PDA

Ver Versão Completa : TR4 AT só engata a quarta marcha quando acima de 100km. Problema??

georgeoikawa
15/03/2015, 20:33
Pessoal, gostaria da opinião de vocês. A minha TR4 só está engatando a última marcha quando estou a pelo menos 100 km, isso sem atolar o pé no acelerador e com o giro lá em ... e quando tiro o pé do acelerador, a rotação fica em mais ou menos 2.500 r/m.
Sabem o que pode estar acontecendo? Pois antes quando tirava o pé do acelerador com o carro a uns 80km o giro ficava em mais ou menos 1.100 r/min. e já engatava a última marcha aproximadamente nos 70/ 80km...
valeu pela ajuda.

AirtonLieuthier
15/03/2015, 20:49
Pessoal, gostaria da opinião de vocês. A minha TR4 só está engatando a última marcha quando estou a pelo menos 100 km, isso sem atolar o pé no acelerador e com o giro lá em ... e quando tiro o pé do acelerador, a rotação fica em mais ou menos 2.500 r/m.
Sabem o que pode estar acontecendo? Pois antes quando tirava o pé do acelerador com o carro a uns 80km o giro ficava em mais ou menos 1.100 r/min. e já engatava a última marcha aproximadamente nos 70/ 80km...
valeu pela ajuda.
Sua TR4 é AT? Vc não explicou na sua mensagem...
Se for, dê uma verificada se o botão OD (na alavanca do câmbio, logo abaixo do botão principal) não está acionada.... com isso, ele desliga o Overdrive e o carro só vai até a 3ª marcha... dê uma verificada.

georgeoikawa
15/03/2015, 21:06
Opá, a minha é Automatica... Coloquei no título. O botão de OD está desativado... Por isso que fiquei um pouco preocupado, Começou isso a uns dias atrás. E mesmo quando tiro o pé do acelerador o giro fica alto, e como se tivesse com o freio do motor.

AirtonLieuthier
15/03/2015, 21:11
Opá, a minha é Automatica... Coloquei no título. O botão de OD está desativado... Por isso que fiquei um pouco preocupado, Começou isso a uns dias atrás. E mesmo quando tiro o pé do acelerador o giro fica alto, e como se tivesse com o freio do motor.
Realmente, está no título, falha nossa...
Seria interessante verificar se o botão não está acionado (mesmo não aparentendo)...
Pode ser que tenha colado o contato do botão e até da luz não estar acendendo... faça um check nisso... acione o botão... ande um pouco... depois, solte ele... e verifique...
Se não resolver, aí pode ser um problema mesmo...
Se mais algum colega do fórum puder explanar alguma experiência acerca disso, agradecemos

Glaicon
16/03/2015, 06:22
Verifique o nível e o estado do óleo da caixa.:concordo:

georgeoikawa
16/03/2015, 10:10
Troquei o óleo da caixa a uns 4 dias. Será que pode ser isso?

Glaicon
17/03/2015, 07:11
Troquei o óleo da caixa a uns 4 dias. Será que pode ser isso?
O problema apareceu depois da troca?
Provavelmente seja excesso de óleo.
A minha ex Cherokee Sport dava uns trancos também.
Foram retirados meros 100 ml´s de óleo e resolveu.
Sabe verificar o nível?
Com a viatura aquecida depois de um rodar normal, mantê-la nivelada e ligada, passando a alavanca de P para R, mantendo por 10 segundos, depois indo para N, 3, 2, 1, parando os mesmos dez segundos em cada posição.
Voltar a alavanca para P, retirar a vareta de verificação da caixa, limpá-la e aí sim verificar o nível.
Qualquer excesso acima do máximo deve ser retirado.
Óleo demais produz espuma, gerando as falhas do câmbio.:concordo:

georgeoikawa
17/03/2015, 14:33
Pessoal, obrigado pelas respostas. O problema foi resolvido praticamente do nada... Depois de pegar uma estrada de uns 70 km, andando em alta rotação (entre 5 e 6 mil) o câmbio parece que estabilizou... estranho, mas o que importa é que voltou ao normal...

AirtonLieuthier
17/03/2015, 15:08
Pessoal, obrigado pelas respostas. O problema foi resolvido praticamente do nada... Depois de pegar uma estrada de uns 70 km, andando em alta rotação (entre 5 e 6 mil) o câmbio parece que estabilizou... estranho, mas o que importa é que voltou ao normal...
Menos mal....
Abraços

Glaicon
18/03/2015, 06:31
Que bom que resolveu.
Realmente, quando se faz troca completa, retirando todo o óleo possível, para só depois completar, mandam desligar a bateria por 15 minutos para resetar o módulo.
Quando se troca com máquina tipo hemodiálise, retirando o óleo velho e já repondo o novo, isso não acontece.
Não acreditava muito nisso, mas parece que existe, e você resolveu rodando.
Mas, por garantia, faça a verificação do nível, pois talvez tenha ficado ar no sistema, e agora, rodando, tirou o ar e deve ter baixado um pouco o nível.:concordo:

georgeoikawa
18/03/2015, 08:11
Saquei, vou fazer isso agora! Valeu mais uma vez!! Abs