Ver Versão Completa : Kit de redução especial para Jimny a partir de 2005
sandro-natal
27/11/2014, 17:00
Boa tarde, pessoal!
O kit de redução que a Suzuki vende para os Jimnys a partir de 2005 consiste de uma corrente e uma engrenagem idênticas às originais e uma engrenagem diferente que reduz 30%, o que é demais para quem usa pneus 235 75 15 ou até 30 x 9,5 x 15. Já usar esses pneus sem uma redução deixa o carro manco. Já andei em Jimny com pneus 235 75 15 com o kit de redução da Suzuki e ele ficou travado, e já andei em Jimny com esses pneus sem kit de redução, e ele ficou sem força.
Portanto, estou disposto a encomendar a fabricação de uma engrenagem para instalar na tcase para corrigir a relação de modo que ela fique a mesma da original com pneus 205 70 15, utilizando-se os pneus 235 75 15. Ou seja, ela deverá reduzir 9%!
Gostaria de saber quantas pessoas teriam interesse em adquirir esse produto, para avaliar os custos de fabricação, que dependem da quantidade de peças.
Também gostaria de recomendações de empresas que poderiam fabricar essa peça sob encomenda.
Abração!
Sandro
Sandro,
Acho que a relação deva ser em torno de 15% a 20% maior pois com o pneu maior 235/75 (10% maior).
Também aumenta junto a inercia (na aceleração) e o atrito com o solo é maior pois geralmente a banda é mais larga nos pneus maiores.
Acho que deva sobrar entre 5 e 10% em redução para manter-se a velocidade, com os pneus maiores.
Com 30% de redução sem contatar as perdas de inercia e atrito o pneu seria 34".
Mas devido ao atrito e a inercia eu penso que
- no mínimo seria de 31" com sobra de 12% de redução
- o ideal 32" com sobra de 9% de redução
- no máximo 33" com sobra de 5% de redução, acho pouco devido ao peso do pneu se for usar em trilhas com muito barro.
Dentro das medidas a cima com essa redução o carro deve ficar com bom desempenho.
Com lift adequado o Jimny deve aceitar bem pneus de 32". O que justificaria a colocação desse Kit que aqui está em torno de R$ 1.800,00.
Achei lá fora o kit que é o 29232-76J01 bem mais em conta pena que não entendo Russo kkk.. em russo deve ser oakoaskaspppoksa.
Se alguém puder ajudar de como importar, informe.
O que acham, de repente o Jimny com pneus de 32" com sobra de motor e bem esperto, é uma coisa pra se pensar.
sandro-natal
28/11/2014, 11:51
gtrong, já pensei nisso, inclusive meu projeto começou com os pneus 235 85 16, que tem 31,7" de diâmetro total.
Mas é muito momento de inercia para o motor original tocar, e muito torque resistente no conjunto de transmissão. Pneus grandes no Jimny são inimigos dos componentes de fina bitola da sua transmissão. Por isso que quando os caras botam pneus grandes no Jimny, trocam os eixos e diferenciais por de outros carros maiores.
Como pretendo manter os eixos e diferenciais originais, vou limitar o tamanho dos pneus para 235 75 15. Talvez ainda encaixe um 30" x 9,5" x 15", que julgo ser o limite para quem faz offroad também em dunas, que precisa de torque sobrando nas rodas.
Por isso estou focando agora nos 235 75 15 e em aumento de torque no motor.
Você tem razão, além da compensação puramente geométrica que calculei, para manter a mesma aceleração, uma relação um pouco mais encurtada ajudaria a vencer o atrito e o maior momento de inércia dos pneus maiores e mais largos. Mas uma relação mais curta prejudicará o consumo de combustível.
Pensando em todos esses aspectos, decidi focar apenas na correção do ponto de vista dimensional, considerando apenas as medidas dos pneus, desprezando o incremento no atrito e no momento de inércia dos pneus maiores. Pois a contribuição desses dois fatores será eliminada e até superada através do aumento do torque no MOTOR através de sobrealimentação com supercharger e reprogramação da ECU.
Enfim, acho que a solução mais satisfatória para o Jimny que anda em todo tipo de terreno (dunas, lama, alagados, erosões) seria o uso dos pneus 235 75 15 (733,5 mm) com redução de 9% e instalação de supercharger para aumento de 25% do torque (de 11,2 kgf.m a 4100 rpm para 14 kgf.m nos mesmos 4100 rpm e 11,2 kgf.m em 1900 rpm, aproximadamente).
O carro não teria potência demais, nem torque exagerado, geralmente em baixo giro já estaria esperto, e o conjunto mecânico não se desgastaria devido ao torque resistente dos pneus não ser muito grande, pelas moderadas dimensões dos pneus 235 75 15.
sandro-natal
28/11/2014, 14:40
Eis o kit de redução da Suzuki. Ele é composto por uma corrente e duas engrenagens.
Somente a maior engrenagem é diferente das peças originais.
É ela que produziremos, só que com diâmetro diferente.
485324Foto 1 - kit de redução completo
Demais fotos - engrenagem maior do kit de redução. Várias fotos da mesma peça, em ângulos diferentes.
485325485326485327485328
Foto
Sassagudo
28/11/2014, 18:00
Olá.
Desculpem-me meter a colher em angu alheio mas tenho interesse no tópico.
Estando os eixos nas mesmas posições, ao alterar o diâmetro de apenas uma das engrenagens não seria alterado, obrigatoriamente, o comprimento da corrente?
Neste caso o aumento da corrente só poderia ser em múltiplos do numero de elos.
Será que o kit da Suzuki só tem UMA engrenagem diferente? A corrente não será diferente?
Estou achando algo estranho mas posso (e devo) não ter entendido direito o esquema de funcionamento.
Outra coisa, o motor M13A, DOHC, 16 válvulas e admissão VVT pode fornecer, e muito bem, mais de 85 CV.
Acredito que a limitação é por segurança do conjunto (centro de gravidade, estabilidade, freios e etc).
Acredito que enganando o sensor de temperatura e massa de ar na entrada e a primeira sonda lambda poderíamos, sem abrir a ECU, ganhar algo.
Alguém já ouviu algo a respeito? Sou novo no fórum e no veículo. Mas o manual de serviço dá a entender que dá prá brincar muito com esse motor. Tem até as formas de onda vistas num osciloscópio. E eletrônica damos um jeito...
sandro-natal
28/11/2014, 18:24
A engrenagem de saída possui diâmetro igual a da engrenagem original apenas na parte que encaixa na corrente, por isso a corrente e a outra engrenagem do kit são idênticas às originais. A diferença está na parte da engrenagem de saída que encaixa na saída da tcase.
Quanto ao enganador de sensor MAF, dois amigos já instalaram, mas o ganho é ínfimo. Melhor reprogramar a ECU. Com reprogramação, outros amigos melhoraram bastante o desempenho.
Sassagudo
28/11/2014, 18:51
Legal... Quanto a engrenagem entendi agora. Obrigado pela informação.
Quanto ao motor enganar os sensores de entrada (IAT e MAF) é, realmente, parte pequena e ganho ínfimo.
Agora a saída, sonda lambda (SL), é outra história. Sabe de alguém já que alterou?
A forma de onda da SL em regime tem uma resposta relativamente lenta. Se for feito um circuito que apresenta para a ECU uma resistência variável com a mesma forma de onda, porem com valores mais baixos ou altos, poderemos enganar a ECU fazendo-a acreditar que a relação estequiométrica (ar/combustível) está mais pobre ou rica.
Com isso a ECU aumenta ou diminui o tempo de injeção e o motor terá mais ou menos potência.
Pensei num circuito, microprocessado é claro, que faria isso. E mais ainda. Pensei em usar o botão de ajuste de altura de facho do farol dos importados (Jimny nacional não tem) como informação de ajuste para o circuito trabalhar. Conforme a posição de 1 a 4 o circuito apresentaria um valor de SL diferente, do normal (transparente ou normal) ao grau máximo de "veneno" e a ECU enganada responderia apropriadamente. Eventualmente poderíamos até ter uma posição ao contrário tornando-o mais econômico.
Num segundo momento poderíamos mexer nos sensores hall do eixos de manivelas e comando para alterar o avanço da ignição e num terceiro momento na válvula do VVT.
Acho que a grande vantagem é a possibilidade de escolha.
Sem falar no risco de abrir a ECU e fazer caca...
Que acham da idéia?
Sandro, você tem razão a medida que se aumenta o diâmetro do pneu também sobre carrega-se a transmissão e as ponta de eixo. A melhor relação de custo benefício para um pneu maior realmente é aumentar a potência e torque, no caso você está analisando um compressor que sem forçar os componentes do motor pode-se obter os 25% a mais, que deixaria o carro com desempenho muito bom.
Você chegou a analisar a possibilidade da turbina, penso que talvez tenha menor custo, a dificuldade maior é o coletor de escape talvez o de ferro fundido custaria mais barato, depois do molde ser feito.
Vejo que para obter-se um ganho nessa ordem seriam essas duas opções, compressor ou turbina, não acredito que somente reprogramação de modulo se consiga ganhos significativos, senão o fabricante já teriam explorado, pois recursos técnicos e financeiros eles possuem bem mais que os chipadores.
Vamos aguardar informações de quem conseguiu instalar uma turbina ou compressor com sucesso, a um custo razoável para seguir a receita. Acho que enganar a ECU é jogar muito combustível e ter pouco ganho real de potencia. Uma forma barata de aumentar o volume de combustível é aumentando a pressão do combustível com + uma bomba em serie. Porem + combustível significa necessidade de + ar para produzir + energia, e ai pra se colocar esse ar a mais é que o bicho pega.
davidfarhat
29/11/2014, 17:55
A reprogramação da central sem mudar nada em hardware chega proximo de 95cv, em relação a sobrealimentação, o compressor é mais vantajoso ao meu ver para uso em trilhas, a curva de torque é muito plana, pressurizando desde baixas rotações sem grandes picos como a turbina costuma dar, preservando o conjunto. Em uma situação de lama pesada ou pouco espaço para subir uma duna, uma turbina mesmo que pequena teria um certo lag para pressurizar..
cjnadaes
30/11/2014, 11:03
Sandro, vou tirar a foto. É que eu ainda não fui na outra casa.
Em relação a transmissão lembro que em 2010, faltava redução nos modelos dds e o engenheiro da Suzuki informou que estavam aprontando uma c&p 15% mais reduzida que, com os pneus 235/85r16, 17% mais longos que os originais, retornava com exatidão a relação original (0,85 x 1,17). No entanto há um cálculo de ajuste de redução que leva em conta o peso do conjunto roda/pneu, diâmetro do pneu e banda de rodagem. Em relação ao limite de pneu, o trem de força aguenta até pneus 31 e o fusível não é a corrente como nas versões mais antigas, e sim as homocinéticas e semi-eixos. Taí o maior problema pois os kits reforçados são italianos e japoneses e bem caros. Já vi um jimny que o cara colocou eixo dianteiro de samuka feixe 26 estrias, pq ai é só colocar o kit trail gear. Resultado. Colocou um pneu interco narrow pirulito 34x9.5 15 que com o kit 30 ficou bem legal. Em relaçao ao kit de 30% no meu caso com pneu 235/85 16 ficou bem legal na reduzida, com uma relação semelhante a uma xcrawler 4.16 de samuka feixe. Fica com um controle de subida animal. Sobe quase na marcha lenta, sem precisar acelerar e forçar o conjunto. O vvt essa hora ajuda bastante tb.
sandro-natal
02/12/2014, 12:50
Sassagudo: boa idéia, fazer um controle desse tipo, para usar por demanda, tipo apertando um botãozinho de BOOST. Vamos estudando!
gtrong e David: Por isso que partirei para o supercharger. Não acho que apenas aumentar vazão de combustível seja suficiente, creio que tenha que sobrealimentar também.
cjnadaes: Sei de quem é esse Jimny. Já conversei com o dono. Eu ia seguir esse caminho, mas decidi que no momento, quero ver o quanto de desempenho e diversão posso tirar do carro com o drivetrain original! Estou esperando a foto. Aproveite e meça toda a peça, e conte todos os dentes e estrias, de todas as seções. Você sabe se o pessoal da Suzuki já aprontou a coroa e pinhão 15% mais reduzidos?
Pessoal, vocês sabem onde posso mandar confeccionar a engrenagem?
cjnadaes
09/12/2014, 21:36
Sandro, as fotos seguem no email em maior resolução.
Em relação c&p 15% mais curta, desde então não ouvi mais falar.
sandro-natal
12/12/2014, 16:59
Obrigado pelas fotos!
Já encontrei fabricantes para as engrenagens. Vou botar essa missão pra andar!
EloízioXtreme
10/02/2015, 18:08
Olá, tenho interesse na sua experiência, no futuro tinha interesse em colocar um pneu 235/85 R16 (os mesmo que vinha no DDS), mas não gostaria apresenta-se sacrifícios pro Jimny. Esse kit de redução é uma boa, mas 30% parece ser redução demais para esses pneus que citei:
diâmetro do pneu original - 668.0
diâmetro do pneu 235/85 R16 - 805.9
O aumento do diâmetro do pneu em 20.6% com o kit o carro ainda ficaria muito reduzido em relação ao original.
E se colocar um pneu maior, qual seria o limite da caixa de roda de um Jimny 4 Sport? alguém tem alguma ideia?]
Achei um outro kit de redução (WMD 4x4 Parts da China) http://pt.aliexpress.com/item/Final-Reduction-Gear-Front-and-Rear-combo-set-for-Suzuki-Jimny/1061015948.html
Periquitooffroad
30/06/2015, 18:44
O Kit de redução para a t-case do JIMNY>2005 não altera só uma engrenagem,a alteração é do par final de engrenagens e da corrente. O Kit vendido na Suzucar, é na verdade o conjunto final do Jimny Automático, que tem caixa de redução 1,32 em High e 2,13 em Low. Mesma relação do Jimny <2005. Sem falar que a engrenagem de entrada e a corrente sao as mesmas do Jimny <2005. Portanto, não é só mudar uma engrenagem. Tem que alterar as duas pelo numero de dentes e casar corretamente com a corrente, respeitando desta o raio de curvatura minimo e máximo e que cada elo casa com dois dentes.
DanielSS
01/07/2015, 16:13
Boa tarde Sandro e demais!
Alguém levou esse projeto adiante?
Uso pneus 235/75-15 e tenho muito interesse numa redução "menos agressiva" do que a versão comercial que reduz 30%.
Sandro, vc mandou fabricar? fez o projeto? Ta afim de levar isso adiante?
[]'s
Daniel
JIMNY HR2010
EloízioXtreme
06/07/2015, 13:22
Responder aqui pelo meu amigo Sandro. Não sei se você já está sabendo, mas a SOB fez um kit de redução de 19%, a X-Crawler 2.2, que já está a venda no site deles.
DanielSS
06/07/2015, 22:09
Eloizio, saudações!
Não, ainda não sabia dessa redução!
Vou pesquisar.
Muito obrigado!
[]'s
Daniel
JimnyHR 2010
DanielSS
07/07/2015, 11:38
Bom dia!
Depois da informação do Aloízio vi o kit de redução de 19%. Isso parece muito útil para meu caso.
Bom, surgiu uma outra dúvida: o kit em questão não vem com corrente.
- Devo trocar a corrente tb? (Meu Jimny e 2010).
- posso colocar a corrente original mesmo com essas engrenagens modificadas?
O que os colegas pensam sobre o assunto?
[]'s
Daniel
Jimny HR 2010
LuizCabral
07/07/2015, 12:03
Sandro-natal, tentei mandar mensagem privada para você, mas sua caixa está cheia. Gostaria de trocar uma ideia com você. Seria possível vc me mandar seu numero de contato do whatsapp por mensagem privada? Obrigado!
EloízioXtreme
07/07/2015, 12:59
DanielSS,
Acredito que a corrente seja original, assim como ocorre com todos os outros x-crawler, mas via das dúvidas entra em contato com o pessoal da SOB Performance.
Bom dia!
Depois da informação do Aloízio vi o kit de redução de 19%. Isso parece muito útil para meu caso.
Bom, surgiu uma outra dúvida: o kit em questão não vem com corrente.
- Devo trocar a corrente tb? (Meu Jimny e 2010).
- posso colocar a corrente original mesmo com essas engrenagens modificadas?
O que os colegas pensam sobre o assunto?
[]'s
Daniel
Jimny HR 2010
EloízioXtreme
07/07/2015, 13:09
LuizCabral, acho que ele anda ocupado kkkk. Qlq coisa manda teu Whatsapp estamos num grupo de Jimneiros do Nordeste e ele ta junto. Abraço.
Sandro-natal, tentei mandar mensagem privada para você, mas sua caixa está cheia. Gostaria de trocar uma ideia com você. Seria possível vc me mandar seu numero de contato do whatsapp por mensagem privada? Obrigado!
LuizCabral
07/07/2015, 13:35
LuizCabral, acho que ele anda ocupado kkkk. Qlq coisa manda teu Whatsapp estamos num grupo de Jimneiros do Nordeste e ele ta junto. Abraço.
ô meu amigo, por favor me adicione aih: 71-9102-9999 Obrigado!
sandro-natal
07/07/2015, 15:49
Desculpem pelo sumiço, e obrigado Eloizio por responder em meu nome!
Parei tudo para resolver assuntos particulares, e nesse ínterim surgiu o kit da SOB de 19%, que dá conta do recado para quem usa pneus 30" a 32".
E para quem usa pneus entre 215 75 15 e 235 75 15, pode usar coroa e pinhão da wmd, que reduz uns 9%.
Para os pneus 235 75 15, a depender da pessoa, dá para usar o kit da SOB.
Valeu, Periquito, pelo esclarecimento. É isso mesmo. O kit de 30% da Suzuki usa peças do jimny antigo. Estive com um em casa e comparei com as engrenagens e corrente do meu Jimny velho que eu ainda tinha guardadas aqui, e de fato a engrenagem de entrada e a corrente são as mesmas.
Apaguei mensagens velhas e minha caixa postal do forum já aceita msgs de novo.
Prezados,
Para mim, reduzir a alta, seria péssimo, pois o carro perde autonomia e consumo. Atualmente, a reduçaõ só de low não está disponível no país, mas vi estar disponível na trialjimny (itália) uma redução de 70% apenas em low. Alguém conhece a empresa?
Rodo em pneus 215 75 15 e só penso em mudar devido a falta de opção de pneus na primeira medida aqui no Brasil e para ganhar alguma altura do solo. Tenho 4,5cm de lift.
Meu uso, é de único carro e viagens solo, para lugares ruins e remotos, motivo pelo qual preciso de uma margem de segurança maior do que de alguns que fazem trilhas, mas andam em grupos.
Se eu passar para o 235 75, possivelmente o carro vai ficar xoxo em alta sem redução? Piora muito o consumo? Será que a redução de 70% em low é muito grande para o meu uso? Já fiz descidas onde tive que pisar no freio e escorregar, pq a 1a low era muito rápida....
Obrigado e um abraço,
Nelson
Olá Nelson!
Uso os 235 75 no meu jimny e estou seriamente pensando em colocar uma redução nele, agora na páscoa, fui para a serra da canastra e quando reduzido não senti problemas mesmo em descidas com barro, mas sem reduzir precisa elevar muito o giro pro carro andar em certas situações... O consumo mudou, está maior, mas não é tanto assim.
Abs
Wagner
Prezados,
Para mim, reduzir a alta, seria péssimo, pois o carro perde autonomia e consumo. Atualmente, a reduçaõ só de low não está disponível no país, mas vi estar disponível na trialjimny (itália) uma redução de 70% apenas em low. Alguém conhece a empresa?
Rodo em pneus 215 75 15 e só penso em mudar devido a falta de opção de pneus na primeira medida aqui no Brasil e para ganhar alguma altura do solo. Tenho 4,5cm de lift.
Meu uso, é de único carro e viagens solo, para lugares ruins e remotos, motivo pelo qual preciso de uma margem de segurança maior do que de alguns que fazem trilhas, mas andam em grupos.
Se eu passar para o 235 75, possivelmente o carro vai ficar xoxo em alta sem redução? Piora muito o consumo? Será que a redução de 70% em low é muito grande para o meu uso? Já fiz descidas onde tive que pisar no freio e escorregar, pq a 1a low era muito rápida....
Obrigado e um abraço,
Nelson
GWC,
por coincidência, ontem soube que chegaram os novos BFG AT KO2 na medida 215 75 15 e a outra alternativa, os geolandar 215 80 r 15. Não tem ganho de altura.....estas situações as quais se refere, que demandam alta rpm, é em alta, no asfalto? QUal o consumo no asfalto?
bçs
Nelson
Olá Nelson
A alta rotação que falei foi durante os deslocamentos por estradas de terra dentro da serra da canastra, como o relevo lá é bem acidentado, em algumas subidas, tive que acelerar bem e em 1ª marcha pra subir, nesse momento senti a falta de uma redução em alta, mas não deixei, em nenhum momento, de transpor nenhum obstáculo, acompanhando todo o tempo um troller bem equipado que foi o companheiro de passeio.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/526047-kit-de-reducao-especial-para-jimny-partir-de-2005-a-img_8069.jpg
Quanto ao consumo em asfalto, tenho o pé bem leve, e faço uma média de 380 km a 400 km com um tanque, no transito de São Paulo.
Essa medida 215/80 deve ser uma boa! Ajuda um pouco na altura e não é largo!
Abraços
Wagner
GWC,
por coincidência, ontem soube que chegaram os novos BFG AT KO2 na medida 215 75 15 e a outra alternativa, os geolandar 215 80 r 15. Não tem ganho de altura.....estas situações as quais se refere, que demandam alta rpm, é em alta, no asfalto? QUal o consumo no asfalto?
bçs
Nelson
Muito obrigado Wagner!
10km/l em Sampa city é muito bom. Na estrada eu consigo cuidar o pé, na cidade é ph.... Outra coisa que me veio à mente: deve haver uma certa sobreposição entre a 2a e 3a high e a 3a 4a 5a reduzida, né. TAlvez com este kit (ou com outro), seja possível aumentar a gama reduzida e ter mais opções de marcha. :pensativo:
grande abraço
Nelson
AlemãoRS
01/04/2016, 16:18
Não tenho jimny, mas posso passar minhas impressões em relação ao vitara, que possui peso, torque e potência parecido.
Uso redução nos diferencias de 12% com pneus 31", o que resultou numa relação final igual original.
Para uso diário ficou bom, mas para dizer que ficou perfeito acho que o ideal seria reduzir um pouco mais, talvez uns 15%, porque o conjunto de pneus é mais pesado que o original.
Na trilha não foi muito perceptível a diferença.
Depois que instalei a X-crawler (reduz só em Low) aí sim a diferença na trilha é grande. A primeira fica bem curta, uso praticamente somente em descidas e mesmo com barro segura muito, é preciso acelerar até. O que melhorou muito foi que passei a usar mais segunda e terceira e como elas são mais próxima entre si, cai menos a rotação entre elas. Acredito que no jimny sejam parecidas as relações de marcha com o vitara.
O que fica ruim com uma redução tão curta é que qualquer trecho de maior velocidade, precisa desengatar.
Redução em High e em Low são complementares eu diria, em High você economiza embreagem no dia a dia e em Low na trilha. E melhora a condução em ambas situações.
Se fosse ter um jimny com pneus 235/75R15 pra cima, eu com certeza utilizaria alguma redução pra corrigir os pneus maiores.
Leonardo,
muito obrigado pela resposta....pois é infelizmente não tem redução X pro jimny só em low até onde eu saiba. Este problema de ter que desengatar, me preocupa naquelas estradinas em que alterna trechos 'bons" de barro (que dá pra desenvolver bem de 3a), com buraqueira ou lama "da moléstia", em que tem que reduzir mesmo. Quanto a 1a reduzida ser usada só para descida, era bem por ai que eu queria, mas sua colocação me faz pensar que não é possível mesmo cobrir os dois estremos (uma carro bem reduzido em primeira e capaz de desenvolver bem em areia e terra não tão ruins).
abraço
Nelson
Não tenho jimny, mas posso passar minhas impressões em relação ao vitara, que possui peso, torque e potência parecido.
Uso redução nos diferencias de 12% com pneus 31", o que resultou numa relação final igual original.
Para uso diário ficou bom, mas para dizer que ficou perfeito acho que o ideal seria reduzir um pouco mais, talvez uns 15%, porque o conjunto de pneus é mais pesado que o original.
Na trilha não foi muito perceptível a diferença.
Depois que instalei a X-crawler (reduz só em Low) aí sim a diferença na trilha é grande. A primeira fica bem curta, uso praticamente somente em descidas e mesmo com barro segura muito, é preciso acelerar até. O que melhorou muito foi que passei a usar mais segunda e terceira e como elas são mais próxima entre si, cai menos a rotação entre elas. Acredito que no jimny sejam parecidas as relações de marcha com o vitara.
O que fica ruim com uma redução tão curta é que qualquer trecho de maior velocidade, precisa desengatar.
Redução em High e em Low são complementares eu diria, em High você economiza embreagem no dia a dia e em Low na trilha. E melhora a condução em ambas situações.
Se fosse ter um jimny com pneus 235/75R15 pra cima, eu com certeza utilizaria alguma redução pra corrigir os pneus maiores.
Ola!
Respondendo o comentário anterior, para quem quiser existe um redução somente para Low porém tem que importar,"achei o valor salgado para o meu bolso", segue o link:
Jimny Low Ratio Transfer Box Gearset (http://www.jimnybits.com/jimny-low-range-transfer-box-gears.html)
Nome da peça para pesquisa "Jimny Low Range Transfer Box Gears".
Gostaria de saber se alguém já utiliza o kit de redução da SOB 2.65 com pneus 235/85/r16, e teve algum problema com outros componentes (ponta de eixo, homocinéticas...) por motivos de pneu?
Acredito que durante esta semana eu termino de instalar a redução, e irei testar :) espero que pelo menos fique com mais folego nas subidas, valos, buracos...
Pergunto pois adquiri o Jimny só para trilhas, passeios... não utilizo no dia a dia, e como gosto de mexer eu vou lendo as idéias dos amigos e vou executando no coitado :).
Viatura:
Jimny 2001.
Lift de carroceria 2";
Lifit de suspensão 2,5"
Pneu 235/85/r16.
Guincho 12.000lbs
X-Crawler 2.65
guilhermejcp
02/03/2017, 22:51
Ola!
Respondendo o comentário anterior, para quem quiser existe um redução somente para Low porém tem que importar,"achei o valor salgado para o meu bolso", segue o link:
Jimny Low Ratio Transfer Box Gearset (http://www.jimnybits.com/jimny-low-range-transfer-box-gears.html)
Nome da peça para pesquisa "Jimny Low Range Transfer Box Gears".
Gostaria de saber se alguém já utiliza o kit de redução da SOB 2.65 com pneus 235/85/r16, e teve algum problema com outros componentes (ponta de eixo, homocinéticas...) por motivos de pneu?
Acredito que durante esta semana eu termino de instalar a redução, e irei testar :) espero que pelo menos fique com mais folego nas subidas, valos, buracos...
Pergunto pois adquiri o Jimny só para trilhas, passeios... não utilizo no dia a dia, e como gosto de mexer eu vou lendo as idéias dos amigos e vou executando no coitado :).
Viatura:
Jimny 2001.
Lift de carroceria 2";
Lifit de suspensão 2,5"
Pneu 235/85/r16.
Guincho 12.000lbs
X-Crawler 2.65
Já temos uma solução no Brasil para a redução.
O kit reduz apenas 17% em High e 87% em Low. Ou seja dá para andar bem no asfalto e terra sem reduzir e usar a redução só em situações extremas.
Eu particularmente achei bem interessante. Elimina toda a perda dos pneus 215/75 e reduz mais uns 10%.
Kit de Reducao - 17% High - 87% Low para Jimny (2009-) - SOB Performance (http://www.sobperformance.com.br/kit-de-reducao-17-high-87-low-para-jimny-2009-)
[SeuRoberts]
06/03/2017, 09:24
Esse deve ser o mesmo kit a venda na Jimnybits.
Tem esse com 17% High e 87% Low e um outro com 7% High e 77% Low. Estava bem interessado nesse kit de 17%, mas é caro pra caramba: £ 729,00 e £ 620,00 o de 7%, mais envio.
guilhermejcp
06/03/2017, 23:27
;2420947']Esse deve ser o mesmo kit a venda na Jimnybits.
Tem esse com 17% High e 87% Low e um outro com 7% High e 77% Low. Estava bem interessado nesse kit de 17%, mas é caro pra caramba: £ 729,00 e £ 620,00 o de 7%, mais envio.
R$ 4.000,00 reais aqui. Também achei muito caro. Compro um bloqueio com esse dinheiro ou conjunto de parachoque e guincho.
Falando em Bloqueio, vi que você colocou o bloqueio BM100 traseiro. To querendo colocar mas na frente. O que está achando? Porque colocou no traseiro?
Olá!
Apenas para relatar meu parecer referente ao X-Crawler 2.65, realizei uma passei por trechos bem diversificado, asfalto, estrada de chão, subidas com pedra, e barro nível médio (camionetes normais trassadas e reduzidas, com pneu de asfalto sofre muito para passar), foi um percurso de aproximadamente 32km.
Me considero satisfeito com a redução pois trechos onde eu andava em 2ª agora ando em 4ª pude até colocar 5ª em um determinado trecho, considero que a viatura tenha ficado bem semelhante quando tinha os pneus originais.
Final do mês agora vou fazer uma trilha de dificuldade bem elevada, vamos ver se vai se sair bem, ou se foi apenas mera empolgação.
Viatura:
Jimny 2001.
Lift de carroceria 2";
Lifit de suspensão 2,5"
Pneu 235/85/r16.
Guincho 12.000lbs
X-Crawler 2.65
Bloqueio Tras. Dif-Lock
sandro-natal
23/08/2017, 15:33
Correção:
O kit de redução de 30% da Suzuki possui corrente igual à do Jimny modelo anterior (98 a 2003), que é mais fina, uma das engrenagens idêntica à uma das engrenagens do Jimny modelo anterior (98 a 2003) e outra engrenagem especial.
As duas engrenagens do Jimny VVT são diferentes de todas as engrenagens desse kit e das dos Jimny modelo anterior (98 a 2003).
sandro-natal
23/08/2017, 15:37
Fotos das engrenagens
551417Engrenagens do Jimny VVT
551420E aqui as engrenagens do kit de redução de 30% da Suzuki.
Observem que a área de contato das engrenagens do Jimny VVT é maior que a das engrenagens do kit. Isso porque a corrente do Jimny VVT é mais larga.
A engrenagem menor do kit é idêntica à mesma engrenagem do Jimny modelo anterior (98 a 2003).
sandro-natal
23/08/2017, 15:42
Não gostei desse kit de 30% para pneus 2357515, achei reduzido demais (andei em um Jimny de um amigo que estava assim). Só recomendo para pneus acima de 31".
Recomendo o kit de 19% que aproveita a corrente original do Jimny VVT. Ele deixa o carro esperto com pneu 30" ou 2357515. Creio que até com 31".
Ideal mesmo para pneus 2357515 ou 30", eu acho que seria coroa e pinhão com relação de 43:9. Relação original é 43:10.
PAULOFARIA
24/12/2017, 19:44
Eu uso o 30% com pneus 235, mas uso só em trilhas, então ele fica numa redução boa. O jimny tem motor muuuito fraco. Mesmo assim a maioria dos obstáculos tenho que usar só a primeira reduzida senão ele não dá conta.
Não uso no dia a dia , mas o pouco que uso ele fica bem confortável e econômico na cidade.
Não uso na estrada, nem com redução e nem sem reducao