Ver Versão Completa : Bloqueio Eaton - Detroit Locker 100% - Impressões / Avaliação (Troller T4 3.2 TGV)
Boa noite aos amigos do forum..
Recentemente abri um topico sobre instalação de bloqueios de diferencial, o qual agradeço muito ao Sandrãobh, Vermeio e ao Fabio_Roberto pelas dicas e pela paciência para com minhas dúvidas.
Além da ajuda dos amgos do forum 4x4 Brasil, busquei muita informação antes de chegar a definição do setup (MUITA MESMO!!! liguei para um caminhão de gente, incomodei a galera de outros foruns, liguei para várias oficinas, entrei nos foruns gringos, vi TODOS os vídeos de bloqueios do youtube hehehe...)... Por fim.. a uns 10 dias peguei o carro com os bloqueios instalados.. ficou com a seguinte configuração:
Troller 3.2 TGV - Pneu BF 33" MUD
- Dianteira: Tracklock 75% (bloqueio original do Troller que estava na traseira)
- Traseira: Eaton Detroit Locker 100%
OBS: veículo do dia-dia!!!! uso pra trabalhar, viajar, trilhas, tudo..
Resolvi abrir este tópico para compartilhar minha experiência, pois quando precisei de informações sobre este tipo de bloqueio, tive grande dificuldade em encontrar (principalmente de usuarios aqui no Brasil). Sabendo disso, se outros estiverem procurando ou interessados em entender mais sobre este bloqueio, ao menos poderão ler este relato..
Apenas para entenderem a história.. tudo começou depois que eu vi um bloqueio funcionando na pratica.. parecia "magica" hehehe... referente a dianteira do veículo, já estava definido desde o início que eu instalaria o tracklock, até porque "sobraria" este bloqueio depois que eu instalasse o novo na traseira.. mas foi no eixo traseiro que fiquei com muita dúvida entre o Detroit Locker e o E-Locker...
Optei pelo bloqueio automático pois não sou muito fã de sistemas eletronicos no geral e a idéia de ficar com um diferencial sempre aberto (quando o bloqueio nao estava acionado) não me agrada (gosto do “feeling” de um carro blocado).. no entanto, ao mesmo tempo, a maioria das inforamções aqui no Brasil sobre este tipo de bloqueios automáticos possui muita reclamacao de estralos, dificuldade de dirigir na cidade e afins.. já no exterior.. é extremamente comum a instalação dos detroit lockers em pickups e jipes.. comum mesmo!! Ah, além do mais ele é mais barato que o E-Locker (em torno de R$1000 mais barato), e pelo que pesquisei é o mais robusto que a Eaton fabrica.
Rodei 1000km até o momento, sendo uns 100km de terra, 200km de areia, 400km de asfalto e uns 300km na cidade...
Detroit Locker 100% (eixo traseiro) – impressões
OBS: considerando roda livre na dianteira, ou seja, apenas o bloqueio 100% atuando atrás
- O que eu mais pude senti na dirigibilidade do carro com o bloqueio foi durante a troca de marchas. Quando tirei o carro da oficina, eu sentia que ao fazer a mudança ele puxava para a direita, principalmente ao mudar as primeiras marchas, mas é só uma questão de costume com a forma que voce faz a mudança de marcha, forma que solta a embreagem e trabalha com o giro do motor.. tres quarteirões a frente e eu já tinha pego o jeito (nos foruns gringos relatam que em carros automaticos isso é menos perceptivel.. mas de novo, basta se adaptar)
- Rodando na estrada é um carro normal, faz curvas de raios longos ou pequenos, é praticamente imperceptível, digo "praticamente" pois se você reduza uma marcha bruscamente no meio de uma curva.. ai voce sente a traseira deslocar.. mas realmente tem que querer que isso aconteça.. inclusive ao baixar marchas para ultrapassar, não percebi nada..
- Na estrada também sinto que melhorou muito a estabilidade em retas (antes precisava de constantes “correçõezinhas” na direção, o que me incomodava um pouco.. agora ele segue reto como um trem) e nas curvas o carro esta mais esperto.. responde melhor no volante.
- Na estrada com piso molhado, eu normalmente usava o carro com 4x4, principalmente pelo que eu já relatei acima, a necessidade de constantes correções, carro “passarinhava” bastante.. agora nas retas ele está bem mais estável.. inclusive fiz testes de passar com um lado do carro em poças e outro lado em piso seco, e o carro não perde a linha, apenas reduz a velocidade e segue reto.. apenas nas curvas fechadas que é necessário mais prudência, ainda mais se for paralelepípedo, pois ele tenderá a sair mais de traseira caso voce decida socar o pé no acelerador.. pude conduzir em chuva pesada, pista bem empoçada a 80-100km/h sem nenhuma surpresa..
- Na cidade, onde mais me preocupava, juro que no início, cheguei a achar que estava com problema, que não estava funcionando.. o carro faz curva normal, manobra em garagem normal. Ele só vai arrastar as rodas se você acelerar durante a manobra. Realmente ele cumpre o que promete com o sistema automático de funcionamento.
- Referente aos famosos estralos, que tanto falam deste tipo de bloqueio.. aí que está o segredo.. existem dois tipos de Detroit Locker, sendo um deles que é uma versão aprimorada, chamada de “New Improved Detroit Locker Differential”.. este, como o próprio manual diz e a Eaton (me confirmou via contato) é muito mais suave no funcionamento, no entanto, no seu número de identificação ele precisa ter a letra “L” na sua descrição (no meu caso 187SL – 16C Dana 44...). Ao longo destes 10 dias os quais fiz pouco mais de 1000km, escutei / senti 3 vezes o bloqueio estalando (apenas comentando aos que desconhecem o produto, este barulho NORMAL do seu funcionamento, inclusive está no manual).. o barulho é bem abafado, você mais sente ele que escuta...
- Na praia, duas situações, no plano o carro ficou um brinquedo.. você faz o que quiser com o carro, ele sai de traseira, anda de lado, faz zerinho MUITO fechado.. só alegria ehhehe.. parece ter uns 100 cv a mais hehe.. Nas dunas e em terreno com bastante desnível, em vários locais que antes eu precisava do 4x4, eu passei no 4x2 sem esforço algum.. o eixo traseiro, fica sempre 100% blocado..
- Na terra, nas estradas de chão a condução é a mesma, com a diferença que agora você consegue trabalhar melhor a traseira do carro.. em outras palavras fica mais divertido.. e ele joga MUITO mais pedra e barro hehe.. não testei o carro em atoleiros pesados, mas arranjei alguns barracos e consegui locais onde a suspensão ia ao limite, erguendo a roda.. O eixo traseiro, permanece sempre blocado empurrando a viatura para frente.. a aceleração necessária para transpor os obstáculos é muito menor que antes..
Track Lock 75% (eixo dianteiro) – impressões
OBS: a maioria sabe, mas caso algum leigo não saiba, ele só atuará quando a roda livre está em 4x4, independente do seletor de traçaõ estar na 4x2 ou 4x4..
Aqui o “review” é mais simples e fácil.. funciona da seguinte maneira, o carro fica MONSTRO com um bloqueio extra na dianteira.. e olha que não é 100%.. NO ENTANTO,fica bem ruim para manobrar em espaços fechados.. provavelmente vai precisar de um “ré” extra heheh.. mas a condução na cidade, rótulas, estrada.. é NORMAL.. apenas para manobrar num shopping por exemplo, você vai sentir que vai virando o volante e chega uma hora que ele fica duro e começa a querer retornar auto alinhar... mas, para isso temos a roda livre, que basta desabilitar que o jipe fica NORMAL!
Em resumo, estou extremamente feliz com o resultado, simplesmente o carro fica outro.. só andando para entender.. sem contar que fica MUITO mais divertida a brincadeira.. este é um bloqueio para aplicações pesadas, mas que combina perfeitamente com um carro do dia-dia..
Hoje, acho que o melhor dos mundos seria o Detroit Locker na traseira e um E-locker na dianteira, desta forma, voce consegue melhor esterço nas trilhas fechadas.. sem contar que ele também seria 100%.. mas como ao instalar um novo bloqueio no eixo traseiro, voce pode colocar ele na dianteira, foi a opção mais economica e pratica que eu tinha, sem contar que pra mim está atendo mais do que eu esperava..
Tentei colocar aqui todos os pontos que foram dúvidas durante minha escolha e fico a disposição para ajudar quem tiver interesse no assunto (mesmo eu não sendo um expert em offroad.... mas como um bom engenheiro.. entendo como as coisas tem que funcionar..).
Um grande abraço a todos.
Baron
Willian Del Piero Rocha
01/10/2014, 08:51
Baron ,muito bom o relato e esclarecedor ,parabéns pela iniciativa e continue postando à medida que notar algo novo.
Fabio_Roberto
01/10/2014, 10:46
Muito bom!!
Me tirou algumas duvidas do Detroit, muito bom!
Abraço!!
Vinicius.goncalvesmoreira
01/10/2014, 14:18
Baron, muito bom seu post, parabéns! Compartilhamos da mesma profissão (engenheiro) e da paixão pelo carro.
Minha pergunta é offtopic, mas preciso de uma ajuda!
Gostaria de te perguntar sobre os amortecedores Offshox. Preciso trocar os meus e estou pesquisando bastante para saber a melhor opção. O uso do meu carro é dia a dia em todas as situações... o que vc está achando desses amortecedores? Valem o investimento? Você aumentou a altura do seu carro??
Abraço
Baron, muito bom seu post, parabéns! Compartilhamos da mesma profissão (engenheiro) e da paixão pelo carro.
Minha pergunta é offtopic, mas preciso de uma ajuda!
Gostaria de te perguntar sobre os amortecedores Offshox. Preciso trocar os meus e estou pesquisando bastante para saber a melhor opção. O uso do meu carro é dia a dia em todas as situações... o que vc está achando desses amortecedores? Valem o investimento? Você aumentou a altura do seu carro??
Abraço
Fala Vinicius, pra não fugir do topico, vou te responder por mensagem.
Abraço!
Adicionando mais algumas impressões ao tópico..
A resposta ao acelerador é instantanea.. o que é muito bom, parece ter uns 50 cv a mais, mesmo em uma retomada, sem baixar marcha, ficou mais agressivo.. realmente impressiona parece um carro chipado (todos que andaram com ele falaram que esta muito forte.. sendo que o motor é original hehe).. mas por outro lado, em curvas de baixa velocidade (centro de cidades), essa resposta muito imediata deixa o carro um pocuo "chucro".. ao retomar uma 3° marcha por exemplo, o carro da um coice (as vezes coiceS hehe).. da para evitar isso, revisando a forma de conduzir o carro, evitando acelerações fortes em esquinas.. questão de costume.. (eu percebi mais isso pois andei na carona do carro e quem conduzia nunca tinha dirigido um carro com bloqueio 100% atras.. no volante não se percebe quase nada disso, mesmo sem cuidar da form de dirigir..)
Novamente ressalto a questão de curvas, depois de se acostumar, o bloqueio libera os eixos nas curvas e raramente (raramente mesmo) os pneus arrastam..
Em estradas de chão ruins (muitas pedras) o bloqueio atua bastante, e a traseira, como "nunca" perde tração faz o carro saltar pra frente quando pega algumas pedras incrustradas pela frente.. esse movimento brusco é praticamente eliminado quando acionada a 4x4 (o mesmo ocorre no asfalto.. o carro fica mais "docil" com a tração 4x4 acionada)
Com a instalação do bloqueio, os engates de marcha ficaram mais "secos" em algumas situações.. em outras palavras, se o carro esta em movimento, ou para frente, ou para tras, na hora da mudança é possivel sentir o bloqueio trabalhando, soltando e travando.. e dependeno a situação (ou como o engrenamento ficou posicionato), principalmente em terrenos ruins, uma vez ou outra senti o cambio "arranhar" ao reduzir para uma primeira marcha, principalmente se estava com o carro em movimento e giro alto.. (a marcha engata, mas faz um ruido).. nos foruns dos wranglers que falam deste bloqueio.. vi alguns comentários disso e o esquema é fazer a mudança sem forçar, ou seja, voce move a alavanca a ela encaixa, praticamente voce sente as engrenagens acoplando em algumas situações.. até gostaria de ouvir comentários de outros que ja utilizaram bloqueios 100% automatico quanto a isso..
Outro ponto é a eficiencia do bloqueio detroit locker.. durante o final de semana perdi um tempo em terrenos / loteamentos em construção testando a tração do carro.. quanto a isso é absurdamente eficiente.. simplesmente 100%.. sempre.. simples assim.. os eixos ficam travados (tipo soldados).. e em nenhum momento precisei e o bloqueio não atuou..
Gostaria também de elogiar o bloqueio 75% original na dianteira.. faz MUITA diferença, o carro "escala" os obstaculos.. recomendo a todos.. simples e muito eficaz.. (mas novamente, com a roda livre engatada, as manobras do carro ficam reduzidas em torno de 30%.. vai precisar de um ré a mais volta e meia).
Essas foram as impressões até o momento, conforme vou compilando mais informações, compartilho com vocês..
Um abraço a todos.
Baron
Xômano Cuiabano
01/11/2014, 19:43
Caro Baron, grato pela detalhada descrição de suas impressões sobre o bloqueio Detroit Locker.
Considerando que a sua última postagem foi em 5 de outubro, nestes últimos 30 dias, como o carro se comportou? Está td bem?
Sou novato, comprei meu troller faz menos de um mês, por isso tenho algumas perguntas que chegam a ser chatas de responder:
1. O uso do bloqueio desgasta as peças?
2. Se comprar o Detroit, vou ter que trocar os semi-eixos originais do troller?
3. O uso do bloqueio faz o "carro quebrar mais facilmente"?
4. Precisa de alguma habilidade para se usar o bloqueio, para se evitar quebras?
Grato pelos seus préstimos.
abs.
Xômano Cuiabano
01/11/2014, 19:46
Outra pergunta: você estudou a possibilidade de comprar o Kaiser? Pergunto porque chega a ser quase 1000 reais mais barato no mercado livre...
Caro Baron, grato pela detalhada descrição de suas impressões sobre o bloqueio Detroit Locker.
Considerando que a sua última postagem foi em 5 de outubro, nestes últimos 30 dias, como o carro se comportou? Está td bem?
Sou novato, comprei meu troller faz menos de um mês, por isso tenho algumas perguntas que chegam a ser chatas de responder:
1. O uso do bloqueio desgasta as peças?
2. Se comprar o Detroit, vou ter que trocar os semi-eixos originais do troller?
3. O uso do bloqueio faz o "carro quebrar mais facilmente"?
4. Precisa de alguma habilidade para se usar o bloqueio, para se evitar quebras?
Grato pelos seus préstimos.
abs.
Bom dia Cuiabano! O carro segue sem surpresas.. já estou mais acostumado ao bloqueio, portanto no dia dia ele passa praticamente imperceptivel. Não troquei nenhuma peça do semi eixo original.
O uso do bloqueio 100% demanda um pouco de prudencia, principalmente em trilhas mais pesadas / erosões, pois ambas as rodas irão girar sempre juntas, o que no caso de uma ficar suspensa ou sem tração, a outra ficará com todo o esforço. Mas adianto que com pneu 33" o risco de quebra é muito reduzido.. no caso de usar um pneu 37", carro chipado e afins, recomendo utilizar semi eixo especiais... pois o risco de quebra aumenta.
A única habilidade que necessita é a prudencia hehe.. muitos obstaculos que antes voce precisaria embalar o carro, acelerar mais, voce vai transpor com muito mais facilidade.. entrando " a moda loca" nas trilhas, sem duvidas não é recomendado..
No caso do detroit locker, a única "habilidade" que voce precisará "desenvolver" é de se acostumar com a dirigibilidade, para poder rodar na cidade sem arrastar ou patinar as rodas em curvas e para deixar a direção mais suave.. pois como já citei ele fica bem mais arisco e a resposta muito mais direta ao acelerador.. mas novamente.. nada que o motorista não contorne.. tanto que se voce andar na carona, não perceberá que tem bloqueio.. no entanto, se voce nunca dirigiu o carro, pode ficar um pouco assustado de início hehe..
Por fim, estou bem contente com o resultado, tenho usado direto o carro na cidade, não afetou o consumo de combustivel, o ruido (estalos é extremamente raro) e em trilhas ou terrenos ruins, fica um monstrinho.. testei em varias situações e realmente surpreende! (obs: o uso do bloqueio lsd original na dianteira tambem ajuda MUITO)
Não comprei o Kayser pois confio mais na marca Eaton (no exterior é muito usado, achei centenas de relatos em foruns.. e tudo que eles relatam é exatamente o que eu percebi no meu carro.. além disso, se os gringos usam, é porque é bom e confiável).. simplemente por isso.. os relatos do bloqueio kayser que eu ouvi de alguns mecanicos é que ele é muito ruidoso (estalos ao fazer curva ou manobrar).. o da eaton é extremamente silencioso.
Um abraço!
Xômano Cuiabano
03/11/2014, 22:08
Valeu, Baron, vou juntar um dinheirinho e comprar um Detroit Locker.
Valeu, Baron, vou juntar um dinheirinho e comprar um Detroit Locker.
Beleza!! Eu estou muito contente com o setup do meu T4.. e reforço! o mais legal do bloqueio 100% é pra "brincar".. zerinho no barro, na areia.. sair acelerando com o carro saindo de traseira e afins hehehe.. além da função principal dele que é transpor obstáculos hehehe..
Comprei o meu na Anchieta Peças (fiz praticamente toda compra por email.. com o Edimilson), fui muito bem atendido, o preço é um dos melhores que pesquisei, recebi a peça em 3 dias uteis, sem contar que todas as duvidas que tive, a propria Eaton respondeu no suporte (eles são revenda autorizada).
Um abraço!
Baron
Mateus César Degregori
14/11/2014, 12:42
Encomendei um bloqueio Detroit Locker pro meu Toller, assim que instalar posto aqui minhas impressões!
Andei a mais de dois anos com pneu 37 e agora estou andando com pneu 40, e ultimamente ta feia a coisa.
Nas duas vezes que emprestei para amigos meus andarem quebraramm as planetarias traseiras, o meu Troller é chipado e uso coroa e pinhão Yukon com pontas de eixo Ensimec, na minha mão nunca quebrou, pneu grande se der pegada principalmente no asfalto quebra mesmo não tem jeito.
Agora então com esse bloqueio não posso mais emprestar pra ngm hehe
fabiofucks
14/11/2014, 12:52
Alô, amigos!
Acabo de adquirir meu primeiro Troller!
Na concessionária me disseram que não existe ainda bloqueio de diferencial para esse novo modelo 2015.
É isso mesmo, produção?
Valeu!
Mateus César Degregori
04/12/2014, 19:56
Já estou a uma semana andando com o bloqueio detroit locker e as primeiras impressões são ótimas, o bloqueio funciona mesmo!
Quantos aos estalos que era umas das minhas maiores preocupações, escutei pouquíssimas vezes! O barulho é bem suave e tem que se concentrar para ouvir e é semelhante de uma engrenagem engatando, bem suave mesmo!
Quanto a dirigibilidade, não sei é pelo fato de andar com pneus grandes, suspensão elevada, etc... Não notei nenhuma piora nem em linha reta nem em curvas. O que pude perceber foi que ficou muito melhor de andar em linha reta sem passarinhar tanto e para fazer curvas ficou mais firme, em estradas de chão ficou muito melhor o bloqueio esta sempre atuando passando uma sensação de segurança.
Apenas noto que ao manobrar em lugares com muito cascalho solto, uma das rodas sempre patina, creio que o bloqueio não destrave pq não tem atrito suficiente.
Enfim, uso o carro em trilhas e uso para ir ao trabalho duas ou tres vez por semana estou realmente muito satisfeito agora resta por na trilha e ver se aguenta o tranco!
PPS_Recife
16/03/2015, 21:48
Pessoal, passados alguns meses, o que estão achando do Detroit locker?
Abraços,
TOP!! não troco por nenhum outro bloqueio para a traseira.. como é mecanico, não há fios ou conexões, sem contar que é 100% e normalmente esta sempre atuando!! Ou seja, diferente dos e-locker que fica 0% na maioria do tempo, este atua na maioria do tempo.. eu ja dirigi ambos e prefiro carros com bloqueio..
Funciona quando tem que funcionar e desacopla quando não precisa, tudo automatico.. continuo achando o carro está mais estável na estrada e na terra extremamente mais divertido..
Agora que coloquei uma relação (C/P) mais reduzida (4,77).. ficou monstro com o bloqueio.. na terra... acelerou sai atirando pedra na galera hehe..
Os estalos são muito raros.. manobrando o carro (garagens estreitas) voce percebera que o bloqueio vai dificultar a vida se voce der muita aceleracao no motor (vai querer arrastar uma das rodas), mas é só questão de ajustar a forma de conduzir o carro.. um dia andando já se acostuma e nem mais percebe..
OBS: este é meu unico carro, ou seja, dia a dia, trabalho, viagem, trilha..
Espero ter ajudado.
Um abraço!
PPS_Recife
17/03/2015, 22:32
Baron, muito obrigado!
Inclusive, parabéns pela configuração do carro, ainda chego aí!
Se mais alguém tiver informações, pfv postem tb.
Abraços a todos.
pedro bonadio
18/03/2015, 20:10
Baron, tudo bem? Como ficou com a relação?
Baron, tudo bem? Como ficou com a relação?
Ola Pedro! Tudo certo!!
Com a relação mais curta percebi que o bloqueio ficou mais "redondo" o funcionamento para conduzir o carro na cidade.. provavelmente pelo fato da faixa onde o torque é maximo começar agora em rpm´s mais baixos.. grosseiramente falando, ele ficou mais "liso", praticamente original para conduzir. É um bloqueio muito bom mesmo.. só não recomendaria colocar na dianteira, pois em uma trilha, pode atrapalhar para manobrar o carro em locais apertados.. mas para o eixo traseiro.. vejo como melhor opção.
Referente a tração, só melhorou.. pisou forte, ele bloqueia o eixo traseiro na hora.. em estradas de chao, parece carro chipado.. terceira marcha, cavocando inteira. Zerinho na praia ou na terra, engata segunda e vira o volante que a traseira vai embora.. simples assim hehe
Não senti que está "forçando" mais o conjunto.. até porque com o bloqueio, voce não precisa sair acelerando tudo que dá para transpor obstaculos.. o
Pneus estão com desgate normal para o uso. Nem mais, nem menos.
Em resumo, acredito que maior torque na roda, melhor para este tipo de bloqueio.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Baron
Augusto Schimidt
05/05/2015, 22:05
Olá Baron,
como anda o seu bloqueio? Está satisfeito ainda com ele?
Eu estou quase fechado em um e-locker-4 , novo modelo da Eaton, mas vendo seus relatos estou mudando meus planos. Eu já tenho um bloqueio 100% da Kaiser e ia colocar na frente e o e-locker na traseira, justamente por ter o mesmo uso do carro que vc, mas estou pensando em colocar o Kaiser na traseira e colocar o meu original 75% na frente. Vc conhece alguém que use o Kaiser na traseira? Dizem que ruim e que faz muito barulho e estrala bastante.
Abraço.
Olá Baron,
como anda o seu bloqueio? Está satisfeito ainda com ele?
Eu estou quase fechado em um e-locker-4 , novo modelo da Eaton, mas vendo seus relatos estou mudando meus planos. Eu já tenho um bloqueio 100% da Kaiser e ia colocar na frente e o e-locker na traseira, justamente por ter o mesmo uso do carro que vc, mas estou pensando em colocar o Kaiser na traseira e colocar o meu original 75% na frente. Vc conhece alguém que use o Kaiser na traseira? Dizem que ruim e que faz muito barulho e estrala bastante.
Abraço.
Ola Augusto!
Sim ainda muito satisfeito com o bloqueio.. rodando diariamente com o carro! Viagens final de semana, trilha, passeios em dunas, etc.. sempre atendendo muito bem.. o ajuste no modo de dirigir que o bloqueio demandará é muito sutil.. voce mais vai perceber manobrando em asfalto ou piso com bastante aderencia.. mas é questão de dosar acelerador e usar embreagem se necessário para alivir o torque.. se nao fizer isso ele tendera a arrastar a roda.. ficando meio "quadrada" a manobra hehe..
Nunca vi pessoalmente o Kaiser funcionando, mas alguns relators que ele é mais ruidoso.. mas como nunca vi pessoalmente prefiro não falar muito do que não conheço..o Eaton Detroit Locker é silencioso demais, quando eu pus esperava os clac e nada.. é raro ouvir alguma coisa..
Referente a seu setup, (EU... tem gente que usa e é bem feliz hehe) evitaria 100% na dianteira se não fosse eletronico, pois ele sendo automatico, pode dar trabalho manobrar em algumas situações em que a roda livre estiver engatada (trilhas).. com o 75% na frente voce ja percebera que ele fica mais pesado para manobrar com o 4x4 ligado e algumas situacoes precisara uma manobra a mais que o usual.. por isso acredito que o 100% de mais trabalho ainda... MASSSSS sera bem mais eficiente que o 75%.. ai é questao de uso / necessidade..
Para o eixo traseiro colocaria o automatico sem medo.. apenas não saberia te falar sobre o comportamento de ruido do modelo e marca de bloqueio que voce possui.. as vezes para te ajudar voce pode ligar para o fabricante e conversar (pega o telefone pelo site mesmo).. peça para eles se o bloqueio fara ruido em manobras em garagem e afins..
No youtube recordo de um video do Kaiser em uma sportage e não tinha ruido nenhum nas manobras que eles faziam.. sugiro pegar o numero de serie do seu e modelo e ligar para o fabricante e conversar 5 minutos, vai ter ajudar muito =)
Caso ruido nao seja um problema, utilizando o 75% original na dianteira e seu bloqueio 100% na traseira podera lhe trazer muitos beneficios e evitar o investimento no e-locker (obviamente otimo bloqueio, mas o seu deve atender tao bem quanto)
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Baron
Augusto Schimidt
07/05/2015, 14:35
Ola Augusto!
Sim ainda muito satisfeito com o bloqueio.. rodando diariamente com o carro! Viagens final de semana, trilha, passeios em dunas, etc.. sempre atendendo muito bem.. o ajuste no modo de dirigir que o bloqueio demandará é muito sutil.. voce mais vai perceber manobrando em asfalto ou piso com bastante aderencia.. mas é questão de dosar acelerador e usar embreagem se necessário para alivir o torque.. se nao fizer isso ele tendera a arrastar a roda.. ficando meio "quadrada" a manobra hehe..
Nunca vi pessoalmente o Kaiser funcionando, mas alguns relators que ele é mais ruidoso.. mas como nunca vi pessoalmente prefiro não falar muito do que não conheço..o Eaton Detroit Locker é silencioso demais, quando eu pus esperava os clac e nada.. é raro ouvir alguma coisa..
Referente a seu setup, (EU... tem gente que usa e é bem feliz hehe) evitaria 100% na dianteira se não fosse eletronico, pois ele sendo automatico, pode dar trabalho manobrar em algumas situações em que a roda livre estiver engatada (trilhas).. com o 75% na frente voce ja percebera que ele fica mais pesado para manobrar com o 4x4 ligado e algumas situacoes precisara uma manobra a mais que o usual.. por isso acredito que o 100% de mais trabalho ainda... MASSSSS sera bem mais eficiente que o 75%.. ai é questao de uso / necessidade..
Para o eixo traseiro colocaria o automatico sem medo.. apenas não saberia te falar sobre o comportamento de ruido do modelo e marca de bloqueio que voce possui.. as vezes para te ajudar voce pode ligar para o fabricante e conversar (pega o telefone pelo site mesmo).. peça para eles se o bloqueio fara ruido em manobras em garagem e afins..
No youtube recordo de um video do Kaiser em uma sportage e não tinha ruido nenhum nas manobras que eles faziam.. sugiro pegar o numero de serie do seu e modelo e ligar para o fabricante e conversar 5 minutos, vai ter ajudar muito =)
Caso ruido nao seja um problema, utilizando o 75% original na dianteira e seu bloqueio 100% na traseira podera lhe trazer muitos beneficios e evitar o investimento no e-locker (obviamente otimo bloqueio, mas o seu deve atender tao bem quanto)
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Baron
Muito obrigado Baron,
é bom saber que está satisfeito.
Acabei mudando um pouco meu projeto e comprei um Enfer Torsen 100%, que é praticamente o mesmo detroit da eaton só que mais barato, que vou deixar atrás e vou colocar o Kaiser na frente. Não vou usar o original 75% pq uso pneu Max ,que com o recape dá quase 35 e é bem agressivo, pra trilhas e aí iria perder o efeito do bloqueio, por isso vou de 100% na frente tb...rsrsrs...e já espero ficar complicado manobras nas trilhas, cada escolha uma renuncia....rsrsrs...não tem jeito.
Acho que daqui uns 15 dias já esteja com tudo montado, só estou esperando chegar o enfer, e aí posto as impressões aqui.
Obrigado mais um a vez pelas informações.
Abraço.
Fabio_Roberto
07/05/2015, 15:33
Muito obrigado Baron,
é bom saber que está satisfeito.
Acabei mudando um pouco meu projeto e comprei um Enfer Torsen 100%, que é praticamente o mesmo detroit da eaton só que mais barato, que vou deixar atrás e vou colocar o Kaiser na frente. Não vou usar o original 75% pq uso pneu Max ,que com o recape dá quase 35 e é bem agressivo, pra trilhas e aí iria perder o efeito do bloqueio, por isso vou de 100% na frente tb...rsrsrs...e já espero ficar complicado manobras nas trilhas, cada escolha uma renuncia....rsrsrs...não tem jeito.
Acho que daqui uns 15 dias já esteja com tudo montado, só estou esperando chegar o enfer, e aí posto as impressões aqui.
Obrigado mais um a vez pelas informações.
Abraço.
Pessoal
Vou aproveitar o gancho e deixar minha opinião, isso para não abrir mais um topico sobre bloqueio.
Minha configuração é:
Traseira truetrac Eaton
Dianteira Truetrac Enfer.
Troquei o traseiro original, par quem não conhece o original vem com o Trackloc com bloqueio por discos, a porcentagem é questionável uma vez que ele funciona por atrito e na minha opinião não há como calcular, se os discos forem novos funciona bem se estiverem gastos fica uma merda... Eu coloquei o Truetrac, que este é 75% ou 3x1 ou como queira chamar, e funciona de forma insuperável para que foi projetado, bloqueio LSD ( Limited Slip Differential), sem a necessidade do óleo LS, ficou muito bom, porem em alguns momentos mais pesados onde se perde tração de uma roda ele se comportava bem proximo de um diferencial aberto, mas no asfalto, trilhas leves e passeios, melhor impossível, sem desmerecer o Detroit 100% que também é coisa finíssima.
Aqui o sistema truetrac.
https://www.youtube.com/watch?v=hqDf5DxOnAI&list=PLp9RNYGYzrGdU64EOVUIrEsM 2MUe9TgVq&index=1
Estava procurando uma opção para dianteira dentro do meu perfil (Passeios, trilhas leves, expedições), pensei em colocar outro eaton truetrac, mas o custo estava ficando inviável o mais barato R$ 3.250,00, foi então que encontrei no ML um anuncio de um de um bloqueio Torsen e fui investigar, liguei para o cidadão do anuncio e ele me explicou que na realidade é o mesmo projeto Truetrac, eles compraram um e copiaram, simples assim, ja vende ha 6 anos e nunca teve problema.
O sistema TORSEN é diferente, apesar de ser um LSD o sistema de engrenagens é diferente e em alguns modelos tem discos tambem, portanto tem que ter cuidado o Torsen no Brasil é uma espécie de apelido para bloqueio 75%.
Bom eu comprei esse "Torsen" que na verdade é cópia do Truetrac e instalei da dianteira e ficou muito bom e com custo bem menor cerca de R$1.850,00. Até o momento usei apenas uma vez e se saiu muito bem, não sei quanto a durabilidade, mas como esta no dianteiro que só usa as vezes deve durar muito.
Aqui a foto do original Eaton Truetrac
501218
Aqui foto do enfer Truetrac ou vulgo Torsen
501219
Ou seja a mesma coisa..
Aqui um video ja instalado nos dois diferenciais..
http://www.youtube.com/watch?v=vF_9Cg-OAZs
Aqui o video do bloqueio TROSEN.
https://www.youtube.com/watch?v=JEiSTzK-A2A
Eu fiquei bem contente com o desempenho com dois truetrac, na dianteira com 4x4 ligado somente em curvas tipo 180° que pesa um pouco o resto..normal.
Augusto Schimidt
07/05/2015, 17:58
Muito bom Fabio,
pelo que vi é o mesmo que eu comprei mas no meu caso o anuncio diz ser 100%, vamos ver quando chegar...rsrsrsr.
Abraço.
Albertocuritiba1
17/09/2015, 14:33
Olá Baron !!!!!
Depois de todo este tempo como pode avaliar o desgaste dos pneus com este bloqueio.... e quais suas impressões gerais até agora ?
Olá Baron !!!!!
Depois de todo este tempo como pode avaliar o desgaste dos pneus com este bloqueio.... e quais suas impressões gerais até agora ?
Bom dia Alberto,
Tudo 100% literalmente hehe.. ja rodei mais de 10.000km com o Detroit Locker desde que instalei ele.
Notei que tenho usado muito menos o 4x4.. não apenas offroad, mas até mesmo na estrada, quando pego algum temporal com muita poça, antigamente usava o 4x4 para ficar mais na mão o carro.. agora com o bloqueio não é necessário.
Em resumo bloqueio funcionando perfeitamente e pneus gastando normalmente (ao menos pelo meu julgamento). Acredito que os BF MUD (33" x 12,5") que estou usando devam chegar a 60.000km - 70.000km.
Continuo recomendando a compra deste modelo de bloqueio, nada de eletronica ou manutenção envolvida, é instalar e esquecer ele.
Abraço!
Fabio_Roberto
18/09/2015, 12:00
Bom dia Alberto,
Tudo 100% literalmente hehe.. ja rodei mais de 10.000km com o Detroit Locker desde que instalei ele.
Notei que tenho usado muito menos o 4x4.. não apenas offroad, mas até mesmo na estrada, quando pego algum temporal com muita poça, antigamente usava o 4x4 para ficar mais na mão o carro.. agora com o bloqueio não é necessário.
Em resumo bloqueio funcionando perfeitamente e pneus gastando normalmente (ao menos pelo meu julgamento). Acredito que os BF MUD (33" x 12,5") que estou usando devam chegar a 60.000km - 70.000km.
Continuo recomendando a compra deste modelo de bloqueio, nada de eletronica ou manutenção envolvida, é instalar e esquecer ele.
Abraço!
Eu sou dessa opinião também, nada de fios, fusíveis e etc.. quanto mais mecânico melhor..
Albertocuritiba1
18/09/2015, 13:30
Eu também já havia procurado informações sobre este bloqueio Eaton Detroit locker e não achei nada.... pelo menos no Brasil.... a unica coisa que o pessoal fala (inclusive o pessoal da Eaton) e que este bloqueio não é indicado para quem usa no dia a dia.
Eu também já havia procurado informações sobre este bloqueio Eaton Detroit locker e não achei nada.... pelo menos no Brasil.... a unica coisa que o pessoal fala (inclusive o pessoal da Eaton) e que este bloqueio não é indicado para quem usa no dia a dia.
Uso no dia-dia meu carro. Meu troller é meu unico carro pra trabalho, trilha, viagem, etc..
Obviamente a EATON se protege não aconselhando o uso diario, pois se o motorista achar que vai instalar o bloqueio e o carro vai ter o mesmo comportamento que um sem bloqueio, esta enganado.. inclusive EU (falo em maiusculo pois é minha opiniao e pode divergir de outros) prefiro a dirigibilidade dele com o bloqueio 100%.
Independente do piso que voce vai rodar..faz MUITA diferença.. e o que mais percebi é que quem tem e-locker no dia-dia está com 0% de bloqueio e isso é muito ruim, ja vi subidas bem leves com brita solta, uma roda no chao e outra cavocando e o cara tendo que embalar pra subir pois não estava com e-locker acionado.. e como já comentei, não gosto de ficar apertando botao pra isso e pra aquilo.. hehe
No exterior praticamente todos gringos usam este bloqueio nos veículos offroad de uso diário.. é muito comum.. pesquisa nos foruns.. tem muitos que usam tambem na dianteira, ai não vou comentar pois nunca dirigi um com esta configuração (o meu atual é 75% e atende muito bem)
Em resumo você vai sentir diferença principalmente em manobras fechadas (estacionamentos calçados ou com piso bem aderentes e afins).. se estiver com pressa e "sentar a bota no acelerador", ele bloqueia e vai sair de traseira e cantando pneu.. ou se for terra, vai fechar zerinho e atirar pedra pra tudo que é lado hehe..
Em resumo, inclusive está escrito no manual dele, com o detroit locker o motorista sabera que ele está la.. (fica implicito que voce vai sentir diferenças hehe.. fica bruto, fica legal, fácil de se adaptar, recomendo)
Abraço!
Albertocuritiba1
18/09/2015, 16:29
Esta informação esta no site da Eaton;
DETROIT LOCKERBloqueio projetado para diversos eixos: Dana 44, GM 10,12, 14 Bolt, Dana 60, Dana 60HD, Dana 70, Dana 80, Ford C-Clip ,Dana 30, Dana 35.
Lendário - Com mais de 40 anos de mercado.
Aprovado e utilizado pelos amantes de performance e Off-Road - Utilizado em veículos da Nascar Racing.
Bloqueio com atuação 100% com acionamento automático com operação silenciosa.
Disponíveis para Pickups e Jeeps em geral.
Se um carro da Nascar usa este bloqueio.... é porque ele só deve ajudar e não atrapalhar né....
Dellatorre
20/03/2016, 22:58
Galera pra bloquear 100% não precisa gastar tanto! Basta soldar as planetárias! O máximo que acontecerá é quebrar a solda e perder o bloqueio! Pra evitar contaminação, joga um nano-imã no satélite.... Não faço isso no troller porque não preciso de 100%... Mas uso num carro de arrancada... Rodam as 4 faça chuva ou faça sol!
Fabio_Roberto
21/03/2016, 10:07
Galera pra bloquear 100% não precisa gastar tanto! Basta soldar as planetárias! O máximo que acontecerá é quebrar a solda e perder o bloqueio! Pra evitar contaminação, joga um nano-imã no satélite.... Não faço isso no troller porque não preciso de 100%... Mas uso num carro de arrancada... Rodam as 4 faça chuva ou faça sol!
Solda é gambiarra, pelo amor... se for uma gaiola beleza, so para o barro mesmo.. mas no Troller isso é loucura. Tem que tomar cuidado vai que alguém lê isso e acha que é normal soldar o diferencial....
Boa tarde Baron. Ainda continua satisfeito com o bloqueio. Quando você faz curva ele não tende a querer ir em frente. Numa estrada de barro liso ele não roda fácil ao tentar fazer uma curva mais fechada. Você já tomou algum susto por conta do bloqueio. Estou pensando em instalar no meu troller.Instalei um 100 automático na dianteira(naõ é detroit), e senti que o carro ficou mais amarrado, como se eu tivesse ligado a reduzida. Também notei que mesmo só com as rodas livres ligadas, as vezes tenho que forçar na direção, pois quer ir reto, outras vezes faz normal. Não estou sentindo segurança.Me preocupou quando vc falou que nas mudanças de marcha ele tende a puxar para um lado.
Caro Baron, ainda satisfeito com o bloqueio?
Boa tarde, mais alguém que usa pode comentar sobre a dirigibilidade do bloqueio detroit locker na cidade, estou quase comprando um.
Soberano
19/08/2016, 19:20
Amigo, estou pensando em instalar na minha Ford Ranger 2.3 gasolina. Mas n sei qual modelo comprar.
Na verdade nunca atolei com a minha pickup, mas as vezes passo em locais cheios de areia com o maior medo do carro ficar. Sempre acelero bastante antes do areiao pra o carro passar sem risco de atolar. Estou trabalhando mais no campo do q na cidade atualmente e passo por todo tipo de estrada, esses dias subi uma serra com o maior medo.
Qual o custo para aquisição, qual diferneça do modelo detroit, elocker e o truetrac? Obrigado e parabens!!!
Infelizmente se acha poucos relatos de quem usa o detroit locker. Também estou querendo instalar no meu troller, estou bastante indeciso, pois fora o colega forista Baron, que aprovou, a maioria relata que para rodar na cidade não fica bom, pois muda bastante a dirigibilidade. Não existe um consenso. Acho mesmo que só comprando para tirar suas próprias conclusões.
Tenho no eixo traseiro um truetrac, desse posso falar, na cidade é perfeito, a impressão é que melhora a estabilidade, e não muda em nada a dirigibilidade, isso eu afirmo com certeza. e fora da estrada ajuda bastante, exceto quando levanta uma das rodas.
Quanto aos engates, caro Baron, não notei nenhuma diferença o meu continua com os engates suaves. Agora as vezes quando vou dair, mesmo em linha reta ouço um estalo relativamente alto e a traseira deslocar, mais e raro acontecer. Você já percebeu isso também?
Excelente relato, muito útil, parabéns
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.