Ver Versão Completa : Consumo de diesel da Ranger 2.5 HS
mosselin
20/01/2015, 19:43
Alguem sabe qual é a forma de diminuir o consumo de combustivel da Ranger 2.5 hs,segundo a ultima média se eu não estiver errado,táconsumindo quase igual a Ram.
Francisco Casal
20/01/2015, 23:22
Amigo se tem uma coisa que eu gosto em minha ranger é o consumo.
Trabalho com ela sempre com uns 250 a 300 kg de carga estrada se chão, cidade, e algumas veses asfalto, ou seja um circuito misto ela faz 11 km/l. Final do ano passado fui a praia e ela fez 14,6 km/l!!
Segundo meu mecanico ela esta com todas as regulagens originais.
Amigo nao baseie o consumo de sua ranger em cima de outras caminhonetes, cada uma tem seu motor, sua suspensão, seu peso.
Primeiro diga quanto a sua está fazendo por litro de diesel pra tentarmos ver se tem algo de errado
Breno Godinho
13/03/2017, 11:56
Bom dia Senhores,
Estive lendo as regras do fórum, e nota que l apede para não iniciar novos tópicos antes de procurar um parecido com assunto a ser abordado, logo encontrei esse post que e o mais próximo que achei do meu tema, sou novo no mundo 4x4 e também no fórum, então vamos la vo descrever minha duvida (que esta me deixando preocupado ja ate pensei em desfazer da viatura);
Tenho uma Ford Ranger 200 motor 2.5 maxion, depois de algumas pequisas decidi comprar esse motor por causa do consumo, pois todos os lugares que li falaram que era um motos muito econômico, apos ter comprado veio a preocupação, enchi o tangue e fiz a primeira media sendo o percurso so urbano e me deparei com uma media de 5km/l que me deixou bem assustado, refiz a media duas vezes para ter certeza e todas foram de 5km/l logo depois fiz uma media na estrada que deu 8km/l, lembrando que rodo com ele em uma cidade quente, sempre vazia sem peso, logo que vi o consuma levei ao mecânico que fez uma revisão nos bicos injetores que foram condenados logo fiz a traca por bicos novos mas o consumo continua o mesmo, lembrando que ela esta com as suspensão original e pneus 255/75 r15.
alguém pode me dizer o que pode ser isso?
Breno Godinho
16/03/2017, 13:41
Bom dia Senhores,
Estive lendo as regras do fórum, e nota que l apede para não iniciar novos tópicos antes de procurar um parecido com assunto a ser abordado, logo encontrei esse post que e o mais próximo que achei do meu tema, sou novo no mundo 4x4 e também no fórum, então vamos la vo descrever minha duvida (que esta me deixando preocupado ja ate pensei em desfazer da viatura);
Tenho uma Ford Ranger 200 motor 2.5 maxion, depois de algumas pequisas decidi comprar esse motor por causa do consumo, pois todos os lugares que li falaram que era um motos muito econômico, apos ter comprado veio a preocupação, enchi o tangue e fiz a primeira media sendo o percurso so urbano e me deparei com uma media de 5km/l que me deixou bem assustado, refiz a media duas vezes para ter certeza e todas foram de 5km/l logo depois fiz uma media na estrada que deu 8km/l, lembrando que rodo com ele em uma cidade quente, sempre vazia sem peso, logo que vi o consuma levei ao mecânico que fez uma revisão nos bicos injetores que foram condenados logo fiz a traca por bicos novos mas o consumo continua o mesmo, lembrando que ela esta com as suspensão original e pneus 255/75 r15.
alguém pode me dizer o que pode ser isso?
Francisco Casal
17/03/2017, 20:51
Tem coisa errada ai meu amigo. Diria que é impossível uma ranger 2.5 hs fazer essa média, no mínimo do mínimo 8 na cidade com ar ligado, mas pra ter essa média de 8 tem que ter a bomba aberta e o pé pesado. Verifica as regulagens e a condição da bomba injetora, verifica também se seu odômetro está marcando certo.
Imperador!
19/03/2017, 11:18
Tem coisa errada ai meu amigo. Diria que é impossível uma ranger 2.5 hs fazer essa média, no mínimo do mínimo 8 na cidade com ar ligado, mas pra ter essa média de 8 tem que ter a bomba aberta e o pé pesado. Verifica as regulagens e a condição da bomba injetora, verifica também se seu odômetro está marcando certo.
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Concordo com os consumos que você falou.
O colega ta precisando fazer uma revisão geral em bicos e bomba injetora.
RicardoFLN
19/03/2017, 11:21
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Concordo com os consumos que você falou.
Voce ta precisando fazer uma revisão geral em bicos e bomba injetora.
E talvez uma revisão na tua forma de conduzir!;)
Bom dia Senhores,
Estive lendo as regras do fórum, e nota que l apede para não iniciar novos tópicos antes de procurar um parecido com assunto a ser abordado, logo encontrei esse post que e o mais próximo que achei do meu tema, sou novo no mundo 4x4 e também no fórum, então vamos la vo descrever minha duvida (que esta me deixando preocupado ja ate pensei em desfazer da viatura);
Tenho uma Ford Ranger 200 motor 2.5 maxion, depois de algumas pequisas decidi comprar esse motor por causa do consumo, pois todos os lugares que li falaram que era um motos muito econômico, apos ter comprado veio a preocupação, enchi o tangue e fiz a primeira media sendo o percurso so urbano e me deparei com uma media de 5km/l que me deixou bem assustado, refiz a media duas vezes para ter certeza e todas foram de 5km/l logo depois fiz uma media na estrada que deu 8km/l, lembrando que rodo com ele em uma cidade quente, sempre vazia sem peso, logo que vi o consuma levei ao mecânico que fez uma revisão nos bicos injetores que foram condenados logo fiz a traca por bicos novos mas o consumo continua o mesmo, lembrando que ela esta com as suspensão original e pneus 255/75 r15.
alguém pode me dizer o que pode ser isso?
Breno, Pessoal Bom dia.
A msg é meio velha mas vai me ajudar muito se puderem esclarecer.
Recentemente por conta da pandemia mudei drasticamente minha rotina e vida. adquiri uma propriedade a 68 km da Capital Paulista e com ela as mudanças necessárias, dentre elas troquei minha moto estradeira por uma ranger 2.5 maxion 98 :)
Tenho relativo zelo com o carro, peguei ele em condições tristes o ultimo dono devia ser serralheiro pq o tanto de peças que ele condenou metendo solda foi triste, só fiz negocio pois motor, cambio e tração estavam bem e ela passou no "test drive" que foi eu buscar ela la em BH :P
Resumindo mais antes de trocar para o diesel S10 fiz limpeza de tranque e troque filtros, e toda manutenção básica (correia dentada, freios, revisão de cardans etc etc)
Enfim já estou com ela a pouco mais de 6 meses e pro meu uso mais na terra 60% asfalto 40% meu consumo médio esta assim:
Cidade 7km/l
estrada 9,5km/l
OBS: Pneus MUD que devem atrapalhar na conta.
Troco óleo sempre com uns 500km antes do vencimento e testei por uns 2 meses usar o XP3 no Diesel (sem aparente mudança)
Não é alarmante mas ainda sim ta bem fora da media que todos outros conhecidos me falaram, e todos falaram o mesmo, limpeza de bicos/troca é bobagem, é só "empurrometro" de quem quer ganhar uns trocos na minhas costas.
Um mecânico bem simples mas bem falado na cidade me disse que o mais econômico e fácil de testar seria "fechar" um pouco a bomba e eu rodar uma semana, ver se ficou muito xoxa, mas convenhamos que quem tem estes carros desta época não estão interessados em velocidade e sim em força e isso ela tem de sobra!
E ai, alguém pode ajudar?
RicardoFLN
22/10/2021, 08:06
Breno, Pessoal Bom dia.
A msg é meio velha mas vai me ajudar muito se puderem esclarecer.
Recentemente por conta da pandemia mudei drasticamente minha rotina e vida. adquiri uma propriedade a 68 km da Capital Paulista e com ela as mudanças necessárias, dentre elas troquei minha moto estradeira por uma ranger 2.5 maxion 98 :)
Tenho relativo zelo com o carro, peguei ele em condições tristes o ultimo dono devia ser serralheiro pq o tanto de peças que ele condenou metendo solda foi triste, só fiz negocio pois motor, cambio e tração estavam bem e ela passou no "test drive" que foi eu buscar ela la em BH :P
Resumindo mais antes de trocar para o diesel S10 fiz limpeza de tranque e troque filtros, e toda manutenção básica (correia dentada, freios, revisão de cardans etc etc)
Enfim já estou com ela a pouco mais de 6 meses e pro meu uso mais na terra 60% asfalto 40% meu consumo médio esta assim:
Cidade 7km/l
estrada 9,5km/l
OBS: Pneus MUD que devem atrapalhar na conta.
Troco óleo sempre com uns 500km antes do vencimento e testei por uns 2 meses usar o XP3 no Diesel (sem aparente mudança)
Não é alarmante mas ainda sim ta bem fora da media que todos outros conhecidos me falaram, e todos falaram o mesmo, limpeza de bicos/troca é bobagem, é só "empurrometro" de quem quer ganhar uns trocos na minhas costas.
Um mecânico bem simples mas bem falado na cidade me disse que o mais econômico e fácil de testar seria "fechar" um pouco a bomba e eu rodar uma semana, ver se ficou muito xoxa, mas convenhamos que quem tem estes carros desta época não estão interessados em velocidade e sim em força e isso ela tem de sobra!
E ai, alguém pode ajudar?
Qual é a medida destes teus pneus?
Quanto aos bicos, não é bem assim. Eles podem realmente estar descalibrados, ou mesmo com os orifícios detonados.
Sds.
Qual é a medida destes teus pneus?
Quanto aos bicos, não é bem assim. Eles podem realmente estar descalibrados, ou mesmo com os orifícios detonados.
Sds.
Ola!
Os pneus são os Destination 31x10,5 R15
Olha a grande maioria das pessoas (inclusive o dono original do post) fizeram troca de bicos e não adiantou. e como os bicos seriam o procedimento mais caro eu gostaria de evitar fazer sem a devida necessidade.
Tem alguma ideia?
Eu não gosto da ideia de mexer no que esta bom, por isso não gostaria de mexer na bomba mas pode ser por ai tambem?
abraço!
lcdalzoc
22/10/2021, 10:09
Algo de errado não está certo...
Eu tive uma Explorer com esse motor da Ranger por muitos anos, erguida, com pneus 33x12,5 mud, diferencial 4,56:1, bomba toda aberta, LDA de maior curso, bicos de maior vazão da Rasch Motoren e escape direto. Fazia tranquilamente 14 km/l em uso rodoviário. Nunca baixava de 10 km/l com muita estrada de chão e pirambeiras.
Sobre o diesel S10, deixe-o para os motores que realmente precisam (common-rail). Motores com bomba injetora é melhor manter o diesel S-500, abastecido em postos com grande rotatividade de caminhões, devido à maior lubricidade.
Então isso bate com o relato dos amigos que conheço, agora onde começar a ver a solução do meu problema?
Sobre o S500: Na minha região esta cada vez mais dificil achar o s500 por isso fiz limpeza e ja transicinei pro S10 que esta muito mais comum de se achar (e a tendencia e ficar cada vez mais dificil achar o s500 a medida que as regulamentaçõs de emissão vão avançando)
RicardoFLN
22/10/2021, 13:26
Então isso bate com o relato dos amigos que conheço, agora onde começar a ver a solução do meu problema?
Sobre o S500: Na minha região esta cada vez mais dificil achar o s500 por isso fiz limpeza e ja transicinei pro S10 que esta muito mais comum de se achar (e a tendencia e ficar cada vez mais dificil achar o s500 a medida que as regulamentaçõs de emissão vão avançando)
Quanto ao diesel, não dê ouvidos a essa história de baixa lubricidade do S-10, ela simplesmente não é verdade. O S-10 puro, talvez até tenha uma lubricidade menor do que o S-500 puro (quando digo puro, me refiro a não ter adição de biodiesel). No entanto não compras S-10 nem S-500 puro em posto algum. Com 1% de adição de biodiesel no S-10 ele já chega a níveis de lubricidade do S-500, o que dirá com a porrada de biodiesel que é adicionado hoje!
Ponderando esses teus pneus, até que o consumo não está lá tão ruim assim! Ela é 4x4? Tem roda livre? Tua caçamba é coberta?
Como está a saúde do motor? Muito blow-by? Válvula termostática no seu devido lugar? Regulagem do ponto da BI, certinha?
Sds.
Algo de errado não está certo...
Eu tive uma Explorer com esse motor da Ranger por muitos anos, erguida, com pneus 33x12,5 mud, diferencial 4,56:1, bomba toda aberta, LDA de maior curso, bicos de maior vazão da Rasch Motoren e escape direto. Fazia tranquilamente 14 km/l em uso rodoviário. Nunca baixava de 10 km/l com muita estrada de chão e pirambeiras.
Sobre o diesel S10, deixe-o para os motores que realmente precisam (common-rail). Motores com bomba injetora é melhor manter o diesel S-500, abastecido em postos com grande rotatividade de caminhões, devido à maior lubricidade.
Boa tarde.
Bom seu ralto bate com outros que ja tinha visto.
A mudança do S500 pro S10 foi simplesmente por ser muito dificil achar o S500 por aqui.
E sobre a minha questão alguma luz gente?
Abraço!
Quanto ao diesel, não dê ouvidos a essa história de baixa lubricidade do S-10, ela simplesmente não é verdade. O S-10 puro, talvez até tenha uma lubricidade menor do que o S-500 puro (quando digo puro, me refiro a não ter adição de biodiesel). No entanto não compras S-10 nem S-500 puro em posto algum. Com 1% de adição de biodiesel no S-10 ele já chega a níveis de lubricidade do S-500, o que dirá com a porrada de biodiesel que é adicionado hoje!
Ponderando esses teus pneus, até que o consumo não está lá tão ruim assim! Ela é 4x4? Tem roda livre? Tua caçamba é coberta?
Como está a saúde do motor? Muito blow-by? Válvula termostática no seu devido lugar? Regulagem do ponto da BI, certinha?
Sds.
Amigão tb concordo que o S10 cumpre seu papel mesmo :)
vamos por partes:
1 - sim os pneus achei que dariam um atraso mas não tanto.
2 - Sim é 4x4
3 - Não tem Roda Livre
4 - Caçamba 7 pes descoberta e com Sto Antonio Duplo
5 - O Motor esta bem, marcha lenta estavel, quando liga quase não da pra ver a fumaça do diesel, não procurei mais defeitos tb.
6 - Não que eu tenha reparado não.
7 - Isso não sei dizer pois não tive que abrir, ela trabalha sempre na temperatura que me disseram ser normal (quase sempre no meio do marcador)
8 - Tambem não sei dizer pois não fui a um Bombista ainda, como disse prefiro não fuçar muito por ora :P
Sei que não tem magica gente, mas prefiro ir eliminando os vilões mais prováveis antes de mexer em todo o sistema.
RicardoFLN
22/10/2021, 14:25
Amigão tb concordo que o S10 cumpre seu papel mesmo :)
vamos por partes:
1 - sim os pneus achei que dariam um atraso mas não tanto.
2 - Sim é 4x4
3 - Não tem Roda Livre
4 - Caçamba 7 pes descoberta e com Sto Antonio Duplo
5 - O Motor esta bem, marcha lenta estavel, quando liga quase não da pra ver a fumaça do diesel, não procurei mais defeitos tb.
6 - Não que eu tenha reparado não.
7 - Isso não sei dizer pois não tive que abrir, ela trabalha sempre na temperatura que me disseram ser normal (quase sempre no meio do marcador)
8 - Tambem não sei dizer pois não fui a um Bombista ainda, como disse prefiro não fuçar muito por ora :P
Sei que não tem magica gente, mas prefiro ir eliminando os vilões mais prováveis antes de mexer em todo o sistema.
Vilões? Estão por todos os lugares!!:lol:
Para teres uma ideia, quando eu coloquei roda livre manual na minha, que antes era direto (diferencial dianteiro sendo tocado pelas rodas em 4x2), só isso deu uma diferença de menos 0,5 km/l.
Logo que a comprei, retirei santo antônio, estribos e parachoque de impulsão.....isso tudo pesava 150 Kg!!!
Uma lona fechando a caçamba tb ajuda, ainda mais em uma 7 pés, que tem a tampa traseira láaaa pra trás....rsrs
Quando da próxima troca da correia dentada, cuidar muito pra colocar a BI no ponto do motor. Tem tb o ponto da BI, mas esse melhor deixar pra um bombista.
Sds.
Vilões? Estão por todos os lugares!!:lol:
Para teres uma ideia, quando eu coloquei roda livre manual na minha, que antes era direto (diferencial dianteiro sendo tocado pelas rodas em 4x2), só isso deu uma diferença de menos 0,5 km/l.
Logo que a comprei, retirei santo antônio, estribos e parachoque de impulsão.....isso tudo pesava 150 Kg!!!
Uma lona fechando a caçamba tb ajuda, ainda mais em uma 7 pés, que tem a tampa traseira láaaa pra trás....rsrs
Quando da próxima troca da correia dentada, cuidar muito pra colocar a BI no ponto do motor. Tem tb o ponto da BI, mas esse melhor deixar pra um bombista.
Sds.
Poxa Ricardo imaginava que pesoa aerodinameca pneus etc faziam "uma certa" diferença mas agora com os teus esclarecimentos talvez eu não esteja tão mal assim :razz:
O que posso sacrificar são os estribos mas por conta do trabalho o Sto Antonio se faz necessario. vou ver se arrumo uma capota maritma pra ela e ver se ganho esse sonhado 0,5Km/l :lol::lol::lol::lol::lol:
Uma coisa que ja sei que é polemica por isso nem mencionei, depois do teste do XP3 que fiz separadamente e não notei de fato resultado rodeia ja 1500km com o tal do militec nas medidas indicadas em tudo que vc imagina (motor, combustivel, diferenciais, cx satelite e de cambio etc)
Esse sim senti diferença, resposta mais agil do motor, passagens de marcha mais macias e uma redução até que perceptivel nos barulhos em geral.
Bem fora isso mais alguma dica pro novato aqui gente?
Ah esqueci de falar: pneus sempre calibrados a 30 dianteiro e 32 traseiro (no Barro quando chove e fica intransitavel até pra alguns 4x4 uso 22 frente e 26 tras)
RicardoFLN
22/10/2021, 19:14
Poxa Ricardo imaginava que pesoa aerodinameca pneus etc faziam "uma certa" diferença mas agora com os teus esclarecimentos talvez eu não esteja tão mal assim :razz:
O que posso sacrificar são os estribos mas por conta do trabalho o Sto Antonio se faz necessario. vou ver se arrumo uma capota maritma pra ela e ver se ganho esse sonhado 0,5Km/l :lol::lol::lol::lol::lol:
Uma coisa que ja sei que é polemica por isso nem mencionei, depois do teste do XP3 que fiz separadamente e não notei de fato resultado rodeia ja 1500km com o tal do militec nas medidas indicadas em tudo que vc imagina (motor, combustivel, diferenciais, cx satelite e de cambio etc)
Esse sim senti diferença, resposta mais agil do motor, passagens de marcha mais macias e uma redução até que perceptivel nos barulhos em geral.
Bem fora isso mais alguma dica pro novato aqui gente?
Ah esqueci de falar: pneus sempre calibrados a 30 dianteiro e 32 traseiro (no Barro quando chove e fica intransitavel até pra alguns 4x4 uso 22 frente e 26 tras)
Olha, não quero dar uma de dono da verdade, mas acredito que estejas sofrendo do "efeito placebo". Eu acreditaria na tua opinião sobre uma melhora devido ao aditivo, se tu tivesse feito um "teste cego", do tipo: pedir a um amigo que em algum dia aleatório, de forma que tu não soubesse, fosse colocado o aditivo na tua viatura. Aí se tu sentisse alguma diferença, aí teria talvez um pouco mais de peso o teu sentimento.
Bom, mas já que mencionaste o uso dessa trozoba, me obrigo a compartilhar a hipótese que levantei lendo algumas coisas sobre tribologia (ciência da interação de superfícies em movimento). Tá ligado no teste que fazem pra vender esse aditivo por aí, aquele do rolete metálico sendo atritado, também conhecido como Reichert test. É um teste específico para aditivos EP (extrema pressão). Pois então, ele se dá muito bem no teste certo. O que me faz pensar que não passa de um aditivo EP, que todo óleo que precisa dele já o tem em quantidade suficiente.
Mas tem mais, depois tu dá uma olhada no auto de infração lavrado pela ANP sobre o importador desse treco.
SEI/ANP - 0706258 - Decisão (https://sei.anp.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?yPDszXhdoNc WQHJaQlHJmJIqCNXRK_Sh2SMdn1U-tzNvDdanRPbSC5Obu3xvy4H1i7X_rsYVuB0hl95PhBRFP8vhUn nMLf6-uFKyY3C7pmrh-Ey8Qv1nU2vd5sCKQDc6)
Eu se fosse tu, pegava a única certeza que o uso desse aditivo te traz, que é o de te deixar mais pobre....rsrs, e com essa grana economizada, encurtava o período de troca do óleo.
Se for pra usar aditivo extra, além dos que já são adicionados ao óleo, usaria bissulfeto de molibdênio. Sobre esse tu encontras uma vasta literatura científica (ciência de verdade) sobre os benefícios.
Quanto a pressão dos pneus!!! Tu tá louco!! Deve pular mais do que cabrito montanhês! A menos que tu ande sempre com uns 300 kg na caçamba, aí tudo bem. Não entendi a lógica de pressão maior nos traseiros. Eu usando pneus 31, sem carga coloco no máximo 27 diant./20 tras.
Sds.
Sobre o XP3, eu uso na minha ranger 2013 desde que comprei ela, já rodei quase 70 mil km e nunca tive problema algum. Detalhe, logo quando comprei fiz a limpeza da parte de cima do motor pois estava absurdamente suja por conta da EGR, tampei a EGR, e fiz uma única limpeza no DPF pois comprei ela com o filtro já entupido, em modo de emergência. Detalhe, levei na CSS para fazer a limpeza do DPF (antes de mexer na EGR) e eles condenaram um bico injetor e a turbina. Não fiz o serviço lá, levei em uma oficina diesel pesada e eles limparam o DPF por retrolavagem. Depois a parte da limpeza de cima do motor e bloqueio da EGR fiz em outra oficina diesel leve.
Desde então uso o XP3 a cada tanque. Porque uso isso? Porque onde eu trabalho tem uma unidade com grupos geradores diesel, e eles funcionam com sobras de diesel que ele recebem para fazer testes de adulteração. Ou seja, é uma zona... Esses geradores tiveram que passar por manutenção e a empresa recomendou o XP3. Mostraram como estava uma mangueira de alimentação, com borras. Depois de meses tiveram que chamar a empresa novamente porque havia um vazamento. O legal foi que o vazamento estava contido por conta justamente de borras velhas, que aparentemente foram removidas pelo uso contínuo do aditivo. Também retiraram a mesma mangueira de alimentação para verificar o estado dela e estava mais limpa do que quando foi recolocada. Enfim.... não vi pessoalmente, foi relato de amigo pessoal que eu confio. Já se passaram uns 10 anos desde esse episódio, eu nunca tive carro a diesel, por isso nunca usei antes, mas quando comprei a minha ranger lembrei desse relato e fui atrás porque estava registrado por email. Também entrei em contato com ele novamente para uma "atualização" do status. Segundo ele, eles tinha problemas quase que mensalmente antes do aditivo, agora eles só fazem as preventivas e de vez em quando rola um problema ou outro, mas nada mais relacionado a alimentação de combustivel.
Já eu, rodei os 70 mil km que comentei (ela estava com 100k quando peguei), nunca mexi nos bicos, nunca mexi na turbina, e nunca mais tive problemas com o DPF, não entupiu nenhuma vez na minha mão, cheguei até a pegar um software que um membro aqui do fórum fez para forçar a regeneração caso necessário mas nunca precisei usar.
Funciona? Pode ser que seja só placebo, mas estou satisfeito com o histórico do meu carro desde que peguei ele, fiz as correções do antigo dono e tenho rodado bem até hoje. A minha é uma 2.2 e faz entre 11 e 12,5km/l. O computador de bordo sempre marca pra cima (13 ou mais) mas eu faço as contas na bomba a cada abastecimento. Eu compro o XP3 litro e encho uns potinhos de 25ml que eu tenho e deixo no carro, uso 1 a cada tanque cheio. Pelo preço do litro, e o tempo que dura, acho que atualmente é um investimento legal, custa cerca de 240 o litro, dura pra caramba, dá pra encher 40 potinhos, cada tanque de 80 litros roda cerca de 1000km, então teoricamente dá pra rodar 40.000km com um litro de aditivo. Claro que acabo gastando um pouco mais porque não deixo esvaziar o tanque.
Sobre o consumo da 2.5, não sei dizer, rsrs, só entrei pra dar pitaco sobre o XP3 pois eu uso! :)
Poxa Ricardo imaginava que pesoa aerodinameca pneus etc faziam "uma certa" diferença mas agora com os teus esclarecimentos talvez eu não esteja tão mal assim :razz:
O que posso sacrificar são os estribos mas por conta do trabalho o Sto Antonio se faz necessario. vou ver se arrumo uma capota maritma pra ela e ver se ganho esse sonhado 0,5Km/l :lol::lol::lol::lol::lol:
Uma coisa que ja sei que é polemica por isso nem mencionei, depois do teste do XP3 que fiz separadamente e não notei de fato resultado rodeia ja 1500km com o tal do militec nas medidas indicadas em tudo que vc imagina (motor, combustivel, diferenciais, cx satelite e de cambio etc)
Esse sim senti diferença, resposta mais agil do motor, passagens de marcha mais macias e uma redução até que perceptivel nos barulhos em geral.
Bem fora isso mais alguma dica pro novato aqui gente?
Ah esqueci de falar: pneus sempre calibrados a 30 dianteiro e 32 traseiro (no Barro quando chove e fica intransitavel até pra alguns 4x4 uso 22 frente e 26 tras)
RicardoFLN
27/10/2021, 19:39
Sobre o XP3, eu uso na minha ranger 2013 desde que comprei ela, já rodei quase 70 mil km e nunca tive problema algum. Detalhe, logo quando comprei fiz a limpeza da parte de cima do motor pois estava absurdamente suja por conta da EGR, tampei a EGR, e fiz uma única limpeza no DPF pois comprei ela com o filtro já entupido, em modo de emergência. Detalhe, levei na CSS para fazer a limpeza do DPF (antes de mexer na EGR) e eles condenaram um bico injetor e a turbina. Não fiz o serviço lá, levei em uma oficina diesel pesada e eles limparam o DPF por retrolavagem. Depois a parte da limpeza de cima do motor e bloqueio da EGR fiz em outra oficina diesel leve.
Desde então uso o XP3 a cada tanque. Porque uso isso? Porque onde eu trabalho tem uma unidade com grupos geradores diesel, e eles funcionam com sobras de diesel que ele recebem para fazer testes de adulteração. Ou seja, é uma zona... Esses geradores tiveram que passar por manutenção e a empresa recomendou o XP3. Mostraram como estava uma mangueira de alimentação, com borras. Depois de meses tiveram que chamar a empresa novamente porque havia um vazamento. O legal foi que o vazamento estava contido por conta justamente de borras velhas, que aparentemente foram removidas pelo uso contínuo do aditivo. Também retiraram a mesma mangueira de alimentação para verificar o estado dela e estava mais limpa do que quando foi recolocada. Enfim.... não vi pessoalmente, foi relato de amigo pessoal que eu confio. Já se passaram uns 10 anos desde esse episódio, eu nunca tive carro a diesel, por isso nunca usei antes, mas quando comprei a minha ranger lembrei desse relato e fui atrás porque estava registrado por email. Também entrei em contato com ele novamente para uma "atualização" do status. Segundo ele, eles tinha problemas quase que mensalmente antes do aditivo, agora eles só fazem as preventivas e de vez em quando rola um problema ou outro, mas nada mais relacionado a alimentação de combustivel.
Já eu, rodei os 70 mil km que comentei (ela estava com 100k quando peguei), nunca mexi nos bicos, nunca mexi na turbina, e nunca mais tive problemas com o DPF, não entupiu nenhuma vez na minha mão, cheguei até a pegar um software que um membro aqui do fórum fez para forçar a regeneração caso necessário mas nunca precisei usar.
Funciona? Pode ser que seja só placebo, mas estou satisfeito com o histórico do meu carro desde que peguei ele, fiz as correções do antigo dono e tenho rodado bem até hoje. A minha é uma 2.2 e faz entre 11 e 12,5km/l. O computador de bordo sempre marca pra cima (13 ou mais) mas eu faço as contas na bomba a cada abastecimento. Eu compro o XP3 litro e encho uns potinhos de 25ml que eu tenho e deixo no carro, uso 1 a cada tanque cheio. Pelo preço do litro, e o tempo que dura, acho que atualmente é um investimento legal, custa cerca de 240 o litro, dura pra caramba, dá pra encher 40 potinhos, cada tanque de 80 litros roda cerca de 1000km, então teoricamente dá pra rodar 40.000km com um litro de aditivo. Claro que acabo gastando um pouco mais porque não deixo esvaziar o tanque.
Sobre o consumo da 2.5, não sei dizer, rsrs, só entrei pra dar pitaco sobre o XP3 pois eu uso! :)
Paulo,
Quando comentei sobre o efeito placebo, era mais na questão de "sentir" que a viatura desempenha melhor após colocar produto x, y ou Z.
O XP3 tem um propósito completamente diferente de um Melecatec da vida, e até faz sentido utiliza-lo em certas situações.
Em motores diesel que ficam ociosos por muito tempo e onde o diesel pode chegar a ficar mais de 30 dias armazenado, faz todo o sentido o uso de um biocida e de um surfactante. O primeiro, dá cabo da proliferação microbiana, o segundo faz com que a água que acaba contaminando o diesel seja emulsionada e possa passar sem gerar problemas pelo sistema de alimentação.
Com esse mesmo propósito de agir como biocida existem outras opções como o Fuel-Gard (John Deere)e o Actioil.
Sds.
Tranquilo Ricardo!!
Realmente é difícil falar se é placebo ou não, como comentei, não fui eu quem passei pela situação, foi um amigo... mas pelo custo por km rodado eu acho que vale a pena arriscar!
Só tem que ficar esperto pois se estiver muito sujo o ideal é limpar em oficina primeiro, senão pode ser um tiro no pé, pode vir a soltar borras de algum lugar e ir parar nos injetores.... então sempre tomar cuidado!
Sobre o militec, valeu pelo aviso, não tinha conhecimento dessa autuação, mas já tinha ouvido falar que realmente muitos óleos (a maioria) que utilizamos já tem as proteções necessárias. Mas como um motorzinho diesel não é barato pra mandar fazer, a gente acaba arriscando muita coisa pra durar o máximo possível rsrsrs
[]s
Paulo,
Quando comentei sobre o efeito placebo, era mais na questão de "sentir" que a viatura desempenha melhor após colocar produto x, y ou Z.
O XP3 tem um propósito completamente diferente de um Melecatec da vida, e até faz sentido utiliza-lo em certas situações.
Em motores diesel que ficam ociosos por muito tempo e onde o diesel pode chegar a ficar mais de 30 dias armazenado, faz todo o sentido o uso de um biocida e de um surfactante. O primeiro, dá cabo da proliferação microbiana, o segundo faz com que a água que acaba contaminando o diesel seja emulsionada e possa passar sem gerar problemas pelo sistema de alimentação.
Com esse mesmo propósito de agir como biocida existem outras opções como o Fuel-Gard (John Deere)e o Actioil.
Sds.
Vilões? Estão por todos os lugares!!:lol:
Para teres uma ideia, quando eu coloquei roda livre manual na minha, que antes era direto (diferencial dianteiro sendo tocado pelas rodas em 4x2), só isso deu uma diferença de menos 0,5 km/l.
Logo que a comprei, retirei santo antônio, estribos e parachoque de impulsão.....isso tudo pesava 150 Kg!!!
Uma lona fechando a caçamba tb ajuda, ainda mais em uma 7 pés, que tem a tampa traseira láaaa pra trás....rsrs
Quando da próxima troca da correia dentada, cuidar muito pra colocar a BI no ponto do motor. Tem tb o ponto da BI, mas esse melhor deixar pra um bombista.
Sds.
Update:
Levei a um bombista e ele analisou o carro e disse que pela situação geral caberia fazer mesmo primeiro a limpeza de bicos e depois regulagem de bomba.
Na limpeza os bicos estavam condenados mesmo e troquei por um kit de bicos originais ele me pediu para rodar e testar pois pela montagem e medição dos bicos tudo batia.
Me disse também para trocar filtro de combustível e de ar.
Troquei e rodei apenas 120km com ela mas aparentemente além de não resolver parece que gastou mais 🤣🤣🤣
(Algo em torno de 6.5 na estrada)
Realmente senti ela mais esperta nas retomadas e menos fumaça preta em geral, mas meu problema continua!
E aí pessoal, mais alguma ideia pra ir atrás?
Obrigado ao feedback de todos.
Abraço
RicardoFLN
10/11/2021, 19:16
Update:
Levei a um bombista e ele analisou o carro e disse que pela situação geral caberia fazer mesmo primeiro a limpeza de bicos e depois regulagem de bomba.
Na limpeza os bicos estavam condenados mesmo e troquei por um kit de bicos originais ele me pediu para rodar e testar pois pela montagem e medição dos bicos tudo batia.
Me disse também para trocar filtro de combustível e de ar.
Troquei e rodei apenas 120km com ela mas aparentemente além de não resolver parece que gastou mais 🤣🤣🤣
(Algo em torno de 6.5 na estrada)
Realmente senti ela mais esperta nas retomadas e menos fumaça preta em geral, mas meu problema continua!
E aí pessoal, mais alguma ideia pra ir atrás?
Obrigado ao feedback de todos.
Abraço
Então, com uma "medição" em meros 120 km não dá pra cravar nada certeiro! Pura especulação! Precisas de um espaço amostral beeemm maior, pois existem alguns erros aleatórios nas tuas medidas do tipo: encher o tanque até a boca exatamente no mesmo lugar, sempre, mas não saber se tem um bolsão de ar dentro do tanque, pois na hora de abastecer não sacudiu o veículo, ou ele estava meio penso para direita. Tem tb os erros sistemáticos, do tipo teu odômetro não tem lá uma grande exatidão, mas esse não é o maior problema pois estás sempre utilizando esse odômetro.
Outro ponto altamente relevante, é que não estás medindo coisas iguais. Se tu "sentiu" ela mais esperta nas retomadas tu acabou de afirmar que está apertando mais o pedal da direita!!! Te incriminou de graça...rsrs!!!
Num cenário hipotético tens de andar com a viatura com o mesmo desempenho de antes das mudanças, aí sim, se não aparecer melhora de consumo é porque a mudança não surtiu efeito.
Mas uma certeza agora tu tens!! Se não está fazendo fumaça preta, a queima está melhor.
Sds.
Então, com uma "medição" em meros 120 km não dá pra cravar nada certeiro! Pura especulação! Precisas de um espaço amostral beeemm maior, pois existem alguns erros aleatórios nas tuas medidas do tipo: encher o tanque até a boca exatamente no mesmo lugar, sempre, mas não saber se tem um bolsão de ar dentro do tanque, pois na hora de abastecer não sacudiu o veículo, ou ele estava meio penso para direita. Tem tb os erros sistemáticos, do tipo teu odômetro não tem lá uma grande exatidão, mas esse não é o maior problema pois estás sempre utilizando esse odômetro.
Outro ponto altamente relevante, é que não estás medindo coisas iguais. Se tu "sentiu" ela mais esperta nas retomadas tu acabou de afirmar que está apertando mais o pedal da direita!!! Te incriminou de graça...rsrs!!!
Num cenário hipotético tens de andar com a viatura com o mesmo desempenho de antes das mudanças, aí sim, se não aparecer melhora de consumo é porque a mudança não surtiu efeito.
Mas uma certeza agora tu tens!! Se não está fazendo fumaça preta, a queima está melhor.
Sds.
Boa tarde pessoal!
Aparentemente (após rodar mais uns 400km) a media melhorou sim.
A medição era feita sim da maneira correta (mesmo posto, mesmo ponto de abastecimento até travar a bomba etc etc etc, tudo certo gente não se preocupem :D)
Mas melhorou sim, em novas estimativas no uso misto saiu de 7,5km/l pra 11km/l !!!!!!!!
Agora vou pedir se alguém tiver uma thread pra eu ler indicação de outro problema chato, o 4x4 elétrico da ranger :P
Alguém pode indicar?
Muito obrigado a todos que colaboraram de alguma forma com o novato em Ranger a Diesel aqui :palmas:
RicardoFLN
24/11/2021, 21:37
Boa tarde pessoal!
Aparentemente (após rodar mais uns 400km) a media melhorou sim.
A medição era feita sim da maneira correta (mesmo posto, mesmo ponto de abastecimento até travar a bomba etc etc etc, tudo certo gente não se preocupem :D)
Mas melhorou sim, em novas estimativas no uso misto saiu de 7,5km/l pra 11km/l !!!!!!!!
Agora vou pedir se alguém tiver uma thread pra eu ler indicação de outro problema chato, o 4x4 elétrico da ranger :P
Alguém pode indicar?
Muito obrigado a todos que colaboraram de alguma forma com o novato em Ranger a Diesel aqui :palmas:
Show! A Greta Thunberg agradece.....kkkk
Quanto a bosta do motor elétrico de acionamento da tração, os amigos vão te recomendar colocar esse treco fora e instalar um kit de acionamento mecânico, os inimigos vão te recomendar algum eletricista! :D
Sds.
Show! A Greta Thunberg agradece.....kkkk
Quanto a bosta do motor elétrico de acionamento da tração, os amigos vão te recomendar colocar esse treco fora e instalar um kit de acionamento mecânico, os inimigos vão te recomendar algum eletricista! :D
Sds.
Rapaz eu acho tudo que é melhoria tecnologica bem vinda, mas fico inconformado de ver esse motorzinho sendo tirado!
Se eu tivesse podendo iria pro Easy tracktion mesmo, mas confesso que fico desanimado com esse negocio do motorzinho.
Abraço!
RicardoFLN
26/11/2021, 12:52
Rapaz eu acho tudo que é melhoria tecnologica bem vinda, mas fico inconformado de ver esse motorzinho sendo tirado!
Se eu tivesse podendo iria pro Easy tracktion mesmo, mas confesso que fico desanimado com esse negocio do motorzinho.
Abraço!
Pioria tecnológica, fosse melhoria, seria melhor.....rsrs
Mateus Caviglione
29/12/2021, 16:53
Muito legal esse post. Muito útil para mim. Comprei uma Ranger 4x4 CS 2001 2.5 maxion em setembro desse ano, varos detalhes para arrumar. O consumo é algo que estou investigando, na cidade esta fazendo 7.5KM/L. Esta com a bomba aberta, pneus 33x12,5. Esse valor de consumo já corrigido a diferença do odômetro.
É de se esperar o consumo alto com a bomba aberta e os pneus grandes. Estou cogitando trocar pneus para 31, pois com os pneus grandes alem do consumo tenho achado a camionete fraca, especialmente antes de pegar pressão na turbina. Inclusive em baixa rotação quando acelera sai bastante fumaça e a sensação é que a mistura está extremamente gorda. Quando entra a pressão limpa a fumaça e a viatura vai embora.
Enfim estou só desabafando. Sou novo no fórum, vou continua na pesquisa. Com certeza vou achar informações, esse fórum ja foi muito útil. Estou na dúvida sobre a regulagem da injetora se mantenho aberta, se fecho um pouco ou volto para o original. E os pneus se devo reduzir.
Bem Vindo Mateus!
Olha tudo depende do uso do carro e do "pé" do dono :P
Pro meu caso que tenho uso misto, (mais cidade mas o trecho de barro é osso, com terreno bem acidentado pra vencer) estou priorizando economia, então não fumaça muito a minha não e ela acaba parecendo mais "Xoxa" mesmo antes de encher a turbina, mas estou bem feliz com o carro de modo geral, era exatamente o que eu precisava :)
Muito legal esse post. Muito útil para mim. Comprei uma Ranger 4x4 CS 2001 2.5 maxion em setembro desse ano, varos detalhes para arrumar. O consumo é algo que estou investigando, na cidade esta fazendo 7.5KM/L. Esta com a bomba aberta, pneus 33x12,5. Esse valor de consumo já corrigido a diferença do odômetro.
É de se esperar o consumo alto com a bomba aberta e os pneus grandes. Estou cogitando trocar pneus para 31, pois com os pneus grandes alem do consumo tenho achado a camionete fraca, especialmente antes de pegar pressão na turbina. Inclusive em baixa rotação quando acelera sai bastante fumaça e a sensação é que a mistura está extremamente gorda. Quando entra a pressão limpa a fumaça e a viatura vai embora.
Enfim estou só desabafando. Sou novo no fórum, vou continua na pesquisa. Com certeza vou achar informações, esse fórum ja foi muito útil. Estou na dúvida sobre a regulagem da injetora se mantenho aberta, se fecho um pouco ou volto para o original. E os pneus se devo reduzir.
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