo risco do ocorrido como aconteceria se estivéssemos no Japão ou qualquer outro País sério. Claudia TOKUI
VOVÔ DO TROLLER
16/05/2017, 11:37
Adquiri um Suzuki Jimny em Fevereiro de 2017, até aqui um sonho de consumo que veio a se tornar um pesadelo com apenas 1500km rodados, ao ver o veiculo achei lindo e fui buscar informações do mesmo, entrei em uma concessionária peguei um folheto do carro e sentei para assistir ao video promocional do carro na concessionária, o carro era tudo o que eu queria, um autentico fora de estrada. A etiqueta que veio colada no vidro do carro estava escrito categoria do veículo FORA DE ESTRADA. Não tive dúvidas comprei um carro de 66.000 para poder andar em estradas de terra, pedras e lama que é tudo o que a cidade aonde moro tem. Feito a compra e com o carro com 1500km rodados peguei um casal de amigos e fui subir uma estrada de terra, pedra e lama com um penhasco do lado e impossibilidade de voltar sem chegar ao topo. no meio do caminho o carro arriou o lado esquerdo e começou a bater o fundo causando desespero já que o local não oferecia opção de retorno, ao chegar ao cume extremamente nervosos observei que o amortecedor do carro havia estourado (conforme vi várias reclamações do mesmo problema aqui neste site) eu estava com pessoas dentro do carro e teria de descer com o carro naquela situação, o fundo do carro raspou varias vezes causando amassados no fundo de um carro que foi vendido para mim até então como sendo robusto e fora de estrada, Muito decepcionada levei o carro até a YUKI de Piratininga aonde junto com o chefe da oficina pedi que levantasse o carro na minha frente, juntos verificamos que o amortecedor não tinha nenhuma marca de pancada e sim de vazamento de óleo, ao entrar embaixo do carro fiquei chocada com a fragilidade das peças e exposição de fios e conectores, o carro não vem com proteção alguma de nada embaixo e na compra não te explicam que deveria ser colocado. Agora o mais chocante....a Suzuki negou a garantia do amortecedor alegando MAU USO do carro, gostaria de salientar que nessa subida estava a minha frente um fusca com 4 pessoas dentro. Fui deliberadamente enganada e comprei um Carro com 4x4 para ser usada provavelmente no asfalto liso. Pois toda reclamação que vi deste carro neste site foi pela fábrica sempre alegar Mau uso ou Uso severo de um carro cujo todo apelo de venda é em cima de sua Robustez e uso fora de estrada. O ocorrido colocou minha vida e a vida de outras pessoas em risco. A YUKI me apresentou uma conta de 420,00, e cinco dias uteis sem o carro após ser feito o pedido da peça. Podem ter certeza que vou procurar meus direitos, não vou aceitar ser tratada com tamanho desrespeito, se preciso for entrarei em contato com a SUZUKI DO JAPÃO, mas me nego a aceitar pagar qualquer valor que seja por uma peça que deveria ter sido trocada imediatamente pela garantia e acompanhada de um pedido de desculpas pelo risco do ocorrido como aconteceria se estivéssemos no Japão ou qualquer outro País sério. Claudia TOKUI
Boa tarde Cláudia. Que desagradável o que aconteceu contigo. O Jimny realmente é um legítimo Suzuki offroad, sucessor do lendário Suzuki Samurai.Com o Jimny japonês, importado até alguns anos atrás isso não acontecia. Acredito que com a nacionalização desse carro feita pelo Grupo Souza Ramos, o mesmo da Mitsubishi, o carro deixou de ser o mesmo . Redução de custos , deve ter levado à aquisição de peças mais baratas para aumentar o lucro, sem contar a montagem, que duvido que tenha a qualidade da montagem japa. Com relação ao pós venda da Suzuki Brasil, sem comentários. De qualquer forma é lamentável o que acontece contigo e espero que consiga resolver da melhor maneira possível. Abs. Válter
Vermelho
16/05/2017, 13:07
Que ruim ouvir isso mesmo!! E de 2016 pra cá quem assumiu a suzuki foi o grupo da mitsubishi, que pra qualquer coisa alegam mau uso, nunca é problema de fábrica. São uns fdp!!!
Até 2015 quando era direto com a suzuki, era outro tratamento. O pessoal da oficina da CC suzuki em Porto Alegre sempre me trataram muito bem e resolveram pequenos problemas que tive (nunca tive um tão sério como relatado acima no amortecedor), mas agora até eles estão de cara com a forma como o novo grupo está tocando essa questão de garantia.
VOVÔ DO TROLLER
16/05/2017, 19:32
Que ruim ouvir isso mesmo!! E de 2016 pra cá quem assumiu a suzuki foi o grupo da mitsubishi, que pra qualquer coisa alegam mau uso, nunca é problema de fábrica. São uns fdp!!!
Até 2015 quando era direto com a suzuki, era outro tratamento. O pessoal da oficina da CC suzuki em Porto Alegre sempre me trataram muito bem e resolveram pequenos problemas que tive (nunca tive um tão sério como relatado acima no amortecedor), mas agora até eles estão de cara com a forma como o novo grupo está tocando essa questão de garantia.
Boa noite Vermelho. Desde o retorno da Suzuki ao Brasil, tudo , desde o início, foi feito pela Souza Ramos,"dona" da Mitsubishi Brasil. Nunca foi direto com a Suzuki. Pelo que eu saiba, a Suzuki tinha um pessoal que supervisionava a linha de montagem. Pelo jeito, essa supervisão deve ter relaxado ou a Suzuki liberou geral para a Souza Ramos. Abs
jorgeffn
16/05/2017, 20:01
Não tinha que ter nem conversa... um amortecedor estourado com essa KM é surreal alegar mau uso. Inclusive não é caso tão comum... tem relatos, mas nada que indicasse um problema crônico. Bem como não tem nada diretamente ligado as peças ou montagens depois que tá sendo feito aqui no BR... a qualidade pode ter caído e tal, mas não tem relatos de peças quebrando repetitivamente... O que é sempre comum é o descaso e despreparo das Css Suzuki... acho um absurdo o que eles fazem, alegam e tal... são péssimos, não conhecem o produto que vendem, não se preocupam com a garantia e muito menos com a satisfação do cliente.
espero que a colega prejudicada consiga ser prontamente ouvida e atendida pela Suzuki, seja a do Brasil seja a do Japão, a marca tem que se posicionar e solucionar o problema.
abs!
Vermelho
17/05/2017, 09:51
Boa noite Vermelho. Desde o retorno da Suzuki ao Brasil, tudo , desde o início, foi feito pela Souza Ramos,"dona" da Mitsubishi Brasil. Nunca foi direto com a Suzuki. Pelo que eu saiba, a Suzuki tinha um pessoal que supervisionava a linha de montagem. Pelo jeito, essa supervisão deve ter relaxado ou a Suzuki liberou geral para a Souza Ramos. Abs
E daí Vovô, pode ser como tu falou, mas em 2015 a garantia pelo menos era mais direta e flexível com a suzuki, falo por experiência própria, pois na época recém havia comprado o carro zero e ele teve o famoso problema de embreagem dura depois de eu cruzar um rio, o chefe da oficina me falou: "vou tirar o cabo e lubrificar, se não funcionar troco o cabo pra ti sem problemas". Em 2016 tive novamente o problema e a mesma pessoa já me disse outra coisa: "vou tirar o cabo e lubrificar, se não funcionar podemos acionar a garantia e tentar trocar o cabo, mas acho que vai ser difícil".
Amortecedor estourado não deveria influir na altura do carro, afinal, quem suporta o peso são as molas..... particularmente, fui bem atendido pela montadora, inclusive após finda garantia (já relatado no fórum anos atrás). Os amortecedores do Jimy, eram da Kayaba (ainda são?), que tem fábrica em Curitiba.
Agora realmente este marketing de tanquede guerra para carros 4x4, gera uma expectativa enganosa: Qualquer 4x4 precisa ser conduzido com cuidado e técnica, o que infelizmente não é informado e mesmo valorizado. È muito mais comum postagens sobre acessórios, do que sobre treinamentos e cursos de condução fora de estrada. E ai gera um problema tão comum como um neófito perdido numa montanha com a mochila cheia de equiapamentos. Os cursos, passeios e eventos das montadoras, deveriam ter uma orientação melhor ao uso do carro, do que ao mero entretenimento.....
braços
jorgeffn
22/05/2017, 23:57
Amortecedor estourado não deveria influir na altura do carro, afinal, quem suporta o peso são as molas..... particularmente, fui bem atendido pela montadora, inclusive após finda garantia (já relatado no fórum anos atrás). Os amortecedores do Jimy, eram da Kayaba (ainda são?), que tem fábrica em Curitiba.
Agora realmente este marketing de tanquede guerra para carros 4x4, gera uma expectativa enganosa: Qualquer 4x4 precisa ser conduzido com cuidado e técnica, o que infelizmente não é informado e mesmo valorizado. È muito mais comum postagens sobre acessórios, do que sobre treinamentos e cursos de condução fora de estrada. E ai gera um problema tão comum como um neófito perdido numa montanha com a mochila cheia de equiapamentos. Os cursos, passeios e eventos das montadoras, deveriam ter uma orientação melhor ao uso do carro, do que ao mero entretenimento.....
braços
Ótima colocação Nelson.....
muitas vezes a falta de costume na condução fora de estrada, aliada as propagandas que dão a entender que o carro faz tudo sozinho pode levar a algumas situações de risco... conhecer o carro, saber das suas capacidades e limitações e ter a noção do que fazer em determinadas situações no fora de estrada fazem toda a diferença. De qualquer forma, se não for uma trilha mesmo... é bem improvável que o Jimny "pegue" no chão... isso acontece em "facões" mais fundos causados por jipes com pneus maiores... numa estrada, onde teoricamente um Fusca subiu de boa, como o relato de quem teve o problema, é muito estranho o Jimny ter sofrido tanto.... se fosse pela falta de força do motor em 4x2 até ia... mas com a reduzida engatada o Jimny tem fôlego para encarar subidas mais pesadas...
abs!
Paulo André BR
23/05/2017, 10:07
Olás...
Concordo plenamente com o Nelson e o Jorge.
Quanto ao atendimento em em css, ele tem muito mais a ver com o ser humano que te atende, que com a marca específica.
É assim com instituição financeira também. Um bom gerente vale mais que uma bandeira de banco.
Um amortecedor estourado em tão pouco tempo, não exime a responsabilidade do fabricante.
Espero que resolva logo.
No mais, dirigir no fora de estrada não basta estar num 4x4, tem que saber usar, e isso o manual não ensina.
Ler ajuda muito a teoria, mas praticar é o mais importante e óbvio, o mais legal!
Participar de eventos, trocar idéias, testar o carro em obstáculos isolados, aprender a "ler" o terreno e saber onde passar com as rodas, aprender os limites do carro... tudo isso leva tempo e alguma prática.
Não desanime do carrinho, ele vai muito mais além que um fusca*
Boa sorte
T+
* nunca subestime um fusca :parede:
manepipoca
27/05/2017, 14:07
Concordo com o Nelson, muito estranho o carro raspar no chão. Andei mais de 10.000 km com um amortecedor estourado e já fiz muito passeio/trilha e nunca raspou no chão (aliás, bem difícil).
Sempre antes de passar em qualquer lugar, deve-se analisar o local, tem lugar que o Jimny não vai mesmo, facões muito grandes não dá, raspa os diferenciais. No Jimny não dá para levantar muito os diferenciais (pois tem q aumentar a medida do pneu, e aí implica em uma série de fatores)
As peças "a mostra" que informou, realmente ontem trocando o amortecedor eu estranhei, mas o Jimny aqui é o mesmo do Japão, não vem com proteção inferior. Como é um carro híbrido (cidade/terra) se for usar fora de estrada em uso mais bruto é melhor colocar proteções, que são encontradas em lojas off road (RC 4x4, Newtrack, etc).
Como o nelson disse, não é um tanque de guerra, já ouvi muita gente falar: "sobe até em parede". Calma lá, não é assim. Até o mais robusto dos veículos caindo num facão monstro vai ser danificado, por isso a importância sempre de se analisar onde está passando.
Meu uso é estritamente cidade 75% e offroad 25% sendo passeios e trilhas bem leve, uso 4x4 e reduzida numa boa e vai muito bem sempre cheguei onde precisei. Sinceramente adoro esse carro, troquei todo conforto de um Corolla e não me arrependo, é muito divertido andar com ele, não é simplesmente me levar em um lugar, é curtir o caminho mesmo. Dirigir pra valer, sentir o carro.
E existem cursos offroad que o pessoal ensina corretamente como guiar, não basta só ligar o 4x4H ou Low e sair acelerando, isso é muito perigoso, você pode acabar sofrendo um acidente e acredite, acontecem MUITOS acidentes em trilhas e passeios por falta de noção de como guiar.
VOVÔ DO TROLLER
27/05/2017, 20:43
E a pessoa que perguntou? Nem voltou aqui pelo menos para dizer um oi ?
João Sidnei de Lima
27/05/2017, 22:39
Valter
Tô postando em tópico errado. Só queria te mandar um abraço, peguei minha Tracker por suas opiniões e do Arildo MT.
Desculpas ao foristas.
VOVÔ DO TROLLER
28/05/2017, 17:33
Valter
Tô postando em tópico errado. Só queria te mandar um abraço, peguei minha Tracker por suas opiniões e do Arildo MT.
Desculpas ao foristas.
👍 Valeu João. Estamos aqui para aprender , para ensinar, para trocarmos informações e experiências. De informação em informação, com a troca delas, e com a nossa experiência, construímos e mantemos o fórum. Abração. Válter
mfdomingues
29/05/2017, 07:14
E a pessoa que perguntou? Nem voltou aqui pelo menos para dizer um oi ?
Entrou apenas para reclamar, tipo reclame aqui, fez a mesma reclamação em outro tópico e foi.....
VOVÔ DO TROLLER
29/05/2017, 14:03
Entrou apenas para reclamar, tipo reclame aqui, fez a mesma reclamação em outro tópico e foi.....
É..... só para variar. Tá cada vez mais comum aqui no fórum ,perguntar, receber os benefícios das informações e nem agradecer. É por essas e por ostras "cositas" mais,que dá cada vez menos vontade de participar do fórum. Eu mesmo, particularmente, estou propenso a abandonar o fórum. Abs. Válter
jorgeffn
29/05/2017, 15:12
É..... só para variar. Tá cada vez mais comum aqui no fórum ,perguntar, receber os benefícios das informações e nem agradecer. É por essas e por ostras "cositas" mais,que dá cada vez menos vontade de participar do fórum. Eu mesmo, particularmente, estou propenso a abandonar o fórum. Abs. Válter
Nada disso! temos que seguir firmes e fortes aqui! Apesar dos pesares, acho que não dá para deixar o fórum muito parado! Sempre aparece gente procurando informações, as vezes acontece isso, vem reclama, obtém ajuda e some... mas tem gente que segue firme... mesmo não participando muito, ainda acho que tem muita gente que lê o fórum....
abs!
VOVÔ DO TROLLER
29/05/2017, 17:53
Nada disso! temos que seguir firmes e fortes aqui! Apesar dos pesares, acho que não dá para deixar o fórum muito parado! Sempre aparece gente procurando informações, as vezes acontece isso, vem reclama, obtém ajuda e some... mas tem gente que segue firme... mesmo não participando muito, ainda acho que tem muita gente que lê o fórum....
abs!
Com certeza Jorge. Felizmente ,há muita gente boa no fórum, e são essas boas almas que ainda me prendem ao fórum, mas que tem um bocado de carinha enjoado, isso tem. Abs
jorgeffn
29/05/2017, 18:07
Com certeza Jorge. Felizmente ,há muita gente boa no fórum, e são essas boas almas que ainda me prendem ao fórum, mas que tem um bocado de carinha enjoado, isso tem. Abs
ô se tem! mas te falar que essa "esvaziada" levou vários enjoados juntos viu! heheheheheh
abs!
mfdomingues
29/05/2017, 18:31
ô se tem! mas te falar que essa "esvaziada" levou vários enjoados juntos viu! heheheheheh
abs!
Estão tudo nos grupos de wapp, jesus tem cara que se acha o "Rei do Camarote do Whats....."
É..... só para variar. Tá cada vez mais comum aqui no fórum ,perguntar, receber os benefícios das informações e nem agradecer.
A pessoa tem um só problema. Aí vai lá no tio Google, digita duas ou três palavras tipo: "Ecoesporte trilha pesada".(:mrgreen:)
Invariavelmente surge o link para um tópico do 4X4 Brasil.
Se cadastra, faz a pergunta e...o resto da história a gente já sabe.
Não tem jeito.
Melhor irem embora, do que ficar postando baboseira.:concordo:
manepipoca
30/05/2017, 11:32
Eu mesmo participo muito pouco pois não tenho muito conhecimento, mas no que eu posso ajudar eu tento.
Vermelho
30/05/2017, 14:07
É não saber aproveitar o potencial também, porque muitos devem conhecer o fórum por acaso, fazendo a tal pesquisa no google (não lembro direito mas acho que eu fui assim). Mas depois que vi que se aprende bastante aqui e que também se pode ajudar os outros, tô sempre de olho e ajudando quando possível.
abs
Olá,
temos um em casa e sou mexânico e estudo bem as coisas mais técnicas desses carros e motos tambem.
Faço tudo em casa quando é periférico ao motor e substituições simples, injeções etc... dos nossos veículos.
Vejo que o Jimny é realmente de projeto robusto e cumpre o objetivo. Quanto mais profissional o equipamento mais mostra a simplicidade e qualidade mecanismo. Isto demonstra transparência absoluta do conteúdo que poderia até ter sido mascarado com carenagens. Já vi muita porcaria escondida por aí com os famosos plásticos de engenharia.
Quanto ao motor só vi uma coisa até o momento que dificulta a manutenção que foi as velas que ficam embutidas dentro do cabeçote e é imjpossível troca-las sem chave especial. Já pensou numa trilha/viagem ?!
No mais tem espaço para acesso .
Quando falo de facilidade de manutenção tem gente que se lixa dizendo que dani-se quem vai mexer. Puro engano pois o problema também é de quem compra porque vai ficar mais cara a manutenção por ser mais complicada.
Penso até em comprar mais um Jiminho mas estou estudando estas redes CAN que inventaram que esta monopolizando tudo
nos veículos, e aí ninguem vai ter acesso nem para trocar uma simples lâmpazinha.
Quanto a dirigibilidade nos off-road, tambem estou de acordo com o que li mais acima. O motorista deve ter o zelo de decer do carro e inspecionar antes uma passagem de risco . Isso é regra de segurança.
Não é só ir metendo o carro na lama sem saber se o buraco é mais fundo!!
wagner4wd
14/07/2017, 08:27
Olá,
temos um em casa e sou mexânico e estudo bem as coisas mais técnicas desses carros e motos tambem.
Faço tudo em casa quando é periférico ao motor e substituições simples, injeções etc... dos nossos veículos.
Vejo que o Jimny é realmente de projeto robusto e cumpre o objetivo. Quanto mais profissional o equipamento mais mostra a simplicidade e qualidade mecanismo. Isto demonstra transparência absoluta do conteúdo que poderia até ter sido mascarado com carenagens. Já vi muita porcaria escondida por aí com os famosos plásticos de engenharia.
Quanto ao motor só vi uma coisa até o momento que dificulta a manutenção que foi as velas que ficam embutidas dentro do cabeçote e é imjpossível troca-las sem chave especial. Já pensou numa trilha/viagem ?!
No mais tem espaço para acesso .
Quando falo de facilidade de manutenção tem gente que se lixa dizendo que dani-se quem vai mexer. Puro engano pois o problema também é de quem compra porque vai ficar mais cara a manutenção por ser mais complicada.
Penso até em comprar mais um Jiminho mas estou estudando estas redes CAN que inventaram que esta monopolizando tudo
nos veículos, e aí ninguem vai ter acesso nem para trocar uma simples lâmpazinha.
Quanto a dirigibilidade nos off-road, tambem estou de acordo com o que li mais acima. O motorista deve ter o zelo de decer do carro e inspecionar antes uma passagem de risco . Isso é regra de segurança.
Não é só ir metendo o carro na lama sem saber se o buraco é mais fundo!!
Olha, com relação as velas não precisa de chave especial não...eu usei uma chave de vela de um carro nacional que eu tinha e coloquei a chave de vela que serve no Jimny dentro dessa.. pronto e ainda fica uma chave que é possível regular a altura, pra tirar a vela lá de dentro usei o próprio cabo.
Em outros tópicos eu já vinha reclamando sobre esse pessoal que se cadastrar pede ajuda ou reclama e some...muito deselegante pra não falar coisa pior..
PS: eu participo sim do grupo do whatsapp de Jimny e funciona bem sim pois é mais dinâmico e tem muita gente boa sim, mas como acontece aqui também, tem os chatos também..kkk
ANTONIO BORGES
16/07/2017, 22:20
Olá pessoal, boa noite !! Fiz meu cadastro hoje no Fórum ! Sempre gostei de Off Road só que sempre de moto ! Aliás, tenho uma Suzuki DRZ 400. Porém a muito tempo gostaria de adquirir um jeep ! Não faço trilhas pesadas, mas sempre pego estradas de terra ! Ocorre que os carros com " visual" off road são muito frágeis com aqueles protetores de plástico imitando alumínio. Poré os jeeps são muito caros. Em 2015 troquei meu gol 1.0 por uma Strada Adventure CE, peguei uma super promoção e fiquei satisfeito, o carro é alto, tem pneus misto e tem a suspensão durinha... era chegada a hora de tentar um jeep... financeiramente o Jimny (jeep de verdade) é o mais barato. Fiz test drive, vi as limitações, mas gostei muito de todo o resto ! Essa semana fechei negócio !!! O carrinho (4SPORT LARANJA - 2018) chega em até 15 dias !!! Estou ansioso e confesso que me preparei bastante para o "calcanhar de Aquiles" que é o desempenho no asfalto, sem falar que vez ou outra vou puxar carretinha a motoca; Mas tranquilo, quero arriscar, sei das características e estou cansado de receber em torno de 5 multas por excesso de velocidade por ano, rsrsrsrs. Já atingi
ANTONIO BORGES
16/07/2017, 22:23
Desculpem... enviei antes de terminar... já atingi 170 K/h com a Strada e carreta junto, não quero mais esse risco... rsrsrs. Se o carrinho puxar a 80k/h está ótimo, e vazio 110k/h também está. Me desejem sorte !!!!! Abrs
Boa sorte, Antônio Borges, rsrs!!
Certamente não irá se arrepender! Estando ciente das características do carro, será só alegria!! O jipe vai te proporcionar conhecer lugares incríveis.
ANTONIO BORGES
17/07/2017, 20:32
Olá Estopa !!! Vaaaleu !! Abrs.
Desculpem... enviei antes de terminar... já atingi 170 K/h com a Strada e carreta junto, não quero mais esse risco... rsrsrs. Se o carrinho puxar a 80k/h está ótimo, e vazio 110k/h também está. Me desejem sorte !!!!! Abrs
Com certeza você fez uma escolha muito boa e não vai se arrepender.
Acabei de retornar de uma viagem que fiz até São Paulo (6000 KM IDA e VOLTA aproximadamente) e a maneira de dirigir você se acostuma e vai só curtindo a viagem.
A média de velocidade foi entre 90 e 100 Km/h e o consumo em 13,95 km/l (da outra vez que fiz o mesmo trajeto a melhor média foi 15,15 km/l).
O jipinho é excelente e é bastante resistente.
Em São Paulo eu fiz a trilha de Castelhanos e foi só alegria.:euforico:
Felicidades com a aquisição.
Abraço.
wagner4wd
19/07/2017, 08:46
I
Pra quem está entrando nesse mundo novo, sim pq quem nunca teve um jipe, é um mundo novo ! A condução do Jimny é outra "vibe" você não vai mais sentir aquela necessidade de correr de fazer curvas a 150km/h ( até pq com o Jimny não vai conseguir ) Agora com o Jimny vc curte a paisagem e sempre vai andar na direita, sem aquela "fissura" de andar na esquerda dando farol em todo mundo...tem pessoas aqui no fórum que venderam sedãs velozes ( lembro de um que vendeu um Jetta TSI e pegou um Jimny ) e estão super felizes ...Jimny... jipe..e outra Vibe cara.
Agora só fica esperto na questão da carretinha quanto ao peso..pq o Jimny é bem limitado nesse quesito..
Boa sorte !
marcio9976
19/07/2017, 09:24
Muito bons os comentários, todos que compram estão felizes, ansioso pra achar o meu, estou a procura de um 2011,12 ou 13, hr, 4sport ou 4all, dentro dos meus limites financeiros,mas aqui no Sul ta dificil.
ivancgbsb
19/07/2017, 11:07
Aqui em Brasília tem um Jimmy 10/11 com 55.000km, R$35.000.
Ferreira veículos.
Vermelho
19/07/2017, 16:43
Vai super tranquilo, de vez em quando ando com reboque no jimny e já cheguei a 110km/h, claro que em uma reta sem aclive, gasta bem mais combustível mas não nega força!!!
O carrinho é só alegria!!
Vermelho
19/07/2017, 16:46
Nós tínhamos que mudar esse tópico para "feliz dono de um jimny", acho que só quem abriu o tópico que estava infeliz, porque de resto só vejo elogios!!! Hehehe :safari-rig:
ANTONIO BORGES
24/07/2017, 21:36
Olá Wagner !! Boa noite !!
Valeu pelas dicas !!! Tenho pensado assim mesmo !!!
Quanto a carreta, ela deve pesar uns 200 ~ 250 kg e a minha moto pesa 120 kg, na pior das hipóteses, dá um total de 370 kg,
o que em termos técnicos o carro suporta, com relação a velocidade com carreta penso que será beem reduzida, mas na verdade viajo pouco com carreta, umas 6 vezes no ano e para distâncias no máximo 220 km de minha cidade, acho que dá para contornar, rsrsrsrs Abraços:cool:
wagner4wd
25/07/2017, 07:37
Depois se quiser participar do grupo de Whats do Jimny...me manda seu número em pvt que peço pro Daniel add vc
Abraços e depois posta fotos do brinquedo !
ANTONIO BORGES
28/07/2017, 12:41
:curtir: Vaaleu !! Tá demorando para chegar, fico ligando na concessionária dia sim, dia não...kkkkkkk... Esse 2018 vem com o novo painel e volante, é bem legal !!! Abrs
Vermelho
28/07/2017, 14:45
:curtir: Vaaleu !! Tá demorando para chegar, fico ligando na concessionária dia sim, dia não...kkkkkkk... Esse 2018 vem com o novo painel e volante, é bem legal !!! Abrs
E o quê que mudou no painel e volante? No site continua igual ao meu 2015.
Abs
550558
como esse, já vendido na EU, será que vai vir com o controle de tração e ESP também?
Vermelho
28/07/2017, 16:29
A foto ficou pequena, mas pelo que percebo não mudou muita coisa, só detalhes estéticos mesmo. O aparelho de som é melhor? Já vi em uma CC um jimny com multimídia touchscreen e gps, mas não era esse da foto.
ANTONIO BORGES
31/07/2017, 09:59
A foto ficou pequena, mas pelo que percebo não mudou muita coisa, só detalhes estéticos mesmo. O aparelho de som é melhor? Já vi em uma CC um jimny com multimídia touchscreen e gps, mas não era esse da foto.
Bom dia, Vermelho, td jóia ? Na verdade só muda o painel, que agora vem com 03 marcadores circulares, sendo dois laterais (tradicionais: conta-giros e velocimetro) e um central intercalado com as demais informações, combustível, relógio, etc... E muda também o volante. Igual ao que foi postado pelo Sfranco. Demais configurações / dados permanecem os mesmos... O meu ainda não chegou, a previsão é de até o final de semana.... vamos ver... abrs
Vermelho
31/07/2017, 11:08
Bom dia, Vermelho, td jóia ? Na verdade só muda o painel, que agora vem com 03 marcadores circulares, sendo dois laterais (tradicionais: conta-giros e velocimetro) e um central intercalado com as demais informações, combustível, relógio, etc... E muda também o volante. Igual ao que foi postado pelo Sfranco. Demais configurações / dados permanecem os mesmos... O meu ainda não chegou, a previsão é de até o final de semana.... vamos ver... abrs
Vai ter relógio então no jimny agora? Sempre ajuda!
ANTONIO BORGES
01/08/2017, 09:34
Vai ter relógio então no jimny agora? Sempre ajuda!
Pelo que me falaram, vai sim... também acho legal !!! O único receio meu é esperar o carro todo esse tempo e ele vir com o painel antigo...kkkk se isso ocorrer vou pedir uma abatimento...kkkk
jorgeffn
01/08/2017, 12:52
Pelo que me falaram, vai sim... também acho legal !!! O único receio meu é esperar o carro todo esse tempo e ele vir com o painel antigo...kkkk se isso ocorrer vou pedir uma abatimento...kkkk
Se for 17/18 teoricamente vem com o painel novo.... agora se for 17/17 já não sei... um colega postou em outro tópico a foto do que ele acabou de pegar e já é painel novo. Li a algum tempo que havia um projeto de lei para acabar com essa chatice das montadores de ano / modelo... acho isso realmente complicado... em abril já tem gente vendendo carro com modelo do próximo ano.... aí sobre no estoque os modelos "antigos" e acabam misturando tudo.....
abs!
Vermelho
01/08/2017, 14:12
Segue o link onde tem a foto do novo painel, ficou legal!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114233-jimny-nacional-o-que-mudou-elogios-e-criticas-217.html
ANTONIO BORGES
02/08/2017, 09:07
Se for 17/18 teoricamente vem com o painel novo.... agora se for 17/17 já não sei... um colega postou em outro tópico a foto do que ele acabou de pegar e já é painel novo. Li a algum tempo que havia um projeto de lei para acabar com essa chatice das montadores de ano / modelo... acho isso realmente complicado... em abril já tem gente vendendo carro com modelo do próximo ano.... aí sobre no estoque os modelos "antigos" e acabam misturando tudo.....
abs!
Bom dia Galera !! É, acho que vai vir com painel novo sim, ele é 17/18 e deve chegar até na próxima semana. Também acho essa questão de ano/modelo um abuso quando ainda estamos no meio do ano.... quando é novembro ou dezembro acho até viável, vc acaba comprando um carro 0 KM com desconto, mas já no meio do ano é complicado mesmo...rsrsrs Abrs.:curtir:
Henrique marrocos
22/10/2017, 19:49
Acabei de comprar um 2014 , eh o carro de minha esposa , compramos usado mas parece bem inteirinho . Tenho um outro carro que eh um sedã e uso na semana pra trabalhar . Mas qd chego no sábado, entro no pequeno , abaixo os vidros e eh gostoso demais . Onde ele passa eh olhado , carrinho carismático... coloco na terra , morros , sítios, praias e o contato com a natureza eh diferente, esse carrinho tem uma essência legal , ou seja , meu fds eh outro dentro dele.
VOVÔ DO TROLLER
22/10/2017, 20:39
Acabei de comprar um 2014 , eh o carro de minha esposa , compramos usado mas parece bem inteirinho . Tenho um outro carro que eh um sedã e uso na semana pra trabalhar . Mas qd chego no sábado, entro no pequeno , abaixo os vidros e eh gostoso demais . Onde ele passa eh olhado , carrinho carismático... coloco na terra , morros , sítios, praias e o contato com a natureza eh diferente, esse carrinho tem uma essência legal , ou seja , meu fds eh outro dentro dele.
Pois é Henrique. O Jimmy é um verdadeiro jipe, um verdadeiro off-road e isso faz toda a diferença. Saudações
Encontrei um conversível pelo meu bairro.
Deve ser uma barato rodar com ele sem a capota.:concordo:
xibiu!!!
23/10/2017, 21:27
"Infeliz dono de um Jimny."
O título deste tópico é interessante mesmo!!
Se não considerarmos o comentário do autor do tópico, Paulo neto, (que abriu este tópico em 08/04/2015, desconjurou o Jimny dele e infelizmente nunca mais deu o ar de sua graça nem neste seu tópico, nem no fórum) e alguns colegas usuários do Jipe que comentaram sobre alguns problemas localizados (que julgo serem normais para qualquer veículo), parece que tá todo mundo muito satisfeito com o Jimny.
Na minha opinião, partindo do que leio do Jimny aqui no fórum, considero felizes os donos de Jimny.
Abraço a todos.:concordo:
VOVÔ DO TROLLER
23/10/2017, 22:51
"Infeliz dono de um Jimny."
O título deste tópico é interessante mesmo!!
Se não considerarmos o comentário do autor do tópico, Paulo neto, (que abriu este tópico em 08/04/2015, desconjurou o Jimny dele e infelizmente nunca mais deu o ar de sua graça nem neste seu tópico, nem no fórum) e alguns colegas usuários do Jipe que comentaram sobre alguns problemas localizados (que julgo serem normais para qualquer veículo), parece que tá todo mundo muito satisfeito com o Jimny.
Na minha opinião, partindo do que leio do Jimny aqui no fórum, considero felizes os donos de Jimny.
Abraço a todos.:concordo:
Pelo jeito, o único infeliz, foi o infeliz que abriu esse tópico.
jorgeffn
24/10/2017, 00:39
Pelo jeito, o único infeliz, foi o infeliz que abriu esse tópico.
Eu comecei a reler esse tópico... e ele é muito bom!!!!! Considero o melhor para quem pretende ou acabou de comprar um Jimny.... são ótimas as explicações, as experiências, os prós e contras de se optar por esse valente jipe... um puro sangue 4x4!
É engraçado como um tópico criado num momento de total insatisfação do cara com o carro, tomou uma proporção totalmente diferente do seu título.... aliás... o bom nome seria "Um Infeliz dono de um Jimny", porque realmente o único "infeliz" com o jipe foi o que abriu o tópico... hahahaha
abs!
Faaaaala, Jorge! Também já reli esse tópico! É essencial para quem está pensando em comprar um Jimny. Outro dia indiquei a leitura a um amigo que está querendo entrar no mundo dos 4x4 e está pensando em um jimny. Pelo visto, o carrinho deixou saudade pra vc, heim?! Mas bom andar de troller agora tb, né? Já passou pelas mais variadas viaturas....aí sim, consegue fazer uns relatos fiéis das características de cada um deles.
Abraço.
VOVÔ DO TROLLER
24/10/2017, 12:35
É isso aí Jorge. Infelicidade de uns, felicidade de outros. Há mal que vem prá bem. Se não fosse a "infelicidade" do criador do tópico , não haveria agora tantas pessoas felizes com tão boas informações. Eu ainda sou candidato a adquirir um Jimmy, futuramente, quando ficar velhinho, rsrs...., de tanto ouvir falar bem do grande jipinho. Como vc bem sabe, o Jimmy é bem mais "civilizado" do que o bruto do bugão, e idoso e aposentado , não tem pressa e nem precisa correr. Saudações. Válter
jorgeffn
24/10/2017, 13:20
Faaaaala, Jorge! Também já reli esse tópico! É essencial para quem está pensando em comprar um Jimny. Outro dia indiquei a leitura a um amigo que está querendo entrar no mundo dos 4x4 e está pensando em um jimny. Pelo visto, o carrinho deixou saudade pra vc, heim?! Mas bom andar de troller agora tb, né? Já passou pelas mais variadas viaturas....aí sim, consegue fazer uns relatos fiéis das características de cada um deles.
Abraço.
Pois é.... aqui os relatos sobre o jipe são muito bons.... e até livre das discussões sem sentido do "meu jipe é o melhor do mundo" como tem inúmeras pelo fórum. Troller era um desejo.. ainda não sei se foi a melhor escolha, o Jimny não me dava nenhum problema, já o Troller por ser mais velho, direto tem uma coisinha para mexer... mas o que vale são as experiências e alegrias com os jipes!! Fala para seu amigo que sei de um Jimny filé!! hehehehe
bora marcar umas trilhas! aproveitar a chuva!
abs!
jorgeffn
24/10/2017, 13:24
É isso aí Jorge. Infelicidade de uns, felicidade de outros. Há mal que vem prá bem. Se não fosse a "infelicidade" do criador do tópico , não haveria agora tantas pessoas felizes com tão boas informações. Eu ainda sou candidato a adquirir um Jimmy, futuramente, quando ficar velhinho, rsrs...., de tanto ouvir falar bem do grande jipinho. Como vc bem sabe, o Jimmy é bem mais "civilizado" do que o bruto do bugão, e idoso e aposentado , não tem pressa e nem precisa correr. Saudações. Válter
É isso aí Vovô!!! a criação desse tópico acrescentou demais as discussões aqui na Seção de Suzuki!
Sobre o Jimny ser mais civilizado, assustei bem nos primeiros dias de bugão... para o uso urbano o Jimny é muito bom! Claro que já peguei um Troller alterado, suspensão mais alta e pneu maior... mas tem hora que domar o bugão pelas ruas e avenidas exige um pouco... não dá para distrair na direção.. hahahahaha Mas já tô pegando o jeito e curtindo andar com ele todo dia... acho que sempre temos que apegar as virtudes do jipe e aceitar suas limitações da melhor maneira... eu curto andar de jipe no dia-a-dia... e quando vamos para a terra, aí sim a "conta fecha"....
abs!!!
VOVÔ DO TROLLER
24/10/2017, 14:14
É isso aí Vovô!!! a criação desse tópico acrescentou demais as discussões aqui na Seção de Suzuki!
Sobre o Jimny ser mais civilizado, assustei bem nos primeiros dias de bugão... para o uso urbano o Jimny é muito bom! Claro que já peguei um Troller alterado, suspensão mais alta e pneu maior... mas tem hora que domar o bugão pelas ruas e avenidas exige um pouco... não dá para distrair na direção.. hahahahaha Mas já tô pegando o jeito e curtindo andar com ele todo dia... acho que sempre temos que apegar as virtudes do jipe e aceitar suas limitações da melhor maneira... eu curto andar de jipe no dia-a-dia... e quando vamos para a terra, aí sim a "conta fecha"....
abs!!!
Valeu Jorge . Você é jovem e pega o jeito facin facin, rsrs..... Eu nunca tive Jimmy. Tive um Tracker que é um Suzuki GV II e aí eu vi como o Suzuki é bom.Eu já andei num Jimmy de um amigo e gostei. Nada a ver com o Troller. O meu TB tá com pneus maiores, 240 CV, guincho e snorkel , mas é bruto mesmo, conforme vc disse. A idade vai chegando.....e haja braços e pernas para "dominar" o bugão. Tenho certeza de que com o Jimmy vai ser mais tranquilo. Enquanto os braços e as pernas aguentarem, fico com o bugão, mas vai ter uma hora que.... Por isso que eu sempre digo: aproveite bem a juventude, de preferência com um 4x4, viaje bastante, curta a família e os amigos, pois a juventude é tal qual catapora. Dá uma vez só e passa rápido, muito rápido e depois não adianta chorar o leite derramado, pois o tempo não volta. O tempo é implacável e inexorável.. Abs
Vermelho
24/10/2017, 16:12
Valeu Jorge . Você é jovem e pega o jeito facin facin, rsrs..... Eu nunca tive Jimmy. Tive um Tracker que é um Suzuki GV II e aí eu vi como o Suzuki é bom.Eu já andei num Jimmy de um amigo e gostei. Nada a ver com o Troller. O meu TB tá com pneus maiores, 240 CV, guincho e snorkel , mas é bruto mesmo, conforme vc disse. A idade vai chegando.....e haja braços e pernas para "dominar" o bugão. Tenho certeza de que com o Jimmy vai ser mais tranquilo. Enquanto os braços e as pernas aguentarem, fico com o bugão, mas vai ter uma hora que.... Por isso que eu sempre digo: aproveite bem a juventude, de preferência com um 4x4, viaje bastante, curta a família e os amigos, pois a juventude é tal qual catapora. Dá uma vez só e passa rápido, muito rápido e depois não adianta chorar o leite derramado, pois o tempo não volta. O tempo é implacável e inexorável.. Abs
Mazzah!!! Filosofia pegando!!! Sábias palavras!!
Abs
jorgeffn
24/10/2017, 17:30
Por isso ainda vale a pena frequentar o Fórum!!!
Vovô, a grande maioria dos meus amigos acha que sou "doido" e jogo dinheiro fora por ter jipe... falam que podia tá andando de carrão e tal... mas a quase 8 anos quando, depois de passar alguns apertos em estradas de terra com um Uno, decidi ter um 4x4... minha vida ganhou outros rumos.... sempre curti a ideia de viajar, gostava de acampar, de mato... rodar por essas montanhas de Minas... e apesar de muitos fazerem as contas e acharem que não compensa um jipe para viagens esporádicas... vendi o Uno comprei um Niva e comecei essa aventura pelo mundo offroad... conheci o fórum, fiz inúmeras amizades, participei de encontros, me empolguei com as trilhas e curti bastante esse lado do offroad, troquei de jipe algumas vezes, depois me afastei um pouco delas e fiquei mais nas viagens e passeios... Enfim, foram muitas aventuras por essas Minas Gerais... perrengues, quebras, apertos, mas muitas diversão, conheci muita gente e muitos lugares e principalmente, novos caminhos graças aos jipes... Sempre estamos rodando aqui perto de BH, sejam trilhas ou passeios, acaba que estamos sempre em contato com o mato, com o interior, aqui tem uma coisa que é muito legal.. você anda 50km e já está literalmente "na roça"...
Sem querer desvirtuar o tópico, mas acho que ter um Jimny ou qualquer outro 4x4, você precisa tá predisposto a mudar um pouco a rotina... os destinos das viagens e principalmente o caminho delas!
eu sou daqueles que curte jipe até no asfalto... apesar dos pesares!
abs!
Rein@ldo
24/10/2017, 18:41
Opah!!!
Nunca fui muito fã deste tópico pelo título, sempre preferi postar meus comentários no tópico do JIMNY nacional, pois meu JIMNY sempre me deu felicidades desde que entrei na concessionária até o último dia em que fiquei com ele.
Sinto saudades..., mas vida que segue com novas experiências, que tem me atendido no momento e correspondido minhas expectativas.
Se pudesse ainda estaria com meu JIMNY também.
Vamos ver como ficará o novo...
Melhor que o JIMNY para mim, só Pajero FULL 3D, jipe com conforto e segurança de limousine, temos uma em casa, é manutenção preventiva e nada mais... O melhor custo benefício em sua categoria.
Parabéns a todos os felizes proprietários do JIMNY....
Abs!
VOVÔ DO TROLLER
24/10/2017, 18:49
Por isso ainda vale a pena frequentar o Fórum!!!
Vovô, a grande maioria dos meus amigos acha que sou "doido" e jogo dinheiro fora por ter jipe... falam que podia tá andando de carrão e tal... mas a quase 8 anos quando, depois de passar alguns apertos em estradas de terra com um Uno, decidi ter um 4x4... minha vida ganhou outros rumos.... sempre curti a ideia de viajar, gostava de acampar, de mato... rodar por essas montanhas de Minas... e apesar de muitos fazerem as contas e acharem que não compensa um jipe para viagens esporádicas... vendi o Uno comprei um Niva e comecei essa aventura pelo mundo offroad... conheci o fórum, fiz inúmeras amizades, participei de encontros, me empolguei com as trilhas e curti bastante esse lado do offroad, troquei de jipe algumas vezes, depois me afastei um pouco delas e fiquei mais nas viagens e passeios... Enfim, foram muitas aventuras por essas Minas Gerais... perrengues, quebras, apertos, mas muitas diversão, conheci muita gente e muitos lugares e principalmente, novos caminhos graças aos jipes... Sempre estamos rodando aqui perto de BH, sejam trilhas ou passeios, acaba que estamos sempre em contato com o mato, com o interior, aqui tem uma coisa que é muito legal.. você anda 50km e já está literalmente "na roça"...
Sem querer desvirtuar o tópico, mas acho que ter um Jimny ou qualquer outro 4x4, você precisa tá predisposto a mudar um pouco a rotina... os destinos das viagens e principalmente o caminho delas!
eu sou daqueles que curte jipe até no asfalto... apesar dos pesares!
abs!
Valeu Vermelho. É isso aí Jorge. Deixe o pessoal falar. "Os cães ladram e a caravana passa". Apesar de viajar pelo Brasil afora e América do Sul desde jovem, com carros 4x2 (muitos fuscas , unos Mille e outros, ) eu só entrei no mundo off-road na faixa dos 50 anos. Um dos maiores arrependimentos da minha vida é não ter comprado um 4x4 antes. Antes tarde do que nunca. De qualquer forma, acho que tirei o atraso, viajando por esse mundão afora, principalmente depois da aposentadoria, com o tempo mais disponível.Se tivesse que escolher um outro lugar para morar, seria MG com certeza. Há muitos lugares lindos e muitas estradas de chão. Tive o prazer de conhecer praticamente o estado inteiro de MG ,que é um bocado grande e pretendo voltar ainda muitas vezes. Siga em frente atendendo o seu coração e os outros que se "danem". Pé na tábua e bola pra frente, que há muitos lugares para conhecer nesse mundão de Deus e o tempo não para. Quem fica parado é poste e vamu que vamu. Abração.
p.s. peço desculpas pelos assuntos "offtopic ", mas às vezes não dá para deixar de falar o que vem do coração.
jorgeffn
24/10/2017, 19:30
Boa Reinaldo!!
sou fã das Pajeros 3D! Trem de luxo! Inclusive ia indicar elas para o Vovô, caso um dia ele realmente desista do Bugão!
E Vovô, valeu pelas sempre sábias palavras! Na próxima viagem a MG, vamos tomar umas cachaças e prosear um bocado! avisa!
abs!
VOVÔ DO TROLLER
24/10/2017, 19:39
Boa Reinaldo!!
sou fã das Pajeros 3D! Trem de luxo! Inclusive ia indicar elas para o Vovô, caso um dia ele realmente desista do Bugão!
E Vovô, valeu pelas sempre sábias palavras! Na próxima viagem a MG, vamos tomar umas cachaças e prosear um bocado! avisa!
abs!
👍 Valeu Jorge. Obrigado pelo convite. Abs
Vermelho
25/10/2017, 08:52
Mora em que estado Vovô? Realmente o estado do Jorge é muito legal!!! Morei por dois anos em BH e consegui conhecer um pouco da região, Salinas, Araçuaí, Diamantina, Ouro Preto, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Serra da Canastra, do Cipó,...., a lista não para, tudo lugar show de bola pra andar com o jimny!!! E outros 4x4 também claro!! hehehe
Abs
VOVÔ DO TROLLER
25/10/2017, 15:14
Mora em que estado Vovô? Realmente o estado do Jorge é muito legal!!! Morei por dois anos em BH e consegui conhecer um pouco da região, Salinas, Araçuaí, Diamantina, Ouro Preto, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Serra da Canastra, do Cipó,...., a lista não para, tudo lugar show de bola pra andar com o jimny!!! E outros 4x4 também claro!! hehehe
Abs
Boa tarde Vermelho. Moro em SP, capital e faço rodízio com o litoral norte de SP. Uma hora lá, outra cá e sempre que posso tô por esse Brasilzão afora. Semana que vem vou estar na sua terra. Vida de aposentado é dureza.Abs
Vermelho
25/10/2017, 16:15
Boa tarde Vermelho. Moro em SP, capital e faço rodízio com o litoral norte de SP. Uma hora lá, outra cá e sempre que posso tô por esse Brasilzão afora. Semana que vem vou estar na sua terra. Vida de aposentado é dureza.Abs
Óhh, se precisar de alguma dica ou ajuda não se acanhe, entre em contato!!!
Abs
VOVÔ DO TROLLER
25/10/2017, 19:04
Óhh, se precisar de alguma dica ou ajuda não se acanhe, entre em contato!!!
Abs
👍 Valeu, obrigado.
Vovô do Troller,
Sempre gosto de ler seus posts porque são bem prudentes e pertinentes. Essas últimas mensagens foram ainda mais agradáveis de se ler!:curtir:
Abraço.
VOVÔ DO TROLLER
27/10/2017, 18:18
Vovô do Troller,
Sempre gosto de ler seus posts porque são bem prudentes e pertinentes. Essas últimas mensagens foram ainda mais agradáveis de se ler!:curtir:
Abraço.
👍 Valeu Estopa, obrigado. Vamos seguindo tentando passar as experiências para os mais jovens, como os mais velhos passaram para mim quando eu era jovem. Não podemos deixar findar o espírito jipeiro de amizade e companheirismo. Abs e um bom final de semana para todos, de preferência a bordo de um 4x4.
Henrique marrocos
29/10/2017, 11:13
Obrigado pelas saudações Vovô, cada vez mais apaixonado pelo carrinho. Abraços.
VOVÔ DO TROLLER
10/04/2018, 15:00
Suzuki Jimny sai de linha no exterior a espera da nova geracao (https://motor1.uol.com.br/news/238776/suzuki-jimny-fim-de-linha-exterior/amp/)
Lucas Costa
12/04/2018, 13:30
"Produção no BrasilConsultada, a HPE, representante da Suzuki no Brasil, afirmou que a produção em Catalão (GO) segue sem alterações. "O Suzuki Jimny é produzido no Brasil desde 2012 e não temos qualquer previsão de parada ou encerramento de sua produção. A próxima geração do Jimny irá conviver com a geração atual para complementar o nosso line up e apresentar mais uma opção para os consumidores. O lançamento do novo Jimny está previsto no Japão para o fim do ano e, quando tivermos mais detalhes, vamos divulgar as informações sobre a data estimada do início da comercialização no Brasil.", completou. Dessa forma, o velho Jimny sai de linha no exterior, mas segue firme sendo fabricado por aqui."
Boas noticias por enquanto...
VOVÔ DO TROLLER
12/04/2018, 14:13
"Produção no BrasilConsultada, a HPE, representante da Suzuki no Brasil, afirmou que a produção em Catalão (GO) segue sem alterações. "O Suzuki Jimny é produzido no Brasil desde 2012 e não temos qualquer previsão de parada ou encerramento de sua produção. A próxima geração do Jimny irá conviver com a geração atual para complementar o nosso line up e apresentar mais uma opção para os consumidores. O lançamento do novo Jimny está previsto no Japão para o fim do ano e, quando tivermos mais detalhes, vamos divulgar as informações sobre a data estimada do início da comercialização no Brasil.", completou. Dessa forma, o velho Jimny sai de linha no exterior, mas segue firme sendo fabricado por aqui."
Boas noticias por enquanto...
O mesmo que fizeram com a TR4.
VOVÔ DO TROLLER
23/05/2018, 22:34
Suzuki New Jimny sera apresentado no salao do automovel | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/suzuki-new-jimny-sera-apresentado-no-salao-do-automovel/)
Novo Suzuki Jimmy conviverá com o antigo ☝☝☝
jorgeffn
24/05/2018, 00:41
Suzuki New Jimny sera apresentado no salao do automovel | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/suzuki-new-jimny-sera-apresentado-no-salao-do-automovel/)
Novo Suzuki Jimmy conviverá com o antigo ☝☝☝
Será heim?? O Jimny já tem um mercado restrito (apesar da falta de concorrentes diretos), e se dividiria entre as duas gerações... não sei não... num "palpite de buteco" diria que a Suzuki não tem planos para o Brasil... vai esperando as coisas acontecerem... hehehehe ver a aceitação do novo modelo, os custos de produção, qual é mais vantagem produzir... por aí vai...
abs!
Paulo André BR
25/05/2018, 17:28
Acho pouco provável o Novo Jimny ser produzido aqui.
Só se vierem com uma versão diesel, cambio automático...assim o preço ficaria entre o velho Jimny e o Troller.
Caso contrário, não fará sentido... ao menos pra mim.
Já pensaram num Jimny diesel com uns 90~100cv e uns 20Kgf de torque (sendo conservador) acoplado a um cambio automático?!
Vai roubar uns clientes da troller... mas deverá chegar na casa de uns 100k temeres...:parede:
Aguardando...
T+
Paulo André BR
25/05/2018, 17:29
Pouco provável ser produzido, ou mesmo importado...
VOVÔ DO TROLLER
25/05/2018, 19:29
Pouco provável ser produzido, ou mesmo importado...
Diesel não tem chance de vir, mas aposto um litro de gasolina que vem o New Jimmy a gasolina, talvez flex. O automático é mais difícil, mas pode ser. Tem público para ambos. Abs
jorgeffn
25/05/2018, 21:39
Diesel não tem chance de vir, mas aposto um litro de gasolina que vem o New Jimmy a gasolina, talvez flex. O automático é mais difícil, mas pode ser. Tem público para ambos. Abs
Pois é.... sou mais entusiasta de uma versão diesel que uma automática...
de qualquer forma, novidades sempre são bem vindas, desde que no caso do Jimny, sejam mantidas suas aptidões offroad....
abs!
Laranjinha
31/01/2019, 15:52
Boa tarde pessoal,
estou mandandando a mensagem por esse tópico pois não consegui localizar outro mais específico, e como este trata de assuntos gerais relativo aos pontos positivos e negativos do carro, julguei que meu comentário seria pertinente. Vamos lá!
O jimny é meu único carro e até o momento tem me atendido muito bem. Por enquanto somo somente eu e a patroa. Em breve essa realidade vai mudar. A família está crescendo!!!:-D
Gostaria de saber se algum dos colegar já passou por isso, ter o Jimny como único carro e com um bebê. E, se já passou, quais foram as impressões.
Abraço
jorgeffn
31/01/2019, 16:50
Boa tarde pessoal,
estou mandandando a mensagem por esse tópico pois não consegui localizar outro mais específico, e como este trata de assuntos gerais relativo aos pontos positivos e negativos do carro, julguei que meu comentário seria pertinente. Vamos lá!
O jimny é meu único carro e até o momento tem me atendido muito bem. Por enquanto somo somente eu e a patroa. Em breve essa realidade vai mudar. A família está crescendo!!!:-D
Gostaria de saber se algum dos colegar já passou por isso, ter o Jimny como único carro e com um bebê. E, se já passou, quais foram as impressões.
Abraço
Opa.... em primeiro lugar, parabéns pela nova vida que se aproxima! Na verdade não tenho mais o Jimny, mas hoje acho que ele me faz ainda mais falta, minha bebê acabou de nascer e tenho pensado muito em vender o Troller (mais por ele não entrar na garagem da atual casa do que pelo fato do bebê em si), porém, minha esposa tem outro carro, o que facilita muito as coisas. Mas ambos estamos ainda resistentes em vender o Troller (gostaríamos de dar umas voltas com a Violeta, já que durante toda a gestação andamos muito no Troller, fizemos algumas viagens). Ainda não testamos colocar a cadeirinha nele, nem a logística de entrar e sair dele, mas o que julgo ser o maior problema é o espaço né, acaba que com criança carregamos muito coisa, e tenho uma enteada de 8 anos, aí as coisas apertam ainda mais. Porém vejo uma vantagem do Jimny em relação ao Troller na questão de ser mais fácil rebater o banco dianteiro (o do Troller é bem pesado), além da altura do Troller atrapalhar o entra e sai do carro. No seu caso, acho que organizando bem o espaço e rebatendo um dos bancos traseiros, ganha-se um bom espaço. O mais difícil acho que é colocar o bebê na cadeirinha... muita gente não encara essa trabalheira e acaba optando em trocar de carro, principalmente por um 4 portas. Problema é que nenhum 4 portas será tão divertido e valente como o Jimny....
abs!
Amigo, eu não tenho um Jimny, mas tenho uma filha pequena (2 anos e 7 meses). Se vc costuma viajar e, especialmente, se tem casa fora, considere a possibilidade de agregar uma carretinha bem vedada, pois a bagagem vai crescer exponencialmente. Para deslocamentos mais curtos, bagageiro no teto.
O centro de gravidade alto pode fazer a criança enjoar (vomitar) mais, se bem que isso não vai tornar a vida tão mais difícil, pois mesmo no meu carro, SCross, a minha filha vomitou bastante no início (mas o medicamento Vonau deu um bom resultado). O Jimny pula mais e a sua mulher vai ficar mandando você andar cada vez mais lentamente para não incomodar o bebê (alternando isso com os pedidos de alteração da temperatura do ar condicionado!) o que vc aceitará naturalmente e com o tempo vai até curtir. Passados os primeiros seis meses você já estará bem mais à vontade e a família adaptada, eu creio.
A paternidade vai trazer para você e sua mulher muitas privações. Embora todas valham a pena, minimize-as: tente não abrir mão do que você mais gosta para não afetar muito o seu humor e alegria; podendo, faça pequenas adaptações à nova realidade.
Depois a criança vai crescer e passará a adorar o jipe tanto quanto você. Você começará a passar vídeos de trilhas e lama e a criança começará a torcer e a vibrar junto.
Para finalizar: quando nasci o meu pai comprou um Fusca 62 e foi suficiente para levar minha mãe e meu irmão a todos os lugares (sem contar com os primos, tias....). Com boa vontade, o Jimny vai atender sim.
Espero ter ajudado.
Abs,
LFC
P.S.: Desconsidere se for ter gêmeos :-D
Paulo André BR
31/01/2019, 17:44
Leo,
Tem um relato, aqui no fórum, de um cara que foi de Jimny até o Peru.
Estava dentro do Jimny, o filho em cadeirinha, sogra e esposa, e se não me engano não havia nenhum rack, utilizando somente o "porta-malas". Ou seja, mesmo que houvesse um rack e fosse uma viagem que durou 1 mês, isso mostra nossa capacidade de adequação.
Já ouvi também que a altura do jimny, torna fácil a manobra de tirar e colocar a criança, mas nada que eu tenha vivido na prática.
A única certeza: hoje uma criança leva muuuita tralha, eu na minha ignorância de ainda não viver a paternidade, não entendo pra quê?!
Eu, como ex-dono de Jimny, digo, fique com ele e tente se adequar...
Parabéns e,
T+
Boa tarde pessoal,
Abraço
Leo,
Tem um relato, aqui no fórum, de um cara que foi de Jimny até o Peru.
Estava dentro do Jimny, o filho em cadeirinha, sogra e esposa, e se não me engano não havia nenhum rack,
E ele voltou ou se suicidou?:mrgreen:
Laranjinha
01/02/2019, 08:50
Jorge, LFC e Paulo,
muito obrigado pelos relatos e por compartilharem a experiência de vocês.
Eu já ponderei todos o prós e contras, o que mais pesa negativamente, na minha opinião, é a falta de espaço. Mas acho que um bagageiro de teto já ajuda bastante. Com relação à dificuldade de entrar e sair do carro, não penso que seja o fim do mundo, já transportei minha sobrinha e vi que é possível, basta ter a consciência de que é preciso mais tempo para arrumar a criança antes de sair.
Eu li o relato que o Paulo mencionou. Foi por causa desse relato que eu aprendi a organizar as malas no jimny.
Minha vontade é manter o Jimny, e vou amadurecendo a ideia e fazendo a cabeça da patroa. Por enquanto ainda estamos no início da gestação.
Surgindo novas dúvidas eu lanço por aqui.
Bom dia e abraço.
Alguém ponha o link desse relato de viagem ao Chile, e como ajeitar a bagagem, aqui!
:chorandoderir:Eu me lembro desse caso, o cara é um herói!!!!! Merece um :campeao:!!!!!
E ele voltou ou se suicidou?:mrgreen:
Laranjinha
05/02/2019, 08:24
Fala Mauro,
eu tentei localizar o tópico que tem esse relato, mas não consegui.
Alguém ponha o link desse relato de viagem ao Chile, e como ajeitar a bagagem, aqui!
Álvaro Jimny2019
08/02/2019, 23:40
Caros, gostaria de agradecer muito mesmo por todos os relatos. Ajudaram muito na decisão de comprar um Jimny, o que fiz no começo de 2019. Estou com o carro há um mês. E de fato, só que tem sabe dizer a diversão que é dirigí-lo. Lembro que alguém disse que te um Jimny e optar por um estilo próprio de vida. E posso dizer que é verdade. Eu não dirijo, eu me divirto. E olha que o uso para tudo, lazer trabalho. Já viajei com ele, e dizer que o jipinho não tem instabilidade ou não é bom na estrada, não é verdade. Evidente que não é um carro normal. É um jipe. Aliás digo isso aos meus amigos, não é um "carrinho" é um jipe. Ele se comporta como jipe, por isso é divertido. Eu sempre achei top esse jipinho, sempre quis comprá-lo. Quando cheguei em casa minha esposa entortou o nariz, achava ele pequeno, hoje ela só quer andar com ele. E meus meninos, pequenos, só querem passear de Jipinho, pois atrás nas cadeirinhas eles podem ver tudo, por conta das janelas serem grandes. Aliás hoje minha esposa acha nosso outro carro, que ela usa direto um trabalho de grande (Tinguan modelo novo). Aliás, o Jimny nos fez rever nossos conceitos de porta malas grande. Pois, em que pese pequeno o porta malas é suficiente para o dia dia...e se preciso de mais espaço simplesmente abaixo os bancos, e pronto. O carro é muito prático mesmo. Até para colocar as crianças, que sempre preferem entrar por trás mesmo. O carro é muito confortável. Os pulinhos que dá e só no asfalto na cidade. O que já não ocorre nas rodovias, estradas, bem como na estrada de chão. Como ele não amaciou ainda está fazendo os 9,5 km/l com ar ligado e pisando bastante. Também vi o tal do "sheming" que faz entre os 70 e 80 km/h. Já combinei com a concessionária que quando houver uma folga maior voltou lá para colocarem as tais "ruelas" (invenção dos próprios usuários). Muitos amigos meus que nem davam muita coisa para o jipinho, ficaram impressionado com as facilidades que o carro proporciona. Vi muita gente falar que o carro e só para quem quer ter vida na lama, no fora de estrada...como devido respeito discordo...o carro é extremamente apto para a cidade. O que deve deixar claro é que é um jipe, ou seja ela não é um carro "cabritinho" ele é um jipe. Não me arrependo nem um pouco, pelo contrário me arrependo de não ter comprado antes. Não posso comparar ele com nosso outro carro a Tiguan, pois são propostas diferentes...mas digo ele é top e recomendo. Abraço a todos. E mais uma vez obrigado. As dicas de vcs me fizeram mais feliz.
Álvaro Jimny2019
09/02/2019, 05:42
Caros, gostaria de agradecer muito mesmo por todos os relatos. Ajudaram muito na decisão de comprar um Jimny, o que fiz no começo de 2019. Estou com o carro há um mês. E de fato, só que tem sabe dizer a diversão que é dirigí-lo. Lembro que alguém disse que te um Jimny e optar por um estilo próprio de vida. E posso dizer que é verdade. Eu não dirijo, eu me divirto. E olha que o uso para tudo, lazer trabalho. Já viajei com ele, e dizer que o jipinho não tem instabilidade ou não é bom na estrada, não é verdade. Evidente que não é um carro normal. É um jipe. Aliás digo isso aos meus amigos, não é um "carrinho" é um jipe. Ele se comporta como jipe, por isso é divertido. Eu sempre achei top esse jipinho, sempre quis comprá-lo. Quando cheguei em casa minha esposa entortou o nariz, achava ele pequeno, hoje ela só quer andar com ele. E meus meninos, pequenos, só querem passear de Jipinho, pois atrás nas cadeirinhas eles podem ver tudo, por conta das janelas serem grandes. Aliás hoje minha esposa acha nosso outro carro, que ela usa direto um trabalho de grande (Tinguan modelo novo). Aliás, o Jimny nos fez rever nossos conceitos de porta malas grande. Pois, em que pese pequeno o porta malas é suficiente para o dia dia...e se preciso de mais espaço simplesmente abaixo os bancos, e pronto. O carro é muito prático mesmo. Até para colocar as crianças, que sempre preferem entrar por trás mesmo. O carro é muito confortável. Os pulinhos que dá e só no asfalto na cidade. O que já não ocorre nas rodovias, estradas, bem como na estrada de chão. Como ele não amaciou ainda está fazendo os 9,5 km/l com ar ligado e pisando bastante. Também vi o tal do "sheming" que faz entre os 70 e 80 km/h. Já combinei com a concessionária que quando houver uma folga maior voltou lá para colocarem as tais "ruelas" (invenção dos próprios usuários). Muitos amigos meus que nem davam muita coisa para o jipinho, ficaram impressionado com as facilidades que o carro proporciona. Vi muita gente falar que o carro e só para quem quer ter vida na lama, no fora de estrada...como devido respeito discordo...o carro é extremamente apto para a cidade. O que deve deixar claro é que é um jipe, ou seja ela não é um carro "cabritinho" ele é um jipe. Não me arrependo nem um pouco, pelo contrário me arrependo de não ter comprado antes. Não posso comparar ele com nosso outro carro a Tiguan, pois são propostas diferentes...mas digo ele é top e recomendo. Abraço a todos. E mais uma vez obrigado. As dicas de vcs me fizeram mais feliz.
*Estabilidade
jorgeffn
09/02/2019, 15:40
Parabéns pela aquisição! Que o Jimny possa seguir te dando muitas alegrias!
E o relato é muito bom para ajudar quem tá na dúvida!
abs!
Laranjinha
11/02/2019, 11:26
Bom dia Mauro, hoje me lembrei em qual tópico havia visto o relato sobre a arrumação do porta-malas do jimny.
Segue o link: (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/121625-melhor-foto-do-seu-jimny-71.html)
O relato da expedição começa a partir da página 70 do tópico, e o esquema de organização do porta-malas está na pagina 71.
Depois que li esse relato eu fiz uma viagem com o carro cheio (4 pessoas) e utilizando esse esquema de arrumação.
Bom dia Mauro, hoje me lembrei em qual tópico havia visto o relato sobre a arrumação do porta-malas do jimny.
Segue o link: (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/121625-melhor-foto-do-seu-jimny-71.html)
O relato da expedição começa a partir da página 70 do tópico, e o esquema de organização do porta-malas está na pagina 71.
Depois que li esse relato eu fiz uma viagem com o carro cheio (4 pessoas) e utilizando esse esquema de arrumação.
Obrigado, amigo!
BrunoSX4
16/02/2019, 20:35
Aí galera, se inscrevam no canal !
Compilation new jimny sierra Off Road - Compilacao Novo Jimny 2019 - сборник - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_0W1eOj9yOs)
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
OdilonAmaral
26/03/2019, 15:44
Boa Tarde galera.
Sou novo aqui e um futuro dono de Jimny. Essa semana estou indo olhar um 2015. Depois de muito pesquisar e ler os relatos aqui, acho que mesmo "mudando de mundo', ficarei feliz; pois a ideia é sair de um ETIOS 16/17 para o Jimny. Como faço corrida de montanha e Monta Bike, acho que terei mais acesso ao lugares no Jipinho. Afinal seremos eu, a namorada e a bike.
Espero contar com a experiência dos senhores. Abraço.
jorgeffn
26/03/2019, 17:52
Boa Tarde galera.
Sou novo aqui e um futuro dono de Jimny. Essa semana estou indo olhar um 2015. Depois de muito pesquisar e ler os relatos aqui, acho que mesmo "mudando de mundo', ficarei feliz; pois a ideia é sair de um ETIOS 16/17 para o Jimny. Como faço corrida de montanha e Monta Bike, acho que terei mais acesso ao lugares no Jipinho. Afinal seremos eu, a namorada e a bike.
Espero contar com a experiência dos senhores. Abraço.
Odilon, boa sorte na aquisição do Jimny!
se precisar de alguma coisa aqui na capitar.... só falar!
abs!
OdilonAmaral
28/03/2019, 10:23
Pessoal, bom dia.
Não sou mais um admirador do Jimny!!!!!!
Agora tenho um:euforico:!!!!!! Vou contar com ajuda dos senhores para algumas dúvidas, pq realmente tenho pouquíssima noção (ou quase nenhuma) do mundo 4x4.
Me desculpem se aqui não é o tópico correto, mas primeira dúvida é em relação da direção, que está vibrando bastante. Espero que seja só alinhamento...
Agora sei quando a galera fala que se diverte dirigindo o Jimny!!!!
Apesar da vibração da direção ( que espero sanar), gostei demais da forma como o "carrinho" se comporta.
Abraço a todos...
OdilonAmaral
28/03/2019, 10:29
Bom dia.
Obrigado pela disposição.
Realmente vou precisar de muitas informações.
Abraço.
Bom dia.
Obrigado pela disposição.
Realmente vou precisar de muitas informações.
Abraço.
Prezado Amaral!
Seja muito bem vindo!
Tem bastante informação espalhada por ai, mas, especificamente quanto ao "shimmy", "death wobble", vibração, ou qualquer outro nome que lhe tenham atribuído, é produto da característica old school do Jimny.
Parrudo no fora de estrada, mas um problema no asfalto, principalmente quando começamos a mexer:
Pneus acima dos 205/70, lift por menor que seja, tudo isso é um convite à maldita vibração, mas que , felizmente, tem jeito. Pneus gastos, e /ou de segunda linha - é vibração na certa.
Rolamentos de munhão já cansados, também provocam isso, principalmente nas frenagens.
Vou falar um pouco do que tenho passado:
Viatura set/12 - Japa - tirada 0-km da CCS.
Primeiros 28 Kkm toda original, parecia um Civic....
Depois fui de MUD BF 215/75 . Na instalação e balanceamento, conseguiram colocar 1,3 kg de chumbo, nas 5 rodas.
Saí da loja, com uma vibração insuportável, parei no acostamento e removi todo o chumbo que colocaram, e o carro ficou bem melhor, embora ainda vibrasse muito.
Segundo passo, foi instalar amortecedor de direção by-JimnyBits e um novo balanceamento, agora, com os pneus no lugar.
Rodei confortavelmente 50 Kkm nesta configuração.
No set seguinte, fui de Yokohama Geolandar AT 215/70 (japoneses, melhores pneus que já usei e caros pacarai...) mas valem cada centavo.
Rodei com estes, 65 Kkm sem absolutamente nenhum balanceamento e zero de vibração. Doei este jogo usado à um amigo, que já rodou mais 20 mil Km e agora, aos 85 mil Km, é que serão substituídos. E continuavam sem balanceamento e zero de vibração.
Meu set seguinte, foi o atual, made in Brazil , Bridgestone AT 225/75/15, já com 30 Kkm rodados.
Aí começou o inferno, novamente.....
Pneus mais pesados que os anteriores, com a massa mal distribuída e difíceis de balancear.
Mas consegui um baixo nível de vibração, com o amortecedor de direção e balanceamento no local.
Estava tudo razoável, até o dia que fiz um rodízio dos pneus. Aí fdu tudo!
Carro começou a vibrar muito a direção, e adotei o truque anterior de tirar todo o chumbo. Não deu certo e voltei pra casa à 60 km/h, com a direção chacoalhando, à ponto de marcar a haste do king pin.
Pânico e puto da vida....!
Mas o negócio, é tentar resolver. Então vamos lá!
1- Instalei calços de 1,2 mm nos rolamentos superiores dos munhões.
2- Coloquei 70 gr de balanceamento dinâmico em cada roda. (Tem nacional no ML ou americano, na Amazon).
O fato, é que funciona, embora aborreça um pouco, prendendo a válvula do pito. (venti).
Ficou 98% bom.
Vou trocar a bucha do link, corrigindo ângulo o de cáster. Meu carro tem 1,5" de lift. E trocar os rolamentos dos munhões.
Minha expectativa, é de que fique 100%
Bom, falei bastante dos pneus, pela influência que têm na vibração da direção, na faixa dos 75 km/h.
Há relatos espalhados por toda a web, em toda parte, sobre isso. Já ocorreram até acidentes, devido....
Resumindo:
O shimmy da direção é um dos problemas que terá que se habituar a corrigir, de vez em quando.
O Jimny é divertido, mas tá longe de ser perfeito.
O meu está com 173 mil km rodados. Acabei de dar um overall nele, visando as montanhas de MG, que estou programando. Tenho mais confiança no Jimny com quase 200.000 km, conhecido e bem mantido, que num carro zero tirado na CCS.
Boa sorte na correção da vibração!
VOVÔ DO TROLLER
28/03/2019, 15:17
Prezado Amaral!
Seja muito bem vindo!
Tem bastante informação espalhada por ai, mas, especificamente quanto ao "shimmy", "death wobble", vibração, ou qualquer outro nome que lhe tenham atribuído, é produto da característica old school do Jimny.
Parrudo no fora de estrada, mas um problema no asfalto, principalmente quando começamos a mexer:
Pneus acima dos 205/70, lift por menor que seja, tudo isso é um convite à maldita vibração, mas que , felizmente, tem jeito. Pneus gastos, e /ou de segunda linha - é vibração na certa.
Rolamentos de munhão já cansados, também provocam isso, principalmente nas frenagens.
Vou falar um pouco do que tenho passado:
Viatura set/12 - Japa - tirada 0-km da CCS.
Primeiros 28 Kkm toda original, parecia um Civic....
Depois fui de MUD BF 215/75 . Na instalação e balanceamento, conseguiram colocar 1,3 kg de chumbo, nas 5 rodas.
Saí da loja, com uma vibração insuportável, parei no acostamento e removi todo o chumbo que colocaram, e o carro ficou bem melhor, embora ainda vibrasse muito.
Segundo passo, foi instalar amortecedor de direção by-JimnyBits e um novo balanceamento, agora, com os pneus no lugar.
Rodei confortavelmente 50 Kkm nesta configuração.
No set seguinte, fui de Yokohama Geolandar AT 215/70 (japoneses, melhores pneus que já usei e caros pacarai...) mas valem cada centavo.
Rodei com estes, 65 Kkm sem absolutamente nenhum balanceamento e zero de vibração. Doei este jogo usado à um amigo, que já rodou mais 20 mil Km e agora, aos 85 mil Km, é que serão substituídos. E continuavam sem balanceamento e zero de vibração.
Meu set seguinte, foi o atual, made in Brazil , Bridgestone AT 225/75/15, já com 30 Kkm rodados.
Aí começou o inferno, novamente.....
Pneus mais pesados que os anteriores, com a massa mal distribuída e difíceis de balancear.
Mas consegui um baixo nível de vibração, com o amortecedor de direção e balanceamento no local.
Estava tudo razoável, até o dia que fiz um rodízio dos pneus. Aí fdu tudo!
Carro começou a vibrar muito a direção, e adotei o truque anterior de tirar todo o chumbo. Não deu certo e voltei pra casa à 60 km/h, com a direção chacoalhando, à ponto de marcar a haste do king pin.
Pânico e puto da vida....!
Mas o negócio, é tentar resolver. Então vamos lá!
1- Instalei calços de 1,2 mm nos rolamentos superiores dos munhões.
2- Coloquei 70 gr de balanceamento dinâmico em cada roda. (Tem nacional no ML ou americano, na Amazon).
O fato, é que funciona, embora aborreça um pouco, prendendo a válvula do pito. (venti).
Ficou 98% bom.
Vou trocar a bucha do link, corrigindo ângulo o de cáster. Meu carro tem 1,5" de lift. E trocar os rolamentos dos munhões.
Minha expectativa, é de que fique 100%
Bom, falei bastante dos pneus, pela influência que têm na vibração da direção, na faixa dos 75 km/h.
Há relatos espalhados por toda a web, em toda parte, sobre isso. Já ocorreram até acidentes, devido....
Resumindo:
O shimmy da direção é um dos problemas que terá que se habituar a corrigir, de vez em quando.
O Jimny é divertido, mas tá longe de ser perfeito.
O meu está com 173 mil km rodados. Acabei de dar um overall nele, visando as montanhas de MG, que estou programando. Tenho mais confiança no Jimny com quase 200.000 km, conhecido e bem mantido, que num carro zero tirado na CCS.
Boa sorte na correção da vibração!
Legal Leo, belo relato. Como tem sido a sua média de consumo? Valeu
Olá Vovô!
Nesta configuração de pneu e lift, média geral de 10 km/l.
Varia de 8,5 a 11.5 - Na estrada - andando com "educação" chega a 11,5.
Abs
VOVÔ DO TROLLER
28/03/2019, 19:38
Olá Vovô!
Nesta configuração de pneu e lift, média geral de 10 km/l.
Varia de 8,5 a 11.5 - Na estrada - andando com "educação" chega a 11,5.
Abs
Valeu Leo. Muito obrigado pela informação. Espero que o novo Jimny venha mais econômico ainda. O seu está mais econômico do que o Peugeot da dona onça . Abs
OdilonAmaral
29/03/2019, 10:39
Valeu Leo, obrigado.
Confesso que pro meu nível, algumas coisas estão muito técnicas, kkkkkkkkkkkk.
Mas por um lado, fico mais tranquilo, pois inicialmente achei que comprei um carro com defeito.
Ele está com pneu 215/70 BFGOODRICH T/A ALL TERRIAN. Veículo está com 49 mil km. Os dianteiros estão mais gastos que os traseiros.
Vou seguir a lógica e ir por partes. Primeiro alinhar e balancear e depois ir por eliminação. Quanto aos pneus, acho que ainda rodam bastante...
Vovô;
Se for o 308, dizem que bebe, mesmo.
Odilon;
Caso seja esta a km dos pneus, estão ainda 1/2 vida. Os BF´s duram muito.
Tenha o cuidado de fazer o balanceamento com os pneus no lugar, para que seja lido todo o conjunto dos pneus + transmissão. Outro detalhe, oriente o balanceador para que ele faça a leitura com o pneu já desacelerando, a fim de ter um a leitura mais próxima da velocidade de ressonância ( ~75 km/h). Não adianta balancear o Jimny, com o se ele fosse andar a 150 km/h.
Se o balanceamento não resolver, vá seguindo a receita, que uma hora você acerta.
Boa sorte!
Laranjinha
02/04/2019, 08:22
Valeu Leo, obrigado.
Confesso que pro meu nível, algumas coisas estão muito técnicas, kkkkkkkkkkkk.
Mas por um lado, fico mais tranquilo, pois inicialmente achei que comprei um carro com defeito.
Ele está com pneu 215/70 BFGOODRICH T/A ALL TERRIAN. Veículo está com 49 mil km. Os dianteiros estão mais gastos que os traseiros.
Vou seguir a lógica e ir por partes. Primeiro alinhar e balancear e depois ir por eliminação. Quanto aos pneus, acho que ainda rodam bastante...
Fala Odilon,
sobre esse assunto da vibração nos pneus, já tem um tópico específico com muita informação. Inclusive o meu relato. Vou deixar o link do tópico aqui em baixo.
Abraço
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/111384-problemas-com-balanceamento-rodas-jimny.html
OdilonAmaral
22/04/2019, 10:37
Bom dia pessoal.
Estive off por alguns dias.
Fiz o alinhamento e melhorou um pouco. Fui numa oficina especializada em Jeeps; inclusive o dono tem um troller daqueles bacanas. Foi feito o rodízio dos pneus, mas fiquei na dúvida, pois os dianteiros estavam bem mais gastos que os traseiros, sendo que agora, com o rodízio, os mais gastos estão atrás. Como ando 90% na cidade, acho que não terei problema no "off", mas no asfalto fico meio temeroso; mas tirando essas dúvidas de iniciante, estou curtindo demais o carro. Tenho até andado mais de carro do que o normal. Os maiores incômodos até agora são o consumo, considerando que saí de um Étios 1.5 flex e o barulho dos vidros (que já estou me acostumando. ahhhhh é o "gingado " da direção).
Abraços e obrigado a todos pelas dicas e informações.
RPetroni
02/05/2019, 11:11
Pessoal, bom dia!
Bom, confesso que estou em um caso sério de flerte com o Jimny.
Estou pensando em entrar para esse mundo off-road e gostaria de ajuda de vocês, caso possível.
Fui até uma agência, depois de muito ler sobre o carro em todos os lugares, principalmente aqui. Fiz um test drive e tudo mais.
A primeira delas e quanto ao modelo do carro.. Na concessionária havia um desse modelo novo chamado "desert", e o vendedor era só elogios.. Acham que compensa ou um 4sport é o ideal? Os oito mil reais a mais é válido pelas coisas que oferece? (altura, proteções, bagageiro de teto, pneu diferente).
Nos novos carros ainda temos a presença do shimny?
Como pretendo curtir o fora de estrado no final de semana, os grupos de trilha são receptivos aos novatos? Alguma indicação?
Qualquer outra informação seria muito bem vinda!
Obrigado!
Pessoal, bom dia!
Bom, confesso que estou em um caso sério de flerte com o Jimny.
Estou pensando em entrar para esse mundo off-road e gostaria de ajuda de vocês, caso possível.
Fui até uma agência, depois de muito ler sobre o carro em todos os lugares, principalmente aqui. Fiz um test drive e tudo mais.
A primeira delas e quanto ao modelo do carro.. Na concessionária havia um desse modelo novo chamado "desert", e o vendedor era só elogios.. Acham que compensa ou um 4sport é o ideal? Os oito mil reais a mais é válido pelas coisas que oferece? (altura, proteções, bagageiro de teto, pneu diferente).
Nos novos carros ainda temos a presença do shimny?
Como pretendo curtir o fora de estrado no final de semana, os grupos de trilha são receptivos aos novatos? Alguma indicação?
Qualquer outra informação seria muito bem vinda!
Obrigado!
Bem-vindo, amigo! O que achou do test drive?
Cara, na minha opinião o Desert é um luxo. Trata-se de uma versão de produção limitada (só saíram 100 unidades), em cor que é hoje exclusiva* e com várias alterações estruturais importantes**, mas que não deixa de ser o mesmo carro que o 4Sport. Acho que os compradores dele buscam mais a exclusividade do modelo do que a maior capacidade offroad propriamente dita.
Eu acho o 4Sport uma compra mais sensata. Seja por ser muito parecido com o Desert, seja pelo mercado que tem uma liquidez muito maior na hora da revenda (poucos estão dispostos a pagar quase 10mil a mais pelo modelo diferenciado. Há grande chance de perder essa grana ao final).
Como você brevemente mencionou, as diferenças funcionais são:
1-Suspensão mais alta em 2,5 polegadas;
2-Protetores de link, de amortecedores e de redução;
3-Pneus Pirelli MTR;
4-Rockslider;
5-Amortecedor de direção.
O resto é perfumaria. Adesivo, plaqueta, bordado no banco...
É difícil quantificar, nos acessórios, esses R$ 8.000,00 de diferença, vendo se "compensa" do ponto de vista numérico (talvez até compense, se fosse comprar tudo por fora), mas partindo do pressuposto que você vai entrar no mundo offroad agora, acredito que literalmente nada disso vá fazer falta no seu uso. Confesso que nunca vi ninguém usando protetor de link ou de amortecedor, por exemplo (com exceção de quem faz trilhas de erosões, o que não é meu caso no Nordeste, nem acredito que seja o seu), acho totalmente dispensáveis, assim como o próprio rockslider.
A primeira coisa que muda a capacidade do carro no offroad é a troca dos pneus. O ATR que vem de fábrica é urbano e pequeno demais para uso em trilhas. A troca pelo MTR ou outro MUD é vantajosa. Ainda assim, na contabilização dos 8 mil reais, tenha em mente que você terá os 05 pneus 0km para vender e fazer caixa para comprar os novos. Paga só a diferença.
Levantar a suspensão (calços de mola e prolongadores) em umas 2" custa mais ou menos R$ 500,00. Levantar mais uma polegada da carroceria custa mais uns R$ 500,00. Um bom protetor de redução Newtrack, novo (há incontáveis usados no mercado), mais R$ 450,00. Um bagageiro de teto mais uns R$ 600,00, se quiser ou precisar. E pronto. Vá ser feliz na trilha. Com isso e pneus mais agressivos o 4Sport vai a qualquer canto.
Tenho certeza que os grupos offroad da sua região serão receptivos. Costumam acolher os novatos muito bem, e funcionam como a porta de entrada para um estilo de vida aventureiro do qual geralmente não se sai mais nunca.
O shimmy existe, ainda. Geralmente basta balancear as rodas "no local" (feito com as rodas montadas no carro) que resolve. O amortecedor de direção (que o Desert traz de fábrica) custa menos de R$ 300,00 (tem de rodo no MercadoLivre) e resolve caso persista.
*Digo "hoje" pois o Bege Jizan chegou a sair como cor opcional durante alguns meses antes do lançamento do Desert. Este, quando saiu, extinguiu a opção de cor para as demais versões, que passou a ser exclusiva.
**O Jimny Desert é mais alto de fábrica, sem uso de calços de mola nem de carroceria. O chassi inteiro é diferente dos demais. Os pontos de fixação de amortecedores, prato de mola, links de suspensão, barra estabilizadora, etc., tudo foi deslocado para baixo, de modo a distanciar o carro do chão. Com essas alterações, a geometria da suspensão é igual à original, tais quais molas, amortecedores, etc. (o que significa dizer que apenas há maior vão livre do solo, sem que haja maior curso da suspensão, por exemplo).
RPetroni, completando o excelente comentário do Felipe:
Os Pirelli MUDS, são pneus controversos. BFG MUD são considerados melhores pela maior parte dos usuários. Então, pagar a mais, par alevar menos, não faz sentido. Ainda há novas opções da Yokohama e apesar de mais caros, ficam mais baratos que a opção desert. Quanto a cor, acho o desert muito bonito, mas deve sair mais barato um envelopamento com troca no doc. A elevação, acho um ponto interessante: Calços de molas, não são funcionais, pois não aumentam o curso da suspenção! A suspensão de chassis, sim. sabia que os forsport tinham deixado de vir com isso, e se o Desert vem, considero bem mais simples pegar de fábrica do que "pelear" com oficinas de suspensão. Agora, com essa diferença de valor, vc faz up grade de suspenção (Molas e amortecedores) que deixa seu carro, muito, mas muiiiiiito melhor! Eu e alguns usuários optamos pela suspenção (Molas e amortecedores) australiana OME, mas há algumas outras disponíveis.
rocksliders e protetores de amortecedores podem ser interessantes, mas provavelmente (salvo já ser experiente ou muito aficionado e ter muito tempo disponível) vc vai demorar a precisar deles, ;0)
Se for neófito, o melhor investimento, seria fazer um bom curso de direção offroad e ai em SP, vc pode contar com o João Gaioto da Técnica 4x4. Vai aprender sobre as limitações do carro e sobre como usá-lo evitando prejuízos que ocorrem com muitos!
Suerte!
Nelson
Bem-vindo, amigo! O que achou do test drive?
Cara, na minha opinião o Desert é um luxo. Trata-se de uma versão de produção limitada (só saíram 100 unidades), em cor que é hoje exclusiva* e com várias alterações estruturais importantes**, mas que não deixa de ser o mesmo carro que o 4Sport. Acho que os compradores dele buscam mais a exclusividade do modelo do que a maior capacidade offroad propriamente dita.
Eu acho o 4Sport uma compra mais sensata. Seja por ser muito parecido com o Desert, seja pelo mercado que tem uma liquidez muito maior na hora da revenda (poucos estão dispostos a pagar quase 10mil a mais pelo modelo diferenciado. Há grande chance de perder essa grana ao final).
Como você brevemente mencionou, as diferenças funcionais são:
1-Suspensão mais alta em 2,5 polegadas;
2-Protetores de link, de amortecedores e de redução;
3-Pneus Pirelli MTR;
4-Rockslider;
5-Amortecedor de direção.
O resto é perfumaria. Adesivo, plaqueta, bordado no banco...
É difícil quantificar, nos acessórios, esses R$ 8.000,00 de diferença, vendo se "compensa" do ponto de vista numérico (talvez até compense, se fosse comprar tudo por fora), mas partindo do pressuposto que você vai entrar no mundo offroad agora, acredito que literalmente nada disso vá fazer falta no seu uso. Confesso que nunca vi ninguém usando protetor de link ou de amortecedor, por exemplo (com exceção de quem faz trilhas de erosões, o que não é meu caso no Nordeste, nem acredito que seja o seu), acho totalmente dispensáveis, assim como o próprio rockslider.
A primeira coisa que muda a capacidade do carro no offroad é a troca dos pneus. O ATR que vem de fábrica é urbano e pequeno demais para uso em trilhas. A troca pelo MTR ou outro MUD é vantajosa. Ainda assim, na contabilização dos 8 mil reais, tenha em mente que você terá os 05 pneus 0km para vender e fazer caixa para comprar os novos. Paga só a diferença.
Levantar a suspensão (calços de mola e prolongadores) em umas 2" custa mais ou menos R$ 500,00. Levantar mais uma polegada da carroceria custa mais uns R$ 500,00. Um bom protetor de redução Newtrack, novo (há incontáveis usados no mercado), mais R$ 450,00. Um bagageiro de teto mais uns R$ 600,00, se quiser ou precisar. E pronto. Vá ser feliz na trilha. Com isso e pneus mais agressivos o 4Sport vai a qualquer canto.
Tenho certeza que os grupos offroad da sua região serão receptivos. Costumam acolher os novatos muito bem, e funcionam como a porta de entrada para um estilo de vida aventureiro do qual geralmente não se sai mais nunca.
O shimmy existe, ainda. Geralmente basta balancear as rodas "no local" (feito com as rodas montadas no carro) que resolve. O amortecedor de direção (que o Desert traz de fábrica) custa menos de R$ 300,00 (tem de rodo no MercadoLivre) e resolve caso persista.
*Digo "hoje" pois o Bege Jizan chegou a sair como cor opcional durante alguns meses antes do lançamento do Desert. Este, quando saiu, extinguiu a opção de cor para as demais versões, que passou a ser exclusiva.
**O Jimny Desert é mais alto de fábrica, sem uso de calços de mola nem de carroceria. O chassi inteiro é diferente dos demais. Os pontos de fixação de amortecedores, prato de mola, links de suspensão, barra estabilizadora, etc., tudo foi deslocado para baixo, de modo a distanciar o carro do chão. Com essas alterações, a geometria da suspensão é igual à original, tais quais molas, amortecedores, etc. (o que significa dizer que apenas há maior vão livre do solo, sem que haja maior curso da suspensão, por exemplo).
ACBRz, Boa noite, sair de um Fox run 2017 para um jimny - 2012 ate 2014 - vale a pena...obrigado, ano duas vezes por ano 300 km em estrada asfalto. Será que vai valer a pena, já tenho 61 anos...
luizcarlosw
28/09/2020, 09:51
ACBRz, Boa noite, sair de um Fox run 2017 para um jimny - 2012 ate 2014 - vale a pena...obrigado, ano duas vezes por ano 300 km em estrada asfalto. Será que vai valer a pena, já tenho 61 anos...
Olha não dá para responder, essa pergunta é igual a "pessoal, eu sempre antei de terno e estou querendo andar de bermuda, tênis e camiseta, vale a pena ? "
A resposta correta é depende.
Se você for uma parlamentar, pastor de igreja, advogado, diretor de empresa usar bermuda e tênis ( exceto de for alguma empresa de tecnologia ) não vai dar muito certo e vice versa, não vai dar certo jogar bola com os amigos de terno e gravata...
A mesma coisa estes 2 carros, as propostas são bem diferente, o FOX é um ótimo carro que privilegia o conforto, mas péssimo fora de estrada, o Jimny leva onde der na sua telha a qualquer hora mas com o conforto mínimo necessário para priorizar a versatilidade fora de estrada.
Se sua prioridade é conforto e ter a vida sossegada, já fez tudo que queria fazer mais jovem até pela próxima geração e saturou, fique no fox e bateu saudade, aluga um Jimny.
Se ainda tem saúde para queimar, queima, vai ter muito tempo para ficar deitado na cama e balançando na cadeira contando história ainda, posterga o quanto puder esta fase rs.
Dando uma opinião pessoal.
Se deus quiser e minha saúde e condições financeiras permitirem, com 61 anos vou ser um tiozão bem desencanado, saltar de paraquedas, andar de moto, meter o carro no barro, ralar o carro e nem ligar, viajar bastante, os filhos já terão terminado a faculdade e seguido suas vidas então não vou precisar pensar mais sempre neles primeiro para fazer qualquer coisa, se necessário vou vender o apartamento e torrar tudo para curtir minha terceira idade.
Eu não vim ao mundo para trabalhar a vida a inteira para deixar bens de herança para meus filhos, vim da terra e vou voltar para a terra, vou deixar conhecimento, educação e história para meus filhos para eles serem o que eles quiserem escolher ser por suas próprias mãos, isso dá muito mais sabor à tudo do que o que chega de mão beijada, cedo ou tarde vão precisar fazer isso, um dia você vai bater as botas e por mais que deixe tudo para eles, se não souberem administrar em pouco tempo vão passar aperto porque não sabem se virar mais, sempre dependeram de você.
Hoje vive-se muito bem aos 60 anos, aproveite ! Não fique esperando as dores e problemas chegarem para bater o desespero de que pode estar perto de bater as botas e querer fazer as coisas mas não ter mais saúde para isso.
"E se eu tiver um infarto na trilha, e se eu sentir dor nas costas ..."
E se você "já morrer" em vida ?
Jimny é um carro para viver, o Fox é um meio de transporte com conforto e com uber hoje em dia nem precisa obrigatoriamente de um meio de transporte confortável, consegue um com um clique de celular.
Enfim, espero ter dado algo palpável para pensar.
Sergio c
28/09/2020, 09:55
Ótima explanação.
Olha não dá para responder, essa pergunta é igual a "pessoal, eu sempre antei de terno e estou querendo andar de bermuda, tênis e camiseta, vale a pena ? "
A resposta correta é depende.
Se você for uma parlamentar, pastor de igreja, advogado, diretor de empresa usar bermuda e tênis ( exceto de for alguma empresa de tecnologia ) não vai dar muito certo e vice versa, não vai dar certo jogar bola com os amigos de terno e gravata...
A mesma coisa estes 2 carros, as propostas são bem diferente, o FOX é um ótimo carro que privilegia o conforto, mas péssimo fora de estrada, o Jimny leva onde der na sua telha a qualquer hora mas com o conforto mínimo necessário para priorizar a versatilidade fora de estrada.
Se sua prioridade é conforto e ter a vida sossegada, já fez tudo que queria fazer até pela próxima geração e saturou, fique no fox e bateu saudade, aluga um Jimny.
Se ainda tem saúde para queimar, queima, vai ter muito tempo para ficar deitado na cama e balançando na cadeira contando história ainda, posterga o quanto puder esta fase rs.
Dando uma opinião pessoal.
Se deus quiser e minha saúde e condições financeiras permitirem, com 61 anos vou ser um tiozão bem desencanado, saltar de paraquedas, andar de moto, meter o carro no barro, ralar o carro e nem ligar, viajar bastante, os filhos já terão terminado a faculdade e seguido suas vidas então não vou precisar pensar mais sempre neles primeiro para fazer qualquer coisa, se necessário vou vender o apartamento e torrar tudo para curtir minha terceira idade.
Eu não vim ao mundo para trabalhar a vida a inteira para deixar bens de herança para meus filhos, vim da terra e vou voltar para a terra, vou deixar conhecimento, educação e história para meus filhos para eles serem o que eles quiserem escolher ser por suas próprias mãos, isso dá muito mais sabor à tudo do que o que chega de mão beijada, cedo ou tarde vão precisar fazer isso, um dia você vai bater as botas e por mais que deixe tudo para eles, se não souberem administrar em pouco tempo vão passar aperto porque não sabem se virar mais, sempre dependeram de você.
Hoje vive-se muito bem aos 60 anos, aproveite ! Não fique esperando as dores e problemas chegarem para bater o desespero de que pode estar perto de bater as botas e querer fazer as coisas mas não ter mais saúde para isso.
"E se eu tiver um infarto na trilha, e se eu sentir dor nas costas ..."
E se você "já morrer" em vida ?
Jimny é um carro para viver, o Fox é um meio de transporte com conforto e com uber hoje em dia nem precisa obrigatoriamente de um meio de transporte confortável, consegue um com um clique de celular.
Enfim, espero ter dado algo palpável para pensar.
É isso aí.
Disse tudo.
Keep walking!:safari-rig: