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Ver Versão Completa : Pajeiro sport com falha



rxt4tjman
19/01/2015, 01:30
Pessoal comprei uma pajero sport 2003 gasolina 4x4, 150 mil km, mas ela apresentou alguns problemas. De manhã quando fui ligar o motor ela faz alguns ruidos e logo normaliza, no entanto eu coloco no D ela anda um pouco e trava do nada, mesmo que eu continue acelerando ela fica parada; coloco no N e acelero até "esquentar" o motor e logo depois ela volta a andar normal; ainda nos primeiros momentos do dia, ando um pouco e cada esquina que paro com ela, ela trava, tenho que esperar esquentar novamente e ela volta a andar. Ela treme batante em baixas rotação. Faz 30 dias que ela tem esse problema, sendo que nos ultimos dias agravou com uma perda de desempenho, pode pisar até no fundo do acelerador ela demora pra subir velocidade. Está consumindo muito combustivel, além do normal. Alguém sabe dizer que problema pode ser, estou com medo de gastar muito. Na estrada eu piso e ela não desenvolve apresenta falhas. Na cidade apartir de quando o motor esquenta, depois de andar bastante, ela começa a falhar menos e nao trava mais. Me ajudem. Levei em 6 mecanicos mas cada um diz uma coisa e todos dizem qur nao conseguem prever qto vou gastar. Um diz 2.000,00 e o outro 7.000,00 sem ser exato. E agora juvenal?

rxt4tjman
19/01/2015, 01:40
Eu amei o carro, mas todo mundo dizia "não compre que é um cancêr" é tudo isso mesmo? Quem tem poderia passar uma idea de gasto e de vida útil da camionete?

Glaicon
19/01/2015, 06:35
A viatura tem ou já teve gás?
Você verificou o nível e a cor do óleo da caixa automática?:pipoca:

rxt4tjman
19/01/2015, 07:28
Não é de gás e nunca teve. Não cheguei verificar, pode ser cambio inoperante? Será que não é mais simples? Só cabo e vela ou algo so gênero?

SergioMedeiros
19/01/2015, 12:43
A viatura tem ou já teve gás?
Você verificou o nível e a cor do óleo da caixa automática?:pipoca:

Faz o que o Glaicon sugeriu.... verifica o óleo da caixa...
Na verdade pode trocar o óleo da caixa.

Se fosse vela voce nao teria problemas dela aquecer e começar a andar... ta com cara de cambio mesmo. O que deve estar aquecendo é a própria caixa... talvez teu óleo esteja espesso demais já. Sugestão, não fique andando com ela assim.

rxt4tjman
19/01/2015, 17:44
Estava com nivel baixo de oleo na caixa, foi dois litros comprei original; vamos ver agora; ela continua tremendo na ré, como se estivesse patinando; e também tem fumaça branca saindo do escape

SergioMedeiros
19/01/2015, 19:43
Voce comprou dois litros de óleo original, mas não sabe o que tinha na caixa. Se o óleo está velho, tem que ser trocado.

Essa caixa tem que trocar total a cada 80.000Km.

Fumaça branca no escape é óleo queimando.... motor pedindo retífica. Tá baixando muito óleo?

Voce pegou a Pajero com qual Km? Tem algum histórico de manutenção? Se ta fraca e queimando óleo é compressão escapando pelos pistões... se for isso, se prepare que vai muito mais que os 7000 do maior orçamento.

rxt4tjman
19/01/2015, 23:04
Ela tem 140 mil, sem histórico de manutenção. O óleo do motor baixou um poco sim aparentemente, e o do caixa tambem. Levei na autorizada e disseram que tinha que trocar vela, cabo e correia dentada. Ai levei em um especialista em cambio e ele disse que é quase certo que é cambio, pois na neutra o motor funciona certinho e qdo engata a marcha que dá o problema. Ele disse para eu levar ela lá que vai mecher nela e avaliar o estrago, mas ele nao falou nada referente a fumaça branca que acontece quando acelero ela e logo depois fica preta, apenas falou do cambio, nem cogitou hipótese de ser vela. Ele comentou que o cambio pode estar queimando o oleo ou pode ter vazamento pq n é normal descer o nível. Ou seja, cada um esta dando um diagnostico diferente. Existe como ter um diagnostico presciso do problema? Vou levar lá d depois posto oq ele disse

SergioMedeiros
19/01/2015, 23:32
Óleo da caixa queimar pra mim é novidade... Queria saber onde que ele queima.
A ccs pode estar certa.... Seu motor pode estar fora de ponto mesmo. Quer uma boa sugestão? Sobe pra Curitiba e leva no Ruy, mas agenda antes. Esse sim vai te dizer exatamente qual o problema!

rxt4tjman
02/02/2015, 02:02
A viatura melhorou: A falha no motor era uma vela mal encaixada, que o mecânico enfiou a mão por baixo do motor e conseguiu encaixar ela, e a caixa apresenta funcionando OK depois dos 2 litros de óleo. Devo me preocupar com o nível de óleo da caixa ter baixado? O tempo que ela ficou patinando pode ter danificado muito?

Mas, novos problemas apareceram


A correia dentada nunca trocada
Amortecedores dianteiros gastos
O freio está trepidando
Existe ainda uma pequena falha no motor (cabos e velas nunca trocados)
Possível vazamento de óleo no motor e na caixa de transmissão
1 dos vários mecânicos denunciou a suspensão dela, afirmando que deveria ser gasto pelo menos uns 2 mil reais para reparar (o único que levantou o carro). Os demais avaliaram ela apenas andando com ela, e afirmam que no andar a suspensão está OK, apenas necessitando a troca das bieletas – APENAS ANDAR É SUFICIENTE PARA SABER O REAL ESTADO DA SUSPENSÃO?
Luz do ABS permanece acessa
Folga nas rodas dianteiras
Um barulho estranho de água correndo vem do painel (sistema de arrefecimento)?
Chegou a hora de trocar os 4 pneus
4x4 emperrado


Alguém faz ideia onde posso comprar essas peças mais baratas e de qualidade? Na Mitsubishi a correia dentada está em torno de mil reais, em uma autopeças da cidade está 200 reais - posso comprar?
- A viatura tem 150 mil KM, motor lacrado, e a correia dentada nunca trocada, óleo da caixa nunca trocado, cabos e velas nunca trocados, amortecedores nunca trocados, denuncia que ela não fez manutenção à muito tempo. Pela quilometragem que ela está (ela está muito bem conservada), mas levando em conta que nunca fez manutenção nos últimos três anos pelo menos, alguém tem ideia do que pode ter escondido ai que precisa ser trocado para ela rodar com segurança? O que vocês trocariam nela para se proteger de um futuro problema?
Quanto KM aguenta um motor desses e uma caixa dessas? Qual o gasto médio de manutenção que uma viatura dessa pode dar?

Obrigado.

Glaicon
02/02/2015, 06:35
Falarei apenas do câmbio automático: sim, provavelmente seu câmbio nunca teve o óleo trocado e apresentará problemas, por conta do desgaste dos discos de composite.
Efetuando a troca integral do óleo, juntamente com o filtro, é possível que saia um óleo bem escuro e com sujeira.
A partir deste momento o câmbio apresentará mais falhas.
Talvez tenha que trocar o kit de reparo da caixa.
Quanto ao resto dos problemas: PELAMORDEDEUS!:???:

SergioMedeiros
02/02/2015, 09:42
Voce não pagou mais que 20K nesse carro, pagou???

rxt4tjman
02/02/2015, 14:38
Glaicon, Sério? :? Mas como saber se já foi trocado o óleo ou não? Eu levei num cara que fala ser especialista em cambio automático, ele andou com ela e não falou nada. O óleo da caixa não parece estar preto, parece estar normal, então pode até ser que tenha sido trocado; e ela não está mais falhando. Não entendo pq se eu tirar um óleo mais velho e por um mais novo ela vai piorar ao invés de melhorar.... E porque falar apenas do câmbio automático? :cry:

Essa troca do kit de reparo da caixa sai muito cara?

Preciso saber do restante, por favor me ajudem!

rxt4tjman
02/02/2015, 14:42
Sérgio, devo desistir dela e comprar um outra? kkkkk :(

SergioMedeiros
02/02/2015, 15:09
Sérgio, devo desistir dela e comprar um outra? kkkkk :(

Tem muita coisa pra fazer no teu carro.... vai muita grana e ele vai dar dor de cabeça.

Na minha opinião, se pode desfazer o negócio, deveria!

diogov8
02/02/2015, 15:28
Uma caixa de cambio e consequentemente seu óleo com mais de 10 anos e 150 mil km que aparentemente nunca foi feito manutenção e ainda funciona é quase um milagre! E ainda falam mal desses carros!

rxt4tjman
02/02/2015, 16:10
Tem muita coisa pra fazer no teu carro.... vai muita grana e ele vai dar dor de cabeça.

Na minha opinião, se pode desfazer o negócio, deveria!

Sérgio, você tem muito mais experiência que eu em Pajero, e disso não tenho dúvidas, e é por isso que prefiro seguir a tua orientação, mas também gostaria que você me apresentasse os possíveis problemas e dinheiro que poderei gastar em uma resposta mais fundamentada. Me sentirei mais tranquilo em desfazer o negócio sabendo realmente das razões em dados, números, algum relato ou experiência própria, algo que justifique;

rxt4tjman
02/02/2015, 16:13
Uma caixa de cambio e consequentemente seu óleo com mais de 10 anos e 150 mil km que aparentemente nunca foi feito manutenção e ainda funciona é quase um milagre! E ainda falam mal desses carros!

Na verdade, eu chutei o fato de nunca ter sido feita manutenção; pode ser que tenha sido feita então, eu não tenho como ter certeza... como faço para ter certeza não dispondo do manual?

SergioMedeiros
02/02/2015, 16:37
Sérgio, você tem muito mais experiência que eu em Pajero, e disso não tenho dúvidas, e é por isso que prefiro seguir a tua orientação, mas também gostaria que você me apresentasse os possíveis problemas e dinheiro que poderei gastar em uma resposta mais fundamentada. Me sentirei mais tranquilo em desfazer o negócio sabendo realmente das razões em dados, números, algum relato ou experiência própria, algo que justifique;

Amigo, olha só, pela sua própria lista, e aproximadamente:

A correia dentada nunca trocada - R$ 850
Amortecedores dianteiros gastos - R$ 900
O freio está trepidando - R$ 650 (discos e pastilhas)
Existe ainda uma pequena falha no motor (cabos e velas nunca trocados) - Nao sei dizer
Possível vazamento de óleo no motor e na caixa de transmissão - Se for somente vedação, R$ 200 de M.O.
Luz do ABS permanece acessa - Pode ser muitas coisas
Folga nas rodas dianteiras - ???
Um barulho estranho de água correndo vem do painel (sistema de arrefecimento)? ???
Chegou a hora de trocar os 4 pneus - No minimo R$ 2500
4x4 emperrado - Caixa de Transferencia - R$ 2000 para abrir e dar manutenção. Se tiver que trocar mais coisas, aumenta o valor.

Mais.... se teu cambio estiver com problemas, coloca mais R$ 4.000 na conta.

Isso tudo se o motor estiver 100%. Mesmo assim, pela Km coloca mais R$ 500 de acoplamento viscoso, R$ 400 de limpeza de radiador, R$ 900 para trocar todos os fluidos.

Agora, se o motor estiver com problemas... aí fica incalculavel.

rxt4tjman
02/02/2015, 16:59
Amigo, olha só, pela sua própria lista, e aproximadamente:

A correia dentada nunca trocada - R$ 850
Amortecedores dianteiros gastos - R$ 900
O freio está trepidando - R$ 650 (discos e pastilhas)
Existe ainda uma pequena falha no motor (cabos e velas nunca trocados) - Nao sei dizer
Possível vazamento de óleo no motor e na caixa de transmissão - Se for somente vedação, R$ 200 de M.O.
Luz do ABS permanece acessa - Pode ser muitas coisas
Folga nas rodas dianteiras - ???
Um barulho estranho de água correndo vem do painel (sistema de arrefecimento)? ???
Chegou a hora de trocar os 4 pneus - No minimo R$ 2500
4x4 emperrado - Caixa de Transferencia - R$ 2000 para abrir e dar manutenção. Se tiver que trocar mais coisas, aumenta o valor.

Mais.... se teu cambio estiver com problemas, coloca mais R$ 4.000 na conta.

Isso tudo se o motor estiver 100%. Mesmo assim, pela Km coloca mais R$ 500 de acoplamento viscoso, R$ 400 de limpeza de radiador, R$ 900 para trocar todos os fluidos.

Agora, se o motor estiver com problemas... aí fica incalculavel.

Essas peças que são compradas em autopeças por um preço melhor não podem ser usadas? Por exemplo, correia dentada R$200,00, Cabos de vela R$200,00, jogo de velas R$130,00....

SergioMedeiros
02/02/2015, 17:08
Essas peças que são compradas em autopeças por um preço melhor não podem ser usadas? Por exemplo, correia dentada R$200,00, Cabos de vela R$200,00, jogo de velas R$130,00....

Essas que passei já são de boas marcas, algumas inclusive originais, mas com um mecanico bom e honesto.

Qualquer orçamento menor do que esse que passei seria, na minha opinião, duvidoso.

Mit não se dá bem com peças paralelas.... não sugiro colocar uma correia dentada paralela, por exemplo.

Glaicon
03/02/2015, 07:58
Glaicon, Sério? :? Mas como saber se já foi trocado o óleo ou não? Eu levei num cara que fala ser especialista em cambio automático, ele andou com ela e não falou nada. O óleo da caixa não parece estar preto, parece estar normal, então pode até ser que tenha sido trocado; e ela não está mais falhando. Não entendo pq se eu tirar um óleo mais velho e por um mais novo ela vai piorar ao invés de melhorar.... E porque falar apenas do câmbio automático? :cry:

Essa troca do kit de reparo da caixa sai muito cara?

Preciso saber do restante, por favor me ajudem!
Você disse no primeiro post que a viatura chega a travar o câmbio. "Acelero e nada".
Como é que esse mecânico de câmbio não disse nada?
Câmbio automático:
1 - óleo vermelho tipo suco de morango: novo, novíssimo!
2 - óleo marrom translúcido, na mesma cor do óleo para motor: usado e em boa qualidade - faixa normal de uso;
3 - óleo marrom opaco: chegando ao fim da vida.
4 - óleo preto: seu câmbio subiu no telhado...:mrgreen:

rxt4tjman
04/02/2015, 15:43
Falarei apenas do câmbio automático: sim, provavelmente seu câmbio nunca teve o óleo trocado e apresentará problemas, por conta do desgaste dos discos de composite.
Efetuando a troca integral do óleo, juntamente com o filtro, é possível que saia um óleo bem escuro e com sujeira.
A partir deste momento o câmbio apresentará mais falhas.
Talvez tenha que trocar o kit de reparo da caixa.
Quanto ao resto dos problemas: PELAMORDEDEUS!:confused:

Eu não entendi ainda Glaicon, o pq você condenou o câmbio sem antes ter certeza... Olha o que eu disse depois do primeiro post:

"A falha no motor era uma vela mal encaixada, que o mecânico enfiou a mão por baixo do motor e conseguiu encaixar ela, e a caixa apresenta funcionando OK depois dos 2 litros de óleo."

O cambio está funcionando super bem, não patina mais e tem um bom desempenho, a cor do óleo está marrom translucido...

O que devo fazer de manutenção preventiva Glaicon, para preservar essa caixa. Existe alguma maneira de eu saber as condições atuais e possível durabilidade dela?

rxt4tjman
04/02/2015, 16:02
Essas que passei já são de boas marcas, algumas inclusive originais, mas com um mecanico bom e honesto.

Qualquer orçamento menor do que esse que passei seria, na minha opinião, duvidoso.

Mit não se dá bem com peças paralelas.... não sugiro colocar uma correia dentada paralela, por exemplo.

Sérgio, olha o orçamento que peguei de algumas autopeças

Correia dentada R$138,70
Amortecedores dianteiros 410,00
Discos de freios dianteiros R$330,00
Pastilhas de freios dianteira R$180,00
Cabos de velas R$208,39

A mão de obra fui atrás, não é nada tão absurdo como você falou; Não pode achar que apenas por ter um orçamento caro é de qualidade, procurando bem podemos encontrar um serviço bom com um preço melhor.

Sobre a MIT não se dar bem com peças paralelas, você tem algum relato sobre isso? ou então por experiência própria ou de algum amigo teve problemas com as peças paralelas de marcas conhecidas?

A mesma impressão que tive quando mandei dos problemas dela para vocês no fórum, foi de quando levei em alguns mecânicos que nem olhavam ela, e já dizia que eu iria gastar 7 mil, 10 mil, coisa absurda. O orçamento que você me passou é de 12 mil, parece muito para uma camionete que está ainda andando bem...

SergioMedeiros
04/02/2015, 16:16
Não foi o Glaicon que comentou o orçamento, fui eu.

Correia dentada 138? Só a correia... vai trocar só a correia e deixar os tensionadores e outras correias de lado??????
Amortecedores vai trocar somente os dianteiros? Eles gastam juntos.
Discos e pastilhas é o que passei, incluindo uma M.O. honesta.
Cabos de vela não passei valores.

O que citei a mais é a caixa de transferencia que voce comentou q está travada, R$ 2000 e, caso o cambio esteja com problemas, mais 4K. Outros itens que falei voce não orçou, mas fazem parte da manutenção básica dela caso voce não tenha histórico de manuntenções.

Se quer pegar um carro com 150.000Km, sem histórico e rodar sem fazer o básico, boa sorte.

Na boa... vai fundo então! No estado que voce mesmo comentou que está a Pajero, um orçamento de R$7000 é quase de graça.

rxt4tjman
04/02/2015, 17:02
Não foi o Glaicon que comentou o orçamento, fui eu.

Correia dentada 138? Só a correia... vai trocar só a correia e deixar os tensionadores e outras correias de lado??????
Amortecedores vai trocar somente os dianteiros? Eles gastam juntos.
Discos e pastilhas é o que passei, incluindo uma M.O. honesta.
Cabos de vela não passei valores.

O que citei a mais é a caixa de transferencia que voce comentou q está travada, R$ 2000 e, caso o cambio esteja com problemas, mais 4K. Outros itens que falei voce não orçou, mas fazem parte da manutenção básica dela caso voce não tenha histórico de manuntenções.

Se quer pegar um carro com 150.000Km, sem histórico e rodar sem fazer o básico, boa sorte.

Na boa... vai fundo então! No estado que voce mesmo comentou que está a Pajero, um orçamento de R$7000 é quase de graça.

Mas o que é o básico pra ti? O que mandou no orçamento?

Os amortecedores e e pastilhas e freios eu não preciso trocar agora, posso trocar mais pra frente eu acho, ou não? Eu não posso gastar muito agora, gostaria de arrumar o essencial...O que no meu lugar você faria primeiro?

SergioMedeiros
04/02/2015, 17:21
O que passei no orçamento que bateu com o seu foi as pastilhas e disco... 890 com M.O.

Voce vai arriscar andar com freio ruim??
Básico então:
Correias (TODAS) 850
Freio 890
Fluidos (todos) 900
Pneus 2500

Pq isso é básico? Pq estourar correia perde o motor. Fluidos velhos acabam com as peças, e o prejuízo será muito, mas muito grande. Freio e pneus não preciso nem falar né... não é só a sua segurança, mas também a dos outros! E se quer arriscar não verificar o arrefecimento dela, ok. Tá aí o báscio.

SergioMedeiros
04/02/2015, 17:24
Mais uma observação... não julgue os mecanicos que voce leva se você não entende o básico para poder contestar o que dizem.

rxt4tjman
04/02/2015, 20:01
Mais uma observação... não julgue os mecanicos que voce leva se você não entende o básico para poder contestar o que dizem.

Sergio, esqueci só de mencionar um probleminha, além de o óleo da caixa baixar, o óleo do motor também ta baixando.... e bastante... qual a gravidade disso? Não entendo nada mesmo por isso vim pedir ajuda, como que vc aprendeu oq sabe?

SergioMedeiros
04/02/2015, 22:28
Sergio, esqueci só de mencionar um probleminha, além de o óleo da caixa baixar, o óleo do motor também ta baixando.... e bastante... qual a gravidade disso? Não entendo nada mesmo por isso vim pedir ajuda, como que vc aprendeu oq sabe?

Óleo baixando e fumaça branca/azulada no escapamento é motor indo pro saco. Mais isso pra sua lista. Novamente pergunto, tem como desfazer o negócio?
Acontece quando os anéis de segmento não vedam mais corretamente os pistões em relação aos cilindros. Aí o lubrificante passa para a camara de combustão e queima junto. Por isso some óleo do motor. Se voce notou que baixa, e bastante, é grave!!! Precisa de retífica e o mais barato que vai conseguir não custará menos de R$ 6000.

rxt4tjman
05/02/2015, 01:15
Óleo baixando e fumaça branca/azulada no escapamento é motor indo pro saco. Mais isso pra sua lista. Novamente pergunto, tem como desfazer o negócio?
Acontece quando os anéis de segmento não vedam mais corretamente os pistões em relação aos cilindros. Aí o lubrificante passa para a camara de combustão e queima junto. Por isso some óleo do motor. Se voce notou que baixa, e bastante, é grave!!! Precisa de retífica e o mais barato que vai conseguir não custará menos de R$ 6000.

O óleo do motor em 2 mêses baixou 1 litro aprox. E o da caixa não sei qto tempo.levou pra baixar... não está fumaceando não ... nem mesmo azul... todos os mecanicos que levei acharam o motor ótimo.. mas vai saber né.. eu tenho videos do funcionamento dela etc.. se voçês pudessem dar uma mão enviem um email para rxt4tjman@chef.net e eu respondo com as imagens, videos e relatos... me ajudaria mt, principalmente vc sergio ...

rxt4tjman
05/02/2015, 13:55
Óleo baixando e fumaça branca/azulada no escapamento é motor indo pro saco. Mais isso pra sua lista. Novamente pergunto, tem como desfazer o negócio?
Acontece quando os anéis de segmento não vedam mais corretamente os pistões em relação aos cilindros. Aí o lubrificante passa para a camara de combustão e queima junto. Por isso some óleo do motor. Se voce notou que baixa, e bastante, é grave!!! Precisa de retífica e o mais barato que vai conseguir não custará menos de R$ 6000.

Sérgio, manda ali um email em branco, só para eu te enviar as fotos da cor do óleo, etc!

rxt4tjman
07/02/2015, 22:52
Óleo baixando e fumaça branca/azulada no escapamento é motor indo pro saco. Mais isso pra sua lista. Novamente pergunto, tem como desfazer o negócio?
Acontece quando os anéis de segmento não vedam mais corretamente os pistões em relação aos cilindros. Aí o lubrificante passa para a camara de combustão e queima junto. Por isso some óleo do motor. Se voce notou que baixa, e bastante, é grave!!! Precisa de retífica e o mais barato que vai conseguir não custará menos de R$ 6000.


A fumaça acontece só de manhã, e é apenas branca, e não em muito grande intensidade... não é azulada também;