Ver Versão Completa : Adaptação em CJ, qual a melhor opção?
Sandro Tannuri
02/01/2004, 18:35
Agora vem as dúvidas:
1) O preço destes motores e a facilidade de encontrá-los;
2) O peso dele... sei que o 4.1 tem praticamente o mesmo peso do BF-161 ou é até mais leve;
3) Não mencionei que os diferenciais traseiros e dianteiros a serem usados serão os da Rural ou F-75, qual é o melhor? Sei que o da F-75 tem uma bitola maior e existe a diferença de diferenciais finos ou grossos...
4) Por usar pneus 35", acho que de SPOA eu não vou fugir. Tem um pessoal que está fazendo suspenção de Engesa para os CJ, será que compensa? Vou ter que calçar bem a carroçaria para isto....
Alessandro,
Quando o assunto e modificação de um veiculo existem infinitas opções, o que funciona para uns pode não contentar os outros mas se fosse voce faria assim:
1) 4.1 MPFI da Silverado- Bom torque em baixa rotação
2)Cambio Clark 240V- 1a marcha super reduzida
3)Transf. da Toyota- Robustez e confiabilidade
4)Chassi alongado para 91" de entre eixos- Estabilidade e conforto
5)Eixo traseiro de F75 modificado para flutuante- Largo e confiavel
6)Eixo dianteiro de F75 com espaçador para igualar a traseira- Idem
7)Bloqueios se possivel- Os bons são caros
8)Spoa bem feito- Melhor maneira de levantar veiculo com feixes
9)Pneus MTR 35"- Dos disponiveis no Brasil é o melhor
Esta seria a mecanica que eu montaria se tivesse um CJ
Abraços,
:D Caro Alessandro!!!
:D O Sandro esta com toda razão, principalmente quando o assunto é a cx. de redução Willys! Ela não agüenta esse conjunto mecânico! Simplesmente estoura! Um amigo meu "explodiu" a caixa de redução Willys, agora, véspera do Natal... Ele usava Motor 4.9 da F-1000 e câmbio Clark. O casco da cx. rachou no meio! As engrenagens travaram, parando o cardã, e como estava andando à uns 80 Km, o cardã saltou longe! Até hoje, ele não desmontou... O medo é que tenha afetado o câmbio Clark também... :wink:
:D Já vi também muitos 4.1 arrebentarem as caixas Willys... :wink:
[]'s
Pessoal, desculpe a ignorância, mas o que é SPOA?
Quanto as adptações, tenho algumas considerações:
- O motor MWM Sprint 4.2 TD 6cc., hoje é mais barato do que os MWM 4cc. 2.8 TDi, porque os 4cc. tem muito mais procura, quem me informou foi um cara da própria MWM.
- Qual a vantagem da adptação dos eixos da Rural/F75?, sendo que os eixos dos Jeep 79 a 83, já são "Dana 44", e os 82 e 83, já são manga larga e relação 9:44.
- Conheço algumas pessoas que instalaram suspensão com molas elicoidais nos Jeeps e estão em 90% arrependidos, pois o carro perde toda a estabilidade (fica muito mole), e não adianta reforçar amortecedor, nem travar o chassis, ele foi feito para trabalhar mesmo.
- Quanto aos câmbios, quando o meu 4 marchas estourar, vou adaptar um de Toyota 5m, com caixa de transferêcia dela também, pois nunca vi Toyota com problema de Câmbio....
Abraços
Jeepléo
Sandro Tannuri
03/01/2004, 14:15
- Qual a vantagem da adptação dos eixos da Rural/F75?, sendo que os eixos dos Jeep 79 a 83, já são "Dana 44", e os 82 e 83, já são manga larga e relação 9:44.
Os Dana 44 da F75 e Rural(traseiro da F75 é mais largo que o da Rural) são mais largos que os do CJ e dai faz uma grande diferença em curso da suspensão e inclinações laterais.
Bitolas WMS a WMS:
CJ - 48,5"
Rural - 57"
F75 - 60" (somente o traseiro)
Estas são as medidas que consegui na internet, mas na pratica comprei um eixo traseiro que vi ser retirado de uma F75 com 63" de bitola.
Abraços,
leopoldo
03/01/2004, 15:20
Só vou discordar que a caixa de transferência do CJ não aguente, pois tenho uma aguentando meu V8 a 7 anos e nunca conseguí estourá-la.
E ainda,
A combinação Ford V8 302 com caixa de transferência DANA 18 era o padrão do Jeep SCOUT fabricado nos EUA.
De acordo com uma reportagem que eu tinha lido numa revista americana, a DANA 18 aguenta motores de até 300 cv.
Se a caixa estourou, é preciso investigar as causas antes de acusá-la de ineficiente.
Pode ser um simples caso de componentes velhos demais, peças de segunda linha ou mesmo erros de montagem.
Só um parentesis aquí: estou me referindo à caixa DANA 18 da última série do CJ, em que o eixo da engrenagem do carretel é maior e não às primeiras, que equipavam o GPW, MW até o CJ 3B.
Eduardo Chaves
03/01/2004, 15:32
Sandro,
Não entendi pq optaria pelo 240V ao invés do próprio câmbio da Toyota, seria pela facilidade de adaptação ??? :roll:
Ahhh... e Jipe sem alargador de para-lamas fica muito esquisito... :x
[]'s...
Sandro Tannuri
03/01/2004, 16:35
Não entendi pq optaria pelo 240V ao invés do próprio câmbio da Toyota, seria pela facilidade de adaptação ???
Simples, a primeira do 240V é super reduzida, no Engesa por exemplo ela dispensa a reduzida na transferência.
Alem disso ela encaixa sem adaptações no 4.1 MPFI.
Abraços,
Eduardo Chaves
03/01/2004, 17:19
Correto, mas a T-case Toyota já conta com reduzida, a idéia é dobrar a reduzida da 1a ? :roll:
E a adaptação de qq forma existe, no câmbio<->transf ou motor<->câmbio...
[]'s confusos...
Simples, a primeira do 240V é super reduzida, no Engesa por exemplo ela dispensa a reduzida na transferência.
Alem disso ela encaixa sem adaptações no 4.1 MPFI.
:D Grande Sandro!!!
:D É... A 1ª é até reduzida demais! Coisa de 6,...x1,00! Não precisa disso! A 1ª marcha do câmbio Toyota também é super reduzida, 5 e tanto x1,00... Além disso, de qualquer forma haveria a cx. de redução da Toyota, dispensando essa 1ª marcha! No T-Rex usamos essa configuração, e a 1ª marcha da Toyota, nem se usa em trânsito normal... :wink: E adaptação haveria de qualquer forma, entre as caixas. Então, IHMO acho que não haveria nessecidade desse câmbio 240V, até porquê a adaptação da caixa Toyota no 4.1, não requer flanges, apenas a refuração na capa-seca e troca do eixo piloto. Serviço simples.:wink:
[]'s
Só vou discordar que a caixa de transferência do CJ não aguente, pois tenho uma aguentando meu V8 a 7 anos e nunca conseguí estourá-la.
...estou me referindo à caixa DANA 18 da última série do CJ, em que o eixo da engrenagem do carretel é maior e não às primeiras, que equipavam o GPW, MW até o CJ 3B.
:D Grande Leopoldo!!!
:D Cara de sorte! Toda regra tem uma exceção. A caixa é essa mesma. Talvez a rotação seja diferente, a forma de conduzir, manutenção, peças, etc... Mas veja bem, na maioria dos casos, essas adaptações são feitas em fundo de quintal, por "mexânicos", ou o torneiro que fez o flange deixou desalinhado, o dono usa peças de 2ª, peças desgastadas, manutenção inexistente, etc... Então, temos inúmeros fatores que implicam na quebra, assim como são inúmeros fatores que devem estar 100% perfeitos para que haja uma durabilidade maior. O que vc acha que é mais comum? Uma adaptação perfeita ou uma gambiarra??? Outra coisa, vc mesmo está dizendo que essa configuração de V8 e câmbio equipou Jeeps americanos, logo, foi projetado pra isso. Mas o que um motor GM 4.1 ou Ford 4.9 tem à ver com um câmbio desses? Nada! Não nasceram juntos... Todos que vi estouraram! E foi na pauleira mesmo, esse do meu amigo, com o 4.9, estava à 120Km/h, em 4ª marcha, quando sentiu algo errado... Reduziu para 80Km/h e engatou a 5ª, estourando o câmbio. Outros usavam para Indoor, com o motor 4.1, às vezes quebrando na arrancada... Essa de agüentar 300cv :shock: , pago pra ver! Talvez seja como a medição de consumo, que aparece na propaganda dos carros... Piloto de teste, temperatura e condições ideais, etc... Varia muito, mas em geral, não agüentam! :wink:
[]'s
leopoldo
03/01/2004, 21:12
Realmente Giovani, isso é um fato. Qualquer desalinhamento numa caixa dessa gera uma tremenda sobrecarga nos dentes da engrenagem da entrada de torque e báu báu.
O que dizer então dos outros fatores mencionados???
Uma coisa que me deixa curioso é que a engrenagem de entrada da transferência do CJ fica em uma viga em balanço. Logo, você vê o bitelo que é o eixo e não é um ferrinho qualquer.
Tenho ouvido uma série de pessoas dizerem que para adaptar tal ou qual câmbio na tranferência é muito fácil, é só cortar e soldar e etc.....mas ... e o tratamento térmico do eixo?????????
Assim, não me espanta uma caixa dessas abrir o bico.
O certo seria recozer o eixo, cortá-lo, alinhar e soldar o plug entalhado com o material correto, pré-usinar o acabamento, inspecionar talvez com ultrasom para verificar inclusão de escória ou bolhas, tratar térmicamente o eixo, quem sabe com tempera por indução e finalmente retificar todo o colo trabalhado.
Seria prudente o pessoal que faz adaptações lembrar que isso também é importante.
Será qua algum desses kits de câmbio por aí são assim fabricados????
Se não, é só uma questão de tempo um cambio e transferência irem para o espaço. Ou vai por fadiga ou por "sobrecarga".
Realmente Giovani, isso é um fato. Qualquer desalinhamento numa caixa dessa gera uma tremenda sobrecarga nos dentes da engrenagem da entrada de torque e báu báu.
Será qua algum desses kits de câmbio por aí são assim fabricados????
:D Até onde sei, vêm engrenagens novas, fabricadas sob medida para os Kits. :wink:
:D É, as "gambi" existem aos montes! Mas me diga uma coisa: o câmbio do seu Jeep é automático???
[]'s
leopoldo
04/01/2004, 14:36
Sim Giovani,
Eu uso o kit que tinha na FORD Bronco:
Motor V8 302 e câmbio automático C4 adaptado na transferência Dana 18.
Mas voltando ao item acima.....e os eixos dos kits?????
Sandro Tannuri
04/01/2004, 17:26
É... A 1ª é até reduzida demais! Coisa de 6,...x1,00! Não precisa disso! A 1ª marcha do câmbio Toyota também é super reduzida, 5 e tanto x1,00... Além disso, de qualquer forma haveria a cx. de redução da Toyota, dispensando essa 1ª marcha! No T-Rex usamos essa configuração, e a 1ª marcha da Toyota, nem se usa em trânsito normal... E adaptação haveria de qualquer forma, entre as caixas. Então, IHMO acho que não haveria nessecidade desse câmbio 240V, até porquê a adaptação da caixa Toyota no 4.1, não requer flanges, apenas a refuração na capa-seca e troca do eixo piloto. Serviço simples.
[]'s
Giovani,
Ate hoje não sei se a 1a do 240V é 6,24 ou 6,84 mas tudo bem.
No tipo de trilha que faço faz diferença a velocidade minima do jipe, quanto menor melhor. E necessario andar bem devagar sem usar a embreagem senão voce sai do caminho ideal e dai ja era.
O americano chama a relação final de um 4x4 "de crawl ratio", e quanto mais curto melhor a não ser em atoleiros e areia. Nas provas de rock crawling eles usam 150: 1 nos manuais e 70: 1 nos automaticos.
No meu caso minha relação final é 2.74(1a marcha) X 4.33(reduzida) X 4,88 (diferenciais) = 57.9 , eu deveria usar diferenciais 5,89 para ficar com 69,9 o que seria perfeito para o rock crawling ja que meu Jeep e automatico.
Em superficies duras como terra batida ou pedra quanto menor a velocidade da roda maior a tração pois o atrito é inversamente proporcional a velocidade, por isso que os motores de F1 giram 18000 RPM, quanto maior a velocidade dos pistões menor o atrito.
Ja em atoleiros ou na areia é desejada uma maior velocidade da roda, na lama para limpar o pneu e na areia para manter a inércia.
Esta configuração que eu sugeri permite ter uma primeira super curta e se quiser basta não usar só a primeira na lama ou areia, ainda ficam outras 4 opções de marcha.
Mas como disse na outra msg , isto é o que eu faria e talvez não atenda a necessidade da galera do sul que tem lama o tempo todo.
Abraços,
Abraços,
Ate hoje não sei se a 1a do 240V é 6,24 ou 6,84 mas tudo bem.
No tipo de trilha que faço faz diferença a velocidade minima do jipe, quanto menor melhor. E necessario andar bem devagar sem usar a embreagem senão voce sai do caminho ideal e dai ja era.
Mas como disse na outra msg , isto é o que eu faria e talvez não atenda a necessidade da galera do sul que tem lama o tempo todo.
:D Grande Sandro!!!
:D Segundo uma ficha que já apareceu por aqui, a 1ª marcha do 240V é 6,33 e a ré é 6,42:1. :wink:
:D Bom, Rockcrawling é outro papo... Ou melhor, Endurance Trial... Vi as reportagens em várias revistas. :wink: Mas essa redução de 4,33, na cx. de transf. é original do Wrangler???? :shock:
:D É, aqui no sul o negócio é barro e erosão... :wink:
[]'s
Sim Giovani,
Eu uso o kit que tinha na FORD Bronco:
Motor V8 302 e câmbio automático C4 adaptado na transferência Dana 18.
Mas voltando ao item acima.....e os eixos dos kits?????
:D Tá vendo! Assim não quebra... :P
:D Não vi ao vivo, mas creio que os eixos também sejam novos, fabricados sob medida. Até porque seria inviável achar tantas peças em bom estado para fazer essa lambança e sair vendendo por aí... :wink:
[]'s
mr.robles
04/01/2004, 19:58
Amigos Sandro, Giovani e All
Bem, são 19:30hs de domingo, e terminei de demontar sozinho a caixa de marchas, onde verifiquei 3 dentes da engrenagem de segunda marcha da árvore intermediária quebrados no raio base da engranagem. Por que? Por causa de ESTUPIDEZ é claro!!! Com este motor argentino da
da F-1000 acelerando até o fundo no asfalto não poderia dar outra coisa...Sem contar que obsarvei que os dentes das engrenagens de um modo geral estão bem sofridas... Apresentam corrosão por atrito oscilante tbm...
Bem é uma pena, pelo visto tenho duas opções, comprar a árvore intermediária nova ou achar uma caixa de F-1000. Sendo a primeira opção a mais barata, é tbm muito criteriosa para se montar, pois além de engrenar peças novas com usadas, eu não tenho o manual desta caixa afim de saber as folgas... além de continuar com uma caixa sub dimensionada!!! Na segunda opção, quero verificar tres coisas antes:
1) Distância face a face dos flanges da caixa (Por causa dos cardãns);
2) Relação de primeira marcha (O ideal se for mais reduzida que a do Jeep;
3) R$$$$$$, heheheheheehe
Posso ainda tentar tbm a mesma coisa acima com uma caixa Clarck da C-10 ou C-20
Mas gostaria de pedir a opnião dos senhores e amigos para saber o que eu poderia fazer, pois asim como o Sandro disse queria o meu carro mais redizido nas trilhas por causa do Trial...
:D Abraços :wink:
leopoldo
04/01/2004, 20:21
Pelo que eu entendí, o motor do seu Jeep é o 6 canecos argentino, aquele carburado, não é ???
Agora, qual o câmbio que você tem acoplado a este motor ????
Tem fotos do carretel ???
mr.robles
04/01/2004, 20:52
Bem a configuração atual é:
Motor 6 Cilindros Argentino 3.6 carburado a gasolina
Caixa de 4 marchas original do Jeep (Flange de adpatação do motor nesta caixa)
Caixa de transferência do Jeep.
Bem a configuração atual é:
Motor 6 Cilindros Argentino 3.6 carburado a gasolina
Caixa de 4 marchas original do Jeep (Flange de adpatação do motor nesta caixa)
Caixa de transferência do Jeep.
:D Grande Márcio!!!
:D Tchê, um amigo meu tem uma F-75, com esse motor, caixa da C-10, 3 marchas e cx. de redução Willys. O cara já fez o diabo com ela e nunca deu problema! :wink: Creio que a cx. de redução vá agüentar bem, bastando trocar o câmbio, por um C-10 ou D-20... :wink:
:D Existe o da própria F-1000, mas o casco é de alumínio, o que dificulta a fabricação de uma flange, sendo necessário comprar um Kit para a adaptação... :wink:
[]'s
mr.robles
04/01/2004, 21:42
Caro Giovani, além de utilizar uma caixa mais robusta penso em uma mais reduzida. Vc sabeira me dizer se esta que vc me fala ela é mais reduziza que a 4 marchas original do Jeep? :D
Abraços :lol:
Sandro Tannuri
04/01/2004, 21:49
Mas essa redução de 4,33, na cx. de transf. é original do Wrangler????
Giovani,
Minha caixa de transferência original(2,72:1) descansa depois de 52000 km de bons serviços prestados e em seu lugar trabalha uma transferência Atlas II com 4,33: 1 de reduzida e comandos independentes para a tração dianteira e traseira.
Mas gostaria de pedir a opnião dos senhores e amigos para saber o que eu poderia fazer, pois asim como o Sandro disse queria o meu carro mais redizido nas trilhas por causa do Trial..
Robles,
Use a Clark 240V e seja feliz, se não der procure uma dessas de C-10 ou C-20 que o pessoal recomenda mas certifique-se que a 1a marcha seja pelo menos mais curta que a que tens hoje.
Caro Giovani, além de utilizar uma caixa mais robusta penso em uma mais reduzida. Vc sabeira me dizer se esta que vc me fala ela é mais reduziza que a 4 marchas original do Jeep? :D
:D Grande Márcio!!!
:D A 1ª marcha de sua caixa é 3,57:1. Veja as relações dos câmbios abaixo e veja o que vc quer, ou aquele vc puder encontrar...
:arrow: Câmbio: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª - RÉ
GM M-14 = 2,91; 1,75; 1,00 -- 3,76
GM M-15 = 3,17; 1,75; 1,00 -- 3,76 > C10 3M
GM M-16 = 6,32; 3,09; 1,69; 1,00 -- 5,80
GM M-20 = 4,22; 2,36; 1,47; 1,00 -- 3,99 > C10 4M
GM M-46 = 3,92; 2,28; 1,43; 1,00; 0,84 -- 3,57 > Opala 4cil
GM M-47 = 5,82; 3,31; 2,14; 1,41; 1,00 -- 5,54
GM M-37 = 5,08; 2,60; 1,53; 1,00; 0,77 -- 4,66
2205, 2215 = 4,01; 2,32; 1,40; 1,00; 0,73 -- 3,55 > C20 CLARK
240V = 6,33; 3,60; 2,15; 1,40; 1,00 -- 6,42 > D20 - Engesa
CL2615C = 6,36; 3,31; 2,14; 1,40; 1,00 -- 5,54
CL2625B = 5,82; 3,31; 2,14; 1,41; 1,00 -- 5,54
F1000 (?) = 3,90; 2,25; 1,49; 1,00; 0,80 -- 3,41
[]'s
leopoldo
04/01/2004, 23:18
Caro colega,
será que teria uma foto mais focada do carretel quebrado?
a engrenagem também quebrou?
você poderia me dizer quantos dentes tem na engrenagem a 2º e no carretel?
Só para garantir que o defeito mais provável seja câmbio sub-dimensionado.
Alessandro
08/01/2004, 20:11
Pessoal,
Como o papo ficou bom por aqui... muitas opções e uma grande dificuldade de escolha. Acho que o GM 4.1 Powertech é o mais barato e não é tão difícil de se encontrar, mais o câmbio..... este sim é bem complicado. E u tentei achar o câmbio Clark que vem na Silverado para adaptar a transferência do Jeep nela mais procurei várias vezes em São Paulo e aqui na minha região e não consegui encontrar.
O ideal seria encontrar um conjunto de motor completo + câmbio para isto. O meu Jeep é um Ford 1982 com motor OHC 2.3 a álcool, original. A transferência da Toyota também deve ser bem difícil de encontrar e deve ser bem cara também. Na opinião de vocês, estou decidido a colocar uns General Grabber MT 35" no Jeep e vale colocar os diferenciais de F-75 ou Rural nele??? Ja li aqui mesmo no fórum que eles são menos resistentes do que os do Jeep.
Se alguém aqui do fórum tiver notícias de alguma mecânica assim para a venda, estou interessado. O meu Jeep está parado mais deve entrar em reforma nos próximos dias. Só estou na dúvida de alargar ele ou não e o que fazer com a suspenção. Tive algumas sugestões mais confesso que ainda faltam mais informações e opiniões para a minha reforma tão esperada.
[]'s
Alessandro.
Luis Assis
08/01/2004, 20:16
Pessoal,
Como o papo ficou bom por aqui... muitas opções e uma grande dificuldade de escolha. Acho que o GM 4.1 Powertech é o mais barato e não é tão difícil de se encontrar, mais o câmbio.....
[]'s
Alessandro.
Alessandro,
O Clambio Clark 260-F 4 marchas ( de C-10 ) é plug and play no motor... Voce só precia comprar uma flange para a adptação deste cambio para a caixa de tração Willys... Facil de achar tb, comprei por L$ 260.00. Dai sua mecanica esta praticamente montada.
[]'s
Gustavo