PDA

Ver Versão Completa : Curto circuito na bateria - pane geral !



Andreloppo
08/03/2015, 21:13
Caros amigos foristas, há pouco tive um azar danado. Estava andando meio apressado com a Preta ​(Sw4 2002) e ao passar num quebra-mola pelo visto soltou a peça de metal que prende a bateria na viatura e girou para o lado encostando no polo da bateria provocando um curto circuito. A viatura de repente apagou e saiu um cheiro de queimado do capô. Constatei que deve ter sido isso após abrir o capô. Não vazou água mas a temperatura do motor subiu. Agora aparece no painel 3 luzes: t-belt, óleo e a do lado do óleo e permanecem acesas mesmo após retirar a chave. É isso que é o modo de Emergência? Não liguei a viatura novamente e solicitei o reboque. Amanhã vou levar no meu mecânico especializado em Toyota daqui (Toyomotors). Alguém já teve problema parecido? Tem idéia do que pode ter queimado ou danificado? Obrigado pela ajuda.

EduQxQ
09/03/2015, 11:33
Olá Andreloppo,

Pode não ter estragado nada, mas verifique o estado dos cabos da bateria, se com o curto algum deles ficou danificado.
Se os cabos estiverem bons, experimente desconectar a bateria, e após alguns minutos reconectar.
Boa sorte

Um abraço,
Edu

guilhermeabreu
09/03/2015, 13:10
Outra coisa que pode ter acontecido é de que fez curto nos relês que fazem estas luzes funcionarem daí consertando/trocando estes relês tudo passa a funcionar normalmente de novo .

Acho que não deu pau em nada apenas nos sensores/relês .

atsf
09/03/2015, 15:19
Andreloppo,

mexendo no meu carro já cometi alguns curto-circuitos, mas nunca tive nada além de um fusível queimado, já que normalmente todos os circuitos do carro são protegidos/isolados por fusíveis. Então começaria a verificar nas caixas de fusíveis se não há nenhum aberto. Verificaria também a integridade dos conectores, cabos, aterramento, etc.. se não oxidaram ou ficaram queimados.

Boa sorte!

Andreloppo
10/03/2015, 06:29
EduQxQ, Dr Guilherme e atsf, realmente parece que só queimou uns relés. Deixei a vtr no meca e aproveitei pra arrumar um barulho que parece ser de rolamento e trocar os óleos e filtros. Muito obrigado pela ajuda. Assim que souber definitivamente o que queimou divulgo aqui no fórum.
Abraço,
Andre

Andreloppo
10/03/2015, 21:31
:shock: Por incrível que pareça não queimou nenhum fusível mas queimou todo o chicote que vai pro alternador ou boa parte dele. Felizmente não queimou o alternador. Agora é contabilizar o prejuízo. Amanhã vão desmontar o chicote pra ver até onde derreteu. Vou ver se encontro na América, Ferraço ou Status pra comparar com o preço da concessionária. Boa noite a todos.

Gustavo_Barreto
12/03/2015, 05:39
Verifique se o fusível do alternador não está "emendado" comum arame ou fio grosso.
O meu está assim,mas já estava quando comprei.
Ele deveria ter queimado nesse curto.

É um fusível quadrado, ao lado do fusível do ABS, na caixa de fusíveis sob o capô, ao lado da bateria.

Valeu

Gustavo

Andreloppo
24/03/2015, 22:47
Boa noite. Agora estou realmente precisando da ajuda de vcs. Fui informado hoje pela concessionaria Toyota daqui da minha cidade de que não têm o chicote (82115-35150) em todas as concessionárias do Brasil. Já tinha encomendado mas me falaram que vão ter que me devolver o dinheiro pago. Pelo jeito ou vou ter que achar um em algum desmanche ou importar. Pior é que nas minhas pesquisas nos sites de peças só encontrei disponível na Amayama de Osaka no Japão. Vi até que tem tópico aqui no fórum sobre comprar direto do Japão. Alguém tem alguma experiência recente com esse site? Tem idéia de quanto fica o frete para o Brasil? Alguém tem algum contato de alguma loja ou concessionaria na Argentina, Uruguay ou Paraguay? Já tentei na Status com o Anderson mas não têm o chicote. Obrigado

Andreloppo
19/04/2015, 12:01
Amigos, boa tarde. Nem no Japão encontrei o chicote. Felizmente achei uma sw4 2001 batida em SC com o chicote inteiro por R$700,00. Saiu bem mais em conta.viatura já funcionando. De qualquer forma, fica o alerta de que nem todas as peças são encontradas aqui, nos EUA ou no Japao(Amayama). Bom feriado a todos!

Gustavo_Barreto
19/04/2015, 18:19
Que bom, amigo.
A dificuldade em achar deve ser porque o modelo 4runner diesel só foi produzido na Austrália, se não me engano.
Mas bom que se precisar de outros chicotes, vai ter.

Andreloppo
21/04/2015, 13:13
Obrigado pela dica Gustavo. Não sabia que havia modelos diesel na Austrália. E espero não precisar procurar pecas difíceis tão cedo. 😀 Abraço.