Ver Versão Completa : Concentrando informações sobre a RAV4 3a geração (2006-2012)
Existem muitas informações distribuídas ao longo do fórum sobre a RAV4 de todos os anos. Como a terceira geração (3G) foi a mais vendida (até agora) no Brasil, resolvi criar este tópico concentrado para discutirmos e tirarmos dúvidas somente sobre a RAV4 de 2006 a 2012. Sugiro que o foco seja em dúvidas técnicas, peças, mercado, consumo, eletrônica, soluções, adaptações etc; e menos focado em comparações ou mercado, uma vez que já existem inúmeros posts abertos neste fórum para isso.
Para quem não conhece, este é o modelo:
483531
Em um panorama geral, posto aqui os links mais relevantes que já foram discutidos neste fórum sobre a RAV4 3G:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/37476-rav4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/36780-rav4-quem-tem-por-ai.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/37313-rav4-sem-parceiros.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles/122327-toyota-rav4-4x4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/24994-rav-4-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/111611-ajuda-na-compra-de-uma-rav4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/66049-consumo-da-rav4-na-cidade.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/37476-rav4.html
J.
Mapa do sistema de tração da RAV4 3G
http://rav4world.com/pdf/2006/2006_4wdsystem.pdf
J.
Colegas, o pneu original da RAV4 3G é 225/65/r17 e estou precisando trocá-los. Me interessei pelo Michelin Latitude Cross nessa medida original, porém nem a fabrica está fazendo mais. Para se ter uma ideia, tem pedidos desse pneu desde ago/2014 e a fábrica não envia. De qualquer forma pensei em alternativas, pois quero colocar um pneu AT.
No BF não tem nessa medida, mas tem 245/70/r17. Será que prejudicará algo no carro? sei que o odômetro mudará, mas isso não tem problema.
485942
485943
J.
Colegas, fiz uma revisão na minha RAV4 e precisei de alguns manuais técnicos. Por isso, compartilho com os colegas os manuais (de diversos anos).
2001-2005 RAV4 Manuals
2006 RAV4 Factory Service Repair Manual
2006 RAV4 Owner's Manual
2007 RAV4 Wiring Diagram Manual
2008 RAV4 Wiring Diagram Manual
2011 RAV4 Wiring Diagram Manual
RAV4.3 Miscellaneous Documents
2011 RAV4 Repair Manual (supplemental)
MyDrive - Ihr Schweizer Online-Speicher (http://www.mydrive.ch/)
Username: manuals@rav4
Password: Secret
J.
Colegas, o pneu original da RAV4 3G é 225/65/r17 e estou precisando trocá-los. Me interessei pelo Michelin Latitude Cross nessa medida original, porém nem a fabrica está fazendo mais. Para se ter uma ideia, tem pedidos desse pneu desde ago/2014 e a fábrica não envia. De qualquer forma pensei em alternativas, pois quero colocar um pneu AT.
No BF não tem nessa medida, mas tem 245/70/r17. Será que prejudicará algo no carro? sei que o odômetro mudará, mas isso não tem problema.
485942
485943
J.
Colegas, acabei colocando o Maxxis 771. Vamos ver!
J.
Esquema de como verificar o nível do óleo do câmbio automático da RAV4
487294
Olá jeb,
Obrigado pela coletânea de informações.
Comprei uma RAV4 2009/2010 faz pouco tempo.
Cristiano
Olá jeb,
Obrigado pela coletânea de informações.
Comprei uma RAV4 2009/2010 faz pouco tempo.
Cristiano
Parabéns Cristiano... creio que vá gostar bastante da RAV4... pena que no Brasil ela sempre veio muito cara (devido aos impostos e preço Toyota que sempre foi elevado), mas na Europa, por exemplo, é uma SUV muito bem vendida e aceita pelo mercado http://left-lane.com/european-car-sales-data/toyota/toyota-rav4/
J.
Obrigado J,
Eu troquei uma Tracker 2003/2004 Turbo Diesel por essa RAV4.
Já estou gostando muito dela.
Desde sempre sabia que ela consumia mais do que a Tracker (com a Tracker, fazia 10 km/l na cidade, 13 a 14km/l na estrada, andando a 120km/h e com ar ligado). A RAV está fazendo 7,23 km/l na cidade e na estrada entre 9.41 e 10,02km/l, usando gasolina Premium (postos Ipiranga)/Podium (postos Petrobras).
Aqui no sul, pago R$ 3,95 / litro da Premium (no interior, a Podium custou R$ 4,29 / litro).
Mas o espaço, o conforto e a segurança... características que abonam o consumo.
Já ouvi dizer que quem adota um Toyota, ficará sempre com Toyota. Eu acho que vou seguir essa regra.
Cristiano
Obrigado J,
Eu troquei uma Tracker 2003/2004 Turbo Diesel por essa RAV4.
Já estou gostando muito dela.
Desde sempre sabia que ela consumia mais do que a Tracker (com a Tracker, fazia 10 km/l na cidade, 13 a 14km/l na estrada, andando a 120km/h e com ar ligado). A RAV está fazendo 7,23 km/l na cidade e na estrada entre 9.41 e 10,02km/l, usando gasolina Premium (postos Ipiranga)/Podium (postos Petrobras).
Aqui no sul, pago R$ 3,95 / litro da Premium (no interior, a Podium custou R$ 4,29 / litro).
Mas o espaço, o conforto e a segurança... características que abonam o consumo.
Já ouvi dizer que quem adota um Toyota, ficará sempre com Toyota. Eu acho que vou seguir essa regra.
Cristiano
Cristiano, quanto ao consumo claro que varia conforme a condução e a topografia do lugar. Na estrada é isso mesmo, com ou sem ar, mas uso aditivada mesmo (R$ 3,25). Viajamos muito com ela, só para você ter ideia a última viagem foi de 7400km... nada... a mecânica é excelente e extremamente parruda... muita gente fala de Hilux, Corolla... porém a RAV4 é fabricada no Japão, com a qualidade de peças e montagem de lá... já tive Corolla e posso dizer com certeza que a qualidade é muito boa mesmo... mas como 0km ela é muito cara, então no usado é excelente negócio...
A segurança dela é muito boa (considerando o ano/época, pois se eu pegasse um 0km gostaria que tivesse mais airbags, ESP, etc) principalmente na estabilidade por ser uma SUV... o 4WD ajuda demais em curvas, e na frenagem é um abuso de tão eficiente...
Minha recomendação é sempre seguir o manual de revisão (seja pela concessionária ou mecânico particular) e com peças originais, embora do paralelo só se acham discos e pastilhas... as peças são caras sim, mas de altíssima durabilidade. Óleo só use o 10W40 original Toyota, pois cuidado, pois algumas css fornecem somente o 5W30.
Tenho um colega de trabalho que tem uma Tracker 2001 (motor mazda), e peças sempre foi um problema na parte de motor... na Toyota você acha tudo da RAV4 em prazos curtos de entrega... o senão é são os preços, mas porquê tudo na RAV4 vem do Japão... inclusive o filtro do ar condicionado, que este eu compro no paralelo pois a diferença é de 10x menos.
Quaisquer dúvidas, é só perguntar....
J.
EvandroES
24/02/2015, 16:07
Caros colegas de Forum, procuro rodas da Rav4 aro 16", se alguém souber de alguma coisa e puder me dar uma dica agradeço.
Abraços.
Caros colegas de Forum, procuro rodas da Rav4 aro 16", se alguém souber de alguma coisa e puder me dar uma dica agradeço.
Abraços.
Evandro, seria para a RAV4 3a ou 2a geração? Pois a 2a geração que utilizou aro 16. Neste caso eu já cheguei a ver no mercadolivre. Ou você quer trocar sua roda 17 pela 16?
J.
EvandroES
28/02/2015, 14:59
Evandro, seria para a RAV4 3a ou 2a geração? Pois a 2a geração que utilizou aro 16. Neste caso eu já cheguei a ver no mercadolivre. Ou você quer trocar sua roda 17 pela 16?
J.
É a aro 16 mesmo. Obrigado.
Abraços.
FkmSousa
20/03/2015, 11:03
Bom dia amigo foristas, sou novo aqui e gostaria da ajuda de vocês...
Estou querendo fechar negócio em uma Rav4 2011 4x4, o que os senhores a falar sobre consumo urbano, trafego intermediário, e sobre a manutenção? É um carro confiável?
Obs: esta viatura tem apenas 8mil rodado desde 2011 pois a dona viaja muito, porém foi feito uma revisão nos 5mil em out/2014.
Desde já agradeço aos amigos.
Bom dia amigo foristas, sou novo aqui e gostaria da ajuda de vocês...
Estou querendo fechar negócio em uma Rav4 2011 4x4, o que os senhores a falar sobre consumo urbano, trafego intermediário, e sobre a manutenção? É um carro confiável?
Obs: esta viatura tem apenas 8mil rodado desde 2011 pois a dona viaja muito, porém foi feito uma revisão nos 5mil em out/2014.
Colega, a minha é exatamente como a sua, mas está com 128mil km. 8mil km é 0km... Não sei quais são seus carros anteriores, mas em termos de SUV o consumo é moderado, uma vez que trata-se de um motor 2.4 de 170cv. Consumo é complicado, pois depende de pé, combustível etc... mas no meu caso, só cidade e tráfego intenso é 6km/l.... na estrada lisa, boa é em torno de 9,5 a 10km/l, isso com ar ligado e com malas. Agora, pode exemplo, nas estradas de Minas com muitas curvas, subidas, tem torno de 9km/l.
Na parte de manutenção, sem comentários. Trata-se de um legítimo japonês e Toyota... nunca me deu uma dor de cabeça, apenas faço a manutenção recomendada no manual. Isso é importante, fazer rigorosamente as revisões no tempo correto.
Confiança.... faço viagens de 6, 7mil km com ela.... sem problemas.... Agora todo cuidado nessa compra, não por ser RAV4. Veja que as revisões devem ser por tempo ou ok, ou seja, se é 2011 o dono deveria estar na revisão dos 30 ou 40mil km e não dos 5mil em 2014. Ou seja, analise bem essa compra conjuntamente com o seu mecânico. Se for venda de garagem, cuidado!
Ah, e peças é tranquilo, as concessionárias tem muita coisa a pronta entrega ou demora 2 dias para chegar, dependendo do item... o suporte Toyota é 10 mesmo... agora o preço, varia e não é barato como toda SUV dessa categoria.
Boa sorte
J.
FkmSousa
21/03/2015, 12:16
Colega, a minha é exatamente como a sua, mas está com 128mil km. 8mil km é 0km... Não sei quais são seus carros anteriores, mas em termos de SUV o consumo é moderado, uma vez que trata-se de um motor 2.4 de 170cv. Consumo é complicado, pois depende de pé, combustível etc... mas no meu caso, só cidade e tráfego intenso é 6km/l.... na estrada lisa, boa é em torno de 9,5 a 10km/l, isso com ar ligado e com malas. Agora, pode exemplo, nas estradas de Minas com muitas curvas, subidas, tem torno de 9km/l.
Na parte de manutenção, sem comentários. Trata-se de um legítimo japonês e Toyota... nunca me deu uma dor de cabeça, apenas faço a manutenção recomendada no manual. Isso é importante, fazer rigorosamente as revisões no tempo correto.
Confiança.... faço viagens de 6, 7mil km com ela.... sem problemas.... Agora todo cuidado nessa compra, não por ser RAV4. Veja que as revisões devem ser por tempo ou ok, ou seja, se é 2011 o dono deveria estar na revisão dos 30 ou 40mil km e não dos 5mil em 2014. Ou seja, analise bem essa compra conjuntamente com o seu mecânico. Se for venda de garagem, cuidado!
Ah, e peças é tranquilo, as concessionárias tem muita coisa a pronta entrega ou demora 2 dias para chegar, dependendo do item... o suporte Toyota é 10 mesmo... agora o preço, varia e não é barato como toda SUV dessa categoria.
Boa sorte
J.
Obrigado J,
Então, esse veiculo é de uma senhora, como ela viajo muito, acabou por usar muito pouco e veiculo somado ao fato de ela achar ele muito grande, não se adaptou. Andei nele e não achei nada estranho. Porém vou leva-lo no mecânico para ter uma avaliação mais segura.
Com relação ao consumo de outros veículos meus, eu já tive uma s10 flex 2.4 e um corola 2.0, hj estou com uma palio weekend, uma sofrência...rsrsrs
Será que posso ter por base na minha cidade o consumo da s10?
Abs, Fkm.
Obrigado J,
Então, esse veiculo é de uma senhora, como ela viajo muito, acabou por usar muito pouco e veiculo somado ao fato de ela achar ele muito grande, não se adaptou. Andei nele e não achei nada estranho. Porém vou leva-lo no mecânico para ter uma avaliação mais segura.
Com relação ao consumo de outros veículos meus, eu já tive uma s10 flex 2.4 e um corola 2.0, hj estou com uma palio weekend, uma sofrência...rsrsrs
Será que posso ter por base na minha cidade o consumo da s10?
Abs, Fkm.
FkmSousa, não sei dizer pois nunca tive S10, apenas Explorer V6 ;-) e bebia bem, mas baita motor forte.
Na questão do carro não posso dizer nada, mas me parece ser um excelente negócio... talvez tenha que trocar algumas coisas inicialmente. Por exemplo, um carro que fica parado por muito tempo os pneus, dutos, sujeiras no tanque ficam comprometidos... graxas, óleos, etc.... enfim... mas tudo que é resolvível.... nada que desabone....
Se já teve Corolla, então conhece o esquema da marca... Eu acho a RAV4 honesta no consumo, pensando na categoria. Mas novamente, consumo tem a ver da forma que dirige. Conheço gente que faz fácil 11km/l na estrada com a RAV4... mas anda a 80-90....
Resumindo, eu no seu lugar, compraria correndo ;-), apenas ficando em haver a opinião mecânica e claro de funilaria (uma vez eu conheci um cara que comprou uma Fiat Strada do ano com 3000km.... chegou em casa e foi mostrar para conhecidos e descobriu que a longarina estava "reformada", ou seja, carro que deu PT)....
J.
FkmSousa
21/03/2015, 14:34
Blz J, muito obrigado pelas informações! Confesso que fiquei apaixonado pelo carro. Ainda tem cheiro de novo.... Rsrsrs...
Colegas, hoje precisei trocar a bateria da minha RAV4. Como a bateria pifou, o carro passou a noite toda sem bateria, desprogramando o módulo de subida dos vidros.
Após a troca, o vidro elétrico do motorista não queria fechar mais até o fim (rebatendo ao subir, e descia) e antiesmagamento, desligado. Vai aí então a dica para a subida voltar ao normal do vidro do motorista.
1- desça o vidro até abaixá-lo por inteiro e continue segurando o botão por 3 segundos.
2 - sem soltá-lo, puxe para cima, subindo o vidro até fechá-lo. Segure o botão por mais três segundos com o vidro totalmente levantado.
Pronto!
J.
Colegas, saiu uma matéria com dicas de compra e mais sobre a RAV4 2a e 3a gerações:
http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/guia-compra/avaliacao-fraco-entre-os-novos-toyota-rav4-vai-bem-como-usado/
Achei que é por aí mesmo... o fato é que vendeu (muito) menos que CRV por causa de preços mesmo... e até hoje é assim, importado custa caro nesse país. Isso implica em poucas quantidades de RAV4 no mercado de usados.
J.
Marco Fontão
02/07/2015, 15:13
Boa tarde amigos!
Estou com dificuldades no tocante ao cinto de segurança da minha Rav4, 2008. O primeiro ponto é o cinto traseiro esquerdo que travou e não consigo mais utiliza-lo, alguém já passou por isso? Será que tenho que trocar por um novo ou posso apenas mandar consertar?. Outra dúvida que tenho é sobre o cinto traseiro central, não sei ao certo como utiliza-lo, alguém poderia me ajudar?
Desde já, agradeço!
Boa tarde amigos!
Estou com dificuldades no tocante ao cinto de segurança da minha Rav4, 2008. O primeiro ponto é o cinto traseiro esquerdo que travou e não consigo mais utiliza-lo, alguém já passou por isso? Será que tenho que trocar por um novo ou posso apenas mandar consertar?. Outra dúvida que tenho é sobre o cinto traseiro central, não sei ao certo como utiliza-lo, alguém poderia me ajudar?
Desde já, agradeço!
Marco, que tipo de problema? ele está travado ou não está travando? Creio que o cinto (traseiro) da RAV4 não seja tão diferente dos demais carros. No fórum da Toyota Club tem um pessoal que discute isso:
http://www.toyotaownersclub.com/forums/topic/123984-rear-seat-belts/page-2
J.
rscorreia
16/07/2015, 10:14
Pessoal, ano passado comprei uma RAV4 2011 4x2, com 60000km rodados, muito conservada, branca, carro excelente, espaçoso, confortável, anda bem, mas a minha consome muito. Cerca de 4,2 a 4,5 km/l em percurso misto, mas mais cidade que estrada.
A primeira coisa que fiz foi mandar fazer limpeza na injeção, troquei o filtro de ar e nada, depois troquei as velas e nada, na verdade até parece que piorou...
Ontem levei na concessionária, lá ao invés de tentarem resolver meu problema, quiseram dizer que não tinha problema e que eu tava com impressão que o carro gastava muito, já pensou que impre$$ão. Disseram que fizeram uns testes lá e nesses testes o carro está fazendo 8,4km/l, se fosse verdade eu estaria feliz da vida.
Alguém tem alguma dica, ou já passou por problema semelhante?
Pessoal, ano passado comprei uma RAV4 2011 4x2, com 60000km rodados, muito conservada, branca, carro excelente, espaçoso, confortável, anda bem, mas a minha consome muito. Cerca de 4,2 a 4,5 km/l em percurso misto, mas mais cidade que estrada.
A primeira coisa que fiz foi mandar fazer limpeza na injeção, troquei o filtro de ar e nada, depois troquei as velas e nada, na verdade até parece que piorou...
Ontem levei na concessionária, lá ao invés de tentarem resolver meu problema, quiseram dizer que não tinha problema e que eu tava com impressão que o carro gastava muito, já pensou que impre$$ão. Disseram que fizeram uns testes lá e nesses testes o carro está fazendo 8,4km/l, se fosse verdade eu estaria feliz da vida.
Alguém tem alguma dica, ou já passou por problema semelhante?
rscorreia, nunca passei por isso com a RAV4, mas com outro carro. Esse consumo é realmente anormal. A limpeza de bico foi feita aonde? você roda mais cidade ou estrada? O filtro e velas são originais? Faz revisões sempre aonde? Que tipo de posto abastece? Se tudo isso está ok, então existem alguns passos para você verificar/realizar:
1. Um primeiro passo é dar "reset" no módulo de injeção, ou por raster ou desligando a bateria (cuidado!, no fórum tem procedimentos sobre isso, para que dê certo). Assim a RAV4 fará releitura dos parâmetros.
2. Pneus e medidas, são originais?
Só para você tirar uma base, a minha tem 130mil km, uso a vela NGK Green (importei do Japão) e só abasteço gasolina aditivada BR ou Shell e fiz viagem recente pela BR116 por Santa Catarina, pista simples, entre 110 e 120km/h, carro cheio, ultrapassagens constantes, ar ligado, média de 9,3 km/l.
Ou seja, a sua tem algo errado mesmo!
J.
A minha faz 6,5 km/l cidade, é motor 2.4, 4x4, 2011, com 92K km (todas revisões concessionária, cada 10k km ou 1 ano), gasolina comum.
Filtro da cabine (ar condicionado), alguém saberia qual marca do original? Outras marcas boas? Onde/site comprar em PoA/Br, ou site importar USA/Japão ?
E engate reboque removível?
Obrigado.
"Faça Você Mesmo" a troca do Filtro do Ar Condicionado de sua Rav4 geração 2006 a 2012:
Basta abrir o porta-luvas, desengatar uma alça do lado direito, apertar ambas laterais e puxar para retirar o porta luvas e enxergar compartimento do filtro com uma pequena e estreita tampa, fácil de abrir! Mais fácil ainda assistindo vídeo abaixo:
DIY RAV4 2009 Replacing Dust, Pollen, Air Condition Filter
http://youtu.be/3C0REnbF9pM
Na concessionária, o filtro, o spray higienizador e a "mão-de-obra" foi orçada em R$ 341,00
As pastilhas, discos e tambor foram orçados em R$ 3.455,00 (fiz oficina especializada freios por R$ 720,00)
As balanças dianteiras suspensão em R$ 3.244,00 (na oficina especializada freios olharam e viram folga pequena q justificaria troca só bucha daqui uns 10k km)
A minha faz 6,5 km/l cidade, é motor 2.4, 4x4, 2011, com 92K km (todas revisões concessionária, cada 10k km ou 1 ano), gasolina comum.
Filtro da cabine (ar condicionado), alguém saberia qual marca do original? Outras marcas boas? Onde/site comprar em PoA/Br, ou site importar USA/Japão ?
E engate reboque removível?
Obrigado.
Colega, eu mesmo faço a higienização e compro o filtro do ar condicionado no paralelo, e sem problemas. Troco sempre a cada 3 meses. Eu recomendo o pessoal da Crisparts http://www.crisparts.com.br/, de fabricação própria e ótimo preço; além de possuirem os sprays também.
Quanto ao engate eu não tenho na minha.
J.
Na minha revisão dos 120mil, eu paguei, em dez 2014, R$706,00 pelo jogo das quatro pastilhas e R$285,89 pelas sapatas do freio de mão traseiros (que troquei por precaução, eram originais ainda), incluindo óleos e filtros, tudo original. Os 4 discos só o passo. A mão de obra fiz em oficina especializada que sempre levei meus carros.
J.
Obrigado Jeb, vou olhar filtro na CrisParts. Como se faz a higienização (spray Granada?), spray um pouco em cada saída, ar ligado?
Obrigado Jeb, vou olhar filtro na CrisParts. Como se faz a higienização (spray Granada?), spray um pouco em cada saída, ar ligado?
RenD3, eu faço basicamente desta forma https://www.youtube.com/watch?v=osUUEgkRUSw, mas antes eu limpo com álcool o duto onde fica o ar condicionado com um pano limpo, e depois coloco o filtro de ar novo e coloco o spray mais debaixo do porta-luvas. Em seguida sigo o esquema do vídeo, que é mais ou menos padrão.
J.
Olá RenD3
Estou em busca de uma RAV4 4x4 2008, mas necessito antes de tudo um bom mecânico para me ajudar na escolha. Podes me indicar algum aqui em Porto Alegre?
Agradeço a ajuda.
Pessoal, peguei uma RAV4 2008 e percebi dois detalhes principais.
1) Que é um carro bem barulhento. Muitos vindo da parte traseira do carro, que me parecem ser capa da estepe e porta malas. Alguém sabe de onde vem a maioria deles e como retirar?
2) Folga leve na direção (sensação de que não está tudo bem firme). Alguém já teve isso? O que pode ser?
3) Barulho em lombadas na traseira: algo meio metálico
Obrigado e se souberem me responder ou direcionar à outro post, agradeço bastante.
Abraços,
Issao
RAV4 2.4 16v 4x4 2008
Itsato,
comprei uma recentemente, 2007; gastei uma boa grana para deixá-la ok e ainda assim estou com alguns problemas, mas não os relatados por ti:
vazamento no reservatorio de agua do limpador e umas batidas secas quando passo por algum buraco, parece amortecedor, sei lá, não entendo nada, pretendo levar no mecanico novamente
quanto a capa do estepe, o cara que inventou aquilo não bate muito bem, é muito ruim removê-la, acho que vou deixar sem, já que comprei parafusos "antifurto"
mas é um belo carro, comprei para viajar pela Argentina e Chile, inicialmente, sabe como é a vida de aposentado.
consumo estrada + / - 11, na cidade ainda não aferi, deve ser algo em torno de 6
já pesquisaste no site da Toyota se a tua deve passar por recall?
daqui a pouco o Jeb deve te responder a respeito das tuas dúvidas, é um dos mais ativos por aqui, conhece bastante e gosta de ajudar
abraço e boa sorte com a tua
Pessoal, peguei uma RAV4 2008 e percebi dois detalhes principais.
1) Que é um carro bem barulhento. Muitos vindo da parte traseira do carro, que me parecem ser capa da estepe e porta malas. Alguém sabe de onde vem a maioria deles e como retirar?
2) Folga leve na direção (sensação de que não está tudo bem firme). Alguém já teve isso? O que pode ser?
3) Barulho em lombadas na traseira: algo meio metálico
Obrigado e se souberem me responder ou direcionar à outro post, agradeço bastante.
Abraços,
Issao
RAV4 2.4 16v 4x4 2008
itsato, a RAV4 é uma das melhores viaturas, para mim, em sua faixa de preço de usados. Mas como todo carro, tem seus probleminhas. Quanto às suas perguntas, posso lhe dizer o seguinte:
1. Esses barulhos são típicos da RAV4, inclusive existem diversos relatos em outros fóruns sobre o assunto. Ele vem mesmo da porta traseira, justamente por ter muitas partes plásticas. Mas a solução é simples, basta colocar alguns feltros ou e.v.a. que resolvem, principalmente aqueles entre o estepe e sua capa. Na minha não há um ruído sequer.
2. Essa folga é outro problema conhecido, mas de solução mais complicada. O ideal é levar em um especialista em direção ou Toyota e verificar. Existem vários casos que dão troca da caixa de direção, inclusive tem casos de troca fora da garantia. A minha foi trocada, na época, na garantia.
3. A RAV4 tem um curso de suspensão curto. Por isso, se passar um pouco mais forte em lombadas ou desníveis, ela chega no fim do curso e faz um "toc". Mas se for toda hora, sería bom levar em um mecânico e dar uma olhada nas molas e buchas (que também podem estar desgastadas).
O interessante de seus apontamentos é que são justamente os mais comuns na RAV4. Fora isso, não tem outros problemas crônicos. As vezes o teto solar pode gerar ruídos, mas é de fácil solução. A minha está com 140.000km, já rodou em vários tipos de terreno e situações. É um carro muito resistente, e se fizer as revisões conforme o manual, é carro para 20 anos...
Só complementando, conheci em Canela/RS uma RAV4 1999 verdinha... inteirinha demais, super rodada (estimo que mais de 300mil km), melhor que muito carro do ano!
J.
eduardogadelha1
29/03/2016, 13:21
Alguém sabe sobre algum grupo de Rav4 no WhatsApp?
Daniel Z. J.
29/06/2016, 10:24
Olá!
Depois de um tempo só com carros pequenos estou pensando em comprar um SUV novamente, e o RAV4 - terceira geração - é a opção que mais me agrada. Tenho lido bastante e surgiu uma dúvida que não encontrei resposta:
1 - tem mais de um modelo de transmissão automática entre as RAV4 de 3a. geração? Pergunto isso porque baixei o manual do proprietário, diretamente do site da Toyota, da RAV4 anos 2006, 2008 e 2010, e percebi que na 2006 e 2008 fala que a capacidade de fluido da transmissão automática é de até 3,5l, sendo que na 2010 fala em até 8,1l.
Mesmo que a transmissão não tenha mudado (apenas a capacidade do reservatório), pode-se supor que a transmissão com mais óleo funcionaria melhor e em temperatura mais baixa, já que uma das funções do lubrificante na transmissão é manter as temperaturas em níveis aceitáveis?
Vou continuar minhas pesquisas, pedirei socorro em outras ocasiões.
Grande abraço!
Olá!
Depois de um tempo só com carros pequenos estou pensando em comprar um SUV novamente, e o RAV4 - terceira geração - é a opção que mais me agrada. Tenho lido bastante e surgiu uma dúvida que não encontrei resposta:
1 - tem mais de um modelo de transmissão automática entre as RAV4 de 3a. geração? Pergunto isso porque baixei o manual do proprietário, diretamente do site da Toyota, da RAV4 anos 2006, 2008 e 2010, e percebi que na 2006 e 2008 fala que a capacidade de fluido da transmissão automática é de até 3,5l, sendo que na 2010 fala em até 8,1l.
Mesmo que a transmissão não tenha mudado (apenas a capacidade do reservatório), pode-se supor que a transmissão com mais óleo funcionaria melhor e em temperatura mais baixa, já que uma das funções do lubrificante na transmissão é manter as temperaturas em níveis aceitáveis?
Vou continuar minhas pesquisas, pedirei socorro em outras ocasiões.
Grande abraço!
Daniel. Sua pergunta é de difícil resposta! Eu não sabia dessa diferença. Sempre que troquei o fluido fiz na concessionária.
Ao pesquisar nos manuais dos EUA, por exemplo, esta diferença também ocorre, mas sem explicações e sempre dizem ser o mesmo câmbio de 2006/07 a 2012. Vou dar uma pesquisa mais profunda, pois agora eu também quero saber. Posto quando encontrar a resposta.
J.
Daniel Z. J.
30/06/2016, 20:06
Olá Jeb,
Estava torcendo para você ainda estar acompanhando esse tópico! hehehe Vou aproveitar e fazer mais umas perguntas, não de cunho pessoal mas que podem ser relevantes de uma forma geral, para não sair muito do título do tópico e acabar beneficiando a "coletividade"! :)
Vou iniciar minhas buscas pela RAV4-3 no mês de agosto, sem pressa, focado em modelos 4x4 com revisões feitas em concessionária (mesmo que com km mais alta) já que, a grosso modo, a rede toyota é muito confiável. Assim espero fugir de "bombas" e grandes sustos na primeira manutenção (e demais). Pergunto:
1. As revisões são um bom parâmetro? Pergunto pois é possível (e provável) a compra em cidade/estado onde não terei mecânico de confiança.
2. a Rede Toyota costuma fornecer informações a respeito de revisões feitas? para que eu possa, com placa/chassis do veículo em vista consultar se as revisões realmente foram realizadas conforme previsto?
3. Será que consigo agendar uma "inspeção" nas concessionárias toyota (ou vai depender de CCS pra CCS) para que o veículo possa ser avaliado, sem garantias, das suas reais condições?
Abraço, espero que a médio prazo seja um feliz proprietário de uma RAV4!
D
Daniel, vamos lá!
1. As revisões são um bom parâmetro? Pergunto pois é possível (e provável) a compra em cidade/estado onde não terei mecânico de confiança.
Em se tratando de usados, principalmente carros importados, eu sempre comprei de único dono e com todas as revisões na concessionária e de particular. Não compro de garagem. Concessionária, depende.
O carro ser revisado em concessionária garante a manutenção mínima do carro, principalmente em item importantes, tais como motor, câmbio e diferenciais. 99% dos carros que já comprei foram de fora de minha cidade. O ideal é, antes de ir lá, buscar na internet referências de bons mecânicos e funileiros naquela cidade e levar lá para uma avaliação que não depende da concessionária. Explico. O carro pode estar revisadinho, etc, mas ter um amortecedor estourado, pastilhas e discos gastos. Isso não é um problema, mas é uma barganha para mexer no preço, por exemplo.
2. a Rede Toyota costuma fornecer informações a respeito de revisões feitas? para que eu possa, com placa/chassis do veículo em vista consultar se as revisões realmente foram realizadas conforme previsto?
Eu já fiz isso, e não só com a Toyota, e responderam por telefone tranquilamente. Mas, eu liguei na concessionária em que o carro foi revisado. Eu precisei da placa apenas, e expliquei que estava comprando de um particular. Ah, sem manual, chaves reserva (a RAV4 tem mais de uma) e livreto, não compre! E mesmo que esteja tudo carimbado, ligue na css, pois já vi manual com carimbo falso (não era uma RAV4, outro carro).
3. Será que consigo agendar uma "inspeção" nas concessionárias toyota (ou vai depender de CCS pra CCS) para que o veículo possa ser avaliado, sem garantias, das suas reais condições?
Nunca precisei disso, mas se o veículo foi revisado recentemente e na css, eles podem te dar algum parâmetro, principalmente se o dono é cliente fidedigno daquela concessionária. Agora avaliação, só aqueles laudos feitos de veículos (como a dekra, por exemplo).
Uma dica final é dirigir diversas RAV4. Ou seja, agende umas 2 ou 3 no mesmo dia e teste todas. É uma forma de se obter um knowhow do carro e perceber pequenas diferenças, que vão desde selos nas portas até ruídos que podem não ser nada ou podem ser tudo.
Boa sorte!!! e km um pouco mais alto em RAV4 não é um problema, é uma SUV extremamente resistente. A nossa aqui está com pouco mais de 140mil km e todo mundo acha que é carro 2012-2013 com 50-60mil km tamanha conservação.
[]s
J.
marcelobau
07/07/2016, 20:42
Prezado Daniel, boa tarde!
Tudo bem? Desejo que sim.
Sou proprietário de uma Rav4, ano 2006, cor prata. Pretendo anunciá-la para venda justamente no mês de Agosto, após realizar a revisão programada - que já está próxima - e substituiçao das pastilhas de freio, amortecedores traseiros e respectivos fluidos/filtros que, acredito, já sejam necessários.
Coloco-me à disposição para que "experimente" a minha e tire todas as suas dúvidas, sejam de parte mecânica, elétrica ou funilaria. Adianto que todas as revisões foram feitas em CCS, e possuo seus respectivos carimbos em livreto, mas posso indicar especialistas e até mesmo acompanhá-lo nas inspeções que julgar necessárias. Importante orientá-lo e auxiliá-lo para que realize a melhor compra, assim como fui também quando a adquiri.
Resido em Bauru/SP. Meu e-mail é marcelobau@gmail.com caso se interesse em estabelecer futuro contato.
Abraços,
Marcelo
Danielmadureira
12/09/2016, 22:32
Boa noite pessoal.
Adquiri uma Rav 4 ano 2008 ano passado. Li o manual, mas ainda tenho uma duvida sobre como é o funcionamento do sistema 4x4.
A) O sistema é acionado apenas qdo o carro perde aderência? Nesse caso a tração convencional é dianteira ou traseira?
B) A tração atua o tempo todo nas quatro rodas?
C) É necessário fazer o rodizio dos pneus? E de que forma?
D) Para que serve o botão lock? O que muda na tração qdo ele é acionado?
Obrigado!
Boa noite pessoal.
Adquiri uma Rav 4 ano 2008 ano passado. Li o manual, mas ainda tenho uma duvida sobre como é o funcionamento do sistema 4x4.
A) O sistema é acionado apenas qdo o carro perde aderência? Nesse caso a tração convencional é dianteira ou traseira?
B) A tração atua o tempo todo nas quatro rodas?
C) É necessário fazer o rodizio dos pneus? E de que forma?
D) Para que serve o botão lock? O que muda na tração qdo ele é acionado?
Obrigado!
Excelente aquisição.
O sistema funciona assim. Nas acelerações e curvas mais fortes o diferencial central distribui a tração deixando cada eixo em até 50%, dinamicamente. Na reta com aceleração constante, para melhorar o consumo de combustível, a tração é transferida 100% para o eixo dianteiro.
O bloqueio (lock) é apenas do diferencial central e "fecha" em 50% nos dois eixos, porém só deve ser utilizado em situações mais extremas, tais como barro e areia. Em até 40 km/h o bloqueio é desativado automaticamente.
Lembrando que a RAV4 não possui reduzida.
E, geral, qualquer 4x4 recomenda-se em "X", se o pneu aceitar rodagem nas duas direções.
J.
BelchiorRodrigues
04/11/2016, 23:52
Jeb eu vi que você teve a Rav4 e a Suzuki Vitara, quero um carro para a esposa andar no dia a dia e que me atenda nas pescarias, estrada de chao, mas nada de muit extremo, estou sajndo de uma tr4 por conta só consumo, estou em dúvida entre as duas.
Jeb eu vi que você teve a Rav4 e a Suzuki Vitara, quero um carro para a esposa andar no dia a dia e que me atenda nas pescarias, estrada de chao, mas nada de muit extremo, estou sajndo de uma tr4 por conta só consumo, estou em dúvida entre as duas.
Belchior. Teve um época que eu pensei em comprar um GIII, mas não comprei... conheço um pouco dela, já dirigi e tenho amigo que tem uma. Mas fiquei com a RAV4, por diversos motivos. Os principais são conforto, espaço interno e porta malas (maiores na RAV4), mais motor (2.4 vc 2.0) e se for RAV4 entre 2011 e 2012 tem 6 airbags (na 4x4). A Vitara é mais robusta no off-road do que a RAV4 e tem um sistema de tração superior, isso são fatos.
Mas no conjunto da obra a RAV4 se saiu melhor para mim, inclusive que ter mais motor, para mim, é importantíssimo em viagens, aumenta a segurança em ultrapassagens.
Agora, se for a GIII V6 é outra conversa.... é superior a RAV4 pelos quesitos de segurança, mas é um modelo raro e caro.
J.
Tallmann
19/11/2016, 18:55
Caros colegas, primeiramente gostaria de agradecer a todos que compartilham suas experiências por aqui, obrigado! Vamos lá: estou com um barulhinho na parte dianteira da minha Toyota RAV4 4WD 08/09 - 93 mil km rodados até agora. Parece ser amortecedor, buchas ou algo relacionado a suspensão. Poderiam, por favor, compartilharem suas experiências sobre estes itens? Quais as marcas confiáveis de amortecedor para RAV4? Qual a quilometragem indicada para trocar os amortecedores? Preciso trocar todos ao mesmo tempo? Posso aproveitar e já trocar os rolamento das rodas na mesma manutenção para aproveitar a sinergia da parada. agradeço antecipadamente pela ajuda.
Pessoal já tive algumas picapes e SUV's, gasolina e diesel, 4x2 e 4x4, minha última viatura foi uma Full diesel 2006. Ultimamente estou só de Uber e pesquisando uma futura aquisição.
Como a maioria aqui, gosto de buscar muita informação e tento evitar comprar pela emoção, com isso estou pesquisando RAv4 e a CRV, e tentando me convencer a não procurar um SW4 2002 diesel, uma paixão platônica.
A opinião de todos é sempre bem-vinda!
Alguém que possua o modelo 4x2 da 3* geração poderia dizer a média do consumo urbano e estrada e qual o valor das peças na revisão básica ( óleo motor, filtro de óleo, filtro ar motor, filtro ar cabine)?
Qual óleo do motor é o recomendado ?
Sei que o consumo depende de vários fatores, mas podemos ter uma ideia.
obrigado.
Olá J,
Ainda está pela área?
Lá se vão 2 anos de um bom relacionamento com a minha preta véia... RAV4 2009/2010... Agora com pouco mais de 102k (comprei com 78k).
Está chegando a hora de trocar os sapatinhos (225/65/17) da RAV.
Andei olhando os valores do original dela, Bridgestone, próximo de R$ 700,00 cada um.
Vi 2 tipos da Goodyear, na faixa de R$ 540,00 a R$ 600,00 cada pneu.
Tem também um Yokohama (marca que eu usava na Tracker 2003/2004), mas esse está próximo dos R$ 800,00.
O que tu achas dessas opções?
Obrigado,
Cristiano
Olá J,
Ainda está pela área?
Lá se vão 2 anos de um bom relacionamento com a minha preta véia... RAV4 2009/2010... Agora com pouco mais de 102k (comprei com 78k).
Andei olhando os valores do original dela, Bridgestone, próximo de R$ 700,00 cada um.
Tem também um Yokohama (marca que eu usava na Tracker 2003/2004), mas esse está próximo dos R$ 800,00.
Obrigado,
Cristiano
Pessoal,
Acabei comprando o Goodyear Wrangler SUV Aro 17 225/65 R17 102H na AutoZ, loja online.
Eles fazem parte da DPaschoal, então a montagem será sem custo extra.
O frete saiu R$ 56,00 para 4 unidades.
A entrega deve ocorrer até o dia 23/12.
Abraço,
Cristiano
Olá J,
Ainda está pela área?
Obrigado,
Cristiano
Olá Cristiano. Acho que tens boas opções em mãos, mas de pneus não entendo muito, pois é muito dinâmico a mudança dos modelos.
Mas uma coisa que precisa ver se quer usar pneu de estrada ou A/T. Na nossa RAV temos um chinês mesmo, o Maxxis A/T (30% terra) que instalei há quase 3 anos atrás e sem reclamações. O senão é o alto ruído.
Mas, para mim o Toop é o Michelin. Yoko nunca tive, mas dizem ser muito bons, mas com baixa durabilidade.
J.
sidney4008
31/01/2017, 12:22
Boa tarde,
Comprei minha RAV4 - 2007, já tem uns 8 meses, hoje ela esta com 74.000 km e quando fiz a revisão na autorizada do 70.000 km perguntei se já estava no período para troca do óleo do CAMBIO, fui informado que não há necessidade de realizar essa troca, ou seja, não se troca o óleo do cambio. Estou com uma dúvida tremenda, trocar como manutenção preventiva ou seguir simplesmente o que foi dito na autorizada.
Gostaria de saber se é necessário realmente essa troca, alguém aqui já fez ou o que a autorizada diz realmente procede, desde já agradeço a ajuda do colegas.
LEMBRANDO... ESSE CARRO É SHOW !!!!!
titanium
31/01/2017, 14:34
Boa tarde,
Comprei minha RAV4 - 2007, já tem uns 8 meses, hoje ela esta com 74.000 km e quando fiz a revisão na autorizada do 70.000 km perguntei se já estava no período para troca do óleo do CAMBIO, fui informado que não há necessidade de realizar essa troca, ou seja, não se troca o óleo do cambio. Estou com uma dúvida tremenda, trocar como manutenção preventiva ou seguir simplesmente o que foi dito na autorizada.
Gostaria de saber se é necessário realmente essa troca, alguém aqui já fez ou o que a autorizada diz realmente procede, desde já agradeço a ajuda do colegas.
LEMBRANDO... ESSE CARRO É SHOW !!!!!
Cuidado!
Seria bom procurar o manual de oficina da RAV na internet para ver com quantos KM se recomenda a troca.
Óleo eterno é meio difícil de encontrar...
Se for sintético, dura uns 100 mil km... se for mineral, uns 50 mil km.
Cuidado!
Seria bom procurar o manual de oficina da RAV na internet para ver com quantos KM se recomenda a troca.
Cuidado mesmo. Já vi colegas perderem o câmbio com essa conversa de óleo eterno. Já ouvi papo de que se trocar o óleo de carro antigo que nunca trocou este vai dar problemas. Vai dar sim, mas não pelo óleo, é porquê o câmbio já possuía alguma avaria.
Sidney, cuidado com o tipo de troca, pois tem por drenagem e flushing Troca de oleo de cambio automatico com maquina de flushing - Mc Car - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=EGL36_PtZJU)
J.
robertogil
01/02/2017, 10:05
Colegas, estou cheio de dúvidas em relação a marca para trocar os pneus da minha RAV 2008. Ela está com pneus LINGLONG 225/65R17. Eu gostaria de colocar 235/65R17. encontrei HANKOOK DYNAPRO RA 23 104T ao preço de R$ 650,00. Algum colega tem sugestão ???
Obrigado.
sidney4008
06/02/2017, 16:10
Cuidado!
Obrigado!
consultei o manual, e há algumas especificações recomendando a troca quando é usado o veículo em situações fora do cotidiano ( situações severas ). Não é o meu caso com o carro, contudo eu vou trocar sim e é pra já.
sidney4008
06/02/2017, 16:12
Boa tarde Jeb,
Obrigado, vou trocar o óleo sim, irei procurar uma boa especializada e realizar o serviço,
valeu, vídeo muito bom.
Alguém pode me confirmar se a Rav4 4x2 2011 possui controle de tração e de estabilidade?
e o que mais possui de eletrônica para segurança além de air bag duplo.
Alguém pode me confirmar se a Rav4 4x2 2011 possui controle de tração (TRC) e de estabilidade (ESP)?
e o que mais possui de eletrônica para segurança além de air bag duplo.
Esse é o grande problema da RAV4. Nenhuma RAV4 que veio ao Brasil por importação oficial veio com controles de tração e estabilidade, incluindo as atuais 0km. A RAV4 é uma excelente viatura, mas peca demais na segurança. 6 airbags só nas versões depois de 2011, ainda só nas 4x4. Mesmo depois de 2013, só as 4x4 que tem mais airbags.
Uma vez vi uma RAV4 de consulado americano, V6, que tinha 6 airbags, controles de tração, estabilidade e anticapotamento.
Os Corollas 2017 só tem 5 airbags (não tem cortina, segundo o site da Toyota) e TRC e ESP estão prometidos apenas. A Toyota nunca se preocupou com segurança, apenas a durabilidade a baixa manutenção. Só a SW4 que é bem completa nesse quesito, ainda na top após 2012.
Depois que você tem carros com estes itens, nunca mais vai querer sem.... realmente salvam vidas!
Mas, pensando em 2011, ter só airbag duplo e abs era o mais comum. Todas RAVs 4x2 da terceira geração só tem airbag duplo e abs + ebd.
J.
Obrigado JEB.
Realmente a Toyota peca muito com relação a segura no mercado brasileiro. Mas a culpa é "nossa" por não exigirmos isso.
Só de pensar que a SW4, que é um carro caro no Brasil, só veio a ter esses sistemas em 2012.
E como vc bem disse: "Depois que você tem carros com estes itens, nunca mais vai querer sem.... realmente salvam vidas!"
E é difícil encontrar informações precisas sobre a RAV4.
Vlw.
Olá pessoal, gostaria de tirar algumas dúvidas quanto a Rav:
- Qual a diferença de consumo da 4x2 para a 4x4?
- O câmbio é de quantas marchas?
Olá pessoal, gostaria de tirar algumas dúvidas quanto a Rav:
- Qual a diferença de consumo da 4x2 para a 4x4?
- O câmbio é de quantas marchas?
Nao tenho uma Rav, mas já busquei essas informações.
O cambio é de 4 marchas e com relação ao consumo varia muito de modo de dirigir e o tipo de tráfego enfrentará.
Em Brasília a 4x2 chega a fazer 9km/l; em fortaleza:6,8km/l; Curitiba: 7,5km/l segundo alguns proprietários.
Na 4x4 alguns dizem que fazer pouca coisa abaixo da 4x2, eu até acredito pois não é um sistema "completo" com reduzida como uma Pajero/Hilux/ranger que é mais pesado segundo pesquisei.
Nao tenho uma Rav, mas já busquei essas informações.
O cambio é de 4 marchas e com relação ao consumo varia muito de modo de dirigir e o tipo de tráfego enfrentará.
Em Brasília a 4x2 chega a fazer 9km/l; em fortaleza:6,8km/l; Curitiba: 7,5km/l segundo alguns proprietários.
Na 4x4 alguns dizem que fazer pouca coisa abaixo da 4x2, eu até acredito pois não é um sistema "completo" com reduzida como uma Pajero/Hilux/ranger que é mais pesado segundo pesquisei.
É isso mesmo leojaz. A RAV4 não tem reduzida mesmo e nenhum seletor para deixar só 2wd, por exemplo. É sob demanda o tempo todo. Apenas o bloqueio central para situações mais difíceis.
Na cidade a 4x4 gasta mais que a 4x2, pois toda saída ele traciona as 4 rodas. Já na estrada com poucas retomadas, a 4x4 fica praticamente 4x2, sendo o consumo bastante próximos.
Mas vale lembrar que, em caso de perda de aderência em curvas, o 4x4 ajuda demais. Ou seja, é mais segura. E se for entre 2011 e 2012 as RAVs 4x4 vieram com 6 airbags, aquecimento dos bancos, banco elétrico teto solar. Na 4x2 só airbag duplo e sem teto solar. ABS + EBD em todas. Nenhuma tem controles de tração e estabilidade, e isso até hoje, em 2017. Isso nas importadas para cá. Lá fora são muito mais seguras.
J.
Colegas, postei neste link (Ficha 4WD vs 2WD) (http://docdro.id/5eU6nSH)
a ficha comparando as RAVs 4x4 e 4x2 ano 2011.
J.
Excelente comparativo Jeb!
Muitas duvidas sanadas.
Estou a poucos dias de usufruir de uma Rav 2011 4x2.
Assim que concluir minha "empreitada" volto p deixar meus comentários.
Muito bom jeb!!!!!
Colegas, postei neste link (Ficha 4WD vs 2WD) (http://docdro.id/5eU6nSH)
a ficha comparando as RAVs 4x4 e 4x2 ano 2011.
J.
A 4x2 tem mais itens de acabamentos e equipamentos, segundo a tabela. Achei que fosse o inverso. Valeu!
É o contrário, a 4x4 tem mais que a 4x2. X quer dizer não disponível.
J.
titanium
23/02/2017, 06:46
Obrigado!
consultei o manual, e há algumas especificações recomendando a troca quando é usado o veículo em situações fora do cotidiano ( situações severas ). Não é o meu caso com o carro, contudo eu vou trocar sim e é pra já.
Sidney,
Aprendi pelo manual da Land Rover que situações severas são: Uso Offroad e (pasme!) uso Urbano com trânsito.
O que para a Land Rover não é uso severo é uso estradeiro.
Em decorrência disso (uso severo ou não) a Land Rover recomenda alterar o regime (periodicidade) de troca de óleo do motor.
No caso do câmbio deve ser a mesma coisa, mesmo estando falando de uma Toyota.
Veja com os motoristas mais experientes do fórum, mesmo tendo outros veículos, quando eles usam o carro apenas na estrada, trocam óleo a cada 8 mil km.... as vezes 10 mil km.....
Ao passo que utilizando o carro em circuito urbano, trânsito, acelera-para-acelera, aí se troca com 5 mil km.
Então acho que é importante considerar uso urbano como "uso severo".
Abraço!
Sidney,
Aprendi pelo manual da Land Rover que situações severas são: Uso Offroad e (pasme!) uso Urbano com trânsito.
O que para a Land Rover não é uso severo é uso estradeiro.
Em decorrência disso (uso severo ou não) a Land Rover recomenda alterar o regime (periodicidade) de troca de óleo do motor.
No caso do câmbio deve ser a mesma coisa, mesmo estando falando de uma Toyota.
Veja com os motoristas mais experientes do fórum, mesmo tendo outros veículos, quando eles usam o carro apenas na estrada, trocam óleo a cada 8 mil km.... as vezes 10 mil km.....
Ao passo que utilizando o carro em circuito urbano, trânsito, acelera-para-acelera, aí se troca com 5 mil km.
Então acho que é importante considerar uso urbano como "uso severo".
Abraço!
Concordo plenamente com o colega!
E acrescento que condição severa (também) é ligar o carro pela manhã, ir a uma padaria de 2km de distância (por exemplo) e voltar, ou seja, o motor não atingiu ainda a temperatura ideal de trabalho.
E, ainda, é mais barato trocar o óleo com periodicidade do que ter que mexer futuramente no motor.
J.
Ok, entendido.
É o contrário, a 4x4 tem mais que a 4x2. X quer dizer não disponível.
J.
monitorjorge
24/02/2017, 15:50
Pessoal boa tarde,
Comprei uma RAV4 2007 e ela tem 2 acredito eu que sejam sensores em cima do painel atrás dos mostradores, bem perto do para brisa, me falaram que são sensores de chuva e crepuscular respectivamente, isso confere? pois se sim eu ja fiz o teste em chuva e no escuro e nada aconteceu.. Poderiam me dar um help? Abraço a todos!
Pessoal boa tarde,
Comprei uma RAV4 2007 e ela tem 2 acredito eu que sejam sensores em cima do painel atrás dos mostradores, bem perto do para brisa, me falaram que são sensores de chuva e crepuscular respectivamente, isso confere? pois se sim eu ja fiz o teste em chuva e no escuro e nada aconteceu.. Poderiam me dar um help? Abraço a todos!
Jorge, não procede. São apenas o sensor da temperatura interna e da luminosidade do painel, que se ajusta conforme a luminosidade. Nenhuma RAV 4 veio ao Brasil originalmente com recursos crepusculares e de chuva.
J.
Comprei uma RAV 4x2 2011, todos os predicativos já descritos. O espaço dos bancos traseiros realmente impressionam, acho que nenhuma SUV tem esse espaço. Minha filha adorou o "calabouço", o porta-malas dentro do porta-malas. Hehehe
Me respondam uma coisa, as portas travam automaticamente ao atingir alguma velocidade? Como configura?
Alguem colocou central multimídia? Quail marca e modelo? A que gostei mais são os modelos M1 e outro que agora esqueci, Booster eu acho.
Fiz uma viagem de 500km, consumo de 11km/l, velocidade 100-120km/h.
monitorjorge
04/03/2017, 11:17
Boa tarde, comprei uma RAV4 2007, excelente carro, estou com uma dúvida: Sensor de chuva e crepuscular tem em todas as versões? pergunto porque em cima do painel de instrumentos tem aqueles dois sensores (eu acho) mas ja fiz testes e não consegui ver resultado!
RUBISNEI RODRIGUES
04/03/2017, 11:47
Fala amigo!, ainda procuras central multimídia pra tua RAV?, caso ainda não tenhas, me fala que eu te mando o modelo que coloquei na minha. Ficou perfeito parece original, acompanha até a textura do painel, câmera de ré perfeita. Quanto ao travamento, originalmente não é automático,tu tens que travar no botãozinho junto aos vidros elétricos.
Abraço!
Rubisnei Rodrigues
Excelente média! ! E na cidade ta fszendo quanto?
Fiz uma viagem de 500km, consumo de 11km/l, velocidade 100-120km/h.
Boa tarde, comprei uma RAV4 2007, excelente carro, estou com uma dúvida: Sensor de chuva e crepuscular tem em todas as versões? pergunto porque em cima do painel de instrumentos tem aqueles dois sensores (eu acho) mas ja fiz testes e não consegui ver resultado!
A Rav não tem esses sensores.
Fala amigo!, ainda procuras central multimídia pra tua RAV?, caso ainda não tenhas, me fala que eu te mando o modelo que coloquei na minha. Ficou perfeito parece original, acompanha até a textura do painel, câmera de ré perfeita. Quanto ao travamento, originalmente não é automático,tu tens que travar no botãozinho junto aos vidros elétricos.
Abraço!
Rubisnei Rodrigues
ainda tenho interesse. Gostei dos modelos M1 e booster, pois são do formato do painel da Rav e gostei do layout dos botões.
Excelente média! ! E na cidade ta fszendo quanto?
Ainda não fiz a média na cidade, mas tenho certeza que será uma média ruim, pois além de pegar ruas com lama é minha esposa que está dirigindo.
Alguém conseguiu encontrar tapetes de borracha/PVC/polímero para a Rav? No ML o único no recorte da RAV, além de caro achei muito feio.
Tem uma empresa americana chamada WeatherTech, produz para maioria das SUV e picapes, tenho um tapete de porta malas da Full feita por eles. É excelente, mas agora está $$salgado$$$ pra comprar.
S alguém tiver alguma dica, por favor
Carlos E
19/03/2017, 23:47
Hoerlle Veiculos procura pelo Alexandre. Gente que conhece carros e honesta. Eu e meu pai somos clientes dele!
Travar as portas automaticamente quando o carro anda é de fábrica? Como configurar?
Travar as portas automaticamente quando o carro anda é de fábrica? Como configurar?
Nas RAVs de 2007 a 2012 não existe essa opção, somente instalando o módulo de travamento das portas. O fato é que a RAV4, quando original e nesta faixa de anos, não tem alarme, não tem subida de vidros, não tem computador de bordo, não trava portas ao andar. Apenas trava a distância. Mecanicamente não se discute a qualidade da RAV4, mas em itens de conforto e segurança, nota 0!.... infelizmente.
Boa tarde a todos!
Primeiramente agradeço aos companheiros por criarem esse canal!!!
Adquiri meu primeiro 4x4, uma RAV4 2007 com 77.000 KM, com todas as revisões em concessionárias.
Entrei em contato com a concessionária para saber o valor da revisão de 80.000 km e me assustei com o valor, R$ 2.350,00. Segundo a atendente esse valor alto é porque nessa troca, é necessário "descer o motor" para fazer a troca.
Alguém que já tenha feito a 8° revisão, o valor foi próximo? E se realmente é necessário descer o motor.
Obrigado!!!
Eduardo
Nas RAVs de 2007 a 2012 não existe essa opção, somente instalando o módulo de travamento das portas. O fato é que a RAV4, quando original e nesta faixa de anos, não tem alarme, não tem subida de vidros, não tem computador de bordo, não trava portas ao andar. Apenas trava a distância. Mecanicamente não se discute a qualidade da RAV4, mas em itens de conforto e segurança, nota 0!.... infelizmente.
Mitsubishi feelings... me sentindo numa PAJERO completa faltando tudo que tinha num "1.0".
Boa tarde a todos!
Adquiri meu primeiro 4x4, uma RAV4 2007 com 77.000 KM, com todas as revisões em concessionárias.
Entrei em contato com a concessionária para saber o valor da revisão de 80.000 km e me assustei com o valor, R$ 2.350,00. Segundo a atendente esse valor alto é porque nessa troca, é necessário "descer o motor" para fazer a troca.
Alguém que já tenha feito a 8° revisão, o valor foi próximo? E se realmente é necessário descer o motor.
Obrigado!!!
Eduardo
Parabens pela excelente aquisição, não sei o valor da revisão e nunca escutei isso de descer o motor. Aproveite que vc mora numa cidade com "trocentas" concessionárias e excelentes lojas mecânicas e faça orçamentos baseado no manual. Ligue para outras CSS e confirme o valor dessa revisão.
Boa tarde a todos!
Obrigado!!!
Eduardo
Eduardo, há algo estranho. Quando houve a revisão da minha RAV4, 2007, dos 80k (feita na Toyota), jamais o motor foi abaixado. Dê uma olhada no manual e a dos 80k é mais pesada, mas nada que se relacione a baixar o motor. O preço eu não sei, pois faz muito tempo que fiz a revisão do 8k (hoje ela esta com 150k) ... a não ser que haja a troca da corrente do motor, pois a revisão por tempo é diferente da por km. Verifique no manual, pois ele é o "Porto Seguro" da revisão.
J.
Pessoal,
Liguei para algumas concessionária aqui em São Paulo e o valor está entre R$ 2.200,00 (podendo aumentar se precisar trocar mais itens) à R$ 2.405,00 sendo a completa de acordo com o manual.
Itens trocados segundo o manual paginas 6-5 até 6-8:
- Oleo do motor
- Filtro de oleo do motor
- Filtro de combustivel + filtro do tanque
- Elemento do filtro de ar
- Fluido de freio
- Oleo de caixa de transferencia
- Oleo diferencial traseiro
- Filtro de ar
Inspeção
- Folga das valvulas
- Sistema de arrefecimento
- Fluido de arrefecimento
- Tubos escapamentos e coxins
- Bateria
- Tampa de combustivel
- Canister de carvão
- Pedal do freio
- Lonas e tambores
- Pastilha de freio
- Tubos e mangueiras
- Voltante e articulações
- Coifas e semi-eixo
- Fluido de transmissão automática
- Suspensão dianteira e traseira
- Pneus e pressão
O consultor disse que também faz o rodizio dos pneus se for preciso.
E o que nessa revisão precisa trocar o "filtro do tanque" e não descer o motor como a atendente da outra loja disse....
Espero ajudar com as informações.
Eduardo
Ainda estou na duvida se continuo nas concessionárias, como o antigo dono fazia, ou se faço no meu mecanico de confiança?
Poderia dizer que:
Concessionárias
- confiança no trabalho
- peças originais
- conhecimento do produto
- garantia
- melhor valor na revenda
-
Mecanico de confiança
- peças originais
- preço
- confiança no trabalho
-
Qual a opnião dos colegas?
Obrigado!
[QUOTE=ECM1980;2425309]Ainda estou na duvida se continuo nas concessionárias, como o antigo dono fazia, ou se faço no meu mecanico de confiança?
Estou numa situação ´parecida: Comprei recente a RAV4 e o último dono fez todas as revisões na CSS. Quando chegar na hora da revisão vou avaliar a diferença de valor entre CSS e mecânico de confiança (mas acredito que farei fora da CSS).
sempre faço a cotação das peças e por vezes na CSS esta mais barato.
Nós últimos 5 anos tive 5 carros e em nenhum fiz revisão em CSS e nunca tive problemas, sempre segui fielmente o manual.
Eu tive uma TR4 fiz que passei para meu pai, eu sempre fazia as revisões na mesma oficina. Meu pai levou na CSS para a revisão grande de 100k km, cobraram uns R$6.000!!!!
Consumo do último tanque em ciclo urbano (sempre com ar cond) abastecido com gasolina aditivada BR (estava em promoção):
Incríveis 8,4KM/L!!!!!
Ainda estou na duvida se continuo nas concessionárias, como o antigo dono fazia, ou se faço no meu mecanico de confiança?
Poderia dizer que:
Concessionárias
- confiança no trabalho
- peças originais
- conhecimento do produto
- garantia
- melhor valor na revenda
-
Mecanico de confiança
- peças originais
- preço
- confiança no trabalho
-
Qual a opnião dos colegas?
Obrigado!
Colega, depende de muitas coisas. A minha revisei na css até 100k. Depois segui a risca o manual junto com o meu mecânico de confiança (especialista em importados e veículos premium) e eu compro todas as peças na Toyota e faço a revisão nele.
Vou lhe dizer que, no meu caso, não economizo muito não, pois ele cobra a mão de obra muito próxima do valor da concessionária. Mas eu confio mais nele do que nas concessionárias. O mais bacana é quando vou lá e fico conhecendo a mecânica de outras viaturas que nunca sonharia em ter (Cayene, Land Rover, GMC, etc).
J.
Mais uma viagem, velocidade entre 80 e 110km/, ( muita chuva). Poucas ultrapassagens.
Consumo de 11,3km/L abastecido com aditivada. Estou achando ótimo.
Preço da gasolina comum em Fortaleza R$3,45; aditivada R$3,59
Retorno da viagem, bastante tráfego é uma hora de "anda e para" na chegada em Natal ( já era esperado), com isso consumo foi de 10,7km/L .
Mal consigo utilizar o cruise control, onde é pista simples é impossível pelo tráfego e onde a pista é dupla tem quebra-molas e muitos radares e o povo reduz p 40km/h!
Excelente esse motor, silencioso e com bom torque nas saídas e ultrapassagens.
titanium
20/04/2017, 07:00
Bom dia turma!
RAV4 2006 tem se mostrado um bom veículo para manter aqui no Brasil, ou fica difícil de achar peças?
Como está a disponibilidade de peças nos países latinos vizinhos (como PY)?
Alguém já comparou preços de América Autopeças, Status, etc?
Acha peça em qualquer esquina?
Consumo urbano fica próximo de 9,5 km/litro andando com pé normal (sem forçar economia), com câmbio automático?
Abraço!
Bom dia turma!
RAV4 2006 tem se mostrado um bom veículo para manter aqui no Brasil, ou fica difícil de achar peças?
Consumo urbano fica próximo de 9,5 km/litro andando com pé normal (sem forçar economia), com câmbio automático?
Abraço!
Titanium. A terceira geração da RAV4 foi a mais vendida aqui no Brasil das gerações, portanto as peças você encontra sim. Com facilidade? Depende do quanto está disposto a pagar. Nas concessionárias (grandes) você encontra a maior parte das peças. Se não tiverem a pronta entrega, por encomenda não demoram muito (5-7 dias). As de funilaria são mais complicadas, mas também possuem por encomenda. O senão é o preço.
Fora isso em desmanches se encontram algumas coisas e pelo ebay.
Já estou com a RAV4 há anos e nunca houve peça que não encontrei, pelo contrário.
Consumo depende de muitas coisas.
Tem vários relatos de colegas aqui falando sobre isso, sugiro que dê uma lida.
Boa sorte
J.
Ainda não precisei de peças.
Com relação ao consumo: cidade 8,5 e estrada 10,5 km/L. Ar condicionado SEMPRE ligado e gasolina aditivada ( quando eu abasteci com gasolina comum o consumo piorou, fez 7km/L).
Tive Tr4 automática que o consumo era melhor quando abastecida com aditivada.
No manual da Rav fala p abastecer com gasolina que tenha no maximo 24% de etanol...nossa gasolina tem 27% declarado.
Bom dia turma!
Abraço!
Olá Titanium
Na minha foram substituídos Para-brisa, capô e o farol dianteiro esquerdo (conjunto completo). Encontrei tudo na concessionária, como já faz bastante tempo não lembro quanto foi. Lembro que à época pesquisei na internet e acabei optando pela concessionária mesmo pois não era muito acima do mercado.
Quanto ao consumo aqui depende quem usa a RAV. Era para ser da patroa mas dirigiu uma única vez quando compramos e não quis mais conversa com a pretinha. Detesta câmbio automático (vai entender...), prefere pilotar sua motinha.
Já o guri está proibido de dirigir a RAV, o consumo com ele fica entre e 6 e 7 km/l.
Nas raras vezes que utilizo ela, fica em torno de 8 km/l. Mesmo em viagem não consegui melhorar a média.
Sempre abastecida com gasolina aditivada.
Abraço
ALVARO ANGELO
02/05/2017, 09:22
Bom dia turma!
Abraço!
Olá Titanium
Minha mulher tem uma Rav 4 ano 2010, automática , 4wd.
Minha experiência :
1- Peças você sempre encontra nas CCs
2- A manutenção não é barata. Porém as peças mais caras acabam durando mais.
3-O carro dela está com 110 mil Km e nunca deu problemas mecânicos. Só aquele básico como pastilhas, etc.
4-É o carro preferido dela para viajar (confortável, boa visibilidade, boas retomadas, bons freios, grande porta malas, e seguro). Em segundo lugar ela prefere a Band CD para percursos pequenos (diz que impõe respeito no trânsito
5- Porém na minha opinião não é um carro econômico (7 e 9 Km/l respectivamente).
Acredito que esse é o único senão do carro.
Qualquer dúvida estou à sua disposição.
Abs
Alvaro Angelo
titanium
03/05/2017, 07:19
Titanium. A terceira geração da RAV4 foi a mais vendida aqui no Brasil das gerações, portanto as peças você encontra sim. Com facilidade? Depende do quanto está disposto a pagar. Nas concessionárias (grandes) você encontra a maior parte das peças. Se não tiverem a pronta entrega, por encomenda não demoram muito (5-7 dias). As de funilaria são mais complicadas, mas também possuem por encomenda. O senão é o preço.
Fora isso em desmanches se encontram algumas coisas e pelo ebay.
Já estou com a RAV4 há anos e nunca houve peça que não encontrei, pelo contrário.
Consumo depende de muitas coisas.
Tem vários relatos de colegas aqui falando sobre isso, sugiro que dê uma lida.
Boa sorte
J.
Olá Jeb! Tudo bem?
Valeu pelo retorno!
Acho a RAV muito bonita, mesmo por que parece um pouco com as Prados (uma das minhas paixões!) rsrsrs
O lance de comprar peças lá fora não me assusta... já estou acostumado e acho bom! pois é cômodo fazer tudo via internet e ainda economizar... Mas tem peça que é bom ter de modo mais acessível.
De todo modo, como você falou, nas Concessionárias tem peças... então ótimo!
:D
Ainda não precisei de peças.
Com relação ao consumo: cidade 8,5 e estrada 10,5 km/L. Ar condicionado SEMPRE ligado e gasolina aditivada ( quando eu abasteci com gasolina comum o consumo piorou, fez 7km/L).
Tive Tr4 automática que o consumo era melhor quando abastecida com aditivada.
No manual da Rav fala p abastecer com gasolina que tenha no maximo 24% de etanol...nossa gasolina tem 27% declarado.
Opa Leojaz! Tudo bem?
Pois é... esse consumo me dá um certo medo.. rsrsrs
Mas bom saber que com aditivada melhora!
Meu Pai gosta de usar a GRID da BR... mas sei que a Shell tem uma gasolina aditivada muito boa (não lembro o nome).
Qual você usa?
Valeu pelo retorno!
Olá Titanium
Na minha foram substituídos Para-brisa, capô e o farol dianteiro esquerdo (conjunto completo). Encontrei tudo na concessionária, como já faz bastante tempo não lembro quanto foi. Lembro que à época pesquisei na internet e acabei optando pela concessionária mesmo pois não era muito acima do mercado.
Quanto ao consumo aqui depende quem usa a RAV. Era para ser da patroa mas dirigiu uma única vez quando compramos e não quis mais conversa com a pretinha. Detesta câmbio automático (vai entender...), prefere pilotar sua motinha.
Já o guri está proibido de dirigir a RAV, o consumo com ele fica entre e 6 e 7 km/l.
Nas raras vezes que utilizo ela, fica em torno de 8 km/l. Mesmo em viagem não consegui melhorar a média.
Sempre abastecida com gasolina aditivada.
Abraço
Grande Sofiati!
Tudo bem??
Rapaz, sua esposa é incomum, com todo respeito!.. onde já se viu uma mulher não gostar da comodidade do câmbio automático!?
:D
Esse consumo de 8 km/litro estimo que aconteça por conta de um pé mais suave, certo!?
Valeu pelo retorno!
Olá Titanium
Minha mulher tem uma Rav 4 ano 2010, automática , 4wd.
Minha experiência :
1- Peças você sempre encontra nas CCs
2- A manutenção não é barata. Porém as peças mais caras acabam durando mais.
3-O carro dela está com 110 mil Km e nunca deu problemas mecânicos. Só aquele básico como pastilhas, etc.
4-É o carro preferido dela para viajar (confortável, boa visibilidade, boas retomadas, bons freios, grande porta malas, e seguro). Em segundo lugar ela prefere a Band CD para percursos pequenos (diz que impõe respeito no trânsito
5- Porém na minha opinião não é um carro econômico (7 e 9 Km/l respectivamente).
Acredito que esse é o único senão do carro.
Qualquer dúvida estou à sua disposição.
Abs
Alvaro Angelo
Olá Álvaro! Tudo bem?
Interessante seu relato de que aos 110 mil nenhum problema relevante.
Ontem conversava com meu Pai sobre Freelanders.... cara, como elas dão "novidades" a partir de 60 mil km... rsrsrs.
Ele, que estava procurando uma, desistiu.
Band é Band. Fim de papo! hehehehe
Mas o conforto da RAV deve ser muito bom! :D
Valeu pelo retorno!
...
Turma, agradeço imensamente as respostas e opiniões dos amigos!
O consumo da RAV me preocupa, mas ainda me parece uma boa opção! Especialmente as geração 3...
Seguirei estudando um pouco mais sobre o carro e fazendo alguns comparativos de preço de peças..
Forte abraço a todos!
Ol
Disponha Titanium.
Eu cheguei a cogitar uma Freelander no passado, mas os custos de qualquer coisa dela me desestimularam, mas o carro é um espetáculo de conforto e potência!
Qual seria o consumo ideal pra vc? Eu tive duas TR4 automáticas em Fortaleza , a primeira a gasolina fazia 8,5 na cidade; a segunda, flex, 7,5 km/L. Ambas foram passadas p meus pais que moram aí em Brasília, faziam 10 ou mais km/L!!
A Tr4 com um motor 2.0 de concepção antiga + sistema 4x4 (peso) fazendo 7,5 achava bom.
Acredito que a RAV4 fará uns 9 ou mais! E a gasolina está barata por aí, confere? Vi muitos postos cobrando R$3,45 na comum.
E o conforto e espaço do banco traseiro da RAV são um espetáculo!
Sucesso na sua escolha.
Carlos E
04/05/2017, 21:41
Amigos Foristas,
Estou saindo de um Civic 2014 e estou pensando em uma SUV. Considerei A CRV, a ASX e a RAV4 e estou praticamente decidido pela RAV pela sua superioridade como porta malas e motor.
A minha pretensão é de comprar a terceira geração, entre os anos de 2011 e 2012, porque pelo que li elas se diferenciam das anteriores pelo numero de air bags (6).
No entanto, queria saber de vocês sobre o consumo, que logicamente que não vai ser igual ao que estou acostumado (7,5 na cidade e 15 na estrada) pela robustez da caminhonete e a questão da manutenção, especialmente o preço e a facilidade de encontrar as peças.
Já tenho um mecânico de confiança mas as peças costumo comprar por conta própria.
Quanto ao resto deve ser uma maravilha de carro.
Desde já obrigado!
A Rav4 4x2 tem 2 air bags e a 4x4 possui 6, teto solar e controle de tração ( ou estabilidade? Ou os dois).
O consumo da 4x2 na cidade em torno de 8km/l e na estrada 10,5km/l abastecendo com aditivada e dependendo do peso do seu pé.
O motor 2.4 de 168cv acho excelente e o porta malas é muito generoso, contando com dois "esconderijos", tipo um alçapão.
A Rav4 4x2 tem 2 air bags e a 4x4 possui 6, teto solar e controle de tração ( ou estabilidade? Ou os dois).
O consumo da 4x2 na cidade em torno de 8km/l e na estrada 10,5km/l abastecendo com aditivada e dependendo do peso do seu pé.
O motor 2.4 de 168cv acho excelente e o porta malas é muito generoso, contando com dois "esconderijos", tipo um alçapão.
Leojaz, só complementando. Infelizmente nenhuma RAV4 que veio ao Brasil (até hoje!) vem com controles de tração e estabilidade. Lá fora vem com isso desde 2006 e ainda em versões diesel....
Só para reforçar da terceira geração:
RAV4 de 2006/07 a 2010 (todas 4x4, airbag duplo e abs, teto)
de 2011 a 2012 (4x2: airbag duplo e abs - sem teto; 4x4: airbags duplo, lateral e cortinha; aquecimento dos bancos, banco elétrico, teto).
Um dos motivos que eu não peguei uma RAV mais nova é a falta de segurança dos carros Toyota, isso para os dias de hoje. Já senti na pele o efeito que faz o controle de tração e estabilidade na segurança e na condução.
Hoje a minha esposa está com a nossa RAV4, mas trocaremos em breve. A nossa está com pouco mais de 150mil km e só deu uma dor de cabeça, que foi a troca do alternador. De resto só o normal, e estamos com ela há muitos anos. Nunca trocou uma lâmpada sequer. É excelente, confiável, robusta e com baixíssima manutenção.
Mas, nós dois pegamos muita estrada e a RAV4 se tornou, para nós, insuficiente do ponto de vista de segurança diante da loucura de nossas estradas. Mas fora isso, a melhor viatura no custo-benefício de sua categoria (isso usada, pois 0km os preços estão brutos e se tem concorrentes melhores). Posso dizer com efetividade que é tão resistente quanto uma Hilux... ela só não pegou muito no Brasil pois não tem versão diesel..... mas se tivesse.... lá fora usa o motor D4D da Hilux, pouco menor, 2.2... aí seria uma outra conversa....
J.
Isso mesmo Jeb, desculpe a confusão, como é que pode "lá fora" ter tais equipamentos e sendo importado vir sem?!
outro detalhe interessante:
Eu abri meu retrovisor do externo e tinha um plug isolado, fui pesquisar e descobri que o retrovisor vem com todo o sistema dde aquecimento (anti embaçamento), inclusive se for comprar outro é bem mais caro por isso.
E parece que as novas Hilux na Europa tiveram seu software do controle de tração atualizados para evitar capotamento, já as Sul americanas, nada.
A Toyota decepciona muito nesse quesito.
Isso mesmo Jeb, desculpe a confusão, como é que pode "lá fora" ter tais equipamentos e sendo importado vir sem?!
outro detalhe interessante:
Eu abri meu retrovisor do externo e tinha um plug isolado, fui pesquisar e descobri que o retrovisor vem com todo o sistema dde aquecimento (anti embaçamento), inclusive se for comprar outro é bem mais caro por isso.
E parece que as novas Hilux na Europa tiveram seu software do controle de tração atualizados para evitar capotamento, já as Sul americanas, nada.
A Toyota decepciona muito nesse quesito.
Tranquilo....
Uma vez li em algum lugar que as montadoras no Japão tem duas linhas de produção: 1 para mercado interno + EUA + Europa, 1 para outros (vide América do Sul, África, parte da Ásia, etc). Neste último os carros são produzidos de acordo com as exigências mínimas do país. Ou seja, no fundo, recebemos o "refugo" japonês, que, ainda assim, são muito bons os carros (se bem que no Brasil também fazem assim. Quem não lembra da época que a VW exportou Voyage e Passats para Europa e Oriente Médio, e eram bem mais completos que os do mercado interno. Tanto que a mosca branca era ter um desses "tipo exportação").
Vou citar diversos exemplos:
Suzuki: as Gran Vitara 2.0 (acima de 2007) só vieram com airbag duplo + abs (fora a V6, que vieram poucas). No Japão vinham com 6 airbags + ESP + TRC e mais umas firulas....
Mitsubishi: A Outlander, só na versão V6 após 2011 que veio com ESP + TRC. Ainda, coisa que poucos sabem, o sistema de tração das Outs trazidas para cá, é uma básica. Lá fora, é bem mais complexa.
Honda: Honda Fit na Europa, desde 2005 tem toda essa segurança. Fora que existem versões 4x4 do Fit, para países com neve.
Do meu conhecimento, os que trazem exatamente o mesmo carro (dos japoneses que conheço mais) são a Subaru e Lexus.
No Brasil, o cúmulo da Toyota (e não só ela) é dizer que na RAV4 4x2 só se tem airbag duplo (isso desde 2011) e nas 4x4 seis. Ou seja, a vida do cara que comprou a 4x2 vale menos do que do cara 4x4? Isso é bem comum.
A Honda faz isso também. No caso do HRV, por exemplo, 4 airbags só nas versões EXL. A ASX da MIT, as versões 4x2 só airbag duplo....
Desculpem o desabafo, mas essa é nossa realidade. Até os nossos importados são "selecionados" para não serem os melhores.
J.
ps: a Hilux de fato agora atualizaram, pois nos testes do alce anteriores foi reprovada...
Tranquilo....
Uma vez li em algum lugar que as montadoras no Japão tem duas linhas de produção: 1 para mercado interno + EUA + Europa, 1 para outros (vide América do Sul, África, parte da Ásia, etc). Neste último os carros são produzidos de acordo com as exigências mínimas do país. Ou seja, no fundo, recebemos o "refugo" japonês, que, ainda assim, são muito bons os carros (se bem que no Brasil também fazem assim. Quem não lembra da época que a VW exportou Voyage e Passats para Europa e Oriente Médio, e eram bem mais completos que os do mercado interno. Tanto que a mosca branca era ter um desses "tipo exportação").
Vou citar diversos exemplos:
Suzuki: as Gran Vitara 2.0 (acima de 2007) só vieram com airbag duplo + abs (fora a V6, que vieram poucas). No Japão vinham com 6 airbags + ESP + TRC e mais umas firulas....
Mitsubishi: A Outlander, só na versão V6 após 2011 que veio com ESP + TRC. Ainda, coisa que poucos sabem, o sistema de tração das Outs trazidas para cá, é uma básica. Lá fora, é bem mais complexa.
Honda: Honda Fit na Europa, desde 2005 tem toda essa segurança. Fora que existem versões 4x4 do Fit, para países com neve.
Do meu conhecimento, os que trazem exatamente o mesmo carro (dos japoneses que conheço mais) são a Subaru e Lexus.
No Brasil, o cúmulo da Toyota (e não só ela) é dizer que na RAV4 4x2 só se tem airbag duplo (isso desde 2011) e nas 4x4 seis. Ou seja, a vida do cara que comprou a 4x2 vale menos do que do cara 4x4? Isso é bem comum.
A Honda faz isso também. No caso do HRV, por exemplo, 4 airbags só nas versões EXL. A ASX da MIT, as versões 4x2 só airbag duplo....
Desculpem o desabafo, mas essa é nossa realidade. Até os nossos importados são "selecionados" para não serem os melhores.
J.
ps: a Hilux de fato agora atualizaram, pois nos testes do alce anteriores foi reprovada...
Examente isso tudo que vc falou, fazem outra linha de produção para exportar carros pelados.
Li em alguma revista que o valor de um controle de tração para um carro já equipado com ABS é e cerca de R$200 ! Isso mesmo REAIS! E sabemos que o valor do carro no Brasil é alto não só pelos impostos, mas também pela elevada faixa de lucro das montadoras. Por que não oferecer o controle de tração ou estabilidade, mesmo cobrando por isso?
Antes do lançamento da atual versão do corolla foi divulgado quais equipamentos a matriz "deixaria" vender para cada mercado.
Itens de segurança como os já comentados para EUA e p alguns países da Europa. Itens de perfumaria como luz de led, frisos cromados e multimídia para América latina e Ásia. Ou seja, vai a exigência do mercado tb.
XIBIU!!!
:karate:Só dando chicotada no pessoal!!!
:offtopic: Como vc encontra os posts em desacordo? Vc entra em todos os fóruns?!?
Grande abraço.
Boa noite amigos!
Ano passado comprei uma rav4, ano 2010, 2.4, 16v. O carro é um espetáculo, não me arrependi da aquisição.
No entanto, essa semana deu problema no alternador.
Levei na Toyota e me disseram que o alternador quebrou e me pediram R$ 4.800,00 por um novo, sendo R$ 4.600,00 do alternador e mais R$ 200,00 da mão de obra.
Acontece que estou achando esse valor salgado, sem condições.
Alguém tem alguma dica?
amanhã vou levar em uma oficina de bairro, pra ver se tem algum diagnóstico diferente.
Alguém já passou por isso?
Obrigado
Ainda não tive problemas, mas também acho estupido esse valor para um alternador.
Estou comprando filtro de ar do motor e cabine pelo AliExpress. Aconselho se programar e comprar por ele, a difetença de preço é estupida!
filtro ar do motor: CSS R$250( não tem em estoque); Americanas.com R$75 ( preço com frete, 10 dias p chegar), AliExpress R$36 (preço com frete, 90 dias p chegar.)
Filtro ar cabine: CSS R$ não tinha; lojas internet no Brasil R$45-55 ( preço com frete, 15 dias); AliExpress R$ 17 (frete grátis , 90 dias)
Fazendo do um bom planejamento, da pra pedir muita coisa e economizar muito.
Tem mais dois sites de peças, um japonês que é mais caro, porém frete mais barato (amayama.com). E o partsouq.com ( Dubai eu acho) que ALGUMAS peças são um pouco mais baratas, porém frete sempre elevado.
Quando chegar meus pedidos avisarei os amigos.
A propósito, qual óleo do motor vocês estão usando? Qual é a marca "original" Toyota?
A minha Rav4 é 4x2 2010/11.
Colegas, fiz uma revisão na minha RAV4 e precisei de alguns manuais técnicos. Por isso, compartilho com os colegas os manuais (de diversos anos).
2001-2005 RAV4 Manuals
2006 RAV4 Factory Service Repair Manual
2006 RAV4 Owner's Manual
2007 RAV4 Wiring Diagram Manual
2008 RAV4 Wiring Diagram Manual
2011 RAV4 Wiring Diagram Manual
RAV4.3 Miscellaneous Documents
2011 RAV4 Repair Manual (supplemental)
MyDrive - Ihr Schweizer Online-Speicher (http://www.mydrive.ch/)
Username: manuals@rav4
Password: Secret
J.
Jeb, isso ainda esta ativo??
A propósito, qual óleo do motor vocês estão usando? Qual é a marca "original" Toyota?
Descobri: 5w30 sumi sintético. A marca " original Toyota " rs
Blz leo?
Desde 0km a minha usa 10w40 original Toyota, trocas a cada 10k ou 1 ano.
[]s
J.
Jeb, isso ainda esta ativo??
Leo, está fora sim. Segue algumas atualizações oficiais:
2007 Toyota RAV4 Owners Manual and Warranty - Toyota Owners (https://www.toyota.com/owners/resources/owners-manuals/rav4/2007)
Aqui pode-se buscar de qualquer ano da RV4 é só buscar em "Choose another vehicle".
[]s
J.
Danielmadureira
24/05/2017, 17:06
Olá Jeb e demais amigos,
Tenho uma Rav 4x4, ano 2008, gostaria de saber se algum de vcs colocou kit gás na Rav e se há alguma contraindicação no sentido de fazer tal conversão.
Abraços.
Olá Jeb e demais amigos,
Tenho uma Rav 4x4, ano 2008, gostaria de saber se algum de vcs colocou kit gás na Rav e se há alguma contraindicação no sentido de fazer tal conversão.
Abraços.
Daniel, na RAV4 nunca tive e jamais terei kit gas. Tive uma Explorer com gás e não recomendo. Salvo se rodar muito mesmo. Conheço pessoas que colocaram na RAV4 3a geração e colocaram 2 cilindros no "alçapão" do porta-malas.
De todo gás não é péssimo, mas no meu uso, nunca deu certo.
J.
Danielmadureira
25/05/2017, 18:22
Obrigado pela atenção Jeb!
Leo, está fora sim. Segue algumas atualizações oficiais:
2007 Toyota RAV4 Owners Manual and Warranty - Toyota Owners (https://www.toyota.com/owners/resources/owners-manuals/rav4/2007)
Aqui pode-se buscar de qualquer ano da RV4 é só buscar em "Choose another vehicle".
[]s
J.
Excelente!!!!
vlw.
O 10w40 é semi-sintético? Vc troca na própria Toyota?
Querem me cobrar R$500 só pra trocar óleo e filtro!!!
Natal é cruel, tudo muito caro é complicado de conseguir. Só pra ter uma ideia após o escândalo da Friboi, o do papelão Ainda, que a carne barateou no Brasil é aqui fez foi aumentar o preço.
Excelente!!!!
vlw.
O 10w40 é semi-sintético? Vc troca na própria Toyota?
Querem me cobrar R$500 só pra trocar óleo e filtro!!!
Natal é cruel, tudo muito caro é complicado de conseguir. Só pra ter uma ideia após o escândalo da Friboi, o do papelão Ainda, que a carne barateou no Brasil é aqui fez foi aumentar o preço.
Exatamente Leo, é semi-sintético. Revisei minha viatura até por volta dos 100k na concessionária, tudo por lá.
Mas depois, continuo seguindo o plano de revisão mas com mecânico particular. O que faço é comprar tudo na Toyota e utilizo a mão de obra do meu mecânico. Hoje a viatura está com +- 150k.
Só o óleo de câmbio que recomendo fazer na concessionária, pois acredito ser um trabalho mais especializado e com garantia.
J.
O dono anterior estava colocando 5w30 semi e estou mantendo.
O chato é encontrar o filtro d ar do motor, esse formato "triangular" esta difícil de achar a um bom preço.
Sabe dizer se além do filtro de cabine (que fica atras do porta luvas) existe mais algum? Pergunto porque tem a função "anti-pólen" e imaginei que tivesse mais um filtro.
O dono anterior estava colocando 5w30 semi e estou mantendo.
O chato é encontrar o filtro d ar do motor, esse formato "triangular" esta difícil de achar a um bom preço.
Sabe dizer se além do filtro de cabine (que fica atras do porta luvas) existe mais algum? Pergunto porque tem a função "anti-pólen" e imaginei que tivesse mais um filtro.
Leojaz, se é 5w30 eu manteria.
Que eu saiba é só o filtro normal mesmo.
J.
salve titanium!!
Agora posso opinar melhor nas ravs...
precisando eh so chamar...
sidney4008
20/06/2017, 17:57
Pensando dessa maneira, faz total sentido, principalmente no transito pesado que é aqui em SP.
Por conta disso já realizei a troca e a viatura esta redondinha.
obrigado + uma vez!!!!
abraço
thiago souza alves
20/06/2017, 21:54
boa noite vcs tem algum grupo no whats???
TimLopes
23/07/2017, 20:38
Boa noite, estou comprando uma RAV4 11 4x2. Estou querendo colocar central multimídia, sensor e câmera de ré.
Alguém fez essas modificações?
Se sim quais marcas utilizou?
Se compraram pela net me passe o link por favor.
O sensor não quero colocar com display, só com o buzzer.
Abraço a todos.
Colegas
Vendemos nossa RAV4 2007, com certa "dor no coração". Ressalto e friso que é um excelente carro, com diversos atributos positivos, como apontados por todos aqui. Estava com 155k e o único problema que ela teve foi o alternador. De resto manutenção usual.
Nós até cogitamos uma RAV4 0km, mas os preços da Toyota estão abusivos e, nos tempos atuais, acho inconcebível comprar um carro 0km acima de 100k sem controles de tração, estabilidade, capotamento, monitoramento de pneus, etc.... Mas isso não desmerece a RAV4 em si, mas sim a política da Toyota em relação à nós Brasileiros.
No mercado de usados, penso que a RAV4 está dentre as melhores e mais desconhecidas opções. Basta ter uma para saber seus atributos e qualidades. É um carro que não te deixa na mão e aguenta o tranco.....
De qualquer forma, estarei aqui pelo fórum, pois como sabem sou forte entusiasta da RAV4.
J.
Vlw Jeb!
Concordo com seus comentários.
Adquiriu outra viatura no lugar da RAV?
Boa noite, estou comprando uma RAV4 11 4x2. Estou querendo colocar central multimídia, sensor e câmera de ré.
Alguém fez essas modificações?
Se sim quais marcas utilizou?
Se compraram pela net me passe o link por favor.
O sensor não quero colocar com display, só com o buzzer.
Abraço a todos.
Tim, também tenho uma 2011 4x2, assim que comprei pensei em equipar Com multimídia, câmera e sensor de ré, mas desisti$$$.
Tinha decidido por um modelo onde os botões tem uma borda cromada como esse:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838138830-central-multimidia-m1-toyota-rav4-2006-07-08-2009-2010-2011-_JM
Pesquisando muito no OLX, mercado livre e internet encontrei novo por $900, usado por $600 e um novo arranhado por $700.
Todos com câmera de ré, um deles dava o sensor de ré.
Vlw Jeb!
Concordo com seus comentários.
Adquiriu outra viatura no lugar da RAV?
Leo, faz 1.5 ano que estou com um Renegade Diesel 4x4. Bastante satisfeito.
A RAV4 estava com a esposa, mas recentemente ela comprou um Renegade Flex. Então vendemos a RAV4.
[]s
J.
TimLopes
31/07/2017, 08:32
Bom dia, então a câmera eu comprei essa que segundo o vendedor se encaixa na luz da placa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730746996-cameras-de-re-especifica-original-toyota-rav4-2008-a-2012-_JM
Sensor ainda estou procurando um branco perola para ficar na cor do carro.
Como a ansiedade é maior que a calma eu comprei essa central.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887947899-multimidia-iwin-caska-ca688ap-i-univ-tela-68-fhd-gps-tv-wif-_JM
Bom, agora passando para coisas essenciais vc compra alguma coisa la fora como pastilha de freio para dar uma economizada. Já deixa em estoque alguma coisa?
Leo, faz 1.5 ano que estou com um Renegade Diesel 4x4. Bastante satisfeito.
A RAV4 estava com a esposa, mas recentemente ela comprou um Renegade Flex. Então vendemos a RAV4.
[]s
J.
Eu fiz o test drive nos dois renegades, não curti o flex e não tive $tempo$ para o diesel.😬
Bom dia, então a câmera eu comprei essa que segundo o vendedor se encaixa na luz da placa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730746996-cameras-de-re-especifica-original-toyota-rav4-2008-a-2012-_JM
Sensor ainda estou procurando um branco perola para ficar na cor do carro.
Como a ansiedade é maior que a calma eu comprei essa central.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887947899-multimidia-iwin-caska-ca688ap-i-univ-tela-68-fhd-gps-tv-wif-_JM
Bom, agora passando para coisas essenciais vc compra alguma coisa la fora como pastilha de freio para dar uma economizada. Já deixa em estoque alguma coisa?
Fltro de ar do motor comprei na americanas.com por $80 reais ( oito dias foi entregue), na Toyota estava $250 ( e não tinha em estoque)!!!
Já havia comprado em maio outro filtro de ar do motor e filtro de cabine no AliExpress. Em dez dias estava em Curitiba e estou esperando entregar, leva em média uns 4 meses. O preço dos filtros no AliExpress são ridículos, algo de R$17 por dois filtros de cabine e R$29 o filtro de ar de motor.
Minha ideia é sempre ter um em casa e quando usá-lo encomendar outro. Veja o site Wish.com também.
Fiz orçamento de pastilha de freio essa semana por acaso. Na Toyota o jogo dianteiro R$500, traseiro R$340 e mão de obra R$375. Na HC Pneus, R$180 jogo dianteiro da Frasle, não lembro o traseiro e mão de obra R$60. Mas não preciso trocar Ainda.
As pastilhas cotei também no partsouq.com (Dubai) e amayama.com( Japão) mas o frete é alto.
Comprei também em maio um tapete de polímero para o porta-malas da RAV por R$75 com frete no wish.com, no mercado livre custa R$150 com frete. Ainda não recebi.
Óleo do motor estou 5w30 semi-sintético da móbil, R$32 o litro.
Por enquanto só achei interessante os filtros pois minha RAV está com 28.000 km, quanto estiver mais próximo de trocar correias, esticador cotarei com antecedência.
TimLopes
31/07/2017, 23:30
Fltro de ar do motor comprei na americanas.com por $80 reais ( oito dias foi entregue), na Toyota estava $250 ( e não tinha em estoque)!!!
Já havia comprado em maio outro filtro de ar do motor e filtro de cabine no AliExpress. Em dez dias estava em Curitiba e estou esperando entregar, leva em média uns 4 meses. O preço dos filtros no AliExpress são ridículos, algo de R$17 por dois filtros de cabine e R$29 o filtro de ar de motor.
Minha ideia é sempre ter um em casa e quando usá-lo encomendar outro. Veja o site Wish.com também.
Fiz orçamento de pastilha de freio essa semana por acaso. Na Toyota o jogo dianteiro R$500, traseiro R$340 e mão de obra R$375. Na HC Pneus, R$180 jogo dianteiro da Frasle, não lembro o traseiro e mão de obra R$60. Mas não preciso trocar Ainda.
As pastilhas cotei também no partsouq.com (Dubai) e amayama.com( Japão) mas o frete é alto.
Comprei também em maio um tapete de polímero para o porta-malas da RAV por R$75 com frete no wish.com, no mercado livre custa R$150 com frete. Ainda não recebi.
Por enquanto só achei interessante os filtros pois minha RAV está com 28.000 km, quanto estiver mais próximo de trocar correias, esticador cotarei com antecedência.
Pow Leo a sua RAV ta nova pelo KM.
Eu to pegando uma com 68.000km todas as revisões feitas na Toyota.
Valeu pelas dicas, como tenho visto que a manutenção dela é cara se deixar para fazer em cima da hora quero deixar algumas coisas em estoque como vc falou.
A minha ideia com essa RAV é de ficar muito tempo, pelo o que eu li de comentários o desgaste maior mesmo são os freios.
Esses itens como filtros e pastilhas da pra pesquisar e comprar com antecedência. Tem colegas do fórum que importam velas, armotecedores dentre outros itens que tem previsão de troca.
A grande maioria das peças na CSS tem preços exorbitantes, mas nem sempre. Quando tive uma TR4 as velas estavam mais baratas na CSS e o filtro de combustível o mesmo preço que no paralelo.
Minha ideia é ficar também um bom tempo com o carro, e como vc falou alguns comentam sobre os freios. Quando fui fazer o orçamento e checar o estado das pastilhas, as traseiras estavam muito boas, as dianteiras o mecânico falou que Ainda rodavam "um pouco". Eu tirei foto, mas é ruim de ver aqui. De qualquer forma achei que Ainda há muita pastilha p gastar e irei trocá-las na próxima troca de óleo.
A propósito o dono anterior trocava o óleo a cada 5mil km. Acho exagero trocar em tão pouco "tempo" um óleo semi-sintético.
550677550678 Pastilha e disco de freio dianteiro. Acredito que há muita pastilha ainda.
TimLopes
03/08/2017, 21:29
550677550678 Pastilha e disco de freio dianteiro. Acredito que há muita pastilha ainda.
Show. Vou dar uma olhada nesses itens e depois faço a postagem. O fórum me ajudou muito a tirar algumas dúvidas. Pow seria legal que qq melhoria feita seja postada pelos nossos colegas de Rav pois não tem muito comentários por ae.
monitorjorge
04/08/2017, 11:15
Dos itens citados em sua compra, qual a marca do filtro de ar do motor? andei pesquisando e nessa faixa de preço só achei a marca WEGA, que li em outros lugares que não é boa. Recomendado usar os filtros FRAM.
Eu comprei filtro de ar do motor WEGA. Li também que era inferior mas em nenhum comentário o motivo de ser inferior. E como não é uma peça critica comprei.
Esse filtro é difícil de encontrar no mercado brasileiro, mandei e-mail p diversas autopeças do país e poucas tinham em estoque.
Mudando o foco, acabei de fazer viagem de Natal para Fortaleza, 500km a noite e nenhum trânsito. Pela primeira vez consegui usar de verdade o piloto automático, 115-120km/h - 2500rpm. 11,2km/L com gasolina aditivada.
Ganhei uma "goiaba" de presente, um head up display para velocidade, ele projeta a velocidade do carro no pára-brisa. Bem bacana!
So para mostrar o que é:
Cabeca carro HUD up Display OBDII Car Auto Sistema de KM/H RPM Gas Lembrar Alarme Parametro Brisa Projetor HeadUp exibicao DE004 em Cabeca up Display de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/Car-HUD-Head-up-Display-OBDII-Car-System-Auto-KM-H-RPM-Gas-Remind-Alarm-Parameter/32822168436.html?spm=a2g03.search0104.3.117.TonVAt&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3_10152_10 065_10151_10068_5430020_10307_10137_10060_10155_10 154_5370011_10056_10055_10054_10059_100031_10099_5 400020_5410011_10103_10102_10052_10053_10142_10107 _10050_10051_10173_5380020_5390020_10084_10083_100 80_10082_10081_10110_10111_10112_10113_10114_10312 _10313_10314_10315_10078_10079_10073_5420011,searc hweb201603_19,ppcSwitch_2&btsid=7e31cdb7-1593-4cb4-9c28-2ca48b568331&algo_expid=f2296c7d-9a32-4ec4-977a-e5238895f002-15&algo_pvid=f2296c7d-9a32-4ec4-977a-e5238895f002)
TimLopes
05/08/2017, 13:50
Eu comprei filtro de ar do motor WEGA. Li também que era inferior mas em nenhum comentário o motivo de ser inferior. E como não é uma peça critica comprei.
Esse filtro é difícil de encontrar no mercado brasileiro, mandei e-mail p diversas autopeças do país e poucas tinham em estoque.
Mudando o foco, acabei de fazer viagem de Natal para Fortaleza, 500km a noite e nenhum trânsito. Pela primeira vez consegui usar de verdade o piloto automático, 115-120km/h - 2500rpm. 11,2km/L com gasolina aditivada.
Ganhei uma "goiaba" de presente, um head up display para velocidade, ele projeta a velocidade do carro no pára-brisa. Bem bacana!
So para mostrar o que é:
Cabeca carro HUD up Display OBDII Car Auto Sistema de KM/H RPM Gas Lembrar Alarme Parametro Brisa Projetor HeadUp exibicao DE004 em Cabeca up Display de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/Car-HUD-Head-up-Display-OBDII-Car-System-Auto-KM-H-RPM-Gas-Remind-Alarm-Parameter/32822168436.html?spm=a2g03.search0104.3.117.TonVAt&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3_10152_10 065_10151_10068_5430020_10307_10137_10060_10155_10 154_5370011_10056_10055_10054_10059_100031_10099_5 400020_5410011_10103_10102_10052_10053_10142_10107 _10050_10051_10173_5380020_5390020_10084_10083_100 80_10082_10081_10110_10111_10112_10113_10114_10312 _10313_10314_10315_10078_10079_10073_5420011,searc hweb201603_19,ppcSwitch_2&btsid=7e31cdb7-1593-4cb4-9c28-2ca48b568331&algo_expid=f2296c7d-9a32-4ec4-977a-e5238895f002-15&algo_pvid=f2296c7d-9a32-4ec4-977a-e5238895f002)
Quandochegar posta instalado.
Seguem fotos da "goiaba":
551102
551103
551101
Chegaram dia 27 de julho dois filtros de ar da cabine comprados em 22 de maio. (U$9 os dois). Falta Ainda filtro de ar do motor comprado no mesmo dia (US$10).
551124
Samuel Ribeiro
21/08/2017, 23:08
Acabei de comprar uma rav4 2010 4x4 e estou com algumas dúvidas:
Ela possui travamento automático das portas ao atingir certa velocidade? ( se tiver, a minha não está funcionando).
Coloquei um módulo de subida dos vidros da marca Tury e estou tendo problemas, às vezes vou destravar a porta e os quatro vidros abaixam, além da lanterna que está ficando acesa! Alguém com problema parecido?
alphazzz
23/08/2017, 15:55
Chegaram dia 27 de julho dois filtros de ar da cabine comprados em 22 de maio. (U$9 os dois). Falta Ainda filtro de ar do motor comprado no mesmo dia (US$10).
Tem o link de onde comprou?
Acabei de comprar uma rav4 2010 4x4 e estou com algumas dúvidas:
Ela possui travamento automático das portas ao atingir certa velocidade? ( se tiver, a minha não está funcionando).
Coloquei um módulo de subida dos vidros da marca Tury e estou tendo problemas, às vezes vou destravar a porta e os quatro vidros abaixam, além da lanterna que está ficando acesa! Alguém com problema parecido?
Nao possui tratamento das portas de fábrica.
Nao possuo o módulo de subida, mas pode ser alguma configuração, pesquise no site da Tury ou veja com quem instalou. Tive uma TR4 que depois que troquei a bateria desconfigurou os módulos do alarme, subida do vidro e travas.
Tem o link de onde comprou?
Eu uso o app do AliExpress, não aparece o link do vendedor, mas o nome do vendedor é Year-off store. Não sei se da pra buscar pelo nome do vendedor.
E hoje solicitei o reembolso do filtro de ar do motor que não chegou (U$10)
TimLopes
02/09/2017, 15:44
551124
Show.
Para galera que tem barulho heinque heinque vindo da proveniente do estepe hoje tirei o estepe e o acabamento que fica preso na porta. Esse acabamento fica preso com 2 parafusos no qual já não dava mais apertos. Tirei o acabamento interno da porta para acessar, aí prendi com porca e arruela.
Mas para minha surpresa o heinque heinque continuou.
Para minha surpresa era o batente da porta, depois de apertar o mesmo o barulho sumiu.
TimLopes
02/09/2017, 16:31
551714551715
TimLopes
02/09/2017, 16:39
Filhote tbm ganhou um upgrade no som.
551716
551717
Show.
Para galera que tem barulho heinque heinque vindo da proveniente do estepe hoje tirei o estepe e o acabamento que fica preso na porta. Esse acabamento fica preso com 2 parafusos no qual já não dava mais apertos. Tirei o acabamento interno da porta para acessar, aí prendi com porca e arruela.
Mas para minha surpresa o heinque heinque continuou.
Para minha surpresa era o batente da porta, depois de apertar o mesmo o barulho sumiu.
Esse barulho da tampa traseira/capa do estepe está no DNA dessa geração de RAV (minha esposa já trabalhou na Toyota e era reclamação recorrente).
Eu não entendi qual batente da porta se referiu, pode mandar foto?
A RAV branca é a mais linda (mas comprei a preta pois foi uma boa oportunidade), Parabéns!
Filhote tbm ganhou um upgrade no som.
551716
551717
Show!!!!
Pode contar detalhes? Onde comprou e valor, onde instalou e valor? Veio com câmera de ré?
Aliás é o que mais faz falta na Rav, uma câmera de ré.
E vc faz o cálculo de consumo ? A minha piorou após a troca de óleo e filtros...
Eu uso o app do AliExpress, não aparece o link do vendedor, mas o nome do vendedor é Year-off store. Não sei se da pra buscar pelo nome do vendedor.
E hoje solicitei o reembolso do filtro de ar do motor que não chegou (U$10)
Nem filtro de ar do motor(AliExpress) e nem o tapete para porta malas( Wish) chegaram, porém já fui reembolsado de ambos.
Vou ou tentar mais uma vez e mais uma "dash cam " ("câmera que filma acidente").
TimLopes
03/09/2017, 19:47
Show!!!!
Pode contar detalhes? Onde comprou e valor, onde instalou e valor? Veio com câmera de ré?
Aliás é o que mais faz falta na Rav, uma câmera de ré.
E vc faz o cálculo de consumo ? A minha piorou após a troca de óleo e filtros...
Comprei pelo mercado livre mesmo.
Paguei 2000 eu queria uma central universal, pois tive um fit com central dedicada aí quando vendi a central foi junto pq não queria correr atrás para vender separado.Câmera comprei separada a da lâmpada de ré, se for comprar não coloque essa pq é baixa ai o ângulo de visão é muito ruim vou trocar por uma que fique imbutida no parachoque.
Eu comprei a pouco tempo e logo coloquei GNV, na cidade ta fazendo 8km com 1 metro cúbico e na estrada com velocidade controlada a 100km por hora ta fazendo 11.5km com 1metro cúbico.
TimLopes
03/09/2017, 20:02
Esse barulho da tampa traseira/capa do estepe está no DNA dessa geração de RAV (minha esposa já trabalhou na Toyota e era reclamação recorrente).
Eu não entendi qual batente da porta se referiu, pode mandar foto?
A RAV branca é a mais linda (mas comprei a preta pois foi uma boa oportunidade), Parabéns!
551776
O batente é essa peça preta em baixo da trava.Eu apertei com alicate aí parou o rangido. Como já havia desmontado toda parte do estepe aproveitei para prender a parte de plástico que fica entre o estepe e a porta com aruela e pouca pois só fica preso em um plástico que já não pegava aperto.
Comprei pelo mercado livre mesmo.
Paguei 2000 eu queria uma central universal, pois tive um fit com central dedicada aí quando vendi a central foi junto pq não queria correr atrás para vender separado.Câmera comprei separada a da lâmpada de ré, se for comprar não coloque essa pq é baixa ai o ângulo de visão é muito ruim vou trocar por uma que fique imbutida no parachoque.
Eu comprei a pouco tempo e logo coloquei GNV, na cidade ta fazendo 8km com 1 metro cúbico e na estrada com velocidade controlada a 100km por hora ta fazendo 11.5km com 1metro cúbico.
Bem Economica com GNV, imaginava mais.
551776
O batente é essa peça preta em baixo da trava.Eu apertei com alicate aí parou o rangido. Como já havia desmontado toda parte do estepe aproveitei para prender a parte de plástico que fica entre o estepe e a porta com aruela e pouca pois só fica preso em um plástico que já não pegava aperto.
Agora entendi👍🏻
Na minha o barulho é proveniente da capa rígida de estepe, coloquei um calço de borracha e melhorou muito. Mas é tanto rua de paralelepípedos em Natal que outros "grilos" estão aparecendo. Mas rodando só no asfalto é um silêncio impressionante
TimLopes
08/09/2017, 08:41
Bem Economica com GNV, imaginava mais.
Léo a questão do GNV não é que aumenta o KM/metro cubico. A questão é preço.
Eu tinha um Honda Fit, fazia na estrada 13km/litro na estrada andando a 120Km/h. Eu gastava em torno de R$186,00 para encher o tanque.
Fit na gasolina
R$186/4.35 Valor da gasolina aqui = 42.7 Litros de gasolina, 42.7x13Km = 555.1Km Total
Rav No GNV
R$ 186/2.69 Valor do GNV aqui = 69.1 Metros cúbicos, 69.1 x 11Km = 760 Km Total
São 205 km que eu vou rodar a mais a cada R$186 na estrada. Eu estou rodando em media na estrada 800Km por mês.
O meu consumo é auto na cidade pq os meus trajetos são curtos e em morro.
Caramba, R$4,35 a gasolina em Macaé! E eu reclamo dos R$3,89 da aditivada.
sem dúvida vale muito a pena o GNV.
TimLopes
09/09/2017, 14:39
Caramba, R$4,35 a gasolina em Macaé! E eu reclamo dos R$3,89 da aditivada.
sem dúvida vale muito a pena o GNV.
Pois é...
é um absurdo mesmo, isso gasolina normal a aditivada vc aumenta mais 10 a 15 centavos.
TimLopes
09/09/2017, 15:08
Seguem fotos da "goiaba":
551102
551103
551101
O que vc achou da "goiaba"
Ajudou, atrapalhou ?
E a qualidade dos filtros o que achou?
A goiaba é o tipo de coisa que sinto falta quando não tem. Rs
No inicio não gostei, agora acho excelente e sinto falta quando dirijo outro carro. Minha esposa também gostou.
Tive um Honda Fit e minha esposa colocou sensor de estacionamento sem me falar, reclamei muito, falei que era besteira principalmente num Fit. Hoje sinto falta, pois não tem na RAV e convenhamos que é ruim dar ré sem auxílios.
O filtro só chegou o de cabine, é um filtro simples e meio que padrão para maioria dos carros. Qualidade semelhante aos que sempre comprei.
O filtro de ar do motor já me reembolsaram e comprei outro no amazon.com da marca Fram para entregar no EUA e uma amiga trazer. Porém ela está em Miami e por causa do furacão a entrega vai atrasar e talvez não seja entregue até a data do embarque da amiga. Tá difícil comprar este filtro!
Hoje estava conversando com meu sogro sobre GNV, ele teve carros com gás quando começaram a instalar em Fortaleza. Na época era chato ter o sistema pois era necessário alguns retornos na instaladora para acertar a melhor relação consumo/potência.
E Meu sogro e eu gostamos muito de um mesmo carro, Toyota SW4 2000 a 2002. Mas não desejamos abrir mão do câmbio automático, e nesses anos a SW4 Automática só está disponível na motorização V6 gasolina e o GNV seria a solução mais econômica pra rodar.
Comentei da sua RAV e vou aproveitar p perguntar qual kit colocou e quanto custou pra instalar. Pode mandar uma foto do cilindro ocupando o porta-malas?
TimLopes
09/09/2017, 22:43
Hoje estava conversando com meu sogro sobre GNV, ele teve carros com gás quando começaram a instalar em Fortaleza. Na época era chato ter o sistema pois era necessário alguns retornos na instaladora para acertar a melhor relação consumo/potência.
E Meu sogro e eu gostamos muito de um mesmo carro, Toyota SW4 2000 a 2002. Mas não desejamos abrir mão do câmbio automático, e nesses anos a SW4 Automática só está disponível na motorização V6 gasolina e o GNV seria a solução mais econômica pra rodar.
Comentei da sua RAV e vou aproveitar p perguntar qual kit colocou e quanto custou pra instalar. Pode mandar uma foto do cilindro ocupando o porta-malas?
Realmente nos primeiro dias tive que fazer essa regulagem sim. A regulagem estava ruim pq o instalador errou na sequencia dos cabos das velas. Ai o carro ficou falhando e morrendo. Depois que alinhou isso ficou muito bom nem da para perceber que esta no GNV.
Eu coloquei o quinta geração.
No momento não da para eu te mandar foto pois estou embarcado, mas entra no youtube e procura Lael GNV RAV4 vai aparecer um cara que colocou na dele. Os cilindros ficaram iguais o dele.
Gastei 5 conto com toda documentação e inspeção, incluindo transferência de propriedade e vistorias.
Vlw, vou procurar.
off topic: tenho um colega que mora em Natal mas passa 15 dias todo mês embarcado aí em Macaé. E outro que mora em .Fortaleza e é piloto offshore, era (ou Ainda é) em Macaé.
TimLopes
11/09/2017, 08:47
Vlw, vou procurar.
off topic: tenho um colega que mora em Natal mas passa 15 dias todo mês embarcado aí em Macaé. E outro que mora em .Fortaleza e é piloto offshore, era (ou Ainda é) em Macaé.
Show, vem gente do Brasil todo trabalhar aqui. Pena que os políticos não veem isso e fazem da cidade uma cidade modelo como Dubai.
Essa RAV da foto que vou postar aqui não e a minha mas os cilindros ficaram iguais.
551964
Eu preferi colocar o cilindro dessa forma para ter um acabamento mais bonito, pq o cilindro no porta malas e feio D+ ( minha opniao)
Preferi perder um pouco de autonomia e ganhar na estética.
Isso pq os trajetos que faco sempre tem posto GNV então eu não precisaria de mais autonomia.
Antes de eu colocar o GNV eu estudei um pouco sobre o assunto, ate tirei duvida com o Lael alem da pagina do youtube ele tem face, tbm assisti alguns videos do Dr. Gas no youtube e tbm tirei algumas duvidas com ele, alem dos colegas que tem carro com GNV.
O GNV 5 gerao e um pouco mais caro mas na minha opniao compensa pois nem parece que muda para o gnv.
sgadailtom
11/09/2017, 11:13
Olá amigos,
Recentemente adquiri uma RAV4 da quarta geração (2013/13) e não encontrei nenhum tópico ativo sobre ela aqui no fórum, sei que o foco de vocês aqui é sobre a 3G. Alguém aqui conhece algum tópico que concentre informações gerais sobre a RAV de 2013 pra frente? Gostaria de ter com quem debater.
PS: Estive quase pegando uma 3G, gostei muito dela, especialmente do porta malas, melhor que a da 4G, mas não deu negócio.
TimLopes
11/09/2017, 11:39
Olá amigos,
Recentemente adquiri uma RAV4 da quarta geração (2013/13) e não encontrei nenhum tópico ativo sobre ela aqui no fórum, sei que o foco de vocês aqui é sobre a 3G. Alguém aqui conhece algum tópico que concentre informações gerais sobre a RAV de 2013 pra frente? Gostaria de ter com quem debater.
PS: Estive quase pegando uma 3G, gostei muito dela, especialmente do porta malas, melhor que a da 4G, mas não deu negócio.
Seja bem vindo ao grupo dos RAVeiros kkkk.
Sou novo tanto em RAV quanto em participar de fórum desconheço grupo mais especifico, mas cara poste aqui mesmo suas duvidas, comentários, melhorias no carro.
Ja achei difícil achar fórum de RAV.
Olá amigos,
Bem-vindo.
Acho que não há tópico da RAV 4G, e como o TimLopes falou, já foi difícil ter um de qualquer RAV.
O fórum é mais pro pessoal offroad e convenhamos, não é o público dos donos de Rav, CRV e cia. Rsrsr
Nao dirigi Ainda a RAV 4G mas imagino que deva ser um canhão com o motor 2.5! E em Bsb deve ser bem econômica. Aliás meus sonho é que Natal tivesse metade das ruas asfaltadas de bsb e com o mesmo trânsito! Meus pais moram ai e a TR4 deles (que já foi minha) faz 10-11km/L!!!!
Show, vem gente do Brasil todo trabalhar aqui. Pena que os políticos não veem isso e fazem da cidade uma cidade modelo como Dubai.
Essa RAV da foto que vou postar aqui não e a minha mas os cilindros ficaram iguais.
551964
Eu preferi colocar o cilindro dessa forma para ter um acabamento mais bonito, pq o cilindro no porta malas e feio D+ ( minha opniao)
Preferi perder um pouco de autonomia e ganhar na estética.
Isso pq os trajetos que faco sempre tem posto GNV então eu não precisaria de mais autonomia.
Antes de eu colocar o GNV eu estudei um pouco sobre o assunto, ate tirei duvida com o Lael alem da pagina do youtube ele tem face, tbm assisti alguns videos do Dr. Gas no youtube e tbm tirei algumas duvidas com ele, alem dos colegas que tem carro com GNV.
O GNV 5 gerao e um pouco mais caro mas na minha opniao compensa pois nem parece que muda para o gnv.
Os cilindros ficarM bem acomodados no "Porta Sophia"? (Sim, minha filha pequena adora brincar aí dentro e assustar as amigas, e apelidamos o "buraco" de "Porta-Sophia). A tampa fica nivelada sobre os cilindros?
sgadailtom
12/09/2017, 14:43
Muito obrigado pela receptividade TimLopes e Leojas!
Realmente os Raveiros são poucos por aqui. Este tópico parece ser o único em atividade no fórum.
Estou com o carro a apenas 3 semanas e estou gostando muito. Apenas estranhei o consumo inicialmente, como antes tinha um Corolla 2.0 fazendo 14 na rodovia e a RAV tá fazendo 9,5 no mesmo trecho (isso em circuito rodoviário, andei pouco com ela na cidade), aí deu um baque. Se não fosse o preço da gasolina ter aumentado tanto recentemente (R$4,28/l aqui em Brasília, subiu 1 real em menos de um mês :freaking:) estaria até tranquilo, mas não dá para ganhar em tudo e como fazia questão de um desempenho melhor, tinha preferência pela 2.4 ou 2.5 do que pela 2.0 que é mais econômica.
Realmente o carro anda bem Leojaz, posso dizer que anda pau a pau com o Corolla, o que pra mim tá de bom tamanho pelo porte do carro; a estabilidade me surpreendeu também, até 140 km/h ela tem estabilidade de sedã e sendo mais confortável. Sem dizer que agora poderei fazer meus passeios de férias e feriados pelo interior de MG tranquilamente, coisa que não fazia antes no Corolla, pois as estradas por lá são quase sempre de terra e mal conservadas e foi por isso que peguei a RAV, para ter liberdade de ir em quase que qualquer lugar.
Aqui em Brasília as pistas realmente favorecem um consumo melhor, a cidade é quase toda plana e tem muitas pistas expressas, espero conseguir fazer uns 10km/l no transito daqui.
Na terra do TimLopes a gasolina mais de R$4, em Bsb também... que doideira. Estive em julho em Bsb e estava mais barata que aqui em Natal, e agora aqui está mais barato, ou melhor, menos caro: pago R$3,99 na gasolina adulterada Grid da BR.
Sgadailtom, vi que vc tinha interesse na Full, pois também visito o fórum da Mitsubishi . Antes da RAV eu tive uma Full diesel e vendi por causa do seguro que passou de R$3200 para R$6000!!! E não gosto de ficar sem seguro.
Sem dúvida era/é uma bela "viatura", potência, Conforto e segurança! Além de ter uma bela autonomia, o tanque de 90l rodava 1000km tranquilamente na estrada.
Outro problema, na verdade assombração, era a possibilidade de ferrugem no tanque por causa do nosso diesel ruim associado ao revestimento do tanque que poderia soltar partículas e contaminar o sistema de combustível. Nunca tive problemas com isso, mas era uma preocupação que não tenho com a Rav. Ou melhor, tenho menos.
Já leu no manual da Rav que se deve utilizar gasolina com no máximo 24% de álcool? Nossa gasolina tem 27%!! Com isso pode haver desgaste precoce de peças do motor .
Como dizia chefe de oficina de uma CSS Toyota "Álcool é um câncer para motor a gasolina."
sgadailtom
13/09/2017, 14:56
Caro Leojaz, realmente o objetivo inicial era uma Full. Aacompanho o tópico do pessoal "Pajero Full comentários gerais" desde março. Li todo o tópico e acompanhei por lá quando você migrou da PF para a RAV e levei em conta suas colocações na época. Apesar do preço das duas se aproximar, o custo de manter uma Full na garagem é bem maior, não consegui nenhum seguro para Full abaixo de 5.500,00 e minha seguradora nem aceitava fazer seguro das Full com mais de 5 anos, e como ia pegar uma mais velhinha a quilometragem já estaria maior e iria ter um gasto muito grande com manutenção e troca de peças de reposição; e ainda com esse negócio da ferrugem no tanque, tendo que limpar constantemente, descarbonização da EGR, adicionar aditivo a cada abastecimento e outras coisas mais, aí acabei desanimando dela por enquanto.
Com relação à gasolina, qual vocês tem usado?
Como a RAV não é de injeção direta, estou pensando em usar gasolina comum mesmo, porque a aditivada acaba por ter muito álcool também e a podium está com o valor impraticável.
TimLopes
13/09/2017, 16:29
Eu sempre usei gasolina comum e hoje eu coloquei GNV na RAV que por sinal ate o momento tem rodado muito bem.
Hoje penso em colocar gasolina aditivada ou mesmo a podium pois vai ficar mais tempo dentro do tanque, meu consumo hoje de gasolina e apenas para ligar o carro praticamente.
Eu estou abastecendo por acaso com a BR Grid porque o posto mais conveniente pra mim só disponibiliza essa gasolina, aceita cartão de crédito, pontua no premmiA e Ainda tem um preço bom pra Natal, R$3,999. (Desconfio que realmente seja aditivada e tento não pensar muito sobre isso, acabo ficando paranóico com qualquer barulho diferente vindo do motor. Inclusive já quero fazer limpeza de bico e descarbonização. )
TimLopes, como vai deixar a gasolina muito tempo parada é interessante colocar alguma premium: Podium, Vpower.... e não completar o tanque. Salvo engano a gasolina comum tem 3 meses de validade e as premium 6 meses ( ou estou confundindo com diesel S500 e S10?)
Nos carros gasolina que usam tanquinho de partida a frio dava pra perceber a gasolina apodrecendo. Na TR4 e Fit que tive, limpei o tanquinho e saiu uma borra marrom, parecia uma lama.
O tapete de porta-malas que comprei em 3 de maio no wish.com chegou ontem. Amanhã postarei uma foto. Ele não é nem de perto da qualidade do que eu usava na Pajero, da marca WatherTech, mas também foi muito mais em conta.
Segue fotos o tapete de porta-malas.
Ele é.feito de espuma, lembra aquele material de "espaguete de piscina" mas com melhor acabamento. Ele veio todo dobrado dentro de uma embalagem plástica.
552170552171
sgadailtom
18/09/2017, 08:33
Também estou querendo colocar um tapete de borracha na minha, principalmente para evitar que as coisas fiquem escorregando pelo porta malas.
Leojaz , o que você notou de diferente entre um e outro e de quanto foi a diferença de preço? Vale a pena pagar mais num semelhante ao que você tinha na Pajero? ou no fim da no mesmo.
A diferença de qualidade e preço é absurda. O WeatherTech é de uma qualidade infinitamente maior, corte a laser, encaixe perfeito, embeleza o carro. Problema é que não entrega no Brasil e dificilmente vc encontrará o da Rav 3G pra vender por aqui por vendedores independentes ( vi uma vez no OLX, nunca vi no mercado livre).
No site está por U$109,95. Ele vem enrolado dentro de uma caixa fina e comprida e não deforma ao desenrolar.
Ja esse que comprei você encontra por R$120+frete no mercado livre e por cerca de U$19 nos sites chineses (comprei no wish.com por R$75 - dólar a R$3,85) mas viu nas fotos que ele é todo amassado, é uma espuma simples meio feiosa, mas acho que vai cumprir o fim a que se destina: colocar tranqueiras, bicicleta da filha, brinquedos de praia e compras sem sujar o porta malas.
Se eu estivesse viajando para os EUA compraria lá o WeatherTech, ele é bem leve e não atrapalharia o peso da bagagem, e compraria os outros tapetes genéricos no Walmart americano que tem uma infinidade de modelos muito melhores que aqui por U$20 a U$40.
Nos EUA vendem um tapete inteiriço pra colocar na fileira de trás do carro que vc não encontra no Brasil. Comprei em 2014 por U$40 o jogo de 3 peças ( 2da frente e inteirisso atras) da Goodyear para a minha Pajero, ficou muito bonito e era um diferencial quando a pessoa entrava no carro.
http://www.weathertech.com/toyota/2010/rav4/cargo-liner/rav4-3rd-row/no/
porta malas
2010 Toyota RAV4 | Floor Mats - Laser measured floor mats for a perfect fit | WeatherTech.com (http://www.weathertech.com/toyota/2010/rav4/floorliner-digitalfit/third-row-seating/no/)
os outros tapetes da frente.
Não encontrei mais no mercado livre nem no wishi, mas encontrei no AliExpress:
Traseira do carro Carga Trunk Mat Protecao de Piso Pad Liner Para Toyota RAV4 2007 2013 em Tapetes do assoalho de Automoveis & Motos no AliExpress.com | Alibaba Group (https://pt.aliexpress.com/item/Car-Rear-Trunk-Cargo-Floor-Protection-Mat-Pad-Liner-For-Toyota-RAV4-2007-2013/32767892593.html?spm=a2g03.search0104.3.2.hDhhjT&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3_10152_10 065_10151_10068_10344_10342_10343_10340_10341_5470 011_5560011_10307_10137_10060_10155_10154_10056_10 055_10054_10059_100031_10099_5460020_10338_10339_1 0103_10102_440_10052_10053_10142_10107_10050_10051 _10173_5380020_10326_10084_10083_10080_10082_10081 _10110_10111_10112_10113_10114_143_5570011_10312_1 0313_10314_10078_10079_10073-10051_10111,searchweb201603_14,ppcSwitch_2&btsid=536aa196-d734-46f1-88f5-5d42c95ba51b&algo_expid=b2cb2faf-914c-47cb-9306-aa24aa85adb9-0&algo_pvid=b2cb2faf-914c-47cb-9306-aa24aa85adb9)
sgadailtom
19/09/2017, 09:28
Esse da wathertech o que tem de bom tem de caro. 109,95 dólares, com tributação de quase 100% como tem sido e mais o frete, chega aqui por uns 800 reais. Aí não tem custo x benefício que compense pagar toda essa diferença. Uma pena, pois parece ser um excelente produto.
TimLopes
19/09/2017, 11:22
Realmente Leojaz a diferença de preço e absurda e de material tbm deve ser.
Deixa um peso em cima para ver se a espuma fica mais alinhada.
Tudo tbm e como o cara envia se ele tivesse enrolado nao teria ficado com tanta marca.
sgadailtom eu tinha uma bandeja de porta mala no FIT e por se tratar de um plastico rígido fazia escorregar mais, mas como tbm tinha os ganchos dava pra prender tudo.
Bom pelo oq eu vi ta valendo mais a pena ir em um capoteiro e mandar fazer, pelo menos a do porta malas.
Achei esses no ML
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-810270019-tapete-porta-malas-rav4-carpete-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763751616-tapete-porta-malas-toyota-rav4-preto-2006-2012-luxo-_JM
Existem alguns no amazon tbm e caso nao envie para o brasil sempre podemos enviar para o shipito e depois enviar para o brasil.
Eu deixei dois garrafões de 20l e dois baldes grandes com água por dois dias em cima do tapete, e na foto ele já estava bem desamassado.
Vcs conseguem ver pelas dobras como ele foi embalado.
O WeatherTech vem enrolado numa caixa fina e comprida e toma forma plana em pouco tempo.
Esses que vc postou, TimLopes, são de carpete, eu precisava de borracha/polímero. Esse chinês vai cumprir a missão.
Nunca usei "ship to ", se alguém tiver alguma experiência informe pra nós.
Chegou hoje o filtro de ar do motor comprado no AliExpress. Fiquei impressionado por ser uma peça genuína Toyota.552247Na CSS custava, não lembro se R$150 ou R$250, um valor elevado desses. Acabei comprando um no pontofrio.com (ou foi na americanas.com.... alzhaimer chegando) por R$80 da wega. E o comprado da china foi U$9,78.
Com planejamento vale muito a pena a economia!
Estou pensando em comprar da china pastilhas de freio e o filtro de combustível. Além de uma "dashcam", aquelas câmeras que se coloca no vidro e filma acidentes. Já tive uma que parou de funcionar com um ano de uso.
TimLopes
20/09/2017, 07:24
Show, uma economia muito boa.
Segue alguns link que estive olhando já com pensamento na manutenção.
2011 Toyota RAV4 Parts and Accessories: Automotive: Amazon.com (https://www.amazon.com/2011-Toyota-RAV4-Parts-and-Accessories/e/B004CGJOMS/ref=au_as_r?_encoding=UTF8&ie=UTF8&vehicleId=1)
Popular Make Model - Toyota Rav4 Parts | CarParts.com (http://www.carparts.com/makes/toyota/rav4)
O tapete de porta-mala para RAV4 que comprei po R$75 no começo do ano esta por R$45!
segue o link. Lembrando que levou 5 meses pra chegar aqui em NATAL.
Wish | Rear Trunk Tray Boot Liner Cargo Mat Floor Protector for Toyota RAV4 2013-2015 (https://www.wish.com/c/57ff416e6066b27950d57c59?email_sent_ts=1506399056&to_address=leonardojanuzzi%40yahoo.com.br&email_type=Dropoff+Retention&cmpgnid=59c84106eb31f9d87cb6663c&recvuid=59079b4ec632130dd8e12de6&utm=email&exzpl=ctp-1&uuid=7703383f471f4187911dd47edbebaa4d)
sgadailtom
27/09/2017, 08:59
Lembrando que levou 5 meses pra chegar aqui em NATAL.
Nossa, 5 meses! :shock:
A gente até esquece que tinha comprado. Do jeito que sou é fácil de eu esquecer e fazer outra compra do mesmo produto. rsrsrsrsrs
Hehehe
eu já tinha dado como perdido, mas para minha surpresa chegou.
Estou escolhendo uma "dash cam", vulgo câmera que filma acidentes. Será presente de natal ou de carnaval. Rsrsrs
victorleyton
13/10/2017, 14:11
Caros, estou tirando os detalhes da minha Rav4 2007. Alguém sabe aonde acho a cobertura plástica do motor? Aquele que vai embaixo? Aliás são duas peças ??? Uma lado esquerdo e outra lado direito? Alguém fábrica uma adaptação???
Obrigado
Caros, estou tirando os detalhes da minha Rav4 2007. Alguém sabe aonde acho a cobertura plástica do motor? Aquele que vai embaixo? Aliás são duas peças ??? Uma lado esquerdo e outra lado direito? Alguém fábrica uma adaptação???
Obrigado
Ja procurou no mercado livre?
Veja também se vale a pena importar PartSouq Auto Parts Around the World (http://www.partsouq.com) , coloque o número do chassis (VIN number) ele vai mostrar a sua RAV e vc procura por "área"(egine, interior, suspension...)
Nao sei que parte plástica é essa que vc se refere, tem como mandar foto?
monitorjorge
26/10/2017, 11:46
Ola amigos,
achei isso aqui no Wish Wish | steering whell rav4 (https://www.wish.com/search/steering%20whell%20rav4#cid=58f6543a3d1c47228202fb 6b)
Gostaria de saber se daria para adaptar na RAV 2007.. Uma pena para nós propietários desse ano não termos os controles do som no volante.
Alguém ja fez essa alteração?
Quando clica no seu link abre página com várias ofertas.
TimLopes
29/10/2017, 22:08
Fala galera boa noite, hoje minha RAV ganhou mais 2 up grade segue os link.
Módulo Travamento Por Aceleração Speed Lock Tury Ac03 / Interface Modulo Anti esmagamento 4 Vidros C Retrovisor Rav4 4x4 2.0 2.5
Funcionaram muito bem, agora todos os vidros são one tock
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770988607-modulo-travamento-por-aceleraco-speed-lock-tury-ac03-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-804569578-interface-modulo-antismag-4-vidros-c-retrov-rav4-4x4-20-25-_JM
Não é plug and play teve que fazer algumas adaptações.
monitorjorge
30/10/2017, 07:49
Quando clica no seu link abre página com várias ofertas.
553261
trata-se dos controles de som no volante. a minha RAV é 2007. não tem. gostaria de saber se alguém ja fez essa adaptação.
TimLopes
30/10/2017, 08:33
A minha só tem o controle da esquerda esse comando da direita a minha não tem, acho que teria que trocar o volante.
monitorjorge
30/10/2017, 09:02
Pra mim facilitaria muito esse comando da esquerda. Minha central esta com um probleminha no botão de volume, ele aumenta ou diminui de uma vez, tem q ir rodando devagarzinho.
feitosac
12/11/2017, 22:58
Boa noite amigos,
Sou Toyoteiro desde sempre, Band, SW4 2001 , Prado e agora pensando em uma RAV4 2010 , gostaria de saber :
Pontos críticos do carro com relação a peças/mecânica.
Consumo.
Seguro aproximado.
Algum ponto que tenho que prestar mais atenção ????
Obrigado pela ajuda.
Meu sonho Ainda é uma sw4 2001-2002! Prata de preferência.
Tenho uma Rav 2010/2011, na cidade 7,9-8km/L com pé muito leve, pouco trânsito, sempre com ar condicionado e abastecendo com aditivada ( não que eu acredite nas propriedades da aditivada, é que o posto mais barato e conveniente pra mim só vende aditivada, é BR e é mais barato que os demais). Na estrada faz 10-10,5km/L com velocidade de 110-120km/h, ar condicionado e 3 pessoas com bagagem.
Seguro varia muito de acordo bom seu perfil, o meu saiu R$2,200.
O único problema crítico dessa geração é trepidação na caixa de direção que aparece com baixa quilometragem e vc só vai perceber andando em ruas de paralelepípedos e passando por depressões. Tem umas reclamações no "reclame aqui" e parece que reclamando na própria Toyota alguns conseguiram a peça de graça pagando pela mão de obra. Uma nova no mercado livre gira m R$1500. O serviço de reparo/embuchamento fica em torno de R$500.
Nao posso afirmar que é crítico, mas As buchas da balança, são duas, também podem apresentar desgaste com baixa quilometragem. A minha está com 30mil km e uma já está trincada/rasgando. No mercado livre, o par da marca Tenacity que é usada pela Toyota por R$150.
O que acho ruim é não ter controle de estabilidade e de tração na 4x2, direto canto pneu p sair da inércia em piso liso ou quando parado e entro numa via de velocidade, E ao sair de rua de terra pra entrar no asfalto. Sinto falta de câmera e sensor de ré, que se resolve facilmente.
Eu comprei filtro de ar do motor e filtro de cabine em site chineses, demoraram 5 meses pra chegar, mas foram estupidamente mais baratos que comprando no Brasil. Tipo, o filtro ar do motor na CSS R$150-200, no mercado livre R$80 e na china U$10!
Comprei na china um tapete de porta-malas que acho muito útil também, evita sujeira no compartimento de carga.
Troquei óleo do motor recentemente, Móbil semi-sintético 5w30, paguei R$28/L ( são 4l) e o filtro R$35 na HC pneus.
As duas vezes que levei pra alinhar, quando comprei e agora após 10mil km, não precisou pois estava perfeito, só balanceei e fiz rodízio.
Todos os que andam de passageiro ficam espantados e elogiam muito o espaço interno, foi um dos motivos porque comprei, além do painel que gosto muito e do grande porta malas. Ninguém elogiou a dirigibilidade porque não deixei ninguém dirigir minha Rav.😬
Acho uma excelente escolha pelo valor. Se eu pudesse escolher a cor, escolheria a branca ( a branca é perolizada, muito linda.)
Boa sorte na escolha.
feitosac
17/11/2017, 17:53
Obrigado Leojaz pelo retorno, tirou muitas duvidas, é difícil achar informações sobre o carro.
Sobre as SW4 tive duas uma 2001 e uma 2002 ambas verdes, acho a Prata linda, mas hoje pelo preço que estão pedindo você acha Prado 2004 , são conceitos diferentes e a Prado é muito superior.
Abraços.
monitorjorge
21/11/2017, 09:40
Pessoal, fiz uma troca de óleo na minha RAv 2007 e usei óleo mineral... agora estou na dúvida de ter feito besteira. visto que não tinha lido com MAIS ATENÇÃO o manual que recomenda SAE 5W-30... Será que corro risco de voltar a usar semi-sintético, ou prevalece aquela de dizer que já que virou pra mineral continua nele.. ?
Óleo sempre rende discussão, mas sempre li/ouvi dizer que vc até pode tocar o tipo do óleo (de mineral p sintético, sintético p mineral etc) mas deve te o cuidado de escoar todo óleo anterior ou após escoar, colocar um pouco do óleo novo e escoa-lo também.
Tive um Fit 2009 que usava há anos óleo mineral previsto no manual e a Honda trocou anos depois a recomendação para semi sintético.
Li e tive um professor de mecânica que dizia que o mineral só durava menos que os sintéticos, por isso ele trocava de 5 em 5 mil km. Mas ele tinha um gol, e tb li que sintéticos são mais recomendáveis para motores "maiores" e mais modernos. Considero nossa RAV maior e mais moderno.
Eu trocaria de volta para o recomendado semi-sintético, ou se desejar manter mineral, diminuiria o prazo para as trocas de óleo .
monitorjorge
27/11/2017, 11:19
Eu vou manter o hábito de trocar em intervalos menores, ja que estou usando o mineral mesmo. Pelo menos o risco é menor, meu uso também é considerado leve. Obrigado pelas sujestões. Att,
Troquei semana passada as buchas da suspensão. Um barulho vindo da suspensão dianteira me incomodava ao rodar em paralelepípedos. No asfalto era "zero barulho". Era uma bucha da bandeja que apresentava sinal de desgaste. Em cada bandeja são duas buchas, só uma apresentava desgaste e barulho, mas toque as quatro.
R$150 (duas buchas A)
R$120 (duas buchas B)
R$100 mão de obra.
554188Apenas uma bucha A estava ruim, as outras perfeitas... só dava pra saber o estado das buchas B depois de retirá-las, estavam perfeitas, mas troquei tudo. Comprei dessa marca
do anuncio pois é a mesma oferecida no partsouq.com e amayama.com
Ricardo no volante
11/12/2017, 06:29
Comprei minha primeira toyota agora: RAV4 2010 4X4. 3 semanas e está uma maravilha. Estou revisando toda. 90 mil km.
Sobre o barulho na tampa traseira, haviam vários e tirei todos: capa do estepe com borracha e espuma, suporte da tampa( abaixo da fechadura) com fita 3m e por último um rangido que descobri ser no banco traseiro. Tirei os bancos e troquei as borrachas que prendem o parafuso no assoalho. Ficou nova. Faltam alguns itens da suspensão pra trocar, e revisar velas. Consumo por enquanto em 6,5 na cidade com ar.
O barulho da capa do estepe realmente perturba! Mas aumento o som e eles somem!
Consumo na cidade piorou um pouco, pois começou uma obra grande no trajeto de casa e todo dia pego um longo trecho engarrafado. Mas Ainda dentro do aceitável, 7,5 km/L. Sempre com ar ligado. O consumo anterior estava em 8km/L.
Ae pessoal,
Em dezembro passado cheguei a conclusão que, apesar de bonita e charmosa, a RAV4 bebe que é uma desgraçada...
Botei na ponta do lápis o consumo de combustível dela (RAV4 2.4 4x4 2009/2010) e do meu Celtinha (1.0 LT 2012) e vi que queimava R$ 1400,00/mês... 1000 pilas (1 pila = 1 real, na cotação do dia) na RAV e 400 no Celta.
A RAV bebia ou da BR Podium ou da Ipiranga Premium, hoje em dia OctaPro. As últimas abastecidas (1 semanal, aprox. 45 litros) davam em torno de 250 a 280 reais. O Celtinha bebia a DT-Clean da Ipiranga, com 2 abastecidas no mês.
Sai à caça de alguma SUV diesel que, mesmo que custasse mais, fizesse mais km/l. Mirei mais alto... Uma SW4 ou então o sonho de anos: ML 350.
Após uma pesquisa na região e várias visitas aos picaretas e concessionárias, o sonho virou realidade: troquei 2 carros por 1 SUV... Peguei a ML 350 CDI com 67.000km, ano 2010. Posso dizer que valeu a pena!
Na primeira abastecida, enchi o tanque de meros 95 litros... Gastei menos de 300 pilas para 87 litros de diesel S10.
Eu adorava a RAV4: super confortável, espaçosa, porta-malas gigantesco, manutenção quase inexistente (peguei ela com 78.000km no final de 2014 e entreguei ela com 130.000km no final de 2017, com quase nada de gastos - só troca de pastilhas de freio, óleo e filtro - aqui eu usava o 15W40 - sim, o Lubrax Top Turbo!). O consumo gritante dela é que me fez correr da briga...
Eu até cogitava, num futuro, procurar uma RAV4 mais nova, 2.5 (ainda 4x4), mas acabei descobrindo que a Toyota parou de comercializar essa versão aqui no Brasil - quiçá trazer o modelo híbrido que vi na Califórnia no ano passado...
Caso alguém tenha interesse em comprar algumas peças da RAV4, i.e. filtro de óleo, pastilhas de freio (compradas na concessionária) e filtro de combustível (acabei não trocando, está novo na caixa, marca Wega), favor entrar em contato via mensagem privada.
Desejo tudo de bom para os amigos que continuam com suas RAV4! Esse foi um carro que adorei ter e dirigir.
Abraço!
Vc fez o consumo da RAV? Convenhamos que não tem como comparar Rav com celta. (Já tive os 2)
Minha Rav 4x2 10/11 abastecida com BR Grid ( é o mais barato perto de casa) fazia regularmente na cidade 7,8km/L, e agora com uma grande obra viária que me obriga pegar trânsito pesado na ida e volta do trabalho a média caiu pra 7,1 km/l.
Considero o consumo compatível com o motor, peso e porcaria de gasolina que temos.
Tive 4 celtas e nem lembro se precisava abastecer. Época até feliz...
Agira, uma ML 350 é outra categoria.
Boa sorte.
Qual a marca das pastilhas? Dianteiras ou traseiras?
Marcelo Rios
10/02/2018, 13:37
Olá amigos, meu rav4 2.4 2008, esta com barulho na caixa de direção. Alguém tem alguma informação se tem como consertar ou tem que colocar outra caixa nova, fiz uma pesquisa na CCS, ta na faixa de R$5000, bem caro, qual solução?
sgadailtom
14/02/2018, 15:07
Olá Marcelo Rios,
Então, não posso dizer com propriedade sobre o assunto, pois nunca tive que mexer nisso, mas já vi vários comentários de proprietários de RAV com esse problema e que conseguiram arrumar fora da concessionária a um preço bem mais em conta. Salvo engano, dependendo da situação, o pessoal manda fazer as buchas de poliuretano (PU) e funciona bem.
Já vi casos na internet de alguns proprietários que conseguiram uma caixa nova na Toyota e pagaram apenas a mão-de-obra, mesmo com o veículo já fora da garantia, pois a Toyota reconheceu que se trata de um erro de projeto e que causa um problema crônico nas RAVs da terceira geração.
Não posso ajudar muito, mas creio que você consiga resolver de modo mais econômico fora da concessionária e tão eficiente quanto.
Boa sorte.
Marcelo Rios
15/02/2018, 18:35
Ainda continuando assunto sobre a caixa de direção do RAV4, vendo alguns vídeos achei esse lá da RUSSIA, desmontando a caixa e montando, dá pra tirar alguma duvida e curiosidade.
TOYOTA RAV 4 2007 гв. 4WD. Рулевая рейка, Снимаем и ремонтируем, карданный вал. Steering rack - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=yve3zUvL_Ys)
Samuel Ribeiro
17/02/2018, 16:02
Amigos,
Pela segunda vez estou tendo problemas com o alternador da minha Rav4 2010, está com 78 mil km. Primeiro a luz da bateria ascendeu e o problema era o alternador, troquei o regulador de voltagem e a placa de diodo. Agora novamente os mesmos itens com problemas novamente. Mais alguém teve esse problema é pode me orientar?
Obrigado!
Olá amigos, meu rav4 2.4 2008, esta com barulho na caixa de direção. Alguém tem alguma informação se tem como consertar ou tem que colocar outra caixa nova, fiz uma pesquisa na CCS, ta na faixa de R$5000, bem caro, qual solução?
Como colega falou, aparentemente alguns proprietários conseguiram a peça gratuitamente na Toyota pagando apenas pela mão de obra. Uma caixa de direção semi nova custa entre 800 e 1000 reais. Uma nova no Mercado livre encontrei por 2.500$.
Tem como fazer o "embuchamento" da caixa de direção que custa em torno de 500$ em mecânicas especializadas em direção hidráulica. E salvo engano, existe Rav com direção hidráulica e eletro-hidráulica.
Amigos,
Pela segunda vez estou tendo problemas com o alternador da minha Rav4 2010, está com 78 mil km. Primeiro a luz da bateria ascendeu e o problema era o alternador, troquei o regulador de voltagem e a placa de diodo. Agora novamente os mesmos itens com problemas novamente. Mais alguém teve esse problema é pode me orientar?
Obrigado!
é o primeiro caso que vejo de Rav4 com problema elétrico. O mesmo mecânico identificou o mesmo problema? Seria interessante procurar outras opiniões com outros mecânicos, em SP sem dúvida deve existir muitos bons mecânicos.
Rodrigo TR4
24/02/2018, 19:47
Pessoal, estou chegado ao no fórum da Rav agora.... Estou pensando em comprar uma G3 blindada....
Alguém aqui tem? Qual o consumo?
Samuel Ribeiro
28/02/2018, 20:26
Não foi mecânico diferente, estava viajando e o carro teve que vir guinchado. Resolvi o problema, comprei um alternado em uma revenda de peças de carros de leilão, paguei R$ 1000,00, na concessionária me pediram R$ 7.100,00 no alternador.
sgadailtom
01/03/2018, 09:05
Olá pessoal!
O que vocês acham da recomendação de trocar a bomba/filtro de combustível da RAV aos 60 mil km.
Eu, particularmente, acho meio precipitado. No exterior nem há recomendação de troca desta peça. Aí tem o argumento da baixa qualidade de nossos combustíveis, mas será que é pra tanto assim? Será que deixar para trocar lá pelos 100 mil km pode comprometer algo?
O valor da peça e da mão-de-obra desta troca é muito alto; na concessionária o filtro está 500 reais e a mão-de-obra 350.
Att
Olá pessoal!
O que vocês acham da recomendação de trocar a bomba/filtro de combustível da RAV aos 60 mil km.
Eu, particularmente, acho meio precipitado. No exterior nem há recomendação de troca desta peça. Aí tem o argumento da baixa qualidade de nossos combustíveis, mas será que é pra tanto assim? Será que deixar para trocar lá pelos 100 mil km pode comprometer algo?
O valor da peça e da mão-de-obra desta troca é muito alto; na concessionária o filtro está 500 reais e a mão-de-obra 350.
Att
Estave pensando nisso hoje. Não tenha dúvida que os projetistas da Toyota esperavam a utilização de uma gasolina tão aguada quanto o nossa.
Tanto é verdade que no manual da Rav fala pra utilizar gasolina com no máximo 24% de álcool, nossa gasolina tem 27%!!!
Mas não decidi Ainda se trocarei esse filtro.
Caros srs. Existe alguma mudança visual em relação a 2.0 e 2.4? 2013. Em 2013 era 2.4 ou 2.5?
agradeco
sgadailtom
06/03/2018, 08:24
Caros srs. Existe alguma mudança visual em relação a 2.0 e 2.4? 2013. Em 2013 era 2.4 ou 2.5?
agradeco
Se for modelo/modelo 13/13 aí já é a geração 4 com motor 2.5
A minha é de abril de 2013 e é 2.5
amigo e em relação a mudança visual, tem alguma? em relação a versão 2.0 e 2.4/2.5 ? 2013
agradeco
sgadailtom
08/03/2018, 08:33
Então, partir de 2013 não tem mais a opção de motorização 2.4.
Mudou todo o visual do carro (é uma nova geração), inclusive muda a motorização, o câmbio e o step não fica mais do lado de fora.
Agora entre a 2.0 e 2.5 acima de 2013 esteticamente não dá pra notar diferenças; a diferença entre elas é a motorização, o câmbio e que a 2.5 tem mais acessórios. A 2.5 é sempre AWD, enquanto que na 2.0 o ADW é opcional.
De 2014 em diante a RAV usa step provisório e portanto tem mais espaço no porta-malas que a 2013. Neste quesito a geração anterior (até 2012) da um show nas outras. Ela tem muito espaço no porta-malas, além de um compartimento embaixo do forro e os bancos traseiros têm trilhos para regulagem de distância.
Eu acho o porta-malas da 2013 pequeno. O step de tamanho normal rouba muito espaço.
Abraço
tcmoraes
20/03/2018, 16:17
Boa tarde pessoal,
Gostaria da ajuda de vcs com uma dúvida sobre a direção elétrica da RAV4 2011.. Quando estou andado em uma via, entre 80 e 100km, em linha reta e viro um pouco o valante para mudar de faixa, percebo que tenho q virar o valante de volta para alinhar o carro, pois ele não alinha sozinho como era no meu carro anterior com direção hidráulica.. o mesmo ocorre nas curvas.. Isso acontece com vcs tbm?
Rodrigo Mendes
03/04/2018, 14:48
Boas meus amigos, alguém sabe me indicar onde posso achar o refletor direito do para-choque traseiro da RAV2006?
Boas meus amigos, alguém sabe me indicar onde posso achar o refletor direito do para-choque traseiro da RAV2006?
O que é exatamente o refletor do para-choques? Tem foto da peça?
Ja procurou no mercadolivre, OLX, wish?
sgadailtom
05/04/2018, 09:04
Olá Rodrigo,
No site Part Souq você consegue qualquer peça para seu veículo. Para uma busca correta o ideal é pesquisar pelo número VIN do (número do chassis), como é um site internacional tem muitos modelos de rav lá, e só pelo modelo não dá pra identificar corretamente.
Agora tem que ver se o valor para importação vale a pena. De toda forma ao menos o "part number" da peça você consegue consultar para facilitar a busca da peça em nosso mercado, lembrando que você também pode conseguir o part number na concessionária.
Não sei exatamente se o defletor é esta peça com o part number: 6290342030 ou 7662642190.
Segue os links para você dar uma conferida. Caso não seja, entre com o chassis do seu carro no site e você conseguirá localizar a peça correta. O bom é que a maioria das peças tem a foto (ícone da câmera) pra gente conferir se é aquilo mesmo que estamos procurando.
Se não for uma dessas peças peço desculpas pela confusão.
REAR VENTILATOR & ROOF VENTILATOR | RAV4 ACA3#,ALA3#,GSA33,ZSA3# ACA30R-AWPXKW | Toyota | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Toyota&ssd=%24HQwdckgWVlERDhZJU08AAQcFEB8UFAIRWwgTFmVzYXV 7SUlZEF5XFwgTFncoJEoCYRl0ZWNsfTxHVRIRQlYQCRQUWFZBZ REYFRBVXVJJX1kKTkpAW1d0TUkGEFYRDgYeEVJfD0dDEAUFAAc RGBQCC1sIEQIEAAcED0kYB21zbHxYcncOBBEfd1QV%24&vid=0&cid=3&uid=241296&q=)
SPOILER & SIDE MUDGUARD | RAV4 ACA3#,ALA3#,GSA33,ZSA3# ACA30R-AWPXKW | Toyota | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Toyota&ssd=%24HQwdckgWVlERDhZJU08AAQcFEB8UFAIRWwgTFmVzYXV 7SUlZEF5XFwgTFncoJEoCYRl0ZWNsfTxHVRIRQlYQCRQUWFZBZ REYFRBVXVJJX1kKTkpAW1d0TUkGEFYRDgYeEVJfD0dDEAQCAAA RGBQCC1sIEQMDAgYFAjpHBExsdG17WXV1UwoNVHZTFA%24&vid=0&cid=3&uid=241368&q=)
Boa sorte
Att
A dica do Ailton é a meljor para identificar corretemente a peça.
Por acaso é isso que vc quer:557221557221
Bom dia Leojaz!
Por gentileza, sabe me dizer o nome dessa peça no aliexpress...já porcurei e não encontrei para a minha que é 2002....obrigado!!
Abs!
Bom dia Leojaz!
Por gentileza, sabe me dizer o nome dessa peça no aliexpress...já porcurei e não encontrei para a minha que é 2002....obrigado!!
Abs!
Tudo bom Octávio, procure por "fender Toyota rav4 "
Bom dia Leojaz! Ok, muito obrigado!
Bom dia Leojaz! Ok, muito obrigado!
Depois diga se comprou, e quando chegar informe sobre a qualidade do produto. ( sei que vai demorar...)
Comprei filtro de ar do motor e ar condicionado. O primeiro veio em caixa "original Toyota " sendo produzido pela Denso e demorou cerca de 5 meses pra chegar.
Comprei agora uns clipes que servem pra prender partes plásticas. Chegaram em Curitiba em 5 dias e lá estão há quase 2 meses. Chegando, postarei.
Tudo bom Octávio, procure por "fender Toyota rav4 "
Só ilustrando:557529
Bom dia Leojaz!
Um colega vai viajar em alguns dias e pedi para ele me trazer....vou ver se ele encontra....obrigado pela ajuda e atenção!
Abs!!
Quem tiver oportunidade de comprar no exterior, TUDO é muito mais barato. Comprei jogo de velas por U$17, aqui os preços começam em R$280,00!!!
Ledisley
14/07/2018, 16:07
Salve a todos
Acabei de adquirir um RAV4 2007 2.4 124k
Estou adorando o carro..simplesmente sem comentarios..
..Vou realizar uma revisão preventiva agora....trocar oleo de cambio..filtros etc...
..tbem tem que trocar uma bieleta e bucha da bandeja...
..algum oleo alternativo para esse cambio.....pesquisei e encontrei castrol atf multivehicle....algem ja usou?
atenciosamente
Ainda não troquei óleo do câmbio automático da Rav4, mas já troquei em outros carros que tive, Honda Fit e Pajero Full.
No primeiro, comprei o óleo "original " na CSS e fiz a troca em oficina especializada. E no segundo troquei por óleo com mesma especificação, porem outra marca.
Rodei mais de 15mil km após a troca em cada carro e nenhum problema.
Preciso trocaar pastilhas de freio dianteiras. Queria das Bosch cerâmica, porém tem vendedor que diz que é sistema ADVICS E outros AKEBONO.
Nao faço ideia a diferença.
Entrei no partsouq.com e com o VIN pequei algumaas referencias mas não existem no Brasil.
Com a referência da pastilha FEBEST 0101ZZE150F descobri que são 139mm de comprimento, pois existem marcas com 146mm.
Alguém sabe dizer algo sobre esse ADVICS E AKEBONO?
Tipo, uma pastilha AKEBONO serve no sistemas ADVICS.
waldirhenkes
24/09/2018, 14:07
Boa tarde. Minha viatura 2007/2008 com 109 mil km foi diagnosticada com folga na caixa de direção na CC. da Carhouse de Porto Alegre. Abri um chamado na Toyota do Brasil. Apos três ligações me foi negado a substituição da caixa. Vou entrar junto a PROTESTE, anual sou sócio e ver o que pode ser feito. Também penso em fazer uma reclamação diretamente no site da Toyota do Japão.
Se alguém tiver como ajudar agradeço.
Comprei ela com 79 mil km com todas as revisões na CC, sendo esta de 79 mil a última.
Marcelohop
01/10/2018, 16:58
Boa Tarde Galera!!
Estou olhando uma Rav4 2008, está com 180mil km... Carro está bem bonito, segundo dono, não é couro, estofado está lindo, na cor caramelo, aparentemente carro muitíssimo bem cuidado!! Porém, não tenho muitas informações sobre o modelo... Alguém pode me aconselhar em alguma coisa em que devo prestar bastante atenção, de importância?
Levarei no Mecanico de qualquer forma.
É um pouco de dúvidas que tenho:
- Sua tração é somente para rodovia? Estilo a Airtrek?
- Ela não possui reduzida, mas ouvi falar do bloqueio de diferencial excelente, qual sua função?
- Mecânica? Cara, da muito problema? Por ser Toyota acredito que não.
Procuro um carro para trabalho, sou veterinário, porém, trecho misto, muita rodovia, longas distâncias e para chegar nas fazendas, estrada de chão. Com ou sem barro, esburacados as vezes.
E de final de semana gosto de Serra, cachoeiras e rancho. Oq meu carro não me permite ir em determinados lugares (pickup Montana).
Minha ideia é um carro alto, robusto, mas sem deixar de lado segurança, conforto e desempenho...
Estava olhando muitas TR4 até o momento. Mas me interessei muito pela Rav.
Estou no caminho certo??
Abraços...
Aguardo dicas... 👍🏻
Marcelohop
02/10/2018, 00:57
Sabem ou já ouviram a respeito de colocar um aparelho importado, que passa o carro de gasolina a álcool, e prometem mesmo desempenho e autonomia???
Ouvi isso hoje, fiquei bem curioso e também bem desconfiado.
Mas deram exemplos de Pajero Sport v6 fazendo 6 a 7km/l no álcool com esse aparelho, surpreendente, pelo motivo de fazer em torno de 4, 5km/l com gasolina. Corola, audi, Vitara/Tracker, entre outros carros somente a gasolina... Relatados consumo melhor...
Sabem ou já ouviram a respeito de colocar um aparelho importado, que passa o carro de gasolina a álcool, e prometem mesmo desempenho e autonomia???
Ouvi isso hoje, fiquei bem curioso e também bem desconfiado.
Mas deram exemplos de Pajero Sport v6 fazendo 6 a 7km/l no álcool com esse aparelho, surpreendente, pelo motivo de fazer em torno de 4, 5km/l com gasolina. Corola, audi, Vitara/Tracker, entre outros carros somente a gasolina... Relatados consumo melhor...
É cilada Bino
Boa Tarde Galera!!
Estou olhando uma Rav4 2008, está com 180mil km... Carro está bem bonito, segundo dono, não é couro, estofado está lindo, na cor caramelo, aparentemente carro muitíssimo bem cuidado!! Porém, não tenho muitas informações sobre o modelo... Alguém pode me aconselhar em alguma coisa em que devo prestar bastante atenção, de importância?
Levarei no Mecanico de qualquer forma.
É um pouco de dúvidas que tenho:
- Sua tração é somente para rodovia? Estilo a Airtrek?
- Ela não possui reduzida, mas ouvi falar do bloqueio de diferencial excelente, qual sua função?
- Mecânica? Cara, da muito problema? Por ser Toyota acredito que não.
Procuro um carro para trabalho, sou veterinário, porém, trecho misto, muita rodovia, longas distâncias e para chegar nas fazendas, estrada de chão. Com ou sem barro, esburacados as vezes.
E de final de semana gosto de Serra, cachoeiras e rancho. Oq meu carro não me permite ir em determinados lugares (pickup Montana).
Minha ideia é um carro alto, robusto, mas sem deixar de lado segurança, conforto e desempenho...
Estava olhando muitas TR4 até o momento. Mas me interessei muito pela Rav.
Estou no caminho certo??
Abraços...
Aguardo dicas...
A Rav4 é um carro de cidade, pra andar no asfalto. Não utilizaria pra estrada de chão, muito menos com barro e esburacadas. O 4x4 é pra andar em estradas boas com pouca aderência temporária (com neve, gelo ou chuva forte), ela não é off-road!
é um carro muito confortável e potente, mas não acho que te atenderia.
Um 4x4 com conforto, GranVitara GIII.
Um excelente 4x4 com pouco conforto, TR4.
Ou picapes, ranger, L200, Hilux.
Boa tarde. Minha viatura 2007/2008 com 109 mil km foi diagnosticada com folga na caixa de direção na CC. da Carhouse de Porto Alegre. Abri um chamado na Toyota do Brasil. Apos três ligações me foi negado a substituição da caixa. Vou entrar junto a PROTESTE, anual sou sócio e ver o que pode ser feito. Também penso em fazer uma reclamação diretamente no site da Toyota do Japão.
Se alguém tiver como ajudar agradeço.
Comprei ela com 79 mil km com todas as revisões na CC, sendo esta de 79 mil a última.
Conte como acabou esta saga.
Marcelohop
04/10/2018, 14:24
Valeu patrão! 👍🏻
Andei dando uma olhada na Rav mesmo, e cheguei nessa conclusão...
GranVitara sempre gostei, problema é encontrá-la... mas estou buscando...
Muito obrigado pela dica
Ledisley
05/11/2018, 14:39
Boa tarde galera!!
Estou precisando trocar a caixa de direção de minha RAV4 2008, diante desse problema recorrente, ja descartei a ideia de remanufaturar, porém encontrei no site RockAuto (http://www.rockauto.com), 2 opções de caixa nova, segue link:
2007 TOYOTA RAV4 2.4L L4 Rack and Pinion | RockAuto (https://www.rockauto.com/en/catalog/toyota,2007,rav4,2.4l+l4,1434674,steering,rack+and +pinion,7388)
o preço esta atrativo mesmo com o frete.
Será que a caixa é boa?
Alguma experiência sobre o assunto?
Atenciosamente
Ledislei Souza