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Tópico: limpeza de motor

  • #1
    Usuário Avatar de fabiogaucho
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    limpeza de motor




    Boa noite amigos do fórum, sinceramente me desculpem se já existe algum tópico que fala deste assunto, eu não encontrei...bem, o caso é que eu comprei meu cj 1960 a alguns meses a só agora resolvi trocar o óleo e filtro do motor bf 161 6cc, então falando com um amigo mecânico ele me aconselhou a usar um produto que vai soltar toda sujeira interna do motor, e depois sim colocar óleo e filtro novos, daí a dúvida....é bom fazer isto? ou soltando toda ésta capa de sujeira vou me arrepender com entupimentos ou outros problemas ?alguem já usou produtos assim ?

  • #2
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Para ser sincero ,nunca ouvi falar desse produto que limpa o sistema de lubrificação, a não ser com o motor desmontado. Se usar esse produto a sujeira vai para onde ,existem muitas passagens fininhas, , ,sei não.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    fabiogaucho, chama-se "flush", os mecânicos mais antigos fazem com fluido de freio, dependo do estado do motor pode dar zica, não é recomendado não...
    O filtro de óleo tá lá pra isso, a liberação da borra dessa maneira , pode trazer complicações muito mais sérias, troque o óleo e o filtro de acordo com as recomendações do manual...

    []'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #4
    Usuário Avatar de andre_agostinho
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    fabiogaucho, chama-se "flush", os mecânicos mais antigos fazem com fluido de freio, dependo do estado do motor pode dar zica, não é recomendado não...
    O filtro de óleo tá lá pra isso, a liberação da borra dessa maneira , pode trazer complicações muito mais sérias, troque o óleo e o filtro de acordo com as recomendações do manual...

    []'s
    Olá...
    pessoal..limpeza de motor.. só abrindo mesmo e fazendo a coisa devagar e sempre num mecanico...
    eu nao acredito em produtos desses que dizem que fazem algo.. e realmente fazem..mas nao dá pra saber o que estao fazendo por tras..
    abs
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
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  • #5
    Usuário Avatar de andrepaniz
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    Boa tarde fabio, realmente a melhor maneira e fazer como o Andre disse, no meu caso , mandei no mecânico e retirou o carter e limpou bor baixo, pois tinha dois dedo de borra.
    Claudio Andre Paniz
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  • #6
    Usuário Avatar de fabiogaucho
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    Valeu pelas dicas pessoal, acho que vou pedir para limpar tirando o carter, pois além de estar limpando, não corro o risco de ter complicações mais tarde, um abraço a todos.

  • #7
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Aproveite e retire a tampa do comando de válvulas de admissão ,e limpe também .
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  • #8
    Usuário Avatar de andre_agostinho
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    Bem lembrado william...sempre é importante olhar o comando de valvula...principalmente porque pra entupir o cano que leva oleo para o comando é fácil fácil...eu perdi meu comando de válvulas assim..mesmo trocando oleo regularmente...entupiu e bye bye...tive q instalar outro...
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  • #9
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por andre_agostinho Ver Post
    Bem lembrado william...sempre é importante olhar o comando de valvula...principalmente porque pra entupir o cano que leva oleo para o comando é fácil fácil...eu perdi meu comando de válvulas assim..mesmo trocando oleo regularmente...entupiu e bye bye...tive q instalar outro...
    Não existe cano para o comando de válvulas. pois o que lubrifica o comando de válvulas tem o mesmo canal de óleo do virabrequim....
    Quero dizer que no bloco do motor BF os canais de óleo é no proprio bloco do motor...
    O cano em referencia que sai do meio do bloco atraz da saida do escapamento e vai para cima lubrifica o eixo balanceiro de válvulas......
    abçs
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #10
    Usuário Avatar de andre_agostinho
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Não existe cano para o comando de válvulas. pois o que lubrifica o comando de válvulas tem o mesmo canal de óleo do virabrequim....
    Quero dizer que no bloco do motor BF os canais de óleo é no proprio bloco do motor...
    O cano em referencia que sai do meio do bloco atraz da saida do escapamento e vai para cima lubrifica o eixo balanceiro de válvulas......
    abçs
    É isso ai mesmo...obrigado...me expressei mal....foi o eixo que ficou sem lubrificação ...o motor tava parando...

    l
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  • #11
    Usuário Avatar de fabiogaucho
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    Boa noite pessoal. Bom, eu troquei o oleo e filtro do oleo do bfão, também mandei tirar a tampa do comando de valvulas e o carter para limpar e pintar, ficou show, e o mecanico fotografou o motor sem a tampa de valvulas e sem o carter e me mostrou ,para minha grata surpresa o motor está limpinho por dentro, muito bom mesmo, agradeço mais uma vez as boas dicas de vcs, boa noite a todos.
    willys 1960 (urso polar )direção hidráulica, freio a disco dianteiro,igniflex,pneus vj910, etc

  • #12
    Usuário Avatar de andre_agostinho
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    Fala Fábio ...estamos por aqui pra sempre fazer a melhor ajuda...e sei que na hora do aperto os colegas do forum dão dicas muito preciosas pra nos...todos estamos aprendendo...e o que importa é que, com o passar do tempo e lidas nos posts...conseguimos resolver no esquema DIY a maioria das coisas...
    eu tb só levo no mecânico quando não manjo ou não tenho tempo ( ou saco kkk) pra arrumar....
    va colocando sempre como sua vtr está se comportando e vamos sempre nesse forum que se tornou uma comunidade 10
    abs
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