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Ver Versão Completa : Revisão do Jimny.



Flavio Medeiro
18/02/2015, 13:43
Olá pra geral,

PS: Tentei achar alguma coisa no site que me respondesse isso mas não encontrei, quem conhecer algum link eu agradeço se me auxiliar.
Seguinte, estou em cima da pinta pra fazer a revisão do Jimny :safari-rig:, em cima dos 6 meses e com 9700 km rodados, li algumas declarações aqui que me deixaram assustado, basicamente serviços porcos e serviços não solicitados e empurrados, vi que na revisão é feita uma manutenção básica, trocas de Filtro, Óleo, coisas que a gente faz por R$ 150,00 ou R$ 180,00 e lá eles cobram R$ 461,00 hoje em dia, qualquer reaperto é cobrado a parte e qualquer queixa previamente informada é solenemente ignorada, diante disso, existe algum bom motivo pra se levar o carro até lá que não seja garantir a garantia ? Alguém teve alguma decepção aqui nas revisões, as que li eram sobre GV e SX4.

Essas historias que li ainda são justamente da concessionária que eu queria levar meu carro, a Rakki, a Marini onde comprei meu carro tem muita crítica sobre tudo e por isso eu ia agendar na Rakki e agora perdi a fé também.

Alguém conhece um bom mecânico em SP que seja especialista em carros que pedem um pouco mais de cuidado, feito o Jimny por exemplo, e seja honesto, fornecendo segurança pra fugir da revisão.

Alguns tem saído das revisões piores do que entraram, principalmente quando mexem em alinhamento e balanceamento, o carro entra bom e sai com Parkinson.

Complicado, aguardo uma atenção dos amigos.

Flávio

jorgeffn
18/02/2015, 16:30
Flávio, fiz a primeira revisão do meu Jimny aqui na Css de BH e eles tentam empurrar um tanto de serviço extra, falam que um tanto de lubrificação... essas coisas de bater aqueles spray nos vidros e portas apenas e cobram um verdadeiro absurdo... e se não ficar atento... você acaba pagando tudo, porque eles falam numa naturalidade como se fosse a revisão programada no manual, saí por algo em torno de 1.200 dilmas... Enfim... o pior é que não conseguem tirar um barulho sequer que você comenta do carro... eu tinha um problema com um peito de aço adquirido na CSS junto com a compra do carro que sempre fez barulho... pegava na barra.... tive lá uma vez só para olharem isso não resolveram e na Revisão também falei.... mesma coisa de não ter falado nada... o Peito de aço seguiu incomodando...

porém tenho uma amiga que tem um Jimny tb e já fez 2 revisões na CSS sem maiores problemas, pagando a tabela lá do site da Suzuki mesmo (que já é meio absurdo pelos serviços feitos).... acho que se for para fazer o básico e ficar nos 400 e poucos vale a pena a primeira revisão por causa da garantia... depois disso, creio que tendo um mecânico de confiança não tem mais problemas.... o meu já vai para 18mil km e fiz só a primeira de 6 meses lá (estava com 8milkm).. depois só no mecânico que já conheço a anos e sempre revisou meus 4x4...


abs!

GWC
18/02/2015, 17:50
Olá pra geral,

PS: Tentei achar alguma coisa no site que me respondesse isso mas não encontrei, quem conhecer algum link eu agradeço se me auxiliar.
Seguinte, estou em cima da pinta pra fazer a revisão do Jimny :safari-rig:, em cima dos 6 meses e com 9700 km rodados, li algumas declarações aqui que me deixaram assustado, basicamente serviços porcos e serviços não solicitados e empurrados, vi que na revisão é feita uma manutenção básica, trocas de Filtro, Óleo, coisas que a gente faz por R$ 150,00 ou R$ 180,00 e lá eles cobram R$ 461,00 hoje em dia, qualquer reaperto é cobrado a parte e qualquer queixa previamente informada é solenemente ignorada, diante disso, existe algum bom motivo pra se levar o carro até lá que não seja garantir a garantia ? Alguém teve alguma decepção aqui nas revisões, as que li eram sobre GV e SX4.

Essas historias que li ainda são justamente da concessionária que eu queria levar meu carro, a Rakki, a Marini onde comprei meu carro tem muita crítica sobre tudo e por isso eu ia agendar na Rakki e agora perdi a fé também.

Alguém conhece um bom mecânico em SP que seja especialista em carros que pedem um pouco mais de cuidado, feito o Jimny por exemplo, e seja honesto, fornecendo segurança pra fugir da revisão.

Alguns tem saído das revisões piores do que entraram, principalmente quando mexem em alinhamento e balanceamento, o carro entra bom e sai com Parkinson.

Complicado, aguardo uma atenção dos amigos.

Flávio

Olá Flávio.
Sempre levei meu carro na concessionária, sei que sai mais caro, mas valeu a pena quando tive um problema e tive que fazer valer a garantia. Algumas vzs não gostei do serviço, mas levei o carro lá e fui prontamente atendido, resolvendo o problema.

Att
Wagner

pedropedreiro
18/02/2015, 17:56
Flávio,

Eu fiz uma cotação do custo de se fazer a revisão no paralelo, com valores dos óleos e peças encontrados na internet, e coloquei uma margem de 30% sobre esse preço cotado pra representar a mão de obra.

Por essa metodologia, você vai pagar uns 33% a menos se não fizer a revisão na CCS, o que, ao longo de 36 meses ou 60 mil km, dá uns R$1.114,00 de economia.

Aí a pergunta da decisão é: você acredita que a soma dos problemas que seu carro vai dar até os 36 meses / 60 mil km vai ser maior ou menor que R$ 1.114,00?
Eu acredito que é menor, pois um problema desse valor (algo no motor ou estrutural) já teria sido percebido por mim. Por isso resolvi largar mão da CCS.

----------------------------------

Vou colocar aqui uma tabela com os cálculos. Se quiser a planilha, me manda uma mensagem:

Memória de Cálculo




Km ou Meses



Painel de Controle



10.000
20.000
30.000
40.000
50.000
60.000
70.000
80.000
90.000
100.000



Period. Revisão (Meses)
6



6
12
18
24
30
36
42
48
54
60



Period. Revisão (Km)
10.000


Filtro de Ar

x

x

x

x

x

240,00

Margem Serviço
30%


Filtro de Óleo
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

250,00





Velas de Ignição






x




72,00

Juros


Correia do A/C







x



38,00

Aplicação
0,50%


Correia da Direção







x



38,00

Captação
1,50%


Anel do Cárter
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

50,00





Fluidos











-





Óleo do Motor
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

1.240,00





Óleo da Transmissão




x




x

132,00





Óleo do Diferencial
x










160,00





Flúido de Freio


x


x


x


90,00























Peças no Paralelo
314,00
202,00
184,00
202,00
220,00
232,00
226,00
278,00
184,00
268,00

2.310,00





Mão de Obra no Paralelo
94,20
60,60
55,20
60,60
66,00
69,60
67,80
83,40
55,20
80,40

693,00





Revisão no Paralelo
408,20
262,60
239,20
262,60
286,00
301,60
293,80
361,40
239,20
348,40

3.003,00























Revisão na Css SZK
461,00
424,00
371,00
424,00
616,00
451,00
1309,00
424,00
831,00
692,00

6.003,00























Diferença Nominal
52,80
161,40
131,80
161,40
330,00
149,40
1015,20
62,60
591,80
343,60

3.000,00























Diferença c/ Rendimento
69,12
205,06
162,51
193,14
383,26
168,40
1110,56
66,46
609,78
343,60

3.311,89





Valor Presente 36 Meses
R$ 1.114,30


















Cotação



Item

Valor (R$)

Qtde
Custo p/ troca (R$)


Filtro de Ar

48,00

1
48,00


Filtro de Óleo

25,00

1
25,00


Velas de Ignição

18,00

4
72,00


Correia do A/C

38,00

1
38,00


Correia da Direção

38,00

1
38,00


Anel do Cárter

5,00

1
5,00










Óleo do Motor

31,00

4
124,00


Óleo da Transmissão

22,00

3
66,00


Óleo do Diferencial

80,00

2
160,00


Flúido de Freio

30,00

1
30,00

flaviohssantos
18/02/2015, 22:52
Flávio,

Eu fiz uma cotação do custo de se fazer a revisão no paralelo, com valores dos óleos e peças encontrados na internet, e coloquei uma margem de 30% sobre esse preço cotado pra representar a mão de obra.

Por essa metodologia, você vai pagar uns 33% a menos se não fizer a revisão na CCS, o que, ao longo de 36 meses ou 60 mil km, dá uns R$1.114,00 de economia.

Aí a pergunta da decisão é: você acredita que a soma dos problemas que seu carro vai dar até os 36 meses / 60 mil km vai ser maior ou menor que R$ 1.114,00?
Eu acredito que é menor, pois um problema desse valor (algo no motor ou estrutural) já teria sido percebido por mim. Por isso resolvi largar mão da CCS.

----------------------------------

Vou colocar aqui uma tabela com os cálculos. Se quiser a planilha, me manda uma mensagem:

Memória de Cálculo




Km ou Meses



Painel de Controle



10.000
20.000
30.000
40.000
50.000
60.000
70.000
80.000
90.000
100.000



Period. Revisão (Meses)
6



6
12
18
24
30
36
42
48
54
60



Period. Revisão (Km)
10.000


Filtro de Ar

x

x

x

x

x

240,00

Margem Serviço
30%


Filtro de Óleo
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

250,00





Velas de Ignição






x




72,00

Juros


Correia do A/C







x



38,00

Aplicação
0,50%


Correia da Direção







x



38,00

Captação
1,50%


Anel do Cárter
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

50,00





Fluidos











-





Óleo do Motor
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x

1.240,00





Óleo da Transmissão




x




x

132,00





Óleo do Diferencial
x










160,00





Flúido de Freio


x


x


x


90,00























Peças no Paralelo
314,00
202,00
184,00
202,00
220,00
232,00
226,00
278,00
184,00
268,00

2.310,00





Mão de Obra no Paralelo
94,20
60,60
55,20
60,60
66,00
69,60
67,80
83,40
55,20
80,40

693,00





Revisão no Paralelo
408,20
262,60
239,20
262,60
286,00
301,60
293,80
361,40
239,20
348,40

3.003,00























Revisão na Css SZK
461,00
424,00
371,00
424,00
616,00
451,00
1309,00
424,00
831,00
692,00

6.003,00























Diferença Nominal
52,80
161,40
131,80
161,40
330,00
149,40
1015,20
62,60
591,80
343,60

3.000,00























Diferença c/ Rendimento
69,12
205,06
162,51
193,14
383,26
168,40
1110,56
66,46
609,78
343,60

3.311,89





Valor Presente 36 Meses
R$ 1.114,30


















Cotação



Item

Valor (R$)

Qtde
Custo p/ troca (R$)


Filtro de Ar

48,00

1
48,00


Filtro de Óleo

25,00

1
25,00


Velas de Ignição

18,00

4
72,00


Correia do A/C

38,00

1
38,00


Correia da Direção

38,00

1
38,00


Anel do Cárter

5,00

1
5,00










Óleo do Motor

31,00

4
124,00


Óleo da Transmissão

22,00

3
66,00


Óleo do Diferencial

80,00

2
160,00


Flúido de Freio

30,00

1
30,00




Oi Pedro,
Teria como me enviar a planilha com a relação das peças para a manutenção do meu jimny. Como já acabou a garantia, não estou querendo deixar minha grana na concessionária não. flaviohssantos@gmail.com

Obrigado.

Brüner
18/02/2015, 23:12
Opa Flavio, eu moro perto da Marine aqui na Mooca.

Olha já fui lá para realizar o recall do meu Jimny, realmente a mão de obra é bem ruim. Se optar por uma CSS vá na Rakki.

Eu faria apenas a primeira por garantia, pois os primeiros quilômetros serão propensos a problemas.

Então se você seguir o livreto de manutenção, a primeira revisão sai próximo do valor cobrado na CSS, vou citar alguns valores, lembrando que na primeira revisão é recomendado a troca do óleo do diferencial, acredito que de ambos.

- 4 Litros 100% 5W30 R$45,00 cada litro
- Filtro de óleo Fran R$25,00
- Filtro de ar original R$80,00
- 3 Litros de 80W-90 GL5 R$ 45 cada litro
Total: R$420,00 OBS: um valor bem próximo ao da CSS para primeira revisão.

Lembrando o valor dos óleos são um pouco alto, pois me baseio na valor de lubrificantes de primeira linha. Existe mais em conta, porém...

Meu carro eu comprei com 6mil km, a primeira revisão foi feita na CSS RAKKI, listaram a troca do óleo do difencial porém acredito que não foi trocado, pois eu realizei a troca logo quando comprei, com uns 8mil km e tinha muita limalha, é normal, tudo indica que não foi trocado por eles. Então depois dessa, abandonei as revisões, hoje ele está com 15mil e sem nenhum problema.

MATOSWR
19/02/2015, 11:00
Meu jimny só fez a primeira revisão na CCS. troco o oleo na garagem de casa, e sai muito em conta.

4 litros de oleo ipiranga 5w30 ........... 100,00 (25 cada)
1 filtro de oleo fram ..........................12,00
1 filtro de ar (na suzucar com frete) ....74,00

total: 186,00 ( o filtro de ar só troco a cada 15mil) e inspeciono a cada 5 mil sempre que troco o óleo. Assim a troca de oloe sai sempre por uns 112,00 reais.

trocar óleo de diferencial com 10 mil é loucura. ele dura uns 70 mil fácil. a vela do jimny é de iridio, ela dura muiiiiitoo. o meu ta com 90mil km e a vela ta perfeita. elas são projetadas pra durar uns 100mil km.

O mais importantes não é sair trocando coisas, mas inspecionar. No manual do carro tem uma tabela com itens e km, que precisam ser trocados, ou só inspecionado.

se vc faz muita trilha e atravessa alagado, deve sempre inspecionar óleo de diferencial e caixa (tudo depende do uso que você faz do carro)


dicar para quem quer trocar o óleo em casa:

Ferramenta:
Chave boca ou L no. 17
tubo de ferro pra servir de alavanca pra tirar para a chave 17.
Uma bacia baixa pra drenar o óleo.
chave de filtro, modelo pequena, encontra em qualquer loja de ferramenta automotiva ou na internet.
2 garrafas pets de 2l ou mais.

1. coloque o carro num lugar nivelado,
2. posicione uma bacia em baixo do carro, na direção do parafuso que drena o cárter
3. tire o parafuso com o a chave 17. assim que ele sair o óleo vai começar a cair, deixe escorrer.
4. tire o filtro, usando a chave de filtro, deixe escorrer o resto do óleo. deixe por uns 15 minutos pra escorrer bem.
5. coloque o filtro novo com a mão, só apertar firme, não vaza.
6. recoloque o parafuso do cárter. Não precisa apertar muito, use apenas a chave, sem tubo, se apertar muito você esmaga o anel de cobre. (a css troca o anela a cada troca, mas não precisa, o meu é original, e não vaza!!)
5. agora só repor o óleo, pra facilitar use um funil, ou corte um garrafa pet pra usar como funil o gargalo. coloque sempre acompanhando pela vareta, não deve passar o limite máximo (furinho superior)
6 feche, tudo, veja se não esqueceu nada. ligue o carro.
7. se tiver tudo ok. coloque o óleo na garrafa pet, e entregue num posto perto da sua casa. Não joga no rio ou ralo!!

tempo gasto. 30minutos pra fazer com calma. faça num sábado, com calma, assim você vai conhecendo mais seu carro, e o ganhando confiança pra fazer outros trabalhinhos que economizam uma grana. se tiver filho faça com ele, é uma boa oportunidade pra tira-lo do face. rs

Flavio Medeiro
19/02/2015, 11:21
Bom dia,

primeiramente eu gostaria de agradecer a todos pelas respostas, valeu!!

Fazendo um apanhado de tudo que li acabei decidindo fazer a primeira revisão para evitar dor de cabeça pela perda da garantia, no fim das contas, afinal, se eu for fazer o que eles fazem por fora eu acabarei pagando valor próximo a esse, então não muda muito e eu mantenho a garantia, também escolhi fazer na Rakki, li muita coisa ruim da Rakki, principalmente em revisões, mas as poucas vezes em que li coisas positivas também foram da Rakki, então... Não tenho nada contra fazer revisões, mas os caras cobram caro a revisão, poderiam oferecer um reaperto estrutural, uma lavagem, uns agrados que só fariam bem para a imagem da marca e pelo bem do pós venda que é só critica em todo canto da internet e ao contrário além de não fazerem isso, pelo menos até onde eu saiba, ainda não fazem nem o minimo que no caso seria ver as queixas dos proprietários sobre barulhos e afins e resolverem, lamentável, Suzuki merecia equipes melhores aqui no Brasil vestindo sua camisa.

Flávio

MATOSWR
19/02/2015, 11:24
Uma dica final pra qualquer mecânica, ou css. solicite todas as peças que tiraram do carro. assim você terá certeza que foram trocadas e que era realmente preciso.

jorgeffn
19/02/2015, 11:45
Uma dica final pra qualquer mecânica, ou css. solicite todas as peças que tiraram do carro. assim você terá certeza que foram trocadas e que era realmente preciso.

Excelente dica!!!

e Flávio... o pós venda da Suzuki é decepcionante mesmo.... e a marca merecia mesmo uma equipe melhor, aqui no fórum temos inúmeros relatos de vendedores que mal conhecem o Jipinho... não sabem explicar nada, explorar bem o mercado que tem. Eu já fui algumas vezes abordado na rua acerca das qualidades e defeitos do Jimny... com certeza me saí bem melhor que a maioria dos vendedores... uma por ter o carro e gostar.. e outra por tentar ter o mínimo de conhecimento sobre esse "mundo 4x4", coisa que os "consultores de venda" deles não fazem a mínima questão.... uma pena!

e só para comparar pergunte alguém sobre o pós venda da Honda, por exemplo... hehehe


abs!!

Biaaa
19/02/2015, 12:18
Uma dica final pra qualquer mecânica, ou css. solicite todas as peças que tiraram do carro. assim você terá certeza que foram trocadas e que era realmente preciso.

é vero, importante isso... na minha primeira revisão eu recebi os itens de volta... dei uma olhada e jogamos fora lá mesmo...

pedropedreiro
19/02/2015, 13:33
O mais importantes não é sair trocando coisas, mas inspecionar. No manual do carro tem uma tabela com itens e km, que precisam ser trocados, ou só inspecionado.

se vc faz muita trilha e atravessa alagado, deve sempre inspecionar óleo de diferencial e caixa (tudo depende do uso que você faz do carro)



Matoswr, como você faz pra inspecionar o óleo do diferencial e caixa?

Flavio Medeiro
20/02/2015, 12:18
Essa dica de pedir os itens trocados para confirmar é boa mesmo, farei isso. Meu pai não tem o hábito de fazer revisões nos carros dele, uma vez ele levou um carro em uma revenda Fiat para revisão e os caras trocaram peças, esse sempre foi meu medo, trocaram, acredite se quiser, o reservatório de água do limpador de para brisa, o carro era zero, o plastico branquinho, quando pegou de volta tinha um reservatório usado, com aquele plástico já bem amarelado, aff...foi complicado, depois disso ele precisou deixar um GM para revisão e o camarada que estava assessorando ele, funcionário da revenda, deu a dica, do nada, pra ele marcar todos os itens com uma canetinha, fazer marcas pequenas e escondidas, pra evitar dor de cabeça depois porque ele não poderia garantir o que acontecia dentro da oficina...não fez a revisão e nunca mais fez depois disso, e eu de tanto escutar essas histórias acabei abraçando essa idéia e nos meus últimos 3 ou 4 carros eu nunca fiz, quase todos da GM, fiquei cismado, imagina agora que é um carro que eu quis, primeira vez que comprei sem pensar em valor de revenda, se é bom negócio ou não, se tem mercado ou não, comprei porque gosto, imagina o medo de deixar o carro com os caras. Complicado.

Em tempo, Jorgeffn, meu pai teve um Civic, a Honda tem um serviço de revisão express, ou tinha, não sei hoje em dia, vc leva e fica ali do lado, só falta dar palpite, e eu levei o carro dele em algumas revisões dessas, ai vc fica mais tranquilo, e de fato o serviço é diferenciado, inclusive deram uma lavada na época entre outras amenidades que custam pouco e o retorno pra marca é grande.

O ponto ruim é bem esse mesmo, o pessoal organiza eventos bem legais, costumo ir nos Suzuki Days, Track Days e tal e acho a organização massa, muito boa mesmo, dá gosto, o último trackday lá no Velo Cittá foi coisa de primeiro mundo, tudo, organização, estrutura, pessoal super conhecedor do carro, sai de lá apaixonado pela marca e pelo meu carro, orgulhoso de ter um Jimny, da escolha que fiz, aliás orgulhoso de ter um Suzuki porque andei nos Swift que estavam lá pra test drive e é outro monstrinho, muito legal o carro e ai chega na parte do pessoal de vendas, da CCS e o serviço deixa a desejar, e justo ali que é a parte mais fácil, o cara já chega querendo o carro, o cara não chega em uma CCS do nada e escolhe um Jimny, ele já chega determinado e sabendo o que quer, é só falar o que o camarada quer ouvir, e os caras ainda tropeçam, nem conhecem o carro que estão vendendo. Vai entender...

Biaaa
20/02/2015, 13:27
Nossa Flávio, fiquei de cara com esse seu relato... já vi a Fiat fazer besteira em revisões, mas essa foi dose hein.... =/ vou até passar essa orientação de marcar os itens do carro aos amigos que tem, não dá mesmo pra confiar na Fiat...

Esses pontos legais que vc citou são os que faltam aqui em Brasília e/ou centro oeste rsrs! Aqui não tem Suzuki Day, Jimny Day, tinha encontros semanais na css mas tem tempo que não tem mais... e o pessoal aqui sente falta, quer trazer pra cá esses eventos ou a Suzuki incentivar a ida do pessoal a esse eventos em outras regiões, enfim... vamos ver se a css consegue agilizar junto com os suzukeiros daqui...

Flavio Medeiro
20/02/2015, 15:55
Nossa Flávio, fiquei de cara com esse seu relato... já vi a Fiat fazer besteira em revisões, mas essa foi dose hein.... =/ vou até passar essa orientação de marcar os itens do carro aos amigos que tem, não dá mesmo pra confiar na Fiat...

Esses pontos legais que vc citou são os que faltam aqui em Brasília e/ou centro oeste rsrs! Aqui não tem Suzuki Day, Jimny Day, tinha encontros semanais na css mas tem tempo que não tem mais... e o pessoal aqui sente falta, quer trazer pra cá esses eventos ou a Suzuki incentivar a ida do pessoal a esse eventos em outras regiões, enfim... vamos ver se a css consegue agilizar junto com os suzukeiros daqui...


Então, pode ter sido um caso isolado, até acredito que seja, não é possível que seja corriqueiro isso, mas é o tal negócio, traumatiza, quem me pergunta sobre revisão e tal eu falo sobre esse caso, meu pai também sempre fala e tal, hoje ele está diferente, passou bastante tempo, não fica pilhando mais como antes, tudo passa né, mas a mensagem já foi absorvida, confio desconfiando.

Uma pena isso de Brasília, são eventos bem legais viu, aqui em SP a temporada 2015 vai ter 6 eventos aqui em SP, 4 Track Days no VeloCittá, que é muito bom, legal mesmo esse evento e 2 etapas do Suzuki Adventure que agora mudou de nome, agora é Suzuki OffRoad e tem acontecido junto com o Jimny Day, tenta separar pelo menos uma data dessas pra participar, uma no Track Day e outra no Off Road, seria legal.

Abs

leo_queiroz
23/02/2015, 17:46
Pessoal, lendo relatos sobre alguns proprietários que estão ainda no prazo de garantia, não entendi a parte de fazer a primeira revisão na CSS e fazer as outras por conta. Para usufruir da garantia, NECESSARIAMENTE devemos fazer todas as revisão de 6 meses ou 10k na própria CSS, certo? Se fizermos somente a 1ª na CSS e não as demais perdemos a garantia. Vocês acham que vale a pena o risco de perder a garantia por conta desse atendimento ruim e do preço das revisões das CSS?

Eu estou quase na época da minha 1ª revisão. Não tenho notícias sobre a CSS de Ribeirão Preto, mas não espero grandes coisas, porque durante a compra pude notar que os vendedores sabem muito pouco sobre o Jipe. Mesmo a assistência deixou a desejar quando eu tive dúvidas. Portanto, não vou me surpreender se o serviço não for dos melhores, lamentavelmente. Como vocês disseram, a SUZUKI merecia mais comprometimento. Mas a marca não pode se eximir, era obrigação dos Japas fiscalizarem esse serviço! Quando eu olho para a CSS, eu olho para a marca (nada mais natural e condizente com a legislação consumerista). Portanto, um ponto negativo para a CSS é um ponto negativo para a marca!!

Contudo, o que eu não vou admitir é tentarem me passar serviços não previstos na planilha!!

Que papo é esse de que tentam te empurrar um monte de coisas??? Eu comprei o carro com a promessa de que iria seguir uma planilha de revisões pré fixada e NÃO TERIA MAIS NENHUM GASTO!!

Espero realmente gastar apenas com o valor das revisões programadas. O que não está incluso nas revisões são itens que não devo me preocupar agora, como disco, pastilha, etc..

Estou certo? Posso ter alguma surpresa nas primeiras revisões com trocas realmente necessárias e que não estão inclusas na revisão programada?

Obrigado!
Abs.,

jorgeffn
23/02/2015, 20:00
Pessoal, lendo relatos sobre alguns proprietários que estão ainda no prazo de garantia, não entendi a parte de fazer a primeira revisão na CSS e fazer as outras por conta. Para usufruir da garantia, NECESSARIAMENTE devemos fazer todas as revisão de 6 meses ou 10k na própria CSS, certo? Se fizermos somente a 1ª na CSS e não as demais perdemos a garantia. Vocês acham que vale a pena o risco de perder a garantia por conta desse atendimento ruim e do preço das revisões das CSS?



Que papo é esse de que tentam te empurrar um monte de coisas??? Eu comprei o carro com a promessa de que iria seguir uma planilha de revisões pré fixada e NÃO TERIA MAIS NENHUM GASTO!!

Espero realmente gastar apenas com o valor das revisões programadas. O que não está incluso nas revisões são itens que não devo me preocupar agora, como disco, pastilha, etc..

Estou certo? Posso ter alguma surpresa nas primeiras revisões com trocas realmente necessárias e que não estão inclusas na revisão programada?

Obrigado!
Abs.,

Léo... no meu caso eu disse de fazer e primeira revisão, porque acho que realmente depois dos 10k até os 20k (ou os 6 meses após a primeira revisão) o carro não vai dar algum problema que possa ser coberto pela garantia... mas isso é meu ponto de vista...

sobre os itens além da Planilha, no meu caso tentaram empurrar alinhamento e balanceamento, filtro de ar condicionado (vem sem se não me engano), limpeza do sistema de ar condicionado.... e umas outras frescuras que não me lembro.... não era nada como pastilhas essas coisas, mas um tanto de coisinha pequena que dava mais que o dobro do valor da Planilha....


abs!

JimnyRV
23/02/2015, 22:29
O pós-venda da Suzuki é realmente péssimo. Além de inúmeros problemas que já tive, hoje liguei para três concessionárias de SP pra perguntar o preço do parachoque do 4sport antigo e simplesmente não consegui falar com ninguém sobre acessórios!!!! A atendente recebia a ligação e transferia para a parte de peças e tocava até cair a ligação. Com a Rakki, o "vendedor" chegou a atender o telefone, não esperou nem eu falar "bom dia" e disse pra aguardar um minuto - Esperei 5 minutos na linha e tive certeza de que o cara havia esquecido de mim e desliguei. Mas a culpa é da marca/CSS, que contrata funcionários sem preparo e não fornece treinamento.
O que não consigo entender é que gastam uma grana alta com propaganda, eventos (que por sinal, sensacionais), participações em Rally (dos Sertões) e não fazem o básico e mais fácil/barato que é atender o cliente decentemente.

Jorgeffn, o pós-venda da Honda é realmente espetacular! Tive um "old fit" e o carro voltava das revisões igual a um 0km, mesmo fazendo somente o que mandava o manual. Não é a toa que conseguem fidelizar clientes.

leo_queiroz
24/02/2015, 09:29
O pós-venda da Suzuki é realmente péssimo. Além de inúmeros problemas que já tive, hoje liguei para três concessionárias de SP pra perguntar o preço do parachoque do 4sport antigo e simplesmente não consegui falar com ninguém sobre acessórios!!!! A atendente recebia a ligação e transferia para a parte de peças e tocava até cair a ligação. Com a Rakki, o "vendedor" chegou a atender o telefone, não esperou nem eu falar "bom dia" e disse pra aguardar um minuto - Esperei 5 minutos na linha e tive certeza de que o cara havia esquecido de mim e desliguei. Mas a culpa é da marca/CSS, que contrata funcionários sem preparo e não fornece treinamento.
O que não consigo entender é que gastam uma grana alta com propaganda, eventos (que por sinal, sensacionais), participações em Rally (dos Sertões) e não fazem o básico e mais fácil/barato que é atender o cliente decentemente.

Jorgeffn, o pós-venda da Honda é realmente espetacular! Tive um "old fit" e o carro voltava das revisões igual a um 0km, mesmo fazendo somente o que mandava o manual. Não é a toa que conseguem fidelizar clientes.


Como consumidores, é obrigação nossa fazer todas essas reclamações chegarem ao conhecimento da empresa.
No site consta o nº do seguinte SAC 0800 7703380. Se eu tiver um mínimo problema com a CSS certamente eu vou ligar e registrar quantas reclamações forem necessárias.

Realmente não faz sentido nenhum a marca investir tanto em eventos e conceito para tentar angariar seu público alvo e pecar em um quesito tão básico, que é o atendimento e assistência pós venda.

Se todos que eu já vi reclamando das CSS Suzuki Veículos nesse fórum ligassem para o SAC ao menos uma vez, imagino que isso chamaria a atenção da empresa para a qualidade do serviço que estão prestando em seu nome.

Porque, se a empresa conhece essa deficiência e não faz nada a respeito, aí o problema é mais grave. Eu prefiro acreditar que esse não é o caso.

Abs!

JimnyRV
24/02/2015, 12:55
Como consumidores, é obrigação nossa fazer todas essas reclamações chegarem ao conhecimento da empresa.
No site consta o nº do seguinte SAC 0800 7703380. Se eu tiver um mínimo problema com a CSS certamente eu vou ligar e registrar quantas reclamações forem necessárias.

Realmente não faz sentido nenhum a marca investir tanto em eventos e conceito para tentar angariar seu público alvo e pecar em um quesito tão básico, que é o atendimento e assistência pós venda.

Se todos que eu já vi reclamando das CSS Suzuki Veículos nesse fórum ligassem para o SAC ao menos uma vez, imagino que isso chamaria a atenção da empresa para a qualidade do serviço que estão prestando em seu nome.

Porque, se a empresa conhece essa deficiência e não faz nada a respeito, aí o problema é mais grave. Eu prefiro acreditar que esse não é o caso.

Abs!

Leo, a minha parte eu fiz. Liguei para o SAC da SZK e acompanharam o meu problema até o final. E também recomendo o pessoal a fazer o mesmo; O atendimento do SAC é excelente e eles aparentam se importar de verdade com o problema do cliente.

Flavio Medeiro
25/02/2015, 23:13
Apenas atualizando os colegas sobre minha experiência hoje na revisão do Jimny na Rakki, postei este texto no grupo do Jimny lá no Facebook e agora replicando aqui.

Tardeee,

fui hoje levar o meu Jimny na revisão como disse que faria, acabei optando pela Rakki mesmo, que fica beeem longe da minha casa, passando apenas pra dizer que fui muito bem atendido pelo pessoal, não conhecia lá, lugar muito legal, CCS top de linha, Show Room legal completinho, instalações grandes e tudo bem organizado.

Fiz a revisão de 10.000, como de praxe o Paulo que me atendeu, gente fina, me ofereceu alguns extras, alinhamento, lubrificações e tal, mas preferi não fazer nada fora da revisão, não houve insistência, no final ficaria uns quase R$ 800,00.

Deixei o carro exatamente na hora marcada, 10 horas, o carro foi recolhido umas 10 e vinte e enquanto isso fiquei dando uma sapeada pela loja, vi que o SX4 que fez a volta rápida do último track day estava lá, todo mexido, quem foi no evento sabe do carro, vi alguns Swift que acho que são os de test drive dos eventos também.

Fui abordado pelo Flávio Abrusio Consultor de vendas da marca e Diretor de provas de N categorias em todos os cantos, cara gabaritado e profundo conhecedor de automóveis principalmente Mitsubishi e Suzuki e de tudo que envolve este universo de automobilismo, acabou fazendo companhia pra mim pelas 2 horas seguintes.

Me mostrou toda CCS, oficina e tudo mais, me apresentou bastante gente dos "bastidores", desde engenheiro até mecânicos, me mostrou um lançamento da marca que vai sair logo mais, SX4 S-Cross, bem legal o carro, top demais, conheci o pessoal que está retrabalhando o Jimny do Rally dos Sertões, a base dos caras é ali, são os mesmos carros da primeira vez e foram responsáveis também pelos carros do desafio dos 100.000 Kms, os carros dos Sertões estavam lá, vi um deles desmontado e recebendo tratamento especial da equipe que cuida dessa parte, conversei com eles que apesar de suspeitos foram só elogios pro carro, considerando que cuidaram do carro no Rally dos Sertões e dos 100.000, entender eles entendem muito, disseram que não precisaram fazer nada no carro, estava inteiro apesar de toda pancadaria, legal ver esse pessoal trabalhando e mexendo no carro, chassi separado da carroceria e motor, tudo separado e sendo preparado, quem vê a simplicidade do carro ali desmontado, tudo simples só que superdimensionado, se o camarada for usar o carro só pra ir ao Shopping tem carro pra 100 anos, bem legal, oficina bem limpa e organizada com tudo que tem direito, funilaria, instalação de acessórios, tudo, espaço enorme também este da oficina.

O Luiz Rosenfeld presidente da marca também estava por lá, ele tem um Jimny prata que fica por ali, mastigado por trilhas com pneus especiais, maiores, bem judiadinho, carro de quem faz trilha de verdade, nível extreme e um Swift que ele usa pra circular, legal isso, veste a camisa de verdade eu mesmo nem sabia que ele curtia fazer trilha pesada.

Enfim, o tempo acabou passando rápido mas deu tempo ainda de conhecer em detalhes o Suzuki Swift R, já conhecia mas agora vi de perto, com calma, baita carro também, no fim, não entendi ainda porque, fui pagar a revisão e o Paulo me cobrou R$ 410,00 e eu achei que era 461,00, e ainda deram uma ducha, simples, não foi lavagem, a lavagem era R$ 30,00 mas quebrou um galhão, tava daquele jeito, esse Paulo que me deu atendimento na Oficina foi bem prestativo e solicito também em todo atendimento.

Eu tinha minhas dúvidas sobre revisões e comentei aqui com vcs e no site 4x4 Brasil, não pela Suzuki, mas no geral, qualquer marca, mas desta vez, pelo menos desta vez, a Suzuki Rakki mostrou que tem um atendimento diferenciado, pessoal muito gente boa e atencioso, recomendo de verdade, não pelo desconto, se é que foi um desconto e nem pela lavagem que foi um plus, um agrado muito válido, mas pelo geral, por tudo, inclusive pelo pessoal que trabalha lá e que conheci hoje pelas duas horas que passei por lá.

PS: Como nem tudo são flores, pela manhã indo pra lá, um motoboy, sempre eles, nada contra a classe, mas sempre eles com toda sua pressa, passou no corredor da Radial Leste, não viu ninguém na frente e levou no peito uns 3 motoqueiros e o sortudo aqui que estávamos todos parados no semáforo e eu do lado, inacreditável, em 1000 kms de radial leste ele me achou, mirou no amarelo e o meu carro que até então estava perfeito, do jeito que veio ao mundo, ganhou um descascado e um amassadinho na porta, o desconto que ganhei na CCS vai pra mão do meu funileiro, cobrar do motoboy? hahaha melhor deixar pra lá.

Abraço.

ESTEBAN
26/02/2015, 12:41
Apenas atualizando os colegas sobre minha experiência hoje na revisão do Jimny na Rakki, postei este texto no grupo do Jimny lá no Facebook e agora replicando aqui.

Tardeee,

fui hoje levar o meu Jimny na revisão como disse que faria, acabei optando pela Rakki mesmo, que fica beeem longe da minha casa, passando apenas pra dizer que fui muito bem atendido pelo pessoal, não conhecia lá, lugar muito legal, CCS top de linha, Show Room legal completinho, instalações grandes e tudo bem organizado.

Fiz a revisão de 10.000, como de praxe o Paulo que me atendeu, gente fina, me ofereceu alguns extras, alinhamento, lubrificações e tal, mas preferi não fazer nada fora da revisão, não houve insistência, no final ficaria uns quase R$ 800,00.

Deixei o carro exatamente na hora marcada, 10 horas, o carro foi recolhido umas 10 e vinte e enquanto isso fiquei dando uma sapeada pela loja, vi que o SX4 que fez a volta rápida do último track day estava lá, todo mexido, quem foi no evento sabe do carro, vi alguns Swift que acho que são os de test drive dos eventos também.

Fui abordado pelo Flávio Abrusio Consultor de vendas da marca e Diretor de provas de N categorias em todos os cantos, cara gabaritado e profundo conhecedor de automóveis principalmente Mitsubishi e Suzuki e de tudo que envolve este universo de automobilismo, acabou fazendo companhia pra mim pelas 2 horas seguintes.

Me mostrou toda CCS, oficina e tudo mais, me apresentou bastante gente dos "bastidores", desde engenheiro até mecânicos, me mostrou um lançamento da marca que vai sair logo mais, SX4 S-Cross, bem legal o carro, top demais, conheci o pessoal que está retrabalhando o Jimny do Rally dos Sertões, a base dos caras é ali, são os mesmos carros da primeira vez e foram responsáveis também pelos carros do desafio dos 100.000 Kms, os carros dos Sertões estavam lá, vi um deles desmontado e recebendo tratamento especial da equipe que cuida dessa parte, conversei com eles que apesar de suspeitos foram só elogios pro carro, considerando que cuidaram do carro no Rally dos Sertões e dos 100.000, entender eles entendem muito, disseram que não precisaram fazer nada no carro, estava inteiro apesar de toda pancadaria, legal ver esse pessoal trabalhando e mexendo no carro, chassi separado da carroceria e motor, tudo separado e sendo preparado, quem vê a simplicidade do carro ali desmontado, tudo simples só que superdimensionado, se o camarada for usar o carro só pra ir ao Shopping tem carro pra 100 anos, bem legal, oficina bem limpa e organizada com tudo que tem direito, funilaria, instalação de acessórios, tudo, espaço enorme também este da oficina.

O Luiz Rosenfeld presidente da marca também estava por lá, ele tem um Jimny prata que fica por ali, mastigado por trilhas com pneus especiais, maiores, bem judiadinho, carro de quem faz trilha de verdade, nível extreme e um Swift que ele usa pra circular, legal isso, veste a camisa de verdade eu mesmo nem sabia que ele curtia fazer trilha pesada.

Enfim, o tempo acabou passando rápido mas deu tempo ainda de conhecer em detalhes o Suzuki Swift R, já conhecia mas agora vi de perto, com calma, baita carro também, no fim, não entendi ainda porque, fui pagar a revisão e o Paulo me cobrou R$ 410,00 e eu achei que era 461,00, e ainda deram uma ducha, simples, não foi lavagem, a lavagem era R$ 30,00 mas quebrou um galhão, tava daquele jeito, esse Paulo que me deu atendimento na Oficina foi bem prestativo e solicito também em todo atendimento.

Eu tinha minhas dúvidas sobre revisões e comentei aqui com vcs e no site 4x4 Brasil, não pela Suzuki, mas no geral, qualquer marca, mas desta vez, pelo menos desta vez, a Suzuki Rakki mostrou que tem um atendimento diferenciado, pessoal muito gente boa e atencioso, recomendo de verdade, não pelo desconto, se é que foi um desconto e nem pela lavagem que foi um plus, um agrado muito válido, mas pelo geral, por tudo, inclusive pelo pessoal que trabalha lá e que conheci hoje pelas duas horas que passei por lá.

PS: Como nem tudo são flores, pela manhã indo pra lá, um motoboy, sempre eles, nada contra a classe, mas sempre eles com toda sua pressa, passou no corredor da Radial Leste, não viu ninguém na frente e levou no peito uns 3 motoqueiros e o sortudo aqui que estávamos todos parados no semáforo e eu do lado, inacreditável, em 1000 kms de radial leste ele me achou, mirou no amarelo e o meu carro que até então estava perfeito, do jeito que veio ao mundo, ganhou um descascado e um amassadinho na porta, o desconto que ganhei na CCS vai pra mão do meu funileiro, cobrar do motoboy? hahaha melhor deixar pra lá.

Abraço.

Faço as revisões na Rakki e confirmo o bom atendimento, professional.
abs

marceldan
19/09/2015, 22:07
Uma dica final pra qualquer mecânica, ou css. solicite todas as peças que tiraram do carro. assim você terá certeza que foram trocadas e que era realmente preciso.

Boa noite MatosWR
Uma vez eu pedi para o mecânico para ele guardar as peças trocadas para mim, e ele me respondeu: se vc quiser peças velhas tenho uma caixa delas ali no porão. Eu entendi que ele poderia me cobrar o que quisesse e me dar uma das peças da caixa dele. Nunca mais voltei lá.

MFUJIKAWA
22/09/2015, 23:14
Faço as revisões na Rakki e confirmo o bom atendimento, professional.
abs

Rapaziada....sobre a Salocar em Alphaville? Algum relato positivo ou negativo?

ddiegooo
25/02/2016, 16:10
Alguém sabe com quantos km eu tenho que trocar a Polia Tensionadora da Correia e onde eu posso encontrar fora da CSS?

Laranjinha
26/04/2016, 09:56
Bom dia pessoal,
está chegando a hora do meu Jimny fazer sua primeira revisão. Li todos os relatos do tópico e fiquei tentado a fazer a primeira revisão na Via Natsu.
Minha experiência com eles foi muito traumática, logo após a compra. Eles agiram de má fé comigo, mas isso é assunto para outro tópico.
Essa semana agendarei a revisão e após o serviço feito eu volto para relatar minha impressão.

Abraço a todos

guimajc
26/04/2016, 12:00
Bom dia pessoal,
está chegando a hora do meu Jimny fazer sua primeira revisão. Li todos os relatos do tópico e fiquei tentado a fazer a primeira revisão na Via Natsu.
Minha experiência com eles foi muito traumática, logo após a compra. Eles agiram de má fé comigo, mas isso é assunto para outro tópico.
Essa semana agendarei a revisão e após o serviço feito eu volto para relatar minha impressão.

Abraço a todos

Se seu carro ainda estiver na garantia, por precaução, é melhor ir na concessionária... Agora, se já saiu da garantia, vale mais a pena levar em um mecânico de confiança...

dangerous666
09/06/2016, 22:13
Prezados,

Tenho um Jimny 2013 e no final do ano ele completa 3 anos de uso. Até o momento, vinha conseguindo aturar os exorbitantes valores cobrados na CSS local, até que chegando na época da 5ª revisão, a pancada me fez pensar 2x. Rodo pouco no carro (16.000 km totais), e praticamente não faço trilhas.

Decidi, então, não fazer essa 5ª revisão na CSS, uma vez que ela só me "garante" mais 6 meses de garantia, que se encerra em dezembro. Nesse próximo semestre vou rodar ainda menos no carro, então acho que seria mais vantajoso investir essa grana da revisão em uma benfeitoria.

Sendo assim, diante do meu perfil de uso, vocês acham que eu devo seguir à risca e manter a mesma cadência de revisões (a cada 6 meses) prevista no manual de manutenção, mesmo sabendo que eu não chego rodar 6.000 km a.a. e praticamente não faço trilha (no max. 2 ou 3 passeios num ano)? Se não, vocês teriam como me indicar algum plano de manutenção alternativo mais adequado para o meu caso ?

Grato!

guimajc
09/06/2016, 23:51
Prezados,

Tenho um Jimny 2013 e no final do ano ele completa 3 anos de uso. Até o momento, vinha conseguindo aturar os exorbitantes valores cobrados na CSS local, até que chegando na época da 5ª revisão, a pancada me fez pensar 2x. Rodo pouco no carro (16.000 km totais), e praticamente não faço trilhas.

Decidi, então, não fazer essa 5ª revisão na CSS, uma vez que ela só me "garante" mais 6 meses de garantia, que se encerra em dezembro. Nesse próximo semestre vou rodar ainda menos no carro, então acho que seria mais vantajoso investir essa grana da revisão em uma benfeitoria.

Sendo assim, diante do meu perfil de uso, vocês acham que eu devo seguir à risca e manter a mesma cadência de revisões (a cada 6 meses) prevista no manual de manutenção, mesmo sabendo que eu não chego rodar 6.000 km a.a. e praticamente não faço trilha (no max. 2 ou 3 passeios num ano)? Se não, vocês teriam como me indicar algum plano de manutenção alternativo mais adequado para o meu caso ?

Grato!

Danderous, se fosse meu jimny, e rodando pouco, eu não levaria na CCS. Veja o que recomenda o manual, e leve em um mecânico de confiança. O meu é 2009/2010 e está com 70 mil km e está show. O seu então... é zero km!

NelsonB
18/07/2016, 19:56
Pra quem for trocar o fluido de freio, descobri essa gracinha de DOT 4, por metade do da Mobil, usado no Jimny. A ATE é do Grupo da Continental, peguei na loja da Continental na Av Sertório (Porto Alegre), R$15 pila cada lata. Pelos parâmetros, é superior ao Mobil.
532770

Brüner
19/07/2016, 21:14
Nelson esse fluido de freio é ótimo, se vc comparar o o ponto de ebulição dele com o Varga DOT 5 verá que são iguais, porém o da ATE custa bem menos!
Eu uso ele no Jimny desde de ano passado quando descobri!


Pra quem for trocar o fluido de freio, descobri essa gracinha de DOT 4, por metade do da Mobil, usado no Jimny. A ATE é do Grupo da Continental, peguei na loja da Continental na Av Sertório (Porto Alegre), R$15 pila cada lata. Pelos parâmetros, é superior ao Mobil.
532770

Laranjinha
19/04/2017, 09:03
Bom dia pessoal.
Meu Laranjinha está chegando na terceira revisão e já estou pensando em fazê-la fora da ccs. A primeira eu paguei na ccs e a segunda eu ganhei de cortesia.

Jorge, você disse num post anterior que tem um mecânico de confiança em BH

... depois só no mecânico que já conheço a anos e sempre revisou meus 4x4...


abs!

Você poderia me passa o contato desse mecânico?

Abraço

jorgeffn
19/04/2017, 12:36
Bom dia pessoal.
Meu Laranjinha está chegando na terceira revisão e já estou pensando em fazê-la fora da ccs. A primeira eu paguei na ccs e a segunda eu ganhei de cortesia.

Jorge, você disse num post anterior que tem um mecânico de confiança em BH


Você poderia me passa o contato desse mecânico?

Abraço

Opa.... eu levo meu carro no Léo Offroad, fica no B. Santa Branca, região da Pampulha... o telefone de lá: 34545481
converse com a Érica, caso opte por levar lá e agende. Uma amiga que tem um Jimny e sempre havia feito revisões na Css notava um barulho constante no Jimny, e que a Css nunca resolveu, lá no Léo viram que as mangueiras do vácuo estavam mal conectadas e ficavam "batendo"... esse é só mais um exemplo que vejo do serviço prestado pela Css... essa mesma amiga teve desgaste prematuro dos pneus fazendo alinhamento e balanceamento nas revisões, depois descobriu que as rodas dianteiras estavam empenadas.

agora, tem outros mecânicos bons de Suzuki em BH, depende da região que você está, outros dois que eu indicaria é a Minas Motors (Edmur ) 31210580 fica no Santo André, e o Caymme que é um mecânico de 4x4 que agora está no Jardim Canadá... não tenho o telefone dele, mas consigo aqui... daqui a pouco posto...
o telefone do Caymme 998911170

abs!

Laranjinha
20/04/2017, 08:23
Valeu Jorge!!

Eu já estive no Léo off road uma vez para fazer o balanceamento. Vou levar ele lá para fazer a revisão.

Abraço

jorgeffn
20/04/2017, 12:14
Valeu Jorge!!

Eu já estive no Léo off road uma vez para fazer o balanceamento. Vou levar ele lá para fazer a revisão.

Abraço

A oficina mudou de lugar viu.... está na rua Monte Castelo 167, Santa Branca.... logo após o Viaduto que atravessa a Pedro I....

abs!

Georgeamaro
25/12/2018, 22:43
Glr.. tenho um jimny com 6.500km e o vendedor da ccs flw p trocar o óleo com 5000km, mas a primeira revisão dos 6 meses será daqui a um mês, duvida: melhor trocar logo oleo ou esperar revisão?

NelsonB
26/12/2018, 12:31
George,

a troca a cada 5mil, é par aquem faz uso severo (como o anda e para das gandes cidades). Se for seu caso, e se vc for rodar muito neste mês....se não, aguarde.
abraço
Nelson



[
=Georgeamaro;2495046]Glr.. tenho um jimny com 6.500km e o vendedor da ccs flw p trocar o óleo com 5000km, mas a primeira revisão dos 6 meses será daqui a um mês, duvida: melhor trocar logo oleo ou esperar revisão?[/QUOTE]

Eliass
18/07/2019, 01:08
E a limpeza do sistema de combustível precisa fazer com quantos km?

Leo BA
18/07/2019, 13:01
E a limpeza do sistema de combustível precisa fazer com quantos km?

Olá Elias!

Não ficou claro pra mim o que você chama de limpeza do sistema de combustível, mas a única recomendação quanto a isso, caso tudo esteja funcionando bem, é a troca do elemento filtro de combustível, que fica dentro do tanque, aos 200.000 Km.
Troquei este filtro, sem necessidade, aos 150.000 Km. Estava perfeito!
Eventualmente uma limpeza no corpo de borboleta cai bem, mas só se o carro estiver dando mostras de algo anormal.
Uma limpeza no sensor de massa de ar (MAF) também cai bem.
Boa sorte!

NelsonB
19/07/2019, 20:37
Pois é, eu já vi caso que foram bulir nisso e quebrou, aumentando o custo. Agora, dependendo da gasolina que entre no seu carro, pode ser necessário fazer até bem antes, pq tem cada posto por ai, que é palhaçada. Boa sorte!
braços

E a limpeza do sistema de combustível precisa fazer com quantos km?