PDA

Ver Versão Completa : Kit Verão para Cherokee sport como funciona?

nelsonmatos
17/01/2015, 18:10
Fala meus amigos, andei pensado colocar o tal kit verão na XJ, mas não achei quem faça isso, então andei pesquisando na internet e vi que não é um bicho de sete cabeça, mas demanda alguns conhecimentos, os quais passo a perguntar para vocês;

1- Tem que tirar a valvula termostática????

2- Quantas ventoinhas pode colocar achei até quem diga que colou 2 na internet, mas não colocou fotos;

3- Aonde comprar?

Ricardo Kern
17/01/2015, 20:32
O bom é que entregam aqui:

http://www.amazon.com/gp/product/B00AQWBGQE/ref=ox_sc_act_title_2?ie=UTF8&psc=1&smid=ATVPDKIKX0DER

nelsonmatos
17/01/2015, 20:41
Ricardo, o negócio é bem salgado. rss.

rfdex
17/01/2015, 22:23
Não se tira válvula termostática de motor, no máximo trocar por outra (mais fria ou quente).

Ricardo Kern
18/01/2015, 13:15
Carro importado, quanto menos mexer, mais original, mantendo a manutenção em dia, fica tudo OK. Mas como não tem similares de componentes de alta performance, tem que buscar de fora e lá vai o mesmo valor do carro em componentes.....

nelsonmatos
19/01/2015, 00:08
Olha, eu comprei essa semana a válvula, a junta, tampa do radiador, irei mandar dar uma geral no radiador, a boma d'água é nova uns 2 meses, mas paralela..., em uma busca nos sites dos USA, vi muitos relatos de superaquecimento, até o manual prevê essa possibilidade e manda seguir alguns procedimentos. Esse site que o amigo Ricardo postou aqui, é uma prova, que os JX, o problema de aquecimento não é algo exclusivo no Brasil. Agora o interessante desse produto da amazon, as ventoinhas ficam na parte interna, ou seja, teria que retirar aquela ventoinha "permanente", esqueci o nome agora, com as pás de ferro...

Ricardo Kern
19/01/2015, 07:56
Nelson, creio que o problema relatado de superaquecimento seja relacionado a manutenção. Quando novo, nunca vi relato de aquecimento exagerado na XJ.

Agora que os carros estão com 15 anos, estão esquentando?? Manutenção.......

Creio que o problema esta na disponibilidade e custo das peças de reposição no Brasil. Aí começa o "jeitinho brasileiro", com adaptações mal feitas de outros componentes, tentativa de reparo do componente, etc.....

Lembrando de alguns: falta da mola na mangueira inferior do radiador, radiador comprometido pela falta de aditivo (bloco de ferro) e embreagem viscosa com baixa velocidade de acoplamento. Minha experiência pessoal: radiador não se revisa, se troca. Quando incrustado de sais duros (cálcio, etc) presentes na água (chuva, poço, torneira), a limpeza mecânica não retorna a capacidade de refrigeração original.

Ricardo.

VGraf
19/01/2015, 09:06
A minha ZJ coloquei ventoinha elétrica de 16 ou 17 polegadas não me recordo certo, válvula termostática de 75º e o cebolão pra funcionamento da ventoinha ficou entre 82-87. Sendo que obrigatoriamente ela é acionada caso ligo o ar condicionado. De certa forma, diminuiu bem , porem neste calor atual, continua a trabalhar próximo aos 100º. Na minha opinião ficou muito bom, e pretendo ainda instalar uma pequena ventoinha auxiliar exclusiva para o ar condicionado.

rogerio_zx
19/01/2015, 11:33
Nelson, o que é esse kit verão? Quais são as peças desse kit?

Ricardo Kern, só de curiosidade, vc tem Cherokee?? XJ mesmo???
Posta umas fotos aí pra gente dar uma olhada...

VGraf
19/01/2015, 11:41
Pessoal fala de Kit Verao, pelo que sei é a troca da viscosa pela eletrica.

nelsonmatos
19/01/2015, 12:35
Fala amigo Rogério, esse kit verão, pelo o que andei pesquisando aqui no Rio, irei relatar para você pelo o que vi nos carros, que estão no Gustavo L&S auto T, en São Cristovão:

Na mangueira superior, o cara partiu ela no meio:

http://mlb-d2-p.mlstatic.com/motores-partes-en-pecas-carros-19760-MLB20177065709_102014-Y.webp
Coloca essa peça entre as duas mangueira com um cebolão, quando a temperatura chega em uma determinada temperatura, ela arma a ventoinha elétrica. Pelo o que conversei com um mecânico por lá, o rapaz me falou que esse kit, pode ser feito de diversas formas, colocando ventoinhas extras. A minha duvida é sobre a válvula termostática, irei colocar a minha essa semana no lugar, pois o meu carro veio sem.

nelsonmatos
19/01/2015, 12:37
VGraf, você retirou a viscosa?

nelsonmatos
19/01/2015, 12:44
Ricardo, realmente carro novo se der problema, joga fora e processa a concessionária, agora o próprio manual prevê um certo aquecimento e quais os procedimentos que devem ser seguidos. Meu cunhado mora na Califórnia, uma colega dele do trabalho, que tem uma XJ e por isso pesquisei na internet, falou para ele, que no verão o carro esquenta muito e que o mesmo passou um sufoco com a dele quando ainda tinha 2 anos de uso, com revisão só na concessionária. As XJ, lá fora ainda são muito utilizadas, pela a manutenção barata.

rfdex
19/01/2015, 13:38
Fala amigo Rogério, esse kit verão, pelo o que andei pesquisando aqui no Rio, irei relatar para você pelo o que vi nos carros, que estão no Gustavo L&S auto T, en São Cristovão:

Na mangueira superior, o cara partiu ela no meio:

http://mlb-d2-p.mlstatic.com/motores-partes-en-pecas-carros-19760-MLB20177065709_102014-Y.webp
Coloca essa peça entre as duas mangueira com um cebolão, quando a temperatura chega em uma determinada temperatura, ela arma a ventoinha elétrica. Pelo o que conversei com um mecânico por lá, o rapaz me falou que esse kit, pode ser feito de diversas formas, colocando ventoinhas extras. A minha duvida é sobre a válvula termostática, irei colocar a minha essa semana no lugar, pois o meu carro veio sem.

Coloque uma valvula que abra em torno de 82 graus. Nao adianta colocar super ventoinhas se a valvula abre muito tarde. E o acionamento da ventoinha tem que ser casado com a valvula, senao o sistema fica maluco. Talvez trocar o radiador por um maior. Mesmo nao sendo "original", algumas mudancas sao aceitas quando visa melhorar o sistema.

VGraf
19/01/2015, 13:47
Nelson, tirei a viscosa sim. Por um lado, saiu aquele barulhao e senti que o motor ficou mais solto, apesar de ser um V8

nelsonmatos
19/01/2015, 14:17
VGraf, acho que irei fazer isso, de retirar a viscosa, mas como ficou o acionamento? Ela arma com quantos graus o 1º estágio e o 2º estágio?

nelsonmatos
19/01/2015, 14:27
Raphael dei mole, comprei a da própria cherokee e ela abre com 90ºc! :parede:, pois tentei comprar uma que abria a 85ºc, mas não encaixou direito.

Mas me tira uma duvida, o sensor da XJ é na própria carcaça, se eu colocar essa peça na mangueira (em anexo acima), com um cebolão para 82º c, para arma a ventoinha elétrica, a válvula não abriria de qualquer maneira em 90º c? Pois o sensor está acoplado no motor e não no radiador? Abç

VGraf
19/01/2015, 14:37
Termostática dela, coloquei a mesma do Opala a gasolina, abre aos 75º, e o cebolão que fica naquela peça que o colega postou anteriormente, que fica na mangueira cortada, assim como nos modelos 5.9, não me lembro se é do Fiat Uno ou outro Fiat, mas que abre por volta dos 80-82º/87º. Ainda assim, nesse calor atual + ar, vi que o ponteiro da temperatura chega no meio. Mas como ja fui mordido uma vez com aquecimento, fico encanado toda hora, e acho que vou providenciar uma ventoinha menor como auxiliar, para dai sim, esquecer de vez esse lance da temperatura. Muitas vezes, quando nao estava tanto calor como agora, a ventoinha nao chegava nem a ligar. Rodava e rodava

VGraf
19/01/2015, 14:40
O unico senao, é as vezes quando desligo o carro, escuto o barulho da ventoinha ainda ligada por alguns minutos.

Ricardo Kern
19/01/2015, 15:03
Nelson, o que é esse kit verão? Quais são as peças desse kit?

Ricardo Kern, só de curiosidade, vc tem Cherokee?? XJ mesmo???
Posta umas fotos aí pra gente dar uma olhada...

Rogerio, sim tenho uma Cherokee Sport. Antes uma Grand Cherokee 95 V8.

Segue fotos da XJ:

Ano 2000
Kit Up Country (original)
65.000 km
Mantida rigorosamente dentro do recomendado do fabricante, mas com updates: válvula termostática 82 graus, embreagem viscosa Heavy Duty, amortecedores Bilstein Monotube, Kit Vagalume (se tem kit verão, tem vagalume tb......mas trata-se de permitir o uso do veículo a noite ou viagem e rodas da Grand Cherokee (aro 16).

O motor realmente aquece muito o cofre do motor, mas não a temperatura do sistema de refrigeração. Em uso normal fica abaixo dos 95 C, com picos de 105 C em alta carga, baixa velocidade.

Apesar da pouca km, tem mangueiras, bomba de água, válvula termostática e radiador novos, pois já são 15 anos da produção. Mas não aquece e tenho confiabilidade.

http://i270.photobucket.com/albums/jj84/rkern_blu/img-36.jpg (http://s270.photobucket.com/user/rkern_blu/media/img-36.jpg.html)

http://i270.photobucket.com/albums/jj84/rkern_blu/img-38.jpg (http://s270.photobucket.com/user/rkern_blu/media/img-38.jpg.html)

nelsonmatos
19/01/2015, 15:33
VGraf, eu que postei a peça, ela é da tempra turbo. Mas a sua Cherokee é 5.2 e não sei se a válvula do opala caberia no 4.0, liguei agora para o rapaz da L&S, o mesmo não sabia me dizer, pois nunca colocou nas Cherokee grand/ sport. Essa é a minha duvida, até mandei um mensagem para um vendedor no ML e o mesmo também não sabia me dizer.

nelsonmatos
19/01/2015, 15:34
Ricardo, essa válvula termostática que você colocou é da própria cherokee ou do Opala?

Ricardo Kern
19/01/2015, 15:37
Ricardo, essa válvula termostática que você colocou é da própria cherokee ou do Opala?

Sim, da Cherokee, marca Gates.

nelsonmatos
19/01/2015, 15:59
Comprou lá fora? Pois não estou achando na internet em sites nacional. Abç

Ricardo Kern
19/01/2015, 16:26
Comprei no ebay.com

Facilmente achada no mercado: A válvula termostática é a VT218.82 (MTE-Thompson), usada na D10 motor perkins 6cc

VGraf
19/01/2015, 17:30
Ricardo, parabéns pelo carro, e esse cenário de fundo deu inveja agora com o calor que ta aqui..

nelsonmatos
19/01/2015, 18:26
VGraf, seria essa aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-618006012-valvula-termostatica-opala-caravan-comodoro-4-e-6-cc-c1014-_JM

Ricardo Kern
19/01/2015, 21:50
VGraf, seria essa aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-618006012-valvula-termostatica-opala-caravan-comodoro-4-e-6-cc-c1014-_JM

Esta:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-614734244-valvula-termostatica-vt21892-mte-thomson-courier-1996-1996-_JM

VGraf
20/01/2015, 08:31
Nelson a minha é essa mesmo do Opala, porem a minha é a V8. Agora precisa ver como o colega ae disse, desta de baixo, pois a sua é a 4.0 né, e segundo o colega Ricardo, a sua seria essa da Courier.

nelsonmatos
20/01/2015, 10:59
Essa da courier
ela abre com 92° e fecha com 86° :freaking:

nelsonmatos
20/01/2015, 11:10
A original que eu comprei, ela abre com 90ºc, então tá difícil, de achar uma que abra com menos de 87ºc.

nelsonmatos
20/01/2015, 13:13
Vamos as práticas, se eu colocar o tal kit (tempra turbo), entre as mangueiras (superior) antes da válvula termostática, o qual terá um cebolão, se a válvula original abre com 90º a 92º c, qual seria então o cebolão a ser utilizado, falo isso como um bom debate sobre o assunto. Esse cebolão iria acionar a ventoinha, então qual seria o melhor cebolão? Vamos lá galera, vamos acrescentar mais sobre esse debate, pois pode ser um paliativo, para quem não tenha mais de 1 mil Reais, para gastar no radiador. Eu mesmo estou dando uma geral no carro, já troquei todos os fluídos, pneus, amortecedores, comprei os tuchos novos, juntas, bomba d'água, válvula termostática, hoje a grana está curta, além de ter que dar uma geral na pintura, que será só no final.

rogerio_zx
20/01/2015, 14:12
Nelson eu instalei esse kit, exatamente esse.
fiz com um amigo aqui do forum que ja tinha feito na XJ dele.
e aindo hj nao sei se realmente essa parada tem efeito porque ali onde cortei a mangueira a agua passa quente o tempo todo, com isso o eletrofan fica ligado o tempo todo, praticamente 100% do tempo.

Antes eu percebia que liga e desligava o tempo todo. Agora eh so ligado.

Nao tive nenhum problema de aquevinento, e olha que aqui no RJ ta o inferno de quente. Mais de 40 graus eh quase todo dia.

A valvula eu ja tinha colocado a. do opala que exatamente igual a da XJ. Essa peca eu digo que plug and play.

Ricardo Kern
20/01/2015, 14:42
Radiador novo com custo em torno de R$500,00.

Ricardo

nelsonmatos
20/01/2015, 15:21
O problema é que já gastei um bom dinheiro e o ex-dono era uma lambão, eu devo para a Califórnia em maio desse ano, então tenho que pensar em algo enquanto isso. Irei comprar algumas coisas por lá tudo MOPAR, nesse sentido irei me virando por aqui, já comprei dessa empresa HTS lataria para a grand cherokee do meu pai e o mesmo só deu problema de vazamento, depois da garantia e olha que o meu pai é um cara enjoado com o carro dele.

Esse debate é legal, pois são opções que hoje as vezes não tem tanta relevância, mas amanhã em uma emergência, essa peça que aqui postei (T da tempra turbo, que custa R$ 30,00), pode servi de grande ajuda.

Como tinha falado e recebi a informação agora, a minha válvula termostática abre com 90º a 92º c e fecha com 86º a 87º c, então cebolão deveria ligar o radiador 92º indo para o radiador com 87ºc, estou certo?

GH
20/01/2015, 17:22
Amigos, alguém sabe onde encontro a mangueira inferior do radiador COM mola interna?

nelsonmatos
20/01/2015, 19:11
GH, você vai ter uma dificuldade para achar aqui no Brasil:

https://www.rockauto.com/catalog/x,carcode,1315943,parttype,2057

Mercadolivre GOODYEAR sem mola:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620129569-mangueira-inferior-do-radiador-87-01-jeep-cherokee-sport-40-_JM

nelsonmatos
25/01/2015, 20:59
Boa noite galera, então comecei a mexer no sistema de arrefecimento e estou gostando muito, troquei a tampa do radiador, coloquei o T da tempra na mangueira, junto com um cebolão que funciona a ventoinha quando chega a 95º c e desliga com 88º a 90º, mais a válvula termostática nova que abre com 90ºc. Hoje a temperatura em momento algum chegou a 100ºc a 110ºc que chegava antes, pelo o que vi, a temperatura chegou no máximo a 97ºc, em estrada de chão toda ferrada e cheio de lama, na estrada a temperatura ficava entre 90ºc a 95ºc. Gostei muito do resultado e como estou dando um upgrade para colocar na trilha, comprei uma ventoinha soprante de 10 polegadas para garantir sempre uma boa temperatura.

Sinuhe
26/01/2015, 08:20
Amigos eu acho que o kit cebolão tem que trabalhar próximo dos 100 para ser eficiente, caso contrario fica conflitando com a válvula termostática.

rogerio_zx
26/01/2015, 08:52
Nelson, vc faz trilho onde? Com algum grupo?
Conheça no Jeep Clube Maricá. Galera 100%. Todo mundo família. E temos só 2 XJ, eu e o Luis que tá por aqui de vez em quando. Aparece lá pra aumentar o numero de XJ.
O nome é Jeep Clube Maricá mas a maioria é de Niterói e Rio.
Se estiver interessado me procura rogerio.rdc@gmail.com
abs.
Sinuhe, me dê mais informações sobre esse conflito do kit verão com a termostatica. Eu coloquei esse kit e o que percebo é que a ventoinha fica ligada direto, o tempo todo. Provavelmente, eu acho, porque ali onde é instalada (no meio da mangueira superior) sempre passa agua quente. Não lembro agora qual a numeração do cebolão que coloquei, mas acho que é inferior à esse que o Nelson usou... vou verificar...

nelsonmatos
26/01/2015, 09:13
Estava achando isso também, eu até testei outro cebolão, mas o melhor resultado foi com esse 95ºc, na estrada a ventoinha quase não funciona, ou seja, o funcionamento na estrada fica digamos original, pois a válvula original abre com 90ºc. Já no trânsito pesado e em lugares aonde se força mais as marchas baixas, ela entra em ação e o ponteiro não passa de 97ºc (média), falo isso pois fica abaixo de 100ºc tranquilamente. Na minha opinião não entrou em conflito, pois o cebolão só funciona a 95ºc e pára em 89 ºc e a válvula abre com 90ºc, XJ trabalha com um calor dos infernos, então esses 89ºc, se equaliza em segundos, o que permite abrir a válvula. O "grande feito", me ajuda em transito pesado e alguns lugares exige mais força do carro. É como se a ventoinha funcionasse com um botão liga e desliga, já que o funcionamento é quase nulo na estrada. Abç

nelsonmatos
26/01/2015, 09:17
Fala Rogério, não faço uma graça :safari-rig: em trilha a muito tempo.....Comprei esse carro para fazer trilhas leves, mas ainda estou montando o carro, estou resolvendo o problema do arrefecimento e o próximo passo será a suspensão, lift etc..., eu moro em Niterói, então se as trilhas forem tranquilas dá até para ir, vamos marcar, você irão fazer a próxima trilha quando?

rogerio_zx
26/01/2015, 10:26
Então Nelson, o grupo além de ser família, as trilhas não são de virar o carro de cabeça pra baixo heheheheh. São leves e os lugares mais encardidos sempre tem uma alternativa, uma caminho mais seco e tal.
Cara, ontem teve a reunião mensal, foi em Ponta Negra num sítio de um dos integrantes. E foi definido as trilhas pontuais durante o ano, tipo trilhas comemorativas, tipo "trilha do dia dos pais", e além dessas sempre tem as trilhas que a galera vai organizando durante a semana.
Na proximo encontro eu te aviso. Se for coisa leve dá pra ir com o carro original mesmo.

zé dedão
26/01/2015, 10:41
Nelson, posta um foto da ventoinha auxiliar que vc colocou. Ligação, etc.

nelsonmatos
26/01/2015, 10:57
Zé eu irei desmontar o radiador para dar uma geral e irei bater as fotos na desmontagem e na montagem, passando passo a passo. Abç

zé dedão
26/01/2015, 11:16
Beleza.
Abs.

nelsonmatos
26/01/2015, 11:26
Zé da uma olhada nesse tópico aqui: abç

http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/cherokee-sport-xj/8337-kit-gelo-cheokee-xj-8.html

zé dedão
26/01/2015, 11:32
Beleza.
Obrigado.

Glaicon
27/01/2015, 06:57
Fala meus amigos, andei pensado colocar o tal kit verão na XJ, mas não achei quem faça isso, então andei pesquisando na internet e vi que não é um bicho de sete cabeça, mas demanda alguns conhecimentos, os quais passo a perguntar para vocês;

1- Tem que tirar a valvula termostática????

2- Quantas ventoinhas pode colocar achei até quem diga que colou 2 na internet, mas não colocou fotos;

3- Aonde comprar?
Nelson, uma pergunta: A sua Sport tem uma ou duas ventoinhas?:pipoca:

Erg-Bsb
27/01/2015, 10:19
GH, você vai ter uma dificuldade para achar aqui no Brasil:

https://www.rockauto.com/catalog/x,carcode,1315943,parttype,2057

Mercadolivre GOODYEAR sem mola:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620129569-mangueira-inferior-do-radiador-87-01-jeep-cherokee-sport-40-_JM

RockAuto: mangueira GoodYear #61445 => 9,92 US$
Mercado Livre: mangueira GoodYear #61445 => 160 R$

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!

rfdex
27/01/2015, 10:52
Brassiiiiiiiiilllllll

rogerio_zx
27/01/2015, 11:50
Pelo codigo as mangueiras são identicas, então olha como fica o US 9,92 X R$ 160,00:

9,92 + 30,00 de frete = 39,92 x 2,50 cotação dolar = R$ 99,80 + 70% de imposto = R$ 169,66 + 50,00 tx desembaraço = R$ 219,66

Se somar um frete de +- 40,00 no valor dessa do Mercadolivre = R$ 200,00

Então é pra se pensar onde realmente é melhor comprar...

Obs.: os valores de cotação, imposto, frete e tx aduaneira são valores aproximados, não são exatamente esses valores, pode variar um pouco pra mais ou para menos.

nelsonmatos
27/01/2015, 12:16
Hoje está meio complicado comprar algumas peças fora do Brasil, dependendo da peça é melhor comprar por aqui. A nossa "presidenta" aumentou o imposto de importação, o dólar está meio alto e estabilizado, agora realmente tem peças que vale apena comprar por lá, pois o valor aqui é surreal. Só para exemplo, fui comprar as travinhas (25 unidades no saquinho) da pastilha de freio na RockAuto, pô a peça custa 6 dólares, mais o frete ficou em U$$ 38,00 e só via Fedex, ou seja o imposto vai ser cobrado na entrega da peça na porta da sua casa!!!!!

Peça.............U$$ 6,00 x R$ 2,57= R$ 15,42
frete.............U$$ 38,00 x R$ 2,57= R$ 97,66

Imposto sobre o frete e a peça 70% = R$ 192,23.

Pô nesse final de semana irei desmontar a roda e tentarei fazer um calço após medir a folga e se durar 10 mil km etc.... vai ficar mais barato de qualquer forma, após isso como a minha pastilha está com meia vida ainda, depois u vou e compro as pastilha que já vem com a travinha na própria rockAuto.

h76custom
27/01/2015, 12:18
Na época que estava com a minha XJ 98 tive diversos problemas de superaquecimento, principalmente subindo serra com o ar ligado. E isso que estava sem a válvula termostática... O grande segredo é o fluido do radiador... somente ficou bom usando 60% de aditivo de boa qualidade e o resto de água destilada. É caro pra caramba (acho que eram uns 6 litros de aditivo concentrado), mas nunca mais me incomodei (e, claro, recoloquei a válvula termostática). Ela sempre trabalho em 100 graus, as vezes subia um pouquinho, mas voltava... fiquei alguns meses com medo daquela agulha no painel, hehe, mas nunca mais incomodou.

Trocar a ventuínha com acoplamento viscoso creio que somente vale em caso de trilhas longas, travadas e em dias escaldantes... Fora isso, não vale a pena substituir esse monte de coisas.

obs: com 50% de fluído, ou menos, como os mecânicos gostam, ela ferve... Outro ponto importantíssimo é a tampa do radiador, pois trabalha com uma pressão desgraçada, se perder a pressão o fluido do radiador ferve muito antes...

nelsonmatos
27/01/2015, 12:19
A minha tem a viscosa e a do ar condicionado, mas irei instalar uma outra na frente para fazer as minhas trilhas.

nelsonmatos
27/01/2015, 12:30
O ex-dono lambão, tirou a válvula do carro e aí não havia o resfriamento necessário do liquido de arrefecimento, com isso só trabalhava acima, quando troquei a tampa e coloquei a válvula e o luva em T da tempra entre as mangueiras, o carro não chega a 100ºc fica ali por volta de 97ºc na cidade, ainda não pequei aquele transito sinistro, mas antes fica entre 100ºc e 115ºc, quando está na estrada é uma beleza, a ventoinha nem chega a armar (cebolão), lembrando aquilo, a válvula abre com 90ºc. Pelo que muitos não estão entendendo é que a intenção não é trabalhar frio, até porque esse carro já não é um garoto, a temperatura dele por natureza já é alta, o meu cebolão desarma com +- 89º c segundo a marca que está na peça, a minha intenção é ajudar a resfriar um pouco mais, tem gente colocando válvula que abre mais baixa, corre um sério risco de válvula travar aberta, ou seja, seria a mesma coisa de trabalhar sem a válvula e colocar cebolão com graduação mais baixa, a mesma não vai desarmar nunca e irá ficar ligada até com o carro desligado até chegar na temperatura desejada, quer dizer gasto com bateria e alternador.

h76custom
27/01/2015, 14:59
De fato.. tirar a válvula ou colocar uma mais baixa só vai fazer com que o carro demore mais para chegar na temperatura ideial... não vai baixar nunca a temperatura... Aí é maior desgaste do motor sem sentido...

Só me pergunto se colocar uma ventuínha na frente das outras não vai restringir o fluxo de ar quando desligada?:pensativo:

Glaicon
28/01/2015, 07:13
A minha tem a viscosa e a do ar condicionado, mas irei instalar uma outra na frente para fazer as minhas trilhas.
Nelson, já que tem as duas ventoinhas não era para dar problema de aquecimento.
Sugiro que verifique a eficiência da ventoinha viscosa.
No meu caso o mecânico pegava um pano e tentava segurá-la enquanto girava.
Pela eficiência do gel ele não conseguia. Ou seja, funcionava adequadamente.
Outra coisa. Já li em algum tópico que adicionar ventoinha elétrica à frente de outra já existente acabará por resfriar a polia viscosa, fazendo a ventoinha mecânica girar com menor intensidade.
A polia precisa do calor exatamente para engrossar o gel ou dilatar a mola espiral e fazê-la girar mais intensamente.
Ou seja, correrás o risco de continuar com o problema.
Outra pergunta: quando ligas a viatura de manhã pela primeira vez, ela faz aquele barulhão de vento, que vai diminuindo ao longo de um minuto?:pipoca:

rogerio_zx
28/01/2015, 07:47
Glaicon, bom dia!
A minha faz esse barulhão na primeira ligada tbm... não tinha me ligado que era a viscosa, pensava que era o motor que frio demais girava mais, sei lá... vou observar se é a visconsa.
Mas se isso acontece é porque a viscosa está bem, funcionando???

Glaicon
29/01/2015, 08:52
Glaicon, bom dia!
A minha faz esse barulhão na primeira ligada tbm... não tinha me ligado que era a viscosa, pensava que era o motor que frio demais girava mais, sei lá... vou observar se é a visconsa.
Mas se isso acontece é porque a viscosa está bem, funcionando???
Sim, é isso.
Se ligar a viatura e logo ir à frente dela, colocando a mão entre o motor e a ventoinha, você sentirá o vento bem forte, diminuindo gradativamente, estabilizando depois de uns 60 segundos.
A minha Sport trabalhava com temperatura elevada, mas dentro do normal.
Um bem que fiz para ela foi colocar um radiador novo, pois logo depois de uma limpeza interna do antigo, começou a umedecer a colméia.
Não tem limpeza que seja melhor que um radiador novo.
Ao invés de instalar uma terceira ventoinha, como foi mencionado, e faria a substituição desta peça.
A troca de calor será muito mais eficiente.:concordo:

nelsonmatos
01/02/2015, 13:08
Glaicon, eu também penso assim, mas.... o radiador novo está na faixa de 500 Reais, se o ex-dono da minha não fosse um FDP, eu teria $$$$ como trocar agora, o cara enfeitou o pavão e cai que nem pato! Hoje tenho que trocar uma porrada de coisa, comprei algumas peças no Morris, mas como estou andando pouco na minha, esse kit que fiz na minha segurou a temperatura em 100ºc, ontem que foi até 105º c e quando fui vê o porque, vi que estava vazando pela mangueira menor que vai o ar quente para dentro do carro, aquela que fica na carcaça da válvula termostática e assim o sistema ficou defeituoso, já que ficou vazando água e também acaba entrando ar no sistema, na minha opinião. A minha está no lanterneiro, pois apareceu um podre no cantinho do teto e entrou água da chuva, o ex-dono colocou uma camada fina de massa e pintou, o problema é que não é só um buraco, são uns 3 rsrs.... e assim lá se vai $$$$$$ gastei 400 pratas para refazer no estanho e pintar o teto todo, depois tem a suspensão que irei acabar de mexer etc...., irei mandar varetar o radiador semana que vem e mais para junho irei comprar um novo, aquilo se a temperatura continuar em 100º c tudo está tranquilo temporariamente.

sal-x
01/02/2015, 19:20
Oi gente, nos EUA eu vi uns XJ de trilha com um espaçador adaptado na dobradiça do capô. O capô quando fechado fica com um vão na parte próxima ao para-brisas, isso faz com que o ar quente saia por ali, a ventoinhas e a hélice trabalham na frente e o ar quente sai pela fresta.

Vejam na foto abaixo :

491586

Acho que é uma boa né?

Eu tbm ví uns radiadores totalmente em aluminio com 3 ventoinhas na parte da frente, mais o combo de fábrica do xj ( hélice e ventoinha )

No meu xj eu mandei fazer um radiador totalmente em metal com colmeia tripla, certeza que ficou melhor que o original. Eu tive que fazer isso pq o radiador que veio com o meu cherokee estava todo remendado e teve um dia que ele estourou a lateral... nesse dia troquei a termostática ( que estava um torrão de ferrugem ) , tbm troquei o sensor de temperatura e mandei lavar o sistema. No final adicionamos a mistura de água com aditivo de radiador.

Aqui umas fotos do radiador que mandei fazer :

491584

foto da lateral da colmeia está em zoom

491585

zé dedão
02/02/2015, 10:41
Nelson.
Conselho de amigo. NÃO compre esse radiadores importados de 500 dilmas vendidos no Brasil. Reach cooling, RCA ........
Em seis anos de VTR estourei 02 (duram média de 2,5 anos). Isso porque eu SEMPRE uso aditivos de confiança (Paraflu ou ACDelco). Estou no terceiro importado pois tive que colocar um desse porque não achei outra opção e tinha pressa para andar com o carro (uso no dia a dia).
Infelizmente a Visconde não fabrica mais para XJ. No Rio em São Cristóvão tem uma empresa que fabrica para vc. Não fiz o meu lá, mas o próximo que tiver que comprar vai ser feito.
Se fizer e custar 1500 já sai o mesmo preço que eu gastei em três com maior confiabilidade.
Abs
Fred

sal-x
02/02/2015, 11:46
Nelson.
Conselho de amigo. NÃO compre esse radiadores importados de 500 dilmas vendidos no Brasil. Reach cooling, RCA ........
Em seis anos de VTR estourei 02 (duram média de 2,5 anos). Isso porque eu SEMPRE uso aditivos de confiança (Paraflu ou ACDelco). Estou no terceiro importado pois tive que colocar um desse porque não achei outra opção e tinha pressa para andar com o carro (uso no dia a dia).
Infelizmente a Visconde não fabrica mais para XJ. No Rio em São Cristóvão tem uma empresa que fabrica para vc. Não fiz o meu lá, mas o próximo que tiver que comprar vai ser feito.
Se fizer e custar 1500 já sai o mesmo preço que eu gastei em três com maior confiabilidade.
Abs
Fred

Aqui em Brasília eu paguei R$1200,00 pela confecção do radiador , o chato foi esperar 3 dias mas valeu a pena.

Esses importados "baratos" eu tbm corri, o foda é o olhar de ironia que os vendedores fazem.... bando de %$#@#%ˆ%

nelsonmatos
02/02/2015, 13:30
É, se o preço for esse em média, R$ 1.200,00 compensa. No meu caso radiador não está vazando, mas como o ex- dono era um porco e colocava água do rio no radiador, eu coloquei uma boma nova, válvula e fiz a limpeza superficial com a troca da parte do liquido arrefecimento. Para gastar em um radiador meia boca não compensa, pois se vai ser certo o seu futuro vazamento é jogar dinheiro fora!!! Vi o lance que o amigo vez, no caso das colmeia tripla foi show de bola. Uma dúvida, o "combo" de 3 ventoinhas, elas são de quantas polegadas???

sal-x
02/02/2015, 14:17
O radiador que eu ví tinha 3 ventoinhas de 10 polegadas, mas nessa configuração vc teria que reposicionar o cooler do óleo da caixa de marcha, talvez seja legal colocar apenas 2 ventoinhas de 10 pol. Vc ainda teria de bolar um sistema pra armar essas ventoinhas e tudo mais, talvez pegar de algum outro carro, não sei. Vc não curtiu os calços das dobradiças do capô? Penso que ajudariam muito sob calor intenso. É bom ter certeza que o resto do sistema esteja ok: termostática, eixo viscoso da hélice e sensor de temperatura.

É, se o preço for esse em média, R$ 1.200,00 compensa. No meu caso radiador não está vazando, mas como o ex- dono era um porco e colocava água do rio no radiador, eu coloquei uma boma nova, válvula e fiz a limpeza superficial com a troca da parte do liquido arrefecimento. Para gastar em um radiador meia boca não compensa, pois se vai ser certo o seu futuro vazamento é jogar dinheiro fora!!! Vi o lance que o amigo vez, no caso das colmeia tripla foi show de bola. Uma dúvida, o "combo" de 3 ventoinhas, elas são de quantas polegadas???

nelsonmatos
02/02/2015, 15:13
Fala Sal, cara o negócio das dobradiças, teria que mexer com lanterneiro e aqui no Rio lanterneiro é que nem diamante, ou seja item difícil de achar e cara para bancar rss.... gastei agora uma grana para dar uma geral no teto do carro e qualquer coisa além do trivial, irei negligenciar as outras coisas necessárias, como trocar tucho, suspensão, pneus e algumas juntas. O lance das ventoinhas, no meu carro não teria muito problema, pois o meu carro é manual, um dos motivos que me fizeram comprar. Mas como não é mais carro novo é que nem bosta de vaca, quanto mais você mexe mais fede...rsss..... Irei resolver essas pendências mais criticas, como as juntas e os tuchos, com isso já ficarei com o motor sequinho, o arrefecimento o carro fica no transito entre 98ºc a 105ºc, na estrada cai para 95ºc esses valores abaixo de 100ºc são dedutíveis. Um sistema com 3 ventoinhas já iria melhorar o resfriamento, como já coloquei o kit na mangueira, a minha ventoinha (ar condicionado) já arma com 97ºc e para com 90ºc, só coloquei par ajudar no resfriamento, mas quero algo mais eficaz e rápido, irei pensar no lance das ventoinhas, podendo colocar 3 na frente, com a seguinte configuraçao:

1- Duas ligando pelo o cebolão da mangueira;- uma no lado motorista e a outra no meio.
2- Duas ligando com o ar condicionado ou emergência. - uma na ponta no lado do carona e a outra do ar condicionado.

thiago-nit
04/02/2015, 01:25
Oi pessoal? Blz?
Tive problemas de aquecimento também.
Primeiro troquei a tampa do radiador. Melhorou um pouco.
Depois encomendei na rockauto mangueiras, bomba d'Água, termostatica e seu compartimento, e sensor de temperatura, isso antes da presidANTA aumentar as taxas.
Troquei e fiquei bem durante um ano. Depois o radiador apresentou sinais de vazamento. Resolvi trocar. Como o bicho é grande, importar sairia caro por conta do frete.
Troquei no Gustavo mesmo.
Ele falou que tem diversos tipos depende do bolso kkk. Mas pedi um intermediário que ele indicou, acho que paguei quase 900,00.
Tem um ano que troquei, não estou tendo problemas nao. A água não baixa nada. No calor subindo serra com ar ligado e viatura cheia a temperatura está normal.
Só não fiz trilha ainda só passeio leve. To na seca. Kkk
Mas taí o meu relato.
Abs

thiago-nit
04/02/2015, 01:28
A termostatica que coloquei foi com uma temperatura um pouco abaixo da original acho que 82 graus acho.

Sinuhe
04/02/2015, 11:24
Amigo a função da válvula termostática é a de abrir qdo o motor ou o sistema estiver com o aquecimento próximo do ideal para o seu funcionamento ou seja a partir dai ela não mais interfere no sistema, a não ser que o sistema volte a esfriar e ela fecha gradativamente. Então a válvula é para manter o sistema aquecido. A refrigeração é outra coisa separado que tem que controlar a alta temperatura que no caso dos nossas VTR e acima de 105 graus, ai se não for eficiente, os recursos são, revisão do arrefecimento, melhora do sistema com ventoinhas mais eficaz, cebolão e outros bichos...Portanto primeiro tentar fazer com que o sistema funcione de forma precisa com limpeza e uso correto do liquido anti congelamento e fervura com um nível maior de tolerância do ponto de ebulição que é a função do aditivo de radiador de boa marca.

sal-x
08/02/2015, 17:50
Oi gente, eu achei isso aqui no ebay, eu não imagino que alguém vá comprar nesse esquema de dólar alto mas com essas fotos dá pra entender muito bem como colocar as 3 ventoinhas em ação no XJ.

http://www.ebay.com/itm/1984-2001-Jeep-XJ-Cherokee-MJ-Commanche-Jeeps-Triple-Electric-Fan-Kit-NEW-/321661352318?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item4ae482b97e&vxp=mtr

Se notarem é basicamente um suporte, as ventoinhas e fiação, rêles e cebolão da dakota, mais algumas coisas. Os partnumbers são visíveis.

492404

492405

492406

Eu ainda acho que isso serviria mais para trilhas pesadas num calor escroto... rs mas tá ai :D

Gadelha
20/02/2015, 18:37
Já tive 2 ventoinhas na frente do radiador. Tirei porque isso só ajuda em trilhas. Numa viagem a 80 km/h atrapalha.

Cortar o capô só ajuda pra ficar mais fácil de abrir em trilhas, lata um pouco mais fria. Eu tenho na minha XJ.
O que ajuda mesmo é viscosa heavy duty, aditivo base polímero, manutenção em dia e talvez uma bomba dágua hiflow (tenho na minha). Nada de tirar válvula ou viscosa.

T+:-)

Luiz.liporoni
24/02/2015, 16:59
Pessoal, a título de contribuição, coloquei o calço no capô (facilita a ventilação), retirei a válvula termostática (fluxo direto) e instalei uma ventoinha adicional elétrica acionada por botão no painel. A XJ não esquenta em momento algum, somente em trilha pesada. É a única situação em que utilizo o botão e aciono a ventoinha elétrica. No uso urbano, mesmo no calor, a XJ não irá esquentar. Se aqueceu, verifique válvula termostática, radiador e fluido, polia viscosa, bomba d´agua, mangueiras. Nesta mesma ordem. Agora 1 problema. Como vocês fazem com o forro do capô ? A minha não é original. Ela está com um pedaço de tapete que mais "abafa" do que protege o capô. Sugestões? abs

VGraf
24/02/2015, 18:07
A minha tava meio ruim, acabei arrancando o forro, ficou melhor de aparencia; CArros de hoje, a maioria nao tem mais estes forros

Guima-MS
17/07/2015, 18:40
Pessoal , tenho uma Dakota V6 1998 , parente das cherokee , hehe .
Minha viscosa esta ruim , e sinto que a ventoinha amarra o motor , pesa muito .
Estou pensando em instalar a ventoinha eletrica , que modelo voces tem ? me recomendaram a do PEUGEOUT 206 507468 507469 .
Para ligaçao , tubo adaptador e cebolao 92/87c 507467 .

Uso na minha dakota a termostatica do opala alcool (pelo que me informei , abre por volta de 82c) .

Como faço a instalaçao eletrica ? e recomendavel instalar outra ventoinha de 10´´ universal na frente do condensador ?

Guima-MS
17/07/2015, 18:49
Ele me passou as seguintes fotos , para instalaçao da ventoinha :
507470 Coifa Original , o buraco deve ser preenchido com a tampa de um tambor/bombona de 200L .

507471 Ventoinha Instalada , preciso encaixar a ventoinha na tampa do tambor .

507472 Ventoinha instalada , parte interna .

507473 Coifa pronta para instalaçao .

507474 Instalada .

507475 Instalada .

Posso fazer igual que esta 100% certo ?

Glaicon
18/07/2015, 07:57
Pessoal , tenho uma Dakota V6 1998 , parente das cherokee , hehe .
Minha viscosa esta ruim , e sinto que a ventoinha amarra o motor , pesa muito .
Estou pensando em instalar a ventoinha eletrica , que modelo voces tem ? me recomendaram a do PEUGEOUT 206.
Para ligaçao , tubo adaptador e cebolao 92/87c

Uso na minha dakota a termostatica do opala alcool (pelo que me informei , abre por volta de 82c) .

Como faço a instalaçao eletrica ? e recomendavel instalar outra ventoinha de 10´´ universal na frente do condensador ?
As Cherokees têm duas ventoinhas. Uma mecânica e outra elétrica.
A elétrica funciona pela elevação da temperatura e quando aciona o ar condicionado.
Elas não precisam de adaptação.:concordo:

Gadelha
18/07/2015, 10:07
Ele me passou as seguintes fotos , para instalaçao da ventoinha :
507470 Coifa Original , o buraco deve ser preenchido com a tampa de um tambor/bombona de 200L .

507471 Ventoinha Instalada , preciso encaixar a ventoinha na tampa do tambor .

507472 Ventoinha instalada , parte interna .

507473 Coifa pronta para instalaçao .

507474 Instalada .

507475 Instalada .

Posso fazer igual que esta 100% certo ?

A melhor coisa é trocar a viscosa, e só.
Ventoinha na frente só serve para trilhas travadas. Na estrada é péssimo.

T+:-)