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Ver Versão Completa : F1000 84 Bala de Prata e sua saga



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Zé V8
28/04/2015, 23:07
Ta bacana a Efe heim !!!

Valeu Randal, são nossos brinquedos e o que nos diferencia dos meninos é o tamanho e o preço dos brinquedos. Ford abraço amigo.

Zé V8
28/04/2015, 23:09
Galera, amanhã me programei para tirar o cardan da Bala de Prata. Fui em uma oficina especializada em cardans e troquei uma idéia com eles. Talvez eu tenha de aumentar o cardan, ou trocar a ponteira do suporte da cruzeta por uma mais comprida ou ainda trocar a luva.

willian4x4
29/04/2015, 10:53
Bom dia galera, estou vendendo minha f1000!!! A familia vai ter mais um membro e 3 bancos não vai comportar!!! Interessados podem entrar em contato comigo via whats que mando fotos e detalhes!!!! 67-91522806
500373

Edintruder
29/04/2015, 15:22
Willian, não compensa arrumar um carro pequeno e manter a F na família?
Podes aumentar o nro de passageiros dela para 4 pessoas, basta colocar um cinto extra e fazer o laudo do inmetro. Se o banco for inteiro é tranquilo.

ricarvalhal
29/04/2015, 21:22
Serio isso Edin ? aumentar para 4 passageiros ? ja viu isso ? interessante !!!!


Willian, não compensa arrumar um carro pequeno e manter a F na família?
Podes aumentar o nro de passageiros dela para 4 pessoas, basta colocar um cinto extra e fazer o laudo do inmetro. Se o banco for inteiro é tranquilo.

Edintruder
29/04/2015, 23:08
O meu tio fez isso numa C10 que ele tinha.

willian4x4
30/04/2015, 11:23
O meu tio fez isso numa C10 que ele tinha.
Bom dia!!!! Ai que esta tu viu q instalei 3 bancos do gran siena 2013? el tinha o inteirisso, tirei ele pq não segurava a cadeirinha do guri!!! e a adapçao desses bancos eu gastei uma nota preta, para todos terem trilhos e suas regulagens. Outro detalhes essas cadeirinhas e bb confortos são gigantes, os inventores não economizaram plasticos pra fazer, eu fiquei 2 meses procurando uma cadeirinha q desce certo na milona que não atrapalhe a alavanca do cambio!!!! E uma dupla vai ser bem mais facil resolver o BO!!!! Dó eu tenho em vender mas o conforto dos guris e da esposa!!!

Edintruder
30/04/2015, 16:16
Na minha tirei os bancos originais bi-partidos e coloquei do ômega. Algum tempo depois coloquei o inteiro da F100 que é muito melhor que os individuais.

Zé V8
30/04/2015, 21:52
Galera, hoje fui comunicado que a minha folga de final de semana foi cancelada. Estamos com uma grande invasão de área pública que deveremos retomar no sábado. Como já fui do Grupo de Operações Táticas e controle de disturbios civis, fui convocado para tal operação. O pelotão de choque ficará em prontidão para pronto emprego. Isto prejudicará minha ida até a serra. Caso a operação seja suspensa e ou termine logo tratarei com meu comando minha saída mais cedo para ir até aí. Ford abraço pessoal.

Edintruder
30/04/2015, 22:27
PQP! Torço para que tudo dê certo por aí Zé! Boa sorte e cuidado. Amanhã por volta das 15:30hs deverei estar cruzando a 116 no teu quintal!

Torço ainda mais que tudo se encaminhe para que sábado de tarde estejas liberado!

micheltakashima
01/05/2015, 10:35
Eu também fiquei de fora dessa a F não ficou pronta, mas com certeza no próximo estarei lá!

Edintruder
01/05/2015, 19:41
A turma está toda aqui. Daqui há pouco vamos curtir uma festa da colônia. Sair rolando de anto comer! kkk

ricarvalhal
01/05/2015, 20:02
:brinde: e :drunk: e :cool:

Edintruder
01/05/2015, 20:22
Expogramado, lá vamos nós!

Zé V8
05/05/2015, 23:24
Pessoal, vi as fotos do Encontro de Gramado, belíssimo evento. Lamentavelmente ante a compromissos profissionais não pude participar da programação. De quem era e de onde é aquela linda F1000 branca irmão da minha preta?

Bom, hoje sanei o problema dos trancos na transmissão da Bala de Prata. Desmontamos o cardan, que além de estar curto dado ao fato de eu ter levantado a suspensão traseira, os suportes das cruzetas estavam folgados sendo necessário a substituição dos mesmos. Fizemos então algo radical, construímos um novo cardan, com tubo novo e parede mais grossa com os novos suportes e cruzetas novas. Montamos no lugar e ao movimentar a Bala de Prata dentro do pátio da empresa já notei a diferença. Impressionante, a firmeza ao arrancar, nada de vibração, nem em alta velocidade. Ficou fantástico. O cardan velho vai virar cambãokkkkkkk.

ricarvalhal
06/05/2015, 08:01
Zé V8, fez no cardam mais um serviço de primeira hein !!!

Instalei dois termômetros um na entrada do filtro de ar (posição original) e outro no furo que tem no painel frontal (próximo a bateria), parece que funciona mesmo, depois passo os resultados. Por acaso, vc já pensou se da para inverter a posição de todo o filtro de ar ? Vc poderia compartilhar uma foto do "tubocooler" ?

Abraço

bbmoro
06/05/2015, 11:37
Que pena Zé que não pode vir! qquer hora vou dar um jeito de passar ai pra conhecer a bala de prata e a preta!

A fmil branca eh do Lisandro Cassata de Caxias! Filé de camionete, muito inteira e original e, ainda por cima, sobe morro bem melhor que a minha hahahahaha

Abração

Zé V8
06/05/2015, 22:11
Zé V8, fez no cardam mais um serviço de primeira hein !!!

Instalei dois termômetros um na entrada do filtro de ar (posição original) e outro no furo que tem no painel frontal (próximo a bateria), parece que funciona mesmo, depois passo os resultados. Por acaso, vc já pensou se da para inverter a posição de todo o filtro de ar ? Vc poderia compartilhar uma foto do "tubocooler" ?

Abraço

Ricarvalhal, to curioso para ver os numeros do resultado. Sim, o cardan ficou espetacular. Até dá para inverter, mas será necessário soltar a parte de trás da carcaça por causa da conexão da mangueira de ar que vai para a turbina. Final de semana vou pedir para a patroa tirar umas fotos e postar. Podes ter uma idéia nas fotos que o Edin postou no tópico dele quando o visitei lá no Cassino. Ele tirou fotos do cofre do motor. Ford abraço amigo.

Zé V8
06/05/2015, 22:14
[QUOTE=bbmoro;2273322]Que pena Zé que não pode vir! qquer hora vou dar um jeito de passar ai pra conhecer a bala de prata e a preta!

A fmil branca eh do Lisandro Cassata de Caxias! Filé de camionete, muito inteira e original e, ainda por cima, sobe morro bem melhor que a minha hahahahaha


BBMoro, serás bem vindo quando quiseres aparecer por aqui amigo. Conhecerás não só as minhas Fs mas outras de vários amigos aqui da região. Só na minha cidade são várias, entre modelos e cores. Ford abraço amigo.

Zé V8
06/05/2015, 22:18
Hoje um grande amigo meu, o Beto V8, se juntou ao nosso bando de fmilzeiros. Comprou uma 84 prata e preto toda original, inclusive grade e rodas com calotas. Fiquei tão feliz quanto ele pela aquisição. É muito bom ver as pessoas que a gente gosta realizar seus sonhos. Amigo Beto sejas muito feliz com tua F1000. Ford abraço meu amigão.

MARCAO_CUPIM
08/05/2015, 20:24
Zé V8 , tudo bom?

Já viu essa ? Parece estar em ótimo estado, além de ser Cabine Dupla e 4x4.

http://www.carrosnaserra.com.br/caxias-do-sul/f1000-dupla-4x4-2016/2BUSUD3HR7S

Edintruder
09/05/2015, 23:52
Essa branca está top!

Mirão
11/05/2015, 14:32
Pessoal as fotos das efes desse fórum tá em qual tópico? sem querer me peguei xonado nas efes mas não encontro as fotos.

Zé V8
11/05/2015, 21:51
Galera, hoje aconteceu o inacreditável. Quebrou o virabrequim do motor da Bala de Prata. Já iniciamos a retirada do mesmo para desmontá-lo. Incrível é que mesmo com o virabrequim partido o motor continuou funcionando, o barulho assustador de metal batendo mas o motor permaneceu funcionando. Agora vamos ver o tamanho do prejuízo. Me senti igual quando era criança e algum brinquedo meu quebrava. O virabreca quebrou andando suavemente e não nas condições severas a que normalmente anda "pé embaixo". Ford abraço, dou notícias.

Edintruder
11/05/2015, 22:47
Zé, eu não entendi se estás mais triste por ter quebrado o virabrequim ou por ter que usar a Pretona em dia de chuva...

Vai mantendo informado. Se precisares posso ver em Pelotas na Orbid (representante MWM) se eles tem algum virabrequim para venda. Muitas retificadoras tem essas peças com boas medidas (0,25 ou 0,5mm).

Zé V8
12/05/2015, 20:40
Edin, da chuva até consegui esquivar a Preta que hoje pela manhã pegou só um pouco de piso úmido, apenas para um pequeno deslocamento rápido. Depois voltou para garagem. Passei o resto do dia em função do motor da Bala de Prata onde exatamente ao meio dia consegui içar o motor do cofre com a girafa. Na primeira hora da tarde um amigo que tem uma plataforma veio buscar o motor para levarmos à Porto Alegre, quando ele me perguntou se eu tinha falado com um mecanico diesel aqui de São Léo mesmo. Simplesmente não tinha lembrado do cara, é bem aquela coisa que quando se está nervoso não consegue pensar direito. Só disse pra ele "toca pra lá". Conversei com o cara e o mesmo foi me mostrar a oficina. Conheci a sala de montagem de motores, totalmente lacrada com uma bancada para por o motor que é uma espécie de dinamometro caseiro. O cara gosta da coisa, tá fazendo um caminhão de arrancada pra ele com motor deslocado para o centro, suspensão, freios, etc. Ademais, o motor tá aqui perto de casa, sendo que antes de bater o martelo disse pro meca que eu iria passar lá todo o dia. Quero acompanhar passo a passo. Pra aliviar um pouco o estresse, que cor o pessoal sugere que seja pintado o motor?

Zé V8
12/05/2015, 20:44
Em tempo, valeu a dica sobre o virabreca, um novo original está por volta de R$ 2.900,00. Também cogitei de comprar um retificado. O meca disse para eu ficar tranquilo. Qualquer coisa prendo o grito amigão. Ford abraço Edin.

Randal
12/05/2015, 21:04
Caraca Zé , quebrou o virabrequim !!!????
Como isso foi acontecer ? Vc conversou com esp. Ou trocou umas idéias pra tentar descobrir o que pode ter acontecido ???
Caso vc precise cotar valores de peças , apesar da distâncias , tenho bons contatos aqui em minha cidade e Tb em Uberlândia , é só avisar!!
E boa sorte aí cumpanhero

Zé V8
13/05/2015, 00:30
Caraca Zé , quebrou o virabrequim !!!????
Como isso foi acontecer ? Vc conversou com esp. Ou trocou umas idéias pra tentar descobrir o que pode ter acontecido ???
Caso vc precise cotar valores de peças , apesar da distâncias , tenho bons contatos aqui em minha cidade e Tb em Uberlândia , é só avisar!!
E boa sorte aí cumpanhero

Boa noite Randal, obrigado pela força e a disposição em ajudar. Pois é, o virabreca foi pro espaço. Nunca vi barulho tão feio, parecia que estava moendo tudo. Mantive contato com o antigo proprietário e o mesmo me disse que o motor já havia fundido por falta de água. O bloco tenho certeza que foi substituído ante a numeração que não segue uma sequencia. Agora se o virabreca foi trocado na época acho que não. Logo, se o virabreca é o mesmo, imagina o calor que o bicho sofreu. Aí, até que durou bastante com o motor "preparado" do jeito que fiz. Mas agora que vou abrir vou revisar tudo minuciosamente, até parafusos de cabeçote, altura de camisas, etc. O cara que vai fazer é especializado em diesel e preparador de caminhões de arrancada, logo gosta da coisa. Na oficina ele tem uma bancada que funciona como uma espécie de dinamometro. Assim, o motor será testado antes de ir para o carro. O melhor de tudo é que fica aqui na minha cidade mesmo e uma clausula do "contrato" é a minha ida diária na oficina. Pra relaxar to aceitando opiniões quanto a cor que vou pintar o motor. Ford abraço querido amigo,

Zé V8
13/05/2015, 21:12
Relatos de oficina: O motor já está completamente desmontado, sendo que as miudezas já devidamente lavadas e encaixotadas (muito capricho na oficina). O virabreca tava lá escorado na parede, quebrado bem na frente, ou seja, entre a polia e a primeira biela. Isto me tranquilizou um pouco pois não houve nenhum alavancamento dos mancais. Já estava em 0,25 sua medida, então é o original que sofreu o calor quando o motor fundiu na mão do proprietário anterior. As camisas ainda não foram sacadas do bloco, mas serão para um exame mais minucioso quanto à corrosão. O bloco está muito preto por dentro e ganhará um banho quimico para ficar zerado. Amanhã terei mais notícias, por enquanto é só pessoal. Ford abraço.

Randal
13/05/2015, 21:30
Zé que bom que tens uma boa "equipe médica" para cuidar do coração da bala de prata ... Especialistas como este que vc disse ter encontrado , são raros e caros !
Bacana suas condições , de poder visitar , participar de todo processo , isso nos tranqüiliza e tira aquela dúvida do será que foi bem feito...
Mande fotos por favor , e estamos acompanhando !!!
Abc

bbmoro
13/05/2015, 21:42
Boa sorte ai Zé! Fiquei espantado como ocorrido! Detalha tudo pra nós!
Abraço

Zé V8
14/05/2015, 22:35
Randal e BBMoro, obrigado pela força. To tentando não pensar muito no impacto financeiro da brincadeira, mas to animado com algumas modificaçõezinhas que vamos fazer.
Hoje pela manhã o bloco foi para a retífica onde o virabreca vai ser alinhado com os mancais e balanceado com a polia, o volante e a prensa da embreagem. Acho que lá por terça feira deve estar de volta na "clinica". Paralelamente iremos preparar os pistões que sofrerão modificação, sendo rebaixados e aliviados. Com o rebaixamento a taxa de compressão vai diminuir mínima coisa mas a camara de combustão aumenta de volume. Então com a turbina mandando pressão, coisa que será aumentada um pouco com o aumento de injeção na própria bomba, vai render uns cvs a mais. Ficará um motor mais nervoso. Acho que vai dar bom. Ford abraço.

Zé V8
14/05/2015, 22:59
Randal e BBMoro, obrigado pela força. To tentando não pensar muito no impacto financeiro da brincadeira, mas to animado com algumas modificaçõezinhas que vamos fazer.
Hoje pela manhã o bloco foi para a retífica onde o virabreca vai ser alinhado com os mancais e balanceado com a polia, o volante e a prensa da embreagem. Acho que lá por terça feira deve estar de volta na "clinica". Paralelamente iremos preparar os pistões que sofrerão modificação, sendo rebaixados e aliviados. Com o rebaixamento a taxa de compressão vai diminuir mínima coisa mas a camara de combustão aumenta de volume. Então com a turbina mandando pressão, coisa que será aumentada um pouco com o aumento de injeção na própria bomba, vai render uns cvs a mais. Ficará um motor mais nervoso. Acho que vai dar bom. Ford abraço.

Zé V8
15/05/2015, 19:37
Hoje nenhuma novidade sobre o motor, apenas que estou rodando de F1000 preta que é o luxo do gaúcho. Ford abraço amigos.

pcnicolau
16/05/2015, 09:51
Zé preciso de sua ajuda como tive uma dacepção com a f1000 91/91td vermelha que está na aguia veiculos, tem alguma forma de deixar um motor 229/4 turbinado por fora melhor ainda, usei tuas dicas coloquei uma turbina apl .42/.48 da biagio, coroa e pinhão 3,07 do maverick, troquei os bicos e os elementos da bomba injetora por maiores da turbo de fabrica, o cambio é o original 260f, pneus 31x10 roda 15, tem mais alguma coisa para dar veneno neste motor? outra coisa onde consigo rodas orriginais da turbo de fabrica? Abraços e bota logo a bala de prata em dia e sorte amigo.

Zé V8
16/05/2015, 20:07
Zé preciso de sua ajuda como tive uma dacepção com a f1000 91/91td vermelha que está na aguia veiculos, tem alguma forma de deixar um motor 229/4 turbinado por fora melhor ainda, usei tuas dicas coloquei uma turbina apl .42/.48 da biagio, coroa e pinhão 3,07 do maverick, troquei os bicos e os elementos da bomba injetora por maiores da turbo de fabrica, o cambio é o original 260f, pneus 31x10 roda 15, tem mais alguma coisa para dar veneno neste motor? outra coisa onde consigo rodas orriginais da turbo de fabrica? Abraços e bota logo a bala de prata em dia e sorte amigo.

Pcnicolau, não posso crer que ficaste decepcionadokkkkkkk. Deves ter sentido uma melhora substancial. Bem, como ficou a regulagem da injeção "pé no fundo" da BI? Adiantaste o ponto da BI? As rodas são aro 15, apesar dos pneus grandes o diametro é um pouco menor e o arrasto é maior. Outra coisa que te dá a sensação de falta de desempenho pode ser o escalonamento do cambio que é o mesmo da F4000. A quinta marcha tem a mesma relação da quarta da caixa de quatro marchas, mas as outras marchas são mais curtas, logo não deslancha tão rápido. Pode parecer bobagem, mas o somatório de todas estas pequenas coisas modificam o resultado final. Isto é o meu entendimento da coisa. Chegaste a medir a pressão da turbina?
Agora, com a quebra do motor da Bala de Prata, vou partir para a parte interna para ganhar mais potencia, ou seja, rebaixamento dos pistões como explanei anteriormente.
Quanto as rodas, são um verdadeiro garimpo, tem que ficar atento direto em olx, mercado livre, desmanches e até em loja de rodas. Acredito até que na região de MS e MT possa ser até mais fácil de conseguir do que aqui no Sul. Mas é claro que se eu encontrar algo eu te passo. Veja só, o jogo da Preta achei por acaso em uma loja de rodas e as da Bala de Prata eu achei em um desmanche de camionetes aqui perto de minha cidade.
Acredito que no final da outra semana o motor já estará no lugar com todos os seus acertos. Ford abraço amigo.

pcnicolau
18/05/2015, 14:33
Bom Zé até que melhorou bem, eu já desconfiava que esses pneus 31/10.5 pesam bem, como vc disse demora para embalar, na questão da caixa de 5 marchas para a 4 marchas a final vai ser sempre 1:1, acho que não compensa trocar pois ai vem a questão também do cardã e na cidade onde morro não tem oficina que faça o seu balanceamento, achei uma caixa 5 marchas da f1000 95 só que não sei se é 2625 ou 2615b, qual dessas é melhor, mas como vc disse a final vai ser sempre a mesma, na questão da overdrive acho que minha picape não tem força suficiente, além do mais terei que mudar de novo a coroa e o pinhão, pois acho que o 3.07 fica muito longo com uma overd dar o que de pressrive, na quetão da regulagem da bomba injetora não sei lhe responder pois o bombista trocou os elementos pelos de maior vazão e lacrou, qual a pressão que vc me indica ou regulagem? Será que não vai ficar muito beberona? Na questão da pressão do manometro o meu só vai até 1kgf, em terceira espremi a bicha deu um quilo a 3000 rpm, se for para medir mais terei que trocar o relogio do turbo, a tua depois que rebaixar os pistões vai dar o que de pressão de turbo e quanto tu pensas em abrir a bomba, e os cabeçotes vai colocar os da turbo também? Também to pensando em desmontar o meu motor. Abraços Zé e boa sorte.

Edintruder
18/05/2015, 15:34
Pcnicolau, provavelmente seja a 2615b. Não é melhor e nem pior que a 2625b. A diferença é apenas no estriado do eixo primário. A 2615b tem mais disponibilidade de peças. O escalonamento e resistência são iguais.

Dependendo do que queres andar, podes ainda usar uma relação 2,72:1, pois o 229 TD empurra tranquilo.

pcnicolau
18/05/2015, 18:28
Obrigado pela ajuda Edintruder, o problema é que minha f1000 é 90/90 turbinada por fora, turbina biagio .42/.48 somente os elementos da bomba injetora e os bicos que coloquei da turbo,para dar uma melhorada, será que compensa o trabalho de colocar um cambio 5 marchas e que tem um maluco aqui que tem uma f1000 95 só falta o motor, o resto cambio, diferencial,rodas, cabine, carroceria, bancos ele vende tudo por 4 mil só falta motor, será que esta diferencial completo mais cardã e caixa de cambio cabe na minha 90. Outra coisa meu irmão comprou uma 93/94 4x4 com ar, vidro eletrico, aspirada por 22mil só que a tração e daquelas eletricas, será que funciona bem parace que tá desligada e o ar também. Obrigado pela ajuda

Zé V8
18/05/2015, 22:15
Bom Zé até que melhorou bem, eu já desconfiava que esses pneus 31/10.5 pesam bem, como vc disse demora para embalar, na questão da caixa de 5 marchas para a 4 marchas a final vai ser sempre 1:1, acho que não compensa trocar pois ai vem a questão também do cardã e na cidade onde morro não tem oficina que faça o seu balanceamento, achei uma caixa 5 marchas da f1000 95 só que não sei se é 2625 ou 2615b, qual dessas é melhor, mas como vc disse a final vai ser sempre a mesma, na questão da overdrive acho que minha picape não tem força suficiente, além do mais terei que mudar de novo a coroa e o pinhão, pois acho que o 3.07 fica muito longo com uma overd dar o que de pressrive, na quetão da regulagem da bomba injetora não sei lhe responder pois o bombista trocou os elementos pelos de maior vazão e lacrou, qual a pressão que vc me indica ou regulagem? Será que não vai ficar muito beberona? Na questão da pressão do manometro o meu só vai até 1kgf, em terceira espremi a bicha deu um quilo a 3000 rpm, se for para medir mais terei que trocar o relogio do turbo, a tua depois que rebaixar os pistões vai dar o que de pressão de turbo e quanto tu pensas em abrir a bomba, e os cabeçotes vai colocar os da turbo também? Também to pensando em desmontar o meu motor. Abraços Zé e boa sorte.

Pcnicolau, a Bala de Prata com o "acerto" de Bomba, tava girando 3.500 rpm com 1,4kg de pressão. Agora com os pistões rebaixados talvez ela chegue próximo dos 2kg. Quanto a beber, como estava andando na boa cheguei ao máximo de 10,2l a 80 km/h. O mecanico me disse que o consumo não será alterado. Não haverá troca de cabeçotes, como já disse antes, os cabeçotes do TD e do aspirado são os mesmos, a diferença está na altura dos pistões e a angulação do comando de válvulas. Ford abraço amigo.

Zé V8
18/05/2015, 22:51
Amigos, hoje chegaram as peças para o meu motor. Tudo ORIGINAL, o virabreca dentro de uma caixa de madeira lacrada com o adesivo MWM, as camisas, anéis, bronzinas, etc. Amanhã as peças seguem para a retífica para serem colocadas no bloco. As peças móveis serão todas balanceadas. Os pistões já foram levados para serem usinados. Vou levar os bicos injetores para calibragem apenas para descargo de consciencia. Ford abraço amigos.

Randal
19/05/2015, 07:20
Bacana Zé ... A Bala de Prata vai ficar tinindo!!!

ricarvalhal
19/05/2015, 08:29
ZéV8, da uma olha na polia da bomba dagua, nos 229 modernos ela é menor, assim da mais vazão/pressão de água....

Mas não sei te informar se a polia do virabrequim é exatamente igual para todos 229.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/139890-reforma-de-f1000-1993-do-sograo-29.html

Abraço

Edintruder
19/05/2015, 09:25
Nicolau, essa a venda era diesel ou gasolina? Se for diesel compra tudo.

pcnicolau
19/05/2015, 09:41
Sim Edintruder é a diesel f1000 95/95, só não sei se o diferencial completo serviria na minha, acho que as mais modernas são um pouco mais largas, me corrija se estiver errado, e também pretendo tentar aproveitar tudo carcaça, eixo, diferencial cardã e caixa de cambio, para não ter que mexer em comprimento de cardã, balanceamento quero tirar tudo o conjunto motriz da 95 e colocar na minha 90 eixo carcaça tudo completo, por isto que ainda to na duvida sera que é plug em play, já a cabine não sei o que vou fazer dela nem das peças da minha se a outra servir. To pensando em oferecer uns 2,5 e pegar só o que me interessa ou seja conjunto motriz, rodas e bancos e deixar o resto para trás.

Edintruder
19/05/2015, 14:46
Tem a carroceria completa? Compra e põe em cima do teu chassis. Depois pede vistoria e altera ano do modelo. Ficaria 90/95.
O cara está dando as peças.
Só a caixa custa 5000,00. Eixo traseiro uns 3000,00. Cabine, completa e montada 6000,00, caçamba completa 1000,00, cardam 500,00, e por aí vai...

Zé V8
19/05/2015, 20:21
Bacana Zé ... A Bala de Prata vai ficar tinindo!!!

Fala Randal, é verdade A Bala vai pegar valorkkkkkk. Acredito que até o final da semana que vem vai estar rodando. Quanto a cor do bicho, estou bem inclinado a faze-lo laranja metálico com detalhes em grafite. Vou ver se consigo alguém para polir as peças que são de alumínio, tipo as canecas dos filtros, as quatro tampinhas de válvulas e por aí vai. Vou agora somando as despesas que de peças até agora foi R$3.279,62 mais R$100,00 de guincho. Ford abraço amigo.

Zé V8
19/05/2015, 20:24
ZéV8, da uma olha na polia da bomba dagua, nos 229 modernos ela é menor, assim da mais vazão/pressão de água....

Mas não sei te informar se a polia do virabrequim é exatamente igual para todos 229.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/139890-reforma-de-f1000-1993-do-sograo-29.html

Abraço

E aí Ricarvalhal, bem a principio o motor da Bala de Prata trabalhava sempre dentro do normal, mas valeu a dica, caso com as novas mudanças altere a temperatura, partirei para esta opção. Ford abraço.

Juliano_SBO
21/05/2015, 20:42
Seria um bom momento para adicionar um intercooler.

Zé V8
21/05/2015, 22:06
Seria um bom momento para adicionar um intercooler.

Realmente Juliano seria a cereja do bolo, mas dependeria de um projeto bem elaborado e isto demandaria tempo e dinheiro, duas coisas das quais eu não disponho agora. Meu orçamento foi para o espaço, mas obrigado pela sugestão, um Ford abraço.

Mirão
23/05/2015, 21:51
E aí Zé V8, como tá indo a Bala de Prata? posta umas fotos dela depois de prontinha, a última que eu vi ela tava muito bonita.

Zé V8
24/05/2015, 00:41
E aí Zé V8, como tá indo a Bala de Prata? posta umas fotos dela depois de prontinha, a última que eu vi ela tava muito bonita.

Fala Mirão, o motor está sendo montado, acredito que segunda feira já esteja indo para o dinamometro. Depois disto, pintura e embelezamento. Acho que até quinta estará no lugar. Assim que der posto fotos. Ford abraço amigo.

bbmoro
25/05/2015, 09:37
Também to curioso! Cada vez que vejo o alerta de nova mensagem do tópico dou uma espiada hehehe
abraço

Zé V8
26/05/2015, 23:15
Pessoal, como está dificil o comprometimento das pessoas com o trabalho, a prestação de um serviço com qualidade. O motor da Bala de Prata foi enviado para a retificadora para a instalação do virabreca com o alinhamento dos mancais e balanceamento da polia, volante e embreagem. Além disso, foi feito um passe na parte de cima do bloco para retirar uma pequena imperfeição que prejudicava o assento dos cabeçotes. Até aí tudo certo, mas acontece que esqueceram simplesmente de fazer o assentamento da gola para o encaixe das camisas o que fez com que as camisas ficassem acima da altura. Agora, o bloco terá de ser enviado novamente para a retífica para ser feito o tal rebaixe da gola. Porra, eu não tenho retificadora de motores porque eu não manjo do troço, eu não sou cirurgião porque não sou médico. Como é que um mortal que só faz isto comete uma merda de um erro destes? As perspectivas de que o motor rode na Bala de Prata até o final de semana é quase nula. Resolvi que não vou mais na oficina até que o motor esteja pronto pois não aguento mais ver aquele amontoado de peças. Deixo claro que a culpa não é do mecânico, que aliás constatou o problema através de seus equipamentos e tem sido muito transparente até agora. Confesso que minha paciência é muito elástica até porque minha profissão exige isto, mas tudo tem limite. As pessoa parece que brincam com coisa séria, no meu trabalho se eu disser um "ai" diferente do que é considerado normal vou parar na corregedoria. Até quando ficaremos refens do descaso? Ford abraço e perdoem-me meu desabafo.

ricarvalhal
27/05/2015, 10:06
ZéV8, é muito triste ouvir um relato deste.... mas ainda existia a possibilidade do cara montar como dá ...... e depois cada um com seus problemas......

paciência....

pcnicolau
27/05/2015, 16:48
Gente faz dias que tô num impasse que me consome. Sempre tive vontade de ter uma f1000 91 td de fabrica, agora me aparece a chance, mas fico na duvida pois ando numa ano 90, boa pra caramba turbina nova tem apenas 2000km rodados, diferencial com coroa e pinhão 3.07 forjados novinhos que paguei os olhos da cara, bomba e bicos novos e regulados com elementos maiores da turbo, 4 pneus pirelli scorpion novinhos, ar condicionado gelando beleza, tapeçaria e bancos filé, pintura pouca coisa para se fazer, caixa de direção boa com minima folga ZF, enfim otima picape....será que compensa se desfazer de uma viatura que se tem plena confiança para embarcar numa outra só porque é turbo de fabrica. Por favor vcs que tem mais experiência o que me dizem. Aí Zé ford abraços to acompanhando tua luta para por a bala de prata rodando novamente, e abraços para todos do forum sempre fico ligado nas dicas.

leoab
27/05/2015, 18:24
Gente faz dias que tô num impasse que me consome. Sempre tive vontade de ter uma f1000 91 td de fabrica, agora me aparece a chance, mas fico na duvida pois ando numa ano 90, boa pra caramba turbina nova tem apenas 2000km rodados, diferencial com coroa e pinhão 3.07 forjados novinhos que paguei os olhos da cara, bomba e bicos novos e regulados com elementos maiores da turbo, 4 pneus pirelli scorpion novinhos, ar condicionado gelando beleza, tapeçaria e bancos filé, pintura pouca coisa para se fazer, caixa de direção boa com minima folga ZF, enfim otima picape....será que compensa se desfazer de uma viatura que se tem plena confiança para embarcar numa outra só porque é turbo de fabrica. Por favor vcs que tem mais experiência o que me dizem. Aí Zé ford abraços to acompanhando tua luta para por a bala de prata rodando novamente, e abraços para todos do forum sempre fico ligado nas dicas.

Acho q não. Tive as duas, sendo que a adaptada andava mais. TB tive uma x10 98, esta sim compensa, mesmo original a turbina enche bem rápido, entretanto gasta mais.

Zé V8
27/05/2015, 21:16
ZéV8, é muito triste ouvir um relato deste.... mas ainda existia a possibilidade do cara montar como dá ...... e depois cada um com seus problemas......

paciência....

Pois é Ricarvalhal, de ontem pra hoje rolou muito stress e os caras da retífica baixaram na oficina, a pressão pegou valendo. Cheguei de surpresa na oficina e estava o "estado maior da mecanica" em volta do meu motor. Os caras da retífica trouxeram uma ferramenta portátil com um relógio medidor acoplado e fizeram o assentamento para alojar as camisas. Fiquei lá até terminarem o serviço e o motor será montado até o fim de semana, mas ainda não vai pra Bala de Prata, isto só na semana que vem. Fazer o que? Agora resta esperar que funcione de acordo com a minha expectativa e o valor que vai custar. Ford abraço pessoal.

Zé V8
27/05/2015, 21:23
Pcnicolau, eu não trocaria nem a pau. Considere todos os aperfeiçoamentos que fizeste na tua atual F, investimento financeiro, tempo, desgaste emocional e deixou a tua F em pé. Se fosse para trocar por uma TD zero km, se existisse, aí sim, mas trocar por outra usada e começar tudo de novo tem que ter energia para abrir a "caixa de pandora". Além do mais a TD demora mais a encher a turbina dando a sensação de que anda menos, um comportamento engasgado até disparar. Na TD se fizer um acerto de bomba e colocar uma turbina com watsgate o bicho sai da toca. Ford abraço.

Edintruder
28/05/2015, 07:53
Gente faz dias que tô num impasse que me consome. Sempre tive vontade de ter uma f1000 91 td de fabrica, agora me aparece a chance, mas fico na duvida pois ando numa ano 90, boa pra caramba turbina nova tem apenas 2000km rodados, diferencial com coroa e pinhão 3.07 forjados novinhos que paguei os olhos da cara, bomba e bicos novos e regulados com elementos maiores da turbo, 4 pneus pirelli scorpion novinhos, ar condicionado gelando beleza, tapeçaria e bancos filé, pintura pouca coisa para se fazer, caixa de direção boa com minima folga ZF, enfim otima picape....será que compensa se desfazer de uma viatura que se tem plena confiança para embarcar numa outra só porque é turbo de fabrica. Por favor vcs que tem mais experiência o que me dizem. Aí Zé ford abraços to acompanhando tua luta para por a bala de prata rodando novamente, e abraços para todos do forum sempre fico ligado nas dicas.

Estou com o ZéV8! Não troca!
A tua F1000 se foi feita toda no capricho não deve nada para uma F TD original. A única diferença será pela relação do diferencial 2,72:1 da TD original.

Zé V8
28/05/2015, 22:17
Atualizando relatos, hoje fui de novo na oficina e os serviços progrediram muito, o motor já está fechado e no final da tarde começou a ganhar o tom amarelo caterpillar. A gurizada na oficina até o último instante não botava fé no amarelo, mas quando a tinta pegou todo mundo se surpreendeu com a beleza que começou a ficar. Amanhã ele ronca no dinamômetro e é claro estarei lá para ouvir os primeiros rugidos do meu novo nenê. Ford abraço pessoal.

leoss
29/05/2015, 06:37
Ai sim Zé esse amarelo da caterpilar é muito show, trabalhei em uma metalurgica que produzia peças pra eles pintei muitas peças nesse amarelo tanto no eletrostática como no revólver de pintura, adoro essa cor..
qianto aos problemas infelizmente está se tornando cada dia mais comum, profissionais ruins, irresponsáveis que só visam o dinheiro e esquecem de prestar um bom serviço, o importante é que no final está ficando tudo a seu gosto e logo logo a Bala de Prata estará roncando bonito. E DESSA VEZ, não perdoaremos queremos muitas fotos e se possível até videos, se vira Zé mas queremos ver o coração novo da Bala de prata rsrs...
Ford Abraço!

Edintruder
29/05/2015, 10:53
Leo, nem espera fotos do Zé... Vou ter que ir visitá-lo para tirar essas fotos, ou quem sabe numa visitinha dele por aqui essas fotos saem da promessa. Assim como o Whatzapp no celular dele! kkkkk

leoss
29/05/2015, 18:50
O pior é que é verdade isso!!!
Quanto tempo ele está aqui no forum, a Bala de prata tem tópico faz tempo e a única vez que conseguimos admirar as fotos da Bala de prata foi quando você tirou as fotos e colocou aqui no forum kkkkkkkk

Zé V8
29/05/2015, 22:23
Kkkkkkkkkk Edin e Leo, voces tem TODA RAZÃO, eu sou muito relaxado quanto a isto e até mesmo um tanto limitado nos tratos digitais. A idéia do Edin é muito boa, tanto ele aparecer aqui por casa quanto eu ir até ALI no Cassino visitá-lo. Digo ali, porque segundo o mecanico é para o 229 PLUS ficar muito forte, então encurtará distâncias kkkkkkkkkkk. Ford abraço.

Edintruder
29/05/2015, 22:35
Eu ia dizer que o Zé é como um dedo destroncado quando se trata de tecnologia digital! kkkk
Mas assim que eu aliviar um pouco as contas aqui e arrumar um tempinho pretendo visitar o amigo Zé! Estou devendo. rssrsr

Zé V8
30/05/2015, 22:21
Eu ia dizer que o Zé é como um dedo destroncado quando se trata de tecnologia digital! kkkk
Mas assim que eu aliviar um pouco as contas aqui e arrumar um tempinho pretendo visitar o amigo Zé! Estou devendo. rssrsr

Edin, já te disse, serás sempre muito bem vindo por aqui. Hoje finalmente o meu 229 PLUS roncou no dinamometro. Galera o negócio ficou assustador, a resposta do acelerador é absurda, ao menor toque o troço gira enlouquecido mesmo, além da turbina assobiar loucamente. O amarelo CAT ficou até esnobe com as tampas de valvulas polidas, os copos dos filtros cromados, a BI, a flauta dágua, a bomba de vácuo, bomba de água e os canos de diesel pintados em grafite. A hélice eu pintei com spray cromo que ficou quase igual a cromado. Quem chegava na oficina ficava impressionado com o motor. Quanto a cavalaria, bem, prefiro não falar nada, pois o mecanico me deu números que eu não consigo acreditar, então não quero passar por mentiroso, mas o numero está acima dos ....., não vou falar. Primeiro eu quero andar para tecer um comentário mais profundo. To feliz igual uma criança no Natal, terça feira o presente vai para o cofre da Bala de Prata e aí veremos o que a vitalidade do bicho é capaz de fazer. O defeito ficou por conta de que a primeira partida do dia será embalada por falhas, fumaça densa e até tiros no escapamento conforme o diesel, mas depois de atingir a temperatura ideal de trabalho ele alinha e afina. Ford abraço, não vejo a hora de chegar terça feira.

Juliano_SBO
31/05/2015, 11:34
Meu amigo, já presenciei alguns carros no dino, não se assuste com os valores, pois o motor acoplado diretamente no eixo do dino vai medir em torno de 30% a 40% acima da força que será tansmitida ao solo.

Com referência que eu tenho nos motores à gasolina, e pelos relatos de ter aliviado peso do pistões, eu imagino ao menos 160HP no eixo do motor.

Randal
31/05/2015, 14:34
Show de bola Zé!!!
Parabéns e fico feliz por ter resolvido o problema da Bala de Prata de forma tão revigorante!!!
Pela descrição podemos imaginar o quão bonito ficou o motor !!! Mas agora faz favor neh .... Pede pra alguém tirar umas fotos e ilustre pra nos tudo isso !!!! Rs
Abc

Zé V8
31/05/2015, 19:17
Meu amigo, já presenciei alguns carros no dino, não se assuste com os valores, pois o motor acoplado diretamente no eixo do dino vai medir em torno de 30% a 40% acima da força que será tansmitida ao solo.

Com referência que eu tenho nos motores à gasolina, e pelos relatos de ter aliviado peso do pistões, eu imagino ao menos 160HP no eixo do motor.

Juliano, concordo plenamente, acho que a cavalaria ficará em torno disto para um pouquinho mais, mas não deve ultrapassar a casa dos 200cv nem a pau, impossível, não tem como num 229. Mas vamos aguardar esta semana pra ver o conjunto no asfalto. Ford abraço.

Zé V8
31/05/2015, 19:21
Show de bola Zé!!!
Parabéns e fico feliz por ter resolvido o problema da Bala de Prata de forma tão revigorante!!!
Pela descrição podemos imaginar o quão bonito ficou o motor !!! Mas agora faz favor neh .... Pede pra alguém tirar umas fotos e ilustre pra nos tudo isso !!!! Rs
Abc

Randal! Bem, realmente eu terei de providenciar alguem para fazer os registros fotograficos e de vídeokkkkkkk. Espero que esta segunda feira passe voando para eu amanhecer com a Bala de Prata na porta da oficina terça feira. Ford abraço amigão, agora falta pouco.

Edintruder
31/05/2015, 20:27
Zé, só cuida para não ser fotografado pelos pardais! kkkk Essa vai ser difícil de segurar!

Mirão
01/06/2015, 21:43
Bala de Prata já era, deveria se chamar "Míssil Prateado", pois o que vem aí não é brinquedo não, vai deixar muita gente maluca na estrada. Parabéns Zé V8, como digo aos sempre otimistas, há males que vem prá bem.

Zé V8
01/06/2015, 23:01
Bala de Prata já era, deveria se chamar "Míssil Prateado", pois o que vem aí não é brinquedo não, vai deixar muita gente maluca na estrada. Parabéns Zé V8, como digo aos sempre otimistas, há males que vem prá bem.

Mirão, achei sensacional a sugestão kkkkkkkk, Míssil Prateado, sim o troço vai ficar forte. Ford abraço amigo, muito boa estakkkkkkk.

Zé V8
01/06/2015, 23:13
Galera, hoje fui até a oficina, fotografei o motor no dinamometro e filmei o funcionamento, assim que eu conseguir uma ajudinha vou postar tudo. A Bala de Prata, ou como o Mirão apadrinhou de Míssil Prateado, foi hoje para a "clínica" para a instalação do novo coração. Amanhã estará batendo no cofre. A expectativa é geral, minha, do mecanico, dos clientes da oficina, dos amigos, dos amigos dos amigos, da minha mulher, da minha mãe, da minha família. Quanto aos últimos acertos ainda na banca foi feito o seguinte, aumentado o óleo e por consequencia a pressão da turbina, a inclinação de BI foi ao ponto máximo possível de adiantamento. Depois de instalado o motor, se for necessário adiantar mais um pouco, vamos usinar a regulagem. Outra possibilidade é de ter de aumentar o tamanho da turbina no que o mecanico faz umas misturas de caracol frio e quente, aumenta tamanho de rotor torneando a carcaça. Só me disse uma coisa, para eu não esquentar a cabeça que o "acerto" é com ele. Ford abraço, agora falta pouco.

Mirão
02/06/2015, 20:39
Caraca! isso aí é pra quilômetro de arrancada é? brincadeiras à parte, sei que que vai ficar show, meus parabéns adiantado, com essa configuração e trato a viatura vai se tornar máquina de exposição.

Zé V8
02/06/2015, 21:46
Valeu Mirão, hoje tive um tempo, período da tarde e fui para a oficina, a usina de força já está no berço, faltando anexar os periféricos, leia-se bomba de DH, compressor AC, alternador, filtro de ar, radiador e aí vai para o teste de rodagem e finalmente vir para casa. Tirei a alavanca de cambio e vou alongar o tamanho dela para ficar quase na altura do painel em sua parte superior, no melhor estilo "Hurst" e claro na cor amarelo CAT. Aproveitei também para retocar cabeças de parafusos e algumas falhas na pintura do motor tudo com um pincel fino daqueles para pintura de quadros, coisa de artesanato. Tá quase pessoal, Ford abraço.

Mirão
03/06/2015, 19:41
Como eu disse, é para exposição. As poucas vantagens de se ter mais de 50 anos são as lembranças. Em 88 tive um opalaço SS 6cl 1979 motor "mc" com esse tipo de alavanca, cromada e achatada nas laterais. Muito esportiva, naquela época chamava a atenção com os volantinhos (porcaria perto do clássico e belo original três raios com SS no centro) fórmula 1.

Zé V8
03/06/2015, 21:51
Mirão, agora viajei no tempokkkkkkk. Com 16 anos de idade eu andava em um Dodge Dart preto 4 portas que foi comprado pelo meu avô em um leilão do governo do estado. O cambio era na coluna de direção e o volante tinha um palmo de diametro, lógico, não veio no carro. Este carro rendeu muita história, teve uns cinco motores, emfim era o carro reserva da família mas que ficava nas mãos de dois netos, eu um deles, verdadeiros esmeris. Isto dava um livro, coisa boa estas reminiscências. Ford abraço.

Zé V8
03/06/2015, 21:58
Bom, voltemos a Bala de Prata. Motor no lugar, periféricos instalados e por volta de 13 horas horário de Brasília, funcionou no lugar. Então o mecanico resolveu usinar o local de regulagem da BI para adiantar um pouco mais o ponto de injeção. Quando soltou as porcas um dos prisioneiros se soltou do alojamento e quase caiu dentro do motor. Foi necessária a retirada da BI com muito cuidado para resgatar o prisioneiro que ficou na beirada para cair dentro da caixa de distribuição. Atrasou tudo e amanhã estarei de folga e vou cedinho para a oficina onde vamos terminar o serviço. Parece uma gravidez de risco, PQP. Ford abraço amigos e torçam para que tudo dê certo amanhã.

Zé V8
04/06/2015, 23:54
Finalmente hoje a Bala de Prata está dormindo na garagem aqui de casa. Passamos o dia acertando detalhes de acelerador, ponto, filtro, etc. A volta de estreia se deu no meio da tarde. Pensa num troço forte, tanto que se apertar o acelerador no fundo de vez queima embreagem, os freios dianteiros chegou a sair fumaça. Pistões rebaixados, ponto de injeção adiantado em 5 graus, turbina por volta de 2kg de pressão, filtro esportivo em forma de cone. Agora a noite fui andar na estrada, impressionante a rapidez de desenvolvimento do motor, muito rápido mesmo. Vou ter de arrumar um GPS para ver a velocidade, o velocímetro marca bem menos do que realmente está rodando, as coisas passam muito rápido. Aumentei a alavanca do cambio que agora está na altura do painel o que também ficou ótimo no manejo. To feliz de verdade. Ford abraço amigos. Agora vamos aos demais melhoramentoskkkkkkk.

Zé V8
05/06/2015, 00:04
VEM NIMIM X10 KKKKKKKKKKKK, to de 229 Plus.

Edintruder
05/06/2015, 09:42
Ontem o Zé nos agraciou cm uma breve presença no Whatzap. Deixou a galera em "polvorosa" e sumiu!
Mas pelo menos nos deixou um presente! Tomo a liberdade de repassar!

Zé, manda um diferencial 2,72:1 na Bala agora!


https://www.youtube.com/watch?v=CyRuYMQwI5Y

Lincoln4x4
05/06/2015, 10:00
Ai meu coração.. esse vídeo me deixou instigado! Parabéns pelo projeto.. e aos meca tbm.. pelo visto são profissionais raros.. a começar pelo uniforme e pelas ferramentas aparentemente organizadas.. aqui é difícil de ver isso!
Agora pelo amor de Deus.. Posta fotos!!!
kkkkkk
Ford Abraço!

Mirão
05/06/2015, 20:17
Sensacional! belo motor, parece que ele não solta fumaça, tá soltando é pó! queima tudo!

Randal
05/06/2015, 20:28
Zé ... Que show !!!
Parabéns é que bom que quebrou o virabrequim da bala de prata , Rs ...
Como é Edin disse ontem ficamos todos animados com o que vimos no WhatsApp...
É muito bom qdo projetamos algo e podemos concretizar, agora é só curtir a máquina nova !!!!!

Zé V8
07/06/2015, 22:57
Randal, é verdade, não estava afim de gastar dinheiro com isto, minha meta era ter trocado ela por uma 4x4 em fevereiro deste ano, mas dependia de vender a Bala de Prata. A 4x4 foi vendida antes de eu conseguir negócio para a Bala. Fico imaginando o seguinte, se eu tivesse conseguido fazer o negócio da 4x4 e depois o motor da Bala quebrasse na mão do comprador eu teria de pagar o motor. Teria gasto para comprar a 4x4 e teria ainda a despesa do motor de um carro que não seria mais meu. O motor ficou além do que eu esperava, rápido demais e incrivelmente suave no funcionamento com tudo balanceado. Gastei mas valeu a pena. Valeu o apoio de todos Ford abraço e obrigado.

micheltakashima
12/06/2015, 08:21
Grande Zé, ainda estamos esperando um vídeo da bala de prata acelerando na rodovia com o novo motorzão "MWM 229 Plus Size Bad-Ass Turbo Power Ranger 2!!!!" esse amarelo caterpillar ficou muito bacana!

Zé V8
12/06/2015, 19:59
Oi Michel, vamos providenciar o vídeo da Bala de Prata acelerando. Estamos com um problema técnico por aqui, achar um carro rápido bastante para acompanhá-la para realizar a filmagemkkkkkkk. Passou de MWM 229 para MWM 230. Valeu os elogios, também achei legal o resultado da combinação de cores no motor. Ficou bão mesmo, meus vizinhos que não curtiram muito, a primeira partida do dia com motor frio é uma fumaceira e uma falhaiada que chega a dar até tirokkkkkkk, mas isto até aquecer a camara de combustão e aí normaliza tudo. Coisas de carro de corrida. Ford abraço amigão.

Zé V8
12/06/2015, 20:01
Hoje tivemos de mexer no freio da Bala de Prata. Isolamos a valvula dosadora traseira e agora o pedal subiu mais e tá freiando bem, só arrastando se pisar valendo mesmo. Vamos ver na chuva como fica. Ford abraço.

ricarvalhal
12/06/2015, 20:58
Ze, a valvula que vc diz eh aquela presa no chassis na frente do tanque de combustivel ? vc isolou so a valvula ou as rodas traseiras ?:-|

Ah !! quantos CV e torque deu o motor 229 plus ??? :rolleyes:


Hoje tivemos de mexer no freio da Bala de Prata. Isolamos a valvula dosadora traseira e agora o pedal subiu mais e tá freiando bem, só arrastando se pisar valendo mesmo. Vamos ver na chuva como fica. Ford abraço.

Zé V8
13/06/2015, 09:58
Ze, a valvula que vc diz eh aquela presa no chassis na frente do tanque de combustivel ? vc isolou so a valvula ou as rodas traseiras ?:-|

Ah !! quantos CV e torque deu o motor 229 plus ??? :rolleyes:

Ricarvalhal, isolei a valvula tão somente, mas não te recomendo fazer isto na cabine simples porque irá fazer o travamento brusco das rodas por causa da falta de peso. Na cabine dupla há peso incidindo sobre a traseira o que equilibra o carro. Vou fazer o teste mesmo na chuva para ver se não haverá o travamento brusco. Caso não ocorra eliminarei a valvula, senão terei de comprar outra nova. Quanto a cavalaria, sozinho na banca ficou próximo de 200cv. No carro a gente sabe que diminui bastante, então só medindo em dinamometro, mas é forte, isto eu garanto. Ford abraço.

pcnicolau
15/06/2015, 16:52
Zé tô com uma duvida terrivel troquei recentemente minha turbina, instalei uma biagio apl .42/.48, tá funcionando bem 3000giros e um 1kgf no manometro do turbo, só que ontem resolvi dar uma olhada no motor e o meu susto a turbina toda suja de oleo, o que será isto ela enche rápido sinto que o motor responde com força, será que é problema de aneis, ou a turbina, notei que o oleo baixou deve faltar uns 2,5l e faz 4 meses que troquei, tô de top turbo 15w40, um mecanico me disse que pode estar vazando compressão em algum ponto mangotes, coletor e na propria mangueira do manometro daí teria que soprar a turbina igual fazem teste em intercooler, bom foi isto que ele me passsou ou e perca de pressurização ou turbina foi pro pau.

Edintruder
15/06/2015, 22:24
Nicolau, em que ponto a turbina está suja de óleo? No caracol frio ou no quente? Se for no frio, a própria turbina deve estar passando óleo. Nesse caso ainda está na garantia?

Zé V8
15/06/2015, 22:33
Um pouco de óleo é normal, até porque forma uma névoa oleosa que acaba condensando por ali. Se estiver babando aí sim tem coisa errada. A Bala de Prata antes de fazer o motor tava com a tal névoa mas não baixava óleo consideravelmente. Ford abraço.

Pagel
15/06/2015, 22:46
Boa noite Zé!
Vi que voce fez o motor da bala de prata, imagino que deve ter ficado muito bom, parabens pelo investimento extra em upgrade no motor, isso da mais credibilidade ainda para um carro que ja era excelente, agora entao, deve ter ficado um espetaculo, parabéns!
Mas me diz uma coisa, quanto saiu essa brincadeira, ou quanto sairia se fosse fazer uma coisa mais singela no meu aspiradinho aqui kkkkk?
Ford abraco amigo!

pcnicolau
16/06/2015, 14:09
Edintruder veja a foto504654

Edintruder
16/06/2015, 15:36
Esse óleo vem de onde?
Tira a mangueira e tira uma foto do rotor.

Zé V8
16/06/2015, 21:59
Normalmente o óleo que aparece na turbina é oriundo da própria lubrificação dela onde os vedadores do eixo dos rotores deixa passar uma quantidade mínima de óleo. Com o passar do tempo a passagem vai aumentando em detrimento do desgaste de tais componentes da turbina. Não tem como o óleo subir pela admissão e vir parar na turbina haja vista que seria fluxo contrário ao do ar que entra sob pressão.

Edintruder
17/06/2015, 09:01
Na foto o óleo está por fora da turbina. Está estranho...

pcnicolau
17/06/2015, 13:58
Sim o óleo se concentra por fora da turbina na parte fria, já tirei a mangueira que vai para o motor e a parte de cima da turbina que pressuriza para o motor esta limpa e na entrada do motor também não mereja óleo para dizer que são aneis,vou fazer um teste de intercooler nela soprando para ver se está escapando pressurização, vou tirar umas fotos e postar para vcs verem.

Edintruder
17/06/2015, 15:16
Não vais conseguir pressurizar assim pois se um cilindro estiver cruzando válvulas vai escapar compressão para o escapamento.

pcnicolau
18/06/2015, 09:10
Tirei o mangote que vem do filtro de ar veja a foto, o rotor tem um pouco de folga constatei fazendo pressão no eixo da turbina com a mão é normal ou estranho .504916504917

drosssor51
18/06/2015, 11:17
Zé.... parabéns pelo motorzão novo, sempre agregando valores a EFE.......... o videozinho tá 10..........

Aguardo novas informações....

grd abç.

Juliano_SBO
18/06/2015, 13:19
Provavelmente esse óleo está vazando em outro lugar e espirrando nessa área. o que espirra na tubagem e caixa quente evapora, na caixa fria fica grudado. Não vestígio de óleo em outras partes?

Edintruder
18/06/2015, 17:10
To com o Juliano. Isso é apenas vapor de óleo.

Zé V8
28/06/2015, 21:58
Galera, to apavorado com o consumo do meu 229 stocker. Ta gastando o dobro do que gastava, mas to esperando passar a euforia inicial, que já está diminuindo. Mas é só, de resto tá perfeito. A embreagem as vezes "canta". Os freios mexi sexta feira, "envenenei" os cilindros traseiros aumentando o comprimento de seus braços fazendo com que as lonas peguem mais parelho e demos um passe nos tambores. Melhorou muito mesmo, pisou freiou de verdade. O único senão é que o pedal não está na altura que eu gostaria, o freio só entra em ação a partir da metade do pedal para baixo dando uma sensação de que com aquele pouco curso restante até o final não vai parar, mas para. Considere-se ainda que a valvula dosadora traseira está isolada e a pressão para as rodas traseiras é total. Ford abraço pessoal.

ricarvalhal
28/06/2015, 22:20
Ze, diesel foi feito pra queimar mesmo !!!!:dance:

sobre o freio, o meu tem o mesmo comportamento que o seu, so funciona depois da metade.... eu sei que as rodas dianteiras estao certinhas, acredito que o pedal desce bastante devido ao freio traseiro, na parte inferior tem o regulador automatico, mas na parte de cima as sapatas retornam ate enconstarem no pino.... marquei em vermelho na foto abaixo....
505912
Assim, acho que deveriamos nao deixar a sapata retornar totalmente ate encostar neste pino...tipo um pequeno calco entre a sapata e o pino seria suficiente..... ou preencher com solda a sapata na regiao que ela enconta no pino....
ou teria que aumentar esta barra em vermelho...

ainda faco isso

505916

abraco



Galera, to apavorado com o consumo do meu 229 stocker. Ta gastando o dobro do que gastava, mas to esperando passar a euforia inicial, que já está diminuindo. Mas é só, de resto tá perfeito. A embreagem as vezes "canta". Os freios mexi sexta feira, "envenenei" os cilindros traseiros aumentando o comprimento de seus braços fazendo com que as lonas peguem mais parelho e demos um passe nos tambores. Melhorou muito mesmo, pisou freiou de verdade. O único senão é que o pedal não está na altura que eu gostaria, o freio só entra em ação a partir da metade do pedal para baixo dando uma sensação de que com aquele pouco curso restante até o final não vai parar, mas para. Considere-se ainda que a valvula dosadora traseira está isolada e a pressão para as rodas traseiras é total. Ford abraço pessoal.

sallespickup
29/06/2015, 08:55
Zé cheguei no final e não tinha visto o UP forçado na bala de prata, voltei 6 paginas pra entender, agora ta girando quantos rpm?? pois 2 kilos e mais de 3 300 rpm pode ter mais um vira quebrado, acontece que o compesador de massa, um conjunto chatinho de montar que vai no meio do vira quando passa dos 3.3 rpm ele começa a vibrar, ai o vira não aguenta, fica esperto nisso, vc pode colocar a cavalaria a bomba a turbina, mais o giro é complicado o aumento, tenho um Q20B com mais ou menos a mesma pegada do seu 229, sei o quanto é gostoso, mais a durabilidade tb tem de ser respeitada
de qualquer forma meus parabens, e se virar Missil prateado, avisa ai....rsrsrsr
abs carlos

pcnicolau
29/06/2015, 18:34
Edintruder descobri que estava vazando compressão nos mangotes da turbina em varios pontos antes de chegar ao motor troquei os mangotes e as abraçadeiras este fim de semana, eu mesmo fiz o serviço, será que era este o problema do oleo na parte fria da turbina? Outra coisa notei que dentro dos mangotes que saem da turbina para o motor uma quantidade de oleo mas bem fina e preta é normal isto ou porque a turbina tá realmente com problemas e já tá passando oleo.

Edintruder
30/06/2015, 08:23
Normalmente fica um pouco melado por causa dos vapores, mas se tem óleo liquido é sinal que o retentor do eixo da turbina não está segurando o óleo como deveria.

pcnicolau
30/06/2015, 13:56
Poxa vida então seria o caso de enviar a turbina para garantia ou não compensa? Continuar usando normalmente até o dia que ela pifar de vez. Sabe porque estou levantando estas hipoteses, já entrei em contato com a loja e o vendedor me garantiu deu defeito é só enviar para a industria por meio da garantia, o problema que a grantia fica a mais de mil kilometros de onde moro terei que enviar por sedex e seja lá o que Deus queira, ficarei sem turbina por um bom tempo a espera de um resultado que pode ser positivo para mim ou não.

Edintruder
30/06/2015, 15:26
Isso. Tens a turbina velha?
Monta no lugar sem os rotores. Fica aspirada por uns dias.

Zé V8
11/07/2015, 13:24
Bom galera, ando meio sumido, muito trabalho e segunda feira vou iniciar novo curso ficando aquartelado. Ontem tive uma folga e fui dar uma "banda" com a Bala de Prata e subi uma serra. To feliz como criança no Natal que ganha o brinquedo que queriakkkk. Subi um top que tem terceira pista e bons carros tiveram de ir para a terceira pista para me dar lugar. O troço tá arrepiando demaiskkkk. Fiz tambem dias atrás um teste de consumo. Se eu andar como gente civilizada faz os antigos 10km/l, então consumo alto é só com o pé no fundo. Ford abraço pessoal.

pcnicolau
11/07/2015, 18:11
Beleza Zé tô feliz por vc, quem sabe algum dia deixo a minha veinha potente como a sua bala de prata, inclusive internei ela numa oficina para revisar os freios e uns vazamentos de oleo, a respeito vc poderia me passar alguma informação sobre aquelas rodas crawler importadas, to pensando em comprar um jogo para colocar na minha F, só que tô achando muito caro 4 rodas 15x10 tão pedindo na faixa de 3.800,00, as rodas são este valor mesmo ou tá puxado. Abraços

Mirão
11/07/2015, 21:59
Desculpe entrar no assunto pcnicolau mas por 3.800 nem comprando 5 rodas. No mercado livre vc encontra elas abaixo dos 500, a unidade, a não ser que seja algum modelo que eu não conheça ou estejam montadas.

pcnicolau
12/07/2015, 11:35
Não tem o que desculpar Mirão quanto mais questionamentos e ensinamentos melhor para mim. Achei estas rodas com este preço salgado na pagina da 4x4racer entra lá e da uma olhada acho que são fabricadas pela USWHEELS, elas parecem ser -22 negativos. Dá uma olhadinha depois vc me fala se posso encontrar a mesma roda com preço melhor. Obrigado pela sua atenção amigo.

bbmoro
14/07/2015, 21:50
e ai Zé! mas que troço que ta essa tua bala de prata hein!!!!! fiquei muito curioso para ver ela! se conseguir posta mais uns videos! Pergunto, a acelaração subir rápido tem relação com o ponto adiantado? não me recordo dos ensinamentos....qual os benefícios e malefícios de adiantar o ponto e qual o limite além de a combustão ocorrer quando o pistão ainda estiver subindo?

Abração

Juliano_SBO
22/09/2015, 23:36
Será que o Zé trocou a F1000 numa Hilux?

Zé V8
30/09/2015, 23:58
Senhores muito boa noite. Como conseguiram me levar para o zapzap, culpa do Edin, deixei de passar por aqui. A Bala de Prata continua sua saga e não troquei por Hilux nãokkkkk.
BBMoro, tens que cuidar a questão de adiantar muito o ponto de ignição na BI por causa do risco da pré ignição que pode quebrar o virabrequim. Dado ao fato que meu motor foi descomprimido e com isso aumentou-se em cm3 a camara de combustão compensamos com ponto e débito e o consequente aumento de pressão na turbina. Então depois do motor fechado e colocado em funcionamento fomos adiantando o ponto até onde achamos o limite. O limite máximo de acordo com a configuração da montagem se deu após usinarmos as orelhas da BI para levar ela mais adiante. No caso o motor aceitou sem dar aquele contra quando desliga, ou seja, o motor querer girar ao contrário. Cogitou-se até um pequeno aumento na temperatura de trabalho mas não ocorreu.

Zé V8
01/10/2015, 00:02
Tenho que somente tomar cuidado com a embreagem. Se apertar o acelerador de vereda ela patina de fritar o disco. Como ja me acostumei sei certinho o ponto onde posso levar. De resto só alegria. Ford abraço a todos.

Zé V8
01/10/2015, 00:12
Em tempo, a aceleração sobe mais rápido sim por causa do ponto adiantado. Parece bobagem mas muda bastante. O pessoal fala muito em altas modificações e com elevados custos etc e tal. Intercoolers, duas turbinas, WG. Acredito que tudo isto faz uma grande diferença mas aí começam os comprometimentos com quebras, consumo elevadíssimo e muitas vezes ruim de andar no dia a dia. Temos que saber se queremos um dragster feito em um caminhaozinho ou se queremos um caminhãozinho que acompanhe tranquilamente carros modernos e sem quebras. Tenho margem de garantia do motor para poder colocar uma turbina maior que ele aguenta, mas aí a embreagem vai pro saco, a caixa pode quebrar, o diferencial pode se entregar, os freios já não vão parar um carro que não tem uma aerodinamica para andar acima de 160km/h. Tenho certeza do que falo pois a Bala de Prata a 160 km/h parece que vai desintegrar sua lataria devido ao esforço aerodinamico.
Assim achei o limite de velocidade do projeto dela.

Zé V8
01/10/2015, 00:27
O gostoso é o torque e a rapidez com que o giro sobe, combinado com o ronco e a fumaça preta. Pensei muito numa caixa com 5 drive, um diferencial mais longo que o 3.07 e isto implicaria em um custo enorme em peças e mao de obra sabendo que ja atingi o limite máximo do veículo. Logo estas modificações fariam diferença em consumo em velocidade cruzeiro deixando o giro abaixo de 2000 rpm a 100km/h. Talvez coloque ainda um escapamento de 4 polegadas diretão mas é só isso. Com isso tudo quero dizer que muitas vezes a receita de um bom projeto está na simplicidade de poucas modificações mas que dão um resultado verdadeiro. Vi muito carro preparado com tudo que há de melhor tomar pau de golzinho com uma boa carburação, comando e cabeçote. Já dei pau em muito carrão com um velho Dodge Dart com um quadrijet bem acertado. Tem muito cara por aí querendo vender um monte de parafernália e prometendo milagres.Ford abraço pessoal.

Edintruder
01/10/2015, 08:13
Amigo ZéV8, fiquei sem internet no zapzap, então sumi ontem. Fica de olho na boa ZZ S5420 da D20. Na hora que aparecer e se tiveres como comprar não pensa duas vezes, pois te dará mais economia na rodovia e aproveitará mais a faixa de TORQUE (muito torque agora)rsrsr.

duardobruno
01/10/2015, 08:38
O gostoso é o torque e a rapidez com que o giro sobe, combinado com o ronco e a fumaça preta. Pensei muito numa caixa com 5 drive, um diferencial mais longo que o 3.07 e isto implicaria em um custo enorme em peças e mao de obra sabendo que ja atingi o limite máximo do veículo. Logo estas modificações fariam diferença em consumo em velocidade cruzeiro deixando o giro abaixo de 2000 rpm a 100km/h. Talvez coloque ainda um escapamento de 4 polegadas diretão mas é só isso. Com isso tudo quero dizer que muitas vezes a receita de um bom projeto está na simplicidade de poucas modificações mas que dão um resultado verdadeiro. Vi muito carro preparado com tudo que há de melhor tomar pau de golzinho com uma boa carburação, comando e cabeçote. Já dei pau em muito carrão com um velho Dodge Dart com um quadrijet bem acertado. Tem muito cara por aí querendo vender um monte de parafernália e prometendo milagres.Ford abraço pessoal.

Certinho zé!! Quer correr? Acho que F1000 é uma péssima escolha. Por muito menos vc tem um opala 6 cilindros. Compra um omega velho !!! Pronto, vai conseguir correr gastando muito menos. Gastar rios de dinheiro pra fazer correr um carro que nasceu de um projeto que não tinha o menor objetivo de velocidade, é burrice. Tá certinho mesmo: queremos um caminhãozinho que acompanhe os carros de passeio. Andar em F1000 acima de 140 / 160 km/h é pedir pra morrer. Não confio nem em Hillux nova pra andar a essa velocidade, quem dirá em uma montanha de aço, quadradona com uma engenharia nada atual. Pra mim, o gosto pela F1000 está na confiabilidade mecânica, na rusticidade, na economia e na robustez. Pra velocidade vc gasta muito menos e compra um carro que corre muito mais, original. Abco.

Zé V8
01/10/2015, 22:54
Edin vou anotar a dica e até não é dificil conseguir. Tenho um amigo que compra camionetes acidentadas e vende tudo em peças, coisa séria, nada roubado. Prova disto é que o cara é humilde e nunca foi preso. Mas uma pergunta, para por esta caixa tenho de mudar capa seca, embreagem, cardan, suporte do chassi para ancorar a caixa?

Zé V8
01/10/2015, 23:01
Duardobruno. Veja só, eu trabalho com uma S10 2012 e usamos nas mais adversas situações desde transito urbano até trilhas em meio ao mato para desentocar vagabundo. Na estrada em alta velocidade não transmite nenhuma segurança, balança muito lateralmente e a frente pula muito. Parece que quer descolar do chão e na chuva mais perigosa ainda. Prefiro correr de f1000 mesmo. No mato a tal S10 pega no chão com muita facilidade e aquela chapa de proteção vira um depósito de barro se amassa e ainda repuxa o para choque de plastico.

Múcio Luiz
01/10/2015, 23:37
Certinho zé!! Quer correr? Acho que F1000 é uma péssima escolha. Por muito menos vc tem um opala 6 cilindros. Compra um omega velho !!! Pronto, vai conseguir correr gastando muito menos. Gastar rios de dinheiro pra fazer correr um carro que nasceu de um projeto que não tinha o menor objetivo de velocidade, é burrice. Tá certinho mesmo: queremos um caminhãozinho que acompanhe os carros de passeio. Andar em F1000 acima de 140 / 160 km/h é pedir pra morrer. Não confio nem em Hillux nova pra andar a essa velocidade, quem dirá em uma montanha de aço, quadradona com uma engenharia nada atual. Pra mim, o gosto pela F1000 está na confiabilidade mecânica, na rusticidade, na economia e na robustez. Pra velocidade vc gasta muito menos e compra um carro que corre muito mais, original. Abco.

X2

Já corri muito de Versailles 2.0 e de Focus 2.0 (esse é uma delícia). Mas hoje a tocada é outra, tenho um 4x4, não um sedã 2.0. Cada um conhece a viatura e a cabeça que tem. Tenho um V6 debaixo do capô que chega a 170 km/h e isso por causa do limitador. Mas não passo de 110 km/h. E não é medo, é respeito. Respeito a mim mesmo, à minha família, aos outros motoristas, à viatura e ao meu bolso. Os trucks não foram feitos pra correr. Não têm a estabilidade de um carro.

[]s!

Edintruder
02/10/2015, 09:37
Múcio, entenda que o trabalho do Zé demanda correr. Viatura tem que andar, e segurança pública não pára um minuto.

No caso da F1000 ele anda de boa, assim como eu. Se procurares no youtube um video de F1000 4x4 X-10 dando final, verás a minha F1000 colando rpm em 5a marcha numa rodovia vazia, mas eu ando sempre a 100km/h pelo mesmo motivo que tu, segurança. Mas mesmo andando a 100km/h, eu tenho máquina para ultrapassar, encarar subidas fortes e puxar um trailer contra o vento. Só porque rodamos a 80, 100km/h não temos que nos contentar com um motor de 50cv debaixo do capô. Esse discurso está virando "moral de cuecas".

Se eu pegar uma rodovia vazia, eu sento o pé mesmo. Cada um pisa conforme deve, pois aqui o pessoal é bem consciente disso. No geral por aqui no fórum a galera anda de boa nas rodovias e só pisa forte quando os fatores são favoráveis.

Vale apontar que F1000 no brasil é considerada picape grande e sem estabilidade, mas nos EUA tem corrida de picapes. F100 lá preparada para arrancadas, do mesmo modelo que a do Zé, chegando no final de 400mts a mais de 200km/h. Em resumo, quem conhece a bala de prata verá que é uma picape de dar inveja a qualquer zero km! A minha esposa que nunca gostou de picapes mais antigas ficou apaixonada pela bala de prata e depois pelas F1000 do Lizandro e do Bruno Moro. Essas três são picapes que tem mecânica perfeita, sem gambiarras ou adaptações de fundo de quintal, e tem condições de rodas a 150, 160km/h sem medo de problemas. Tudo o que manda é a consciência e habilidade de quem dirige. O que é arriscado é meter 160km/h num carro sem manutenção, com pneus ruins, sem geometria e suspensão cheia de folgas.
Se a Bala de prata roda a 160km/h hoje, é sinal que está chegando num ponto melhor para encarar viagens mais longas sem demandar tantas trocas de marcha e ainda aproveitar mais as rodovias vazias, sem por isso gerar algum acidente grave.

É preferível ver o Zé rodar a 160 na Bala de prata do que agroboy em plastionetes a 200km/h sem nenhuma noção de segurança...

Múcio Luiz
02/10/2015, 13:31
Entendi perfeitamente Edin. Se a situação exige, tem que sentar o pé mesmo.

Estou acompanhando o tópico e realmente a Bala de Prata é A F-1000. O Zé conhece ela como ninguém e sabe da capacidade e dos limites dela. Por isso que eu falei que cada um conhece a viatura que tem. Assim como a maioria dos foristas, como você disse e eu já percebi, são, de fato, conscientes. No entanto, como você também bem colocou, tem muito agroboy sentando o sarrafo em picape média nas rodovias.

Por exemplo: a rodovia que eu mais uso é a SP-70 Ayrton Senna-Carvalho Pinto. Um tapete, considerada uma das 10 melhores do país. Já foi necessário certa vez eu dar 160 na Explorer (confesso que fiquei tenso, mais tenso quando tava a 190 no Focus). Nessa ocasião, me lembro de uma S-10 LTZ dando farol pedindo passagem. Qdo me passou, ela sumiu, deveria estar a uns 200.

Então, não é se contentar com 50 cv, mas usar os 140, 160, 200 ou mais cv que temos debaixo do capô quando houver condições e necessidade, sempre consciente. No meu caso, procuro reduzir essas necessidades ao máximo.

Resumindo: deve haver a necessidade, a habilidade do motorista e condições da viatura e da via.

Gde abraço!

Randal
02/10/2015, 14:30
Concordo inteiramente com o Edin , Zé investe em um ZF 5s-420 , uso na minha e acredito q muito da minha economia se dá devido ao câmbio !!!

Pagel
29/10/2015, 23:35
Concordo inteiramente com o Edin , Zé investe em um ZF 5s-420 , uso na minha e acredito q muito da minha economia se dá devido ao câmbio !!!
Pessoal, voces estao se referindo ao diferencial da D20? Da pra colocar na minha F 86 com cambio 4 marchas pequeno com 1a pra frente? O consumo melhora? Anda mais, mesmo com a caixa de 4 marchas? Ze, se puder me diz como tu fizestes pra colocar coxins na carroceria da bala de prata? Estou pensando em fazer isso tambem.. Ford abraco!

Edintruder
30/10/2015, 08:52
Pagel, estamos falando na caixa de marchas que tem 5a longa.

O Bruno Moro fez essa alteração há poucos dias.

BrunoDallanora2013
30/10/2015, 22:03
Pagel, estamos falando na caixa de marchas que tem 5a longa.

O Bruno Moro fez essa alteração há poucos dias.

ia te falar sobre isto ! por mias que seja boa a 5 drive da zf prefiro a eaton ! mas apenas pelo escalonamento de marchas super bem dividida da 1 a 5 tem trocas perfeitas e é mais silenciosa uma pena mesmo é não ter ela com 6 marchas que a 6 seria a drive ! na f250 noto isso na ciade 1ª não se mexe quase e 2ª é multo longa ja sai apanhando 3 muda pouco a 4 é bem mais longa em relação a 3ª de 4 pra 5 é perfeito

bbmoro
31/10/2015, 13:40
Bruno, concordo que da primeira marcha do ZF para segunda tem uma queda considerável de RPM, mas as demais marchas o escalonamento é praticamente o mesmo do Clark/eaton 240v, 2315, 2625.

Abraço

BrunoDallanora2013
31/10/2015, 22:16
Bruno, concordo que da primeira marcha do ZF para segunda tem uma queda considerável de RPM, mas as demais marchas o escalonamento é praticamente o mesmo do Clark/eaton 240v, 2315, 2625.

Abraço

na f250 cumminsou mwm mesmo é ruim de andar na ciade com ela a mwm não tanto pq é mais curta de diferencial ja a cummins na lenta em segunda anda pra kct ! em preimeira mal se move , de x10 ando até em 4 no centro só no tec tec e e

outra coisa na tua em baixa rotação o motor apanhando a caixa faz aquela roncada tipo de sincronizado? nas f250 fazem o pq não sei mas é normal !

como ficou o cambio ? ta dando quantos kmh? e a palanca caixa seca e tudo deu certinho?

bbmoro
01/11/2015, 06:31
na f250 cumminsou mwm mesmo é ruim de andar na ciade com ela a mwm não tanto pq é mais curta de diferencial ja a cummins na lenta em segunda anda pra kct ! em preimeira mal se move , de x10 ando até em 4 no centro só no tec tec e e

outra coisa na tua em baixa rotação o motor apanhando a caixa faz aquela roncada tipo de sincronizado? nas f250 fazem o pq não sei mas é normal !

como ficou o cambio ? ta dando quantos kmh? e a palanca caixa seca e tudo deu certinho?

Interessante, isso das F250. O que sei é que a relaçao da caixa também não é a mesma entre as duas, confere? No manual deve ter a relação de marcha. Seria interessante se tu tivesse a informação das duas de relaçaõ de caixa e diferencial para compartilhar conosco.

Veja a tabela comparativa abaixo entre os câmbios. Eles tem bastante similaridade no escalonamento.




Câmbio:
Clark 240V
ZF S5-420






Marchas
Relação
Queda RPM
Relação
Queda RPM



6,33

5,08




3,6
43%
2,6
49%



2,15
40%
1,53
41%



1,4
35%
1
35%



1
29%
0,77
23%



Abraço!

BrunoDallanora2013
05/11/2015, 21:15
Interessante, isso das F250. O que sei é que a relaçao da caixa também não é a mesma entre as duas, confere? No manual deve ter a relação de marcha. Seria interessante se tu tivesse a informação das duas de relaçaõ de caixa e diferencial para compartilhar conosco.

Veja a tabela comparativa abaixo entre os câmbios. Eles tem bastante similaridade no escalonamento.




Câmbio:
Clark 240V
ZF S5-420






Marchas
Relação
Queda RPM
Relação
Queda RPM



6,33

5,08




3,6
43%
2,6
49%



2,15
40%
1,53
41%



1,4
35%
1
35%



1
29%
0,77
23%



Abraço!


Bruno a diferença ai é bem grande um do outro !

vo ver se acho no manual das f250 mas a principio a caixa é a mesma tanto no mwm ou cummins que muda é a relação de diferencial

Edintruder
06/11/2015, 12:37
O Dalla por aqui???? Não cansasses da chuva Bruno, e queres fazer chover mais ainda????

BrunoDallanora2013
07/11/2015, 23:05
O Dalla por aqui???? Não cansasses da chuva Bruno, e queres fazer chover mais ainda????


kkk sou uns dos sobreviventes ! tem pouca gente por aqui ! o zap zap anda ferrando cons os foruns
:news-coffee:

netão
09/11/2015, 11:46
kkk sou uns dos sobreviventes ! tem pouca gente por aqui ! o zap zap anda ferrando cons os foruns
:news-coffee:
Também to aqui Dallas. kkkkkkkkkkkkk.

ricarvalhal
09/11/2015, 14:22
Tb to na área !!

xxxtripod
19/11/2015, 00:32
To na pág 9!!!

Zé V8
22/11/2015, 00:01
Boa noite gurizada! Com essa história de zap zap o cara quase nem passa por aqui.
Atualizando o diário de bordo da Bala de Prata.
To mexendo na lata dela. Como sabem as cabinagens das décadas 80 e 90 não dispunham de materiais muito bons para o acabamento. Muita solda e chapa crua. O calcanhar de aquiles é a calha de chuva que circunda o teto. Tem lugares que chega a ter tres chapas sobrepostas. Já limpei com escova passando pelo tf7 e fundo óxido mas não tinha conseguido acessar entre as chapas. Então hoje criei coragem e passei o disco de corte na parte central das calhas nos dois lados.
Quase soltei a chapa do teto. Agora a coisa ficou radical e será colocada uma nova calha sendo soldado com estanho como nas antigas. Depois disto trataremos o local e vedaremos com sikaflex a parte interna da calha e sua parte debaixo que emenda com a lateral ao invés da tal massa plastica como era antes.
Depois de pronto oleo e graxa por tudo.
Terça feira vai para oficina para uma revisão de suspensão e freios.
Vou abrir as rodas e na frente revisar rolamentos, trocar pastilhas, dar passe nos discos, trocar as buchas da suspensão e tirar o "chocalho" das pinças.
Na traseira vou colocar lonas de freio trançadas iguais as das retro escavadeiras para melhorar o desempenho do freio.
Tenho ainda que trocar o retentor da polia do virabrequim que tá babando e lambuzando o motor e a garagem.
Bem, é isto. Inté meus amigos. Ford abraço a todos.

Edintruder
23/11/2015, 08:13
Grande São Efão!
Revisão básica é sempre bom... Na Femil tenho que fazer os freios traseiros e trocar os retentores do eixo. As peças estão compradas desde maio e até agora não parei pra fazer.
Mas fala sério, serviço de funilaria e pintura é um pé no saco! Por mais caprichoso que o cara seja, sempre ficam detalhes que nos desgostam.

Zé V8
23/11/2015, 23:43
Poderoso Edin!
Realmente a tal de chapeação e pintura eh uma incomodação. Ainda bem que sou eu que estou abrindo os locais com pontos de ferrugem e tratando tudo com muito detalhismo. Este final de semana cortei a calha do teto nos locais que estavam podres. Hoje mandei dobrar chapas novas para reinstalar no local cortado. O chapeador tá fudido porque estarei bem do lado dele quando for soldar com mig e estanhar supostas cavidades. Sentirá o meu bafo na nuca dele e não poderá por massa plastica.
É solda e estanho. As canaletas novas eu já dei fundo óxido e aquilo que queimar na solda eu repinto mas irão com fundo para o lugar. Ele queria botar com chapa nua e depois pintar mas acho que se houver alguma minima infiltração de umidade já começa a ferrugem de novo.
Semana que vem encosto ela para a pintura da lateral esquerda e porta do motorista a qual troquei as dobradiças e alinhei. Agora fecha igual geladeira.

Zé V8
23/11/2015, 23:45
Falando em gatos, bela atitude a tua com o Mourice. Ontem quase peguei de doação uma gata com um mes de vida mas a patroa não quis de jeito nenhum. Ainda sente a perda da Meg que ficou dezessete anos com a gente. Fazer o que? Tenho que respeitar isso. Ford abraço.

Edintruder
24/11/2015, 08:50
Realmente, levar a chapa pintada para o lugar é a melhor alternativa. Atualmente, depois da carroceria montada, os carros na linha de montagem são mergulhados em algumas soluções que protegem a carroceria de oxidação, coisa que é impossível de ser feito nos nossos casos. Então não dá para poupar em tinta mesmo. pelo menos estás bem longe do litoral, se não irias sofrer bastante com isso.

O Mourrice já está dado, apenas vou mandar castrar para que a pessoa que ficará com ele não sofra com os inconvenientes que motivam as pessoas a abandonarem os bichos pelas ruas.

Mirão
23/02/2018, 00:05
Desculpem ressuscitar o tópico, para mim ele é de grande valia. Mas por onde anda o Zé v8? o Edin? o que foi feito da Bala de Prata e da caminhonete do Edin? sinto falta dessa rapaziada da velha guarda.

maxrafael06
18/10/2022, 10:59
Muito feliz de poder acompanhar esses relatos e aulas de uma camionete tão magnífica como a f1000!!