PDA

Ver Versão Completa : Primeira F1000

Laçador
10/12/2014, 13:50
Fala ai galera.

Eu tenho lido bastante o fórum estes dias, pois acabei de adquirir uma F1000 81 com motor D229

Nunca tive veículo diesel. E faz uns 3 anos que vendi uma s10 98 que até cheguei a postar aqui no fórum, depois disso só carrinho mesmo. Que me atenderam bem estes anos.

Bom. Procurei uma F com preço acessível, que tivesse boa e encontrei uma. Dei uma volta e já me apaixonei(parece um caminhão), diferente de tudo que eu já tinha dirigido.

Já fechei negócio, já dei a maior parte da grana mas ainda não peguei ela, pego no sábado. Mas não aguentei esperar pra postar algo, afinal tenho muitas dúvidas.
Quero começar pelo motor, minha intenção era turbinar, estes kits que vendem no ML sao bons? A instalação é complicada? E como funciona a regulagem da pressão no motor?

Outra coisa. Ela Ta com câmbio 4 marchas, teria algum problema com o turbo?

Desde já obrigado, e se tiverem mais alguma dica para marinheiro de primeira viagem, será bem vindo

Zé V8
10/12/2014, 15:17
Laçador, parabéns pela escolha. Bom, quanto ao turbo, te aconselho a procurar uma loja que te venda no balcão o kit completo e que até instale para ti para obteres uma garantia cara a cara. Quanto a bomba injetora, o melhor seria fazer uma revisão nela antes de montar o turbo, assim como os bicos injetores. A alteração normal na instalação do turbo no que se refere a alimentação e consequente pressão se dá na regulagem do débito da bomba que injetará mais diesel. Quanto maior o débito, maior será a pressão. A minha trabalha com 1,4 kg de pressão e mais algumas modificaçõezinhas. O cambio de 4 marchas é excelente e para justificar uma troca somente se colocasse um cambio de 5 marchas com a quinta over drive. Ela ficará curta sim mas o problema será a relação de diferencial, sendo o da tua F ainda original de coroa e pinhão, tem a medida 13/46 ou 3.54. Terias de colocar nela no mínimo um 13/43, mas para ficar solta mesmo o ideal é 14/43 o mesmo que tenho na minha e com cambio de 4 marchas. O troço voa no asfalto. Ford abraço.

Laçador
10/12/2014, 20:41
Valeu Zé V8. Antes de tudo, parabéns pela sua pickup, li o seu tópico.
Vou seguir seus conselhos, procurar quem mexe com bomba injetora na minha cidade, fazer uma revisão inicial.
Pretendo puxar um trailer de 2 cavalos com a F, pelo que entendi, trocando a relação pelas que indicou, a pickup ficaria com velocidade final maior, mas como fica o torque? Agora se me disser que com turbo e uma relação mais longa ela ainda fica bem forte, blz...
Bom saber que o cambio me atende.
Pra trocar a relação, o que precisa trocar? só a coroa e pinhão que disse?
Pelo que dei uma pesquisada agora a tarde, não muda o preço de coroa e pinhão de 13/43 pra 14/43. Queria o meio termo entre força e andar a 120km/h sem esguelar

Zé V8
11/12/2014, 08:50
Bom dia Laçador. Obrigado pela visita no tópico. Bom, com a relação 14/43 usando um reboque pesado terás dificuldades em arrancar numa subida, de resto vai embora que é uma beleza e sim vai andar a 120 kim/h sem esguelar. Agora se tiveres que enfrentar adversidades de fazer força seguidamente aí o melhor seria o 13/43, um meio termo para andar um pouco mais sem perder torque. Para trocar a relação basta apenas trocar coroa e pinhão, aproveitando o restante. Detalhe importante, NUNCA compre separado o pinhão da coroa, pois são verdadeiramente um casal ajustado de fábrica, portanto ao adquirir somente compre os dois juntos, pois senão será uma ronqueira para sempre. Ford abraço.

drosssor51
12/12/2014, 12:17
Laçador.. parabéns pela F1000.. quando der coloca umas fotos.. abç

Laçador
12/12/2014, 13:29
Obrigado Zé V8, muito esclarecedor seus posts.
Valeu Drossor, to na ansiedade pra pegar a F. Assim que pegar quero tirar umas fotos pra registrar como eu comprei e vou postar. Tenho intenção de mudar bastante coisa...

Estou viajando a trabalho. Amanhã bem cedinho vou buscar a caminhoneta e ja passar num mecânico pra dar uma olhada e conversar sobre as modificações que o Zé V8 sugeriu. E ver se tem algum lugar que turbina

Laçador
16/12/2014, 08:02
Fala galera.

Finalmente, peguei a F. Nossa, já andei pra caramba, só pra rodar mesmo, não consegui nem parar pra tirar umas fotos. Já peguei pista, cidade, terra, barro (no qual ela chegou até andar de lado).
Levei no mecânico, ele disse que está tudo certo, motor em ótimo estado e que vou rodar muito ainda, só preciso trocar um retentor que está pingando, bem pouco mas está. Sempre quando paro, ela da uns pingos no suspiro, mas quando ela funciona não fica jogando óleo, então o mecânico falou que não tem problema.
Depois do meca, ja fui direto na troca de oleo. Ali já ficou R$250, trocou o óleo do motor e os 3 filtros, o óleo do cambio tava baixo, precisou de mais um litro. O cara ja engraxou em baixo pra mim, disse que estava bem seco.

Tudo certo no motor, agora vamos na empreitada, que pretendo começar ano que vem, segue umas fotos que foram tiradas antes de eu pegar ela.
487115

487116

Gostaria de ficar com ela original, to pensando em trocar esta carroceria, e mudar de cor. Unica coisa que eu penso em mudar é o turbo e a relação.
Não sei se ainda é falta de costume, mas quando quero andar na boa, com o pé leve, ela fica dando aqueles socos, aí ou eu reduzo de marcha e ando em giro alto, ou piso forte e acelero. Já li isso em outro tópico e disseram que é normal, mas tem alguma coisa pra diminuir isso?

Outra coisa, como é o piso da F de vocês? quero dizer o acabamento, o carpete? vou ter que refazer o meu, mas como pego terra, não posso fazer de mano, tava pensando em fazer um acabamento de borracha, sei la.

Imperador!
16/12/2014, 09:27
Sobre o acelerador, basta você trocar o sistema de varão por cabo de acelerador comum.
Abs e parabéns!

ricarvalhal
16/12/2014, 10:04
Lubrificar o sistema de acionamento da bomba injetora e acelerador também ajuda !!!

Sobre o acelerador, basta você trocar o sistema de varão por cabo de acelerador comum.
Abs e parabéns!

Rodrigo Baratti
16/12/2014, 14:03
Parabéns, parece inteira.

Não troca a cor não, amarela e teto branco é classica!! Só vai atras de uma caçamba e bota a de madeira no rolo que são praticamente do mesmo valor.

Eu deixaria mexer no motor por ultimo, primeiro revisa freio, pneu, suspensão, direção (é hidraulica?),....

[]'s

Laçador
16/12/2014, 14:51
Valeu pelas dicas, vou pesquisar sobre o sistema de acelerador a cabo.
Ricarvalhal, lubrificar como? oleo, graxa? Preciso conferir la na viatura onde fica esse sistema de acionamento da bomba.

Putz Rodrigo, a cor que ela está é Laranja, o lance do teto de outra cor eu acho legal. Vou anunciar a caçamba pra ver se consigo vender ou trocar pela original. A pintura ta boa, porém é uma pintura meio grosseirona sabe, não tem aquele brilho, mas como foi feita a pouco tempo ta boa, sem podre nenhum.
O freio é durão, e freia pouco. Os pneus são recapados, que eu não colocaria, mas já que está montado, vou usar até gastar um pouco, porque também estão novos (as capas).
A direção não é hidraulica e está com folga (é dura, mas to acostumando), o mecânico revisou e disse que é na caixa mesmo, aí só trocando, ou trocando as peças de dentro, mas pra isso eu teria que achar estas peças. Pensei em já trocar pela hidraulica, mas pelo que vi, precisaria trocar tudo, coluna, volante, e eu gosto do estilão desse volante, não queria mexer em quase nada de dentro dela, gosto do banco inteiro.

Uma coisa, parece que existe um sistema de ventilação interna, pois tem uns canos ligando o painel e a lateral, com umas saídas de ar. Mas como funciona isso? como deveria ligar?

micheltakashima
16/12/2014, 17:06
Vamos por parte quanto aos socos em baixas velocidades em giro baixo, com o acelerador por cabo melhora mas não elimina, segue o tópico que mostra como funciona você mesmo pode fazer em casa já que o original é meio fraquinho (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/125071-manutencao-caseira-na-f1000-contribuam-127.html)

O sistema de ventilação que você diz é um rudimentar desembaçador do para-brisa, é bem ruinzinho se estiver funcionando beleza se não estiver, não compensa arrumar, melhor comprar um anti embaçante no posto de gasolina.

Como o Rodrigo disse turbinar você pode deixar por ultimo, primeiro você revisa esse freio que não deveria ser ruim pois a f-1000 tem um freio bom, olha suspensão e amortecedores que provavelmente podem estar estourados (não se engane a f-1000 é macia até com amortecedor estourado) o embuchamento da direção pelo jeito já engraxou na troca de óleo, você olhou o óleo do câmbio aproveita e da uma olhada no do diferencial que sempre é esquecido mas também necessita de troca, é o mesmo óleo 90 do câmbio. Esse é o básico, por precaução quando comprei a minha troquei os rolamentos traseiros, pois se chegarem a quebrar a sua roda sai e ninguém quer dirigir uma f-1000 com 3 rodas. Ford abraços e parabéns pela camionete muito bom gosto, e quanto e não deixar ela parada sei como é, quando comprei a minha era para ser meu segundo carro para passeios de fds coisas afins, hoje é meu único carro e não troco por nada, dirigir uma f-1000 é quase uma terapia muito prazeroso.

Valeu pelas dicas, vou pesquisar sobre o sistema de acelerador a cabo.
Ricarvalhal, lubrificar como? oleo, graxa? Preciso conferir la na viatura onde fica esse sistema de acionamento da bomba.

Putz Rodrigo, a cor que ela está é Laranja, o lance do teto de outra cor eu acho legal. Vou anunciar a caçamba pra ver se consigo vender ou trocar pela original. A pintura ta boa, porém é uma pintura meio grosseirona sabe, não tem aquele brilho, mas como foi feita a pouco tempo ta boa, sem podre nenhum.
O freio é durão, e freia pouco. Os pneus são recapados, que eu não colocaria, mas já que está montado, vou usar até gastar um pouco, porque também estão novos (as capas).
A direção não é hidraulica e está com folga (é dura, mas to acostumando), o mecânico revisou e disse que é na caixa mesmo, aí só trocando, ou trocando as peças de dentro, mas pra isso eu teria que achar estas peças. Pensei em já trocar pela hidraulica, mas pelo que vi, precisaria trocar tudo, coluna, volante, e eu gosto do estilão desse volante, não queria mexer em quase nada de dentro dela, gosto do banco inteiro.

Uma coisa, parece que existe um sistema de ventilação interna, pois tem uns canos ligando o painel e a lateral, com umas saídas de ar. Mas como funciona isso? como deveria ligar?

Troller-a-vista
16/12/2014, 17:20
primeira coisa a se fazer: troque os pneus recapados, os pneus sao sua unica, primeira e ultima coisa a te segurar vivo, sao eles que fazem contato com o solo, param o carro e ainda te faz ficar grudado no asfalto ao invés de rodopiando por ai.

segundo: arrume o freio

terceiro: revise toda questao de suspensao e eixos (acredito que se estavam secas as graxeiras provavelmente ta td comido, gasto, podre e com folgas).

quarto: arrume a direcao, da pra por DH com o volantao, mas vai ficar muito mole. perigoso eu diria em estradas

quinto: arrume o cabo do acelerador, lave bem, faca um polimento e seja feliz.

sexto: turbine pq felicidade nao dura sempre...

setimo: troque a cacamba

oitavo: seja feliz ate voltar pro mecanico

nono: revisao geral no motor e bomba

Zé V8
17/12/2014, 09:58
Bom dia Laçador, parabens pela F1000. Aqui vão minhas humildes considerações:
Mantenha a cor original, este laranja com teto branco é clássico, além do que o teto branco contribui para melhorar a temperatura interna da cabine.
Coloque uma caçamba original, com a moldura de aluminio na tampa traseira e de quebra garimpe uma grade original de aluminio, aquela dos faróis redondos, vai ficar de cinema.
Quanto a direção hidráulica, não é necessário trocar a coluna de direção para instalá-la, basta apenas trocar o eixo da coluna por um mais curto ou então encurtar o teu original dado ao fato que o setor hidráulico é maior. Então a direção hidráulica não afetará em nada a originalidade e a estética, tanto é que desde seu lançamento as f1000 tinham como opcional direção hidráulica e eram equipadas com o mesmo volante e coluna de direção da tua. Acho muito bacana este volante antigo.
Não brinque com freio, desmonte tudo e revise, bem como os rolamentos de roda.
Pneus recapados são proibidos na dianteira, consiga as calotas originais e coloque nas rodas.
O sistema de ventilação do painel funciona com um ventilador que fica debaixo do porta luvas e é conectado às mangueiras sob o painel direcionadas para o para brisas. Já as entradas de ar laterais conduzem o ar captado na grelha em frente ao para brisas. Ford abraço.

drosssor51
17/12/2014, 13:08
Ze... umas imagens para ilustrar suas palavras...

487268487269

A picape é linda... mas tem que gastar uma "energia" nela.

abç

Zé V8
17/12/2014, 14:08
Drossor, agora vão me chamar de mentiroso, essa F100 laranja pertenceu a um amigo meu. Ele comprou ela de unico dono em uma fazenda em Santana do Livramento e a restaurou toda, inclusive colocando cambio automático. Tive oportunidade de dirigi-la, um verdadeiro automóvel. Voltando pra F1000 do Laçador, ta aí a idéia.

Laçador
17/12/2014, 14:22
Antes de responder, aí vão algumas fotos:

487270
487271
487273
487272
487274

ta aí umas fotos que eu mesmo tirei, ja ta meio suja.

Muito bonita essa F Drossor, mas acho que pra deixar assim vai uma grana.... Sem contar que deve ser bem difícil achar os frisos

Laçador
17/12/2014, 14:41
Opa Michel, valeu pela dica do cabo do acelerador, vou tentar fazer, acho que a maior dificuldade será a lubrificação, pois para encher de gracha o cano de cobre precisa do equipamento certo né.
O Oleo do diferencial está ok, foi verificado junto com o do cambio também. O mecanico que olhou não reparou problemas na suspensão, eu abaixei e parece estar tudo ok mesmo, pois não tem nada estourado.
Vou segir os conselhos de vocês, priorisar pneus, freio, acelerador, direção, e depois que ela tiver tudo certinho, mando o turbo.

O que me preocupou muito foi o lance de sair a roda, não sabia que tinha este risco, achei outros topicos falando que isso aconteceu, fiquei meio assustado, tenho que pesquisar mais pra aprender a evitar isso.
O sistema de ventilação eu entendi, na minha tem os dutos, o lugar onde deve ir a helice(que eu achei que fosse pra auto-falante, haha) mas não deve funcionar, pelo menos nunca vi funcionando, e nem onde ligar.

Como a grana ta curta, ainda mais agora que eu acabei de compra-la, vou fazendo as coisas devagar. Vou ter que entrar pro clube da manutenção caseira.

Zé V8
18/12/2014, 09:18
Bom dia Laçador, a roda pode sair fora sim com ponta de eixo e tudo, mas não é algo tão comum assim, portanto não te assustes. O que te aconselho é fazer a troca de todos os rolamentos de rodas colocando os da marca Tikem americanos e aí terás o controle da vida util. Ford abraço.

drosssor51
18/12/2014, 11:47
Laçador..... para deixar ela assim ... com o tempo.. sem nenhuma pressa... e com certeza a prioridade é revisar a mecânica.... para garantir confiabilidade....

As fotos foram só para inspirar...kkk

Zé ... acredito sim que foi de um amigo seu....kkk Eita mundo pequeno.kkk

Zé V8
18/12/2014, 14:54
Laçador..... para deixar ela assim ... com o tempo.. sem nenhuma pressa... e com certeza a prioridade é revisar a mecânica.... para garantir confiabilidade....

As fotos foram só para inspirar...kkk

Zé ... acredito sim que foi de um amigo seu....kkk Eita mundo pequeno.kkk

É pequeno mesmo, do tamanho de uma LARANJA kkkkkkkk

Laçador
30/12/2014, 11:10
Galera, to achando que vou ter que abrir esse motor..
Primeiro uns pingos sempre quando chego da rua, bem embaixo do respiro do motor, até aí achei que tava blz. Ontem num passeio de uns 20km de pista, reparei que o relógio de pressão do Óleo está chegando no 75% em giro um pouco mais alto(e voltando a 50% em giro baixo), pelo que me lembro ele ficava sempre no meio. To usando a F todo dia, percursos pequenos, mas virou meu veículo, o carro ficou pra patroa...

Outra coisa, acho que meu motor é um 226, porém está com uma bomba Bosh, é normal isso?
488188
aí ta escrito 92260. Isso quer dizer que é o 226?
Pode acontecer do motor ser um 229 com o cabeçote do 226?

Estas dúvidas me vieram porque o cara que me vendeu, disse que deu muito trabalho pra ele colocar o numero do motor no documento...

Zé V8
30/12/2014, 12:31
Boa tarde Laçador. Primeiramente, os MWM quando em rotação normal de uso em movimento, o ponteiro da pressão do óleo fica lá entre 3,5 e 4 kpa, ou seja, mais ou menos 75% do percurso do manometro. Agora, quando em marcha lenta ou trafegando em baixíssima rotação, o ponteiro cai bem próximo da faixa vermelha. Não se precipite em abrir o motor, caso tenha alguma desconfiança teste o bulbo do óleo que fica no suporte do filtro do óleo e teste também o manometro. Na minha F 84 troquei os dois e funciona bem e dentro do que te descrevi e na minha F89 é a mesma coisa. Quanto ao suspiro também é normal o gotejamento por causa da condensação dos gases que se formam no carter. No que tange a numeração e ser um 226 ao invés de 229, a única diferença mesmo é a bomba injetora que no 226 originalmente é CAV e no 229 é Bosch e todas as peças são intercambiáveis. Por exemplo os cabeçotes são os mesmos em todos. Ford abraço.

Zé V8
30/12/2014, 12:38
Só para esclarecer, a numeração que te referes é no cabeçote ou no bloco? O que vale é o numero que está no bloco, lado direito abaixo do quarto cabeçote e em uma plaqueta atrás da bomba injetora. Os motores MWM até meados da década de 80 a numeração dos 229 era muito aleatória e em detrimento desta falta de sequencia gera até hoje muita confusão, principalmente ante a implantação do renavam.

Laçador
30/12/2014, 13:45
Putz, agora fiquei um pouco mais tranquilo, porque vi ontem este manometro chegando a 4,5 kpa(no ponto entre o 3 e o 6) isso com a temperatura entre 50º e 60º , fiquei bem assustado, nem acelerei mais, tava voltando a uns 110, quando vi reduzi e vim a uns 90/80, só pisando a casquinha mesmo, então ficou perto do 3.
Pelo que vc disse, não ta muito fora, vou continuar andando aqui por perto e monitorando isso, pois fico na dúvida como saber se o motor precisa ou não trocar os kits.

Quanto a numeração, esta foto que eu coloquei é do cabeçote(com o numero 92260), ainda não consegui ler o que está escrito no bloco. No primeiro dia que eu levei no mecanico, ele me disse ser um 226 se baseando neste numero do cabeçote. Por isso a dúvida.

Zé V8
30/12/2014, 16:27
O numero do cabeçote não quer dizer nada, F1000 diesel original vieram todas com 229, mas pode que no decorrer do uso alguém tenha trocado por um 226, coisa que eu acho dificil de ter acontecido. Quanto a trocar os kits, vou te dizer, já vi abrirem um 229 com 700.000 km, trocarem apenas os anéis e bronzinas sem retífica alguma em virabrequim. Então não caia na tentação de mexer por mexer. É normal baixar óleo também. Curte a tua F. Ford abraço.

Pagel
30/12/2014, 16:34
Olá amigo Laçador!
Parabéns pela viatura! Estou quase fechando negocio em uma aqui também, cabinada, mas muito inteira com motor mwm229 original, cinza ainda kkkk O carro é de um senhor de uns 75 anos, ele tem ela a 17 anos, e quase não anda no carro, esá vendendo por não poder mais andar, problemas de vista, saúde, etc... O cara me parece ser daqueles senhores cuidadosos com manutenção, e o ronco do 229 é lindo, enchuto demais! Parabéns pela F1000, em breve também terei uma, estou com problemas no acelerador dela também (pesado demais, com tres estágios kkkk) , mas acredito que alguém aqui do forum, vai dar umas dicas preciosas, estou aguardando! Obrigado a todos!

Laçador
30/12/2014, 17:22
Vlw Zé, vc tirou um grilo da minha cabeça referente a manutenção do motor, então deve ser um 229 mesmo, como o antigo dono me disse, vou procurar no bloco do motor

Pagel, eu to acompanhando seu tópico, ainda to aprendendo também, então tento ler tudo que consigo sobre as F1000, e de outras pickup tmb. Meu acelerador é bem linear e não é duro não, mas o meu ta com sistema de varão ainda, vou troca-lo assim que possível, estes dias de fim de ano pra mim é corrido. To rodando com a F e aprendendo a cada dia, só assim eu vou conseguir priorizar o que fazer, pq ideias e possibilidades não faltam. Boa sorte na compra da sua viatura, e se fechar a compra, faça como eu, se ela tiver andando, rode bastante com ela pra acostumar com o que tem, depois comece as modificações.

Abraço...

Ramon Pires
30/12/2014, 17:56
Bom dia Laçador, a roda pode sair fora sim com ponta de eixo e tudo, mas não é algo tão comum assim, portanto não te assustes. O que te aconselho é fazer a troca de todos os rolamentos de rodas colocando os da marca Tikem americanos e aí terás o controle da vida util. Ford abraço.

Um sintoma de que a ponta de eixo esta caindo é inicio de vazamento de oleo nos cubos, pq o retentor sai da pista, ai vaza...

Pagel
30/12/2014, 21:57
Pagel, eu to acompanhando seu tópico, ainda to aprendendo também, então tento ler tudo que consigo sobre as F1000, e de outras pickup tmb. Meu acelerador é bem linear e não é duro não, mas o meu ta com sistema de varão ainda, vou troca-lo assim que possível, estes dias de fim de ano pra mim é corrido. To rodando com a F e aprendendo a cada dia, só assim eu vou conseguir priorizar o que fazer, pq ideias e possibilidades não faltam. Boa sorte na compra da sua viatura, e se fechar a compra, faça como eu, se ela tiver andando, rode bastante com ela pra acostumar com o que tem, depois comece as modificações.

Abraço...

Obrigado por acompanhar meu topico também amigo! Então, a questão do acelerador é diferente das colocações dos outros foruns, por isso postei meu caso, pode ser que eu compre a F1000, mas ja tá 99% kkkkk Obrigado pelas dicas, é isso mesmo, vou rodar nela do jeito que estiver, so vou colocar um AC porque moro em Santarém-PA, e aqui está sempre 31 graus kkkkkkkkkkk Sem Ar condicionado é INSALUBRE! Sigo acompanhando seu tópico!

Laçador
16/01/2015, 14:26
Fala povo.

Tive um problema hoje, que talvez alguém possa me ajudar. A patroa deixou acabar o alcool do carro que ela usa pra trabalhar no meio de estrada, saí correndo pra socorrer, com a F. Na pressa, não sei se fiz caca, mas o cambio (de 4 marchas) travou tipo em 3 (eu acho). não saia do lugar por nada, sorte que a bixona é bruta, fui assim até o mecanico, que conseguiu destravar, depois de abrir o cambio por cima...
Ele não fez nada além de destravar o cambio...., disse que isso pode acontecer mesmo, e me sugeriu denovo que trocasse o cambio por um de 5 marcha...

Como trocar o cambio não é das coisa mais baratinha a se fazer, e eu tenho outras prioridades na caminhonete hoje, queria saber se alguém já passou por isso, e se da pra arrumar pra não acontecer mais. De vez em quando eu não consigo por segunda quando vou reduzir da 3º, atrapalhando o transito, vou com o pé na embreagem engatando as outras marchas até conseguir, ou parar e engatar 1º denovo

BrunoDallanora2013
16/01/2015, 19:36
Fala povo.

Tive um problema hoje, que talvez alguém possa me ajudar. A patroa deixou acabar o alcool do carro que ela usa pra trabalhar no meio de estrada, saí correndo pra socorrer, com a F. Na pressa, não sei se fiz caca, mas o cambio (de 4 marchas) travou tipo em 3 (eu acho). não saia do lugar por nada, sorte que a bixona é bruta, fui assim até o mecanico, que conseguiu destravar, depois de abrir o cambio por cima...
Ele não fez nada além de destravar o cambio...., disse que isso pode acontecer mesmo, e me sugeriu denovo que trocasse o cambio por um de 5 marcha...

Como trocar o cambio não é das coisa mais baratinha a se fazer, e eu tenho outras prioridades na caminhonete hoje, queria saber se alguém já passou por isso, e se da pra arrumar pra não acontecer mais. De vez em quando eu não consigo por segunda quando vou reduzir da 3º, atrapalhando o transito, vou com o pé na embreagem engatando as outras marchas até conseguir, ou parar e engatar 1º denovo

nunca vi ! só em trator ! mas quando ja tem um certo desgaste em algumas peças !

Ramon Pires
16/01/2015, 20:21
Fala povo.

Parece que a sua caixa ja esta com desgaste mesmo,pra arrumar pode ir mais de mil e pouco, e derrepente pra trocar por uma de cinco vai gastar dependendo da caixa uns 3 e meio a 5 conto, a mais cara é da f250, mas encontra outras como da d20, d40, da f4000, da propria f1000 q da certo... mas tinha que ir levando com essa ai por enguanto, mas vai pesquisando em um lugar e outro, derrepente apareça uma com preço bom...

Laçador
06/04/2015, 14:15
Fala aí povo...
To mei queto uns meses, mas de vez em quando eu entro pra dar uma lida no forum.
Um monte de coisa que queria fazer na F, mas com a grana curto do inicio de ano, ficou tudo parado. O cambio eu to levando, aconteceu mais 2 vezes o lance da alavanca travar, nestas vezes eu mesmo abri a capa da cabina e soltei. Entrei de vez no "faça você mesmo", acredito que a ponta da alavanca, por desgaste, entre num lugar onde não era pra entrar, e dali não sai, só tirando ela e colocando de novo.
Por isso da ultima vez, decidi tirar o cambio e olhar. Isso mesmo, não manjo nada de mecanica, trabalho com TI. Mas eu mesmo tirei o cambio e troquei os retentores. Ta tudo bom por dentro, então fechei denovo, montei e vou continuar rodando com ele.

498173

Tava com vontade de abrir um cabeçote do motor, heheh
alguém pode me dizer se é um bixo de sete cabeças?

micheltakashima
06/04/2015, 15:17
Fala aí povo...
To mei queto uns meses, mas de vez em quando eu entro pra dar uma lida no forum.
Um monte de coisa que queria fazer na F, mas com a grana curto do inicio de ano, ficou tudo parado. O cambio eu to levando, aconteceu mais 2 vezes o lance da alavanca travar, nestas vezes eu mesmo abri a capa da cabina e soltei. Entrei de vez no "faça você mesmo", acredito que a ponta da alavanca, por desgaste, entre num lugar onde não era pra entrar, e dali não sai, só tirando ela e colocando de novo.
Por isso da ultima vez, decidi tirar o cambio e olhar. Isso mesmo, não manjo nada de mecanica, trabalho com TI. Mas eu mesmo tirei o cambio e troquei os retentores. Ta tudo bom por dentro, então fechei denovo, montei e vou continuar rodando com ele.

498173

Tava com vontade de abrir um cabeçote do motor, heheh
alguém pode me dizer se é um bixo de sete cabeças?

Para abrir cabeçote você tem que ter um torquimetro para dar o aperto correto a hora que for fechar depois.
Seu câmbio é o mesmo do meu um 260f, eu gosto muito desse câmbio, logo quando comprei também tinha problemas para reduzir de terceira para segunda, quando você desmontou deve ter visualizado tres molinhas que ficam logo embaixo da tampa, eu troquei elas e os sincronizados ( umas engrenagens douradas finas ) e deu uma melhorada, mas só ficou bom mesmo depois que eu fiz o câmbio todo ( leia-se só aproveitei a carcaça ) gastei 2.500 reais e hoje não troco esse cambio por 5 marchas nenhum, engates justos conjunto resistente e com um amplo mercado aftermarket de peças por ser um câmbio muito usado em carros de arrancadas, no qual você pode encontrar relações de marchas mais longas e até alavancas sequenciais.
FORD abraço.

Laçador
06/04/2015, 16:00
Então Michel, eu gosto deste cambio... não vejo motivo pra trocar, unica coisa foi estas emperradas na alavanca que aconteceram, dentro as engrenagens tão tudo inteira, como nunca tinha mexido com isso, não vi nenhum problema aparente nos aneis sincronizadores(como dentes quebrados ou faltando). Eu já acostumei com o lance de reduzir de terceira pra segunda e nunca mais tive este problema também, acho que era o jeito de dirigir. Estas molinhas que você comentou, eu vi sim, e preciso compra-las, eu percebi que a do meio, que fica na barra que engata 1ª e 2ª, está faltando a ponta que vai la dentro, pegando a mola direto no dente la(não sei se fui eu que perdi). Eu fechei assim mesmo e to rodando, vou comprar pela internet, não achei na minha cidade. ali da pra abrir e colocar sem tirar o cambio.

Quanto ao motor, já andei vendo um torquimetro mesmo, achei o manual do 229 e tem como fechar o motor. Eu vi no ML os kits por uns 300 reais cada, pensei em abrir e ir trocando aos poucos(não sei se pode), pra ver se para de pingar óleo pelo respiro quando estaciono. O primeiro cabeçote está meio melado de oleo, me incomoda, apesar de não perceber nada no funcionamento da caminhonete, não baixa água.
E também pelo prazer de abrir e ver como é. (talvez este seja o maior motivo)

micheltakashima
06/04/2015, 16:38
Então Michel, eu gosto deste cambio... não vejo motivo pra trocar, unica coisa foi estas emperradas na alavanca que aconteceram, dentro as engrenagens tão tudo inteira, como nunca tinha mexido com isso, não vi nenhum problema aparente nos aneis sincronizadores(como dentes quebrados ou faltando). Eu já acostumei com o lance de reduzir de terceira pra segunda e nunca mais tive este problema também, acho que era o jeito de dirigir. Estas molinhas que você comentou, eu vi sim, e preciso compra-las, eu percebi que a do meio, que fica na barra que engata 1ª e 2ª, está faltando a ponta que vai la dentro, pegando a mola direto no dente la(não sei se fui eu que perdi). Eu fechei assim mesmo e to rodando, vou comprar pela internet, não achei na minha cidade. ali da pra abrir e colocar sem tirar o cambio.

Quanto ao motor, já andei vendo um torquimetro mesmo, achei o manual do 229 e tem como fechar o motor. Eu vi no ML os kits por uns 300 reais cada, pensei em abrir e ir trocando aos poucos(não sei se pode), pra ver se para de pingar óleo pelo respiro quando estaciono. O primeiro cabeçote está meio melado de oleo, me incomoda, apesar de não perceber nada no funcionamento da caminhonete, não baixa água.
E também pelo prazer de abrir e ver como é. (talvez este seja o maior motivo)

Para saber se seu sincronizado está bom só comparando com um novo, pois os dentes vão gastando e vão ficando mais finos, perdem a eficiência, os meus quando tirei pareciam bons também.
Quanto ao motor pingar pelo suspiro, bom o 229 sopra pelo suspiro mesmo ainda mais quando já tem certa quilometragem (meio crônico tal qual os soquinhos em baixa rotação), o meu também pingava, me disseram que a troca de anéis resolvia pois o cilindro sofria descompressão deixando o ar escapar para o cárter fazendo o suspiro soprar óleo, não cheguei a mexer visto que estou trocando o motor.

drosssor51
06/04/2015, 21:43
Amigos... se os pingos no chão incomodam... pode ligar o respiro do bloco ao coletor de admissão ou quando turbinado.. pode liga-lo antes da caixa fria (ponto não pressurizado).
É uma ligação normal nas efes mais modernas e não só nas efes...acho que em todos...a partir de certo ano.

além de acabar com os pingos, reduz a pressão no interior do bloco, minimizando vazamentos.
O mau é que suja o coletor....

abraço

adbatels
14/06/2016, 00:41
Parabéns pela sua F1000 LAÇADOR, o pessoal ja explicou tudo ai acima, é só seguir as dicas, eu como vc tbm adquiri minha primeira F1000 ano 80, como ja li varios enunciados aqui no site acabei fazendo valer as dicas de muitos aqui, ela é hidraulica e com mwm29 turbo 5.0 preparado sobre bem, substitui coroa e pinhao por 13/43 meritor e coloquei kit acelerador da 94 que é com cabo de espia, reduziu uns 75% o soco da bomba injetora em linha, bom, gastei uma grana rasoavel nela ate o momento, falta ainda polir e colocar as faixas laterais, fiação praticamente tudo nova, tanque de plastico e todas as mangueiras em geral novas, bom pra falar a verdade estou extremamente feliz com minha milona.530509530510

Andrefb69
14/06/2016, 09:21
Adbatel:
Linda F1000! A minha também é só felicidade... Rsrs! Não troco, não vendo e não empresto.
E, se um dia tiver grana para comprar uma Hilux, Amarok, L200 ou o que for, compro outra mas não vendo a Milona!

adbatels
14/06/2016, 11:58
Obrigado Andrefb69, gostaria de ocupar o espaço aqui do amigo Laçador que iniciou o post e perguntar a todos aqui deste site se alguem ja substituiu o alternador da F antiga por alternador automotivo, eu comprei o alternador do Fox, ele e 90 amperes, fiz uma adaptação top, ficou perfeito, porem o marcador de conta giros no painel não marca a realidade, digamos que quando o motor esteja a 3.000 rpm o marcador ja passou dos 4.000 rpm, alguem por aqui ja enfrentou esse tipo dificuldade e conseguiu resolver? grande abraço galera !!!

ricarvalhal
14/06/2016, 13:35
adbatels, vc usou a polia original da F ?

Obrigado Andrefb69, gostaria de ocupar o espaço aqui do amigo Laçador que iniciou o post e perguntar a todos aqui deste site se alguem ja substituiu o alternador da F antiga por alternador automotivo, eu comprei o alternador do Fox, ele e 90 amperes, fiz uma adaptação top, ficou perfeito, porem o marcador de conta giros no painel não marca a realidade, digamos que quando o motor esteja a 3.000 rpm o marcador ja passou dos 4.000 rpm, alguem por aqui ja enfrentou esse tipo dificuldade e conseguiu resolver? grande abraço galera !!!

adbatels
06/09/2016, 22:04
Não usei não pq tive que fazer uma nova pra dar certo no alternador, mas os tamanhos não são iguais, a original e 7,5 cm a minha esta com 6,0 cm, gira mais mesmo