PDA

Ver Versão Completa : Concentrando informações sobre a RAV4 3a geração (2006-2012)

Páginas : 1 [2]

BelchiorRodrigues
17/11/2018, 15:42
Galera me deem uma luz, estou querendo trocar a viatura agora, tive uma TR4 11/12 4x4, hoje tenho uma Saveiro Cross cabine dupla, excelente carro, só que gosto de pescar, e toda vez o engate quebra e a força para puxar a carreta é pouca também. Esse carro é para patroa andar dia de semana e eu pescar umas duas vezes por ano, sem atoleiro, mas com algumas costelas de vaca, pensei em uma gv3, mas o consumo é muito alto, além da dificuldade na manutenção, pensei em uma Pajero Sport, mas o problema de aquecimento dela, me dá medo, uma frontier ou uma ranger, seria legal, só que o seguro aqui em Goiânia é muito caro para meu perfil, além da dificuldade da patroa em andar em um carro desse tamanho, agora estou resumindo minha vida em uma Toyota RAV4 4X4 2010 ou 2011 ou uma Honda CRV 2012, 2013 4X4, pelo que eu vi, a rav4 é mais robusta e pontente com seu motor 2.4 enquanto a CRV é mais lerdona, mas como tem mais Unidades vendidas, a manutenção é mais barata e pelo que eu vi, é a mais econômica da categoria, se puderem me dar uma luz.

Luiz Sampaio74
14/02/2019, 12:13
Bom dia a todos.

Preciso de uma orientação. Minha RAV4 2010, esta com a bucha do braço controle superior traseiro direito com folga (N. Peça 4877042040). Tal peça custa R$ 975,00 na concessionária.
O mecânico indicou a troca da peça toda. No entanto, a bucha que esta desgastada pelo que vi é a comum. Tem ela no Mercado Livre por R$ 95,00.

O que vocês indicam? Alguém já passou por isso também?

Saúde e Paz.

wrperin
15/02/2019, 08:29
Bom dia, tem a peça completa por volta de R$ 500,00 no ML, pelo que vi na foto esse peça tem duas buchas... aí vai do seu bolso... acho que a peça completa é mais garantido, pois se uma das buchas estragou, e provável que a outra segue o mesmo caminho. Se puder troque a peça toda, do contrário tente achar as duas buchas e troque as duas.

wrperin
15/02/2019, 08:40
Bom dia pessoal, sou novo no forum, cheguei aqui depois de muitas pesquisas, pois estou interessado em pegar uma RAV4 ano 2010 ou 2011, pois a família aumentou, e meu Honda FIT já não da conta mais. Como é o único carro que temos, estou mantendo a linha dos japoneses, que são carros mais robustos e confiáveis. Quanto ao consumo estou ciente, já tive um Honda CRV 4x4 ano 2009 por uns três anos e pelo porte do carro sempre achei um consumo normal, a minha fazia na média de 6 na cidade e de 9 a 11 km/l na pista dependendo do meu pé e do trecho. Gostaria dos colegas umas dicas do que eu tenho que ter atenção nas RAV antes de comprar, as básicas já sei, revisões, conferir o desgaste de pedais e volante pra ver se o KM está plausível, conferir alinhamento de lataria etc...etc..., além disso pelo que andei lendo este carro tem um problema conhecido de folga na barra de direção e isso pode ser algo bem incômodo pra mim pois minha cidade é quase toda de aqueles calçamentos de pedra, isso é regra ou só afeta alguns modelos ou só em determinado KM? as duas que vou olhar estão na faixa de 100.000KM, pelo que vi ambas não trocaram ainda óleo de câmbio nem diferencial, pois uma fez revisão na toyota até 40 mil e outra fez até os 60 mil... ou seja...daí pra frente foi só troca de filtros e oleos e checagens de suspensão. Se gostar de algum dos carros eu já estou preparado para fazer uma revisão completa na autorizada por conta das trocas de óleo de cambio e diferencial, a revisão de 100.000mil km fica por R$ 1.800,00 (todos os filtros, oleo de motor e velas e mais algumas coisinhas), além disso a despesa dos oleos de cambio e diferencial e uma coisa ou outra, devo gastar uns 3 a 4 mil reais. Enfim, é bom estar aqui com vocês, espero poder contribuir muito com o forum, e todas as dicas serão muito bem vindas.

wrperin
15/02/2019, 10:43
Aproveitando, tem algum grupo de RAV no WhatsApp? Se alguém estiver participando por favor peça pra adicionar meu número 27-99975-5592

Obrigado!

Luiz Sampaio74
15/02/2019, 12:13
Fiz isso. Concordo com o que disse. Pensei inclusive nessa situação da outra bucha esta com problemas também.
Espero que a peça do ML seja de qualidade.
Obrigado Wrperin.
Saúde e Paz a todos

Bom dia, tem a peça completa por volta de R$ 500,00 no ML, pelo que vi na foto esse peça tem duas buchas... aí vai do seu bolso... acho que a peça completa é mais garantido, pois se uma das buchas estragou, e provável que a outra segue o mesmo caminho. Se puder troque a peça toda, do contrário tente achar as duas buchas e troque as duas.

Ledisley
06/03/2019, 08:54
Bom dia pessoal

Minha Toyota RAV4 2007 esta c/ o famoso problema da folga na caixa de direção que assombram os toyotas dessa faixa de ano, ja pesquisei e a mesma esta dificil de ser encontrada no nosso mercado. na concessionaria somente por encomenda e o preço e exorbitante. Sempre encontro remanufaturada, mas ja li relatos sobre a baixa durabilidade desse serviço. Outra opção seria importar, mas antes gostaria de saber se alguem tem alguma experiencia sobre o assunto p/ compartilhar ou conhece alguma loja nacional que vende essa caixa de direção nova . Já ouvi ate dizer que a caixa de direção usada pelos corolas ano 2009 e a mesma utilizada na rav4 2007, mas não tenho certeza.

Atenciosamente

Ledislei Souza

CHRISTIANO
17/05/2019, 17:49
Estou querendo comprar uma RAV4, é um veiculo ideal para familha grande . e pelo porte co carro acho o consumo de combustível justo. vi o pessoal comentado de problemas na caixa de direção ... toda a geração 3 da RAV tem esse problema ?

DBranco
23/08/2019, 20:53
Olá pessoal.

Sou novo no fórum, pois acabei de comprar uma RAV4 2011.
Está pouco rodada mas tem aquele barulho na traseira que já descobri (aqui no fórum) que vem da capa do estepe.
A capa da minha não está 100% (mas não está feia também) por isto pensei se alguém testou usar uma capa de couro no lugar e se isto traria inconvenientes?

O que vocês usam de solução para furtos do estepe? Ou não têm problemas com isto?

Meu veículo anterior era uma VW Tiguan, então este é meu primeiro carro com estepe para fora.

Tarcis25
09/09/2019, 21:52
Boa noite pessoal, sou novo de SUV, mas gostei muito da rav4, acabei de adquirir uma, as peças realmente são caras, a minha é 2011, 4x2, está com 84k, e estou tendo o mesmo problema da caixa de direção, se alguém conseguir uma solução com o preço bom joga no fórum por favor. Também não ativa o dualzone, funciona o ar normal mas não acende e nem funciona o dual, alguém já passou por isso??
Grato.

sgalmeida25
28/12/2019, 09:28
Ola ,

Bom dia pessoal , tenho uma Rav4 a 2 anos , e a mesma deu problema no alternador .
Começou com um barulho e não esta carregando a bateria da nave , deixei no alto
elétrica para reparo , minha dúvida e fazendo o reparo do alternador o serviço
fica bom , pois o preço de uma na autorizada fica 5.400 reais muito cara .

Alguém ja passou por esse problema , foi resolvido com um reparo no alternador ,
fico confiável o serviço , pelo foro que andei lendo so tive um relato de uma
usuario que Fez a troca ...mais o mesmo não falo se foi por um alternador
novo original ou feito o reparo , essa e minha grande duvida .

RUBISNEI RODRIGUES
12/01/2020, 20:44
Pessoal,.existe algum grupo de Raveiros no Whatsapp?, se puderem me adicionem. Tenho uma 2008. (51) 99546-0295.

JEAN RS
18/02/2020, 10:40
olá, tenho uma RAV4 2.4 4x4 2011, e estava com um barulho infernal na suspenção dianteira, tudo indicava que seria caixa de direção, levantei varias vezes e não encontrava nenhuma folga, foi quando decidi desmontar suspenção, antes de retirar a caixa, e descobrimos que a bieleta esquerda estava com folga imperseptivel quando instalada, porem não solucionou problema, troquei amortecedores, bieletas, barra axiais, etc..e batia mais ainda, desmontamos novamente e descobrimos que o problema estava na bucha da barra de direção, uma peça tão insignificante, mas que tira a paz devido ao barulho, trocamos e resolveu o problema.

na manutenção troquei o rolamento, kit amortecedor, com 2k, estorou, devido peça ser paralela, cuidado com valores muto baixos, não vale a pena, tive que desmontar novamente e trocar o rolamento direito estourado

Tambaroto
16/10/2020, 13:09
Colegas, estou cheio de dúvidas em relação a marca para trocar os pneus da minha RAV 2008. Ela está com pneus LINGLONG 225/65R17. Eu gostaria de colocar 235/65R17. encontrei HANKOOK DYNAPRO RA 23 104T ao preço de R$ 650,00. Algum colega tem sugestão ???
Obrigado.

Estou inclinado a realizar essa alteração.
Alguém já testou essas medidas? 235/65-17

leowallau
11/12/2020, 17:46
A Rav4 é um carro de cidade, pra andar no asfalto. Não utilizaria pra estrada de chão, muito menos com barro e esburacadas. O 4x4 é pra andar em estradas boas com pouca aderência temporária (com neve, gelo ou chuva forte), ela não é off-road!
é um carro muito confortável e potente, mas não acho que te atenderia.

Um 4x4 com conforto, GranVitara GIII.
Um excelente 4x4 com pouco conforto, TR4.
Ou picapes, ranger, L200, Hilux.

Fiquei imaginando o porque de não utilizar a Rav na estrada de chão, pois estou trocando minha SW4 2001 Diesel por uma Rav 2010 exatamente com este intuito kkkkkk
A SW4 é muito boa, realmente um trator. Mas peca no conforto e motor, por isso estou indo para a Rav. Vou morar no interior e pegar 8km de estrada de chão quando precisar ir para cidade, imagino que o carro deve aguentar tranquilamente pois é relativamente "alto" (não comparando com minha SW4 atual)...
Pergunto se mais algum proprietário costuma usar a Rav em estrada de chão também...

leojaz
21/12/2020, 22:41
Fiquei imaginando o porque de não utilizar a Rav na estrada de chão, pois estou trocando minha SW4 2001 Diesel por uma Rav 2010 exatamente com este intuito kkkkkk
A SW4 é muito boa, realmente um trator. Mas peca no conforto e motor, por isso estou indo para a Rav. Vou morar no interior e pegar 8km de estrada de chão quando precisar ir para cidade, imagino que o carro deve aguentar tranquilamente pois é relativamente "alto" (não comparando com minha SW4 atual)...
Pergunto se mais algum proprietário costuma usar a Rav em estrada de chão também...

Blz, comprou a RAV4 e desistiu da FULL???
Engraçado, eu queria uma SW4 2001/2002 e acabei pegando uma Full 2006. Tempo depois, troquei minha FULL em uma RAV4 2011.
A RAV4 é um excelente carro urbano, potente, espaçoso e confortável, porém projetado para andar no asfalto, e essa geração tem o conhecido problema da caixa de direção. Não é só porque o carro é alto que ele é apto para estrada de chão.

José Rodrigo
17/03/2021, 23:41
Prescisando de um motor de Toyota rav 4 2006 2007 e um contra balanço do motor , 37 99967-8273

DIVONZA
27/06/2021, 22:58
Boa noite amigos. Adquiri uma rav4 2006. Além de alguns problemas citados aqui percebi que ela acende a luz do 4wd no painel após andar uns 5 minutos e permanece com ela acesa. Isso faz com que ela pare de funcionar o 4x4. Achei algo no YouTube falando que pode ser uma solenóide linear, problema que o vídeo está em espanhol e ficou bem difícil a compreensão. Alguém poderia me dar uma força. Se houver grupo de ZAP sobre rav4 me add por favor 45 999683806

rogeriokaminici
28/11/2021, 08:41
Fala galera!

Eu e minha esposa conseguimos realizar o sonho de comprar uma RAV4 08/09 perfeita com 145.000 km, porém veio a pandemia e não tinhamos tido a oportunidade de fazer uma aventura com ela, felizmente conseguimos tirar férias recentemente e estamos em viagem para o Sul do país.

Fiquei com a pulga na orelha de uma coisa, gostaria da opinião de quem tem por mais tempo ou entende melhor do carro, nessa viagem, colocamos a RAV a prova algumas vezes, passamos pela serra do Corvo Branco em SC, possui os 5km finais da subida da serra de estrada de chão bem judiada, mas a RAV nem sentiu nada e passou com maestria. Até então tudo certo e seguimos viagem para São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Há dois anos atrás havíamos feito esse trajeto com nosso antigo guerreiro Etios, e eu já sabia da existência de uma longa estrada de terra entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul, são +/- 80km em estradas de terra, porém como nosso antigo Etios tinha feito sem problemas, a RAV teria menos problemas ainda. Ao chegar na estrada, tudo ok, porém estava uma neblina fortíssima que eu não conseguia enxergar 1 palmo de distância na minha frente, além de uma garoa bem forte e já estava anoitecendo. No meio do trajeto, entre várias passagens por terrenos acidentados, usando muito do freio motor (alternando bastante a posição do câmbio para 2 e L) e os ótimos freios a disco da RAV, em algumas descidas ou freiadas o carro começou a apresentar o ícone de baixa pressão do óleo, porém ao retomar a velocidade o ícone sumia. Chegamos tranquilamente em Cambará e no dia seguinte fomos visitar um dos cânions da cidade, enfrentando mais 10km de estrada de terra bem ruins, e o mesmo aviso começou a aparecer nas passagens mais difíceis. No dia seguinte, com o carro frio, por desencargo fui olhar o nível do óleo e para minha surpresa (ou não) o carro estava praticamente seco, somente a ponta da vareta estava suja de óleo. Enviei mensagem para meu mecânico que havia feito a revisão do veículo antes da viagem e que havia trocado somente as velas de ignição, me disse que o carro estava queimando óleo e por isso abaixo. Fiquei um pouco bravo com isso pois ele não havia me dito nada antes da viagem, mas enfim, coloquei 4 litros de um semi-sintetico 15w40 conforme manual no posto mais próximo e segui viagem para Bento Gonçalves, trajeto todo em asfalto. Chegando em Bento, no dia seguinte antes de sair, para o Vale dos Vinhedos, fui verificar o óleo e estava perfeito, não havia baixado uma gota.

Alguém já passou por isso? Devo planejar fazer realmente uma retífica no motor ou é comum do carro baixar o óleo em situações extremas? Outro ponto é, este mesmo mecânico que trocou o óleo não marcou qual a viscosidade que ele colocou para mim e nem sabe mais me dizer, então não sei se ele colocou algum óleo fora da especificação do manual, por isso que houve a queima...

Aguardo resposta dos mais experientes, pois sou bem novato no mundo 4x4, tudo o que sei é de pesquisas e vídeos, pois sou apaixonado por off-road.

ALVARO ANGELO
28/11/2021, 13:56
Fala galera!

Eu e minha esposa conseguimos realizar o sonho de comprar uma RAV4 08/09 perfeita com 145.000 km, porém veio a pandemia e não tinhamos tido a oportunidade de fazer uma aventura com ela, felizmente conseguimos tirar férias recentemente e estamos em viagem para o Sul do país.

Fiquei com a pulga na orelha de uma coisa, gostaria da opinião de quem tem por mais tempo ou entende melhor do carro, nessa viagem, colocamos a RAV a prova algumas vezes, passamos pela serra do Corvo Branco em SC, possui os 5km finais da subida da serra de estrada de chão bem judiada, mas a RAV nem sentiu nada e passou com maestria. Até então tudo certo e seguimos viagem para São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Há dois anos atrás havíamos feito esse trajeto com nosso antigo guerreiro Etios, e eu já sabia da existência de uma longa estrada de terra entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul, são +/- 80km em estradas de terra, porém como nosso antigo Etios tinha feito sem problemas, a RAV teria menos problemas ainda. Ao chegar na estrada, tudo ok, porém estava uma neblina fortíssima que eu não conseguia enxergar 1 palmo de distância na minha frente, além de uma garoa bem forte e já estava anoitecendo. No meio do trajeto, entre várias passagens por terrenos acidentados, usando muito do freio motor (alternando bastante a posição do câmbio para 2 e L) e os ótimos freios a disco da RAV, em algumas descidas ou freiadas o carro começou a apresentar o ícone de baixa pressão do óleo, porém ao retomar a velocidade o ícone sumia. Chegamos tranquilamente em Cambará e no dia seguinte fomos visitar um dos cânions da cidade, enfrentando mais 10km de estrada de terra bem ruins, e o mesmo aviso começou a aparecer nas passagens mais difíceis. No dia seguinte, com o carro frio, por desencargo fui olhar o nível do óleo e para minha surpresa (ou não) o carro estava praticamente seco, somente a ponta da vareta estava suja de óleo. Enviei mensagem para meu mecânico que havia feito a revisão do veículo antes da viagem e que havia trocado somente as velas de ignição, me disse que o carro estava queimando óleo e por isso abaixo. Fiquei um pouco bravo com isso pois ele não havia me dito nada antes da viagem, mas enfim, coloquei 4 litros de um semi-sintetico 15w40 conforme manual no posto mais próximo e segui viagem para Bento Gonçalves, trajeto todo em asfalto. Chegando em Bento, no dia seguinte antes de sair, para o Vale dos Vinhedos, fui verificar o óleo e estava perfeito, não havia baixado uma gota.

Alguém já passou por isso? Devo planejar fazer realmente uma retífica no motor ou é comum do carro baixar o óleo em situações extremas? Outro ponto é, este mesmo mecânico que trocou o óleo não marcou qual a viscosidade que ele colocou para mim e nem sabe mais me dizer, então não sei se ele colocou algum óleo fora da especificação do manual, por isso que houve a queima...

Aguardo resposta dos mais experientes, pois sou bem novato no mundo 4x4, tudo o que sei é de pesquisas e vídeos, pois sou apaixonado por off-road.

Caro colega.
Tenho paixão por carros. E aqueles que me agradam vou ficando com eles.
Tenho também uma RAV4 ano 2010. Também já notei isto que você mencionou. Quando mais solicitada, baixa um pouco o Óleo do motor. Mas...as vezes não baixa nada. É um mistério qie desisti de solucionar.
Não é carro para off road, mas também às vezes coloco ela em estradas ruins de terra. Porém sempre andando devagar e com cuidado, e nunca tive problemas. Acho que é mais importante o pé do motorista e bom senso de evitar crateras lunares.
Outra coisa; não é econômica, mas o conforto compensa.

rogeriokaminici
28/11/2021, 22:29
Caro colega.
Tenho paixão por carros. E aqueles que me agradam vou ficando com eles.
Tenho também uma RAV4 ano 2010. Também já notei isto que você mencionou. Quando mais solicitada, baixa um pouco o Óleo do motor. Mas...as vezes não baixa nada. É um mistério qie desisti de solucionar.
Não é carro para off road, mas também às vezes coloco ela em estradas ruins de terra. Porém sempre andando devagar e com cuidado, e nunca tive problemas. Acho que é mais importante o pé do motorista e bom senso de evitar crateras lunares.
Outra coisa; não é econômica, mas o conforto compensa.

Obrigado pela resposta!

Sim, concordo que ela não é o carro para off-road e puxa mais pro lado crossover, mas realmente o bicho aguenta o tranco (já tinha ouvido falar) e como não é sempre que usamos ela em situações extremas, está valendo!
Nessa viagem e na estrada de terra que mencionei, fiquei entre 40 km/h em trechos bons e variando em baixíssima rotação em trechos bem ruins (normalmente entre 10-20 km/h), acho que exigi muito da minha RAV...hahaha

Realmente, economia não é o forte dela, tenho batido 10 na estrada, 8 no uso misto e 6-7,5 na cidade com trânsito pesado sempre com ar ligado. Porém é um motor forte, câmbio automático excelente e mecânica que não te deixa na mão...se eu tivesse condições de ter mais de um veículo, com toda certeza seria a RAV4 e um outro 4x4 mais com cara de jipe (Bandeirante/Jimny/Samurai/Defender)

David RS
26/01/2023, 16:24
Alguém sabe como ativar o autolock nas portas quando atinge 20km ?
Ou seja travar as portas automatico quando sair andano e atingir 20km ?
Rav 2010 4x4.

SERGIO PERI
22/03/2024, 04:58
Olá. Temos agora 35% de álcool na gasolina. A RAV4 trabalha com 9.8 de taxa de compressão e o manual recomenda até o limite de 24% de etanol na mistura. Difícil equacionar. Podium ou premium? Talvez comprar aditivo? Agradeço sugestões.

SallyInae
21/09/2024, 13:12
Boa tarde pessoal,

Eu e meu esposo fizemos a compra da Rav4 2011 com 200km em maio, de um antigo conhecido aqui na cidade. Há 3 meses, estamos com o carro parado indo de oficina a outra: o problema se apresentou na troca de marcha, no câmbio, porém o sensor indicou corpo de borboleta TBI.

Então foi sugerido que procurassemos uma elétrica e o corpo de borboleta foi descartado, entretando foi encontrado e reparado um problema no módulo na parte de aceleração. O carro melhorou, mas logo o câmbio entrou em modo de emergência de novo.

Fomos para o oficina de câmbio que recomendou um novo teste na elétrica antes de abrir o câmbio (sensor acusando solenoide) e voltamos para a elétrica, compramos um módulo novo e nada mudou.

Agora, estamos na oficina do câmbio novamente, porém o mecânico está relutante em abrir, pois acredita haver algum problema no sensor de rotação e diz ser arriscado mexer no câmbio sem ter certeza.

Alguém ja passou por algo parecido? Levamos na autorizada?

Existem grupos de whatsapp que conhecam para nos indicar?

Aguardamos o contato!!! Obrigada.

Elias A
22/09/2024, 12:09
Palpite: falha no módulo ECU. Veja se consegue outro módulo pra gerenciar o sistema e experiente o carro. Existem muitas falhas no sistema, que aparentemente não tem solução imediata, justamente porque a origem está onde menos deveria, no módulo.

Rodrigo Luthy
14/04/2025, 20:03
Boa noite,

Alguém poderia me ajudar, fiz uma compra de uma Rav4 2008 4x4, o carro está bem conservado e com 153k km, todo dia que ando os primeiros kms do dia (3 a 4), sinto o carro bastante áspero, com uma certa vibração e um barulho não muito alto parecendo um roncado vindo da parte de baixo dianteira do carro e ficas com um certo desconforto ao dirigir e uma um milagre o carro fica macio como se nada tivesse ocorrido.

já verifiquei trizeta e semi eixo, segundo análise do câmbio, esta bom, troquei o óleo das diferenciais

Já ocorreu algo parecido com as Rav4 de vocês?

cleijsantos
23/04/2025, 14:27
Olá, sou novo no Fórum.
Adquiri uma RAV4 2011!
Estou gostando muito.
Eu gostaria de acrescer uma terceira fileira de bancos!
Alguém pode me prestar consultoria com relação a oficinas que fazem esse tipo de serviçoe e preços?
Grato!

Elias A
27/04/2025, 18:08
Há relatos aqui no fórum, sobre troca de rolamentos, especialmente, das rodas. Os originais Toyota, são da marca Koyo, de fabricação japonesa, e são vendidos no comércio geral no Brasil. Qdo forem trocar rolamento de roda, sempre troquem o par, nas 2 rodas. Caso não encontrem Koyo, optem pela marca SKF ou ngk. NÃO coloquem rolamentos de outras marcas, pois duram muito pouco ( mesmo em outros componentes do carro), não arrisquem. O ML é um dos locais o de se encontra os Koyo. Troquei da minha SW4 2002 em outubro passado, paguei RS 350 cada na loja mercarol rolamentos de Porto Alegre. Resido em Joinville SC.

Leoniphotocia
01/05/2025, 22:02
A minha 2012 2.4 4x2 fiz a troca a 01 ano atrás logo que comprei, comprei 10 lt de óleo e filtro e junta a mão de obra eu mesmo.
da serviço mas compensa muito, recomendo!

Eduvila
06/05/2025, 22:56
Salve pessoal, sou mais um novo proprietario de Rav, a minha eh 2011, 170k de quilometragem, o carro eh demais, mas estou com uma duvida em relação ao oleo do motor, fiz a troca dele, antes de uma viagem, foi usado 5w30, mantive o que estava sendo usado anteriormente. Nesta viagem andei 2.300 kms e ela deu uma baixada consideravel no oleo, vi que algumas pessoas falam que tem essa baixa, as vezes quando o motor e muito exigido, andei bem nela a media de velocidade era 115-125 km/h e usei tb muito o cruse control. Queria saber se isso e normal desse motor ou se devo me preocupar com isso. E se tem alguma forma de reduzir o consumo desse oleo ou trocar pra esse 15w30.

DPC_Poa
11/05/2025, 21:28
Tenho uma RAV4 4x4 2011 c/ 176 mil Km com mesmo sintoma.
Nos primeiros 3 km do dia o carro vibra muito e depois para quase como mágica.
Já levei o carro em duas oficinas e os mecânicos não identificam problema, pois quando o carro chega lá o carro está bom.

Batisti
19/05/2025, 21:15
A minha também baixa. Ultimamente até vacilei, acabei deixando de ver por uns 2 mil km e ela baixou até o limite final, tive de colocar uns 2 litros pra subir bem. O próprio manual do carro informa que ele consome 1L de oleo do motor a cada 1000km então ta na média.

Eu não penso em trocar de óleo, acabo comprando o original Toyota 5W30 e fico completando em casa sempre que precisa.

Salve pessoal, sou mais um novo proprietario de Rav, a minha eh 2011, 170k de quilometragem, o carro eh demais, mas estou com uma duvida em relação ao oleo do motor, fiz a troca dele, antes de uma viagem, foi usado 5w30, mantive o que estava sendo usado anteriormente. Nesta viagem andei 2.300 kms e ela deu uma baixada consideravel no oleo, vi que algumas pessoas falam que tem essa baixa, as vezes quando o motor e muito exigido, andei bem nela a media de velocidade era 115-125 km/h e usei tb muito o cruse control. Queria saber se isso e normal desse motor ou se devo me preocupar com isso. E se tem alguma forma de reduzir o consumo desse oleo ou trocar pra esse 15w30.

luca_valente
05/06/2025, 18:20
Olá pessoal, tudo bem?
Sou novo aqui do forum e li todas as 24 páginas do tópico.
Minha dúvida é: uma RAV4 de 2008 em 2025 ainda é uma boa escolha?
Sei que isso depende muito da manutenção do carro mas minha dúvida é mais em relação às peças.
Enfim, entendo pouco de carro e qualquer ajuda, opinião e sugestão é bem-vinda.

Obrigado

DPC_Poa
25/06/2025, 15:23
Tenho uma RAV4 4x4 2011 c/ 176 mil Km com mesmo sintoma.
Nos primeiros 3 km do dia o carro vibra muito e depois para quase como mágica.
Já levei o carro em duas oficinas e os mecânicos não identificam problema, pois quando o carro chega lá o carro está bom.

Em relação a trepidação/ressonância o problema foi resolvido.

Foi necessário levar o carro no mecânico quatro vezes.

Na primeira vez (175.500Km), sentia barulho estranho no motor, foi trocado óleo e limpeza do pescador de óleo (estava com borra).
Surgiu trepidação/ressonância (principalmente pela manhã, quando veículo estava frio). Levei novamente ao mecânico que limpou a borboleta e trocou o óleo da caixa automática (este óleo nunca tinha sido trocado e estava bem escuro).

O sintoma de trepidação não melhorou e levei no mecânico novamente, que achou que o problema era no coxim esquerdo. Após a troca (com peça original) a trepidação piorou.

O próprio mecânico identificou problema seria no calço do motor do lado direito, após substituição o carro ficou ótimo.

Antes destas situações, tive que consertar a caixa de direção (com 160.000Km) e trocar jogo de velas (com 170.000Km).

Resumindo, no último ano, depois dos 160.000 Km tive as seguintes despesas:

caixa direção
jogo velas
limpeza pescador óleo
limpeza borboleta
troca óleo caixa automática
calço do motor lado esquerdo
calço do motor lado direito

Estes serviços tiveram custo de aproximadamente 20% do valor de mercado do veículo (FIPE) na data de hoje