PDA

Ver Versão Completa : Bomba vácuo freio

gapler
15/12/2014, 14:32
Boa tarde, pessoal.

Parei a viatura na oficina para uma revisão nos freios. Só que o mecânico nunca mexeu com uma land na vida (e olha que já são 77 anos de vida e desde os 6 na oficina de caminhões do pai...) e me fez uma pergunta que eu conto com a ajuda de vocês para responder.

Segundo ele, a bomba de vácuo do freio (marca WABCO), como é o sistema de acionamento? Por biela?

Pelo que li em outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/82820-bomba-de-vacuo-problema-continuo-5.html) posso indicar para ele a seguinte ordem de trabalho da mais simples para a mais complexa:

. filtro de ar do servo freio (perto do pedal de freio)
. rachaduras no sistema (e como se resolve isso?)
. troca dessa bomba por uma recondicionada da perim (ainda fazem isso - já que o tópico acima é meio antigo...)
. troca da bomba pelo modelo da sprinter (ou outra que dê certo...)?

é isso, moçada?

Denilsom
15/12/2014, 15:00
Colega to passando por esse problema de bomba de vacuo e vou comprar uma da Perim pelos relatos bem recomendada a da sprinter vai junto ao alternador mas não tem espaço junto a saida da descarga, teria que trocar coletor pelo da ranger mexer na descarga enfim não compensa, eu ja uso o alternador da sprinter. pelo que sei acho que a bomba e tocada pelo eixo virabrequim.

Meccano
15/12/2014, 15:04
Exato. é um exentrico tipo came de valvulas, mas na desmontagem o motor TEM que estar na posição correta.

As rachaduras podem [nem todas...] ser vedadas com vedante PU, passa com o dedo fazendo penetrar bem...

Os recondicionados da Perin são ótimos e faz a base de troca.

Baixa os manuais tecnicos na net e leva junto no mexanico e cola na bancada do cara!
Abss!

gapler
15/12/2014, 15:37
Baixa os manuais tecnicos na net e leva junto no mexanico e cola na bancada do cara!
Abss!

Onde eu baixo?

Meccano
15/12/2014, 16:09
Ai nesse alfarrábio dos ratos de oficina vc acha tudo, boa sorte!

http://cgauer.dyndns.org:4444/lr/

Meccano
15/12/2014, 16:15
Se precisar [e vai...] conferir part number de peças, vá no microcat land rover. selecione Defender pela idade na barra a esquerda, lá embaixo e já era!
Qquer coisa vai escrevendo...

gapler
15/12/2014, 16:39
Se precisar [e vai...] conferir part number de peças, vá no microcat land rover. selecione Defender pela idade na barra a esquerda, lá embaixo e já era!
Qquer coisa vai escrevendo...

Qual microcat land rover?
tem esses:

https://www.lrdirect.com/finding-part-numbers.html
Microcat - Spare parts Land Rover catalogue in English (http://lrparts.ru/engl/)
Microcat - Home - Land Rover - United States (http://www.na.microcat.ifmsystems.com/?page=ProductHome&countryid=279&makeid=11&lang=en-GB)

qual deles usar?

Mais uma pergunta boba, mas já que estamos por aqui, lá vai...

Nesse defender 90, ano 98, qual é o motor que move ela?

Meccano
16/12/2014, 12:29
Spare parts catalogue, cutuca lá

gapler
16/12/2014, 13:06
Bom, agora já está desmontado a bomba. Ela está intacta, pelo visto nenhuma rachadura ou trinca. Dá para ver que já foi mexida antes, porque o o-ring estava cheio de silicone em volta...

Só que agora, essa parte de dentro está completamente travada, nem marreta para mover...

Tem que desmontar para ver o que está travando esse êmbolo?

Como se desmonta isso? Vi que tem um anel de pressão, tem que remover?

ENOC
16/12/2014, 16:12
Boa tarde, na perim recondiciona fala com Eduardo ele vai de dar todo suporte e tirar suas duvidas www.perimpecas.com.br

gapler
16/12/2014, 16:54
Boa tarde, na perim recondiciona fala com Eduardo ele vai de dar todo suporte e tirar suas duvidas www.perimpecas.com.br

Bom, já foi desmontada a peça interna. Me parece que está quebrado algo. Assim que eu tiver as fotos eu posto para verem como está.

Se for o caso da troca da peça completa, o que me sugerem:

. troca por uma recondicionada da perim
. troca por um conjunto da sprinter

Não estou levando em conta a originalidade da peça/conjunto/veículo, mas sim a questão da melhoria do conjunto e principalmente a segurança, e evitando que essa peça quebre em um futuro MUITO próximo (como vários alegaram em outros tópicos, mesmo com a troca da peça por outra original).

gapler
16/12/2014, 17:41
e, no caso de uma troca pelo conjunto alternador/bomba da sprinter, alguém já fez isso?

é complicado? tem espaço, precisa de muita adaptação?

gapler
17/12/2014, 09:17
A peça com problema dentro do sistema todo era esse selo de borracha que existe no êmbolo.

Como podem ver, o selo quebrou.

Vou ver com o pessoal da perim se dá para trocar apenas essa peça, ou o kit completo.

Mas, ainda volto a incomodar com a pergunta - seria mais eficiente e seguro a longo prazo a troca pelo conjunto alternador/bomba vácuo da sprinter? Alguém já fez essa mudança? É complexa?

Denilsom
17/12/2014, 10:00
Colega eu só trocaria todo o sistema se não tivesse recurso e não encontrasse a tal bomba, muita mexida tem que ser feita eu coloquei o alternador da sprinter pois o da defender ninguem merece, agora meu sonho mesmo era colocar o motor 2.8 da ranger ai ai resolvia tudo de uma vez vacuo, alternador, fraqueza do 2.5, e é um motor que nem se nota que foi trocaco pois ele e parente do outro.rsss bem é minha opinião abraço.

gapler
17/12/2014, 10:29
Colega eu só trocaria todo o sistema se não tivesse recurso e não encontrasse a tal bomba, muita mexida tem que ser feita eu coloquei o alternador da sprinter pois o da defender ninguem merece, agora meu sonho mesmo era colocar o motor 2.8 da ranger ai ai resolvia tudo de uma vez vacuo, alternador, fraqueza do 2.5, e é um motor que nem se nota que foi trocaco pois ele e parente do outro.rsss bem é minha opinião abraço.

Se tiver uma foto para postar como ficou, seria de grande ajuda... rs...

Estou pensando na substituição por três motivos:

. estou sem freio
. várias pessoas (aqui, principalmente) tem um monte de reclamações do sistema de freio
. várias pessoas (aqui, principalmente) reclamam do alternador.

Se a substituição por algo diferente é melhor, talvez seja a melhor alternativa, tanto agora para o problema do freio quanto para evitar problemas futuros com o alternador...

Hugo4x4
17/12/2014, 21:58
Para mim a solução mais elegante do sistema de freio é instalar o hidro booster da F250 , veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130772-hidro-booster-da-f250-substituindo-o-hidrovacuo-e-bomba-de-vacuo.html

gapler
18/12/2014, 09:50
Para mim a solução mais elegante do sistema de freio é instalar o hidro booster da F250 , veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/130772-hidro-booster-da-f250-substituindo-o-hidrovacuo-e-bomba-de-vacuo.html

Valeu, Hugo4x4!

Agora a coisa mudou de vez... rs...

ENOC
23/12/2014, 14:32
Boa tarde, gostaria de fazer um comentário e agradecer ao Eduardo Batista e ao Nildo da perim, excelentes profissionais super atenciosos e dispostos a ajudar e tirar dúvidas dos landeiros, recondicionaram a bomba de vácuo da defender e ficou excelente o serviço, recomento a todos, serviço de alto nível, digno dos landeiros kkk.

jorge roeck
22/07/2015, 10:26
Minha experiencia foi com a Perim, péssima....e não há devolução de dinheiro.

Keepact
02/08/2015, 13:06
Quando eu comprei minha Defender ano passado troquei logo a bomba de vácuo e o hidrovácuo por peças originais e guardei a antiga bomba para recondicionar e deixar de backup. Peguei o carro depois de 1 ano por causa que refiz outras coisas nele e não tive nenhum problema com a bomba depois de 5 mil km rodados. O alternador troquei pelo da original Discovery e também anda firme e forte. Sem arrependimentos de ter adotado essa configuração :concordo:

Muskitu
04/08/2015, 10:31
QO alternador troquei pelo da original Discovery e também anda firme e forte.

Bom dia!
Esse alternador é plug & play?
Qual amperagem dele?

Abs.

Keepact
05/08/2015, 20:44
Bom dia!
Esse alternador é plug & play?
Qual amperagem dele?

Abs.

Sim, é plug & play! Ele é de 100 amperes, segue o part number dele:

AMR5425G
ALTERNATOR 100AMP 300TDI DISCO VA>

:curtir:

Helio Bergamini
20/09/2017, 09:16
Bom dia pessoal. Estou com um grande vazamento na minha Defender. Acredito que encontrei a origem.. é a bomba de vácuo que perdeu o selo. Há algo que possa fazer para "remendar" ou somente mandando para reparo? Comprei essa bomba na Perin em Maio/2016.

552255 A foto ficou virada, mas acho que dá pra entender...
abraços!

Hugo4x4
21/09/2017, 07:57
Se perdeu a tampinha verifica se Perim colocou cola para fixar e vedar, se não há rastros pede para refazer o serviço na garantia.