PDA

Ver Versão Completa : f1000 com motor cummins max power



Páginas : [1] 2

robson010203
28/10/2014, 14:10
Bom pessoal quero compartilhar e ouvir opiniões sobre o andamento do meu projeto, vou instalar um motor cummins 3.9 eletronico da f250 na minha f1000, vou postando fotos e informações do andamento, conforme for progredindo, por enquanto o motor ainda está em fase de "adaptações", seguem algumas fotos:
481973essa vai ser a contemplada
481974o motor no dia que chegou
481975depois de instalação de periféricos como: compressor do AC, arranque, suporte do alternador, (esse vou usar o que tá na f1000) módulo, (mandei para um programador para uma revisão e remover o imobilizador) ele ficou assim.
as conexões de alimentação de combustível eu substitui por conexões de latão com anilhas visto os relatos de problemas nas conexões originais em plástico, duas delas não vai ser possível a troca visto que elas são de válvulas de retorno e não encontrei tais válvulas para esse tipo de conexão, seguem algumas fotos:
481977481978481979481980

LoucoPoeta
28/10/2014, 15:05
Vou acompanhar o topico, sonho de empreitada!

Rubens Linhalis
28/10/2014, 15:12
Uma kombi, uma land 110 e uma f1000 4x4 diesel com cabine estendida são todos um sonho. Claro que todas preparadas para vaigens e acampamentos.

vou acompanhar !

Matheus C.
28/10/2014, 17:44
Robson, se não me falha a memória você estava com um 3.0 Diesel certo? Acho que até lhe disse certa vez que deveria ter ficado muito bom. Diz ai, essa troca é por gosto, ou não ficou bom o anterior?
Vai ficar muito bom com esse Maxpower! Abraço!

LoucoPoeta
28/10/2014, 19:57
Vai colocar 4x4?

Daniel.Shimomoto
28/10/2014, 20:28
Meu teclado tá molhado de tanto babar!!!!

Parabéns pela empreitada!!!!!!

Vai ter A F-1000!!!!! Com o desempenho e a suavidade do MaxPower, isso sem falar no baixo nivel de ruido!

robson010203
28/10/2014, 20:34
Robson, se não me falha a memória você estava com um 3.0 Diesel certo? Acho que até lhe disse certa vez que deveria ter ficado muito bom. Diz ai, essa troca é por gosto, ou não ficou bom o anterior?
Vai ficar muito bom com esse Maxpower! Abraço!
Essa questão do 3.0 é um pouco controversa, como ele é um motor que entrega torque apenas em altas rotações, a f1000 demora um pouco nas retomadas, tirando isso é um ótimo motor, silencioso, econômico (na f1000 em estrada chega a fazer 10km/l andando entre 110/120), no geral, é um ótimo motor, mas é aquela velha história: não existe nada tão ruim que não possa piorar, ou tão bom que não possa melhorar, nesse caso estou optando por melhorar.

robson010203
28/10/2014, 20:36
Vai colocar 4x4?

esse é um projeto para uma 2ª fase, por hora será o motor.

robson010203
28/10/2014, 20:39
Meu teclado tá molhado de tanto babar!!!!

Parabéns pela empreitada!!!!!!

Vai ter A F-1000!!!!! Com o desempenho e a suavidade do MaxPower, isso sem falar no baixo nivel de ruido!
Vai dar um pouco de trabalho, mas vai ficar bom; hoje chegaram os chicotes, comprei todos da f250, tenho que abrir eles e "germinar" com o da f1000, pela quantidade de fios vai dar menos trabalho que o 3.0 que está nela no momento.

robson010203
28/10/2014, 20:42
esses são os chicotes
482020
482021

BrunoDallanora2013
28/10/2014, 22:04
Parabéns Robson , vai ser a melhor adaptação de motor do ano ! e a melhor escolha ! belo trabalho !

achou o arranque ? testou ?

robson010203
28/10/2014, 22:16
Parabéns Robson , vai ser a melhor adaptação de motor do ano ! e a melhor escolha ! belo trabalho !

achou o arranque ? testou ?
já está instalado no motor, abri ele, lavei todas as peças, lubrifiquei as engrenagens e montei de novo. Obrigado pelas dicas do arranque e dos conectores do sistema de alimentação, o cabeçote do filtro eu também troquei, vou usar filtros Parker, vejo muitos deles nos caminhões, por isso penso que não sejam problemáticos. Os Fletguard, parece que houve um "recall branco", eles davam entrada de ar, acho que o problema era nas guarnições deles, além do mais os Parker são mais fáceis de encontrar.

robson010203
28/10/2014, 22:24
Bom! cheguei em uma encruzilhada: para aproveitar todo o torque e potência do motor eu tenho que mexer no diferencial, pelos meus cálculos, eu preciso de uma relação de 3.07/1 e pneus 33", a questão é que para o diferencial da f250 a relação mais longa é 3.54/1, para o diferencial que estou usando existem relações mais longas, porém tenho duvidas se ele vai aguentar o tranco do cummins, mais os pneus 33". No momento estou usando pneus 31", nesse final de semana fui trocar o retentor do pinhão, e quando drenei o óleo saíram pedaços dos discos de fricção, ou seja ele já está pedindo "penico".

drosssor51
28/10/2014, 23:08
Robson... parabéns pela empreitada.... não da nem para comparar com o 3.0.....

O que acha de 3.54:1 + pneu 35".... resolve?

abç.

Matheus C.
28/10/2014, 23:26
Entendi Robson, torque só em alta também não me anima muito, pois a maior parte do tempo se usa em baixa. torque em alta somente, deixa pros 1.0 16V da vida! hahahaha. Sem duvida nenhuma que da pra melhorar, com um maxpower então :drool:. A Dica do Drossor51 me agrada tambem, e alem de tudo, os 35" darão uma simetria com o comprimento do caminhãozinho! haha
Parabéns pela F1000, e acompanhando essa empreitada! :pipoca:

BrunoDallanora2013
29/10/2014, 12:10
já está instalado no motor, abri ele, lavei todas as peças, lubrifiquei as engrenagens e montei de novo. Obrigado pelas dicas do arranque e dos conectores do sistema de alimentação, o cabeçote do filtro eu também troquei, vou usar filtros Parker, vejo muitos deles nos caminhões, por isso penso que não sejam problemáticos. Os Fletguard, parece que houve um "recall branco", eles davam entrada de ar, acho que o problema era nas guarnições deles, além do mais os Parker são mais fáceis de encontrar.

os fletguard são bom o problema era no suporte dele na f250 que entrava ar ou estragava um valvula que vai dentro !

esse motor eletronico ele só pega a tantos rpm então com o motor de arranque original ele custava a pegar já com este arranque gira mais forte e mais rapido pega bem melhor!

robson010203
29/10/2014, 16:34
Robson... parabéns pela empreitada.... não da nem para comparar com o 3.0.....

O que acha de 3.54:1 + pneu 35".... resolve?

abç.
Estou cogitando os 35", a problema é que o índice de velocidade deles é baixo, não que eu vá andar no limite deles, mas segurança nuca é demais.

robson010203
29/10/2014, 16:36
Entendi Robson, torque só em alta também não me anima muito, pois a maior parte do tempo se usa em baixa. torque em alta somente, deixa pros 1.0 16V da vida! hahahaha. Sem duvida nenhuma que da pra melhorar, com um maxpower então :drool:. A Dica do Drossor51 me agrada tambem, e alem de tudo, os 35" darão uma simetria com o comprimento do caminhãozinho! haha

Parabéns pela F1000, e acompanhando essa empreitada! :pipoca:
Obrigado pela força, hoje peguei o módulo, no fim de semana vai ter "fioterapia"

robson010203
29/10/2014, 16:38
os fletguard são bom o problema era no suporte dele na f250 que entrava ar ou estragava um valvula que vai dentro !

esse motor eletronico ele só pega a tantos rpm então com o motor de arranque original ele custava a pegar já com este arranque gira mais forte e mais rapido pega bem melhor!
eu testei ele no motor, liguei os cabos direto nele, funciona muito bem

BrunoDallanora2013
29/10/2014, 20:39
eu testei ele no motor, liguei os cabos direto nele, funciona muito bem

quando tiver pronto encosta do lado de um f250 toda original para ti ver a diferença , o arranque original custava a pegar .meu pai trocou já por isto, esse motor é incrivel quando estamais quente ele custa mais a pegar do que quando esta bem frio !

dudu83
29/10/2014, 22:13
Parabéns Robson , vai ser a melhor adaptação de motor do ano ! e a melhor escolha ! belo trabalho !

achou o arranque ? testou ?

melhor da decada rsrsrsrsrs esse motor alem da f250 é o mesmo dos cargo 1517 neh?

robson010203
29/10/2014, 23:42
melhor da decada rsrsrsrsrs esse motor alem da f250 é o mesmo dos cargo 1517 neh?
basicamente é o mesmo motor, tem algumas diferenças nas configurações eletrônicas e as engrenagens de distribuição, o volante do motor também é menor.

Daniel.Shimomoto
30/10/2014, 20:15
basicamente é o mesmo motor, tem algumas diferenças nas configurações eletrônicas e as engrenagens de distribuição, o volante do motor também é menor.

Se eu não estou errado o MaxPower tem uma borboleta na admissão que fecha quando o motor é desligado, visando eliminar vibrações.

Abs!!!

Randal
30/10/2014, 20:38
:dance:
Muito bom ... nada como poder concretizar os sonhos de Consumo e Gostos !!!
Boa Sorte na empreita ... se puder ajudar , estamos ai!!
Tambem estou nessa peleja !

robson010203
30/10/2014, 21:06
Se eu não estou errado o MaxPower tem uma borboleta na admissão que fecha quando o motor é desligado, visando eliminar vibrações.

Abs!!!
Realmente tem, em um revendedor independente de peças Ford, me pediram R$5.500,00 por ele, com a ajuda de um torneiro amigo meu vou fazer um por aproximadamente R$350,00

robson010203
30/10/2014, 21:09
:dance:
Muito bom ... nada como poder concretizar os sonhos de Consumo e Gostos !!!
Boa Sorte na empreita ... se puder ajudar , estamos ai!!
Tambem estou nessa peleja !
realmente dá um trabalhão daqueles, mas um desejo realizado acho que vale mais, depois que a sua f1000 estiver rodando com o x10 você vai ver que valeu a pena todas as aporrinhações.

BrunoDallanora2013
30/10/2014, 21:18
Realmente tem, em um revendedor independente de peças Ford, me pediram R$5.500,00 por ele, com a ajuda de um torneiro amigo meu vou fazer um por aproximadamente R$350,00


caralho 5.5000 ! realmente tem sim , quando liga a ignição ele abre e fecha rapidamente e fica aberto , ao apagar o motor ela fecha e abre novamente , pode fazer um teste coloca um copo de água em cima do motor funcionando e desliga o motor é tão equilibrado que o copo não cai ! o mesmo motor no cargo 815 não tem esta peça e quando desliga parece que vai saltar longe !

Robsom sera que não encontra em um f250 batida !

robson010203
30/10/2014, 22:29
caralho 5.5000 ! realmente tem sim , quando liga a ignição ele abre e fecha rapidamente e fica aberto , ao apagar o motor ela fecha e abre novamente , pode fazer um teste coloca um copo de água em cima do motor funcionando e desliga o motor é tão equilibrado que o copo não cai ! o mesmo motor no cargo 815 não tem esta peça e quando desliga parece que vai saltar longe !

Robsom sera que não encontra em um f250 batida !
Até encontrei pediram R$1.000,00, até o motor chegar no ponde da instalação eu decido sobre isso, o foco agora é funcionar ele, tenho que encontrar a engrenagem de acionamento da bomba de alta ( nova na cummins R$1.600,00) e o sensor do coletor de admissão ( R$570,00 também na cummins). Esse pessoal quer me "esfolar" vivo!

Randal
30/10/2014, 22:51
ROBSON...
NÃO SEI SE JA CONHECE , MAS PARECEM TER UM BOM ESTOQUE DE PEÇAS E O MELHOR ... TEM ATENDIMENTO !!!
Só Caminhonetes | Peças e Acessórios para Caminhonetes (http://www.socaminhonetes.com.br/)

robson010203
30/10/2014, 23:02
ROBSON...
NÃO SEI SE JA CONHECE , MAS PARECEM TER UM BOM ESTOQUE DE PEÇAS E O MELHOR ... TEM ATENDIMENTO !!!
Só Caminhonetes | Peças e Acessórios para Caminhonetes (http://www.socaminhonetes.com.br/)
tentei comprar o chicote com eles, porém encontrei bem mais barato, essas peças não cheguei a ver com eles.

ricarvalhal
31/10/2014, 12:11
BrunoDallanora2013, desculpe fazer uma pergunta fora do tópico, mas não encontrei resposta nem no google, qual o óleo e quantidade que vai no cambio da F250 diesel ? Obrigado !!


caralho 5.5000 ! realmente tem sim , quando liga a ignição ele abre e fecha rapidamente e fica aberto , ao apagar o motor ela fecha e abre novamente , pode fazer um teste coloca um copo de água em cima do motor funcionando e desliga o motor é tão equilibrado que o copo não cai ! o mesmo motor no cargo 815 não tem esta peça e quando desliga parece que vai saltar longe !

Robsom sera que não encontra em um f250 batida !

BrunoDallanora2013
31/10/2014, 18:44
BrunoDallanora2013, desculpe fazer uma pergunta fora do tópico, mas não encontrei resposta nem no google, qual o óleo e quantidade que vai no cambio da F250 diesel ? Obrigado !!


sabe que eu não sei ! nos nunca trocamos temos 2 f250 e nunca foi mexido , mas posso ver no manual do propietario e te digo !

BrunoDallanora2013
31/10/2014, 18:46
Até encontrei pediram R$1.000,00, até o motor chegar no ponde da instalação eu decido sobre isso, o foco agora é funcionar ele, tenho que encontrar a engrenagem de acionamento da bomba de alta ( nova na cummins R$1.600,00) e o sensor do coletor de admissão ( R$570,00 também na cummins). Esse pessoal quer me "esfolar" vivo!

vai sair meio caro este maxpower ! pena você não ter conseguido um ja quase completo ai ja taria na F1000!

BrunoDallanora2013
31/10/2014, 18:52
BrunoDallanora2013, desculpe fazer uma pergunta fora do tópico, mas não encontrei resposta nem no google, qual o óleo e quantidade que vai no cambio da F250 diesel ? Obrigado !!


no manual diz : Motorcraft
SAE 80w90
API GL vai 3,2 Litros

ricarvalhal
31/10/2014, 20:34
Muito obrigado !!!

o manual diz qual km se troca o oleo do cambio ?

abraco


no manual diz : Motorcraft
SAE 80w90
API GL vai 3,2 Litros

robson010203
31/10/2014, 21:15
vai sair meio caro este maxpower ! pena você não ter conseguido um ja quase completo ai ja taria na F1000!
acho que não seria muito mais barato, quando comprei esse eu dei um cambio como parte do pagamento, então isso facilitou um pouco

LoucoPoeta
01/11/2014, 14:15
Sua F-1000 esta com o motor 3.0? Por favor antes de vc colocar este motor era gasolina? Poderia me informar as adaptações que vc fez! Pois estou querendo fazer o mesmo, porem vou usar minha F-1000 para viajar, com altas rotações, velocidade acima da "media"! Mais de 1.000 km por semana somente na estrada de asfalto! Pois como vc informou o motor 3.0 fica melhor em alta rotação! E ainda gostaria de chipar para uns 210 cv o motor!! Sera que vai ficar boa? Sera que terei que trocar o cambio da 4.9 gasosa, para aguentar os 210 cv? Obrigado.

robson010203
01/11/2014, 18:38
Sua F-1000 esta com o motor 3.0? Por favor antes de vc colocar este motor era gasolina? Poderia me informar as adaptações que vc fez! Pois estou querendo fazer o mesmo, porem vou usar minha F-1000 para viajar, com altas rotações, velocidade acima da "media"! Mais de 1.000 km por semana somente na estrada de asfalto! Pois como vc informou o motor 3.0 fica melhor em alta rotação! E ainda gostaria de chipar para uns 210 cv o motor!! Sera que vai ficar boa? Sera que terei que trocar o cambio da 4.9 gasosa, para aguentar os 210 cv? Obrigado.
Sim era a gasolina, as adaptações foram: corte da capa seca do cambio original para soldar uma flange, foi usinado o centro (estria de encaixe do piloto) do disco de embreagem do caminhão e soldado o da f1000, foi retirado o atuador da embreagem e instalado no lugar uma luva guia para o mancal da embreagem, foram soldados suportes para os coxins dianteiros do motor, radiador reposicionado por causa do intercooler, troca de uma das mangueiras do ar condicionado, um suporte extra para o escapamento, deve ter mais coisas, porém não me lembro no momento. Como usei um motor eletrônico, tem a adaptação do chicote e sensores, meu motor é um MWM sprint 4.08TCE, não sei se ele chegaria nos 210cv sem comprometer a durabilidade, quanto ao cambio, eu não sei dizer se aguentaria os 210cv.
A questão das modificações depende muito da marca e modelo de motor que você pretende usar.

LoucoPoeta
01/11/2014, 19:05
Sim era a gasolina, as adaptações foram: corte da capa seca do cambio original para soldar uma flange, foi usinado o centro (estria de encaixe do piloto) do disco de embreagem do caminhão e soldado o da f1000, foi retirado o atuador da embreagem e instalado no lugar uma luva guia para o mancal da embreagem, foram soldados suportes para os coxins dianteiros do motor, radiador reposicionado por causa do intercooler, troca de uma das mangueiras do ar condicionado, um suporte extra para o escapamento, deve ter mais coisas, porém não me lembro no momento. Como usei um motor eletrônico, tem a adaptação do chicote e sensores, meu motor é um MWM sprint 4.08TCE, não sei se ele chegaria nos 210cv sem comprometer a durabilidade, quanto ao cambio, eu não sei dizer se aguentaria os 210cv.
A questão das modificações depende muito da marca e modelo de motor que você pretende usar.


Minha pretensão e usar o 3.0 da ranger !!! E chipa-lo!!

robson010203
01/11/2014, 20:44
Minha pretensão e usar o 3.0 da ranger !!! E chipa-lo!!
nesse caso acho que o ideal seria usar o cambio da ranger também, seria menos adaptações.

LoucoPoeta
02/11/2014, 10:14
nesse caso acho que o ideal seria usar o cambio da ranger também, seria menos adaptações.

Sera que o diferencial traseiro aguenta? Ou vou ter que modifica-lo?

Um pouco de sonho, sera que consigo instalar o sistema de tração da ranger na F-1000, so o dianteiro ja estaria bom!!

robson010203
02/11/2014, 10:40
Quando se trata de adaptações nada é impossível, depende mais da disposição para resolver o problemas e do valor que a pessoa está disposta a gastar, o diferencial acho que aguenta, apesar da f1000 ser mais pesada que a ranger, mas como o 3.0 tem o torque em rotações mais altas, creio que isso atenua um pouco a potencia extra que o motor vai ter

Rodrigo Baratti
02/11/2014, 10:51
Vai ficar o bicho Robson!
Vamos acompanhando!!

Louco,
Adaptar o eixo dianteiro da Ranger na F1000 vai ser difícil, nesse caso usa o eixo da F1000 4x4 original com o câmbio é reduzida da Ranger.

LoucoPoeta
02/11/2014, 11:00
Vai ficar o bicho Robson!
Vamos acompanhando!!

Louco,
Adaptar o eixo dianteiro da Ranger na F1000 vai ser difícil, nesse caso usa o eixo da F1000 4x4 original com o câmbio é reduzida da Ranger.

O dificil é achar o conjunto da F-1000, como vou chipar o motor (210 cv) será que o conjunto da F-1000 consegue?

BrunoDallanora2013
02/11/2014, 17:03
Muito obrigado !!!

o manual diz qual km se troca o oleo do cambio ?

abraco

pelo manual a cada 15,000 mil por ai mas na pratica pouca gente troca o oleo de caixa e de diferencial !

robson010203
02/11/2014, 17:27
Fim de semana de desmontagem do chicote para adequação à f1000, porém encontrei um percalço, as informações do motor para o painel e do veículo para o motor são feitas pela rede CAN, ou seja todo o fluxo de informações pasa por um par de fios, terei que consegui uns terminais para adequar o chicote, já que o meu painel é todo analógico, e eu não quero descaracterizar muito a f1000 com o painel da f250. Seguem umas fotos de como está ficando o chicote:
482421conecto do módulo
482422uma geral do chicote
482423caixa de fusíveis, a pate boa dessa caixa é que vão sobrar uns espaços vagos para relês e fusíveis, vou usar eles para os ventiladores extras do AC e para faróis auxiliares que pretendo instalar no futuro, junto com a troca do para choques, pretendo por ago semelhante a isso:
482424

robson010203
02/11/2014, 17:29
o para choque ficaria semelhante a esse porém cromado
482425

Randal
02/11/2014, 21:04
o para choque ficaria semelhante a esse porém cromado
482425


Muito massa esses parachoque!!!!

ricarvalhal
03/11/2014, 08:23
Bruno, muito obrigado !!!


pelo manual a cada 15,000 mil por ai mas na pratica pouca gente troca o oleo de caixa e de diferencial !

robson010203
12/11/2014, 19:20
mais alguns avanços, o suporte do alternador/compressor, eu havia encontrado por R$400,00 o da f250, achei muito caro e fiz um, não ficou como eu queria, fui num desmanche de caminhões e comprei um do isb 6 cilindros R$70,00 (como o da f250 também usado) o tensor da correia me custaria R$350,00 paguei R$100,00 (esse novo) comprei também uns relês, um de 70A e 3 de 40A, vou usar futuramente nos eletroventiladores do AC e nos milhas. Seguem umas fotos das peças
483599483601suporte do alternador, ele tem um sistema de buchas para compensar o movimento do alternador com a ação do tensor da correia.
483600tensor da correia.
483603relê original ford, esses me custaram R$10,00.
A vontade de por ele para rodar logo é grande, mas com essa diferença de preços, prefiro ir garimpado peças aos poucos.

BrunoDallanora2013
13/11/2014, 10:23
mais alguns avanços, o suporte do alternador/compressor, eu havia encontrado por R$400,00 o da f250, achei muito caro e fiz um, não ficou como eu queria, fui num desmanche de caminhões e comprei um do isb 6 cilindros R$70,00 (como o da f250 também usado) o tensor da correia me custaria R$350,00 paguei R$100,00 (esse novo) comprei também uns relês, um de 70A e 3 de 40A, vou usar futuramente nos eletroventiladores do AC e nos milhas. Seguem umas fotos das peças
483599483601suporte do alternador, ele tem um sistema de buchas para compensar o movimento do alternador com a ação do tensor da correia.
483600tensor da correia.
483603relê original ford, esses me custaram R$10,00.
A vontade de por ele para rodar logo é grande, mas com essa diferença de preços, prefiro ir garimpado peças aos poucos.

show de bola ! esse tensionador parece amortecedor de bicicleta ! kkk é muito importante o tensionador em correio poly V , deveria ter algo igual na mwm x10 na F1000 , Eu também to louco para ver rodar , não esquece de fazer uns video bem legal para colocar no youtube !

robson010203
13/11/2014, 17:38
por enquanto vou registrando em fotos, mas na hora de funcionar o motor farei uns vídeos também. A vantagem do tensionador é que a correia fica sempre regulada, se esticar muito danifica os rolamentos, se for pouco fica fazendo barulho.

robson010203
14/11/2014, 18:56
hoje fui comprar um material para uma obra e encontrei jogada em um canto uma curva de 180º e diâmetro de 3", tive que comprar também e começar o escapamento, essa fase deveria ser por último mas "Jaque" as peças estão à mão comecei o escapamento, o restante terá que ser por último, o espaço para ele vai ser bem justo, não tem margem para erros, sendo assim terei que finalizar depois do motor no lugar.
483800 483801483802
483803comprei dois discos também, serão usados para fazer o balão.

Randal
19/11/2014, 07:43
Ficando bom !!!
E acompanhando !!!

robson010203
19/11/2014, 12:59
Ficando bom !!!
E acompanhando !!!
Obrigado Randal, dá um pouco de trabalho, mas é uma boa terapia. Como faço nas horas vagas, e elas andam meio escassas, vai demorar um pouco, no próximo fim de semana vou tentar fazer a parte traseira do escapamento.

Rodrigo Baratti
20/11/2014, 11:42
Robson,
Será que dá para instalar esse esticador de correia no X10?
Tem foto mais detalhada?

[]'s

robson010203
20/11/2014, 13:07
Robson,
Será que dá para instalar esse esticador de correia no X10?
Tem foto mais detalhada?

[]'s Rodrigo não sei bem como é no x10 mas acredito que com um pouco de paciência, seja possível, vou fazer umas fotos mais detalhadas e com medidas, o maior problema seria o ponto de ancoragem do alternador, ele precisa ter um certo movimento, o que no caso do cummins é feito pelas buchas instaladas no suporte.
484368ela trabalha como buchas de suspensão de veículos leves.

Rodrigo Baratti
21/11/2014, 09:01
Foi isso mesmo que eu imaginei.
Embuchar o ponto móvel do alternador e tensionar a haste de fixação.

[]'s é obrigado pela ajuda.

robson010203
22/11/2014, 12:47
Rodrigo, alguns detalhes do suporte:
484525medida fechado 140mm, aberto 170mm
484526diâmetro dos olhais 10mm, mola 50mm, número de referencia cummins 3965589

robson010203
01/12/2014, 22:05
hoje comprei o sensor do coletor de admissão, depois de muita pesquisa e informações desencontradas dos catálogos, descobri que o sensor como os demais, é o mesmo usado nos caminhões, tanto ford como vw. No catálogo bosch tem numeração específica para f250, liguei lá e me informaram que só fornecem para a ford, liguei na cummins e me informaram que o sensor seria o mesmo em qualquer motor da série ISB. Depois dessa novela "mexicana" deixei de pagar R$570,00 para pagar R$80,00, mesmo sendo usado, porém com nota fiscal, como manda a lei. Agora falta verificar o pedal do acelerador, visualmente é o mesmo da ranger 3.2, porém tenho que verificar se as configurações de pinagem e os dados elétricos são compatíveis com a f250. Agora falta muito pouco para funcionar o motor.

BrunoDallanora2013
02/12/2014, 21:09
Robson posta mais fotos !

o sensor não seria o da turbina ? uma vez pifou da f250 e foi comprado na ford caminhões !

quanto a acelerador seria intereçante se tivesse como deixar o acelerador original da f1000 e usar o cabo para puxar o acelerador eletronico em algun lugar dentro do cofre do motor ! seria legal pois a posição do acelerador da f1000 é perfeito !

ou compra um acelerador do cargo que usa varios cummins e deve ser a mesma pinagem !

tu fez o plug onde o mecanico coloca o computador para ver os dados do motor ? sabe para diagnostico de falhas !

robson010203
03/12/2014, 11:35
é esse mesmo, comprei em um desmanche de caminhões, amanhã está previsto a chegada de 2 ford cargo, já deixei encomendado, quanto ao posicionamento do acelerador, eu já uso um eletrônico, porém eu adaptei ele no suporte do acelerador original da f1000, logo não mudou muito a posição, ficou um pouco mais alto, no próximo eu vou deixar ele mais baixo, fica menos cansativo em viagens mais longas.
O chicote que eu comprei já veio um conector desses, porém eu montei mais um no modelo dos caminhões, dessa forma pode ser feito um diagnostico por qualquer um dos conectores. Já está nos planos a compra de um scanner, estou apenas aguardando meu irmão que está comprando uma ranger, caso ele compre vamos dividir um da ford, se ele não comprar vou comprar um da cummins.

robson010203
06/12/2014, 14:11
ontem peguei o pedal do acelerador, não tenho certeza, mas ele é identico ao pedal da ranger a gasolina, acredito que seja o mesmo.
486050
486051conector de diagnóstico,
486052detalhe do conector sem a tampa de proteção, quando estiver tudo pronto vou usar ele para instalar um computator de bordo,
486053esse conector eu adicionei, vai ficar no cofre do motor junto a caixa de fusíveis,
486054filtros novos
486055detalhe do escapamento,
486056esse flexível vai depois da curva próximo a capa seca
486057o balão tem as mesmas dimensões do original, mudei apenas o diâmetro dos tubos, agora são de 3" do motor até o final, vou instalar uma ponteira virada para baixo na saída do balão, vai ficar semelhante as f1000 98 com motor X10

lincoln38
06/12/2014, 17:10
ROBSON e o intercooler voce ja comprou

robson010203
06/12/2014, 18:24
atualmente eu já uso intercooler, vou manter o mesmo.

lincoln38
10/12/2014, 08:24
Robson bom dia vc mandou o modulo pra quem , pois estou com um projeto inverso do seu , vou tirar este motor da f-250 e colocar da dodge ram , 5.9 pessoal da Destroked americana me informou que tem q fazer reflash pq la fummins como sao chamadas ford com motor cummins tem igual fusca aqui , queria falar com seu programador pra saber se ele faz ou tenh oque mandar este modulo la pra terra do tio sam

robson010203
10/12/2014, 12:12
Robson bom dia vc mandou o modulo pra quem , pois estou com um projeto inverso do seu , vou tirar este motor da f-250 e colocar da dodge ram , 5.9 pessoal da Destroked americana me informou que tem q fazer reflash pq la fummins como sao chamadas ford com motor cummins tem igual fusca aqui , queria falar com seu programador pra saber se ele faz ou tenh oque mandar este modulo la pra terra do tio sam
Mandei o contato dele por MP, não sei se é possível essa mudança no software do módulo por aqui, mas ele deve te esclarecer isso, é uma bela empreitada essa sua, já vi várias "fummins" na internet, porém todas com motor mecânico

maurilio junior
10/12/2014, 19:07
Robson bom dia vc mandou o modulo pra quem , pois estou com um projeto inverso do seu , vou tirar este motor da f-250 e colocar da dodge ram , 5.9 pessoal da Destroked americana me informou que tem q fazer reflash pq la fummins como sao chamadas ford com motor cummins tem igual fusca aqui , queria falar com seu programador pra saber se ele faz ou tenh oque mandar este modulo la pra terra do tio sam
Vai fazer igual aquela f1000 preta do Ms , ou é uma f250?E a questão do câmbio , não interfere em nada não?

drosssor51
12/12/2014, 12:20
Fala Robson..... já deu partida nessa máquina ??? o que falta de eletronica? abç

robson010203
12/12/2014, 19:28
Fala Robson..... já deu partida nessa máquina ??? o que falta de eletronica? abç
Ainda não, a eletrônica está completa, tá faltando apenas a engrenagem de acionamento da bomba de alta, o pessoal da cummins pediu duas semanas para entregar (hoje venceu a 2ª semana) e nada, o detalhe é que a fábrica fica a menos de 100km daqui. Viva a "eficiência brasileira". Está faltando também uma válvula da bomba de direção, que eu pedi na zf, e também está na mesma situação, a vendedora me prometeu para hoje e nem foi trabalhar depois do almoço. Como diz um amigo meu "dá uma gastura pedir favores para esses vendedores".

lincoln38
13/12/2014, 06:34
Ainda não, a eletrônica está completa, tá faltando apenas a engrenagem de acionamento da bomba de alta, o pessoal da cummins pediu duas semanas para entregar (hoje venceu a 2ª semana) e nada, o detalhe é que a fábrica fica a menos de 100km daqui. Viva a "eficiência brasileira". Está faltando também uma válvula da bomba de direção, que eu pedi na zf, e também está na mesma situação, a vendedora me prometeu para hoje e nem foi trabalhar depois do almoço. Como diz um amigo meu "dá uma gastura pedir favores para esses vendedores".


Robson de uma ligada neste telefone pede pra falar com Fabricio

62 3289 0048 ff utilitarios desmanche aqui em goiania fala q e amigo do Warley ele se nao tiver indica ,sabado ele nao costuma trabalhar e durante semana apartir das 9

robson010203
13/12/2014, 09:59
Robson de uma ligada neste telefone pede pra falar com Fabricio

62 3289 0048 ff utilitarios desmanche aqui em goiania fala q e amigo do Warley ele se nao tiver indica ,sabado ele nao costuma trabalhar e durante semana apartir das 9
Obrigado, na 2ª feira falo com ele.

robson010203
25/12/2014, 20:14
post em duplicidade

robson010203
25/12/2014, 20:17
Pessoal os duendes estão me instigando em um cambio automático para a F1000, a questão é que não sei nada sobre eles, tenho apenas algumas questões (todas na verdade) que tipo de cambio aguentaria o cummins?, algum da f150? dodge ram? espero alguns pitacos para ver se cultivo a idéia o arranco logo pela raíz.

Juliano_SBO
25/12/2014, 22:40
sobre o modelo de cambio eu não sei, mas posso afirmar que uma vez com o cambio AT, nunca mais você vai querer o convencional.

BrunoDallanora2013
25/12/2014, 23:08
Robson como anda as coisas ? ja fez funcionar o cummins ?

aqui a Prefeitura ganhou uma f1000 94 super boa bem zerinha de lata e tudo e supercab tiraram a caçamba e colocaram uma com um brção com um cesta para manutenção em poste eletrico , ficou show não passam mais trabalho com escada , dão show até nos da compania eletrica que só tem isso em caminhão . eu vi de perto mas entrei bem faceiro para ver o espaço interno mas para minha tristeza eles retiraram o banquinho original ! e colocaram um normal no meio enfim ela tem só 3 lugar , queria ver o espaço dentro como é pode me mandar uma foto sentado no banquinho de traz ? tu é grande ? é bem espaçosa pra 6 lugares ? masi que as cabine duplas mid size ?

valeu abraço ! feliz ano novo ! muita saúde, muita namoradas,muitas cervejas , em sem problemas na f1000 ! kkk

robson010203
26/12/2014, 00:19
Robson como anda as coisas ? ja fez funcionar o cummins ?

aqui a Prefeitura ganhou uma f1000 94 super boa bem zerinha de lata e tudo e supercab tiraram a caçamba e colocaram uma com um brção com um cesta para manutenção em poste eletrico , ficou show não passam mais trabalho com escada , dão show até nos da compania eletrica que só tem isso em caminhão . eu vi de perto mas entrei bem faceiro para ver o espaço interno mas para minha tristeza eles retiraram o banquinho original ! e colocaram um normal no meio enfim ela tem só 3 lugar , queria ver o espaço dentro como é pode me mandar uma foto sentado no banquinho de traz ? tu é grande ? é bem espaçosa pra 6 lugares ? masi que as cabine duplas mid size ?

valeu abraço ! feliz ano novo ! muita saúde, muita namoradas,muitas cervejas , em sem problemas na f1000 ! kkk
vou providenciar umas fotos, mas já te adianto que sou de estatura baixa, tenho 1,67, para um cara da minha altura dá para quebrar o galho, sentado no banco de trás, não encosto os joelhos nos bancos dianteiros, o banco traseiro é um pouco desconfortável, futuramente trocarei ele, estive medindo e o traseiro da dodge ram cabe no lugar, fica um pouco apertado mas cabe.

BrunoDallanora2013
26/12/2014, 00:25
vou providenciar umas fotos, mas já te adianto que sou de estatura baixa, tenho 1,67, para um cara da minha altura dá para quebrar o galho, sentado no banco de trás, não encosto os joelhos nos bancos dianteiros, o banco traseiro é um pouco desconfortável, futuramente trocarei ele, estive medindo e o traseiro da dodge ram cabe no lugar, fica um pouco apertado mas cabe.

acho que deixar mais alto e com encosto melhor ! talves um sofá cama de caminhão !

robson010203
26/12/2014, 08:28
tanto o encosto como o assento são pequenos, pretendo aumentar eles para melhorar o conforto.

drosssor51
26/12/2014, 12:31
Robson... quando tínhamos a super cab... pensávamos em sacrificar um lugar e colocar dois bancos laterais..bem confortáveis...

robson010203
26/12/2014, 18:06
Robson... quando tínhamos a super cab... pensávamos em sacrificar um lugar e colocar dois bancos laterais..bem confortáveis...Ficaria bem confortável, as ranger supercab eram assim, porém com um banco pequeno e rebatível, mas como tenho três filhos, preciso dos três lugares, penso em tirar o banco de 2 lugares da dianteira e colocar um console central com uma geladeira.

lincoln38
28/12/2014, 20:17
Pessoal os duendes estão me instigando em um cambio automático para a F1000, a questão é que não sei nada sobre eles, tenho apenas algumas questões (todas na verdade) que tipo de cambio aguentaria o cummins?, algum da f150? dodge ram? espero alguns pitacos para ver se cultivo a idéia o arranco logo pela raíz.



o cambio certo para este motor 4cc seria alisson 1000 , sua vantagem se nao usar traçao ele e facil instalaçao inclusive pessoal da tropical cabine usa ele nas fmax

robson010203
28/12/2014, 22:07
o cambio certo para este motor 4cc seria alisson 1000 , sua vantagem se nao usar traçao ele e facil instalaçao inclusive pessoal da tropical cabine usa ele nas fmax
tive pesquisando sobre ele na internet, quando o Brasil começar a andar no próximo ano vou pesquisar preços de um desses, tive olhando também os c6 da ford, vamos ver se vinga essa idéia.

gwegbecher
28/12/2014, 22:31
Boa Noite Robson, tudo bem?
Tenho muita vontade de instalar esse motor no meu jeep, um Wrangler JKU 2010.
Você poderia me enviar um email para tirar umas dúvidas?
Esse cambio é o que usam com esse motor, inclusive acho que a allison é da cummins, então eles já tem todas as peças de adaptação, inclusive a eletronica.
Esse cambio tbm é usado em alguns microonibus, mas não achei o modelo exato.
Meu email é gwegbecher@hotmail.com (gwegbecher@htmail.com)
Abraço
Germano

robson010203
29/12/2014, 08:34
Boa Noite Robson, tudo bem?
Tenho muita vontade de instalar esse motor no meu jeep, um Wrangler JKU 2010.
Você poderia me enviar um email para tirar umas dúvidas?
Esse cambio é o que usam com esse motor, inclusive acho que a allison é da cummins, então eles já tem todas as peças de adaptação, inclusive a eletronica.
Esse cambio tbm é usado em alguns microonibus, mas não achei o modelo exato.
Meu email é gwegbecher@hotmail.com (gwegbecher@htmail.com)
Abraço
GermanoRealmente é a cummins que vende ele no brasil, porém não tenho muita informação sobre ele, sei que o menor deles disponibilizado no Brasil é o T1000, tem 5 marchas e pesa 150 kg, pelo peso imagino que seja bem grande.
meu e-mail é robson.o.alves@hotmail.com

gwegbecher
03/01/2015, 11:54
Robson, vc tem uma idéia de como ficará o consumo depois de finalizado?

BrunoDallanora2013
03/01/2015, 12:19
Robson, vc tem uma idéia de como ficará o consumo depois de finalizado?

bem já respondendo pelo Robson, pode fazer até 13km/L dependendodo uso , mas em media de 8,5 a 10 km/l como a f1000 deve ser um pouco mais leve que na f250 pode ficar mais econômico , não sei qual o peso da f1000 do Robson porque ela é supercab ! mas deve ser mais leve que a f250 4x4 !

a f250 4x2 do Pai já fiz essa media ! mantendo de 100 a 120km/h no maximo !

robson010203
03/01/2015, 15:21
Eu espero mais ou menos essa media que o Bruno disse, a minha tocada é por volta de 100 a 120 km/h, o peso da minha f1000 2120 kg, e eu pretendo alongar o diferencial ou colocar um conjunto de pneus maiores, então acho que vai ficar mais econômico que na f250.

robson010203
08/01/2015, 22:01
hoje peguei a engrenagem da bomba de alta que tava faltando, no final da semana é montar no lugar e tentar funcionar o motor, falta comprar umas conexões para a linha de combustível, mas essas eu encontro fácil. Aproveitei e comprei a bomba de água, na cummins R$900,00 eu paguei R$160,00 em uma da marca "Urba", não acho que ela seja quase 6 vezes inferior à que a cummins vende, o detalhe é que a original (que está no motor) tem 5 aletas, a que eu comprei tem 7 e são de ferro fundido, enquanto a original é de uma chapa metálica dobrada, eu gostei bem mais da Urba.

BrunoDallanora2013
08/01/2015, 22:50
hoje peguei a engrenagem da bomba de alta que tava faltando, no final da semana é montar no lugar e tentar funcionar o motor, falta comprar umas conexões para a linha de combustível, mas essas eu encontro fácil. Aproveitei e comprei a bomba de água, na cummins R$900,00 eu paguei R$160,00 em uma da marca "Urba", não acho que ela seja quase 6 vezes inferior à que a cummins vende, o detalhe é que a original (que está no motor) tem 5 aletas, a que eu comprei tem 7 e são de ferro fundido, enquanto a original é de uma chapa metálica dobrada, eu gostei bem mais da Urba.

Urba é excelente ! acho que até é a que fabrica para muitas montadoras ! vamo ver ele pegar ! faz um video!

na f250 não tem bombinha elétrica para puxar o diesel do tanque em alguns eletrônicos tem , sera que no tanque da f1000 vai puxar bem ?

precisar alguma ajuda , só falar !

conferiu se a engrenagem se é certa da f250 ? lembrando que perguntei para um cara da bosch que mexemuito nesses motor sobre a diferença do motor max power da f250 e do cargo 815 ! ele me disse que a diferença esta na engrenagem da bomba de alta pressão a do cargo é maior ! e o restante é tudo no modulo eletrônico !

robson010203
08/01/2015, 23:08
sim é a certa, porém ela é maior na f250, a bomba que eu comprei é de um cargo, veio com uma engrenagem de 28 dentes, a da f250 tem 35. Obrigado, toda ajuda é bem vinda.

BrunoDallanora2013
08/01/2015, 23:22
sim é a certa, porém ela é maior na f250, a bomba que eu comprei é de um cargo, veio com uma engrenagem de 28 dentes, a da f250 tem 35. Obrigado, toda ajuda é bem vinda.

isso troquei as bolas ! mas era essa logica uma é diferente da outra mas mesmos motores ! ai pro caminhão ter mais torque em baixas rotações mas menos CVs em alta e o contrario na f250 !

robson010203
09/01/2015, 22:09
isso troquei as bolas ! mas era essa logica uma é diferente da outra mas mesmos motores ! ai pro caminhão ter mais torque em baixas rotações mas menos CVs em alta e o contrario na f250 !
exatamente essa a cofiguração, esse motor compartilha algumas peças também com o 6 cilindros

robson010203
09/01/2015, 22:12
hoje chegaram uns mimos para a f1000, fiz as fotos agora a noite e minha câmera não é boa, na verdade é uma filmadora que faz fotos, depois posto umas fotos feitas durante o dia.
489031489032

Randal
09/01/2015, 22:52
hoje chegaram uns mimos para a f1000, fiz as fotos agora a noite e minha câmera não é boa, na verdade é uma filmadora que faz fotos, depois posto umas fotos feitas durante o dia.


Hehehe... Boa Robson !!!
Boto pressão no negócio !!!
Acompanhando !!!

robson010203
09/01/2015, 23:14
Hehehe... Boa Robson !!!
Boto pressão no negócio !!!
Acompanhando !!!
Obrigado Randal, no domingo vou tentar funcionar o motor.

drosssor51
10/01/2015, 13:21
Ai sim .... os mimos que fazem a diferença... já encostou a sua para a transfusão?
abç

robson010203
10/01/2015, 14:41
Ai sim .... os mimos que fazem a diferença... já encostou a sua para a transfusão?
abç
Ainda não, tenho que funcionar o motor e fazer alguns acertos, vou tentar funcionar ele amanhã. Como eu trabalho com instalação e manutenção em equipamentos de refrigeração, nessa época as coisas ficam meio complicadas, o serviço aumenta muito, quase não sobra tempo para outras coisas

Edintruder
11/01/2015, 00:16
Robson, trabalhas com refrigeração? Ja mexesses no compressor do AC da F1000? O meu travou! Nessa época faz uma falta danada...

robson010203
11/01/2015, 10:07
Robson, trabalhas com refrigeração? Ja mexesses no compressor do AC da F1000? O meu travou! Nessa época faz uma falta danada...
trabalho com refrigeração comercial, mas sei o básico desse sistema de ar também, esses compressores das caminhonetes dessa geração são os melhores que existem, pode ter faltado óleo ou gás, quando falta um desses ele sobreaquece os pistões e trava, raríssimas vezes trava o rolamento, nas caminhonetes nunca vi, teve um ou dois que estavam aplicados em baú frigorífico, e travou o rolamento.

BrunoDallanora2013
11/01/2015, 13:04
Robson, trabalhas com refrigeração? Ja mexesses no compressor do AC da F1000? O meu travou! Nessa época faz uma falta danada...


quando acontece isto geralmente é mais barato trocar todo compressor do AC ou ele tem concerto ? vi numa oficina muitos compressores atirados na sucata !

robson010203
11/01/2015, 13:19
quando acontece isto geralmente é mais barato trocar todo compressor do AC ou ele tem concerto ? vi numa oficina muitos compressores atirados na sucata !Conserto tem, mas fica mais barato a troca, com uma boa pesquisa você econtra um por uns R$600,00, é só procurar pelo Denso 6P148.

vfserra
11/01/2015, 20:16
Fala Robson blz???
Vou tentar funcionar o motor cummins que compre sexta feira lá com seu irmão, vou pagar amanhã e retirar talvez terça feira. Vc tem algum material q possa me ajudar?
Fiz uma pesquisa e encontrei um esquema para ligar o módulo e o acelerador. Já tive uma experiência com elétrica no meu willys mas nunca com motores eletrônicos.

BrunoDallanora2013
11/01/2015, 21:43
Robson como anda o projeto ?

robson010203
11/01/2015, 21:50
Fala Robson blz???
Vou tentar funcionar o motor cummins que compre sexta feira lá com seu irmão, vou pagar amanhã e retirar talvez terça feira. Vc tem algum material q possa me ajudar?
Fiz uma pesquisa e encontrei um esquema para ligar o módulo e o acelerador. Já tive uma experiência com elétrica no meu willys mas nunca com motores eletrônicos.
tenho algumas informações sobre eles, tenho o esquema elétrico do sistema de injeção genérico dele, porém como é um esquema da cummins não consta cores de fios e alguns itens não são mostrados ou são mostrados e não são usados dependendo da aplicação, o ideal seria ter um manual de manutenção do veículo que ele foi retirado. Você vai trazer ele para o posto?

robson010203
11/01/2015, 21:53
Robson como anda o projeto ?
Parado, como sempre, hoje fui tirado da cama por um cliente, não tive como mexe no motor, ontem não consegui comprar uma conexão de retorno de diesel que tá faltando, "ôôôôôôôô novela mexicana"!

BrunoDallanora2013
11/01/2015, 21:55
Parado, como sempre, hoje fui tirado da cama por um cliente, não tive como mexe no motor, ontem não consegui comprar uma conexão de retorno de diesel que tá faltando, "ôôôôôôôô novela mexicana"!

aqui na do pai algumas conexões de plastico fizemos com banjo ! eu vi umas que tu fez ficou bem caprichado !

robson010203
11/01/2015, 22:01
vão ficar com plástico só as de retorno, como são válvulas não encontrei uma maneira de substituir, o restante serão todas conexões em latão, não enferrujam e nem ressecam com o tempo, além de terem uma boa vedação.

robson010203
13/01/2015, 23:59
Hoje tentei funcionar o motor, porém a minha bateria não deu conta do recado, amanhã vou tentar encontrar uma bateria maior, a minha é de 70A.

BrunoDallanora2013
14/01/2015, 11:12
Hoje tentei funcionar o motor, porém a minha bateria não deu conta do recado, amanhã vou tentar encontrar uma bateria maior, a minha é de 70A.

tenta duas ! ou uma só de 90a ! as vezes se ta girando bem o motor e não pega é que falta voltagem para abrir os bicos!

e quanto a chave como tu fez ? sabe que a chave da f250 é codificada e vai lá no modulo ! depois que nos fizemos pegar umas 2 ou 3 vez no tranco a nossa se apagou e para pegar depois só na chave e demorou bastante para voltar !

robson010203
14/01/2015, 11:51
vou pegar uma de 100A emprestada do caminhão do meu irmão e tentar funcionar hoje a tarde, quanto a chave eu mandei retirar o imobilizador, dessa forma não preciso da chave codificada.

vfserra
17/01/2015, 18:28
E ai, funcionou o trem???

robson010203
17/01/2015, 19:05
[QUOTE=vfserra;2234217]E ai, funcionou o trem???[/QUOTE
Esse negócio tá tirando a minha paciência, o arranque tá "bichado" (ops! estragado) vou ter que mandar arrumar primeiro, ele não dá conta de girar o motor na rotação para ele pegar, esse motor se não der no mínimo 150 rpm não funciona.

ricarvalhal
17/01/2015, 21:51
calma !!! vai ficar show !!!!

[QUOTE=vfserra;2234217]E ai, funcionou o trem???[/QUOTE
Esse negócio tá tirando a minha paciência, o arranque tá "bichado" (ops! estragado) vou ter que mandar arrumar primeiro, ele não dá conta de girar o motor na rotação para ele pegar, esse motor se não der no mínimo 150 rpm não funciona.

robson010203
17/01/2015, 22:20
[QUOTE=ricarvalhal;2234266]calma !!! vai ficar show !!!!
o que me conforta é a perspectiva do resultado, na 2ª feira mando arrumar e tento de novo.

vfserra
17/01/2015, 22:40
Ta encantado eim....

robson010203
17/01/2015, 23:44
Ta encantado eim....Tá parecendo obra de igreja

vfserra
18/01/2015, 00:13
parece a duplicação da serra do cafezal, só espero que termine primeiro.....KKKK.....
Vou mexer no meu terça- feira

BrunoDallanora2013
18/01/2015, 02:16
[QUOTE=vfserra;2234217]E ai, funcionou o trem???[/QUOTE
Esse negócio tá tirando a minha paciência, o arranque tá "bichado" (ops! estragado) vou ter que mandar arrumar primeiro, ele não dá conta de girar o motor na rotação para ele pegar, esse motor se não der no mínimo 150 rpm não funciona.


Como Assim Robson ? não colocou o que te passei ? ele gira bem mais do que o original que vem na f250 ! por esta razão que colocamos na nossa ! precisa ver como girava devagar com o outro original ! pra mim tem coisa mal ai ou te venderam o arranque errado !

BrunoDallanora2013
18/01/2015, 02:17
coloca videos e fotos por favor ! faz um video dele tentando pegar !!

robson010203
18/01/2015, 12:07
[QUOTE=robson010203;2234223]


Como Assim Robson ? não colocou o que te passei ? ele gira bem mais do que o original que vem na f250 ! por esta razão que colocamos na nossa ! precisa ver como girava devagar com o outro original ! pra mim tem coisa mal ai ou te venderam o arranque errado !É o que você me passou mesmo, porém como ele já era usado acho que deveria estar com problemas, abri ele ontem, tá todo detonado, acho que terei que comprar outro, outra opção seria trocar o focinho dele por um mais forte, de qualquer forma só consigo ver isso amanhã.

robson010203
18/01/2015, 12:08
coloca videos e fotos por favor ! faz um video dele tentando pegar !!Farei sim, assim que montar o arranque no lugar, já registro todo o processo

BrunoDallanora2013
18/01/2015, 15:09
[QUOTE=BrunoDallanora2013;2234316]É o que você me passou mesmo, porém como ele já era usado acho que deveria estar com problemas, abri ele ontem, tá todo detonado, acho que terei que comprar outro, outra opção seria trocar o focinho dele por um mais forte, de qualquer forma só consigo ver isso amanhã.


só arruma ele que fica bom !

robson010203
18/01/2015, 17:06
[QUOTE=robson010203;2234375]


só arruma ele que fica bom !Não sei se vai compensar arrumar, queimou o induzido, estragou o porta escovas e também a bobina, amanhã levo no eletricista para fazer um orçamento.

BrunoDallanora2013
18/01/2015, 19:13
[QUOTE=BrunoDallanora2013;2234402]Não sei se vai compensar arrumar, queimou o induzido, estragou o porta escovas e também a bobina, amanhã levo no eletricista para fazer um orçamento.

tenta um novo ZM ou Bosch ! pode sair caro mas melhor que arrumar uma coisa que ja ta ruim e pode estragar de novo gastando mais ainda !

robson010203
18/01/2015, 21:12
vou verificar também a possibilidade de usar um do ford cargo e trocar o focinho dele para no lugar.

BrunoDallanora2013
18/01/2015, 23:32
vou verificar também a possibilidade de usar um do ford cargo e trocar o focinho dele para no lugar.

diz um bosch ou do cargo com ford ? os bem antigos que girava forte arranque wapsa !

robson010203
19/01/2015, 21:11
Levei no eletricista hoje para o conserto, amanhã ele deve me entregar.

Randal
22/01/2015, 13:10
Robson Eae deu certo ?? Conseguir dar a partida ???

robson010203
22/01/2015, 19:45
Robson Eae deu certo ?? Conseguir dar a partida ???
que nada tá muito corrido por aqui, peguei o arranque no eletricista, porém ainda não montei no motor.

Randal
22/01/2015, 20:03
Eu consegui vaga na oficina ... Amanhã acho que já busco a Efe , e estará com nova relação !!!

robson010203
22/01/2015, 20:05
isso sim é uma boa notícia, provavelmente eu siga por esse mesmo caminho.

ricarvalhal
22/01/2015, 20:15
Randal, quando ficar pronta me diga como eh sair em segunda marcha, pois eu queria alongar minha relacao, mas se eu fizer isso acho que terei que usar muito a primeira... atualmente saio somente em segunda a nao ser em subida ....

tudo de bom !!!


Eu consegui vaga na oficina ... Amanhã acho que já busco a Efe , e estará com nova relação !!!

Kim
22/01/2015, 21:24
Passando para acompanhar o tópico!

robson010203
22/01/2015, 21:34
Passando para acompanhar o tópico!
Obrigado Kim, as coisas tão meio devagar por aqui, mas em breve acho que consigo ao menos fazer o motor funcionar.

Kim
22/01/2015, 22:09
Tenho um cummins 3.9 mecanico com cambio parado...

Às vezes penso em loucuras...

Randal
22/01/2015, 22:17
Tweet















Randal, quando ficar pronta me diga como eh sair em segunda marcha, pois eu queria alongar minha relacao, mas se eu fizer isso acho que terei que usar muito a primeira... atualmente saio somente em segunda a nao ser em subida ....

tudo de bom !!!









Eu consegui vaga na oficina ... Amanhã acho que já busco a Efe , e estará com nova relação !!!





Ricardo , minha espectativa é boa , não estou esquentando muito se vai sair de 2 ou 1 marcha , minha idéia seria principalmente baixar a RPM do motor em 5a marcha ... Dando certo isto , já valeu !!!
Mas estou ancioso por andar !!!

robson010203
22/01/2015, 22:50
Tenho um cummins 3.9 mecanico com cambio parado...

Às vezes penso em loucuras...Não era esse que tava no "Fuzila"?

robson010203
24/01/2015, 18:53
Tentei funcionar o motor mais uma vez, e esse negócio ta "zicado" mesmo, o módulo tá com problema, libera combustível para o rail, desliguei o conector da válvula de controle de pressão, mas mesmo assim não funcionou, vou ter que mandar o módulo para uma avaliação.

Randal
24/01/2015, 19:29
:(
Que bosta heim Robson , mas desanima não !!
O fim vale os meios !!!!

robson010203
24/01/2015, 20:01
:(
Que bosta heim Robson , mas desanima não !!
O fim vale os meios !!!!
é com isso que eu estou contando Randal, esta va falando agora com um amigo que tá com um isb também, porém do ford cargo, ele vai adaptar em uma escavadeira, o dele tá do mesmo jeito do meu, estamos trocando umas idéias para por essas "mulas empacadas" para rodar.
Edit: no post anterior eu escrevi que ele "libera combustível para o rail" quando na verdade ele "não" libera o combustível e nem abre as unidades injetoras.

robson010203
16/02/2015, 17:44
hoje dei um "balão" no serviço e levei o motor para uma verificação, quando foi ligado o scanner, acusou alguns erros, mas o principal deles (o que não deixa o motor funcionar) é o imobilizador, liguei para o cara que fez a programação no módulo, ele pediu para ligar na 4ª feira pois a empresa está fechada nesse feriado, ÔÔÔÔÔÔ novela mexicana!!!!!!.
Enquanto essa parte não anda, fiz algumas modificações: troquei o arranque por um maior, adaptei um Delco Remi, deu um pouco de trabalho tive que tirar a engrenagem do impulsor do arranque original e soldar no do arranque novo, tive que usinar a carcaça do arranque novo para encaixar na carcaça do moto, foi frezada a carcaça do motor para fazer o arranque aproximar mais do volante, pois estava pegando apenas a metade dos dentes, seguem umas fotos para ilustrar o serviço.492954uma "bateriazinha" nova, vou fixar na lateral do chassi, como é feito nos caminhões
492955traseira do motor sem a carcaça do volante (foi tirada para a usinagem)
492956 alojamento do arranque onde foi usinado, rebaixamos 6 mm nela
492957acho que esse arranque dá conta do recado
492958aqui onde foi feita a solda para unir as engrenagens dos impulsores
492959aqui foi usinado para o diâmetro do furo da carcaça do volante

Randal
16/02/2015, 19:37
Bruta a bateria heim !!!
To precisando de uma dessas !!
E com este arranque...quero ver não funcionar !!!

robson010203
16/02/2015, 20:03
como o arranque e a bateria não davam conta, eu parti para a "ignorância":boxing:

drosssor51
17/02/2015, 15:06
Robson.... um reforço a mais... superdimensionado...vai durar bem mais...

Troller-a-vista
17/02/2015, 17:27
teu alternador é de qtos amperes? pq se ele nao for de 135 amperes, tu bateria NUNCA vai ser carregada na totalidade..

PS: googleiei e achei o preco de R$780 essa bateria é isso mesmo? :O

robson010203
17/02/2015, 18:44
teu alternador é de qtos amperes? pq se ele nao for de 135 amperes, tu bateria NUNCA vai ser carregada na totalidade..

PS: googleiei e achei o preco de R$780 essa bateria é isso mesmo? :O
eu paguei mais barato, nem precisava comprar agora mas o dono da loja é meu amigo e me disse que o próximo lote viria com aumento, então comprei logo, paguei R$570,00
No momento eu estou usando um alternador de 90A, mas na troca do motor virá um mais forte.

robson010203
17/02/2015, 18:46
Robson.... um reforço a mais... superdimensionado...vai durar bem mais...se
Esse tal do francês, "jaque" é para reforçar vamos fazer tudo logo.

Troller-a-vista
17/02/2015, 19:10
pagou barato entao... eu sou louco pra ter uma bateria caterpillar nos meus autos, essa é bateria pra vida inteira

robson010203
17/02/2015, 19:28
pagou barato entao... eu sou louco pra ter uma bateria caterpillar nos meus autos, essa é bateria pra vida inteiraEssa realmente é uma bateria para colocar e esquecer, já usei uma em uma pampa que tive, a bateria ficou jogada em um canto uns 6 meses, quando instalei na pampa, parecia que era nova.

BrunoDallanora2013
17/02/2015, 23:32
Essa realmente é uma bateria para colocar e esquecer, já usei uma em uma pampa que tive, a bateria ficou jogada em um canto uns 6 meses, quando instalei na pampa, parecia que era nova.



e ai fez funcionar o motor ?

robson010203
18/02/2015, 08:36
Ainda não, tá dando bloqueio pela chave, falei com o cara que reprogramou o módulo e ele pediu para ligar hoje na parte da tarde, segundo ele a empresa estava fechada por causa do feriado. Vamos ver o que ele vai fazer agora.

drosssor51
18/02/2015, 19:46
teu alternador é de qtos amperes? pq se ele nao for de 135 amperes, tu bateria NUNCA vai ser carregada na totalidade..

PS: googleiei e achei o preco de R$780 essa bateria é isso mesmo? :O


Troller... carrega sim... só demora mais.. o alternador trabalha em Ampere/hora..... um alternador de 90 Ah vai demorar mais para carregar um bat de 135...

O alternador deverá ser substituído somente se o consumo (vazão eletrônica) for maior que a capacidade do alternador...
A bateria é apenas um acumulador.



Robson...boa sorte ai com o desbloqueio... aguardamos atualizações... e um videozinho do isf roncando.
abç

robson010203
18/02/2015, 20:10
Troller... carrega sim... só demora mais.. o alternador trabalha em Ampere/hora..... um alternador de 90 Ah vai demorar mais para carregar um bat de 135...

O alternador deverá ser substituído somente se o consumo (vazão eletrônica) for maior que a capacidade do alternador...
A bateria é apenas um acumulador.



Robson...boa sorte ai com o desbloqueio... aguardamos atualizações... e um videozinho do isf roncando.
abç
Pode ter certeza que farei alguns vídeos, quanto ao alternador, eu pretendo colocar um de 120A no mínimo, pois eu pretendo instalar uns 4 faróis auxiliares, além dos dois eletroventiladores que já tenho instalados para auxiliar a ventilação do condensador do AC.

BrunoDallanora2013
18/02/2015, 23:39
Pode ter certeza que farei alguns vídeos, quanto ao alternador, eu pretendo colocar um de 120A no mínimo, pois eu pretendo instalar uns 4 faróis auxiliares, além dos dois eletroventiladores que já tenho instalados para auxiliar a ventilação do condensador do AC.


no Ebay tem alternador de 200 amperes do jhon derre ! 175 dolar me ´parece !

robson010203
19/02/2015, 18:09
isso seria uma maravilha, assim que funcionar o motor vejo como faço com o alternador

robson010203
01/03/2015, 20:05
como ainda não funcionei o motor, parti para algumas melhorias que estavam engavetadas: para choques customizados e adaptação do velocímetro para o cambio, como tenho um cambio eaton FSO4505 semi novo, decidi por instalar ele mesmo, a bateria também já foi instalada, seguem algumas fotos:
494110494111494112494113494114494116494117

Edintruder
01/03/2015, 22:18
Esse parachoque dianteiro ficou irado!!! Perfeito!

robson010203
01/03/2015, 22:34
Esse parachoque dianteiro ficou irado!!! Perfeito!
Obrigado Edim, vindo de alguém com o seu conhecimento me deixa com mais vontade de terminar logo, ainda falta muito, e eu só trabalho neles no fim de semana, mesmo assim tive que parar hoje para socorrer um cliente que teve problemas com uma câmara de um açougue cheia de carnes, desse modo as coisas andam bem devagar com as melhorias

Edintruder
02/03/2015, 08:08
Robson, da mesma forma, valeu pela dica do compressor. Consegui o 10P15 original da F1000.

Rodrigo Baratti
02/03/2015, 11:23
Show o parachoque Robson!!!:concordo::palmas:

robson010203
02/03/2015, 13:10
Show o parachoque Robson!!!:concordo::palmas:
obrigado Rodrigo, eu pretendo instalar nele 4 faróis de led, 2 com 30º e 2 com 60º ligados em conjunto com a luz alta e baixa respectivamente.

robson010203
15/03/2015, 18:16
hoje foi mais um dia para desligar o celular e adiantar um pouco os para choques,
495602furação da chapa para os olhais dos para choques
495603chapas cortadas depois de furadas
495604um arredondamento prévio em um lado de cada chapa
495605soldadas nos para choques
495607um acabamento feito com "disco flap" grana 120
495606aspecto do para choques traseiro
495608o dianteiro ficou assim
495610esse é um suporte para o engate removível, a medida interna é 50 mm vou usar uma barra de ferro maciço para o engate.

dalmolin
15/03/2015, 18:56
o cumins 12v com bomba injetora , não seria o motor certo pra esse projeto ??

nos EUA tem coisa de potencia pra esse motor , igual tem de ap aqui no brasil...

robson010203
15/03/2015, 20:00
o cumins 12v com bomba injetora , não seria o motor certo pra esse projeto ??
nos EUA tem coisa de potencia pra esse motor , igual tem de ap aqui no brasil...seria mais fácil, e mais rápido com certeza, porém o maxx power original já tem uma boa potencia, e caso queira, ainda pode ser aumentada apenas com uma programação, sem troca de componentes. Como já tenho um motor eletrônico instalado, e gostei bastante dele, optei por esse eletrônico.

Randal
15/03/2015, 21:39
Parabéns Robson ... Está ficando muito bom , estou sempre acompanhando e torcendo para ver o resultado final o mais breve !!!
Honestamente , não gosto muito desde pará-choques personalizados , mas confesso que deu até vontade de ter um desses como os que vc está fazendo , ficaram show !!!

robson010203
16/03/2015, 12:19
Obrigado Randal, é sempre bom ter o trabalho reconhecido, ainda mais por quem gosta do assunto e tem coragem para enfrentar uma empreitada dessas, como você fez na sua F1000, e muito bem feito diga-se de passagem. Essa emana tenho que tirar um dia do trabalho para levar o módulo e fazer a reprogramação, na próxima semana pretendo mandar os para choques para cromagem, pois pretendo no inicio do próximo mês parar a F1000 e fazer o transplante.

pcnicolau
17/03/2015, 15:41
Beleza de empreitada robson, tira uma duvida minha a respeito do seu projeto. Esses tempos atrás tava trocando o motor da minha f1000 90 tenho um motor mwm 229 aspirado que turbinei por fora, aí surgiu a oportunidade de trocá-lo por um mwmTD da f1000 95, daí não deu pra documentar e ajeitar no detran como vc fez com a sua me tirá está duvida?

robson010203
17/03/2015, 20:00
Beleza de empreitada robson, tira uma duvida minha a respeito do seu projeto. Esses tempos atrás tava trocando o motor da minha f1000 90 tenho um motor mwm 229 aspirado que turbinei por fora, aí surgiu a oportunidade de trocá-lo por um mwmTD da f1000 95, daí não deu pra documentar e ajeitar no detran como vc fez com a sua me tirá está duvida?quando eu fiz a troca de gasolina para diesel, não constava na nota fiscal a potencia do motor, eu apenas informei verbalmente para o técnico da empresa credenciada pelo imetro a potência do motor, ele então colocou no laudo. Para fazer a próxima troca troca eu não vou apresentar nota fiscal do motor, apenas uma declaração de responsabilidade pela procedência dele, vou pedir apenas a regularização do numero do motor na documentação, pois a f1000 já consta como diesel, nesse caso não precisa de imetro, porém no documento vai constar a potencia antiga.
Eu suponho que você não tenha conseguido pelo fato de a legislação proibir o aumento de potência, que no seu caso estaria acontecendo, tem também a questão da boa vontade dos chefes dos detrans, além do conhecimento da legislação por parte deles.
O artigo 292 do CTB proíbe o aumento de potência além de 10% da original, porém para regularização do número do motor no documento não é necessário declarar a potência do mesmo. São as famosas "brechas" das nossas leis, (ao menos aqui em SP é assim).

Randal
18/03/2015, 10:21
No meu caso implicaram com a nota e tive que colocar a potência na bota do motor , agora com Inmetro resolvi acredito que vira com os 150 cv no documento ...
Robsom , como ficou o seu documento em questão da descrição do modelo e versão ???

Rodrigo Baratti
18/03/2015, 10:51
Na minha deixaram a potência do 4.9, ninguém nem mencionou nada nesse sentido.
Na real nos docs só mudou o combustível.

Tirem uma dúvida, a descrição do veículo de vcs mudou?
Na minha continuou "F1000 4.9i"

robson010203
18/03/2015, 10:57
a descriçao não muda, consta apenas a alteração para diesel, no ultimo licenciamento que saiu, não consta nem a alteração nem o número do CSV, essa semana deve chegar o licenciamento de 2015, vamos ver o que vem escrito.

pcnicolau
18/03/2015, 13:49
Realmente robson, o que aconteceu comigo foi o aumento de potência, que consta no artigo 292, daí a partir de janeiro de 2015 veio a nova lei da vistoria para carros com mais de 5 anos, tive que abandonar meu projeto, ainda mais onde moro linha de fronteira a vistoria tende a ser mais chata, mas e como vc falou jeito tem o que falta é a boa vontade dos chefes de detrans. abraços e vai contando mais sobre tua empreitada, quem sabe ainda coloco um motor mais moderno na minha.

robson010203
27/03/2015, 21:09
Tô de volta, hontem deixei o motor em um mecanico em sp ele tem todas as ferramentas para manutenção da parte eletronica, meu modulo tava com problema, ele me ligou agora a tarde e disse que funcionou o motor, na segunda ele vai fazer a calibração e regulagem dele, em breve ele vai para o cofre da f1000

Randal
27/03/2015, 21:30
Ahuahuahu.... Muito bom Robson !!!
Estamos anciosos

Randal
28/03/2015, 08:20
Ahuahuahu.... Muito bom Robson !!!
Estamos anciosos

Viu , e como andam os pará-choques , estão prontos ???

robson010203
28/03/2015, 19:21
Viu , e como andam os pará-choques , estão prontos ???Eu tambem estou muito ancioso para fazer ele rodar logo. O para choques traseiro está pronto para o acabamento( pintura ou cromagem) vai depender do preço, o dianteiro falta instalar os faróis, ontem comprei dois de neblina, são originais da l200 triton, agora faltam dois de longo alcançe. Na semana que vem vou tentar fazer um orçamento com um pessoal de Curitiba para tentar cromar eles.

robson010203
28/03/2015, 19:37
seguem algumas fotos:
497326o motor na oficina em SP, estava-mos fazendo uma leitura com o scanner
497327o farol de neblina
497328apesar de ser de plástico, gostei bastante o acabamento.
497329 opara choques traseiro, nessa foto ainda estava sem o encaixe do engate para reboque
497330isntalei dois olhais no dianteiro também, falta fazer os furos para os faróis.
497331um detalhe dos olhais
497332o suporte para o engate.

rfdex
28/03/2015, 23:32
Show. Quem fez os parachoques?

robson010203
28/03/2015, 23:49
Show. Quem fez os parachoques?Eu fiz, demorou um pouco pois só trabalho neles nos finais de semana

rfdex
29/03/2015, 20:00
Tirou os moldes no papelão e depois mandou dobrar?

robson010203
29/03/2015, 20:40
Tirou os moldes no papelão e depois mandou dobrar?Não fiz moldes, calculei as medidas, fiz alguns rascunhos e mandei dobrar em três partes, uma central e as duas laterais, depois fiz recortes e pontos de solda até chegar no ponto, depois fiz a solda definitiva e dei acabamento.
497431497432

robson010203
29/03/2015, 20:42
Tirou os moldes no papelão e depois mandou dobrar?usei chapa de 1/8 de espessura, o traseiro tem um reforço com chapa de 10mm para ancoragem do suporte de reboque

micheltakashima
04/04/2015, 13:24
Robson se você fizer esses para choques para vender vai ficar rico

vfserra
04/04/2015, 15:59
Fala Robson, bacana o para choque dianteiro, mostra o traseiro como ficou. E o motor, funcionou? O meu testei ele sem o intercooler, liguei direto da turbina na admissão com o pedal original e não notei problema algum. Cortei o pedal e transformei ele em botão(tipo de ventilador ac)testei e ele funciona um pouco depois ele da uma engasgada, pipocada e solta uma fumaça preta e morre. Dei partida novamente e ele funciona normal na marcha lenta até meio pedal depois acontece a mesma coisa.
Sera que é a falta do intercooler?

robson010203
04/04/2015, 17:04
Robson se você fizer esses para choques para vender vai ficar rico
Se tiver alguem que queira e tiver paciência para esperar uns meses posso fazer.

robson010203
04/04/2015, 17:09
Fala Robson, bacana o para choque dianteiro, mostra o traseiro como ficou. E o motor, funcionou? O meu testei ele sem o intercooler, liguei direto da turbina na admissão com o pedal original e não notei problema algum. Cortei o pedal e transformei ele em botão(tipo de ventilador ac)testei e ele funciona um pouco depois ele da uma engasgada, pipocada e solta uma fumaça preta e morre. Dei partida novamente e ele funciona normal na marcha lenta até meio pedal depois acontece a mesma coisa.
Sera que é a falta do intercooler?Meu motor deu muito trabalho mas funcionou, meu módulo tava ruim, teve que ser trocado, na 2ª feira vou buscar ele com o Elias. Quanto ao acelerador, é normal ele dar fumaça sem o intercooler, porém essa parte dele estar morrendo talvez seja algum problema com o acelerador mesmo, esse acelerador que você arrumou é de alguma aplicação específica?

vfserra
04/04/2015, 19:29
O acelerador é do ford cargo, original do motor, quando mantem a aceleração +/- meio pedal por algum tempo ele dá uma pipocada ai engasga e sai um tucho de fumaça preta, se volta o acelerador pra posição de marcha lenta ele normaliza.
Acredito que seja a falta do intercooler.

robson010203
04/04/2015, 19:32
O acelerador é do ford cargo, original do motor, quando mantem a aceleração +/- meio pedal por algum tempo ele dá uma pipocada ai engasga e sai um tucho de fumaça preta, se volta o acelerador pra posição de marcha lenta ele normaliza.
Acredito que seja a falta do intercooler.você tirou o outro pedal? a quantidade de fios que vai nesse é a mesma do outro? é bem provável que seja a falta do intercooler

robson010203
08/04/2015, 17:54
Ontem peguei o motor, mas como tenho uma viajem programada para inicio de maio, não consigo por ele para rodar antes da viajem, vai ficar para a volta. Comprei uns bancos para melhorar o conforto dos passageiros de traz, chegaram hoje também uns farois de led pra o para choques dianteiro, seguem umas fotos:
498426
498427
498428

robson010203
08/04/2015, 18:04
fiz um vídeo com o celular mas dá para ter uma idéia do funcionamento

https://youtu.be/3j5Lt9wKERE

Imperador!
08/04/2015, 19:16
Esse vídeo é música pros meus ouvidos!

Randal
08/04/2015, 19:58
To gostando cada dia mais deste teu projeto ... Efe super cab, cummins , pará-choques custons, leds, etc ... Muito bom !!!

robson010203
08/04/2015, 20:36
Esse vídeo é música pros meus ouvidos!eu também acho isso uma sinfonia, esse foi feito as pressas na oficina do cara em SP, depois posto um vídeo de qualidade melhor.

robson010203
08/04/2015, 20:37
To gostando cada dia mais deste teu projeto ... Efe super cab, cummins , pará-choques custons, leds, etc ... Muito bom !!!
obrigado Randal, aos poucos eu chego com as adaptações ao meu gosto, só espero que consiga parar com isso algum dia.

vfserra
08/04/2015, 23:08
Funcionei o meu hj, o fio da cebolinha do óleo estava desconectado, por isso estava engasgando, conectamos o fio ai ele afirmou.

robson010203
09/04/2015, 07:52
Que bom que era so isso, eu prerendo comprar um scanner para sanar esse tipo de problema

Randal
19/04/2015, 19:42
Feriadao... Fds ... E aí Robson , adiantou alguma coisa ????

robson010203
19/04/2015, 21:30
O motor está pronto, porém tenho uma viajem para o inicio de maio, e não vou ter tempo para fazer a troca antes, então ficará para o próximo mês, também estou comprando um carro menor para o trabalho e poderei parar a F com mais tranquilidade.

robson010203
04/06/2015, 23:41
Estou de volta, comecei a desmontar a EFE hoje, mas como vou trabalhar nela apenas nos finais de semana e feriados, a coisa vai andar meio devagar, seguem umas fotos do andamento
503584retirei a frente da EFE para facilitar os serviços
503585pretendo pintar o motor e deixar proximo a essa foto

robson010203
06/06/2015, 18:53
hoje tirei o MWM, e coloque o Cummins no cofre para ver como fica, amanhã é partir para os suportes dos coxins.503687503688esse filtro vai me dar um pouco de trabalho

robson010203
06/06/2015, 19:00
vou instalar um hidrobuster para o freio, uma barra de ligação entre as pontas do chassi, dar uma revisão geral no AC, a caixa de direção tava com um vazamento, já desmontei para uma revisão, tinha uma pequena folga no telescópico da barra de ligação da direção, vou resolver instalando umas pastilhas de polietileno para não haver contado de ferro com ferro evitando desgastes e novas folgas503689

lucciano amaral
09/06/2015, 20:57
aMIGO ROBSON PARABENS POR SUA EMPREITADA, VOU ACOMPANHAR SEU TOPICO,

Guima-MS
09/06/2015, 22:35
hoje tirei o MWM, e coloque o Cummins no cofre para ver como fica, amanhã é partir para os suportes dos coxins.503687503688esse filtro vai me dar um pouco de trabalho .

Robson , esse filtro que voce disse que vai dar trabalho e o de oleo do motor (que vai fixado diretamente no bloco) ou de combustivel (que vai fixado em um cabeçote , que por sua vez vai fixado no bloco) .
Se for o de combustivel , pode alterar o local dele facilmente , pode ate colocar no chassi .

My two cents :)

robson010203
10/06/2015, 00:05
aMIGO ROBSON PARABENS POR SUA EMPREITADA, VOU ACOMPANHAR SEU TOPICO,Obrigado Lucciano, devo demorar um pouco, eu mesmo estou colocando a mão na graxa, e só nos finais de semana, mas aos poucos sai.

robson010203
10/06/2015, 00:07
.

Robson , esse filtro que voce disse que vai dar trabalho e o de oleo do motor (que vai fixado diretamente no bloco) ou de combustivel (que vai fixado em um cabeçote , que por sua vez vai fixado no bloco) .
Se for o de combustivel , pode alterar o local dele facilmente , pode ate colocar no chassi .

My two cents :)Guina esse é o de lubrificante, eu estou vendo a possibilidade de usar o filtro do Cummins 4btaa
que é um pouco mais curto, ou fazer um furo no berço do chassi e reforçar ele por baixo.

Leonardo Dic
10/06/2015, 20:28
Robson, vc ja viu o filtro do Vortec V6. 'E deslocado la na frente embaixo do radiador , o oleo vai e vem por mangueiras, sera q nao da pra estudar algo parecido.

robson010203
10/06/2015, 22:39
Robson, vc ja viu o filtro do Vortec V6. 'E deslocado la na frente embaixo do radiador , o oleo vai e vem por mangueiras, sera q nao da pra estudar algo parecido.Nunca vi um sistema assim, mas vou verificar, apesar de eu preferir um sistema com menos conexões, assim é uma coisa a menos sob risco de problemas. Estive olhando lá hoje e acho que consigo subir o motor uns 3 cm, talvez seja suficiente para a troca do filtro, tenho que fazer uns testes depois

micheltakashima
10/06/2015, 22:44
Esse negócio de adaptação é uma arte, as vezes centímetros que fazem toda a diferença.

robson010203
10/06/2015, 23:00
realmente Michel, já devo ter ficado quase um dia tirando medidas para deixar o motor em uma posição que não vá dar problemas futuros e que não comprometa a manutenção.

robson010203
13/06/2015, 21:47
finalmente consegui resolver a questão do filtro, levantei o motor uns 2 cm, vou instalar os coxins do cargo 815, tenho que por um calço no coxim do cambio também. Seguem umas fotos
504433504434504435504436504437

BrunoDallanora2013
18/06/2015, 20:36
finalmente consegui resolver a questão do filtro, levantei o motor uns 2 cm, vou instalar os coxins do cargo 815, tenho que por um calço no coxim do cambio também. Seguem umas fotos
504433504434504435504436504437


como ficou para trocar o filtro de oleo ? na f250 é super ruim de trocar !

drosssor51
18/06/2015, 23:06
Muito bom Robson...... estou atualizando minha leitura.... mas já vi que vai sair logo esse projeto.
Abç

robson010203
19/06/2015, 08:04
como ficou para trocar o filtro de oleo ? na f250 é super ruim de trocar !
Não vai ser muito fácil, o espaço para "manobras" é pouco, depois que for colocado a saia interna do para lamas ficará uns 10 cm entre ela e o filtro

robson010203
19/06/2015, 08:07
Muito bom Robson...... estou atualizando minha leitura.... mas já vi que vai sair logo esse projeto.
Abç
Eu estou muito ansioso para terminar logo, já fazem uns dias que não consigo adiantar muita coisa, esse final de semana pretendo trabalhar nela, acho que consigo tirar o motor para pintura e preparação do cofre.

robson010203
19/06/2015, 08:09
Em tempos estou em negociação de um cambio automático, 6 marchas, não sei se fico contente ou ser fico triste, pois essa "bagaça" não termina nunca.

micheltakashima
19/06/2015, 11:58
Em tempos estou em negociação de um cambio automático, 6 marchas, não sei se fico contente ou ser fico triste, pois essa "bagaça" não termina nunca.

Fala Robson... sou da máxima que essas Efes nunca ficam prontas! Quando eu comprei a minha a ideia era reformar fazer um interior bacana e pronto, feito essa parte veio a ideia do motor 6 cilindros e câmbio sequencial, nem terminei essa empreitada e já estou negociando um eixo dianteiro 4x4! Eu entendo pelo o que você está passando rsrsrs Mas é isso ai boa sorte com o câmbio automático vai ficar um luxo! FORD abraços

robson010203
19/06/2015, 12:10
vamos ver no que dá esse cambio auto, é um cambio eletrônico, tem que ser feita uma programação para ele se comunicar com o motor, de qualquer forma tenho quer por a F para rodar, e numa 2ª etapa, partir para o cambio auto caso a negociação se concretize

giovanefortuna
20/06/2015, 00:47
Qual cambio vc esta vendo? Meu sonho seria colocar um at6 na ranger

robson010203
20/06/2015, 08:57
é um Allisson, muito usado nos USA, aqui saiu em alguns caminhões 3/4 e micro ônibus

Edintruder
20/06/2015, 12:41
Robson, procura aqui no fórum pelo Walter L. L. Casitta. Ele colocou um câmbio AT de Blazer numa Ranger 2.8 que ele tinha. Ele comprou o módulo de controle eletrônico pela internet e fez toda a programação. Sei que acabou tirando o AT depois de algum tempo, mas não sei o motivo.

Edintruder
20/06/2015, 12:51
Na época ele gastou mais ou menos isso:



07/05/2011, 21:43
Walter, desculpa te encher novamente, mas entorno de qt eu gastaria pra fazer essa adaptação na minha Ranger? sei q parece loucura mas colquei isso na cabeça e ta foda de tirar, vc me inca alguem q eu possa procurar pra executar o serviço?


Walter L. L. Casitta
R$3500,00 do câmbio + U$700,00 do controlador do câmbio + U$200,00 do chicote + R$100,00 do acelerador eletrônico + R$500,00 da alavanca seletora, R$300,00 do Radiador de óleo + R$400,00 do flange do motor + R$400,00 do flange da CT + ... + ...

robson010203
20/06/2015, 20:07
Obrigado pela dica Edim, o cara que eu estou em negociação, pede 12k no conjunto (cambio, módulo, seletora, e chicotes) o acelerador eu posso usar o do motor, o radiador e flange tenho que fazer.
Estou achando o preço dele um pouco alto, tem um desses em um leilão, deve sair por volta de uns 5k, modulo uns U$300 a U$500, a alavanca seletora mais uns U$300 a U$500, porém a prioridade é por a F para rodar.

robson010203
20/06/2015, 20:09
O motor já está fixado no lugar, agora tenho que remover ele para a pintura, e fazer o isolamento do da parede corta fogo, na proxima semana vou procurar a tinta, encontrei umas para alta temperatura, porém nenhuma vermelha. Depois posto umas fotos, estão no celular e está descarregado.

robson010203
21/06/2015, 16:32
umas fotos dos suportes do motor:
505196505199
505197505201
505198

giovanefortuna
22/06/2015, 01:55
Que pena o preço ser tão alto por um cambio automatico...seria a cereja do bolo na sua camionete. =/

robson010203
22/06/2015, 08:17
Que pena o preço ser tão alto por um cambio automatico...seria a cereja do bolo na sua camionete. =/
Aqui no BR tudo é caro, nos USA um cambio desses sai por volta de uns U$3500,00

rodrigonogueira
24/06/2015, 18:54
Fala Robson... sou da máxima que essas Efes nunca ficam prontas! Quando eu comprei a minha a ideia era reformar fazer um interior bacana e pronto, feito essa parte veio a ideia do motor 6 cilindros e câmbio sequencial, nem terminei essa empreitada e já estou negociando um eixo dianteiro 4x4! Eu entendo pelo o que você está passando rsrsrs Mas é isso ai boa sorte com o câmbio automático vai ficar um luxo! FORD abraços

esse eixo 4x4 que tu fala robson vai importar ou encontrou aqui no brasil mesmo? estive com essa ideia, mas, o preços são bem salgados, vi um anuncio no ML por 7mil, faltando somente as rodas livre, são esses os preços mesmo? dai tentei encontrar um completo pelo ebay, entretanto, encontrei só partes(talvez pela minha deficiência em inglês), tenho interesse nesse processo ai quem sabe um dia junto grana pra fazer o mesmo.

abraço

robson010203
24/06/2015, 21:23
Rodrigo eu estava negociando um cambio automático mas o negócio "azedou", vai ter que ficar para a próxima, o melhor eixo no momento para as F é o da f250, porém o preço está pela hora da morte.

Edintruder
24/06/2015, 23:41
Robson, estou me mexendo para fazer um eixo dianteiro novo e rígido para a F1000. Vou montar munhões completos de Bandeirante, com a bola do diferencial original dianteiro da F1000. Daí só montarei as canelas, modifico um semieixo longo transformo em curto e mando fazer outro semi-eixo longo.

robson010203
25/06/2015, 11:24
Eu também cheguei a pensar nisso, porém a idéia é conseguir um eixo dianteiro da f250 4x2 e montar nele a bola do diferencial da f1000, pelo fato da relação, pois a relação mais longa para f250 é 3.54/1 e isso deixa a F muito "amarrada" para o meu gosto

Ramon Pires
25/06/2015, 22:04
Eu também cheguei a pensar nisso, porém a idéia é conseguir um eixo dianteiro da f250 4x2 e montar nele a bola do diferencial da f1000, pelo fato da relação, pois a relação mais longa para f250 é 3.54/1 e isso deixa a F muito "amarrada" para o meu gosto

Mas se a 5° for D vai ficar como um 3,07 direto...

Ramon Pires
25/06/2015, 22:05
Diferencial 3,07 com 5° 1:1.

robson010203
26/06/2015, 11:05
o meu é 5ª drive (0,769:1) porém quero aproveitar melhor o torque do Cummins. O cambio automático que eu estava negociando tem 6ª com relação de 0,61:1, nesse caso cairia bem o 3.54:1.

Ramon Pires
26/06/2015, 16:57
o meu é 5ª drive (0,769:1) porém quero aproveitar melhor o torque do Cummins. O cambio automático que eu estava negociando tem 6ª com relação de 0,61:1, nesse caso cairia bem o 3.54:1.

Mas os loco pedem uma carreta de dinheiro nesses cambios at allisson , sera q acham p quem vende q nao baixam... q é bom isso é mas sempre q vi eram muito caros...

robson010203
26/06/2015, 17:06
Mas os loco pedem uma carreta de dinheiro nesses cambios at allisson , sera q acham p quem vende q nao baixam... q é bom isso é mas sempre q vi eram muito caros...
exatamente Ramon são um absurdo, teve um leilão de um a uns dias, era da Agralle, o lance mínimo era R$6.000,00 somente o cambio, some-se a isso módulo, chicote, alavanca de controle e outros periféricos, dá um valor absurdo.

rfdex
26/06/2015, 20:03
Isso eh para mostrar o atraso que eh o mercado automobilistico brasileiro. Collor disse que o brasileiro andava em carroça. Eu digo que ainda anda.

robson010203
26/06/2015, 20:34
Nos USA um cambio desses custa por volta de U$1.500,00, se levarmos em conta o salário médio do trabalhador americano que é por volta de U$3.200,00, tamos fu**** e não pagos. Estamos andando de "carroça" (na verdade estamos puxando elas com o desgoverno em cima)

vfserra
10/07/2015, 09:58
E ai Robson, novidades ???????

robson010203
10/07/2015, 12:39
Tá parado por enquanto, nesse final de semana vou tentar conseguir um tempo para adiantar mais um pouco.

vfserra
10/07/2015, 22:49
Blz, boa sorte.
Vai mandando fotos do progresso.
abraço...

robson010203
19/07/2015, 20:06
andou mais um "tiquinho" finalizei os para choques, tirei o motor para a pintura, estou montando um duto para o ar de admissão e já comprei a manta para o isolamento da parede corta fogo e do capô. Seguem umas fotos
507567507568507569 os para choques eu resolvi pintara mesmo (muito caro para cromar) essa armação do duto vai ser fechada com fibra de vidro.

robson010203
19/07/2015, 20:12
comprei o mancal da embreagem, nunca tinha visto essa marca, mas a peças tem um aspecto muito bom, vamos ver quanto tempo aguenta.
507570

lucciano amaral
19/07/2015, 21:20
Amigo robson, qual foi a manta que vc comprou para o isolamento? quero colocar na mina rural pois o motor maxion ficou bem proximo da parede corta fogo dai acho que vai esquentar dentro da rural. qual o custo da manta? abraços

robson010203
20/07/2015, 18:59
Lucciano essa é uma manta para dutos de ar condicionado, alguns chamam de espuma elastomérica, outros falam borracha elastomérica, paguei R$150,00 em 5 metros

lucciano amaral
21/07/2015, 06:53
Robson obrigado, vou ver por aqui, abraços

robson010203
25/07/2015, 21:24
amanhã vou pintar o motor os para choques, aproveitei e fiz um tubo para reforço da ponta do chassi.
508113508114

robson010203
26/07/2015, 22:42
depois de um dia todo de trabalho, finalmente o motor está pintado.
508155508156508157

Edintruder
27/07/2015, 08:45
Trabalho??? Isso é diversão!

robson010203
27/07/2015, 10:11
KKKKKK!!!! isso é verdade, você cansa o corpo, mas para a mente é uma ótima terapia.