PDA

Ver Versão Completa : Pancada no amortecedor - Jimny

pauloneto
07/09/2014, 22:53
Fala, pessoal!

Gostaria de pedir desculpas caso este não seja o local certo. Tentei ver outras categorias mas não identifiquei outro ideal e resolvi postar aqui por ser um Jimny.

Passei por duas situações de pancada hoje e fiquei preocupado, pois meu Jimny não possui qualquer tipo de proteção.

A primeira, na cidade a caminho para a trilha, passei em uma lombada GIGANTE instalada irregularmente por moradores, sem qualquer sinalização. Passei a uns 60km/h e fez um baitaaaaa de um barulho seco e uma pacada muito forte no carro que doeu até minha coluna. Muito forte mesmo, senti o amortecedor batendo com tudo e a parte de baixo do carro pegando na lombada. Será que pode ter comprometido algo??

A segunda foi durante a trilha. Passei em um morro de terra com algumas pedras e o carro pegou em baixo e ficou preso, tipo uma gangorra, com as 4 rodas no ar e apenas a parte de baixo do carro em contato com o solo... foi preciso a gente puxar com outro carro para sair de lá.
Na hora que aconteceu isso ouvi uns barulhos de pedra que estavam no meio ta terra bater em baixo do carro.

Estou preocupado pois sou novo em trilhas, e meu Jimny está novinho ainda, apenas 1200 km rodados.

Obrigado desde já pessoal!

Leo BA
08/09/2014, 22:49
Fala, pessoal!

Gostaria de pedir desculpas caso este não seja o local certo. Tentei ver outras categorias mas não identifiquei outro ideal e resolvi postar aqui por ser um Jimny.

Passei por duas situações de pancada hoje e fiquei preocupado, pois meu Jimny não possui qualquer tipo de proteção.

A primeira, na cidade a caminho para a trilha, passei em uma lombada GIGANTE instalada irregularmente por moradores, sem qualquer sinalização. Passei a uns 60km/h e fez um baitaaaaa de um barulho seco e uma pacada muito forte no carro que doeu até minha coluna. Muito forte mesmo, senti o amortecedor batendo com tudo e a parte de baixo do carro pegando na lombada. Será que pode ter comprometido algo??

A segunda foi durante a trilha. Passei em um morro de terra com algumas pedras e o carro pegou em baixo e ficou preso, tipo uma gangorra, com as 4 rodas no ar e apenas a parte de baixo do carro em contato com o solo... foi preciso a gente puxar com outro carro para sair de lá.
Na hora que aconteceu isso ouvi uns barulhos de pedra que estavam no meio ta terra bater em baixo do carro.

Estou preocupado pois sou novo em trilhas, e meu Jimny está novinho ainda, apenas 1200 km rodados.

Obrigado desde já pessoal!

Olá Paulo;

Se você passou por tudo isso e o carro continuou andando e principalmente comutando 4x2>4x4, é sinal de que felizmente nada foi afetado.
O pontos fracos lá por baixo, costumam ser o chicote e tomada do atuador e a caixa de redução.
Uma boa proteção de t-case ajuda bastante.
De resto, é ter cuidado ao passar nos enroscos, escolhendo bem o caminho e torcendo pra dar tudo certo....
Abs

pauloneto
09/09/2014, 20:38
Olá Paulo;

Se você passou por tudo isso e o carro continuou andando e principalmente comutando 4x2>4x4, é sinal de que felizmente nada foi afetado.
O pontos fracos lá por baixo, costumam ser o chicote e tomada do atuador e a caixa de redução.
Uma boa proteção de t-case ajuda bastante.
De resto, é ter cuidado ao passar nos enroscos, escolhendo bem o caminho e torcendo pra dar tudo certo....
Abs

Já encomendei uma proteção da Newtrack que deverá chegar em uma semana.

Levei sorte então... eu que escolhi passar pelo "enrosco" pra testar se passava mesmo ou não, e me dei mal rsrs

ESTEBAN
09/09/2014, 23:16
Já encomendei uma proteção da Newtrack que deverá chegar em uma semana.

Levei sorte então... eu que escolhi passar pelo "enrosco" pra testar se passava mesmo ou não, e me dei mal rsrs
Eu instalei e me poupou varias vezes

pauloneto
10/09/2014, 08:27
Esteban, a sua é da Newtrack também?

ESTEBAN
10/09/2014, 10:26
Esteban, a sua é da Newtrack também?

Sim coquei na frente e no cambio. O protetor frontal pegou varias pedras e aguentou firme . Alguns colegas deste fórum reclamam que ele patrola na lama , mas essa e a função para topar em pedra enterrada.
Boa sorte!

pauloneto
10/09/2014, 19:14
Sim coquei na frente e no cambio. O protetor frontal pegou varias pedras e aguentou firme . Alguns colegas deste fórum reclamam que ele patrola na lama , mas essa e a função para topar em pedra enterrada.
Boa sorte!

O protetor frontal infelizmente não tem para o meu modelo (4Sport 2015).

Mas não entendi o que você disse sobre que ele "patrola"na lama, qual protetor que faz isso e o que é isso? rsrsrs

pedropedreiro
12/09/2014, 14:28
Também instalei o protetor da caixa e o peito de aço da Newtrack. A construção é boa e bem resistente. Estou satisfeito.
O da caixa já até se pagou numa pirambeira que eu peguei lá na chapada dos veadeiros. Aguentou bem umas raspadas que levou.
O peito de aço desce +/- até a altura do fundo do diferencial dianteiro. No meu caso, que vou pegar mais estrada de pedra, acho que é uma troca justa perder desempenho na lama pra ter uma proteção a mais no diferencial.

pauloneto
12/09/2014, 20:02
Meu protetor da caixa de transmissão chegou, mas não sei bem como fazer a instalação... alguém poderia me explicar? Ps.: É o da Newtrack

zé dedão
13/09/2014, 09:09
Meu protetor da caixa de transmissão chegou, mas não sei bem como fazer a instalação... alguém poderia me explicar? Ps.: É o da Newtrack
Não veio nenhum manual ou guia de instalacao? Posta fotos dele e de baixo do carro que algum entendido jo assunto te ajuda.

pauloneto
13/09/2014, 13:04
Ae, consegui! Não veio manual mas olhando de baixo do carro foi bem intuitivo...

MASSS, o protetor veio com as furações totalmente fora, tive que abrir mais os furos e ainda dar umas pancadas com marreta pra encaixar... muito mal acabado, horrível! Não é possível que os caras não fazem um gabarito correto.. pelo amor d deus