nelsonmatos
25/12/2014, 02:08
Boa noite galera, estou negociando uma Cherokee sport cor vinho 1998, manual, segundo dono, o carro se encontra com 118 mil km e nunca teve gnv. O que devo observar neste carro? Falo isso pois, o cara que está me vendendo mora no interior do RJ e o mecânico que eu tinha não mora mais em Niterói, observei que devo observar estalos quando se passa em ondulações, pois podem ser trincas perto da caixa de direção, o que mais devo observar? Abç
Pablo.pinto2007
25/12/2014, 18:34
Boa noite galera, estou negociando uma Cherokee sport cor vinho 1998, manual, segundo dono, o carro se encontra com 118 mil km e nunca teve gnv. O que devo observar neste carro? Falo isso pois, o cara que está me vendendo mora no interior do RJ e o mecânico que eu tinha não mora mais em Niterói, observei que devo observar estalos quando se passa em ondulações, pois podem ser trincas perto da caixa de direção, o que mais devo observar? Abç
Já que o câmbio é mecânico... vc terá menos coisa pra observar... digamos assim...
O motor é o mais importante na minha opinião o resto vc consegue arrumar mais fácil... bem no motor eu aprendi que deve-se ligar ele frio, ou seja, vc deverá ser o primeiro a ligar o carro no dia em que for vê-lo... e observar se nessa primeira partida ele vai falhar, oscilar ou engasgar... acelere até os 3 mil RPM e veja se a rotação cai normalmente... com o motor ligado abra a tampa do radiador, não pode aparecer bolhas, a água deve ficar balançando, mas bolhas não, e caso a tampa voe longe (por isso cuidado ao abrir, tire seu rosto da mira), o cabeçote já foi pro saco faz tempo. Bolhas significa pequena trinca e tampa voando significa junta queimada ou algo pior, trincas grandes... Observe a polia principal, a que pega no eixo do vira-brequim, se ela está bem alinhada, se balança ou não e caso compre, na primeira oportunidade mande retirar (ou vc mesmo, não sei se é vc quem faz seus serviços), para ver se ela está soldada ou se é original, com anel de borracha, o porque disso? o nome dessa polia é balanceador dinâmico do motor, ou seja, aquela borracha não é à toa, ela protege o motor das vibrações externas, então se tiver soldada ou suspeitar de que ela foi reemborachada, é bom trocar, pois elas vem balanceadas de fábrica e caso não estejam balanceadas, podem danificar o motor, tenho um amigo que bateu o motor numa trilha só por isso, é lógico que o motor dele vinha rodando à algum tempo com essa polia soldada e no futuro estragou e não tenho dúvidas que foi por isso... danificou os casquilhos da primeira biela, quebrando-a, quebrou o bloco e aí vc imagina o problema que ele não teve.... pois não é só fazer o motor em si, teve que mandar soldar o bloco e a retífica ainda achou uma trinca no cabeçote (que já devia tá lá)...
No mais a suspensão, se bate alguma coisa, se puxa no volante... coloque ela em 4x4 full time e ande até 80km/h para ver se o diferencial dianteiro está roncando... se balança o volante... freios... freio de mão... puxe o freio de mão e tente dar uma ré... é pra travar, pra frente não é tão bom, mas de ré é pra ser super eficiente... digo isso porque a minha ZJ não tinha mais lona no freio de mão, troquei e eficiente mesmo pra valer só pra traz, devido o câmbio auto... como a sua é manual faça o teste engatando a ré... como ela deve ser tambor na traseira possa ser que seja diferente, seja realmente eficiente nos dois sentidos... mas no meu caso que é a disco ela tem outra lona por dentro do disco de freio só para o freio de mão.
Veja se tudo funciona... retrovisores, limpadores (principalmente o traseiro)....
Minha pequena contribuição...
Pablo
nelsonmatos
26/12/2014, 13:25
Obrigado Pablo, agora estou com duvida, rs..., se o cabeçote já estiver ido para o saco, o carro teria que aquecer correto?