Ver Versão Completa : Estepe e galão de combustível.
Amigos, estou preparando minha Toy para viagens mais longas (novidades em breve!) e gostaria de trocar uma ideia com vocês sobre a colocação do estepe e do galão de combustível. Que pontos eu deveria ponderar entre colocar as duas coisas em cima do bagageiro ou em um suporte específico na traseira do carro...
Acho que tudo em cima deixaria o carro mais enxuto e seria mais prático abrir e fechar a porta traseira uma vez que a "cozinha" estará ali.
Se eu optar por deixar-los em cima terei que fazer um bagageiro mais comprido pois usarei uma barraca de teto que tem por volta de 2 mtrs de comprimento.
Gostaria de ouvir a opinião e experiências de vcs.
Abs!
Amigos, estou preparando minha Toy para viagens mais longas (novidades em breve!) e gostaria de trocar uma ideia com vocês sobre a colocação do estepe e do galão de combustível. Que pontos eu deveria ponderar entre colocar as duas coisas em cima do bagageiro ou em um suporte específico na traseira do carro...
Acho que tudo em cima deixaria o carro mais enxuto e seria mais prático abrir e fechar a porta traseira uma vez que a "cozinha" estará ali.
Se eu optar por deixar-los em cima terei que fazer um bagageiro mais comprido pois usarei uma barraca de teto que tem por volta de 2 mtrs de comprimento.
Gostaria de ouvir a opinião e experiências de vcs.
Abs!
Não levaria no bagageiro, pois é um espaço importante que vc pode precisar. Há um tópico aqui em que o sujeito colocou os galões na lateral do carro, na frente da porta, naquele espaço entre o paralama dianteiro e a porta. Ficou bom e é um espaço que não se utiliza. Vc poderia colocar dois galões, um de cada lado. A power offroad vende os suportes prontos. Não é barato, mas o produto deles é de qualidade e bem bolado. Eu recomendo.
Oi DeMelo, vi este post sim, mas não gosto muito de equipamentos pendurados pelo carro. Além do que eu JAMAIS inutilizaria o ar condicionado de pobre que as Bands tem, pensa no tanto de fosfato que os japas queimaram para desenvolver tamanha solução de design e engenharia! : )
Carlo Pecca
22/09/2014, 22:07
Guto4it,
eu tenho um trailer e uma Band curta e viajo sempre que possível. Já que a cozinha e na parte de trás e tem a barraca de Teto, como solução de baixo custo, para galões, estepes e outras coisas que tal uma carretinha na Band?
Se vc procurar pelo Google, ainda mais no Sul, tem muito fabricante e ficam na faixa de Mil reais (em média), pode ate ser de segunda mão.
hercilio.neto
22/09/2014, 23:33
Guto,
A conclusão que cheguei é que o melhor lugar para o estepe é o original antigo, embaixo do carro.
Mas como a gente acaba utilizando pneus maiores, tem que arrumar outro lugar.
Estou fazendo um projeto (por enquanto está só no papel) de um suporte que abre junto com a porta, mesmo quando a porta é aberta por dentro. O suporte será preso ao chassi por pivô reletado.
Tirei o suporte que era preso na lata justamente porque atrapalhava a abertura do porta-malas.
Se for um pneu pesado, não é bom colocar em cima do jipe porque eleva o centro de gravidade e dá um trabalho danado caso precise usar.
Coisas em cima do jipe também restringem a altura, que no seu caso já estará comprometida pela barraca de teto.
Troller-a-vista
22/09/2014, 23:42
qto mais peso acima da linha das janelas, mais teu carro fica desequilibrado, instavel e propenso a tombar . for que frenagens ficam bem pior e tambem a aerodinamica cai mais ainda (o que é bem complicado num carro que ja nao é um primor de eficiencia).
tambem nao eh nada agradavel ter o carro lavado de combustivel em plena viagem por algum derramamento involuntario ou furo no galao.
tuudo isso é muito ruim pra quem pretende fazer trilhas e pior ainda para quem pretende viajar muitos e muitos km. pense no custo a mais de td isso..
nem vou opiniar onde vc deve instalar isso, nao tenho experiencia suficiente, mas ja pensou em aumentar o tanque de combustivel? pode ser uma alternativa viavel e muito mais interessante, especialmente pq ele pode ficar bem alojado e com o centro de gravidade mais baixo possivel sem contar que nao vai atrapalhar em nada aerodinamicamente falando.
na pior das hipoteses, faca como aqueles que colocam um tubao de pvc pra armazenar agua no teto, faca um pro combustivel se o trajeto que for andar realmente necessitar disso...acho q com um pouco de programacao isso hj em dia pode ser exterminado.
qt ao estepe, bem eu gosto dele atras. tipo ecosport e afins.
qto mais peso acima da linha das janelas, mais teu carro fica desequilibrado, instavel e propenso a tombar . for que frenagens ficam bem pior e tambem a aerodinamica cai mais ainda (o que é bem complicado num carro que ja nao é um primor de eficiencia).
tambem nao eh nada agradavel ter o carro lavado de combustivel em plena viagem por algum derramamento involuntario ou furo no galao.
tuudo isso é muito ruim pra quem pretende fazer trilhas e pior ainda para quem pretende viajar muitos e muitos km. pense no custo a mais de td isso..
nem vou opiniar onde vc deve instalar isso, nao tenho experiencia suficiente, mas ja pensou em aumentar o tanque de combustivel? pode ser uma alternativa viavel e muito mais interessante, especialmente pq ele pode ficar bem alojado e com o centro de gravidade mais baixo possivel sem contar que nao vai atrapalhar em nada aerodinamicamente falando.
na pior das hipoteses, faca como aqueles que colocam um tubao de pvc pra armazenar agua no teto, faca um pro combustivel se o trajeto que for andar realmente necessitar disso...acho q com um pouco de programacao isso hj em dia pode ser exterminado.
qt ao estepe, bem eu gosto dele atras. tipo ecosport e afins.
Troller-a-vista,
Se for andar pela américa do sul, o galão de combustível é extremamente recomendável. Há muitos casos de pane seca devido a distância entre os postos, então, apesar dos transtornos, calha levar, pelo menos, um galão.
abçs
jsuttili
23/09/2014, 08:29
Eu ainda sou adepto do estepe e galão atras do carro.... num suporte único fixado no para-choque. Não da pra utilizar aqueles suportes da maceral que vai na lata pq ele rasga toda... eu usei um maceral e adaptei no meu para-choque, aumentei um pouco para caber um galão (o meu é de 5 litros).... nunca mais me incomodei..
AVIZBATISTA
23/09/2014, 18:57
Um toyoteiro do RJ elaborou um tutorial (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=124:saiba-como-confeccionar-um-suporte-de-estepe-para-seu-jeep&Itemid=345) acerca da fabricação de um suporte de estepe fixo no chassi, e publicou o material no site do Jeep Clube de Bragança... (http://www.jeepclubedebraganca.com.br)
478324
link: Saiba como confeccionar um suporte de estepe para seu Jeep (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=124:saiba-como-confeccionar-um-suporte-de-estepe-para-seu-jeep&Itemid=345)
Se for prepará-la para expedições, é melhor e mais seguro adaptar um tanque de plástico da CLA de 80 litros no lugar original do estepe. Quanto ao estepe, prefiro na parte traseira da viatura, no suporte.
Abrass.
hercilio.neto
24/09/2014, 00:12
Guto,
O Chico Bicalho criou um tópico sobre como construir o suporte de estepe.
É um tutorial que traz as informações bem detalhadas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/115872-suporte-de-estepe-do-chico-bicalho-medidas-e-fotos.html
Obrigado pelas ideais amigos.
Isso mesmo Nirlei, a ideia é essa mesmo, colocar um tanque maior no lugar do estepe. No local do tanque original será colocado ou um tanque de agua com uma bomba que levará a água até um torneira que será instalada na parte interna da porta traseira.
Troller-a-vista, a ideia de usar um tubo de PVC (ou outro material mais resistente) fixo ao longo do bagageiro para levar o diesel ao invés dos galões convencionais merece ser estudado. Geralmente eles levam água, mas como levarei a agua em um tanque abaixo do banco do caroneiro pode ser uma boa ideia.
Quanto ao estepe ainda estou indeciso entre o bagageiro e o suporte fixo no chassi, que também é uma excelente ideia.
Obrigado pelos insights.
GuilhermeAdolf
22/10/2014, 22:37
Se for prepará-la para expedições, é melhor e mais seguro adaptar um tanque de plástico da CLA de 80 litros no lugar original do estepe. Quanto ao estepe, prefiro na parte traseira da viatura, no suporte.
Abrass.
Estou também preparando a minha para viajar em fevereiro e a dúvida era a mesma: como levar mais combustível. A ideia do segundo tanque me pareceu melhor do que o galão, já que eu teria que comprar o suporte(na faixa de $ 180) e o galão ($150), totalizando cerca de $350 com frete. Isso para levar apenas 20 litros.
O tanque da CLA de 80 litros custa $260, sem suporte.
Agora a dúvida é a seguinte: como seria a comunicação entre os dois tanques? Ou os tanques são independentes? Obrigatoriamente eu teria que ter dois bocais?
Carlo Pecca
23/10/2014, 08:51
GuilhermeAdolf,
mo meu tenho o tanque da CLA de 80lts no lugar do estepe e mantenho o tanque original (embaixo do banco do carona). Quando em viagens eu encho os dois tanques, total de 125 Lts e utilizo uma bombinha elétrica que passa do tanque de 80 para o de 45 em acionamento por chave. A dica é comprar o conjunto da CLA, tanque plástico, suporte de aço para fixação do tanque e tampa do tanque que já vem com chave. Da uma olhada no site da CLA e o custo vale a pena pois é praticamente "plug-and=play". Quando ao local do bocal, no meu caso foi feito por dentro e não fica cheiro de diesel.
Wanderband
26/10/2014, 15:07
Guto, estou estudando a possibilidade de fazer um desses para meu Jipe Band, já que os pneus 33 chegaram e o local original ficou incompatível hehehehe
Built a bumper & tire carrier - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/ford/1226146-built-bumper-tire-carrier.html)
GuilhermeAdolf
30/10/2014, 10:44
GuilhermeAdolf,
mo meu tenho o tanque da CLA de 80lts no lugar do estepe e mantenho o tanque original (embaixo do banco do carona). Quando em viagens eu encho os dois tanques, total de 125 Lts e utilizo uma bombinha elétrica que passa do tanque de 80 para o de 45 em acionamento por chave. A dica é comprar o conjunto da CLA, tanque plástico, suporte de aço para fixação do tanque e tampa do tanque que já vem com chave. Da uma olhada no site da CLA e o custo vale a pena pois é praticamente "plug-and=play". Quando ao local do bocal, no meu caso foi feito por dentro e não fica cheiro de diesel.
Carlo, e como fez com o escapamento? Não sei quanto à tua band, mas a minha 94 tem o silencioso exatamente onde ficaria o tanque. O tanque ocupa todo aquele espaço após os amortecedores? Abraços
Vander, sensacional esse suporte traseiro!!!!! O mais legal que já vi até hoje! Salvei as figuras para tentar construir um, quando eu tiver mais coragem material...
Guto, estou estudando a possibilidade de fazer um desses para meu Jipe Band, já que os pneus 33 chegaram e o local original ficou incompatível hehehehe
Built a bumper & tire carrier - Pirate4x4.Com : 4x4 and Off-Road Forum (http://www.pirate4x4.com/forum/ford/1226146-built-bumper-tire-carrier.html)
hercilio.neto
30/10/2014, 19:25
Vander,
Esse sistema facilita a retirada/colocação do estepe no suporte, o que é muito bom, mas praticamente inviabiliza a utilização da porta traseira. Para quem pretende usar a Band em viagens, a porta traseira é imprescindível.
Wanderband
30/10/2014, 23:34
Vander,
Esse sistema facilita a retirada/colocação do estepe no suporte, o que é muito bom, mas praticamente inviabiliza a utilização da porta traseira. Para quem pretende usar a Band em viagens, a porta traseira é imprescindível.
Grande Hercilio! Pretendo fazer de forma que após escamotear seja possível abrir a porta. Se o amigo observar a foto, escamoteado, caso houvesse uma porta daria para abrir.
Wanderband
02/11/2014, 18:12
Vander, sensacional esse suporte traseiro!!!!! O mais legal que já vi até hoje! Salvei as figuras para tentar construir um, quando eu tiver mais coragem material...
Vacaria, também achei muito interessante o modelo. Fiz o mesmo imprimi as fotos para um projeto futuro rsrsr
Francisco Bicalho
03/11/2014, 10:18
Estou também preparando a minha para viajar em fevereiro e a dúvida era a mesma: como levar mais combustível. A ideia do segundo tanque me pareceu melhor do que o galão, já que eu teria que comprar o suporte(na faixa de $ 180) e o galão ($150), totalizando cerca de $350 com frete. Isso para levar apenas 20 litros.
O tanque da CLA de 80 litros custa $260, sem suporte.
Agora a dúvida é a seguinte: como seria a comunicação entre os dois tanques? Ou os tanques são independentes? Obrigatoriamente eu teria que ter dois bocais?
Guilherme, eu penso que, com o tanque de 55 litros da CLA, mais dois galões de 20 litros, eu tenho uma autonomia de mais de 1000 km no meu carro. Isso me deixa mais do que tranquilo, pois acho improvável que eu viaje para qualquer lugar na America do Sul onde não esbarre com um posto com diesel em 1000 km de estrada. Assim, eu mantenho o meu estepe embaixo da mala e instalo um segundo estepe o que me dá mais segurança caso alguma m∑®d@ aconteça e eu fure dois pneus, o que acontece muito em rípio argentino. Quando volto de viagem, desmonto os penduricalhos todos (galões e segundo estepe) e fico com meu carro em modo 'passeio'.
GuilhermeAdolf
25/11/2014, 21:21
GuilhermeAdolf,
Carlo, e me diga uma coisa, você fez outro furo na lata pra colocar o segundo bocal? E essa bombinha elétrica, como funciona? Fica direto no tanque e você aciona de dentro do carro?
Estava pensando em algo mais simples, talvez ligar os dois tanques na linha que vai pra bomba, só colocando uma derivação. E da fazer da mesma forma com o retorno. Será que há problema? Ou então interligar os dois tanques pelos pontos de dreno.
Guilherme, eu penso que, com o tanque de 55 litros da CLA, mais dois galões de 20 litros, eu tenho uma autonomia de mais de 1000 km no meu carro. Isso me deixa mais do que tranquilo, pois acho improvável que eu viaje para qualquer lugar na America do Sul onde não esbarre com um posto com diesel em 1000 km de estrada. Assim, eu mantenho o meu estepe embaixo da mala e instalo um segundo estepe o que me dá mais segurança caso alguma m∑®d@ aconteça e eu fure dois pneus, o que acontece muito em rípio argentino. Quando volto de viagem, desmonto os penduricalhos todos (galões e segundo estepe) e fico com meu carro em modo 'passeio'.
Francisco, meu tanque é de 45 ou 48 litros eu acho. Eu realmente estava pensando no galão, mas não queria abrir mais furos na lata da band. Acredito que o tanque nessa situação seria mais prático. Penso também em uma autonomia de 1000km para poder viajar com a cabeça tranquila.