Ver Versão Completa : Barulho na suspensão da Ranger Xls
Vagner Soares
07/01/2015, 22:51
Caros Senhores
Sou novo aqui no Fórum,tenho uma Ranger Xls 2.3 16v 2005 Cd.
Ultimamente apareceu um barulho na altura das balanças dianteiras(as vezes parecia ser na barra de torção..)
um "Téc téc" como se tivesse com as bieletas frouxas ao passar suavemente em lombadas,subir ou descer rampas etc,Mas o estranho é que se eu passar em algum buraco mais profundo o barulho não se manifesta!
Minha garagem é um suave declive e estaciono de frente e sempre saio de ré;quando vou saindo acontece um "téc"... as vezes parece que a barra estabilizadora está sem a bucha e ela bate no chassi, entendem ? Mas está tudo ok com elas,e buchas suas bieletas. Levantei a mula(nome da minha Ranger) forcei balanças inferiores,superiores pivôs e não percebi nenhuma folga!
O Que percebi, que as buchas das balanças superiores estavam um pouco rachadas e nada além.
Já balancei pros lados,pra frente pra trás e nenhum sinal da origem desse "tec tec " quando passa em lombadas...
Lendo por aqui,vi que poderia ser as pastilhas de freio, as troquei, limpei e lubrifiquei os pinos guia da pinça de freios,colei as pastilhas com fita dupla face para não balançar e nada!!! o maldito "tec tec" acontece.
resolvi trocar as balanças superiores,elas chegaram hoje.São da marca kictech, as peças parecem robustas mas nunca ouvi falar.
488852488853488854
cada peça é identificada com a letra L de Left= esquerda e R de right= direita. Alguém conhece ou já usou essa marca?
também comprei dois pivos da SKF pra trocar .Ainda nao recebi..
tenho muita fé que sejam eles ... caso eu troque pivos,balanças e nao acabe o barulho não sei o que fazer !
Quando trocar,vou postar aqui os resultados.
Alguém já enfrentou algo semelhante na ranger ???
Abraço à todos!
CONFIDENTE
08/01/2015, 12:42
Vagner,
Tive uma viatura igual a essa, não sei se já aconteceu contigo, mas a bieleta da minha do lado do motorista perdi duas vezes, resolvi esse problema colocando uma porca pelo lado contrario ao lado do aperto, ou seja, colocava a normal e depois colocava outra no sentido contrario, o engraçado que isso só acontecia do lado do motorista.
Quanto ao seu problema, acredite, são as bieletas mesmo, sofri com esse barulho quando passava em um quebra mola devagar, alias, são as buchas propriamente ditas, se retira-las vera que estão detonadas, isso que ocasiona esse barulho chato que se refere, infelizmente não se vende apenas as buchas e você terá que comprar a bieleta inteira.
Troque, mas coloque as bem vagabundas, pois as originais não prestam, coloquei uma paralela que durou mais de dois anos, vendi e conversando com o novo dono ele disse que nunca trocou nada na viatura.
Faça o mesmo teste que eu fiz, afrouxe e reaperte os parafusos bem forte e de uma volta, voce vera que o barulho vai sumir, mas voltara rapidinho pois quando passar pela primeira lombada a bucha vai perder o aperto.
Espero ter ajudado.
Vagner Soares
08/01/2015, 20:57
Vagner,
Tive uma viatura igual a essa, não sei se já aconteceu contigo, mas a bieleta da minha do lado do motorista perdi duas vezes, resolvi esse problema colocando uma porca pelo lado contrario ao lado do aperto, ou seja, colocava a normal e depois colocava outra no sentido contrario, o engraçado que isso só acontecia do lado do motorista.
Quanto ao seu problema, acredite, são as bieletas mesmo, sofri com esse barulho quando passava em um quebra mola devagar, alias, são as buchas propriamente ditas, se retira-las vera que estão detonadas, isso que ocasiona esse barulho chato que se refere, infelizmente não se vende apenas as buchas e você terá que comprar a bieleta inteira.
Troque, mas coloque as bem vagabundas, pois as originais não prestam, coloquei uma paralela que durou mais de dois anos, vendi e conversando com o novo dono ele disse que nunca trocou nada na viatura.
Faça o mesmo teste que eu fiz, afrouxe e reaperte os parafusos bem forte e de uma volta, voce vera que o barulho vai sumir, mas voltara rapidinho pois quando passar pela primeira lombada a bucha vai perder o aperto.
Espero ter ajudado.
Caro amigo Confidente,Obrigado pelas dicas! mas no caso,para fazer este barulho chato as buchas não deveriam estar detonadas? as minhas estão bonitinhas.Já fiz este teste de afrouxar e apertar as bieletas para ver o comportamento,mas não percebi diferença,mesmo que temporária.
Amanhã será o dia da "cirurgia" rssrs , vou trocar as duas balanças e os dois pivôs da balança inferior.Vamos ver no que dá.
Abraço.
CONFIDENTE
09/01/2015, 14:43
Vagner,
Meu amigo,
Voce so ve quando as tira, mas como já comprou esse montão de peças não ha mais o que fazer, mas que são as bieletas com certeza é.
Abraços
Vagner Soares
11/01/2015, 15:55
Boa tarde a todos!
Amigo Confidente.
Na sexta a "mula" ficou o dia todo no meu mecânico e eu junto. Foram trocadas as duas balanças superiores(kictech),o braço axial direito(skf),os dois terminais de direção(viemar),as dua bieletas da barra estabilizadora(cofap) e os dois pivos da balança inferior(skf).
Ao testar na rua(andei muito) e ao voltar pra casa não tinha mais barulho fiquei satisfeito,mas ontem de manhã quase infartei ao perceber que o barulho voltou,está lá... como se tivesse feito nada.
Foi verificado as barras de torção,amortecedores e tá tudo 100%.até calço de motor ele olhou... e o maldito barulho acontece e não acontece sempre,é mais quando passo em uma leve lombada ou subo uma ladeira.
Se mais alguém tiver alguma dica,ficarei grato.
Att
CONFIDENTE
12/01/2015, 11:19
Meu amigo,
Continuo o meu diagnostico nas bieletas pois nas minhas eram elas.
O que você pode ver também ( na saga para descobrir o meu foi assim) é ver se o cano de descarga esta "solto" no meio da viatura ou "mula" o cano é preso por uns ganchos e neles tem uma buchas, conforme vai balançando vai tendo um desgaste a minha eu troque aquelas buchas.
Uma outra coisa é, não sei se vou conseguir explicar, se deixar debaixo do carro mais ou menos no meio dele voce vera uma especie de emenda (uma chapa superior e outra superior) tipo unindo as duas partes do veiculo, o barulho pode estar ali, pois como voce disse, só acontece ao passar por lombada, ele força essas duas placas e seus parafusos, o barulho pode vir dai.
Agora uma outra coisa ( que pode rir mesmo pois é comigo) é que apos retirar o barulho eu achei continuava ouvindo o tal tec, tec, quando na realidade era um crucifixo que ganhei de Crima do meu sobrinho e deixava preso no acendedor de cigarros, quando passava por uma lombada ele batia no painel da viatura. ahahahahahahahah
Vagner Soares
14/01/2015, 23:58
Boa noite !
Confidente
Fiz essa análise que me aconselhou,quase morei embaixo da ranger e nada de uma possível origem do danado do barulho.Sei lá,as vezes penso ser alí na ponta da barra estabilizadora na balança inferior...mas não tem como,meu mecânico verificou tudo e está perfeito.Estou super desapontado,fiz praticamente a suspensão da frente toda e o barulho não sumiu.
Att.
Duque Duro
15/01/2015, 23:13
Boa noite !
Confidente
Fiz essa análise que me aconselhou,quase morei embaixo da ranger e nada de uma possível origem do danado do barulho.Sei lá,as vezes penso ser alí na ponta da barra estabilizadora na balança inferior...mas não tem como,meu mecânico verificou tudo e está perfeito.Estou super desapontado,fiz praticamente a suspensão da frente toda e o barulho não sumiu.
Att.
Boa noite, Vagner.
Escrevi sobre isso em outro tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/88516-barulho-suspencao-supencao-dianteira-esquerda-ford-ranger-4.html
Espero que lhe seja útil.
Vagner Soares
21/01/2015, 16:34
Boa noite, Vagner.
Escrevi sobre isso em outro tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/88516-barulho-suspencao-supencao-dianteira-esquerda-ford-ranger-4.html
Espero que lhe seja útil.
Obrigado amigo!
Já havia lido este post completo ....rsrsrsrs
Mas ainda estou chateado pois não achei a origem do barulho...sei que é na frente,é um barulho muito forte de ferro com ferro é como "se fosse engrenagem com areia" sabe ? aquela coisa "moendo".
troquei balanças superiores,pivos,bieletas e nada.Já procuramos(eu e mecânico) embaixo do carro todo,na descarga barra estabilizadora,barra de torção e nada feito.Gosto muito do carro estou até meio triste,pois o carro é "inteirasso" e quando passo numa lombada dá estes estalos horríveis.Agora só ando de vidro fechado de vergonha rssrsrs
Duque Duro
25/01/2015, 00:50
É o para-choque? Tá apertado? Radiador?
RomuloMG
28/01/2015, 06:38
Boa tarde a todos!
Amigo Confidente.
Na sexta a "mula" ficou o dia todo no meu mecânico e eu junto. Foram trocadas as duas balanças superiores(kictech),o braço axial direito(skf),os dois terminais de direção(viemar),as dua bieletas da barra estabilizadora(cofap) e os dois pivos da balança inferior(skf).
Ao testar na rua(andei muito) e ao voltar pra casa não tinha mais barulho fiquei satisfeito,mas ontem de manhã quase infartei ao perceber que o barulho voltou,está lá... como se tivesse feito nada.
Foi verificado as barras de torção,amortecedores e tá tudo 100%.até calço de motor ele olhou... e o maldito barulho acontece e não acontece sempre,é mais quando passo em uma leve lombada ou subo uma ladeira.
Se mais alguém tiver alguma dica,ficarei grato.
Att
Vagner bom dia!
vou te dar mais uma possibilidade de barulho na suspensão ao passar por valetas. (Barulho de metal contra metal). Verifique as buchas das bandejas inferiores. Se elas estiverem desgastadas podem fazer as barras de torção baterem no orifício das bandejas inferiores por estarem descentralizadas do mesmo. Não da para ver se essas buchas estão desgastadas com a suspensão montada pois fica tudo muito tencionado mas há indicativos desse desgaste: parafuso de aperto da barra de torção apertado ao máximo e suspensão ainda baixa.
Comprei as buchas das bandejas inferiores para trocar da minha a r$ 100,00 cada na Ford (com 30% de desconto para cnpj). Estou refazendo minha suspensão toda: buchas das bandejas inferiores (originais), bandejas superiores (cofap), 4 amortecedores (cofap), buchas e jumelos do feixe de molas traseiro (originais), discos de freio (fremax), pastilhas de freio (frasle) e pivôs inferiores originais.
a minha também tem esse barulho de metal com metal ao passar em valetas. Espera que com toda essa troca pare. Postarei o resultado. Certo é que minhas buchas inferiores estão ruins.
um abraço!
Ford Ranger CD XLT 4x4 3.0 PSE 2007
Vagner Soares
29/01/2015, 13:34
Vagner bom dia!
vou te dar mais uma possibilidade de barulho na suspensão ao passar por valetas. (Barulho de metal contra metal). Verifique as buchas das bandejas inferiores. Se elas estiverem desgastadas podem fazer as barras de torção baterem no orifício das bandejas inferiores por estarem descentralizadas do mesmo. Não da para ver se essas buchas estão desgastadas com a suspensão montada pois fica tudo muito tencionado mas há indicativos desse desgaste: parafuso de aperto da barra de torção apertado ao máximo e suspensão ainda baixa.
Comprei as buchas das bandejas inferiores para trocar da minha a r$ 100,00 cada na Ford (com 30% de desconto para cnpj). Estou refazendo minha suspensão toda: buchas das bandejas inferiores (originais), bandejas superiores (cofap), 4 amortecedores (cofap), buchas e jumelos do feixe de molas traseiro (originais), discos de freio (fremax), pastilhas de freio (frasle) e pivôs inferiores originais.
a minha também tem esse barulho de metal com metal ao passar em valetas. Espera que com toda essa troca pare. Postarei o resultado. Certo é que minhas buchas inferiores estão ruins.
um abraço!
Ford Ranger CD XLT 4x4 3.0 PSE 2007
Amigo,obrigado pela ajuda!
Meu mecanico olhou tudo isso(eu junto), a barra de torção está centralizada no orificio da balança inferior,mas de qualquer forma,vamos dar mas uma olhada,conferir denovo as buchas e tal.... Esse barulho ta me matando de desgosto... Obrigado !
mguriano
18/02/2015, 01:18
Boa noite Vagner. Mês passado tive uma experiência desagradável com a minha Ranger. Estava na estrada, já chegando na cidade e ouvi um barulho na roda dianteira esquerda, bem parecido com metal moendo. Não continuei a viagem, apesar de toda a suspensão parecer estar em ordem. Levei no dia seguinte ao mecânico e o problema era rolamento quebrado. Às vezes o seu ainda está com pouco dano, mas prestes a abrir o bico.
Vagner Soares
29/03/2015, 22:45
Caros Senhores....
Faz uns 20 dias ouve umas chuvas muito fortes aqui no RJ e numa dessas teve uma enchente onde moro.E passei numa enchente com água até a metade das rodas e desde este dia em diante o barulho desapareceu !!!!
Milagrosamente desapareceu,não sei o que houve... mas estou feliz com isso,em breve cenas do próximo capítulo..
Vagner Soares
23/05/2015, 07:37
Bom dia !
Consegui achar a origem do maldito barulho(tec tec tec) da suspensão dianteira....
e o pior, eu mesmo achei ,mesmo ter levado varios mecanicos e nenhum achou,mas vou narrar os fatos:
Na quarta pela manhã o carro não dava partida,o arranque estava rodando vazio,daí fui verificar,arranquei a roda dianteira esquerda,retirei aquele "guarda pó"... para lama,se lá que fica atrás da roda e fui mexer no arranque....era o bendix que foi pro saco!
Mas quando retirava o arranque,sem querer me apoiei no amortecedor dianteiro e ele deslocou e deu um sonoro tec !! e eu disse achei !!!
A bucha do amortecedor é uma espécie de cone e tem um rasgo onde se mais ou menos se encaixa no batente onde o amortecedor é preso.E esse rasgo estava "rasgado demais" estava gasto o que fazia que quando a suspensao trabalhava,a balança subia e a beira deste batente passava direto por este rasgo na bucha e batia no parafuso de fixação do amortecedor !!
As vezes acontecia e as vezes não porque a bucha rodava e o rasgo da bucha saia da direção do batente.... aquele buraco onde entra a bucha com a ponta do amortecedor!
Enfim, espero que esta minha experiencia sirva de ajuda para os demais usuarios !
Att502559
Vagner Soares
23/05/2015, 07:39
Esqueci de dizer, tudo foi resolvido com substituição das buchas e CASO ENCERRADO !!!
Sidney augusto
01/12/2015, 03:51
Ola bom dia tenho uma ranger 2013 esta com 24 km rodado quando eu paso no quebra mola eu sinto que a frente fica rinjindo oque seria ja olhei tudo em baicho nao vejo nada a suspensao esta zera obrigado
hewerton andrey
06/09/2017, 21:10
Boa noite amigo e simples troca as buchas da cabine na frente e as da barra de direcao nao minha nao faz mais barrulho nenhum. fica esta dica ok.