PDA

Ver Versão Completa : Perguntas de Novato: Capacidade de Submersão da nova troller.

LuizRR
20/12/2014, 23:48
Olá novos colegas, sou novo no fórum e estou entrando neste mundo offroad essa semana.
Adquiri o novo modelo da troller (chega terça feira - meu primeiro carro desse tipo), pedi para instalar o "snorkel".
Andei lendo que a capacidade de submersão garantida pela fábrica é de 800mm (80cm), correto?
Vi que algumas pessoas tem problemas com a mal acoplagem do snorkel e que ele pode vir a falhar permitindo a entrada de água no filtro de ar, isso procede? Há como constatar isso?
Também li um comentário em um dos vídeos da troller no youtube afirmando que, mesmo com a dita capacidade de submersão, é possível que a diferença de temperatura da água e das partes mecânicas (tais como caixa de marcha e diferenciais) propiciem a entrada de água e lama contaminando essas peças. Ocorre mesmo? Alguém já testou a nova troller na água e sabe informar a experiência?

Muito obrigado desde já, é um prazer poder aprender com os mais experientes.

Abraços!

Martin427
22/12/2014, 12:44
Ouvi dizer de problemas com o snorkel do modelo antigo, não na novo.

Um teste que o pessoal faz é passar um cigarro aceso bem pertinho das conexões/juntas/emendas do snorkel, com o motor ligado: se puxar fumaça pra dentro, é por que está vazando.

Quanto a capacidade de submerssão, ela é definida da seguinte forma: "até X centímetros, garantimos que não haverá nenhum problema", e "com snorkel, a capacidade passa a ser de Y centímetros, mas componentes eletrônicos tais como bomba elétrica de combustível, sensores etc etc etc serão submersos e podem eventualmente dar problema, e isso não é coberto pela garantia". Isso é algo do tipo "fizemos nossos melhores esforços para evitar problemas, mas o risco é seu."

Outro ponto muito importante: se você entrar na água com a hélice do radiador acoplada, ela vai quebrar. Tem que esperar desacoplar, o que é facilmente notado pelo barulho do motor.

E, eu, na verdade, não me preocuparia com câmbio, diferencial e bloco do motor, mas, sim com aquela enorme caixa de relés e fusíveis do lado do motorista, dentro do cofre do motor. Parece ser bem vedada (bem mais que em carros de passeio normais), mas com certeza não é totalmente a prova dágua - aparelhos eletrônicos feitos para serem submergidos tem um aspecto muito, muito diferente.

Abraço,
Martin

jipeiroMT
22/12/2014, 15:23
Ouvi dizer de problemas com o snorkel do modelo antigo, não na novo.

Um teste que o pessoal faz é passar um cigarro aceso bem pertinho das conexões/juntas/emendas do snorkel, com o motor ligado: se puxar fumaça pra dentro, é por que está vazando.

Quanto a capacidade de submerssão, ela é definida da seguinte forma: "até X centímetros, garantimos que não haverá nenhum problema", e "com snorkel, a capacidade passa a ser de Y centímetros, mas componentes eletrônicos tais como bomba elétrica de combustível, sensores etc etc etc serão submersos e podem eventualmente dar problema, e isso não é coberto pela garantia". Isso é algo do tipo "fizemos nossos melhores esforços para evitar problemas, mas o risco é seu."

Outro ponto muito importante: se você entrar na água com a hélice do radiador acoplada, ela vai quebrar. Tem que esperar desacoplar, o que é facilmente notado pelo barulho do motor.

E, eu, na verdade, não me preocuparia com câmbio, diferencial e bloco do motor, mas, sim com aquela enorme caixa de relés e fusíveis do lado do motorista, dentro do cofre do motor. Parece ser bem vedada (bem mais que em carros de passeio normais), mas com certeza não é totalmente a prova dágua - aparelhos eletrônicos feitos para serem submergidos tem um aspecto muito, muito diferente.

Abraço,
Martin

Martin, o que define a altura "garantida" pelo fabricante é justamente a hélice, alternador, polias/rolamentos ou módulos/sensores de ABS. A bomba de baixa é blindada e poderia estar submersa no tanque (como é em 99% dos veículos), muitas vezes submersa em gasolina.

abreu
22/12/2014, 15:33
Instalando o snorkel corretamente e deixando a boca do mesmo fora dágua, o resto é com sua coragem.
Entrar em água SEMPRE há risco. Mas qual a graça da trilha sem risco?

https://www.youtube.com/watch?v=C5yEJefa4TM

LuizRR
25/12/2014, 20:28
Muito obrigado, pessoal.
Valeu mesmo pelas respostas, estou dirigindo os primeiros dias o Troller, e por hora, muito satisfeito.
Vou continuar testando a máquina e acompanhando este fórum.
Abraços!