Ver Versão Completa : Minha Primeira F-1000
Pessoal, desde já agradeço muito pela ajuda de todos na minha escolha, e agora posso dizer que estou muito feliz com minha nova viatura! Obrigado! Bom pra começar tive que fazer alguns ajustes na máquina, pois estava quase sem uso, mas troquei coisas pequenas como cabo de acelerador, estrangulador, bomba d'água (corretivo por desleixo do velhinho), correias de alternador e DH, ao todo gastei 200 em peças e 100 em M.O. Achei barato demais as peças, se comparado ao meu Gol G3 que me dava pequenas facadas de vez em quando kkk. Bom pra melhorar o conforto, troquei os tres bancos da frente que estavam quebrados, desconfortávei e feios demais (gosto pessoal heim) kkk, coloquei os dois da frente da SW4, ESPETACULAR! Super confortáveis, e sobrou uns 35CM de vão entre os bancos que vou pensar em um console (dicas serão sempre bem vindas) Os de tráz ficarão assim mesmo por enquanto. O carro é fantástico, tem uma 4ª marcha muito longa, ela era turbinada, mas ele tirou o turbo e fez a parte de cima do motor, mas ficou a saída do escapamento do turbo, ela tem um Tuuuuummmmm na hora de trocar as marchas kkkk achei muito bonito o roncão do MWM 229, enfim, estou muito satisfeito com o carro, é conforto demais! Amanha vai pra refrigeração reparar o AC, e ficar geladinho pra ficar melhor ainda. Parece que essa vai ficar pra muito tempo conosco kkk Há, antes que eu esqueça, de quanto em quantos KM se troca o óleo? Qual o melhor óleo pra usar? e os outros óleos e fluidos, de quanto tempo ou km devem ser trocados e quais as melhores marcas? Pretendo deixar minha viatura bem cuidada como todos os meus carros anteriores. Segue algumas fotos para começar a brincadeira!
ricarvalhal
11/01/2015, 20:25
Pagel, parabens pela aquisicao !!!
sobre o oleo, o manual diz SAE30 e trocas a cada 5.000 km, MAS hoje se usa o 15w40 e muita gente troca com 10.000 km !!! abraco
Parabéns, belo carro...
1º o ar condicionado (com certeza)
2º a turbina de volva, vc vai sentir uma diferença grande.
E depois uma coisinha de cada vez.
drosssor51
11/01/2015, 21:49
Aeeee Pagel..... pela máquina.... devagarinho vai ajeitando a viatura...
Parabéns...
Parabéns! Esse motor é excelente. Arrisco dizer que em durabilidade/custo/benefício/economia foi o melhor motor já produzido no Brasil. Olhando água e óleo, prepare-se para rodar até a eternidade. O óleo pode usar o 15W40, como já sugeriram. Ele pega salvo engano 9 litros de óleo. Se o uso for severo (estradas de terra, trânsito urbano, rebocando trailer, etc) troque a cada 7 mil ou até menos. Mas se for mais uso em estrada aberta na maciota, pode trocar aos 10 mil (sempre com filtro e também filtro de ar e do diesel). Não se preocupe com esse motor. Veja como está cruzetas, embreagem, pastilhas, lonas, alternador, etc. Revise tudo devagarinho, um a um para não pesar no bolso. Instale a turbina assim que puder!!! Quanto ao visual, eu trocaria esses retrovisores brancos e colocaria preto fosco. Pintaria as rodas e parachoques de preto fosco. Abraço.
Pagel, parabens pela aquisicao !!!sobre o oleo, o manual diz SAE30 e trocas a cada 5.000 km, MAS hoje se usa o 15w40 e muita gente troca com 10.000 km !!! abracoObrigado, demorou mas consegui kkk. Vou buscar esse óleo com essa referência, tem dica de marca?
Parabéns, belo carro...1º o ar condicionado (com certeza)2º a turbina de volva, vc vai sentir uma diferença grande.E depois uma coisinha de cada vez.O Ar Condicionado ficará pronto amanhã, já estou ancioso pra andar nessa máquina com o conforto total kkkkkk
Aeeee Pagel..... pela máquina.... devagarinho vai ajeitando a viatura... Parabéns...Obrigado amigo! É isso mesmo, devagar ela vai ficar pronta pra rodar o mundo, e com certeza com a ajuda dos colegas aqui, com essa troca de experiência maravilhosa, ela vai se manter inteiraça por muito tempo!
Parabéns! Esse motor é excelente. Arrisco dizer que em durabilidade/custo/benefício/economia foi o melhor motor já produzido no Brasil. Olhando água e óleo, prepare-se para rodar até a eternidade. O óleo pode usar o 15W40, como já sugeriram. Ele pega salvo engano 9 litros de óleo. Se o uso for severo (estradas de terra, trânsito urbano, rebocando trailer, etc) troque a cada 7 mil ou até menos. Mas se for mais uso em estrada aberta na maciota, pode trocar aos 10 mil (sempre com filtro e também filtro de ar e do diesel). Não se preocupe com esse motor. Veja como está cruzetas, embreagem, pastilhas, lonas, alternador, etc. Revise tudo devagarinho, um a um para não pesar no bolso. Instale a turbina assim que puder!!! Quanto ao visual, eu trocaria esses retrovisores brancos e colocaria preto fosco. Pintaria as rodas e parachoques de preto fosco. Abraço.Valeu rfdex! Realmente, esse motor é o bicho mesmo! Rodo só na maciota na cidade, estrada as vezes, mas tudo com muito zelo, então acho que vou ter carro pra todo o sempre. Quanto ao turbo, sei que é quase unânime a colocação dele, mas até o momento não vejo necessidade, não sei se é porque estou estarrecido com a diferença para meu carro anterior, mas acho que ela anda muito do jeito que está, corre o suficiente, então, por enquanto vou fazer outras coisas na mecânica, que acho que vai ser mais essencial para o meu uso atual, mas o turbo está na lista. As cruzetas foram trocadas comletas recentemente, a embreagem, conforme testes feitos de acordo com as dicas que li uma vez e anotei, estas dadas pelo Edintruder, parece estar ótima. Freios em ordem, alternador acho um dia vou precisar de um maior, pois o AC, Som, etc, vai pesar nesse atual. O problema mais urgente acho que é no embuchamento da suspensão, pois tá comendo pneu do lado de dentro, isso é péssimo, vou ver isso logo em sequência. Tive problema pra abastecer, o frentista era um animal e colocou diesel com vontade e tomou aquele banho, vazou pelo suspiro, foi trágico kkk. O que posso fazer para não acontecer mais isso? Obrigado a todos que me concedem dicas preciosas! Ford Abraço !
Alargar o bocal do tanque (ou pedir pro asno abastecer com mais calma, pq as bombas modernas injetam muito mais combustivel que aquelas da epoca de lancamento da sua F1000). Abraco
Alargar o bocal do tanque (ou pedir pro asno abastecer com mais calma, pq as bombas modernas injetam muito mais combustivel que aquelas da epoca de lancamento da sua F1000). AbracoPronto, resolvida a parada, isso vai ser fácil de fazer? Preciso fazer alguma adaptação, alterar a altura do suspiro, ou coisa parecida?
A largura do suspiro para o ar sair na velocidade que o diesel entra... tente trocar o tanque pelo das ultimas F1000. É de plastico, maior e ja sana o problema do retorno. Abraço
PARABÉNS pagel bela F-1000 que com um pouquinho de trato fica do seu jeito.....
È um carro excelente, e vai te agradar muito ainda....
DICA: apesar de o dono anterior parecer ser bem cuidadoso, verifique os rolamentos e ponta de eixo, pra não ficar no prego na estrada, ou até pior causar um acidente. Levante a F e balance as rodas veja se não tem nenhuma folga, se tiver muito troque os rolamentos. Não sei se é o correto, o pessoal aqui vai dizer, mas na nossa F sempre engraxo a suspensão, parece outro carro fica muitoo macia....
Quanto ao abastecimento, podem me chamar de relaxado kkkkkkkk, mas eu cortei um pedaço de toquinho de madeira e levo na caçamba paro no posto e coloco a roda traseira do lado da boca do tanque em cima do toco e já era, nunca mais tive problemas.....
meu pai andou por muito tempo com um calço de madeira na caçamba e quando ia abastecer trepava o carro no calço, mas um dia ele se injuriou baixou o tanque e colocou um pedaço de madeira de uns 7 ou 8 cm e colocou por cima do tanque abaixando ele um pouco e aumentado a caida do bocal até o tanque, não ficou 100% mas abastecendo na velocidade mais lenta do bomba não afogava mais.
tubaraoooo
13/01/2015, 23:13
Primeiramente parabéns pela bela camionete que você comprou. É um baita carro, e se bem cuidado, nunca te deixará na rua.
Temos uma cabine dupla aqui 1983, só alegria.
A nossa aqui fizemos uma revisão final de ano na suspensão e freios.
Foi um terminal de direção, rolamentos das rodas (diant), pastilhas, 2 amortecedores. Total da brincadeira com MDO do mecânico: R$ 650,00.
O freio de mão estava emperrado, dai removemos os cabos traseiros, lavamos e enchemos de óleo. O conduíte não possui revestimento, então se passar em áreas alagadas ele entope. Agora está mais leve que carro pequeno.
Outra coisa que o mecânico falou, por experiência própria com uma dele, o menor desgaste dos rolamentos compromete bastante o freio.
tubaraoooo
13/01/2015, 23:17
Uma dica que eu dou, nunca confie 100% no marcador de diesel.
Só que já ficou sem diesel na rua pra saber o sacrifício que é pra sangrar os bicos (para leigos). Hoje me viro bem se acontecer isso, mas na primeira vez derreti o arranque dela (fiz totalmente errado o procedimento).
Olha...nao sei a de vcs, mas acho os 229 extremamente fáceis de arranque. O meu nao precisa sangrar
Ja fiquei sem diesel, foi so colocar um pouco e bombear na manual ate encher o retorno, pronto, barbada
PARABÉNS pagel bela F-1000 que com um pouquinho de trato fica do seu jeito.....
È um carro excelente, e vai te agradar muito ainda....
DICA: apesar de o dono anterior parecer ser bem cuidadoso, verifique os rolamentos e ponta de eixo, pra não ficar no prego na estrada, ou até pior causar um acidente. Levante a F e balance as rodas veja se não tem nenhuma folga, se tiver muito troque os rolamentos. Não sei se é o correto, o pessoal aqui vai dizer, mas na nossa F sempre engraxo a suspensão, parece outro carro fica muitoo macia....
Quanto ao abastecimento, podem me chamar de relaxado kkkkkkkk, mas eu cortei um pedaço de toquinho de madeira e levo na caçamba paro no posto e coloco a roda traseira do lado da boca do tanque em cima do toco e já era, nunca mais tive problemas.....
kkkkkk, vai ter que ser assim mesmo! Vou providenciar!
Primeiramente parabéns pela bela camionete que você comprou. É um baita carro, e se bem cuidado, nunca te deixará na rua.
Temos uma cabine dupla aqui 1983, só alegria.
A nossa aqui fizemos uma revisão final de ano na suspensão e freios.
Foi um terminal de direção, rolamentos das rodas (diant), pastilhas, 2 amortecedores. Total da brincadeira com MDO do mecânico: R$ 650,00.
O freio de mão estava emperrado, dai removemos os cabos traseiros, lavamos e enchemos de óleo. O conduíte não possui revestimento, então se passar em áreas alagadas ele entope. Agora está mais leve que carro pequeno.
Outra coisa que o mecânico falou, por experiência própria com uma dele, o menor desgaste dos rolamentos compromete bastante o freio.
Obrigado, a caminhonete é show mesmo, e aparentemente, está boa de rolamentos, terminais de direção, freios, motor e caixa, MAS... Come pneu na parte de dentro, o mecanico já disse pra verificar as buchas de suspensão, você tem dicas sobre algumas com material mais resistente que dure mais, ou as originais são suficientes? Me parece que é um problema comum nas F's, aguém já teve esperiência com isso?
Uma dica que eu dou, nunca confie 100% no marcador de diesel.
Só que já ficou sem diesel na rua pra saber o sacrifício que é pra sangrar os bicos (para leigos). Hoje me viro bem se acontecer isso, mas na primeira vez derreti o arranque dela (fiz totalmente errado o procedimento).
Obrigado pela dica, o meu descola um pouquinho quando abasteço 50,00, fica no primeiro ponto, e desce devagar, quando cola, ponho mais 50,00 e assim vai... já que mais do que isso, os caras do posto perdem a metade em um banho, devido a falta de paciencia e tanque com essas particularidades (levantar em um toquinho) kkkkk
Muda de posto. Se o cara não tem paciência para encher tanque, melhor procurar outra profissão. Enquanto ele não toma tal decisão, eu mudo de posto até encontrar um que me atenda dentro dos conformes. Abraço
muda de posto. Se o cara não tem paciência para encher tanque, melhor procurar outra profissão. Enquanto ele não toma tal decisão, eu mudo de posto até encontrar um que me atenda dentro dos conformes. Abraçocorretíssimo!
Bom pagel, acho que as sua devem estar desgatadas, na nossa quando compramos ela trocamos as buchas por originais e ja faz três anos e está rodando normalmente . Colocamos 4 bf allterrian 31 nela ja rodamos 50 mil km e incrivelmente os pneus parecem novos gastou muito pouco....
Pagel, troque o embuchamento pelo tradicional, de bronze e mantenha sempre engraxado que vai durar uma vida. Depois faça uma geometria computadorizada e veja as medidas de camber, caster e convergencia e também meça a distancia entre eixos. Lembrando que quanto mais largos os pneus mais a cambagem deverá estar perto de 0 grau para 1/2 positivo. Quando falo de pneus largos me refiro a medidas de 31 para cima. Ford abraço.
Bom pagel, acho que as sua devem estar desgatadas, na nossa quando compramos ela trocamos as buchas por originais e ja faz três anos e está rodando normalmente . Colocamos 4 bf allterrian 31 nela ja rodamos 50 mil km e incrivelmente os pneus parecem novos gastou muito pouco....Beleza, vou verificar.
Pagel, troque o embuchamento pelo tradicional, de bronze e mantenha sempre engraxado que vai durar uma vida. Depois faça uma geometria computadorizada e veja as medidas de camber, caster e convergencia e também meça a distancia entre eixos. Lembrando que quanto mais largos os pneus mais a cambagem deverá estar perto de 0 grau para 1/2 positivo. Quando falo de pneus largos me refiro a medidas de 31 para cima. Ford abraço.Exatamente isso que estava pensando em fazer, então quer dizer que o tradicional de bronze é melhor certo? Vou pedir pro meca dar uma olhada nisso, trocar esse embuchamento, vou fazer a geometria e ver se melhora, pois já estão carecas na lateral de dentro, e acho que os caras que vendem pneu e fazem esse serviço aqui, vão querer me vender pneu novo, pois eles dizem que não dá pra fazer a geometria assim... Não sei não. Estou usando na Traseira: Pirelli Scorpion L/T 225/75/R16 que achei ótimos, roda uma vida ainda, bem alinhados, MAS os dianteiros: Firestone A/T 215/80/R16, será que a medida diferente está influenciando? Preciso fazer uma revisão de freios também, hoje senti ela freada, com pedal alto e duro demais, estranhei, levei no mecanico e ele fez um ajuste... voltou ao normal, não sei até quando, com freio não se brinca.
Pessoal, estou com problemas de freio, já escrevi lá no topico da bala de prata, mas estou pensando em fazer uma revisão geral na F1000 pra não ter esses problemas chatos, não sei por onde começo, do mais importante ao menos, vocês poderiam me dar uma dica do que preciso ver primeiro? Parece que o motor e a caixa estão ok, mas o resto... O que fazer ? Posso gastar uns 4 pilas...
Pagel, com relação ao freio, lá no tópico da bala de prata fiz um roteiro pra ti. O próximo passo sem dúvida é suspensão e terminais de direção, setor de direção hidráulica (folga e vazamentos). Numa rampa de geometria é possível se verificar praticamente todos estes itens, testar folgas de buchas de suspensão, folgas de embuchamento, folgas de rolamentos e folgas da caixa de direção e em contrapartida verificar as medidas de geometria. Feito isto eu iria para uma revisão da parte elétrica, é inacreditável o que esse povo passa de fio atrás do painel e que ao longo dos anos não tem utilidade mais e ficam por ali roubando corrente e descarregando bateria. Outra coisa é uma limpeza no radiador e troca da água com a adição de aditivo de preferencia original MWM e na proporção correta. Daí para frente o negócio é perfumaria. Ford abraço amigo.
Grande Zé como sempre partilhando o seu grande conhecimento. .. exatamente pagel coloca ela numa rampa que dá pra ie verificando item por item alem de tudo qe o granse Zé disse eu adicionaria a ponta de eixo e os rolamentos a verificação logo quando compramos a F ela cuspiu a roda na estrada e é uma situação nada agradável
...
Pagel, com relação ao freio, lá no tópico da bala de prata fiz um roteiro pra ti. O próximo passo sem dúvida é suspensão e terminais de direção, setor de direção hidráulica (folga e vazamentos). Numa rampa de geometria é possível se verificar praticamente todos estes itens, testar folgas de buchas de suspensão, folgas de embuchamento, folgas de rolamentos e folgas da caixa de direção e em contrapartida verificar as medidas de geometria. Feito isto eu iria para uma revisão da parte elétrica, é inacreditável o que esse povo passa de fio atrás do painel e que ao longo dos anos não tem utilidade mais e ficam por ali roubando corrente e descarregando bateria. Outra coisa é uma limpeza no radiador e troca da água com a adição de aditivo de preferencia original MWM e na proporção correta. Daí para frente o negócio é perfumaria. Ford abraço amigo.
Excelente Zé! Você é uma verdadeira enciclopédia das F1000 kkkkk. Muito obrigado pelas dicas, vou seguir rigorosamente os itens na ordem indicada, muito obrigado amigo! Ford Abraço!
Grande Zé como sempre partilhando o seu grande conhecimento. .. exatamente pagel coloca ela numa rampa que dá pra ie verificando item por item alem de tudo qe o granse Zé disse eu adicionaria a ponta de eixo e os rolamentos a verificação logo quando compramos a F ela cuspiu a roda na estrada e é uma situação nada agradável
...
Muito obrigado leoss, vou adicionar sua dica pra ter segurança, pois pretendo viajar nela, e na estrada, a coisa pode ficar perigosa caso aconteça o que você passou, imagino o susto, risco e prejuízo da roda cair, não deve ter sido agradável mesmo. Dica anotada!
Boa lembrança do Leoss, nos diferenciais dana as pontas de eixo são presas por rolamentos blindados. Para um exame mais minucioso comece levantando as rodas traseiras do chão e com uma mão na parte de cima do pneu e outra na parte de baixo movimente ao mesmo tempo com uma mão forçando para dentro e outra para fora e verifique se há folga. Mesmo não havendo folga tire a roda e remova o tambor de freio deixando exposta a ponta de eixo. Feito isto examine onde há a junção da ponta onde ela entre na carcaça e veja se não existe vestígio de vazamento de óleo. Se houver óleo ali, no mínimo o retentor já está comprometido devendo sacar a ponta de eixo fora retirando os parafusos do flange. Ela sai com rolamento que é blindado e junto dele existe um anel de aço. O tal anel consegue ser mais caro que o rolamento. Com muita calma até se consegue retirar o anel na prensa sem danificá-lo, mas a maioria corta fora. Para colocar o anel de volta é o processo inverso na prensa. Alguns esquentam no fogo o tal anel e aí largam ele para escorrer pela ponta de eixo até chegar junto do rolamento. Particularmente sou contra, pois o calor excessivo pode destemperar o material do anel e danificar o rolamento.
Exatamente isso Zé quando compramos a " Douradona" logo em seguida estavamos em viajem ao nosso querido RS quando proximo a cidade de erechim a roda se soltou, foi um susto danado, ai eu desci encaixei a ponta e meu pai andava um pouquinho e parava quando a roda comecava a se soltar de novo ai eu empurrava ela pra dentro de novo foram kms assim um sofrimento danado. Como nao tinhamos ferramentas e nem onde trocar meu pai comprou uma ponta de eixo xom rolamento e pagou pra um mexanico local colocar. Ele colocou e viemos embora passados um mes começou a quebrar rolamentos sem parar eu trocava passava um mes quebrava outro, ate que no 4° rolamento eu nao aguentei e fui investigar, tirei aponta de eixo protegi com um pano coloquei ela na castanha do torno mecanico e comecei a girar, resultado: nao sei como o mexanico conseguiu empenar a ponta de eixo que girava desbalanceada quebrando varios rolamentos, e eu pensando que eramaos rolamentos que eram ruins. Compramos outra ponta de eixo colacamos e nunca mais quebrou, mas agora uma vez a cada dois meses sempre levanto ela pra verificar e nao passar um sufoco daqueles novamente
Boa lembrança do Leoss, nos diferenciais dana as pontas de eixo são presas por rolamentos blindados. Para um exame mais minucioso comece levantando as rodas traseiras do chão e com uma mão na parte de cima do pneu e outra na parte de baixo movimente ao mesmo tempo com uma mão forçando para dentro e outra para fora e verifique se há folga. Mesmo não havendo folga tire a roda e remova o tambor de freio deixando exposta a ponta de eixo. Feito isto examine onde há a junção da ponta onde ela entre na carcaça e veja se não existe vestígio de vazamento de óleo. Se houver óleo ali, no mínimo o retentor já está comprometido devendo sacar a ponta de eixo fora retirando os parafusos do flange. Ela sai com rolamento que é blindado e junto dele existe um anel de aço. O tal anel consegue ser mais caro que o rolamento. Com muita calma até se consegue retirar o anel na prensa sem danificá-lo, mas a maioria corta fora. Para colocar o anel de volta é o processo inverso na prensa. Alguns esquentam no fogo o tal anel e aí largam ele para escorrer pela ponta de eixo até chegar junto do rolamento. Particularmente sou contra, pois o calor excessivo pode destemperar o material do anel e danificar o rolamento.
Zé, o mexanico que revisou os freios verificou isso quando a roda estava fora, perguntei pra ele se estava tudo ok, ele disse que sim, mas não dá pra confiar, ele condenou o sistema de freio quase todo, comprei quase 1000 conto de peça e o problema ela no flexivel traseiro que é curto e estava entupido, isso fazia o carro ficar freado, afff... perdeu um cliente, além de ser um seboso total, quando fazia a sangria, deixou espirrar fluido de freio na lataria e não limpou, resultado: pipocou toda a pintura, ficou tudo sujo, a poeira se misturou a tinta mole, e ficou aquela cagada. Estou revoltado, como pode um mexanico desse ser tão irresponsável a esse ponto. Tá certo que a pintura não estava linda, mas, não parecia carro manchado, ficou horrível, mas a vida é assim mesmo, vivendo e aprendendo, nesse animal não volto nunca mais. Ahh já ia esquecendo, ele perdeu duas porcas das rodas dianteiras, e equeceu de apertar umas (ficou só duas por roda) duas de cada lado, estava tão chateado que nem reparei lá, só quando cheguei em casa. Me ferrei..
Exatamente isso Zé quando compramos a " Douradona" logo em seguida estavamos em viajem ao nosso querido RS quando proximo a cidade de erechim a roda se soltou, foi um susto danado, ai eu desci encaixei a ponta e meu pai andava um pouquinho e parava quando a roda comecava a se soltar de novo ai eu empurrava ela pra dentro de novo foram kms assim um sofrimento danado. Como nao tinhamos ferramentas e nem onde trocar meu pai comprou uma ponta de eixo xom rolamento e pagou pra um mexanico local colocar. Ele colocou e viemos embora passados um mes começou a quebrar rolamentos sem parar eu trocava passava um mes quebrava outro, ate que no 4° rolamento eu nao aguentei e fui investigar, tirei aponta de eixo protegi com um pano coloquei ela na castanha do torno mecanico e comecei a girar, resultado: nao sei como o mexanico conseguiu empenar a ponta de eixo que girava desbalanceada quebrando varios rolamentos, e eu pensando que eramaos rolamentos que eram ruins. Compramos outra ponta de eixo colacamos e nunca mais quebrou, mas agora uma vez a cada dois meses sempre levanto ela pra verificar e nao passar um sufoco daqueles novamente
O animal do mexanico que mexeu nos meus freios é desses, eu vi ele tirando uma bucha de suspensão de um civic com um maçarico... tocou fogo na borracha pra ela derreter, com preguiça de tirar. Imagina o que ele não fez no meu carro, fico com vontade até de processar ele, sinceramente.
Pagel troca de mecanico o mais rapido possivel mecânico que faz gambiarra e nao tem atenção a peqenos detalhes cedo ou tarde ferra teu carro. Esse cara parece ser um porcao corre dessa oficina. É por essa e por outras que esrou aprendendo a mexer pra eu mesmo fazer manutenção no meu carro. Antes nao sabia nada agora lendo muito e perguntando aqui nesse forum toda a manutenção preventiva oleos, filtros,fluidos, pastilhas e lonas eu mesmo faço e faço bem feito. Tem aquele ditado: quer que faça bem feito? Entao faça vc mesmo"....
Agora procure um mecanico que te passe confiança e que deixe vc acompanhar o serviço todo......
mas vamos lá logo sua F ficará pronta pra cruzar fronteiras
Por isto que estou tentando aprender a fazer quase tudo em casa e o que eu não conseguir resolver levo para caras escolhidos a dedo e ainda assim me estresso, vide "especialista" em direção hidráulica. Pagel, não desanima não, já passei por várias destas e a Bala de Prata ta aí para provar. Hoje se um "merdanico" destes faz uma merda desta comigo levo ele preso. Ford abraço e boa sorte amigo.
Pagel troca de mecanico o mais rapido possivel mecânico que faz gambiarra e nao tem atenção a peqenos detalhes cedo ou tarde ferra teu carro. Esse cara parece ser um porcao corre dessa oficina. É por essa e por outras que esrou aprendendo a mexer pra eu mesmo fazer manutenção no meu carro. Antes nao sabia nada agora lendo muito e perguntando aqui nesse forum toda a manutenção preventiva oleos, filtros,fluidos, pastilhas e lonas eu mesmo faço e faço bem feito. Tem aquele ditado: quer que faça bem feito? Entao faça vc mesmo"....
Agora procure um mecanico que te passe confiança e que deixe vc acompanhar o serviço todo......
mas vamos lá logo sua F ficará pronta pra cruzar fronteiras
Obrigado pela força leoss! Gosto desse forum porque aqui a gente consegue compartilhar situações comuns e aprender um com o outro, mas o que me deixa mais feliz e poder contar com esse ombro amigo, porque as vezes o bicho pega kkkk Já troquei de mecanico, na verdade, já tinha um, e muito bom por sinal, cara responsável, organizado, competente e fala com propriedade, mas infelizmente dessa vez estava no centro da cidade, no meio do sufoco e não tinha como esperar entrei na primeira oficina que encontrei. Nunca mais, da proxima vez (tomara que nunca) paro no meio da rua, levo multa, pago guincho, mas so levo no de confiança.
Por isto que estou tentando aprender a fazer quase tudo em casa e o que eu não conseguir resolver levo para caras escolhidos a dedo e ainda assim me estresso, vide "especialista" em direção hidráulica. Pagel, não desanima não, já passei por várias destas e a Bala de Prata ta aí para provar. Hoje se um "merdanico" destes faz uma merda desta comigo levo ele preso. Ford abraço e boa sorte amigo.
kkkkk, me dá vontade mesmo, o cara é um asno, não sei como é que pode! Mas vou seguir as dicas de vocês, vou providenciar ferramentas e virar mecanico, acho que coisa pouca vou conseguindo fazer, e depois, acho que só assim mesmo pra ficar bem feito como o leoss falou, muito obrigado pela força amigos, a F1000 vai ficar, é meu sonho ver ela com tudo em dia e sei que com o apoio da galera aqui do forum vou aprender bastante, e um dia passo na casa de vocês pra gente tomar alguma coisa e dividir nossas vitórias. Obrigado pessoal!
willian4x4
27/01/2015, 09:44
Eu tento fazer quase tudo na minha Milona tbm, a unica coisa q não fiz foi a tapeçaria, mas pentelhei o cara todo dia pra não sair caquinha!!!!490948490949490950
drosssor51
27/01/2015, 12:25
Esses banco ficaram bem legais.. Willian.. de que carro eles eram?
Só por curiosidade... a cadeirinha pode por lei estar onde ela esta? Abç
Drossor, quanto a cadeirinha, está na minha áreakkkkkk. Sim a cadeirinha pode estar na frente quando não existe o banco traseiro, valendo as mesmas regras de fixação da tal cadeira ao assento original do veículo. Ford abraço.
Eu tento fazer quase tudo na minha Milona tbm, a unica coisa q não fiz foi a tapeçaria, mas pentelhei o cara todo dia pra não sair caquinha!!!!490948490949490950Que linda caminhonete! Parabéns cara, assim nesse padrá que quero deixar a minha. Estou com plano de montar minha home oficina kkkk Que ferramentas básicas preciso pra fazer alguma coisa? Alguém tem sugestões de jogos de chaves catraca, soquetes, fendas e outras?
Amigo, aproveite as oportunidades da LOJA DO MECANICO (na internet). Umas ferramentas são baratas, outras mais caras, mas ao final vale bem a pena. De início:
- ALICATE COMUM ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/9666/2/468/121/alicate-universal-de-8-pol-mayle-119022b )
- ALICATE DE PRESSÃO ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/1843/2/468/121/alicate-de-pressao-de-10-pol-irwin-pressaocurvo-10wr )
- JOGO DE CHAVE DE FENDA ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/18716/2/437/121/jogo-de-chave-de-fenda-e-philips-com-20-pecas-stanley-60220 )
- JOGO CHAVE ALLEN ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/13771/2/586/121/jogo-chave-allen-1-16-pol-12-pecas-gedore-4212p )
- JOGO DE CHAVE DE BOCA ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/12267/2/206/jogo-de-chave-combinada-em-milimetro-com-15-pecas-mayle-102404m )
- JOGO DE SOQUETE (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/5000/2/139/jogo-de-soquetes-de-12-pol-com-22-pecas-tramontina-43600022 )
- MARRETA ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/80567/2/524/121/marreta-de-pedreiro-15-kg-stanley-56-400 )
Essas são ferramentas básicas. Não compre em hipótese alguma ferramenta chinesa. Além de passar raiva, pode terminar machucando. Eu já quase perdi um dedo por causa de uma ferramenta dessa. Postei marcas medianas em alguns casos. Não sugiro comprar top de linha por enquanto. Vá aprendendo a usar, mexer e depois aperfeiçoe sua oficina com ferramentas top de linha dentro da sua necessidade. Ferramenta nunca é demais. Eu mesmo tenho um jogo de soquetes da tramontina e outro da gedore. Às vezes necessito usar os dois simultâneamente! Outra dica é não comprar kits prontos. Eu prefiro ir escolhendo uma a uma as ferramentas. Acho que é isso. Se eu esqueci de algo, peço que os colegas adicionem.
Amigo, aproveite as oportunidades da LOJA DO MECANICO (na internet). Umas ferramentas são baratas, outras mais caras, mas ao final vale bem a pena. De início:
- ALICATE COMUM ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/9666/2/468/121/alicate-universal-de-8-pol-mayle-119022b )
- ALICATE DE PRESSÃO ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/1843/2/468/121/alicate-de-pressao-de-10-pol-irwin-pressaocurvo-10wr )
- JOGO DE CHAVE DE FENDA ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/18716/2/437/121/jogo-de-chave-de-fenda-e-philips-com-20-pecas-stanley-60220 )
- JOGO CHAVE ALLEN ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/13771/2/586/121/jogo-chave-allen-1-16-pol-12-pecas-gedore-4212p )
- JOGO DE CHAVE DE BOCA ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/12267/2/206/jogo-de-chave-combinada-em-milimetro-com-15-pecas-mayle-102404m )
- JOGO DE SOQUETE (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/5000/2/139/jogo-de-soquetes-de-12-pol-com-22-pecas-tramontina-43600022 )
- MARRETA ( http://www.lojadomecanico.com.br/produto/80567/2/524/121/marreta-de-pedreiro-15-kg-stanley-56-400 )
Essas são ferramentas básicas. Não compre em hipótese alguma ferramenta chinesa. Além de passar raiva, pode terminar machucando. Eu já quase perdi um dedo por causa de uma ferramenta dessa. Postei marcas medianas em alguns casos. Não sugiro comprar top de linha por enquanto. Vá aprendendo a usar, mexer e depois aperfeiçoe sua oficina com ferramentas top de linha dentro da sua necessidade. Ferramenta nunca é demais. Eu mesmo tenho um jogo de soquetes da tramontina e outro da gedore. Às vezes necessito usar os dois simultâneamente! Outra dica é não comprar kits prontos. Eu prefiro ir escolhendo uma a uma as ferramentas. Acho que é isso. Se eu esqueci de algo, peço que os colegas adicionem.
Muito obrigado pela lista amigo! Vou ter que fazer isso mesmo, aqui em casa não tenho nada, absolutamente, vou adquirir esses inicialmente, pra poder ir melhorando com o tempo. Essa questão de qualidade das ferramenteas é algo muito sério, conheço um cara aqui perto de casa que perdeu um dedo em um macaco desses de carro pequeno, de gol, daqueles que parece um braço com um parafuso no meio, acho que cuspiu a rosca e aí... deus me livre, que coisa triste, imagina! Valew pelas dicas. Algém sabe quanto custa um macaco daqueles grandes e cavaletes? Vale a pena comprar?
Macaco bom para você é daquele modelo GARRAFA hidráulico. Compre um para 6 toneladas. Poderá usá-lo em casa e deixar dentro da bruta para usar onde precisar. Lembre de carregar também um pedaço de madeira maciça para servir de base em locais onde o piso não for duro. Este é caro mas é bom (para 10 TON): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-616304181-macaco-garrafa-hidraulico-mercedes-12-toneladas-_JM . Tem uns na praça que não valem nada... Este é curiosamente é vendido na LOJA DO MECANICO (se tem anunciado no ML, tem na loja virtual também). Como cavalete você vai a uma oficina de caminhões e pede dois tambor de freio velhos (aquela parte interna das rodas traseiras). Geralmente jogam fora quando tiram dos caminhões com freios ruins.
Macaco bom para você é daquele modelo GARRAFA hidráulico. Compre um para 6 toneladas. Poderá usá-lo em casa e deixar dentro da bruta para usar onde precisar. Lembre de carregar também um pedaço de madeira maciça para servir de base em locais onde o piso não for duro. Este é caro mas é bom (para 10 TON): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-616304181-macaco-garrafa-hidraulico-mercedes-12-toneladas-_JM . Tem uns na praça que não valem nada... Este é curiosamente é vendido na LOJA DO MECANICO (se tem anunciado no ML, tem na loja virtual também). Como cavalete você vai a uma oficina de caminhões e pede dois tambor de freio velhos (aquela parte interna das rodas traseiras). Geralmente jogam fora quando tiram dos caminhões com freios ruins.Excelente dicas rfdex! Muito obrigado, vou ter que providenciar esses itens pois a M.O. tá pesando nas internações, e daria pra comprar um monte de peça, aco que vou virar mecânico agora kkkkk Ford abraço!
Thunder_ot
06/02/2015, 00:20
Pagel vai mexendo aos poucos pra nunca mais se preocupar.
na minha a bóia do tanque também estava meio solta, marcando menos que deveria.
Troque o tanque por um de plástico e tudo dará certo.
PS. Postei aqui pra não tumultuar o tópico da bala de prata.
Abs.
Pagel vai mexendo aos poucos pra nunca mais se preocupar.
na minha a bóia do tanque também estava meio solta, marcando menos que deveria.
Troque o tanque por um de plástico e tudo dará certo.
PS. Postei aqui pra não tumultuar o tópico da bala de prata.
Abs.
Ok, dica anotada, vou passar o texto pra cá então... Atualizando informações, hoje a tarde fui no mecanico e o carro tava em pedaços kkkk Tiraram o tanque e constatamos, tinha mais de meio tanque, ou seja, o marcador está louco, tirou ele e estava todo corroído, acabadaço mesmo, mas o tanque tá furado na parte de cima (parafusamento dos trilhos de madeira segundo o velhinho me disse e conclui) e só ferrugem dentro, vamos ter que peneirar o diesel kkkk. Então conclui: No m,dia que o tanque derramou, ele estava cheio, não cabia mais diesel, foi por isso então. Mas mesmo assim, vou ter que trocar por um tanque de plástico, esse já está acabado. Mas a coisa não para por aí, quando tiramos a caixa de marcha para troca da bucha da parte traseira e cruzetas, notamos uma espécie de fibra preta, ele disse que é embreagem, e acho que pode ser mesmo, ela estava pesada, o carro não desenvole direito, parece que é uma luta pra botar uma 4ª, tem que esticar a 3ª até esplodir o motor quase, achei sempre isso muito estranho, mas pensava que era marcha longa, que nada, hoje dirigi uma F1000 do senhor que me indicou esse mecanico e a diferença é grotesca, é muita força, puxa muito bem se comparada a minha que parece meio amarrada. Conclusão: Vou ter que trocar a embreagem também, e lá se vão mais $$$$. Minha continha tá ficando vazia e a paciência também kkkkkk Mas é assim mesmo, sempre procuro ver a vida pelo lado mais positivo, mas minhas forças estão se acabando, e o dim dim também... Um Ford Abraço Amigos! :concordo:
Ah... A caixa está em ordem, pelo menos isso... O motor e a bomba, ele me deu 90% de certeza que está bom também... tomara, porque lataria, elétrica e tapeçaria estão na lista e fai ficar pra 2020... kkkkkkkkk :D
Hoje fui comprar peças, e tive uma experiência dolorida kkkkkk:???: Lista:
- Tanque novo:550,00
- Kit de embreagem:630,00
- Retíficas de embuchamento de suspensão, luva do câmbio etc...:400,00
- Buchas, óleo de diferencial e caixa, borrachas de suspensão, cruzetas, luva, bóia do tanque:650,00
- Mão de obra +ou-: 750,00.
- Revisão completa, ponta de eixo ok, diferencial ok, caixa ok, Motor ok (será? só o que falta), segundo o mecânico, depois dessa vai ficar top. Masss...
Estou falido... :putz: Fora os freios que caiu pra pagar esse mes... 1.150,00... A coisa ficou muito cara, mas espero depois dessa dar um tempo, pois o brasileiro aqui está xôxo de tanta pancada kkkkkkk :sad: Mas é assim mesmo, preciso ser otimista, pois se eu pensar em vender ela agora vai ser um prejuízo desgraçado, então vou quietar e ficar com ela por um looongo tempo, pois com esse investimento acho que vou rodar uns milhares de quilometros sem aporrinhação, espero. A parte elétrica é outro dilema, vou me recuperar desse desastre e partir pra troca de alternador, e uma geral na elétrica. Lataria e tapeçaria então nem se fala, vai ficar feinha por longos anos kkkkk, mas enquanto tiver andando pode ficar feia não acham? Bom, segui os conselhos dos colegas aqui do fórum, e estou satisfeito, mesmo sabendo que estou sem $$$ pra mais nada, acho que o resultado final vai valer a pena. Se Deus quiser agora vai ser só alegria kkkk :cool:
Ford Abraço a Todos!
Então pagel achei meio caro essas cotações, o certo é nunca compre na primeira loja cote em pelo menos 3 lugares. TEM muita coisa que se pode comprar pela internet em 3 ou 4 dias chega e sai muito mais em conta.Sem contar que tem muita coisa simples que você mesmo pode fazer e reduzir muito ou até a zero o custo de manutenção. ..
Então pagel achei meio caro essas cotações, o certo é nunca compre na primeira loja cote em pelo menos 3 lugares. TEM muita coisa que se pode comprar pela internet em 3 ou 4 dias chega e sai muito mais em conta.Sem contar que tem muita coisa simples que você mesmo pode fazer e reduzir muito ou até a zero o custo de manutenção. ..
Infelizmente já comprei e já mandei fazer, estou sem o carro desde ontem, e vou ficar sem até segunda a noite, pois o tanque vem de Manaus e só chega segunda de manha, então, nada feito. Vou ter que esperar. As peças são caras mesmo por aqui no meio do mato, com o preço do diesel nas alturas o valor do frete fica caro e o reflexo é esse, peças caras e difíceis de achar. Mas como não tenho ferramenta nenhuma ainda, five que mandar fazer, o valor da M.O. é nessa faixa com os outros mexânicos também, então fica nesse mesmo. A facada foi pesada, e vou ter que me recuperar pra começar a próxima jornada. Ford Abraço.
Então o jeito é esperar ficar pronto pagar tudo dá uma folga pro bolso ( e pra patroa não fica brava qe ta gastando muito) e ficar um tempo rodando sem fazer nada ai assim que respirar começa de novo. Mas nao te assustes Fmil não incomoda o bolso não assim qe terminar as revisões vais rodar muuuito sem gastar. A douradona qdo compramos ela gastamos mais ou menos uns 13 mil em manutenção. AI ja faz uns três anos que só troca oleos e filtros 100 mil rodados e nada de quebras so alegrias ebmuitas viagens
Fala Pagel ...
Estava acompanhado e quero te falar que o lado bom disso tudo , é que com certeza vc irá irá precisar mexer nessas coisas novamente , o o tanque apesar do custo , o de plástico é melhor , vc comprou o de 110 lt???
E outra desanima não , tudo o que fazemos pelas Efes só lhe agregam valores ( pelo menos pra nós donos !!! Rs ) aos poucos vc vai organizando tudo e deixando ao seu gosto !!
Força aí cumpanhero !!!!
Então o jeito é esperar ficar pronto pagar tudo dá uma folga pro bolso ( e pra patroa não fica brava qe ta gastando muito) e ficar um tempo rodando sem fazer nada ai assim que respirar começa de novo. Mas nao te assustes Fmil não incomoda o bolso não assim qe terminar as revisões vais rodar muuuito sem gastar. A douradona qdo compramos ela gastamos mais ou menos uns 13 mil em manutenção. AI ja faz uns três anos que só troca oleos e filtros 100 mil rodados e nada de quebras so alegrias ebmuitas viagensÔ beleza! 100 mil KM eu levo 10 anos pra rodar kkkkkk Mas estou quebrado cara, foi muito gasto nesse tempor curto, pouco mais de 1 mes e já gastei o $$$ todo inicial, emprestei mais um bocado e mesmo assim não dá pro chá. Vou ter que entrar na dívida lá pra abril de novo e terminar o serviço. Espero não me aporrinhar tão cedo com carro kkkkkkk Mas é assim mesmo, carro antigo, só fica bom pro dia-a-dia se gastar uns 10 pilas de incício, pois é muita coisinha pra dar pau e 28 anos de chão é muita história. O mecânico falou que se fosse uma D20... o prejuízo seria muito maior, pois ela tem muito mais borracha, terminais e outras coisas pra trocar, então, menos mal. Sigo na minha lida e vamo que vamo, Obrigado pelas dicas!
Fala Pagel ... Estava acompanhado e quero te falar que o lado bom disso tudo , é que com certeza vc irá irá precisar mexer nessas coisas novamente , o o tanque apesar do custo , o de plástico é melhor , vc comprou o de 110 lt??? E outra desanima não , tudo o que fazemos pelas Efes só lhe agregam valores ( pelo menos pra nós donos !!! Rs ) aos poucos vc vai organizando tudo e deixando ao seu gosto !!Força aí cumpanhero !!!!Obrigado Randal! Então, o tanque que eu comprei é de plástico no tamanho original 88 litros, da marca BEPO, pois segundo o mecanico, o que tinha aqui na cidade que era o Ingaza que é feito de um plástico de qualidade inferior e não tem um acabamento de primeira na boca do tanque, na tampa do marcador e não valia a pena comprar aqui inclusive pelo preço (527,00) que mesmo mandando vir de Manaus compensa, o problema é a espera, só chega segunda de manhã, acho que só vou estar com a F1000 segunda ou terça, e isso é péssimo, pois ficar sem carro é terrível kkkkkkk Mas espero que fique bom, a embreagem é da marca SACHS, e as borracha a maioria Axios, segundo ele essas coisas não podem ser de qualidade inferior pois com o tempo o desgate é muito acelerado e não compensa o custo. Quando terminar, posto fotos da F1000, e a lista de tudo o que foi feito nela até agora! Um Ford Abraço Amigos!
sallespickup
07/02/2015, 19:07
gastos inesperados, porem não é pra mexer nisso por anos mesmo, trocando filtro diesel sempre (5 em 5 mil) ou 6 meses vai ter tanque e bomba injetora por muito tempo
gastos inesperados, porem não é pra mexer nisso por anos mesmo, trocando filtro diesel sempre (5 em 5 mil) ou 6 meses vai ter tanque e bomba injetora por muito tempoQue bom, tomara mesmo, pois esses foram investimentos pensando em longo prazo, e com isso preciso ficar com ele por um bom tempo pra poder compensar. Quanto a bomba, não fiz revisão nela não, o meca disse que aparentemente, está tudo ok, motor ele disse que está bom, ronca bonito e fumaça pouco só quando pisa fundo acima de 1500 rpm, então ele disse que é normal nesses motores antigos (espero), motor de partida está ok, baterias compradas em julho de 2014, alternador... Fraco, carrega pouco e acho que não tá dando conta de puxar tudo, então, é o próximo da lista. E segue a sina... kkkkk Obrigado pela força pessoal! Ford Abraço!
sallespickup
08/02/2015, 12:00
quando for pro alternador compre um de gol bola cht ou 16 v como este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613138603-alternador-parati-bola-10-16v-_JM, pois carrega muito mais e fica mais barato de adptar, é só colocar a sua polia nele que a adaptação é muito simples, pode ir pra alternadores maiores tb tipo de vectra de 120 ah mais acho que não precisa, visto que o original da F era 35 e 45 ah, é só uma ideia...
willian4x4
09/02/2015, 17:54
Então Pagel, cara os bancos são do gran siena 2013, regulagens de alturas, distancia e inclinação, a cadeirinha pode ser usada, o CTB permite no casos de veiculos de carga q não possuem bancos traseiros, então saveiros e outras pick ups tbm podem, até por esse motivo tirei o banco poltrona e coloquei esses ai!!!!! Semana q vem ela vai pra oficina, revisão do cambio, retirar um vazamento chato no motor ( montagem mal feita) e pintura pq quinta passada um desgraçado dos Inferno bateu em mim e abriu fulga, na madrugada!!! Eu trabalhando na segurança publicas pra cuidar do povo e um fdp, com farol apagado bate e abre fuga, resumindo o dindim da turbina vai pra funilaria!!!!!
Então Pagel, cara os bancos são do gran siena 2013, regulagens de alturas, distancia e inclinação, a cadeirinha pode ser usada, o CTB permite no casos de veiculos de carga q não possuem bancos traseiros, então saveiros e outras pick ups tbm podem, até por esse motivo tirei o banco poltrona e coloquei esses ai!!!!! Semana q vem ela vai pra oficina, revisão do cambio, retirar um vazamento chato no motor ( montagem mal feita) e pintura pq quinta passada um desgraçado dos Inferno bateu em mim e abriu fulga, na madrugada!!! Eu trabalhando na segurança publicas pra cuidar do povo e um fdp, com farol apagado bate e abre fuga, resumindo o dindim da turbina vai pra funilaria!!!!!Caramba, quando acontece uma dessas a gente fica sem chão, é muito chato programar uma coisa, e no fim, ter que gastar o $$$ suado em outra, minha F vai ficar boa com o tempo, mas quantia investida vai ser alta, então tem que ser pra uso por longos anos, senão, não compensa o investimento. Mas é assim mesmo amigo, força na batalha com sua f, se Deus quiser amanha pego a minha, e vou compartilhar as diferenças sentidas e dividir com os colegas a evolução da viatura. Ford abraço !
Salve amigos! Hoje fui buscar minha F1000 e senti algumas diferenças notáveis após essa empreitada. achei o carro muito mais esperto, a embreagem estava péssima, ficou muito melhor, puxa bem, parece outro carro. A suspensão está silenciosa, mais firme e bem macia, gostei muito. O tanque parece que ficou bom, trocamos as mangueiras, o filtro de combustivel que fica embaixo da porta do motorista, e ficou muito bom, pois parece que o motor funciona mais consistente, os engates ficaram mais macios, acho que era falta de óleo na caixa, estava quase seca devido o vazamento que saia pela luva do cardan, maaaassss, como pobre nasceu pra sofrer, o carro saiu com um barulhinho parecido com rangir de borracha de correia, toda vez que tiro o pé da embreagem com marcha engatada, faz barulho, se não estiver engatada não faz não, mas se colocar qualquer marcha e tirar o pé da embreagem, faz aquele barulho chato de correia, o que pode ser?????? O mecânico disse que também não faz idéia, ele deitou embaixo do carro, eu ia tirando o pé pra ele tentar ouvir, mas não conseguiu descobrir. Foi feito uma retífica numa bucha para colocação da luva do cardan, na caixa foi só, além da verificação e limpeza. Então, ele disse pra eu ir andando nele até sábado, e se o barulho persistir, vou ter que voltar lá (ô meu Deus, dai-me paciência) pra verificar, pois pode ser caixa, sei lá o que... Essa foi boa pra minha cara, o carro chega lá razoável, sai de lá com alguma coisa melhor e esse barulhinho chato que ninguém sabe o que é. Sigo na minha empreitada, se os colegas souberem o que pode ser, por favor dêem uma luz pra esse pobre mortal kkkkk Um ford abraço Amigos!
drosssor51
11/02/2015, 11:13
Pagel...quando trocou a embreagem trocou a bucha que vai no volante do motor.. ?... Ela faz um barulho .. meio vibrado.. atrito.. bem quando a embreagem começa a "pegar"...
Pagel...quando trocou a embreagem trocou a bucha que vai no volante do motor.. ?... Ela faz um barulho .. meio vibrado.. atrito.. bem quando a embreagem começa a "pegar"...
EXATAMENTE ! Não, ele disse que estava boa (sei não) :discordo:, pois acho que exatamente esse o problema. Drosssor51, percebi que você teve esse mesmo problema, li num outro tópico de um tempo atráz e verifique que você usou um rolamento da CG titan certo? :pensativo: Como ficou? Teve vazamento? O barulho parou? Sinto que parece que quando o pedal da embreagem "pega" com o carro em movimento, dá tipo uma roncada, parece que tem coisa solta, e com o carro parado, é esse barulho que você disse que parecia ferro com ferro, eu acho parecido com borracha de correia kkk, mas a descrição é diferente para o mesmo problema. Com o carro em movimento, não tem barulhinho chato não. Desde já agradeço muito pelas dicas amigo! :concordo: Ford Abraço!
Essa foi a conversa com o Zé, segue o texto na íntegra kkkkk
Postado originalmente por drosssor51
Zé...... confirmado a instalação do rolamento no volante do motor.
Pesquisei as dimensões da bucha de bronze.... achei uma original ford e comprei.... (11 reais...kkk).... medi o diâmetro externo, interno e espessura....respectivamente 40mm, 17mm e 12,7mm...
Procurei em catálogos de rolamentos... existe e é bem comum, 0 rolamento é o 6203... (acreditem se quiserem... vai na roda da cg titan)kkk
Comprei o rolamento por 12 reais... primeira linha...
O próximo passo é ver se vou trocar ou vou mandar fazer...... to bem inclinado a mandar fazer...
Fim.
Mas a conversa seguiu, e não foi falado se tu instalou bucha de bronze, ou o o rolamento da CG? E aí como ficou ! :smile:
drosssor51
11/02/2015, 22:25
Pagel.... tem todos os relatos do rolamento instalado lá... kkk..
O rolamento é o da cg mesmo... mas procure comprar em lojas de rolamentos, são mais baratos. Por favor..... se puder compre rolamento de primeira linha, não vá economizar 5 reais...kkkk
a dica é ... sempre que abrir a região da caixa seca...substitua o rolamento..
O barulho parou sim.. ficou muito bom, ainda de quebra, parou um barulho dentro do câmbio quando o carro em marcha lenta. Acredito que o eixo piloto trabalhava mal apoiado e roncava.
A instalação do rolamento foi uma opção minha Pagel, mas eu assumi a responsabilidade de modificar um projeto original.. Antes de desmontar... conversa bem com seu mecânico.. veja o que ele acha.
Eu encarei, pois acredito que o rolamento vá funcionar melhor que a bucha... pois é um eliminador de atrito mais eficiente e a carga no eixo piloto (do lado do volante) é 100% radial....é um apoio somente.
O rolamento NÃO deve ser blindado ... e sim com retentores dos dois lados...
PAgel.. sobre o problema... a minha também não fazia com o carro em movimento.... era bem intenso em arrancadas de primeira marcha e marcha à ré...
Pagel.... tem todos os relatos do rolamento instalado lá... kkk..O rolamento é o da cg mesmo... mas procure comprar em lojas de rolamentos, são mais baratos. Por favor..... se puder compre rolamento de primeira linha, não vá economizar 5 reais...kkkk a dica é ... sempre que abrir a região da caixa seca...substitua o rolamento.. O barulho parou sim.. ficou muito bom, ainda de quebra, parou um barulho dentro do câmbio quando o carro em marcha lenta. Acredito que o eixo piloto trabalhava mal apoiado e roncava.A instalação do rolamento foi uma opção minha Pagel, mas eu assumi a responsabilidade de modificar um projeto original.. Antes de desmontar... conversa bem com seu mecânico.. veja o que ele acha. Eu encarei, pois acredito que o rolamento vá funcionar melhor que a bucha... pois é um eliminador de atrito mais eficiente e a carga no eixo piloto (do lado do volante) é 100% radial....é um apoio somente.O rolamento NÃO deve ser blindado ... e sim com retentores dos dois lados... PAgel.. sobre o problema... a minha também não fazia com o carro em movimento.... era bem intenso em arrancadas de primeira marcha e marcha à ré...Opa, tenho que avançar mais as páginas kkkkkk Drosssor, muito obrigado pela dica amigo! Parece que a tua solução é muito boa, vou passar a dica pro mecanico e espero que seja positivo, mas na dúvida, vou comprar a bucha também, pois o cara é fanático por originalidade, que por um lado é bom, mas nesse caso que a modificação vem pra melhor, não custa nada tentar kkkkk O problema é idêntico e a solução deve ser também. Valew mesmo! Ford Abraço!
drosssor51
11/02/2015, 22:50
Se precisar... estamos ai.... vamos conversando.!
Os caminhões mais novos... todos usam rolamento no lugar da bucha.... e é rolamento rígido de esfera mesmo....
Vai funcionar ...kkk
ricarvalhal
12/02/2015, 09:40
O problema de trocar a bucha/rolamento... é que vc abre a capa seca e diz, já que ta aberto vou trocar a embreagem.... e se a troca da bucha não resolver o problema.. ai vc tem certeza que é no cambio... ai a brincadeira pode ficar bem $$$$
não to com coragem pra isso !!!
Se precisar... estamos ai.... vamos conversando.!
Os caminhões mais novos... todos usam rolamento no lugar da bucha.... e é rolamento rígido de esfera mesmo....
Vai funcionar ...kkk
O problema de trocar a bucha/rolamento... é que vc abre a capa seca e diz, já que ta aberto vou trocar a embreagem.... e se a troca da bucha não resolver o problema.. ai vc tem certeza que é no cambio... ai a brincadeira pode ficar bem $$$$
não to com coragem pra isso !!!
Meu Deus, tomara que não seja caixa, pois o mecânico disse que não trocou essa bucha porque disse que estava em bom estado :shock:, e agora? SE for na caixa, o que pode ser pra fazer esse barulhinho só quando arranca quando o carro está parado? Não acredito que seja caixa, pois ele disse que tinha verificado a caixa e APARENTEMENTE estava ok. E também, antes não tinha barulho nenhum, estava silenciosa sem nenhum ruído, nem pedal trêmulo, então penso que seja em outro lugar. O que suspeito também, é do embuchamento que foi feito na luva do cardan :pensativo:, será que não colocaram o retentor de forma errada que fica pegando e fazendo barulho, coisa assim? Mas se fosse isso não teria pedal bambo quando a embreagem "pega" não acham? O que o senhores amigos dizem a respeito? Desde já agradeço muito, pois daqui a pouco vou deixar o carro lá, e não estou muito disposto a ficar mais um monte de dias sem o carro, então se eu pudesse ir na fonte do problema direto, pouparia tempo e $$$ :news-coffee:. Sei que não é fácil, mas por onde começaria pra não dar viagem perdida nessa batalha? Ford Abraço!
Atualizando, hoje tiramos a caixa, a embreagem, e o volante até chegarmos na dita bucha de cobre e... a bucha está boa, APARENTEMENTE, pois ela tem uns sinais de amassados, parece que tem um movimento diferente ali, na ponta do eixo do cambio onde a bucha toca, estava beeemm quente e preto, então, ele concluiu que realmente PODE ser ali, vamos trocar a bucha, montar de novo, e ver no que dá. Se não resolver, aí, MEU DEUS! Só sobra a caixa, aí amigos, o carro vai ficar na oficina pra sempre, pois meu bolso secou, e a coisa não termina. Hoje posso dizer, não aguento mais. Se não resolver, vou arrumar isso, e o carro vai pra venda. É uma dor imensa, mas meu bolso não aguenta mais, já gastei mais de 7 mil, e o carro está igual, não é possivel, espero mudar de idéia se der certo...
ricarvalhal
12/02/2015, 22:20
Pagel, chutar algo sem ver eh complicado... quando vc puder coloque algumas fotos que ajuda muito o pessoal te ajudar....
mas da uma conferida se o oleo eh o certo.
se vc trocou a embreagem, nao eh necessario esperar um pouco para ela gastar/assentar ?
se o barulho acontece com todas as marchas, pode estar relacionado com eixo piloto ou o eixo que sai do cambio para o cardam...
so chutes !!!
Atualizando, hoje tiramos a caixa, a embreagem, e o volante até chegarmos na dita bucha de cobre e... a bucha está boa, APARENTEMENTE, pois ela tem uns sinais de amassados, parece que tem um movimento diferente ali, na ponta do eixo do cambio onde a bucha toca, estava beeemm quente e preto, então, ele concluiu que realmente PODE ser ali, vamos trocar a bucha, montar de novo, e ver no que dá. Se não resolver, aí, MEU DEUS! Só sobra a caixa, aí amigos, o carro vai ficar na oficina pra sempre, pois meu bolso secou, e a coisa não termina. Hoje posso dizer, não aguento mais. Se não resolver, vou arrumar isso, e o carro vai pra venda. É uma dor imensa, mas meu bolso não aguenta mais, já gastei mais de 7 mil, e o carro está igual, não é possivel, espero mudar de idéia se der certo...
Pagel, chutar algo sem ver eh complicado... quando vc puder coloque algumas fotos que ajuda muito o pessoal te ajudar....mas da uma conferida se o oleo eh o certo.se vc trocou a embreagem, nao eh necessario esperar um pouco para ela gastar/assentar ?se o barulho acontece com todas as marchas, pode estar relacionado com eixo piloto ou o eixo que sai do cambio para o cardam...so chutes !!!Ricarvalhal, muito obrigado pelas dica amigo, desculpe minha falta de jeito realmente, sem fotos é complicado kkkk Mas enfim, hoje desmontamos tudo, tiramos o volante do motor, trocamos a bendita bucha de bronze e... montamos de novo, testamos... NADA. A p... continua piando, é um saco, não resolveu absolutamente nada, o pedal da embreagem condinua bambo, roncando, e quando o carro arranca, dá uma piada de coisa raspando, é triste demais. Mas a sua dica é muito válida, posso esperar a embreagem gastar/sentar, mas até lá fica a dúvida, o barulho acontece em todas as marchas, desde que o carro esteja parado, o barulho é igual mas somente com o carro parado, mexeu, pronto acabou a folia. Acho que a bronca é na caixa mesmo, vamos tirar uma caixa de uma F do senhor aqui de perto da minha casa e testar, se piar, não é caixa, aí é o mistério da meia noite, pois já foi revisado tudo e não existe problema algum demontagem/desmontagem ou qualquer peça. Agora se não piar minha caixa está F.... Aí, acabou a alegria... a paciência... e o $$$$. É o fim da linha pra mim. Vou ter que emprestar mais um monte de $$$ daqui um tempo, enquanto isso a caixa vai piar até explodir kkk Mais sigo na sina... Ford abraço! Aguém tem mais sugestões???
sallespickup
14/02/2015, 10:00
o barulho faz com o pe´na embreagem ??? pergunto pois os rolamentos novos costumam ser pesados e quando pisa na embreagem de leve ele da uma gritada, na ultima F que eu tive fazia, mais nada demais,
o barulho faz com o pe´na embreagem ??? pergunto pois os rolamentos novos costumam ser pesados e quando pisa na embreagem de leve ele da uma gritada, na ultima F que eu tive fazia, mais nada demais,Exatamente, com o pé na embreagem, bem na ação dela quando ela vai arrancar e somente com o carro parado. Hoje tive um dia super cansativo, nós tiramos o sistema inteiro 3 vezes pra ver o que era, e ... continuou igual... affff, mas vamos ao resumo: trocamos a caixa por outra caixa de uma F igual a minha, colocamos e ... PIOU. Tiramos a caixa dele, recolocamos a minha com o colar da dele e... PIOU. Trocamos a embreagem e colocamos a velha, toda moída, pra ver se era isso e ... PIOU TAMBÉM! Meu Deus! O que eu faço agora? Sobrou apenas 1 única opção: O volante do motor. Esse volante foi dado uma raiada nele (retífica), e acho que não fizeram ele bem plano, pois a embreagem nova que foi tirada, estava gasta pelo lado de fora, parece que o problema está aí. A bucha já foi trocada por outra de BRONZE, nova e original, mas como sou teimoso, vou na dica do drosssor51 e vou colocar um ROLAMENTO. Vamos ter que fazer uma nova retífica (em outro lugar) reta, bem plana e sem estrias com tem nessa, pois mecanico achou estranho as estrias mais "Rugosa" que o normal, mas não deu bola e colocamos o coisa toda no lugar e o resultado foi desanimador. Mas menos mal que o problema não era na caixa, pois se fosse, aí o buraco era mais embaixo kkkk. Não vai dar pra saber se era a retifica ou o rolamento, mas, o que importa é que pare com esse barulho irritante, pois eu já durmo com ele na cabeça kkkkkkkk Quando terminar essa novela, vou ter que tomar umas geladas pra comemorar, pois a sofrência é grande kkkkk Ford Abraço!
drosssor51
14/02/2015, 21:49
Pagel..... triste saber que não resolveu o problema..... o importante é que o meca ta com disposição para procurar o problema...
você lembra.. ou viu se o meca montou a bucha de bronze com um pouco de graxa...?.. ou engraxou a ponta do piloto?
Se montar seco.. o barulho persistirá.
Um dos mecas que consultei antes de colocar o rolamento.. comentou que os câmbios grandes (CLark) são belos destruidores de bucha...
é possível?
Pagel..... triste saber que não resolveu o problema..... o importante é que o meca ta com disposição para procurar o problema... você lembra.. ou viu se o meca montou a bucha de bronze com um pouco de graxa...?.. ou engraxou a ponta do piloto?Se montar seco.. o barulho persistirá. Um dos mecas que consultei antes de colocar o rolamento.. comentou que os câmbios grandes (CLark) são belos destruidores de bucha...é possível?Pois é drosssor51, eu vi tudo o que ele fez, fiquei o dia inteiro lá, acompanhei a montagem/desmontagem de cada parafuso, ele passou bem graxa da bucha sim, no eixo também, acho que o problema está no volante mesmo... só pode ser, mas na duvida, vou botar o rolamento kkkkkk
Pagel. de um novo passe no volante, teste o rolamento da embragem. Se o volante estiver desnivelado em sua superfície a embreagem não terá uma "pegada" parelha e pode sim fazer ruídos e desgastar prematuramente o disco. Se não tivesse trocado a caixa para teste eu diria se tratar em folga no rolamento da caixa por onde passa o eixo piloto ou folga no próprio eixo. Ford abraço.
Edintruder
14/02/2015, 23:17
O pior é que todas as opções já foram descartadas. Então só ficou o volante mesmo.
Pagel. de um novo passe no volante, teste o rolamento da embragem. Se o volante estiver desnivelado em sua superfície a embreagem não terá uma "pegada" parelha e pode sim fazer ruídos e desgastar prematuramente o disco. Se não tivesse trocado a caixa para teste eu diria se tratar em folga no rolamento da caixa por onde passa o eixo piloto ou folga no próprio eixo. Ford abraço.Exatamente Zé, só falta isso mesmo, pra resolver essa parada, pois já desmontamos todo o sistema 4 vezes, trocando tudo, e nada resolveu, só falta o mardito volante, que foi dado uma retifica (acho que é passe kkk) mas ficou pior do que antes. o mais interessante é que não faz barulho sempre, nem com o carro em movimento, por isso não botávamos culpa no volante, pois o barulho deveria ser constante. Não sei como o mecanico teve tanta paciência até agora comigo, me cobrou a metade de um serviço, e já foram 4, perdemos um dia e meio só desmontando/montando e testando. Esse cara é muito detalhista e não se perdoa pelo que aconteceu, mas o cara trabalhou muito, imagina, desmontar a capa seca tantas vezes, ele disse que os parafusos estavam macios de tando mexer neles kkkk Mas o cara é um guerreiro, dificil de achar um assim. Mas espero que essa ultima tentativa dê certo. Desde já agradeço muito pelas dicas ! Ford abraço!
O pior é que todas as opções já foram descartadas. Então só ficou o volante mesmo.Obrigado Edintruder, sua palavra final me dá certeza do problema, sua experiência no assunto já tirou muita gente do abismo kkkkk Agora é só rezar pra que o mecanico esteja disposto e refazer todo aquele calvário novamente. Que Deus nos ajude!
Ramon Pires
15/02/2015, 14:51
A minha sugestão seria vc verificar se o rolamento esta engraxado por dentro, se o garfo da embreagem nao fica forçando o rolamento levemente contra a prensa (Plato).
Imagino que com todas as verificações que foram feitas nao sobrou outra alternativa para revisar... e se fosse algo no volante teria que haver alguma trepidação ao arrancar com a camionete...
sallespickup
17/02/2015, 13:27
Pagel é igual a minha, é o rolamento de embreagem, se ele é novo monta tudo e vai andar, eles quando vem novos estão muito duros, por assim dizer, então com embreagem macia tende a derrapar no plator, ai quando pisa mais fundo para confere? se for isso vai andar e fica tranquilo, afinal fez com outro cambio inclusive
A minha sugestão seria vc verificar se o rolamento esta engraxado por dentro, se o garfo da embreagem nao fica forçando o rolamento levemente contra a prensa (Plato). Imagino que com todas as verificações que foram feitas nao sobrou outra alternativa para revisar... e se fosse algo no volante teria que haver alguma trepidação ao arrancar com a camionete...Sim o rolamento está engraxado, tanto que ele enchia (deixando uma pequena sobra) em uma base (mesa) prensava com a mão e saia graxa pelos vincos laterais do rolamento. Mas será que estamos falando da mesma peça? pois essa peça a gente chama aqui de colar, será a mesma? Se for, usamos da outra f que trocamos o cambio também e o carro piou do mesmo jeito, então, só sobrou uma alternativa, o volante, e é isso que vamos ver, pois por ncrível que pareça, desde ontem não dá um piu, e está com a embreagem velha... agora o bicho pegou... Massss... tá derrapando muito as marchas, tem que esticar bem a terceira pra meter uma quarta... tá complicado minha sina kkkkkk
Edintruder
17/02/2015, 22:59
Pagel, conferisses as alavancas de acionamento da embreagem? Folgas, trincas ou até calços de cabine, motor e câmbios ruins fazem isso aí também.
Acho que foi na Milona do Tio Eddie que o suporte do varão de acionamento flexionava e causava esse tipo de efeito. Ele reforçou e resolveu.
Pagel é igual a minha, é o rolamento de embreagem, se ele é novo monta tudo e vai andar, eles quando vem novos estão muito duros, por assim dizer, então com embreagem macia tende a derrapar no plator, ai quando pisa mais fundo para confere? se for isso vai andar e fica tranquilo, afinal fez com outro cambio inclusiveObrigado pela dica amigo! Acho que a graxa que vem no rolamento original é insuficiente, por isso, o mecanico dá uma prensa de graxa nele até transbordar pelo vincos, acho que o problema que deu na sua era em virtude disso, e no meu caso fiz testes com outro rolamento (colar) e não deu diferença, piou ,uito do mesmo jeito, por isso que achamos que é o volante, mas agora parou de piar, vai entender... kkkkkk Ford abraço!
Pagel, conferisses as alavancas de acionamento da embreagem? Folgas, trincas ou até calços de cabine, motor e câmbios ruins fazem isso aí também.Acho que foi na Milona do Tio Eddie que o suporte do varão de acionamento flexionava e causava esse tipo de efeito. Ele reforçou e resolveu.Edintruder, não conferi não, acho que pode ser isso também né? Não tinha pensado nisso, vou pedir pra o mecanico pra verificar. O carro parou de piar com a embreagem velha, mas está com uma condução péssima, pior que antes de trocar pela embreagem nova, pode ser que o volante irregular "comeu" as lonas velhas e "sentou", só pode ser... Mas vamos ter que testar, e antes disso verificar o estado dessa lona velha, e aí sim concluir se era esse mesmo o problema. Ford abraço amigo! Obrigado pela dica!
drosssor51
18/02/2015, 19:32
Parou o barulho???? com a embreagem velha???
Vixi.... que marca é a embreagem nova?.. não é disco recondicionado?
Parou o barulho???? com a embreagem velha??? Vixi.... que marca é a embreagem nova?.. não é disco recondicionado?drosssor51, o barulho parou, mas o carro está uma lesma, não puxa legal não, a marca da embreagem nova é SACHS, segundo o mecanico é boa, mas acho que o problema está no "passo" do volante mesmo... Mas fica a dúvida...
Pagel, o Edin falou uma coisa importante que não tinha me ocorrido. A F1000 antiga possui do,lado esquerdo do motor, atrás do setor de direção, uma espécie de suporte para o acionamento da embreagem. O tal suporte que tem sua base fixada no chassi tem umas buchas plásticas que ao longo dos anos se deterioram. Acontece que quando começamos a mexer em conjuntos mecanicos que estão muito tempo se desgastando juntos, quebramos a sincronia ao colocar uma peça nova. Quando troquei os calços de cabine da minha Bala de Prata, tive de mexer no tal suporte e trocar as buchas que são vendidas em kit. A regra é que sempre que mexer em algo, outro algo vai precisar ser mexido. Passei por isto com a Bala de Prata mas valeu a pena, As vezes dava vontade de desistir, colocar fogo, bater com uma marreta, caminhar por cima mas fui em frente. Gastei dinheiro, paciencia e tempo e o resultado foi muito gratificante. Ford abraço e força amigo.
Pagel, o Edin falou uma coisa importante que não tinha me ocorrido. A F1000 antiga possui do,lado esquerdo do motor, atrás do setor de direção, uma espécie de suporte para o acionamento da embreagem. O tal suporte que tem sua base fixada no chassi tem umas buchas plásticas que ao longo dos anos se deterioram. Acontece que quando começamos a mexer em conjuntos mecanicos que estão muito tempo se desgastando juntos, quebramos a sincronia ao colocar uma peça nova. Quando troquei os calços de cabine da minha Bala de Prata, tive de mexer no tal suporte e trocar as buchas que são vendidas em kit. A regra é que sempre que mexer em algo, outro algo vai precisar ser mexido. Passei por isto com a Bala de Prata mas valeu a pena, As vezes dava vontade de desistir, colocar fogo, bater com uma marreta, caminhar por cima mas fui em frente. Gastei dinheiro, paciencia e tempo e o resultado foi muito gratificante. Ford abraço e força amigo.Zé, acho que esse kit que vai no chassis vou ter que trocar mesmo, pois acho que o problema de pedal "roncando" quando a embreagem nova "pega" é aí mesmo, pois com a embreagem velha nao tem isso. A piadeira parou com a embreagem velha, e com a nova pia, mas é o volante mesmo (quase certo) kkkk. Quanto ao s gastos, estou quebrado, agora só vou voltar a mexer em abril, pois já gastei 7 mil e não vi diferença alguma quase, preciso me recuperar kkkkkkkk Mas eu te agradeço muito pela força amigo, espero que o resultado final após esses investimentos seja bom, e que seja por um período razoável de tempo, pois a pancada foi forte kkkk Meus proximos passos são: Completar a mecanica, terminar o que faltou (pouco), comprar 2 pneus novos dianteiros, pois tá balançando muito em baixa velocidade, o desgaste irregular foi feio devido o embuchamento estar danificado demais, depois vou partir pra elétrica (geral) inclusive alternador (troca), dá pra frente (bem pra frente kkk) Funilaria e tapeçaria, aí é só alegria. Sei que no fim dessa conta vai mais de 40 pilas, mas, já é previsto, pois não exixte nenhum carro de 40 mil no mercado que tenha a durabilidade, confiabilidade, conforto e qualidade que a F1000 tem, sem uma desvalorização brutal, tendo em vista um uso normal em 10 anos. Fazendo as contas a F é muito vantajosa kkkkkk Isso me alegra e me motiva também. Eu já sabia que ia gastar, mas não esperava ser em tão curto prazo,mas é assim mesmo, perde agora, pra recompensar depois. Muito obrigado pela força amigo! Ford abraço!
Pagel ... É isto aí , como diz o velho ditado ... Vai c o dinheiro , mas fica a dívida! Kkkkk
Brincadeiras a parte , uma coisa é certa , que o que vc mexeu , não irá precisar mexer novamente por muito tempo !
Aos poucos vc vai resolvendo tudo e deixando ao seu gosto , o difícil é chegarmos aó fim , pois sempre tem o que queremos melhorar , a minha mesmo já c foi muito mais do que eu poderia gastar e ainda tem muita coisa que eu quero mexer ... Kkkk
De qq forma estou Tb na torcida e acompanhando !!!
Abc
Pagel ... É isto aí , como diz o velho ditado ... Vai c o dinheiro , mas fica a dívida! KkkkkBrincadeiras a parte , uma coisa é certa , que o que vc mexeu , não irá precisar mexer novamente por muito tempo !Aos poucos vc vai resolvendo tudo e deixando ao seu gosto , o difícil é chegarmos aó fim , pois sempre tem o que queremos melhorar , a minha mesmo já c foi muito mais do que eu poderia gastar e ainda tem muita coisa que eu quero mexer ... Kkkk De qq forma estou Tb na torcida e acompanhando !!!AbcObrigado amigo! É assim mesmo, vai o dinheiro e fica a dívida kkkkkkkkkk
Pagel, uma F1000 nunca fica pronta. Sempre tem algo que queremos melhorar ou modificar ou acrescentar. Com a Bala de Prata foi duro, mas valeu a pena. Caso eu não consiga realizar o negócio que pretendo vou levá-la a uma oficina de chapeação especializada em caminhões e vou tirar todos os defeitinhos da pintura, que são poucos. Vá em frente e conte com a gente Pagel, Não se preocupe com peças, se não achar por aí, damos um jeito por aqui e te mandamos. Ford abraço amigo.
Pagel, uma F1000 nunca fica pronta. Sempre tem algo que queremos melhorar ou modificar ou acrescentar. Com a Bala de Prata foi duro, mas valeu a pena. Caso eu não consiga realizar o negócio que pretendo vou levá-la a uma oficina de chapeação especializada em caminhões e vou tirar todos os defeitinhos da pintura, que são poucos. Vá em frente e conte com a gente Pagel, Não se preocupe com peças, se não achar por aí, damos um jeito por aqui e te mandamos. Ford abraço amigo.Muito obrigado Zé! É muito bom saber que tem tanta gente bacana nesse Brasil a fora! Meus pais também são Gaúchos, eu nunca fui pro RS mas, se um dia for, espero em breve e de F1000, com certeza vou fazer uma visita na casa dos amigos do fórum pra gente se falar pessoalmente. Acredito que vocês têm um jeitão parecido com todos da minha família, pessoas muito gentis com uma cultura muito peculiar kkkkk Tenho vontade de conhecê-los! Um ford abraço!
Edintruder
22/02/2015, 22:40
Pagel, quem sabe tu te programas para voar até o RS no feriadão de 1° de maio? Bora arrumar um smartfone tu tb! Estamos te esperando por lá também! Dessa vez a programação está 100% no Whatsapp.
Thunder_ot
23/02/2015, 00:41
Uia, q q vcs estão programando?
Kkkk curiosidade da porra!
Pagel, quem sabe tu te programas para voar até o RS no feriadão de 1° de maio? Bora arrumar um smartfone tu tb! Estamos te esperando por lá também! Dessa vez a programação está 100% no Whatsapp.
kkkkkkkk, ainda estou na década de 70, :D acho que sou um velho novo :? gosto de coisa antiga, nem pareço ter a idade que tenho, sempre fui assim kkkkkkkk Mas prometo que em breve vou me inserir no mundo do zapzap. Voar no feriadão tá um pouquinho difícil pois as contas estão roxas :news-coffee:, mas em breve quando me desafogar, quem sabe vou num encontro desses aí :cool: acho que vou me divertir muito, além de conhecer gente bacana e lugares maravilhosos.
Muito obrigado pelo convite! Ford Abraço! :concordo:
micheltakashima
24/02/2015, 09:49
Fala Pagel, to acompanhando sua saga aqui já tem um tempo, conseguiu resolver o problema? também vou ter que trocar minha embreagem agora to meio cabrero. F1000 é assim mesmo, como disse o Ze nunca ficam prontas, eu que diga a minha já são 3 anos de luta e agora que vou colocar o tão sonhado motor de caminhão (coisa de criança) nela, vejo que está longe de acabar pois, porque não um 4x4? teve vezes que eu a deixei mais de um mes abandonada na oficina pois não aguentava mais olhar para ela kkkk, sei o que tens passado, mas ai você pega ela sai dar uma volta e tudo se resolve. Não desanime no final compensa cada centavo e neuronio gasto tentando deixa-las do jeito que gostamos, acho que é por isso que damos nomes a elas e está cheio de Fmilzeiros aqui que não me deixam mentir.
não tenho MINHA FMIL ( a que tem em casa é sociedade minha e do meu pai) e não tenho grandes conhecimentos , mas tenho um Smartphone, e tenho watssap só faltava receber um convite da galera pra participar desse grande grupo..:oops:
Edintruder
24/02/2015, 13:18
Thunder e Leoss, mandem uma MP com o telefone. Eu peço para o pessoal add.
Fala Pagel, to acompanhando sua saga aqui já tem um tempo, conseguiu resolver o problema? também vou ter que trocar minha embreagem agora to meio cabrero. F1000 é assim mesmo, como disse o Ze nunca ficam prontas, eu que diga a minha já são 3 anos de luta e agora que vou colocar o tão sonhado motor de caminhão (coisa de criança) nela, vejo que está longe de acabar pois, porque não um 4x4? teve vezes que eu a deixei mais de um mes abandonada na oficina pois não aguentava mais olhar para ela kkkk, sei o que tens passado, mas ai você pega ela sai dar uma volta e tudo se resolve. Não desanime no final compensa cada centavo e neuronio gasto tentando deixa-las do jeito que gostamos, acho que é por isso que damos nomes a elas e está cheio de Fmilzeiros aqui que não me deixam mentir.
micheltakashima, obrigado pela força amigo, e com relação ao problema, parou de piar, não sei porque, mas estou usando a embreagem velha, está péssima, escorrega muito e parece que o carro fica amarrado demais, mas vou ter que ficar assim mesmo por uns dias, pois o bolso furou e vou ter que recolocar a embreagem nova, fazer uma análise do desgaste da lona dessa velha e verificar se não será necessário fazer uma nova retífica nele. Mas é assim mesmo, o que me preocupa no momento é o consumo, não sei se vou chegar até abril sem ter que fazer a bomba, eu acho. Só andei 200 km, e arrumei o marcador de combustível, mesmo assim vou fazer um resumo, quando abasteci tinha 10 litros (após ficar no prego), então coloquei 180 reais (diesel aqui 2,95 um assalto) ou seja 61,016 litros + 10 que tinha 71,016 L. :news-coffee: Pois bem, quando abasteci a primeira vez (80 pilas) o marcador ficou no primeiro ponto (foram 27,118 litros), quando botei os outros 100 (33,898 L) ficou faltando 1 ponto pra tanque cheio, pois faltava apenas "16,984 L" pra encher. Andei menos de 200 km e o marcador já está abaixo da marca de 80 reais inicial :shock:, então o bicho tá bebendo muito, porque nessa pegada ele gastou 100 pilas em 200 km, tá fazendo 6,060 por litro, um absurdo, eu só ando na manha, trocando marcha bem no tempo com giro baixo, e sem transito pesado, tá demais pra mim, acho que tem alguma coisa errada. Quando piso um pouquinho mais, ele solta uma fumaça preta, parece que está injetando mais diesel do que o necessário, sei lá, o eu me dizem, meu motor é aspirado 4 marchas mas tem um agravante o Ar condicionado ligado 100%, pode ser isso também? O 229 sofre tanto assim com o AC? Pra mim ele deveria fazer no mínimo 8 por litro tocando tudo, ou estou viajando :-? kkkkkkk Obrigado pelas dica pessoal! Ford Abraço!
não tenho MINHA FMIL ( a que tem em casa é sociedade minha e do meu pai) e não tenho grandes conhecimentos , mas tenho um Smartphone, e tenho watssap só faltava receber um convite da galera pra participar desse grande grupo..:oops:
Em breve terá a sua própria F1000 brother! Sonho é sonho, tem que ser perseverante e paciente que um dia vai! :concordo:
ricarvalhal
24/02/2015, 21:37
Pagel, to achando estranho vc reclamar que a f1000 fica amarrada por causa da embreagem....embreagem so serve para trocar marcha quando acionada,.... sem estar acionada ela transmite o movimento do motor para o cambio sem produzir perda... a nao ser que esteja patinando....
para tirar a duvida se o AC gasta mais diesel... anda com ele desligado ... brincadeira...:smile:
micheltakashima, obrigado pela força amigo, e com relação ao problema, parou de piar, não sei porque, mas estou usando a embreagem velha, está péssima, escorrega muito e parece que o carro fica amarrado demais, mas vou ter que ficar assim mesmo por uns dias, pois o bolso furou e vou ter que recolocar a embreagem nova, fazer uma análise do desgaste da lona dessa velha e verificar se não será necessário fazer uma nova retífica nele. Mas é assim mesmo, o que me preocupa no momento é o consumo, não sei se vou chegar até abril sem ter que fazer a bomba, eu acho. Só andei 200 km, e arrumei o marcador de combustível, mesmo assim vou fazer um resumo, quando abasteci tinha 10 litros (após ficar no prego), então coloquei 180 reais (diesel aqui 2,95 um assalto) ou seja 61,016 litros + 10 que tinha 71,016 L. :news-coffee: Pois bem, quando abasteci a primeira vez (80 pilas) o marcador ficou no primeiro ponto (foram 27,118 litros), quando botei os outros 100 (33,898 L) ficou faltando 1 ponto pra tanque cheio, pois faltava apenas "16,984 L" pra encher. Andei menos de 200 km e o marcador já está abaixo da marca de 80 reais inicial :shock:, então o bicho tá bebendo muito, porque nessa pegada ele gastou 100 pilas em 200 km, tá fazendo 6,060 por litro, um absurdo, eu só ando na manha, trocando marcha bem no tempo com giro baixo, e sem transito pesado, tá demais pra mim, acho que tem alguma coisa errada. Quando piso um pouquinho mais, ele solta uma fumaça preta, parece que está injetando mais diesel do que o necessário, sei lá, o eu me dizem, meu motor é aspirado 4 marchas mas tem um agravante o Ar condicionado ligado 100%, pode ser isso também? O 229 sofre tanto assim com o AC? Pra mim ele deveria fazer no mínimo 8 por litro tocando tudo, ou estou viajando :-? kkkkkkk Obrigado pelas dica pessoal! Ford Abraço!
Edintruder
25/02/2015, 08:34
Pode ser bicos mijando.
Gasta mais diesel sim. Mas compra os bicos pela internet e vai no bombista trocar, pois os bombistas cobram mais caro pelos bicos que eles vendem.
ricarvalhal
25/02/2015, 08:42
Edin,
poderia dizer quais itens é necessário revisar no sistema de injeção (bomba injetora e bicos). Por exemplo, se levarmos a viatura até um bombista ele consegue testar todo o sistema sem desmontar a bomba injetora ? tipo verificar pressão de injeção, vazões por bico ? poderia nos dar uma ajuda, para sabermos o que precisamos para uma revisão completa...
Obrigado
Pode ser bicos mijando.
Gasta mais diesel sim. Mas compra os bicos pela internet e vai no bombista trocar, pois os bombistas cobram mais caro pelos bicos que eles vendem.
sallespickup
25/02/2015, 09:48
Pagel, não tente fazer consumo por ponteiro de combustivel, o negocio é tanque cheio andar e encher de novo, outra coisa veja se seu marcador(odometro) marca correto, pois as vezes marca bem menos então confirma com GPS, ou outro metodo pra ver se o que andou é o que ele marcou, e terceiro se a embreagem ta patinando como vc fala tb rouba uns km de consumo
Edintruder
25/02/2015, 14:11
Pagel, eu descobri que a Femil tem um erro de 23% no odômetro pois eu sei a distância entre a minha casa e a casa do meu irmão. Quando fui de F1000 notei que tinha rodado 260km e registrado 198km apenas.
Mas sistema de injeção tem que sacar os bicos para testar na bancada, assim como a BI. Primeiro manda calibrar e limpar os bicos. Depois pensa em ver a BI.
nao ser que esteja patinando....
Exatamente, PATINANDO, perdão pela minha falta de linguagem técnica kkkkkk Obrigado amigo! :concordo:
Pode ser bicos mijando.
Pode crer, pela internet sai bem mais barato... Aqui as peças são um assalto, bem como tudo que se possa imaginar. Na Amazonia, a gente precisa ganhar mais pra poder manter o mesmo padrão de vida do sul/sudeste, pois aqui TUDO é mais caro, incrível! Não tem nada que justifique tamanhos abusos, só mato e água kkkkk Mas é um bom lugar pra se viver apesar de tudo kkkkk
Pagel, não tente fazer consumo por ponteiro de combustivel, o negocio é tanque cheio andar e encher de novo, outra coisa veja se seu marcador(odometro) marca correto, pois as vezes marca bem menos então confirma com GPS, ou outro metodo pra ver se o que andou é o que ele marcou, e terceiro se a embreagem ta patinando como vc fala tb rouba uns km de consumo
Tá marcando direitinho o hodômetro, exato, uso pneus do tamanho original e até agora as medições estão ok. O marcador de combustível que é uma incógnita, pois ele sempre foi meio "doido", mas troquei a boia do tanque, os fios, só falta o próprio marcador, será isso? Vou "tentar" encher o tanque até a boca e ver o quanto entra, sei o que tinha, o que foi e teoricamente o que faltava pra encher, vou fazer as contas e abastecer, no próximo completo até encher de novo e aí vou ter certeza se é isso ou não. Por curiosidade, o quanto faz por litro suas F? :pensativo:
Pagel, eu descobri que a Femil tem um erro de 23% no odômetro pois eu sei a distância entre a minha casa e a casa do meu irmão. Quando fui de F1000 notei que tinha rodado 260km e registrado 198km apenas.
Mas sistema de injeção tem que sacar os bicos para testar na bancada, assim como a BI. Primeiro manda calibrar e limpar os bicos. Depois pensa em ver a BI.
Obrigado pelas dicas Edin, vou fazer isso mesmo, pois mexer na bomba só se realmente precisar, pois já sei que vai ser dose achar um "expert" em BI por aqui kkkk
ricarvalhal
03/03/2015, 23:47
Sumiu ??? :bye:
willian4x4
06/03/2015, 17:08
Olá nobres!!! Compartilhar com vcs um pouco da minha milona!!!!!
Comprei ela ja tem uns 4 meses, eh 1983, wmw229, cambio 4 marchas, comecei retirando o adesivo que o antigo dono conseguiu instalar errado, bem os das portas kkkkkkkk!!!494582
O estepe ficava do lado do passageiro isso me atrapalhava, na famosa olhadinha na lateral, coloquei o santo antônio da f250, pintei as rodas e a grade dianteira num cinza escuro, o mesmo dos motores massey ferguson, e porcas cromadas!!!!
O interior dela estava sem a tapeçaria só tinha mesmo o banco poltrona e o volante de aro fino.
Investi nos bancos do Gran Siena 2013, eu escolhi esses bancos devido trabalhar nos Gran, são viaturas da Guarda Municipal de Campo Grande MS!!! Regulagem funcionam plenamente, e o volante da f1000 94, ficou bom, coloquei pneus BF All Terrain e agora ta na oficina, pq semana retrasada um FDP, avancou o sinal e bateu em mim!!!:cry: Não aguentei ver o amassado na carroceria, ai aproveitei, tirei o motor pra tirar um vazamentinho chato q tava sujando a varanda e a patroa tava dando azia!!! kkkkk Segue demais fotos dela ai!!!!49458349458449458549458649458749458849458949 4590
drosssor51
06/03/2015, 21:58
Willian... parabéns pela milona... ta show de bola.!
Acho que já comentei lá atrás.... mas vou reforçar... esse bancos ficaram muito bons... tem uma cara de confortável...kkkk
já que tirou o motor... não esquece de revisar a embreagem.... e a travessa embaixo do motor.. e próximo a cx de direção..
Se tiver uma trinquinha... já solda..
abç..
Show amigo, perfeita a pickup!!!
willian4x4
07/03/2015, 23:39
Então, a embreagem foi feita logo quando comprei, só tirei o motor pra tirar um vazamento, ela esta inteira mesmo, os bancos são mesmo pra lá de confortáveis, viajei com ela, com a minha família e foi uma blza, por isso coloquei os 3 bancos iguais, além da cadeirinha ficar melhor posicionada e não atrapalha na alavanca do cambio!!!!
Sumiu ??? :bye:Desculpa pessoal, estava muito ocupado no trabalho, assumi uma função nova e estou abarrotado kkkkk Mas estou por aqui, pronto pra trocar umas figurinhas kkkk
Willian... parabéns pela milona... ta show de bola.!Acho que já comentei lá atrás.... mas vou reforçar... esse bancos ficaram muito bons... tem uma cara de confortável...kkkkjá que tirou o motor... não esquece de revisar a embreagem.... e a travessa embaixo do motor.. e próximo a cx de direção.. Se tiver uma trinquinha... já solda..abç..Concordo, quando tirei a caixa pra fazer o embuchamento da luva do cardan aproveitei e verifiquei a embreagem, e por aí vai. Sempre tem algo a fazer, e sempre que der pra aproveitar e fazer algo a mais, vale a pena kkk
Pessoal, depois de dois meses com minha F-1000, vou postar uma snovas fotos da máquina kkk Em resumo, nesse tempo fiz: Freio completo, borrachas de suspensão (todas), embuchamento da luva do cardan, troca do kit de embreagem, cruzetas, tanque, mangueiras, dois pneus novos (comprei ontem), película, bancos da SW4 (excelentes) e Ar condicionado completo. 7 mil mais pobre kkkkkkkkk Mas muito feliz! O carro é outro, tá macio, equilibrado, ronca bonito, friozinho, masss... kkk o consumo tá matando... Meu Deus, não sei mais o que eu faço, 6 por litro é muito pessoal, o que eu faço com minha F, isso tá me tirando o sono (e o $$$ pois o diesel aqui tá 2,98) kkkkk Segue as fotos .....
Thunder_ot
15/03/2015, 22:41
Chique Pagel!
sallespickup
16/03/2015, 12:11
ta ficando boa Pagel, quanto ao consumo confirma a kilometragem pelo GPS, pois o painel das Fs antigas é mestre em marcar errado, e outra coisa consumo pra ver de verdade é tanque cheio, anda e tanque cheio de novo
Ai pagel tava sumido, mas agora reapareceu trazendo fotos da máquina e que bela máquina!!
Ela aos poucos vai ficar do seu jeito e muito confiável, ela vai lhe recompensar os gastos de tempo e dinheiro, com bons momentos e viagens com a família..
Quem sabe depois de ficar do seu jeito, você não possa vir aqui pro sul do país nos visitar?!!
Quanto ao consumo, concordo com o Salles jamais faça média pelo painel, sempre encha o tanque ande e encha de novo, e sempre até o ‘’gargalo’’ para melhor controle. A nossa aqui de casa está fazendo entre 10 e 11 na estrada, na cidade um pouco menos que isso...
Belas fotos!!
Chique Pagel!Obrigado amigo! Tá ficando devagarinho mais vai kkkk
ta ficando boa Pagel, quanto ao consumo confirma a kilometragem pelo GPS, pois o painel das Fs antigas é mestre em marcar errado, e outra coisa consumo pra ver de verdade é tanque cheio, anda e tanque cheio de novoO marcador está correto, já medi com gps, no google, hodômetro, tudo mais... está certinho, pneus com medidas originais, então a coisa tá feia por aqui...
Ai pagel tava sumido, mas agora reapareceu trazendo fotos da máquina e que bela máquina!!Ela aos poucos vai ficar do seu jeito e muito confiável, ela vai lhe recompensar os gastos de tempo e dinheiro, com bons momentos e viagens com a família..Quem sabe depois de ficar do seu jeito, você não possa vir aqui pro sul do país nos visitar?!!Quanto ao consumo, concordo com o Salles jamais faça média pelo painel, sempre encha o tanque ande e encha de novo, e sempre até o ‘’gargalo’’ para melhor controle. A nossa aqui de casa está fazendo entre 10 e 11 na estrada, na cidade um pouco menos que isso...Belas fotos!!Bem que eu gostaria de fazer uma viagem pro sul, mas a $$ tá curtinha, estou tentando respirar kkkk A questão do consumo é assim, abasteci com 61 litros, já tinha uns 10, então rodei 350 km e fui abastecer porque estava muito seco, então entrou 67 litros e não encheu, isso que dizer que se o tanque for de 88 litros, botei 67 então não tinha 21, ou seja (71 (que tinha) - 21 que (sobrou) = 50) em 350 km, média= 7 por litro! Agora rodei 250 km, e o ponteiro tá colando de novo, tá como se tivesse uns 30 litros, 67-30=37 em 250 km, fez uns 6,75 por litro. Tá muito, pois ando muito na maciota, não chego a 1500 rpm nunca, sem fumaça, só se apertar o pé no fundo, se fizesse 9 na cidade estava ótimo kkkk
mas futuramente quem sabe você não vem pra esses lados...
Quanto a medição acho que você esta fazendo errado, não se preocupe em tentar saber quantos litros tinha ou coube no primeiro abastecimento, esqueça isso. Pare no posto e mande encher o tanque até o gargalo, zere o hodômetro parcial e saia, rode quantos quilômetros você quiser, pare em um posto e mande completar até o gargalo novamente.
Calcule quantos litros coube e divida pelo tanto que você rodou e pronto!!!
Faça dessa maneira e volte aqui pra nos contar quanto ela está fazendo, se estiver baixo mesmo, vamos tentar partir pra bico bomba injetora etc!!!!
Abraços
ricarvalhal
17/03/2015, 08:32
Exatamente como o leoss disse, só não va rodar 5 - 10 km e voltar ao posto abastecer.... faça como fez antes... rode 200 - 300 km que ai já dá média !! :roll:
sallespickup
17/03/2015, 09:31
experimenta andar normal, indo até pelo menso 2500 rpm, pois 1500 vc ta muito longe da faixa de torque, não custa nada tentar, pois quando tinha F andava sempre de pé pesado e fazia 10 aqui e na estrada, pois é sempre no fundo, agora não tinha ar
concordo com o Salles andar muito abaixo da faixa de torque aumenta o consumo sim!!!
mas futuramente quem sabe você não vem pra esses lados...
Quanto a medição acho que você esta fazendo errado, não se preocupe em tentar saber quantos litros tinha ou coube no primeiro abastecimento, esqueça isso. Pare no posto e mande encher o tanque até o gargalo, zere o hodômetro parcial e saia, rode quantos quilômetros você quiser, pare em um posto e mande completar até o gargalo novamente.
Calcule quantos litros coube e divida pelo tanto que você rodou e pronto!!!
Faça dessa maneira e volte aqui pra nos contar quanto ela está fazendo, se estiver baixo mesmo, vamos tentar partir pra bico bomba injetora etc!!!!
Abraços
Ok, vou tentar, pois o bicho tá bebendo tanto que eu não consegui encher dessa ultima vez, pois desisti, além do tanque ser uma porcaria pra abastecer, espuma muito kkkkk :putz: :-)
experimenta andar normal, indo até pelo menso 2500 rpm, pois 1500 vc ta muito longe da faixa de torque, não custa nada tentar, pois quando tinha F andava sempre de pé pesado e fazia 10 aqui e na estrada, pois é sempre no fundo, agora não tinha ar
Opa, informação importante, não sabia que tinha que pisar mais pra faixa de torque ser melhor, realmente, parece que logo quando eu comprei ela, eu andava com o pé pesado, esfumaçava mais mas chegava mais rápido onde queria kkkkk parecia ser mais econômico mesmo, pois quando mandei trocar o tanque ainda tinha uns 40 litros ainda, e a partir daí, dessa revisão, comecei a andar só triscando o pé, e isso aumentou muito o consumo. Bom vou tentar andar como antes, apesar da fumaça preta, acho que pode dar certo kkkkk :concordo: Muito obrigado pelas dicas amigo ! Ford Abraço!
Pelo menos na minha F andar com marchas altas e rotações baixas, aumentava muito o consumo e dava aqueles soquinhos.. Agora dentro da cidade só marchas baixas (1,2 e raramente 3) e rotações entre 1.800 e 2.500 RPM. O consumo melhorou e muito.
Pelo menos na minha F andar com marchas altas e rotações baixas, aumentava muito o consumo e dava aqueles soquinhos.. Agora dentro da cidade só marchas baixas (1,2 e raramente 3) e rotações entre 1.800 e 2.500 RPM. O consumo melhorou e muito.Vivendo e aprendendo, não fazia idéia que isso poderia fazer diferença, mas faz sentido, pois pra desenvolver com marcha maior, precisa apertar o pé, e acho que assim, desperdiça óleo, faz sentido mesmo... Vou meter o pé e ver no que dá kkkk Por curiosidade, qual o ano da sua F?
Minha F é uma 1989 cabine dupla, cabinada pela engerauto mwm 229 nao era turbo original mas ai comprei o kit e coloquei ta andando mais e fumaceando menos...
Edintruder
18/03/2015, 08:37
Olhando as curvas de torque, potencia e consumo de motores diesel, nota-se que ele necessita de menos diesel para trabalhar na faixa verde em uma proporção bem interessante. Como a eficiência está na faixa de torque, ou faixa verde, o consumo específico embora maior é desproporcional ao consumo do motor antes da faixa verde.
Ele teoricamente consome menos antes da faixa verde, porém a proporção trabalho x consumo é menor dentro da faixa verde.
Em motores eletrônicos o menor consumo se alcança rodando no começo da faixa verde, evitando esticar as marchas. Eu sempre rodei dessa forma inclusive. Prefiro subir serra com motor a 1600rpm do que a 2500rpm.
Porém posso estar errado na minha teoria pois uso bomba mecânica, e dessa forma pode se tornar mais econômico rodar com giro mais elevado. Só experimentando para confirmar. Enquanto isso eu vou esperar o teste de vocês...
sallespickup
18/03/2015, 12:42
quando não se usa o giro a tendencia é gastar bem mais, pois é como tentar sair de terceira, o carro sai, mais bem sem força
eu não gosto de andar abaixo da faixa de torque, pois quando precisa apertar o pé, ou tem que reduzir uma marcha pra ter força, ou tem que ter muuita paciência pra esperar o motor ''encher''.Sem dizer que quando aperta o pé sobe um ''fumacero'' grande....
No meu caso eu andava de pé leve e ela gastava que era uma beleza, até que um dia um amigo que também tem uma F, e é motorista de caminhão e caminhonetes de longa data, fez uma viagem comigo e foi dirigindo, na cidade ele andava de 2 marcha á 2.200 RPM e eu agoniado do lado, querendo falar pra ele tirar o pé, com medo de gastar rios de diesel, mas com receio pois o cara me viu nascer e é carreteiro velho. Até que tomei coragem e falei com ele.
Ele me falou que gasta muito menos assim do que só encostando o pé, na hora não acreditei muito mas depois que fiz o teste, vi que realmente que pelo menos na minha economiza muito mais.....
micheltakashima
18/03/2015, 22:38
Eu sempre ando em giro alto na cidade acima de 1500 para evitar os famosos soquinhos e estico até 2500 para passar marcha, e faço 12km/l na cidade, acho que essa de andar na lenta deve fazer gastar mais mesmo. Só que nunca andei na lenta para provar a teoria, um dia que estiver com paciência eu testo.
drosssor51
18/03/2015, 23:44
Rapaz... eu ando com o pé leve.... a minha faz entre 8.8 e 9.2 Km/l.... 100% cidade.
A bomba mecânica injeta conforme a carga aplicada ao motor (trabalho), e o melhor para nossos motores é o bom senso... Não precisa descer com o giro alto... mas também pegar uma subida com 1200 rpm é tiro no pé para o consumo...
Pessoal, com todos os comentários, acho que estava fazendo tudo errado mesmo, olha só, NUNCA cheguei a 1500 rpm, nem na estrada, estava andando a 60 no máximo :putz: Será que era isso pessoal? Comecei a andar com giro mais alto e percebi que não tem mais tanta fumaça, porque como o Leoss falou, quando estou com marcha maior e preciso de uma forcinha a mais, é aquela fumaceira danada :parede:. Bom percebi também que se turbinar melhora é isso mesmo? Será que vou ter que turbinar essa máquina pra melhorar o consumo, pois eu não acho aceitável um motor que todos amam pela economia, custo beneficio, fazer 7 por litro, deve ter alguma coisa errada. Nesse caso parece ser o meu pé :? . Comecei a dirigir de forma diferente, vamos ver o que acontece por aqui. E a resposta do Edin hein, filósofo o cara :D :palmas:! Valew pessoal :concordo:
ricarvalhal
19/03/2015, 09:00
Resumindo um pouco e usando números:
MWM 229:
Potencia máxima de 83cv @ 3000rpm
Torque máximo de 25Kgf.m@1600rpm
Assim EU acho sempre interessante andar entre 1500 e 2500 rpm dependendo do que vc mais quer, arrancada (saída em aceleração) rotação mais perto dos 1500 rpm para as marchas a serem engatadas, lembrando que a proxima marcha que entrar o motor deveria estar em uma rotação próxima dos 1500 rpm. Ex: sai em primeira acelerando ate 2000-2500 rpm, e a segunda tem que entrar com o motor proximo dos 1500 rpm.... acelera até 2000-2500 rpm e a terceira tem que entrar com o motor proximo dos 1500 rpm... e assim em diante. Entao não adianta não esticar ou esticar muito (rotação) sem saber qual será a rotação do motor na proxima marcha...
Exemplo tosco: estica primeira até 3500 rpm, e quando entra a segunda o motor ja esta a 2000 rpm (vc perdeu a faixa de maior torque da segunda marcha que é proximo dos 1600 rpm)...
Assim a arte de dirigir, necessita que o motorista conheca as relações do cambio, ou será que era possível dirigir um caminhao com cambio seco sem saber as relações do cambio ?
abraço a todos...
RICARDO TRAIN
19/03/2015, 09:29
Bom dia, estou perdido como iniciar um novo topico, mas alguem poderia me ajudar sobre os trancos no acelerador da f1000 existe solução??
Bom dia, estou perdido como iniciar um novo topico, mas alguem poderia me ajudar sobre os trancos no acelerador da f1000 existe solução??
Amigo, já existe este assunto debatido aqui no fórum em diversos tópicos. Tente dar uma pesquisada. Tem como amenizar, acredito que sua bomba seja em linha. E esses "trancos" é uma características deste tipo de bomba (mas tem como melhorar).
Tive problema com falta de curso do acelerador, mas soquinhos não, então pode ser que a troca do cabo (ou varão) do acelerador resolva, então por enquanto, acho que apertar o pé mais um pouquinho ameniza :concordo:
Resumindo um pouco e usando números:
MWM 229:
Potencia máxima de 83cv @ 3000rpm
Torque máximo de 25Kgf.m@1600rpm
Assim EU acho sempre interessante andar entre 1500 e 2500 rpm dependendo do que vc mais quer, arrancada (saída em aceleração) rotação mais perto dos 1500 rpm para as marchas a serem engatadas, lembrando que a proxima marcha que entrar o motor deveria estar em uma rotação próxima dos 1500 rpm. Ex: sai em primeira acelerando ate 2000-2500 rpm, e a segunda tem que entrar com o motor proximo dos 1500 rpm.... acelera até 2000-2500 rpm e a terceira tem que entrar com o motor proximo dos 1500 rpm... e assim em diante. Entao não adianta não esticar ou esticar muito (rotação) sem saber qual será a rotação do motor na proxima marcha...
Exemplo tosco: estica primeira até 3500 rpm, e quando entra a segunda o motor ja esta a 2000 rpm (vc perdeu a faixa de maior torque da segunda marcha que é proximo dos 1600 rpm)...
Assim a arte de dirigir, necessita que o motorista conheca as relações do cambio, ou será que era possível dirigir um caminhao com cambio seco sem saber as relações do cambio ?
abraço a todos...
Muito bom ricarvalhal, estou tentando dirigir assim, mas confesso que acho muito alto esse giro, pois dirigindo acelerando bem, meu RPM não está chegando a 2500 não, acho muito esticado, :pensativo: não sei se é falta de costume, mas vou continuar sentando a bota pra ver o que acontece, mas uma coisa é certa, parece que o carro anda mais solto, e estou chegando bem mais rápido no destino :D, tomara que o motor aguente esse rojão :shock: , pois o 229 é muito forte mesmo :cool:, ô bicho que ronca bonito kkkkkkk Ford abraço!
Edintruder
19/03/2015, 15:52
Pagel, em relação ao giro mais elevado, não te preocupa que o 229 aguenta muito bem. Não dará diferença nenhuma na longevidade desse motor.
Pagel, o que foi dito pelo nosso amigo, é tudo correto, Mas EU não dirijo assim, sei que não prejudica o motor, mas passa a impressão que está ''urrando'' o motor... Trabalho sempre na faixa 1.500 a 2.500 RPM na cidade , jaá na estrada trabalho sempre 3.500, 3.800 RPM sempre pé embaixo.....
ricarvalhal
19/03/2015, 16:10
No manual acho que diz rotação máxima sem carga 3000 rpm, e com carga 3200 rpm. Vou verificar a noite e corrijo se os valores estiverem invertidos.
quanto á turbina, hoje em dia vende os kits completos ta na faixa de 2000 mil.... e fica muito bao a minha ficou muito melhor que era...
Boa noite pessoal proprietários e fãs da milona. Há muito tempo venho acompanhando todas as publicações de vocês e de tanto eu ler acabei sendo contaminado por vocês e comprei uma F1000 4x4 MWM X10 XLT 98. Logo em seguida postarei algumas fotos. Espero fazer parte desta família do fórum. E se precisarem de algo estou a disposição.
Show! Muito bem vindo, abraço.
Edintruder
19/03/2015, 21:48
Boa noite pessoal proprietários e fãs da milona. Há muito tempo venho acompanhando todas as publicações de vocês e de tanto eu ler acabei sendo contaminado por vocês e comprei uma F1000 4x4 MWM X10 XLT 98. Logo em seguida postarei algumas fotos. Espero fazer parte desta família do fórum. E se precisarem de algo estou a disposição.
Bem vindo ao nosso fantástico mundo de Bob! kkk
Possuir uma F1000, ainda mais com motor MWM X-10 é algo que nos acostuma mal, e nos deixa muito mais exigentes em matéria de conjunto mecânico para os próximos carros, pois é um conjunto praticamente indestrutível, muito forte e com muito torque. Ele pode não ter velocidade elevada em rodovias, mas podes colocar um trailer atrás que ela anda tão bem como uma picape leve com um reboque pequeno.
Muita força, durabilidade elevada e poucos cuidados é o que nos acostuma mal. O que ela demanda cuidados é no quesito de cruzetas, pivôs e coisas do cotidiano. Esperamos fotos e espero e não abandones o fórum! rsrsr
ricarvalhal
19/03/2015, 22:37
Agora o correto: Rotacao maxima com carga 3000 RPM e sem carga 3240 RPM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
No manual acho que diz rotação máxima sem carga 3000 rpm, e com carga 3200 rpm. Vou verificar a noite e corrijo se os valores estiverem invertidos.
Vichi entao to sentando a bota demais kkkkkkkkkk....
sempre ando assim nela desde que turbinamos a bomba ta cortando com 3.800.... mas esse motor é tão resistente que acho que até 3.800 nao muda em nada a durabilidade dele
duardobruno
20/03/2015, 06:58
Aeeeee !!! Mais um Fmilzeiro!! Como disseram aí: vai ficar mal acostumado, pois é outro nível de camionete.
Seguem fotos da minha loucura
496293
Mais algumas
496294496295496296496297
Obrigado pela recepção. estou ak em São Paulo a disposição para ajudar a todos no que for possível. Abraço.
Boa noite pessoal proprietários e fãs da milona. Há muito tempo venho acompanhando todas as publicações de vocês e de tanto eu ler acabei sendo contaminado por vocês e comprei uma F1000 4x4 MWM X10 XLT 98. Logo em seguida postarei algumas fotos. Espero fazer parte desta família do fórum. E se precisarem de algo estou a disposição.Seja muito bem vindo e parabéns pela excelente aquisição, tenho certeza que vai ser muito feliz com sua nova máquina! E que bela máquina hein, parabéns! Muito bonita, continue tratando bem dela e terás um veículo pra sempre kkkk
Aeeeee !!! Mais um Fmilzeiro!! Como disseram aí: vai ficar mal acostumado, pois é outro nível de camionete.Com certeza duardobruno! Desde que comprei a minha, já muidei muito meus conceitos sobre carro, não quero mais carro pequeno nem a pau! F-1000 vicia pra melhor kkk, um dia desses tive que andar de carro de plástico, Meu Deus! Que batedeira, que aperto, puts, ô sofrimento kkkk Ford abraço!
Edintruder
21/03/2015, 00:12
Hoje, cada vez que entro numa picape média penso em como consegui andar numa Ranger por 5 anos! kkkk
Hoje, cada vez que entro numa picape média penso em como consegui andar numa Ranger por 5 anos! kkkk
Imagina só, eu que andava de golzim ... :-? ô aperto meu amigo, quando comprarmos a F-1000 meu pai olhou do lado do motorista e disse pra mim e minha esposa: Olha só, agora vocês andam longe um do outro kkkk :D, minha mãe achou uma péssima escolha, disse que era pra mim ter comprado um carro novo blá,blá,blá.... Eu respondi pra ela, se eu comprasse um carro novo hoje por 32 mil, (a soma de tudo que eu gastei até agora na F), e daqui 5 anos fosse vender, venderia por no máximo uns 20 mil, ou seja, perdi 12. Na F-1000, vendo ela no mínimo por 23, já tô no lucro, ela pensou e se acalmou kkk :pensativo: :D e se a conta for comparada a um carro de plástico de 40 mil, e eu injetar mais 8 na F, meu carro vale 30 daqui 10 anos e o carrim de prastic, uns 18. Então a conta (financeira) é favorável a F, :campeao: sem contar no diesel mais em conta e o conforto... que aí é covardia :odedo:.
Bom, depois dessa resenha sigo na minha lida com o pé no porão da F pra ver se o consumo melhora kkk Ford Abraço a todos!
Pagel qual o consumo da sua Efe? quanto a desvalorização meu amigo, garanto que será o contrário, sua Efe é cult, todo investimento será retorno certo, as Efe, D-20, Silverado e D-10 que vejo por aqui, valem ouro, acredite, tem uma D-20 conquest 1994 super conservada, em São Sebastião, bairro daqui do DF que o cara não abre por menos de cinquentinha e não quer vender. Porém, se a viatura não tiver dono meu amigo a valorização vai pro brejo.
Pagel qual o consumo da sua Efe? quanto a desvalorização meu amigo, garanto que será o contrário, sua Efe é cult, todo investimento será retorno certo, as Efe, D-20, Silverado e D-10 que vejo por aqui, valem ouro, acredite, tem uma D-20 conquest 1994 super conservada, em São Sebastião, bairro daqui do DF que o cara não abre por menos de cinquentinha e não quer vender. Porém, se a viatura não tiver dono meu amigo a valorização vai pro brejo.
Com certeza! A minha F tá fazendo uns 6 por litro, mas estou testando uma forma diferente de dirigir pra ver no que dá...
drosssor51
25/03/2015, 20:59
Pagel.... será que seu motor não esta regulado para quando tinha turbina? ... você comentou que ela está com a caixa quente isolada... (tinha turbo)...
pode estar com o debito bem aberto...
Pagel.... será que seu motor não esta regulado para quando tinha turbina? ... você comentou que ela está com a caixa quente isolada... (tinha turbo)...
pode estar com o debito bem aberto...
Muito boa sua colocação drosssor, acho que pode ser isso também, ja tinha me perguntado por algo nesse sentido, sera????
A unica regulagem poderia ser a BI aberta, e bomba injetora aberta nao aumenta muuito o consumo não. ..
Coophamat
26/03/2015, 14:06
Mas aumenta bastante a fumaça e lembro que você comentou que ela solta bastante fumaça quando pisa.
Eu lembro de um amigo que teve uma f1000 94 turbo de fábrica e a bomba da f1000 dele era muito aberta. Cada acelerada que ele dava, o buraco da camada de ozônio abria mais um pouco.
Os tanques plásticos, salvo engano, são de 100 litros, boa autonomia para a F-1000. Quando tive a D-20, quase cheguei a Guarapari sem abastecer, eram 100 ou 110 litros na Conquest, não me recordo mas tenho certeza que é de 100 pra lá.
drosssor51
26/03/2015, 23:01
Para turbo... tem a possibilidade da abertura da Bi.. e tem aquele variador de débito .. é tipo LDA só que para bomba em linha..... e também pode estar com bicos de maior vazão...
drosssor51
26/03/2015, 23:02
Os tanques plásticos, salvo engano, são de 100 litros, boa autonomia para a F-1000. Quando tive a D-20, quase cheguei a Guarapari sem abastecer, eram 100 ou 110 litros na Conquest, não me recordo mas tenho certeza que é de 100 pra lá.
Mirão... só para complementar... F1000 - 110 litros, D20 moderna e Silverado 126 Litros..
Edintruder
27/03/2015, 08:02
A F1000 93/... o tanque tem capacidade para 118 litros... Cerca de 300,00 para tanquear a efe.
O tiozinho que era dono da F do pagel era tão mão de vaca que mandou tira o turbo pra gastar menos, vc acha que ele iria colocar bicos de maior vazão? Kkkkkkkkkkkkkkk
Realmente Leoss, o velho era muito muquirana mesmo, tu nao faz ideia da quantidade de gambiarra que tem nesse carro, parte eletrica entao... Meu Deus!
Edintruder
11/04/2015, 17:30
E daí Pagel, já andasses olhando as turbinas novas?
A Garret A/R50 custa por volta de R$-1.000,00 no Mercado Livre, por serem novas mais barato acho que não existe.
E daí Pagel, já andasses olhando as turbinas novas?
Hoje o Velho vai me arrumar a "turbina" kkk acho que o rotor só, mas tá valendo. Vou postar as fotos da peça pra vocês me decifrarem do que se trata kkkk. Valew!
willian4x4
22/04/2015, 10:27
Bom dia galera!!!
Mais fotos da milona!!!
Mas agora vem a dor, a familia vai ter mais um integrante!!! Acho q vou vender!!!:cry:
Ou troco por uma TB jipe!!!
499678499679499680
Bom dia galera!!!
Mais fotos da milona!!!
Mas agora vem a dor, a familia vai ter mais um integrante!!! Acho q vou vender!!!:cry:
Ou troco por uma TB jipe!!!
499678499679499680
Tá bonita! Que pena... qual a descrição dela, ano, motor, valor, acessórios, ... ?
Segua a máquina, compra um uno mille, te salva e deixa a mulher dirigir. Terás uma Milona, um Milzinho e o recém bem vindo não ficará na mão.
Edintruder
22/04/2015, 12:58
EU fiz isso que o Mirão disse. adquiri um patroa-móvel. Melhor coisa não poderia ter feito.
FabioMedeiros78
22/04/2015, 13:41
Pagel estou acompanhando o seu topico, só uma coisa...
Esse velho (antigo dono) era louco é? onde que tirando a turbina ela gastaria menos? kkkkkkkkkkk
cada uma
Pagel, dá sinal aí, queremos saber se mexeu em alguma coisa, ainda que não tenha feito nada apareça pra bater um papinho.
willian4x4
25/04/2015, 19:28
Tá bonita! Que pena... qual a descrição dela, ano, motor, valor, acessórios, ... ?
Boa noite RFDEX, ele uma f1000 1983, motor mwm 229 com 4500km rodados, cardan novo, cambio revisado, 3 bancos do gran siena 2013 todos com trilhos e regulagens, discos de freios novos, toda feita do capricho mesmo, eu comprei ela na oficina e estava desmontada!!! Quero 35mil. não instalei o turbo pois estava esperando dar pelo menos 8mil km, mas rodo muito pouco não deu tempo e a família vai ganhar mais um membro ai não vai caber!!!!!
Boa noite pessoal, desculpe pela demora em visitar o forum, e que eu estava em obras aqui em casa e nao tive tempo nem de respirar, perdi meu tablet, e fiquei sem zap zap, entao desconectei kkkkkk Entao, voltando ao assunto sobre minha F1000, o consumo dela continuou terrível, 6 por litro, nao melhorava nada, entao levei no bombista e fiz completo bomba e bicos. Nessa ocasiao ele me disse que deveria tirar o caracol do turbo, pois isso abafava o motor, onde devido nao estar mais com a turbina nao fazia sentido continuar com aquela peca. Como nao pretendo recolocar a turbina agora, e meu objetivo principal e reduzir o consumo, consegui o coletor e curva originais e troquei a ponta e tubo que liga a curva ao silenciador do escapamento, entao voltei ao sistema original aspirado. Nao sei se vai resolver, pois apos ter feito a bomba fiz medicoes e consegui mediocres 7 por litro, e apos essa modificacao nao medi ainda, fiz ontem, sera que tem logica o que eu fiz, ou vai continuar a mesma porcaria beberrona? Nao aguento mais esse consumo, gasto muita grana no posto, e ta muito pesado. Eu espero que o consumo fique no minimo em 8 por litro, ja e razoavel, mas 6 ta f... O que voces acham? Ford abraco!
ricarvalhal
11/06/2015, 20:07
Que bom que voltou !! calma que vai achar a solucao !!
agora que te aspirada "original" vc consegue comparar com a media que o pessoal fala por ai 9 km/l.... sem ficar em duvida se ter alguma coisa atrapalhando
abraco
Boa noite pessoal, desculpe pela demora em visitar o forum, e que eu estava em obras aqui em casa e nao tive tempo nem de respirar, perdi meu tablet, e fiquei sem zap zap, entao desconectei kkkkkk Entao, voltando ao assunto sobre minha F1000, o consumo dela continuou terrível, 6 por litro, nao melhorava nada, entao levei no bombista e fiz completo bomba e bicos. Nessa ocasiao ele me disse que deveria tirar o caracol do turbo, pois isso abafava o motor, onde devido nao estar mais com a turbina nao fazia sentido continuar com aquela peca. Como nao pretendo recolocar a turbina agora, e meu objetivo principal e reduzir o consumo, consegui o coletor e curva originais e troquei a ponta e tubo que liga a curva ao silenciador do escapamento, entao voltei ao sistema original aspirado. Nao sei se vai resolver, pois apos ter feito a bomba fiz medicoes e consegui mediocres 7 por litro, e apos essa modificacao nao medi ainda, fiz ontem, sera que tem logica o que eu fiz, ou vai continuar a mesma porcaria beberrona? Nao aguento mais esse consumo, gasto muita grana no posto, e ta muito pesado. Eu espero que o consumo fique no minimo em 8 por litro, ja e razoavel, mas 6 ta f... O que voces acham? Ford abraco!
Fala Pagel, calma, muita calma nesta hora. A questão do arrasto do caracol de fogo que se encontrava acoplado ao escapamento faz diferença sim, realmente abafa o escapamento uma vez que não está completa. Agora com o sistema original tenho certeza que vai melhorar. Caso ainda não esteja de acordo volte ao bombista e peça para verificar o débito da BI novamente. Ford abraço amigo.
duardobruno
12/06/2015, 08:49
Turbina de novo que eu achooooo que vai ficar econômica.
Edintruder
12/06/2015, 09:08
Turbinada é mais econômica que aspirada.
LUIZ170686
12/06/2015, 09:37
na minha humilde opinião eu acho que a turbina vai fazer ela rodar uns 10 km/l, só que fica outra camionete pra andar, beeem mais força, esperta. para efeitos de comparação se te servir pagel é o seguinte: na minha 4000 que também usa o mwm 229 fazia uns 5 km/l antes de turbinar, depois que turbinei ela passou a fazer uns 6,5 km/l andando no modo "pé na bomba", se eu andar na manha e tals na estrada faz uns 7 km/l. ela é bem mais pesada que a f1000, porém o consumo dela não altera muito não quando eu ando carregado, faz uns 6km/l no mínimo. sempre fiz medição com tanque cheio, vou pro sítio 65 km e volto que dão 130 km. chego e completo até a boca novamente. quando turbinei o bombista disse que a F4000 tubinada "chega" a 7 km/l, e a F1000 "chega" a 10 km/l. só lembrando que essas medições minha foram feitas na estrada ok, na cidade nunca fiz mesmo porque ando pouco na cidade, mas acredito que gaste mais pois anda, pára, anda, pára é f.... essa é minha experiência de consumo com o mwm 229, dentro das diferenças de camionete lógico.
Abraços.
Edintruder
12/06/2015, 11:36
O Luiz falou tudo.
Na cidade a minha F1000 X-10 tiro de 5,5 a 6km/l. Na Rodovia é de 7,5 a 8km/l.
FabioMedeiros78
12/06/2015, 12:00
a minha aspirada antes de mexer na bomba e tudo mais fazia media de 11,5/l
agora que aumentei o debito deve estar fazendo 8 kkkkkk
mas depende do pé, saber aproveitar o torque do motor em baixa que vai longe na economia!
Pessoal, muito obrigado pela contribuição de todos! Fico feliz em poder voltar as discussões aqui no fórum!
Bom, é o seguinte: Desde que eu fiz a revisão completa no carro, ele começou a beber como nunca, antes não tinha AC, mas o senhor que me vendeu (picareta) disse que o carro fazia 10 por litro, e eu constatei com medições que ele fazia uns 9, até aí tudo normal.
A partir do momento que fiz tudo, AC, suspensão, freios, TANQUE NOVO, MANGUEIRAS NOVAS (a última opção a ser verificada se é o problema de consumo), cruzetas, embreagem, revisão completa de eixo traseiro, pneus novos na dianteira, o CONSUMO ESTÁ ABSURDO, INACREDITÁVEL, 6 POR LITRO NÃO BAIXA NEM A PAU!
Então resolvi começar a mexer (parece brincadeira kkk), fiz bomba, bicos zero, calibragem ajustes tudo como tem que ser, com bombista de primeira, cara honesto e muito cuidadoso. Resultado NADA! Continuou bebendo muito 6 por litro e ponto final. Então e agora? Ele me disse que poderia ser o caracol que abafava o motor, TIREI O MALDITO, agora vamos ver. Mas pela descida do marcador, parece estar péssimo ainda, tá evaporando rápido demais, acho que ainda vou ter um longo calvário com essa questão.
Opções que me restam:
1- O carro está levemente mais alto na dianteira, por ela ser cabinada, o peso extra na traseira pode influenciar? Solução: Aquear as molas?
2- Verificar o retorno pro tanque, pode estar entipido ou coisa parecida, pois esse consumo não existia antes de trocar o tanque, tubulações, filtros, etc...
3- O MOTOR. Muito estranho, mas pode ser que ele esteja f... pois fumaça pelo suspiro, uma fumacinha pouca, mas no ritmo do escapamento, pinga óleo pelo suspiro também, pouco, só mela, mas pinga um pingo a cada 1 hora. O motor não parece estar bichado, ronca bonito, não tem barulho de motor velho, não falha, tem força de sobra e o velho picareta disse que fez ele quando comprou o carro, e daí em diante não rodou 150 mil km (será?), se isso for verdade, é para o motor estar bom, o barulho dele é bem suave, quando fecha o capô só escuta um ronquinho bonito, não me parece motor bichado mas...
4 - O mais importante - MEU PÉ. Não consigo andar tão devagar, eu ando junto com o transito, encostado no da frente kkk, mas não passo de 60 na cidade, ando de boa com giro normal entre 1200 a 1600 rpm, troco as marchas adiantado, pois tentei andar com giro alto e acho mais desconfortável, e comigo o consumo ficou pior ainda.
Depois dessa resenha kkkk, o que os senhores acham que eu posso fazer agora? Ford Abraço a todos!
a minha aspirada antes de mexer na bomba e tudo mais fazia media de 11,5/l
agora que aumentei o debito deve estar fazendo 8 kkkkkk
mas depende do pé, saber aproveitar o torque do motor em baixa que vai longe na economia!
Se a minha fizer 7,5 ajoelho e agradeço kkkkkk
Fala Pagel, calma, muita calma nesta hora. A questão do arrasto do caracol de fogo que se encontrava acoplado ao escapamento faz diferença sim, realmente abafa o escapamento uma vez que não está completa. Agora com o sistema original tenho certeza que vai melhorar. Caso ainda não esteja de acordo volte ao bombista e peça para verificar o débito da BI novamente. Ford abraço amigo.
Obrigado Zé! Bom o bombista me disse que o ajuste da bomba está na dosagem certa, nem muito aberta, nem muito fechada, e que nem sempre que é fechado o débito diminui o consumo, pois precisa pisar mais, e o carro fica mais xôxo, então, ele me recomendou manter assim mesmo, mas disse que se eu decidisse mudar, ele faria. Vamos ver... Valew, Ford Abraço!
Ramon Pires
15/06/2015, 10:56
Obrigado Zé! Bom o bombista me disse que o ajuste da bomba está na dosagem certa, nem muito aberta, nem muito fechada, e que nem sempre que é fechado o débito diminui o consumo, pois precisa pisar mais, e o carro fica mais xôxo, então, ele me recomendou manter assim mesmo, mas disse que se eu decidisse mudar, ele faria. Vamos ver... Valew, Ford Abraço!
Vc verificou o retorno de diesel? Sera q nao ta jogando fora esse excesso, significa uns 20 a 30%, pode ser q esteja trancado, ai com a pressão e velocidade nao se nota...
ricarvalhal
15/06/2015, 12:23
Pagel, já que esta procurando detalhes....
1 - Filtro de ar e mangueiras, estão limpos ? não tem nada restringindo o fluxo de ar ??
2 - Escapamento também ?? ta limpo ? Silenciador não tem sujeira dentro ?
3 - Freios, alguma roda presa ??
vc comentou que o respiro solta fumaça, mas isso vc deve ter visto com a camionete parada (em marcha lenta) ... e como sera que se comporta com o veiculo em movimento e com carga ?? pois o que sai ali.. é o ar que passou pelos anéis....
esta baixando oleo do carter ?
se alguma coisa não fizer sentido .... esqueça....
abraço
Tanque furado ou mangueira de retorno furada, como ja disseram.
micheltakashima
15/06/2015, 16:28
Papel compra o meu motor antigo estava fazendo 11km/ l na cidade... aí já resolve seu problema kkk
Vc verificou o retorno de diesel? Sera q nao ta jogando fora esse excesso, significa uns 20 a 30%, pode ser q esteja trancado, ai com a pressão e velocidade nao se nota...
Vou mandar verificar, obrigado pelas dicas amigo!
Pagel, já que esta procurando detalhes....
1 - Filtro de ar e mangueiras, estão limpos ? não tem nada restringindo o fluxo de ar ??
2 - Escapamento também ?? ta limpo ? Silenciador não tem sujeira dentro ?
3 - Freios, alguma roda presa ??
vc comentou que o respiro solta fumaça, mas isso vc deve ter visto com a camionete parada (em marcha lenta) ... e como sera que se comporta com o veiculo em movimento e com carga ?? pois o que sai ali.. é o ar que passou pelos anéis....
esta baixando oleo do carter ?
se alguma coisa não fizer sentido .... esqueça....
abraço
Obrigado pelas dicas amigo! Bom na ordem:
1- filtro de ar novo, com tudo limpo
2- escapamento nao verifiquei, mas vai pra lista kkk
3- freios completos novos, sem roda presa e bem lubrificados, rolamentos ok, tudo novo, gastei fortunas com isso tudo kkk
Com relacao ao motor, nao baixa oleo, mantem o nivel certinho, mas a fumacinha e mais um ar quente que uma fumaca propriamente dito, entao, sera que se for aneis por exemplo, qual fortuna terei que desembolsar? Vou ter que fazer o motor?
Se tiver que fazer motor, com certeza vai pra venda, pois meu bolso esta negativo, e nao aguento mais semanas no mecanico, custo extra com transporte de terceiros e um investimento impossivel para o momento. Ai f.... tudo, geral, prejuizo total.
Mas na minha mediocre opiniao, acho que nao e motor nao, pois ele anda tao bem, sem barulho estranho nem nada... ja li em outros topicos que essa fumaca e meio comum nos 229, sera?
Edintruder
15/06/2015, 22:22
Pagel, o 229 quando frio faz bastante fumaça, azul inclusive. Quando motor está quente faz mais fumaça preta. Pode fazer um pouco de fumaça azul. Mas o indicativo de troca de anéis é muita fumaça azul densa quando frio e quente, e dificuldade de ligar o motor de manhã, junto com falta de torque e baixa muito óleo.
Creio que o teu tem muita saúde ainda.
Pagel, não conheço 229 que não bota vapor no suspiro e até uma fumacinha. É normal, meu motor novo faz. Fique tranquilo. Ford abraço.
Opa, entao fico mais tranquilo, porque realmente, meu motor nao parece dstar ruim, ele puxa muito bem, e baixa rotacao vai so contando bonito, pode ser ladeira alta, pesado, vai que e uma beleza, nao acredito que pudesse ser motor ruim, outra coisa, de manha e bateu pegou, da ate um susto kkkkk
Ah, ja ia esquecendo, meu freio ta ficando muito duro, com sintomas de hidrovacuo, mas nao e sempre, quando o carro esquenta, fica meia boca o freio, mas vai bem, com o carro frio, ai tem que ter atencao. Mas eu li aqui no forum em topico antigo que pode ser mangueira da bomba de vacuo, ou a propria bomba, será? Ford abraco a todos!
Juliano_SBO
15/06/2015, 23:04
Pagel, vejo você sempre comentando do consumo da sua vtr, mas qual o padrão de uso? Urbano?
Pagel, vejo você sempre comentando do consumo da sua vtr, mas qual o padrão de uso? Urbano?
Sim, 99% urbano, com transito lento e desorganizado, mas não é pesado (anda e para) minha cidade tem ruas péssimas, e não da pra desenvolver bem, ando a 60 em trechos curtos, e o resto é 30/40, mas com pé sempre no limite encostando no carro da frente, mas de boa, com rpm baixo.
Acho que o consumo vai melhorar, mas não muito, sinto que apos tirar o caracol, ela anda mais esperta, com ronco mais forte e o ponteiro, aparentemente, esta baixando mais devagar, vou abastecer em breve e ver no que deu, pois rodo pouco, e pra um tanque de 88 litros, dá pra rodar bastante kkkk
Edintruder
16/06/2015, 15:52
Não adianta, nesse regime de trânsito lento e marchas curtas não tem como ser mais econômica que isso. A minha F em POA(Porto Alegre) faz 5km/l. Em POA a Ranger HSD fazia 7km/l. Trânsito parecido com o que relatas. Olhando por esse novo ângulo, de 6 a 7km/l é mais que normal.
No meu uso, que moro em balneário aonde anda de 30 a 70km/h, e bastante anda e pára, e trabalho em distrito industrial aonde fica a 10km de rodovia. O centro da cidade pego 18km de rodovia, então o meu uso é bem misto mesmo. Nesse uso misto tiro de 6 a 6,4km/l. Mas se pegar 100% em uso urbano 5 é o máximo que dá para fazer.
FabioMedeiros78
16/06/2015, 17:35
Realmente nao tem como comparar o consumo de um carro andando em transito, anda para, anda para, acelera para...
E principalmente se andas esgoelando ela... com a F eu levo a primeira basicamente ate uns 900 rpm e já engato a segunda mas se andar pisando e freiando em cima da bunda dos outros carros ela gasta como nunca!
Ps: o que deduz o consumo de um carro se chama motorista. No meu palio andava fazendo 9,6 em 15km cidade e transito e 15 rodovia, apos começar a trocar marcha em no máximo 2mil rpm o consumo dele foi para 12km/l (utilizo o torque de baixo rpm do motor E-tork)
Pagel, quanto ao freio faça os seguintes testes com o motor ligado:
-pise no freio e sinta o peso e altura do pedal;
-abra o capo e desconecte a mangueira do hidrovácuo e volte a pisar no freio avaliando peso e altura do pedal.
Caso não ocorra diferença, retorne ao cofre do motor e coloque a ponta do dedo na ponta da mangueira que vai para a bomba de vácuo e observe se há alguma sucção orunda da mangueira.
Caso não haja nenhum sinal de sucção, é bem provável que seja a bomba de vácuo.
Outra coisa, se o óleo do motor for de viscosidade maior que a recomendada com o tempo vai impregnando nas palhetas da bomba de vácuo obstruindo o funcionamento e com o motor aquecido tende a liberar as mesmas. É minha humilde e singela contribuição, Ford abraço.
Edintruder
17/06/2015, 09:07
A bomba de vácuo da minha F1000 está uma droga. Como não existe reparos para trocar dela, eu optei pelo hidroboost da F250. É outro mundo em sistema de servo-freio. Recomendo esse upgrade. Acho que isso deveria ser item de série em TODOS os veículos com mais de 2t. A Ranger é péssima de freio. A F1000 mesmo com freio ruim ainda freia mais do que uma Ranger.
Edintruder, minha Ranger é muito ruim de freio, trava e não para, não tem jeito. Esse sistema é adaptável nela? o hidroboost?
Edintruder
17/06/2015, 15:24
É sim Mirão. Se colocar pneus 33" na Ranger ela não tem força para arrastar nenhuma roda. A F1000, mesmo com servofreio ruim, se pisar forte arrastam as 4 rodas calçadas com 33".
Já o hidroboost é covardia. tem que pisar com cuidado para não arrastar os 35".
Pagel, quanto ao freio faça os seguintes testes com o motor ligado:
-pise no freio e sinta o peso e altura do pedal;
-abra o capo e desconecte a mangueira do hidrovácuo e volte a pisar no freio avaliando peso e altura do pedal.
Caso não ocorra diferença, retorne ao cofre do motor e coloque a ponta do dedo na ponta da mangueira que vai para a bomba de vácuo e observe se há alguma sucção orunda da mangueira.
Caso não haja nenhum sinal de sucção, é bem provável que seja a bomba de vácuo.
Outra coisa, se o óleo do motor for de viscosidade maior que a recomendada com o tempo vai impregnando nas palhetas da bomba de vácuo obstruindo o funcionamento e com o motor aquecido tende a liberar as mesmas. É minha humilde e singela contribuição, Ford abraço.
Muito obrigado Zé!
Então, foi no mecanico e ele verificou tudo como voce descreveu, e constatou que tinha uma rachadura na mangueira, fizemos a troca pra ver se melhorava e... quase nada. Ficou um pouco mais macio, mas continua ficando com pedal duro. Segundo ele o hidrovácuo está bom, e a bomba de vácuo (exaustor como ele fala) está puxando o ar normalmente, com boa pressão, então achei muito esquisito. Mas sua dica foi exata mestre kkkk
Ford Abraço!
A bomba de vácuo da minha F1000 está uma droga. Como não existe reparos para trocar dela, eu optei pelo hidroboost da F250. É outro mundo em sistema de servo-freio. Recomendo esse upgrade. Acho que isso deveria ser item de série em TODOS os veículos com mais de 2t. A Ranger é péssima de freio. A F1000 mesmo com freio ruim ainda freia mais do que uma Ranger.
Eduardo, e essa tal de hidroboost da f250 dá pra adaptar na minha F1000 véia?
A bomba de vácuo das F antigas não tem reparo?
É que meu bolso tá negativo, e não tava muito afim de comprar um negócio novo e caro, será que não tem jeito?
Valew! Ford abraço!
LUIZ170686
18/06/2015, 09:33
no caso do freio da minha F4000 também era muito duro de pisar, e foi piorando com o tempo, tanto que tinha que dosar o pé tinha que ser forte porém não muito intenso senão travava a roda...troquei hidrovácuo, revisei lonas e pastilhas e nada, alguns até diziam que era normal, até que um dia travou de vez que a camionete nem saia do lugar, e isso em outra cidade fiquei desesperado. botava 1ª marcha tinha que acelerar forte pra andar uns 5 metros forçado pra cacete, e ai parava de vez num saia de jeito nenhum, nem ré nem em 1ª...esperei uns 10 minutos e o freio destravou (que alivio), só que ai não podia pisar nele novamente que ele travava. a sorte que eu só tinha que andar em estrada, e ai vim tranquilo pra não precisar usar o freio. chegando aqui fui num cara especialista em freio desse cara das antiga e.... era simplesmente um flexível de freio que levava o fluído de freio para as duas pinças dianteiras que estava entupindo, por isso o pedal ficava duro pra acionar e depois foi travando cada vez mais pois ele foi obstruindo a passagem do fluído tanto pra frear quanto para liberar os freios. agora tá "molinho molinho", uma manteiga kkkk...e gastei R$ 40 incluindo mão de obra. desculpa o texto ai é que eu tenho que contar a história pra explicar o fato... aaahhhh nem preciso dizer que o primeiro cara que fez o serviço de revisão do freio pra mim era um burro né! pois disse que revisou tudo e não viu esse flexível entupido??? duro esse mechânicos...
Abraços.
no caso do freio da minha F4000 também era muito duro de pisar, e foi piorando com o tempo, tanto que tinha que dosar o pé tinha que ser forte porém não muito intenso senão travava a roda...troquei hidrovácuo, revisei lonas e pastilhas e nada, alguns até diziam que era normal, até que um dia travou de vez que a camionete nem saia do lugar, e isso em outra cidade fiquei desesperado. botava 1ª marcha tinha que acelerar forte pra andar uns 5 metros forçado pra cacete, e ai parava de vez num saia de jeito nenhum, nem ré nem em 1ª...esperei uns 10 minutos e o freio destravou (que alivio), só que ai não podia pisar nele novamente que ele travava. a sorte que eu só tinha que andar em estrada, e ai vim tranquilo pra não precisar usar o freio. chegando aqui fui num cara especialista em freio desse cara das antiga e.... era simplesmente um flexível de freio que levava o fluído de freio para as duas pinças dianteiras que estava entupindo, por isso o pedal ficava duro pra acionar e depois foi travando cada vez mais pois ele foi obstruindo a passagem do fluído tanto pra frear quanto para liberar os freios. agora tá "molinho molinho", uma manteiga kkkk...e gastei R$ 40 incluindo mão de obra. desculpa o texto ai é que eu tenho que contar a história pra explicar o fato... aaahhhh nem preciso dizer que o primeiro cara que fez o serviço de revisão do freio pra mim era um burro né! pois disse que revisou tudo e não viu esse flexível entupido??? duro esse mechânicos...
Abraços.
Minha história é identica a sua kkkkk
O animal que fez meus freios completo, trocou TUDO, estragou a pintura do carro com fluido de freio, e mesmo assim, QUASE ACABEI MEU CARRO ATRAZ DE UM ONIBUS POIS FIQUEI SEM FREIO. Não fui lá no cara nem tirar satisfação, pois eu ia fazer uma besteira muito grande.
Então, levei no mecanico bom que eu sempre faço o serviço na F agora, e ele resolveu pra mim, era o tal flexível traseiro, e ficou razoável o freio. Sempre dá uns soquinhos ao frear, até hoje, mesmo com discos novos (acho que já comprei empenados será?) ele sempre me incomodou, pois não freia macio. Agora essa fuleragem do pedal ficar duro, e depois voltar ao normal, ficar meia boca, tá complicado a coisa por aqui.
O serviço que ele fez de trocar a mangueira do exaustor pro hidrovácuo melhorou, mas não resolveu, acho que deve ser a bomba de vácuo que como o Zé disse, deve estar com óleo travando as palhetas,e quando esquenta melhora, só pode ser isto. Vou voltar lá e pedir pra ele revisar essa parte e ver no que vai dar, se o exaustor estiver ok, aí só resta ser o hidrovácuo mesmo.
Ford abraço amigos!
Edintruder
18/06/2015, 17:32
Hoje fiquei com uma pinça travada. Parei no posto para abastecer e logo que desci senti cheiro a queimado. Olhei em volta e saia fumaça da roda dianteira direita. Meti a mão no cubo achando que seria rolamentos e estava gelado. Olhei pelos furos dos aros e o disco estava azul...
Tirei a roda e abri o sangrador. O freio soltou na mesma hora. Segui viagem evitando usar freios, mas mesmo usando eles tudo voltou ao normal. Vou trocar o fluido de freio pois acho que é alguma sujeira pelo caminho também.
Pagel, se a tua F tem DH,pode instalar o hidroboost (HB). O HB usa pressão da bomba de DH para empurrar o cilindro mestre, dessa forma tem muito mais força e eficiência que o vácuo. Uma bomba de vácuo nova para a minha custava 1300,00, o HB usado comprei do Donivel por 600,00 mais 120,00 de mangueiras para instalação. Em resumo, saiu mais barato que melhorar os freios do que arrumar o sistema original.
Nem fala em bolso negativo, no sábado dia 6/6 eu estourei um pneu BF 35" dianteiro. Mandei vulcanizar um rasgo de 13cm. Ok, ficou bom. Ontem de manhã dia 17/6 quebrei um semi-eixo da roda dianteira direita. Arrancou as orelhas que seguram a cruzeta. Hoje dia 18/6 trancou o freio no início da viajem. E pra piorar quando estava perto de casa arrebentei outro pneu BF 35"! Amanhã o cara da recapadora virá buscar para ver se dará conserto também. O pneu que estourei no dia 6/6 está na traseira, e a F1000 hoje está carregada com cerca de 600kg de telhas de cerâmica. O reparo aprovou, então espero que o próximo aprove também.
Somando, 123,00 do pneu, mais 450,00 do semi-eixo, mais 70,00 da cruzetinha, e mais 123,00 do pneu que será recuperado (assim espero), somam 766,00 de prejuízos em um mês. Pneu pode dar em qualquer carro, semi-eixo foi muito azar. Quando eu desmontar olharei com calma para ver o que causou o dano, e o freio pode ser uma simples sujeirinha que causou esse transtorno...
A vida é assim mesmo, está tudo ok e quando menos se espera toma-se uma paulada na cabeça!
No ano retrasado acho que foi, quebrei um setor de direção, fazendo merda, obviamente. Tomei uma paulada de 700,00. C0loquei um setor novo da F250 (350,00 mais pitmann 150,00) e mais mangueiras para instalação, 100,00 e mais a junta elástica da coluna 100,00. Mais uma vez saiu mais barato fazer uma melhoria no sistema de direção do que consertar o sistema original.
Entenda que só não estraga carro de quem não tem carro. A minha F1000 creio que deu esse lance no freio por falta de uso, pois ela tem ficado muito tempo parada, o que também estraga muita coisa por falta de uso.
Hoje eu levei a branquela pra ver o motor de arranque, o eletricista afastou o escapamento e tirou o arranque por cima sem nenhum problema. Era somente desgaste das buchas. Ficou em 70 reais.
Waldir Carlos
18/06/2015, 18:42
Edin, faz parte. As F-1000 são veículos robustos e tal, mas é preciso considerar que estamos tratando de carros com dezoito, vinte, ou mais anos! Fadiga, pelo tempo de uso e, em determinadas situações, alguns "excessos"; motivados por nós.
Sei que você tem experiência, mas sugiro que revise o sistema de FREIOS; inteiramente. Vale lembrar, que o DOT4 tem validade. No mais, relaxa e aguarda melhores dias. Tudo se acertará; em breve.
[]s
Eita Edin, tomou uns prejuizos chatinhos por ai, mas pensa positivo, tua F e muito show de bola, vale a pena cada centavo gasto. Minha F ta ficando melhor agora, depois de gastar 12 pilas com manutencoes, revisoes corretivas e outras coisinhas que por culpa do velho muquirana, o carro tava a 17 anos rodando pouco, nao recebeu manutencao nenhuma.
Meu ultimo prejuizo foi a bomba e bicos, gstei 1300, mas ficou bom, tirei o caracol do turbo, que abafava o motor e o consumo aumentava muito, agora fico bom, graças a Deus! MINHA F FAZ 8,5 POR LITRO. Enfim resolvi o problema! Gostei porque o carro ficou muito mais esperto e o ronco ficou bonito, nao aquela coisa abafada como antes kkkkk
Bom, estou satisfeto com o carro, e meu proximo passo e resolver a questao dos freios, depois a parte eletrica que vou fazer completa, ja era pra ter feito antes, ja sofri com esses micos eletricos. Espero estar no caminho certo kkkk
Ford abraco a todos!
Edintruder
22/06/2015, 07:54
Boa notícia Pagel! Finalmente melhorou o consumo dela! Mas estás ficando com uma Efe semi-nova!
Eu Tb recomendo 100 % a substituição do hidrovacuo pelo sistema De freios hidráulico (F250) hidrobuster! Coloquei na minha efe e esse sistema é muito bom !!!!
Minha F tem DH, então posso instalar certo? Mas e como fica se der pau na bomba de Direção? Fico sem o dois?
O sistema original sai? Fico sem hidrovácuo? E o exaustor servirá pra que?
Desculpe as perguntas bobas, mas eu nunca vi uma F com esse sistema, vou ter que convencer meu mecanico originalista a mudar um negocio que está aí a décadas e atualizar para algo melhor, mas desconhecido talvez.
E esse sistema funciona bem mesmo?
Ford Abraço a todos!
sallespickup
23/06/2015, 17:13
cara Hidrobust é bom porem bem caro, se seu hidrovacuo é bom um depressor usado em bom estado vc paga uns 400, ja o conjunto hidrobust cerca de 1500
Edintruder
23/06/2015, 22:58
Paguei 600 usado com o Donivel.
Se faltar pressão por algum motivo, como o motor morrer, por exemplo, o feio funciona normal porém sem a assistência, assim como está hoje. Fica pesado mas freia igual.
Pessoal, passando para atualizar o topico!
Fiquei feliz com meu consumo a toa, pois quando medi, fiz estrada e cidade, entao, fiz media de 8,5 por litro, mas agora 100% cidade, despencou para 7,5 por litro.
Sei que voces vao dizer que ta bom, mas fiquei triste, investi uma nota em bomba, bicos, escapamento para desabafar o motor, e a melhora foi mediocre, perto do que o pessoal fala por aqui.
Acho que vou ter que me contentar que minha F e beberrona mesmo, infelizmente kkkkk
Hah, outra coisa, a caixa evaporadora do meu AC deu problema, vou ter que comprar outra, dessas universais quadradinhas mesmo, me digam, alguem ja viu uma dessas no teto?
Queria no teto pra puxar o ar quente de cima e jogar o ar de cima pra baixo, deve ficar bem melhor. Nao quero debaixo do painel pois fica muito longe do motorista, e sou calorento pra caramba, nao me preocupo com estetica kkkkk quero mesmo que fique gelado. Sera que cabe ali no meio? O dreno fica embaixo,sera que vai dar certo? Vou postar fotos da evaporadora pretendida ok! Ford abraco a todos!
sallespickup
17/07/2015, 08:02
pagel, tem uns modelos de caixa que tem saidas para mangueiras, ai vc deixa a caixa onde esta e só sobe as mangueiras, pro teto, bem mais facil, pois senão, vc tera de subir alem da caixa as mangueiras do compressor e a saida de agua(dreno)
pagel, tem uns modelos de caixa que tem saidas para mangueiras, ai vc deixa a caixa onde esta e só sobe as mangueiras, pro teto, bem mais facil, pois senão, vc tera de subir alem da caixa as mangueiras do compressor e a saida de agua(dreno)
Muito obriado pela dica amigo!
Entao, ja tinha pensado nisso tambem, mas o que acontece, quando eu coloco a caixa em baixo, ela capta o ar frio da parte baixa da cabine, entao, demora mais pra resfriar a cabine, por isso a ideia de fazer no teto, pois pega o ar quente e joga o ar frio de cima pra baixo, fazendo o ar quente subir e assim melhora muito a refrigeracao do veiculo. No momento a minha caixa esta assim como voce falou, embaixo do painel dentro do porta luvas. Aqui na Amazonia e escaldante, o clima e terrivel, tem dias que se tiver um termometro, com o carro fechado no sol, acho que passa dos 50 graus com certeza kkkkk
Vou continuar buscando imagens na internet, pois nunca vi uma dessas na posicao que eu quero botar. Ja medi, e vai dar certo, essa semana vou fazer o servico a assim que terminar, posto as fotos e as primeiras impressoes de como ficou ok!
Ford abraco a todos!
Pessoal, estou com problemas, a F fica vibrando/roncando em ponto morto em desaceleração entre 40 e 20 km/h o que pode ser?
Engatado nao ha problema (tambem como motor roncando kkkk)
Fiz uma revisao a poucos dias e verifiquei o eixo traseiro, lubrificacao, troca de rolamento dianteiro direito que roncava, reparo das pinças de freio, arqueamento das molas com trocas de todas as buchas necessarias por marca de qualidade, e... de uma hora pra outra, comecou essa roncadeira danada...
O carro vibra um ouco, bem de leve, estranho demais kkk. As cruzetas foram trocadas na revisao em abril e pouco rodei desde la, e tambem o meca teria visto problema nas cruzetas na lubrificacao certo? O que mais pode ser?
ricarvalhal
18/11/2015, 08:53
Será que não é cardan desbalanceado, pois foi desmontado. Além disso o arqueamento de molas modifica o angulo do cardan com o diferencial ....
Pessoal, estou com problemas, a F fica vibrando/roncando em ponto morto em desaceleração entre 40 e 20 km/h o que pode ser?
Engatado nao ha problema (tambem como motor roncando kkkk)
Fiz uma revisao a poucos dias e verifiquei o eixo traseiro, lubrificacao, troca de rolamento dianteiro direito que roncava, reparo das pinças de freio, arqueamento das molas com trocas de todas as buchas necessarias por marca de qualidade, e... de uma hora pra outra, comecou essa roncadeira danada...
O carro vibra um ouco, bem de leve, estranho demais kkk. As cruzetas foram trocadas na revisao em abril e pouco rodei desde la, e tambem o meca teria visto problema nas cruzetas na lubrificacao certo? O que mais pode ser?
Edintruder
18/11/2015, 16:07
Esse ângulo do cardam com o diferencial, se não estiver perto de 0° gera muita vibração na transmissão.
Será que não é cardan desbalanceado, pois foi desmontado. Além disso o arqueamento de molas modifica o angulo do cardan com o diferencial ....
Excelente observaçáão amigo, muito obrigado, vou verificar isso...
Esse ângulo do cardam com o diferencial, se não estiver perto de 0° gera muita vibração na transmissão.
Obrigado Edin, realmente, a vibracao incomoda demais agora esta mais acentuada, vibra em velocidade media entre 70 e 60 e depois entre 45 e 25, incrivel, e somente quando desengatada na banguela kkkk fora dessas faixas nem treme, coisa de outro mundo, acho que e carda empenado mesmo, e tome despesa kkkkkk
ricarvalhal
27/11/2015, 07:45
Pagel, li em algum lugar alguém que teve um problema parecido com o seu, e era a porca que prende a luva ao pinhão que estava solta, assim quando acelerava ficava normal e quando desengatada vibrava... acho que era mais ou menos isso....
segue uma foto da porca....
517446
mas acho que isso pode acontecer do lado do cambio também....
ricarvalhal
27/11/2015, 13:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/146800-f1000-1987-fenix-10.html
Pagel, li em algum lugar alguém que teve um problema parecido com o seu, e era a porca que prende a luva ao pinhão que estava solta, assim quando acelerava ficava normal e quando desengatada vibrava... acho que era mais ou menos isso....
segue uma foto da porca....
517446
mas acho que isso pode acontecer do lado do cambio também....
Passando para atualizar o tópico, fiz 1 ano com a F-1000 e posso dizer que estou muito satisfeito com a máquina, foram tempos difíceis, passei por problemas financeiros graves, quase vendi tudo que tenho pra voltar a dormir bem, muito por conta dos investimentos pesados no carro, mas graças a Deus consegui sanar parte dos meus problemas, e assim a F ficou, espero que possa me levar e trazer no trabalho por um bom tempo kkkk. Vou tentar postar algumas fotos... Outra hora posto a lista de serviços feitos nela, mas posso adiantar que grande parte foi com dicas preciosas de todos aqui do Fórum que SEMPRE foram muito solícitos e técnicos em todos os posts, e isso foi muito importante pra mim, e espero que outras pessoas possam usar esse espaço para aprender e compartilhar. Um Ford abraço a todos!
Edintruder
05/02/2016, 09:01
Pagel, como está o consumo dela hoje?
Pagel, como está o consumo dela hoje?
Está 8,5 por litro na cidade e 10 na estrada, com o ar condicionado 100% do tempo ligado e gelando muito graças a Deus kkkkk.
Parece que em dias que eu ando muito o carro fica mais econômico e muito macio de rodar, não sei se é impressão minha, mas parece que rodar pouco não aquece o suficiente e parece que o carro pede pra ir mais longe pra que o funcionamento fique mais "liso" e parece que acopla melhor os componentes quando rodo bastante. Tenho a impressão que depois de um dia mais cansativo, colocando a máquina pra rodar muito ele vai abrir o bico como em carros a gasolina, mas é o contrário, no outro dia está tudo muito bem. Estou gostando muito de ter uma rotina diária andando de F-1000, estou pensando em gravar uns videos da F andando e fazer um canal no youtube, não vi muitos videos "normais" de uso no dia a dia de F-1000, acho que seria legal.
Fico feliz que o Sr. esteja na ativa por aqui, sei que sua participação neste forum é muito importante para muitos colegas aqui, parabéns!
Pagel , manda fotos!!!
Estou tentando, já até diminui o tamanho dos arquivos, mas não consigo fazer Upload das fotos de jeito nenhum, não sei o que acontece, vou tentar de novo, pode deixar! :concordo: Ford Abraço!
522048522049522050522051522052522053522054
Coophamat
06/02/2016, 22:23
Parabéns pagel, muito bem cuidada sua EFE. Tenho certeza que tem mais espaço interno e conforto que muito SUV caro.
Essa F1000 se continuar neste ritmo, ficara para os seus netos!!! Ta show a maquina. Abraço
Parabéns pagel, muito bem cuidada sua EFE. Tenho certeza que tem mais espaço interno e conforto que muito SUV caro.
Com certeza, muita gente no trabalho me chama de louco, dizem que fiz a maior besteira da minha vida, que carro velho nao presta kkkk, mas fui contra o pessimismo, e hoje tenh um carro confortavel pra cidade, resistente pra viagens, carrego de tudo e estou sempre com sobra de força debaixo do capô, entao, nao ligo pro que os outros falam, me sinto bem assim, e espero continuar sendo um feliz proprietario de uma F-1000
Essa F1000 se continuar neste ritmo, ficara para os seus netos!!! Ta show a maquina. Abraço
Tenho essa mesma impressao amigo, o carro parece tao resistente, que o tempo vai passando e ele nao tem aquele aspecto de carro velho, conheço gente que tem carro de plastico 2014 que bate tudo dentro, fede a gasolina, suor, coisa feia de se ver kkkkk, mas a F e forte, parece ser tudo borracha e ferro, nao bate, nao incomoda, ate as portas sao boas, nao entra agua, parece carro caro, coisa bem feita, gosto muito da F, e se meus filhos e netos gostarem tambem, possivelmente fique com eles kkkk, mas antes disso, vou rodar uns mihares de km nela e ser o mais feliz possivel. Ford abraço a todos!