Ver Versão Completa : Pino de performance para regulador de pressão 200 / 300 TDI
roberto.cardoso@ig.com.br
18/11/2014, 17:54
Pessoal,
Alguém já utiliza ou conhece alguém que utiliza esse produto?
200 300 TDI Performance Tuning Pin. ? Timber Trail 4x4 (http://timbertrail4x4.com/collections/defender/products/tdi-performance-tuning-pin)
Entrei em contato com o vendedor e o mesmo garantiu um aumento entre 15 e 20 CV.
A ideia não é aumentar a velocidade final, mas o torque nas arrancadas e retomadas.
Fiz diversas pesquisas e no livro do haynes (o da foto), tem uma página dedicada a melhoria de performance ajustando esse pino.
Além disso tenho um documento em PDF que também cita melhoria de performance no mesmo pino.
Será que realmente funciona?
Abraços,
Bom dia Roberto, caramba 20 CVs??? sera esse pino milagroso??!! ...e a fumaceira?
Abração!
19/11/2014, 14:33
Meccano, boa tarde.
Estava esperando o seu comentário... hehehehehe
Então, segundo o fornecedor e o pessoal que instalou, não houve aumento de fumaça! Isso é exatamente o que diz no livro do haynes, pois poderíamos ajustar a força ajustando o débito da BI, mas isso impactaria no consumo em marcha lenta e aumentaria a fumaça!
Esse pino, pelo que li no haynes e no documento que anexei só entra em trabalho quando a pressão da turbina empurra ele.. logo o motor já está com um giro bom (acima dos 1.800 RPM) e com um fluxo de entrada de ar bom.
Tô pagando pra ver... fechei o pedido com o bendito pino....
No facebook criaram uma comunidade lá no UK dos proprietários que instalaram o bendito pino.
Já faz um tempo existia uma empresa no nordeste se eu não me engano que fabricava uma válvula chamada "Super LDA", o pessoal de ranger 2.5 (mesmo conjunto de BI e motor da Defender) usavam muito, e o trabalho era justamente nesse regulador de pressão da BI.
Vamos ver no que vai dar. Só estou preocupado com o aumento de temperatura no motor por causa da injeção maior de diesel (pode gerar mistura rica), conversei com o meu mecânico e amigo e ele disse que pode ocorrer!
Abraços,
Bom dia Roberto, caramba 20 CVs??? sera esse pino milagroso??!! ...e a fumaceira?
Abração!
27/11/2014, 12:33
Pessoal,
O pino chegou! Agora é só esperar sobrar um tempinho pra instalar!
Assim que fizer o JOB, registro aqui o resultado!
Abraços,
Eduardo Tescarollo
27/11/2014, 15:21
Vou ficar na expectativa do resultado. Pelo que li eles mesmos dizem que há riscos em aumentar a potencia, penso que o bom seria colocar um intercooler de maior capacidade.
Att.
27/11/2014, 16:20
Eduardo,
Também estou na expectativa... hehehehe
Avaliando os riscos, pelo que estudei e pesquisei o maior risco é de aumentar a temperatura do motor, pois pode ocorrer mistura rica (muito combustível e pouco oxigênio)! Nesse caso um intercooler de maior capacidade ajudaria muito na refrigeração do ar!
Minha ideia é testar o pino, que segundo o que estudei só fara o trabalho com pressão na turbina, em lenta e com o pé leve o trabalho dele será igual ao original (estará na posição totalmente fechado), e caso realmente melhore a performance, investir em um intercooler de maior capacidade.
Estou montando um esquema para também melhorar a refrigeração externa da turbina, mas isso ainda terá que ser testado!
Abraços,
Vou ficar na expectativa do resultado. Pelo que li eles mesmos dizem que há riscos em aumentar a potencia, penso que o bom seria colocar um intercooler de maior capacidade.
Att.
Ricardo Pocholo
01/12/2014, 15:37
Estou acompanhando o tópico para ver o dsempenho da VTR com o pino. Abração!
08/12/2014, 11:33
Pessoal.... vamos lá!
Esse final de semana resolvi instalar o pino na minha BI. Fiz dois testes para avaliar a funcionalidade.
O primeiro foi de instalar o pino apenas removendo o original e instalando o novo, sem fazer nenhum tipo de ajuste na LDA. Montei o carro e fui fazer os teste, pra minha surpresa o motor ficou mais fraco, principalmente em subidas e retomadas.
O segundo teste foi realizar o ajuste indicado na coroa da LDA, girando a coroa no sentido anti horário. Basta girar a coroa em 2 posições, da pra escutar os dois clicks da trava. Fiz a marcação com uma caneta de escrever em CD preservando a posição original.
Com esse ajuste na coroa, e com o novo pino o motor realmente ficou mais forte, não diretamente nas saídas, mas quando a turbina começa a encher. Fiz um teste em uma ladeira aonde só conseguia subir de segunda marcha, e consegui subir de terceira marcha, em outro teste em uma landeira aonde só conseguia subir de primeira marcha, consegui subir de segunda marcha. Não tenho como avaliar quantos cavalos o motor ganhou, mas ganhou força.
Agora iniciarei os testes mantendo os ajustes feitos na LDA, porém preservando o pino original, quem sabe se o pino vendido não é uma espécie de "placebo", o cara vende como um pino para melhorar a performance quando na verdade o segredo está no ajuste.
Uma dica para quem for fazer qualquer trabalho na LDA é a troca dos parafusos de abertura da tampa, o maledeto do engenheiro colocou parafusos com cabeça fenda (sem nenhuma arruela, parafuso direto na peça) e são um saco pra apertar e soltar. Fiz as substituição por parafusos cabeça allen de inox com arruelas de pressão, ficou muito mais fácil pra trabalhar!
Segue algumas fotos do JOB!
Ricardo Pocholo
08/12/2014, 15:36
Betones, tudo bem? No teste você notou diferença na temperatura do motor? E na fumaça?
09/12/2014, 17:39
Betones, tudo bem? No teste você notou diferença na temperatura do motor? E na fumaça?
Ricardo,
Hoje completei 200KM depois da troca do pino... acho cedo pra falar sobre consumo, mas abasteci no dia da instalação e pelas marcações continua igual.
Já a fumaça, minha defender está com 159.000KM e o lacre da BI ainda é original. Tenho os históricos de manutenção e nunca foi feito nenhum trabalho nos bicos, e por isso eu já vinha acompanhando uma fumaça um pouco maior que o normal.
Após a instalação do pino, notei que a fumaça aumento, principalmente nas arrancadas e ao pisar fundo no acelerador, mas nada muito assustador.
No quesito temperatura, não posso afirmar que não mudou, pois não tenho um marcador preciso, mas analisando os que tenho continua tudo normal. A posição do ponteiro no relógio original é a mesma, o watchdog não disparou e a pressão do óleo quando quente continua a mesma coisa (em marcha lenta meu motor está trabalhando com 1.5kg).
No final de semana farei um teste em estrada, com duas subidas de serra na ida e duas na volta... vou testar o comportamento de consumo, temperatura e performance....
Abraços,
Olá Roberto, tudo bom?
Consumo e temperatura é importante para os viajeros.
Imagino aqui se um carro pesadão como nossos 110 puder ficar mais ágil nas arrancadas, descontado aqui um pouco do impossivel, dado o conceito e vocação do carro... e a primeira exessivamente longa na minha opinião, mas se não mexe ou melhora a autonomia total em velociade cruzeiro, aí sim tudo de bom e a gente gosta.
Vai relatando, no próximo girão que fizer é que vai ficar mais evidente.
Abração!
10/12/2014, 11:33
Fala Meccano, tudo blz!!!
Então... também estou na expectativa do milagre!!! hehehehe
Eu não senti nenhuma diferença nas arrancadas, o pino só começa a trabalhar mesmo quando a turbina começa a encher (no meu caso próximo dos 2.000 rpm).
O que tô achando interessante é o carro ter mais força em quinta marcha, está mantendo entre 100 km/h e 110 km/h com menos da metade do acelerador pisado! Antes era quase pé no assoalho.
Hoje eu peguei uns 7KM de Rodovia Anhanguera e deu pra esticar um pouquinho, senti que chegou mais fácil aos 120 km/h.
Sábado será o dia do teste de serra.... vou atualizando aqui com tudo que notar de diferença.
Falando em sábado... você recebeu minha MP??
Abraços,
Olá Roberto, tudo bom?
Consumo e temperatura é importante para os viajeros.
Imagino aqui se um carro pesadão como nossos 110 puder ficar mais ágil nas arrancadas, descontado aqui um pouco do impossivel, dado o conceito e vocação do carro... e a primeira exessivamente longa na minha opinião, mas se não mexe ou melhora a autonomia total em velociade cruzeiro, aí sim tudo de bom e a gente gosta.
Vai relatando, no próximo girão que fizer é que vai ficar mais evidente.
Abração!
paje_tapuya
16/12/2014, 20:10
excelente tópico, vou marcar para acompanhar. Já estou pensando em por um na minha disco.
17/12/2014, 18:07
Pessoal, demorei, mas atualizo as informações do final de semana.
Sabadão fui até Atibaia encontrar alguns amigos e aproveitamos pra subir na pedra grande.
Enchi o tanque ao sair de casa e rodei 234.1 KM até voltar ao mesmo posto (só abasteci na segunda-feira). No caminho, duas serras na ida e na volta, serra de Mairiporã e serra de Atibaia e a subida da pedra grande.
Em todos os momentos possíveis andava com o pé no talo do acelerador e turbina cheia. Não houve nenhuma alteração na temperatura do motor, notei apenas que nas retomadas apresentava um pouco mais de emissão de fumaça.
Sobre a performance, na ida a estrada estava bem cheia e não foi possível ter certeza, mas na subida da pedra grande, todo o tempo sem utilizar a reduzida, subiu numa boa.
Na volta a conversa foi outra... estrada vazia, logo podíamos andar um pouco mais tranquilos com a Defender... notei que a velocidade final foi a mesma de antes da troca e ajustes do pino, mas nas subidas senti que a perda de velocidade foi bem menor e em alguns trechos de serra teve ganho em quarta marcha e até consegui finalizar as subidas em quinta marcha.
Não consegui abastecer no próprio sábado devido ao horário de retorno, e na segunda-feira aproveitei para trabalhar com o carro, e abasteci no mesmo posto na volta do trabalho, foram 24.83 litros, a Defender fez 9.42 KM/L, levando em consideração que rodamos em estradas, trilhas e trânsito.
O ganho com o pino não é nenhum espanto, mas existe melhora na performance do motor.
Meu próximo teste será de rodar com os ajustes da LDA feitos para o pino de performance, porém com o pino original instalado.
Assim que testar conto o resultado!
Abraços,
26/12/2014, 20:15
Pessoal, boa noite.
Esse final de semana fiz novos testes na defender, resolvi retirar o pino que aumenta a performance e colocar o original, porém mantendo o ajuste indicado para o uso do pino de aumento de performance.
O motor com o pino original e com o ajuste na LDA continuou fraco, da mesma forma de antes do ajuste e da troca do pino.
Dessa forma confirmo que realmente o conjunto de regulagem da LDA + o pino de performance realmente melhoram o desempenho do motor.
Ontem, resolvi colocar de volta o pino de performance... hehehe
Amanhã volto pra estrada... vou para o litoral norte de SP, pegarei várias subidas até o destino final, será mais uma chance de medir performance e consumo.
Bom ano novo para todos....
Abraços,
05/01/2015, 11:44
Galera, Feliz Ano Novo!
Como havia comentado, fiz um pequena viagem no final do ano, fui para o litoral norte de SP.
Rodei 592.1 KM e gastei 62.9 litros de diesel, média de 9.41 KM/L. Não peguei muito trânsito, apenas nos deslocamentos das praias.
Nessa viagem tive a certeza de que o pino junto com o ajuste na coroa da LDA funcionam de verdade. Foi nítido o ganho de performance nas subidas longas na Rodovia dos Trabalhadores e na Rodovia Ayrton Senna, bem como as subidas na Rodovia dos Tamoios (inclusive na volta pra subir a serra).
Fiquei o tempo todo de olho na temperatura, e em nenhum momento notei diferença, tanto no painel, no watchdog e na pressão do óleo.
Já são aproximadamente 1.000 KM com o pino instalado, e estou muito satisfeito!
O consumo médio é de 9,5 KM/L, e essa era a média anterior do meu carro, portanto não houve alteração grande no consumo.
Espero ter ajudado aos interessados em importar e instalar o pino... A cobaia aqui não morreu... hehehehehe
Qualquer novidade vou atualizando o tópico.
Abraços,
Galera, Feliz Ano Novo!
Como havia comentado, fiz um pequena viagem no final do ano, fui para o litoral norte de SP.
Rodei 592.1 KM e gastei 62.9 litros de diesel, média de 9.41 KM/L. Não peguei muito trânsito, apenas nos deslocamentos das praias.
Nessa viagem tive a certeza de que o pino junto com o ajuste na coroa da LDA funcionam de verdade. Foi nítido o ganho de performance nas subidas longas na Rodovia dos Trabalhadores e na Rodovia Ayrton Senna, bem como as subidas na Rodovia dos Tamoios (inclusive na volta pra subir a serra).
Fiquei o tempo todo de olho na temperatura, e em nenhum momento notei diferença, tanto no painel, no watchdog e na pressão do óleo.
Já são aproximadamente 1.000 KM com o pino instalado, e estou muito satisfeito!
O consumo médio é de 9,5 KM/L, e essa era a média anterior do meu carro, portanto não houve alteração grande no consumo.
Espero ter ajudado aos interessados em importar e instalar o pino... A cobaia aqui não morreu... hehehehehe
Qualquer novidade vou atualizando o tópico.
Abraços,
Feliz Ano novo a todos também!
A pergunta que não quer calar é a seguinte: e a fumaça? aumentou?
Abs
Sergio
05/01/2015, 12:29
Sergio, boa tarde.
Aumentou um pouco, mas bem pouco mesmo.... e só aparece quando enfia o pé no acelerador e com a turbina começando a encher... depois some.... Só que foi o que relatei no começo, minha Defender já apresentava um pouco de fumaça, está com 160.000 KM com bomba e bico originais... nunca foi feito nada!
Acho que não existe fórmula para aumentar a performance sem fumaça... mas creio que ficou num limite tolerável... O legal é que foi um ganho de performance com um mínimo de alteração, e sem romper nenhum lacre na bomba injetora!
Abraços,
Feliz Ano novo a todos também!
A pergunta que não quer calar é a seguinte: e a fumaça? aumentou?
Abs
Sergio
Acompanhando...
Roberto, fugindo um pouco do tema. Vc citou que esta com o watchdog e queria sua opiniao. Tb tenho ele instalado e não consigo regular o alarme de disparo da temperatura do motor... Assim que ligo o bichinho ja dispara... fiz todo aquele procedimento sugerido pelo Sukys mas nao consegui nada ... Vc tem alguma dica ? Teve algum problema na instalacao ?? Abraço
22/04/2015, 13:29
Abel,
Eu mesmo fiz a instalação e foi super tranquila. A regulagem é um pouco chata, mas nada complicado de se fazer, tem que ter um pouco de paciência com aqueles micro parafusos.
O que é super importante de se ver é aonde foi feita a ligação do fio do sensor de temperatura no chicote da Defender. Na minha eu peguei antes da conexão que existe para retirar o painel, já na de uma amigo foi pego após a conexão e não sei por qual motivo não era possível regular o alarme.
Atente-se para ver aonde foi ligado, pois se estiver após a conexão, pode ser este o motivo na dificuldade na regulagem. Uma pena você estar no Rio, se estivesse em SP poderíamos marcar pra eu verificar e tentar regular!
Abraços,
Acompanhando...
Roberto, fugindo um pouco do tema. Vc citou que esta com o watchdog e queria sua opiniao. Tb tenho ele instalado e não consigo regular o alarme de disparo da temperatura do motor... Assim que ligo o bichinho ja dispara... fiz todo aquele procedimento sugerido pelo Sukys mas nao consegui nada ... Vc tem alguma dica ? Teve algum problema na instalacao ?? Abraço
Boa dica!! Vou verificar pq ja nao lembro onde liguei... Eu tb fiz e é facil mesmo...
To sempre ai por sp (sou paulista) e qdo tiver de bobeira ai te aviso pra tomarmos uma....
Abraço e obrigado
Abel,
Eu mesmo fiz a instalação e foi super tranquila. A regulagem é um pouco chata, mas nada complicado de se fazer, tem que ter um pouco de paciência com aqueles micro parafusos.
O que é super importante de se ver é aonde foi feita a ligação do fio do sensor de temperatura no chicote da Defender. Na minha eu peguei antes da conexão que existe para retirar o painel, já na de uma amigo foi pego após a conexão e não sei por qual motivo não era possível regular o alarme.
Atente-se para ver aonde foi ligado, pois se estiver após a conexão, pode ser este o motivo na dificuldade na regulagem. Uma pena você estar no Rio, se estivesse em SP poderíamos marcar pra eu verificar e tentar regular!
Abraços,
22/04/2015, 17:11
Abel,
Só falar... quando estiver por aqui... tem FB? Procura lá por Roberto Cardoso (Tem a foto de um cara feio pra caramba com uma princesa no colo!). :)
Abraços,
Boa dica!! Vou verificar pq ja nao lembro onde liguei... Eu tb fiz e é facil mesmo...
To sempre ai por sp (sou paulista) e qdo tiver de bobeira ai te aviso pra tomarmos uma....
Abraço e obrigado
haha...ja somos amigos parça... rs... muito legal suas fotos com a princesa na barraca!!! vamos nos falando!!