Conectar

Ver Versão Completa : Reforma CJ3A 52 Gasparzinho

nilson flavio
21/01/2015, 18:40
Tenho este Jeep a cerca de 18 anos, foi o meu primeiro carro. Como era o único carro que tinha, era com ele que eu participava de passeios, casamento, faculdade, viagens, supermercado, trabalho....etc

Este jeep é a minha cobai de modificações, nestes 18 anos comigo ja se passou por 3 motores de opala (2 gasolina e um alcool), cambio 3 marchas original, cambio 4 marchas do maverick, caixa de direção maverick. pneu ja passou 750 16, 255 75 15 do botta pneus, 265 75 16 mamute pneus e por ai vai as adaptações.

Bem depois de tanto tempo resolvi primeiro da uma atualizada na mecânica:
motor Ap 2.0 gasolina, carburado 3E, bobina MI;
cambio chevette 5 marchas;
direção hidráulica santana;
pedaleira suspensa;
caixa reduzida com rolamento cônico no lugar do pino chorão;
suspensão Toyota;
freio a disco nas 4;
kichut 265 75 16;
radiador com as caixas de Toyota, maior refrigeração;

Esta era a cara que ele tinha antes da segunda fase de reforma.

nilson flavio
21/01/2015, 19:31
Nesta segunda faze de adaptaçoes eu ja parti mais para a funilaria. Tomado a decisão de reforma total parti pra cima com a lixadeira e alicate de corte :)

nilson flavio
21/01/2015, 19:41
Com o jeep depenado parcialmente, resolvi alonga o chassis dele em 20 cm.
Ai sim veio a parte mais legal da depenação.....rss
Tirei do chassis todas as travessas e feito novas e tbm reposicionado.
Como eu ja tinha em mente colocar o tanque de combustivel em baixo dele ja foi deixando o local mais limpo possivel.
Tambem fiz o reforço por dentro do chassis, tirei toda a chapa que fecha ele, o chamado cinta o chassis, fechei todos os furos e rebites originais dele.

nilson flavio
21/01/2015, 19:45
segue mais fotos....

nilson flavio
21/01/2015, 19:56
Com a parte de baixo definido a posição de todo mundo, parti para a lata......
E como a lixadeira d novo....rss
(depois que me apresentarão a lixadeira e a maquina de solda ninguém me segura mais kkkk)

Foi alongado a carroceria e feito todo novo e sob medida o assoalho.
como eu so tinha um monza de referencia para a posição do banco, usei ele mesmo....rss.

Também aumentei o vão do pneu traseiro e ja fiz de fibra o alargador do paralama e também aumente a asa que os jeeps 51 tem na parte dianteira da carroceria, ela acompanha a mesma largura do paralamas dianteiro.

nilson flavio
21/01/2015, 20:06
Seguindo com a lixadeira e a solda.....
fiz um novo quadro de parabrisas, eu rebaixei a altura em 10 cm dele em relação ao tamanho original e aumentei o vão do vidro em 10 cm.
Como o parabrisa original tem uma inclinação mais proxima de 90°....rss eu deitei um pouco ele, assim fica um visual mais bacana.

Fim novos paralamas mais largos que o original, tentiva de cobrir os pneus....

fim um novo capo tbm.

Todas peças feitas em chapa de aço 1,2mm e metalom 20x40mm.

nilson flavio
21/01/2015, 20:14
Com toda essa bagunça feita, começo a hora de tampar os furos da solda com massa plastica...rss

tbm chego a hora de da uma sujada de tinta branco PU banchisa fiat 96.

nilson flavio
21/01/2015, 20:22
Agora ja ta aparecendo mais com cara de jeep.

Segue mais fotos da montagem.

Parte eletrica foi feito toda nova, comprei uma caixa de fusivel do gol/passat, optei por este pelo fato de ter colocado toda a mecanica do limpador de parabrisas do gol, tbm herdei dele a chave de setas.

nilson flavio
21/01/2015, 20:28
Segue mais fotos, fiz uma gaiola de tubo pvc como modelo fico muito boa heim....rss

nilson flavio
21/01/2015, 20:50
Agora com ele rodando e muitos anos tomando lama, poeira, frio e chuva resolvi fabricar uma capota de fibra.

Agora pra mexe com essa tal de fibra tem q ter opinião heim.....

Nas portas eu usei todo sistema de mecanismo de trava, maçaneta do MB 608.

Tbm optei por usar vidro eletrico.

nilson flavio
21/01/2015, 21:02
e finalmente pronto por fora....rss

nilson flavio
21/01/2015, 21:04
Atualmente estou fazendo um painel em fibra tendo como modelo o painel do chevette.

em estudo:
freio de mão com o sistema de freio vw santana;
ventilador, ar quente e ar condicionado santana;
freio traseiro com pinça chevette.

anderson_wzorek
21/01/2015, 22:02
Cara,
Parabéns pela criatividade e capricho, ficou muito show o jeep.

Continua atualizando!

hercilio.neto
22/01/2015, 09:45
Cara, você fez tudo isso sozinho?
Que belo trabalho, coisa de profissional dos bons. O jeep ficou absolutamente lindo.
A capota ficou harmônica, sem parecer cópia de Troller ou Wrangler.
Penso que estas modificações ficariam ainda melhores em um CJ5, cuja frente é mais "arredondada".
Parabéns pelo trabalho. Vou seguir o tópico para acompanhar as próximas modificações.

João Gabriel Merrichelli
22/01/2015, 10:46
Show de bola ....:palmas:

FernandoRisso
22/01/2015, 15:06
Manero o jeep! Ficou demais, boa atenção aos detalhes e algumas soluções interessantes.

Só trocaria as lanternas traseiras, mas isso é opinião pessoal!

[]'s

tuna
22/01/2015, 16:53
Nilson, parabéns, ficou muito proporcional e de bom gosto, belíssimo trabalho :palmas:

Cara, me explica o que é aquele caixa que aparece pendurada no quadro de para brisas em algumas fotos:pensativo:

Vou acompanhar por aqui...

[]'s

nilson flavio
22/01/2015, 20:25
Opa valeu mesmo Anderson!
pode dexa q mando mais fotos da criatura rss

Abç

nilson flavio
22/01/2015, 20:29
Cara, você fez tudo isso sozinho?
Que belo trabalho, coisa de profissional dos bons. O jeep ficou absolutamente lindo.
A capota ficou harmônica, sem parecer cópia de Troller ou Wrangler.
Penso que estas modificações ficariam ainda melhores em um CJ5, cuja frente é mais "arredondada".
Parabéns pelo trabalho. Vou seguir o tópico para acompanhar as próximas modificações.

Opa Hercílio, blz por ai?
foi eu mesmo que faço essas adaptações, a internet é um otimo ponto de ideias e um pouco de coragem, por aq no forum saiu boa parte das ideias e mais umas visitas em desmanches e ta feito a coisa rss.
Vou postar mais coisas que fui fazendo ao longo da reforma.
Quanto ao CJ5 tenho em mente sim um outro projeto, seria algo menor que o bernardão e maior que o meu, mas com motor diesel rss, ai sim outra coisa heim....mas isso é bem pro futuro.....

Abç

nilson flavio
22/01/2015, 20:32
Manero o jeep! Ficou demais, boa atenção aos detalhes e algumas soluções interessantes.

Só trocaria as lanternas traseiras, mas isso é opinião pessoal!

[]'s

Aoba Fernando, bom por ai?
cara eu optei por essas lanternas, kombi corujinha, por ficar mais compacta na traseira, essa é bem em conta tbm, so não consegui fazer uma tampa pra por na parte interna do paralamas.

Valeu ai!

nilson flavio
22/01/2015, 20:37
Nilson, parabéns, ficou muito proporcional e de bom gosto, belíssimo trabalho :palmas:

Cara, me explica o que é aquele caixa que aparece pendurada no quadro de para brisas em algumas fotos:pensativo:

Vou acompanhar por aqui...

[]'s

Aoba Tuna, bem por ai?

essa caixa foi a maneira q achei de proteger o motor do limpador, dentro dela ta todo o mecanismo de braços e suporte do limpador.
Esse limpador deu trabalho, tive q fazer vários cortes nele para limpar a maior área do vidro, esse ai veio de um gol, e é bem maior que o meu parabrisas.

nilson flavio
22/01/2015, 20:40
Show de bola ....:palmas:

Valeu ai João

Abç

nilson flavio
22/01/2015, 20:53
Aoba galera do forum...

Segue mais fotos da reforma:
Fiz novos pontos de fixação dos amortecedores, tanto dianteiro como traseiro, esses feitos em oxicorte.
Feito tbm em oxicorte novos berços dos eixo, este eu desloquei do pino de centro em 50mm pra frente o eixo dianteiro e tbm 50mm o eixo traseiro, assim consegui aumenta mais o entre eixo do jeep e melhora o angulo de entrada e saida.

Tambem falando em eixos....como fiz estes berços e foi soldado no eixo, tratei de acertar o angulo da bolota, o dianteiro mudei tambem o angulo para tirar o tal de xime, o volante volta para o centro sozinho quando sai da curva, ate parece com carro...rss. Antes tinha que volta no braço mesmo se não continuava a curva.

FernandoRisso
23/01/2015, 08:48
Nilson, vc continua com o dana 30 dianteiro?
Troca por um Dana 44 de jeep mais moderno, mais forte e simples para achar peças.

[]'s

nilson flavio
23/01/2015, 10:33
Nilson, vc continua com o dana 30 dianteiro?
Troca por um Dana 44 de jeep mais moderno, mais forte e simples para achar peças.

[]'s

o Fernando continuo sim com esse o canela fina, por enquanto não mexi nele mas assim que eu tiver problemas eu passo para o 44.
Quando achar um com bom $ ja compro e deixo guardado.

Pexe
23/01/2015, 12:16
Cara,
Parabéns pelo Cj. Ta demais.
Gostei muito da sua capota de fibra
Tem mais fotos da fabricação dela?

Valeu

nilson flavio
24/01/2015, 16:42
Aobaaaa Pexe, bem por ai?

valeu ai heim....

segue mais umas fotos da capota:
primeiro eu fiz varias placas quase planas de fibra, tbm fiz umas cantoneiras meia lua em cima de tubo de pvc.
a estrutura fiz de metalon 15x15mm como esqueleto depois rebitei as placas e cantoneiras nesse esqueleto. Com isso montado foi so coloca a manta e resina.

nilson flavio
24/01/2015, 16:50
Segue mais fotos do painel do Gasparzinho:

Tive como base um painel de chevette que eu tinha em mãos, os botão do ventilador e porta luvas herdei de um versailhes. As saídas de ar da lateral não sei.....certo dia andando a pe na rua eu achei eles e guardei...rss
A parte de instrumentos tbm veio desse chevette, só falto o conta giros.

Tem a foto tbm da lateral da porta, apoio de braço e acionamento do vidro veio do uno, a maquina de vidro tbm veio dele.
Trinco de abertura da porta interna veio do MB 1113.

hercilio.neto
24/01/2015, 16:55
Nilson,
você é um artista, um escultor em fibra de vidro.
Muito legal o serviço. Lindo mesmo.
Parabéns.

nilson flavio
24/01/2015, 16:59
Nilson,
você é um artista, um escultor em fibra de vidro.
Muito legal o serviço. Lindo mesmo.
Parabéns.

Oba Hercilio,
Obrigado heim...
que isso to aprendendo ainda, isso é muito chato de fazer e trabalhar com a fibra, precisa de muita paciência e criatividade.
O painel falta ainda cobrir de corvin.

Pexe
24/01/2015, 18:01
Aobaaaa Pexe, bem por ai?

valeu ai heim....

segue mais umas fotos da capota:
primeiro eu fiz varias placas quase planas de fibra, tbm fiz umas cantoneiras meia lua em cima de tubo de pvc.
a estrutura fiz de metalon 15x15mm como esqueleto depois rebitei as placas e cantoneiras nesse esqueleto. Com isso montado foi so coloca a manta e resina.

Boa véio. Tudo tranquilo e por ai?

Cara, parabéns pela criatividade. Muito boas as suas soluções.
Vou usar com certeza

Valeu

nilson flavio
24/01/2015, 18:06
Boa véio. Tudo tranquilo e por ai?

Cara, parabéns pela criatividade. Muito boas as suas soluções.
Vou usar com certeza

Valeu

Opa Pexe tranquilidade total....

valeu, qualquer duvida tamo ai.

Abç

willys1960_ctba
05/02/2015, 20:18
Acompanhando...

Show de bola a capota, parabéns!!!

nilson flavio
05/02/2015, 20:59
Acompanhando...

Show de bola a capota, parabéns!!!

Valeu ai Willyz!!!

Segue mais fotos da capota

nilson flavio
05/02/2015, 21:18
Boa noite galera, dando uma vasculhada nos retratos, achei essa de quando eu estava mudando de estaleiro.

Segue outra da minha frota......hehehehe