PDA

Ver Versão Completa : Alternador Jimny

pauloneto
08/09/2014, 23:33
O alternador do meu Jimny modelo 2015 é aparentemente muito fraco. Quando uso os vidros elétricos o farol reduz a intensidade e o ventilador também altera a velocidade de acordo com a aceleração. É normal? Será que pode ser por causa do som e potência instaladas no carro? É possível trocar por algum outro modelo mais forte???

Ogg
09/09/2014, 09:58
O alternador do meu Jimny modelo 2015 é aparentemente muito fraco. Quando uso os vidros elétricos o farol reduz a intensidade e o ventilador também altera a velocidade de acordo com a aceleração. É normal? Será que pode ser por causa do som e potência instaladas no carro? É possível trocar por algum outro modelo mais forte???

Primeiro verifica se esse defeito acontece também com o som desligado.

Se só acontecer com o som ligado, com certeza é o amplificador de potência que está "chupando" toda a amperagem fornecida pelo alternador. E se fôr isso, quanto maior o volume de som que vc usar mais as luzes vão esmaecer.

Caso contrário, o problema é no alternador (provavelmente no regulador de voltagem do alternador).

Outra coisa: Verifica se o aterramento está bem feito (O fio que sai do negativo da bateria é aparafusado no chassis).

Já me aconteceu coisa parecida e era o aterramento com mau contato.

pauloneto
09/09/2014, 10:23
Primeiro verifica se esse defeito acontece também com o som desligado.

Se só acontecer com o som ligado, com certeza é o amplificador de potência que está "chupando" toda a amperagem fornecida pelo alternador. E se fôr isso, quanto maior o volume de som que vc usar mais as luzes vão esmaecer.

Caso contrário, o problema é no alternador (provavelmente no regulador de voltagem do alternador).

Outra coisa: Verifica se o aterramento está bem feito (O fio que sai do negativo da bateria é aparafusado no chassis).

Já me aconteceu coisa parecida e era o aterramento com mau contato.

Testei e permanece mesmo com o som desligado e aparentemente o aterramento está ok. Pior que fui na ccs e disseram ser normal... na boa, não sei onde isso pode ser normal em um carro de quase 70mil

pauloneto
10/09/2014, 09:48
colocar uma bateria mais forte pode resolver?

thix4
10/09/2014, 10:39
Coloca uma bateria com amperagem maior e seja feliz. O alternador, mesmo que coloque um de 90 ou 100A, não será "suficiente" pra um guincho grande (tipo series wound), caso vá colocar. Então o melhor upgrade é a bateria.

pauloneto
10/09/2014, 11:18
Coloca uma bateria com amperagem maior e seja feliz. O alternador, mesmo que coloque um de 90 ou 100A, não será "suficiente" pra um guincho grande (tipo series wound), caso vá colocar. Então o melhor upgrade é a bateria.

Mas eu não tenho vontade de colocar guincho não rsrs... A questão é esse incômodo do dia a dia que estou passando, o ventilador oscila de velocidade com a aceleração do carro e a intensidade da luz abaixa quando utilizo os vidros elétricos por exemplo.

thix4
10/09/2014, 11:20
Bateria original é fraca. Mas a sua parece estar mais fraca que o normal. Testa outro Jimny na loja ou de um amigo.

pauloneto
10/09/2014, 11:47
Bateria original é fraca. Mas a sua parece estar mais fraca que o normal. Testa outro Jimny na loja ou de um amigo.

Mas pelo que eu li, uma bateria mais forte precisa de um alternador mais forte para carrega-la adequadamente, correto?

E alguém por acaso sabe se o alternador original do Jimny é fraco? Qual a potência?

thix4
10/09/2014, 12:10
Paulo, upgrade no alternador não é tão simples. Uma sobrecarga pode queimar tua ECU ou coisa pior. O alternador original acho que são 60 amperes e a bateria 40, se não me enagno. Coloca uma bateria de primeira linha de uns 50 ou 60 amperes e relaxa.

Mas pelo que eu li, uma bateria mais forte precisa de um alternador mais forte para carrega-la adequadamente, correto?

E alguém por acaso sabe se o alternador original do Jimny é fraco? Qual a potência?

pauloneto
10/09/2014, 16:42
Paulo, upgrade no alternador não é tão simples. Uma sobrecarga pode queimar tua ECU ou coisa pior. O alternador original acho que são 60 amperes e a bateria 40, se não me enagno. Coloca uma bateria de primeira linha de uns 50 ou 60 amperes e relaxa.

Fui em uma auto-elétrica hoje e o cara disse que não cabe uma bateria maior sem ter que fazer alguma adaptação ou cortar algo... aí fode de vez minha garantia, meu carro não tem nem 1 mês... complicado. E disse que o alternador é de 60A mesmo.

Queria colocar uns faróis de milha fortes porque na trilha a noite não enxergava nada com os farois originais... aí será que vai ter algum problema?

ESTEBAN
10/09/2014, 18:00
Fui em uma auto-elétrica hoje e o cara disse que não cabe uma bateria maior sem ter que fazer alguma adaptação ou cortar algo... aí fode de vez minha garantia, meu carro não tem nem 1 mês... complicado. E disse que o alternador é de 60A mesmo.

Queria colocar uns faróis de milha fortes porque na trilha a noite não enxergava nada com os farois originais... aí será que vai ter algum problema?

Troca os faróis por extreme da Phillips , são 4H como original , sem adaptação e melhora bastante a noite

Fabil
10/09/2014, 18:08
pode-se colocar uma bateria de 100amp em um carro com alternador de 45amp ??? pode, mas qual o inconeveniente disso? simplesmente o tempo de carga será maior e a vida util do alternador será menor, já que ele terá de trabalhar muito mais tempo p/ conseguir carregar totalmente a bateria

pode-se colocar um alternador de 90amp com uma bateria de 50amp?? pode, mas qual o inconveniente disso? se vc tem muito acessorios gastadores de energia no carro ( modulo de som, farois auxiliares, guincho) rapidinho a bateria cai o nivel de carga e o alternador começa a ser exigido para manter a carga do sistema.. mais uma vez a vida util do mesmo será reduzida...

qual o ideal entao??? simplesmente otimizar AMBOS, bateria e alternador de acordo com a demanda de energia do seu carro.... via de regra, alternador e bateria preferencialemnte devem possuir capacidade/amperagem semelhantes.... ou seja... vc quer usar bateria de 70 amperes? entao use um alternador de 70 amperes ou proximo disso... e vice versa..

usar duas baterias entao??? nao tem coisa PIOR p/ fuder geral com os alternadores... mais fudido ainda é quando usam duas baterias de capacidades DIFERENTES.... ai sistema sempre nivela a carga pela bateria mais fraca.... :parede:

T+

pauloneto
10/09/2014, 19:09
Pessoal, conversei com outra pessoa hoje que possui uma autoelétrica e ele fez alguns testes mais específicos. O resultado foi que isso é normal do carro e essas oscilações ocorrem mas logo a tensao estabiliza, ele disse ser provavelmente um erro de projeto do veiculo mesmo, mas que não tem necessidade nenhuma de se fazer alteração pois seria uma mão de obra consideravel trocar o alternador sendo que do jeito que está não teria problemas.

Mas, se eu for instalar uns milhas fortes pode ser que complique, e aí tive a ideia de instalar ums milhas de led, pois pelo que sei os leds consomem muito pouco e não iriam fazer diferença praticamente alguma no sistema.

Alguém tem experiencia com milhas de led? Conhecem algum modelo legal?

PPaulo
10/09/2014, 19:20
Paulo, estou usando em meu Jimny uma bateria Bosch de 45 Ah.

pauloneto
11/09/2014, 10:50
Paulo, estou usando em meu Jimny uma bateria Bosch de 45 Ah.

Mas a original já não é de 45A/h? E essa da bosch coube certinho ou teve que fazer alguma adaptação? E qual o modelo do seu jimny? Abss

J Carlos
11/09/2014, 11:34
Pode ser a Heliar HL50JE.

PPaulo
11/09/2014, 18:51
Paulo,

O meu Jimny é um HR 2010 e a bateria original era também de 45Ah.
O eletrecista queria colocar uma bateria maior mas eu não gostei da idéia, ainda mais que as baterias que ele tinha disponíveis tinham os bórnes de diâmetro e em posições diferentes da bateria original.
Ele encomendou a Bosch e fiz a troca sem necessitar de adaptações.

Não foi necessário nenhuma adaptação.

pauloneto
11/09/2014, 19:22
valeu pessoal! muito obrigado pela ajuda

Leo BA
23/11/2016, 11:59
Paulo,

O meu Jimny é um HR 2010 e a bateria original era também de 45Ah.
O eletrecista queria colocar uma bateria maior mas eu não gostei da idéia, ainda mais que as baterias que ele tinha disponíveis tinham os bórnes de diâmetro e em posições diferentes da bateria original.
Ele encomendou a Bosch e fiz a troca sem necessitar de adaptações.

Não foi necessário nenhuma adaptação.

Ressuscitando o tópico:
Alguém sabe quais são as escovas que cabem no alternador do Jimny?

Leo BA
29/06/2017, 10:28
ressuscitando o tópico:
Alguém sabe quais são as escovas que cabem no alternador do jimny?

as originais.....

manepipoca
13/07/2017, 10:41
as originais.....

Tenho um alternador sobrando pois deu problema na placa do regulador de tensão e comprei um novo. Segundo o eletricista está ok, só arrumar a placa.

se interessar..

JLN FRANÇA
26/03/2018, 20:06
Tenho um alternador sobrando pois deu problema na placa do regulador de tensão e comprei um novo. Segundo o eletricista está ok, só arrumar a placa.

se interessar..
Olá amigos. Recentemente comprei um HR 2012 , e estou querendo automatizar o acendimento do farol baixo quando ligar o carro. Isto para evitar multas por esquecimento de acendê-los ou esquecê-los ligados quando estacionar e descarregar a bateria , que já não é tão grande. No alternador do Jimny, se encaixa uma tomada com três pinos (fios). Um destes pinos (fios) é o D+, que vai para a lampada indicadora de carga no painel do carro. O meu "sisteminha" (já uso em três outros carros sem , problema algum) pega informação deste fio D+ para funcionar. Alguem sabe como pegar este fio no chicote ou no próprio alternador com facilidade ?? O acesso é muito apertado , e qualquer informação será muito bem vinda.

Alex Candal
09/05/2018, 14:54
Olá amigos. Recentemente comprei um HR 2012 , e estou querendo automatizar o acendimento do farol baixo quando ligar o carro. Isto para evitar multas por esquecimento de acendê-los ou esquecê-los ligados quando estacionar e descarregar a bateria , que já não é tão grande. No alternador do Jimny, se encaixa uma tomada com três pinos (fios). Um destes pinos (fios) é o D+, que vai para a lampada indicadora de carga no painel do carro. O meu "sisteminha" (já uso em três outros carros sem , problema algum) pega informação deste fio D+ para funcionar. Alguem sabe como pegar este fio no chicote ou no próprio alternador com facilidade ?? O acesso é muito apertado , e qualquer informação será muito bem vinda.

Boa tarde, você poderia disponibilzar mais informações sobre este sistema de acendimento automático que você desenvolveu?

Desde já agradeço.