Ver Versão Completa : limpeza de motor
fabiogaucho
02/11/2014, 22:39
Boa noite amigos do fórum, sinceramente me desculpem se já existe algum tópico que fala deste assunto, eu não encontrei...bem, o caso é que eu comprei meu cj 1960 a alguns meses a só agora resolvi trocar o óleo e filtro do motor bf 161 6cc, então falando com um amigo mecânico ele me aconselhou a usar um produto que vai soltar toda sujeira interna do motor, e depois sim colocar óleo e filtro novos, daí a dúvida....é bom fazer isto? ou soltando toda ésta capa de sujeira vou me arrepender com entupimentos ou outros problemas ?alguem já usou produtos assim ?
Willian Del Piero Rocha
03/11/2014, 08:46
Para ser sincero ,nunca ouvi falar desse produto que limpa o sistema de lubrificação, a não ser com o motor desmontado. Se usar esse produto a sujeira vai para onde ,existem muitas passagens fininhas, , ,sei não.
fabiogaucho, chama-se "flush", os mecânicos mais antigos fazem com fluido de freio, dependo do estado do motor pode dar zica, não é recomendado não...
O filtro de óleo tá lá pra isso, a liberação da borra dessa maneira , pode trazer complicações muito mais sérias, troque o óleo e o filtro de acordo com as recomendações do manual...
[]'s
andre_agostinho
03/11/2014, 11:50
fabiogaucho, chama-se "flush", os mecânicos mais antigos fazem com fluido de freio, dependo do estado do motor pode dar zica, não é recomendado não...
O filtro de óleo tá lá pra isso, a liberação da borra dessa maneira , pode trazer complicações muito mais sérias, troque o óleo e o filtro de acordo com as recomendações do manual...
[]'s
Olá...
pessoal..limpeza de motor.. só abrindo mesmo e fazendo a coisa devagar e sempre num mecanico...
eu nao acredito em produtos desses que dizem que fazem algo.. e realmente fazem..mas nao dá pra saber o que estao fazendo por tras..
abs
andrepaniz
03/11/2014, 12:58
Boa tarde fabio, realmente a melhor maneira e fazer como o Andre disse, no meu caso , mandei no mecânico e retirou o carter e limpou bor baixo, pois tinha dois dedo de borra.
fabiogaucho
03/11/2014, 22:31
Valeu pelas dicas pessoal, acho que vou pedir para limpar tirando o carter, pois além de estar limpando, não corro o risco de ter complicações mais tarde, um abraço a todos.
Willian Del Piero Rocha
04/11/2014, 08:20
Aproveite e retire a tampa do comando de válvulas de admissão ,e limpe também .
andre_agostinho
17/11/2014, 00:02
Bem lembrado william...sempre é importante olhar o comando de valvula...principalmente porque pra entupir o cano que leva oleo para o comando é fácil fácil...eu perdi meu comando de válvulas assim..mesmo trocando oleo regularmente...entupiu e bye bye...tive q instalar outro...
antonio umino
17/11/2014, 12:52
Bem lembrado william...sempre é importante olhar o comando de valvula...principalmente porque pra entupir o cano que leva oleo para o comando é fácil fácil...eu perdi meu comando de válvulas assim..mesmo trocando oleo regularmente...entupiu e bye bye...tive q instalar outro...
Não existe cano para o comando de válvulas. pois o que lubrifica o comando de válvulas tem o mesmo canal de óleo do virabrequim....
Quero dizer que no bloco do motor BF os canais de óleo é no proprio bloco do motor...
O cano em referencia que sai do meio do bloco atraz da saida do escapamento e vai para cima lubrifica o eixo balanceiro de válvulas......
abçs
andre_agostinho
18/11/2014, 00:52
Não existe cano para o comando de válvulas. pois o que lubrifica o comando de válvulas tem o mesmo canal de óleo do virabrequim....
Quero dizer que no bloco do motor BF os canais de óleo é no proprio bloco do motor...
O cano em referencia que sai do meio do bloco atraz da saida do escapamento e vai para cima lubrifica o eixo balanceiro de válvulas......
abçs
É isso ai mesmo.:concordo:..obrigado...me expressei mal....foi o eixo que ficou sem lubrificação ...o motor tava parando...
l
fabiogaucho
18/11/2014, 22:35
Boa noite pessoal. Bom, eu troquei o oleo e filtro do oleo do bfão, também mandei tirar a tampa do comando de valvulas e o carter para limpar e pintar, ficou show, e o mecanico fotografou o motor sem a tampa de valvulas e sem o carter e me mostrou ,para minha grata surpresa o motor está limpinho por dentro, muito bom mesmo, agradeço mais uma vez as boas dicas de vcs, boa noite a todos.
andre_agostinho
19/11/2014, 01:26
Fala Fábio ...estamos por aqui pra sempre fazer a melhor ajuda...e sei que na hora do aperto os colegas do forum dão dicas muito preciosas pra nos...todos estamos aprendendo...e o que importa é que, com o passar do tempo e lidas nos posts...conseguimos resolver no esquema DIY a maioria das coisas...
eu tb só levo no mecânico quando não manjo ou não tenho tempo ( ou saco kkk) pra arrumar....
va colocando sempre como sua vtr está se comportando e vamos sempre nesse forum que se tornou uma comunidade 10
abs
fabiogaucho
19/11/2014, 22:30
Fala Fábio ...estamos por aqui pra sempre fazer a melhor ajuda...e sei que na hora do aperto os colegas do forum dão dicas muito preciosas pra nos...todos estamos aprendendo...e o que importa é que, com o passar do tempo e lidas nos posts...conseguimos resolver no esquema DIY a maioria das coisas...
eu tb só levo no mecânico quando não manjo ou não tenho tempo ( ou saco kkk) pra arrumar....
va colocando sempre como sua vtr está se comportando e vamos sempre nesse forum que se tornou uma comunidade 10
abs
:palmas::concordo: