Ver Versão Completa : Ponta de eixo, não aguento mais !!!
Dirceu D.Jr.
29/01/2006, 23:07
Ó GURUS DO OFF ROAD ME AJUDEM !!
Pessoal, tenho uma c15 feita pela engesa pro EB, é uma viatura muito boa, mas tô sofrendo com a quebra das pontas de eixo da tração dianteira, acho que este tipo de eixo é sub dimensionado pelo tamanho/peso/potência desta viatura.
Pra ajudar um pouco no raciocínio, ela tá equipada com um motor Q20B turbo, pneus 265/75/16 do geninho e cambio original dela que deve ser o mesmo da toyota 4m e caixa de transferencia/reduzida da engesa, o diferencial é o mesmo da c10, só que no dianteiro tem as pontas de eixo e cruzeta igual do cj 10 estrias, diz um colega de trilha que é do canela fina.
ALL que faço ????
Martin Melcop
30/01/2006, 06:38
Já pensou em comprar as pontas de eixo reforçadas da Ensimec?
O seu eixo é o Dana 44?
lucas felipe
30/01/2006, 07:53
concordo com o martin melcop...
coloque 2 dana 44 de rural reforce ensimec e mande bala...
[]'s
Dirceu D.Jr.
30/01/2006, 09:05
Já pensou em comprar as pontas de eixo reforçadas da Ensimec?
O seu eixo é o Dana 44?
Como fico sabendo se é dana 44 ou igual ??? a marca dele é braseixo mas já me disseram que a dana comprou...
Martin Melcop
30/01/2006, 09:29
Dirceu,
leve ao seu mecânico que ele vai saber se é.
Acredito que seja Dana sim.
Quanto a Ensimec, fala com o usuário Leovalle ele é representante da Ensimec
[]´s
Elmer_Jeep
30/01/2006, 10:44
Olha a cara desse diferencial, não tem nada de Dana :discordo: :parede: :roll:
Se quiser reforçar os semi eixos(kit Trex Bone) vai ter que pedir sob encomenda pra esse diferencial ae. :wink:
[]'s
Dirceu D.Jr.
30/01/2006, 12:36
Olha a cara desse diferencial, não tem nada de Dana :discordo: :parede: :roll:
Se quiser reforçar os semi eixos(kit Trex Bone) vai ter que pedir sob encomenda pra esse diferencial ae. :wink:
[]'s
É, eu desconfiava, é braseixo, o mesmo da c10. Tem alguma referencia onde posso encomendar??
Eu tava pensando, se for os semi-eixos do canela fina, nem os jipes que são mais leves não guentavam... mudaram o munhão para poder reforçar as crezetas, imagina minha mastodonta...
Elmer_Jeep
30/01/2006, 12:53
Dirceu D.Jr., o kit Trex Bone é fabricado pela ENSIMEC, são feitos p/ Jeep, Rural e F75 mas entra em contato com eles www.ensimec.com ou procura o LeoValle ou o Franco aqui pelo fórum pra ver a possibilidade e o valor pra fazer essas da tua C15.
[]'s
Braseixos tem péssima fama, pergunte a qualquer Opaleiro que entenda do assunto e gosta de pisar fundo ... Ao que sei, Braseixos é a 2ª linha da Dana ... :roll:
Dirceu D.Jr.
30/01/2006, 21:17
Segue fotos das maledetas... :parede:
rural4x4
30/01/2006, 22:07
Esse eixo ai é uma mistura de braseixo(coroa e pinhao) e Dana (pontas)o que ocorre é que ele tem duas pontas externas de willys de cada lado, ligadas atraves de uma luva a um semi-eixo Braseixo que se encaixa na caixa satelite Braseixo, as picapes, C20 4x4 da Engesa mais modernas, usam um sistema semelhante, so que todo ele é Dana.
Dirceu D.Jr.
30/01/2006, 22:40
Esse eixo ai é uma mistura de braseixo(coroa e pinhao) e Dana (pontas)o que ocorre é que ele tem duas pontas externas de willys de cada lado, ligadas atraves de uma luva a um semi-eixo Braseixo que se encaixa na caixa satelite Braseixo, as picapes, C20 4x4 da Engesa mais modernas, usam um sistema semelhante, so que todo ele é Dana.
Com certeza sua definição é correta, mas com posso melhorar a resistencia dessas pontas?? no mês passado quebrou as do lado esquerdo igual as que quebraram agora, exatamente no mesmo lugar, será que não é material mole demais ???
equipeminas4x4
31/01/2006, 13:29
Dirceu,
É uma mistura de material porcaria com cruzeta pequena. Isso ae num tem muita salvação não. Tenho um reforço de solda com cruzeta maior no meus semi-eixos de Rural. É uma puta gambi, mas tá aguentando pneus 37" em uso extremo. O ideal mesmo é o kit da ENSIMEC, mas como seu diferencial não é dana, acho q meio complicado o Franco ter isso.
Pode ser q seja uma solução, só não sei onde postei as fotos da gambiarra.
[]´s
Oi Dirceu, pode ser que o problema seja mesmo a cruzeta que quebra e ai quebra todo o resto.
Parece que vão fabricar cruzetas reforçadas para os eixos de Dana 44 de rural e similares, mas ainda não tem a venda.
equipeminas4x4
01/02/2006, 09:51
Não tem como saber o q quebra antes nas pontas de eixo de Rural, até pq quando desmonta, tá tudo quebrado, inclusive a cruzeta.
Eu não me arrisco a dizer q trocando a cruzeta resolve.
[]´s
Elmer_Jeep
02/02/2006, 13:25
Bom, esses dias apareceu um eixo desse poraqui com o mesmo problema, a solução "home made" foi implantar bolotas de munhão, carcaças, manga de eixo, cubos de roda e semi eixos com homocinética tudo retirado de um eixo band dianteiro. Esquema conhecido, testado e aprovado no Prateado :wink:
[]'s
Que beleza, Elmer :concordo:
Isso relamente ajuda muito, pode-se até usar todo resto da Toyota, como cubo, rolamentos, Roda Livre, freio a disco, etc, ja que se for Chevrolet antigo, usa seis prisioneiros de roda como a Toyota, com distancias idênticas.
Dai, para completar, só falta usar duas homocinèticas e dois semi-eixos (ai sob medida) com a estria apropriada. Algo me lembra de ter contado 28 estrias nas pontas do dif da Braseixos, mas não tenho mais certeza. Mas tudo tem solução e esta opção do Elmer é muito interessante e economicamente viável. :D :D
Os semi-eixos, bom, esses podem ser fabricados no padrão T-RexBone. Falta somente definir muito bem as dimensões, ou mais facil, enviar o dif semimontado pra fabrica e deixa-la por duas semanas,Ok??
Dirceu D.Jr.
03/02/2006, 10:15
Dirceu,
É uma mistura de material porcaria com cruzeta pequena. Isso ae num tem muita salvação não. Tenho um reforço de solda com cruzeta maior no meus semi-eixos de Rural. É uma puta gambi, mas tá aguentando pneus 37" em uso extremo. O ideal mesmo é o kit da ENSIMEC, mas como seu diferencial não é dana, acho q meio complicado o Franco ter isso.
Pode ser q seja uma solução, só não sei onde postei as fotos da gambiarra.
[]´s
Marcel, mas vc viu a foto do fresado?? eu nunca tinha visto isso, a ponta torceu mas não quebrou.. falta de têmpera??
Elmer_Jeep
03/02/2006, 10:22
Isso relamente ajuda muito, pode-se até usar todo resto da Toyota, como cubo, rolamentos, Roda Livre, freio a disco, etc, ja que se for Chevrolet antigo, usa seis prisioneiros de roda como a Toyota, com distancias idênticas.
Exatamente, foi tudo retirado de um eixo dianteiro band e aos poucos esses componentes estão sendo instalados nesse Braseixos.
Dai, para completar, só falta usar duas homocinèticas e dois semi-eixos (ai sob medida) com a estria apropriada. Algo me lembra de ter contado 28 estrias nas pontas do dif da Braseixos, mas não tenho mais certeza. Mas tudo tem solução e esta opção do Elmer é muito interessante e economicamente viável. :D :D
Pois é, essa coisa tem 28 estrias mesmo e foram implantadas(solda) nos semi eixos toyota :? Sei que não é a solução ideal mas é o que está ao meu alcance :wink:
Os semi-eixos, bom, esses podem ser fabricados no padrão T-RexBone. Falta somente definir muito bem as dimensões, ou mais facil, enviar o dif semimontado pra fabrica e deixa-la por duas semanas,Ok??
Essa é a dica que passei pro Dirceu criador desse tópico.
Quem sabe na próxima eu encomendo os semieixos by Ensimec. :pensativo:
[]'s
Dirceu D.Jr.
03/02/2006, 10:26
Franco, e quanto custaria essa brincadeirinha???
Marcos Arcosy
03/03/2006, 15:23
Desculpe a ignorância :mrgreen: mais não seria mais viável comprar dois eixos de Rural DANA 44, em um Desmanche e adaptar na C15 :?:
No eixo dianteiro, você colocaria um T-RexBone padrão para esse eixo e resolveria o problema :pensativo:
Abraços,
Dirceu D.Jr.
30/04/2006, 22:21
Quebrou de novo... Elmer, se eu soldar o munhão da toyota, como faço com as pontas de eixo ??? as minhas são duas de cada lado exatamente iguais, são 10 estrias como as do jeep canela fina, cruzeta pequena, uma vai no cubo a outra entra pra dentro e encaixa em uma luva que vai até o diferencial, e aí, como vou mudar tudo ??? :parede:
Elmer_Jeep
02/05/2006, 09:32
irmão, daqui a pouco te respondo, viajei sexta passada e to chegando hoje, vou arrumar a bagunça aqui e mais tarde escrevo.
[]'s
leopoldo
03/05/2006, 12:14
Dirceu,
vc coloca não só o munhão da toyota mas TUDO.
inclusive a homocinética, que é bem mais resistente que a ponta da DANA, mas não é indestrutível.
complementando as informações:
O eixo da sua foto é Braseixos.
Embora a Albarus e depois a DANA-Albarus tenha comprado, ainda era projeto braseixos.
Não é DANA 44
É igual às da linha Chevrolet da época.
O torque é constante ao longo do eixo e a torção da ponta é normal e previsível. Indica onde (Torque / Área da seção) resistente foi maior e lógico; lá é mais fino, portanto mais fraco.
O material do eixo é duro por fora e mole por dentro para não quebrar que nem vidro.
Está correto para o projeto original e não para a sua aplicação, onde é muito fraca.
A alternativa mais barata é colocar o kit toyota mesmo.
Ou arrumar um kit 4x4 DANA 60 (dianteiro e traseiro)
Elmer_Jeep
03/05/2006, 12:40
Dirceu, na página anterior tem uma pequena explicação sobre como são adaptados os semi eixos.
Lembrando que: vc precisa de um eixo dianteiro band praticamente completo pra retirar os componentes e implantar nesse braseixos como fiz aqui.
Tem um tópico que fala sobre semi eixos emendados(vou procurar), é isso que deve ser feito, dos semi eixos originais vc vai aproveitar apenas a estria(28E) que encaixa nas planetárias e implantar nos semi eixos toyota(30E) aproveitando as homocinéticas e eliminando todas aquelas conexões do sistema original...
Assim q eu tiver mais tempo aqui vou tentar explicar melhor.
Ainda tenho algumas fotos de quando terminei o eixo da pagina anterior.
[]'s
Dirceu D.Jr.
15/05/2006, 22:21
{Tem um tópico que fala sobre semi eixos emendados(vou procurar), é isso que deve ser feito, dos semi eixos originais vc vai aproveitar apenas a estria(28E) que encaixa nas planetárias e implantar nos semi eixos toyota(30E) aproveitando as homocinéticas e eliminando todas aquelas conexões do sistema original...
Assim q eu tiver mais tempo aqui vou tentar explicar melhor.
Ainda tenho algumas fotos de quando terminei o eixo da pagina anterior.}
Elmer, a luva que está dentro da carcaça que recebe esta ponta de eixo de "10" estrias continua e uso o fresado das ponta que quebraram para soldar nas de toyota, ou sai luva e tudo e recebe todo o resto da toy?
Desculpe a santa ignorancia.... hehehe
O Leopoldo sugerio colocar 2 eixos DANA 60, que bixo que usa isso???
Abs Dirceu
Dianteiro se alguem usa aqui no Brasil são as novas F-250 4x4 e as Dodge RAM. Não sei porque acho que vai ficar bem salgado o preço...
Elmer_Jeep
16/05/2006, 12:19
Dirceu D.Jr., dá uma lida nesse tópico aqui.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15499
Como eu disse antes, o certo é mandar fazer um par de semi-eixos... esse lance de usar peças da band é uma alternativa em segundo plano. Aí tudo depende do seu bolso.
Assim q possível eu posto mais informações;
[]'s
Dirceu D.Jr.
17/05/2006, 16:51
Elmer lí o tópico, interessante, acho que consigo fazer por aqui, vou trocar uma ideia com meu mecanico...
Brigadão
Elmer_Jeep
17/05/2006, 17:13
é outro detalhe q esqueci de falar, se vc for mandar fazer necessita de um bom mecanico e também os serviços de uma tornearia.
Se precisar mais dicas pergunte.
1 abraço.
Dirceu D.Jr.
17/05/2006, 17:18
OK, torneiro eu tenho um muito bom aqui...
Obrigado Elmer
Eduardo Velo
18/05/2006, 11:38
Alguém do forum sabe como é a ponta de eixo da F250 4x4 e como funciona o engate de tração ??
http://www.diarioweb.com.br/noticias/imp.asp?id=77638
Kerosene
19/05/2006, 08:06
BOM DIA PESSOAL....
EU ACREDITO QUE A MELHOR OPÇÃO É A FABRICAÇÃO MESMO....
METE UM 4140, LEVA ELE NUNS 58 ROCKWEL C E QUERO VER ...
CÊ NUM ACHA LEOPOLDO ?
A CRUZETA QUE TÁ NA FOTO É SPICER... IMPORTADA.... E NÃO ACREDITO QUE SEJA ELA NÃO.....
OUTRA COISA QUE É CRONICA NESSE EIXO ... É QUE SUA VEDAÇÃO É UMA MEERD..... SE PARAR DE LADO NUMA POÇA... ENCHE TUDO DE BREJO E AGUA.....
ISSO PODE TÁ AJUDANDO A ACABAR COM TUAS CRUZETAS....
EMBUCHA A CARCAÇA PRA DIMINUIR A FOLGA DO RETENTOR NA PONTA DA CARCAÇA... QUE O CONJUNTO DE LUVAS DEIXA O SISTEMA COM MUITO MOVIMENTO.... E OVALIZA O RETENTOR INDO TUDO PRO ESPAÇO....
ESSE PRA MIM É O PIOR PROBLEMA DESSE CONJUNTO, MAS FÁCIL DE RESOLVER....
O DIRCEU... CÁ ENTRE NÓS..... Ô EIXINHO SEM VERGINHA ESSE..... PELA TORÇÃO QUE ELE TEVE NA ESTRIA... TAVA MOLE DEMAIS.....
ABRAÇO A TODOS...