PDA

Ver Versão Completa : Retirar catalisador Tracker

fwamp
13/01/2015, 01:45
Pessoal, tenho uma tracker 2008 com 90 mil rodados e certamente seu catalizador já deixou de ser tão útil quanto já foi ou ate mesmo está apenas ali possivelmente prejudicando o motor. Minha tracker tem gnv e o consumo está alto, sendo que as principais peças estaonovas, qual seja, velas, filtro, oleo magnatec com militec. Alguem aqui ja tirou o catalizador depois de velho para ver se melhora algo? Vi que a vida útil dele é de 80k.

andre veiga
13/01/2015, 09:18
Oi
Tive uma tracker e tenho um gv. Ambos sem nunca terem usado gnv.
Ao retirar o catalizador, vc perde um pouco de foça em baixa rotação, e ganha outro pouco em alta.
Não tenho medições precisas mas acho que o consumo se altera na mesma proporção, pois ao se perder em baixa a tendência é pisar mais no acelerador, e vice e versa.
Mas minha ealidade em termos de topografia nas estradas e principalmente na cidade é beeeem diferente da sua... rs

fwamp
13/01/2015, 11:19
Oi
Tive uma tracker e tenho um gv. Ambos sem nunca terem usado gnv.
Ao retirar o catalizador, vc perde um pouco de foça em baixa rotação, e ganha outro pouco em alta.
Não tenho medições precisas mas acho que o consumo se altera na mesma proporção, pois ao se perder em baixa a tendência é pisar mais no acelerador, e vice e versa.
Mas minha ealidade em termos de topografia nas estradas e principalmente na cidade é beeeem diferente da sua... rs

Obrigado pela resposta. Estava lendo que quando o catalisador perde a vida útil ele começa a entupir e prejudicar o desempenho do motor e superaquece-lo com consequente aumento de consumo. Por esse motivo eu gostaria de retirar o meu, mas sera que essa conversa de vida útil e entupimento é verídica? Se não for deixo o catalisador com maior prazer hehe.

Elisson
13/01/2015, 16:58
Fácil diagnosticar, serra em sua metade antes do catalizador, abrindo um espaço para que saia mais gases e faça um teste pra ver se altera algo. De preferência que teste com os vidros fechados e com protetores auriculares para que sinta o motor no pé e não no barulho. Não peça pra que tirem o catalizador agora, nem que limpem ele e o deixem oco pois as vezes a diferença é imperceptível, ou até mesmo o catalizador está funcionando em perfeitas condições.

O catalizador em seu interior é composto por um material reciclado, portanto faça o que estou dizendo e não vá na onda de quem trabalha com escapamentos, antes de deixa-lo oco, ou retirá-lo faça esse teste conforme te falei acima e só assim verá se realmente ele melhora.

fwamp
13/01/2015, 18:23
Fácil diagnosticar, serra em sua metade antes do catalizador, abrindo um espaço para que saia mais gases e faça um teste pra ver se altera algo. De preferência que teste com os vidros fechados e com protetores auriculares para que sinta o motor no pé e não no barulho. Não peça pra que tirem o catalizador agora, nem que limpem ele e o deixem oco pois as vezes a diferença é imperceptível, ou até mesmo o catalizador está funcionando em perfeitas condições.

O catalizador em seu interior é composto por um material reciclado, portanto faça o que estou dizendo e não vá na onda de quem trabalha com escapamentos, antes de deixa-lo oco, ou retirá-lo faça esse teste conforme te falei acima e só assim verá se realmente ele melhora.

Perfeito. Farei isso.

Elisson
14/01/2015, 22:07
Não esqueça de postar o resultado! :concordo:

DiêgoÁxel
10/02/2015, 00:49
Cadê o resultado? 😞

Wantuil
10/02/2015, 11:02
Também quero saber, pois o meu esta vibrando, parece que esta tudo solto lá dentro.

Ricardo Bambhoo
10/02/2015, 12:31
Eu tive um Feroza ano 1994 e retirei o catalizador dele. Com catalizador (e uns pneus monstro, os Frontiera Argentino) na estrada fazia em torno de 8 Km/L. Depois que retirei o catalizador passou a fazer 10 Km/L e senti ele mais solto... Só vi melhoras nas ocasião...

Augusto Braga
10/02/2015, 20:09
Eu tirei do meu GV 2.0 ( 125.000 Km ) e me arrependi, só senti diferença na poluição .

Abrs

DiêgoÁxel
11/02/2015, 00:07
Tenso 😕
Acho que não vou mexer nisso não.

Augusto Braga
11/02/2015, 20:00
Tenso 
Acho que não vou mexer nisso não.

Assim que comprar outro novo coloco o antigo a disposição para quem quiser testar, pois só tirei o miolo e reinstalei .

Abrs

andre veiga
12/02/2015, 21:40
Um detalhe que deixei de mencionar la em cima

Quando disse que retirei o catalisador, economizei palavras.
Retirei o miolo, em ambos os casos pois ele ja estava se desintegrando la dentro, no caso de GV ele chegou a entupir, no final a noite de uma viagem, e so entrei em casa em reduzida.
Antes disso acontecer fiz o mesmo na tracker. Mas ele estava todo quebrado por dentro e na época ela tinha mais ou menos 70k km.

De início deixei oco, faz até uma barulhinho metálico bem legal... chegaram a confundir o motor comk o v6 2,5.
Mas não aconselho pois ele bebe bem mais e perde bastante força em baixas rotações, a solução foi colocar um cano por dentro da cx, que fez com que o escape ficasse "direto" apenas com o bojo ali.

Não sei sobre poluição, mas ambos carros voltaram a ficar ligeiramente mais econômicos e com força tanto em alta quanto em baixa próximos do original.

Mas repito, como fiz, ambos perderam em economia, e força em baixa e ganharam alta, eles estica melhor as marchas.

Sou meio sistematico e moro num lugar acima de 100m de altitude e que so tem serra e curvas... para quem mora ao nível do mar ou próximo poode ter outra percepção dos carros.

abç