Ver Versão Completa : Gaiola 4x4
jeepgaba
23/09/2014, 21:47
Bom, eu estava utilizando outro topico para falar sobre o projeto, agora resolvi criar um específico!
Estou projetando uma gaiola com motor ap turbo, 4x4 e suspensao duplo A..
ainda estou no começo do projeto, mas ja seguem ai algumas fotos!
abraços!
jeepgaba
23/09/2014, 21:55
Segue outra foto que nao foi no post! Vou usar diferenciais e homocineticas do omega, adaptadas para os cubos e montantes do corcel e caixa de chevette 4m, com uma caixa de reduçao e 4x4 que estou projetando tambem! Para o chassis estou usando tubos sem costura de 2 1/2 polegadas com paredes de 4mm! Por enquanto isso é tudo que tenho! Vamos ver no que vai dar!478352
Flávio Cadore
23/09/2014, 21:57
Como é o seu nome?
Esta adaptação pode funcionar para a traseira mas para a frente vai complicar por causa da direção, o semi eixo vai variar muito de tamanho.
Esta homocinética é a o Corcel?
Pela foto ví que vc pretende usar o cubo do Corcel também? Não te aconselho porque o cubo do Corcel é fraco e quebra "facilmente", um amigo meu quebrou o cubo do DelRey do pai dele, na época do DelRey.
vinijost
23/09/2014, 22:00
Como é o seu nome?
Esta adaptação pode funcionar para a traseira mas para a frente vai complicar por causa da direção, o semi eixo vai variar muito de tamanho.
Esta homocinética é a o Corcel?
A que vai no cubo aparenta ser.. mas ele soldou uma flange para parafusar a homocinética do omega mesmo..
jeepgaba
23/09/2014, 22:04
Sim, soldei uma flange feita na cnc na homocinetica do corcel para parafusar na do omega! O montante é do corcel tambem, comprei os 4 dianteiros, para futuramente "virar a traseira"!
As barras de direçao eu pensei em fabricar, sera que nao daria?
Ah, meu nome é Anderson Gabardo!
assim que eu tomar vergonha na cara mando as fotos do projeto da caixa de reduçao e engate do 4x4!
abraços
jeepgaba
23/09/2014, 22:07
Sobre os rolamentos, em primeira instancia pretendo usar sim os do corcel, para nao ter que usinar o montante e adaptar outro cubo, depois que terminar as balanças vou ver se consigo adaptar algum mais forte! O problema é que os rolamentos do corcel custam 20 reais, e pegar mais fortes de s10 por exemplo vai pra 300 :(
Flávio Cadore
23/09/2014, 22:27
Eu usinei para colocar o rolamento/cubo/homocinética do Gol ...fica bom e barato...mas isso vc poderá fazer mais tarde se quizer.
jeepgaba
23/09/2014, 22:42
To com essa ideia mesmo... minha preocupação agora é com a suspensão... Ajuste de Camber, caster, pivos, balanças, gabaritos etc etc... Esta parte queria encontrar alguem experiente e confiavel para mandar fazer, pois nao tenho experiencia nenhuma e acho uma parte muito delicada pra errar!
Por enquanto, vou deixar a ideia de chassis que eu tenho e alguns esboços da caixa de redução e do engate da tração (engate da tração utiliza a luva de engate da reduzida do willys) (lembrando, esboços bem brutos haha)...
Abraços
478373
478370
478369
478368
Flávio Cadore
24/09/2014, 12:44
Anderson, vc tem como fazer esta redução ou vc vai mandar alguém fazer? ... se vc não tiver como fazer te aconselho pegar uma de Niva...se vc vai mandar fazer, além de sair caro vai ser difícil achar alguém que faça.
jeepgaba
24/09/2014, 16:42
Esta caixa vai ser o meu trabalho de conclusao da faculdade! Vou fazer ela com as relacoes que eu achar que sao adequadas e mandar fazer os eixos e as engrenagens... a caixa nao vou fabricar uma tcase propriamente dita, pretendo fazer uma caixa no estilo que esta ai, feita com chapas e soldas mesmo! Fiz um levantamento, vai me custar algo em torno de 2000, 2500 reais...
jeepgaba
24/09/2014, 16:44
E a caixa de engate de 4x4 paguei 50 reais a luva e os eixos do willys, acredito que va gastar mais uns 300, 400 entre torno, rolamentos, retentores etc etc...
Flávio Cadore
24/09/2014, 18:28
Anderson, qual é a faculdade que vc está fazendo? desculpe a pergunta...Hehehehe
Mad well
24/09/2014, 19:15
mah... complique não.... caixa traseira de kombi mesmo com homocinetica e para a dianteira diferencial de gol bx, mah vai ficar funcional e top de linha e não tem tantoo segredo vou procurar um link aqui e te mando
Mad well
24/09/2014, 19:18
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/77703-fusca-4x4.html
Finalmente a Revelação (http://planetabuggy.forumeiros.com/t4837-finalmente-a-revelacao)
jeepgaba
24/09/2014, 19:29
Faço engenharia mecanica e engenharia de energia na UNISINOS! Este é o tcc de mecanica! Mad (nao sei seu nome) preciso usar peças mais resistentes, pois pretendo usar pneus 35 e o motor tera perto dos 350 hps! Alem que de a faculdade nao aceita nada simples! Haha mas vou olhar! Valeu!
Flávio Cadore
25/09/2014, 14:20
Anderson, tenho uma boa notícia pra ti...eu falei com o meu patrão sobre as peças que vc queria fazer e ele está disposto a te ajudar...hehhehe
Ele está querendo começar a fazer peças para terceiros e nada melhor do que um cliente.
Então vc teria que decidir o tamanho delas, largura, comprimento, tamanho das buchas...só para ti ter uma idéia de tamanho as minhas tem curso de 300 mm.
Ainda não tenho idéia de custo mas posso ver isto, seria as 8 chapas onde vão os pivôs, as 16 buchas e os tubos de Ø 31,75 parede 4 mm para as balanças.
jeepgaba
26/09/2014, 14:04
Nada como uma boa notícia... haha dei uma pesquisada por aqui em bento e encontrei um cara que também esta interessado em fazer, ai ele faria a solda do chassis e as balanças pra mim também, mas ainda não fechei com ele... Sobre o tamanho, tem que adaptar ao tamanho das homocinéticas, pretendo deixar o chassis o menor possível, somente para caber o diferencial para poder dar mais curso nas balanças, oque acha? ai qualquer coisa faço o chassis aqui, decido quais pivos usarei e mando fazer as balanças ai contigo, para "alavancar" a ideia de fabricar para terceiros! haha a não ser que queira fazer o serviço de solda do chassis também, ai dou um jeito de levar os tubos, diferenciais e homocinéticas pra ti! (claro, mediante um orçamento! haha) Abraços
Flávio Cadore
26/09/2014, 14:59
Anderson, a princípio sairia $R 100,00 cada bandeja...usando tubo sem costura schedule40 1¼ , Ø 31,75 e parede 3,56.
Quanto aos pivôs, no montante do Corcel só cabe os pivôs dele mesmo, por causa do cone. Tem que cuidar na hora da compra porque tem os de segunda linha que o encaixe não é faceado e por isso fica folgado nas peças cortadas no laser.
Eu acho que aquela homocinética soldada não vai dar certo na dianteira por causa do deslocamento, faça uma montagem no solid para simular o movimento e avalie. Até para a traseira é risco porque o semi eixo passa bem próximo da balança inferior.
Deixar o chassis menor possível pode, o meu único receio é de ficar muito bandoleiro, de ficar oscilando de um lado para outro. Pra ti ter um idéia de curso conseguido com esta suspensão é que o curso é um pouco menor do que o tamanho da bandeja.
Se o que vc se refere de chassis seria igual a aquele desenho que vc postou anteriormente ( os 4 tubos soldados entre si ) podemos fazer... até podemos soldar as orelhas para fixar as balanças ( aquelas peças são conhecidas como "fusível" pela semelhança ( desde que também cortadas no laser ).
Depois de completo o seu chassis vai ser estilo JEEP ou gaiola mesmo?
Não é muito fácil encontrar uma máquina que curve aqueles tubos de Ø 2,5"...
Me manda seu e-mail que eu te mando uns desenhos dos pivôs do Corcel, rolamento do Gol, cubo do Gol...
Ufa...era isso por enquanto.
jeepgaba
26/09/2014, 15:41
andersongabardo@yahoo.com.br
JA respondo o resto, assim que acabar a aula haha
jeepgaba
26/09/2014, 19:42
Aqueles tubos serão apenas para o chassis, o resto ate quero fazer de duas polegadas mas nao schedule e com paredes mais finas! Vai ficar uma mistura, pois o motor vai ficar alto tipo jipe, mas atras tipo gaiola... Sobre ficar bandoleira, é o preço a se pagar pelo curso, vou usar o maximo de curso que a homocinetica me permitir... Sobre a flange, vou fazer sim no solid para ter uma ideia, mas vai ter que funcionar de uma forma ou de outra... Faça um orçamento pra mim para fazer o chassis (com os diferenciais fixados e as chapas para prender as bandejas, sendo que te forneço 4 tubos de 3m e se precisar de mais algum pedaço posso fornecer também), as bandejas completas montadas nos chassis, com os montantes do corcel, e as homocineticas do omega (supondo que va funcionar), de material só ficariam as buchas, que tu pode escolher as que melhor se encaixam, e os pivos. Pode me passar por e-mail!
Valeu! Abraços
Flávio Cadore
26/09/2014, 21:16
Vou te mandar os desenhos, mas agilize na decisão do tamanho das bandejas porque se o cara vender mais máquinas ele vai dar preferência para as máquinas.
oliveiraideal
26/09/2014, 23:24
flávio, deixa eu entrar nessa onda aí!! kkk se não fosse tão longe eu faria com você também.. tenho tudo pra fazer, menos tempo.. já tenho o conjunto completo.. qualquer coisa vou te pedir ajuda!! abração!!
Flávio Cadore
27/09/2014, 00:29
KKKKKK...o Anderson deu sorte. No que eu puder ajudar estou a disposição.