Conectar

Ver Versão Completa : Minha Primeira F-1000

Páginas : 1 [2]

Edintruder
07/02/2016, 22:53
PQP Pagel! A tua F está bonita pra cacete!
Uma das mais bonitas dos femilzeiros! Seria um crime vendê-la.

Quem diz que és doido por ter pegado ela bota um olho gordo em cima quando chega perto. Disso podes ter certeza, pois esses modelos de F são verdadeiros clássicos dos grandes brasileiros do passado. Então, se suportou 30 anos de péssima infraestrutura viária, suportará muito bem mais 30 anos com rodovias melhores que temos hoje. Manutenção barata. O caro é deixá-la boa de novo, e depois que está alinhada como a tua, fica fácil e barata de mantê-la assim. Infelizmente tem quem use sem dar um mínimo de manutenção, daí viram carroças sobre rodas...

O consumo está bom.

Pagel
08/02/2016, 09:23
PQP Pagel! A tua F está bonita pra cacete!
Uma das mais bonitas dos femilzeiros! Seria um crime vendê-la.

Quem diz que és doido por ter pegado ela bota um olho gordo em cima quando chega perto. Disso podes ter certeza, pois esses modelos de F são verdadeiros clássicos dos grandes brasileiros do passado. Então, se suportou 30 anos de péssima infraestrutura viária, suportará muito bem mais 30 anos com rodovias melhores que temos hoje. Manutenção barata. O caro é deixá-la boa de novo, e depois que está alinhada como a tua, fica fácil e barata de mantê-la assim. Infelizmente tem quem use sem dar um mínimo de manutenção, daí viram carroças sobre rodas...

O consumo está bom.
Obrigado Edin, fico muito feliz em receber um comentario desse de alguem que sabe tudo e mais um pouco de F-1000 kkkk, entao, tambem acho que nossas efes aguentam muito chao ao longo dos anos ainda, gosto de entrar nesse carro e simplesmente andar... ouvir o ronco do wmw e uma coisa de outro mundo, nao existe igual, voce sente que tem algo muito forte e resistente te chamando pra ir mais longe, o conforto, o molejo da suspensao, a sensaçao de segurança, e uma coisa que nao se ve em qualquer veiculo, ja andei em outros carros pequenos, e desde quando comprei a F, quando entro em outros carros, me da a sensaçao que vai quebrar a qualquer momento kkkk, parece tao leve, fragil. É interessante como o uso da F no dia a dia e confortavel, voce sai, chega, e parece que nada mudou, seu corpo esta descansado, pronto pra mais um dia, esse e o principal motivo de continuar fazendo tudo certinho no carro, e sempre com a consultoria especializada dos colegas aqui do forum, me sinto muito bem em manter esse classico que surpreende os "moderninos". Ainda falta muito pra ficar como eu quero, e vai demorar pra fazer, mas a mecanica esta em dia, o resto pode esperar um tempo que nao compromete o uso. Falta eu fazer a parte eletrica completa, a funilaria que tem uns pontos de corrosao, e tem que ser tratado e bem feito, e por fim uma tapeçaria bem feita como um carro desses merece. Ford abraco a todos!

rfdex
08/02/2016, 11:46
Não dá ouvido a esses seus colegas vítimas das propagandas enganosas. Devem ser aquelas típicas pessoas que compram o carro 0km e morrem em concessionárias fazendo revisões caríssimas, pagando ainda prestações mensais para andar em algo moderninho, porém descartável. No meu trabalho é a mesma coisa, eu já corto logo dizendo: "bate lá na lata do meu carro velho e bate na lata do seu. Ainda não pago IPVA, prefiro reverter o dinheiro a um mecânico que irá sustentar sua família e fazer a economia girar que entregar a políticos para comer em benefício próprio". Veículos como essas F-1000 não são medidos pela idade, mas pelo ESTADO DE CONSERVAÇÃO. Em algum momento da cadeia logística, boa parte da comida que chega aos lares brasileiros, circulou em cima de caminhões com mais de 30 anos de idade. Pense nisso! Abraço

Pagel
08/02/2016, 14:19
Não dá ouvido a esses seus colegas vítimas das propagandas enganosas. Devem ser aquelas típicas pessoas que compram o carro 0km e morrem em concessionárias fazendo revisões caríssimas, pagando ainda prestações mensais para andar em algo moderninho, porém descartável. No meu trabalho é a mesma coisa, eu já corto logo dizendo: "bate lá na lata do meu carro velho e bate na lata do seu. Ainda não pago IPVA, prefiro reverter o dinheiro a um mecânico que irá sustentar sua família e fazer a economia girar que entregar a políticos para comer em benefício próprio". Veículos como essas F-1000 não são medidos pela idade, mas pelo ESTADO DE CONSERVAÇÃO. Em algum momento da cadeia logística, boa parte da comida que chega aos lares brasileiros, circulou em cima de caminhões com mais de 30 anos de idade. Pense nisso! Abraço
Amigo, seu texto foi espetacular, concordo em tudo o que disse, e espero que muitos desses preconceituosos leiam comentarios como este e vejam a natureza das coisas como sao, a ilusao dos carros 0km e suas concessionarias mercenarias, governos pilantras e seu marajas, tudo isso infelizmente faz parte de nosso pais, moro no norte, e por aqui estamos a 20 anos atrazados do resto do Brasil, percorremos estradas terriveis, asfaltos lunares, e os politicos continuam fazendo serviços "paleativos". Da pena de colocar minha F nessas ruas, mas ela é a unica que aguenta esse rojão, parabens pela analise critica perfeita, e se me permite, vou copiar sua resposta na hora que me falarem algo desse tipo novamente. Muito obrigado! E um grande abraço!

RICARDO TRAIN
12/02/2016, 13:38
Boa tarde amigos entendedores de f1000, aproveitando o topico, eu como leigo no assunto tenho algumas duvidas sobre minha f1000, ela é uma 89 turbinada e interculada, carroceria de madeira, tenho ela a 1 ano mais ou menos,e como li anteriormente aqui, gasta pra ajeitar aqui e ali mas depois so rodar,
mas tem uma coisa que me incomoda muito, o fato dela dar uns trancão quando em baixa rotação tipo (nho nho nho kkkkk) li sobre trocar o cabo por flexivel ou pra tirar de vez trocar a bomba de rotativa por em linha ou ao contrario.
Alguem tem esta informação522408

rfdex
13/02/2016, 02:51
É uma caracteristica da bomba em linha, mas piora muito com as hastes (varões) de aceleração. Troca por cabo que melhora 70%. Abraço

RICARDO TRAIN
13/02/2016, 10:08
E quanto a troca da bomba por rotativa??
Pois ja me falaram que o cabo flexivel arrebenta facil etc, procede esta informação??
Outra duvida, gostaria de por uns pneu maior tipo 33 ou 32 sera que cabe sem adaptação na suspenção???

rfdex
13/02/2016, 18:19
Pneu maior tem que fazer body lift, ou seja, aumentar os calços da carroceria.

O cabo não arrebenta fácil, desde que bem instalado. Acho desnecessário usar bomba rotativa.

Abraço

Leandro Melo Aguiar
13/02/2016, 23:02
Boa noite pessoal sou novo na área, me cadastrei hoje, mais já faz algum tempo que acompanho a 4x4 Brasil, aqui ja aprendi muito... em julho do ano passado comprei uma F1000 coisa que eu ja tinha vontade a muito tempo... pois bem peguei ela que ja tinha tres anos parada dei um trato nela... pintura não ficou boa pois a cabine ja estava pintada há um ano e a carroceria mesmo comprando a mesma tinta da mesma marca ainda assim ficou mostrando diferença... empurrei esse problema mais pra frente quando for pintar denovo pintar toda de uma vez... passei pra parte mecanica... como tinha muito tempo parada ja era de se esperar os gastos... fiz tudo... bomba injetora, bicos novos, setor de direção, todo o sistema de freios trocados até os discos e tambores, braço da direção pra tirar uma folga que tinha na direção.... estofado novo... ficou top... amanhã posto umas fotos...

Leandro Melo Aguiar
13/02/2016, 23:12
522551522552522553522554522555
Depois disso cosseguimos corrigir um pouco a diferença mais não ficou 100%...

Leandro Melo Aguiar
13/02/2016, 23:25
52255652255752255852255952256052256152256252256352 2564
Assim que ela ficou... ela é 94 e era 4x4 mais não funciona mais... foram tirada a caixa de tação e o cardan... já comprei assim... o eixo dianteiro ainda está completo... mais não tenho interesse em reativar...

Edintruder
14/02/2016, 00:38
Leandro, se o eixo estiver completo consegues um bom dinheiro nele, na troca por um eixo 4x2. Dá para pedir uns 5000,00 fácil nesse eixo pegando o 4x2 no rolo.

Leandro Melo Aguiar
14/02/2016, 14:58
Leandro, se o eixo estiver completo consegues um bom dinheiro nele, na troca por um eixo 4x2. Dá para pedir uns 5000,00 fácil nesse eixo pegando o 4x2 no rolo.

tenho interesse, sim se eu pegar uma volta dessa ja da pra comprar uns pneus hein.... se alguem se interessar pode entrar em contato comigo... wats (63) 92114433.

Leandro Melo Aguiar
14/02/2016, 15:08
tenho um problema nela pra resolver ja até vi algo parecido aqui no 4x4 Brasil, minha f1000 trepida muito pra sair de 1ª marcha, por isso so saio de segunda, vi u caso aqui que alguem falou a respeito de dois braços da caixa que poderia algum está danificado, observando isso percebi que so tem um e esta folgado, e do outro lado não tem, esta faltando, o problema é que ja pesquisei muito e não encontro eles pra comprar.... alguem tem alguma dica... de onde encontrar...

Edintruder
14/02/2016, 17:36
Leandro, é um braço só fixado no chassis. A colocação do segund braço é uma melhoria que o pessoal faz.

Anuncia o eixo no www.rolo4x4.com.br, OLX e mercadolivre. Sempre tem procura.

Coophamat
14/02/2016, 22:24
Edintruder, utilizando esse eixo que o colega tem intensão de vender, o que mais seria necessário adquirir para transformar uma f1000 98 4x2 em 4x4?

Edintruder
16/02/2016, 10:48
Colocar uma caixa de transferência e montar o cardam dianteiro.

RICARDO TRAIN
17/02/2016, 18:44
Rfdex coloquei um jogo de molas de f1000 93 na minha 89 acredito que tenha elevado no minimo 10 a 15 cm, tanto que vou levar amanha na oficina pois puxou as rodas um pouco pra dentro, quanto aos calços na carroceria tem kit pra comprar ou faz em oficina mesmo?? E quanto aos amortecedores tem que por outros dai.
Vou tirar os 33 de um troller de um amigo e vou por nela pra ver como fica assim mesmo

rfdex
18/02/2016, 11:45
Da pra fazer em casa se tiver as ferramentas certas. Abraço

Pagel
15/03/2016, 17:19
Pessoal, estou pensando em pintar a F, sou meio inquieto, e não tô gostando do aspecto da pintura da F-1000, já arrumei tanta coisa e o carro parece igual kkkk :smile: O velho fez pintura até com pincel nela, tá toda remendada, fora que o animal que fez os freios deixou espirrar fluido na pintura e ficou uma bosta, o adesivo lateral é ridículo, fora alguns pontos de massa que já caíram, tô doido pra meter uma lixadeira nela, tirar uns pontos de ferrugem, pintura feia e outras coisas, corrigir uns pequenos pontos, mas sem trabalho pesado de solda e realinhamento de lataria, essas coisas que so no lanterneiro mesmo, pois nao tenho prática com isso, melhor não mexer.
Só vou dar um banho na pintura, jamais vou deixar original, nem pretendo por enquanto, não vou refazer tudo tipo de fábrica não, coisa pouca mas por completo, pra ficar tudo liso e igual de cor e aspecto.
Qual o equipamento mais barato para pintura que eu possa utilizar nesse serviço? :news-coffee:
Compressor simples?
Pistola de que tipo e tamanho?
Preço médio desses itens se alguém já fez um serviço simples assim?
Me cobraram 4 pilas pra dar um banho nela, e não gostei muito do preço kkkk, :shock: sei que se fosse tipo perfeito é isso mesmo, mas algo simples achei meio salgado demais :discordo:
A todos que puderem colaborar nessa minha empreitada, agradeço muito! Fiquem a vontade para criticar minha ideia se for o caso, não sou cabeça dura, se acham que não compensa podem falar kkkk

Edintruder
15/03/2016, 22:32
Caro amigo pagel. Fiz isso na minha F1000 em casa. te digo uma coisa, estuda a troca da cor para preta que fica ducaralho! Fácil de pintar, fácil de polir, fácil de arrumar, fácil de acertar e fácil de repintar tudo de novo.

Kit Profissional de Pintura com 5 Pecas - FORTGPRO-FG8670 FORTGPRO-FG8670 - R$ 149.90 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/84641/43/734/302/kit-profissional-de-pintura-com-5-pecas-fortgpro-fg8670)

Motocompressor de Ar 76 Pes 24 Litros - LYNUS-LYN-7624L LYNUS-LYN-7624L - R$ 512.50 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/97914/21/159/302/motocompressor-de-ar-76-pes-24-litros-220v-lynus-lyn-7624l)

Com esse equipamento já consegues pintar a tua F.

Se pintares de branca, precisas desmontar, empapelar e passar fita em tudo que for borracha ou peças que são pretas. Se pintares de reto basta empapelar ou tirar farois lanterna e grade e pintar tudo, até os vidros. Depois basta raspar os vidros com uma lâmina de estilete e passar um pano com thinner que ficam limpinhos. Para esse tipo de compressor, a pistola tem que ter reservatório em cima. Essa pistola pequena é boa para a maioria das pinturas de cantos e peças pequenas. Para pintar a F inteira ela dá conta mas vai demorar mais. Entao se puderes ter uma maior e uma pequena será o ideal.

A minha F era branca e passei para o preto pois num final de semana pode-se facilmente dar um banho de tinta preta por cima sem dificuldade nenhuma. Arranhou??? Mete massa e pinta a peça toda de novo sem passar trabalho. Depois é lixar e polir que fica igual. Se for branca, sempre dá diferença de tom pois a tinta queima e amarela com o tempo e exposição ao sol. Fora todo o trabalho de cobrir borrachas ou frisos pretos.

A minha é preta, mas se levantar as borrachas aparece o branco. Mas alguém ai levantando borrachas? Óbvio que não. Então mete tinta pelas borrachas sem medo.

Edintruder
15/03/2016, 22:35
Gastei 7 litros de esmalte PU preto para pintar toda ela, atrás da cabine, interior dos paralamas dianteiros, capô e habitáculo do motor. Foram 3 demãos de tinta na F inteira. Esmalte PU é 24hs de secagem, depois tu lixa com 1200 e mete politriz, ou se não polir fica meio fosca.

O preto é bom tb pois durante a pintura sempre pousa bichinho ou cai poeira que destaca no branco e não aparece no preto...

Pensa nisso, pois 300,00 da alteração da cor compensa muito no trabalho, tempo e esforço poupado.

ricarvalhal
16/03/2016, 08:07
Pagel, é isso ai que o Edin falou, mais uns detalhes:
ter vários potes para misturar tinta/catalisador
ter seringa medir a quantidade de catalizador

fazer tipo uma estufa para pintar sem vento.... joguei agua no chao, fechei a garagem com lona, .. e depois se prepara para tirar a tinta do chão....

tenha em mente que o tempo de pintura é rápido, o que gasta tempo é a preparação... tirar ferrugem...usei resina/fibra ao invés de solda.... dar acabamento...

infelizmente não passei verniz... parei na tinta mesmo, pois não tive saco para polir e passar o verniz.... mas acho que uma F pintada de branco inteira também fica bonita....

na verdade escolha a cor que vc quer e pinte... eu queria pintar a minha de azul claro, mas ela era azul escura, devido a uma batida eu troquei a caçamba e mandei pintar do mesmo azul escuro pois nem pensava em pintar a F, ai a caçamba ficou bonita e decidi pintar a cabine, como a caçamba já estava pintada, pintei a cabine de azul escuro, mas devido a diferença de tempo (4-5 meses) deu diferença de tom, ai tive que pintar a caçamba também....

vc deve aceitar a viscosidade da tinta e quantidade de ar... ísso é fundamental, e difere entre pintar um canto e pintar uma lateral por exemplo.

é isso ai... planeje que da certo sim... vc deve gastar em torno de uns R$ 1000

Randal
16/03/2016, 13:28
Se eu tivesse um lugar adequado para fechar e pintar , acho que eu Tb iria peitar uma dessas , mas como não tenho , estou me organizando para fazer uma pintura geral na Efe1 !!
Isto da vida nova à elas , na minha o teto e a grelha do capô estão bem queimados, fora os riscos na carroceria toda !

rfdex
16/03/2016, 13:59
PAGEL

uma vez vi uma foto na internet de um modelo semelhante ao seu nas cores do Exercito Brasileiro, ou seja, camuflada de marrom com verde-oliva. Acho que se você pintar de alguma cor fosca fica top. Uma cor que gosto muito é o bege fosco militar, tipo aqueles veículos de guerra na região de deserto. Ficaria bem legal e fácil de pintar. Abraço.

Pagel
16/03/2016, 20:17
Gastei 7 litros de esmalte PU preto para pintar toda ela, atrás da cabine, interior dos paralamas dianteiros, capô e habitáculo do motor. Foram 3 demãos de tinta na F inteira. Esmalte PU é 24hs de secagem, depois tu lixa com 1200 e mete politriz, ou se não polir fica meio fosca.

O preto é bom tb pois durante a pintura sempre pousa bichinho ou cai poeira que destaca no branco e não aparece no preto...

Pensa nisso, pois 300,00 da alteração da cor compensa muito no trabalho, tempo e esforço poupado.

Muito obrigado pela dica Edin, achei os equipamentos muito bons de preco, acho que vou meter a cara, tenho garagem e espaco suficiente pra fazer o servico, vou meter lona em tudo se nao vai baguncar demais kkkkkk
Sobre o preto, fiquei bem balancado a fazer, gosto da cor preta, e acho que ela vai ficar show de bola, nao gostei dos 300 pra mudar a cor nos docs, mas como tu disse, economizo em outros itens que sao chatos ela sendo branca.
Anotei suas dicas e sugestoes! Muito obrigado pela ajuda! Ford abraco!

Pagel
16/03/2016, 20:30
Pagel, é isso ai que o Edin falou, mais uns detalhes:
ter vários potes para misturar tinta/catalisador
ter seringa medir a quantidade de catalizador

fazer tipo uma estufa para pintar sem vento.... joguei agua no chao, fechei a garagem com lona, .. e depois se prepara para tirar a tinta do chão....

tenha em mente que o tempo de pintura é rápido, o que gasta tempo é a preparação... tirar ferrugem...usei resina/fibra ao invés de solda.... dar acabamento...

infelizmente não passei verniz... parei na tinta mesmo, pois não tive saco para polir e passar o verniz.... mas acho que uma F pintada de branco inteira também fica bonita....

na verdade escolha a cor que vc quer e pinte... eu queria pintar a minha de azul claro, mas ela era azul escura, devido a uma batida eu troquei a caçamba e mandei pintar do mesmo azul escuro pois nem pensava em pintar a F, ai a caçamba ficou bonita e decidi pintar a cabine, como a caçamba já estava pintada, pintei a cabine de azul escuro, mas devido a diferença de tempo (4-5 meses) deu diferença de tom, ai tive que pintar a caçamba também....

vc deve aceitar a viscosidade da tinta e quantidade de ar... ísso é fundamental, e difere entre pintar um canto e pintar uma lateral por exemplo.

é isso ai... planeje que da certo sim... vc deve gastar em torno de uns R$ 1000

Dicas preciosas amigo! Muito obrigado, ja coloquei na lista de observacoes, vou fazer tipo uma estufa mesmo, vo colocar lonas ao redor no teto e no piso pra ficar tudo embrulhado kkk
Se eu nao fizer isso a patroa me escroteia mesmo. Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado, sera de grande ajuda!

Pagel
16/03/2016, 20:36
Se eu tivesse um lugar adequado para fechar e pintar , acho que eu Tb iria peitar uma dessas , mas como não tenho , estou me organizando para fazer uma pintura geral na Efe1 !!
Isto da vida nova à elas , na minha o teto e a grelha do capô estão bem queimados, fora os riscos na carroceria toda !
Tenta amigo, se tiver um cantinho embrulha tudo e mete ficha, acho que compensa, imagina voce resposavel por deixar sua maquina do jeito que gosta, deve ser muito gratificante, esse desejo esta me martelando a cabeca a tempos, por isso vou fazer, espero ....

Pagel
16/03/2016, 20:40
PAGEL

uma vez vi uma foto na internet de um modelo semelhante ao seu nas cores do Exercito Brasileiro, ou seja, camuflada de marrom com verde-oliva. Acho que se você pintar de alguma cor fosca fica top. Uma cor que gosto muito é o bege fosco militar, tipo aqueles veículos de guerra na região de deserto. Ficaria bem legal e fácil de pintar. Abraço.

Deve ficar show de bola tambem, vou tentar achar ums fotos assim, e ver se me empolgo, pois nunca vi uma assim, dica anotada, e fico muito grato por tudo! Ford abraco a todos!

bbmoro
17/03/2016, 08:16
Boa tarde amigos entendedores de f1000, aproveitando o topico, eu como leigo no assunto tenho algumas duvidas sobre minha f1000, ela é uma 89 turbinada e interculada, carroceria de madeira, tenho ela a 1 ano mais ou menos,e como li anteriormente aqui, gasta pra ajeitar aqui e ali mas depois so rodar,
mas tem uma coisa que me incomoda muito, o fato dela dar uns trancão quando em baixa rotação tipo (nho nho nho kkkkk) li sobre trocar o cabo por flexivel ou pra tirar de vez trocar a bomba de rotativa por em linha ou ao contrario.
Alguem tem esta informaçãohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/522408-minha-primeira-f-1000-a-11903595_866588323431145_546577360_n.jpg

Ricardo, poderia enviar fotos detalhando o intercooler e a tubulação dele?
Obrigado!
Abraço!

ricarvalhal
17/03/2016, 13:37
Tambem gostaria de ver o 229 interculado !!

e sobre os trancos, o que deve fazer é trocar o varão por cabo (acelerador)...
ou trocar a bomba em linha por rotativa....
não conheço quem tenha feito a troca da bomba...

Instalar o cabo no acelerador é simples.. há kit vendendo no mercado.

atenciosamente

Ricardo, poderia enviar fotos detalhando o intercooler e a tubulação dele?
Obrigado!
Abraço!

Pagel
18/03/2016, 14:38
Pessoal, estou com um problema no meu marcador de combustível, ou a F tá beberrona de novo, mas acho que é a primeira opção, uma vez que os fios que ligam a boia ao marcador estão terríveis kkk
Estou com uma dúvida que não sei mais a quem recorrer, então venho pedir o socorro dos nobres senhores aqui, uma vez que não encontrei essa peça em nenhuma auto elétrica aqui nesse fim de mundo, e não sei o nome da peça pra procurar na internet, será que alguém sabe? Segue a imagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525026&stc=1

Pagel
18/03/2016, 14:41
Sei que não é a bóia pois ela é nova e está marcando, mas tá meio doido, parece bem baixo e as vezes alto, e como o fio que está nesse "cachimbo" está só o toquinho e descascado e enferrujado, acho que o problema é aí, uma vez que mexendo dá uma "melhorada" kkk,
HELP! :bye:

Pagel
21/03/2016, 09:12
Alguém sabe? :smile:

Edintruder
21/03/2016, 23:11
É o contato da boia sim. Um chega fase do instrumento do painel e pelo outro aterra para o chassis. Como a boia é um sistema de potenciômetro por agulha, qualquer redução de contato é o suficiente para alterar o painel. Se aterrar o fio que chega do painel, ele marcará cheio, e se reduzir o sinal ele baixa o nível do instrumento. Se desconectar marcará vazio. O mau contato reduz o nível do marcador no painel.

Pagel
27/03/2016, 18:29
É o contato da boia sim. Um chega fase do instrumento do painel e pelo outro aterra para o chassis. Como a boia é um sistema de potenciômetro por agulha, qualquer redução de contato é o suficiente para alterar o painel. Se aterrar o fio que chega do painel, ele marcará cheio, e se reduzir o sinal ele baixa o nível do instrumento. Se desconectar marcará vazio. O mau contato reduz o nível do marcador no painel.
Muito obrigado Edin! Como sempre preciso nas dicas, amanha vou no eletricista que encontrei aqui na minha cidade, um senhorzinho inteligente pra caramba, manja muito e disse que e isso mesmo que voce falou. Como ele estava muito ocupado, marcou pra amanha. Valeu Edin, ford abraco!

Pagel
27/03/2016, 18:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525672&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525671&stc=1Pessoal, meu diferencial tem uma gotinha de oleo e ate onde eu sei ele e lubrificado com graxa, então sera que esse diferencial e original ou foi adotado o das F 93 em diante? Segue fotos dele, com uma delas dizendo antiderrapante, o que significa? Me disseram que esse diferencial nao presta, ate que ponto? Quais cuidados devo tomar pra ele nao quebrar?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525671&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525672&stc=1

Edintruder
27/03/2016, 22:32
Pagel, eu uso na minha F1000 óleo 130, porém para esse teu é óleo 80w90 com aditivo para o sistema de discos. Para saber se o sistema antiderrapante funciona, basta levantar uma roda traseira e tentar virar com a mão. Se a roda girar com a mão o sistema já está gasto. O sistema LSD é muito bom sim e te tira de muito enrosco.

Pagel
27/03/2016, 23:21
Pagel, eu uso na minha F1000 óleo 130, porém para esse teu é óleo 80w90 com aditivo para o sistema de discos. Para saber se o sistema antiderrapante funciona, basta levantar uma roda traseira e tentar virar com a mão. Se a roda girar com a mão o sistema já está gasto. O sistema LSD é muito bom sim e te tira de muito enrosco.
Valeu Edin! Quer dizer que esse sistema ajuda na lama certo? Mas essa historia que o diferencial e lubrificado com graxa? A ponta de eixo e de roletes e se nao cuidar quebra fácil? Isso e verdade? Ate que ponto devo me preocupar?

Pagel
28/03/2016, 11:33
Identifiquei que meu diferencial é esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525691&stc=1
E tem gente que diz que esse meu diferencial é muito problemático, que quebra ponte de eixo e a roda cai, coisa desse tipo, e gostaria de saber a verdade técnica, pois curioso tem demais, e por aqui sempre tive respostas corretas de quem sabe das coisas de verdade, então o que é verdade ou mito?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525692&stc=1

smartfilm
28/03/2016, 12:04
Pessoal se alguém souber onde eu encontro algumas peças da minha F, ontem meu pai se envolveu em um acidente e vou precisar 525693525693

Matheus C.
28/03/2016, 12:08
Pagel, tranquilo? Não sou nenhum entendido do assunto, mas posso te dar umas informações básicas enquanto os entendidos não chegam.
Segundo meu entendimento, seu diferencial é da F1000 gasolina, um Dana/Spicer 46. tem relação 3,54, o outro numero na plaqueta é a relação por números de dentes coronha e pinhão. e possui o sistema LSD, que é um sistema de bloqueio parcial de diferencial, funciona por meio de discos de fricção, os quais se desgastam com o tempo, o que não trás problema para o diferencial, somente o fato do diferencial se tornar aberto. Se não me engano, esse Bloqueio é de 80%. Porem 90% das F1000 já não funcionam mais esse sistema.
Em relação à quebra, como sua F1000 não é para carga, apesar que não sei o quanto pesa com a cabinagem, acredito que você não terá problemas, desde que com a manutenção adequada. O diferencial é lubrificado por óleo, o que é lubrificado por graxa são as pontas de eixo e rolamentos e afins.
Por fim, segue uma parte do catálogo da DANA com as informações do eixo.

Abraço!

rfdex
28/03/2016, 17:12
Pessoal se alguém souber onde eu encontro algumas peças da minha F, ontem meu pai se envolveu em um acidente e vou precisar 525693525693

Aqui em Brasilia ou em Goiania voce acha essas latas virgens, pronta para pintar. O parachoque é mais dificil. Abraço.

Rafa granville
28/03/2016, 18:15
Vc precisa dos suportes q vão no chassi ou dos calcos de borracha? Alguma coisa tenho meu número é (54)96022090 tenho uma f1000 xlt 1998 x10 e a vibração deve ser isso mesmo

Pagel
30/03/2016, 09:38
Pagel, tranquilo? Não sou nenhum entendido do assunto, mas posso te dar umas informações básicas enquanto os entendidos não chegam.
Segundo meu entendimento, seu diferencial é da F1000 gasolina, um Dana/Spicer 46. tem relação 3,54, o outro numero na plaqueta é a relação por números de dentes coronha e pinhão. e possui o sistema LSD, que é um sistema de bloqueio parcial de diferencial, funciona por meio de discos de fricção, os quais se desgastam com o tempo, o que não trás problema para o diferencial, somente o fato do diferencial se tornar aberto. Se não me engano, esse Bloqueio é de 80%. Porem 90% das F1000 já não funcionam mais esse sistema.
Em relação à quebra, como sua F1000 não é para carga, apesar que não sei o quanto pesa com a cabinagem, acredito que você não terá problemas, desde que com a manutenção adequada. O diferencial é lubrificado por óleo, o que é lubrificado por graxa são as pontas de eixo e rolamentos e afins.
Por fim, segue uma parte do catálogo da DANA com as informações do eixo.

Abraço!

Muito obrigado amigo! :concordo:

Estava preocupado, pois vi gente me falando que esse diferencial quebra fácil demais, e que ficaria bom se trocasse por um braseixos da D20, sei que é bem melhor, mas nao se acha, e quando acha custa 5 pilas, e não gostei do preço kkk
Quanto ao diferencial ser da F a gasolina, não sei mas parece que o meu é o Dana 44, esse aí me parece um pouco diferente, mas se for esse mesmo, será que não tem problema? Será que o torque do 229 não vai moer ele mais rápido? Esse que você colocou é das F de 93 em diante... Será que foi trocado?
Ford Abraço!

Matheus C.
30/03/2016, 10:20
Bom dia Pagel, eu deduzi ser um D46 das F gasolina pela relação gravada na carcaça do diferencial. Da uma olhada no Catalogo da Spicer, lá tem tudo. (mais completo que o que eu tinha aqui, o que me causou certa duvida agora pois achei D44 3,54 para seu ano, talvez seja um D44 mesmo!) http://www.spicer.com.br/files/catalogo/arquivo/37.pdf.

Quanto a quebra, eu faria uma revisão e ficaria tranquilo.

Randal
31/03/2016, 23:08
Eu uso um Dana 46 original da minha Efe gasolina com um X10 tocando e esta blz , nunca deu problemas !!!
Pode usar sem medo !!!

sallespickup
01/04/2016, 00:20
[QUOTE=smartfilm;2360275]Pessoal se alguém souber onde eu encontro algumas peças da minha F, ontem meu pai se envolveu em um acidente e vou precisar http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/525693-minha-primeira-f-1000-a-20160327_170726.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/525693-minha-primeira-f-1000-a-20160327_170726.jpg[/QUOT
E]

aqui em SP acha, qualquer coisa me contate por email que vejo valores pra vc sallespickup@gmail.com

sallespickup
01/04/2016, 00:27
Valeu Edin! Quer dizer que esse sistema ajuda na lama certo? Mas essa historia que o diferencial e lubrificado com graxa? A ponta de eixo e de roletes e se nao cuidar quebra fácil? Isso e verdade? Ate que ponto devo me preocupar?

pagel, todo dana até o 60 tem o problema de cair a roda, pois as pontas de eixo são presas pelos parafusos dos espelhos de rodas, e tem rolamento das pontas de eixo conicos, sou meio suspeito , pois tenho um relativo Preconceito (medo) rsrsr, mais ta cheio de efe rodando, aqui agente colocava de D20 mesmo, ja fiz varias, e realmente o custo que mata um pouco uns 4 mil por aqui, mais ai muda pra braseixos e com relação 13x41 que é 3.15, o carro fica bem mais solto, o seu é um dana 44 original da camionete, que com cambio 4 marchas, saiu 13x46, 3.54, que é o seu e 13x43 que é 3.30 um pouquinho melhor

ah esqueci indicios de problemas nodiferencial, é principalmente oleo vazando nas rodas
esse topico do picapes GM vai te esclarecer um pouco sobre as quebras
Fórum PicapesGM :: Exibir tópico - DIFERENCIAL D20/C20 96 E SILVERADO MATA !!! CUIDADO! (http://picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=5629)

ricarvalhal
01/04/2016, 08:45
Salles que me diz da folga deste diferencial, Braseixos 405 com deslocamento limitado 3.55:1. Vc acha que esta folga ta normal ou merece uma manutenção ? Não vaza nas rolamentos das pontas de eixo, alias não tem vazamento.

https://youtu.be/BFpAghkf4R8

Obrigado

pagel, todo dana até o 60 tem o problema de cair a roda, pois as pontas de eixo são presas pelos parafusos dos espelhos de rodas, e tem rolamento das pontas de eixo conicos, sou meio suspeito , pois tenho um relativo Preconceito (medo) rsrsr, mais ta cheio de efe rodando, aqui agente colocava de D20 mesmo, ja fiz varias, e realmente o custo que mata um pouco uns 4 mil por aqui, mais ai muda pra braseixos e com relação 13x41 que é 3.15, o carro fica bem mais solto, o seu é um dana 44 original da camionete, que com cambio 4 marchas, saiu 13x46, 3.54, que é o seu e 13x43 que é 3.30 um pouquinho melhor

ah esqueci indicios de problemas nodiferencial, é principalmente oleo vazando nas rodas
esse topico do picapes GM vai te esclarecer um pouco sobre as quebras
Fórum PicapesGM :: Exibir tópico - DIFERENCIAL D20/C20 96 E SILVERADO MATA !!! CUIDADO! (http://picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=5629)

Sergio c
01/04/2016, 08:58
Smart, e não mexeu no chassi com essa batida????

Edintruder
01/04/2016, 14:42
Essa folga é considerada normal. Isso é a some de desgaste de rolamentos de pinhão, rolamentos de diferencial, desgaste do material do conjunto coroa e pinhão, folga por desgaste das satélites e planetárias e por fim desgaste nos dentes dos semi-eixos. Somando esse monte de folguinha e desgastes tem esse tanto de giro aí. Nos diferenciais que tem sistema de redução essa folga é ainda muito maior.

Resumindo o blá blá blá, é folga por desgaste normal e natural. Ainda tem muito o que rodar.

Luiz Antonio França
02/04/2016, 18:35
Já vendeu a milona, entrei há pouco no fórum, tive uma dessas por 23 anos, acho que o consumo deve-se a bitola dos pneus, que vendo a foto são largos, outro problema é o diferencial, precisa de 13x43

sallespickup
02/04/2016, 19:06
ricarvalhal, do jeito que vc fez ta mexendo a coroa e pinhão junto ai foca dificil te dizer, mais parece normal, o certo é segurar o pinhão e com o diferencial aberto ver a folga pela caixa satelite ai vc ver a regulagem mesmo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/87110-ricarvalhal.html)

outra coisa vale a pena abrir e tirar o pino trava, pois nos braseixos é o mais critico , ele costuma gastar onde trabalham as planetarias, ai é só substituir, nem é tão caro cerca de 80,00 e tera diferencial pra muito tempo

ricarvalhal
02/04/2016, 22:47
Valeu Edin pelos comentarios !

Essa folga é considerada normal. Isso é a some de desgaste de rolamentos de pinhão, rolamentos de diferencial, desgaste do material do conjunto coroa e pinhão, folga por desgaste das satélites e planetárias e por fim desgaste nos dentes dos semi-eixos. Somando esse monte de folguinha e desgastes tem esse tanto de giro aí. Nos diferenciais que tem sistema de redução essa folga é ainda muito maior.

Resumindo o blá blá blá, é folga por desgaste normal e natural. Ainda tem muito o que rodar.

ricarvalhal
02/04/2016, 22:51
Eu ate queria abrir a tampa quando troquei o oleo, mas como tinha bujao de esgotamento e nível, acabai não abrindo....isso a uns 6 meses, ai um amigo comprou uma F250... não teve jeito, fui ajuda-lo trocar o oleo do diferencial, tem que tirar a tampa ! Obrigado pela dica, logo abrirei para examinar alguma folga/desgaste. obrigado

ricarvalhal, do jeito que vc fez ta mexendo a coroa e pinhão junto ai foca dificil te dizer, mais parece normal, o certo é segurar o pinhão e com o diferencial aberto ver a folga pela caixa satelite ai vc ver a regulagem mesmo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/87110-ricarvalhal.html)

outra coisa vale a pena abrir e tirar o pino trava, pois nos braseixos é o mais critico , ele costuma gastar onde trabalham as planetarias, ai é só substituir, nem é tão caro cerca de 80,00 e tera diferencial pra muito tempo

Pagel
14/06/2016, 16:19
530578

Pessoal, pra quem tem problemas em abastecer as F-1000 antigas com carroceria original, e tem o problema de espumar demais, encontrei um jeito de abastecer beeeeem lentamente, 20 centavos por segundo, colocando um cartão de banco velho com esse protetor de plástico vagabundo de 0,99 kkkkk
É só colocar ele embaixo desta trava da bomba que fica bem lenta e assim abastece até a boca sem espumar.
Simples, aqui deu muito certo, mas cada caso é um caso, como tive problema serio com abastecimento, que tive que deixar de sair por falta de diesel, porque quando fui abasteceu uma vez um frentista acelerou a bomba e fechou tudo, não desceu nenhuma gota, dei umas voltas e mesmo assim continuou o diesel na boca. Lembrando que troquei tudo que se possa imaginar de tubos, tanque, suspiro e não tem jeito, esse modelo de F tem esse erro de projeto que não tem solução.
Gambiarra, mas haja visto que não vi nada parecido, fica a dica...

Andrefb69
16/06/2016, 08:31
Pagel:
Abastecer F1000 não combina com pressa... Rsrs!
Tem um posto que eu abastecia só pq tinha um calço. Ajuda demais também. Agora, o que eu percebi que ajuda muito também é usar o S10. Espuma bem menos. Já ouvi falar que não pode usar esse diesel no MWM, já ouvi dizer que não tem nada a ver... Como não cheguei a conclusão nenhuma, uso só o S10. Melhora muito o abastecimento, o carro pega muito melhor de manhã, menos galopadas (socos) e menos fumaça...

Pagel
20/06/2016, 12:39
Pagel:
Abastecer F1000 não combina com pressa... Rsrs!
Tem um posto que eu abastecia só pq tinha um calço. Ajuda demais também. Agora, o que eu percebi que ajuda muito também é usar o S10. Espuma bem menos. Já ouvi falar que não pode usar esse diesel no MWM, já ouvi dizer que não tem nada a ver... Como não cheguei a conclusão nenhuma, uso só o S10. Melhora muito o abastecimento, o carro pega muito melhor de manhã, menos galopadas (socos) e menos fumaça...
Realmente, a arte de abastecer F-1000 e tarefa de monges kkkk
Quanto ao abastecimento com diesel S10, ate onde eu sei e o seguinte, nas F com motor mwm e bomba rotativa, nao se deve usar, uma vez que esse tipo de bomba injetora usa o combustivel como lubrificante, e o S10 nao tem um tipo de quimica la que lubrifica a bomba kkkk nao sei tecnicamente como se chama. Já nas que possuem bomba em linha (mais antigas, a mjnha e 86 em linha) esse problema nao ocorre, uma vez que a bomba e lubrificada com oleo, o mesmo do motor. Entao, e mais ou menos isso. O Edintruder tinha na sua assinatura ate pouco tempo essa frase: NAO USE DIESEL S10 EM BOMBA ROTATIVA, acho que o Mestre Edin sabe o porque kkk Ford abraco a todos!

Pagel
20/06/2016, 12:42
Complementando, nao uso S10 porque aqui na minha cidade e muuuito caro e nao rende NADA, minha F ja e beberrona, com S10 fazia 3 km por litro, espumava menos, mas nao compensa de jeito nenhum.

Andrefb69
20/06/2016, 13:45
Obrigado Pagel:
Se a informação vem do Edintruder, a gente tem que respeitar. Esse manja dos paranauê! Rsrsrs! Vou checar o tipo de bomba que tem na minha F.
Agora, em relação ao consumo, do pouco que uso a minha, ela está fazendo 8,0 a 8,5km/l puxando um reboque contendo de 700 a 1200kg. Calculei uns 10km/l sem peso na estrada (uns 110km/h), mas preciso aferir mais uma vez pra te dar certeza. Dos relatos que ouvi sobre consumo da F100, ela está dentro. Por isso acho 3km/l muito baixo! Será que não tem algum problema aí não?

Abraço

Edintruder
20/06/2016, 14:00
Grande amigo Pagel!
Essa solução do cartão é muito boa! O André deu a dica, calços de madeira. O ideal é botar um toco no lado esquerdo e subir de maneira que a carroceria incline para a direita, melhorando o escoamento até o tanque.

Sobre a espuma do diesel, tem muita teoria por aí, mas não adianta, a espuma é característica do próprio diesel mesmo justamente pela sua viscosidade. No famigerado porcariesel S-10 não faz espuma pois ele é um solvente sem viscosidade.

André, Que ano é a tua F1000? Se for em linha pode continuar com o S-10 sem medo, mas se for rotativa tens duas opções, ou mistura um pouco de óleo no diesel ou usa só o comum S-500.

Eu tive o prazer de usar o S3000 náutico na minha ex-ranger, e se a petrobrás não tivesse proibido o abastecimento automotivo eu ainda estaria usando na minha F1000. Não gosto nem mesmo do S500, então atualmente abasteço 53 litros (R$150,00) no posto e coloco mais 2 litros de óleo hidráulico W68 no tanque.

Andrefb69
20/06/2016, 14:06
Edintruder:
A Minha F1000 é 89. Inclusive, fiz a bomba e motor faz uns 10.000km, no máximo. Essa já é rotativa, será?

Edintruder
20/06/2016, 14:14
Provavelmente deve ser em linha. Mas olha ela e compara com uma foto no google.

Andrefb69
20/06/2016, 14:27
Obrigado Edintruder!
Estava fazendo justamente isso... Rsrs! Comparei com o que vi no "Santo Google" e a minha é em linha sim. Não entendo nada de combustível, mas fico mais tranquilo de poder usar o S10. Quanto a desempenho e consumo, não percebi diferença nenhuma, mas vejo as vantagens que comentei aí em cima (menos fumaça, melhor partida e abastecimento menos lento). Como uso muito pouco a Milona e o custo do combustível não pesa para mim, vou ficar nele mesmo.
Muito obrigado mais uma vez!

Pagel
25/06/2016, 21:51
Por isso acho 3km/l muito baixo! Será que não tem algum problema aí não?

Abraço

Minha F tem o pior consumo do forum, nao sei porque, mas posso listar algumas situacoes, posso estar errado e claro.
1. Penso que uma F aspirada com bomba nova, bicos novos e regulada original deveria beber menos.
2. Uso ar condicionado 100% do tempo, na amazonia faz um calor infernal SEMPRE! Mas acho que o torque do 229 DEVERIA dar conta, mass....
3. Mais importante: Ando relando o dedao do pe, MAS, quando precisa, meu acelerador enrola o cabo, piso muuuito, TALVEZ seja isso.

O consumo de 3 por litro no S10 foi o pior, por isso nao uso mais, por aqui nao existe combustivel bom, e tudo porcaria, o S10 aqui e uma fraude, ninguem abastece com ele porque evapora muuuto rapido.
No S500, e mais NORMAL, esta fazendo 7,5 na buraqueira e atraz dos roda presa dessa cidade pequena e desorganizada, e uns 9 na estrada.
Ha quem diga que esta bom, EU nao acho, pra configuracao do meu carro, rodas originais, sistema de alimentacao completamente refeito mangueiras, tanque, TUDO, penso que 9 na cidade seria OBRIGACAO! Mas fazer o que?
Ford abraco a todos!

Andrefb69
28/06/2016, 21:11
Pagel:
Concordo contigo, deveria ser um pouco melhor sim. Mas também não sei se está tão fora assim. Quando comprei a minha, busquei em Sta Catarina e fiz uma longa viagem até o interior de São Paulo. Era maçarico e fez 11km/l! Lógico que, como nunca tinha dirigido uma F1000, vim com bastante cautela, beeem na maciota... Depois não marquei mais e logo turbinei. Depois que coloquei o turbo, o gasto aumentou mas também a gente acaba andando mais (não tem milagre). Mas já consegui fazer uns 10km/l a uns 100/120 em pista dupla de ótimo asfalto. Na estrada nunca medi, pq nunca andei só nela.

Pagel
10/10/2016, 14:24
Pessoal, estou com uma grande dúvida e não consigo uma resposta definitiva, portanto gostaria da opinião dos Senhores nobres colegas foristas, sobre minha dúvida pertinente.
Estou planejando uma grande viajem com a F-1000, a princípio pelo Nordeste, se der tudo certo Brasil afora, talvez a América, e se Deus permitir o Mundo (sonhar não paga imposto kkk). Não estou disposto a pagar hotel por meses então tive a idéia de "construir" uma especie de Caixa em Alumínio para guardar/transportar tudo que se precisa pra "sobreviver" na estrada.
Minha F-1000 não é esta da foto mas no mesmo modelo e Branca.
537366
Vamos dormir dentro da F, adaptar bancos que viram cama, um climatizador quem sabe (consumo de energia) e está tudo certo, não somo pessoas chiques rsrs, e não temos luxo nenhum, e acho que é suficiente, gostaria de saber se posso transportar desta forma sem ter que legalizar como Camper (burocracia impossível na minha região, (eles nem sabem fazer)).
A lista de itens seria o seguinte:

- Reservatório de água
- Fogão a gás tipo marítimo (butano) tipo aqueles spray não sei o nome kkk
- Baterias
- Uma placa solar montadas sobre a "caixa"
- Inversor, conversor, etc.. para carregar bateria e tudo mais
- Porta-Potti
- Panelas e paraferalha de cozinha
- Bomba D'Água para pia e ducha
- Placas de alumínio dobráveis e encaixáveis (vou bolar) para se "montar um banheiro(chuveiro)"

Lembrando que é tudo desmontável, não ultrapassa nenhum milímetro da carroceria, é tudo encaixado e não cabe ninguém dentro para ser motohome, camper ou algo assim, portanto eis a minha pergunta:

VOCÊS ACHA QUE OS FEDERAIS VÃO EMBAÇAR MINHA VIAGEM?
OU
Isso é somente uma "CARGA" conforme a lei ??????????? (não encontrei 1 que me desse uma luz kkkkk)

Desde já agradeço imensamente a quem puder contribuir! Ford Abraço!

sallespickup
10/10/2016, 15:02
é só não remover a tampa trazeira que não precisa mudar nada, só precisa de alteração na documentação quando a capota incorpora a tamapa trazeira virando assim um veiculo de carroceria fechada

Andrefb69
10/10/2016, 15:16
Pagel:
Mudando um pouco de foco, andei pesquisando umas adaptações no meu trailer (de cavalos) para fazer um banheiro "conversível". Não serve pra mim, mas tem umas "barracas box de banheiro" (sei lá como chama). Coisa barata, rápida de montar, não ocupa espaço e é super útil. Quanto ao chuveiro, se não fizer questão de água quente, tem uma duchinha barata que vende nos "macamp" da vida ou vc mesmo faz com bomba de limpador de parabrisa ou de máquina de lavar, se não me engano. Se quiser um top, tem uma empresa de uma amiga minha que faz um a gás portátil (Chuveiros a gas NC (http://www.chuveirosnc.com.br/)). São gente SUPER honesta e o produto é muito bom e econômico (até para casa). Eu, quando tiver um banheiro no trailer, vou colocar esse, sem sombra de dúvida.

Pagel
10/10/2016, 18:28
é só não remover a tampa trazeira que não precisa mudar nada, só precisa de alteração na documentação quando a capota incorpora a tamapa trazeira virando assim um veiculo de carroceria fechada
ESPETACULAR AMIGO SALLES! É exatamente isso que eu estava planejando, manter a carroceria fechada com tampa original sem nenhuma alteracao, e assim que precisasse usar o banheiro ele seria escamoteavel de aluminio e abriria sobre a tampa traseira, bem como vou projetar uma escada pra subir com mais facilidade. UFA! Isso me faz escapar dos predadores do DETRAN, coisa absurda, fora que o tal do CAT por qui ninguem ouviu falar kkkk
Amigo muitissimo obrigado pela resposta!

Pagel
10/10/2016, 18:35
Pagel:
Mudando um pouco de foco, andei pesquisando umas adaptações no meu trailer (de cavalos) para fazer um banheiro "conversível". Não serve pra mim, mas tem umas "barracas box de banheiro" (sei lá como chama). Coisa barata, rápida de montar, não ocupa espaço e é super útil. Quanto ao chuveiro, se não fizer questão de água quente, tem uma duchinha barata que vende nos "macamp" da vida ou vc mesmo faz com bomba de limpador de parabrisa ou de máquina de lavar, se não me engano. Se quiser um top, tem uma empresa de uma amiga minha que faz um a gás portátil (Chuveiros a gas NC (http://www.chuveirosnc.com.br/)). São gente SUPER honesta e o produto é muito bom e econômico (até para casa). Eu, quando tiver um banheiro no trailer, vou colocar esse, sem sombra de dúvida.
Muito boa dica amigo, obrigado! Já havia pensado nestes banheiros , acho eles muito práticos, mas a questão de ESPAÇO pra mim e fundamental, pois tudo e reduzido, e precisam se encaixar, penso em usar rolamentos para correr leve coisa bem feita com travas e banheiro com 70 por 1 m com porta potti encaixado na caixa e tudo mais, preciso calcular milimetricamente absolutamente tudo e assim consigo ter um projeto proximo do ideal. Muito obrigado pela dica do chuveiro, vamos avaliar com certeza!

Pagel
10/10/2016, 18:41
E agora me vem outra dúvida, e se eu optar por botijão de gás? Posso mantê-lo dentro da caixa, ou preciso bolar um espaço aberto, tipo tela com furos do tipo moeda para tranporta arejado?

Edintruder
11/10/2016, 11:57
Foda do Portapotti é o tamanho. Já olhasses um de perto? Me desanimei quando vi.

Pagel
11/10/2016, 13:08
Foda do Portapotti é o tamanho. Já olhasses um de perto? Me desanimei quando vi.
Já vi, achei grande mas e necessario, imagina estar no meio da estrada sem lugar pra parar, vai ter que ser no pinicão mesmo kkk
Eu preciso ter PRIORIDADES, e como o espaço é pequeno, vou priorizar:
1- água (para banho e cozinha, ou seja precisa ser um tanque tipo de caminhao)
2- cozinha ( fogão, ???BOTIJĀO???, pia e espaco para guardar trecos)
3- mini freezer 12v
4- banheiro (penso enfazer pantografico, onde as placas se encaixem perfeitamente e seja retratil para guardar o portapotti dentro)
5- energia (as baterias vou botar embaixo do carro, tem espaço!)
É complicado mas acho que vai caber minha dúvida é sobre o botijão de gás, pois é muita frescura pra transportar, mas como e para uso pessoal, nao sei se vou ter probelemas, o que acham?

Andrefb69
11/10/2016, 16:13
Pagel:
1) O sanitário portátil da Ecocamp parece menor um pouco. E é mais barato. Mas desconheço a qualidade...
2) Em relação ao gás, tem aqueles pequenos de 2 ou 5L que duram pra caramba. Como opção (BEEEEEM mais cara) tem aqueles cartuchos de gás. São bem pequenos e, quando espaço e peso são limitantes, são uma possibilidade.
3) Pelo que eu andei fuçando, uma bateria estacionário de uns 150 com um painel de 140W pode dar autonomia para manter o frigobar direto... Segue link:
http://macamp.com.br/forum/reply/re-geladeira-12v-danfoss-autonomia-2/

Pagel
11/10/2016, 19:32
Pagel:
1) O sanitário portátil da Ecocamp parece menor um pouco. E é mais barato. Mas desconheço a qualidade...
2) Em relação ao gás, tem aqueles pequenos de 2 ou 5L que duram pra caramba. Como opção (BEEEEEM mais cara) tem aqueles cartuchos de gás. São bem pequenos e, quando espaço e peso são limitantes, são uma possibilidade.
3) Pelo que eu andei fuçando, uma bateria estacionário de uns 150 com um painel de 140W pode dar autonomia para manter o frigobar direto... Segue link:
http://macamp.com.br/forum/reply/re-geladeira-12v-danfoss-autonomia-2/
Excelente amigo! Essa hipótese de gas no cartucho descartei pelo preço, muuuuito caro, nao vale a pena de jeito nenhum, a nao ser acamamento de 1 ou 2 dias. Os botijões de 2 e 5 kg por aqui o minimo que encontrei foi de 5 kg da fogás, nao sei se brasil afora vou encontrar gas deste tamanho que troquem a botija quando acabar, ou se eles so aceitariam da mesma marca, nao sei como funciona, por isso pensei no bom e velho 13 kg.
Agora a questao das baterias e o seguinte, eu gostaria de colocar 2 placas de 245w 1 sobre a caixa e outra sobre o teto da F, e 2 baterias pois como vamos dormir dentro do carro tem lugar por ai que faz um calor de matar, aqui mesmo na amazonia e impossivel ficar no tempo. Entao estava pensando em instalar um climatizador, ou mesmo um ventilador que seja, pois nao sei as temperaturas que posso encontrar por ai, durante o veiculo em movimento o AC resolve mas e a noite? Preciso de ENERGIA pra dormir que seja um pouquinho melhor, por isso quanto mais energia melhor, autonomia e importante nessa hora, fora bomba dagua, chuveiro, lampada, etc, que somados da uma boa carga, e as baterias precisam ser consumidas no maximo 30% pra nao sobrecarregar o sistema e ficar dependente de outra fonte externa para recarregar.
A questao do vaso acho que vou atras deste que voce me indicou vi que ele e bem menor que o que eu vi aqui, entao ja e uma grande economia, obrigado pelas dicas amigo!

leoss
11/10/2016, 21:15
Olá amigo idéia sensacional
Um carro com a mecânica muito resistente com o conforto de um motor home.
A idéia é ótima e acho que um climatizados ficaria top tem uns agora que são bem baixos ficam bonitos e pode dormir com ele acionado tranquilamente.

Pagel
12/10/2016, 17:52
Olá amigo idéia sensacional
Um carro com a mecânica muito resistente com o conforto de um motor home.
A idéia é ótima e acho que um climatizados ficaria top tem uns agora que são bem baixos ficam bonitos e pode dormir com ele acionado tranquilamente.
Gosto muito da F, entao pensei, porque nao tentar projetar algo pra garantir suprimento de energia agua e comida na estrada e nao pagar pequenas fortunas em diarias de hotel toda noite, imagina uma viagem de 30 dias, e somente 30×200 (minimo medio)=6.000 so de hotel, fora restaurante, etc, alem de que andar de F e uma terapia pra mim kkkk

Pagel
12/10/2016, 19:00
A minha maior preocupacao e o fato da documentacao da minha F ser caminhonete cabine dupla carroceria aberta, e vou carregar uma coisa fechada, apesar de desmontavel em blocos mas forma uma caixa fechada, o fato de carregar um conjunto de coisas (inclusive botijao) mesmo que a tampa da carroceria esteja fechada sem nenhuma alteracao de estrutura ou lampadas, parachoques, lanterna, etc.. fico mesmo assim com muito medo de pegar a estrada e esbarrar com um Federal chato que diga que minha carga e um camper, ai to F..., perdi tudo!
O que posso fazer nesse caso pra garantir que minha ideia nao vire um pesadelo?
É possivel e mais facil que eu tente documentar como camper?
E a F? Preciso mudar para carroceria aberta intercambiavel? E em uma possivel venda pode ficar assim mesmo ou tenho que vender com tudo?
Dá muito trabalho $$$$? Ou "só" preciso laudo do inmetro atestando que é um conjunto seguro? Preciso dar dinheiro para mercenarios (CAT)?
Aos que puderem me ajudar, agradeço muito!

sallespickup
12/10/2016, 21:42
Pagel, mais facil e mais barato fuçar e encontrar a lei , portaria denatran e deixar uma copia no porta luvas, quando tirei minha carta e podia no maximo C na epoca, eu andava com guincho, meu mesmo, deixei a lei no porta luvas pra resolver com os Homi, um uma vez disse que ia prender e até começo a fazer o auto, ai procurei quem era o chefe meti a lei na cara do cidadão e tudo se resolveu, no seu caso é a mesma coisa...

Edintruder
12/10/2016, 22:30
Pagel, eu acho o porta potti pequeno demais. Como um amigo do Macamp me disse certa vez, é muito mais complicado para nós machos.
Sobre o camper, tem que alterar o documento, mas para isso tem que ter um camper com NF fabricado e instalado por empresa credenciada pelo inmetro. Por isso desisti do camper e parti para a fabricação do trailer.

A F1000 reboca um trailer de até 11m sem problemas. Mas dá uma olhada nos modelos KC450 e Turiscar Brilhante. São excelentes. Dá para pernoitar em postos de combustível sem dificuldades e nos campings paga por pessoa na maior parte das vezes o mesmo que barraca.

Andrefb69
13/10/2016, 08:11
Edintruder:
Que reboca eu não tenho dúvidas...
Mas esses dias fiquei sabendo da possibilidade de quebra do diferencial nas F's 4farois (com consequente queda da roda traseira). Me tira o sono pensar em perder uma roda rebocando um trailer de duas tons ou coisa do tipo... Qual a sua opinião sobre isso?

Pagel
13/10/2016, 12:42
Pagel, mais facil e mais barato fuçar e encontrar a lei , portaria denatran e deixar uma copia no porta luvas, quando tirei minha carta e podia no maximo C na epoca, eu andava com guincho, meu mesmo, deixei a lei no porta luvas pra resolver com os Homi, um uma vez disse que ia prender e até começo a fazer o auto, ai procurei quem era o chefe meti a lei na cara do cidadão e tudo se resolveu, no seu caso é a mesma coisa...
Vou tentar encontrar a lei, se eu conseguir achar vou na delegacia da PRF aqui na minha cidade e fazer uma consulta primeiro, vou questionar na boa, e se possivel (no melhor dos mundos), vou pedir uma nota me "liberando" a transportar esse material todo dentro da lei.
Muito obrigado pelo encorajamento amigo! Concordo que devemos sempre questionar quando temos direito, uma vez que eu acho um absurdo total ficar "enquadrando como camper" uma "carga" absoutamente organizada, fixada e dentro dos limites de tamanho e peso permitidos pelo veiculo. Acho um crime ser proibido de TRANSPORTAR meu material, uma vez que nao vou dormir na "carga".
Ford abraço!

Pagel
13/10/2016, 12:53
Pagel, eu acho o porta potti pequeno demais. Como um amigo do Macamp me disse certa vez, é muito mais complicado para nós machos.
Sobre o camper, tem que alterar o documento, mas para isso tem que ter um camper com NF fabricado e instalado por empresa credenciada pelo inmetro. Por isso desisti do camper e parti para a fabricação do trailer.

A F1000 reboca um trailer de até 11m sem problemas. Mas dá uma olhada nos modelos KC450 e Turiscar Brilhante. São excelentes. Dá para pernoitar em postos de combustível sem dificuldades e nos campings paga por pessoa na maior parte das vezes o mesmo que barraca.

Kkkk verdade Edin! O porta potti pequeno pode ser um desafio para mirar kkkkk, Mas fazer o quê, é o único que cabe no projeto.
Que pena que desistiu do camper, seria uma boa que fosse possivel termos a LIBERDADE de projetar, e produzir esse tipo de carga, uma vez que uma vistoria do DETRAN pra mim é mais que suficiente para provar que nao vai sair voando na estrada.
ESSA LEI É MEDÍOCRE!
Sobre o trailer, acho ótimo, apesar da mobilidade ficar sensivelmente prejudicada, tem muitos pontos positivos, MAS precisa de CAT tambem, então, lá vem o assalto novamente. Não temos nenhuma opção de produzir nada?

Pagel
13/10/2016, 13:02
Edintruder:
Que reboca eu não tenho dúvidas...
Mas esses dias fiquei sabendo da possibilidade de quebra do diferencial nas F's 4farois (com consequente queda da roda traseira). Me tira o sono pensar em perder uma roda rebocando um trailer de duas tons ou coisa do tipo... Qual a sua opinião sobre isso?
O meu também! Acho que é a coisa que mais me preocupa na F, ela é toda original, entao o diferencial e o que todos chamam de fraquinho, entao me preocupa a questao do peso, por isso como minha F tem carroceria pequena nao posso carregar mais de 400 kg, pra evitar maiores problemas, mas se pudesse e encontrasse um diferencial braseixos da D20 ou mesmo dana das F pós 93, com certeza faria a troca. A caixa de marcha apesar de tambem ser muito criticada, nao sinto tanta necessidade de trocar, apesar de pequena acho ela bem ajustada.
Ford abraco a todos!

Rubens Linhalis
13/10/2016, 19:59
Pagel,

Acho que isso aqui vai te ajudar.

"CAMPER" DO SAMPAIO (http://camperdosampaio.blogspot.com.br/)

537546537544 537545

Já troquei alguns emails com o dono, é bem solicito.

abraços !

Rubens Linhalis
13/10/2016, 20:22
Ele esta vendendo a D20... talvez venda em separado.. procura no mercado livre Camper do Sampaio - D20 .

Rubens Linhalis
13/10/2016, 20:25
Esse é o link

Camper Do Sampaio - D20 Para Acampar - Ano 1988 - 1 km - em Mercado Livre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-796185342-camper-do-sampaio-d20-para-acampar-_JM)

Pagel
13/10/2016, 20:39
Ele esta vendendo a D20... talvez venda em separado.. procura no mercado livre Camper do Sampaio - D20 .
Excelente Camper, esta sim deve ser muito confortavel, é bem alta, e com todas as caracteristicas de um Camper. A tampa da carroceria foi retirada, o baú é bem alto, o estepe fixado na parede do mesmo, ele é fixo e dá pra entrar nele, configura fielmente a definicao de camper, que é intercambiável, e para "desmontar" ele sai por inteiro, ou seja um belo CAMPER. Pena que nao cabe na carroceria da minha F, pois é maior.
No meu caso a idéia é uma CAIXA com várias caixas acopladas umas nas outras, sem ultrapassar 1 milímetro dos limites da carroceria, que geram um conjunto de objetos de cozinha, que podem muito bem ser removidos em 5 minutos, em 5 partes, ou seja, nao consigo interpretar de outra forma senão uma CARGA. Se alguém tiver um argumento mais consistente baseado na definicao de Camper, e puder me falar, fico muito agradecido, porque daí eu desisto da idéia, pois até agora sempre que eu falo com alguem eles falam - ah, mas a Federal vai questionar, e ai tu vai ter que pagar um por fora, ou fica com o carro preso e vai legalizar. A única coisa que eu queria era ter certeza que nao vou me lascar kkkk

sallespickup
13/10/2016, 22:19
O meu também! Acho que é a coisa que mais me preocupa na F, ela é toda original, entao o diferencial e o que todos chamam de fraquinho, entao me preocupa a questao do peso, por isso como minha F tem carroceria pequena nao posso carregar mais de 400 kg, pra evitar maiores problemas, mas se pudesse e encontrasse um diferencial braseixos da D20 ou mesmo dana das F pós 93, com certeza faria a troca. A caixa de marcha apesar de tambem ser muito criticada, nao sinto tanta necessidade de trocar, apesar de pequena acho ela bem ajustada.
Ford abraco a todos!

diferenical braseixos achar é facil eu tenho, incusive o da F1000, só é meio dolorido pagar rsrsrrs

Pagel
14/10/2016, 11:24
diferenical braseixos achar é facil eu tenho, incusive o da F1000, só é meio dolorido pagar rsrsrrs

Sei, aqui custa uns 5 pila, QUANDO ACHA!

sallespickup
14/10/2016, 22:17
ta vendo aqui é 4 rsrrsrs

Pagel
15/10/2016, 11:34
ta vendo aqui é 4 rsrrsrs
É por isso que hoje me veio a cabeça vender minha F e comprar uma 93 a 95, cabine simples (4x2 mesmo, com guincho ajuda) e projetar a mesma coisa, mas com um colchao como teto escamoteavel tambem que forme uma barraca, mas em material rigido, pois barraca sei lá, parece nao ser muito legal para uma viagem dessas.
Agora tenho uma pergunta para os colegas do 4x4 Brasil:
Essa F-1000 93/95, com MWM 229, colocando a bomba injetora em linha (diesel na europa é fresco demais), absolutamente revisada,
RODA O MUNDO INTEIRO SEM PROBLEMAS???
Ou existe algum outro (Bandeirante, Kombi, Land Rover etc...) que faz essa jornada e custe menos de 70 pila?

Pagel
17/10/2016, 21:25
Outra questão, e o que voces acham, será que vale a pena investir na minha F que já fiz de tudo, trocar o diferencial e a caixa pela F 93/95, e seguir o primeiro plano, pois medi a carroceria da F e percebi que ela nao é tãããoo menor que a cabine simples, acho que e uns 60 cm menor, mas compensa pelo tamanho interno que pode virar quarto e guardar roupas, etc.., então, será que vale a pena eu vender minha F e arriscar gastar 5 pila fácil em outra além da diferença de preço, uma vez que a minha ninguém dá 25, e pra comprar uma cabine simpes gasto uns 35 brincando, ou seja de cara fico sem 10. Lataria em ambas vou ter que fazer provavemente.
Ficando com a minha e gastando os mesmos 10 fico com caixa e diferencial 100% (vendendo minhas antigas que aqui nao valem nada).
Em ambas, estou pensando em fazer uma especie de camper mesmo, vou ter que gasta com a legalização do mesmo jeito, equipamentos, etc..., então a diferença é de posicionamento de peças neste quebracabeças, ou tem algum item de melhoramento de projeto que é fundamental em termos de durabilidade para rodar 200 mil km sem problemas entre uma e outra?
Lembrando que minha F é 86 original, e a nova seria 93/94 ambas com o mesmo mwm 229. Trocar uma na outra por aqui impossivel.

sallespickup
18/10/2016, 09:22
a troca por uma simples é boa pra ganhar espaço, mais e a familia??? não pode ter mais de 3 pessoas

Pagel
18/10/2016, 11:27
a troca por uma simples é boa pra ganhar espaço, mais e a familia??? não pode ter mais de 3 pessoas

Pois é, ainda não temos filhos, mas desde sempre planejei esta viagem contando com ele pois virá em breve, não sei quando, se vier gêmeos será os dois (ou tres kkk) senão será só ele mesmo.
Por isso mesmo, acho que dormir dentro é melhor, e mais fácil de montar e desmontar, não sou muito alto, fiz os testes e achei uma largura razoável, na parte de trás dá 1,77 M, e próximo as portas dá 1,66 por 1,25 de largura após rebater os bancos. Colocaria a cama em duas partes e embaixo usaria para guardar roupas e outras coisas.
Parece que dá pra dormir dentro sim, penso em um climatizador de teto ou interno 12v para não cortar o teto, mas não sei qual é o melhor.
Alguém já usou o de teto tipo de carreteiro? Funciona melhor que um simples ventilador com uma bolsa de gel congelada?
Ele troca o calor interno e puxa ar frio de fora pra dentro diminuindo a temperatura?
Penso no consumo de energia, pois isso é fundamental no projeto, pois durante estar andando uso o ar condicionado normal, quando parar, fico dependente de baterias.
Penso em colocar duas baterias estacionárias grandes embaixo do carro e uma placa solar (ou duas se der) bem como adicionar um alternador só pra recarga das baterias (ou troca por um outro maior não sei o que é melhor), e levar um gerador pequeno para emergência.
Basicamente preciso de energia para:
1- Um frigobar de 47 litros da Philco que aparentemente é o mais econômico que usa compressor e faz gelo.
2- Pressurizador de água para pia e chuveiro, bem como uma bomba para puxar agua (de um riacho por exemplo) e encher o reservatório.
3- O climatizador.
4- Lâmpadas e demais coisinhas como celular, câmera e outros pequenos eletrônicos.
Será que é suficiente?
Estou esquecendo de alguma coisa?

pcnicolau
18/10/2016, 14:38
Já que falaram de diferencial gostaria de perguntar ao salles, consegui finalmente trocar minha caixa de marchas saiu a 260f e entrou a 2615b da d20 com eixo da f1000, dai me ofereceram um eixo diferencial completo rockweel 39x15, o que acham vale a pena ou minha f1000 vai sofrer muito pois é uma 229/4 turbinada por fora ano 90, o cara da montada por 3 mil com garantia ou se não pega meu dana 44 e volto 2 mil para ele.

sallespickup
18/10/2016, 21:26
Já que falaram de diferencial gostaria de perguntar ao salles, consegui finalmente trocar minha caixa de marchas saiu a 260f e entrou a 2615b da d20 com eixo da f1000, dai me ofereceram um eixo diferencial completo rockweel 39x15, o que acham vale a pena ou minha f1000 vai sofrer muito pois é uma 229/4 turbinada por fora ano 90, o cara da montada por 3 mil com garantia ou se não pega meu dana 44 e volto 2 mil para ele.

se for 15x39 pega correndo e por 2 mil é negocio da china, e como a sua é turbo fica excelente, mais confirma tem de ser 15x39 da engrecon, se for 11x39 ai fica uma merd....

sallespickup
18/10/2016, 21:28
Pagel, eu tenho climatizador na minha, pois não posso com ar por causa da renite, te digo funciona melhor que qualquer ventilador, pois é um umidificador, joga agua junto, da uma resfriada em cerca de 5 graus com relação ao exterior, porem tem de ter janelas abertas, pois é como um ventilador, não como ar condicionado

Pagel
19/10/2016, 10:00
Pagel, eu tenho climatizador na minha, pois não posso com ar por causa da renite, te digo funciona melhor que qualquer ventilador, pois é um umidificador, joga agua junto, da uma resfriada em cerca de 5 graus com relação ao exterior, porem tem de ter janelas abertas, pois é como um ventilador, não como ar condicionado
Entendi, mas ele não fica puxando ar frio com água de fora pra dentro, e depois tirando ar quente de dentro pra fora como um exaustor?
Na F, atrás tem dois vidros grandes que são basculantes eles abrem um pouco, uns 5 cm de cada lado, vou ter que bolar um tipo de mosquiteiro pra ele ficar aberto, pois tem lugar que é muito quente e úmido como aqui na amazônia, e tem mosquito pacas.
E quanto ao consumo de bateria? Tu já testou ele com o carro desligado? Será que consome muita energia?
Preciso ficar com ele e o frigobar ligado durante 8 horas por exemplo, será que duas baterias estacionárias dão conta?

Edintruder
19/10/2016, 14:39
Pagel, O camper pode ter até 2,5m de largura sem problemas. Tanto faz ficar dentro ou fora dos limites da caçamba. A PRF irá encrencar pelo baú "fechando" a carroceria aberta, mesmo sendo uma carga sobre a picape. A lei é porca e foi desenhada para beneficiar os detentores das CATs. Sobre o trailer, como tem muitos fabricantes de carretas com CAT espalhados pelo país, se tornou um processo muito simples e barato. Com 500,00 um fabricante assina a construção do teu trailer e te fornece nro de chassis com renavam.

Edintruder
19/10/2016, 14:42
Sobre o climatizador, uma bateria estacionária de 150ah dará conta para toda iluminação, bombeamento de água e ventilação para a noite toda, e um painel solar com controlador dará conta de fazer a recarga durante o dia mesmo com o motor desligado. É um sistema eficiente e simples.
MAS PARA FUNCIONAR deves evitar usos de inversores. Tens que usar o máximo possível de equipamentos 12 volts. Frigobar com inversor não dura 24hs com essa bateria de 150Ah.

Pagel
19/10/2016, 17:31
Pagel, O camper pode ter até 2,5m de largura sem problemas. Tanto faz ficar dentro ou fora dos limites da caçamba. A PRF irá encrencar pelo baú "fechando" a carroceria aberta, mesmo sendo uma carga sobre a picape. A lei é porca e foi desenhada para beneficiar os detentores das CATs. Sobre o trailer, como tem muitos fabricantes de carretas com CAT espalhados pelo país, se tornou um processo muito simples e barato. Com 500,00 um fabricante assina a construção do teu trailer e te fornece nro de chassis com renavam.
VERDADE EDIN !
Mas isso não é justo! Pra ser um Camper, que eu saiba, precisa ser SEMELHANETE ao um trailer, com função de 'moradia'.
Essa minha 'carga' não dá pra morar dentro, ela tem partes que podem 'montar' um banheiro, mas não é um bloco pronto e que possa ser considerada habitável, é um monte de coisa junta dentro de uma carroceria kkk
Você tem toda razão, quando diz que a lei é porca, e é mesmo. Por isso, infelizmente, vou ter que desistir da minha idéia.
Incrível que se eu fizer a MESMA COISA sobre de uma carreta tipo baú fica "FÁCIL" por 500 pila?
Mas eu posso comprar uma carreta tipo BAÚ FECHADO e fazer isto?
Ou é melhor fabricar do zero, e depois "arrumar" um documento de TRAILER?
Sendo assim, a carroceria da F não serve pra nada neste caso, é melhor vender e comprar uma Band curta, que já tem 4x4 e reboca tudo isso.
Aff... Ô Brasil *&¨$¨&%#$%

Pagel
19/10/2016, 17:45
Sobre o climatizador, uma bateria estacionária de 150ah dará conta para toda iluminação, bombeamento de água e ventilação para a noite toda, e um painel solar com controlador dará conta de fazer a recarga durante o dia mesmo com o motor desligado. É um sistema eficiente e simples.
MAS PARA FUNCIONAR deves evitar usos de inversores. Tens que usar o máximo possível de equipamentos 12 volts. Frigobar com inversor não dura 24hs com essa bateria de 150Ah.
Exatamente, NADA de inversores, penso em fazer tudo em 12v, e com o mínimo de consumo possível, lâmpadas somente o necessário, o mais importante é frigobar, água e o climatizador.
Penso em colocar 2 baterias de 115 ah, um controlador, 1 placa de 255w e um alternador extra por segurança, assim acho que energia não será um problema.
Acho que fiquei desanimado com o problema da "carga" na F, um trailer não estava no meus planos, fica muito comprido, mas fazer o que?
Somados os comprimentos da Band e do trailer, passaria de 6m, e não cabe em um container para transportar, aí só de 12m, triplicando o valor do frete.
O pior, tenho certeza que nenhum fabricante de Camper vai "assinar" meu projeto por menos de 10 mil, ou seja, inviável.

Andrefb69
19/10/2016, 17:57
Edintruder:
Mas se o CAT é necessário para o Camper, uma empresa fabricante de trailer não poderia fazer um?

Pagel
20/10/2016, 21:00
Edintruder:
Mas se o CAT é necessário para o Camper, uma empresa fabricante de trailer não poderia fazer um?
Entao Andre, até onde eu sei para REBOQUE é preciso apenas de uma ART (anotação de reponsabilidade técnica) emitida por um engenheiro mecanico ou tecnico se nao me engano, desde que esteja em dia com o crea, mais ou menos isso.
Agora fiquei na dúvida, como eu faço para produzir artesanamente meu TRAILER, se vou precisar de CAT? É mais barato um KAT de trailer?
Então, e se eu comprar um REBOQUE fechado tipo baú, e fizer uma estrutura retrátil que quando abre se forma uma cozinha e um banheiro, da mesma forma que eu estava planejando na carroceria da F, mas agora como REBOQUE e FECHADO assim fico "legalizado" kkkk?????

Andrefb69
21/10/2016, 08:23
Pagel:
Coisas da nossa ridícula legislação, feita para criar dificuldade para vender facilidade....
Então, estive pensando no seu caso (até porque eu tenho planos de ter uma estrutura independente para viagens). Uma opção seria você usar a parte da caçamba para colocar a estrutura elétrica e hidráulica e usar uma barraca de teto. Como a barraca de teto se projeta para fora do veículo, ela pode ter um "anexo" para baixo que fecha a área de entrada. Essa área poderia ser usada como banheiro, usando sanitário e chuveiro portáteis.
Talvez daria um pouco mais de trabalho de montagem e desmontagem no pouso, mas você viajaria tranquilo sem preocupação com os "puliça".

Pagel
21/10/2016, 10:07
Pagel:
Coisas da nossa ridícula legislação, feita para criar dificuldade para vender facilidade....
Então, estive pensando no seu caso (até porque eu tenho planos de ter uma estrutura independente para viagens). Uma opção seria você usar a parte da caçamba para colocar a estrutura elétrica e hidráulica e usar uma barraca de teto. Como a barraca de teto se projeta para fora do veículo, ela pode ter um "anexo" para baixo que fecha a área de entrada. Essa área poderia ser usada como banheiro, usando sanitário e chuveiro portáteis.
Talvez daria um pouco mais de trabalho de montagem e desmontagem no pouso, mas você viajaria tranquilo sem preocupação com os "puliça".
Entendi, gostei desta opção também, é muito bom para acampar, mas minha idéia é uma estrutura para fazer longas viagens, primeiro pelo Brasil, dar um tempo $$$ e depois fazer a América, e por fim depois de um bom tempo pra juntar $$$ África/Europa/Ásia.
Por isso preciso de algo que tenha autonomia, seja uma estrutura rígida, que se abra pra cima e para os lados, leve e bem isolada termicamente.
Não preciso de muito espaço, mas tem que ser algo funcional e compacto, pois não pode comprometer o desempenho na estrada.
Penso em algo do tipo que os Autralianos fazem, tipo as fotos que seguem:
Aproveitando a oportunidade, quais dos modelos vocês acham que são considerados REBOQUE, e quais são TRAILERS aqui nesta m$¨%$$%¨do Brasil ????

1º - 537978

2º - 537979

3º - 537980

4º -

537981

5º - 537982

6º - 537983

7º - 537984

Lembrando que mesmo no modelo menor, faria algo que se abrisse e ficasse um espaço interno de cozinha e banheiro.
E aí senhores, qual sua opinião? o que é REBOQUE e o que é TRAILER?

Edintruder
21/10/2016, 15:00
Pagel, te dei um alô pelo Macamp. Ocorre que o nosso CTB tem textos que form extraídos dos CTBs de outros países.
Temos que entender que as definições de trailer no CTB divergem um pouco das nossas definições por esse motivo. Nos EUA trailer é a carreta fechada de caminhões, e os que chamamos de trailer no Brasil, nos EUA se chama de RV (Recreation Vehicle), por isso deram as confusões de categorias das CNHs para reboque no atual CTB em 1997 e 1998.
Sabendo disso, nos documentos dos trailers Turiscar, por exemplo, constam como "reboque fechado", sendo assim o que chamamos de Trailer para o CTB é um reboque fechado.
Para emplacar um reboque caseiro temos duas alternativas viáveis:
- 1a cara, demorada e quase impossível;
- 2a barata, rápida e fácil.

Alternativa cara é fazer projetos em CAD, assinados por engenheiro mecânico com ART, notas fiscais de cada arruela utilizada, montar um processo no detran e rezar muito para que seja aprovado.

Alternativa barata e comum, tu constróis o teu trailer e vai em qualquer fabricante de reboques e compra uma NF. Ele irá avaliar o teu trailer, te fornecerá uma NF e uma placa de chassis para ser soldada na lança do teu trailer. Com a NF tu vai direto no CRVA e emplaca como novo. Simples e barato. Os valores das NFs variam de 500,00 a 1200,00. Depende de quem faz. Tem até no Mercado Livre.

A questão do Camper é diferente pois a empresa deve ser credenciada também para ALTERAR VEÍCULOS, seno assim, é uma autorização cara pelo fluxo de trabalho, acabam restringindo muito pois não é algo popular.

Por isso que eu pessoalmente desisti da fabricação do camper e parti para o trailer.

Podes ainda comprar um trailer usado em péssimo estado e reformá-lo do tamanho que desejares. Nos docs consta apenas o nro de eixos e capacidade de carga, sendo assim, com 10 metros ou 3 metros, ele não será usado para transportar carga, e se não alterar o nro de eixos não terá influência.

Eu estou construindo um trailer de 4,8m de baú, somado à lança terá 5,50mts, um eixo com freio inercial, porém já estou sonhando em fazer um 5a roda acoplado dentro da caçamba, que divide muito melhor o peso, sem riscos de pêndulos e pode ter facilmente seus 11mts de comprimento. Basta olhar no Youtube pelos RVs que entenderás do que falo...

Sonhar não custa nada!
NEW 2017 LUXE LF-42MD | Luxury Fifth Wheels | Augusta RV - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=VuBxGGFT-3U)

Ou algo mais humilde...
Ford F-150 Towing Capabilities | Edmonton Ford Dealer, Zender Ford - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=KmGohN8o_IM)

Pagel
21/10/2016, 19:48
Pagel, te dei um alô pelo Macamp. Ocorre que o nosso CTB tem textos que form extraídos dos CTBs de outros países.
Temos que entender que as definições de trailer no CTB divergem um pouco das nossas definições por esse motivo. Nos EUA trailer é a carreta fechada de caminhões, e os que chamamos de trailer no Brasil, nos EUA se chama de RV (Recreation Vehicle), por isso deram as confusões de categorias das CNHs para reboque no atual CTB em 1997 e 1998.
Sabendo disso, nos documentos dos trailers Turiscar, por exemplo, constam como "reboque fechado", sendo assim o que chamamos de Trailer para o CTB é um reboque fechado.
Para emplacar um reboque caseiro temos duas alternativas viáveis:
- 1a cara, demorada e quase impossível;
- 2a barata, rápida e fácil.

Alternativa cara é fazer projetos em CAD, assinados por engenheiro mecânico com ART, notas fiscais de cada arruela utilizada, montar um processo no detran e rezar muito para que seja aprovado.

Alternativa barata e comum, tu constróis o teu trailer e vai em qualquer fabricante de reboques e compra uma NF. Ele irá avaliar o teu trailer, te fornecerá uma NF e uma placa de chassis para ser soldada na lança do teu trailer. Com a NF tu vai direto no CRVA e emplaca como novo. Simples e barato. Os valores das NFs variam de 500,00 a 1200,00. Depende de quem faz. Tem até no Mercado Livre.

A questão do Camper é diferente pois a empresa deve ser credenciada também para ALTERAR VEÍCULOS, seno assim, é uma autorização cara pelo fluxo de trabalho, acabam restringindo muito pois não é algo popular.

Por isso que eu pessoalmente desisti da fabricação do camper e parti para o trailer.

Podes ainda comprar um trailer usado em péssimo estado e reformá-lo do tamanho que desejares. Nos docs consta apenas o nro de eixos e capacidade de carga, sendo assim, com 10 metros ou 3 metros, ele não será usado para transportar carga, e se não alterar o nro de eixos não terá influência.

Eu estou construindo um trailer de 4,8m de baú, somado à lança terá 5,50mts, um eixo com freio inercial, porém já estou sonhando em fazer um 5a roda acoplado dentro da caçamba, que divide muito melhor o peso, sem riscos de pêndulos e pode ter facilmente seus 11mts de comprimento. Basta olhar no Youtube pelos RVs que entenderás do que falo...

Sonhar não custa nada!
NEW 2017 LUXE LF-42MD | Luxury Fifth Wheels | Augusta RV - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=VuBxGGFT-3U)

Ou algo mais humilde...
Ford F-150 Towing Capabilities | Edmonton Ford Dealer, Zender Ford - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=KmGohN8o_IM)

Muito obrigado mesmo Edintruder, como sempre muito atencioso com os colegas do forum, sou muito grato a tudo que voce compartilha de conhecimento com todos, parabéns!
Bom, entao deixa eu ver se eu entendi direito, quer dizer que todo trailer é reboque fechado certo.
Entao, se eu conseguir uma documentaçao de reboque fechado posso construir um do tipo do numero 4 sem problemas com a lei correto?
Entao em que casos o documento de TRAILER é utilizado?
No exterior vou poder rodar com o documento de REBOQUE?
O que pode caracterizar como um trailer, uma CAMA no conjunto? Ou todos os equipamentos juntos e o ESPAÇO que caracteriza como habitável é que configura como trailer?
Por sinal Edin, vi seu video no youtube, teu projeto é muito bem elaborado, como ele está agora?
Posta um outro video atual lá pra gente ver na real como tu fez.
Ford abraço amigo!

Pagel
26/10/2016, 09:20
Hoje eu fui olhar o documento da F-1000 e tive uma surpresa, que não sei o que fazer, então vou ter que contar a história:
1 - Meu carro foi comprado em 1986 e transformado para cabine dupla pela Engerauto modelo Magnum em 1986 mesmo (fiquei sabendo de 3ºs).
2 - Não sei se foi alterado os documentos. :?
3 - O senhor que me vendeu, possuía ela desde 1997, pós CTB, na transferência não sei como foi enquadrado o veículo. :pensativo:
4 - Os documentos que eu recebi estava escrito: MIS/CAMINHONETE/C ABERTA e na capacidade de 3P/85cv/0 :putz:
5 - Agora que transferi, vi que está assim: MIS/CAMINHONETA e na capacidade de 3P/85cv/0 :shock:
E agora? O que fazer? Não questionaram NADA na vistoria, não pedi alteração nenhuma, sei que o documento de 3P significa 3 passageiros, mas CAMINHONETA?
CAMINHONETA não quer dizer CARGA e PASSAGEIROS no mesmo compartimento, então entendo que posso carregar carga na "cabine" dupla?
E a carroceria? Posso usar? Ou pode ser um "bagageiro"?
Ou se eu quiser posso transformar ela em um FURGÃO ? kkkk
Então senhores, o que pode ter acontecido? CAMINHONETE e CAMINHONETA antigamente eram sinônimos, e aí agora?
Ford Abraço a todos!

Andrefb69
27/10/2016, 08:06
Pagel...
Que enrosco, hein?!!!!
Cara, lei no Brasil é feita de uma forma que facilita a quem fiscaliza interpretá-la e usá-la ou não de acordo com a maré... Fato é que a lei no Brasil nunca é inteligende o suficiente para permitir o bom senso. Ela existe para tentar restringir, mas nunca consegue enquadrar todos os casos possíveis (por isso o Judiciário existe: para julgar quando a lei necessita interpretação).
Eu, se fosse você, parava COM UM OUTRO CARRO na Polícia Rodoviária e perguntava. Mas faria isso várias vezes!!!! Só pra ter uma noção como os caras vêem o negócio. E rezava.

Pagel
08/11/2016, 17:40
Hoje eu fui olhar o documento da F-1000 e tive uma surpresa, que não sei o que fazer, então vou ter que contar a história:
1 - Meu carro foi comprado em 1986 e transformado para cabine dupla pela Engerauto modelo Magnum em 1986 mesmo (fiquei sabendo de 3ºs).
2 - Não sei se foi alterado os documentos. :?
3 - O senhor que me vendeu, possuía ela desde 1997, pós CTB, na transferência não sei como foi enquadrado o veículo. :pensativo:
4 - Os documentos que eu recebi estava escrito: MIS/CAMINHONETE/C ABERTA e na capacidade de 3P/85cv/0 :putz:
5 - Agora que transferi, vi que está assim: MIS/CAMINHONETA e na capacidade de 3P/85cv/0 :shock:
E agora? O que fazer? Não questionaram NADA na vistoria, não pedi alteração nenhuma, sei que o documento de 3P significa 3 passageiros, mas CAMINHONETA?
CAMINHONETA não quer dizer CARGA e PASSAGEIROS no mesmo compartimento, então entendo que posso carregar carga na "cabine" dupla?
E a carroceria? Posso usar? Ou pode ser um "bagageiro"?
Ou se eu quiser posso transformar ela em um FURGÃO ? kkkk
Então senhores, o que pode ter acontecido? CAMINHONETE e CAMINHONETA antigamente eram sinônimos, e aí agora?
Ford Abraço a todos!

Pessoal, analisei a legislação e mesmo assim fiquei na dúvida, acho que como MIS/CAMINHONETA com 3 passageiros posso retirar os bancos de trás e se tornar um compartimento de carga, ou seja, só mantenho 3 bancos na frente, e tenho a possibilidade de colocar uma capota fixa em fibra, tendo desta forma um compartimento interno e outro separado ambos para carga, e ficar com a caminhoneta assim:

538705

Ou, se precisar mudar radicalmente, tiro o vidro traseiro, abro o compartimento de carga e faço ela assim:

538706

Ou seja, fica tipo uma Bonanza, mas com apenas 3 lugares, assim não preciso mudar os documentos, e aproveito o espaço para montar meu projeto bem compacto, mas que funcione.
Sei que são muitas dúvidas, mas alguém já passou por uma situação dessas?

Edintruder
09/11/2016, 17:00
Exato Pagel, mas se fechares a traseira para de fato ser CAMINHONETA, para ajustar a quantidade de passageiros basta fazer um laudo no Inmetro mostrando a quantidade de cintos que já estão instalados.

Sobre a definição dos trailers, tem documentos que estão como reboque fechado e outros com documento de trailer. Mas não tem uma definição clara nem mesmo no próprio CTB... Isso confundiu muito. Hoje trailers novos constam REBOQUE FECHADO.

Sendo assim, podes fazer um trailer do tamanho que quiesres com o documento de um reboque fechado, desde que obedeça o nro de eixos e capacidade de carga constando nos docs. Um trailer tem capacidade de carga de 400kg no máximo pois ele não é feito para levar carga, sendo assim, o documento de uma carretinha baú pequena é igual ao documento de um trailer brilhante de 4,5m de um eixo.