PDA

Ver Versão Completa : Rodado duplo na Ranger CD

cristiano
12/12/2014, 10:22
Olá pessoal

Faz algum tempo que não posto por aqui, pois participo no fórum desde 2004.

Eu estou com umas idéias malucas de instalar rodado duplo no eixo traseiro da Ranger Cabine Dupla com motor Powerstroke NGD 3.0.

Fazendo um levantamento bem rápido das alterações, gostaria de compartilhar alguns itens que acredito eu deverei providenciar.

Lembrando que hoje ela está usando pneus 35, lift de suspensão de 2" e body lift de 3", com chip aumentando 35cv e filtro esportivo.

Diferencial traseiro

Imagino que instalar o flutuante deva ser primordial por causa do novo esforço no conjunto traseiro, ficando com menos risco de quebras.

As camionetes americanas com rodado duplo normalmente tem eixos mais reforçados porque são usadas para cargas de até 5000kg, o que não é meu caso, eu faria o sistema flutuante somente para suportar o peso extra na ponta de eixo.

Alguém tem alguma receita para colocar flutuante para este eixo?

Freios

Tem necessidade de instalar freios a disco na traseira?

Qual kit melhor se adapta nesse eixo? Tem algum veículo que posso fazer o transplante?

Rodas

Ela já utiliza duas rodas de ferro aro 15 offset -27, eu compraria mais duas e faria essa adaptação.

Alguém tem receita de pegar duas rodas e transformar em rodado duplo?

Paralamas

Eu sei que existem extensões feitas de fibra ou plástico que são instaladas por cima do paralama original, também vi kits que trocam completamente o paralama, mas isso tudo nos EUA.

Tem algum paralama de caminhão que posso utilizar como base para isso?

Fazer do zero em fibra?

Idéias?

cristiano
16/12/2014, 10:25
Eu acredito que se eu acrescentar no projeto a adaptação de uma caçamba da Ranger cabine simples o conjunto fique ainda mais bruto...

Ninguém me ajuda com idéias?

Eu sei que é mais barato partir de outra camionete maior, mas o ponto aqui não é financeiro e nem viabilidade financeira.

VGraf
16/12/2014, 12:02
Deve ficar bem legal. Em Sp vi uma vez uma s10 estendida com rodado duplo. Ficou bem bruta.

VGraf
16/12/2014, 12:06
Nao foi essa que vi, mas é bem parecida. Essa é brasileira tbm

https://www.youtube.com/watch?v=9y9QYqHMrpM

Duque Duro
16/12/2014, 13:51
Não acha uma caçamba splash em desmanche não?

leoss
16/12/2014, 14:51
Eu acredito que se eu acrescentar no projeto a adaptação de uma caçamba da Ranger cabine simples o conjunto fique ainda mais bruto...Ninguém me ajuda com idéias?Eu sei que é mais barato partir de outra camionete maior, mas o ponto aqui não é financeiro e nem viabilidade financeira.caraca achei um louco iguua a eu !!!!1kkkkkkkkSeu projeto vai ficar SENSACIONAL.. Comece pela caçamba que é muito mais fácil, faz um cardã maior, faça o alinhamento dele, (antes de cortar, meça a caçamba e o quanto vai precisar aumentar de chassi) corte o chassi, faças as emendas e com tudo desmontado fica mais facil ainda pra mecher no rodado duplo ( quanto a esse não posso dizer nada pois nao sei)....Um amigo meu colocou uma caçamba da D-20 simples Longa na D-20 cabine dupla dele e pediu minha ajuda, todos finais de semana estavamos lá trabalhando, ficou ANIMAL a D-20 Dupla caçamba longa dele eu tenho 1,90 e cabe eu deitado e sobra um pouco de espaço..Se fores a fundo nesse projeto Vais ter umas das mais Belas Ranger do país. Vai fundo nesse projeto não desanime, o que mais vai aparecer são pessoas falando que não dá, que vai gastar muito bla-bla-bla.. E no pouco que sei, qualquer coisa estamos ai pra ajudar.....

cristiano
16/12/2014, 17:48
Aproveitando então que o pessoal aqui animou.

No caso da Ranger 2006, eu poderia estar utilizado a caçamba das Rangers cabine simples a partir de qual ano? Porque eu sei que elas mudaram visualmente as lanternas traseiras da versão anterior.

Confere?

Boa idéia! Posso começar pela colocação da caçamba da cabine simples, depois passo para o resto.

VGraf
16/12/2014, 18:09
É que sao americanas, mas ha foruns gringos, a respeito de conversoes de S10, ranger para rodado duplo

Troller-a-vista
16/12/2014, 18:13
e pq faria isso? a ranger tem uma largura muito pqna pra um rodado duplo, vai ter um arrasto em curvas de lascar!

vai gastar muito combustivel, vai forcar cambio, motor, engrenagens td... a suspensao vai ter que ser refeita por completo e provavelmente vai ficar tao dura que vai parecer sem suspensao...

vai sofrer bastante a caixa de direcao, e o motor vai perder MUITo desempenho.

a menos que tenha uma necessidade especifica pra isso, nao vejo vantagens, mesmo assim, uma full size seria menos contraindicado...

enfim, pq esta querendo fazer isso?

e nao menos importante: vai em frente ehhehe o bolso eh seu mesmo né?! pergunta pro MOLOKO+ ele deve ter boas ideias quanto a isso.

cristiano
16/12/2014, 20:45
Não acha uma caçamba splash em desmanche não?

Não deve ser fácil, mas a caçamba da cabine dupla já é tão pequena, imagina de uma splash.

cristiano
16/12/2014, 20:51
e pq faria isso? a ranger tem uma largura muito pqna pra um rodado duplo, vai ter um arrasto em curvas de lascar!

vai gastar muito combustivel, vai forcar cambio, motor, engrenagens td... a suspensao vai ter que ser refeita por completo e provavelmente vai ficar tao dura que vai parecer sem suspensao...

vai sofrer bastante a caixa de direcao, e o motor vai perder MUITo desempenho.

a menos que tenha uma necessidade especifica pra isso, nao vejo vantagens, mesmo assim, uma full size seria menos contraindicado...

enfim, pq esta querendo fazer isso?

e nao menos importante: vai em frente ehhehe o bolso eh seu mesmo né?! pergunta pro MOLOKO+ ele deve ter boas ideias quanto a isso.

Não sei qual aonde a alteração do eixo traseiro faria diferença na caixa de direção, somente se eu carregasse o peso que um rodado duplo aguentaria, o que não é o caso.

Os pontos principais são o motor e reforço no eixo traseiro, a questão de ficar duro ou não também tenho minhas dúvidas pois a suspensão vai ficar a mesma. Você acha que os amortecedor original não aguenta o esforço fazendo eu ter que instalar mais algum?

Vamos que vamos... :euforico:

Troller-a-vista
16/12/2014, 21:15
a caixa de direcao deve sofrer mais devido ao arrasto do eixo traseira mais que dobrar em curvas, manobras e correcoes maiores devido a maior dificuldade de andar, algo natural pra qm aumenta os pneus e muito mais acentuado ainda em rodado duplo.

qdo vc coloca um rodado duplo, terá que diminuir a largura (bitola) do eixo, diminuindo o angulo de extersamento e deixando o carro mais arisco , em contrapartida vc aumenta o arrasto de forma exponencial com 2 pneus a mais. o que compensa a instabilidade, mas ainda ficaria arisco. Pra diminuir isso, vc teria q colocar o segundo rodado totalmente pra fora. ou seja, apenas incluir os novos pneus ao eixo original, isso vai deixar o carro inguiável e de péssimo controle. vai ser um sufoco virar o carro (tem um programa chamado top gear, eles fizeram isso nuum carro de passeio, acho que era um corvair vermelho, da uma procurada e assiste).

de todo modo, o eixo + rodas + pneus + freios redimensionados, exigirá uma mudanca afiada na suspensao, pois o peso disso td é alto e vai transmitir com real dureza pro chassi as pancadas do asfalto.

imagina vc colocar um peso nas pernas e sair por ai andando, mesma coisa, qqr desnivel vc vai sentir rapidinho no joelho.

como resolver isso? NAO FACO NEM IDEIA. ehehehe isso ai eh com vc o maluco dono da bagaça q vai ter que resolver.

de uma coisa vc nao vai ter como correr, vai ter que diminuir o espaco da cacamba, aumentando a caixa de rodas

mas ainda nao explicou: pra que fazer isso?

VGraf
17/12/2014, 11:52
Ja vi nos EUA, carros como Suburban, Excursion, Expedition, que adaptaram rodado duplo. Porem em um Suv nao entendi a intençao, se ha uma melhora em rebocar ou coisa do tipo

Duque Duro
17/12/2014, 19:54
Não deve ser fácil, mas a caçamba da cabine dupla já é tão pequena, imagina de uma splash.

É realmente pequena.
A alteração seria com fins estéticos ou vai rebocar um trailer?

eduardolvi
17/12/2014, 20:08
Gosto do projeto, e há muito penso em algo.

Moro nos EUA e vejo muuuuito esse tipo de picape por aqui, mas nunca em uma pequena como Ranger, S10, Tacoma, Frontier, Dakota.

Muitas pessoas se indagam pra quê fazer esse tipo de coisa em um carro. Tenho certeza que o amigo não vai carregar nada na picape, não precisa de capacidade extra, mas ainda assim ele quer.

E esse é o motivo: ELE QUER FAZER. Acha que fica legal, bonito, bruto, diferente, exclusivo, chamativo, impressionante. Quanto ao projeto em si, acha desafiador, curioso, prazeroso, meticuloso. E na verdade, esse projeto é tudo isso sim!!

Uma coisa que gosto na cultura americana é que as pessoas não gastam tempo se coçando e indagando porque o outro quer fazer isso ou aquilo. Qual o incômodo? A grana que ele vai gastar, você quer pra você? Eles apenas respeitam e dizem: DO IT! Se você quer, se você pode pagar, se não vai prejudicar a vida de ninguém com isso, vá adiante.

Qual eixo você está pensando em usar? Olhe com atenção para os eixos do Hyundai HR, MB Sprint, Iveco Daily.

Boa sorte! Vou acompanhar!!

Troller-a-vista
17/12/2014, 21:20
uuuiiii americano revoltado...

como fui eu quem perguntou, sou eu quem vai explicar: eu quero saber qual a finalidade, como curiosidade, como engrandecimento pessoal, nao para desestimular, denegrir, rir, oupq esta me incomodando ou algo assim.

bah, nem sei pq perco meu tempo com esses caras do forum....

cristiano
18/12/2014, 10:43
Minha finalidade de aumentar a caçamba é porque tenho moto, duas para ser mais preciso, e na caçamba da cabine dupla só cabe de tampa aberta.

Eu tive trailer por alguns anos, mas acho que o conjunto atual da Ranger puxa bem um trailer de 4 a 6 pessoas.

Sobre a troca ou não do eixo, eu estou entre transformar do eixo traseiro em flutuante ou mesmo trocar o eixo, não sei qual aguentaria melhor.

Mas eu aceitei a sugestão do amigo aqui e vou primeiramente adaptar a caçamba da cabine simples, depois parto para o rodado duplo.

Sobre a necessidade ou não, essa pergunta é muito individual, eu também nào precisava de pneus 35 e guincho na Ranger, já que tenho um jeep, mas mesmo assim coloquei, e a maioria aqui nesse fórum é pego por esse mal também.

O importante em qualquer adaptação é fazer com critério, para que não fique quebrando e nem cause acidentes.

hugocsl
19/12/2014, 15:41
Acho que é isso que vc pretende...
https://www.google.com.br/search?q=dualy+ranger&newwindow=1&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=82KUVLerMO_LsATinYJ4&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=909

487464 487465 487466

Tem um cara no sul Leonardo Rosa da GParts que faz a caçamba splash sob medida se vc precisar!

Boa sorte!

marcuspaulod20
31/12/2014, 00:19
caraca achei um louco iguua a eu !!!!1kkkkkkkkSeu projeto vai ficar SENSACIONAL.. Comece pela caçamba que é muito mais fácil, faz um cardã maior, faça o alinhamento dele, (antes de cortar, meça a caçamba e o quanto vai precisar aumentar de chassi) corte o chassi, faças as emendas e com tudo desmontado fica mais facil ainda pra mecher no rodado duplo ( quanto a esse não posso dizer nada pois nao sei)....Um amigo meu colocou uma caçamba da D-20 simples Longa na D-20 cabine dupla dele e pediu minha ajuda, todos finais de semana estavamos lá trabalhando, ficou ANIMAL a D-20 Dupla caçamba longa dele eu tenho 1,90 e cabe eu deitado e sobra um pouco de espaço..Se fores a fundo nesse projeto Vais ter umas das mais Belas Ranger do país. Vai fundo nesse projeto não desanime, o que mais vai aparecer são pessoas falando que não dá, que vai gastar muito bla-bla-bla.. E no pouco que sei, qualquer coisa estamos ai pra ajudar.....

Camarada,estou com um projeto igual ao do seu amigo,será que poderia me enviar fotos via MP?
Muito obrigado

cristiano
02/01/2015, 13:59
Acho que é isso que vc pretende...
https://www.google.com.br/search?q=dualy+ranger&newwindow=1&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=82KUVLerMO_LsATinYJ4&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=909

487464 487465 487466

Tem um cara no sul Leonardo Rosa da GParts que faz a caçamba splash sob medida se vc precisar!

Boa sorte!

E' exatamente essa a ideia!

Esse final de semana coloquei um quadriciclo na cacamba e tive que deixar a tampa aberta, provavelmente na cacamba da cabine simples caberia tranquilamente.

autopecasremanso
02/01/2015, 21:26
AchO que o pedágio vc vai pagar dobrado, devido o eixo duplo atrás.

leoss
04/01/2015, 14:33
Camarada,estou com um projeto igual ao do seu amigo,será que poderia me enviar fotos via MP?
Muito obrigado
e ai marcos
entaõ nao temos fotos do andamento do projeto, mas se vc quiser posso tentar tirar umas fotos dela pronta e te passar ficou linda....