PDA

Ver Versão Completa : GV 1.6 16V - A novela...

brunojaca
04/12/2014, 16:17
Boa tarde pessoal,

Esse é meu primeiro tópico aqui, mas já venho acompanhando o fórum a tempos.

Minha novela começa assim: (Desculpem-me se eu escrever demais)

Sou viciado em trekking e cachoeiras e sempre que posso dou uma fugida pra alguma perto daqui de BH.
Tinha um Celta e obviamente ele já não estava conseguindo me acompanhar, com isso já tinha uns dois anos que procurava um Vitara/GV pelo custo benefício. Eis que aparece num site de seminovos aqui de BH esse GV 1.6 16V 2000/2001 Auto por 17500!

http://thumbnails112.imagebam.com/36913/4777bb369123907.jpg (http://www.imagebam.com/image/4777bb369123907) http://thumbnails112.imagebam.com/36913/6f0a69369123914.jpg (http://www.imagebam.com/image/6f0a69369123914)

Liguei pra lá, o carro "era" do dono da oficina, então fui lá ver e o carro estava aparentemente perfeito, sem vazamento nem nada. Levei meu sogro q é mecânico e disse que tava OK. E o dono disse q não tinha nada pra mexer, só andar!
Fechei negócio trocando o Celta mais o restante em grana. Tava bom demais pra ser verdade...

Andei uns dois dias com o carro e já detectei vários problemas, vou listar:

- Carro estava sem filtro de ar do motor, eu andei numa estrada de terra q por sorte estava molhada (coloquei filtro novo)
- Retentor do diferencial dianteiro estourado, diferencial seco (troquei retentor e coloquei oleo)
- Óleo dos diferenciais contaminados, parecia barro e fedia um bucado (troquei o oleo)
- Caixa do câmbio automático seca (troquei o oleo, coube 2,5l de ATF3)
- Vazamento no radiador (mandei soldar e o cara disse que o ar foi adaptado)
- Vazamento na junta do cabeçote e na junta do cárter (agendei na paraná motors pra ver)
- Vazamento na junta do cárter da caixa (agendei na paraná motors pra ver)
- Cabo do kickdown travado (agendei na paraná motors pra ver)
- Rolamento da roda dianteira zuando (troquei o rolamento)
- Coifa rasgada (coloquei a do Corcel)
- Rolamento do munhão sem os roletes (coloquei os roletes de outro q tinha na oficina)

Agora o problema q descobri e q está mais me preocupando. O carro está com um zumbido que eu pensei q era o rolamento,
mas mesmo depois da troca continuou. Estou achando que é da caixa de transferência ou do diferencial, pois quando tento colocar a reduzida, a alavanca de transferência dá aquela arranhada e um coice de volta. Se eu forço ela entra. O 4x4 H funciona aparentemente normal, sem o zumbido do 4x2.

Como disse, agendei lá na paraná motors aqui em BH, que foi uma oficina bem indicada por algumas pessoas, mas gostaria de saber a opinião de vcs, se vale a pena eu continuar arrumando ou se eu passo essa bomba pra frente.

Abraços!

Rubens Linhalis
04/12/2014, 17:28
Cara.. direito do consumidor. Devolve o carro, pega seu $ de volta e ainda faz a loja reembolsar seus custo. Acredito que esteja com uma bomba nas mãos.. sai fora enquanto é tempo. Quando começa assim, carro mal cuidado, vai gastar rios de dinheiro e nunca fica bom.

brunojaca
04/12/2014, 17:53
Cara.. direito do consumidor. Devolve o carro, pega seu $ de volta e ainda faz a loja reembolsar seus custo. Acredito que esteja com uma bomba nas mãos.. sai fora enquanto é tempo. Quando começa assim, carro mal cuidado, vai gastar rios de dinheiro e nunca fica bom.

Rubens, mas aí que é a questão. O carro não foi comprado em loja, foi de particular. Eu vi o anúncio no seminovosbh e quando fui lá ver, o dono da oficina disse q o carro era dele, mas não tava no nome da oficina.

mas.marco
04/12/2014, 22:51
Rubens, mas aí que é a questão. O carro não foi comprado em loja, foi de particular. Eu vi o anúncio no seminovosbh e quando fui lá ver, o dono da oficina disse q o carro era dele, mas não tava no nome da oficina.

Cata todas as notas ou ABORTA todos os serviços.

Não importa se é de particular ou PJ.

Se os vicios foram ocultados e não há documentos que comprovem que você estava ciente dos problemas, é só comprovar a data de preenchimento do recibo com as tranqueiras do carro...

PROCON da sua região. Eles te orientarão nesse processo. De imediato vá até ao vendedor, relate tudo e peça para desfazer o negocio. Se houver negativa, deixe um abraço e diga que o verá na audiência.

Vai demorar... deixe o carro QUIETO até quando a coisa andar. Se você fizer qualquer coisa no carro, nesse período, não tem como comprovar (salvo por laudo de oficinas) que o problema já existia (pois pode ter ocorrido com o uso, já que é um USADO)

Rubens Linhalis
05/12/2014, 09:01
Extamente. Nao importar se é loja ou PF.. o natureza da venda, caracteriza fornecedor e consumidor. Vai no cara que comprou e tenta desfazer na paz a coisa. Caso contrario, vai p justiça mesmo. Nem sempre demora. Audiências relacionadas ao direito do consumidor e direitos trabalhistas costumam andar mais rápido.

Agora, vá preparado, pois se o cara ocultou tanta coisa, pra mim isso já é um sinal péssimo de falta de honestidade.

Mas uma vez, nao compensa ficar com um carro desses.. vc achou alguns problemas óbvios, podem haver outros ocultos. Fora o efeito colateral de andar de filtro de ar e com cambio e diferencial com pouco (ou nenhum) óleo. Daqui a pouco vai começar a dar problema com o diferencia.. cambio auto e motor.. ai amigo, vc vai gastar MUITO.

Se ao menos desfazer do carro, pegar a sua grana de volta, já esta bom, o prejuízo ainda é menor.

Vai postando aqui, já aconteceu situações dessa aqui no forum.. e o pessoal sempre ajuda.

Torcendo aqui p acertar as coisas!

abrasço

brunojaca
05/12/2014, 13:01
Rubens, mas.marco, obrigado pela ajuda de vocês!

Rubens, seu tópico da "TRECKO" que me inspirou a comprar a GV, pq meu Celta num tava aguentando mais andar em estrada de terra pra chegar nas cachoeiras e acampamentos.

Na segunda vou lá conversar com o cara, e se não for amigável vou aguardar o orçamento da oficina e acioná-lo na justiça.

Vou atualizando a novela...

[]s

Crals
08/12/2014, 20:16
Esse cara é lá do prado?
Deve ser o que eu ia olhar, fiquei doido com carro (por fotos), não cheguei ir pessoalmente!
E tava muito barato pra ser verdade!!!

brunojaca
11/12/2014, 19:07
Esse cara é lá do prado?
Deve ser o que eu ia olhar, fiquei doido com carro (por fotos), não cheguei ir pessoalmente!
E tava muito barato pra ser verdade!!!

Crals, não sei se é o mesmo.
Comprei numa oficina atrás do Shopping Portal, na rua Magnólia.
Eu tentei contato com o cara, mas não acho ele pra conversar sobre o carro.
E de lambuja chegou duas multas do Celta pra mim.

Eu sei q indicaram pra deixar o carro parado, mas não posso :(

Nesse meio tempo, a mangueira do freio dianteiro esquerdo rasgou e me deixou sem freio, sorte que eu estava parado no sinal. Um cara gente fina no posto me ajudou a isolar a roda :) Pelo menos nisso tenho sorte, todo vez que o carro dá problema, aparece alguém pra me ajudar.

Falando nisso, se precisarem "refazer" a mangueira, tem uma loja na saída pra Sabará que você leva a mangueira estragada e eles colocam um mangueira nova nos conectores antigos.

O zumbido que eu citei, pelo jeito vem do diferencial traseiro, e pelo o que pesquisei aqui no fórum, provavelmente é a coroa e o pião que deve estar desgastados.

Acho que está vazando óleo em alguma das mangueiras que saem do diferencial dianteiro. Elas saem do diferencial e vão no compressor, correto?

O carro ao ligar as vezes dá uma arranhada feia, pelo o que eu pesquisei é a tal da cremalheira ou o arranque. Correto?

Só falei dos defeitos do carros, mas o motor e caixa auto aparentemente estão OK. O motor está vazando um pouco nas juntas, mas a potência está normal e fazendo cerca de 7,5 km/l aqui em BH. A caixa auto também passa as marchas suavemente no D e OD funcionando normalmente.

Segunda vou deixar o carro lá na Paraná Motors pra eles olharem, e com isso eu vejo o que faço da vida.

jorgeffn
11/12/2014, 19:19
Crals, não sei se é o mesmo.
Comprei numa oficina atrás do Shopping Portal, na rua Magnólia.
Eu tentei contato com o cara, mas não acho ele pra conversar sobre o carro.
E de lambuja chegou duas multas do Celta pra mim.

Eu sei q indicaram pra deixar o carro parado, mas não posso :(

Nesse meio tempo, a mangueira do freio dianteiro esquerdo rasgou e me deixou sem freio, sorte que eu estava parado no sinal. Um cara gente fina no posto me ajudou a isolar a roda :) Pelo menos nisso tenho sorte, todo vez que o carro dá problema, aparece alguém pra me ajudar.

Falando nisso, se precisarem "refazer" a mangueira, tem uma loja na saída pra Sabará que você leva a mangueira estragada e eles colocam um mangueira nova nos conectores antigos.

O zumbido que eu citei, pelo jeito vem do diferencial traseiro, e pelo o que pesquisei aqui no fórum, provavelmente é a coroa e o pião que deve estar desgastados.

Acho que está vazando óleo em alguma das mangueiras que saem do diferencial dianteiro. Elas saem do diferencial e vão no compressor, correto?

O carro ao ligar as vezes dá uma arranhada feia, pelo o que eu pesquisei é a tal da cremalheira ou o arranque. Correto?

Só falei dos defeitos do carros, mas o motor e caixa auto aparentemente estão OK. O motor está vazando um pouco nas juntas, mas a potência está normal e fazendo cerca de 7,5 km/l aqui em BH. A caixa auto também passa as marchas suavemente no D e OD funcionando normalmente.

Segunda vou deixar o carro lá na Paraná Motors pra eles olharem, e com isso eu vejo o que faço da vida.

Bruno... é uma oficina ou uma Agência? logo atrás do Portal na Magnólia mesmo tem uma agência que vende muito 4x4.. Steticar, mas acho que mudaram de nome recentemente...

em qual região de BH você está?? Olha, eu não conheço o pessoal da Paraná, uma vez conversei com o irmão do dono por telefone quando estava vendendo um Vitara e ele me ligou... mas apenas isso. Porém já ouvi algumas críticas aos serviços deles... inclusive de um conhecido q tinha um GV 2p aut. Mas não sei até que ponto isso procede, como disse, não os conheço. Sei que de Suzuki em BH um cara que é referência é o Edmur da Minas Motors... ali no Santo André... na Pedro Lessa....

eu sempre mexi com meus Suzukis no Léo Offroad.. fica no final da Cristiano Machado próximo ao Shopping Estação... é um cara muito conhecido em BH e apesar de ultimamente mexer mais com camionete... sabe tudo de Suzuki....

abs!

brunojaca
13/12/2014, 14:18
Bruno... é uma oficina ou uma Agência? logo atrás do Portal na Magnólia mesmo tem uma agência que vende muito 4x4.. Steticar, mas acho que mudaram de nome recentemente...

em qual região de BH você está?? Olha, eu não conheço o pessoal da Paraná, uma vez conversei com o irmão do dono por telefone quando estava vendendo um Vitara e ele me ligou... mas apenas isso. Porém já ouvi algumas críticas aos serviços deles... inclusive de um conhecido q tinha um GV 2p aut. Mas não sei até que ponto isso procede, como disse, não os conheço. Sei que de Suzuki em BH um cara que é referência é o Edmur da Minas Motors... ali no Santo André... na Pedro Lessa....

eu sempre mexi com meus Suzukis no Léo Offroad.. fica no final da Cristiano Machado próximo ao Shopping Estação... é um cara muito conhecido em BH e apesar de ultimamente mexer mais com camionete... sabe tudo de Suzuki....

abs!

Jorge, é do lado da Steticar (que chama VIABH agora). A oficina chama Centro Automotivo Espinosa.

Eu moro no Estrela Dalva e trabalho no Sta Efigenia. Eu já ouvi falar bastante da Minas Motors, mas acabei agendando lá na Paraná porque a capa que está no estepe é deles. Quando liguei pra ver se eu descobria o histórico do carro, o cara me informou que o carro tinha dado entrada pra trocar o rolamento dianteiro da roda direita somente. Contei a novela pro cara e agendei pra segunda agora. Pelo menos pelo telefone ele foi bastante prestativo. Pediu 1 semana pra dar o orçamento do serviço, que ao meu ver vai ser principalmente os diferenciais.

Quando eu peguei o carro ele estava com os 4 pneus 225/75/16, sem lift. Posso estar enganado, mas acho q isso que gerou a folga na tulipa que entra no diferencial dianteiro, que é onde vaza o óleo mesmo depois q eu troquei o retentor.

E o diferencial traseiro canta que nem uma moto, tanto que batizei o carro de "Vi Kawasaki" :P

jorgeffn
13/12/2014, 14:58
Bruno... como o pessoal acima já disse... você chegou a tentar uma devolução com o cara que te vendeu?

esse tipo de serviço não vai ficar barato.. provavelmente vai uma grana com essa manutenção... principalmente de diferencial que deve ser coisa mais grave... O lado bom que você revisando o carro todo, terá um carro confiável em mãos. Agora pelo menos tentar que o cara pague uma parte desses serviços rolava...
boa sorte ae!

abs!

brunojaca
16/12/2014, 23:45
Ontem aproveitando meu atestado por conjutivite fui deixar o carro lá na Paraná, o mecânico deu uma volta no meu carro e condenou o diferencial dianteiro e traseiro sem abrir... Disse que o "4x4" estava quebrado e que o diferencial traseiro ia travar comigo a qualquer hora. Condenou a direção hidraulica, dizendo que tinha uma folga que ia quebrar a qualquer momento. Me deu um orçamento de 10000 por alto, ou 5000 pra "tirar" o diferencial dianteiro. Agradeci e voltei com o carro pra casa.

Hoje consegui falar com o ex dono do carro. Chegamos a um acordo e ele vai arcar com a compra e troca do diferencial dianteiro. A principio uma boa noticia... Agora preciso achar um pra comprar.

[]s

brunojaca
17/12/2014, 11:19
Alguém sabe me dizer qual é a relação dos diferenciais desse modelo? Se tem algum outro modelo que é compativel?

503!
17/12/2014, 11:36
Ontem aproveitando meu atestado por conjutivite fui deixar o carro lá na Paraná, o mecânico deu uma volta no meu carro e condenou o diferencial dianteiro e traseiro sem abrir... Disse que o "4x4" estava quebrado e que o diferencial traseiro ia travar comigo a qualquer hora. Condenou a direção hidraulica, dizendo que tinha uma folga que ia quebrar a qualquer momento. Me deu um orçamento de 10000 por alto, ou 5000 pra "tirar" o diferencial dianteiro. Agradeci e voltei com o carro pra casa.

Hoje consegui falar com o ex dono do carro. Chegamos a um acordo e ele vai arcar com a compra e troca do diferencial dianteiro. A principio uma boa noticia... Agora preciso achar um pra comprar.

[]s

Amigo, EU (ênfase na opinião pessoal) devolveria o carro.

Li rapidamente o tópico e perdi as contas de quantos problemas e "poréns" você mencionou. Diferencial condenado, folga no volante, freios comprometidos, motor "ok mas vazando" (incompatíveis), etc etc.

Carro dessa idade só vale a pena se tiver sido bem cuidado. Você vai gastar tanto pra deixá-lo minimamente confiável (já pensou ficar na mão em uma cachoeira sem sinal?) que é mais futuro comprar um mais novo e financiar. Ou busque outro...

É a minha opinião.

Suzuki é carro pra 20 anos sem dor de cabeça, mas exige cuidados e um DONO. Esse Grand Vitara é uma caixa de surpresas com manchas de óleo nas arestas. Mesmo trocando os diferenciais, esse é só o primeiro dos problemas do carro.

EU optaria por desfazer o negócio.

Boa sorte, um abraço.

brunojaca
17/12/2014, 15:38
503!, concordo com tudo que você disse. Eu tentei desfazer o negócio, o cara não aceitou.
Aceitou pagar a troca do diferencial. Eu tenho duas opções, ou ir pra justiça e esperar um bocado de tempo, ou deixá-lo minimamente confiável, até mesmo para trocá-lo sem levar um prejuízo muito grande.

Hoje parei, pensei e resolvi a usar a cabeça ao invés de emoção. Antes de sair q nem louco atrás do diferencial, aproveitei que estava perto e passei na Minas Motors e conversei com o Edmur para ter uma segunda opinião. Contei pra ele a história toda e ele deu uma volta no carro comigo. De cara ele já deu o diagnóstico, disse que a relação dos diferenciais está diferente, pq ao acionar o 4x4, numa descida com o carro com tudo no N, o carro "trava" e para. Provavelmente trocaram o diferencial da frente só pra rodar no 4x2 ou começaram o serviço e não trocaram o traseiro.

De acordo com sr. Edmur, precisamos fazer o seguinte:

- Tirar o diferencial dianteiro e ver a relação que está nele.
- Já que o cara que me vendeu aceitou trocar o diferencial, trocar o diferencial traseiro por outro de mesma relação do dianteiro. E ver se fica bom.

Essa mão de obra o sr Edmur me disse q não ficava nem em 400 reais, mas a oficina dele tá cheia por causa do fim de ano. Vou fazer isso esse fds eu mesmo com meu sogro, tirar os diferenciais, ver a relação e procurar o diferencial. E o outro cara querendo me cobrar 5000 reais...

brunojaca
14/01/2015, 16:38
Conforme havia dito antes, fiz o acordo com o cara que me vendeu e foi trocado o diferencial traseiro. O carro está com os dois diferenciais de tracker 2008 agora. O 4x4 H está funcionando normalmente, mas o 4x4 L ainda arranha quando tenho acioná-lo.

Agora meu novo problema se chama sistema de arrefecimento:

Ele estourou a mangueira que sai do bloco nesse fim de semana, troquei a mangueira pensando que era somente ela que estava já velha. Enchi o radiador e o reservatório e ontem o carro ferveu comigo novamente, praticamente todo o liquido tinha desaparecido. A ventoinha do AC ativou tentando ajudar no problema.
Ontem fui verificar pensando que era válvula termostática que estava fechada e pra minha surpresa ela já tinha sido retirada.
Fazendo mais um teste verifiquei que a polia viscosa foi pro saco, com o motor ligado consigo fazer ela parar e girar ao contrário.
Estou comprando na suzucar uma polia viscosa, as mangueiras e a válvula.
E estou torcendo pra junta não ter ido pro espaço.
Alguém indica outra coisa q precisa trocar?? o carro está fora de cogitação :(

LFC
14/01/2015, 17:29
Conforme havia dito antes, fiz o acordo com o cara que me vendeu e foi trocado o diferencial traseiro. O carro está com os dois diferenciais de tracker 2008 agora. O 4x4 H está funcionando normalmente, mas o 4x4 L ainda arranha quando tenho acioná-lo.

Ele estourou a mangueira que sai do bloco nesse fim de semana, troquei a mangueira pensando que era somente ela que estava já velha. Enchi o radiador e o reservatório e ontem o carro ferveu comigo novamente, praticamente todo o liquido tinha desaparecido. A ventoinha do AC ativou tentando ajudar no problema.
Ontem fui verificar pensando que era válvula termostática que estava fechada e pra minha surpresa ela já tinha sido retirada.
Fazendo mais um teste verifiquei que a polia viscosa foi pro saco, com o motor ligado consigo fazer ela parar e girar ao contrário.

A relação do diferencial do Tracker, se não me engano, é mais curta (4,875 x 4.625), o que pode ser interessante.
O 4x4L não deveria arranhar. O carro tem que estar parado para vc acioná-lo, daí que as engrenagens estarão paradas.
A polia viscosa pode não estar com defeito, pois ela não trava totalmente mesmo com o carro quente. O defeito pode ser na tampa do radiador, aproveita e troca pq não é cara. Mas se o carro está sem a válvula, já pode ter fervido antes, aí a bronca pode ser junta do cabeçote. Convém vc verificar o estado do radiador, fazer uma limpeza interna e externa em uma casa de radiadores. Estranho ter sumido a água toda, pois tamanho vazamento vc veria ou a água teria ido para o cárter e vc constataria isso retirando a vareta do óleo. Uma outra chance seria a bomba d'água; veja se nela há alguma marca de vazamento de líquido.
Abs,
LFC

Rubens Linhalis
14/01/2015, 17:43

Pede para fazer um teste de pressão no radiador. Troca a tampa do radiador. Quando tudo montado, use agua desmineralizada e aditivo de qualidade.

É bom testar o radiador de ar-quente, ele pode estar furado.

brunojaca
15/01/2015, 16:54
Obrigado pela ajuda pessoal!

LFC, o 4x4 L arranha com o carro parado, com a caixa auto no N. Quando passo a alavanca de transferência de N para 4x4 L ele arranha mas entra, também de 4x4 L para N ele arranha mas sai.

Comprei a tampa e a mangueira intermediária que sai do bloco. Vou remontar tudo e ver se acho o vazamento. Mas de qualquer forma vou mandar limpar e varetar o radiador como vcs indicaram.

Tem um tubo de ferro que une as duas mangueiras inferiores, será que acho isso pra comprar? porque o meu está bem feio, com as pontas desmanchando, senão vou tentar adaptar um de alumínio.

Rubens, onde fica o radiador de ar-quente?

[]s!

LFC
15/01/2015, 17:31
Obrigado pela ajuda pessoal!

LFC, o 4x4 L arranha com o carro parado, com a caixa auto no N. Quando passo a alavanca de transferência de N para 4x4 L ele arranha mas entra, também de 4x4 L para N ele arranha mas sai.

Comprei a tampa e a mangueira intermediária que sai do bloco. Vou remontar tudo e ver se acho o vazamento. Mas de qualquer forma vou mandar limpar e varetar o radiador como vcs indicaram.

Tem um tubo de ferro que une as duas mangueiras inferiores, será que acho isso pra comprar? porque o meu está bem feio, com as pontas desmanchando, senão vou tentar adaptar um de alumínio.

Rubens, onde fica o radiador de ar-quente?

[]s!

Esqueci que o carro é auto. Vc deixa a caixa de marchas no neutro tb, certo? Ainda assim arranha? Tá feia a coisa, hein?
O tubo de ferro vc vê na Suzucar, mas leva em um mecânico e vê se tem algum similar. Ou mesmo um bom torneiro pode fazer um. Veja na casa de radiadores se há solução.
Boa sorte.
Abs,
LFC

brunojaca
16/01/2015, 08:53
Esqueci que o carro é auto. Vc deixa a caixa de marchas no neutro tb, certo? Ainda assim arranha? Tá feia a coisa, hein?
O tubo de ferro vc vê na Suzucar, mas leva em um mecânico e vê se tem algum similar. Ou mesmo um bom torneiro pode fazer um. Veja na casa de radiadores se há solução.
Boa sorte.
Abs,
LFC

Acho q consegui resolver o problema do aquecimento.

1 - Troquei a mangueira intermediária
2 - Dei uma geral no cano, serrei as pontas que estavam ruins e limpei ele por dentro.
3 - Dei uma geral na polia viscosa, ela tava tão suja de barro que aquela molinha que tem atrás nem mexia, tirei, lavei com oleo diesel e aparentemente ficou "nova".
4 - Ao montar a hélice tive a impressão que ela estava montada invertida anteriormente, que ela estava jogando vento pro radiador ao invés do motor. Agora está ventilando bastante pro lado do motor.
5 - Troquei a tampa do radiador.
6 - Tenho que comprar fluido e agua pra radiador.
7 - Por enquanto deixei sem a válvula.

Pelo teste que fiz, o carro está funcionando normalmente. Não baixou nada de água do reservatório de ontem pra hoje.
Vou acompanhando pra ver se realmente resolveu.

LFC, ontem essa frase sua ficou me martelando "O carro tem que estar parado para vc acioná-lo, daí que as engrenagens estarão paradas."
Eu sempre fiz isso, parava o carro, colocava a caixa no N e mesmo assim arranhava.
Fiquei pensando nisso e fiz o seguinte teste, parei o carro, coloquei a caixa auto no P e BINGOOOO! A 4x4 L entrou macia, sem dar nem um arranhão sequer! Parece q mesmo no N as engranagens da caixa auto não estão paradas. Tem que ser no P! (pelo menos no meu carro rsrs)

[]s :safari-rig:

MARCANGIANE
16/01/2015, 09:13
No Neutro ela ainda gira por questão da lubrificação da caixa na posição P de estacionamento ai sim ela deixa de atuar.

boa sorte amigo com sua viatura.

brunojaca
16/01/2015, 09:22
No Neutro ela ainda gira por questão da lubrificação da caixa na posição P de estacionamento ai sim ela deixa de atuar.

boa sorte amigo com sua viatura.

justamente MARCANGIANE, o foda é que aquele adesivo que fica debaixo do freio de mão manda colocar no N. Pelo jeito o adesivo é padrão e não vale para os automáticos. Abraço!

brunojaca
19/01/2015, 12:37
pessoal, estou tentando arrumar o carro aos poucos e conto com a ajuda de vcs.

- Aquecimento:

esse fds fui em algumas cachoeiras na serra da moeda aqui perto de BH, cerca de 60 km, a temperatura dentro de BH e na estrada se manteve normal, com o ponteiro abaixo do meio. Quando cheguei na estrada de terra, liguei o ar e numa subida forte o ponteiro começou a subir, chegando a uns 3/4. Como após essa subida era uma descida, a temperatura voltou ao normal. Subida forte novamente, carro de primeira "forçando" o motor, ponteiro subindo novamente. Quando forço o carro, sinto um cheiro de óleo quente as vezes. Após o carro esfriar, a agua do reservatório abaixa uns 2 dedos.

Esse comportamento é normal? Pra onde tá indo a agua? (Eu olhei a vareta e não vejo água misturada com o óleo, e as mangueiras tem pressão)

- Arranque:

o carro vem dando aquela arranhada de vez em quando ao ligar. Tirei o arranque, o bendix já está meio gasto e as escovas também. Tem algum kit reparo de arranque? Pq um usado tá na média de uns 500 reais.

- Marcador de combustível:

Meu marcador é meio doido, só marca da metade pra cima. Já vi que isso pelo jeito é um problema das tracker e vitaras.
Pra ver a boia preciso tirar o tanque correto? Alguem já fez esse reparo? pq pelo o q pesquisei uma bomba nova é uns 500 reais também.

Depois vou postar aqui o que fiz pra resolver o problema de folga na tulipa e vazamento no retentor do diferencial dianteiro. Já tinha trocado duas vezes e achei a solução num site russo.

LFC
19/01/2015, 15:47
Aquecimento: acho que vc deve colocar a válvula no lugar ou colocar uma nova e usar o aditivo. Faça o teste da válvula: coloque em um fervedor de água e veja se ela abre quando a água inicia a fervura e se ela volta para o lugar depois que vc retira da água. Agora, para onde está indo a água, é difícil saber. Ligue o carro e deixe trabalhar por uns minutos, o suficiente para aquecer um pouco e dilatar as mangueiras. Desligue o carro e veja se há algum vazamento. Se o carro estiver muito quente vai sair vapor e vc não vai ver. O fluido ajuda a identificar vazamentos, pela coloração. Olhe se não está vazando pela bomba d'água. Pode haver alguma rachadura no radiador.
O arranque talvez seja melhor vc levar em um eletricista.
O marcador costuma ter conserto, mas tem que desmontar mesmo. Tive o mesmo problema em um Vitara e o mecânico resolveu sem trocar a bóia. Aproveita e lava o tanque.
Abs,
LFC

LFC
19/01/2015, 16:07
justamente MARCANGIANE, o foda é que aquele adesivo que fica debaixo do freio de mão manda colocar no N. Pelo jeito o adesivo é padrão e não vale para os automáticos. Abraço!

Troque o óleo da caixa de transferência e veja se melhora.
Abs,
LFC

brunojaca
20/01/2015, 12:58
Ontem achei outro furo no radiador, ao invés de fazer remendos que me cobram 140 reais, acho que vou comprar um novo. Problema vai ser achar, pq o radiador as mangueiras ficam do lado esquerdo e tem a entrada das mangueiras de óleo da caixa.

O que eu achei que mais se aproxima é esse:

http://suzucar.com.br/loja/motor-1/radiadores/radiador-suzuki-vitara-sidekick-1-6-16v-mt-automatico.html

Vou medir o meu e ver com o pessoal da suzucar se serve.

jorgeffn
20/01/2015, 15:09
Ontem achei outro furo no radiador, ao invés de fazer remendos que me cobram 140 reais, acho que vou comprar um novo. Problema vai ser achar, pq o radiador as mangueiras ficam do lado esquerdo e tem a entrada das mangueiras de óleo da caixa.

O que eu achei que mais se aproxima é esse:

http://suzucar.com.br/loja/motor-1/radiadores/radiador-suzuki-vitara-sidekick-1-6-16v-mt-automatico.html

Vou medir o meu e ver com o pessoal da suzucar se serve.

Bruno... não sei se você já conhece, mas em BH tem a Rota dos Ventos que vende peças de Suzuki.... normalmente os preços da Suzucar são melhores.. mas no caso de urgência ou até de uma peça mais complicada, eles costumam até importar para você....
segue o telefone... fica próxima a Barão Homem de Melo...31 3332-1774

abs!!!

danielreisp
20/01/2015, 15:38
Olá,

Você levou aonde para ver o radiador? Eu troquei o meu do Grand Vitara 2000, por um do Tracker por 700,00 no dinheiro com o Nelder Radiadores, na Pará de Minas, perto da feira coberta.

Ele é honesto e vai dizer se seu radiador tem consertou ou não. Como estou acompanhando sua história, vejo que ja gastou muito mas veja com ele antes, pois na suzucar tem além o frete ainda, e vc pode achar o mesmo produto aqui em BH e com a garantia, que é uma facilidade levar ele na loja física e resolver mais rápido que enviar via correios.

Se for comprar um, sugiro consultar ele.

Nelder Radiadores, (31) 3464-7500, R Pará de Minas, 550 - lj-01 (http://www.guiamais.com.br/guia-de-ruas/r+para+de+minas-belo+horizonte-mg) - Padre Eustáquio, (http://www.guiamais.com.br/guia-de-bairros/padre+eustaquio-belo+horizonte-mg) Belo Horizonte, MG (http://www.guiamais.com.br/guia/belo+horizonte-mg) | CEP: 30730-440 (http://cep.guiamais.com.br/cep/30730-440)

Estou devendo de passar lá e levar um fardo de cerveja pra ele, ele me salvou no final do ano, antes de viajar heheheh

Boa sorte com a viatura.

brunojaca
21/01/2015, 09:45
Vou dar uma olhada nesses lugares que vcs indicaram, mas como a grana tá curta e ta vazando pouco, e dentro de BH a temperatura tá normal, vou ter q esperar ver o q faço.

danielreisp
21/01/2015, 09:55
Você está sem válvula termostática? se não, sugiro tirar então até arrumar esse furo, pois com a experiencia que tive, com a válvula a pressão dentro do dentro do radiador aumenta.

brunojaca
21/01/2015, 09:56
Vou tentar ajudar um pouco também, eu tinha um problema de vazamento no retentor direito do diferencial dianteiro.
Procurando na net achei isso num site russo.

http://thumbnails110.imagebam.com/38340/9c3dcf383399170.jpg (http://www.imagebam.com/image/9c3dcf383399170) http://thumbnails109.imagebam.com/38340/465e99383399176.jpg (http://www.imagebam.com/image/465e99383399176) http://thumbnails111.imagebam.com/38340/3891df383399180.jpg (http://www.imagebam.com/image/3891df383399180) http://thumbnails110.imagebam.com/38340/265de8383399185.jpg (http://www.imagebam.com/image/265de8383399185)

Conversei com o Edmur da Minas Motors e ele me disse q tinha essa peça, mas tinha acabado. Como eu estava precisando com certa urgência, fiz uma pequena adaptação.

Comprei na Rolimac na Pedro II:

- Um rolamento 6007 (R$ 15)
- Retentor SABO 01949BR (R$ 6)

- No lugar da peça de vinil, coloquei o rolamento 6007, ele tem o mesmo diâmetro interno e externo, mas é mais largo (14mm).
- Como o rolamento é mais largo tive que cortar a metade da carcaça do retentor.
- Dar uma lixada internamente no rolamento, porque a tulipa precisa movimentar na horizontal.
- Coloquei o retentor primeiro e depois coloquei o rolamento.

Vou comprar essa peça de vinil, mas por enquanto acabou o vazamento. (Pelo menos minha sogra parou de reclamar da sujeira na varanda dela hehe)

brunojaca
21/01/2015, 09:58
Você está sem válvula termostática? se não, sugiro tirar então até arrumar esse furo, pois com a experiencia que tive, com a válvula a pressão dentro do dentro do radiador aumenta.

Está sem válvula, só vou comprá-la quando resolver a questão do radiador.

danielreisp
21/01/2015, 11:13

Olá denovo, tive problemas com arrefecimento, e as peças eu comprei na Rota dos Ventos, meu mecânico que me indicou eles, tudo que eu precisei lá tinha com o preço até melhor que a suzucar. (link da loja -> http://www.guiamais.com.br/local/rota+dos+ventos+pecas+and+acessorios+4x4-automoveis+importados+revendedores+e+pecas-belo+horizonte-mg-15329497-1) Link do meu post sobre os problemas de arrefeciemento: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92916-falhamento-aquecimento-e-trinca-do-cabecote-gv-2-0-gasolina-16v-3.html

Até!

brunojaca
21/01/2015, 11:47
Daniel, já tinha lido seu post, tô seguindo o que você fez lá, troquei a tampa, dei uma geral na polia viscosa, coloquei aditivo com agua desmineralizada, agora tenho q resolver o radiador e comprar a válvula.

Aproveitando, pesquisando na internet achei e comprei esse sensor de nível de água pra colocar no reservatório, alguém já instalou? Achei bem interessante, ainda mais por R$ 38.

http://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LF122E40/

brunojaca
21/01/2015, 12:01
Ainda sobre a folga no diferencial, ficou assim depois de instalado (o retentor está atrás do rolamento)

http://thumbnails109.imagebam.com/38343/0c63c8383422426.jpg (http://www.imagebam.com/image/0c63c8383422426) http://thumbnails110.imagebam.com/38343/79ae6d383422483.jpg (http://www.imagebam.com/image/79ae6d383422483)

SauloDino
21/01/2015, 13:07
Está sem válvula, só vou comprá-la quando resolver a questão do radiador.

Bruno,

Tive um GV AT igual o seu e passei por boa parte dessa novela.

Aquecimento é problema crônico nesses carros e com o qual não podemos vacilar, pois cabeçote de alumínio não aceita retífica. Caso não haja nenhum problema no motor (cabeçote trincado, juntas queimadas, etc), os problemas são relativamente fáceis de resolver. Deve-se ter o maior cuidado, pois qualquer vacilo pode causar um prejuízo incalculável.

Sobre o aquecimento em alta, é sinal de problema no radiador. As colméias podem estar entupidas ou obstruída a circulação de ar. O meu eu peguei com radiador entupido, mas o sintoma era outro (só aquecia no trânsito pesado). Mandei varetar e limpar todo o sistema e resolveu.

A polia viscosa é fundamental para o funcionamento do sistema. Com o tempo o acoplamento perde eficiência. O aconselhável é trocar. Não tente travar ela para ficar direto. Fiz esta experiência e não ficou bom. Aumentou exageradamente o consumo e deixou o carro "amarrado". Se for trocar, bote nova para nunca mais se preocupar.

Sobre o radiador, comprar outro esqueça. Muito difícil de encontrar pois é específico para carro AT, já que o fluido do câmbio também circula pelo radiador. Se achar novo vai ser muito caro, por conta dos mesmos motivos. Então, o que aconselho é mandar fazer sob medida, podendo ainda aumentar a quantidade de colméias para aumentar o poder de refrigeração. Vai gastar em torno de 800 a 1.000,00.

Sobre a válvula termostática é muito comum tirarem para ocultar problemas no sistema. Comprei o meu e depois descobri que o ex-dono havia retirado. Não é recomendável andar sem ela, principalmente num carro automático. Isto pois quando ligamos o carro fica acelerado e sem a válvula o fluido demora bastante a chegar na temperatura ideal de trabalho. Com isso você vai sentir muitos trancos no câmbio ao passar de N pra D ou R. Além disso, e o que é pior, isso gera desgaste prematuro do motor e aumento de consumo. Os motores não são feitos para funcionar com a água em temperatura ambiente. A função da válvula termostática é justamente acelerar o processo de aquecimento do fluido até a temperatura ideal de trabalho.

A válvula não custa caro. Dica de adaptação: é a mesma da Fiat Elba 1.0 ou uno motor antigo (não é o "fire"). O tamanho é compatível e a temperatura de abertura idêntica. A única coisa a fazer é fazer um pequeno corte no o-ring de borracha para diminuir seu diametro, ou aproveitar o do próprio carro se ainda estiver com boa vedação. Custo estimado em lojas de autopeças: R$30,00.

Quanto aos problemas dos diferenciais ainda bem que resolveu. A primeira coisa que você deveria ter condenado era o mecânico (explorador) que lhe passou aqueles orçamentos estratosféricos.

Por fim, não se desespere. Carro usado desta idade é isto mesmo. Mas quase tudo tem jeito ou adaptação. Um mecânico experiente em 4x4 é indispensável. Não hesite em usar o fórum, vai lhe ajudar bastante.

danielreisp
21/01/2015, 13:10
Daniel, já tinha lido seu post, tô seguindo o que você fez lá, troquei a tampa, dei uma geral na polia viscosa, coloquei aditivo com agua desmineralizada, agora tenho q resolver o radiador e comprar a válvula.

Aproveitando, pesquisando na internet achei e comprei esse sensor de nível de água pra colocar no reservatório, alguém já instalou? Achei bem interessante, ainda mais por R$ 38.

http://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LF122E40/

Sobre o sensor, ele será instalado aonde? no reservatório de expansão? Só um alerta, sempre é bom que conferir o que está no radiador ( com carro frio claro), pois se confiar apenas no que está no reservatório, pode-ser que o fluido foi e não está voltando por algum motivo (tampa, furo etc..) e você irá queimar o cabeçote por causa desse detalhe.

Estou procurando um para medir a temperatura do motor, pq caso falte água eu saberia que a temperatura saiu do normal. Mas parei de procurar.

Abraços!

SauloDino
21/01/2015, 13:17
Ah e sobre a baixa do nível da água, pode ser um simples vazamento no radiador ou nas mangueiras. Mas também é bom verificar se a água mesma não está passando para a câmara de combustão ou para os dutos de circulação do óleo. Se for o primeiro o motor começa a falhar e exalando vapor de água pela descarga. Se for o segundo (mais grave), a água se mistura ao óleo. Não se deve rodar com o carro assim em hipótese alguma. Para saber se o seu tem esse problema abra a tampa do óleo do motor e olhe a parte de dentro da tampa se há uma pasta branca/amarelada. Se houver é sinal de oléo contaminado com água e o problema é grave. Pode ser desde uma junta queimada, cabeçote empenado ou em casos mais graves bloco do motor trincado.

brunojaca
21/01/2015, 13:39
Bruno,

Tive um GV AT igual o seu e passei por boa parte dessa novela.

Aquecimento é problema crônico nesses carros e com o qual não podemos vacilar, pois cabeçote de alumínio não aceita retífica. Caso não haja nenhum problema no motor (cabeçote trincado, juntas queimadas, etc), os problemas são relativamente fáceis de resolver. Deve-se ter o maior cuidado, pois qualquer vacilo pode causar um prejuízo incalculável.

Sobre o aquecimento em alta, é sinal de problema no radiador. As colméias podem estar entupidas ou obstruída a circulação de ar. O meu eu peguei com radiador entupido, mas o sintoma era outro (só aquecia no trânsito pesado). Mandei varetar e limpar todo o sistema e resolveu.

A polia viscosa é fundamental para o funcionamento do sistema. Com o tempo o acoplamento perde eficiência. O aconselhável é trocar. Não tente travar ela para ficar direto. Fiz esta experiência e não ficou bom. Aumentou exageradamente o consumo e deixou o carro "amarrado". Se for trocar, bote nova para nunca mais se preocupar.

Sobre o radiador, comprar outro esqueça. Muito difícil de encontrar pois é específico para carro AT, já que o fluido do câmbio também circula pelo radiador. Se achar novo vai ser muito caro, por conta dos mesmos motivos. Então, o que aconselho é mandar fazer sob medida, podendo ainda aumentar a quantidade de colméias para aumentar o poder de refrigeração. Vai gastar em torno de 800 a 1.000,00.

Sobre a válvula termostática é muito comum tirarem para ocultar problemas no sistema. Comprei o meu e depois descobri que o ex-dono havia retirado. Não é recomendável andar sem ela, principalmente num carro automático. Isto pois quando ligamos o carro fica acelerado e sem a válvula o fluido demora bastante a chegar na temperatura ideal de trabalho. Com isso você vai sentir muitos trancos no câmbio ao passar de N pra D ou R. Além disso, e o que é pior, isso gera desgaste prematuro do motor e aumento de consumo. Os motores não são feitos para funcionar com a água em temperatura ambiente. A função da válvula termostática é justamente acelerar o processo de aquecimento do fluido até a temperatura ideal de trabalho.

A válvula não custa caro. Dica de adaptação: é a mesma da Fiat Elba 1.0 ou uno motor antigo (não é o "fire"). O tamanho é compatível e a temperatura de abertura idêntica. A única coisa a fazer é fazer um pequeno corte no o-ring de borracha para diminuir seu diametro, ou aproveitar o do próprio carro se ainda estiver com boa vedação. Custo estimado em lojas de autopeças: R$30,00.

Quanto aos problemas dos diferenciais ainda bem que resolveu. A primeira coisa que você deveria ter condenado era o mecânico (explorador) que lhe passou aqueles orçamentos estratosféricos.

Por fim, não se desespere. Carro usado desta idade é isto mesmo. Mas quase tudo tem jeito ou adaptação. Um mecânico experiente em 4x4 é indispensável. Não hesite em usar o fórum, vai lhe ajudar bastante.

Saulo, valeu pela ajuda, vou procurar essa válvula que você disse. Agora o radiador e polia, só mês que vem ($$$)
E realmente, o carro quando está frio, ao passar para o R ou D, pula q nem cabrito. Depois que esquenta pára.

brunojaca
21/01/2015, 13:42
Sobre o sensor, ele será instalado aonde? no reservatório de expansão? Só um alerta, sempre é bom que conferir o que está no radiador ( com carro frio claro), pois se confiar apenas no que está no reservatório, pode-ser que o fluido foi e não está voltando por algum motivo (tampa, furo etc..) e você irá queimar o cabeçote por causa desse detalhe.

Estou procurando um para medir a temperatura do motor, pq caso falte água eu saberia que a temperatura saiu do normal. Mas parei de procurar.

Abraços!

O sensor é para ser instalado no reservatório mesmo. Eu faço a inspeção visual todo dia de manhã e a idéia do sensor é avisar durante o carro funcionando, pq o sensor de temperatura do carro só marca quando tem água.

brunojaca
21/01/2015, 13:44
Ah e sobre a baixa do nível da água, pode ser um simples vazamento no radiador ou nas mangueiras. Mas também é bom verificar se a água mesma não está passando para a câmara de combustão ou para os dutos de circulação do óleo. Se for o primeiro o motor começa a falhar e exalando vapor de água pela descarga. Se for o segundo (mais grave), a água se mistura ao óleo. Não se deve rodar com o carro assim em hipótese alguma. Para saber se o seu tem esse problema abra a tampa do óleo do motor e olhe a parte de dentro da tampa se há uma pasta branca/amarelada. Se houver é sinal de oléo contaminado com água e o problema é grave. Pode ser desde uma junta queimada, cabeçote empenado ou em casos mais graves bloco do motor trincado.

A baixa é por causa de uma vazamento no radiador mesmo, é minimo, mas está vazando. Eu verifiquei a vareta e a tampa de óleo, e não vi nada de anormal. Fiz o teste de ligar o carro sem a tampa do radiador e a água foi esquentando normalmente, sem pular pra fora como disseram que acontece quando a junta está queimada.

danielreisp
21/01/2015, 13:50
Beleza, eu quis dizer para não confiar somente no nível do reservatório de expansão. tem que ser tb no radiador
Abcs.

brunojaca
21/01/2015, 13:53
Compartilhando mais um pouco de conhecimento adquirido:

Varredura da injeção por Self Test: (O meu deu 12, pelo menos uma noticia boa!)

490238

A luz da injeção no painel vai piscar mostrando os códigos, conforme abaixo:

490239

Abaixo a tabela de erros:

Diagnostic Code

Diagnostic Item

Possible Fault

12

Normal

No fault or fault in not monitored circuit

13

O2 Sensor

ECU will drive mixture rich or lean.
If O2 reading doesn't change or is slow to change a fault is flagged

13

Barometric Sensor

Barometric sensor reading High or Low (Diesel)

14

Water Temperature Sensor

WTS signal High
Open circuit sensor or bad ground

14

Needle Movement Sensor

Needle Movement Sensor High or Low (Diesdel)

15

Water Temperature Sensor

WTS signal Low
Short circuit in sensor or wiring shorted to ground

21

Throttle Position Sensor

TPS signal High
TPS faulty or open circuit signal or ground connection

22

Throttle Position Sensor

TPS signal Low
TPS faulty, short circuit signal or open circuit power connection

23

Air Temperature Sensor

ATS signal High
ATS open circuit or bad ground

24

Vehicle Speed Sensor

VSS faulty, Broken Speedo cable

25

Air Temperature Sensor

ATS signal Low
ATS short circuit, signal wire short circuit or open circuit power connection

26

O2 Sensor (Right bank)

V6 engines only

27

Compensation Resistance Signal
(Diesel only?)

Open circuit or shorted

28

Glow Plug Relay Signal
(Diesel only)

Open circuit or shorted

31

Manifold Pressure Sensor

MPS signal Low
MPS faulty, open circuit power connection

31

Boost Sensor Signal
(Turbo)

Boost sensor Signal Low
Boost sensor faulty, open circuit power connection

32

Manifold Pressure Sensor

MPS signal Low

32

Boost Sensor Signal
(Turbo)

Boost sensor Signal High
Boost sensor faulty, open circuit ground connection

33

Volume Airflow Sensor

Volume Airflow Sensor too High or too Low
Airflow sensor faulty or faulty wiring

33

Mass Airflow Sensor

MAF Signal High
MAF faulty or bad ground connection

34

Mass Airflow Sensor

MAF Signal Low
MAF faulty or bad power or signal connection

35

NE Sensor
(Diesel only)

37

ABS

ABS malfunction - does not set MIL!

41

Ignition Fail Safe Signal

Bad connection to noise suppressor, bad noise suppressor

41

Timer Control Valve Signal
(Diesel only)

42

Crank Angle Sensor

CAS signal not present during cranking, only shows while cranking!
Faulty CAS or bad connection

43

Knock Sensor circuit malfunction

Faulty Knock Sensor or bad connection

43

Starter Signal
(Diesel only?)

Starter signal on during engine running
Starter signal off during cranking

44

Idle switch

Idle Switch Open
Faulty Idle switch, badly adjusted TPS, open circuit signal or ground connection

45

Idle Switch

Idle Switch Closed
Faulty Idle Switch, badly adjusted TPS or signal shorted to ground

46

IAC Valve

47

CMP Sensor

camshaft Position Sensor

51

Exhaust Gas Recirc Valve

EGR modulator faulty, exhaust passageway clogged, bad VSV, vacuum leak, catalytic converter fault

52

Fuelling Fault

Bad injector, dirty injector, excessive fuel pressure

52

Spill Valve Signal
(Diesel)

Stuck spill valve, open or shorted wiring

53

Ground Circuit Error

California ECU in non-Calif vehicle. Non-Calif ECU in Calif. vehicle

54

5th Gear Switch

61

Shift Solenoid Valve A (#1)
(A/T)

62

(A/T)

63

Shift Solenoid Valve B (#2)
(A/T)

64

(A/T)

65

TCC Solenoid Valve Electrical
(A/T)

66

(A/T)

71

Test Switch

Test Switch Terminal Grounded (Samurai only?)
Wire link still in diagnostic plug or signal shorted to ground

71

Memory Error
(Late models)

ECU internal write error or checksum error

72

Transmission Range Switch circuit malfunction
(A/T)

73

Fuel Temperature Sensor
(Diesel)

Fuel temp. sensor, open or shorted wiring

75

Output Speed sensor Circuit Malfunction
(A/T)

76

Input/turbine Speed sensor Malfunction
(A/T)

ON - Not Flashing

ECU

ECU Failed

Immobiliser

81

Immobiliser/ECU

Immobiliser codes not matched (ECU side)

82

ECU

ECU Internal fault

83

Immobiliser/ECU

Serial Data Link

84

ECU

No Immobiliser codes registered in ECU

Link com o procedimento completo: http://www.rhinopower.org/diag/cel.html

brunojaca
21/01/2015, 13:58
Beleza, eu quis dizer para não confiar somente no nível do reservatório de expansão. tem que ser tb no radiador
Abcs.

Valeu, tô de olho. Vou procurar esse termômetro que vc disse também. Abraço!

danielreisp
21/01/2015, 14:55

Poderia me explicar melhor, como localizo esse "Monitor Coupler"(imagem 1). ?

brunojaca
22/01/2015, 09:49
Daniel, no meu carro fica do lado direito atrás do reservatório de água do limpador. Mas li que em alguns carros pode estar junto da caixa de fusíveis, perto da bateria.

Para os carros que são automáticos também tem um teste desse para a caixa automática, mas ainda não achei o conector.

http://thumbnails109.imagebam.com/38364/9d531c383638336.jpg (http://www.imagebam.com/image/9d531c383638336)

danielreisp
22/01/2015, 09:59
Beleza, vou pesquisar, achei algumas documentações, em um site www.suzuki4x4.net mais alguns pdf e ainda tenho q pesquisar o tanto de documentos que já baixei dos vitaras... por enquanto só baixo, e lá vou procurar esse sensor.

MARCANGIANE
22/01/2015, 17:16
informação muito boa amigo.parabéns

490238

A luz da injeção no painel vai piscar mostrando os códigos, conforme abaixo:

490239

Abaixo a tabela de erros:

Diagnostic Code
Diagnostic Item
Possible Fault

12
Normal
No fault or fault in not monitored circuit

13
O2 Sensor
ECU will drive mixture rich or lean.

13
Barometric Sensor
Barometric sensor reading High or Low (Diesel)

14
Water Temperature Sensor
WTS signal High
Open circuit sensor or bad ground

14
Needle Movement Sensor
Needle Movement Sensor High or Low (Diesdel)

15
Water Temperature Sensor
WTS signal Low
Short circuit in sensor or wiring shorted to ground

21
Throttle Position Sensor
TPS signal High
TPS faulty or open circuit signal or ground connection

22
Throttle Position Sensor
TPS signal Low
TPS faulty, short circuit signal or open circuit power connection

23
Air Temperature Sensor
ATS signal High
ATS open circuit or bad ground

24
Vehicle Speed Sensor
VSS faulty, Broken Speedo cable

25
Air Temperature Sensor
ATS signal Low
ATS short circuit, signal wire short circuit or open circuit power connection

26
O2 Sensor (Right bank)
V6 engines only

27
Compensation Resistance Signal
(Diesel only?)
Open circuit or shorted

28
Glow Plug Relay Signal
(Diesel only)
Open circuit or shorted

31
Manifold Pressure Sensor
MPS signal Low

31
Boost Sensor Signal
(Turbo)
Boost sensor Signal Low
Boost sensor faulty, open circuit power connection

32
Manifold Pressure Sensor
MPS signal Low

32
Boost Sensor Signal
(Turbo)
Boost sensor Signal High
Boost sensor faulty, open circuit ground connection

33
Volume Airflow Sensor
Volume Airflow Sensor too High or too Low
Airflow sensor faulty or faulty wiring

33
Mass Airflow Sensor
MAF Signal High
MAF faulty or bad ground connection

34
Mass Airflow Sensor
MAF Signal Low
MAF faulty or bad power or signal connection

35
NE Sensor
(Diesel only)

37
ABS
ABS malfunction - does not set MIL!

41
Ignition Fail Safe Signal
Bad connection to noise suppressor, bad noise suppressor

41
Timer Control Valve Signal
(Diesel only)

42
Crank Angle Sensor
CAS signal not present during cranking, only shows while cranking!
Faulty CAS or bad connection

43
Knock Sensor circuit malfunction
Faulty Knock Sensor or bad connection

43
Starter Signal
(Diesel only?)
Starter signal on during engine running
Starter signal off during cranking

44
Idle switch
Idle Switch Open
Faulty Idle switch, badly adjusted TPS, open circuit signal or ground connection

45
Idle Switch
Idle Switch Closed
Faulty Idle Switch, badly adjusted TPS or signal shorted to ground

46
IAC Valve

47
CMP Sensor
camshaft Position Sensor

51
Exhaust Gas Recirc Valve
EGR modulator faulty, exhaust passageway clogged, bad VSV, vacuum leak, catalytic converter fault

52
Fuelling Fault
Bad injector, dirty injector, excessive fuel pressure

52
Spill Valve Signal
(Diesel)
Stuck spill valve, open or shorted wiring

53
Ground Circuit Error
California ECU in non-Calif vehicle. Non-Calif ECU in Calif. vehicle

54
5th Gear Switch

61
(A/T)

62
(A/T)

63
(A/T)

64
(A/T)

65
(A/T)

66
(A/T)

71
Test Switch
Test Switch Terminal Grounded (Samurai only?)
Wire link still in diagnostic plug or signal shorted to ground

71
Memory Error
(Late models)
ECU internal write error or checksum error

72
Transmission Range Switch circuit malfunction
(A/T)

73
Fuel Temperature Sensor
(Diesel)
Fuel temp. sensor, open or shorted wiring

75
Output Speed sensor Circuit Malfunction
(A/T)

76
Input/turbine Speed sensor Malfunction
(A/T)

ON - Not Flashing
ECU
ECU Failed

Immobiliser

81
Immobiliser/ECU
Immobiliser codes not matched (ECU side)

82
ECU
ECU Internal fault

83
Immobiliser/ECU
Serial Data Link

84
ECU
No Immobiliser codes registered in ECU

brunojaca
26/01/2015, 12:02
Instalei o sensor e ficou bem legal, coloquei em paralelo com o conector do sensor de luz de fluido de freio. Agora quando a luz do freio de mão acende, ou é o fluido de freio baixo, ou é o nível do reservatório baixo.

E o sensor já me ajudou domingo, fui ligar o carro e a água do reservatório e do radiador tinha ido embora. Radiador com outro furo. Tirei ele e levei hoje no Nelder que o Daniel indicou e ele condenou meu radiador. Só um novo agora e lá custa R$ 920.

Vou ver se acho um usado em boas condições.

brunojaca
29/01/2015, 12:38
Radiador usado comprado, agora é só esperar chegar e instalar esse fds.
E ainda ganhei um jogo de cabos de velas de presente... :euforico:

http://thumbnails111.imagebam.com/38560/4af8cf385598730.jpg (http://www.imagebam.com/image/4af8cf385598730) http://thumbnails109.imagebam.com/38560/848d7a385598740.jpg (http://www.imagebam.com/image/848d7a385598740) http://thumbnails110.imagebam.com/38560/0b0c98385598750.jpg (http://www.imagebam.com/image/0b0c98385598750) http://thumbnails111.imagebam.com/38560/30295f385598759.jpg (http://www.imagebam.com/image/30295f385598759) http://thumbnails109.imagebam.com/38560/4bb3a6385598765.jpg (http://www.imagebam.com/image/4bb3a6385598765)

brunojaca
29/01/2015, 12:41
aproveitando, existe algum modo de "proteger" o radiador? tipo de pedras, mosquito, algo assim?

danielreisp
29/01/2015, 12:52
Instalei o sensor e ficou bem legal, coloquei em paralelo com o conector do sensor de luz de fluido de freio. Agora quando a luz do freio de mão acende, ou é o fluido de freio baixo, ou é o nível do reservatório baixo.

E o sensor já me ajudou domingo, fui ligar o carro e a água do reservatório e do radiador tinha ido embora. Radiador com outro furo. Tirei ele e levei hoje no Nelder que o Daniel indicou e ele condenou meu radiador. Só um novo agora e lá custa R$ 920.

Vou ver se acho um usado em boas condições.

Nossa aumentou demais, boa sorte na empreitada. Já vi que comprou outro, veja quando vale a venda do seu, pois o material é valioso pra reciclagem neh, aluminio etc..

danielreisp
29/01/2015, 12:52
aproveitando, existe algum modo de "proteger" o radiador? tipo de pedras, mosquito, algo assim?

pois é queria saber tb, pois o meu novinho ja' tem alguns estragos por causa dos bixos que pegam na estrada.

danielreisp
29/01/2015, 12:53
Radiador usado comprado, agora é só esperar chegar e instalar esse fds.
E ainda ganhei um jogo de cabos de velas de presente... :euforico:

http://thumbnails111.imagebam.com/38560/4af8cf385598730.jpg (http://www.imagebam.com/image/4af8cf385598730) http://thumbnails109.imagebam.com/38560/848d7a385598740.jpg (http://www.imagebam.com/image/848d7a385598740) http://thumbnails110.imagebam.com/38560/0b0c98385598750.jpg (http://www.imagebam.com/image/0b0c98385598750) http://thumbnails111.imagebam.com/38560/30295f385598759.jpg (http://www.imagebam.com/image/30295f385598759) http://thumbnails109.imagebam.com/38560/4bb3a6385598765.jpg (http://www.imagebam.com/image/4bb3a6385598765)

Outra coisa, e a polia? que fim deu?

brunojaca
29/01/2015, 14:55
Daniel, ainda não "condenei" a polia, depois de tirá-la e dar uma boa limpada, ainda preciso fazer o teste da temperatura depois da troca do radiador.
Ela estava tão suja de barro "velho", que mal dava pra ver aquela mola que fica atrás dela. E pelo o que li que é por ali que ela detecta a temperatura.

danielreisp
30/01/2015, 17:01
Daniel, ainda não "condenei" a polia, depois de tirá-la e dar uma boa limpada, ainda preciso fazer o teste da temperatura depois da troca do radiador.
Ela estava tão suja de barro "velho", que mal dava pra ver aquela mola que fica atrás dela. E pelo o que li que é por ali que ela detecta a temperatura.

Beleza, boa sorte ae!

Qqer dia desses bora fazer uma trilha leve pra carros originais, eu sempre vou com meu tio no carona, ai quando eles forem numa trilha leve da pra acompanhar nos carros originais. Pq eles já são velhos de trilhas e tem o um jeep só pro pau.

Eu já fui nessas: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=danielreisp&id=1140165 com meu carro original!

Ate!

brunojaca
02/02/2015, 15:21
Daniel, vamos combinar sim, eu já fiz essas aqui, mas a maioria foi com o Celta! rsrs
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=brunojaca&id=983194

Voltando a novela, recebi o radiador pela transportadora na sexta, q pelo tamanho era do Vitara, diferenças:

- uns 2cm menor na largura.
- boca das mangueiras menor.

Ele encaixou normalmente, mas após instalar percebi que tinha um vazamento onde a colméia gruda na parte superior que é de cobre. Retiramos e colocamos silicone de alta temperatura e até agora não está vazando.

http://thumbnails111.imagebam.com/38667/9a307e386662642.jpg (http://www.imagebam.com/image/9a307e386662642) http://thumbnails112.imagebam.com/38667/fe46c0386662844.jpg (http://www.imagebam.com/image/fe46c0386662844) http://thumbnails109.imagebam.com/38667/c08ac0386663044.jpg (http://www.imagebam.com/image/c08ac0386663044)

Também coloquei a válvula termostática, fiz o teste na panela, abrindo e fechando normalmente.

Mas voltando ontem pra casa o carro voltou a aquecer novamente, tive q parar no posto e esperar esfriar, e verifiquei que tinham duas coisas anormais:

- A manqueira inferior estava vazando um pouco, apertei e parou.

- Agora essa é suposição: Acho q realmente a polia não está atuando perfeitamente, mas não por culpa só dela. Como meu ar condicionado foi adaptado, ele fica apoiado somente num parafuso em baixo e num suporte apoiado no motor em cima.
Esse suporte quebrou novamente, fazendo o compressor mover pra trás e esticar a correia, e acho q isso estava atrapalhando o giro da polia. Hoje passei no serralheiro e ele fez um suporte reforçado. Até agora a temperatura está normal.

danielreisp
02/02/2015, 21:32
Daniel, vamos combinar sim, eu já fiz essas aqui, mas a maioria foi com o Celta! rsrs
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=brunojaca&id=983194.

Adicionei lá! ps. não compraria seu celta! heheh

Estou com problemas no meu carro tb, estou sem 4x4... to devagar. Falido!

Sobre a montagem, você colocou apenas água neh? No meu carro, a temperatura só fica de boa (abaixo da metade) se tiver 50% de aditivo, fora isso a ventoinha do ar sempre liga para tentar ajudar, e claro o Ar desarma para minha alegria! #sqn.

brunojaca
05/02/2015, 16:56
Alguém sabe me dizer se esse arranque é o original do carro?

http://thumbnails112.imagebam.com/38743/52fec7387420899.jpg (http://www.imagebam.com/image/52fec7387420899)

brunojaca
06/02/2015, 09:29
Me respondendo rsrs esse arranque é original sim. Só preciso achar o automático e o bendix dele.
http://thumbnails112.imagebam.com/38760/20c30a387598985.jpg (http://www.imagebam.com/image/20c30a387598985) http://thumbnails112.imagebam.com/38760/1572ca387598992.jpg (http://www.imagebam.com/image/1572ca387598992)
Se alguém precisar dos códigos das peças dos Suzukis, nesse site russo aqui tem:

http://www.allrussianmedia.com/parts/suzuki/groups/206/2142

Outra coisa, se alguém precisar do radiador novo do GV 1.6 16V AT, de acordo com o catálogo de peças, é o 17700-66D11.

Tem nesse site, http://www.paccini.com.br/produto.php?id=2818 e sai por R$ 627, sem o frete. O que eu comprei usado está funcionando bem, e o carro parou de esquentar.

brunojaca
06/02/2015, 11:15
Bendix: ZEN 0450

http://catalogo.zensa.com.br/portalzen/cat_fichaTecnica.jsp?produto=0450

Automático: ZM 697
http://www.zm.com.br/catalogo.php

492127

brunojaca
23/02/2015, 22:24
Cansei de passar raiva com radiador, o usado começou a vazar na parte superior. Comprei um novo e espero que resolva de vez.

Mandei arrumar o arranque, o cara deu uma geral nele, trocou pinhão, bucha, escova. Mas mesmo assim dependendo da hora ele ainda arranha. De acordo com o eletricista, pode ser a cremalheira, vou deixar lá pra ele ver com mais calma.

Tubo do ar condicionado ficou roçando num suporte do carro e lá se foi todo gás e óleo do compressor.

Estou querendo fazer umas viagens mais longa no carro, mas tá osso...

lucasschneider
24/02/2015, 08:55
Haja paciência com esse carro aí hein! hehehehe

Nunca ouvi relato de alguém que tenha tido mais problema com um carro que você! SAAAAAAI ZICA!!! heheheeh

brunojaca
24/02/2015, 12:45
Fala não viu Lucas, acho q vou abrir uma oficina Suzuki, especializada em GV 1.6 16V automático... :pensativo:

brunojaca
26/02/2015, 12:25
Mas apesar de todos os problemas, vou fazendo meus passeios aos trancos e barrancos, e principalmente na fé e na coragem!

http://thumbnails110.imagebam.com/39326/8ba4b7393252109.jpg (http://www.imagebam.com/image/8ba4b7393252109) http://thumbnails112.imagebam.com/39326/6fd012393252115.jpg (http://www.imagebam.com/image/6fd012393252115) http://thumbnails109.imagebam.com/39326/428de2393252119.jpg (http://www.imagebam.com/image/428de2393252119)
http://thumbnails112.imagebam.com/39326/0d9a0c393252770.jpg (http://www.imagebam.com/image/0d9a0c393252770)

brunojaca
06/03/2015, 09:32
Problema do radiador e termostática resolvidos. Instalado o radiador original e a termostática 82º (utilizada a "Citroen, Pegeout, Renault", encaixou perfeitamente.) Colocado fluido e água desmineralizada (50/50). Até agora tudo OK.

http://thumbnails110.imagebam.com/39529/820eef395285881.jpg (http://www.imagebam.com/image/820eef395285881) http://thumbnails110.imagebam.com/39529/6f0302395285905.jpg (http://www.imagebam.com/image/6f0302395285905) http://thumbnails109.imagebam.com/39529/acd7d9395285917.jpg (http://www.imagebam.com/image/acd7d9395285917)

danielreisp
06/03/2015, 17:45
Como que está a polia? de boas?

Bom se parou o problema, para de mexer! hehehe ta osso gastar dimdim com carro.

Bom, o meu voltou a dar problema, meu radiador é novo, mas parece q a pressão dentro dele está mto alta, que a água está saindo, o Nelder Radiadores, já realizou o aperto no final do ano passado, mas agora voltou. Tenho que levar lá...

Eu estou desanimando desse meu carro, toda semana tem que abrir o capô, conferir oleo, fluido, oleo da direção...
Agora estou com problema no Acionador do 4x4, pq não engata o eixo dianteiro, fora ainda os acabamentos do carro que andei perdendo/roubado nessas estradas e ruas.. enfim... larguei um pouco prá lá o carro. Aulas voltaram, próximas férias eu vejo o que que faço,

Desculpe o mimi aqui no seu topico!!!

Espero que um próximo eu compre 0KM, pq te falar viu....

brunojaca
09/03/2015, 18:18
Daniel, a polia está de boa, o carro não está esquentando nem vazando mais no radiador.

Esse fim de semana fiz um passeio em São Bartolomeu, perto de Ouro Preto, e o carro passou no teste. Estrada de terra, sozinho, chuva descendo, teve uma subida escorregando bastante, que consegui subir na terceira tentativa, de reduzida e esvaziando bastante os pneus. O carro se comportou muito bem, mas acho q teria sido mais tranquilo se eu estivesse com pneus misto ou off-road. Mas as duas cachoeiras valeram a aventura.

http://thumbnails109.imagebam.com/39597/a7ec0f395967081.jpg (http://www.imagebam.com/image/a7ec0f395967081) http://thumbnails111.imagebam.com/39597/05a2f1395967102.jpg (http://www.imagebam.com/image/05a2f1395967102) http://thumbnails109.imagebam.com/39597/9ef593395967117.jpg (http://www.imagebam.com/image/9ef593395967117) http://thumbnails109.imagebam.com/39597/3340d1395967126.jpg (http://www.imagebam.com/image/3340d1395967126)

Sobre os problemas no seu, não desanima não, vai arrumando aos poucos! Se pensar que seu carro está dando problema, lembre do meu! :campeao:

Pela minha pequena experiencia, esse problema no radiador não pode ser água vazando na junta ou na bomba dágua?

O acionador do 4x4 eu vi um tópico aqui no fórum que o pessoal desmonta ele e dá uma geral, vou ver se acho e te mando.

Agora sobre perder partes do carro, eu nem ligo mais! rsrs esse fds eu quase fiquei sem a placa dianteira após atravessar um córrego, aquela parte do parachoque traseiro onde fica a placa trincou e um pitbull deixou as marcas das unhas dele na minha porta...

Tomar uma depois :drunk: :rally:

zé dedão
10/03/2015, 08:17
Parabéns pela aventura. Nessas horas esquecemos os problemas e tudo vale a pena.

brunojaca
12/03/2015, 14:57
Parabéns pela aventura. Nessas horas esquecemos os problemas e tudo vale a pena.

Realmente Zé, se não fosse isso eu já havia desistido.

brunojaca
12/03/2015, 15:50
Ontem durante a troca de óleo verifiquei que essa barra está quebrada. Pelo o que pesquisei é a "barra de torção pequena do diferencial traseiro". Encontrei por R$ 200 na suzucar e por R$ 150 na traçado4x4.
Eu quero instalar o lift 2" no meu carro, com ele essa barra é necessária? Não quero gastar com uma coisa que não vai precisar depois.

http://thumbnails112.imagebam.com/39673/b5dc52396727725.jpg (http://www.imagebam.com/image/b5dc52396727725) http://thumbnails110.imagebam.com/39673/50a895396727737.jpg (http://www.imagebam.com/image/50a895396727737)

Outra coisa q preciso de uma ajuda, meu escapamento quando está perto de uns 2000 RPM ele vibra e dá um barulho bem feio. Já troquei as borrachas mas depois de um tempo o barulho volta. No escapamento tem um pedaço que parece que era de um coxim, alguém sabe me falar se realmente está faltando essa peça e onde ela apoia?

http://thumbnails111.imagebam.com/39673/f13fd9396727757.jpg (http://www.imagebam.com/image/f13fd9396727757)

danielreisp
13/03/2015, 17:17
Sobre os problemas no seu, não desanima não, vai arrumando aos poucos! Se pensar que seu carro está dando problema, lembre do meu! :campeao:

Pela minha pequena experiencia, esse problema no radiador não pode ser água vazando na junta ou na bomba dágua?

O acionador do 4x4 eu vi um tópico aqui no fórum que o pessoal desmonta ele e dá uma geral, vou ver se acho e te mando.

Agora sobre perder partes do carro, eu nem ligo mais! rsrs esse fds eu quase fiquei sem a placa dianteira após atravessar um córrego, aquela parte do parachoque traseiro onde fica a placa trincou e um pitbull deixou as marcas das unhas dele na minha porta...

Tomar uma depois :drunk: :rally:

Eu fiquei rindo aqui !!!! Até me motivou a voltar a mexer no carro! kkkk Vamos sim! eu to com o carro parado a meses, sem trilha, soh andando aqui nos buracos de BH... sem 4x4 n da para ir alí em nova lima.

Eu pretendo aprender os caminhos de BH e Ouro Preto por terra, mas com essa tranqueira minha ta osso! Tenho coragem não! rs

brunojaca
24/03/2015, 12:37
Continuando com meu "Relatos de Oficina"...

Barra estabilizadora soldada com solda MIG.

http://thumbnails112.imagebam.com/39933/c3cf62399321384.jpg (http://www.imagebam.com/image/c3cf62399321384)

Quem estava fazendo o bendito do barulho era essa lata que envolve o catalisador, mesmo apertando ela faz barulho, com isso, acabei removendo.
Tenho q trocar o anel do escapamento, que está vazando antes de entrar no catalisador, que de acordo com o cara da oficina, aumenta o consumo.

http://thumbnails109.imagebam.com/39933/a38419399321391.jpg (http://www.imagebam.com/image/a38419399321391) http://thumbnails109.imagebam.com/39933/9d3be0399321394.jpg (http://www.imagebam.com/image/9d3be0399321394)

brunojaca
24/03/2015, 12:47
Passeio em Morro Vermelho - Raposos - Cachoeira de Santo Antonio/MG

http://thumbnails110.imagebam.com/39933/d2d111399322430.jpg (http://www.imagebam.com/image/d2d111399322430) http://thumbnails109.imagebam.com/39933/6fe3b4399322432.jpg (http://www.imagebam.com/image/6fe3b4399322432) http://thumbnails112.imagebam.com/39933/4373ce399322434.jpg (http://www.imagebam.com/image/4373ce399322434) http://thumbnails111.imagebam.com/39933/8b454f399322436.jpg (http://www.imagebam.com/image/8b454f399322436) http://thumbnails110.imagebam.com/39933/00b7db399322437.jpg (http://www.imagebam.com/image/00b7db399322437)

brunojaca
24/03/2015, 12:54
Eu fiquei rindo aqui !!!! Até me motivou a voltar a mexer no carro! kkkk Vamos sim! eu to com o carro parado a meses, sem trilha, soh andando aqui nos buracos de BH... sem 4x4 n da para ir alí em nova lima.

Eu pretendo aprender os caminhos de BH e Ouro Preto por terra, mas com essa tranqueira minha ta osso! Tenho coragem não! rs

To assim Daniel, arrumo uma coisa e faço um passeio, pq se for só oficina desanima mesmo! Eu já fiz um caminho que sai do final da Andradas, passa pelo Castanheiras ali perto dos túneis antigos, sai em Nova Lima, Rio Acima, Itabirito até Santo Antônio do Leite, tudo por estrada de terra.

danielreisp
15/04/2015, 13:13
Esses caminhos que você foi, vc foi com galera? não é perigoso ir sozinho, ainda mais se o carro der um problema...rs.

Estou arrumando o 4x4, e o motor está na agenda do mecanico, qnd puder ele vai fazer ele...

brunojaca
23/04/2015, 14:10
Esses caminhos que você foi, vc foi com galera? não é perigoso ir sozinho, ainda mais se o carro der um problema...rs.

Estou arrumando o 4x4, e o motor está na agenda do mecanico, qnd puder ele vai fazer ele...

Cara, fui sozinho com a patroa, de noite e chovendo, logo após que comprei o carro. É q eu não sabia que ele estava com todos os problemas aqui relatados, mas incrivelmente não aconteceu nada.

Esse feriado fui de Belo Horizonte a Piuma/ES, 1080 Km no total, o carro foi até bem, mas tive uns problemas de aquecimento no meio do caminho. O problema é parecido com o qual você falou do seu carro, quando parei para abastecer, a uns 300 km de BH, a temperatura começou a subir, fui ver e o radiador tinha mandado bastante água pro reservatório e esse para fora. Esperei o carro esfriar, completei o radiador e acabei de chegar.

Na volta a mesma história, esquentou no meio do caminho, esfriou, completei e acabei de chegar. Estou suspeitando que o aditivo que coloquei era vagabundo, e está talvez na hora de trocar a polia viscosa.

Estava vendo o manual, algumas peças do GV 1.6 são diferentes, e até alguns sites colocam errado, por exemplo, a pastilha de freio do 1.6 é a Frasle PD/419, a do 2.0 é a PD/432. A termostática do 1.6 é 88 graus, a do 2.0 é 82 graus.

No final da viagem começou um barulho de clec clec na roda esquerda, chegando em BH desmontei a suspensão da esquerda e descobri que o problema era esse mini rolamento que vai dentro do munhão, número 14. Caso alguém precise o código dele é hk2816, medidas 28x35x16. Achei na SMI rolamentos aqui em BH.

http://thumbnails108.imagebam.com/40544/89fb82405435151.jpg (http://www.imagebam.com/image/89fb82405435151)

danielreisp
23/04/2015, 14:41
Esse feriado fui de Belo Horizonte a Piuma/ES, 1080 Km no total, o carro foi até bem, mas tive uns problemas de aquecimento no meio do caminho. O problema é parecido com o qual você falou do seu carro, quando parei para abastecer, a uns 300 km de BH, a temperatura começou a subir, fui ver e o radiador tinha mandado bastante água pro reservatório e esse para fora. Esperei o carro esfriar, completei o radiador e acabei de chegar.

Na volta a mesma história, esquentou no meio do caminho, esfriou, completei e acabei de chegar. Estou suspeitando que o aditivo que coloquei era vagabundo, e está talvez na hora de trocar a polia viscosa.

Quando estava em velocidade de cruzeiro, a temperatura se mantinha estável neh? e quando parava ele esquentava. suspeito da polia....

brunojaca
23/04/2015, 15:28
Quando estava em velocidade de cruzeiro, a temperatura se mantinha estável neh? e quando parava ele esquentava. suspeito da polia....

Justamente esse sintoma, e mandando água pra fora do reservatório. Essa foi a primeira viagem que andei mais de 200 km direto sem parar. Aqui dentro de BH ele não esquenta. Vou colocar a polia viscosa já no orçamento :-(

danielreisp
23/04/2015, 15:39
Mas aqui na cidade, qnd sobe algum morro pesado acelerando, ou andando durante o dia, vc n ver a temperatura subindo n? Paguei 330,00 na minha na Rota dos Ventos lá perto da Barão...

brunojaca
23/04/2015, 16:11
Mas aqui na cidade, qnd sobe algum morro pesado acelerando, ou andando durante o dia, vc n ver a temperatura subindo n? Paguei 330,00 na minha na Rota dos Ventos lá perto da Barão...

Aqui dentro não esquenta nada, e nas viagens q fiz mais perto também não tive problema.

andre veiga
24/04/2015, 01:18
Bruno,
Confesso que não tive muita paciência para ler tudo...
Mas já passei por muito do que vc passou e aprendi umas coisas que, se não te servirem mais, para outro pode servir...

Ja desconfiei de um zuki que IA comprar por falarem que era do dono da loja / oficina... consegui levar numa oficina (EDMUR / Eduardo) que condenou e não comprei.

Há uns anos atrás levei meu GV na outra oficina conderam muita coisa, falaram que não rodaria 500km e deram orçamento an hora de mais de 3k, levei no Edmur / Eduardo que me disseram para rodar... Neste caso folga do tensor da corrente de comando...
Está rodando assim ha mais de 30mil km, uns 4 anos ao menos...

Resultado... Não levo em outra oficina exceto no Edmur / Eduardo. Meu gv 98/99 esta com 176mil km, 2.0 16v 3 portas, NUNCA me deixou na mão e já o comprei meio baleado... NÂO vendo ele por nada.

Tive um 3p, auto 1,6... (alegados 50k km) detonou o motor por super aqeucimento, e junto a caixa... não sei ao certo como começou tudo, sei que estava chegando de BH descendo a serra de Itabirito, na boa sem forçar nem nada, não marcou alta da temperatura... oleos novos e agua revisados... provavelmente um furo no radiador que não percebi... na descida ele deve ter acabado a agua e esquentado mas sem forçar andou um pouco mais, mas é suposição, lembrando que o marcador marca a temperatuda da água e se não tinha água mais no motor...

Rodou menos de 5km depois da serra, ficou fraco, achei estranho parei ele morreu... e não deu mais sinal de vida

Reboque, radiador, motor e caixa feitos... ódio sa situação, levei numa certa loja ja mencionada aqui que me ferrou de todo jeito possivel... e ganhou uns 6 mil na venda do meu carro, que no fim das contas ficou me custando uns 30k, quase o dobro que paguei, e recebi por ele 21k

Resultado... não compro mais gv 1,6, ou passo perto dessa loja.

Tem muito picareta em todos os ramos, mas em se tratando de jipes em BH SÓ confio na dupla que mencionei, TODOS com quem já tive contato já me deram problemas.

Só p constar... tenho hoje 2 zukis, mas até a pouco tempo tinha 6... Incluindo um tracker

No seu caso acho que eu teria feito uma coisa...
Comprado um tracker batido (cx mecanica) e trocado tudo... e ganharia a foça extra de uns 30cv do motor 2.0,

Mas fica uma pergunta:
Como ficou seu jipe com a relação de diferenciais do tracker? Deve ter ficado um pouco mais esperto não?
Acho que ela é um pouco mais reduzida que o original auto 1.6.
abraços

brunojaca
24/04/2015, 08:49
Andre, valeu pelo relato.

Realmente a referencia que tenho do Edmur é muito boa, tanto que foi ele que constatou que o problema dos diferenciais era a relação diferente, só dando uma "voltinha" no carro. Estou esperando sobrar uma grana e vou deixar o carro lá pra ele dar uma geral no motor e na caixa. Preciso tirar alguns vazamentos, trocar a cremalheira e arrumar o kick-down.
A outra oficina, não indico mesmo, o cara queria 10k pra arrumar ou compra-lo por 10k.

Agora pros outros serviços mais simples, eu nem procuro oficina mais, eu mesmo faço. Cansei de me cobrarem 100 200 reais pra trocar uma peça q custa 15 e fazerem serviço de porco. Hoje o manual de serviço do carro é minha "bíblia", qualquer dúvida, peça, manutenção, eu sempre vejo lá, que mostra o jeito correto e sem gambiarra. Se lá não tiver, eu pergunto aqui rsrs

Sobre a questão da tracker batida o problema é revenda depois, não? isso não fica marcado no documento?

Me falaram dessa questão da relação, mas eu não senti diferença, pra mim continuou do mesmo jeito.

Queria tirar umas dúvidas com vc, que já teve 1.6 auto:

- Consumo: 7km/l na cidade, 10km/l na estrada andando na manha.
* Troquei cabo de vela, vela, filtro, etc, revisão geral.
* Meus pneus estão 235/60/16, os originais são 195/80/15. se eu trocar por um menor influencia bastante no consumo?
* Kick-down está travado, eu preciso tirar a caixa pra arrumar? isso influencia no consumo? (já pesquisei o mundo e não achei nada que fala desse procedimento)

- 4x4:
* 4x4H entra normal, sai normal, até com o carro em movimento.
* 4x4L entrar sem arranhar, eu preciso colocar a caixa auto em N, colocar o 4x4 em N, colocar a caixa auto em P (faz um barulho de engrenagens parando), colocar o 4x4 no 4x4L e colocar a caixa auto em D, 2 ou L. Isso é normal?

Desculpem se perguntei demais, é que eu empolgo... :safari-rig:

brunojaca
24/04/2015, 17:21
Agora a tarde pesquisando sobre essa questão do 4x4L, achei isso no manual de proprietário do Vitara, que se não me engano usa a mesma caixa automática, a aw03-72le. Desligar o motor para passar do 4x4H para o 4x4L, ou passar bem rapido sem parar no N.

http://thumbnails105.imagebam.com/40569/7c5cd9405684819.jpg (http://www.imagebam.com/image/7c5cd9405684819)

mas.marco
24/04/2015, 18:40
- Consumo: 7km/l na cidade, 10km/l na estrada andando na manha.
* Troquei cabo de vela, vela, filtro, etc, revisão geral.
* Meus pneus estão 235/60/16, os originais são 195/80/15. se eu trocar por um menor influencia bastante no consumo?
* Kick-down está travado, eu preciso tirar a caixa pra arrumar? isso influencia no consumo? (já pesquisei o mundo e não achei nada que fala desse procedimento)

- 4x4:
* 4x4H entra normal, sai normal, até com o carro em movimento.
* 4x4L entrar sem arranhar, eu preciso colocar a caixa auto em N, colocar o 4x4 em N, colocar a caixa auto em P (faz um barulho de engrenagens parando), colocar o 4x4 no 4x4L e colocar a caixa auto em D, 2 ou L. Isso é normal?

Esse consumo, pra cambio automatico, sendo 1.6, tá dentro do esperado.

Sim, com pneus mais finos, seu consumo vai melhorar.

O kick down deve estar travado por sujeira no tubo. Tire o parafuso que prende próximo ao motor e no cofre. Tem outro lá embaixo, entrando na caixa, junto com uma rosca. Você arranca tudo junto. Dá uma olhada pra acompanhar o cabo desde do pedal (próximo ao motor, acima, lado esquerdo, na parte de trás) e você verá todo o caminho do cabo. No meu caso, vi quando o mecânico removeu o cabo. Estava travado também. Colocamos graxa liquida e desengripante. Saiu muita sujeira. Deixamos escorrer bem. Ficou ótimo.

O 4x4H não tem mistério. Entra com as rodas alinhadas à frente e velocidade inferior à 60 km/h (no manual está um pouco acima disso, por segurança, nunca passo de 60km/h quando aciono em movimento).

O 4x4L tem essa bizarrice. Fala até em desligar o motor. Você perceberá que o câmbio auto em N a reduzida entra numa boa. Como, obrigatoriamente, você tem que estar com o carro PARADO para engatar a reduzida, DESLIGUE o motor, câmbio auto em N e joga a reduzida direto. Se for deixa o carro LIGADO e PARADO, deixa o câmbio auto em N e (rodas alinhadas à frente) e engate a reduzida.

Bizarro mas é a realidade dessas caixas.

andre veiga
26/04/2015, 23:33
Cheguei tarde o Marco responeu tudo melhor que eu faria... rsrs

Eu saberia responder sobre o cabo kick down...
Pneus de mais próximos possível do original sempre deixarão o veículo mais prximo do que "deveria" ser normal.

Engraçado os zukis..
Tenho samurai, gv 2,0, já tive 2,5 manual, e 1,6 auto alám de vitara 1,6 8v, manual
Todos na estrada tem consumo próximo de 10km litro na estrada...
Mas em Ouro Preto, o que mais bebe é o 2,0 manual faço ideia quanto deve gastar o auto!

Acho que o problema de angatar o 4x4 L nos autom. é que quando cai em neutro para "ligar" o 4x4 l vai dar uma porrada na cx... já que não te embreagem para "parar" as engranagens... deve ficar tudo rodando la dentro...

Faz sentido?

brunojaca
27/04/2015, 19:52
pessoal, obrigado pela ajuda.

Esse fim de semana vou tentar tirar o kick-down. Seria esse cabo atrás do conector (não sei se essa é a mesma caixa)? Tem alguma chave especial para tirá-lo?

http://thumbnails106.imagebam.com/40630/272a89406290888.jpg (http://www.imagebam.com/image/272a89406290888) http://thumbnails105.imagebam.com/40630/ea29e8406290891.jpg (http://www.imagebam.com/image/ea29e8406290891)

Sobre o consumo, vejo que o que interfere é meu pé e o relevo de BH. (Quero nem imaginar Ouro Preto André rsrs).
E como já tenho q trocar os pneus, acho q vou voltar as rodas pra 15, tem bem mais opções.
O 4x4L como disse o mas.marco, é bizarro mesmo. Desligando o motor, ele engata e desengata suavemente.

Outra coisa que vem me incomodando é uma folga na direção. Dando uma olhada nela, deu pra perceber que a folga está na cruzeta inferior da barra de direção. Na Suzucar tem essa peça, http://suzucar.com.br/loja/articulador-cruzeta-da-direc-o-gm-tracker-g-vitara-1999-a-2004-original.html , mas 890 reais é osso. Tem de outro carro que sirva, recondicionar, ou tentar uma usada?

Passeio desse fim de semana:

http://thumbnails107.imagebam.com/40630/487b0d406291905.jpg (http://www.imagebam.com/image/487b0d406291905) http://thumbnails108.imagebam.com/40630/83b97b406291918.jpg (http://www.imagebam.com/image/83b97b406291918) http://thumbnails108.imagebam.com/40630/245cba406291933.jpg (http://www.imagebam.com/image/245cba406291933)

Abraços!

mas.marco
28/04/2015, 19:45
Acho que o problema de angatar o 4x4 L nos autom. é que quando cai em neutro para "ligar" o 4x4 l vai dar uma porrada na cx... já que não te embreagem para "parar" as engranagens... deve ficar tudo rodando la dentro...

Faz sentido?

E que porrada! Tente fazer isso andando... mentira! faz isso não!! rsrs

Ô Jaca, o GV, se não me engano, tem uma regulagem, no final (de cada ponta) do eixo 'esqueci o nome'... quando você vira o volante tem uma barra que mexe, conectada às rodas. Isso tem regulagem. No meu Vitara, a roda direita batia na caixa, ao esterçar ... foi só regular e pronto. Antes de sair comprando, dá uma olhada geral na conexão da sua caixa (braço, barra...). Pode ser que um simples aperto tire essa folga.

Sobre o cabo, é o conecto da 1a foto. Na 2a, mostra ele inteiro, até o tal pedal que falei, que fica acima do cabo do acelerador (ja no motor, na parte de cima)

Não tem misterio soltar esse cabo nao... Aventure-se pra, ao menos, olhar. Nenhuma chave especial. Usamos a 10 e, acho, que a 12.

mas.marco
28/04/2015, 19:49
Mais bizarro ainda, sobre consumo, é o 2.0 automatico 4 portas fazer na cidade 7,5km/l mas o 2 portas fazer 5 km/l

O 1.6 automatico então é mais bizarro ainda... Mas tive um, manual, era só alegria!!! 10km/l na cidade.

brunojaca
04/05/2015, 18:27
mas.marco, soltei o cabo do kick-down em cima, mas não consegui soltar embaixo. é igual a foto que eu postei, fica atrás do conector, mas não tem praticamente espaço nenhum para enfiar a mão por debaixo do carro. cabo está mexendo, mais muito pouco, coisa de 1 cm, mas se coloco ele no lugar, ele atrapalha o acelerador.

A folga na direção eu verifiquei novamente, e não é na caixa de direção, é realmente na bucha da cruzeta.

Pela primeira vez estou pensando em desistir desse carro e pular numa Tracker... :pensativo:

fwamp
05/05/2015, 01:39
Cara. Dica de advogado. Você pode cobrar todas as despesas que teve do cara que vendeu esse carro bixado.
Defeito oculto para coisas móveis tem um prazo maior. São 180 dias Desde o dia que você pegou o carro.
Creio que ainda de tempo você cobrar todas essas despesas. Procure um advogado e obtenha justiça.

Arildo MT
05/05/2015, 01:47
mas.marco, soltei o cabo do kick-down em cima, mas não consegui soltar embaixo. é igual a foto que eu postei, fica atrás do conector, mas não tem praticamente espaço nenhum para enfiar a mão por debaixo do carro. cabo está mexendo, mais muito pouco, coisa de 1 cm, mas se coloco ele no lugar, ele atrapalha o acelerador.

A folga na direção eu verifiquei novamente, e não é na caixa de direção, é realmente na bucha da cruzeta.

Pela primeira vez estou pensando em desistir desse carro e pular numa Tracker... :pensativo:

Pois é, lá no começo dá empreitada muitos colegas alertaram que insistir poderia ser desastroso, mas voltemos a vaca fria depois do leite derramado, a tracker é o melhor custo x benéfico q já vi, porem independente da qual seja a próxima compra, novo, semi novo, usado sempre tem algum risco se não for feita uma boa analise, inspeção, pericia, consulta, avaliação, etc., antes da compra, se realmente partir p/ outra tenha paciência e espere p/ encontrar um viatura c/ pedigree, histórico e procedência na compra de um usado é o principal, longe de mim ser moralista, não é isso, não me leve a mal, acho que vc já sabe tudo isso, mas nunca é demais lembrar, seja qual for a decisão, boa sorte.

brunojaca
05/05/2015, 11:39
Concordo com vocês, mas não me arrependo. Desde que comprei o carro, andei quase 8000 km com ele, me levou em lugares onde eu nunca imaginaria ir de Celta, e mesmo sendo um carro de 15 anos, me dá um conforto que nenhum popular chega perto. Ao meu ver está dando problemas de um carro com quase 200000 km rodados, e que a tendência é piorar, caso os problemas rumem pro lado do motor e caixa. Por isso a ideia de "desistir" e migrar pra uma Tracker 2008/2009.

Mas antes disso vou deixar ele lá na Minas Motors e ver o diagnostico do sr. Edmur.

mfjunior
06/05/2015, 00:37
Caro Bruno, passei por situação semelhante, vi este anúncio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/116862-oportunidade-grand-vitara-1-6-3p-2000-2001-a.html) e pensei que seria um sonho....
Olha o pesadelo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127353-saga-do-gv-1-6-em-busca-do-epilogo.html)....já se foram mais de 17.000,00 e estou com tcase condenado, sem tração na dianteira e ninguém quer trabalhar no carro....
Comprei o carro com declarados 96.000km e dois anos depois só consegui rodar 6000km...

fwamp
07/05/2015, 02:19
Caro Bruno, passei por situação semelhante, vi este anúncio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/116862-oportunidade-grand-vitara-1-6-3p-2000-2001-a.html) e pensei que seria um sonho....
Olha o pesadelo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127353-saga-do-gv-1-6-em-busca-do-epilogo.html)....já se foram mais de 17.000,00 e estou com tcase condenado, sem tração na dianteira e ninguém quer trabalhar no carro....
Comprei o carro com declarados 96.000km e dois anos depois só consegui rodar 6000km...

Vocês tem definitivamente amor à viatura que possuem. Quando minha tracker começa a dar certos problemas simples (troca de bucha, de coifa rasgada, etc) já perco a vontade de andar nela e penso em juntar uma graninha pra partir para uma melhor. Eu, sinceramente não perderia meu tempo, sono e dinheiro aplicando nesses carros. Mas é minha opinião. Vocês, certamente, são apaixonados por esse modelo.

danielreisp
07/05/2015, 19:34
O carro é muito bom , mas o problema são os donos deixam o carro acabar, pois a manutenção é cara porém vendem como se fossem novos e pegam pessoas inexperientes como eu.

Ai meu caso é aquele..... a vou arrumar só mais isso, na próxima eu vendo! eu falar para vc, se n fosse essa crise, eu tinha vendido o carro, eu não posso ficar sem carro,tipo paguei 20k no meu e se eu vendesse por uns 18... eu não arrumaria nada nesse preço, e o carro até que dá um alegria ou outra.

O negócio é saber a hora de parar de gastar e desistir. Meu próximo carro vai ser bem mais novo,,, vai demorar muito mas aprendi muito! rs

Eu semana q vem meu carro vai para o mecânico de confiança e ele vai abrir o motor e ver o tamanho da merda, se for grande ele nem vai mexer e irei anunciar o carro para uma pessoa que tenha facilidade em consertar.

vamos fazer um passeio de despedida dos carros.. tem um barranco não?rs

brunojaca
08/05/2015, 14:47
Daniel, você resumiu bem a questão, e é o q penso, se eu vendo esse carro vou comprar outro Celta c* duro? Acho q nem pra isso daria...
Também acho q tudo na vida é aprendizado, pra vc ter idéia, antes desse carro não sabia nem trocar uma pastilha, hoje desmonto meu carro de trás pra frente e de frente pra trás.
Falando nisso a suspensão dianteira ta me fazendo raiva, já abri, lubrifiquei, troquei o rolamento agulha q vai dentro da manga de eixo, mas pelo o q vi, tá faltando uma arruela de apoio q firma a homocinética, aí quando passo numa rua de pedra fica batendo q é um beleza. Não tem na suzucar e não descubro o tamanho dela pra procurar. Se alguém souber é a 15 na figura.
http://thumbnails108.imagebam.com/40544/89fb82405435151.jpg (http://www.imagebam.com/image/89fb82405435151) http://thumbnails105.imagebam.com/40842/4b7904408418263.jpg (http://www.imagebam.com/image/4b7904408418263)

Semana que vem vou deixar o meu lá com o Edmur/Eduardo e dar uma revisada no motor e na caixa também, mas Daniel se você animar podemos ir lá na Serra do Rola Moça rsrs

danielreisp
11/05/2015, 17:59
Vamos sim! Soh que estou sem carro no momento! \o/

Consegui uma agenda com meu mecânico e levei sábado! A ideia e abrir o motor e trocar o que tiver desgastado, se eu acreditar no meu painel meu carro está com 195mil km. Baixa muito óleo (2 a 3 litros por troca), suspeitamos de que o carro teve um aquecimento com antigo dono, pois deixa ir muita pressão para o radiador e vaza, mesmo ele sendo novo, sem contar que fica fraco e bebe 8km/l na cidade e inclusive na estrada ou seja falência total em viagens longas.

Nossa acho q vou abrir um tópico meu sobre a novela!kkk

mfjunior
11/05/2015, 18:54
Daniel, na minha novela, descobri que o bloco do meu motor estava empenado....fazia retífica no cabeçote e não ficava bom, só após aplainar o bloco é que parou de vazar compressão.

brunojaca
12/05/2015, 08:26
Outra coisa que influencia bastante pro carro jogar água pra fora é fluido do radiador vagabundo, depois que troquei o suco de uva que eu tinha comprado pelo Valeo 100 melhorou bastante.

danielreisp
19/05/2015, 23:27
Daniel, na minha novela, descobri que o bloco do meu motor estava empenado....fazia retífica no cabeçote e não ficava bom, só após aplainar o bloco é que parou de vazar compressão.

Segui o conselho! Desmontou tudo e mandou aplainar o cabeçote e o bloco...

danielreisp
19/05/2015, 23:32
Outra coisa que influencia bastante pro carro jogar água pra fora é fluido do radiador vagabundo, depois que troquei o suco de uva que eu tinha comprado pelo Valeo 100 melhorou bastante.

Isso eu vou fazer também, como tava vazando no radiador, pelo excesso de pressão que ia para o sistema (acredito eu). E outra, o carro não pode ficar sem mesmo enferruja.. e os vagaba tb é prejudicial, estou aproveitando e procurando essa peça.. que está bem desgastada... um tubo que sai da bomba d´agua

502353

danielreisp
20/05/2015, 00:03
Bruno, como está seu carro? teve noticias dele, sobre os problemas que vc iria ver com o Edmur?

Como pode ver na imagem do post anterior meu carro está desmontado.... Foi enviado para retífica o cabeçote e o bloco, espero que minha novela termine logo! rs
att!

brunojaca
20/05/2015, 09:40
Daniel, acabou q não mandei para o mecânico, descobri q vou ser papai semana passada então minha vida tá de pernas pro ar.
Ontem tive q trocar o rolamento da roda traseira, depois coloco os codigos do kit aqui, q achei por um preço bem em conta.
Fico feliz que está resolvendo sua novela!

Depois me fala a loja que você comprou seus leds, quero trocar os da minha tb. Quero adaptar uma luz lá no porta malas tb, pq o 2 portas não tem, mas faz falta.
Abraço!

danielreisp
20/05/2015, 10:07
Daniel, acabou q não mandei para o mecânico, descobri q vou ser papai semana passada então minha vida tá de pernas pro ar.

Acabou gastança no JEEP!kkkkk Felicidades!!!!

Depois me fala a loja que você comprou seus leds, quero trocar os da minha tb. Quero adaptar uma luz lá no porta malas tb, pq o 2 portas não tem, mas faz falta.
Abraço!

Vou procurar aqui, te aconselho a colocar só dentro do carro! Eu estou tirando os meus do farolete e da luz de placa... acabou que só vi aqueles carros favelados com eles! kkk Mas internamente é show! vou achar os modelos. Eu comprei numa loja de Leds aqui perto de casa, mas tem em vários lugares, é só saber o modelo, varia de 8 a 12 reais cada. Metade dos meus leds que instalei na parte externa do carro e do painel começou um pisca pisca... e nem é natal! kkkk

brunojaca
25/11/2015, 00:18
Nossa, tem tempos que não escrevo capítulos da novela aqui... rsrs

Nesse meio tempo acho q troquei quase tudo no carro:

Caixa:
- Cabo kickdown
- Cabo seletor das marchas
- Oleo

Diferenciais:
- Rolamentos traseiros e dianteiros
- Oleo

Suspensao:
- Buchas e recondicionamento dos pivos

Motor:
- Plaina
- Junta do cabeçote
- Velas

Arrefecimento:
- Radiador
- Valvula termostatica
- Bomba dagua
- Polia travada até comprar outra (essa que me arrebentou a junta do motor)

Arrumei o ar condicionado e mais algumas firulas no carro. Baixei o manual de serviços do carro e com ele e ajuda da galera do whatsapp fiz toda essa mão de obra em casa.
Agora com pneu 215 80 16, só faltando colocar os calços.

Daniel, pelo o que acompanhei da sua história, acho q agora podemos dar uma volta com os carros... hehehehe

danielreisp
25/11/2015, 10:40
Nossa, tem tempos que não escrevo capítulos da novela aqui... rsrs

Nesse meio tempo acho q troquei quase tudo no carro:

Caixa:
- Cabo kickdown
- Cabo seletor das marchas
- Oleo

Diferenciais:
- Rolamentos traseiros e dianteiros
- Oleo

Suspensao:
- Buchas e recondicionamento dos pivos

Motor:
- Plaina
- Junta do cabeçote
- Velas

Arrefecimento:
- Radiador
- Valvula termostatica
- Bomba dagua
- Polia travada até comprar outra (essa que me arrebentou a junta do motor)

Arrumei o ar condicionado e mais algumas firulas no carro. Baixei o manual de serviços do carro e com ele e ajuda da galera do whatsapp fiz toda essa mão de obra em casa.
Agora com pneu 215 80 16, só faltando colocar os calços.

Daniel, pelo o que acompanhei da sua história, acho q agora podemos dar uma volta com os carros... hehehehe

Fala Bruno!
Achei que tinha vendido a viatura, vi anunciada no Seminovos um carro igual o seu. e Lembro que você estava gravido! Vamos sim!

Nesse meio tempo! meu atuador do 4x4 deu problema e coloquei roda livre (Não recomendo) vamos sim! Eu estou com dúvida em trocar os pneus e colocar calço. Agora você é expert em suzuki!

Compartilho o mesmo problema que o seu, a polia viscosa ruim junto com radiador ruim deixou o carro aquecer e queimou e empenou o cabeçote!

andrecandidodesouza011
21/08/2018, 11:46
ola bruno sobre essa peça de vinil vc conseguiu comprar ? e onde poderia me passar o contato