Boa noite aos amigos do forum..
Recentemente abri um topico sobre instalação de bloqueios de diferencial, o qual agradeço muito ao Sandrãobh, Vermeio e ao Fabio_Roberto pelas dicas e pela paciência para com minhas dúvidas.
Além da ajuda dos amgos do forum 4x4 Brasil, busquei muita informação antes de chegar a definição do setup (MUITA MESMO!!! liguei para um caminhão de gente, incomodei a galera de outros foruns, liguei para várias oficinas, entrei nos foruns gringos, vi TODOS os vídeos de bloqueios do youtube hehehe...)... Por fim.. a uns 10 dias peguei o carro com os bloqueios instalados.. ficou com a seguinte configuração:
Troller 3.2 TGV - Pneu BF 33" MUD
- Dianteira: Tracklock 75% (bloqueio original do Troller que estava na traseira)
- Traseira: Eaton Detroit Locker 100%
OBS: veículo do dia-dia!!!! uso pra trabalhar, viajar, trilhas, tudo..
Resolvi abrir este tópico para compartilhar minha experiência, pois quando precisei de informações sobre este tipo de bloqueio, tive grande dificuldade em encontrar (principalmente de usuarios aqui no Brasil). Sabendo disso, se outros estiverem procurando ou interessados em entender mais sobre este bloqueio, ao menos poderão ler este relato..
Apenas para entenderem a história.. tudo começou depois que eu vi um bloqueio funcionando na pratica.. parecia "magica" hehehe... referente a dianteira do veículo, já estava definido desde o início que eu instalaria o tracklock, até porque "sobraria" este bloqueio depois que eu instalasse o novo na traseira.. mas foi no eixo traseiro que fiquei com muita dúvida entre o Detroit Locker e o E-Locker...
Optei pelo bloqueio automático pois não sou muito fã de sistemas eletronicos no geral e a idéia de ficar com um diferencial sempre aberto (quando o bloqueio nao estava acionado) não me agrada (gosto do “feeling” de um carro blocado).. no entanto, ao mesmo tempo, a maioria das inforamções aqui no Brasil sobre este tipo de bloqueios automáticos possui muita reclamacao de estralos, dificuldade de dirigir na cidade e afins.. já no exterior.. é extremamente comum a instalação dos detroit lockers em pickups e jipes.. comum mesmo!! Ah, além do mais ele é mais barato que o E-Locker (em torno de R$1000 mais barato), e pelo que pesquisei é o mais robusto que a Eaton fabrica.
Rodei 1000km até o momento, sendo uns 100km de terra, 200km de areia, 400km de asfalto e uns 300km na cidade...
Detroit Locker 100% (eixo traseiro) – impressões
OBS: considerando roda livre na dianteira, ou seja, apenas o bloqueio 100% atuando atrás
- O que eu mais pude senti na dirigibilidade do carro com o bloqueio foi durante a troca de marchas. Quando tirei o carro da oficina, eu sentia que ao fazer a mudança ele puxava para a direita, principalmente ao mudar as primeiras marchas, mas é só uma questão de costume com a forma que voce faz a mudança de marcha, forma que solta a embreagem e trabalha com o giro do motor.. tres quarteirões a frente e eu já tinha pego o jeito (nos foruns gringos relatam que em carros automaticos isso é menos perceptivel.. mas de novo, basta se adaptar)
- Rodando na estrada é um carro normal, faz curvas de raios longos ou pequenos, é praticamente imperceptível, digo "praticamente" pois se você reduza uma marcha bruscamente no meio de uma curva.. ai voce sente a traseira deslocar.. mas realmente tem que querer que isso aconteça.. inclusive ao baixar marchas para ultrapassar, não percebi nada..
- Na estrada também sinto que melhorou muito a estabilidade em retas (antes precisava de constantes “correçõezinhas” na direção, o que me incomodava um pouco.. agora ele segue reto como um trem) e nas curvas o carro esta mais esperto.. responde melhor no volante.
- Na estrada com piso molhado, eu normalmente usava o carro com 4x4, principalmente pelo que eu já relatei acima, a necessidade de constantes correções, carro “passarinhava” bastante.. agora nas retas ele está bem mais estável.. inclusive fiz testes de passar com um lado do carro em poças e outro lado em piso seco, e o carro não perde a linha, apenas reduz a velocidade e segue reto.. apenas nas curvas fechadas que é necessário mais prudência, ainda mais se for paralelepípedo, pois ele tenderá a sair mais de traseira caso voce decida socar o pé no acelerador.. pude conduzir em chuva pesada, pista bem empoçada a 80-100km/h sem nenhuma surpresa..
- Na cidade, onde mais me preocupava, juro que no início, cheguei a achar que estava com problema, que não estava funcionando.. o carro faz curva normal, manobra em garagem normal. Ele só vai arrastar as rodas se você acelerar durante a manobra. Realmente ele cumpre o que promete com o sistema automático de funcionamento.
- Referente aos famosos estralos, que tanto falam deste tipo de bloqueio.. aí que está o segredo.. existem dois tipos de Detroit Locker, sendo um deles que é uma versão aprimorada, chamada de “New Improved Detroit Locker Differential”.. este, como o próprio manual diz e a Eaton (me confirmou via contato) é muito mais suave no funcionamento, no entanto, no seu número de identificação ele precisa ter a letra “L” na sua descrição (no meu caso 187SL – 16C Dana 44...). Ao longo destes 10 dias os quais fiz pouco mais de 1000km, escutei / senti 3 vezes o bloqueio estalando (apenas comentando aos que desconhecem o produto, este barulho NORMAL do seu funcionamento, inclusive está no manual).. o barulho é bem abafado, você mais sente ele que escuta...
- Na praia, duas situações, no plano o carro ficou um brinquedo.. você faz o que quiser com o carro, ele sai de traseira, anda de lado, faz zerinho MUITO fechado.. só alegria ehhehe.. parece ter uns 100 cv a mais hehe.. Nas dunas e em terreno com bastante desnível, em vários locais que antes eu precisava do 4x4, eu passei no 4x2 sem esforço algum.. o eixo traseiro, fica sempre 100% blocado..
- Na terra, nas estradas de chão a condução é a mesma, com a diferença que agora você consegue trabalhar melhor a traseira do carro.. em outras palavras fica mais divertido.. e ele joga MUITO mais pedra e barro hehe.. não testei o carro em atoleiros pesados, mas arranjei alguns barracos e consegui locais onde a suspensão ia ao limite, erguendo a roda.. O eixo traseiro, permanece sempre blocado empurrando a viatura para frente.. a aceleração necessária para transpor os obstáculos é muito menor que antes..
Track Lock 75% (eixo dianteiro) – impressões
OBS: a maioria sabe, mas caso algum leigo não saiba, ele só atuará quando a roda livre está em 4x4, independente do seletor de traçaõ estar na 4x2 ou 4x4..
Aqui o “review” é mais simples e fácil.. funciona da seguinte maneira, o carro fica MONSTRO com um bloqueio extra na dianteira.. e olha que não é 100%.. NO ENTANTO,fica bem ruim para manobrar em espaços fechados.. provavelmente vai precisar de um “ré” extra heheh.. mas a condução na cidade, rótulas, estrada.. é NORMAL.. apenas para manobrar num shopping por exemplo, você vai sentir que vai virando o volante e chega uma hora que ele fica duro e começa a querer retornar auto alinhar... mas, para isso temos a roda livre, que basta desabilitar que o jipe fica NORMAL!
Em resumo, estou extremamente feliz com o resultado, simplesmente o carro fica outro.. só andando para entender.. sem contar que fica MUITO mais divertida a brincadeira.. este é um bloqueio para aplicações pesadas, mas que combina perfeitamente com um carro do dia-dia..
Hoje, acho que o melhor dos mundos seria o Detroit Locker na traseira e um E-locker na dianteira, desta forma, voce consegue melhor esterço nas trilhas fechadas.. sem contar que ele também seria 100%.. mas como ao instalar um novo bloqueio no eixo traseiro, voce pode colocar ele na dianteira, foi a opção mais economica e pratica que eu tinha, sem contar que pra mim está atendo mais do que eu esperava..
Tentei colocar aqui todos os pontos que foram dúvidas durante minha escolha e fico a disposição para ajudar quem tiver interesse no assunto (mesmo eu não sendo um expert em offroad.... mas como um bom engenheiro.. entendo como as coisas tem que funcionar..).
Um grande abraço a todos.
Baron