Ver Versão Completa : dicas para aquisição de um engesão
Ney Christian
21/01/2006, 21:17
Pessoal, estou querendo comprar uma viatura no final desse ano para montá-la do meu gosto e encontrei o chassi e lataria de um Fase III novo pelo valor de R$6500,00. Gostaria de saber de vcs se compensaria comprar esse "monstro" e montar à minha maneira ou gastar um pouco mais em um e reformar totalmente.
Estou pretendendo colocar um motor diesel de preferência o MWM 2,8 ou o maxion S4T, pneus 33 ou 35, diferenciais longos para viagens (será um veículo mais urbano e para viagens que para trilhas, mas pretendo deixá-lo preparado para uma eventual trilha tb, pois gosto de pescar e com ele eu conseguiria chegar onde meu palio não consegue.
Fiz uns cálculos meio por cima e, utilizando um motor usado na faixa de R$10.000,00, rolamentos e engrenagens novas acho que gastaria cerca de R$50.000,00 para deixá-lo andando sem muitos acessórios. Será que estou certo desses cálculos?
A única desvantagem é que vou ficar cerca de 3 ou 4 anos somente montando o "monstro", sem sequer poder dar uma voltinha de vez em quando.
Outra dúvida é que sobre a colocação de motor diesel em veículo 4x4. O proprietário desse chassi disse que é possível trocar e regularizar um motor diesel em um veículo ou picape 4x4, vcs sabem algo sobre isso?
Eriksom Teixeira Lima
22/01/2006, 13:08
Sinceramente :?:
:discordo:
Vai dar trabalho comprar um motor usado e legal por 10K (se achar algum)
Vai dar trabalho trocar a motorização para diesel no Detran (em alguns estados nem é possível)
Vai dar trabalho controlar sua paciência para esperar 4 anos até ficar pronto.
Para seu uso, você ficará muito mais bem servido por uma Camper. Você acha Camper com o MWM2.8 e os pneus 33 por cerca de 38K, e é ligar e viajar. E você poderá vender seu palio e ficar apenas com ela, que é ótima na cidade, ótima na estrada e tão boa quanto o Engesa na trilha (apenas você pode ficar com dó de arranhá-la, mas Camper e Engesa são a mesma coisa, só muda a carroceria)
Eriksom
Ney Christian
22/01/2006, 21:06
Também acho que fica muito caro, mas o que estava me animando é que o chassi é zerado... Quanto ao motor, já encontrei o motor da land rover em um tópico por aí no valor de 7mil latinhas (como diz um companheiro por aí) e um maxion s4 por 6, todos completos.
A minha segunda opção seria um jpx ou uma bandeirante, porém o jpx tem um motor que não me agrada de maneira nenhuma enquanto a bandeirante não tem um espaço interno muito confortável e é muito dura.
Creio que optarei por aguardar mais um pouco e comprar um bruto mais pra frente.
Sinceramente.........
Hoje juntaria um pouco mais e pegaria um pronto, existem muitos imprevistos nessa conta e com certeza passaria dos 50K.
O bom do jipe é encher o tanque e andar.... bom pelo menos para mim 8) 8) 8)
Motor de Land (2.5) é muito fraco e fumacento :x :x :x
Eriksom Teixeira Lima
23/01/2006, 11:44
Ney
Fica uma dica: fuja de engesas vendidos em kit ou como protótipos ou para requalificar para diesel (dá uma trabalheira infernal legalizar).
Só compre se estiver perfeitamente documentado a diesel.
Boa sorte quando você decidir comprar
Eriksom
cristiano
23/01/2006, 17:08
Tirando gosto de lado por aquele jeep ou aquele outro... se você estiver acostumado com restaurações, e sentir confiança, vá em frente... senão, larga de mão e compra um pronto, tem gente que vende o jeep no meio da reforma, é triste...
AndersonPoa
23/01/2006, 18:19
O Cristiano tem razao....
Se nao tens experiencia e gosto pela restauracao (mecanica, funilaria, eletrica...), é melhor pagar mais e pegar um pronto ou meio caminho andado.
Existem boas opcoes, mas que surgem esporadicamente. Ha dois meses, vi um Engesa amarelo sendo vendido no Mercado Livre que era muito proximo a isso que pretendes, por uns 45 mil...
Acho que proximo dos 40 K (motor diesel) tem coisas bem interessantes nos sites especificos, sem falar nos conhecidos jipeiros desse forum.
Só de lembrar a trabalheira de regularizar um motor diesel no meu antigo Engesa, pensaria em desistir...
FábioGondim
23/01/2006, 23:50
Eu acabei de passar por isso. Comprei meu Engesa no dia 26/12 :dance:
Levei em consideração tudo o que estão falando aqui. É muito mais barato você procurar um bom Engesa e comprá-lo do que montar um a partir do zero. Tem as vantagens adicionais de que você pode brincar com ele enquanto faz as alterações para ele ficar com "a sua cara" e de a documentação toda já estar arrumada.
Mesmo com tudo arrumado, o DETRAN de Brasília ainda conseguiu me criar problemas. Até hoje, passados quase trinta dias da compra, ainda não consegui transferi-lo para o meu nome... :parede: Mas, ainda nesta semana, se nada de mais acontecer, já deve estar tudo OK. :concordo:
Resumindo, se eu fosse você, compraria um Engesa com motor, câmbio, reduzida, freios, eixos, etc, do jeito que você quer que fique o seu, ou o mais próximo disso possível. Essas alterações são caríssimas, demoram e deixam o carro parado.
Comprado o jipe, aí eu iria curtir e fazer uma lista bem completa do que seria necessário alterar, na sua opinião. Enquanto observa as características de defeitos que gostaria de melhorar, aproveitaria o carrão. Numa época em que estiver mais tranqüilo e já tiver amadurecido a respeito de tudo o que quer fazer e onde vai fazer e o quanto vai gastar, leve o jipão para uma oficina e faça! É exatamente isso que vou fazer.
Nesse momento, estou terminando de colocar todo o projeto do carro em 3D no computador, para, a partir do desenho, eu conseguir planejar melhor as alterações e aprimoramentos que quero fazer no veículo. Aliás, assim que eu terminar, vou disponibilizar o projeto do Engesa na sessão de download do forum :concordo: Hoje, não fiz nada, pois, por incrível que pareça, não encontrei minha trena!! Dá dando uma trabalheira...
Pessoal, estou querendo comprar uma viatura no final desse ano para montá-la do meu gosto e encontrei o chassi e lataria de um Fase III novo pelo valor de R$6500,00. Gostaria de saber de vcs se compensaria comprar esse "monstro" e montar à minha maneira ou gastar um pouco mais em um e reformar totalmente.
1- os colegas tem razão fica muito mais de 55.000,00;
2- sai fora do motor 2.5;
3- aqui em sp levou mais de 90 dias para sair a documentação. e so saiu porque fui até o detran.
4- o mecanico tem que ser "bom mesmo" porque tem colegas que colocaram o st4 e ficou muito baixo. teve que recolocar o motor = mais despesas + mão de obra;
5- fiquei 1 ano reformando. e não faria novamente !!! [/color[/size]]
cavernoso
10/02/2006, 15:31
Pessoal,
To pensando em comprar um Engesa Javali, achei um em uma revenda de minha cidade, só achei o preço meio azedo. Como estou iniciando, e esse será minha primeira viatura, gostaria de saber se como tá o preço.
O valor que estão pedindo por um Engesa Javali 4x4, motor Diesel, Direção Hidráulica é 14000, mas acho que no choro sai por 12.
A aparência dele não é das melhores, ainda não dei uma volta, neste sábado vou pegar ele prá dar uma volta e levar no meu mecânico. Tiro umas fotos e posto segunda...
Valeu pela força.... :concordo:
Alex
Vítor Martins
10/02/2006, 16:30
Amigo, posso até estar equivocado, uma vez que pelo que sei, o Javali era fabricado pela CBT (Companhia brasileira de Tratores). Confere ????
Outrossim, se for o Javali da CBT, já me disseram que o motor do mesmo é muito fraco. Fique de olho, e não embarque na primeira canoa que vier... Pelo valor mais um pouquinho, dá pra comprar um bom Engesa. :stop: Boa sorte, Vitor Martins
cavernoso
10/02/2006, 16:56
Valeu vitor,
Pior que é mesmo, é CBT.
Valeu a dica do motor,
Um abraço,
Alex
Vítor Martins
10/02/2006, 17:20
Há ou havia um jargão muito utilizado para definir o Javali, ou seja, "Javalixo". Particularmente, te aconselho a não encarar este veículo, uma vez que não foi para frente por razões óbvias: motor fraco, suspensão idem, e outros problemas. Tenha paciência, junte uma graninha e compre um Engesa, ou até mesmo um JPX, cuja motorização é fácil de trocar. Um abraço, Vitor
Não sei quem teve essa idéia inicial de colocar o javali como filho da engesa.
Sei é que não aguento mais responder que meu fase II não é um Javali.
Devo ter sido um péssimo menino para merecer isso!
Vítor Martins
14/02/2006, 15:53
Meu amigo, se o tal do javali fosse produto Engesa, acho que seria utilizado como bucha de canhão do Urutu, do Cascavel, etc. Um abraço...
Vitor Martins
AndersonPoa
14/02/2006, 18:33
Nunca ouvi falar nessa do Javali ser fabricado/relacionado com a Engesa!
O Javali era fabricado pela CBT, com um motor de trator proprio, 3 cilindros, extremamente barulhento. Os pedais e sua localizacao (postura do motorista) eram horriveis, e tinha apenas como atrativo o preco baixo.
Mas nada a ver com a Engesa e seus produtos, todos (pelo menos os que conheci) de superior qualidade e desempenho.
Léo Silva
14/02/2006, 20:55
Não confunda conhaque de alcatrão, com catraca de canhão. :lol:
Javali é um porquinho peludinho :twisted: Engesa é o bicho :lol:
Falei :wink:
Existem duas pérolas do fórum à venda.
Barão Vermelho:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14266
Piu-piu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16829
Ambos são de jipeiros concientes na manutenção e estão com preços justos. Só não compra quem não quer. :roll: